Olavo mudou minha vida! Sempre fui apaixonado por literatura, mas estagnei por um bom tempo. Voltei a ler e depois Olavo turbinou minhas leituras com boas indicações. Escrevo também. Perdoe-me, ó captain, my captain, se o meu nível ainda não é bom o suficiente para tanto, mas a vontade de criar é mais forte que eu! Descanse em paz, nobre mestre!!
@@PauloRicardo-q8z ola Paulo,meus escritos são apenas literatura policial até o momento. Vc acha na Amazon. Não cheguei ao ponto de escrever como um José Geraldo Vieira ainda. Quem sabe um dia...
Não é difícil escrever romances. Adapte as suas histórias - ou ressignifique as já publicadas - para dentro do nosso contexto socio-cultural, ou político - mas apartidário - como queira. Uma literatura de carne e osso deve espelhar o nosso problema social desde o ponto de vista em que isto te atinge pessoalmente.
Pelos comentários dá pra ver que ele estava totalmente certo. Nossa língua é riquíssima e temos inúmeros bons autores, mas realmente é difícil, porque a maioria das pessoas pega um livro “clássico” nacional e não entende sequer o significado das palavras da primeira linha. Muito interessante esse ponto que nossa cultura foi assassinada pelas pessoas que colocam ideologias partidárias antes de tudo. Não temos noção de quanto essa perda cultural nos impactou. Hoje somos fracos de mente, não temos mais senso crítico e, ouso ir além, está difícil até a interpretação de textos comuns do cotidiano!
@@AutoraBeatrizOliveira É uma catástrofe absoluta. O modernismo incutiu no brasileiro a alergia ao dicionário. Os vícios inculturais que o Brasil já tinha ganharam um falso embasamento crítico. O vocabulário está cada vez mais pobre, e um brasileiro médio já não sabe mais expressar as experiências, emoções e angústia mais básicas. Foi descoberta na ciência uma ligação entre a linguagem e a capacidade de percepção - como áreas distintas mas correlatas no cérebro. Por exemplo, muito antigamente a palavra "azul" não existia. O desenvolvimento do nome das cores é análogo ao desenvolvimento da percepção humana a respeito das cores ao longo do tempo. A cor "rosa" também não existia, era tudo vermelho, branco, ou preto. Na Bíblia, você não encontra o nome dessas cores além das básicas.
@@AutoraBeatrizOliveira @AutoraBeatrizOliveira É uma catástrofe absoluta. O modernismo incutiu no brasileiro a alergia ao dicionário. Os vícios inculturais que o Brasil já tinha ganharam um falso embasamento crítico. O vocabulário está cada vez menor, e um brasileiro médio já não sabe mais expressar as experiências, emoções e angústia mais básicas. Foi descoberta na ciência uma ligação entre a linguagem e a capacidade de percepção - como áreas distintas mas correlatas no cérebro. Por exemplo, muito antigamente a palavra "azul" não existia. O desenvolvimento do nome das cores é análogo ao desenvolvimento da percepção humana a respeito das cores ao longo do tempo. A cor "rosa" também não existia, era tudo vermelho, branco, ou preto. Na Bíblia, você não encontra o nome dessas cores além das básicas. Com isto, as pessoas só percebiam três cores, e todas as outras como uma mera variação delas. A mesma coisa se aplica a tudo. Por falta de um vocabulário afiado, tudo no mundo é esquerda ou direita, dois neurônios para dois nomes que, convenhamos, são cheios de significado emocional e até poético e retórico - e a partidarização da literatura como uma causa e um sintoma disto ao mesmo tempo, como um círculo vicioso.
É uma catástrofe absoluta. O modernismo incutiu no brasileiro a alergia ao dicionário. Os vícios inculturais que o Brasil já tinha ganharam um falso embasamento crítico. O vocabulário está cada vez mais pobre, e um brasileiro médio já não sabe mais expressar as experiências, emoções e angústia mais básicas. Foi descoberta na ciência uma ligação entre a linguagem e a capacidade de percepção - como áreas distintas mas correlatas no cérebro. Por exemplo, muito antigamente a palavra "azul" não existia. Tudo era apenas uma variação nublada entre as três cores já verbalizadas. O desenvolvimento do nome das cores é análogo ao desenvolvimento da percepção humana a respeito das cores ao longo do tempo. A cor "rosa" também não existia, era tudo vermelho, branco, ou preto. Na Bíblia, você não encontra o nome dessas cores além das básicas. A partidarização da literatura também ajuda a destruir o vocabulário e a expressão literária, e isto é um ambiente perfeito para desenvolver os dois neurônios: esquerda e direita. Isto tem totalmente a ver com a questão das cores. Compare as duas explicações: se você tem apenas um vocabulário carregado de histerias partidárias, sem nuances, palavras-de-pau que só expressam o sentimento de pertencer a uma tribo, você acaba enxergando o mundo dentro disto, uma jaula mental, causada por um vocabulário pobre, e tudo o mais é apenas uma variação de esquerda ou direita.
O Brasil é um país tão Desigual que até na literatura ocorre esse sofrimento,como você mesma citou. Uso de palavras complicadas em todo o texto. Ninguém gosta de ler meia linha,olhar o dicionário e depois voltar a ler😂
Vamos ler. Leia tudo o que você puder da literatura brasileira até a década de 60. Leia sem preconceitos e só depois de um tempo vá criando e cultivando os seus gostos, preferências e críticas. Há alguns anos fui num sebo e comprei vários clássicos. Livros velhos e surrados mas li todos e até reli alguns. É muito bom.
Com toda certeza Denis, hoje em dia da para baixar muitos livros em pdf ou epub para ler digitalmente, eu to montando minha biblioteca digital pra poder conseguir juntar o maximo possivel, Toda recomendaçao do Olavo é de uma riqueza fora do comum é top de mais.
@@alvarosilva5555 e outra, em relação à literatura brasileira, não leva tanto tempo assim. É um projeto que se for seguido com afinco, dá pra completar em pouco tempo tranquilamente.
@@matheus10101995 apesar de ser uma realidade já remota (remota inclusive para o próprio Zé Lins no momento em escreve o Ciclo) a vida que ele dá ao engenho, à região da Várzea do Paraíba tem pra mim um sentido de continuidade porque eu moro exatamente na área descrita, e meu bisavô é um dos "cabras do eito". Posso identificar a olho nu cada lugar a que ele se refere, e depois da leitura de "Banguê" compreendi o porquê da minha família ter saído da usina Olho d'agua para Itambé. A história da minha família está ali. É claro que não há como fazer uma identificação 100% pq é ficção e eu hj moro na cidade. Mas essa foi uma experiência que nenhum romancista pôde me proporcionar até agora...
Sou uma brasileira que ama a literatura, escrevo romances e só posso dizer que os outros desejam não sentir o êxito mental, o poeta aceita sua dor e escreve já o brasileiro que odeia a literatura vai para o botequim mais próximo bebe e fuma pra esquecer, ele é fraco e não sabe lidar com isso, literatura para mim é a organização mental para o momento atual.
Eu já tentei ler Machado e apesar das estória ser muito interessantes, eu me via o tempo inteiro ter que consultar o dicionário, e tudo era muito difícil para mim. Lima Barreto, por outro lado, já foi bem mais fácil de engajar na estória.
Eu gosto de Érico Veríssimo, Josué Guimarães. Detestei as leituras obrigatórias tipo O cortiço. Isso faz alunos fugirem dos livros. Meus filhos já lêem clássicos. Tenho os livros coloridos maravilhosos com as histórias originais. Eu amo ler qualquer coisa, menos literatura brasileira 😂
E no caso dos EUA que proibiram a venda de bebidas alcóolicas, surgiram então máfias comercializando e até o famoso Al Capone, mas depois da legalização essa máfias perderam a força?
Você nunca verá o Foro de São Paulo pedir para descriminalizar a venda disso, apenas o consumo. A pira da direita bostileira sempre será garantir a reserva de mercado dos k00p1nx@s. O mercado de dr0g@d0s que viram p00t1nh@ é um dos poucos em que vale a pena investir independentemente de quem esteja no poder no país, e por isso mesmo o protestantismo cresce paralelamente ao cr1m3.
Vou floodar porque vão denunciar: Você nunca verá o Foro de São Paulo pedir para descriminalizar a venda disso, apenas o consumo. A pira da direita bostileira sempre será garantir a reserva de mercado dos k00p1nx@s. O mercado de dr0g@d0s que viram p00t1nh@ é um dos poucos em que vale a pena investir independentemente de quem esteja no poder no país, e por isso mesmo o protestantismo cresce paralelamente ao cr1m3.
Mas ainda pode, meu caro. Ele mesmo dizia que queria continuar educando as pessoas mesmo depois de sua morte. E também dizia que não sentia saudade de seus mortos queridos, porque os levava com ele, "conversava" com eles etc. Então o segredo está aí (mas sim, de vez em quando eu também sinto saudades do véio estar aqui conosco. Mas cá entre nós, ele tá num lugar bem melhor que a gente hein 😅)
Tem mil aulas disponíveis da plataforma. Assista tudo antes que aconteça uma guerra nuclear e as Centrais de Armazenamento dos conteúdos da Nuvem sejam destruídas... Depois, só haverá em forma de CD, e olhe lá.
COF 108 Dica de retomada por causa da dificuldade de vários alunos: Adquirir absorver cultura literária língua portuguesa. Crise língua portuguesa 15: artigo: Geração predatória 16: libertação de drogas - discussões abstratas sobre libertação das drogas sem considerar fatos nem os agentes (FARCs) / lógica ginasiana / 25: Professores estragaram o Brasil dando corda pra alunos dizendo que são a elite pensante... Professores de Fernando Henrique, de José Serra, gerou tipo Haddad... / dez professores (Alceu Amoroso Lima, Paulo freire, Florestan Fernandes...) moldaram o Brasil tornando um país sem cultura, tradição, valores. Vocês já são a terceira geração que foi criada dentro dessa atmosfera. Até hoje celebram o movimento da semana modernista de 1922... (O nordestino de 1926 baseado no regionalismo é esquecido...)
OLAVO MUDOU SUA VIDA? KKK! JESUS mudou a minha! Existe na visão humana, o japonês, o francês, o brasileiro, etc....na de Deus não! Nesta terra ele vê somente dois; E pra cada um, há um tratamento; Um que crê u e aceitou o sacrifício de Jesus, seu Filho na cruz do calvário, entregando-se a ele e o obedecendo, e um que não creu; Ignorou, e o rejeitou! Para o que creu, a vida mudou , realmente! O seu nome foi escrito no livro da vida; Apocalipse20:15 ; para Deus ele é como particular tesouro de Deus! Malaquias 3:17,18 porém para o que não creu, olhe isto: João 3:36 Quem crê no Filho (Jesus) tem a Vida Eterna; Quem o rejeita não verá a Vida mas a ira de Deus sobre ele permanece! Razão pela qual há tantas queixas e lamentos no mundo.
Então em decorrência do desaparecimento a literatura brasileira, a língua não se renovou, o que fez desaparecer as referências às obras do passado, assim nos privando da imersão no mundo das alusões que comporiam nosso imaginário, e que nos tornaria familiarizados com os romances de onde vieram estas alusões. Não temos e temos que fazê-lo. Agora que sabemos disto fica muito mais fácil enfrentar o problema.
@@PauloRicardo-q8z Verdade. A literatura de um país não se restringe a escritores isolados e sim no diálogo permanente de escritores. Você é um escritor? Eu estou apenas lutando para começar a assimilar a literatura de língua portuguesa. Eu gostaria de ter pessoas com quem conversar, mas eu estou só começando.
Há tantos escritores brasileiros bons: Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Josué Montello, Autran Dourado, Nelson Rodrigues... Poetas: Cecília Meireles, Raul de Leoni, Marly de Oliveira, Carlos Drummond de Andrade, Gerardo Mello Mourão, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira... São muitos os grandes escritores, claro que não citei todos. Lima Barreto é bom, mas não está à altura de Rosa ou Machado, por exemplo. Barreto peca pela qualidade dos textos, no desleixo da forma.
@@luis-xg2tq, será mesmo? Já parou pra pensar que a literatura de língua portuguesa não goza de tanta visibilidade por não ter a mesma penetração do inglês, francês ou espanhol - por exemplo - no mercado editorial? E o Brasil, para complicar, é um país periférico. Lispector é um gênio, embora não tenha um décimo de visibilidade de Virginia Woolf. Lygia Fagundes Telles, por exemplo, é muito superior a Alice Munro (considerada a maior contista de língua inglesa da virada do século XX para o XXI), venceu o Nobel de Literatura em 2013; quem é mais lida no exterior? Munro, apesar de Telles ser uma contista bem melhor. Drummond é primoroso, está entre os grandes poetas do século XX. Nelson Rodrigues, um dos gigantes da literatura dramática do século passado. Acho que precisamos aprender a valorizar mais nossa literatura e reconhecer que temos gênios de nível universal, apesar de não termos um Dante, um Shakespeare ou um Dostoiévski. Se não o fizermos, como irão reconhecer nosso valor lá fora?
@@jocost.5613Exatamente! Sem contar que a poesia brasileira é riquíssima. Precisamos dar muito valor a poetas esquecidos como o Raul de Leoni, um imenso gênio. Em contrapartida, na minha opinião, o único forte do romance brasileiro é o psicologismo, porque os enredos são geralmente rasos.
@@jocost.5613 Eu fiz uma lista de poetas esquecidos - da época do simbolismo e parnasianismo -, cujos poemas só encontrei de forma esparsa na Internet, mas que, infelizmente, não pude encontrar o livro deles nos sebos digitais. Temo que já tenha ido tudo para o lixo - ou desintegrado com o tempo. Dediquei muitos anos para encontrar poetas esquecidos, mas ninguém parece se interessar em resgatá-los.
Eu não odeio literatura,eu amo literatura, mas só gosto de literatura que realmente agrega algo ,e a literatura brasileira é o que não realiza isso. A literatura brasileira é rasa, repetitiva, perigosa, inútil e tudo que há de ruim,um bom exemplo é a literatura do tal Olavo de Carvalho. O único autor que eu realmente respeito é o Valdely Kinup,grande mestre que caso fosse escutado pela população e governo,poderia acabar com a fome no Brasil
Para se fazer um juízo desses da literatura brasileira, pressupõem-se que o indivíduo que o fez, tenha pelo menos lido e absorvido aqueles autores e obras fundamentais, sem os quais não se pode, nem dizer que entendeu alguma coisa, nem emitir um juízo apropriado (que condiga com o objeto apreendido). Querer solucionar o problema da fome (problema geral e abrangente), sem solucionar o problema da sinceridade para com o objeto de discussão (problema particular e concreto), é não ter consciência dos problemas que estão dentro de seu poder de ação e aqueles que estão fora.
@@eberpalhanoleme9063 os tais autores fundamentais não existem. O único que eu verdadeiramente respeito é Valdely Kinup. Um verdadeiro gênio incompreendido
@@rodrigopao5822 E por acaso seu juízo é o crivo fundamental do conhecimento? Para saber quem é bom e quem não é, precisamos consultar você? Faça um favor a quem lê comentários de UA-cam: Pare de dar palpites sobre tudo, sem estudar sobre nada!!!
@@eberpalhanoleme9063 é sim,sou uma pessoa muito esperta. Me faça um outro favor também,pague minha internet, só assim você vai ter o direito de decidir o que eu comento,ditadorzinho.
@@rodrigopao5822 não quero ter o direito de nada, mas dei uma sugestão, visto que você é mais um palpiteiro que não sabe do que fala e acha que é digno de atenção.
Tanto odeia a literatura que fazem espiral do silencio com o escritor Paulo Cantarelli até hoje - o maior escritor da língua brasileira vivo. E quando aconteceu o escândalo de plagio em Angola, ninguém da olavosfera publicou porra nenhuma, torcem o nariz ao ouvir o nome do sujeito - pura inveja do cara - que a meu ver é a pessoa mais gentil e nobre que eu já conheci.
As pessoas leem menos por conta dos intelectuais de esquerda. Que obsessão que esse cara tinha em relação às esquerdas. Que estória da carochinha mal contada.
@@DanielMeloAraujo O período que ele destaca, anos 60 e 80, é justamente o período da ditadura, ou seja, os militares é que davam as cartas. É muita paranóia achar que seis intelectuais fariam esse estrago todo. Isso partindo da premissa que esses intelectuais foram nocivos à produção de novos leitores. Que alucinação!
Eu não odeio a literatura. Eu amo a grande literatura inglesa, espanhola, francesa e alemã. O que há no Brasil é um "cancan" sem sentido, só isso! Não quero absorver neuroses de outrem.
A língua portuguesa é rica, temos Camões, Lima barreto, Fernando Pessoa, Clarice lispector, Chico Buarque. Não perde nada pra nenhuma língua, inclusive o português apresenta até mais ferramentas de comunicação do que diversas línguas
A língua portuguesa é vulgar e por mais bela e rica, não traduz tudo o que precisa ser dito. Para termos sucesso a língua portuguesa precisa evoluir agregando palavras hoje estrangeiras que aumentem a precisão do que se quer comunicar.
O conservadorismo linguístico, de fato, combina mais com os portugueses. Já a ignorância, que no caso do Olavo era pouca, e o deboche que era tornado em arte, não deveria ser tão presente nos seus fãs. A devoção que as pessoas têm pelas figuras, em detrimento das ideias, é lamentável.
@@antoniomarcos1395 Literatura digital. Muito escritor fazendo o famoso "encher linguiça" descrevendo e descrevendo pra aumentar o texto porque as editoras fazem contratos com x páginas até data x em tantos livros. Forçando o mercado a não cristalizar ideias. Tipo livro do paulo Coelho. Descrevendo 50 coisas inúteis invés de falar pouco mas falar tudo.
@@antoniomarcos1395 aplicativos de escritores autônomos por exemplo. Escrevem algo bom mas como não recebem o apreço abandonam tal obra. Porque o mercado tá saturado. Além das traduções tem as inteligências artificiais.
Literatura é meu ovo, não faz sentido ficarem babando ovo de um monte de livro chato pra kct só para tu ler e se passar por mais um cult, se for para ler e se passar de cult que seja livro ditádico, agora de cultura tem muito mais conteúdo e em muitos outros formatos do que livros do Machado de Assis.
A revolta dos idiotas é o maior fenômeno de nossa época. Sentem-se sufocados por tudo o que é superior a eles. No passado, ficavam calados, tímidos, envergonhados. Agora, mostram o rosto, falam com autoridade, alguns se tornaram até líderes. Realmente é a época da ascensão fulminante do idiota. Os idiotas vão dominar o mundo.
@@PauloRicardo-q8z Uau, o cara super intelectual chegou! Fazendo uma resposta super embasada que nada mais declara do que "sua opinião é ruim e a minha é boa". Estou em choque😨
Olavo mudou minha vida! Sempre fui apaixonado por literatura, mas estagnei por um bom tempo. Voltei a ler e depois Olavo turbinou minhas leituras com boas indicações. Escrevo também. Perdoe-me, ó captain, my captain, se o meu nível ainda não é bom o suficiente para tanto, mas a vontade de criar é mais forte que eu! Descanse em paz, nobre mestre!!
Onde posso encontrar os seus escritos?
@@PauloRicardo-q8z ola Paulo,meus escritos são apenas literatura policial até o momento. Vc acha na Amazon. Não cheguei ao ponto de escrever como um José Geraldo Vieira ainda. Quem sabe um dia...
Não é difícil escrever romances. Adapte as suas histórias - ou ressignifique as já publicadas - para dentro do nosso contexto socio-cultural, ou político - mas apartidário - como queira. Uma literatura de carne e osso deve espelhar o nosso problema social desde o ponto de vista em que isto te atinge pessoalmente.
@@PauloRicardo-q8z na verdade eu já faço isso, mas de forma sutil. Seguirei aprimorando aos poucos.
@@asreliquiasdorei-livrosefi2397 Manda aí o site pra obter o livro.
Sem literatura, sem instrumentos para entender a realidade. Estou tirando o atraso hoje em dia. Obrigado, professor.
Pelos comentários dá pra ver que ele estava totalmente certo. Nossa língua é riquíssima e temos inúmeros bons autores, mas realmente é difícil, porque a maioria das pessoas pega um livro “clássico” nacional e não entende sequer o significado das palavras da primeira linha. Muito interessante esse ponto que nossa cultura foi assassinada pelas pessoas que colocam ideologias partidárias antes de tudo. Não temos noção de quanto essa perda cultural nos impactou. Hoje somos fracos de mente, não temos mais senso crítico e, ouso ir além, está difícil até a interpretação de textos comuns do cotidiano!
@@AutoraBeatrizOliveira É uma catástrofe absoluta. O modernismo incutiu no brasileiro a alergia ao dicionário. Os vícios inculturais que o Brasil já tinha ganharam um falso embasamento crítico. O vocabulário está cada vez mais pobre, e um brasileiro médio já não sabe mais expressar as experiências, emoções e angústia mais básicas. Foi descoberta na ciência uma ligação entre a linguagem e a capacidade de percepção - como áreas distintas mas correlatas no cérebro. Por exemplo, muito antigamente a palavra "azul" não existia. O desenvolvimento do nome das cores é análogo ao desenvolvimento da percepção humana a respeito das cores ao longo do tempo. A cor "rosa" também não existia, era tudo vermelho, branco, ou preto. Na Bíblia, você não encontra o nome dessas cores além das básicas.
@@AutoraBeatrizOliveira @AutoraBeatrizOliveira É uma catástrofe absoluta. O modernismo incutiu no brasileiro a alergia ao dicionário. Os vícios inculturais que o Brasil já tinha ganharam um falso embasamento crítico. O vocabulário está cada vez menor, e um brasileiro médio já não sabe mais expressar as experiências, emoções e angústia mais básicas. Foi descoberta na ciência uma ligação entre a linguagem e a capacidade de percepção - como áreas distintas mas correlatas no cérebro. Por exemplo, muito antigamente a palavra "azul" não existia. O desenvolvimento do nome das cores é análogo ao desenvolvimento da percepção humana a respeito das cores ao longo do tempo. A cor "rosa" também não existia, era tudo vermelho, branco, ou preto. Na Bíblia, você não encontra o nome dessas cores além das básicas. Com isto, as pessoas só percebiam três cores, e todas as outras como uma mera variação delas.
A mesma coisa se aplica a tudo. Por falta de um vocabulário afiado, tudo no mundo é esquerda ou direita, dois neurônios para dois nomes que, convenhamos, são cheios de significado emocional e até poético e retórico - e a partidarização da literatura como uma causa e um sintoma disto ao mesmo tempo, como um círculo vicioso.
É uma catástrofe absoluta. O modernismo incutiu no brasileiro a alergia ao dicionário. Os vícios inculturais que o Brasil já tinha ganharam um falso embasamento crítico. O vocabulário está cada vez mais pobre, e um brasileiro médio já não sabe mais expressar as experiências, emoções e angústia mais básicas. Foi descoberta na ciência uma ligação entre a linguagem e a capacidade de percepção - como áreas distintas mas correlatas no cérebro. Por exemplo, muito antigamente a palavra "azul" não existia. Tudo era apenas uma variação nublada entre as três cores já verbalizadas. O desenvolvimento do nome das cores é análogo ao desenvolvimento da percepção humana a respeito das cores ao longo do tempo. A cor "rosa" também não existia, era tudo vermelho, branco, ou preto. Na Bíblia, você não encontra o nome dessas cores além das básicas. A partidarização da literatura também ajuda a destruir o vocabulário e a expressão literária, e isto é um ambiente perfeito para desenvolver os dois neurônios: esquerda e direita. Isto tem totalmente a ver com a questão das cores. Compare as duas explicações: se você tem apenas um vocabulário carregado de histerias partidárias, sem nuances, palavras-de-pau que só expressam o sentimento de pertencer a uma tribo, você acaba enxergando o mundo dentro disto, uma jaula mental, causada por um vocabulário pobre, e tudo o mais é apenas uma variação de esquerda ou direita.
@@PauloRicardo-q8z Exatamente. E agora com a geração "tiktok" a tendência é só piorar. Está muito complicado.
O Brasil é um país tão Desigual que até na literatura ocorre esse sofrimento,como você mesma citou. Uso de palavras complicadas em todo o texto. Ninguém gosta de ler meia linha,olhar o dicionário e depois voltar a ler😂
O áudio está excelente! Graças a Deus por ter conhecido Sir Olavão! Que ele já esteja na glória de Deus❤
Vamos ler. Leia tudo o que você puder da literatura brasileira até a década de 60. Leia sem preconceitos e só depois de um tempo vá criando e cultivando os seus gostos, preferências e críticas. Há alguns anos fui num sebo e comprei vários clássicos. Livros velhos e surrados mas li todos e até reli alguns. É muito bom.
Creio que não precisa gastar tanto somente com literatura brasileira. Outras literaturas são até melhores.
@@victorpetrarca2471 Sim mas você brasileiro e precisa conhecer primeiramente a literatura do nosso país. Não é uma obrigação mas é o correto.
Com toda certeza Denis, hoje em dia da para baixar muitos livros em pdf ou epub para ler digitalmente, eu to montando minha biblioteca digital pra poder conseguir juntar o maximo possivel, Toda recomendaçao do Olavo é de uma riqueza fora do comum é top de mais.
@@alvarosilva5555 e outra, em relação à literatura brasileira, não leva tanto tempo assim. É um projeto que se for seguido com afinco, dá pra completar em pouco tempo tranquilamente.
Essa experiência de continuidade entre a literatura e a vida eu encontrei em José Lins do Rêgo.
Verdade! O problema é que José Lins fala sobre a vida do Brasil dos nossos avós.
@@matheus10101995 apesar de ser uma realidade já remota (remota inclusive para o próprio Zé Lins no momento em escreve o Ciclo) a vida que ele dá ao engenho, à região da Várzea do Paraíba tem pra mim um sentido de continuidade porque eu moro exatamente na área descrita, e meu bisavô é um dos "cabras do eito". Posso identificar a olho nu cada lugar a que ele se refere, e depois da leitura de "Banguê" compreendi o porquê da minha família ter saído da usina Olho d'agua para Itambé. A história da minha família está ali. É claro que não há como fazer uma identificação 100% pq é ficção e eu hj moro na cidade. Mas essa foi uma experiência que nenhum romancista pôde me proporcionar até agora...
@@matheus10101995E dai? Não é a história do Brasil.
obrigado a equipe do seminário por estar trazendo essas informações tão básicas e cruciais de volta pra quem já é do cof inclusive
Grande Olavo, descance no Reino dos céus, grande professor.❤️🩹
Tá sentado no colo do "Papai-do-Chão"...
@@henriqueselenitaserá mesmo? Quem você pensa que é para definir para onde as pessoas vão após sua vida?
@@pedrolima4156 Quem definiu foi ele, pela quantidade de mherda que fez durante a vida.
@@henriqueselenitaDiga aí o que você fez nessa que te resta...
@@blufumephisto Pode chorar a vontade...
Eterno professor♥️ Cada vídeo do senhor é um combo de aprendizados 🎇
Tentar convencer alguém a ler, é como oferecer um telescópio à um cego...
Sou uma brasileira que ama a literatura, escrevo romances e só posso dizer que os outros desejam não sentir o êxito mental, o poeta aceita sua dor e escreve já o brasileiro que odeia a literatura vai para o botequim mais próximo bebe e fuma pra esquecer, ele é fraco e não sabe lidar com isso, literatura para mim é a organização mental para o momento atual.
Onde posso encontrar os seus romances?
Eu queria assistir o resto desta aula !!!
Bom trabalho 👍✅, Professor Olavo de Carvalho 🎗️ tem razão!🇧🇷🚨
No kindle tenho uma coleção de Machado de Assis que me custou apenas R$ 09,90❤
Tenho varios livros no Kindle que custaram-me poucos reais
Já na minha primeira infância meu Paizinho me dava livros de poesia de verdade e livros de literatura e de história brasileira e internacional.
Administrador coloque a aula de onde foi retirado esse recorte.
Já falei várias vezes isso.
mas é que isso é uma alusão, não um plágio 😂foi mal, não pude perder a piada
Gostei muito desta aula
Eu já tentei ler Machado e apesar das estória ser muito interessantes, eu me via o tempo inteiro ter que consultar o dicionário, e tudo era muito difícil para mim. Lima Barreto, por outro lado, já foi bem mais fácil de engajar na estória.
Sugestão: Leia os contos de Machado de Assis.
Foi a mesma coisa que eu senti quando li camilo Castelo branco 😄😄
Eu gosto de Érico Veríssimo, Josué Guimarães. Detestei as leituras obrigatórias tipo O cortiço. Isso faz alunos fugirem dos livros. Meus filhos já lêem clássicos. Tenho os livros coloridos maravilhosos com as histórias originais. Eu amo ler qualquer coisa, menos literatura brasileira 😂
Sugestão: põe o número da aula no corte do vídeo, pois ouvinte-aluno do Olavo pode querer assisti a aula inteira!
Excelente aula!! Impossível discutir algo assim nas universidades. Só lacração e arremedo de intelectualidade.
meu mestre maior 👍
Olavão era brabo
E no caso dos EUA que proibiram a venda de bebidas alcóolicas, surgiram então máfias comercializando e até o famoso Al Capone, mas depois da legalização essa máfias perderam a força?
perderam nada. só mudou os donos do poder do crime
Você nunca verá o Foro de São Paulo pedir para descriminalizar a venda disso, apenas o consumo.
A pira da direita bostileira sempre será garantir a reserva de mercado dos k00p1nx@s.
O mercado de dr0g@d0s que viram p00t1nh@ é um dos poucos em que vale a pena investir independentemente de quem esteja no poder no país, e por isso mesmo o protestantismo cresce paralelamente ao cr1m3.
Vou floodar porque vão denunciar:
Você nunca verá o Foro de São Paulo pedir para descriminalizar a venda disso, apenas o consumo.
A pira da direita bostileira sempre será garantir a reserva de mercado dos k00p1nx@s.
O mercado de dr0g@d0s que viram p00t1nh@ é um dos poucos em que vale a pena investir independentemente de quem esteja no poder no país, e por isso mesmo o protestantismo cresce paralelamente ao cr1m3.
@@luis-xg2tq mas eles foram para outro comércio porquê o ramo de bebidas alcoólicas já não tava rentável certo?
Sim. Perderam.
Eu adoro literatura sim.!!!
Aula fundamental.
22:44 Alguém sabe qual é esse artigo?
Pessoal, alguém sabe qual é esta aula do COF? (P.S. Trecho maravilhoso! Incrivelmente importante para o Brasil.)
aula 108
@@RobsonJung Muito obrigado!
Alguém sabe qual é essa aula?
Eu também escrevo a muitos anos 😍🙌
há*
@@tolottiTu estas equivocado
@@comoassimofcbr , estás*
Nunca dispense a gramática
@@tolotti😂 o cara diz que escreve há anos ... que bosta deve ser 😢😅
Nem todos odeiam a literatura eu mesmo aprendi a ler na bula de remédio Jadite H e nas revistas do tio patinhas nunca mais parei
Como eu gostaria de ter sido seu aluno... 😕
Mas ainda pode, meu caro. Ele mesmo dizia que queria continuar educando as pessoas mesmo depois de sua morte. E também dizia que não sentia saudade de seus mortos queridos, porque os levava com ele, "conversava" com eles etc. Então o segredo está aí (mas sim, de vez em quando eu também sinto saudades do véio estar aqui conosco. Mas cá entre nós, ele tá num lugar bem melhor que a gente hein 😅)
Tem mil aulas disponíveis da plataforma. Assista tudo antes que aconteça uma guerra nuclear e as Centrais de Armazenamento dos conteúdos da Nuvem sejam destruídas... Depois, só haverá em forma de CD, e olhe lá.
@@PauloRicardo-q8zhã??
Alguém sabe qual é a aula?
Esse trecho é de qual aula do COF??
Esse trecho foi retirado de qual aula?
Qual e a aula do CoF ?
O numero do aula por favor
Aula 108 do COF.
COF 108
Dica de retomada por causa da dificuldade de vários alunos: Adquirir absorver cultura literária língua portuguesa. Crise língua portuguesa
15: artigo: Geração predatória
16: libertação de drogas - discussões abstratas sobre libertação das drogas sem considerar fatos nem os agentes (FARCs) / lógica ginasiana /
25: Professores estragaram o Brasil dando corda pra alunos dizendo que são a elite pensante... Professores de Fernando Henrique, de José Serra, gerou tipo Haddad... / dez professores (Alceu Amoroso Lima, Paulo freire, Florestan Fernandes...) moldaram o Brasil tornando um país sem cultura, tradição, valores. Vocês já são a terceira geração que foi criada dentro dessa atmosfera.
Até hoje celebram o movimento da semana modernista de 1922... (O nordestino de 1926 baseado no regionalismo é esquecido...)
Qual aula foi essa?
Ótimo.
Opaaaa peraiii eu não
Só sei de uma coisa, eu sou brasileiro e odeio física.
OLAVO MUDOU SUA VIDA? KKK! JESUS mudou a minha! Existe na visão humana, o japonês, o francês, o brasileiro, etc....na de Deus não! Nesta terra ele vê somente dois; E pra cada um, há um tratamento; Um que crê u e aceitou o sacrifício de Jesus, seu Filho na cruz do calvário, entregando-se a ele e o obedecendo, e um que não creu; Ignorou, e o rejeitou! Para o que creu, a vida mudou , realmente! O seu nome foi escrito no livro da vida; Apocalipse20:15 ; para Deus ele é como particular tesouro de Deus! Malaquias 3:17,18 porém para o que não creu, olhe isto: João 3:36 Quem crê no Filho (Jesus) tem a Vida Eterna; Quem o rejeita não verá a Vida mas a ira de Deus sobre ele permanece! Razão pela qual há tantas queixas e lamentos no mundo.
👏👏👏
Literatura brasileira é extremamente chata. Só presta a carta do Pero Vaz de Caminha.
💯👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
🙏
Então em decorrência do desaparecimento a literatura brasileira, a língua não se renovou, o que fez desaparecer as referências às obras do passado, assim nos privando da imersão no mundo das alusões que comporiam nosso imaginário, e que nos tornaria familiarizados com os romances de onde vieram estas alusões. Não temos e temos que fazê-lo. Agora que sabemos disto fica muito mais fácil enfrentar o problema.
@@PauloRicardo-q8z Verdade. A literatura de um país não se restringe a escritores isolados e sim no diálogo permanente de escritores. Você é um escritor? Eu estou apenas lutando para começar a assimilar a literatura de língua portuguesa. Eu gostaria de ter pessoas com quem conversar, mas eu estou só começando.
@@FredericoRolim-k8p Me mande o seu contato.
@@FredericoRolim-k8p Me mande o seu contato.
Coloquei o meu wpp na descrição do meu perfil.
@@FredericoRolim-k8p Coloquei o meu contato na descrição do meu perfil.
❤❤❤❤❤❤
Literatura é uma bobagem pq não põe pão na mesa e é coisa de filhinho(a)s de papai, mas respeito quem gosta disso
Falou bobagem
O Brasil odeia a literatura brasileira, que é niilista e de péssima qualidade.
Olavo tinha e deixou uma erudição ímpar.
😎💪🏻💪🏻💪🏻
tenho q ser sincero, poucos sao os autores brasileiros bons. talvez só lima barreto e monteiro lobato
Há tantos escritores brasileiros bons: Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Josué Montello, Autran Dourado, Nelson Rodrigues... Poetas: Cecília Meireles, Raul de Leoni, Marly de Oliveira, Carlos Drummond de Andrade, Gerardo Mello Mourão, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira... São muitos os grandes escritores, claro que não citei todos.
Lima Barreto é bom, mas não está à altura de Rosa ou Machado, por exemplo. Barreto peca pela qualidade dos textos, no desleixo da forma.
@@jocost.5613 pois é. não gosto de Machado. os restantes citados não são dignos de nota em um contexto mundial
@@luis-xg2tq, será mesmo? Já parou pra pensar que a literatura de língua portuguesa não goza de tanta visibilidade por não ter a mesma penetração do inglês, francês ou espanhol - por exemplo - no mercado editorial? E o Brasil, para complicar, é um país periférico. Lispector é um gênio, embora não tenha um décimo de visibilidade de Virginia Woolf. Lygia Fagundes Telles, por exemplo, é muito superior a Alice Munro (considerada a maior contista de língua inglesa da virada do século XX para o XXI), venceu o Nobel de Literatura em 2013; quem é mais lida no exterior? Munro, apesar de Telles ser uma contista bem melhor. Drummond é primoroso, está entre os grandes poetas do século XX. Nelson Rodrigues, um dos gigantes da literatura dramática do século passado. Acho que precisamos aprender a valorizar mais nossa literatura e reconhecer que temos gênios de nível universal, apesar de não termos um Dante, um Shakespeare ou um Dostoiévski. Se não o fizermos, como irão reconhecer nosso valor lá fora?
@@jocost.5613Exatamente! Sem contar que a poesia brasileira é riquíssima. Precisamos dar muito valor a poetas esquecidos como o Raul de Leoni, um imenso gênio. Em contrapartida, na minha opinião, o único forte do romance brasileiro é o psicologismo, porque os enredos são geralmente rasos.
@@jocost.5613 Eu fiz uma lista de poetas esquecidos - da época do simbolismo e parnasianismo -, cujos poemas só encontrei de forma esparsa na Internet, mas que, infelizmente, não pude encontrar o livro deles nos sebos digitais. Temo que já tenha ido tudo para o lixo - ou desintegrado com o tempo. Dediquei muitos anos para encontrar poetas esquecidos, mas ninguém parece se interessar em resgatá-los.
Eu não odeio literatura,eu amo literatura, mas só gosto de literatura que realmente agrega algo ,e a literatura brasileira é o que não realiza isso. A literatura brasileira é rasa, repetitiva, perigosa, inútil e tudo que há de ruim,um bom exemplo é a literatura do tal Olavo de Carvalho. O único autor que eu realmente respeito é o Valdely Kinup,grande mestre que caso fosse escutado pela população e governo,poderia acabar com a fome no Brasil
Para se fazer um juízo desses da literatura brasileira, pressupõem-se que o indivíduo que o fez, tenha pelo menos lido e absorvido aqueles autores e obras fundamentais, sem os quais não se pode, nem dizer que entendeu alguma coisa, nem emitir um juízo apropriado (que condiga com o objeto apreendido). Querer solucionar o problema da fome (problema geral e abrangente), sem solucionar o problema da sinceridade para com o objeto de discussão (problema particular e concreto), é não ter consciência dos problemas que estão dentro de seu poder de ação e aqueles que estão fora.
@@eberpalhanoleme9063 os tais autores fundamentais não existem. O único que eu verdadeiramente respeito é Valdely Kinup. Um verdadeiro gênio incompreendido
@@rodrigopao5822 E por acaso seu juízo é o crivo fundamental do conhecimento? Para saber quem é bom e quem não é, precisamos consultar você? Faça um favor a quem lê comentários de UA-cam: Pare de dar palpites sobre tudo, sem estudar sobre nada!!!
@@eberpalhanoleme9063 é sim,sou uma pessoa muito esperta. Me faça um outro favor também,pague minha internet, só assim você vai ter o direito de decidir o que eu comento,ditadorzinho.
@@rodrigopao5822 não quero ter o direito de nada, mas dei uma sugestão, visto que você é mais um palpiteiro que não sabe do que fala e acha que é digno de atenção.
Ops eu não
Esse infeliz, mesmo depois de morto, continua a assombrar...
Papai-do-Chão não quis ele por lá...
@@henriqueselenita uma boa alma que ainda nos ensina muito por meio de seus escritos e gravações. Já você, não vai deixar de substancial.
Rlx cabra, oque é seu ta guardado
@@MoisesPereira-vv4hx Ai que medo!
@@Denis_Santos909 Tem trouxa pra tudo...
@@Denis_Santos909cite ao menos 10 coisas úteis. Não vale usar Google
Tanto odeia a literatura que fazem espiral do silencio com o escritor Paulo Cantarelli até hoje - o maior escritor da língua brasileira vivo. E quando aconteceu o escândalo de plagio em Angola, ninguém da olavosfera publicou porra nenhuma, torcem o nariz ao ouvir o nome do sujeito - pura inveja do cara - que a meu ver é a pessoa mais gentil e nobre que eu já conheci.
Angelo Monteiro, Adélia Prado, Alberto Mussa e tantos outros já morreram?
@@andersoncale1784 Sim
@@iagovinicius3228 teu nariz. Eles estão mais vivos do que nunca.
As pessoas leem menos por conta dos intelectuais de esquerda. Que obsessão que esse cara tinha em relação às esquerdas. Que estória da carochinha mal contada.
Ele foi provavelmente o maior estudioso da esquerda que esse país já produziu amigo, só o que ele leu sobre esquerda vc não vai ler na vida
@@DanielMeloAraujo O período que ele destaca, anos 60 e 80, é justamente o período da ditadura, ou seja, os militares é que davam as cartas. É muita paranóia achar que seis intelectuais fariam esse estrago todo. Isso partindo da premissa que esses intelectuais foram nocivos à produção de novos leitores. Que alucinação!
@@DanielMeloAraujo leu muito para ser um antivacinas kkkk um ilustre ignorante
@@DanielMeloAraujoSó a biblioteca do Olavo sobre a esquerda, deve dar a minha vezes dez kakakakaakakaks
Brasileiro médio
Q?
Qualquer semelhança com a atual direita bolsonarista seria mera coincidência ?
Qual o representante da direita anterior a atual?
A pergunta na verdade é: "qualquer semelhança com qualquer espectro político brasileiro atual seria mera coincidência?"
A literatura odeia os bostileiros.
Depois que o Gilberto Gil entrou na ABL, e a Anitta participou de uma exposição literária... você tem razão 😅
Eu não odeio a literatura. Eu amo a grande literatura inglesa, espanhola, francesa e alemã.
O que há no Brasil é um "cancan" sem sentido, só isso!
Não quero absorver neuroses de outrem.
A língua portuguesa é rica, temos Camões, Lima barreto, Fernando Pessoa, Clarice lispector, Chico Buarque. Não perde nada pra nenhuma língua, inclusive o português apresenta até mais ferramentas de comunicação do que diversas línguas
Concordo
A língua portuguesa é vulgar e por mais bela e rica, não traduz tudo o que precisa ser dito. Para termos sucesso a língua portuguesa precisa evoluir agregando palavras hoje estrangeiras que aumentem a precisão do que se quer comunicar.
viajou
Não leu Camilo Castelo Branco.
Falou o filólogo 😮
O conservadorismo linguístico, de fato, combina mais com os portugueses. Já a ignorância, que no caso do Olavo era pouca, e o deboche que era tornado em arte, não deveria ser tão presente nos seus fãs. A devoção que as pessoas têm pelas figuras, em detrimento das ideias, é lamentável.
O que citei já acontece e isso é natural e esperado. Quem faz o idioma somos nós falantes nativos.
A literatura de hoje em dia é digital ...
Celular na mão a gente ler tudo ...
Completamente errado. 99% dos textos são rasos e sem conclusões.
@@GabrielDiasRocha-y8v Como assim ..
@@antoniomarcos1395 Literatura digital. Muito escritor fazendo o famoso "encher linguiça" descrevendo e descrevendo pra aumentar o texto porque as editoras fazem contratos com x páginas até data x em tantos livros. Forçando o mercado a não cristalizar ideias. Tipo livro do paulo Coelho. Descrevendo 50 coisas inúteis invés de falar pouco mas falar tudo.
@@antoniomarcos1395 aplicativos de escritores autônomos por exemplo. Escrevem algo bom mas como não recebem o apreço abandonam tal obra. Porque o mercado tá saturado. Além das traduções tem as inteligências artificiais.
Verdade, tudo muito superficial nessa era digital. @@GabrielDiasRocha-y8v
O título do texto contém inverdades. O brasileiro não odeia a literatura.
Literatura é meu ovo, não faz sentido ficarem babando ovo de um monte de livro chato pra kct só para tu ler e se passar por mais um cult, se for para ler e se passar de cult que seja livro ditádico, agora de cultura tem muito mais conteúdo e em muitos outros formatos do que livros do Machado de Assis.
@@pxgvsvs Só o mundo líquido digital é capaz de fundir um comentário tão inútil com outros comentários inteligentes...
@@PauloRicardo-q8z... é é é 😅😅😅😅 é a internet .
A revolta dos idiotas é o maior fenômeno de nossa época. Sentem-se sufocados por tudo o que é superior a eles. No passado, ficavam calados, tímidos, envergonhados. Agora, mostram o rosto, falam com autoridade, alguns se tornaram até líderes. Realmente é a época da ascensão fulminante do idiota. Os idiotas vão dominar o mundo.
@@PauloRicardo-q8z Uau, o cara super intelectual chegou! Fazendo uma resposta super embasada que nada mais declara do que "sua opinião é ruim e a minha é boa". Estou em choque😨