Obrigado professor eu sou formado em História e especialista em ciência da religião e graças ao senhor eu vou iniciar a licenciatura em letras português muito obrigado mestre.
Não consigo dormir, pois não consigo parar de assistir aos seus vídeos! Também sou professor, mas de outra disciplina! Faça a do Carlos Nougue em breve, por favor! Obrigado por iniciar o canal.
Talita, mesmo a gramática de Napoleao estando esgotada, a última edição saiu depois do acordo. Então está atualizada sim. Essa que mostrei no vídeo, inclusive, na própria capa tem a informação. Como Napoleão já tinha falecido quando o novo acordo foi aprovado, pediram a outro professor para atualizar só a parte específica da obra modificada pelo acordo. Abraços!
Excelente Gramática com estudos bastante aprofundado principalmente para especialistas em Letras. Trabalhei muito com essa gramática em minhas aulas. Sou formado em Letras há quarenta anos e já estou aposentado mas sempre aprendendo com suas aulas. Tenho ainda várias gramáticas que me acompanham desde quando estudava o Curso Ginasial como a " Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha de 1969. Tenho também há quarenta anos a Gramática Secundária e Gramática Histórica da Língua Portuguesa de M. Said Ali Ida. Por sinal Wesley Barbosa retornei a ler está Gramática inspirado em seus vídeos. Fica o meu cordial abraço.
Ótimo, professor! Você fará vídeos sobre as outras gramáticas? Posso ver que você tem outras na estante como a do professor Carlos Nougue. Fale também sobre literatura, Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar etc.
Olá, Anderson. Seja bem-vindo ao canal! Sim, falarei sobre muitas outras gramáticas ainda. Com certeza também trarei vídeos sobre literatura, tanto sobre autores quanto sobre temas gerais. Abraços.
Professor, estou prestes a iniciar minha graduação em letras literatura. Comprei a novíssima gramática do Cegalla para me auxiliar na graduação e nos estudos gramaticais. Gosto de escrever, por isso te pergunto, qual livro me indicaria para me aprofundar na produção de texto acadêmica e literária?
Que legal, Juarez! Seja bem-vindo ao mundo mágico dos estudos da linguagem, colega! 😊 Você fez uma ótima aquisição, comprando o livro de Cegalla. Quanto às indicações... Produção de textos acadêmicos, certamente, eu indicaria "Redação Científica", de João Bosco Medeiros. Inclusive já tem vídeo sobre este livro no canal. Ele ensina a otimizar os estudos, a selecionar as fontes de pesquisa, a produzir os principais gêneros acadêmicos, como resumo, resenha, TCC... Além de ensinar a fazer referências. É bem completo. Dê uma olhada no vídeo. Quanto à produção literária em si, não existe um livro específico que ensine tudo. Há obras que apontam caminhos, há obras que por analisar a literatura a fundo acabam "nos ensinando" indiretamente os caminhos a seguir... Um bom livro de teoria literária é um bom começo. Amanhã vai sair um vídeo aqui no canal sobre a biblioteca básica de um professor de português, onde apresento 12 obras essenciais. Fique ligado porque o vídeo certamente será útil para você. Abraços!
Sempre um enorme prazer ouvir suas orientações. Dicas preciosas. Sua serenidade é inspiradora. Tenho o Rocha Lima e gosto muito de sua objetividade. Uso Cegalla como par, complementando, tb de forma simples, o que nela falta.
Excelente apresentação da obra! Gostaria que o professor fizesse um vídeo mostrando as principais diferenças entre a Gramática Normativa e a Gramática Descritiva. Muito obrigado, mestre!
Excelente vídeo, professor Weslley! Parabéns e obrigado por disponibilizar esse conteúdo de qualidade! Preciso de uma ajuda. Leciono Língua Portuguesa há alguns anos para o Ensino Médio, e agora irei para o Ensino Fundamental. O senhor poderia me indicar uma gramática bem simples, didática e com muitos exemplos e exercícios práticos? Temo em usar as minhas e acabar não apresentando uma linguagem acessível e facilitada para alunos mais novos.
Olá, Caio. Obrigado pelo comentário. Eu indico a "Gramática Escolar da Língua Portuguesa", de Evanildo Bechara. Trata-se de uma gramática bem simplificada (ao contrário de sua conhecida "Moderna Gramática Portuguesa"), com exercícios e, claro, com a competência do trabalho de Bechara. Espero ter ajudado. Grande abraço!
Olá Professor falei ontem com o senhor acho que por outro vídeo referente ao livro do Macambira eu encontrei um exemplar em ótimo estado de conservação do ano de 2001. Obrigado pela indicação em seus vídeos.
Muito bom, professor. Estou há um tempo parado nos estudos, e pretendo retomar. Estou querendo comprar uma gramática que foque também em concursos. Qual(ais) vc indica?
Olá, Nilton. Obrigado pelo comentário! Por favor, assista ao meu novo vídeo "8 livros para entender gramática". Lá apresento várias obras. Boa sorte na retomada dos estudos! Persevere, a aprovação virá!
Olá, Professor, tudo bem? Adquiri recentemente, por indicação sua, este livro de gramática do Rocha Lima. No capítulo 5, Substantivo, na página 122, vejo uma observação sobre a palavra "grama" que me deixou com dúvida: "Embora seja palavra etimologicamente masculina (o grama), diz-se hoje, corretamente, a grama, duzentas gramas, etc." Ou seja, posso usar essa palavra tanto no masculino como no feminino para indicar unidade de peso? 🤔🤔🤔
@@trigueirozz1816 ele é ótimo, claro, é minha primeira gramática. Mas a língua portuguesa é cheia de exceções, o que me irrita, pois não se tem regras claras e objetivas. Li quase todo ele, bem útil e de fácil aprendizado, e, conta com bastante exemplos, facilitando o aprendizado.
Professor, uma sugestão: poderia fazer um vídeo falando sobre a Gramática Pedagógica do Português Brasileiro, do professor Marcos Bagno, se é que ainda não o fez. Goataria de saber mais sobre essa obra e, principalmente, a sua opinião.
Professor, na sua opinião, qual a diferença de Rocha Lima para Bechara? E qual o objetivo da gramatica de Rocha Lima ? Se me responder, vai me ajudar muito, obrigada!!
Olá, Monique! Bechara é mais teórico, Rocha Lima embora tenha teoria, é bem menos. Bechara está muito ligado ao avanço da linguística ao longo do século XX, enquanto que Rocha Lima, até pela época do seu livro, embora receba influências da linguística, elas são muito restritas até meados do século XX. Ambos têm como objetivo apresentar as regras da gramática normativa, mas Rocha Lima é mais normativo que Bechara. Grande abraço!
Boa tarde Professor tudo bem ? Estou com uma duvida com relação a essa gramatica, se puder me ajudar agradeço. Estou estudando os periodos em sintaxe, e utilizo a gramatica de Rocha Lima, porém nessa gramatica em constituição do periodo não tem o periodo simples, e na definição de periodo esta que este é a frase formada por duas ou mais orações, está correto ? E o periodo simples que é citado em outras gramaticas como fica ? Obrigada pela ajuda
Olá, Giovani! Indico principalmente o link que apresento no vídeo abaixo. Convido-o a clicar no link. Ele é excelente para ajudar a organizar as frases e parágrafos. ua-cam.com/video/3jWZJrgongs/v-deo.html
achei legal o livro, eu fui comprar o livro, só tem a edição de 2010 , eu quero a última edição de 2018 igual a sua, você sabe onde adquiro procurei aqui na internet mas não encontrei
Olá, João Pedro! Olha, as duas são excelentes, mas para balancear a normatividade pura com o avanço dos conhecimentos linguísticos ao longo da primeira metade do século XX, eu indico a de Rocha Lima (a gramática de Napoleão Mendes de Almeida praticamente não sofre influência desses conhecimentos). Grande abraço!
@professorweslleybarbosa estou estudando essa gramática e estou emperrado nessa parte: a língua é um sistema: um conjunto organizado e opositivo de relações... o que rocha lima quer dizer com isso , organizado, opositivo, relações?
Olá. Explicar num comentário é complicado, por isso farei um vídeo. Porém, para não deixá-lo sem respostas no momento, tentarei resumir. Organizado porque fonemas, morfemas, palavras e orações se unem, sucedem, relacionam... dessa "união" nasce o discurso. A palavra 'menino', por exemplo, surge da união de 6 fonemas e dois morfemas (menin- + -o). Isso é a organização. Para ilustrar a oposição, vou continuar com a palavra 'menino como exemplo. Opondo ao morfema indicativo do gênero masculino /o/ o morfema indicativo de feminino /a/ nós mudamos o sentido da palavra. A língua é opositiva por isso. Uma quantidade finita de fonemas e morfemas permite criar uma quantidade infinitas de palavras e frases, bastando trocar (opor) algum elemento. O mesmo ocorre em frases: "João foi ao médico" por "Maria foi ao médico " ou "João foi ao shopping" e assim por diante. Àquilo que o autor chamou de organização também damos o nome de eixo sintagmático e àquilo que ele chamou de oposição também damos o nome de eixo paradigmático. Enfim, acredito que tenha dado para entender um pouco. Em breve explicarei melhor num vídeo. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa eu estou iniciando, essa é minha primeira gramática, eu nunca que ia chegar a essa compreensão. se não for muito , poderia aproveitar e explicar essa pequena parte: língua e estilo ( que inclui aqueles termos diferenciação/ unificação tbm). obrigado
Comprei esse hoje, queria o Cegalla, porém ele é caro, vc acha que esse do Rocha Lima serve para quem quer iniciar os estudos da gramática por conta própria?”tenho dificuldades na escrita correta”
Serve sim, Kelle! Sempre lembrando de que a trajetória do iniciante, em qualquer área, requer maior esforço. Certamente terás que reler muitos pontos, não entederás tudo no princípio, mas é assim mesmo. Persevere. Grande abraço!
Eu comprei a gramática do Rocha Lima - queria a do Celso Cunha, mas, por falta de dinheiro, comprei a do Rocha Lima, que era mais barata - chegou um dia desses, e ela é muito boa para iniciantes, fora que traz todo o conteúdo da gramática normativa, de modo que você de fato aprende usar os princípios gramaticais na prática. E, sobre isso, o que eu tenho notado é que quanto mais eu estudo gramática, mais rápido e precido fica meu raciocínio na hora de pensar e falar, e juntando o aprendizado da gramática com as leituras dos poetas e da bíblia, então eu encontrei o verdadeiro prazer intelectual. Meu prazer agora é este: ler textos complexos e poéticos, e destrinchá-los sob a luz da gramática. Ninguém tem ideia de como isso é estranhamente bom até experimentar.
Posso falar dela num vídeo específico com certeza. Por enquanto, aconselho que assistas ao meu vídeo intitulado "Qual a melhor gramática?" Em que mostro todas as minhas 21 gramáticas e comento brevemente a respeito de cada uma delas. Vou deixar o link abaixo. Abraços! ua-cam.com/video/xc9mi64CJ0Q/v-deo.html
Boa tarde, professor, tudo bem? Sou Laert Junior, seu colega em língua portuguesa. Em meu canal aqui, ensino nossa língua através de paródias. Tenho uma aluna do segundo ano - ensino médio - e gostaria de presenteá-la com uma boa gramática. Você poderia me indicar?
Olá, professor. Gostaria de um material de apoio para o trabalho de revisão de textos. Assistindo aos seus vídeos, fiquei na dúvida entre Cegalla e esse que apresentou. Uma vez que eu optar por uma dessas, acha necessário que eu adquira, também, um livro sobre sintaxe, ou essas gramáticas já abordam a sintaxe de forma completa? Caso sua resposta for que acha necessário, pode me indicar um livro de sintaxe?
Olá, Mércia! Não, a princípio não precisa adquirir obras específicas de sintaxe. As gramáticas já possuem o conteúdo completo. Para o seu trabalho de revisão o ideal é mesmo um livro específico nesse sentido. Indico o "Redação científica". De João Bosco Medeiros. Esse livro trata de referências, citações, formatação etc. Grande abraço!
Olá, Darlan! A gramática de Faraco e Moura é uma das poucas que não tenho. Porém, conheço-a bem, pois era a preferida do meu mestre na área de gramática, professor Adeildo, tendo ele muitas vezes levado capítulos da mesma para discussão em sala de aula. É uma excelente gramática. Muita didática, clara, direta. Grande abraço!
Olá, Yan. Obrigado pelo comentário. Sim, há um capítulo intitulado "Figuras de linguagem: os tropos" onde são estudadas as figuras de linguagem. Abraços!
Professor, eu já me aventurei por outras gramáticas mais didáticas e objetivas. Tenho uma breve noção. Será que essa gramática é indicada ? Já é o momento certo ?
Olá, Maria Eliane. Estuda. Dependendo da universidade e do professor, pode estudar menos ou mais. Porém, grande parte você terá que buscar sozinha. A universidade no momento prefere adotar uma postura crítica em relação à gramática. Abraços!
Salve, Maestre! Si Tu me permittes commentar, Eu ignorava que la lingua portuguesa offereva tantas opçones a lo estudo de grammatica...aquesto significa que Tu podes eleger. Eu te gratesco la suggeston.
Olá, Thalita! Ambas são bem abrangentes na abordagem, mas a gramática de Rocha Lima é mais teórica, ou seja, aprofunda mais nos conceitos. Aconselho assistir ao meu vídeo intitulado "Qual a melhor gramática?", em que mostro todas as minhas 21 gramáticas. Abraços!
Pode, desde que tenhas em mente que ela não possui questões de concurso. Se isso é muito importante para você, então não é o livro mais adequado para o seu caso. Eu, particularmente, nunca gostei de estudar por meio de questões, então a existência ou não de questões num livro não é algo que eu levo em conta. Por isso, a dica que lhe dou é que você pense no seu caso e nas suas preferências. Porém, em termos de conteúdo, esse é um livro excelente. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa também não gosto, professor. Prefiro fazer esquemas e anotações a resolver questões. Quando eu escrevo, retenho melhor as informações. Vi um vídeo seu que eu gostei muito e tomei como base: que é comparar gramáticas em determinados assuntos, pois elas se complementam. Obrigado !
professor, você indicaria essa ou alguma outra gramática para quem esta começando? estou me preparando para concursos mas minha base em gramática é um pouco ruim
Olá, Gabrielle. Obrigado pelo comentário. Esta ou a de Cegalla. Também tem vídeo sobre ela aqui no canal. Pode escolher uma das duas sem medo, pois você não se arrependerá. Abraços e boa sorte com os concursos!
Obrigado professor eu sou formado em História e especialista em ciência da religião e graças ao senhor eu vou iniciar a licenciatura em letras português muito obrigado mestre.
Não consigo dormir, pois não consigo parar de assistir aos seus vídeos! Também sou professor, mas de outra disciplina! Faça a do Carlos Nougue em breve, por favor! Obrigado por iniciar o canal.
Que legal, fico feliz que estejas gostando do meu conteúdo. Falarei sim do livro de Nougué. Obrigado e grande abraço!
Muito obrigada, Professor! O senhor ganhou uma seguidora.
É Gramática é gostoso de ler estudar linda é nossa língua
A gramática que eu tenho como tope é a de Napoleão Mendes de Almeida, junto do dicionário de questões vernáculas.
Olá, Leandro. Muito obrigado pelo comentário. Já vi que tem bom gosto! É uma das minhas preferidas também. Abraços!
é bom, porém é mt antiga e não está com o acordo ortográfico, está?
Talita, mesmo a gramática de Napoleao estando esgotada, a última edição saiu depois do acordo. Então está atualizada sim. Essa que mostrei no vídeo, inclusive, na própria capa tem a informação. Como Napoleão já tinha falecido quando o novo acordo foi aprovado, pediram a outro professor para atualizar só a parte específica da obra modificada pelo acordo. Abraços!
Excelente Gramática com estudos bastante aprofundado principalmente para especialistas em Letras. Trabalhei muito com essa gramática em minhas aulas. Sou formado em Letras há quarenta anos e já estou aposentado mas sempre aprendendo com suas aulas. Tenho ainda várias gramáticas que me acompanham desde quando estudava o Curso Ginasial como a " Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha de 1969. Tenho também há quarenta anos a Gramática Secundária e Gramática Histórica da Língua Portuguesa de M. Said Ali Ida. Por sinal Wesley Barbosa retornei a ler está Gramática inspirado em seus vídeos. Fica o meu cordial abraço.
Fico feliz por ter inspirado o teu retorno aos estudos de gramática, Sidney! Grande abraço!
Excelente explanação, ótimo ouvir alguém que de fato vive o que prega.
Ah Professor, gostei muito. Apesar de não estudar tais assuntos ainda, acho interessante. Saudades! 😊
Ah, Ana Maria, saudades de você! Que bom que você gostou! 😊
Professor, fala sobre a nova edição da Gramática Métodica de Napoleão
Quero agradecer pelas explicações, tem me ajudado muito na busca de bons livros para meus estudos. Obrigada professor.
Eu que agradeço pelo comentário! Grande abraço!
Assistir esse canal é como estar fazendo um curso nessa área...vlw
Muito bom Professor Wesley,.
Excelente aula, muito explicativa!
Mais um inscrito, professor.
Muito bom!
Ótimo, professor! Você fará vídeos sobre as outras gramáticas? Posso ver que você tem outras na estante como a do professor Carlos Nougue. Fale também sobre literatura, Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar etc.
Olá, Anderson. Seja bem-vindo ao canal! Sim, falarei sobre muitas outras gramáticas ainda. Com certeza também trarei vídeos sobre literatura, tanto sobre autores quanto sobre temas gerais. Abraços.
Professor, estou prestes a iniciar minha graduação em letras literatura. Comprei a novíssima gramática do Cegalla para me auxiliar na graduação e nos estudos gramaticais. Gosto de escrever, por isso te pergunto, qual livro me indicaria para me aprofundar na produção de texto acadêmica e literária?
Que legal, Juarez! Seja bem-vindo ao mundo mágico dos estudos da linguagem, colega! 😊 Você fez uma ótima aquisição, comprando o livro de Cegalla. Quanto às indicações... Produção de textos acadêmicos, certamente, eu indicaria "Redação Científica", de João Bosco Medeiros. Inclusive já tem vídeo sobre este livro no canal. Ele ensina a otimizar os estudos, a selecionar as fontes de pesquisa, a produzir os principais gêneros acadêmicos, como resumo, resenha, TCC... Além de ensinar a fazer referências. É bem completo. Dê uma olhada no vídeo. Quanto à produção literária em si, não existe um livro específico que ensine tudo. Há obras que apontam caminhos, há obras que por analisar a literatura a fundo acabam "nos ensinando" indiretamente os caminhos a seguir... Um bom livro de teoria literária é um bom começo. Amanhã vai sair um vídeo aqui no canal sobre a biblioteca básica de um professor de português, onde apresento 12 obras essenciais. Fique ligado porque o vídeo certamente será útil para você. Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Muito obrigado!
Muito obrigada por compartilhar o belíssimo conteúdo! Adorei a proposta do canal e seguirei acompanhando suas publicações.
Olá, Raquel. Muito obrigado pelo comentário. Abraços!
O trabalho que o senhor faz neste canal é muito bom, professor. Parabéns, pelo bom conteúdo.
Muito obrigado, Thales. Abraços!
EXCELENTE EXPLICAÇÃO PROFESSOR, AMEI!!!!
Olá, Maria Isabel. Obrigado pelo comentário. Grande abraço!
Sempre um enorme prazer ouvir suas orientações. Dicas preciosas. Sua serenidade é inspiradora. Tenho o Rocha Lima e gosto muito de sua objetividade. Uso Cegalla como par, complementando, tb de forma simples, o que nela falta.
Obrigado pelo comentário, Argean! Grande abraço!
Excelente apresentação da obra! Gostaria que o professor fizesse um vídeo mostrando as principais diferenças entre a Gramática Normativa e a Gramática Descritiva. Muito obrigado, mestre!
Fico grato pela sugestão, Jailson! Farei o vídeo sim. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosaMuito obrigado, mestre!
Excelente canal! Parabéns, professor Weslley!
Excelente vídeo, professor Weslley! Parabéns e obrigado por disponibilizar esse conteúdo de qualidade!
Preciso de uma ajuda. Leciono Língua Portuguesa há alguns anos para o Ensino Médio, e agora irei para o Ensino Fundamental.
O senhor poderia me indicar uma gramática bem simples, didática e com muitos exemplos e exercícios práticos?
Temo em usar as minhas e acabar não apresentando uma linguagem acessível e facilitada para alunos mais novos.
Olá, Caio. Obrigado pelo comentário. Eu indico a "Gramática Escolar da Língua Portuguesa", de Evanildo Bechara. Trata-se de uma gramática bem simplificada (ao contrário de sua conhecida "Moderna Gramática Portuguesa"), com exercícios e, claro, com a competência do trabalho de Bechara. Espero ter ajudado. Grande abraço!
Olá Professor falei ontem com o senhor acho que por outro vídeo referente ao livro do Macambira eu encontrei um exemplar em ótimo estado de conservação do ano de 2001. Obrigado pela indicação em seus vídeos.
Que legal, Rafael. Espero que gostes da leitura. Abraços!
Professor Weslley, gostei da sua dica e comprei a Gramática de Rocha Lima.
Olá, Luciano! Que bom, espero que gostes da leitura! Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Abraços!
Parabéns professor! você deu uma explicação maravilhosa sobre os estudos de gramática.
Muito obrigado, Vanessa! Abraços!
👏👏👏👏👍
Boa tarde , suas dicas são maravilhosas , muito obrigada.
Eu que agradeço pelo comentário, Carla! Grande abraço!
Parabéns pelo conteúdo, professor Weslley!
Há tempo, pesquiso sobre essa gramática e, após assistir a esse vídeo, buscarei adquiri-la.
Que bom, Giselle. Fico feliz por ter ajudado. Grande abraço!
Parabéns professor,excelente aula.
Muito obrigado, Nathália! Grande abraço!
Show rapaz
Muito obrigado!
Muito bom, professor.
Estou há um tempo parado nos estudos, e pretendo retomar. Estou querendo comprar uma gramática que foque também em concursos. Qual(ais) vc indica?
Olá, Nilton. Obrigado pelo comentário! Por favor, assista ao meu novo vídeo "8 livros para entender gramática". Lá apresento várias obras. Boa sorte na retomada dos estudos! Persevere, a aprovação virá!
@@ProfessorWeslleyBarbosa certo. Obrigado, nobre!
Olá, Professor, tudo bem?
Adquiri recentemente, por indicação sua, este livro de gramática do Rocha Lima.
No capítulo 5, Substantivo, na página 122, vejo uma observação sobre a palavra "grama" que me deixou com dúvida: "Embora seja palavra etimologicamente masculina (o grama), diz-se hoje, corretamente, a grama, duzentas gramas, etc."
Ou seja, posso usar essa palavra tanto no masculino como no feminino para indicar unidade de peso? 🤔🤔🤔
Acabei de comprá -lo. Espero não me arrepender.
O que está achando?
@@trigueirozz1816 ele é ótimo, claro, é minha primeira gramática. Mas a língua portuguesa é cheia de exceções, o que me irrita, pois não se tem regras claras e objetivas. Li quase todo ele, bem útil e de fácil aprendizado, e, conta com bastante exemplos, facilitando o aprendizado.
@@vou_profetizando Aprendeu bastante?
@@vou_profetizando a dele é ótima, mas a do Celso Cunha é exelente.
Não tenho essa gramática. É uma falha minha.
Vou providenciar um exemplar.
Vídeo muito bacana!!!
Quero aprender
Professor, você poderia indicar um livro para iniciantes ? Por gentileza.
Professor, uma sugestão: poderia fazer um vídeo falando sobre a Gramática Pedagógica do Português Brasileiro, do professor Marcos Bagno, se é que ainda não o fez. Goataria de saber mais sobre essa obra e, principalmente, a sua opinião.
Ainda não fiz, Pedro, mas já está programado para breve. Obrigado pela sugestão e abraços!
Professor, na sua opinião, qual a diferença de Rocha Lima para Bechara? E qual o objetivo da gramatica de Rocha Lima ? Se me responder, vai me ajudar muito, obrigada!!
Olá, Monique! Bechara é mais teórico, Rocha Lima embora tenha teoria, é bem menos. Bechara está muito ligado ao avanço da linguística ao longo do século XX, enquanto que Rocha Lima, até pela época do seu livro, embora receba influências da linguística, elas são muito restritas até meados do século XX. Ambos têm como objetivo apresentar as regras da gramática normativa, mas Rocha Lima é mais normativo que Bechara. Grande abraço!
Boa tarde
Professor tudo bem ?
Estou com uma duvida com relação a essa gramatica, se puder me ajudar agradeço.
Estou estudando os periodos em sintaxe, e utilizo a gramatica de Rocha Lima, porém nessa gramatica em constituição do periodo não tem o periodo simples, e na definição de periodo esta que este é a frase formada por duas ou mais orações, está correto ? E o periodo simples que é citado em outras gramaticas como fica ?
Obrigada pela ajuda
Professor, quais livros o senhor indica para nos ajudar a reescrever orações mal feitas, para identificar adequação vocabular? Obrigado.
Olá, Giovani! Indico principalmente o link que apresento no vídeo abaixo. Convido-o a clicar no link. Ele é excelente para ajudar a organizar as frases e parágrafos.
ua-cam.com/video/3jWZJrgongs/v-deo.html
Comprei essa gramática. Ela veio com diversas páginas com a impressão borrada, com as letras super grossas.
O livro de vocês também veio assim?
achei legal o livro, eu fui comprar o livro, só tem a edição de 2010 , eu quero a última edição de 2018 igual a sua, você sabe onde adquiro procurei aqui na internet mas não encontrei
Amazon
Professor, adquiri a gramática do Celso Cunha. O senhor acha que seria melhor eu utilizá-la com a do Napoleão Mendes ou com a do Rocha Lima?
Olá, João Pedro! Olha, as duas são excelentes, mas para balancear a normatividade pura com o avanço dos conhecimentos linguísticos ao longo da primeira metade do século XX, eu indico a de Rocha Lima (a gramática de Napoleão Mendes de Almeida praticamente não sofre influência desses conhecimentos). Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Obrigado por responder, professor! Seu conteúdo tem me ajudado bastante. Um abraço!
@professorweslleybarbosa estou estudando essa gramática e estou emperrado nessa parte: a língua é um sistema: um conjunto organizado e opositivo de relações... o que rocha lima quer dizer com isso , organizado, opositivo, relações?
Olá. Explicar num comentário é complicado, por isso farei um vídeo. Porém, para não deixá-lo sem respostas no momento, tentarei resumir. Organizado porque fonemas, morfemas, palavras e orações se unem, sucedem, relacionam... dessa "união" nasce o discurso. A palavra 'menino', por exemplo, surge da união de 6 fonemas e dois morfemas (menin- + -o). Isso é a organização. Para ilustrar a oposição, vou continuar com a palavra 'menino como exemplo. Opondo ao morfema indicativo do gênero masculino /o/ o morfema indicativo de feminino /a/ nós mudamos o sentido da palavra. A língua é opositiva por isso. Uma quantidade finita de fonemas e morfemas permite criar uma quantidade infinitas de palavras e frases, bastando trocar (opor) algum elemento. O mesmo ocorre em frases: "João foi ao médico" por "Maria foi ao médico " ou "João foi ao shopping" e assim por diante. Àquilo que o autor chamou de organização também damos o nome de eixo sintagmático e àquilo que ele chamou de oposição também damos o nome de eixo paradigmático. Enfim, acredito que tenha dado para entender um pouco. Em breve explicarei melhor num vídeo. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa eu estou iniciando, essa é minha primeira gramática, eu nunca que ia chegar a essa compreensão. se não for muito , poderia aproveitar e explicar essa pequena parte: língua e estilo ( que inclui aqueles termos diferenciação/ unificação tbm). obrigado
Qual uma boa gramática para concursos no nível médio, essa do Cegalla, Rocha Lima ou do Fernando pestana?
Pestana
Comprei esse hoje, queria o Cegalla, porém ele é caro, vc acha que esse do Rocha Lima serve para quem quer iniciar os estudos da gramática por conta própria?”tenho dificuldades na escrita correta”
Serve sim, Kelle! Sempre lembrando de que a trajetória do iniciante, em qualquer área, requer maior esforço. Certamente terás que reler muitos pontos, não entederás tudo no princípio, mas é assim mesmo. Persevere. Grande abraço!
Eu comprei a gramática do Rocha Lima - queria a do Celso Cunha, mas, por falta de dinheiro, comprei a do Rocha Lima, que era mais barata - chegou um dia desses, e ela é muito boa para iniciantes, fora que traz todo o conteúdo da gramática normativa, de modo que você de fato aprende usar os princípios gramaticais na prática. E, sobre isso, o que eu tenho notado é que quanto mais eu estudo gramática, mais rápido e precido fica meu raciocínio na hora de pensar e falar, e juntando o aprendizado da gramática com as leituras dos poetas e da bíblia, então eu encontrei o verdadeiro prazer intelectual. Meu prazer agora é este: ler textos complexos e poéticos, e destrinchá-los sob a luz da gramática. Ninguém tem ideia de como isso é estranhamente bom até experimentar.
Professor, estou para adquirir essa gramática. Queria saber o que você acha da Gramática do Cunha e Cintra e, se puder falar dela no seu canal...
Posso falar dela num vídeo específico com certeza. Por enquanto, aconselho que assistas ao meu vídeo intitulado "Qual a melhor gramática?" Em que mostro todas as minhas 21 gramáticas e comento brevemente a respeito de cada uma delas. Vou deixar o link abaixo. Abraços!
ua-cam.com/video/xc9mi64CJ0Q/v-deo.html
Qual livro o senhor indicaria para escrever melhor. Escrever uma redação ou quem sabe um livro.
?
"Comunicação em Prosa Moderna", de Othon Garcia!
Tenho esse livro, só que é da edição 49. A diferença é significativa para as novas edições?
Olá, Rayane! Não. Não há diferenças. Grande abraço!
Boa tarde, professor, tudo bem? Sou Laert Junior, seu colega em língua portuguesa. Em meu canal aqui, ensino nossa língua através de paródias. Tenho uma aluna do segundo ano - ensino médio - e gostaria de presenteá-la com uma boa gramática. Você poderia me indicar?
Olá, Laert. Sendo estudante do ensino médio, o melhor, certamente, é uma gramática mais simples. Indico a "Minigramática" de Ernani Terra. Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Muito obrigado, Weslley!
Olá, professor. Gostaria de um material de apoio para o trabalho de revisão de textos. Assistindo aos seus vídeos, fiquei na dúvida entre Cegalla e esse que apresentou. Uma vez que eu optar por uma dessas, acha necessário que eu adquira, também, um livro sobre sintaxe, ou essas gramáticas já abordam a sintaxe de forma completa? Caso sua resposta for que acha necessário, pode me indicar um livro de sintaxe?
Olá, Mércia! Não, a princípio não precisa adquirir obras específicas de sintaxe. As gramáticas já possuem o conteúdo completo. Para o seu trabalho de revisão o ideal é mesmo um livro específico nesse sentido. Indico o "Redação científica". De João Bosco Medeiros. Esse livro trata de referências, citações, formatação etc. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Muito obrigada.
Professor, e a gramática de Faraco e Moura? Acho ela muito boa. O que acha?
Olá, Darlan! A gramática de Faraco e Moura é uma das poucas que não tenho. Porém, conheço-a bem, pois era a preferida do meu mestre na área de gramática, professor Adeildo, tendo ele muitas vezes levado capítulos da mesma para discussão em sala de aula. É uma excelente gramática. Muita didática, clara, direta. Grande abraço!
Elencar! O que significa isto?
Professor, tire-me uma dúvida? Essa gramática tem algo sobre figuras de linguagem?
Olá, Yan. Obrigado pelo comentário. Sim, há um capítulo intitulado "Figuras de linguagem: os tropos" onde são estudadas as figuras de linguagem. Abraços!
Gostaria muito de aprender a falar de forma chiquíssima, de acordo com a gramatica normativa.
isso é terrível, poucas pessoas iriam entender e a comunicação não iria acontecer de forma fácil (isso se ela acontecer)
Tem vídeo sobre pragmática?!
Até o momento não, Sarah. Mas em breve terá. Abraços!
Professor, eu já me aventurei por outras gramáticas mais didáticas e objetivas. Tenho uma breve noção. Será que essa gramática é indicada ? Já é o momento certo ?
Olá, Fabrício. Se você já tem uma noção, pode sim ser uma boa ideia conhecer a obra de Rocha Lima. Só não a indico para um primeiro contato. Abraços!
Professor,no curso de letras,estuda gramática? aguardo resposta
Olá, Maria Eliane. Estuda. Dependendo da universidade e do professor, pode estudar menos ou mais. Porém, grande parte você terá que buscar sozinha. A universidade no momento prefere adotar uma postura crítica em relação à gramática. Abraços!
Salve, Maestre!
Si Tu me permittes commentar, Eu ignorava que la lingua portuguesa offereva tantas opçones a lo estudo de grammatica...aquesto significa que Tu podes eleger.
Eu te gratesco la suggeston.
Olá, Kalvin! Fico feliz por ter esclarecido quanto a esse ponto. Obrigado pelo comentário e grande abraço!
essa gramática é mais completa que a do Cegalla??
Olá, Thalita! Ambas são bem abrangentes na abordagem, mas a gramática de Rocha Lima é mais teórica, ou seja, aprofunda mais nos conceitos. Aconselho assistir ao meu vídeo intitulado "Qual a melhor gramática?", em que mostro todas as minhas 21 gramáticas. Abraços!
Posso utilizar essa obra para concursos?
Pode, desde que tenhas em mente que ela não possui questões de concurso. Se isso é muito importante para você, então não é o livro mais adequado para o seu caso. Eu, particularmente, nunca gostei de estudar por meio de questões, então a existência ou não de questões num livro não é algo que eu levo em conta. Por isso, a dica que lhe dou é que você pense no seu caso e nas suas preferências. Porém, em termos de conteúdo, esse é um livro excelente. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa também não gosto, professor. Prefiro fazer esquemas e anotações a resolver questões. Quando eu escrevo, retenho melhor as informações. Vi um vídeo seu que eu gostei muito e tomei como base: que é comparar gramáticas em determinados assuntos, pois elas se complementam. Obrigado !
professor, você indicaria essa ou alguma outra gramática para quem esta começando? estou me preparando para concursos mas minha base em gramática é um pouco ruim
Olá, Gabrielle. Obrigado pelo comentário. Esta ou a de Cegalla. Também tem vídeo sobre ela aqui no canal. Pode escolher uma das duas sem medo, pois você não se arrependerá. Abraços e boa sorte com os concursos!
O que pode dizer da obra: Lições de Português pela análise Sintática. Bechara
É um excelente livro. Bastante didático, direto, com muitos exemplos e boas atividades ao final de cada assunto.