Excelente vídeo, na espera dos próximos! :) Concordo que a melhor opção seria finalizar as obras brutas, opção aliás que me parece ser a que foi feita na Carioca 2 e São João, evitando retrabalho e gastos maiores para, no futuro, construir a estação - que, também concordo, só faz sentido numa expansão da malha. Se o custo político dessa opção for inaceitável, o plano B me pareceria ser terminar a construção e operar a Linha 1/4 com um "recuo de bateria", isto é, São Conrado - Gávea - Antero de Quental, deixando o trecho direto atualmente utilizado somente para operações especiais (Carnaval, Revéillon etc). Eventualmente, com a compra de mais trens, ela poderia ser estação terminal da Linha 2, mas me parece mais viável deixar de usar Botafogo e usar a General Osório 1 para isso. []s
Não é possível que um trem saia de antero de quental, chegue na gávea e de lá parta para a estação são conrado, os tuneis de antero de quental para gávea são organizados em geometria para seguir sentido uruguai, e não sentido barra, sem conexões com os tuneis vindos da barra que são organizados para seguir sentido carioca, e não leblon. Para que isso fosse possível um trem teria que chegar na Gávea, os passageiros descerem dele, entrarem na outra plataforma e seguirem sentido barra, o que é péssimo do ponto de vista operacional.
Concordo que a segunda opção é a que faz mais sentido, mas infelizmente acho que impossível na realidade política do Rio de Janeiro e do Brasil. Acho que a melhor opção seria gastar um pouco mais, construir o túnel Gávea/Uruguai e desconectar as linha 1 e 4 de uma vez, deixando a linha 4 como Gávea/Barra.
@@viniciusramos1288 Sim. É uma opção. E o trecho entre a Gávea e algum outro ponto da linha 1 que fique pra depois. Pobres moradores da Lagoa, JB e Humaitá.😢😢
Como comentei anteriormente, o melhor é colocar pessoas competentes no comando, que pense na população e o bem estar, pois empresa pública não é para ter lucro, sim trazer uma vida de qualidade.
Viva o estado de Sao Paulo, que desde 1968, quando o prefeito da cidade de Sao Paulo era o Faria Lima, as obras do metropolitano paulistano, teve poucos atrasos, viva Sao Paulo.
O melhor é partir logo para a conclusão da estação e furar o morro até a Tijuca, completando o anel da linha 1. Uma viagem da Pavuna até o Leblon sem passar pelo Centro seria um sonho. É caro mas ao menos melhoraria a mobilidade.
Sou arquiteto, hoje moro em Manaus, trabalhei nos projetos do Metrôpolitano do rio de Janeiro de 1976 até 1980 na PAAL, como desenhista projetista trabalheir nos projetos da Estação Uruguaiana, Carioca, Gloria, Morro Azul, hoje Estação Flamengo até o Pré Metro de São Cristovão. Olhando o trajeto, penso que a estação da Gávea foi açodada, poderia muito bem ter sido feito a ligação da Antero de Quental a São Conrado e e aí seguido em frente, quanto ao que deve ser feito, penso que não se deve enterrar dinheiro público, a melhor solução é completar a obra, se for essa a melhor e mais viável solução para ir até a Tijuca, do contrário é gastar 70 milhões e aterrar novamente.
@caoscarioca excelente conteúdo! Creio que a solução ideal é terminar a estação Gávea em dois níveis, e fazer a ligação Gávea - Tijuca, com a estação Uruguai. Somente essa solução justifica a existência da estação Gávea.
Para mim a gávea é o local perfeito para fazer uma nova linha que ligue tanto a barra via Jardim Oceânico e quem de Copacabana para o aeroporto. Então faria um plano para fazer a Linha 3 a partir da gávea com estações no Jardim Botânico, Cosme Velho, Estacio que seria ainda mais caro pq faria mais uma integração a baixo da atual estação, TIG, Cidade Universitária, Hospital Universitário, Galeão, Ilha Plaza e a última estação na Ilha do Governador a estação Bancários. Sei que custaria bilhões e a obra diraria mais de 15 anos, mas certeza que se acabasse até 2040 seria uma obra muito boa para toda a população e tiraria muita gente das linhas do Centro, principalmente quem quer ir para UFRJ ou pro Aeroporto tanto Turistas como trabalhadores.
Excelente vídeo mais uma vez. Mas eu não entendi a sua proposta preferida (a n° 2). Se se optar pela alternativa 2 (completar a obra bruta da estação afastando o risco de colapso para, no futuro, se expandir o metrô até a Tijuca, fazendo-se da linha 1 uma linha circular, com a ligação Antero de Quental-Gávea e Gávea-Uruguai por túnel que furaria o maciço da Tijuca), o que se faz com os trechos Antero de Quental-São Conrado e São Conrado-Jardim Oceânico, que, embora sejam chamados de linha 4, nada mais são do que a extensão da linha 1?
Até fechar o Anel fica tudo como está. Depois imagino que haja múltiplas possibilidades. Talvez uma interessante seja L1 Circular. L2 Pavuna - General Osorio. L4 Barra - General Osório 2 Mas pra isso funcionar precisa de CBTC na rede toda pra sincronizar tudo
Faz. É só fazer a linha da forma certa, como uma linha de verdade, separada da linha um mas com estações de transferência. A linha pode partir de Botafogo ou da Carioca. Eu prefiro a primeira opção. De Botafogo ela vai para Humaitá, Lagoa, Jardim Botanico, Gávea e depois segue pra São Conrado e Barra.
Na vdd parte dos planos são estender a linha 1 até Gávea e fazer uma linha 5 desde a praça XV ou estação carioca até a Gávea etc, são só planos no caso
A ligação Gavea / Tijuca é a melhor opção para a estação. Não faz sentido se percorrer a zona sul e todo o centro da cidade para se chegar a Tijuca a partir da Barra
É impressionante como o Rio de Janeiro é atrasado nessa questão de transportes. Essa estação Gávea só faria sentido com a linha completa indo até a Tijuca. E deveria ter metrô na zona oeste (Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, etc) há muito tempo, nada de BRT nem de Supervia.
Na verdade, a Supervia já deveria ter sido absorvida pelo metrô. Não faz sentido ter trem e metrô separado se poderia ser um só sistema com outras linhas cortando os ramais.
Como alguém que trabalha em Botafogo, vejo que colocar em operação a estação da Gávea já seria bem válido para a população local e alguma diminuição do péssimo trânsito da região. Contudo, a opção da obra bruta seria muito mais econômica e afetaria menos a patética operação do metrô atual até a construção da ligação ao Uruguai para acabar com a linha 1A.
A linha 1 em anel, interceptada em 4 pontos pelas linhas 2 e 4 é o arranjo que melhor lê a cidade. O anel funciona carregado nos dois sentidos, distribuindo os fluxos pelas extensões. Uma linha 3 inteceptando as linhas 2 e 4 repete o esquema em outra escala e continua lendo bem a cidade, principalmente se baldear também para a EFCB e para a EFL. O Rio diz claramente o que quer, mas quem lhe dá ouvidos?
Termina a obra e faz um concessão pra um local de eventos shows, teatro, cinema, exposições, balada, restaurante, comércio pelo período de 15 anos enquanto não se dê continuidade as obras de continuidade da linha... Fatura-se um bom dinheiro e gera empregos nesse tempo.
Obviamente, é a opção 2. A primeira não deveria nem ser considerada, uma vez que a parte maior ja foi iniciada. Vamos deixar a estrutura pronta para o futuro...se ela for a conexão entre Tijuca e Zona Sul (o que, acreditem, seria um PUTA desafogamento de transito e ganho de tempo para mta gente), é só fazer como a estação Uruguai: terminar os acabamentos e tornar ela viavel para a operação. Além de proporcionar o arco da Linha 1, a Gavea com a Uruguai ainda permitiria uma 3a Linha (vamos chamar aqui de Linha 5), que partiria dali da Uruguai e poderia ir por bairros como Grajau, Eng.Novo e Meier, até cair numa conexão com a Linha 2 em algum lugar (provavelmente em Del Castilho)
Alguém saberia me informar algum curso de graduação, pós ou MBA onde se possa estudar essa questão de mobilidade urbana com um certo detalhe? Existe isso no Brasil? Ou seria apenas dentro de cursos de arquitetura e urbanismo?
Me diz qual a proposta do trás Brasil com brts? Era mais fácil por veículos leves sobre trilhos no meio da avenida Brasil bem mais rápido com intervalo menores.
Olha. Mais FÁCIL certamente não é. O problema do BRT é sua sustentabilidade financeira a médio e longo prazo, fato agravado pela cultura Carioca de destruir tudo. Há exemplos de BRT pelo mundo que funcionam muito bem. Aqui, nesse momento, acho que seria essencial colocar um posto da PM em TODAS as estações 24/7. É decadente que estejamos nesse nível, mas estamos. Nesse momento não vejo muito outro caminho que não seja fazer esses 4 BRTs funcionarem melhor.
@@adelmofilho742 Antes de falar besteira vc pesquise! A velocidade máxima do Vlt pode chegar a 80 km ou seja mais eficiente, mais confortável menos poluente e etc…, ou vc acha que os engenheiros irão criar um trem pra andar 10 kk por hr que gênio kkkkk
O Metrô do Rio deveria se expandir para zona oeste bairros como Campo Grande e santa cruz sofrem sem transportes e a estação da gavea não terá nem 20.000 usuarios por dia.
Não vejo muito sentido em expandir o Metrô em uma rota paralela ao Trem. O que precisa ser feito é ter O sistema de Trens funcionando com alta qualidade. Maior velocidade, intervalos menores E manutenção em dia.
Não seria não...uma das etapas mais doloridas pra sociedade em obras desse naipe é a desapropriação. Então, se vc já tem o tratado, zero gastos com desapropriação e indenizações, assim como o traçado no chão já está definido...o gasto maior é colocar os trilhos, definir estruturas de garagem, manutenção e pátio de manobras, e a adaptação do entorno para evitar passagens de nível (onde for andar o carro ou pedestre, não anda a composição). Falando honestamente pra vocês, existe um cara super entrosado nos estudos de planejamento do BRT e VLT na época que foram ventiladas essas ideias, que é o Prof.Murdoch. Ele faz os.calculos...pelo tamanho dos trechos de TODOS os BRTs (TransBrasil, TransOeste, TransOlimpica, etc) + composições de acordo com a qtd de pessoas + velocidade entre os trechos e o resultado sendo a eficácia...era pra ser um trem elétrico, tipo uma SuperVia, não tem outra saída...o BRT é um improviso na esfera municipal na tentativa de melhorar o que o Estado n faz.
Eu quase não uso o metrô, mas dá uma tristeza saber que as coisas poderiam se resolver facilmente se não fosse a ganância da maioria dos políticos. E dá mais tristeza saber que quanto mais pilantra o político, maior a sua chance de ser eleito. Principalmente no nosso Rio de Janeiro.
Ouvi na narração a corrupção. Corrupção?, que corrupção? Não tem ninguém preso nem o chefe. Será que ao menos devolveram o dinheiro roubado? Refiro-me aos políticos e as empreiteiras, unidos no avanço nas verbas públicas.
Eu até entendo a crítica, e o BRT tem sérias limitações de fato. mas não concordo pelo seguinte: Não podemos deixar de lado os modais de menor capacidade e focar apenas nas grandes obras de infra estrutura que levam décadas para sair do papel. Acho inclusive que um dos investimentos mais necessários não é nem no BRT, e sim no ônibus comum. A gente não acerta o básico do básico no modal com maior capilaridade. E isso prejudica o sistema como um todo. Quanto ao BRT especificamente. Dado a existência dele, tem que fazer funcionar agora. E no Rio de Janeiro isso envolve desafios que vão além de simplesmente colocar ônibus na rua e fazer manutenção preventiva. No meu finado Blog, há meia década atrás, quando BRT já mostrava os sinais de decadência precoce eu escrevi uma artigo defendendo que cada estação do BRT deveria necessariamente ter um posto de policiamento da PM. Em 100% dos casos e com policiais 24/7, e com efetivo extra para embarcar nos veículos. É triste isso, mas é necessário. E o BRT precisa de Mais frota, mais manutenção, mais investimentos. A longo prazo não é a solução, principalmente no TransCarioca e TransBrasil. Mas não vejo outra solução, principalemnte para o TransCarioca num horizonte de 20 anos. Já para TransOeste e TransOlimpica acho que o sistema pode sim ser adequado nesse momento e atender as demandas. Assim como em potenciais eixos transversais na Baixada, ligando os diferentes Ramais da Supervia entre Duque de Caxias e Nova Iguaçu
@@CaosCarioca Se for pra reforçar o policiamento nas estações do BRT que reforce pra Transolimpica que é mais compatível ao modal, agora nos outros 3 é dinheiro jogado fora e na minha opinião não faz sentido nenhum e daria mais ênfase a esse modal retrógrado e fracassado.
@@CaosCarioca Transformaria simplesmente num corredor de ônibus articulados com linhas convencionais como São Paulo fez tendo terminais e pontos de ônibus no meio do caminho. Faria dessa forma, não dessa que o Rio adotou como a de Curitiba que foi resultado catastrófico que nós vimos.
Entendo que isso seria uma possibilidade apenas em eixos de BRT com baixa demanda. Para TransCarioca, que é um eixo transversal de altíssima demanda, seria uma catástrofe. Pra mim o melhor a fazer na TransCarioca é um investimento pesado em veículos e serviço de segurança e coordenação de transito, explorando ao máximo a capacidade do BRT. Ali tem que ter um articulado a cada 2 minutos em horário de pico, além dos serviços expressos.
Quase tudo que foi falado sobre a questão jurídica e operacional do metrô está errada sob diversos aspectos, desde as falas sobre as licitações, aditivos e outras questões, até as falas sobre o operacional da concessionária Rio Barra e seus custos de implementação, além de conclusões para lá de precipitadas sobre o motivo da existência da estação gávea. Após a parte que fala sobre a inundação, creio que guiado pelo laudo da PUC, o vídeo ganha rumo e opta pela verdade e sensatez.
Só nascendo de novo. Mas o Feedback é bem vindo. Obrigado. De fato acelerei o ritmo na edição porque achei que estava muito longo (e ainda cortei alguns pedaços por inteiro)
@@CaosCarioca era melhor deixar sem edição e na velocidade normal. Assiste quem quiser. Eu mesmo gosto de vídeos mais longos. Se ficar chato, eu assisto a prestação.
Para continuar o túnel após General Osório 1 teria que passar por baixo de alguns prédios comerciais e residenciais ao lado da Praça para chegar na Visconde de Piraja . Tecnicamente era possível. Mas os mesmos precisariam ser esvaziados durante as obras por segurança. Em vez de fazer isso resolveram construir uma estação ainda mais funda e ir pela Barão da Torre. Um belo negócio para as construtoras.
Fala do Trem Bala Rio x São Paulo que o PT havia prometido. Sobre a Estação da Gávea o Governador reeleito Cláudio Castro prometeu finalizar, além de finalmente fazer a Linha 3 e expandir a Linha 2 da Pavuna até Nova Iguaçu.
O PT não prometeu nada. Quem prometeu foi aquele poço de ignorância chamado Dilma Vana Rousseff. Eu tô pra ver um ser humano mais incompetente. Supera até a minha incompetência (que não é pouca).
E você acha que isso é um problema? Em São Paulo existe um plano para 22 linhas metroferroviárias; pois bem, de uma forma ou de outra estão mexendo em todas elas, de alguma maneira, mas conclusão dos trabalhos têm sido um problema. Mas o mais escabroso projeto é o da linha 17 do monotrilho, que ligaria o Aeroporto de Congonhas até o estádio do Morumbi, para a copa no Brasil de 2014 (estamos em 2023). Pois é! A Copa já veio e já passou e tudo que lá existe é um imenso esqueleto a céu aberto, que vai de Congonhas até as imediações da Rede Globo, na Marginal Pinheiros. Não se trata apenas de uma estação, mas uma linha completa criada pela cabeça de Geraldo Alckmin e já está na terceira licitação pública, sem qualquer esperança de terminar.
O problema do Rio é bem diferente do que enfretamos com a linha 17 - Ouro. O problema que a linha enfreta foram dos mais variados e com ente publico não sendo o responsavel por todos, como por exemplo a falencia das empresas responsaveis pela obra ou abandono da obra pela empresa contratada. Mesmo problema que enfrentamos com a linha 6, antes da acciona assumir o contrato. Já no Rio o que ocorre é pior, é a corrupção que encheu o bolso de diversas contrustoras e não foi entregue quase nada, diferente daqui que tem andamento.
Virou lenda. Essa obra começou quando eu ainda estava na PUC. Me formei há 10 anos e ainda não foi concluída.
Excelente vídeo, na espera dos próximos! :)
Concordo que a melhor opção seria finalizar as obras brutas, opção aliás que me parece ser a que foi feita na Carioca 2 e São João, evitando retrabalho e gastos maiores para, no futuro, construir a estação - que, também concordo, só faz sentido numa expansão da malha.
Se o custo político dessa opção for inaceitável, o plano B me pareceria ser terminar a construção e operar a Linha 1/4 com um "recuo de bateria", isto é, São Conrado - Gávea - Antero de Quental, deixando o trecho direto atualmente utilizado somente para operações especiais (Carnaval, Revéillon etc). Eventualmente, com a compra de mais trens, ela poderia ser estação terminal da Linha 2, mas me parece mais viável deixar de usar Botafogo e usar a General Osório 1 para isso.
[]s
Não é possível que um trem saia de antero de quental, chegue na gávea e de lá parta para a estação são conrado, os tuneis de antero de quental para gávea são organizados em geometria para seguir sentido uruguai, e não sentido barra, sem conexões com os tuneis vindos da barra que são organizados para seguir sentido carioca, e não leblon. Para que isso fosse possível um trem teria que chegar na Gávea, os passageiros descerem dele, entrarem na outra plataforma e seguirem sentido barra, o que é péssimo do ponto de vista operacional.
Concordo que a segunda opção é a que faz mais sentido, mas infelizmente acho que impossível na realidade política do Rio de Janeiro e do Brasil. Acho que a melhor opção seria gastar um pouco mais, construir o túnel Gávea/Uruguai e desconectar as linha 1 e 4 de uma vez, deixando a linha 4 como Gávea/Barra.
@@viniciusramos1288 Sim. É uma opção. E o trecho entre a Gávea e algum outro ponto da linha 1 que fique pra depois. Pobres moradores da Lagoa, JB e Humaitá.😢😢
Aterrar tudo realmente é um SHOW DE INCOMPETÊNCIA.
Qual seria a novidade? Incompetência é o que a gente mais vê por aqui.
Não faz sentido. Essa estação é fundamental para concluir o anel da linha 1 até a Tijuca.
Eu vi muitos vídeos deste canal, e é impressionante como a OAS e a Odebrecht estão na maioria das tretas históricas da cidade 😂
Como comentei anteriormente, o melhor é colocar pessoas competentes no comando, que pense na população e o bem estar, pois empresa pública não é para ter lucro, sim trazer uma vida de qualidade.
é preciso ver o metro como um todo e não por partes.. um planejamento estratégico.
Viva o estado de Sao Paulo, que desde 1968, quando o prefeito da cidade de Sao Paulo era o Faria Lima, as obras do metropolitano paulistano, teve poucos atrasos, viva Sao Paulo.
O melhor é partir logo para a conclusão da estação e furar o morro até a Tijuca, completando o anel da linha 1. Uma viagem da Pavuna até o Leblon sem passar pelo Centro seria um sonho. É caro mas ao menos melhoraria a mobilidade.
Sou arquiteto, hoje moro em Manaus, trabalhei nos projetos do Metrôpolitano do rio de Janeiro de 1976 até 1980 na PAAL, como desenhista projetista trabalheir nos projetos da Estação Uruguaiana, Carioca, Gloria, Morro Azul, hoje Estação Flamengo até o Pré Metro de São Cristovão. Olhando o trajeto, penso que a estação da Gávea foi açodada, poderia muito bem ter sido feito a ligação da Antero de Quental a São Conrado e e aí seguido em frente, quanto ao que deve ser feito, penso que não se deve enterrar dinheiro público, a melhor solução é completar a obra, se for essa a melhor e mais viável solução para ir até a Tijuca, do contrário é gastar 70 milhões e aterrar novamente.
@caoscarioca excelente conteúdo! Creio que a solução ideal é terminar a estação Gávea em dois níveis, e fazer a ligação Gávea - Tijuca, com a estação Uruguai. Somente essa solução justifica a existência da estação Gávea.
mais um video excelente, tocando na ferida do Sistema Corrupto politico e empresarial brasileiro!
Para mim a gávea é o local perfeito para fazer uma nova linha que ligue tanto a barra via Jardim Oceânico e quem de Copacabana para o aeroporto.
Então faria um plano para fazer a Linha 3 a partir da gávea com estações no Jardim Botânico, Cosme Velho, Estacio que seria ainda mais caro pq faria mais uma integração a baixo da atual estação, TIG, Cidade Universitária, Hospital Universitário, Galeão, Ilha Plaza e a última estação na Ilha do Governador a estação Bancários.
Sei que custaria bilhões e a obra diraria mais de 15 anos, mas certeza que se acabasse até 2040 seria uma obra muito boa para toda a população e tiraria muita gente das linhas do Centro, principalmente quem quer ir para UFRJ ou pro Aeroporto tanto Turistas como trabalhadores.
Excelente vídeo mais uma vez. Mas eu não entendi a sua proposta preferida (a n° 2). Se se optar pela alternativa 2 (completar a obra bruta da estação afastando o risco de colapso para, no futuro, se expandir o metrô até a Tijuca, fazendo-se da linha 1 uma linha circular, com a ligação Antero de Quental-Gávea e Gávea-Uruguai por túnel que furaria o maciço da Tijuca), o que se faz com os trechos Antero de Quental-São Conrado e São Conrado-Jardim Oceânico, que, embora sejam chamados de linha 4, nada mais são do que a extensão da linha 1?
Até fechar o Anel fica tudo como está. Depois imagino que haja múltiplas possibilidades. Talvez uma interessante seja
L1 Circular.
L2 Pavuna - General Osorio.
L4 Barra - General Osório 2
Mas pra isso funcionar precisa de CBTC na rede toda pra sincronizar tudo
Concordo em terminar a Obra Bruta e, um dia esperarmos a extensão à Tijuca e/ou Botafogo, via Jardim Botânico e Humaitá..
Absurdo essa estação até hj não ter sido inaugurada! #corrupcão
É um absurdo ainda não ter chegado metrô em Jacarepaguá, que está no centro geográfico da cidade e é um dos bairros mais populosos do Brasil.
Era bom fazer o metrô no jardim botânico, parque lage, Humaitá e ligra com botafogo. Ai o metrô Gávea ia ser top
Muito bom o vídeo, realmente faz jus ao nome do canal.
So o Allencar teve peito pra fazer metro ate a Pavuna e ate Copacabana
Sem o metrô Tijuca x Gávea nao faz sentido essa estação.
Faz. É só fazer a linha da forma certa, como uma linha de verdade, separada da linha um mas com estações de transferência. A linha pode partir de Botafogo ou da Carioca. Eu prefiro a primeira opção. De Botafogo ela vai para Humaitá, Lagoa, Jardim Botanico, Gávea e depois segue pra São Conrado e Barra.
Correto
Na vdd parte dos planos são estender a linha 1 até Gávea e fazer uma linha 5 desde a praça XV ou estação carioca até a Gávea etc, são só planos no caso
A ligação Gavea / Tijuca é a melhor opção para a estação. Não faz sentido se percorrer a zona sul e todo o centro da cidade para se chegar a Tijuca a partir da Barra
Parabéns pelo canal!
É impressionante como o Rio de Janeiro é atrasado nessa questão de transportes. Essa estação Gávea só faria sentido com a linha completa indo até a Tijuca.
E deveria ter metrô na zona oeste (Campo Grande, Santa Cruz, Bangu, etc) há muito tempo, nada de BRT nem de Supervia.
Na verdade, a Supervia já deveria ter sido absorvida pelo metrô. Não faz sentido ter trem e metrô separado se poderia ser um só sistema com outras linhas cortando os ramais.
A expansao da linha 4 custou mais do que custaria linha 3 e carrega muito menos que o previsto que a linha 3 carregaria. Triste.
Como alguém que trabalha em Botafogo, vejo que colocar em operação a estação da Gávea já seria bem válido para a população local e alguma diminuição do péssimo trânsito da região. Contudo, a opção da obra bruta seria muito mais econômica e afetaria menos a patética operação do metrô atual até a construção da ligação ao Uruguai para acabar com a linha 1A.
A linha 4 poderia até mesmo se estender pela freguesia e Taquara antes de entrar na montanha e se ligar a linha 1 na Tijuca.
opcao 3 é a unica que pode retoranr em 10 anos o que foi investido
Quanto mais tu pesquisa sobre o que não pode piorar piora casa vez mais
A linha 1 em anel, interceptada em 4 pontos pelas linhas 2 e 4 é o arranjo que melhor lê a cidade. O anel funciona carregado nos dois sentidos, distribuindo os fluxos pelas extensões. Uma linha 3 inteceptando as linhas 2 e 4 repete o esquema em outra escala e continua lendo bem a cidade, principalmente se baldear também para a EFCB e para a EFL. O Rio diz claramente o que quer, mas quem lhe dá ouvidos?
Termina a obra e faz um concessão pra um local de eventos shows, teatro, cinema, exposições, balada, restaurante, comércio pelo período de 15 anos enquanto não se dê continuidade as obras de continuidade da linha... Fatura-se um bom dinheiro e gera empregos nesse tempo.
Gostaria muito de saber porque não usam a estação São João em Botafogo também
Pois é.. a estação tá quase pronta, resolveria muito a vida da população do RJ
Opção 3.
Obviamente, é a opção 2. A primeira não deveria nem ser considerada, uma vez que a parte maior ja foi iniciada. Vamos deixar a estrutura pronta para o futuro...se ela for a conexão entre Tijuca e Zona Sul (o que, acreditem, seria um PUTA desafogamento de transito e ganho de tempo para mta gente), é só fazer como a estação Uruguai: terminar os acabamentos e tornar ela viavel para a operação. Além de proporcionar o arco da Linha 1, a Gavea com a Uruguai ainda permitiria uma 3a Linha (vamos chamar aqui de Linha 5), que partiria dali da Uruguai e poderia ir por bairros como Grajau, Eng.Novo e Meier, até cair numa conexão com a Linha 2 em algum lugar (provavelmente em Del Castilho)
Alguém saberia me informar algum curso de graduação, pós ou MBA onde se possa estudar essa questão de mobilidade urbana com um certo detalhe? Existe isso no Brasil? Ou seria apenas dentro de cursos de arquitetura e urbanismo?
Não existe exatamente um curso para isso especificamente. O que você pode estudar é urbanismo com ênfase em equística das cidades.
fala sobre o park olímpico e o fim do autódromo de Jacarepaguá
Me diz qual a proposta do trás Brasil com brts?
Era mais fácil por veículos leves sobre trilhos no meio da avenida Brasil bem mais rápido com intervalo menores.
Olha. Mais FÁCIL certamente não é. O problema do BRT é sua sustentabilidade financeira a médio e longo prazo, fato agravado pela cultura Carioca de destruir tudo.
Há exemplos de BRT pelo mundo que funcionam muito bem. Aqui, nesse momento, acho que seria essencial colocar um posto da PM em TODAS as estações 24/7. É decadente que estejamos nesse nível, mas estamos.
Nesse momento não vejo muito outro caminho que não seja fazer esses 4 BRTs funcionarem melhor.
O VLT é tudo menos rápido. Mal passam os 20 km/h.
@@adelmofilho742 Antes de falar besteira vc pesquise!
A velocidade máxima do Vlt pode chegar a 80 km ou seja mais eficiente, mais confortável menos poluente e etc…, ou vc acha que os engenheiros irão criar um trem pra andar 10 kk por hr que gênio kkkkk
@@adelmofilho742no centro da cidade ele nao pode andar rapido, mas eles chegam facil a 60 km/h
@@thiagolima2115 então porque o daqui do Rio de Janeiro mal passa de 20 km/h? Antes de me ofender, me responda essa pergunta.
O Metrô do Rio deveria se expandir para zona oeste bairros como Campo Grande e santa cruz sofrem sem transportes e a estação da gavea não terá nem 20.000 usuarios por dia.
Não vejo muito sentido em expandir o Metrô em uma rota paralela ao Trem. O que precisa ser feito é ter O sistema de Trens funcionando com alta qualidade. Maior velocidade, intervalos menores E manutenção em dia.
@@CaosCarioca Mas bairros de Santa Cruz e Campo Grande são gigantes, é possível construir estações e elas não serem meramente paralelas.
comoa distancia é curta uma escada rolante horizontal dava conta....
Começou acaba tudo.
Mano tu e de portugal
Francês
Metrolizar o sistema BRT seria digno de loucura e gastos estratosféricos,melhor é cuidar do que está aí.
Seria não, só pensar a longo prazo
Pior que não, um sistema VLT/Metrô é bem mais estável, e dimensionável, além de aguentar aumento de passageiros e uma operação mais enxuta.
Não seria não...uma das etapas mais doloridas pra sociedade em obras desse naipe é a desapropriação. Então, se vc já tem o tratado, zero gastos com desapropriação e indenizações, assim como o traçado no chão já está definido...o gasto maior é colocar os trilhos, definir estruturas de garagem, manutenção e pátio de manobras, e a adaptação do entorno para evitar passagens de nível (onde for andar o carro ou pedestre, não anda a composição). Falando honestamente pra vocês, existe um cara super entrosado nos estudos de planejamento do BRT e VLT na época que foram ventiladas essas ideias, que é o Prof.Murdoch. Ele faz os.calculos...pelo tamanho dos trechos de TODOS os BRTs (TransBrasil, TransOeste, TransOlimpica, etc) + composições de acordo com a qtd de pessoas + velocidade entre os trechos e o resultado sendo a eficácia...era pra ser um trem elétrico, tipo uma SuperVia, não tem outra saída...o BRT é um improviso na esfera municipal na tentativa de melhorar o que o Estado n faz.
O pessoal vê as tretas nas obras públicas e votam novamente nos mesmos pilantras.
Os fazedores do L merecem tudo isso
@@felipemmartinelli A turminha do 22 domina o rio até hj boy
@@AGL-ub6gd Tudo farinha do mesmo saco.
@@Hrismo Fácil botar assim, e só trocar mais pelo mesmo então k
@@AGL-ub6gd Eu sinceramente não vejo solução pro nosso problema (se você for do RJ também) a curto nem a médio prazo.
Eu quase não uso o metrô, mas dá uma tristeza saber que as coisas poderiam se resolver facilmente se não fosse a ganância da maioria dos políticos.
E dá mais tristeza saber que quanto mais pilantra o político, maior a sua chance de ser eleito. Principalmente no nosso Rio de Janeiro.
Termina a obra, chama o Pezao, o Cabral e aquele último governador que levou impechman
Ouvi na narração a corrupção. Corrupção?, que corrupção? Não tem ninguém preso nem o chefe. Será que ao menos devolveram o dinheiro roubado? Refiro-me aos políticos e as empreiteiras, unidos no avanço nas verbas públicas.
Existem outros locais mais necessitados de melhorias emergenciais. Abandona esse projeto e investe no metrô de jacarepaguá!!
Investir no BRT é um erro que custou muito caro pro Rio e na minha opinião não faz sentido nenhum melhorar esse sistema retrógrado.
Eu até entendo a crítica, e o BRT tem sérias limitações de fato. mas não concordo pelo seguinte: Não podemos deixar de lado os modais de menor capacidade e focar apenas nas grandes obras de infra estrutura que levam décadas para sair do papel. Acho inclusive que um dos investimentos mais necessários não é nem no BRT, e sim no ônibus comum. A gente não acerta o básico do básico no modal com maior capilaridade. E isso prejudica o sistema como um todo.
Quanto ao BRT especificamente. Dado a existência dele, tem que fazer funcionar agora. E no Rio de Janeiro isso envolve desafios que vão além de simplesmente colocar ônibus na rua e fazer manutenção preventiva. No meu finado Blog, há meia década atrás, quando BRT já mostrava os sinais de decadência precoce eu escrevi uma artigo defendendo que cada estação do BRT deveria necessariamente ter um posto de policiamento da PM. Em 100% dos casos e com policiais 24/7, e com efetivo extra para embarcar nos veículos. É triste isso, mas é necessário. E o BRT precisa de Mais frota, mais manutenção, mais investimentos.
A longo prazo não é a solução, principalmente no TransCarioca e TransBrasil. Mas não vejo outra solução, principalemnte para o TransCarioca num horizonte de 20 anos.
Já para TransOeste e TransOlimpica acho que o sistema pode sim ser adequado nesse momento e atender as demandas. Assim como em potenciais eixos transversais na Baixada, ligando os diferentes Ramais da Supervia entre Duque de Caxias e Nova Iguaçu
@@CaosCarioca Se for pra reforçar o policiamento nas estações do BRT que reforce pra Transolimpica que é mais compatível ao modal, agora nos outros 3 é dinheiro jogado fora e na minha opinião não faz sentido nenhum e daria mais ênfase a esse modal retrógrado e fracassado.
Ok. Então te coloco a pergunta. Fechamos amanhã TransCarioca e TransOeste.
E ai?
@@CaosCarioca Transformaria simplesmente num corredor de ônibus articulados com linhas convencionais como São Paulo fez tendo terminais e pontos de ônibus no meio do caminho. Faria dessa forma, não dessa que o Rio adotou como a de Curitiba que foi resultado catastrófico que nós vimos.
Entendo que isso seria uma possibilidade apenas em eixos de BRT com baixa demanda. Para TransCarioca, que é um eixo transversal de altíssima demanda, seria uma catástrofe. Pra mim o melhor a fazer na TransCarioca é um investimento pesado em veículos e serviço de segurança e coordenação de transito, explorando ao máximo a capacidade do BRT. Ali tem que ter um articulado a cada 2 minutos em horário de pico, além dos serviços expressos.
Quase tudo que foi falado sobre a questão jurídica e operacional do metrô está errada sob diversos aspectos, desde as falas sobre as licitações, aditivos e outras questões, até as falas sobre o operacional da concessionária Rio Barra e seus custos de implementação, além de conclusões para lá de precipitadas sobre o motivo da existência da estação gávea. Após a parte que fala sobre a inundação, creio que guiado pelo laudo da PUC, o vídeo ganha rumo e opta pela verdade e sensatez.
Aguardo, ansiosamente, fontes para mostrar meus equívocos em relação às licitações e aditivos.
Sei não agora com aquele sonso do governador acho difícil fazer algo, depois das olimpíadas eles acabaram com o rio !
Uma das promessas dele foi terminar essa estação.
Problemas antigos... velhos problemas... olha a importância da história e da memória, algo que é desprezado pelo povo (governo)...
Cara é milhoes aqui bilhoes ali e o povo nunca viu metrô kkkkkkkkkkkkk
Em Breve o STF libera o Cabral e o povo coloca ele de volta para resolver isso . kkkkkkkkk . coitado desse pais .
😂😂😂😂
A estação Gávea é uma hipocria do transporte metroviário. Espero que o governo federal possa financiar a expansão da rede no Rio, e não em Caracas
Video bom, excelente em conteúdo e diagramação. Só falta mudar o narrador pra ficar melhor, a leitura está aceleradíssima e pouco didática.
Só nascendo de novo. Mas o Feedback é bem vindo. Obrigado. De fato acelerei o ritmo na edição porque achei que estava muito longo (e ainda cortei alguns pedaços por inteiro)
@@CaosCarioca era melhor deixar sem edição e na velocidade normal. Assiste quem quiser. Eu mesmo gosto de vídeos mais longos. Se ficar chato, eu assisto a prestação.
Parabéns
deixa eu advinha odebrecht, meu deus o rio deveria queimar essa empresa
😢😮
mano, você é da onde? já te falaram que você tem problema de fono? nossa, muito difícil assistir esses vídeos
Alemanha
@@CaosCarioca acredita quem quer né
Ele tem sotaque francês
Qual o sentido da general Osório 2? Mds o rio é um festival de desperdício de dinheiro e incompetência
Para continuar o túnel após General Osório 1 teria que passar por baixo de alguns prédios comerciais e residenciais ao lado da Praça para chegar na Visconde de Piraja . Tecnicamente era possível. Mas os mesmos precisariam ser esvaziados durante as obras por segurança.
Em vez de fazer isso resolveram construir uma estação ainda mais funda e ir pela Barão da Torre. Um belo negócio para as construtoras.
A Dilma não teve nada a ver com esse desastre!!!
Exato
Fala do Trem Bala Rio x São Paulo que o PT havia prometido. Sobre a Estação da Gávea o Governador reeleito Cláudio Castro prometeu finalizar, além de finalmente fazer a Linha 3 e expandir a Linha 2 da Pavuna até Nova Iguaçu.
O PT não prometeu nada. Quem prometeu foi aquele poço de ignorância chamado Dilma Vana Rousseff. Eu tô pra ver um ser humano mais incompetente. Supera até a minha incompetência (que não é pouca).
Nem você acredita nisso (do claudio castro finalizar a estação gavea
@@fluminensefestasNa melhor das hipóteses só acredito na finalização da história da Gávea, de resto esquece.
@@fluminensefestas Poisé, porém é mais fácil ele finalizar a Gávea do que expandir a Linha 2 ou fazer a Linha 3.
@@Suipinha Também acho isso, apesar de ser bem menos que o mínimo.
E você acha que isso é um problema? Em São Paulo existe um plano para 22 linhas metroferroviárias; pois bem, de uma forma ou de outra estão mexendo em todas elas, de alguma maneira, mas conclusão dos trabalhos têm sido um problema. Mas o mais escabroso projeto é o da linha 17 do monotrilho, que ligaria o Aeroporto de Congonhas até o estádio do Morumbi, para a copa no Brasil de 2014 (estamos em 2023). Pois é! A Copa já veio e já passou e tudo que lá existe é um imenso esqueleto a céu aberto, que vai de Congonhas até as imediações da Rede Globo, na Marginal Pinheiros. Não se trata apenas de uma estação, mas uma linha completa criada pela cabeça de Geraldo Alckmin e já está na terceira licitação pública, sem qualquer esperança de terminar.
O problema do Rio é bem diferente do que enfretamos com a linha 17 - Ouro. O problema que a linha enfreta foram dos mais variados e com ente publico não sendo o responsavel por todos, como por exemplo a falencia das empresas responsaveis pela obra ou abandono da obra pela empresa contratada. Mesmo problema que enfrentamos com a linha 6, antes da acciona assumir o contrato. Já no Rio o que ocorre é pior, é a corrupção que encheu o bolso de diversas contrustoras e não foi entregue quase nada, diferente daqui que tem andamento.