Professor, sou aquele tipo de estudante de Letras que ama literatura, porém, preciso me dedicar mais ao estudo da língua. Vou seguir as suas dicas, adquirindo essas gramáticas aos poucos.
Diego, no início da graduação, mais precisamente nos três primeiros semestres, eu era exatamente assim. Mas mergulhei nos estudos da língua e descobri que esta é uma área tão encantadora quanto a literatura. Espero que ocorra o mesmo com você. Desejo sucesso. Grande abraço!
Também cursei Licenciatura em Letras focando mais na literatura. Ao entrar no mercado de trabalho, percebi que os estudos gramaticais e linguísticos precisavam ser redobrados, visto que, de modo geral, as dúvidas do alunado são muito mais em torno dos aspectos morfossintáticos da língua, e eu precisava desse preparo para dirimi-las.
Nossa! Você é realmente um professor que nos ensina a construir conhecimento de verdade. Parabéns, é a primeira vez que me interesso de fato por Língua Portuguesa. Você me instigou a estudar, obrigado😁.
Esse é o tipo de conteúdo que mais gosto no seu canal! É uma grande ajuda para acadêmicos, ouvir dicas de quem já é formado. Obrigada por tudo, professor!
Depois que comecei a fazer isso, melhorei muito. Como tbm licenciado em Letras havia muitas coisas que me ficavam só no básico: comecei , como base, usar cegalla comparando-a à Amini Bouanaim Hauy, Rocha Lima, Sacconi, Antônio suarez abreu, Celso Cunha , bechara . Isso me alargou os conceitos. Parabéns!!!
Ainda estou no ensino médio, mas pretendo cursar letras - apesar de todas as incertezas. Descobrir seu canal recentemente e tá sendo de muita importância pra mim, para me nortear, ter certeza se é isso mesmo... Obrigada por compartilhar conhecimento de uma maneira tão didática e humana!
professor a 17 anos que não estudo ;tenho apenas o médio e amo de verdade a gramática estou amando os seus conteúdos . estou iniciando estudos pra concursos obrigado por se dar, já me sinto direcionado com poucas porcentagem de duvidas próprias .um grande abraço! (Wilker recife pe)
Parabéns Professor, sua Didática é excelente, estou aprendendo muito, sou aluno do curso de Segunda Licenciatura em Letras-Português, estou amando o curso. Seus vídeos estão me ajudando a entender o estudo da Língua Portuguesa em Geral.👏👏👏
Sim, é verdade o estudo comparado ajuda a forma conhecimento e fixar o entendimento. A língua é muito dinâmica e o entendimento da questão tem que acompanhar este dinamismo. Assim, o êxito do estudo comparado de hoje será também o estudo base de um outro momento e em uma outra necessidade
@@ProfessorWeslleyBarbosaeh mesmo. Me alegro quando postas vídeos. Estou re-maratonando alguns para que absorva melhor, já que eu sou leigo no assunto. Pretendo passar no Enem com média 800, e estou a busca de um livro de gramática que me ajude bastante tanto na interpretação quanto na gramática da língua em si. Qual livro o senhor recomenda? Gramática metódica? Cegalla ? Livro de Azevedo? Esse último me surpreendeu, no entanto sinto demasiada dúvida, uma vez que meus recursos financeiros, para estudos, são escassos. Espero que leia o comentário :), no mais, aguardo a resposta.
Olá... Já chegas chamando atenção pelo nome de perfil... 😅 bom, gramática e interpretação são coisas diferentes, então requerem livros diferentes para o estudo. Aconselho a gramática de Rocha Lima, pensando que é uma das mais baratas e tens poucos recursos, aliada ao livro "Para entender o texto", de Francisco Platão e José Luís Fiorin. É um livro já esgotado, mas achas com bons preços na Amazon e na Estante Virtual. É um livro muito bom para compreender diferentes formas de ler um texto, para entender os tipos textuais, para treinar argumentação, etc. Espero que tenha ajudado. Abraços!
Professor eu tenho aprendido muito com seus comentários, seus ensinos, parei de estudar fazem muitos anos, décadas na verdade, e aos poucos estou retomando. Muito obrigada.
Bom dia professor. Parabéns pelo canal. Gostaria de saber o que o Senhor acha da gramática do Carlos Nougué, da gramática contemporânea do Celso cunha e do dicionário Aulete. Me indicaram e eu não conheço. Agradeço o feedback 👍
Obrigado pela dica professor, não sou da área de humanas mas eu gosto de escrever poemas e pequenas crônicas e adoro o português é maravilhoso, mas muito complexo por isso preciso saber se estou escrevendo de forma correta e a partir disso até brincar com a língua.
Olá, Luciano. Muito bom seu comentário. Realmente, é muito interessante um texto que "brinca com a língua", como dizes. Porém, estás corretíssimo em buscar conhecer o idioma primeiro, para não sair inventando coisas que mais atrapalhem a compreensão do leitor do que despertem seu interesse pelo caráter inovador do texto. Grande abraço!
Olá! Achei o seu canal agora e estou adorando! Estou em um dilema: não sei se faço outra habilitação do curso Letras, ou seja, no meu caso Inglês ou se faço pós! Na realidade estou querendo mesmo é investir em livros e estudar com afinco para concursos públicos, embora professor estejam vinculando já as ideias de que não haverá mais concurso público mas sim contratos temporários... Enfim preciso pensar e analisar, não é mesmo? Uma dica: para adquirir livros e materiais para concursos públicos e estudos em geral o esquecido SEBO! Pra mim sebo é vida!! Me ajudou muito! Obrigada pelo canal! Sucesso!
Olá, Marilisa. Se seu foco é concurso público, então a pós é mais interessante. Tanto ajuda na seleção, agregando pontos na prova de títulos, quanto depois que você tiver ingressado no cargo, com a gratificação de titulação. Quanto a concursos acabarem, pode ser que acabe um dia, mas por enquanto eles estão aí, firmes e fortes. Eu escuto falar nisso desde que conclui a graduação, mas sempre mantive o foco e consegui minhas aprovações. Então, estude e garanta sua vaga. Nunca se preocupe muito com comentários negativos. Faça sempre sua parte, a vaga virá. Grande abraço!
Olá, Renato! Tratarei disso em um vídeo futuramente. Obrigado pela sugestão. Grande abraço!
3 роки тому+3
Pergunta: E para quem está "começando", e também não tem muitos recursos, ter as seguintes gramáticas: - Gramática Metódica da Língua Portuguesa, de Napoleão Mendes de Almeida (Editora Saraiva); - Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha (Editora Léxico). Estariam de bom tamanho? Indicaria outras "melhores"? E caso positivo, quais e por quais motivos? O meu objetivo não é o concurso publico, mas conhecer melhor o meu idioma e suas nuances; com a finalidade também de poder e saber escrever melhor; etc. Não seriam apenas obras de referências, p.ex., como uma obra que tenho "Para falar e escrever melhor o português", de Gama Kury.
Olá, Alexandre. Sim, são boas gramáticas. "De bom tamanho" já é algo mais relativo. Isso porque se o teu objetivo é conhecer melhor o idioma, naturalmente vais sempre sentir curiosidade de ir além. O próprio fato de estudares sem um fim imediato, como um concurso, por exemplo, já indica isso. Bom... aconselho primeiramente que assistas ao meu vídeo mais recente sobre gramática, intitulado "Qual a melhor gramática?" Onde mostro as 21 obras que possuo. Lá, verás uma explicação, ainda que breve, dos possíveis públicos que podem se interessar por cada uma das gramáticas mostradas. De pronto, indicaria as gramáticas de Bechara ("Moderna Gramática Portuguesa") e de Carlos Nougué ("Suma Gramatical"). Grande abraço!
3 роки тому
@@ProfessorWeslleyBarbosa muito obrigado pela resposta professor.
Professor, o objetivo dessa forma de estudar seria selecionar um tema de interesse e fazer a comparação de conceitos entre autores diferentes, para isso, preciso escolher uma gramática de base e outros autores da minha escolha para fazer o estudo comparativo e ter um leque mais abrangente de conceitos e definições de um mesmo tema, correto? Posso, por exemplo, escolher a gramática de Cegalla como base e usar a gramática de Rocha Lima e Evanildo Becahara como estudo comparativo? Posso usar somente essas três gramáticas durante a minha graduação em letras?
Excelente video, Professor! Irei testar esse método apresentado pelo senhor. Muito obrigado pelas contribuições que o senhor tem nos dado sobre o estudo de gramáticas.
Professor, faz vídeo sobre a gramática de Cunha e Cintra e deixe seu ponto de vista. Ouvi de um professor dizendo que ela é muito ruim, mas não consegui engolir essa opinião. Acredito mais em seu trabalho.
Farei sim, Fabrício. Já adianto que não é ruim. Pelo contrário, é uma boa gramática. Tem alguns problemas, como todo livro, mas nada que prejudique o estudo. Mas pode aguardar que farei o vídeo. Abraços!
Professor, sou bacharel em Direito, e gostaria de estudar Português com a finalidade básica de melhorar minha escrita. Não tenho a intenção, a princípio, de estudar com enfoque em concursos públicos (fazendo questões e etc), mas com o objetivo de aprimorar meus conhecimentos na escrita em si. Levando-se em consideração que não desejo um aprimoramento máximo, até porque estudo para concursos que, via de regra, não cobram português, porém objetivo melhorar esse aspecto que é necessário à prática jurídica, pergunto: Qual (ou quais) gramáticas podem se auxiliar nesse intento, tendo em vista que há anos não estudo língua portuguesa, bem como, na época de estudante de ensino médio, não tive a maturidade para estudar de forma correta e efetiva os conhecimentos gramaticais.
Olá, Ferreira. Agradeço pelo comentário. Bom, pelo que relataste, percebo que tens uma experiência de leitura mais avançada (ao falar que estudas para concursos que não cobram o português, imagino-te lendo cursos e tratados específicos das várias áreas do direito). Por isso, creio que obras de teor mais profundo possam ser bastante apropriadas para você. Indico a leitura de Bechara, em sua "Moderna Gramática Portuguesa", aliada com a leitura de Carlos Nougué, a partir da sua "Suma Gramatical". Aliando as duas obras, se possível, terás condições de entender a microestrutura do idioma, mas não apenas, tendo uma boa noção também da macroestrutura gramatical, em sua ligação com a filosofia, a linguística etc. Espero ter ajudado. Grande abraço!
Sim! Há uma nova edição sendo preparada. Porém, não sei ao certo em qual mês será lançada. Assim que sair trarei a informação aqui no canal. Grande abraço!
Excelente os seus vídeos! Vc conhece algum material próprio para o estudo de figuras de linguagem e vícios de linguagem? Sempre estudei por gramáticas, mas vira e mexe me aparece uma que nunca tinha visto antes. Obrigado.
parabéns pelo canal, o Senhor poderia me indicar uma gramática básica para começar do absoluto zero a estudar para o Enem,Vestibulares e concursos públicos ?
Olá, nao sou ele. Mas te recomendo a do Cegalla e em segundo lugar, a de Rocha LIma. Porém acho a primeira bem mais didática e explicativa que a segunda. Ela está em torno de duzentos reais e a de Rocha LIma, somente 90. Porém, compensa. As duas são boas, mas escolha a que caiba no seu bolso $$.
Boa noite Professor. Qual livro pode substituir A estrutura Morfo sintática do Português? Algum que seja mais fácil de comprar e que seja tão bom quanto.
Olá, Rafael. Um livro que substitua, com a mesma abordagem e qualidade, infelizmente não existe em edições atuais. Deixo a indicação de uma obra que tem uma abordagem parecida, porém não tão detalhada quanto a de Macambira: "Prática de Morfossintaxe", de Inez Sautchuk. No livro ela esboça uma explicação dos critérios de classificação (formal/morfológico, funcional/sintático e semântico), porém não de forma ampla e exaustiva. É um bom livro, pode comprar sem medo, mas sigo deixando a dica para se futuramente encontrares o outro, que o adquiras, pois vai engrandecer muito o teu estudo. Grande abraço!
Professor, no curso preparatório, tenho ouvido sempre que a Gramática de Rocha Lima estaria desuso por estar um pouco atrasada. O que o senhor acha dessa informação?
Olá, Rodrigo! Atrasada? Rsrsrs. Não há como ficar "atrasado" no estudo do núcleo duro da linguística. O que está lá não muda. É como na matemática. Há milhares de anos um triângulo é um triângulo, assim como há centenas de anos um verbo é um verbo, um substantivo é um substantivo e um predicado é um predicado. Tenho aqui livros que já completaram cem anos desde sua publicação e trazem conceitos até hoje aplicados. Até em relação ao Novo Acordo Ortográfico (a ortografia é o único ponto em que um livro assim pode ficar "atrasado") não há problemas, pois atualizaram a ortografia da obra. O que acontece é que a aplicação desses conceitos muda com o tempo, mas a gramática de Rocha Lima não é aplicada. Se seu objetivo for esse, aí há outros livros no mercado. Agora em relação à norma, não há atraso. Geralmente o pessoal quer que se estude por gramáticas com teor ideológico mais próximo do que se propaga atualmente na academia. Daí decretarem quais livros estão "defasados" ou não. Meu conselho é que você não caia nessa. Estude de tudo. Mas gostei do tema e farei um vídeo sobre isso em breve para falar melhor a respeito e mostrar na prática porque uma gramática como essa não fica defasada. Obrigado pelo comentário e abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa, valeu mesmo pela prontidão em responder. Estava receoso quanto à aquisição do livro...assumi que fiquei triste de tanto escutar falarem mal do conteúdo de Rocha Lima, uma vez que acho uma das obras de mais fácil apreensão de conhecimento quando comparo com outros compêndios. Muito obrigado pelo esclarecimento.
oi, voltei aqui, para comentar de novo, após assistir mais uma vez a seu vídeo. Cegalla, ao definir semivogais, vacila um pouco. Ele diz que se trata dos fonemas /i/ e /u/. Percebo, porém, que isso leva o estudar a confundir com as vogais i, u. As semivogais se apoiam em uma vogal, formando com esta sílabas. Daí o vacilo. Pesquisei em outros autores: Bechara, Amini Bouanaim, Ernani Terra, Antonio Suárez Abreu, Sacconi , Cunha ( Rocha Lima tbm vacila) uma vez que a melhor definição para seminovagal são os fonema /y/ e /w/ ou /j/ e /w/. Enfim, isso nos mostra que nem toda gramática é perfeita, daí esse método ser o melhor ... Isa Barretos SP
Olá, David. Pode sim, mas aconselho que que a outra gramática seja mais básica (Cegalla, Rocha Lima, Ernani Terra ou outra desse tipo) para equilibrar o seu estudo. Grande abraço!
Muito bom o conteúdo deste canal, parabéns professor. Na minha época de ensino médio eles faziam de tudo pro aluno criar aversão a gramática infelizmente. Uma dúvida, gramática tem validade? Uma gramática dos anos 90 ainda pode ser útil?
Professor Weslley fico agradecida pelos vídeos postados,eles tem me ajudado muito. Gostaria de saber a respeito da gramática do Ataliba Castilho, você indicaria?
Olá, Jéssica. Obrigado pelo comentário. Quanto à obra de Castilho, depende de seus objetivos. Se for estudar a fundo o idioma, indico sim. Se for prestar concursos públicos, não indico, pois ela trabalha com com conceitos pouco abordados pelas bancas, como o conceito de sintagmas. Grande abraço!
Além do que o professor Weslley comentou, Jéssica, acrescento ainda que a gramática de Ataliba Castilho é bem mais direcionada a estudantes e professores dos cursos de Letras, Linguística e suas respectivas pós-graduações, pois sua intenção é descrever o atual estágio da língua portuguesa falada no Brasil. Não há, portanto, a pretensão de prescrever a norma-padrão de como se deve escrever.
Olá, Eliane! O livro "A literatura como acontecimento" pode ser baixado através do link abaixo. Grande abraço! www.professorweslleybarbosa.net/p/a-literatura-como-acontecimento.html?m=1
A gramática de Fernando Pestana é muito boa, Leandro, mas também é muito cara. Por isso, levando em conta custo-benefício, deixo a dica da gramática "Bechara para concursos". Muito boa e bem mais barata. Abraços!
Prezado professor,tenho milhões de dúvidas,que quero que o senhor me esclareça. Quero montar uma biblioteca,porque quero cursar letras. Mais gostaria de saber o que realmente estuda o curso de letras? Aguardo resposta.
Olá, Everson! Tenho me convencido cada vez mais de que se seu objetivo for aprender a gramática tradicional, a obra de base para seus estudos deve ser sempre uma gramática tradicional. Cegalla, Ernani Terra, Rocha Lima, Napoleão Mendes de Almeida etc. Qualquer uma dessas é boa. Gramáticas mais "atuais" (termo fluido, mas entendâ-mo-lo aqui como "de acordo com o desenvolvimento da linguística") tendem a ter uma postura crítica em relação à gramática tradicional, então elas acrescentam à base de estudos. Elas são o extra, que complementará o conjunto básico de conhecimentos.
Eu aliaria quatro livros para isso: a Gramática de Rocha Lima (mais tradicional), a Gramática Houaiss (muito rica em questões linguísticas) e a Gramática de Hauy (repleta de exemplos), juntamente com o "Comunicação em Prosa Moderna", de Othon M. Garcia, que te indiquei no outro comentário. É um combo perfeito. Abraços!
Sim, Lucas! A Vide Editorial anunciou que irá lançar a gramática de Napoleão Mendes de Almeida ainda este ano. Assim que fizerem o lançamento, apresento a obra aqui no canal! Abraços!
Espero que o senhor respeite essa opinião: ua-cam.com/video/noXqEGIZak8/v-deo.html Prof. Pier Essa é a única forma na minha opinião. Observação, eu sou ótimo em matemática e péssimo em português, irei começar esse ano estudar para valer a nossa língua, então, desconsidere meus erros de escrita. Eu peguei o Minigramática do Ernani Terra e o Novíssima gramática da língua portuguesa, fiz uma boa escolha?
Olá! Claro, respeito sempre qualquer opinião expressa de forma educada. O fato é que as técnicas de estudo e retenção de informações são justamente isto, "técnicas", no plural. Existe o fichamento, a elaboração de palavras-chave, o resumo, a resolução de questões... no outro comentário que fizeste, respondendo à minha colocação a respeito do comentário deixado por um terceiro, estava claro que ele estava usando uma dessas técnicas (mencionou que estava copiando tudo o que estudava). Tal técnica pode ser proveitosa ou não, e foi nesse sentido que me posicionei. Escrever muito nem sempre é a melhor forma. Lembro Sertillanges, uma das referências mais influentes no que diz respeito aos estudos e à vida intelectual, que afirma em seu livro "A vida intelectual" que as anotações devem ser pouquíssimas. Concordo que também não é uma opinião absoluta. Estamos falando, obviamente, de uma questão que está longe de ser resolvida sob um único ponto de vista. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa O comentário é excelente, todavia o senhor não respondeu uma das minhas dúvidas acima sobre os livros que eu irei usar, na verdade já comecei o capítulo 1 do: Minigramática do Ernani Terra e achei excelente, adoro livros com ilustração, estou também com o livro: Novíssima gramática da língua portuguesa, ainda não comecei a lê pois não quero misturar duas leituras.
Sim, fez uma ótima escolha. O livro de Cegalla é mais "sério", não possui ilustrações, mas é excelente em termos de conteúdo. A gramática de Pasquale e Ulisses pode ser uma alternativa para você no futuro. Abraços!
E literalmente o método da leitura Sinótica do Montimer Adler. Muito obrigado por compartilhar, Mestre
Leitura sintópica! Funciona pra gramática e muitas outras áreas de estudo teóricas :D
@@davimag2071Seria incrivel um canal aplicando os métodos do Adler livro a livro no great book
Dica para vídeos futuros: contribuição dos seus professores para sua formação, inicial e contínua.
Muito boa a dica. Não tinha pensado nisso ainda. Obrigado!
Professor, sou aquele tipo de estudante de Letras que ama literatura, porém, preciso me dedicar mais ao estudo da língua. Vou seguir as suas dicas, adquirindo essas gramáticas aos poucos.
Diego, no início da graduação, mais precisamente nos três primeiros semestres, eu era exatamente assim. Mas mergulhei nos estudos da língua e descobri que esta é uma área tão encantadora quanto a literatura. Espero que ocorra o mesmo com você. Desejo sucesso. Grande abraço!
Também cursei Licenciatura em Letras focando mais na literatura. Ao entrar no mercado de trabalho, percebi que os estudos gramaticais e linguísticos precisavam ser redobrados, visto que, de modo geral, as dúvidas do alunado são muito mais em torno dos aspectos morfossintáticos da língua, e eu precisava desse preparo para dirimi-las.
Nossa! Você é realmente um professor que nos ensina a construir conhecimento de verdade. Parabéns, é a primeira vez que me interesso de fato por Língua Portuguesa. Você me instigou a estudar, obrigado😁.
Muito obrigado, Jhonny. Grande abraço!
Comecei hoje a estudar com esse método, muito obrigado, professor.
Estou usando 3 gramáticas a do Cegalla, Napoleão Mendes e a do Pasquale e Ulisses.
Esse é o tipo de conteúdo que mais gosto no seu canal! É uma grande ajuda para acadêmicos, ouvir dicas de quem já é formado. Obrigada por tudo, professor!
Eu que agradeço pelo comentário e pela audiência, Luciane! Grande abraço!
O melhor canal em referências de estudos na área de língua portuguesa para os estudantes de letras. Como eu precisava de uma luz. Obrigada, Weslley.
Fico muito feliz pelo seu reconhecimento, Lívia! Muito obrigado e grande abraço!
VI O ESTUDO COMPARATIVO DE GRAMÁTICA NA FACULDADE.
PROFESSOR MARCO ANTÔNIO
PARABÉNS, PROFESSOR PELA DIDÁTICA.
Rapaz essa de cegalla é realmente muito respeitado esta gramática. ..
Obrigado por compartilhar esse método de estudo interessante!
Me inscrevi com 8 minutos de vídeo!! Excelente didática, típica dos bons e "raros" professores. Obrigado!!
Depois que comecei a fazer isso, melhorei muito. Como tbm licenciado em Letras havia muitas coisas que me ficavam só no básico: comecei , como base, usar cegalla comparando-a à Amini Bouanaim Hauy, Rocha Lima, Sacconi, Antônio suarez abreu, Celso Cunha , bechara . Isso me alargou os conceitos. Parabéns!!!
Muito bacana, Isa! Obrigado por compartilhar. Abraços!
Ainda estou no ensino médio, mas pretendo cursar letras - apesar de todas as incertezas. Descobrir seu canal recentemente e tá sendo de muita importância pra mim, para me nortear, ter certeza se é isso mesmo... Obrigada por compartilhar conhecimento de uma maneira tão didática e humana!
Siga tbm Com a palavra, Linguística e Abralin💜
Fico muito grato pelas palavras, Gabriel, e feliz, por saber que meu conteúdo tem sido relevante. Grande abraço!
professor a 17 anos que não estudo ;tenho apenas o médio e amo de verdade a gramática estou amando os seus conteúdos . estou iniciando estudos pra concursos obrigado por se dar, já me sinto direcionado com poucas porcentagem de duvidas próprias .um grande abraço! (Wilker recife pe)
Eu que agradeço pelo comentário, Wilker! Grande abraço!
Parabéns Professor, sua Didática é excelente, estou aprendendo muito, sou aluno do curso de Segunda Licenciatura em Letras-Português, estou amando o curso.
Seus vídeos estão me ajudando a entender o estudo da Língua Portuguesa em Geral.👏👏👏
Peguei firme no estudo da gramática... esse vídeo vai me ajudar muito nos meus estudos.
Que legal! Desejo sucesso nos estudos, Alex! Abraços!
Sim, é verdade o estudo comparado ajuda a forma conhecimento e fixar o entendimento. A língua é muito dinâmica e o entendimento da questão tem que acompanhar este dinamismo. Assim, o êxito do estudo comparado de hoje será também o estudo base de um outro momento e em uma outra necessidade
Parabéns professor você faz um excelente trabalho...
Muito obrigado!
@@ProfessorWeslleyBarbosaeh mesmo. Me alegro quando postas vídeos. Estou re-maratonando alguns para que absorva melhor, já que eu sou leigo no assunto. Pretendo passar no Enem com média 800, e estou a busca de um livro de gramática que me ajude bastante tanto na interpretação quanto na gramática da língua em si. Qual livro o senhor recomenda? Gramática metódica? Cegalla ? Livro de Azevedo? Esse último me surpreendeu, no entanto sinto demasiada dúvida, uma vez que meus recursos financeiros, para estudos, são escassos. Espero que leia o comentário :), no mais, aguardo a resposta.
Olá... Já chegas chamando atenção pelo nome de perfil... 😅 bom, gramática e interpretação são coisas diferentes, então requerem livros diferentes para o estudo. Aconselho a gramática de Rocha Lima, pensando que é uma das mais baratas e tens poucos recursos, aliada ao livro "Para entender o texto", de Francisco Platão e José Luís Fiorin. É um livro já esgotado, mas achas com bons preços na Amazon e na Estante Virtual. É um livro muito bom para compreender diferentes formas de ler um texto, para entender os tipos textuais, para treinar argumentação, etc. Espero que tenha ajudado. Abraços!
Professor eu tenho aprendido muito com seus comentários, seus ensinos, parei de estudar fazem muitos anos, décadas na verdade, e aos poucos estou retomando. Muito obrigada.
Eu que agradeço pelo comentário, Cássia. Relatos como o seu me inspiram a continuar produzindo meus vídeos. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa ♥️
Caminhando para os 2000 inscritos!!! 👏👏👏👏👏👏
Verdade. Fico muito feliz com esse crescimento. De algum modo me mostra que tenho trabalhado de forma adequada.
@@ProfessorWeslleyBarbosa com certeza.
A qualidade do conteúdo é muito grande.
Eu sou apaixonada por língua portuguesa,desde criança
Que Deus abençoe e traga paz na sua alma.
Amém, Caio. Grande abraço!
Bom dia professor. Parabéns pelo canal. Gostaria de saber o que o Senhor acha da gramática do Carlos Nougué, da gramática contemporânea do Celso cunha e do dicionário Aulete. Me indicaram e eu não conheço. Agradeço o feedback 👍
"A ESTRUTURA MORFO_SINTÁTICA DO PORTUGUÊS" É UM EXCELENTE LIVRO
PROFESSOR MARCO ANTÔNIO.
A gramática do prof Douglas Tufano é a melhor, eu amo muito.
Parabéns professor temos encontrado ótimos conteúdos por aqui.
Muito obrigado, Matheus! Grande abraço!
Conchece as gramáticas do professor Rodrigo bezerra, eu gosto muito.
Sempre ouço falar muito bem do autor, Pedro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer. Espero ler suas obras em breve. Abraços!
Muito obrigada, professor Weslley! Estava perdida em como estudar a gramática portuguesa.
Eu que agradeço pelo comentário, Thainá! Abraços!
Obrigado pela dica professor, não sou da área de humanas mas eu gosto de escrever poemas e pequenas crônicas e adoro o português é maravilhoso, mas muito complexo por isso preciso saber se estou escrevendo de forma correta e a partir disso até brincar com a língua.
Olá, Luciano. Muito bom seu comentário. Realmente, é muito interessante um texto que "brinca com a língua", como dizes. Porém, estás corretíssimo em buscar conhecer o idioma primeiro, para não sair inventando coisas que mais atrapalhem a compreensão do leitor do que despertem seu interesse pelo caráter inovador do texto. Grande abraço!
Olá professor! Descobri seu canal recentemente e seus vídeos têm sido verdadeiras aulas. Gratidão por compartilhar tanto conhecimento e experiências!
Olá! Eu que agradeço pelo comentário! Grande abraço!
Faz um vídeo de como estudar gramática para vestibular especificamente
Que ideia incrível, nunca tinha pensado nessa forma de estudar gramática. Obrigada por compartilhar com a gente! 😊
Eu que agradeço pelo comentário, Pim! Abraços!
Adorei esse seu método de estudo da gramática. Muito obrigado. Ganhou um novo inscrito.
Olá, Bel! Seja bem-vindo! Grande abraço!
Olá! Achei o seu canal agora e estou adorando! Estou em um dilema: não sei se faço outra habilitação do curso Letras, ou seja, no meu caso Inglês ou se faço pós! Na realidade estou querendo mesmo é investir em livros e estudar com afinco para concursos públicos, embora professor estejam vinculando já as ideias de que não haverá mais concurso público mas sim contratos temporários... Enfim preciso pensar e analisar, não é mesmo? Uma dica: para adquirir livros e materiais para concursos públicos e estudos em geral o esquecido SEBO! Pra mim sebo é vida!! Me ajudou muito! Obrigada pelo canal! Sucesso!
Olá, Marilisa. Se seu foco é concurso público, então a pós é mais interessante. Tanto ajuda na seleção, agregando pontos na prova de títulos, quanto depois que você tiver ingressado no cargo, com a gratificação de titulação. Quanto a concursos acabarem, pode ser que acabe um dia, mas por enquanto eles estão aí, firmes e fortes. Eu escuto falar nisso desde que conclui a graduação, mas sempre mantive o foco e consegui minhas aprovações. Então, estude e garanta sua vaga. Nunca se preocupe muito com comentários negativos. Faça sempre sua parte, a vaga virá. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Obrigada!!!
Mais vez, muitíssimo obrigado, professor!
Eu que agradeço pela audiência e pelo comentário, Jairo! Grande abraço!
Professor, caso já não o tenha feito, poderia falar sobre a importância do estudo da gramática para melhor analisar e compreender obras literárias?
Olá, Renato! Tratarei disso em um vídeo futuramente. Obrigado pela sugestão. Grande abraço!
Pergunta:
E para quem está "começando", e também não tem muitos recursos, ter as seguintes gramáticas:
- Gramática Metódica da Língua Portuguesa, de Napoleão Mendes de Almeida (Editora Saraiva);
- Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha (Editora Léxico).
Estariam de bom tamanho?
Indicaria outras "melhores"? E caso positivo, quais e por quais motivos?
O meu objetivo não é o concurso publico, mas conhecer melhor o meu idioma e suas nuances; com a finalidade também de poder e saber escrever melhor; etc. Não seriam apenas obras de referências, p.ex., como uma obra que tenho "Para falar e escrever melhor o português", de Gama Kury.
Olá, Alexandre. Sim, são boas gramáticas. "De bom tamanho" já é algo mais relativo. Isso porque se o teu objetivo é conhecer melhor o idioma, naturalmente vais sempre sentir curiosidade de ir além. O próprio fato de estudares sem um fim imediato, como um concurso, por exemplo, já indica isso. Bom... aconselho primeiramente que assistas ao meu vídeo mais recente sobre gramática, intitulado "Qual a melhor gramática?" Onde mostro as 21 obras que possuo. Lá, verás uma explicação, ainda que breve, dos possíveis públicos que podem se interessar por cada uma das gramáticas mostradas. De pronto, indicaria as gramáticas de Bechara ("Moderna Gramática Portuguesa") e de Carlos Nougué ("Suma Gramatical"). Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa muito obrigado pela resposta professor.
Disponha, Alexandre!
Professor, o objetivo dessa forma de estudar seria selecionar um tema de interesse e fazer a comparação de conceitos entre autores diferentes, para isso, preciso escolher uma gramática de base e outros autores da minha escolha para fazer o estudo comparativo e ter um leque mais abrangente de conceitos e definições de um mesmo tema, correto? Posso, por exemplo, escolher a gramática de Cegalla como base e usar a gramática de Rocha Lima e Evanildo Becahara como estudo comparativo? Posso usar somente essas três gramáticas durante a minha graduação em letras?
Excelente video, Professor! Irei testar esse método apresentado pelo senhor. Muito obrigado pelas contribuições que o senhor tem nos dado sobre o estudo de gramáticas.
Eu que agradeço pelo comentário, Kléber! Grande abraço!
Professor, faz vídeo sobre a gramática de Cunha e Cintra e deixe seu ponto de vista. Ouvi de um professor dizendo que ela é muito ruim, mas não consegui engolir essa opinião. Acredito mais em seu trabalho.
Farei sim, Fabrício. Já adianto que não é ruim. Pelo contrário, é uma boa gramática. Tem alguns problemas, como todo livro, mas nada que prejudique o estudo. Mas pode aguardar que farei o vídeo. Abraços!
Uma excelente metodologia de estudos!
Mais um ótimo vídeo 👏
Muito obrigado, Andrew! Abraços!
Excelente, sempre tive uma gramática de consulta e outras para para aprofundar mais o assunto!
Obrigado pelo comentário, Thais! Grande abraço!
Muito obrigada, professor!
Eu que agradeço pela audiência, Amanda! Grande abraço!
Professor eu terminei o estudo no ejá , não tiver uma base boa , hoje tenho muita dificuldade na escrita.
Excelente! Começo sempre meus estudos com um vídeo do canal!
Que legal, Wellington! Obrigado e grande abraço!
Meu sonho ter uma estante de livros igual a sua amei
Um dia terás! Também já estive na condição de quem apenas sonhava e hoje consegui! Abraços!
Que vídeo enriquecedor...!
Muito obrigado, Nathana! Grande abraço!
muito bom
Já me inscrevi e vou maratonar os outros vídeos, muito bem explicado e instigante. Obrigada professor! 🙏🏻
Que legal! Seja bem-vinda! Grande abraço!
Boa professor. Obrigado
Excelente! 👏👏👏👏
Obrigado, Paulo. Abraços!
Sem saber que isso se chamava método comparativo sempre pratiquei isso
Essas dicas são ótimas !
Sempre excelente professor❤
Muito obrigado, Larissa! Abraços!
Prof, Wesley! Qual é a sua atual Gramática de base ? Abraço.
Olá pessoal, qual o melhor livro para começar do zero a lingua portuguesa ? se alguem puder me ajudar, agradeço.
Professor, sou bacharel em Direito, e gostaria de estudar Português com a
finalidade básica de melhorar minha escrita. Não tenho a intenção, a
princípio, de estudar com enfoque em concursos públicos (fazendo
questões e etc), mas com o objetivo de aprimorar meus conhecimentos na
escrita em si. Levando-se em consideração que não desejo um
aprimoramento máximo, até porque estudo para concursos que, via de
regra, não cobram português, porém objetivo melhorar esse aspecto que é
necessário à prática jurídica, pergunto: Qual (ou quais) gramáticas podem se auxiliar nesse intento, tendo em vista que há anos não estudo língua portuguesa, bem como, na época de estudante de ensino
médio, não tive a maturidade para estudar de forma correta e efetiva os
conhecimentos gramaticais.
Olá, Ferreira. Agradeço pelo comentário. Bom, pelo que relataste, percebo que tens uma experiência de leitura mais avançada (ao falar que estudas para concursos que não cobram o português, imagino-te lendo cursos e tratados específicos das várias áreas do direito). Por isso, creio que obras de teor mais profundo possam ser bastante apropriadas para você. Indico a leitura de Bechara, em sua "Moderna Gramática Portuguesa", aliada com a leitura de Carlos Nougué, a partir da sua "Suma Gramatical". Aliando as duas obras, se possível, terás condições de entender a microestrutura do idioma, mas não apenas, tendo uma boa noção também da macroestrutura gramatical, em sua ligação com a filosofia, a linguística etc. Espero ter ajudado. Grande abraço!
Prezado Weslley, ouvi rumores sobre uma nova edição da Gramática Metódica de Napoleão Mendes de Almeida. O Sr. tem alguma informação sobre isto?
Sim! Há uma nova edição sendo preparada. Porém, não sei ao certo em qual mês será lançada. Assim que sair trarei a informação aqui no canal. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Que ótimo! Li que poderia ser pela Vide Editorial. Obrigado pelo retorno. Abraço!
Excelente os seus vídeos! Vc conhece algum material próprio para o estudo de figuras de linguagem e vícios de linguagem? Sempre estudei por gramáticas, mas vira e mexe me aparece uma que nunca tinha visto antes. Obrigado.
Olá. Indico o livro "Figuras de retórica", de José Luiz Fiorin. É um livro muito completo. Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Muito obrigado!
parabéns pelo canal, o Senhor poderia me indicar uma gramática básica para começar do absoluto zero a estudar para o Enem,Vestibulares e concursos públicos ?
Olá, nao sou ele. Mas te recomendo a do Cegalla e em segundo lugar, a de Rocha LIma. Porém acho a primeira bem mais didática e explicativa que a segunda. Ela está em torno de duzentos reais e a de Rocha LIma, somente 90. Porém, compensa. As duas são boas, mas escolha a que caiba no seu bolso $$.
Boa noite Professor. Qual livro pode substituir A estrutura Morfo sintática do Português? Algum que seja mais fácil de comprar e que seja tão bom quanto.
Olá, Rafael. Um livro que substitua, com a mesma abordagem e qualidade, infelizmente não existe em edições atuais. Deixo a indicação de uma obra que tem uma abordagem parecida, porém não tão detalhada quanto a de Macambira: "Prática de Morfossintaxe", de Inez Sautchuk. No livro ela esboça uma explicação dos critérios de classificação (formal/morfológico, funcional/sintático e semântico), porém não de forma ampla e exaustiva. É um bom livro, pode comprar sem medo, mas sigo deixando a dica para se futuramente encontrares o outro, que o adquiras, pois vai engrandecer muito o teu estudo. Grande abraço!
Olá, mestre! Tudo bem? Se puder, mande seu contato.
prof weslei de dicas de livros para aprimorar a interpretaçao textual.
Ok, Alessandra. Farei um vídeo sobre o tema. Obrigado pela dica. Abraços!
Professor, no curso preparatório, tenho ouvido sempre que a Gramática de Rocha Lima estaria desuso por estar um pouco atrasada. O que o senhor acha dessa informação?
Olá, Rodrigo! Atrasada? Rsrsrs. Não há como ficar "atrasado" no estudo do núcleo duro da linguística. O que está lá não muda. É como na matemática. Há milhares de anos um triângulo é um triângulo, assim como há centenas de anos um verbo é um verbo, um substantivo é um substantivo e um predicado é um predicado. Tenho aqui livros que já completaram cem anos desde sua publicação e trazem conceitos até hoje aplicados. Até em relação ao Novo Acordo Ortográfico (a ortografia é o único ponto em que um livro assim pode ficar "atrasado") não há problemas, pois atualizaram a ortografia da obra. O que acontece é que a aplicação desses conceitos muda com o tempo, mas a gramática de Rocha Lima não é aplicada. Se seu objetivo for esse, aí há outros livros no mercado. Agora em relação à norma, não há atraso. Geralmente o pessoal quer que se estude por gramáticas com teor ideológico mais próximo do que se propaga atualmente na academia. Daí decretarem quais livros estão "defasados" ou não. Meu conselho é que você não caia nessa. Estude de tudo. Mas gostei do tema e farei um vídeo sobre isso em breve para falar melhor a respeito e mostrar na prática porque uma gramática como essa não fica defasada. Obrigado pelo comentário e abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa, valeu mesmo pela prontidão em responder. Estava receoso quanto à aquisição do livro...assumi que fiquei triste de tanto escutar falarem mal do conteúdo de Rocha Lima, uma vez que acho uma das obras de mais fácil apreensão de conhecimento quando comparo com outros compêndios. Muito obrigado pelo esclarecimento.
oi, voltei aqui, para comentar de novo, após assistir mais uma vez a seu vídeo.
Cegalla, ao definir semivogais, vacila um pouco. Ele diz que se trata dos fonemas /i/ e /u/. Percebo, porém, que isso leva o estudar a confundir com as vogais i, u. As semivogais se apoiam em uma vogal, formando com esta sílabas.
Daí o vacilo. Pesquisei em outros autores: Bechara, Amini Bouanaim, Ernani Terra, Antonio Suárez Abreu, Sacconi , Cunha ( Rocha Lima tbm vacila) uma vez que a melhor definição para seminovagal são os fonema /y/ e /w/ ou /j/ e /w/.
Enfim, isso nos mostra que nem toda gramática é perfeita, daí esse método ser o melhor ...
Isa
Barretos SP
Eu posso ter a " moderna gramática portuguesa" de Bechara como gramática base sem problemas?
Olá, David. Pode sim, mas aconselho que que a outra gramática seja mais básica (Cegalla, Rocha Lima, Ernani Terra ou outra desse tipo) para equilibrar o seu estudo. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa sou estudante de letras e quero me aprofundar completamente na gramática. 🥰
Boa tarde, professor
Tenho uma dúvida!!!
Qual sua opinião da gramática do professor Ernani Terra?
Aguardo resposta.
Muito bom o conteúdo deste canal, parabéns professor. Na minha época de ensino médio eles faziam de tudo pro aluno criar aversão a gramática infelizmente. Uma dúvida, gramática tem validade? Uma gramática dos anos 90 ainda pode ser útil?
Olá, acabei de responder à sua pergunta no vídeo que postei no canal. Convido-o a dar uma olhada! Grande abraço!
Professor Weslley fico agradecida pelos vídeos postados,eles tem me ajudado muito.
Gostaria de saber a respeito da gramática do Ataliba Castilho, você indicaria?
Olá, Jéssica. Obrigado pelo comentário. Quanto à obra de Castilho, depende de seus objetivos. Se for estudar a fundo o idioma, indico sim. Se for prestar concursos públicos, não indico, pois ela trabalha com com conceitos pouco abordados pelas bancas, como o conceito de sintagmas. Grande abraço!
Além do que o professor Weslley comentou, Jéssica, acrescento ainda que a gramática de Ataliba Castilho é bem mais direcionada a estudantes e professores dos cursos de Letras, Linguística e suas respectivas pós-graduações, pois sua intenção é descrever o atual estágio da língua portuguesa falada no Brasil. Não há, portanto, a pretensão de prescrever a norma-padrão de como se deve escrever.
Onde encontro seu livro que tem por título Literatura do Conhecimento,um abraço, aguardo resposta 💙💙💚😄
Olá, Eliane! O livro "A literatura como acontecimento" pode ser baixado através do link abaixo. Grande abraço!
www.professorweslleybarbosa.net/p/a-literatura-como-acontecimento.html?m=1
Professor, o senhor leciona em alguma faculdade EAD?
Olá, Joel! Não leciono em faculdades EAD. Grande abraço!
Professor bom dia !!. Senhor pode me indicar gramática para concurso sou leigo desde já sou grato.
A gramática de Fernando Pestana é muito boa, Leandro, mas também é muito cara. Por isso, levando em conta custo-benefício, deixo a dica da gramática "Bechara para concursos". Muito boa e bem mais barata. Abraços!
Qual seu primeiro vídeo?aguardo resposta
Prezado professor,tenho milhões de dúvidas,que quero que o senhor me esclareça.
Quero montar uma biblioteca,porque quero cursar letras.
Mais gostaria de saber o que realmente estuda o curso de letras?
Aguardo resposta.
Maria Eliane, acabei de postar um vídeo a respeito disso. Dê uma olhada.
Professor, para quem está iniciando, qual é a sugestão de gramática?
Olá, Ramon! Aconselho que você assista ao meu vídeo "Qual a melhor gramática?", onde mostro várias opções, inclusive para iniciantes. Abraços!
penso em adquirir apenas uma por enquanto, quais dessas você indicaria?
A de Cegalla, Maria Alice! Grande abraço!
A gramática que for usada como base, deve ser a mais atual em termos de pesquisa?
Olá, Everson! Tenho me convencido cada vez mais de que se seu objetivo for aprender a gramática tradicional, a obra de base para seus estudos deve ser sempre uma gramática tradicional. Cegalla, Ernani Terra, Rocha Lima, Napoleão Mendes de Almeida etc. Qualquer uma dessas é boa. Gramáticas mais "atuais" (termo fluido, mas entendâ-mo-lo aqui como "de acordo com o desenvolvimento da linguística") tendem a ter uma postura crítica em relação à gramática tradicional, então elas acrescentam à base de estudos. Elas são o extra, que complementará o conjunto básico de conhecimentos.
Muito obrigado, Professor.❤
Professor Wesley, na sua opinião, qual(is) gramática(s) é(são) a(s) mais completa(s) para quem vai prestar concurso de Redator profissional?
Eu aliaria quatro livros para isso: a Gramática de Rocha Lima (mais tradicional), a Gramática Houaiss (muito rica em questões linguísticas) e a Gramática de Hauy (repleta de exemplos), juntamente com o "Comunicação em Prosa Moderna", de Othon M. Garcia, que te indiquei no outro comentário. É um combo perfeito. Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Muito obrigado, professor Wesley.
Olá, eu fiquei sabendo que a Gramática do Napeleão de Almeida iria ser relançada... O senhor tem alguma informaçą sobre isso?
Sim, Lucas! A Vide Editorial anunciou que irá lançar a gramática de Napoleão Mendes de Almeida ainda este ano. Assim que fizerem o lançamento, apresento a obra aqui no canal! Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Poxa que noticia boa, valeu professor!
onde acha esse livro do napoleãaaaaaaaaaaaaaao
Boa tarde! Na Amazon, na Estante Virtual, etc.
Espero que o senhor respeite essa opinião:
ua-cam.com/video/noXqEGIZak8/v-deo.html
Prof. Pier
Essa é a única forma na minha opinião. Observação, eu sou ótimo em matemática e péssimo em português, irei começar esse ano estudar para valer a nossa língua, então, desconsidere meus erros de escrita.
Eu peguei o Minigramática do Ernani Terra e o Novíssima gramática da língua portuguesa, fiz uma boa escolha?
Olá! Claro, respeito sempre qualquer opinião expressa de forma educada. O fato é que as técnicas de estudo e retenção de informações são justamente isto, "técnicas", no plural. Existe o fichamento, a elaboração de palavras-chave, o resumo, a resolução de questões... no outro comentário que fizeste, respondendo à minha colocação a respeito do comentário deixado por um terceiro, estava claro que ele estava usando uma dessas técnicas (mencionou que estava copiando tudo o que estudava). Tal técnica pode ser proveitosa ou não, e foi nesse sentido que me posicionei. Escrever muito nem sempre é a melhor forma. Lembro Sertillanges, uma das referências mais influentes no que diz respeito aos estudos e à vida intelectual, que afirma em seu livro "A vida intelectual" que as anotações devem ser pouquíssimas. Concordo que também não é uma opinião absoluta. Estamos falando, obviamente, de uma questão que está longe de ser resolvida sob um único ponto de vista. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa O comentário é excelente, todavia o senhor não respondeu uma das minhas dúvidas acima sobre os livros que eu irei usar, na verdade já comecei o capítulo 1 do: Minigramática do Ernani Terra e achei excelente, adoro livros com ilustração, estou também com o livro: Novíssima gramática da língua portuguesa, ainda não comecei a lê pois não quero misturar duas leituras.
Sim, fez uma ótima escolha. O livro de Cegalla é mais "sério", não possui ilustrações, mas é excelente em termos de conteúdo. A gramática de Pasquale e Ulisses pode ser uma alternativa para você no futuro. Abraços!