o ex jogador Tinga contou algo parecido, quando jogou na Alemanha. Ele foi lavar o carro na frente de casa, e quando vê, a polícia prende ele. "não fiz nada errado, isso é racismo, quero meu advogado...". O advogado chegou e explicou pra ele que por a Alemanha ser um país com escassez de água, é proibido lavar o carro em lugar não próprio para isso. Ainda escutou do delegado: "o senhor tem que entender que o nosso país não é rico como o seu...". Tinga respondeu "tá louco? meu país só tem pobreza!". o delegado perguntou: "falta água em todo o seu país, como acontece aqui? o seu país já foi assolado por uma guerra? sim, vocês são ricos".
isso tem cara de fanfic, fui pesquisar e parece que por algum motivo bizarro é proibido lavar as coisas aos domingos (deve ter origem religiosa), mas não tem nada a ver com desperdicio de agua
Vivi 20 anos no Japão. Um dia esqueci minha mochila no trem com câmera fotográfica e carteira com dinheiro e documentos. Avisei na estação. Na mesma semana chegou tudo certinho na minha casa! Respeito ao ser humano.
Aqui no Rio um dia esqueci meu guarda chuva no metrô no final da linha, 20 segundos depois me lembrei e voltei correndo pro trem, já tinha sumido e os seguranças falaram que não tem câmera pra ver... 20 SEGUNDOS!!!
@@fernandobauler5256 kkkkkkkkkkkk Cara eu esqueci uma blusa de frio que minha irmã me mandou dos EUA, era bem grossa, material muito bom de marca, no metrô de Brasília, meu namorado foi lá no dia seguinte e estava lá, ele só precisou falar dos detalhes da etiqueta, cor e deixar o nome e RG me devolveram e eu fiquei chocada.
Vou contar meu testemunho também: Assim que vim residir em Embu das Artes- SP, em certa ocasião quando estava no ônibus a caminho de casa, sem que eu percebesse a minha carteira com todos os meus documentos e mais 400,00 caiu e só percebi quando já estava em solo. E o ônibus já havia partido. Moral da história, fui até o final de linha e a carteira estava lá,no ponto de apoio com todos os meus pertences. Pois, alguém havia achado e a entregou ao motorista que, também a entregou ao fiscal, que também a aguardou até o dono chegar. Veja, portanto, uma infinidade de valores, moral e ética para com o próximo. O fato deu-se em 2018. Obrigado por ter lido meu testemunho 🙏
No Brasil se roubam sua bike pq esqueceu de trancar, as pessoas culpam a víctima e não o ladrão. As pessoas ainda dizem: "bem feito, foi descuidado". Cara, isto é um absurdo.
As vezes culpam a vítima porque teve o celular roubado, mano, eu já tive o celular roubado meio-dia no meio da rua lotado de gente e não teve 1 pra me ajudar, o ladrão me revistou e achou ele dentro do bolso do lado de dentro da jaqueta... Só depois que ele foi embora que vieram me perguntar se eu tava bem e outro falou que eu deveria ter mais cuidado, o celular nem na minha mão tava, tomar cuidado pelo que???
Hoje mesmo vi um vídeo onde um cara foi agredido na academia porque não queria revezar aparelho e tinha gente nos comentários defendendo o agressor... O problema do Brasil é mais profundo, nossas leis e justiça fizeram a população se conformar e muitas vezes preferir e idolatrar o lado do mal, o lado errado, desonesto, etc. A uma inversão de valores absurda no Brasil.
@@SirNogard_ e quem vai fazer? Aqui somos dominados pelo medo. Não tem o que fazer. Quando bandidos morrem, as pessoas tem pena, mas quando é vitimado começam a se tocar na realidade
Há mts anos atrás achei uma carteira com 55 reais na época e fiquei mt feliz e meu pai fez eu devolver e achamos a mulher é tinha sido o dinheiro suado de uma faxina...essa atitude do meu pai fez toda diferença na minha vida,um homem trabalhador e honesto
Eu fui para a Suécia em 1995, em um evento da Universidade. Pegamos um ônibus. Um brasileiro come alguma coisa e joga o lenço pela janela. O motorista ver pelo retrovisor. Resultado: Motorista parou, chamou a polícia e só prosseguimos quando o 'autor' foi identificado. Pagou uma multa para não ir preso, recolheu o papel e jogou no lixeiro da viatura e prosseguimos com a nossa visita.
As pessoas ficam olhando pra mim como se fosse louca quando eu como um salgadinho picolé e ponho dentro da minha bolsa e ensino pra meus filhos e quando eles jogam peço pra eles pegar
Meu marido é motorista de aplicativo e esses dias pegou uma corrida de um gringo e este esqueceu a carteira no carro e um iPhone ( último lançamento) e meu esposo conseguiu encontrá-lo e devolver as coisas... O gringo contou que tinha 500 dólares na carteira e estava tudo lá, como ele deixou... Detalhe: nosso menino precisa fazer uma série de avaliações neuropsicologicas para TEA, TOD, AHSD e não temos 500,00 para custear, nem por isso meu esposo se seduziu pela carteira esquecida, fez o certo e devolveu ao dono. O que não é nosso, não é e pronto.
@@lunalua6778 foi um termo de comparação. Compare se isso acontece na Suécia e o mesmo no Brasil. Uma boa parte dos brasileiros (não digo todos,mas uma quantidade favorável) pegaria a carteira com os pertences e ficaria para si,sem devolver os pertences alheio. Na Suécia,até por ser mais desenvolvido econômica e educacionalmente falando,não haveria "necessidade" de ter para si coisas que é de posse alheia. Isso não é complexo de vira-lata,mas sim uma constatação da realidade. Temos muito o que melhorar.
Eu vivo na Suíça desde 2014 e a gente acaba relaxando mesmo...no Brasil eu vivia esperta e ligada em tudo, tinha olhos até atrás da cabeça kkkkkk Mas na Suíça eu me pego contando dinheiro sentada no ponto de ônibus, saio de casa para ir ao mercado só com a bolsinha de dinheiro e o celular NA MÃO. Engraçado que mesmo tendo vivido 40 anos no Brasil e estando na Suíça há somente 8 anos, eu simplesmente entrei no ritmo daqui e relaxei. Eu me lembro da 1a vez que meu filho foi fazer 1 passeio com a escola. Veio um comunicado em alemão e como eu na época ainda não falava o idioma, fui perguntar para o meu marido(que é daqui) quanto a gente tinha que pagar pelo passeio. Ele riu e respondeu:"Nada, a gente já paga impostos. O imposto é exatamente para isso!". Uma outra coisa que no começo me chamou a atenção: é bem comum estar andando e ver casacos,toucas, luvas e cachecóis pendurados nas cercas e portões, principalmente de crianças(que vão e voltam da escola sozinhas e muitas vezes estão em grupo correndo e brincando e perdem as coisas no caminho) . Se alguém deixa cair e não vê, a pessoa que encontrar pendura em algum lugar para não ficar no chão e as pessoas ficarem pisando. Eu mesma já perdi uma luva(coloquei no bolso e caiu enquanto eu estava passeando com minhas cachorras), quando cheguei em casa percebi que 1 mão estava faltando, então refiz o caminho e minha luva estava perdurada em 1 cerca....
Nós serese humanos sempre nos acostumamos rapidamente com o que é mais confortável Tenho muita vontade de conhecer a suíça. Pela organização, estrutura e natureza.
@@carlosandrade1951 É um país lindo mesmo. Os Alpes, os lagos e rios....eu sempre digo que a Suíça é linda em qualquer estação. E de trem você viaja rápido de um lugar para o outro porque o país é muito pequeno. Ah, e apesar de fazer sim muito frio, não estamos tão no norte como a Suécia, então temos mais dias de sol e o verão pode ser bem quente (mas não 40°C). Vale muito a pena vir visitar, você vai se encantar - estou aqui desde 2014 e até hoje fico admirada com a beleza desse lugar!
@@feijao5794 o problema do país está nos brasileiros, os representantes são só isso, os representantes. Ficarmos entre um ladrão e um genocida dentre várias opções mostra que o problema é mais embaixo.
Um amigo noruegues estava no brasil, fomos num postinho beber uma cerveja. Chegando la ele disse que se alguém abrisse um bar dentro de um posto la na Noruega, seria um escândalo que sairia em todos os jornais. Depois que ele fez esse comentário eu realmente me dei conta que não faz sentido! Vender bebida alcoólica no posto de gasolina é de fato um absurdo que está normalizado.
Não tinha pensado nisso, mas acredito que aí vai da responsabilidade do motorista. Acho até interessante pro dono do posto usar o terreno pra ganhar um dinheiro a mais.
É vivo na Suecia há 20 anos e de verdade, aqui a prioridade é a Educação e o Respeito ao próximo, seja ele rico ou pobre, branco ou negro, médico ou mendigo, todos são iguais e tem os mesmos direitos e deveres.
@@flavio468 90% do que acontece hoje no Brasil é pela narrativa da imprensa e por essa velha politica do quanto pior melhor. Se houvesse uma oposição construtiva independente de quem está no governo (desde que o governo faça o seu trabalho) seríamos muito melhores. O que que se espera de um bom governo é que ele dê suporte para que as pessoas sejam livres e tenham segurança para empreender, trabalhar e viver. Um governo que quer estar onipresente na vida do cidadão também não é algo bom, muito provavelmente será muito pior. Seja o Bozo ou o Ladrão, o representante é reflexo do povo e este que deve evoluir e mudar para melhor. O suporte para isso é obrigação do estado, fornecendo educação e segurança principalmente, mas a mentalidade de que isso é culpa exclusivamente do estado é um erro grave que nosso povo as vezes comete.
VC viu o tratamento que foi dado ao Roberto Jeferson?Se comparar o tratamento que aquele rapaz sem capacete que morreu dentro da viatura cheia de gás. Dois pesos e duas medidas,e isso só acontece aqui.
@@adrianoandrade7579 sim cara surreal, qualquer trabalhador que fizesse 1% do q ele fez já estaria morto, enquanto o Roberto Jeferson vazou o vídeo dele conversando com um policial que estava praticamente pedindo desculpas e dizendo que entendia o lado dele, como se fosse super tranquilo jogar três granadas e fuzilar um carro de polícia, aquilo é um retrato perfeito de como a lei age perante a burguesia
Moro no Canada e desde que cheguei aqui ha dez anos, me senti em casa. Casas sem muros, janelas de vidro, brinquedos e bicicletas na calçada, educaçao no transito… me senti em casa porque essa era a casa que eu sempre quis morar. Ainda tive a sorte de conhecer minha companheira canadense que me ensinou valores de respeito e educação que eu nao sabia que NAO tinha. Meus filhos ainda moram no Brasil. Queria muito que mudassem pra ca mas sao adultos e tem a vida deles. Quem sabe um dia…
@@luizasantos4181 O Canada é um país super desenvolvido e equipado para o frio. O verão é quente e todas as estações do ano tem a sua beleza. Moro aqui há 30anos e não troco O Canada por nenhum outro país do mundo. Tenho vergonha de ser brasileira.
Visitei minha tia que mora na Suécia em 2016, cidade Växjö e algo me chamou muito atenção pessoas iam de bicicleta até a parada de ônibus deixavam elas lá pela manhã e iam de ônibus trabalhar na cidade próxima e voltavam a tarde e a bike estava lá no mesmo lugar, pra nós brasileiros é surreal e pra eles é normal.
isso ocorre muito provavelmente pela educação honesta que as familias dão, mas acima de tudo as leis devem ser rígidas, rigorosas contra crimes . Aqui no Br roubo de qualqier espécie nao dá em nada.
@@patyram00s também tem a questão da economia... o dinheiro de imposto volta pras pessoas. Aqui ele é drenado pelo poder público e o cidadão tem que disputar as migalhas
@@Pedro-gh6sn com certeza! o imposto no brasil além de ser bem mais caro que na Suécia, é roubado pelo os milhares de politicos que temos, e o Estado que NADA produz suga demais esse dinheiro, a economia aqui é muito fechada, é dificil ser empreendedor no Br, já na suécia, suíça, groelândia, austrália e etc, são países de maior liberdade econômica. E eu fico fula da vida em ver que a população elege outra vez bandido ex presidiário para a PRESIDÊNCIA. Por isso o Br é do jeito que é .
@@patyram00s eu acho que é primeiro pelo fato de ser um país que produziu muita riqueza, fazendo com que toda a população desfrute de altos salários e alta disponibilidade de empregos, aí as pessoas não têm necessidade de roubar ou se aproveitar dos outros. Mas num país rico, isso que você citou também vem como resultado, pois o governo arrecada muito para investir em segurança e educação, o que acaba contribuindo mais ainda pra esse bem estar social.
Gostei quando o entrevistador ia dizer: "teve o privilégio" e mudou para: "conquistou a oportunidade" de viver outras realidades. Nem tudo é privilégio. Tem situações que são conquistas pessoais mesmo.
Que bom que pegou a sensibilidade da conversa, Valeska! Num mundo onde as pessoas se apaixonam por factoides e não reconhecem os reais problemas e vencedores na exceção como o Alan Finfou, fazendo dele regra e os demais derrotados... não andaremos enquanto sociedade!!
Infelizmente quando vivemos em uma realidade totalmente distorcidas, coisas "anormais" passam a ser normais. Venho de um país africano e actualmente vivo em um país europeu e tive exactamente o mesmo choque, não é normal uma mãe perder vários filhos por falta de cuidados médicos, não é normal ver meninas com 10/12 anos grávidas, não é normal estar em uma festa infantil e músicas com linguagem adultas, não é normal estar com 30 anos e já ter perdido vários amigos de infância, não é normal ter medo de sair de casa para estudar ou trabalhar por causa dos assaltos...😢
Nem pense em voltar mesmo. Não sei o que te levou à ir para os EUA, mas se foi segurança, poder de compra, educação e sensação de corrupção desenfreada, se você já achava que não estava bom há 22 anos atrás, coloque um número 3x Pior para qualquer uma dessas questões na Atualidade. Está literalmente Impossível de se viver nesse país, é algo que nem mesmo os próprios brasileiros estão entendendo mais, é só Deus para ter misericórdia desse lugar.
E eu nem quero ir pra esse lixo de país, único país "desenvolvido" com cidades nas mais perigosas da Terra, todo ano dezenas de casos de tiroteio escolar, mais de 50% da população obesa e produção de lixo desenfreada. Pra piorar uma cultura lixo e antagônica com um dos governos mais malignos da história da humanidade. Prefiro o Brasil, valeu
Saudade???? Meu filho, o Brasil que voce tem saudade, nao existe. Fique aqui. Seus filhos tem futuro nos Estados Unidos. Vim pra ca a 40 anos atras e foi umas das melhores decisoes de minha vida.
Cara! Qnd falou da sua mãe. Meu pai veio comigo para Portugal passar uns dias, em maio/22 não quer voltar. Caminha, fez amizades, anda sozinho. Está feliz. Não tem preço
Porque em Portugal e no resto da Europa a educação e a moral começa na família e é reforçada pela Educação. Fico satisfeito por saber que está feliz em Portugal😊
A Revolta da chibata teve início depois que marinheiros brasileiros foram à Inglaterra ( fazer um curso) e viram a diferença de tratamento que era dado aos marinheiros ingleses.
A Suécia 🇸🇪 foi o primeiro país q visitei e tomei um choque também. Amei, achei maravilhoso. Fiquei 3 meses e 9 meses depois voltei e fiquei mais 3 meses. ❤
@@GuilhermeS123 os filhos do príncipe frequentam escolas pública e vão pra escola de bicicleta e mesma coisa os políticos, filhos em escolas públicas e todos vão pra escola e trabalho de bicicleta ou transporte público. Frequentamos os mesmos hospitais etc.
Conheço essa história do Finfou. Sou da BA onde a violência é na faca, morei no RJ (sem comentários) e morei nos EUA. É exatamente isso aí. Sempre tive essa visão. O brasileiro vive numa constante zona de guerra. Virou cultura tirar proveito ou dar prejuízo.
Parâmetro do cara: BA e RJ.... E grande parte do porquê desses estados estarem na merda e nunca melhorarem é o famoso "em todo o Brasil é assim" e "como em qualquer cidade no Brasil"... Não cara. Não. BA e RJ tão muito a baixo de muitos lugares bons do Brasil.
@@laureane5454 Não cara. Não. Todo estado tem lugares bons e ruins. Niterói por exemplo é o 7° melhor índice IDH do Brasil e a cidade do RJ está no top 20. Tá falando merda. E não se escreve "a baixo" se escreve "abaixo".
Moro na Dinamarca há 14 anos e é assim mesmo. Surreal de começo, depois fica difícil desacostumar. É uma paz de espírito proporcionada pela sociedade como um todo
sei que provavelmente tem no google tem a resposta, mas perguntar pra alguém que vivenciou isso tem mais valor pra mim. Vc poderia me dizer (caso queira), como tu conseguiu morar ai? é só comprar as passagens e ir? tem que ter algum visto pra poder trabalhar/morar?
@@iggynore engraçado esses comentários de falar como os Europeus recebem os brasileiros que acham que eles tem que aceitar com essa malandragem brasileira
Paz? essa palavra é uma utopia no brasil. Nos bairros periféricos sempre tem um filh... com som ligado. Nos bairros nobres os ricos vivem com toda segurança para não sofrer violência. infelizmente o Brasileiro, falta de educação e corrupção estão destruindo nossa sociedade.
Vivi no Canadá e vivo hj na Suíça e a realidade fora do Brasil.nos choca realmente pq vemos que a educação faz a diferença.Exemplos q ele deu e vi amigos brasileiros passarem, é msm triste qdo olhamos pra nosso país e sentimos o quão longe estamos, socialmente falando.
Tudo é culpa do POVO. Agora mesmo, foi eleito um candidato à presidência da República que tem profunda amizade com marginais. Os presidiários fizeram uma gigantesca festa com a eleição dele. Tamos perdidos!
Tudo é culpa do POVO. Agora mesmo, foi eleito um candidato à presidência da República que tem profunda amizade com marginais. Os presidiários fizeram uma gigantesca festa com a eleição dele. Tamos perdidos!
@@samuelsantana6012 Acorde. Deixe de acreditar em fake news. Bolsonaro destrói esse país, aumentou a desigualdade e a pobreza. No que isso gera? Ainda mais violência. Ele também tem culpa nisso tudo.
Esse testemunho é o verdadeiro mito da caverna de Platão, ele saiu do Brasil para ver que a nossa realidade aqui na caverna é obsecura e sinistra! O melhor vídeo da semana, parabéns!
Exatamente! Quando o prisioneiro volta para contar aos outros companheiros que existe um mundo lá fora totalmente diferente do que viveram sua vida toda, não acreditam.
nao se precisa morar fora, nem ver vídeos assim para enxergar o lixo que é este país! tá na mossa cara! mas o brasileiro está num eterno transe coletivo.
@@eriendespassosxavier4926 infelizmente nem todo povo é trabalhador...como o exemplo que o rapaz disse no vídeo, o que aconteceria se vc perdesse sua carteira na rua aqui no Brasil? Estaria no mesmo lugar? Te mandariam pelo correio? Ao menos aqui no RJ até mesmo andar com a carteira no bolso vc corre o risco de perde-la... Isso vai muito mais além da educação, é questão de caráter também.
@@faustoaqui Há pouco tempo vi a novela "Vale Tudo" (que retrata as mazelas sociais e questões morais no Brasil), ai a vilã, Odete Roitman, falava umas coisas parecidas "Esse lugar não vai pra frente, isso aqui é uma mistura de raças que não deu certo". Eu acredito que o pior seja a péssima forma que o país fornece e administra a educação.
Meu Deus, eu tô chorando aqui. Fui policial da PMERJ, sei bem o q é isso, era uma operação para entrar em casa, ligava p minhã mãe, dava duas 3 voltas na frente de casa, ligava novamente p minha mãe para dar ok, ela corria, abria o portão e eu ia na toda, cansei de estragar retrovisor, ela fechava o portão correndo e eu ficava uns 30 minutos sentada em silêncio para poder ter forças p sair do carro. Adquiri síndrome do Pânico, doença autoimmune, virei um bagaço emocional. Hj moro num vilarejo na Itália e tô tratando meu emocional 😭😭😭😭
Graças a Deus você sobreviveu à PMERJ. Imagino o quão ruim deve ser viver em constante alerta e medo. Meu irmão é policial da PMESP, é um pouco menos perigosa que a do RJ, mas é uma tensão permanente também. Minha mãe vive de joelhos rezando por ele. Espero que você se recupere.
@@pinwang4625 essas palavras transbordam o que vc tem dentro. Não me conhece, nunca me viu e tem essa postura acusadora e julgadora. Aproveite que o ano está começando e peça discernimento, evolução e clareza a Deus, pelo visto está precisando muito.
O grande paradoxo dessa experiência de morar fora é: Você pode detestar o Brasil morando aqui pelas inúmeras problemáticas que tem, mas quando vc tá fora, vc aprende amar o seu país. Porém, pega justamente essa visão contada na experiência que Finfou contou aí e você acaba tendo medo de voltar pra o Brasil. E se / quando voltar é bug e depressão na certa. É como vc viajar pra o futuro e retornar ao triste passado. Fiz intercâmbio, morei um tempo fora e voltei pra o Brasil há 4 anos. Até hoje sofro com isso , depressão batendo forte, angústia, tristeza, um pouco de arrependimento, frustração e ainda ver esse cenário da política brasileira com esse fanatismo e idolatria desvairada... É só abismo a baixo.
Não afirme que se só porque isso acontece com você vai acontecer com os outros, conheço gente que morou anos fora e voltou e ta normal, tá até mais feliz, conheço um cara que morou na Alemanha e ficou depressivo LÁ, porque o clima e as pessoas são depressivas e não tem muito contado, voltou para o Brasil para sentir o calor das pessoas e do clima, e se recuperou da depressão, então não pode afirmar que "é depressão na certa", totalmente errado.
@@caninon7570 Afirmo baseado na minha experiência de conviver e ver centenas de pessoas antes e posterior a minha vinda com o mesmo relato e sentimento. Lógico que não é unânime. Saiba interpretar. Claro que nem todo mundo que por mais que queira viver fora do Brasil vai se adaptar fora do país, afinal são outros desafios e não é pra qualquer um suportar. Assim como conheço pessoas que ficaram mais tristes, melancólico e depressivo com o pós imigração, conheço pessoas também que estavam loucas pra voltar pra o Brasil.
Acho que a tristeza maior lá é saber que muita gente que você ama ainda tá vivendo numa realidade horrível e que você não tem como ter as duas coisas ao mesmo tempo, estar bem e estar junto de todo mundo que você gosta.
Meu irmão foi assasinado em 2021 em Salvador, vivo fora desde 2004. Eu não consigo explicar isso pra minha família, eles estão tão acostumados com a violência que nem percebem mais.
Tudo é culpa do POVO. Agora mesmo, foi eleito um candidato à presidência da República que tem profunda amizade com marginais. Os presidiários fizeram uma gigantesca festa com a eleição dele. Tamos perdidos!
@@samuelsantana6012 Estranho você falar isso. Eu vivo em Portugal, temos um governo de centro esquerda, e tem coisas parecidas como se fala no vídeo. Nesses países que ele e os comentaristas falam aqui, a política dos governos é quase o total oposto do que Bolsonaro defende, mesmo que sejam governos de direita.
@@samuelsantana6012 para de falar mentira. Quem apoia milícia é seu Minto. Por sinal ele é absolutamente contra tudo que é a Suécia. Inclusive sua turma vive xingando a Greta. A turma do Minto é do estado mínimo pro povo e máximo pros ricos. Por sinal o Minto é conhecido por ter feito sua carreira política através de apoio de milícias. E inclusive votos falsos. Outra coisa a Suécia é um país com mais de 80% da população de ateus. La não tem picaretas como Malafaia, Macedos e outros Bolsominions tomando dinheiro do povo. Lá não se prega a ideia de pena de morte muito menos armas. O Minto é contra educação. Só tirou dinheiro da educação da ciência da saúde pra dar pra militares pra políticos da sua turma e entregar patrimônio publico pra banqueiros.
Meus sentimentos! Eu tenho muita vontade de ir embora desse lixo chamado Brasil. Falso patriotismo. Porrade de gente hipócrita do caralho. Meu sonho ir embora daqui.
Estou a 15 anos aqui na Suécia, sou muito feliz por ter escolhido esse pais para ter um filho. Eu também tive a oportunidade de trazer meu pai para conhecer o país, e o brilho no olhar dele deve ter sido exatamente igual ao da sua mãe. Deus te abençoe e lycka till.
Por isso ainda não consegui decidir-me a visitar o Brasil. Acho impressionante como se vive nessa insegurança toda uma vida. Melhores dias venham para vocês, para todo o mundo 👍🇵🇹
Bem difícil...se o Brasil, de fato, for outra vez _desgovernado_ por um ladrão eleito na base da fraude, mas tbm pelo povo. Em 2 ou 3 anos sermos a nova Venezuela, Argentina...todos países que fizeram este caminho. Para existir esquerda precisa ter pobreza, ditadura e violência.
Brasil é muito bom para passear mas para morar não recomendo sinceramente. Brasil é bom mas todo dia não dá kkkkk Estou vendo para ir embora daqui e ir morar em Portugal
@@catarina790 Mas querida, você não vai encontrar o Portugal que temos tido. O esforço de apoio à defesa de guerra e aos deslocados, mais o corte no abastecimento do gás natural tem trazido muitas alterações. Todos os dias chegam migrantes de zonas de guerra ou catástrofe em África, resgatados do mar, muitos ucranianos. E nós somos um país minúsculo 😅 vivemos do turismo e agricultura, basicamente. O aluguer de casas está super caro. A maioria de nós comprou casa em bom tempo. Ouvi hoje que empresas iniciaram lay-off devido ao preço actual da energia. Não se desmotive, mas inforne-se muito bem antes de vir. ⚘
@@lesyarosa8091 O pessoal fala em portugal apenas pelo português mesmo, a situação do brasil é tão desesperadora que eles nem pesquisam a situação atual do outro país, tem muito irresponsável que vai pra portugal e não aguenta nem 2 meses e tem que vir embora por que não se planeja.
Menos! Brasil não é uma selva, ninguém vai te devorar vivo aqui… Vá ao Brasil sim, passar férias e verá o povo acolhedor que somos!! Afinal Portugal não é uma Suécia, não é mesmo! Abraço
Que podcast diferenciado irmão, os dois conseguem conversar livremente, sem ninguem com sindrome de Faustão, sem ninguem tendo que gritar ou chamar a atenção pra viralizar algo, podcast diferenciado dos demais
@@flavio468 Cara tá chato já! Vc repetiu esse comentário umas 10x seu retardado, ain Bozonaru teve 5 ministros da educação e blá blá foda-se, para com essa merda; não seja cadela de político.
Eu vivi tudo isso aqui no Brasil, no interior de SC. 30 anos atrás dormíamos de janela e porta aberta, chave na ignição etc. Chegou um tempo que tudo mudou e já roubaram minha casa 6 vezes em 10 anos
Era assim em quase todo o Brasil, podia dormir de porta aberta, em algumas capitais tinham roubo, mas não era necessário ter muros e grades na casa, só fechar a porta. Acho que em alguns no interiores de SC e do rio grande do sul pode dar-se ao luxo de não ter uma casa toda gradiada ou com muros altos parecendo uma prisão
Super entendo esse homem. Este ano me mudei para o Japão, é muito seguro. Poder andar de boa sem se preocupar nas ruas, ninguém vai te roubar, tentar te levar e nada. Se vc deixa cair algo, alguém vai ver e vai pegar e correr para te devolver, isso já aconteceu comigo. Minha carteirinha do trem junto com o meu visto caíram juntos, uma moça japonesa foi correndo me devolver. Dentre outras experiências aqui que são normais, que eu só percebo que sou traumatizada por causa do meu país:(
Se me permite perguntar, como você foi pro Japão ? Digo, em relação ao visto, etc... foi por faculdade, trabalho... ? Pergunto pq tenho vontade de mudar pra aí no futuro e queria entender mais como funciona pra nós brasileiros kkkkk.
Como se isso também não acontecesse no Brasil... MENOS, bem menos Parece até que aqui só tem assaltantes na rua e todas as pessoas são mal educadas kkkkkk Novamente, MENOS.
Moro na França, eu e meu marido, somos brasileiros. Aconteceu conosco tb, compramos um carrinho de bebê e esquecemos no estacionamento do mercado ao ar livre. Voltamos no outro dia, (duvidando que iria encontrar), mais estava lá no canto ao lado do mercado. Pra nós que somos brasileiro é inacreditável. E já aconteceu vários esquecimentos, e nós devolveram. Tenho um pouco mais de 2 anos e faço coisas que aqui que ninguém faz. Ex: trancar a porta à noite 😅
Tem que tomar umas vitaminas e fazer uns exames kkk tanto esquecimento assim não é normal, ainda mais de coisa grande, kkk brincadeiras a parte que bom que o povo ai é mais educado e entrega as coisas perdidas.
Tudo é culpa do POVO. Agora mesmo, foi eleito um candidato à presidência da República que tem profunda amizade com marginais. Os presidiários fizeram uma gigantesca festa com a eleição dele. Tamos perdidos!
Vim morar na Suíça e me sinto tão segura minha filha de 10 anos vai ora escola sozinha desde 6 anos de idade, ela vai brincar na rua vai até no bairro vizinho no mac Donald pega bus sozinha e está tudo bem . Rico e pobre estudam na mesma escola. Aqui não tem diferença de classe social todos podem comprar uma roupa boa um sapato bom! Eu amo de mais viver aqui
@@c.a.r.i7785 OLHA PELA MINHA EXPERIENCIA...QUEM TRATA MAL SAO OS POBRES QUE FICARAM UM TIQUINHO MAIS RICO ..PQ OS RICOS MESMO SEMPRE ME TRATARAM SUPER BEM...E SAO MAIS HUMILDE QUE MUITOS POBRES...
A Suíça é outro povo. Sendo assim, pessoas como você não são parte da Suíça - A medida em que vai chegando mais e mais gente não suíços de sangue, o bicho vai começar a pegar. Logo, logo a Suíça também será igual ao Brasil. Todo à Europa está indo para o CAOS com a imigração forçada de milhões de miseráveis de varias partes do submundo.
Calma aíii brother. Ele fala da SUA experiência mas... Já ouvi Brasileiro e até Sueco a falar mal da Suécia!!! Ou até da Noruega! Não é esse sonho que andam paraí a vender! Esses países também têm os seus "demónios" e não é só por aquilo ter escuridão 8h por dia!!! Tem gente a cuspir no outro, a ser racista, a mandar lixo para a sua propriedade, a ter mania da superioridade,... Tem até admirador de Hitler!!! Eu nunca fui à Suécia mas... Já conheci aqui Sueco turista. Eles têm um jeitinho... Pensam que são anjos na terra cara! LITERALMENTE.. E digo já... Não tem anjo nessa porr* não! Quem pensa que é Deus ou divindade... Algo de muitoooooo errado se passa com eles. Ter esse mindset é meio caminho andado para Arrogância, Superioridade, Egocentrismo, Narcissismo,.... Atéeeeee ali a Psicopatia! E muito facilmente você pode entrar no domínio do "eu sou melhor, os outros não prestam... há que acabar com essa raça". Mas a verdade é que TODOS são humanos, TODOS têm a sua função, TODOS são imperfeitos. Todo o humano precisa duma dose de bom e mau!!! Se só levar com o bom você vai ser um mole que não tem coragem, força e resilência para enfrentar dificuldade!
@@Trip4man Já parou para pensar que o brasileiro é uns dos povos mais assassinos do mundo? Que instinto é esse só porque quero seu celular, ou desentendimento na fila do banco, balada , bar , vizinhos? Etc Ou os psicopatas de colarinho, empregadores escravocratas medievais! Uma coisa é gente escrota, podemos virar as costas e não dar mínima, seguir a vida! Aqui tiram a sua vida! Tem algo de muito errado aqui ! Não é NORMAL!
@@Trip4man Ele não romantizou a Suécia. Logo no começo ele já citou todos esses problemas e falou que levou uns 10 anos para se acostumar. Ele está enfatizando a exposição à violência que os brasileiros estão expostos, principalmente pessoas negras e periféricas. Não era pra ser considerado normal você sentir medo da polícia só por causa da sua cor mesmo tendo ficha limpa.
Eu sempre tive esse senso de honestidade, mas infelizmente aqui no Brasil acham que a gente é bobo por não aproveitar da situação, o que é ainda pior é que a maioria querem aproveitar de você por ser honesto.
exato, e a gravidade toda disso não é por causa da corrupção dos políticos, pois poderia ser resolvido trocando os políticos e punindo, mais a gravidade maior disso é pelo motivo de ser uma cultural, pois é difícil mudar a cultura de um país.
é muita gente praticando os mesmos erros , então já virou um efeito cascata, uma cultura estragada, as mídias de comunicações nos tempos mais antigos como o rádio e a televisão não tiveram compromisso com o país em passar cidadania e educação ao povo, esses meios de comunicações ajudaram ainda mais a escolhambar com o Brasil de todas a as formas possíveis nesses tempos todos.
Finalmente alguém disse o que o brasileiro deveria entender: os absurdos que vivemos aqui (roubo, assassinatos, ladroagem de políticos, violência extrema, serviços públicos nível zero, polícia pior que bandido, não cumprimento das leis, etc., etc.,) e achamos isso normal... NÃO É NORMAL, é absurdo é uma desgraça.
A galera aqui prefere dizer "mais violência tem em todo mundo não só no Brasil" aí pega casos isolados que acontecem em outros países só esquecem que aqui é a norma.
Cara, só do Brasil, com a magnitude e tamanho que tem, ter índices mais altos de mortes por ano do que países que estão em guerra já é algo que deveria perturbar a mente do brasileiro médio, e isso não acontece. Enquanto aceitarmos sermos tratados com migalhas, migalhas receberemos. Infelizmente, esse é o jogo aqui, é o sistema que se retroalimenta e impede qualquer faísca de mudança. A esperança que eu tenho mesmo é, quem sabe, algum dia morar fora, em um país em que tanto o governo quanto as pessoas tenham uma cultura coletiva descente e uma educação de qualidade, onde eu não tenha que me preocupar em mudar de trajeto durante meu caminho pro busão pra não ser assaltado ou ter que sentir minha pele gelar sempre que eu ouço um barulho de corrente de bicicleta ou moto passando perto.
@@ALARGADORDECU , Friend, é triste pensar que aqui é norma e padrão vivermos na violência e medo... e o pior, acharmos normal... quem sabe um dia melhore, quem sabe... Abraço.
Esse lance de segurança existia aqui no Brasil nos interiores. Até meados da década de 90 era comum as pessoas no Interior dormirem com as janelas abertas e portas destrancadas. Era criança na época e achava muito bom isso, triste ver que hj isso já não é mais uma realidade.
Isso meu amigo, logo após os que achavam que o Brasil estava saindo de uma época ruim, por ser de um governo militar. Eu vivi o mesmo que você, e sei que diferença era na educação, segurança etc. como era melhor no governo militar, por haver ORDEM NO PAÍS!!!...
Bom, estes outros países hoje ricos já passaram por poucas e boas: guerras, períodos de fome, doenças, extrema pobreza e muitos já os deixaram também. Mas não curto este tipo de pensamento de "vou embora e nunca mais volto". Esta é a sua casa, se não está feliz lute, mude, faça a diferença. Parece até que vivemos numa guerra, quando só somos emocionados demais mesmo.
Morei um ano e meio na Suécia. País lindo, povo civilizado ... pra nós é realmente surreal. Saudade desse país lindo. Mas o clima é um super desafio para nós brasileiros.
@@tomatelindo2437 Porque apesar de todas as coisas ótimas não é simples se adaptar especialmente se vc vai com filhos pequenos como eu. Eu fui muito por conta do meu marido que na época foi a trabalho. Eu morria de saudades da nossa comida e do nosso clima e do calor humano. Voltei e fiquei um tempo. Agora estou no Canadá... de novo porque meu marido arrumou trabalho aqui e acabei vindo. Aqui tb é frio, mas pelo menos tem mais sol. Tem muito imigrante então a gente se sente menos diferente. Na Suécia tem menos imigrantes e a gente se destaca no meio de tanta gente loira rsrsrs ... mas eu AMO o Brasil, mesmo com tantas problemas, quero voltar ... mas não é uma decisão só minha. Nosso clima, nossa comida, nossas frutas deliciosas ... verduras frescas, a facilidade de fazer amizade ... ah eu tenho certeza que hora que tiver uma política melhor nosso pais será o melhor para se viver.
@@JulianaFernandes-oi8cu. Super te entendo! Morei na Alemanha, Suíça e atualmente moro na Inglaterra, porém estou louca para voltar para o nosso caótico Brasil..😂💝😂
Eu moro na China e isso é uma das coisas que mais amo aqui! Eu já esqueci minha chave do lado de fora (porque estava necessitada de um banheiro, não porque estava bêbada... Rs). Já contei bolo de dinheiro sem olhar quem estava perto, já comi em restaurante que só eu era mulher, já perdi minha mochila e recuperei depois de poucas horas. Isso, sim, deveria ser normal!
Pelo que eu sei a china não é um lugar bom para se morar, pelas coisas que eu aprendi na escola é um lugar com muita dificuldade de se viver se vc for pobre, que tem muito lixo e etc
Estive no Chile e Peru, aqui pertinho, em 2015 e já fiquei chocada: pessoas andando com com máquinas caríssimas penduradas no pescoço, gente sentada na praça com notebooks abertos... e eu que, para olhar a hora no celular, antes de tirar da bolsa, olho para todos os lados, me assustei... imagina viver no Padrão Suécia, Dinamarca... Espero que nosso Brasil consiga um dia chegar nesse patamar.
Primeiro que ninguém compra celular roubado no Chile, pois a maioria da população tem 2 ou 3 celulares e o preço é barato por causa do imposto baixo, média de 19% No Brasil o povo não consegue comprar um celular apenas que fica sem grana ou endividado no cartão. Por isso compram celular roubado " celular sem nota " mais barato.
Essa realidade de olhar pros lados antes de tirar algo do polço é só de vcs paulistas e cariocas mermo,aqui onde vivo na praça e cheio de estudantes com tablets e ate notebooks nas rua
Sou professora, afirmo diariamente que a transformação ocorrerá através da educação. Precisamos valorizar o professor que estuda e se esforça pra educar as crianças que os pais estão negligenciando.
Passei por muita merda no Brasil e ainda passo, já tive a casa invadida , fui roubado , ameaçado constantante de morte .E tudo isso me mostrou que invés de tentar mudar o Brasil decidi mudar a mim mesmo, comecei a ter prazer em ser silencioso e discreto e não dar nenhuma oportunidade sequer pra quem me quer o mal.Não tenho mais insegurança.
Eu concordo contigo, mano. Faço exatamente igual você. Depois que eu parei de dar atenção pra quem só queria meu mal, pra quem só anda com gente de má índole, a minha vida ficou em paz. Pra nós que não temos condição de morar fora, é o mínimo que dá pra fazer.
Ter que reconhecer isso é um soco no estômago. Não é normal o que vivemos aqui. É nossa responsabilidade mudar. Obrigado pela entrevista, excepcional o que foi abordado.
Rapaz, sou nordestino de Salvador e sei o sentimento dele. Posso sentir daqui o sentimento na voz dele, pois eu cresci assim aqui. Drogas, Crime, Preconceito, Falta de oportunidade e comida. E ver um país tão rico como nosso ver a lastima que é. 😥
Parabéns finfou !! Eu moro no Japão 🇯🇵 já faz uns 15 anos, e concordo plenamente com essa questão!! No Brasil 🇧🇷 não se vive uma situação normal!! O normal é ter tranquilidade de vida, segurança, confiança, honestidade 👍🏻 É triste lembrar de como o Brasil 🇧🇷 vive um caos 👎🏻🥵 Oss 👊🏻💪🏻🥋
Pelo menos trocaram ministros de educação por denuncia ou pressão, e no de Lula/Dilma nem quase todos os líderes do PT sendo preso e dinheiro apreendido eles e vcs petistas conseguem reconhecer, essa é a diferença!
@@flavio468 Parte da "educação" que você diz, vem de casa. Um dos maiores problemas do brasileiro é terceirizar responsabilidades que na verdade são dele, começa comigo, com você, com cada um de nós alterar a educação que começa dentro das nossas próprias casas, a porra do governo é a ponta da base, quem tá na liderança é reflexo do povo que o colocou lá.
Educação é a chave, como ele enfatizou muito bem. Sou professora há 14 anos e repito isso todos os dias. Mas não é qualquer educação, nosso país não prepara bem seus professores, não os acompanha depois, não os capacita, não os valoriza, não os respeita. Enquanto isso não mudar, nada mudará.
@@jessicanuvens então tá, pega o ano de 2016, imagina uma escola pega todos os seus alunos que nem entendem nada de politica e levam para a rua para fazer protestos políticos, como você chamaria isso? Você estar numa aula e deixar de estudar e ser obrigado a assistir uma palestra sobre feminismo, como você chama isso? Ou o fato dos livros de historia tratarem hitler como o diabo que ele é, mas não citarem nada sobre o que stalin fez, sem falar que os livros fazem propaganda ativa para o comunismo, eles citam a depressão de 39, mas nem uma palavra sobre como estavam os paises do bloco comunista antes de adotarem o capitalismo, como se chama isso? Por favor, a senhorita pode me dizer? Eu achava que erá doutrinação mas como isso não existe, agora eu estou confuso.
Esse lance aí de aprender outro idioma apenas por escutar é verdade. Tinha um prof que aprendeu ingles assim e me disse isso. Eu falei que duvidava. Aí ele falou "testa então." Eu comecei a fazer isso com francês, assistia um monte de coisa em francês. No começo com legendas em português e depois com legendas em francês. Eu não fiquei fluente ainda, mas se eu for lá pra França, consigo me virar de boa. Até hoje sou grato a esse prof.
Curioso sou de Portugal e muitas das coisas que ele falou da Suécia tbm se passam aqui em Portugal como por exemplo aprendemos inglês desde cedo até porque para trabalhar cá têm que se falar inglês .. Também a nível de segurança sinto o mesmo que vc fala da Suécia, vc pode andar na rua à hora que for com o telemóvel na mão que sente segurança e olhem que eu já perdi celular e cheguei ao local e estava alguém à procura da pessoa que teria perdido o celular que no caso era eu... é surreal a segurança na Europa
Também moro em Portugal, faz um ano que tô aqui e realmente o nível de segurança é outro! Sinto muitas saudades do Brasil, mas a questão da segurança realmente é um dos pontos que mais contam pra eu continuar aqui.
Fiquei emocionado com sua fala. A gente anda na rua com medo do bandadido, com medo da polícia, com medo...só medo. E isso é considerado normal. Triste ver que é essa nossa realidade e tanta gente achar que a solução para violência é mais violência. Sucesso e saúde para vocês e sua famílias meu rei.
Hje vivo com mais medo dos vizinhos, e dos " cidadãos de bem" no trânsito, do q da bandidagem. Eles veem a violencia e parece q preferem seguir esses exemplos ruins do q o correto.
Infelizmente isso é um problema da América do Sul, não é só no Brasil. Moro no Perú e aquí tbm a tensão é a mesma principalmente na capital onde vivo. Ñ se pode dar o luxo nem de atender o celular na rua porque pode perder.
concordo contigo, ao invés de melhorarem o sistema judiciário com melhores juizes, policiais, mudarem as leis pra melhor e assim por diante, nao, a solução eh armar a população....chega a ser algo insano mesmo.
Sabe o que é mais triste e surreal? É ver pessoas em bairros que conhecem até os bandidos da área e isso garante uma certa "segurança". Aqui onde moro chega a ser comum esses tipos de coisas. Fico indignado com tudo isso. Daí, as pessoas se acostumam e acham até normal e se revoltam caso alguém se manifeste contra
@@josimarabezerra5021 compreendo. Mas tudo isso é por conta do Judiciário estar totalmente corrompido além do nosso país no geral. E as pessoas, desamparadas pela Lei, vão reagir de alguma forma. Não estou dizendo que é certo, e sim uma consequência já que as autoridades nada fazem. A lei parece somente a favorecer infratores.
@@flavio468 Quem ficou 14 anos no poder??? Com o PT nesses 14 anos sempre ficamos brigando para quem ficava em ÚLTIMO lugar na educação BÁSICA!!!! Durma com essa!!!
@@vomoreno com bolsonaro tbm nao foi diferente cara, teve ate ministro da educação negociando barras de ouro com pastores em troca de favores...isso eh normal pra vc? Triste realidade em q o povo briga por politicos corruptos tanto da esquerda quanto do centrao (sim, bolsonaro eh centrao e nao de direita como dizem).
Fique aí, faça de tudo para conseguir manter sua família aí. Vendo seu depoimento, pensei "realmente não é normal e acho que é por isso que me incomoda tanto, por isso que acho que nennhum lugar onde vou é o meu lugar". Fui policial militar por 32 anos, estou aposentado há 8 anos e para levar o lixo na calçada vou armado, minha casa fica no lugar onde trabalhei por toda a minha vida, só que hoje o bairro é muito pior, a cidade é muito pior, o crime é muito pior e a maldade é muito maior. Fique aí, se eu ainda fosse jovem, pegaria minha esposa e iria tentar a sorte em outro lugar. Não é normal, nada do que temos aqui é normal.
Pura veredade, eu moro na Alemanha uns 30 anos, perdi a minha carteira com dinheiro 💸 em uma discoteca, e dias depois alguma pessoa mandou pelo correio 📪 pra minha casa 🏠, fiquei espantado com tanta dignidade da pessoa que me mandou...😃
Eu sempre digo que o cara que nasce no Brasil e vive uma vida do bem acaba se tornando naturalmente um guerreiro, sempre alerta sempre na batalha sempre com a guarda alta
Mas as escolas públicas oferecem cursos de vários idiomas gratuitamente, minha filha tentou fazer, mas não formou turma, os adolescentes precisam ter interesse pra que isso mude, e saber que conhecimento é muito importante pra vida.
@@lanacastro9668 Nunca vi isso aqui, até o espanhol tiraram, por um milagre que ainda estão mantendo as aulas de inglês, mas não é um curso, são aquelas aulas com metodologia ultrapassada e que não fazem ninguém falar inglês de fato.
Universidades Públicas no país todo oferecem cursos por preço acessível 40$ ao mês em média. Eu fiz Espanhol e inglês avançado assim Tem recurso sim, mas ngm se interessa
@@bfts8626 Tem um curso de inglês "gratuito" do MEC, mas só quem está cursando uma faculdade que pode fazer esse curso, curso pode até ter, mas impõem condições, logo nem todo mundo pode fazer. Depois falam de inclusão , mas fazer inclusão só para quem cursa faculdade?
Escutando o que você diz me faz lembrar do meu jeito de pensar. Moro na Alemanha há 28 anos vejo assim mesmo a vida diferente de viver aqui. Mas também percebo que quando eu digo algo assim no Brasil ainda tem gente da minha família ou parentes que não entende e pensam que quero ser ou coisa assim. Mas é a pura realidade. Eu amo o nosso Brasil, as 🎋🌻pessoas são calorosas e amáveis. Isso não muda nada no meu coração no amor que sinto pelo nosso Brasil, minha família, parentes e amigos que vivem lá. Um abração e felicidade na Suécia. Gina Alemanha
Concordo contigo. Eu duvido que a sociedade da Alemanha aceite a ideia da candidatura de um "ex-condenado por corrupção" para o cargo mais alto do país. E o pior de tudo é eleger um cara desses. Nenhuma sociedade evolui desse jeito.
@@feijao5794 você está se referindo a quem? Se for o Lula primeiro que tiraram ele dá cadeia porque não teve provas e foi tudo armação do colérico Bolsonaro, aqui eles sabem disso e aqui o Lula é muito bem-vindo. E o que perdeu, Bolsonaro os alemães não quiseram saber dele e cortaram importações do Brasil e etc. E um corrupto, grosso militarista e ignorante quase acaba com o nosso Brasil , com o povo. Trazendo tanta divisão entre o povo como nunca tinha acontecido Graças a Deus que ele tá saindo.🙌🏼🙏🏻👏👏
@@guilhermerocha3880 como ele é forte, mínimo e amplo ao mesmo tempo? Acho que você quer dizer que ele não deve cuidar de tudo ao mesmo tempo, até aí tudo bem.
Vivo em Portugal há pouco tempo, mas a sensação de tranquilidade e de que o teu dinheiro vale algo é surreal... Não acostumava de novo com o Brasil tão cedo
A diferença entre esses paises e o Brasil se resumem em uma frase "Orgulho do jeitinho brasileiro". No momento que o pessoal entender que jeitinho é uma coisa ruim, muita coisa vai começa a muda.
@@ThiagoBenazziMaia todo lugar tem moço.. só não com o nome de jeitinho brasileiro. Olha o caso do Berlusconi, o José Sócrates em Portugal. O Blater falou que foi muito mais fácil resolver a copa na Rússia do que no Brasil. Bastava ligar pro Putin e ele desembaraçava. Já no Brasil a burocracia era maior. Estados Municípios, órgãos ambientais... etc..
@@ThiagoBenazziMaia ora pois são fatos. Agora se você já vem com a ideia preconcebida de que o Brasil é o pior lugar do mundo então você sempre vai achar uma desculpa. Corrupção é do ser humano. Em todo lugar todo todo mundo quer agilizar mais as coisas. Todo mundo quer favorecimento. O que muda é que uns lugares são mais organizados que outros. Até aqui mesmo no brasil, varia de município pra município,e estado pra estado. Temos que ser equilibrados neh. Nem podemos cair no vira latismo, nem cair no ufanismo.
Concordo contigo. A maioria dos brasileiros é gente do bem. Mas o primeiro passo para evoluirmos como sociedade é rejeitarmos a ideia da candidatura de um "ex-condenado por corrupção" para o cargo mais alto do país. E o pior de tudo é elegermos um cara desses. Nenhuma sociedade evolui desse jeito.
@@feijao5794 Mentira. África do Sul evoluiu, depois que o Mandela foi liberado da prisão, por uma detenção parcial. Lula pode mudar muita coisa com a sua eleição, acredito que não vai cometer os mesmos erros que havia cometido. Brasil ainda tem esperança!
@@jolopessofonias8425 Só os imbecis e os doentes do carater acreditam na inocência do l... larápio. Mas eu sei que tu está ganhando para escrever essas bobagens. Mentira não, não pertenço a sua laia.
"não pode ser considerado normal" Disse tudo. Vivemos em barbárie e nos acostumamos com essa situação absurda. Gente morrendo por violência, gente passando fome, criança que vai para escola por causa da merenda... Não é normal... Um dos poucos entrevistados em cortes que realmente fez valer meu dia. Obrigado apresentador por trazer esse rapaz e que as palavras dele cheguem aos ouvidos dos brasileiros e que eles entendam a mensagem.
Acho que todos queríamos isso. Mas o que mais me surpreende é justamente isso: todos queremos melhorar, mas tomamos a cada dia atitudes que nos fazem ir cada vez mais para o buraco.
Viva irmãos! Sou português de Portugal e digo-vos: Aqui é muito parecido com isso. Há muito a base do respeito pelo próximo, dependendo da zona, também já deixei a chave de casa na porta, o carro destrancado, inclusivamente (com o stress) já deixei o carro estacionado no shopping com a porta aberta, a mochila onde tinha o computador portátil no interior e quando voltei... O meu cérebro congelou!! olhei.. e estava tudo intocado! Sim, acredito que tem muito a ver com a educação, a noção de que somos todos iguais e que "se queremos respeito, temos que respeitar", etc. Um abraço forte deste lado do Oceano! E lembrem-se: "Sejam a diferença que querem ver no mundo"!
Outro mundo. 😂 A Suécia durante a pandemia não fez confinamentos, ninguém usou praticamente máscara... Teve melhores resultados que o Brasil. Na Suécia jamais um político corrupto seria eleito presidente. Aceitem que dói menos. Aprendam com quem sabe.
Não só isto. Falta mesmo limpar estas instituições que criam regras de todo tipo que só servem para nos manter em controle, e nunca servem para os que emitem as regras e para seus filhos e compatriados. Falta fazer nosso trabalho valer. Não só ser escravos e receber migalhas e se submeter a tudo pq não se coloca à dipsoisção(e há sim) nenhuma alternativa a não ser ser cordato, servil, passivo e deixar que te explorem até te matar de desgosto pela vida e fazer tu te sentir um lixo. Com tudo e por tudo.
É bom ouvir, num momento como esse, que tem lugares no mundo em que ter bom senso ainda é REALIDADE. Esse mundo ainda não está perdido, nós é que ainda temos pouca experiência como povo. Educação e esporte formam pessoas dignas, disciplinadas e respeitosas. Meus parabéns cara! Como disse o mano ai: "Valeu para a vida" e me deu esperança.
É incrível mesmo isso, eu moro em Portugal a 6 anos e até hoje tem coisas que me surpreende, tenho amigo policial, tá a 25 anos na policia e nunca atirou em ninguém.
Que história de vida. A cara dele quando fala das experiências que ele gostaria que também fossem reais aqui no Brasil é uma mistura de alegria por saber que existe como viver corretamente e tristeza por não ver isso acontecendo no Brasil tão cedo.
Sinto a mesma coisa que ele.moro no Japão a 20 anos e sou muito feliz de morar aqui.porem triste pq na verdade mesmo eu queria é estar no meu país,e que meu país fosse seguro como japão.sem falar na educação,trabalho,poder financeiro e tal. Como queria que meu Brasil fosse assim.tem tudo pra ser uns dos melhores países do mundo, infelizmente e mal governado por homens que enriquece e deixa o povo perecer,ou vende a nação para estrangeiros.
Cara eu moro aqui em Joinville. Já esqueci diversas vezes garrafinha, moletom, carteira, relógio na academia. Todas as vezes o objeto sempre tinha sido entregue na portaria. Eu me sinto fora do Brasil, ainda mais eu que sou de São Paulo. Na academia eu nem uso cadeado, posso deixar minhas coisa no armário e ninguém mexe em nada. Cara eu ando com celular na mão 23, 24 hs da noite e sem medo, com o carro janela aberta e coisa no bando direito, e sem medo. Eu oro a Deus pra que um dia todo o nosso Brasil seja nesse nível. E creio que assim será.
Tambem moro em joinville. Mas a 2 anos. Antes morava em Jaragua, a 40km. Muito mais segura que joinville. Lembro quando era adolescente, pai de familia dava tiro em ladrao e a pm dizia que fez um favor pra pm.
Sensacional! Me emocionei. Vou viralizar essa entrevista. TEMOS que viralizar. Tenho o livro "Um país sem excelências e mordomias", de Claudia Valin. TODOS PRECISAM LER.
Minha filha mora em Dublin,minha irmã na Itália, elas sempre falam sobre isso ,e como nascemos no interior de MG, algumas coisas são comuns a nossa infância,ex--- deixar a porta sempre destrancada ,deixar brinquedos na rua em frente cs...isso era comun na nossa infância em Minas...ñ sei se ainda é hj em dia pq moro a anos no RJ ,e quase ñ vou mais lá...mas com certeza a Educação é a chave..sempre comentamos isso na família...
Quando vim morar na França, que é pior que a Suecia, eu senti um baque grande, passei 1 ano para me sentir relaxado em sair com meu celular sem medo, passar o final de semana fora com a janela entre aberta e voltar e está tudo no lugar, atravessar na faixa de pedestre sem olhar para o lado, ir no hospital público e ter tratamento que eu só teria em hospital particular no Brasil
Moro a 7 anos na França…quando me perguntam o que eu mais gosto daqui, eu respondo 3 coisas: 1 - Se eu tiver um emprego com salário mínimo, isso é suficiente para pagar as minhas contas e ter uma vida simples, porém digna, numa casa confortável, comendo bem, tendo serviço público (escola, hospital, polícia, transporte) com uma boa qualidade. Da até pra fazer uma viagenzinha uma ou 2 vezes por ano 2 - Se eu for no mercado com 50,00, eu compro comida pra semana, não pra uma refeição. Vou precisar economizar um pouco, mas é totalmente possível 3 - Eu não saio de casa com medo de ser assaltado ou, pior, morto. Claro que violência existe, mas não é algo que eu preciso conviver todos os dias… Enfim, são coisas simples, mas precisamos desse contraste de viver fora para apreciar sermos tratados como gente…
Eu aprendi espanhol, e tive muitas oportunidades na minha vida. Eu recomendo todos Brasileiros a aprender espanhol, depois inglês. Buscar conhecer novas culturas, aprender com o que é bom em outros países. Por exemplo: o que podemos aprender com os japoneses? E implementar na suas vidas. Desde que eu aprendi o melhor com japoneses, chineses e europeus, eu não jogo lixo no chão, falo 4 idiomas, respeito os mais velhos. Eu troquei meus hábitos ruins como brasileiro e coloquei aptos bons de outros lugares dentro de mim.
Que conversa importante! Adorei os relatos! As pessoas não tem ideia do que é viver num país nas condições do nosso… Algumas horas antes de ver a entrevista, tava lendo sobre a triste e terrível história de Ana Lídia Braga. É violência demais. Vamos nos esforçar pra fazer a diferença no nosso país!! Brasil precisa mudar!
O primeiro passo para evoluirmos como sociedade é rejeitarmos a ideia da candidatura de um "ex-condenado por corrupção" para o cargo mais alto do país. E o pior de tudo é elegermos um cara desses. Nenhuma sociedade evolui desse jeito.
Ele viveu um trauma com a morte violenta do irmão, com certeza a sensação de impunidade é uma das coisas que mais assusta aqui. Isso parece não ter solução, quando pensamos o país vai tomar o rumo certo, vem um pesadelo do passado pra nós assombrar!
Até parece... Cidadão, político brasileiro é tudo a mesma coisa. Político brasileiro se divide apenas em 2 categorias: o quê foi pego e aquele que ainda não foi pego. Só isso...
@@robertcavalcante7752 concordo. Difícil é aquele que ja foi pego e condenado ter julgamento anulado e poder concorrer novamente na política. Isso é inaceitável. Para qualquer um que fosse, não deveria ser permitido isso ocorrer.
9:44 Eu sou português, não brasileiro, e posso confirmar aquilo que o Finfou está a dizer relativamente às dobragens (dublagens) para português e a aprendizagem de línguas diferentes. Eu aprendi a maior parte do meu inglês a ver desenhos animados, videojogos, e filmes, porque nada estava traduzido. Até o Cartoon Network, durante os anos 90, nem sequer tinha legendas. Era ouvir, olhar e imaginar o que estava a acontecer quando via o Dexter's Laboratory, ou Johny Bravo. Acaba por ser cómico porque a geração dos anos 90 em Portugal, aprendeu até mesmo a falar um pouco de espanhol, porque tinhamos muitos desenhos animados japoneses (Doraemon, por exemplo) que por alguma razão estavam dobrados em espanhol com legendas em português, e por virtude de serem línguas tão semelhantes, tornou-se fácil para as crianças apanharem o "jeito" da língua espanhola.
Já tinha ouvido sobre a loucura que é essa cultura da dobragens no br. Isso limita as crianças a aprenderem uma nova língua. Passei a deixar de assistir filmes dublados.
Moro aqui há 22 anos na cidade de Helsingborg. Amo a qualidade de vida, mas o calor humano e o sol fazem falta, mas não troco a vida aqui pela vida louca do Brasil.
@@Lucas_brag Tem sim, é o único país "desenvolvido" do mundo com várias cidades dentre as mais perigosas do mundo. Várias metrópoles norte-americanas com incidência de crime bem mais alta que o próprio Rio de Janeiro. EUA não é sinônimo de segurança, também é extremamente perigoso.
@@gannielukks1811 o EUA vive cheio de problemas com imigração, é impossível não ter violência nesses lugares, onde a pobreza chega a violência e criminalidade impera
Sei o que é isso! Vivo isso ainda aqui em Portugal! Já são 7 anos fora do Brasil e sempre tenho medo quando sou abordado pela polícia, e sim, a polícia aqui em Portugal é e sempre foi educada comigo… é foda a forma que a gente(preto) cresce no Brasil… é foda!
Eu vivi 14 anos fora do Brasil. É muito diferente uma realidade da outra. O tempo descortina esse trauma real. Eu hoje estou aqui e nunca estou realmente tranquila enquanto meu filho não chega do serviço ou se saiu com os amigos. São tempos muito difíceis .
Mano,moro na favela e não consigo relativizar o cara ir pro crime, eu olho pra favela e vejo o cara saindo de madrugada pra trabalhar em sub emprego, o cara cata lata, vende água, pipoca no sinal, na Br. Eu me admiro com a força de não sucumbir ao mal, não pode ser normal o cara achar que só pq tá difícil, o mal, o tráfico, o roubo é o resultado inevitável pra esse cara. Não entra na minha cabeça essa mentalidade. tirando isso o que ele falou é muito massa.
Eu estou contigo. Meus pais passaram fome e eu me recordo de ter sofrido de fome algumas poucas vezes na minha infância, mas nós nunca roubamos nada de ninguém e hoje vivemos bem graças a Deus!!!Se nós pudemos ser assim, os outros também podem. O que ocorre é que fomos infestados por narrativas ideológicas. Porém a realidade é implacável. Um abraço, irmão.
É o que eu falo: pobre o brasileiro sempre foi, mas essa normalização da criminalidade é recente dos anos 70. Nossos avós eram muito mais pobres do que nós e tinham muito menos suporte do governo do que nós temos hoje, mas todos eles são unânimes em admitir que essa criminalidade toda de hoje em dia era coisa que não existia. Eu sou ciclista e fico triste quando eu vejo vídeos dos gringos encostando a bike deles de boa na calçada e curtindo a vida enquanto eu tenho que trancar a minha bike na corrente pra entrar 2 minutos num mercado pra comprar uma água.
Então amigo, existem vários motivos para o indivíduo entrar no crime, não se resume a caráter. Por exemplo: a falta de educação, a falta de oportunidade, a falta de trabalho, a fome, a miséria, a psicopatia, ter que ficar se humilhando, etc, são todos motivos para a pessoa entrar no crime. Nem todas as pessoas vão resistir ficar dias sem comer ou sem trabalho, pois o extinto de sobrevivência fala mais alto. Nem todo mundo vai conseguir ficar se humilhando no ônibus, no trem, sendo desrespeitado, etc. Para trabalhar, é necessário ter energia, e para ter energia, é preciso comer. Tem um monte de gente que está sem trabalho e passando necessidade, mas só não entra no crime, porque recebe ajuda da família. Ninguém entra no crime para ostentar, entra por necessidade. O cara deu uma aula e explicou de forma direta e indireta do porque a taxa de criminalidade é extremamente baixa nesses países: focam na educação, trabalham na distribuição de renda e outras políticas sociais que são consideradas coisas de "comunista"
@@isaacnewton2637 comentário mt sensato. Infelizmente a realidade de um, não é a de todos... a desigualdad extrema, falta de estrutura na educação tem seus reflexos...
Correto irmão, sou do interior do RJ, se você que mora em favela mesmo pensa assim imagina eu que vejo pessoal do interior com a vida 100x melhor que uma comunidade entrando pro crime, chega a ser loucura. Infelizmente nós normalizamos a criminalidade, qualquer indivíduo, seja da família ou não, deve ser punido.
2 роки тому+14
Aqui no Canadá as pessoas dormem com as portas destrancadas, se alguém perde algo na rua, no dia seguinte vai estar no mesmo lugar ou procuram um jeito de te devolver. Você anda com celular na mão e não é assaltado... São coisas que nos fazem ver o quanto o Brasil precisa de mudanças.
Eu moro no interior de Minas Gerais eu vivo numa realidade totalmente diferente da que ele viveu. O Brasil é um país enorme por isso eu imagino que seja esse o motivo de tantas diferenças no modo de viver das pessoas. É minha opinião que fique bem claro . Aqui por enquanto parece uma Suécia no quesito vida tranquila.
Curioso vivo em Portugal e muitas das coisas que ele falou da Suécia tbm se passa cá em Portugal... Por exemplo cá tbm aprendem inglês desde cedo e para poder trabalhar têm mesmo que falar inglês ... A nivel de segurança sinto o mesmo que vc fala da Suécia, vc anda na rua à hora que for com o celular na mão e sente segurança, eu já perdi celular e cheguei ao local e estava alguém à procura da pessoa que teria perdido o celular que no caso era eu... é surreal a segura na Europa E aqui tbm rico e pobre estudam todos juntos..
o ex jogador Tinga contou algo parecido, quando jogou na Alemanha. Ele foi lavar o carro na frente de casa, e quando vê, a polícia prende ele. "não fiz nada errado, isso é racismo, quero meu advogado...". O advogado chegou e explicou pra ele que por a Alemanha ser um país com escassez de água, é proibido lavar o carro em lugar não próprio para isso. Ainda escutou do delegado: "o senhor tem que entender que o nosso país não é rico como o seu...". Tinga respondeu "tá louco? meu país só tem pobreza!". o delegado perguntou: "falta água em todo o seu país, como acontece aqui? o seu país já foi assolado por uma guerra? sim, vocês são ricos".
Que papo furado. Ele jogou na Alemanha quando? 1910?
😳😳😳
isso tem cara de fanfic, fui pesquisar e parece que por algum motivo bizarro é proibido lavar as coisas aos domingos (deve ter origem religiosa), mas não tem nada a ver com desperdicio de agua
@@DaviAreias França e Alemanha tem um histórico muito antigo de falta de água.
@@flavio468 sim, mas os relatos do vídeo são de bem antes disso. Acho que ele menciona 2008.
Vivi 20 anos no Japão. Um dia esqueci minha mochila no trem com câmera fotográfica e carteira com dinheiro e documentos. Avisei na estação. Na mesma semana chegou tudo certinho na minha casa! Respeito ao ser humano.
Aqui no Rio um dia esqueci meu guarda chuva no metrô no final da linha, 20 segundos depois me lembrei e voltei correndo pro trem, já tinha sumido e os seguranças falaram que não tem câmera pra ver...
20 SEGUNDOS!!!
O Japão no quesito educação tá em primeiro lugar no mundo
@@fernandobauler5256 kkkkkkkkkkkk
Cara eu esqueci uma blusa de frio que minha irmã me mandou dos EUA, era bem grossa, material muito bom de marca, no metrô de Brasília, meu namorado foi lá no dia seguinte e estava lá, ele só precisou falar dos detalhes da etiqueta, cor e deixar o nome e RG me devolveram e eu fiquei chocada.
@@fernandobauler5256 kkkkkkkkkkkk desculpa.
Vou contar meu testemunho também:
Assim que vim residir em Embu das Artes- SP, em certa ocasião quando estava no ônibus a caminho de casa, sem que eu percebesse a minha carteira com todos os meus documentos e mais 400,00 caiu e só percebi quando já estava em solo. E o ônibus já havia partido.
Moral da história, fui até o final de linha e a carteira estava lá,no ponto de apoio com todos os meus pertences. Pois, alguém havia achado e a entregou ao motorista que, também a entregou ao fiscal, que também a aguardou até o dono chegar. Veja, portanto, uma infinidade de valores, moral e ética para com o próximo.
O fato deu-se em 2018.
Obrigado por ter lido meu testemunho 🙏
No Brasil se roubam sua bike pq esqueceu de trancar, as pessoas culpam a víctima e não o ladrão. As pessoas ainda dizem: "bem feito, foi descuidado". Cara, isto é um absurdo.
As vezes culpam a vítima porque teve o celular roubado, mano, eu já tive o celular roubado meio-dia no meio da rua lotado de gente e não teve 1 pra me ajudar, o ladrão me revistou e achou ele dentro do bolso do lado de dentro da jaqueta...
Só depois que ele foi embora que vieram me perguntar se eu tava bem e outro falou que eu deveria ter mais cuidado, o celular nem na minha mão tava, tomar cuidado pelo que???
Hoje mesmo vi um vídeo onde um cara foi agredido na academia porque não queria revezar aparelho e tinha gente nos comentários defendendo o agressor...
O problema do Brasil é mais profundo, nossas leis e justiça fizeram a população se conformar e muitas vezes preferir e idolatrar o lado do mal, o lado errado, desonesto, etc.
A uma inversão de valores absurda no Brasil.
@@SirNogard_ revoltante demais
@@GhillieBR o Brasil precisa de uma cirurgia radical na política.
@@SirNogard_ e quem vai fazer? Aqui somos dominados pelo medo.
Não tem o que fazer.
Quando bandidos morrem, as pessoas tem pena, mas quando é vitimado começam a se tocar na realidade
Há mts anos atrás achei uma carteira com 55 reais na época e fiquei mt feliz e meu pai fez eu devolver e achamos a mulher é tinha sido o dinheiro suado de uma faxina...essa atitude do meu pai fez toda diferença na minha vida,um homem trabalhador e honesto
Se é um desses pais "porra louca" que tem por aí, ele iria gastar tudo de cachaça com o filhão.
caramba, que bom que devolveu
Isso é o normal, irmão. Belo exemplo que o seu pai lhe deu.
Eu fui para a Suécia em 1995, em um evento da Universidade. Pegamos um ônibus. Um brasileiro come alguma coisa e joga o lenço pela janela. O motorista ver pelo retrovisor. Resultado: Motorista parou, chamou a polícia e só prosseguimos quando o 'autor' foi identificado. Pagou uma multa para não ir preso, recolheu o papel e jogou no lixeiro da viatura e prosseguimos com a nossa visita.
Surreal o senso de cidadania e educação, país foda.
Que satisfatório
Que ótimo
O que vejo de pessoas jogando lixo na rua, na pracinha etc e achando normal e um absurdo.
Vergonha!
Incrível, meu sonho morar em um lugar assim, onde as pessoas têm o mínimo de respeito com o coletivo.
As pessoas ficam olhando pra mim como se fosse louca quando eu como um salgadinho picolé e ponho dentro da minha bolsa e ensino pra meus filhos e quando eles jogam peço pra eles pegar
Meu marido é motorista de aplicativo e esses dias pegou uma corrida de um gringo e este esqueceu a carteira no carro e um iPhone ( último lançamento) e meu esposo conseguiu encontrá-lo e devolver as coisas... O gringo contou que tinha 500 dólares na carteira e estava tudo lá, como ele deixou... Detalhe: nosso menino precisa fazer uma série de avaliações neuropsicologicas para TEA, TOD, AHSD e não temos 500,00 para custear, nem por isso meu esposo se seduziu pela carteira esquecida, fez o certo e devolveu ao dono. O que não é nosso, não é e pronto.
Certo. Que você seja recompensada pela sua generosidade.
O que tem a ver com morar fora?
@@lunalua6778 foi um termo de comparação. Compare se isso acontece na Suécia e o mesmo no Brasil. Uma boa parte dos brasileiros (não digo todos,mas uma quantidade favorável) pegaria a carteira com os pertences e ficaria para si,sem devolver os pertences alheio. Na Suécia,até por ser mais desenvolvido econômica e educacionalmente falando,não haveria "necessidade" de ter para si coisas que é de posse alheia.
Isso não é complexo de vira-lata,mas sim uma constatação da realidade.
Temos muito o que melhorar.
Que Deus veja esse bom exemplo e vos recompense!
@@lunalua6778 tem a ver com honestidade, com respeito pelas outras pessoas, com civilidade. Entendeu?
Eu vivo na Suíça desde 2014 e a gente acaba relaxando mesmo...no Brasil eu vivia esperta e ligada em tudo, tinha olhos até atrás da cabeça kkkkkk Mas na Suíça eu me pego contando dinheiro sentada no ponto de ônibus, saio de casa para ir ao mercado só com a bolsinha de dinheiro e o celular NA MÃO. Engraçado que mesmo tendo vivido 40 anos no Brasil e estando na Suíça há somente 8 anos, eu simplesmente entrei no ritmo daqui e relaxei. Eu me lembro da 1a vez que meu filho foi fazer 1 passeio com a escola. Veio um comunicado em alemão e como eu na época ainda não falava o idioma, fui perguntar para o meu marido(que é daqui) quanto a gente tinha que pagar pelo passeio. Ele riu e respondeu:"Nada, a gente já paga impostos. O imposto é exatamente para isso!". Uma outra coisa que no começo me chamou a atenção: é bem comum estar andando e ver casacos,toucas, luvas e cachecóis pendurados nas cercas e portões, principalmente de crianças(que vão e voltam da escola sozinhas e muitas vezes estão em grupo correndo e brincando e perdem as coisas no caminho) . Se alguém deixa cair e não vê, a pessoa que encontrar pendura em algum lugar para não ficar no chão e as pessoas ficarem pisando. Eu mesma já perdi uma luva(coloquei no bolso e caiu enquanto eu estava passeando com minhas cachorras), quando cheguei em casa percebi que 1 mão estava faltando, então refiz o caminho e minha luva estava perdurada em 1 cerca....
Nós serese humanos sempre nos acostumamos rapidamente com o que é mais confortável
Tenho muita vontade de conhecer a suíça. Pela organização, estrutura e natureza.
@@carlosandrade1951 É um país lindo mesmo. Os Alpes, os lagos e rios....eu sempre digo que a Suíça é linda em qualquer estação. E de trem você viaja rápido de um lugar para o outro porque o país é muito pequeno. Ah, e apesar de fazer sim muito frio, não estamos tão no norte como a Suécia, então temos mais dias de sol e o verão pode ser bem quente (mas não 40°C). Vale muito a pena vir visitar, você vai se encantar - estou aqui desde 2014 e até hoje fico admirada com a beleza desse lugar!
Que maravilha essa coisa da cerca. Já vi gente fazendo isso no Brasil.
Que bonito isso. Algum dia, chegaremos a esse nível de civilização. Mas o caminho é longo, acabamos de eleger um "ex-condenado por corrupção".
@@feijao5794 o problema do país está nos brasileiros, os representantes são só isso, os representantes. Ficarmos entre um ladrão e um genocida dentre várias opções mostra que o problema é mais embaixo.
"Não é sinal de saúde viver bem adaptado a uma sociedade profundamente doente" (Jiddu Krishnamurti)
Isso aí 🤗!!!
A OA fala isso rs ❤️
Um amigo noruegues estava no brasil, fomos num postinho beber uma cerveja. Chegando la ele disse que se alguém abrisse um bar dentro de um posto la na Noruega, seria um escândalo que sairia em todos os jornais. Depois que ele fez esse comentário eu realmente me dei conta que não faz sentido! Vender bebida alcoólica no posto de gasolina é de fato um absurdo que está normalizado.
Tbm acho muito estranho isto. 🥺🥺
Mas não vende álcool no posto ?
@@Eucompreinashopee kkkkkk
Não tinha pensado nisso, mas acredito que aí vai da responsabilidade do motorista. Acho até interessante pro dono do posto usar o terreno pra ganhar um dinheiro a mais.
Mas mano kkkk isso é estranho até no Brasil imagina lá fora kkkkkk
É vivo na Suecia há 20 anos e de verdade, aqui a prioridade é a Educação e o Respeito ao próximo, seja ele rico ou pobre, branco ou negro, médico ou mendigo, todos são iguais e tem os mesmos direitos e deveres.
Deve ser assim mesmo
@@eddie_lukaisch4941 K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K K
E eu moro no Japão 🤙
@@flavio468 se pensar nos dá saúde então... Kkkkkk, se fosse a favor de vacina era expulso kkkkkkk, esse país é doente
@@flavio468 90% do que acontece hoje no Brasil é pela narrativa da imprensa e por essa velha politica do quanto pior melhor. Se houvesse uma oposição construtiva independente de quem está no governo (desde que o governo faça o seu trabalho) seríamos muito melhores. O que que se espera de um bom governo é que ele dê suporte para que as pessoas sejam livres e tenham segurança para empreender, trabalhar e viver. Um governo que quer estar onipresente na vida do cidadão também não é algo bom, muito provavelmente será muito pior. Seja o Bozo ou o Ladrão, o representante é reflexo do povo e este que deve evoluir e mudar para melhor. O suporte para isso é obrigação do estado, fornecendo educação e segurança principalmente, mas a mentalidade de que isso é culpa exclusivamente do estado é um erro grave que nosso povo as vezes comete.
Sempre falo isso: a violência no Brasil é tão surreal que nós, brasileiros, nos acostumamos e banalizamos o mal assustador.
VC viu o tratamento que foi dado ao Roberto Jeferson?Se comparar o tratamento que aquele rapaz sem capacete que morreu dentro da viatura cheia de gás. Dois pesos e duas medidas,e isso só acontece aqui.
@@adrianoandrade7579 sim cara surreal, qualquer trabalhador que fizesse 1% do q ele fez já estaria morto, enquanto o Roberto Jeferson vazou o vídeo dele conversando com um policial que estava praticamente pedindo desculpas e dizendo que entendia o lado dele, como se fosse super tranquilo jogar três granadas e fuzilar um carro de polícia, aquilo é um retrato perfeito de como a lei age perante a burguesia
Brasileiro ja se acostumou ser um banana caga@
@@adrianoandrade7579 exatamente isso... no BR só tem respeito político e ministro. O resto É RESTOO!
@@adrianoandrade7579 o Brasil nem é o país mais violento do mundo.
Moro no Canada e desde que cheguei aqui ha dez anos, me senti em casa. Casas sem muros, janelas de vidro, brinquedos e bicicletas na calçada, educaçao no transito… me senti em casa porque essa era a casa que eu sempre quis morar. Ainda tive a sorte de conhecer minha companheira canadense que me ensinou valores de respeito e educação que eu nao sabia que NAO tinha. Meus filhos ainda moram no Brasil. Queria muito que mudassem pra ca mas sao adultos e tem a vida deles. Quem sabe um dia…
O ruim daí é só o frio né.
@@luizasantos4181 moça tem parte dos Brasil, em Petrópolis/RJ que é o msm clima que o Canadá...fácil acostumar
Vc deve morar bem longe da cracolândia canadense não é?
@@luizasantos4181 O Canada é um país super desenvolvido e equipado para o frio. O verão é quente e todas as estações do ano tem a sua beleza. Moro aqui há 30anos e não troco O Canada por nenhum outro país do mundo. Tenho vergonha de ser brasileira.
@@josiellimadacruz1409 invejoso. Os brasileiros não tem moral para criticar o país de ninguém.
Visitei minha tia que mora na Suécia em 2016, cidade Växjö e algo me chamou muito atenção pessoas iam de bicicleta até a parada de ônibus deixavam elas lá pela manhã e iam de ônibus trabalhar na cidade próxima e voltavam a tarde e a bike estava lá no mesmo lugar, pra nós brasileiros é surreal e pra eles é normal.
isso ocorre muito provavelmente pela educação honesta que as familias dão, mas acima de tudo as leis devem ser rígidas, rigorosas contra crimes . Aqui no Br roubo de qualqier espécie nao dá em nada.
@@patyram00s também tem a questão da economia... o dinheiro de imposto volta pras pessoas. Aqui ele é drenado pelo poder público e o cidadão tem que disputar as migalhas
@@Pedro-gh6sn com certeza! o imposto no brasil além de ser bem mais caro que na Suécia, é roubado pelo os milhares de politicos que temos, e o Estado que NADA produz suga demais esse dinheiro, a economia aqui é muito fechada, é dificil ser empreendedor no Br, já na suécia, suíça, groelândia, austrália e etc, são países de maior liberdade econômica. E eu fico fula da vida em ver que a população elege outra vez bandido ex presidiário para a PRESIDÊNCIA. Por isso o Br é do jeito que é .
@@patyram00s eu acho que é primeiro pelo fato de ser um país que produziu muita riqueza, fazendo com que toda a população desfrute de altos salários e alta disponibilidade de empregos, aí as pessoas não têm necessidade de roubar ou se aproveitar dos outros. Mas num país rico, isso que você citou também vem como resultado, pois o governo arrecada muito para investir em segurança e educação, o que acaba contribuindo mais ainda pra esse bem estar social.
@@Pedro-gh6sn exato! Sempre é a economia que vem primeiro, o resto é sempre as consequências de uma boa ou má gestão econômica.
Gostei quando o entrevistador ia dizer: "teve o privilégio" e mudou para: "conquistou a oportunidade" de viver outras realidades. Nem tudo é privilégio. Tem situações que são conquistas pessoais mesmo.
Que bom que pegou a sensibilidade da conversa, Valeska! Num mundo onde as pessoas se apaixonam por factoides e não reconhecem os reais problemas e vencedores na exceção como o Alan Finfou, fazendo dele regra e os demais derrotados... não andaremos enquanto sociedade!!
privilégio conquistado
🙄🙄
Infelizmente quando vivemos em uma realidade totalmente distorcidas, coisas "anormais" passam a ser normais. Venho de um país africano e actualmente vivo em um país europeu e tive exactamente o mesmo choque, não é normal uma mãe perder vários filhos por falta de cuidados médicos, não é normal ver meninas com 10/12 anos grávidas, não é normal estar em uma festa infantil e músicas com linguagem adultas, não é normal estar com 30 anos e já ter perdido vários amigos de infância, não é normal ter medo de sair de casa para estudar ou trabalhar por causa dos assaltos...😢
Sempre penso nisso, é de uma tristeza enorme vermos o tanto de coisa ruim em um país maravilhoso...
És angolano né mano?
Não é normal irmão, não é normal.
Com o L agora vai ser mais normal que nunca, infelizmente
@@unidosvencemos9752 e só fazer o L que o Ladrão não acaba com tua raça hahaha
Eu moro nos Estados Unidos a 22 anos e mesmo louco de saudades do Brasil eu não penso mais em voltar...e isso é triste.
Nem pense em voltar mesmo. Não sei o que te levou à ir para os EUA, mas se foi segurança, poder de compra, educação e sensação de corrupção desenfreada, se você já achava que não estava bom há 22 anos atrás, coloque um número 3x Pior para qualquer uma dessas questões na Atualidade. Está literalmente Impossível de se viver nesse país, é algo que nem mesmo os próprios brasileiros estão entendendo mais, é só Deus para ter misericórdia desse lugar.
E eu nem quero ir pra esse lixo de país, único país "desenvolvido" com cidades nas mais perigosas da Terra, todo ano dezenas de casos de tiroteio escolar, mais de 50% da população obesa e produção de lixo desenfreada. Pra piorar uma cultura lixo e antagônica com um dos governos mais malignos da história da humanidade.
Prefiro o Brasil, valeu
Imagino qdo vou de férias para os eua não sinto vontade de voltar 😢 triste realidade.
Saudade???? Meu filho, o Brasil que voce tem saudade, nao existe. Fique aqui. Seus filhos tem futuro nos Estados Unidos. Vim pra ca a 40 anos atras e foi umas das melhores decisoes de minha vida.
@@rmb344 Se os filhos dele tiverem sorte de não acabar em uma escola que tenha um tiroteio escolar
Cara! Qnd falou da sua mãe. Meu pai veio comigo para Portugal passar uns dias, em maio/22 não quer voltar. Caminha, fez amizades, anda sozinho. Está feliz. Não tem preço
Porque em Portugal e no resto da Europa a educação e a moral começa na família e é reforçada pela Educação.
Fico satisfeito por saber que está feliz em Portugal😊
@@truthismycause2800 Sim, na Europa não tem bolsonaro né
@@liveleaky7571 o amigão, sem esse papo aqui, por favor.
@@balisa7350 kkkkkkkkkkkkk olha o corno aí
@@liveleaky7571 Nao ten ladrao de nove dedos
A Revolta da chibata teve início depois que marinheiros brasileiros foram à Inglaterra ( fazer um curso) e viram a diferença de tratamento que era dado aos marinheiros ingleses.
"A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto."
Darcy Ribeiro
Falou TD.
Falou tudo.
Falou tudo irmão.
Quando seu povo é burro é mais fácil de você fazer o que quiser com eles
De quem?
A Suécia 🇸🇪 foi o primeiro país q visitei e tomei um choque também. Amei, achei maravilhoso. Fiquei 3 meses e 9 meses depois voltei e fiquei mais 3 meses. ❤
Moro na Dinamarca 🇩🇰 e aqui o rico e o pobre frequentam os mesmo lugares, escol, hospital etc. Amo isso!!!
Dinamarca é um só povo - muito diferente do Brasil. Manda a maioria dos brasileiros para lá que logo, logo à Dinamarca vira uma merda.
@@GuilhermeS123 os filhos do príncipe frequentam escolas pública e vão pra escola de bicicleta e mesma coisa os políticos, filhos em escolas públicas e todos vão pra escola e trabalho de bicicleta ou transporte público. Frequentamos os mesmos hospitais etc.
O pobre de direita se supera no Brasil. Síndrome da D Florinda. Na era da informação estão elegendo e reelegendo os piores.
O brasileiro médio ia odiar 🤡
Conheço essa história do Finfou. Sou da BA onde a violência é na faca, morei no RJ (sem comentários) e morei nos EUA. É exatamente isso aí. Sempre tive essa visão. O brasileiro vive numa constante zona de guerra. Virou cultura tirar proveito ou dar prejuízo.
Parâmetro do cara: BA e RJ.... E grande parte do porquê desses estados estarem na merda e nunca melhorarem é o famoso "em todo o Brasil é assim" e "como em qualquer cidade no Brasil"... Não cara. Não. BA e RJ tão muito a baixo de muitos lugares bons do Brasil.
Mesmo com tudo isso, o povo ainda vota em ladrão
@@laureane5454 O povo de BA pelo jeito está gostando da situação em seu estado, não querem mudanças e votam nos mesmos candidatos
@@darth3216 Aqui é pão e circo. Investem mais em festas do que em educação
@@laureane5454 Não cara. Não. Todo estado tem lugares bons e ruins. Niterói por exemplo é o 7° melhor índice IDH do Brasil e a cidade do RJ está no top 20. Tá falando merda. E não se escreve "a baixo" se escreve "abaixo".
Moro na Dinamarca há 14 anos e é assim mesmo. Surreal de começo, depois fica difícil desacostumar. É uma paz de espírito proporcionada pela sociedade como um todo
Interessante ein! Como os dinamarqueses recebem brasileiros e latinos?
@@PedroHenrique-xp4ey hoje recebem melhor, há coisa de dez/quinze anos atrás tinhamos fama de trambiqueiros
sei que provavelmente tem no google tem a resposta, mas perguntar pra alguém que vivenciou isso tem mais valor pra mim.
Vc poderia me dizer (caso queira), como tu conseguiu morar ai? é só comprar as passagens e ir? tem que ter algum visto pra poder trabalhar/morar?
@@iggynore engraçado esses comentários de falar como os Europeus recebem os brasileiros que acham que eles tem que aceitar com essa malandragem brasileira
Paz? essa palavra é uma utopia no brasil. Nos bairros periféricos sempre tem um filh... com som ligado.
Nos bairros nobres os ricos vivem com toda segurança para não sofrer violência.
infelizmente o Brasileiro, falta de educação e corrupção estão destruindo nossa sociedade.
Vivi no Canadá e vivo hj na Suíça e a realidade fora do Brasil.nos choca realmente pq vemos que a educação faz a diferença.Exemplos q ele deu e vi amigos brasileiros passarem, é msm triste qdo olhamos pra nosso país e sentimos o quão longe estamos, socialmente falando.
Ninguém que saber da sua Opinião medíocre
Tudo é culpa do POVO. Agora mesmo, foi eleito um candidato à presidência da República que tem profunda amizade com marginais. Os presidiários fizeram uma gigantesca festa com a eleição dele. Tamos perdidos!
Tudo é culpa do POVO. Agora mesmo, foi eleito um candidato à presidência da República que tem profunda amizade com marginais. Os presidiários fizeram uma gigantesca festa com a eleição dele. Tamos perdidos!
@@samuelsantana6012 Acorde. Deixe de acreditar em fake news. Bolsonaro destrói esse país, aumentou a desigualdade e a pobreza. No que isso gera? Ainda mais violência. Ele também tem culpa nisso tudo.
É questão de educação, desde a infância e leis severas que se cumpre certinho
Esse testemunho é o verdadeiro mito da caverna de Platão, ele saiu do Brasil para ver que a nossa realidade aqui na caverna é obsecura e sinistra!
O melhor vídeo da semana, parabéns!
Exatamente! Quando o prisioneiro volta para contar aos outros companheiros que existe um mundo lá fora totalmente diferente do que viveram sua vida toda, não acreditam.
Mas noutro corte ele fala da parte negativa da Suécia, assista.
Feliz por ver um brasileiro poder viver algo assim...merecido ✊🏼
É de arrepiar um relato desses, dói saber que estamos vivendo numa realidade e nem sabemos o quão cruel ela é
nao se precisa morar fora, nem ver vídeos assim para enxergar o lixo que é este país! tá na mossa cara! mas o brasileiro está num eterno transe coletivo.
Sim, é triste demais o momento q estamos vivendo! Inversão de valores cega e horrivel.
@@faustoaqui discordo. O Brasil é lindo o povo brasileiro é trabalhador e alegre. Lixo é o sistema educacional e político do nosso Brasil.
@@eriendespassosxavier4926 infelizmente nem todo povo é trabalhador...como o exemplo que o rapaz disse no vídeo, o que aconteceria se vc perdesse sua carteira na rua aqui no Brasil? Estaria no mesmo lugar? Te mandariam pelo correio?
Ao menos aqui no RJ até mesmo andar com a carteira no bolso vc corre o risco de perde-la...
Isso vai muito mais além da educação, é questão de caráter também.
@@faustoaqui Há pouco tempo vi a novela "Vale Tudo" (que retrata as mazelas sociais e questões morais no Brasil), ai a vilã, Odete Roitman, falava umas coisas parecidas "Esse lugar não vai pra frente, isso aqui é uma mistura de raças que não deu certo".
Eu acredito que o pior seja a péssima forma que o país fornece e administra a educação.
Meu Deus, eu tô chorando aqui. Fui policial da PMERJ, sei bem o q é isso, era uma operação para entrar em casa, ligava p minhã mãe, dava duas 3 voltas na frente de casa, ligava novamente p minha mãe para dar ok, ela corria, abria o portão e eu ia na toda, cansei de estragar retrovisor, ela fechava o portão correndo e eu ficava uns 30 minutos sentada em silêncio para poder ter forças p sair do carro. Adquiri síndrome do Pânico, doença autoimmune, virei um bagaço emocional. Hj moro num vilarejo na Itália e tô tratando meu emocional 😭😭😭😭
Graças a Deus você sobreviveu à PMERJ. Imagino o quão ruim deve ser viver em constante alerta e medo. Meu irmão é policial da PMESP, é um pouco menos perigosa que a do RJ, mas é uma tensão permanente também. Minha mãe vive de joelhos rezando por ele. Espero que você se recupere.
Cansou de roubar e de esculachar pobre, parabéns!
@@F3LP3SP Obrigada!!! Desejo que Deus proteja teu irmão e o 💗 da tua mãezinha.
@@pinwang4625 essas palavras transbordam o que vc tem dentro. Não me conhece, nunca me viu e tem essa postura acusadora e julgadora. Aproveite que o ano está começando e peça discernimento, evolução e clareza a Deus, pelo visto está precisando muito.
@@vividadesporviviancruz8193 Oinc, oinc.
Eu me mudei do RJ pra BH e já senti uma diferença tremenda. Imagine na Suécia! Putz
O Rio de Janeiro só é violento em algumas partes da região metropolitana, o interior do estado é muito bom e calmo.
Melhor policia militar do Brasil
@@israelsousa2143 Ja morou fora? So quem ja morou fora ve a diferenca e como a pm no Brasil parece mais uma quadrilha de farda.
fico imaginando se eu sair da BA para RS ou SC... kkk tenho amigos que dizem que Curitiba parece outro país, se comparado a Salvador!
O grande paradoxo dessa experiência de morar fora é: Você pode detestar o Brasil morando aqui pelas inúmeras problemáticas que tem, mas quando vc tá fora, vc aprende amar o seu país. Porém, pega justamente essa visão contada na experiência que Finfou contou aí e você acaba tendo medo de voltar pra o Brasil. E se / quando voltar é bug e depressão na certa. É como vc viajar pra o futuro e retornar ao triste passado.
Fiz intercâmbio, morei um tempo fora e voltei pra o Brasil há 4 anos. Até hoje sofro com isso , depressão batendo forte, angústia, tristeza, um pouco de arrependimento, frustração e ainda ver esse cenário da política brasileira com esse fanatismo e idolatria desvairada... É só abismo a baixo.
Perfeito o seu comentário.
e você deu o azar de voltar pra viver os piores 4 anos do Brasil pós ditadura
Não afirme que se só porque isso acontece com você vai acontecer com os outros, conheço gente que morou anos fora e voltou e ta normal, tá até mais feliz, conheço um cara que morou na Alemanha e ficou depressivo LÁ, porque o clima e as pessoas são depressivas e não tem muito contado, voltou para o Brasil para sentir o calor das pessoas e do clima, e se recuperou da depressão, então não pode afirmar que "é depressão na certa", totalmente errado.
@@caninon7570 Afirmo baseado na minha experiência de conviver e ver centenas de pessoas antes e posterior a minha vinda com o mesmo relato e sentimento. Lógico que não é unânime. Saiba interpretar. Claro que nem todo mundo que por mais que queira viver fora do Brasil vai se adaptar fora do país, afinal são outros desafios e não é pra qualquer um suportar. Assim como conheço pessoas que ficaram mais tristes, melancólico e depressivo com o pós imigração, conheço pessoas também que estavam loucas pra voltar pra o Brasil.
Acho que a tristeza maior lá é saber que muita gente que você ama ainda tá vivendo numa realidade horrível e que você não tem como ter as duas coisas ao mesmo tempo, estar bem e estar junto de todo mundo que você gosta.
Meu irmão foi assasinado em 2021 em Salvador, vivo fora desde 2004. Eu não consigo explicar isso pra minha família, eles estão tão acostumados com a violência que nem percebem mais.
Tudo é culpa do POVO. Agora mesmo, foi eleito um candidato à presidência da República que tem profunda amizade com marginais. Os presidiários fizeram uma gigantesca festa com a eleição dele. Tamos perdidos!
Sem falar nos assassinatos na saúde.
@@samuelsantana6012 Estranho você falar isso. Eu vivo em Portugal, temos um governo de centro esquerda, e tem coisas parecidas como se fala no vídeo. Nesses países que ele e os comentaristas falam aqui, a política dos governos é quase o total oposto do que Bolsonaro defende, mesmo que sejam governos de direita.
@@samuelsantana6012 para de falar mentira. Quem apoia milícia é seu Minto. Por sinal ele é absolutamente contra tudo que é a Suécia. Inclusive sua turma vive xingando a Greta.
A turma do Minto é do estado mínimo pro povo e máximo pros ricos. Por sinal o Minto é conhecido por ter feito sua carreira política através de apoio de milícias. E inclusive votos falsos. Outra coisa a Suécia é um país com mais de 80% da população de ateus. La não tem picaretas como Malafaia, Macedos e outros Bolsominions tomando dinheiro do povo. Lá não se prega a ideia de pena de morte muito menos armas. O Minto é contra educação. Só tirou dinheiro da educação da ciência da saúde pra dar pra militares pra políticos da sua turma e entregar patrimônio publico pra banqueiros.
Meus sentimentos! Eu tenho muita vontade de ir embora desse lixo chamado Brasil. Falso patriotismo. Porrade de gente hipócrita do caralho. Meu sonho ir embora daqui.
Estou a 15 anos aqui na Suécia, sou muito feliz por ter escolhido esse pais para ter um filho. Eu também tive a oportunidade de trazer meu pai para conhecer o país, e o brilho no olhar dele deve ter sido exatamente igual ao da sua mãe. Deus te abençoe e lycka till.
Por isso ainda não consegui decidir-me a visitar o Brasil. Acho impressionante como se vive nessa insegurança toda uma vida. Melhores dias venham para vocês, para todo o mundo 👍🇵🇹
Bem difícil...se o Brasil, de fato, for outra vez _desgovernado_ por um ladrão eleito na base da fraude, mas tbm pelo povo. Em 2 ou 3 anos sermos a nova Venezuela, Argentina...todos países que fizeram este caminho. Para existir esquerda precisa ter pobreza, ditadura e violência.
Brasil é muito bom para passear mas para morar não recomendo sinceramente. Brasil é bom mas todo dia não dá kkkkk Estou vendo para ir embora daqui e ir morar em Portugal
@@catarina790 Mas querida, você não vai encontrar o Portugal que temos tido. O esforço de apoio à defesa de guerra e aos deslocados, mais o corte no abastecimento do gás natural tem trazido muitas alterações. Todos os dias chegam migrantes de zonas de guerra ou catástrofe em África, resgatados do mar, muitos ucranianos. E nós somos um país minúsculo 😅 vivemos do turismo e agricultura, basicamente. O aluguer de casas está super caro. A maioria de nós comprou casa em bom tempo. Ouvi hoje que empresas iniciaram lay-off devido ao preço actual da energia. Não se desmotive, mas inforne-se muito bem antes de vir. ⚘
@@lesyarosa8091 O pessoal fala em portugal apenas pelo português mesmo, a situação do brasil é tão desesperadora que eles nem pesquisam a situação atual do outro país, tem muito irresponsável que vai pra portugal e não aguenta nem 2 meses e tem que vir embora por que não se planeja.
Menos! Brasil não é uma selva, ninguém vai te devorar vivo aqui… Vá ao Brasil sim, passar férias e verá o povo acolhedor que somos!! Afinal Portugal não é uma Suécia, não é mesmo! Abraço
Que podcast diferenciado irmão, os dois conseguem conversar livremente, sem ninguem com sindrome de Faustão, sem ninguem tendo que gritar ou chamar a atenção pra viralizar algo, podcast diferenciado dos demais
Sindrome de Faustão, cara, vc é um gênio
@@flavio468 Cara tá chato já! Vc repetiu esse comentário umas 10x seu retardado, ain Bozonaru teve 5 ministros da educação e blá blá foda-se, para com essa merda; não seja cadela de político.
"síndrome de Faustão" kkkkkkkkkk genial
Chama-se TDAH. 🤣 Eu tenho,mas me controlo melhor que o Faustão (as vezes sai do controle)
Eu vivi tudo isso aqui no Brasil, no interior de SC. 30 anos atrás dormíamos de janela e porta aberta, chave na ignição etc. Chegou um tempo que tudo mudou e já roubaram minha casa 6 vezes em 10 anos
É o 'progresso"
Complicado colega, sou de Alagoas e meus avós falam a mesma coisa. Hoje está uma insegurança absurda!
@@marcelolucio2 Lamentável essa insegurança
@@donramonn12 não, provavelmente imigração de nortistas pro sul.
Era assim em quase todo o Brasil, podia dormir de porta aberta, em algumas capitais tinham roubo, mas não era necessário ter muros e grades na casa, só fechar a porta. Acho que em alguns no interiores de SC e do rio grande do sul pode dar-se ao luxo de não ter uma casa toda gradiada ou com muros altos parecendo uma prisão
Super entendo esse homem.
Este ano me mudei para o Japão, é muito seguro. Poder andar de boa sem se preocupar nas ruas, ninguém vai te roubar, tentar te levar e nada. Se vc deixa cair algo, alguém vai ver e vai pegar e correr para te devolver, isso já aconteceu comigo. Minha carteirinha do trem junto com o meu visto caíram juntos, uma moça japonesa foi correndo me devolver. Dentre outras experiências aqui que são normais, que eu só percebo que sou traumatizada por causa do meu país:(
Se me permite perguntar, como você foi pro Japão ? Digo, em relação ao visto, etc... foi por faculdade, trabalho... ? Pergunto pq tenho vontade de mudar pra aí no futuro e queria entender mais como funciona pra nós brasileiros kkkkk.
Como se isso também não acontecesse no Brasil... MENOS, bem menos
Parece até que aqui só tem assaltantes na rua e todas as pessoas são mal educadas kkkkkk Novamente, MENOS.
Japao, pais de um povo extramamente racista e com uma das maiores taxas de suicidio do mundo. Nao obrigado.
@@malins_ Como eu moro no Rio de Janeiro, posso dizer que é por aí mesmo.
@@malins_ A maioria dos chimpas na rua são mal educados.
Moro na França, eu e meu marido, somos brasileiros. Aconteceu conosco tb, compramos um carrinho de bebê e esquecemos no estacionamento do mercado ao ar livre. Voltamos no outro dia, (duvidando que iria encontrar), mais estava lá no canto ao lado do mercado. Pra nós que somos brasileiro é inacreditável.
E já aconteceu vários esquecimentos, e nós devolveram. Tenho um pouco mais de 2 anos e faço coisas que aqui que ninguém faz. Ex: trancar a porta à noite 😅
Esse questão de não trancar a casa é oque mais da ruim nesses países de fora
@@vlarrizvlartiz380 exato não é porque é um país seguro que tem que deixar tudo aberto inclusive a casa
Tem que tomar umas vitaminas e fazer uns exames kkk tanto esquecimento assim não é normal, ainda mais de coisa grande, kkk brincadeiras a parte que bom que o povo ai é mais educado e entrega as coisas perdidas.
@@vlarrizvlartiz380 acontece mais são casos ISOLADOS
Tudo é culpa do POVO. Agora mesmo, foi eleito um candidato à presidência da República que tem profunda amizade com marginais. Os presidiários fizeram uma gigantesca festa com a eleição dele. Tamos perdidos!
Vim morar na Suíça e me sinto tão segura minha filha de 10 anos vai ora escola sozinha desde 6 anos de idade, ela vai brincar na rua vai até no bairro vizinho no mac Donald pega bus sozinha e está tudo bem . Rico e pobre estudam na mesma escola. Aqui não tem diferença de classe social todos podem comprar uma roupa boa um sapato bom! Eu amo de mais viver aqui
Acho que falta saber se o rico trata o pobre bem, em toda minha vida nunca vi uma pessoa rica tratar bem alguém, ninguém mesmo
@@c.a.r.i7785É verdade isso que você disse sobre os ricos.
Mas tem uns bonzinhos, é raro, mas tem.
O dinheiro não tem nada haver com caráter.
@@c.a.r.i7785 OLHA PELA MINHA EXPERIENCIA...QUEM TRATA MAL SAO OS POBRES QUE FICARAM UM TIQUINHO MAIS RICO ..PQ OS RICOS MESMO SEMPRE ME TRATARAM SUPER BEM...E SAO MAIS HUMILDE QUE MUITOS POBRES...
A Suíça é outro povo. Sendo assim, pessoas como você não são parte da Suíça - A medida em que vai chegando mais e mais gente não suíços de sangue, o bicho vai começar a pegar. Logo, logo a Suíça também será igual ao Brasil. Todo à Europa está indo para o CAOS com a imigração forçada de milhões de miseráveis de varias partes do submundo.
Cara da pra sentir a emoção que ele está sentindo falando essas vistorias.
Esporte salvando vidas!
Acorda Brasil
Calma aíii brother. Ele fala da SUA experiência mas... Já ouvi Brasileiro e até Sueco a falar mal da Suécia!!! Ou até da Noruega! Não é esse sonho que andam paraí a vender! Esses países também têm os seus "demónios" e não é só por aquilo ter escuridão 8h por dia!!! Tem gente a cuspir no outro, a ser racista, a mandar lixo para a sua propriedade, a ter mania da superioridade,... Tem até admirador de Hitler!!! Eu nunca fui à Suécia mas... Já conheci aqui Sueco turista. Eles têm um jeitinho... Pensam que são anjos na terra cara! LITERALMENTE.. E digo já... Não tem anjo nessa porr* não! Quem pensa que é Deus ou divindade... Algo de muitoooooo errado se passa com eles. Ter esse mindset é meio caminho andado para Arrogância, Superioridade, Egocentrismo, Narcissismo,.... Atéeeeee ali a Psicopatia! E muito facilmente você pode entrar no domínio do "eu sou melhor, os outros não prestam... há que acabar com essa raça". Mas a verdade é que TODOS são humanos, TODOS têm a sua função, TODOS são imperfeitos. Todo o humano precisa duma dose de bom e mau!!! Se só levar com o bom você vai ser um mole que não tem coragem, força e resilência para enfrentar dificuldade!
como assim "vistorias"?
@@Trip4man Já parou para pensar que o brasileiro é uns dos povos mais assassinos do mundo? Que instinto é esse só porque quero seu celular, ou desentendimento na fila do banco, balada , bar , vizinhos? Etc Ou os psicopatas de colarinho, empregadores escravocratas medievais! Uma coisa é gente escrota, podemos virar as costas e não dar mínima, seguir a vida! Aqui tiram a sua vida! Tem algo de muito errado aqui ! Não é NORMAL!
@@Trip4man Ele não romantizou a Suécia. Logo no começo ele já citou todos esses problemas e falou que levou uns 10 anos para se acostumar. Ele está enfatizando a exposição à violência que os brasileiros estão expostos, principalmente pessoas negras e periféricas. Não era pra ser considerado normal você sentir medo da polícia só por causa da sua cor mesmo tendo ficha limpa.
Eu sempre tive esse senso de honestidade, mas infelizmente aqui no Brasil acham que a gente é bobo por não aproveitar da situação, o que é ainda pior é que a maioria querem aproveitar de você por ser honesto.
exato, e a gravidade toda disso não é por causa da corrupção dos políticos, pois poderia ser resolvido trocando os políticos e punindo, mais a gravidade maior disso é pelo motivo de ser uma cultural, pois é difícil mudar a cultura de um país.
é muita gente praticando os mesmos erros , então já virou um efeito cascata, uma cultura estragada, as mídias de comunicações nos tempos mais antigos como o rádio e a televisão não tiveram compromisso com o país em passar cidadania e educação ao povo, esses meios de comunicações ajudaram ainda mais a escolhambar com o Brasil de todas a as formas possíveis nesses tempos todos.
Exatamente. Quem faz o que certo e bom aqui é praticamente um santo que merece ser canonizado porque vai ser desprezado, chutado, injustiçado.
Cara,vdd,me chamam de trouxa,qye levo tudo muito a serio,ser honesto e etico,pra muitos é defeito.
Eu tbm sou assim, sou chamada de trouxa.
Finalmente alguém disse o que o brasileiro deveria entender: os absurdos que vivemos aqui (roubo, assassinatos, ladroagem de políticos, violência extrema, serviços públicos nível zero, polícia pior que bandido, não cumprimento das leis, etc., etc.,) e achamos isso normal... NÃO É NORMAL, é absurdo é uma desgraça.
E olha que a Suécia é chama de socialista por muitos hein.
A galera aqui prefere dizer "mais violência tem em todo mundo não só no Brasil" aí pega casos isolados que acontecem em outros países só esquecem que aqui é a norma.
Cara, só do Brasil, com a magnitude e tamanho que tem, ter índices mais altos de mortes por ano do que países que estão em guerra já é algo que deveria perturbar a mente do brasileiro médio, e isso não acontece. Enquanto aceitarmos sermos tratados com migalhas, migalhas receberemos. Infelizmente, esse é o jogo aqui, é o sistema que se retroalimenta e impede qualquer faísca de mudança. A esperança que eu tenho mesmo é, quem sabe, algum dia morar fora, em um país em que tanto o governo quanto as pessoas tenham uma cultura coletiva descente e uma educação de qualidade, onde eu não tenha que me preocupar em mudar de trajeto durante meu caminho pro busão pra não ser assaltado ou ter que sentir minha pele gelar sempre que eu ouço um barulho de corrente de bicicleta ou moto passando perto.
@@samueo7033 quem sabe irmão, um dia, os que virão possam andar sem medo nas ruas e viver com dignidade que merecemos.
@@ALARGADORDECU , Friend, é triste pensar que aqui é norma e padrão vivermos na violência e medo... e o pior, acharmos normal... quem sabe um dia melhore, quem sabe...
Abraço.
Esse lance de segurança existia aqui no Brasil nos interiores. Até meados da década de 90 era comum as pessoas no Interior dormirem com as janelas abertas e portas destrancadas. Era criança na época e achava muito bom isso, triste ver que hj isso já não é mais uma realidade.
Isso meu amigo, logo após os que achavam que o Brasil estava saindo de uma época ruim, por ser de um governo militar. Eu vivi o mesmo que você, e sei que diferença era na educação, segurança etc. como era melhor no governo militar, por haver ORDEM NO PAÍS!!!...
A partir de 2003 a coisa degringolou...
É so botar uma foto do Lula na frente da porta que o ladrão não entra.
Aqui onde moro ainda é assim, graças a Deus
Ainda existe na minha cidade
Morei na Suécia também, e me emociono de saudades só de lembrar de como as coisas são lá. É surreal!!
Eu amo nosso Brasil, mas não tem como ouvir esse relato e não desejar ir embora!!
Pprt
@@felipenascimento1964 essa eu passo! ?
@@edhora4074 hein? Pprt = papo reto
@@felipenascimento1964 essa eu não sabia, valeu!!
Bom, estes outros países hoje ricos já passaram por poucas e boas: guerras, períodos de fome, doenças, extrema pobreza e muitos já os deixaram também. Mas não curto este tipo de pensamento de "vou embora e nunca mais volto". Esta é a sua casa, se não está feliz lute, mude, faça a diferença. Parece até que vivemos numa guerra, quando só somos emocionados demais mesmo.
Morei um ano e meio na Suécia. País lindo, povo civilizado ... pra nós é realmente surreal. Saudade desse país lindo. Mas o clima é um super desafio para nós brasileiros.
E porque que você voltou?
Sim, na época morava na Irlanda e fui a convide de um ex visitar.
A Irlanda é ensolarada em comparação 😂😂😂
@@IsabellaCoelho Sim, muitos dias sem sol. Isso causa bastante depressão.
@@tomatelindo2437 Porque apesar de todas as coisas ótimas não é simples se adaptar especialmente se vc vai com filhos pequenos como eu. Eu fui muito por conta do meu marido que na época foi a trabalho. Eu morria de saudades da nossa comida e do nosso clima e do calor humano. Voltei e fiquei um tempo. Agora estou no Canadá... de novo porque meu marido arrumou trabalho aqui e acabei vindo. Aqui tb é frio, mas pelo menos tem mais sol. Tem muito imigrante então a gente se sente menos diferente. Na Suécia tem menos imigrantes e a gente se destaca no meio de tanta gente loira rsrsrs ... mas eu AMO o Brasil, mesmo com tantas problemas, quero voltar ... mas não é uma decisão só minha. Nosso clima, nossa comida, nossas frutas deliciosas ... verduras frescas, a facilidade de fazer amizade ... ah eu tenho certeza que hora que tiver uma política melhor nosso pais será o melhor para se viver.
@@JulianaFernandes-oi8cu. Super te entendo! Morei na Alemanha, Suíça e atualmente moro na Inglaterra, porém estou louca para voltar para o nosso caótico Brasil..😂💝😂
Eu moro na China e isso é uma das coisas que mais amo aqui! Eu já esqueci minha chave do lado de fora (porque estava necessitada de um banheiro, não porque estava bêbada... Rs). Já contei bolo de dinheiro sem olhar quem estava perto, já comi em restaurante que só eu era mulher, já perdi minha mochila e recuperei depois de poucas horas. Isso, sim, deveria ser normal!
Amo a China, morei por muitos anos🙃
Pelo que eu sei a china não é um lugar bom para se morar, pelas coisas que eu aprendi na escola é um lugar com muita dificuldade de se viver se vc for pobre, que tem muito lixo e etc
@@tomatelindo2437 kkkklkllkkkkkkkkkkkkkkkiikkkkkkkkk "escola" kkkkkkkkkkkkkkkkki
@@Sense2006 Ué, mas é verdade, pelo que eu vi na escola não é um bom lugar
@@tomatelindo2437 china é ruim só onde não é centro
Estive no Chile e Peru, aqui pertinho, em 2015 e já fiquei chocada: pessoas andando com com máquinas caríssimas penduradas no pescoço, gente sentada na praça com notebooks abertos... e eu que, para olhar a hora no celular, antes de tirar da bolsa, olho para todos os lados, me assustei... imagina viver no Padrão Suécia, Dinamarca...
Espero que nosso Brasil consiga um dia chegar nesse patamar.
Chile está caminhando para virar Brasil se eles não tomarem cuidado.
Peru não sei aonde, pois Lima é pior que o Rio de Janeiro
Primeiro que ninguém compra celular roubado no Chile, pois a maioria da população tem 2 ou 3 celulares e o preço é barato por causa do imposto baixo, média de 19%
No Brasil o povo não consegue comprar um celular apenas que fica sem grana ou endividado no cartão. Por isso compram celular roubado " celular sem nota " mais barato.
Essa realidade de olhar pros lados antes de tirar algo do polço é só de vcs paulistas e cariocas mermo,aqui onde vivo na praça e cheio de estudantes com tablets e ate notebooks nas rua
Quase impossível o Brasil ser assim
Sou professora, afirmo diariamente que a transformação ocorrerá através da educação. Precisamos valorizar o professor que estuda e se esforça pra educar as crianças que os pais estão negligenciando.
Passei por muita merda no Brasil e ainda passo, já tive a casa invadida , fui roubado , ameaçado constantante de morte .E tudo isso me mostrou que invés de tentar mudar o Brasil decidi mudar a mim mesmo, comecei a ter prazer em ser silencioso e discreto e não dar nenhuma oportunidade sequer pra quem me quer o mal.Não tenho mais insegurança.
Eu concordo contigo, mano. Faço exatamente igual você. Depois que eu parei de dar atenção pra quem só queria meu mal, pra quem só anda com gente de má índole, a minha vida ficou em paz. Pra nós que não temos condição de morar fora, é o mínimo que dá pra fazer.
Eu também já tive a minha casa invadida. Algumas vezes.
Ter que reconhecer isso é um soco no estômago. Não é normal o que vivemos aqui. É nossa responsabilidade mudar.
Obrigado pela entrevista, excepcional o que foi abordado.
Rapaz, sou nordestino de Salvador e sei o sentimento dele.
Posso sentir daqui o sentimento na voz dele, pois eu cresci assim aqui.
Drogas, Crime, Preconceito, Falta de oportunidade e comida. E ver um país tão rico como nosso ver a lastima que é. 😥
Tudo isso esta para acabar e o Brazil melhorar! Todos verao daqui 2 anos!😉💜💜🌷
Ele deu o melhor presente que poderia se dar pra uma mãe. Mostrou pra ela que o filho venceu na vida
Parabéns finfou !!
Eu moro no Japão 🇯🇵 já faz uns 15 anos, e concordo plenamente com essa questão!!
No Brasil 🇧🇷 não se vive uma situação normal!!
O normal é ter tranquilidade de vida, segurança, confiança, honestidade 👍🏻
É triste lembrar de como o Brasil 🇧🇷 vive um caos 👎🏻🥵
Oss 👊🏻💪🏻🥋
@@flavio468 perfil fake é para covardes 👎🏻 vai tomar no seu KU e não enche o saco Petralhas ladrões corruptos 🤮🥵🤬
Pelo menos trocaram ministros de educação por denuncia ou pressão, e no de Lula/Dilma nem quase todos os líderes do PT sendo preso e dinheiro apreendido eles e vcs petistas conseguem reconhecer, essa é a diferença!
@@flavio468 No governo do lula a educação só piorou, e se ele voltar vai continuar sendo ruim, é algo estrutural.
@@flavio468 Parte da "educação" que você diz, vem de casa. Um dos maiores problemas do brasileiro é terceirizar responsabilidades que na verdade são dele, começa comigo, com você, com cada um de nós alterar a educação que começa dentro das nossas próprias casas, a porra do governo é a ponta da base, quem tá na liderança é reflexo do povo que o colocou lá.
Brasileiro tem fama de antipático no Japão,a maioria é preguiçoso e gosta de luxo
Educação é a chave, como ele enfatizou muito bem. Sou professora há 14 anos e repito isso todos os dias. Mas não é qualquer educação, nosso país não prepara bem seus professores, não os acompanha depois, não os capacita, não os valoriza, não os respeita. Enquanto isso não mudar, nada mudará.
Sem falar na doutrinação da esquerda, né?? 👍🏻
@@heavymetal1330 já ouvi falar, junto de outras tantas fakenews em que tanta gente escolhe acreditar.
@@jessicanuvens principalmente da mídia covarde dando cobertura a um ladrão e sua gangue para voltarem à cena do crime, não é?
@@jessicanuvens então tá, pega o ano de 2016, imagina uma escola pega todos os seus alunos que nem entendem nada de politica e levam para a rua para fazer protestos políticos, como você chamaria isso? Você estar numa aula e deixar de estudar e ser obrigado a assistir uma palestra sobre feminismo, como você chama isso? Ou o fato dos livros de historia tratarem hitler como o diabo que ele é, mas não citarem nada sobre o que stalin fez, sem falar que os livros fazem propaganda ativa para o comunismo, eles citam a depressão de 39, mas nem uma palavra sobre como estavam os paises do bloco comunista antes de adotarem o capitalismo, como se chama isso? Por favor, a senhorita pode me dizer? Eu achava que erá doutrinação mas como isso não existe, agora eu estou confuso.
Essa educação independe de professor, essa é a famosa educação de berço. É algo incutido dia após dia pelos pais.
Esse lance aí de aprender outro idioma apenas por escutar é verdade. Tinha um prof que aprendeu ingles assim e me disse isso. Eu falei que duvidava. Aí ele falou "testa então." Eu comecei a fazer isso com francês, assistia um monte de coisa em francês. No começo com legendas em português e depois com legendas em francês. Eu não fiquei fluente ainda, mas se eu for lá pra França, consigo me virar de boa. Até hoje sou grato a esse prof.
Curioso sou de Portugal e muitas das coisas que ele falou da Suécia tbm se passam aqui em Portugal como por exemplo aprendemos inglês desde cedo até porque para trabalhar cá têm que se falar inglês ..
Também a nível de segurança sinto o mesmo que vc fala da Suécia, vc pode andar na rua à hora que for com o telemóvel na mão que sente segurança e olhem que eu já perdi celular e cheguei ao local e estava alguém à procura da pessoa que teria perdido o celular que no caso era eu... é surreal a segurança na Europa
Também moro em Portugal, faz um ano que tô aqui e realmente o nível de segurança é outro!
Sinto muitas saudades do Brasil, mas a questão da segurança realmente é um dos pontos que mais contam pra eu continuar aqui.
Portugal é um dos 20 países mais seguros do mundo
Fiquei emocionado com sua fala. A gente anda na rua com medo do bandadido, com medo da polícia, com medo...só medo. E isso é considerado normal.
Triste ver que é essa nossa realidade e tanta gente achar que a solução para violência é mais violência.
Sucesso e saúde para vocês e sua famílias meu rei.
Hje vivo com mais medo dos vizinhos, e dos " cidadãos de bem" no trânsito, do q da bandidagem. Eles veem a violencia e parece q preferem seguir esses exemplos ruins do q o correto.
Infelizmente isso é um problema da América do Sul, não é só no Brasil. Moro no Perú e aquí tbm a tensão é a mesma principalmente na capital onde vivo. Ñ se pode dar o luxo nem de atender o celular na rua porque pode perder.
concordo contigo, ao invés de melhorarem o sistema judiciário com melhores juizes, policiais, mudarem as leis pra melhor e assim por diante, nao, a solução eh armar a população....chega a ser algo insano mesmo.
Sabe o que é mais triste e surreal? É ver pessoas em bairros que conhecem até os bandidos da área e isso garante uma certa "segurança". Aqui onde moro chega a ser comum esses tipos de coisas. Fico indignado com tudo isso. Daí, as pessoas se acostumam e acham até normal e se revoltam caso alguém se manifeste contra
@@josimarabezerra5021 compreendo. Mas tudo isso é por conta do Judiciário estar totalmente corrompido além do nosso país no geral. E as pessoas, desamparadas pela Lei, vão reagir de alguma forma.
Não estou dizendo que é certo, e sim uma consequência já que as autoridades nada fazem. A lei parece somente a favorecer infratores.
Cara, eu nunca sofri nem 1% do que ele falou e já me emocionei com a história. Realmente, o Brasil não é um lugar normal.
@@flavio468 vota no Lula que ele resolve esse problema rsrsrs
@@flavio468 Quem deixou a edução do Brasil nas últimas posições do Pisa? Lula e toda corja do PT.
@@Raykah não resolve pq o problema não é de carater, logo pessoal mas sim estrutural. Mas antes o lula doq oq disse que não era coveiro.
@@flavio468 Quem ficou 14 anos no poder??? Com o PT nesses 14 anos sempre ficamos brigando para quem ficava em ÚLTIMO lugar na educação BÁSICA!!!! Durma com essa!!!
@@vomoreno com bolsonaro tbm nao foi diferente cara, teve ate ministro da educação negociando barras de ouro com pastores em troca de favores...isso eh normal pra vc? Triste realidade em q o povo briga por politicos corruptos tanto da esquerda quanto do centrao (sim, bolsonaro eh centrao e nao de direita como dizem).
Fique aí, faça de tudo para conseguir manter sua família aí. Vendo seu depoimento, pensei "realmente não é normal e acho que é por isso que me incomoda tanto, por isso que acho que nennhum lugar onde vou é o meu lugar". Fui policial militar por 32 anos, estou aposentado há 8 anos e para levar o lixo na calçada vou armado, minha casa fica no lugar onde trabalhei por toda a minha vida, só que hoje o bairro é muito pior, a cidade é muito pior, o crime é muito pior e a maldade é muito maior. Fique aí, se eu ainda fosse jovem, pegaria minha esposa e iria tentar a sorte em outro lugar. Não é normal, nada do que temos aqui é normal.
ua-cam.com/video/a8yJiFGvUJc/v-deo.html
Certissimo querido! Infelismente muitos gostam e tambem de acostumaram com essa normalidade. Eu tambem não quero voltar mais pra essa normalidade 😉
Eu aqui chorando triste, pensando em como é o Brasil. Esse vídeo deveria ser visto por todo brasileiro.
Pura veredade, eu moro na Alemanha uns 30 anos, perdi a minha carteira com dinheiro 💸 em uma discoteca, e dias depois alguma pessoa mandou pelo correio 📪 pra minha casa 🏠, fiquei espantado com tanta dignidade da pessoa que me mandou...😃
Isso é o correto, do ser humano, quando sadio. É que no Brasil o ambiente induz a desconfiança, desonestidade, falta de educação de muitas pessoas.
Eu sempre digo que o cara que nasce no Brasil e vive uma vida do bem acaba se tornando naturalmente um guerreiro, sempre alerta sempre na batalha sempre com a guarda alta
E sempre traumatizado por isto tanto que envelhece mal e adoece cedo
Eu fui aprender inglês praticamente sozinho com 24 anos, hoje com 30. Se tivesse incentivo no país, com certeza já saberia aos 15 anos.
Como você fez pra aprender? Tenho 22 e estou tentando aprender sozinho também.
Mas as escolas públicas oferecem cursos de vários idiomas gratuitamente, minha filha tentou fazer, mas não formou turma, os adolescentes precisam ter interesse pra que isso mude, e saber que conhecimento é muito importante pra vida.
@@lanacastro9668 Nunca vi isso aqui, até o espanhol tiraram, por um milagre que ainda estão mantendo as aulas de inglês, mas não é um curso, são aquelas aulas com metodologia ultrapassada e que não fazem ninguém falar inglês de fato.
Universidades Públicas no país todo oferecem cursos por preço acessível
40$ ao mês em média.
Eu fiz Espanhol e inglês avançado assim
Tem recurso sim, mas ngm se interessa
@@bfts8626 Tem um curso de inglês "gratuito" do MEC, mas só quem está cursando uma faculdade que pode fazer esse curso, curso pode até ter, mas impõem condições, logo nem todo mundo pode fazer. Depois falam de inclusão , mas fazer inclusão só para quem cursa faculdade?
Escutando o que você diz me faz lembrar do meu jeito de pensar. Moro na Alemanha há 28 anos vejo assim mesmo a vida diferente de viver aqui. Mas também percebo que quando eu digo algo assim no Brasil ainda tem gente da minha família ou parentes que não entende e pensam que quero ser ou coisa assim. Mas é a pura realidade. Eu amo o nosso Brasil, as 🎋🌻pessoas são calorosas e amáveis. Isso não muda nada no meu coração no amor que sinto pelo nosso Brasil, minha família, parentes e amigos que vivem lá. Um abração e felicidade na Suécia. Gina Alemanha
Concordo contigo. Eu duvido que a sociedade da Alemanha aceite a ideia da candidatura de um "ex-condenado por corrupção" para o cargo mais alto do país. E o pior de tudo é eleger um cara desses. Nenhuma sociedade evolui desse jeito.
@@feijao5794 você está se referindo a quem? Se for o Lula primeiro que tiraram ele dá cadeia porque não teve provas e foi tudo armação do colérico Bolsonaro, aqui eles sabem disso e aqui o Lula é muito bem-vindo. E o que perdeu, Bolsonaro os alemães não quiseram saber dele e cortaram importações do Brasil e etc. E um corrupto, grosso militarista e ignorante quase acaba com o nosso Brasil , com o povo. Trazendo tanta divisão entre o povo como nunca tinha acontecido Graças a Deus que ele tá saindo.🙌🏼🙏🏻👏👏
Foda... Até emociona mano. Queria um país assim.
As políticas econômicas são sérias: estatais fortes, amplo abastecimento do mercado interno, aumento salarial, etc. - tudo o que odeia o liberalismo.
@@brunaaao_ Estatais fortes não são a mesma coisa que estado amplo, o estado tem que ser forte mas mínimo.
@@guilhermerocha3880 como ele é forte, mínimo e amplo ao mesmo tempo?
Acho que você quer dizer que ele não deve cuidar de tudo ao mesmo tempo, até aí tudo bem.
@@brunaaao_, o índice de liberdade econômica na suecia é alto.
@@guilhermerocha3880 o estado não tem como ser forte sendo mínimo, Suécia é assim pq tem um estado de bem estar social.
Vivo em Portugal há pouco tempo, mas a sensação de tranquilidade e de que o teu dinheiro vale algo é surreal... Não acostumava de novo com o Brasil tão cedo
Pode acreditar!
Mas depois é só brasileiros faltando ao respeito aos portugueses
@@89toze do nada, tuga? KKKK
@@oBarbinha não. Brasileiros mesmos
Basta ver no UA-cam a quantidade de brasileiros a falar mal de Portugal.
A diferença entre esses paises e o Brasil se resumem em uma frase "Orgulho do jeitinho brasileiro". No momento que o pessoal entender que jeitinho é uma coisa ruim, muita coisa vai começa a muda.
Todo lugar tem isso.. não.se iluda. Só muda o nome.
@@donramonn12 Pior que não tem não. Ja morei em 7 pais diferente, e só aqueles que eram na lista de subdesenvolvido tinham essas malandragem.
@@ThiagoBenazziMaia todo lugar tem moço.. só não com o nome de jeitinho brasileiro. Olha o caso do Berlusconi, o José Sócrates em Portugal.
O Blater falou que foi muito mais fácil resolver a copa na Rússia do que no Brasil. Bastava ligar pro Putin e ele desembaraçava. Já no Brasil a burocracia era maior. Estados Municípios, órgãos ambientais... etc..
@@donramonn12 Tem coisas que precisam ser vistas com os próprios olhos, sem intermedio de tv e internet. Fica a dica :)
@@ThiagoBenazziMaia ora pois são fatos. Agora se você já vem com a ideia preconcebida de que o Brasil é o pior lugar do mundo então você sempre vai achar uma desculpa.
Corrupção é do ser humano. Em todo lugar todo todo mundo quer agilizar mais as coisas. Todo mundo quer favorecimento. O que muda é que uns lugares são mais organizados que outros. Até aqui mesmo no brasil, varia de município pra município,e estado pra estado.
Temos que ser equilibrados neh. Nem podemos cair no vira latismo, nem cair no ufanismo.
Tem MUITA GENTE BOA NO BRASIL 🙏 NÃO PODEMOS DESISTIR!
Exatamente irmão!!!
Concordo contigo. A maioria dos brasileiros é gente do bem.
Mas o primeiro passo para evoluirmos como sociedade é rejeitarmos a ideia da candidatura de um "ex-condenado por corrupção" para o cargo mais alto do país. E o pior de tudo é elegermos um cara desses. Nenhuma sociedade evolui desse jeito.
@@feijao5794 Mentira. África do Sul evoluiu, depois que o Mandela foi liberado da prisão, por uma detenção parcial. Lula pode mudar muita coisa com a sua eleição, acredito que não vai cometer os mesmos erros que havia cometido. Brasil ainda tem esperança!
@@jolopessofonias8425 Só os imbecis e os doentes do carater acreditam na inocência do l... larápio. Mas eu sei que tu está ganhando para escrever essas bobagens. Mentira não, não pertenço a sua laia.
Pessoal é exagerado... a maioria paga pelos erros da minoria, infelizmente.
"não pode ser considerado normal" Disse tudo. Vivemos em barbárie e nos acostumamos com essa situação absurda. Gente morrendo por violência, gente passando fome, criança que vai para escola por causa da merenda... Não é normal...
Um dos poucos entrevistados em cortes que realmente fez valer meu dia. Obrigado apresentador por trazer esse rapaz e que as palavras dele cheguem aos ouvidos dos brasileiros e que eles entendam a mensagem.
Da uma pegada emocional ouvir essas coisas.
É muito triste saber que vivemos em um país totalmente desonesto.
Queria que fosse diferente.
@@flavio468 problema desse país é o povo não o presidente, governo do bozo AFF, coloca o lula lá e vê se vai melhorar a alguma coisa, duvido muito
Acho que todos queríamos isso. Mas o que mais me surpreende é justamente isso: todos queremos melhorar, mas tomamos a cada dia atitudes que nos fazem ir cada vez mais para o buraco.
@@flavio468 pelo amor de Deus, petista falar em Ministério kkkkkkkkkkk tudo q é de mais desonesto vimos no PT, zé
@@GabrielOliveira-qw8iv Não vi ele citando o PT em momento algum
@@viniciusdecastro6985 Só olhar o campo dos comentários
Moro na Dinamarca e me identifico com o relato. Sou do Rio e infelizmente lá as pessoas já se acostumaram a normalizar o errado. Triste.
Viva irmãos! Sou português de Portugal e digo-vos: Aqui é muito parecido com isso. Há muito a base do respeito pelo próximo, dependendo da zona, também já deixei a chave de casa na porta, o carro destrancado, inclusivamente (com o stress) já deixei o carro estacionado no shopping com a porta aberta, a mochila onde tinha o computador portátil no interior e quando voltei... O meu cérebro congelou!! olhei.. e estava tudo intocado!
Sim, acredito que tem muito a ver com a educação, a noção de que somos todos iguais e que "se queremos respeito, temos que respeitar", etc.
Um abraço forte deste lado do Oceano! E lembrem-se: "Sejam a diferença que querem ver no mundo"!
Esse podcast é uma das melhores coisas que aconteceram na Internet brasileira nos últimos tempos.
Outro mundo. 😂
A Suécia durante a pandemia não fez confinamentos, ninguém usou praticamente máscara... Teve melhores resultados que o Brasil. Na Suécia jamais um político corrupto seria eleito presidente.
Aceitem que dói menos. Aprendam com quem sabe.
Isso é educação, cultura! É o que falta no nosso país!
O que falta em nosso país é EDUCAÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E O EXTERMÍNIO DA CASA GRANDE E SENZALA.
Não só isto. Falta mesmo limpar estas instituições que criam regras de todo tipo que só servem para nos manter em controle, e nunca servem para os que emitem as regras e para seus filhos e compatriados. Falta fazer nosso trabalho valer. Não só ser escravos e receber migalhas e se submeter a tudo pq não se coloca à dipsoisção(e há sim) nenhuma alternativa a não ser ser cordato, servil, passivo e deixar que te explorem até te matar de desgosto pela vida e fazer tu te sentir um lixo. Com tudo e por tudo.
@@zildapeixoto2132 vdd
@@zildapeixoto2132" extermínio da casa grande" mera militante ingnorancia da sua parte!
Metade do Brasil aceita e perdoa corrupção e ladroagem. Complicado mudar a mente da população.
Moro há 8 anos na Suiça, e aqui é tbém exatamente assim 🫶🏻❤️… Gratidão
Eu também estou na Suíça desde 2014...eu amo esse país, lindo, seguro, tranquilo. Me sinto feliz e em casa aqui. Estou no cantão de Zurique, e você?
É bom ouvir, num momento como esse, que tem lugares no mundo em que ter bom senso ainda é REALIDADE.
Esse mundo ainda não está perdido, nós é que ainda temos pouca experiência como povo.
Educação e esporte formam pessoas dignas, disciplinadas e respeitosas.
Meus parabéns cara!
Como disse o mano ai: "Valeu para a vida" e me deu esperança.
Já morei fora do Brasil e é isso mesmo cara, é outra realidade.....
De qual lugar do Brasil vc é?
@@AK-Kessler0907 São Paulo..
É sim bem diferente pois há 522 anos esses Europeus sugam a riqueza do Brasil somos uma mera colônia Européia há 522 anos
Suécia importa minério do Brasil a preço de banana dps vende volvo e Scania a preço estratosférico
O problema do Brasil e o brasileiro. Quem torna o Ocidente mais rico e melhor q o Brasil é o brasileiro
O coração da mãe brasileira tá sempre apertado e em alerta. Não é facil essa vida de constante medo e apreensão.
É incrível mesmo isso, eu moro em Portugal a 6 anos e até hoje tem coisas que me surpreende, tenho amigo policial, tá a 25 anos na policia e nunca atirou em ninguém.
Sinistro. Policial tupiniquim é treinado pra matar.
@@777Kadu pior que é verdade, viver como policial honesto no Brasil e sempre sair esperando não ter volta pra casa.
@@777Kadu se não matar morre
@@777Kadu não sei se vc sabe mas o Brasil vive em uma guerra
@@thiago7950 sim, uma guerra perdida. Kkkkkkk
Que história de vida. A cara dele quando fala das experiências que ele gostaria que também fossem reais aqui no Brasil é uma mistura de alegria por saber que existe como viver corretamente e tristeza por não ver isso acontecendo no Brasil tão cedo.
Sinto a mesma coisa que ele.moro no Japão a 20 anos e sou muito feliz de morar aqui.porem triste pq na verdade mesmo eu queria é estar no meu país,e que meu país fosse seguro como japão.sem falar na educação,trabalho,poder financeiro e tal.
Como queria que meu Brasil fosse assim.tem tudo pra ser uns dos melhores países do mundo, infelizmente e mal governado por homens que enriquece e deixa o povo perecer,ou vende a nação para estrangeiros.
Tbm senti isso. A sensação que me passou era de que a qualquer momento ele iria desabar em Choro!
Cara eu moro aqui em Joinville. Já esqueci diversas vezes garrafinha, moletom, carteira, relógio na academia. Todas as vezes o objeto sempre tinha sido entregue na portaria. Eu me sinto fora do Brasil, ainda mais eu que sou de São Paulo. Na academia eu nem uso cadeado, posso deixar minhas coisa no armário e ninguém mexe em nada. Cara eu ando com celular na mão 23, 24 hs da noite e sem medo, com o carro janela aberta e coisa no bando direito, e sem medo. Eu oro a Deus pra que um dia todo o nosso Brasil seja nesse nível. E creio que assim será.
Joinville precisa de uma re colonizacao alema,vou fretar uns 500 onibus e trarei os moradores do morro do Alemao no Rio de Janeiro para ai..
Que maravilhoso morar num lugar assim
@@creativereinvestor kkkkkkkk
Tambem moro em joinville. Mas a 2 anos. Antes morava em Jaragua, a 40km. Muito mais segura que joinville. Lembro quando era adolescente, pai de familia dava tiro em ladrao e a pm dizia que fez um favor pra pm.
@@creativereinvestor kekekekekekkekekkeekkkkkkkkkkkkkkk
Sensacional! Me emocionei. Vou viralizar essa entrevista. TEMOS que viralizar.
Tenho o livro "Um país sem excelências e mordomias", de Claudia Valin. TODOS PRECISAM LER.
Eu vivi 5 anos na Suécia! É isso aí! Foi um privilégio!
Minha filha mora em Dublin,minha irmã na Itália, elas sempre falam sobre isso ,e como nascemos no interior de MG, algumas coisas são comuns a nossa infância,ex--- deixar a porta sempre destrancada ,deixar brinquedos na rua em frente cs...isso era comun na nossa infância em Minas...ñ sei se ainda é hj em dia pq moro a anos no RJ ,e quase ñ vou mais lá...mas com certeza a Educação é a chave..sempre comentamos isso na família...
Quando vim morar na França, que é pior que a Suecia, eu senti um baque grande, passei 1 ano para me sentir relaxado em sair com meu celular sem medo, passar o final de semana fora com a janela entre aberta e voltar e está tudo no lugar, atravessar na faixa de pedestre sem olhar para o lado, ir no hospital público e ter tratamento que eu só teria em hospital particular no Brasil
Que região vc mora na frança?
Moro a 7 anos na França…quando me perguntam o que eu mais gosto daqui, eu respondo 3 coisas:
1 - Se eu tiver um emprego com salário mínimo, isso é suficiente para pagar as minhas contas e ter uma vida simples, porém digna, numa casa confortável, comendo bem, tendo serviço público (escola, hospital, polícia, transporte) com uma boa qualidade. Da até pra fazer uma viagenzinha uma ou 2 vezes por ano
2 - Se eu for no mercado com 50,00, eu compro comida pra semana, não pra uma refeição. Vou precisar economizar um pouco, mas é totalmente possível
3 - Eu não saio de casa com medo de ser assaltado ou, pior, morto. Claro que violência existe, mas não é algo que eu preciso conviver todos os dias…
Enfim, são coisas simples, mas precisamos desse contraste de viver fora para apreciar sermos tratados como gente…
Eu moro no Brasil e saio com meu celular de boa na rua, e nunca fui roubada. Não sei onde tu morava, pra ter essa criminalidade toda não
@@andersoncapa Caen, Normandie
@@JavraK.Z.L vai numa rua menos movimento tarde da noite pra tu ver hahahah
Que baita depoimento! Sou professor e vou passar isso para todos os meus alunos.
Eu aprendi espanhol, e tive muitas oportunidades na minha vida. Eu recomendo todos Brasileiros a aprender espanhol, depois inglês. Buscar conhecer novas culturas, aprender com o que é bom em outros países. Por exemplo: o que podemos aprender com os japoneses? E implementar na suas vidas. Desde que eu aprendi o melhor com japoneses, chineses e europeus, eu não jogo lixo no chão, falo 4 idiomas, respeito os mais velhos. Eu troquei meus hábitos ruins como brasileiro e coloquei aptos bons de outros lugares dentro de mim.
Mas o Brasil não tem nada de bom? Esses povos viviam se matado até um dias desses.
Espanhol vale a pena se trabalha pra alguma empresa latina grande ou pensa em ir pra Espanha
Primeiro inglês depois espanhol* inglês tem MUITO mais oportunidade que espanhol, chega a ser desproporcional a diferença de importância.
@@caninon7570 Espanhol tem pouca importância hoje em dia, as pessoas aprendem mais por diversão
Disse tudo! Tudo!
Que conversa importante! Adorei os relatos! As pessoas não tem ideia do que é viver num país nas condições do nosso… Algumas horas antes de ver a entrevista, tava lendo sobre a triste e terrível história de Ana Lídia Braga. É violência demais. Vamos nos esforçar pra fazer a diferença no nosso país!! Brasil precisa mudar!
O primeiro passo para evoluirmos como sociedade é rejeitarmos a ideia da candidatura de um "ex-condenado por corrupção" para o cargo mais alto do país. E o pior de tudo é elegermos um cara desses. Nenhuma sociedade evolui desse jeito.
Meu pai é português e minha mãe norueguesa ! De inverno estou em portugal! De verão estou na Suécia! Tenho o melhor de 2 mundos !
Ele viveu um trauma com a morte violenta do irmão, com certeza a sensação de impunidade é uma das coisas que mais assusta aqui. Isso parece não ter solução, quando pensamos o país vai tomar o rumo certo, vem um pesadelo do passado pra nós assombrar!
Até parece... Cidadão, político brasileiro é tudo a mesma coisa. Político brasileiro se divide apenas em 2 categorias: o quê foi pego e aquele que ainda não foi pego. Só isso...
@@robertcavalcante7752 concordo. Difícil é aquele que ja foi pego e condenado ter julgamento anulado e poder concorrer novamente na política. Isso é inaceitável. Para qualquer um que fosse, não deveria ser permitido isso ocorrer.
9:44 Eu sou português, não brasileiro, e posso confirmar aquilo que o Finfou está a dizer relativamente às dobragens (dublagens) para português e a aprendizagem de línguas diferentes.
Eu aprendi a maior parte do meu inglês a ver desenhos animados, videojogos, e filmes, porque nada estava traduzido.
Até o Cartoon Network, durante os anos 90, nem sequer tinha legendas. Era ouvir, olhar e imaginar o que estava a acontecer quando via o Dexter's Laboratory, ou Johny Bravo.
Acaba por ser cómico porque a geração dos anos 90 em Portugal, aprendeu até mesmo a falar um pouco de espanhol, porque tinhamos muitos desenhos animados japoneses (Doraemon, por exemplo) que por alguma razão estavam dobrados em espanhol com legendas em português, e por virtude de serem línguas tão semelhantes, tornou-se fácil para as crianças apanharem o "jeito" da língua espanhola.
Já tinha ouvido sobre a loucura que é essa cultura da dobragens no br. Isso limita as crianças a aprenderem uma nova língua. Passei a deixar de assistir filmes dublados.
@@eliasfilho4956 é bom pra acostumar o ouvido. E mesmo com o português de Portugal. Temos dificuldade de ouví-los por isso.
aqui na Espanha quase nao existe filme legendado, é tudo dublado!!!! Uma das unicas coisas que me irrita aqui kkkkkkkkkk
No Brasil a dublagem é muito boa , talvez se não fosse por ela a audiência seria zero, ninguem gosta de ver algo e não entender.
@@edutrl1709 mas é a algo para se ter uma imersão no idioma quiçá na cultura do idioma escolhido. Não é questão se é bom ou ruim. Entende?
Moro aqui há 22 anos na cidade de Helsingborg. Amo a qualidade de vida, mas o calor humano e o sol fazem falta, mas não troco a vida aqui pela vida louca do Brasil.
Eu moro na Finlândia há alguns anos e foi bizarro o choque. A sensação de segurança que eu nunca tive no Brasil parece até errado
Ms esses países são extremamente com população baixa o Zé Ruela
@@CachosPistache então porque os eua e a russia possuem idh mt maior que o Brasil o Zé ruela
@@CachosPistache Não importa se a população é baixa ou não, o Brasil precisa educar melhor sua população, nos Estados Unidos, tem isso?
@@Lucas_brag Tem sim, é o único país "desenvolvido" do mundo com várias cidades dentre as mais perigosas do mundo. Várias metrópoles norte-americanas com incidência de crime bem mais alta que o próprio Rio de Janeiro.
EUA não é sinônimo de segurança, também é extremamente perigoso.
@@gannielukks1811 o EUA vive cheio de problemas com imigração, é impossível não ter violência nesses lugares, onde a pobreza chega a violência e criminalidade impera
Sei o que é isso! Vivo isso ainda aqui em Portugal! Já são 7 anos fora do Brasil e sempre tenho medo quando sou abordado pela polícia, e sim, a polícia aqui em Portugal é e sempre foi educada comigo… é foda a forma que a gente(preto) cresce no Brasil… é foda!
Está virando um vício para esses seres humanos. Muito muito triste. Servir e proteger. Não. Humilhar, maltratar....nossa!!
Eu vivi 14 anos fora do Brasil. É muito diferente uma realidade da outra. O tempo descortina esse trauma real. Eu hoje estou aqui e nunca estou realmente tranquila enquanto meu filho não chega do serviço ou se saiu com os amigos. São tempos muito difíceis .
caralho ouvindo isso da vontade de chorar, na moral educação e cultura e outro nível.
Mano,moro na favela e não consigo relativizar o cara ir pro crime, eu olho pra favela e vejo o cara saindo de madrugada pra trabalhar em sub emprego, o cara cata lata, vende água, pipoca no sinal, na Br. Eu me admiro com a força de não sucumbir ao mal, não pode ser normal o cara achar que só pq tá difícil, o mal, o tráfico, o roubo é o resultado inevitável pra esse cara. Não entra na minha cabeça essa mentalidade. tirando isso o que ele falou é muito massa.
Eu estou contigo. Meus pais passaram fome e eu me recordo de ter sofrido de fome algumas poucas vezes na minha infância, mas nós nunca roubamos nada de ninguém e hoje vivemos bem graças a Deus!!!Se nós pudemos ser assim, os outros também podem. O que ocorre é que fomos infestados por narrativas ideológicas. Porém a realidade é implacável.
Um abraço, irmão.
É o que eu falo: pobre o brasileiro sempre foi, mas essa normalização da criminalidade é recente dos anos 70. Nossos avós eram muito mais pobres do que nós e tinham muito menos suporte do governo do que nós temos hoje, mas todos eles são unânimes em admitir que essa criminalidade toda de hoje em dia era coisa que não existia. Eu sou ciclista e fico triste quando eu vejo vídeos dos gringos encostando a bike deles de boa na calçada e curtindo a vida enquanto eu tenho que trancar a minha bike na corrente pra entrar 2 minutos num mercado pra comprar uma água.
Então amigo, existem vários motivos para o indivíduo entrar no crime, não se resume a caráter. Por exemplo: a falta de educação, a falta de oportunidade, a falta de trabalho, a fome, a miséria, a psicopatia, ter que ficar se humilhando, etc, são todos motivos para a pessoa entrar no crime.
Nem todas as pessoas vão resistir ficar dias sem comer ou sem trabalho, pois o extinto de sobrevivência fala mais alto. Nem todo mundo vai conseguir ficar se humilhando no ônibus, no trem, sendo desrespeitado, etc. Para trabalhar, é necessário ter energia, e para ter energia, é preciso comer. Tem um monte de gente que está sem trabalho e passando necessidade, mas só não entra no crime, porque recebe ajuda da família. Ninguém entra no crime para ostentar, entra por necessidade.
O cara deu uma aula e explicou de forma direta e indireta do porque a taxa de criminalidade é extremamente baixa nesses países: focam na educação, trabalham na distribuição de renda e outras políticas sociais que são consideradas coisas de "comunista"
@@isaacnewton2637 comentário mt sensato. Infelizmente a realidade de um, não é a de todos... a desigualdad extrema, falta de estrutura na educação tem seus reflexos...
Correto irmão, sou do interior do RJ, se você que mora em favela mesmo pensa assim imagina eu que vejo pessoal do interior com a vida 100x melhor que uma comunidade entrando pro crime, chega a ser loucura. Infelizmente nós normalizamos a criminalidade, qualquer indivíduo, seja da família ou não, deve ser punido.
Aqui no Canadá as pessoas dormem com as portas destrancadas, se alguém perde algo na rua, no dia seguinte vai estar no mesmo lugar ou procuram um jeito de te devolver. Você anda com celular na mão e não é assaltado... São coisas que nos fazem ver o quanto o Brasil precisa de mudanças.
Eu moro no interior de Minas Gerais eu vivo numa realidade totalmente diferente da que ele viveu. O Brasil é um país enorme por isso eu imagino que seja esse o motivo de tantas diferenças no modo de viver das pessoas. É minha opinião que fique bem claro . Aqui por enquanto parece uma Suécia no quesito vida tranquila.
é vd, mas infelizmente n consigo fugir das musicas ruins q o brasileiro ouve nem no interior, tirando isso é ok.
Olhe Gramado-RS… é uma Suíça
Curioso vivo em Portugal e muitas das coisas que ele falou da Suécia tbm se passa cá em Portugal...
Por exemplo cá tbm aprendem inglês desde cedo e para poder trabalhar têm mesmo que falar inglês ...
A nivel de segurança sinto o mesmo que vc fala da Suécia, vc anda na rua à hora que for com o celular na mão e sente segurança, eu já perdi celular e cheguei ao local e estava alguém à procura da pessoa que teria perdido o celular que no caso era eu... é surreal a segura na Europa
E aqui tbm rico e pobre estudam todos juntos..