Olá, Michele! Obrigado pelo ótimo vídeo. Sempre curti fotos e fotografar. Já tive digitais simples, semi profissionais e celular. Bom, o meu interesse é mais de simplificação de algumas coisas. O acesso a possibilidade de quantidade de fotos infinitas tornou o processo de escolha de qual foto revelar ou salvar em nuvem algo enfadonho e exaustivo. Para uma mesma cena de uma simples viagem familiar tiramos 10 ou mais fotos. Pouca diferença entre uma e outra. No final do passeio temos 300 fotos. Qual escolher e revelar? Quais descartar? Tempo perdido em horas e horas de análise e seleção. O mais prático? Salvar e não acessar novamente. A foto analógica te restringe o número de poses e é no melhor estilo é o que tem pra hoje. Se ficou com cara torta ou feijão no dente, paciência. Aprenda a rir de si e vida que segue. Somos obrigados a revelar e colocar num álbum e com isso podemos rever quando quisermos aquele momento único. Não é uma infinidade de fotos iguais, mas um único momento real. É uma fuga momentânea do mundo digital e suas hipérboles. Bom, é isso! Parabéns e abraço!
Caraca, que vídeo legal... Eu sempre notei esse retorno das gerações mais novas aos "processos mais lentos", porém nunca havia estruturado o pensamento da forma que você colocou aqui, que foi muito interessante. Comecei a me interessar por fotografia agora e sempre tive curiosidade pela fotografia analógica, porque quando era criança acompanhava minha mãe quando ela levava as fotos para revelar, então sempre quis entender o que acontecia ali antes de as fotos voltarem reveladas para minha casa. Não sabia desse hype das celebridades e também não conhecia jovens que usam câmera analógica, apenas um amigo de 50 e poucos anos que sempre preferiu fotografar dessa forma. Muito bacana seu vídeo, uma ótima discussão!
Eu sempre gostei de tirar fotos de pessoas e paisagens, e gosto muito do estilo antigo, seja em roupas, cultura da época, novelas. Recentemente vi vídeos do tik Tok cm essas câmeras antigas e queria uma pra registra meus momentos cm meus amgs já q eu irei me mudar.
Acho que é mais uma coisa de retorno táctil e o prazer que isso gera, você tocar em algo, carregar um filme, colocar um vinil em uma vitrola, meio que uma necessidade de ter algo "real" e sólido com que você possa interagir e se apegar. Claro que as 'influencers' dão aquela ajuda também, mas pra mim que primariamente fotografava somente em digital (como hobbie) comecei a fotografar em analógicas justamente para participar de todo o processo da criação da imagem, porque eu queria ter aquele registro físico (filme), tem um pouco da nostalgia também que não da para ser ignorada.
Com certeza todos esses fatores, influenciaram no uso de câmeras analógicas, mas não podemos negar que canais como o seu, que mostram, falam, e apresentam câmeras analógicas, tb influenciaram, talvez de menor força mas tiveram sim sua parte na influência.
Há menos de um mês eu comprei minha primeira câmera analógica. A minha maior influência de todas foi o fotógrafo e UA-camr Willem Verbeeck, mas outras pessoas também me influenciaram (todas da internet). Eu tenho dezesseis anos e eu acho que a minha geração tem uma necessidade de entrar em contato com o analógico. Tenho muita vontade de ter vinil também. E eu acho que o analógico foi se tornando popular também porque as pessoas querem não só processos mais lentos, mas também com algo com mais personalidade. O digital foi tentando se tornar o mais "realista" possível, porém não estando no nível cem por cento ainda, eu acho que a fotografia digital se encontra num meio termo meio que "sem personalidade". Isso é provado pelos filtros e pela edição excessiva que muita gente faz das fotos na tentativa de ter um resultado mais "único". Enfim, pra mim o que me chamou a atenção na fotografia analógica foi todo o processo envolvido e obviamente as cores e a estética.
Comecei a fotografar com câmeras analógicas por saudosismo mesmo, virou um hiperfoco do meu autismo. Nunca revelo fotos digitais e elas acabam se perdendo...
Amei a abordagem do tema no vídeo, e vou aproveitar a oportunidade de compartilhar meu relato. Passei a me interessar por fotografia analógica bem recentemente, tipo há dois meses. Meus pais são do interior de SP e eu atualmente moro em Curitiba, vim pra cá sozinha pra estudar e trabalhar, e desde o início desse ano meus pais estavam planejando uma viagem pra cá. Comecei a planejar uma viagem pra ilha do mel com eles, que é aqui pertinho e eu tinha acabado de conhecer e me apaixonei pelo lugar, portanto pensei "preciso levar meus pais lá, eles vão amar". No que comecei a planejar a viagem, tive um sonho de que eu morava na ilha do mel com meus pais e encontrei uma SLR analógica na casa pra qual nos mudamos. No sonho eu portava aauela câmera e fazia muitas fotos legais com ela. Aquilo me marcou bastante porque foi bem legal, mas eu não levei a sério a ideia na vida real porque pensava que esse tipo de câmera nem existia mais, muito menos que os filmes ai da eram fabricados. Então achei o sonho bem legal mas não me apeguei a ele. No dia seguinte, descendo a TL do twitter, vi um tweet sobre um casamento em que o casal de noivos distribuiu câmeras analógicas descartáveis pros convidados durante a festa. E naquele mesmo tweet a noiva postou o resultado das fotos e eu achei MUITO legal, primeiro por saber que isso ainda existia e segundo ppr me surpreender com o resultado das fotos, é uma estética bem bonita. Então fiquei curiosa e fui ler os comentários do tweet pra ver se ela mencionava o modelo da câmera utilizada, até que ela mencionou e eu fui pesquisar. Desde então não parei mais de pesquisar, caí num mundo de informações sobre fotografia analógica e me apaixonei. O que mais me prendeu à ideia foi a questão de afetiva. Eu me lembrei da minha infância, onde a gente tirava fotos sem saber como seria o resultado e aguardava meses pra revelar e ver como ficou. Essa sensação me despertou uma nostalgia e me pareceu super interessante pra se ter na minha vida atual, onde tudo é feito sob o imediatismo, a gente faz milhares de fotos uma atrás da outra, o backup é feito automaticamente na nuvem e a gente nunca mais revisita aquelas fotos, tudo é feito pra mostrar nas redes sociais e acaba em questão de 24 horas. A fotografia analógica me pareceu uma alternativa mais saudável e afetuosa pra esse mundo de imediatismo em que vivemos atualmente.
Que legal essa história... Espero que vc aprenda muito sobre fotografia e tire muitas fotos com essa estética massa que deixa a gente com saudade da infância haha Muito bacana seu interesse genuíno pela coisa. Se for colocar essas fotos em algum lugar, deixa o link ou instagram pra gente ver. Abç, Aline, sucesso
Comecei a me interessar por fotografia analógica recentemente quando estava atrás de uma instax e acabei aproveitando pra pesquisar sobre câmeras “antigas” também. Já seguia alguns influencers que postavam fotos na estética analógica e achava bem interessante. A partir daí fui revirar os armários da minha avó e achei uma Olympus Trip 35 totalmente conservada que foi do meu avô (que faleceu antes que eu nascesse). Foi o principal ponto pra eu criar um laço afetivo com esse mundo, pareceu um presente do universo. Como você disse no vídeo, a moda tem essa característica de ser cíclica e as novas gerações sempre vão buscando e reiventando coisas das gerações passadas. Acho que no mundo atual onde tudo é tão instantâneo e descartável, as pessoas acabam buscando coisas que valorizam mais o processo em si do que apenas o resultado rápido. Ótimo vídeo!
Eu acho muito legal fotografia analógica, mesmo porque eu nasci nela e vi a transição do analógico pro digital. Mas no momento é inviável financeiramente. Tudo muito caro e difícil de comprar. Mas tenho intenção de lidar com foto analógica por hobby e quando a grana estiver sobrando. No mais acho show quem se dedica ao analógico...
O processo fotografico analógico vai além de apertar o obturador da câmera. Para quem gosta de fazer uma boa foto o processo se desenvolve no laboratório. Lá você vai terminar a foto, principalmente se for BW. No ampliador você vai trabalhar a foto para uma finalização perto da perfeição. Colocar arte na imagem que você gravou no negativo. Acho que aí está o glamour da fotografia. Você trabalhar a finalização da imagem. As pessoas não sabem, mas, o processo da fotografia em si é uma forma da pessoa expressar um forma de arte.
Adoro seus videos e a leveza com que aborda os assuntos de forma despretensiosa, aproveitando o gancho, sugestão para videos FOTÓGRAFOS QUE AINDA USAM FILME.
esse lance das celebridades me lembrou principalmente a Taylor Swift com a polaroid que fez uma era de sucesso inteira só com a estetica de polaroid, inclusive o dono da instax chegou a agradecer ela pelo aumento nas vendas
nossa, eu gostei muito de te ouvir, de verdade! concordo com tudo... eu acho que comecei a gostar da analógica (sempre curti foto, desde criança) por causa da Maju! realmente me influenciou. acho legal ter mais gente se interessando, nossos gostos geralmente não são únicos e tudo bem né haha
Sou da era analógica, nasci em 1975 e parei de fotografar em 2006 ao adquirir a digital mais voltei em 2015 a onde comprei várias analógicas: Pentax ME super, yaschica electro 35 e FXD, Canon câmeras soviéticas entre outras para coleção e fotografar de vez enquanto. Mais realmente os preços dos filmes estão bem caros.
Oi! Como cheguei nesse vídeo: Estou tentando fazer detox das redes sociais. Mas percebi que quero aprofundar e fazer um detox do meu celular. Contudo, um flip phone não seria bom pois quero manter o uso por exemplo do WhatsApp. Solução: estive pesquisando sobre o celular Jelly 2. Nisso, comentaram que a câmera dele não é tãão boa... logo, lembrei que no centro de SP tem lojas que vendem câmeras, inclusive analógicas, o que me deu um sentimento de nostalgia pois meus pais tiveram dessas câmeras (em uma viagem eu abri a parte de trás da câmera. Sim, perdemos o rolo todo). É isso, numa tentativa de me livrar do smartphone, eu comecei a pesquisar sobre câmeras analógicas, ISO etc!
Sobre o preço das coisas eu tenho esperança que baixe um pouco. Vi que a Kodak voltou a lançar filmes. Acabaram de lançar o Kodak gold no formato 120mm então acredito que tenha mais coisas aparecendo por aí. A lomography tbm tá testando novas cores pra aqueles filmes doidos deles.
comecei a me interessar por fotografia analógica por causa de um amigo meu! Ele começou a trazer as câmeras pros roles e explicar um pouco como funciona, depois eu comecei a pesquisar muito e gostar do processo e de captar momentos que possivelmente só irei lembrar quando revelar (o que demora)
Quando você fala sobre a questão de moda eu não posso deixar de pensar no fator "nostalgia", inclusive este foi o assunto do meu TCC de fotografia anos atrás. É inegável que as pessoas ficam de certa forma viciadas no sentimento de nostalgia e muita gente fica obcecada por uma época que nem se quer viveu. Prova disso é o sucesso de séries como Stranger Things ou então a quantidade de elementos lo-fi na música pop de hoje, e naturalmente na fotografia. Uma coisa que se vê muito por aí são filtros que imitam a estética de filme fotográfico. Levando isso em consideração e pensando numa escala de mercado, é de se pensar que a demanda está sim aumentando, o que naturalmente traria novos fabricantes, mas não é bem isso o que a gente vê, os fabricantes são os mesmos e o máximo que fazem é relançar um ou outro filme que havia saído de linha. O que me fez imaginar que estás empresas estão cientes de que este aumento na demanda é uma hype e que depois pode passar, por isso evitam aumentar tanto a oferta pra não correr riscos no futuro, especialmente porque fabricar filme não é lá o investimento industrial dos mais baratos.
Comecei a fotografar a 5 anos com uma instaxmini 7s um xodó pra mim, e uma câmera digital depois . E a mais ou menos 4 anos comecei com a foto analógica gosto muiito da forma que as fotos ficam prontas, principalmente as cores que cada filme único carrega e estética que é linda, gosto muito de curtir todo o processo. Poxa, eu sigo sua mesma linha de raciocínio, os influenciadores mexem com a grande massa por parte dos jovens, logo eles são os mais interessados nesse mundo analógico, e por conta disso a pesquisa de produtos desde câmeras e filmes certeza que cresce.
A Fuji entrega uns resultados bastante interessantes nessa pegada. Sou usuário de Canon e louco apaixonado pelas cores que a Fuji entrega com esse conceito analógico, retrô, vintage... Tô pensando em migrar por este motivo. Parabéns pelo canal e obrigado por compartilhar suas experiências fotográficas conosco.
A questão do ruído digital contra o grão do filme. As câmaras de médio-formato filme acabam por ser mais baratas que as câmaras digitais de médio-formato. E o processo hibrido (captação analógica + revelação química + digitalização de negativos [sobretudo de negativos de filme 120/220 e chapas de 4x5pol]), para além da qualidade do PB e da própria cor química, são motivos mais que suficientes para seduzir quem gosta de fotografia...
Eu frequento o Parque Augusta para fazer minhas caminhadas e vejo cenas curiosas: Um grupo de pelo menos umas cinco pessoas andando todos os dias com câmeras Canon AE-1 e A1 a tiracolo e não fazem nenhuma foto. Abordei uma dessas pessoas pra saber o que fotografam, etc. e a resposta que tive é que a câmera é apenas um acessório visual e que não sabe absolutamente nada e nem tem interesse por fotografia "analógica".
Eu sempre me interessei por fotografia, mas nunca tive o dinheiro somado a considerar prioridade comprar uma camera, mas eu ficava olhando reviews de cameras na internet, fiz um curso de fotografia de um mes, mesmo sem ter camera e nem vislumbre de qnd teria uma, há uns 10 anos atras. Mesmo assim, tirava muitas fotos com o celular e supria de certa forma minha demanda. E no meu ultimo aniversario, ganhei uma camera analogica, pentax k1000, desde então minha obsessão se intensificou rsrs... Acho ótimo ter a fotografia como hobbie e se desligar um pouco do virtual e dos estimulos ansiógenos...
Eu me interessei pela fotografia analógica porque vi um pessoal usando a instax, sempre achei muito legal fotografia instantânea, e quando vi que existia e não Era tão caro, quis saber mais! Aí pesquisando, vi uns canais sobre fotografia analógica falando sobre a instax, e já nesses canais que entendi mais sobre a fotografia analógica com filme 35mm, e desde então não parei mais, tô viciado! Kkkkkkk comprei a instax, e uma slr manual e já tô querendo mais!
esse assunto direto vem na minha cabeça pelo fato de que quando comecei a fotografar com filme, eu tinha um pouco mais de dificuldade de achar pessoas e conteúdos em comum pra me inteirar a fotografia analógica, e hoje é muito mais fácil pra quem tá começando! se a pessoa joga os termos básicos no youtube, já vai ter muuuuuito vídeo mostrando fotos analógicas e falando sobre o assunto. também me incomodo com pessoas que cagam regra e se sentem ameaçadas por isso tá crescendo, já tive muita raiva de uma pessoa que falou isso usando o termo modinha e nossa que pensamento mais CHATO hahahaha não preciso nem dizer que tem a questão estética, sinto que o instagram trouxe muito isso, né? e tá tudo bem também eu vejo que se tem mais procura e mais gente se interessando, mais tempo isso vai durar e mais legal isso vai ser, porque apesar da comunidade de fotografia analógica não ser tão grande, ela já é imensa, e só vai ficar mesmo nela quem REALMENTE se interessa pelo que tá fazendo ali!
Eu acompanho desde de q eu me entendo minha mãe tinha uma saboneteira yashica daí depois eu comecei a seguir a Maju , povclau entre outros acho q foi super natural pra mim é algo qm vem desde de pequeno ♡
Acho que muito do interesse em tecnlogia analógica vem do fato que processadores de dados produzem uma interpretação do mundo exageradamente transparente. A tecnologia analógica no universo das imagens e dos sons adiciona uma camada onírica na captura da realidade. Ruídos, desvios de cor, desfoques acidentais.... Claro que o filme moderno (anos 70 pra cá) é virtualmente perfeito em seus aspectos técnicos, quem fotografa com compromisso sabe que há décadas é totalmente possível chegar em imagens tecnicamente perfeitas com filme. Mas a maioria dessas pessoas não saberia fazer estas fotos.
Sempre tive interesse em fotografia e tenho um amigo que é apaixonado por fotografia analógica a muitos anos. Não sei o que acontece, mas de uns tempos pra cá senti a vontade de ir contra essa direção de imediatismo e acabei pensando que a fotografia analógica pode ser algo que faça você “parar e curtir o momento”. Buscando por conteúdos sobre fotografia analógica, achei seu canal, adorei! Acho que o “hype” não é um problema, vamos aproveitar e deixar as pessoas experimentarem também :)
Interessante a abordagem do assunto. Entretanto, não concordo com a diferenciação que se faz entre a fotografia "analógica" e digital. Os princípios da fotografia são os mesmos, o que muda apenas é a mídia para armazenamento das imagens. Sempre estou na Galeria Sete de Abril e vejo diariamente pessoas - predominantemente mais jovens - procurando equipamentos usados e usando o termo "saboneteira" para se referirem a uma câmera automática 35mm. A maioria não faz ideia do que está fazendo e paga caro em equipamentos que não prestam pra nada. Pagar R$ 500 numa Yashica MF-3 de plástico amarelo é ridículo. Câmeras SLR que não valiam nada há três anos hoje são vendidas por mais de mil reais. Agora, sobre as pessoas imitarem o comportamento e o visual de celebridades é coisa para a psicologia estudar...
queria esperimentar uma full frame digital e tinha uma yashica electro 35 em casa, não é digital, mas é full frame kkkkkk, comprei um filme e apaixonei, depois conheci médio e grande formato, caminho sem volta, é lindo, tomara que aumente a demanda mesmo, pois ajuda o analógico sobreviver....muito legal seu video, concordo com tudo
Eu n sei se era só eu, mais houve um tempo ali durante o momento de popularização do instagram, que teve um hype de analogicas com as lomographys, tinha até loja aqui no Brasil, site, o site toy câmera, é tanto que os primeiros anos do instagram replicavam muito essa estética analógica, até mesmo o formato quadrado das 120mm, eu era louca por aquelas cãmeras kkkkkk nunca pude adquirir uma, mas já tinha uma vibe vintage e vinil, tinham mtos blogs com essa estética vintage que falavam sobre, era algo bem artistico. Isso deve ter uns 8 / 9 anos já kkkkk, eu era adolescente, amava acompanhar, isso me faz perceber o quanto estou velha kkkkkkk mas n é terde pra comprar astão sonhadas analógias rsrsrs...
isso foi bem na época da chegadas das amêras instantâneas da Fuji por aqui tbm. Eu curtia tanto que minha mãe me deu uma kodak digital daquelas pequenas da época tadinha rsrsrs. O tempo foi passando apesar de curtir nunca cheguei a comprar uma, agora que o hype ta voltado tô pensando ...
legal o vídeo, michele! talvez você nunca leia isso aqui kkk mas vamo lá no meu caso, tem vários motivos, mas um deles é muito predominante: eu sinto que a fotografia analógica estimula uma construção mais coletiva e criativa das memórias. vou tentar explicar haha hoje em dia eu tenho 1000 fotos no meu celular, selfies, umas fotos somente pra ganhar curtida em alguma rede social, descontextualizadas etc. coisas a que só eu tenho acesso, ocasiões super documentadas etc. dificilmente eu abro a minha galeria, ponho num pc ou numa tv e fico lá passando milhões de fotos pra eu ver com a minha família ou meus amigos. primeiro que são MUITAS fotos. segundo que tão meio que em um espaço privado. minha vivência com a fotografia analógica é muito diferente. eventualmente, na casa dos meus pais, pegamos álbuns antigos para vermos fotos juntos. conversamos sobre aquelas fotos, sobre a ocasião em que foram tiradas, por que escolheram tirar aquelas fotos. mostramos para amigos. algumas não deram certo. os erros e ausências contam histórias também. no fim das contas, isso também é possível com as câmeras digitais, com a fotografia do celular mesmo. seria só imprimir. porém, quem faz isso? a quantidade, alta disponibilidade, capacidade de armazenamento, manipulação/edição, a lógica de engajamento das redes etc é muito desestimuladora. eu sinto que a fotografia digital e, mais especificamente, a de celulares serve mais à construção de uma versão presente de si mesmo, do que ao registro e elaboração de memórias e do passado.
não poderia concodar mais com esse comentário. na casa da minha mãe tem várias caixas com fotos que foram tiradas ao longo dos anos, é tão gostoso sentar e rever esses momentos. quero muito voltar a tirar fotos assim pra lembrar de momentos que estou vivendo agora ao invés de ter um monte de foto que não vou usar pra nada no meu celular hahahaha
Se está rolando isso mesmo, eu acredito que já já passa como muitas outras ondas retrôs. A moda passa e ficam uns poucos que realmente se interessam... Não faço ideia de como esse vídeo foi aparecer pra mim, pq faz muito tempo que não pesquiso sobre fotografia e estou meio que afastado do meio... Mas eu nem sabia que a fotografia analógica tava nesse hype todo. Queria sim que houvesse investimento da indústria nessa área novamente, mas acho pouco provável porque não é sustentável mesmo.
eu pensei em começar na fotografia analogica, revelar minhas fotos e tal... estava me aprofundando no assunto ate descobrir que filmes tem gelatina animal nos ingredientes, entao abortei a missao hehe pq nao consumo nada de animais... mas é super interessante, deve ser divertido
Tem 8 anos que fotógrafo, e eu comecei com analógico exatamente para desacelerar meu processo, antes eu tinha uma câmera eu clicava baixava no celular editava e postava, eu troquei essa câmera pela 5D clássica que é quase “analógica” hahahaha Comprei algumas câmeras analógicas e meu processo é muito mais lento e muito mais prazeroso, comecei tem mais ou menos um ano com analógico e infelizmente peguei esse boom que todo mundo pegou e pagando caro nos filmes etc
fotos analogicas são legais, mas para quem pode bancar o uso de filmes, de processos de revelação, para quem possui dinheiro e pode perder clicks é facil, agora compre um filme de 36 poses e use como se fosse seu celular, e vc vai ver como é dificil, como é complicado, quem nunca puxou uma "ASA", fotografos antigos vão entender, devem pensar duas vezes pra embarcar nessa.
obrigadooo, sempre queria entender pq esses ricaços e famosos posam com câmeras especialmente as caras, sera que é um hobbie ou pq levanta uma vibe vintage para o momento.
taí, curti o formato de vídeo pra comentar sobre as questões que envolvem fotografia, gerar discussão. sinceramente? tomara que vire moda mesmo, porque se não virar moda vai virar item de colecionador e só quem, sei lá, revela foto em casa e tem estoque de filme vai conseguir realizar alguma coisa. já tá osso mesmo sendo hype conseguir comprar filme e tal, se isso se diluir, já era. só o que acho babaquinha é o preço de uma câmera subir pq a artista fulana de tal postou foto com ela, mas né, capitalismo.
Não é capitalismo. É burrice mesmo, cabeça vazia, etc. Só o fato de seguir uma celebridade e imitar o que ela faz já revela o quão rasa é essa pessoa. E isso não tem NADA a ver com fotografia.
me contem aqui nos comentários como e por que vocês começaram a se interessar por fotografia analógica? 🎞
Olá, Michele! Obrigado pelo ótimo vídeo.
Sempre curti fotos e fotografar.
Já tive digitais simples, semi profissionais e celular.
Bom, o meu interesse é mais de simplificação de algumas coisas. O acesso a possibilidade de quantidade de fotos infinitas tornou o processo de escolha de qual foto revelar ou salvar em nuvem algo enfadonho e exaustivo. Para uma mesma cena de uma simples viagem familiar tiramos 10 ou mais fotos. Pouca diferença entre uma e outra. No final do passeio temos 300 fotos. Qual escolher e revelar? Quais descartar? Tempo perdido em horas e horas de análise e seleção. O mais prático? Salvar e não acessar novamente.
A foto analógica te restringe o número de poses e é no melhor estilo é o que tem pra hoje. Se ficou com cara torta ou feijão no dente, paciência. Aprenda a rir de si e vida que segue. Somos obrigados a revelar e colocar num álbum e com isso podemos rever quando quisermos aquele momento único. Não é uma infinidade de fotos iguais, mas um único momento real. É uma fuga momentânea do mundo digital e suas hipérboles. Bom, é isso! Parabéns e abraço!
Caraca, que vídeo legal... Eu sempre notei esse retorno das gerações mais novas aos "processos mais lentos", porém nunca havia estruturado o pensamento da forma que você colocou aqui, que foi muito interessante. Comecei a me interessar por fotografia agora e sempre tive curiosidade pela fotografia analógica, porque quando era criança acompanhava minha mãe quando ela levava as fotos para revelar, então sempre quis entender o que acontecia ali antes de as fotos voltarem reveladas para minha casa. Não sabia desse hype das celebridades e também não conhecia jovens que usam câmera analógica, apenas um amigo de 50 e poucos anos que sempre preferiu fotografar dessa forma.
Muito bacana seu vídeo, uma ótima discussão!
Muito legal a abordagem. O jeito é botar pressão nas fábricas dos filmes para acompanhar a demanda.
Eu sempre gostei de tirar fotos de pessoas e paisagens, e gosto muito do estilo antigo, seja em roupas, cultura da época, novelas. Recentemente vi vídeos do tik Tok cm essas câmeras antigas e queria uma pra registra meus momentos cm meus amgs já q eu irei me mudar.
Acho que é mais uma coisa de retorno táctil e o prazer que isso gera, você tocar em algo, carregar um filme, colocar um vinil em uma vitrola, meio que uma necessidade de ter algo "real" e sólido com que você possa interagir e se apegar.
Claro que as 'influencers' dão aquela ajuda também, mas pra mim que primariamente fotografava somente em digital (como hobbie) comecei a fotografar em analógicas justamente para participar de todo o processo da criação da imagem, porque eu queria ter aquele registro físico (filme), tem um pouco da nostalgia também que não da para ser ignorada.
Com certeza todos esses fatores, influenciaram no uso de câmeras analógicas, mas não podemos negar que canais como o seu, que mostram, falam, e apresentam câmeras analógicas, tb influenciaram, talvez de menor força mas tiveram sim sua parte na influência.
aah valeu beto 🥰
Há menos de um mês eu comprei minha primeira câmera analógica. A minha maior influência de todas foi o fotógrafo e UA-camr Willem Verbeeck, mas outras pessoas também me influenciaram (todas da internet). Eu tenho dezesseis anos e eu acho que a minha geração tem uma necessidade de entrar em contato com o analógico. Tenho muita vontade de ter vinil também. E eu acho que o analógico foi se tornando popular também porque as pessoas querem não só processos mais lentos, mas também com algo com mais personalidade. O digital foi tentando se tornar o mais "realista" possível, porém não estando no nível cem por cento ainda, eu acho que a fotografia digital se encontra num meio termo meio que "sem personalidade". Isso é provado pelos filtros e pela edição excessiva que muita gente faz das fotos na tentativa de ter um resultado mais "único". Enfim, pra mim o que me chamou a atenção na fotografia analógica foi todo o processo envolvido e obviamente as cores e a estética.
Comecei a fotografar com câmeras analógicas por saudosismo mesmo, virou um hiperfoco do meu autismo. Nunca revelo fotos digitais e elas acabam se perdendo...
Amei a abordagem do tema no vídeo, e vou aproveitar a oportunidade de compartilhar meu relato. Passei a me interessar por fotografia analógica bem recentemente, tipo há dois meses. Meus pais são do interior de SP e eu atualmente moro em Curitiba, vim pra cá sozinha pra estudar e trabalhar, e desde o início desse ano meus pais estavam planejando uma viagem pra cá. Comecei a planejar uma viagem pra ilha do mel com eles, que é aqui pertinho e eu tinha acabado de conhecer e me apaixonei pelo lugar, portanto pensei "preciso levar meus pais lá, eles vão amar". No que comecei a planejar a viagem, tive um sonho de que eu morava na ilha do mel com meus pais e encontrei uma SLR analógica na casa pra qual nos mudamos. No sonho eu portava aauela câmera e fazia muitas fotos legais com ela. Aquilo me marcou bastante porque foi bem legal, mas eu não levei a sério a ideia na vida real porque pensava que esse tipo de câmera nem existia mais, muito menos que os filmes ai da eram fabricados. Então achei o sonho bem legal mas não me apeguei a ele. No dia seguinte, descendo a TL do twitter, vi um tweet sobre um casamento em que o casal de noivos distribuiu câmeras analógicas descartáveis pros convidados durante a festa. E naquele mesmo tweet a noiva postou o resultado das fotos e eu achei MUITO legal, primeiro por saber que isso ainda existia e segundo ppr me surpreender com o resultado das fotos, é uma estética bem bonita. Então fiquei curiosa e fui ler os comentários do tweet pra ver se ela mencionava o modelo da câmera utilizada, até que ela mencionou e eu fui pesquisar. Desde então não parei mais de pesquisar, caí num mundo de informações sobre fotografia analógica e me apaixonei. O que mais me prendeu à ideia foi a questão de afetiva. Eu me lembrei da minha infância, onde a gente tirava fotos sem saber como seria o resultado e aguardava meses pra revelar e ver como ficou. Essa sensação me despertou uma nostalgia e me pareceu super interessante pra se ter na minha vida atual, onde tudo é feito sob o imediatismo, a gente faz milhares de fotos uma atrás da outra, o backup é feito automaticamente na nuvem e a gente nunca mais revisita aquelas fotos, tudo é feito pra mostrar nas redes sociais e acaba em questão de 24 horas. A fotografia analógica me pareceu uma alternativa mais saudável e afetuosa pra esse mundo de imediatismo em que vivemos atualmente.
Ual, uma baita história a sua Aline, curti demais. viva a fotografia analógica.
Que legal essa história... Espero que vc aprenda muito sobre fotografia e tire muitas fotos com essa estética massa que deixa a gente com saudade da infância haha Muito bacana seu interesse genuíno pela coisa. Se for colocar essas fotos em algum lugar, deixa o link ou instagram pra gente ver. Abç, Aline, sucesso
Comecei a me interessar por fotografia analógica recentemente quando estava atrás de uma instax e acabei aproveitando pra pesquisar sobre câmeras “antigas” também. Já seguia alguns influencers que postavam fotos na estética analógica e achava bem interessante. A partir daí fui revirar os armários da minha avó e achei uma Olympus Trip 35 totalmente conservada que foi do meu avô (que faleceu antes que eu nascesse). Foi o principal ponto pra eu criar um laço afetivo com esse mundo, pareceu um presente do universo.
Como você disse no vídeo, a moda tem essa característica de ser cíclica e as novas gerações sempre vão buscando e reiventando coisas das gerações passadas. Acho que no mundo atual onde tudo é tão instantâneo e descartável, as pessoas acabam buscando coisas que valorizam mais o processo em si do que apenas o resultado rápido.
Ótimo vídeo!
também tenho várias cameras que eram de avós e é um laço afetivo mesmo!! 🥰
Eu acho muito legal fotografia analógica, mesmo porque eu nasci nela e vi a transição do analógico pro digital. Mas no momento é inviável financeiramente. Tudo muito caro e difícil de comprar. Mas tenho intenção de lidar com foto analógica por hobby e quando a grana estiver sobrando. No mais acho show quem se dedica ao analógico...
Achei esse vídeo interessantíssimo!!
E adoro esse formato, com algum tema pra discutir.
O processo fotografico analógico vai além de apertar o obturador da câmera. Para quem gosta de fazer uma boa foto o processo se desenvolve no laboratório. Lá você vai terminar a foto, principalmente se for BW. No ampliador você vai trabalhar a foto para uma finalização perto da perfeição. Colocar arte na imagem que você gravou no negativo. Acho que aí está o glamour da fotografia. Você trabalhar a finalização da imagem. As pessoas não sabem, mas, o processo da fotografia em si é uma forma da pessoa expressar um forma de arte.
Adoro seus videos e a leveza com que aborda os assuntos de forma despretensiosa, aproveitando o gancho, sugestão para videos FOTÓGRAFOS QUE AINDA USAM FILME.
esse lance das celebridades me lembrou principalmente a Taylor Swift com a polaroid que fez uma era de sucesso inteira só com a estetica de polaroid, inclusive o dono da instax chegou a agradecer ela pelo aumento nas vendas
nossa, eu gostei muito de te ouvir, de verdade! concordo com tudo... eu acho que comecei a gostar da analógica (sempre curti foto, desde criança) por causa da Maju! realmente me influenciou. acho legal ter mais gente se interessando, nossos gostos geralmente não são únicos e tudo bem né haha
Sou da era analógica, nasci em 1975 e parei de fotografar em 2006 ao adquirir a digital mais voltei em 2015 a onde comprei várias analógicas: Pentax ME super, yaschica electro 35 e FXD, Canon câmeras soviéticas entre outras para coleção e fotografar de vez enquanto. Mais realmente os preços dos filmes estão bem caros.
Oi! Como cheguei nesse vídeo:
Estou tentando fazer detox das redes sociais. Mas percebi que quero aprofundar e fazer um detox do meu celular. Contudo, um flip phone não seria bom pois quero manter o uso por exemplo do WhatsApp. Solução: estive pesquisando sobre o celular Jelly 2.
Nisso, comentaram que a câmera dele não é tãão boa... logo, lembrei que no centro de SP tem lojas que vendem câmeras, inclusive analógicas, o que me deu um sentimento de nostalgia pois meus pais tiveram dessas câmeras (em uma viagem eu abri a parte de trás da câmera. Sim, perdemos o rolo todo).
É isso, numa tentativa de me livrar do smartphone, eu comecei a pesquisar sobre câmeras analógicas, ISO etc!
Sobre o preço das coisas eu tenho esperança que baixe um pouco. Vi que a Kodak voltou a lançar filmes. Acabaram de lançar o Kodak gold no formato 120mm então acredito que tenha mais coisas aparecendo por aí. A lomography tbm tá testando novas cores pra aqueles filmes doidos deles.
comecei a me interessar por fotografia analógica por causa de um amigo meu!
Ele começou a trazer as câmeras pros roles e explicar um pouco como funciona, depois eu comecei a pesquisar muito e gostar do processo e de captar momentos que possivelmente só irei lembrar quando revelar (o que demora)
Quando você fala sobre a questão de moda eu não posso deixar de pensar no fator "nostalgia", inclusive este foi o assunto do meu TCC de fotografia anos atrás. É inegável que as pessoas ficam de certa forma viciadas no sentimento de nostalgia e muita gente fica obcecada por uma época que nem se quer viveu. Prova disso é o sucesso de séries como Stranger Things ou então a quantidade de elementos lo-fi na música pop de hoje, e naturalmente na fotografia. Uma coisa que se vê muito por aí são filtros que imitam a estética de filme fotográfico. Levando isso em consideração e pensando numa escala de mercado, é de se pensar que a demanda está sim aumentando, o que naturalmente traria novos fabricantes, mas não é bem isso o que a gente vê, os fabricantes são os mesmos e o máximo que fazem é relançar um ou outro filme que havia saído de linha. O que me fez imaginar que estás empresas estão cientes de que este aumento na demanda é uma hype e que depois pode passar, por isso evitam aumentar tanto a oferta pra não correr riscos no futuro, especialmente porque fabricar filme não é lá o investimento industrial dos mais baratos.
Comecei a fotografar a 5 anos com uma instaxmini 7s um xodó pra mim, e uma câmera digital depois . E a mais ou menos 4 anos comecei com a foto analógica gosto muiito da forma que as fotos ficam prontas, principalmente as cores que cada filme único carrega e estética que é linda, gosto muito de curtir todo o processo.
Poxa, eu sigo sua mesma linha de raciocínio, os influenciadores mexem com a grande massa por parte dos jovens, logo eles são os mais interessados nesse mundo analógico, e por conta disso a pesquisa de produtos desde câmeras e filmes certeza que cresce.
A Fuji entrega uns resultados bastante interessantes nessa pegada. Sou usuário de Canon e louco apaixonado pelas cores que a Fuji entrega com esse conceito analógico, retrô, vintage... Tô pensando em migrar por este motivo. Parabéns pelo canal e obrigado por compartilhar suas experiências fotográficas conosco.
A questão do ruído digital contra o grão do filme. As câmaras de médio-formato filme acabam por ser mais baratas que as câmaras digitais de médio-formato. E o processo hibrido (captação analógica + revelação química + digitalização de negativos [sobretudo de negativos de filme 120/220 e chapas de 4x5pol]), para além da qualidade do PB e da própria cor química, são motivos mais que suficientes para seduzir quem gosta de fotografia...
Eu frequento o Parque Augusta para fazer minhas caminhadas e vejo cenas curiosas: Um grupo de pelo menos umas cinco pessoas andando todos os dias com câmeras Canon AE-1 e A1 a tiracolo e não fazem nenhuma foto. Abordei uma dessas pessoas pra saber o que fotografam, etc. e a resposta que tive é que a câmera é apenas um acessório visual e que não sabe absolutamente nada e nem tem interesse por fotografia "analógica".
caracaa câmeras como acessório 😂 no mínimo é um acessório bonito kkk
Parabéns Michele e viva a fotografia analógica!
Eu sempre me interessei por fotografia, mas nunca tive o dinheiro somado a considerar prioridade comprar uma camera, mas eu ficava olhando reviews de cameras na internet, fiz um curso de fotografia de um mes, mesmo sem ter camera e nem vislumbre de qnd teria uma, há uns 10 anos atras. Mesmo assim, tirava muitas fotos com o celular e supria de certa forma minha demanda. E no meu ultimo aniversario, ganhei uma camera analogica, pentax k1000, desde então minha obsessão se intensificou rsrs... Acho ótimo ter a fotografia como hobbie e se desligar um pouco do virtual e dos estimulos ansiógenos...
Eu me interessei pela fotografia analógica porque vi um pessoal usando a instax, sempre achei muito legal fotografia instantânea, e quando vi que existia e não Era tão caro, quis saber mais! Aí pesquisando, vi uns canais sobre fotografia analógica falando sobre a instax, e já nesses canais que entendi mais sobre a fotografia analógica com filme 35mm, e desde então não parei mais, tô viciado! Kkkkkkk comprei a instax, e uma slr manual e já tô querendo mais!
esse assunto direto vem na minha cabeça pelo fato de que quando comecei a fotografar com filme, eu tinha um pouco mais de dificuldade de achar pessoas e conteúdos em comum pra me inteirar a fotografia analógica, e hoje é muito mais fácil pra quem tá começando! se a pessoa joga os termos básicos no youtube, já vai ter muuuuuito vídeo mostrando fotos analógicas e falando sobre o assunto.
também me incomodo com pessoas que cagam regra e se sentem ameaçadas por isso tá crescendo, já tive muita raiva de uma pessoa que falou isso usando o termo modinha e nossa que pensamento mais CHATO hahahaha não preciso nem dizer que tem a questão estética, sinto que o instagram trouxe muito isso, né? e tá tudo bem também
eu vejo que se tem mais procura e mais gente se interessando, mais tempo isso vai durar e mais legal isso vai ser, porque apesar da comunidade de fotografia analógica não ser tão grande, ela já é imensa, e só vai ficar mesmo nela quem REALMENTE se interessa pelo que tá fazendo ali!
siim é verdade! hoje em dia tem muita gente falando sobre isso na internet.
e simm, seria muito demais se a foto analógica voltasse pra ficar mesmo 💛
Eu acompanho desde de q eu me entendo minha mãe tinha uma saboneteira yashica daí depois eu comecei a seguir a Maju , povclau entre outros acho q foi super natural pra mim é algo qm vem desde de pequeno ♡
Acho que muito do interesse em tecnlogia analógica vem do fato que processadores de dados produzem uma interpretação do mundo exageradamente transparente. A tecnologia analógica no universo das imagens e dos sons adiciona uma camada onírica na captura da realidade. Ruídos, desvios de cor, desfoques acidentais.... Claro que o filme moderno (anos 70 pra cá) é virtualmente perfeito em seus aspectos técnicos, quem fotografa com compromisso sabe que há décadas é totalmente possível chegar em imagens tecnicamente perfeitas com filme. Mas a maioria dessas pessoas não saberia fazer estas fotos.
Sempre tive interesse em fotografia e tenho um amigo que é apaixonado por fotografia analógica a muitos anos. Não sei o que acontece, mas de uns tempos pra cá senti a vontade de ir contra essa direção de imediatismo e acabei pensando que a fotografia analógica pode ser algo que faça você “parar e curtir o momento”. Buscando por conteúdos sobre fotografia analógica, achei seu canal, adorei! Acho que o “hype” não é um problema, vamos aproveitar e deixar as pessoas experimentarem também :)
Gosto desses seus vídeos, acho massa!
Interessante a abordagem do assunto. Entretanto, não concordo com a diferenciação que se faz entre a fotografia "analógica" e digital. Os princípios da fotografia são os mesmos, o que muda apenas é a mídia para armazenamento das imagens. Sempre estou na Galeria Sete de Abril e vejo diariamente pessoas - predominantemente mais jovens - procurando equipamentos usados e usando o termo "saboneteira" para se referirem a uma câmera automática 35mm. A maioria não faz ideia do que está fazendo e paga caro em equipamentos que não prestam pra nada. Pagar R$ 500 numa Yashica MF-3 de plástico amarelo é ridículo.
Câmeras SLR que não valiam nada há três anos hoje são vendidas por mais de mil reais.
Agora, sobre as pessoas imitarem o comportamento e o visual de celebridades é coisa para a psicologia estudar...
queria esperimentar uma full frame digital e tinha uma yashica electro 35 em casa, não é digital, mas é full frame kkkkkk, comprei um filme e apaixonei, depois conheci médio e grande formato, caminho sem volta, é lindo, tomara que aumente a demanda mesmo, pois ajuda o analógico sobreviver....muito legal seu video, concordo com tudo
gosto de fotografia... ☺️! bom saber que a analógica tem adeptos... ☺️!
Cresci fotografando com uma Olympus Trip. Até hoje é utilizada pelo meu pai.
Se o UA-cam me recomendou esse vídeo, certeza que ele vai viralizar
eitaa hahah
Eu n sei se era só eu, mais houve um tempo ali durante o momento de popularização do instagram, que teve um hype de analogicas com as lomographys, tinha até loja aqui no Brasil, site, o site toy câmera, é tanto que os primeiros anos do instagram replicavam muito essa estética analógica, até mesmo o formato quadrado das 120mm, eu era louca por aquelas cãmeras kkkkkk nunca pude adquirir uma, mas já tinha uma vibe vintage e vinil, tinham mtos blogs com essa estética vintage que falavam sobre, era algo bem artistico. Isso deve ter uns 8 / 9 anos já kkkkk, eu era adolescente, amava acompanhar, isso me faz perceber o quanto estou velha kkkkkkk mas n é terde pra comprar astão sonhadas analógias rsrsrs...
isso foi bem na época da chegadas das amêras instantâneas da Fuji por aqui tbm. Eu curtia tanto que minha mãe me deu uma kodak digital daquelas pequenas da época tadinha rsrsrs. O tempo foi passando apesar de curtir nunca cheguei a comprar uma, agora que o hype ta voltado tô pensando ...
legal o vídeo, michele! talvez você nunca leia isso aqui kkk mas vamo lá
no meu caso, tem vários motivos, mas um deles é muito predominante: eu sinto que a fotografia analógica estimula uma construção mais coletiva e criativa das memórias. vou tentar explicar haha
hoje em dia eu tenho 1000 fotos no meu celular, selfies, umas fotos somente pra ganhar curtida em alguma rede social, descontextualizadas etc. coisas a que só eu tenho acesso, ocasiões super documentadas etc. dificilmente eu abro a minha galeria, ponho num pc ou numa tv e fico lá passando milhões de fotos pra eu ver com a minha família ou meus amigos. primeiro que são MUITAS fotos. segundo que tão meio que em um espaço privado.
minha vivência com a fotografia analógica é muito diferente. eventualmente, na casa dos meus pais, pegamos álbuns antigos para vermos fotos juntos. conversamos sobre aquelas fotos, sobre a ocasião em que foram tiradas, por que escolheram tirar aquelas fotos. mostramos para amigos. algumas não deram certo. os erros e ausências contam histórias também.
no fim das contas, isso também é possível com as câmeras digitais, com a fotografia do celular mesmo. seria só imprimir. porém, quem faz isso? a quantidade, alta disponibilidade, capacidade de armazenamento, manipulação/edição, a lógica de engajamento das redes etc é muito desestimuladora. eu sinto que a fotografia digital e, mais especificamente, a de celulares serve mais à construção de uma versão presente de si mesmo, do que ao registro e elaboração de memórias e do passado.
não poderia concodar mais com esse comentário. na casa da minha mãe tem várias caixas com fotos que foram tiradas ao longo dos anos, é tão gostoso sentar e rever esses momentos. quero muito voltar a tirar fotos assim pra lembrar de momentos que estou vivendo agora ao invés de ter um monte de foto que não vou usar pra nada no meu celular hahahaha
Resumo: A Maju hypou a fotografia analógica, comprou todos os filmes do Brasil e agora os preços estão nas alturas.
É isso
Se está rolando isso mesmo, eu acredito que já já passa como muitas outras ondas retrôs. A moda passa e ficam uns poucos que realmente se interessam... Não faço ideia de como esse vídeo foi aparecer pra mim, pq faz muito tempo que não pesquiso sobre fotografia e estou meio que afastado do meio... Mas eu nem sabia que a fotografia analógica tava nesse hype todo. Queria sim que houvesse investimento da indústria nessa área novamente, mas acho pouco provável porque não é sustentável mesmo.
O que a srta pode me dizer sobre a pentax 1000?
eu pensei em começar na fotografia analogica, revelar minhas fotos e tal... estava me aprofundando no assunto ate descobrir que filmes tem gelatina animal nos ingredientes, entao abortei a missao hehe pq nao consumo nada de animais... mas é super interessante, deve ser divertido
sim é vdd :/
Eu comprei uma máquina polaroid original
Tem 8 anos que fotógrafo, e eu comecei com analógico exatamente para desacelerar meu processo, antes eu tinha uma câmera eu clicava baixava no celular editava e postava, eu troquei essa câmera pela 5D clássica que é quase “analógica” hahahaha
Comprei algumas câmeras analógicas e meu processo é muito mais lento e muito mais prazeroso, comecei tem mais ou menos um ano com analógico e infelizmente peguei esse boom que todo mundo pegou e pagando caro nos filmes etc
ai simm, o desacelerar do analógico é muito especial 🥰
eu te amo☺ amo o seu canal e parabens pelo o video
obrigada!!
Tenho um blog sobre Fotografia. Gostei do seu conteúdo.
fotos analogicas são legais, mas para quem pode bancar o uso de filmes, de processos de revelação, para quem possui dinheiro e pode perder clicks é facil, agora compre um filme de 36 poses e use como se fosse seu celular, e vc vai ver como é dificil, como é complicado, quem nunca puxou uma "ASA", fotografos antigos vão entender, devem pensar duas vezes pra embarcar nessa.
Fui pega pela moda sem saber que era moda, socorro kkk
Como q são os nomes? jake e aember? eu não consegui entender kk
kendall jenner, zendaya, jacob elordi, emma chamberlain, maju trindade e a bruna marquezine :)
eu tava discutindo isso hojeeeee
obrigadooo, sempre queria entender pq esses ricaços e famosos posam com câmeras especialmente as caras, sera que é um hobbie ou pq levanta uma vibe vintage para o momento.
ahhahaha pois é fiquei encucada também
taí, curti o formato de vídeo pra comentar sobre as questões que envolvem fotografia, gerar discussão.
sinceramente? tomara que vire moda mesmo, porque se não virar moda vai virar item de colecionador e só quem, sei lá, revela foto em casa e tem estoque de filme vai conseguir realizar alguma coisa. já tá osso mesmo sendo hype conseguir comprar filme e tal, se isso se diluir, já era.
só o que acho babaquinha é o preço de uma câmera subir pq a artista fulana de tal postou foto com ela, mas né, capitalismo.
Não é capitalismo. É burrice mesmo, cabeça vazia, etc. Só o fato de seguir uma celebridade e imitar o que ela faz já revela o quão rasa é essa pessoa. E isso não tem NADA a ver com fotografia.
fico feliz que curtiu o formato do vídeo iná! e sim, espero que as fábricas de filme acompanhem e ajude todos nós 😂