O livro foi meu psicólogo, me salvou da depressão e foi um grande amigo. Foi não, é. Me ensinou a ser menos tímido, mais comunicativo. Me ajudou a entender mais as pessoas, a ser mais empático, a ser mais paciente, me ensinou a escutar, me aconselhou. Quando você lê livros, naturalmente passa a se ler mais e melhor, aprende a ler o outro. Com o livro, deixei de ser só, me deu várias "boas companias", e me possibilitou inúmeras "viagens". Me informou, me formou, me deu argumentos, fundamentos e enriqueceu meu pensamento. Me fez ver que o mundo não se resume ao meu próprio umbigo, que eu sou parte integrante de uma sociedade, onde cada um é tão importante quanto eu, apesar de nossa maldade. ENFIM, eu ficaria aqui horas escrevendo o que o livros fizeram por mim, Cuidaram de mim, quando ninguém poderia cuidar, sou grato a Deus por ter colocado os livros na minha vida. Esse conselho é bom e eu vou te dar: Leia e salve -se. Sua mente agradecerá. Te amo livro, prometo ser fiel a ti até o fim da vida. Você me completa e me faz completo. Te amo.
André, você falou sobre a literatura e traduziu meus pensamentos e sentimentos sobre o que ela representa e representou em minha vida. Muito obrigada!!!
Um livro de bom conteúdo, lhe faz "ouvir" melhor o que não ouviria se alguém lhe narra-se, pois ele entranha em seus pensamentos e lhe ajuda a ter uma autocrítica melhor, mesmo para discordar do que ele lhe mostra. Disciplina o raciocínio e pondera sobre os equívocos que ele expressa, sabendo que, o aparente monologo que ele representa traz um contexto no que foi escrito, podendo dá o devido peso para a nossa formação cultural. Uns dos livros que me motivou a ler sempre foi, Fernao Capelo Gaivota - Richard Bach, uma leitura com um conteúdo lúdico de grande expressão contribuição.
Tá acontecendo comigo! Eu, antes da pandemia, sempre fui de ler pouco. Durante a pandemia, passei a ler mais e a rechear meu Kindle de livros e adotar hábitos saudáveis: Me desliguei das redes sociais, passei a ler e a estudar mais e estou sentindo prazer nisso! O primeiro livro que me ajudou foi um do Augusto Cury, antes eu tinha receio em ler Cury, "O Manual do Jovem Estressado, porém muito inteligentes" e através desse livro eu descobri muito sobre mim.
Não sei se minha experiência se enquadra no tema, mas me recordo até hoje de alguns anos atrás.. me sentir sozinho e afastado dos meus amigos, deixado de lado... Era como se todos eles soubessem exatamente pra onde seguir com suas vidas, o que fazer, onde fazer, como fazer... E eu lá perdido, sem ideia alguma... Atrasado em relação a eles. Alguns já tinham carros, outros apartamentos, outros rodo um plano de carreira... E eu lá, num estágio... Sem saber se estava gostando ou não... Comecei a me sentir mal, como se eu não tivesse identidade... Ou pelo menos, não tivesse uma identidade tão interessante quanto a dos meus amigos... Eu não ouvia as músicas populares, eu curtia mais um cinema do que uma festa, etc... E nesse momento me deparei com um livro de nome instigante: O incolor tsukuru tazski e seus anos de peregrinação, do autor japonês Haruki Murakami. Esse livro me acalmou de uma forma incrível.. me deu paz, conforto e me ajudou a sair desse poço que eu mesmo tinha me colocado, passei a entender o tempo das coisas e o nosso próprio.. é um livro que tenho muito carinho ❤️
@@LiviaPiccolo Demais! Torço muito para algum dia ver você fazendo um vídeo sobre ele ou sobre a literatura oriental.. acho ela fascinante, mais introspectiva.
Em um tempo da minha vida, trabalhei num lugar horrível, sofri assédio moral e chorava quase todo dia no trabalho, cheguei até a ficar internada por causa de burnout. Não sabia explicar exatamente como estava me sentido para as pessoas da minha vida. Anos depois, li o primeiro livro da antofágica, Metamorfose e chorei, porque encontrei em forma de livro tudo aquilo que eu senti naquela época, o sentimento de tristeza profunda, não pertencimento, estranheza no ambiente que me era familiar. Não preciso nem dizer que depois desse dia, o livro virou um favorito e a editora uma queridinha minha.
Amei o vídeo!! Sou Mediadora de Biblioterapia e nesse vídeo você conseguiu trazer informações preciosas sobre a área para as pessoas que desconhecem ! Abraços e parabéns pelo canal!
Olha, tenho 57 anos, e os livros sempre estiveram ao meu lado, sempre fiz livroterapia, é bom; bom pra alma, desde que sai do tal de "facebook" nunca me senti tão bem, redescobrindo livros, ideias, pessoas lindas nesse canal que gostam de literatura e a simpatia da apresentadora. Felicidades pessoal.
Quando eu tinha 17 anos, passava por um período de incerteza e chateação quanto à minha carreira. Na época, conheci "O Nome da Rosa" de Umberto Eco. Foi o primeiro calhamaço que li. Apesar de inexperiente e sem conhecimento algum de latim, a obra tornou-se um divisor de águas em minha vida.
@@felipe-zk4lc Olá! Trabalhei muito tempo com computação. Mas a profissão do coração é o ensino. Infelizmente tive um problema sério na coluna e estou aposentado. É isso!
que coisa mais linda! eu acredito que a biblioterapia tem uma força enorme, porque todas as vezes que leio algo que a Virgínia ou Clarice escreveram sinto meu coração a ponto de explodir e pensar "Meu Deus, alguém sabe explicar o que nem eu sabia que sentia."
Eu me sinto da mesma forma, Kezia! É muito bom se ver reconhecido em alguém que não é a gente, mesmo que seja por intermédio de um livro (autor/personagem)...
Já imagino a cena: PACIENTE: Dr., eu acordei me sentindo meio indisposto hoje. Acho que é um mal estar existencial. MÉDICO: Não se preocupe, eu vou prescrever um Crime e Castigo aqui. Leia três capítulos por dia e o senhor vai se sentir muito melhor.
Lembrei de Sociedade Literária e a torta de casca de batata 😍😍 E sinceramente, só de fzr vc largar um pouco as redes sociais e as plataformas de streaming, com certeza os livros são curadores ❤❤
Pratico biblioterapia desde os meus 14 anos , comigo mesma. Fez , faz e fará muito sentido para o resto de minha vida vou levar essa prática. Hoje , sou formada como técnica em biblioteconomia e também sou educadora social. Levo aos atendidos e atendidas toda a graça dos livros. É muito mais do que eu poderia imaginar. É um estado imenso de alegria que carrego comigo , sempre.
Em todos os vídeos Livia fala de uma forma tão empolgada, com estudo e embasamento, que dá vontade de sentar numa mesa de bar com ela e passar a madrugada conversando sobre qualquer coisa. Livia, por favor, seja minha amiga!
Passei por um término recentemente e criei o hábito de leitura, tem sido muito bom e proveitoso, me fez refletir sobre várias coisas dentro do relacionamento como na minha vida em geral tbm.
Eu sempre falei e falo que se 70 % das farmácias, fossem Livrarias teríamos muito menos doenças. Sou Bibliotecário e fico feliz com suas indicações, comprei os dois chegaram ontem. Vou começar a Leitura com muita satisfação. Grato Antopofagica pelo canal sempre atual e eficiente.👏👏👏
Minha última leitura terapêutica foi o livro "Se não fosse por você, eu não estaria aqui". Me identifiquei e me emocionei muito com as histórias contadas. O livro me ajudou a entender mais sobre mim mesma e me senti menos sozinha no meio do caos que estamos vivendo agora.
Que vídeo maravilhoso! De fato, os livros são verdadeiros médicos! Isso me fez lembrar uma frase do Charles W. Elliot que diz o seguinte: "livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores", uma verdade. Lembrei também de um canal fantástico de uma psicóloga que prescreve livros aos pacientes, a Laura, do "Literapia e uns buquês de etceteras"; de fato, um canal maravilhoso, assim como este. VIVA OS LIVROS! Um grande abraço! 📖
O canal da Laura é maravilhoso, ela é uma psicóloga que adora prescrever livros. Amo muito. Esse canal é meu parceiro de viagem diária para o trabalho rs
Nossa, realmente. Smp q tô na bad, sinto q me reconstruo mais rápido qnd estou lendo. Não imaginava que existia uma área de estudo para isso. Bem legal mesmo.
Adoraria participar de uma roda de leitura presencial, estou no canal da Isa , o Ler antes de Morrer,e é muito legal mesmo. Ler é fantástico, com certeza nos ajuda a nos conhecermos melhor e tratar os males da vida. Que vídeo incrível minha flor, esse canal é incrível! 😘😘😘
Eu nao sei se a leitura cura uma dor, como a psicoterapia, mas com certeza a sua prática proporciona autoconhecimento, amor próprio e especialmente o prazer em estar sozinha, em algum momento. E isso tudo é o início da cura.
Parabéns minha linda...sempre acreditei no poder da palavra como agente de cura, não somente verbalizada e ainda mais escrita. Fico triste pelo fato de não haver iniciativas relevante aqui no meu estado , ES.
Quanto mais eu leio mais acredito no poder dos livros. Estou relendo O ANO DA LEITURA MÁGICA, da NINA SANKOVICH. Ela conta como ler 1 livro por dia a ajudou a lidar com a morte de sua irmã.
Os livros, com certeza são remédios para alma, pois refinam o espírito. Leio desde a infância, fui rato de biblioteca; em cada livro, uma viagem, uma vivência. Ótimo vídeo!
Tomei conhecimento da Antofágica por meio deste vídeo e agora estou maratonando todos os vídeos do canal cronologicamente... amando cada vez mais. Trabalho maravilhoso. Parabéns!
Faltou citar a primeira e maior booktuber e seus projetos de leitura conjunta: Tatiana Feltrin. Neste momento ela está com DOIS projetos em andamento: Lendo Shakespeare e Leitura Literária da Bíblia.🥰💕
Desde dos meus treze anos faço essa biblioterapia 😁. Ler é viajar por mundos distância, conversa com quem não está mais presente, conhecer pensamentos iguais e diferentes. É preciso ler mais 😁
Gente que descoberta fantástica este canal! Estou literalmente me sentindo mais vivo depois de alguns vídeos. Sou professor, e sem dúvida as informações daqui serão compartilhadas até no grupo da família!
no começo da pandemia quando eu eatava surtando o livro quinquilharias nakano me ajudou bastante, n mto pelo tema do livro, mas pela narrativa lenta e atencao aos detalhes me ajudou muito a me acalmar
Comigo tem acontecido essa coisa de acolhimento através da literatura. Depois que li Cem anos de solidão, de uma forma ou de outra que não sei explicar, acabei entendendo que mesmo querendo ser diferente de minha família, ainda me sinto dando voltas em círculo e repetindo as mesmas atitudes. Somos diferentes em muitas coisas, estas pontuais; mas, mesmo assim, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais. E a solidão? Fica por conta da distância: eu no México, e o resto de minha família espalhada pelo Brasil inteiro.
@@LiviaPiccolo demais. Mesmo estando juntos, hoje vejo que estávamos muito separados. Hoje que estamos separados por fronteiras e pela pandemia, isso é ainda mais forte.
Quando eu comecei a fazer o ensino médio, eu precisei morar com parentes, porque meus pais, na época, estavam vivendo na zona rural; eu sentia muita falta de estar em casa e também me sentia como um peixe fora d'água e pra piorar, eu não tinha nenhum cantinho para mim, para estar a sós com minhas dores; isso começou a me adoecer, e o que me ajudou a superar, foram os livros, porque me permitiam me refugiar para um outro mundo e esquecer meus dilemas cotidianos, por pelo menos algum tempo.
Meu médico me recomendou os clássicos e minha psicóloga disse que, ao ler Poirot, eu me identifico por ser observador e reflexivo, o que me leva à maturidade e uma conclusão certeira, sobre determinada situação, sobre mim mesmo e até sobre as atitudes das pessoas. O que muito me ajuda no autoconhecimento e em como lidarei com o que vou conhecendo de mim. Ler a história de Raskolnikov me fez perceber que havia, também em mim, uma "raskol" interior e agora estou na luta para "cura-la".
Me inscrevi!! Gratidão!!!! Há anos ouvi falar sobre essa terapia a partir da leitura de livros, mas na correria da vida, deixei pra trás... Chegou a hora pra mim rsrs abç
Sempre fui um 😐 ser humano diferente. Não me encaixava em lugar nenhum. Aí comecei a frequentar biblioteca 📚 Na época meu pai comprava o Estadão no domingo e eu ia direto pra parte cultural e lá encontrei uma lista de 200 livros que vc tem que ler 📖 antes de morrer. Peguei aquela lista e fui em frente. Comecei a me integrar mais com os que estavam em torno e desenvolver por incrível que pareça, a empatia pelo outro. O tempo passou e hoje com sessenta e nove anos chego a conclusão que meus melhores momentos foi quando eu estava lendo. E meus poucos amigos que tenho hoje são os mesmos que se desenvolveram na leitura quando eu era jovem 🧒. Que Deus nos ilumine e que mais pessoas entendam o valor da leitura. Que Deus a abençoe 🙏🏻👍🏻🇧🇷🤩💐🥰
Livia, apaixonada pelos seus vídeos! 💜💚🌈📚 Participo de um grupo de mulheres que leem obras escritas por mulheres e é exatamente assim que nos sentimos - um processo de cura coletiva. Lindo demais! Parabéns pelas suas pesquisas e trabalho!
Que lindo esse vídeo!!! Canal Antofágica maravilhoso como sempre , fazendo esse trabalho incrível aqui nessa distinta plataforma de vídeo. Livia melhor apresentadora! Respondendo a pergunta do final do vídeo: sim, eu já tive essa experiência de acolhimento com a literatura. É muito bom quando isso acontece 😍📚
Você está de parabéns, onde adoro esse canal! Nós dois somos muito parecidos no amor pela literatura mas eu sou gago, e nunca poderei fazer um canal assim! Meu sonho é ter uma fala fluente igual a sua! Mas gosto muito de escrever crônicas e contos. Você é professora de literatura? É formada em quê? Eu investiguei seu canal, e não achei sua biografia.
Eu amei o video, estava aguardando por ele! Para mim, a leitura é não só um remédio, como também um verdadeiro escape para esses tempos tão difíceis!!!! Adoraria fazer terapia com um profissional assim!
Eu sou de Chile e estou começando seguir vosso conteúdo porque achei que é muito interessante, muito boa dica como isto da biblioterapia, um termo que nunca eu tinha escutado antes hein.
Leitura é tudo de bom!Alguns textos são prosas poéticas e em todos podemos mergulhar na estética da linguagem e nesse mundo que se desvenda através da palavra.Maravilhoso!
Certa vez eu estava estudando sobre a vida de Machado de Assis, e comecei a pesquisar sobre suas obras. O primeiro conto que li foi "A Cantiga de Esponsais", e me identifiquei tanto com o protagonista que no final do conto eu estava aos prantos. Foi uma experiência renovadora.
Ótimo vídeo gente, me sinto felicíssimo em poder saber mais sobre esse tema. Fiquei muito curioso sobre o livro que indica leituras específicas para alguns momentos da nossa vida e eu já li esse livro "A Literatura como remédio" o ano passado e de graça! É um livro realmente maravilhoso!!! 😁
Maravilha, sabia que livros tem poder mas imaginar que existe todo um conceito ainda mais motivador e terapeutico me deixou mais apaixonada por livros. ❤
Adorei saber mais sobre esse tema! Está na minha lista de próximas leituras o livro "Wonderworks: The 25 Most Powerful Inventions in the History of Literature" do Angus Fletcher. Fiquei fascinada pela visão dele sobre a literatura e o efeito que algumas "invenções literárias" podem ter sobre a gente. Escutei uma entrevista com ele feita pela Brené Brown no podcast dela (Unlocking Us). Recomendo pra quem entende bem inglês e se interessa pelo tema! :)
Livros de motivação foi meus iniciados quando eu não sabia o que fazer da minha vida, eu tava numa crise comigo mesma, foi ai que comecei a escultar Audiobook , até que peguei o gostou de compra livros e mais livros e me vejo hj com mais sentido, ler e incrível e nos ensina tanto. Agora incentivar a minha filha a ler e complicado nessa era digital, mais me esforço compro livros e livros pra ela,das série que gosta,Já mandei uns vídeos aqui do canal pra ela e sou grata bjs.
Boa noite, sou militar e esse momento turbulento que estamos passando não está fazendo bem para o meu psicológico. Há anos venho pensando numa história para escrever um livro, o tema basicamente seria sobre a estupidez da guerra, mas há uns quinze dias me ocorreu o que poderia ser o título do livro "Guerra Sem Fim", depois pensei comigo, que seria um título muito trivial para ninguém nunca tê-lo utilizado, fui então pesquisar, e descobri que existia uma sci-fi do autor Joe Haldeman, que era uma obra prima! Tive que comprar imediatamente, já li um terço da obra e fala exatamente sobre: a estupidez da guerra. Que surpresa boa eu tive, talvez esteja me ajudando a combater o início de uma crise de ansiedade.
Eu percebi uns 3 anos atrás que ler me alinha pensamentos e acalma algumas emoções que estão exacerbadas. Eu sempre leio quando quero me acalmar ou tô mal de alguma forma. Nunca mais parei de ler desde que notei isso.
Ahh, mas com ctz já aconteceu comigo. Quantas respostas e quantas reflexões os livros já colocaram em minha face. Acho q Dostoiévski é exemplo central pra isso.
Nossa,eu já usei a biblioterapia num projeto da escola,é realmente incrível o poder do livro na nossa mente e no emocional . Mas algumas dessas curiosidades não sabia,achei incrível!
Fantástico! Estava esperando. Tb li Rilke na adolescência, que, para mim, foi um período bem difícil, física e psiquiacamente. Os livros me ajudaram muito! Grato!
A cura é viagem nos meandros das várias possibilidades da existência e de nos encontrarmos nessa míriade gigantesca do que é viver 🤍. Somos todos Unos na diversidade. Os livros, na minha alma, resumem-se a esta empatia expansiva.
Não pude deixar de não comentar nesse vídeo. Conheci seu canal agora mesmo e só tenho a lhe dizer que chegou num ótimo momento! Sempre acreditei que a literatura fosse uma das minhas linguagens da alma, de expressão, de cura e de autoconhecimento. Agora, sabendo que posso usar os livros como uma terapia, concretizo essa minha crença. Meus parabéns pelo canal e pela alma literária que possui. É com grande prazer que me inscrevo no seu canal e passarei aos meus amigos! Bjo bjo
Realmente livros espelham muitas vezes nossas angustias e dilemas, trazendo a tona e acolhendo, ou até mesmo resolvendo o problema. Eu adoro ver minhas dificuldades e procurar livros sobre os temas, tem me transformado muito como pessoa, e um livro fundamental que me ajuda nos dias sombrios é a biblia, pois me faz ter esperança de dias melhores, o Salmo abaixo me acolhe muito, junto com minha fé. ¹ Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. ² O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. ³ Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. ⁴ Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. ⁵ O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. ⁶ O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. ⁷ O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. ⁸ O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Salmos 121:1-8
Com certeza já disse alguma coisa antes sobre os cenários destes vídeos mas tenho que dizer de novo: amo. Só de ver um vídeo com fundo estilo quinta de casa parece até que já cura a gente por dentro um pouquinho. Parabéns pelos excelentes vídeos!
Alguns livros foram guias de vida , outros mostraram seu poder de cura e acalento ao longo da leitura, destaco de looooooonge Grande Sertão Veredas e o Homem que amava os cachorros . Beijo Liv! Lindo conteúdo como sempre
A um tempo atrás eu me questionava se algo de bom poderia sair diante de todo o sofrimento que nós e o mundo estamos passando, confesso que por um tempo eu havia perdido as esperanças e foi quando eu li Pollyanna de Eleanor H. Porter, mudou todo o meu pensamento em relação às coisas que causam felicidade, como as vezes mesmo quando tudo está dando errado ainda tem algo para ser feliz e ter esperança
O livro foi meu psicólogo, me salvou da depressão e foi um grande amigo. Foi não, é. Me ensinou a ser menos tímido, mais comunicativo. Me ajudou a entender mais as pessoas, a ser mais empático, a ser mais paciente, me ensinou a escutar, me aconselhou. Quando você lê livros, naturalmente passa a se ler mais e melhor, aprende a ler o outro. Com o livro, deixei de ser só, me deu várias "boas companias", e me possibilitou inúmeras "viagens". Me informou, me formou, me deu argumentos, fundamentos e enriqueceu meu pensamento. Me fez ver que o mundo não se resume ao meu próprio umbigo, que eu sou parte integrante de uma sociedade, onde cada um é tão importante quanto eu, apesar de nossa maldade. ENFIM, eu ficaria aqui horas escrevendo o que o livros fizeram por mim, Cuidaram de mim, quando ninguém poderia cuidar, sou grato a Deus por ter colocado os livros na minha vida. Esse conselho é bom e eu vou te dar: Leia e salve -se. Sua mente agradecerá. Te amo livro, prometo ser fiel a ti até o fim da vida. Você me completa e me faz completo. Te amo.
Bem isso né! Às vezes decidimos bater um papo com Machado de Assiz; outras, com José Saramago etc...😀
@@vivianejovitapsicologa verdade, e a conversa geralmente é relevante e até mesmo inspiradora.
André, você falou sobre a literatura e traduziu meus pensamentos e sentimentos sobre o que ela representa e representou em minha vida. Muito obrigada!!!
Um livro de bom conteúdo, lhe faz "ouvir" melhor o que não ouviria se alguém lhe narra-se, pois ele entranha em seus pensamentos e lhe ajuda a ter uma autocrítica melhor, mesmo para discordar do que ele lhe mostra. Disciplina o raciocínio e pondera sobre os equívocos que ele expressa, sabendo que, o aparente monologo que ele representa traz um contexto no que foi escrito, podendo dá o devido peso para a nossa formação cultural. Uns dos livros que me motivou a ler sempre foi, Fernao Capelo Gaivota - Richard Bach, uma leitura com um conteúdo lúdico de grande expressão contribuição.
Adorei.
Livros é a única coisa cuja qual não me arrependo de gastar dinheiro.
Seja bem vindo!!!
Tá acontecendo comigo!
Eu, antes da pandemia, sempre fui de ler pouco.
Durante a pandemia, passei a ler mais e a rechear meu Kindle de livros e adotar hábitos saudáveis: Me desliguei das redes sociais, passei a ler e a estudar mais e estou sentindo prazer nisso!
O primeiro livro que me ajudou foi um do Augusto Cury, antes eu tinha receio em ler Cury, "O Manual do Jovem Estressado, porém muito inteligentes" e através desse livro eu descobri muito sobre mim.
A leitura, comprovadamente ajuda a prevenir o Alzheimer e outros tipos de doenças degenerativas. Viva a leitura!!!
É verdade!!! Obrigada por lembrar esse fato tão importante...
Não sei se minha experiência se enquadra no tema, mas me recordo até hoje de alguns anos atrás.. me sentir sozinho e afastado dos meus amigos, deixado de lado... Era como se todos eles soubessem exatamente pra onde seguir com suas vidas, o que fazer, onde fazer, como fazer... E eu lá perdido, sem ideia alguma... Atrasado em relação a eles. Alguns já tinham carros, outros apartamentos, outros rodo um plano de carreira... E eu lá, num estágio... Sem saber se estava gostando ou não... Comecei a me sentir mal, como se eu não tivesse identidade... Ou pelo menos, não tivesse uma identidade tão interessante quanto a dos meus amigos... Eu não ouvia as músicas populares, eu curtia mais um cinema do que uma festa, etc... E nesse momento me deparei com um livro de nome instigante: O incolor tsukuru tazski e seus anos de peregrinação, do autor japonês Haruki Murakami. Esse livro me acalmou de uma forma incrível.. me deu paz, conforto e me ajudou a sair desse poço que eu mesmo tinha me colocado, passei a entender o tempo das coisas e o nosso próprio.. é um livro que tenho muito carinho ❤️
Que legal que esse livro te ajudou... Murakami é incrível mesmo
Que incrível
@@LiviaPiccolo Demais! Torço muito para algum dia ver você fazendo um vídeo sobre ele ou sobre a literatura oriental.. acho ela fascinante, mais introspectiva.
@@martasa4260 😊😁
Este livro está na minha lista de desejos a tempos. Mais um incentivo para ler. Obrigada
Em um tempo da minha vida, trabalhei num lugar horrível, sofri assédio moral e chorava quase todo dia no trabalho, cheguei até a ficar internada por causa de burnout. Não sabia explicar exatamente como estava me sentido para as pessoas da minha vida. Anos depois, li o primeiro livro da antofágica, Metamorfose e chorei, porque encontrei em forma de livro tudo aquilo que eu senti naquela época, o sentimento de tristeza profunda, não pertencimento, estranheza no ambiente que me era familiar.
Não preciso nem dizer que depois desse dia, o livro virou um favorito e a editora uma queridinha minha.
Que história emocionante Isadora!
Que livro? Estou passando por isso
Boa amiga, muito bem; superação e felicidades.😊😊😊
Se livro é remédio, eu posso chamar uma biblioteca de farmácia?
Pode ser! Ou um hospital? 🤔
Siiiiiim!!!! ,,😍😍😍
Pode!!!
Não, por isso chama-se biblioterapia!
Sim.
Fiquei encantada com essa jovem, sua maneira clara e franca de falar, de mandar seu importante recado!!
Livros curam sim, eu sei por experiência própria, de eu ir ler quando estava mal e os livros me levavam a outros mundos com pessoas maravilhosas
Isso também acontece comigo
Sempre com conteúdos super relevantes, Go ahead
Amei o vídeo!! Sou Mediadora de Biblioterapia e nesse vídeo você conseguiu trazer informações preciosas sobre a área para as pessoas que desconhecem ! Abraços e parabéns pelo canal!
Na época de separação dos meus pais eu tinha uns 10, 11 anos li a série Harry Potter e me salvou de muita coisa.
tenho 14 anos e eu tava muito ansiosa em relação ao futuro e trabalho e os livros me ajudaram muito
Que os livros continuem sendo uma companhia boa e constante em sua vida
Q legal, bem jovem e lendo.raidade no Brasil. Parabéns!
Tbm tenho 14 anos e me pergunto com o que vou trabalhar. Pode me indicar livros que te ajudaram nisso, por favor?
Olha, tenho 57 anos, e os livros sempre estiveram ao meu lado, sempre fiz livroterapia, é bom; bom pra alma, desde que sai do tal de "facebook" nunca me senti tão bem, redescobrindo livros, ideias, pessoas lindas nesse canal que gostam de literatura e a simpatia da apresentadora. Felicidades pessoal.
Quando eu tinha 17 anos, passava por um período de incerteza e chateação quanto à minha carreira. Na época, conheci "O Nome da Rosa" de Umberto Eco. Foi o primeiro calhamaço que li. Apesar de inexperiente e sem conhecimento algum de latim, a obra tornou-se um divisor de águas em minha vida.
Livro fantástico!
Tá trabalhando de que?
Que história bonita...
Acho que padre
@@felipe-zk4lc Olá! Trabalhei muito tempo com computação. Mas a profissão do coração é o ensino. Infelizmente tive um problema sério na coluna e estou aposentado. É isso!
que coisa mais linda! eu acredito que a biblioterapia tem uma força enorme, porque todas as vezes que leio algo que a Virgínia ou Clarice escreveram sinto meu coração a ponto de explodir e pensar "Meu Deus, alguém sabe explicar o que nem eu sabia que sentia."
Eu me sinto da mesma forma, Kezia! É muito bom se ver reconhecido em alguém que não é a gente, mesmo que seja por intermédio de um livro (autor/personagem)...
@@mariaedut15 exato! e alguém tão distante, com vivências tão diferentes... é lindo.
Muitas vezes me senti assim lendo Clarice também! Que poder que as histórias delas têm...
@@LiviaPiccolo Clarice tem palavras e silêncios lindos, lembro sempre da entrevista dela para a TV Cultura e muitas vezes eu chorei assistindo.
Já imagino a cena:
PACIENTE: Dr., eu acordei me sentindo meio indisposto hoje. Acho que é um mal estar existencial.
MÉDICO: Não se preocupe, eu vou prescrever um Crime e Castigo aqui. Leia três capítulos por dia e o senhor vai se sentir muito melhor.
AMEI skskskks
Kkkkkkkk bem isso
Ou pior né kkkk
@@agathauchoa787 kkkkkkkk
Uma bela dose de "O estrangeiro" de Albert Camus na veia tbm seria um ótimo tratamento 😉
Eu tava um pouco mal, fui ler Amor Líquido e fiquei 100% bem kkk
Livro ajuda muito. Amo ler. Os livros e a Bíblia sempre me ajudaram muito a tratar a alma
Lembrei de Sociedade Literária e a torta de casca de batata 😍😍 E sinceramente, só de fzr vc largar um pouco as redes sociais e as plataformas de streaming, com certeza os livros são curadores ❤❤
Com certeza...
"A casa de cura para a alma". Adorei! Realmente, os livros têm esse poder curativo, ainda mais nesses tempos difíceis que vivemos.
Pandemia sem livros seria pior ainda...
Pratico biblioterapia desde os meus 14 anos , comigo mesma. Fez , faz e fará muito sentido para o resto de minha vida vou levar essa prática. Hoje , sou formada como técnica em biblioteconomia e também sou educadora social. Levo aos atendidos e atendidas toda a graça dos livros. É muito mais do que eu poderia imaginar. É um estado imenso de alegria que carrego comigo , sempre.
Eu leio de 1 a 3 livros por mês, melhorou minha ansiedade e vários traumas internos q tinha. Ler é vida eu recomendo.
Gostei muito do livro,O Cavaleiro Preso na Armadura..
Em todos os vídeos Livia fala de uma forma tão empolgada, com estudo e embasamento, que dá vontade de sentar numa mesa de bar com ela e passar a madrugada conversando sobre qualquer coisa. Livia, por favor, seja minha amiga!
Já tive o mesmo pensamento kkkk
Passei por um término recentemente e criei o hábito de leitura, tem sido muito bom e proveitoso, me fez refletir sobre várias coisas dentro do relacionamento como na minha vida em geral tbm.
Que bom que a leitura está te ajudando...
Eu sempre falei e falo que se 70 % das farmácias, fossem Livrarias teríamos muito menos doenças. Sou Bibliotecário e fico feliz com suas indicações, comprei os dois chegaram ontem. Vou começar a Leitura com muita satisfação. Grato Antopofagica pelo canal sempre atual e eficiente.👏👏👏
Que legal um bibliotecário por aqui!
Minha última leitura terapêutica foi o livro "Se não fosse por você, eu não estaria aqui". Me identifiquei e me emocionei muito com as histórias contadas. O livro me ajudou a entender mais sobre mim mesma e me senti menos sozinha no meio do caos que estamos vivendo agora.
Também me sinto menos sozinha com os livros...
Mas é justamente isso o q vcs booktubers fazem: são uma terapia pra mim, meu remédio, minha cura.
Só a literatura salva!
Como coadjuvante acredito. Como instrumento absoluto de cura não. Você alegrou meu dia citando Rainer Maria Rilke.
Que vídeo maravilhoso! De fato, os livros são verdadeiros médicos! Isso me fez lembrar uma frase do Charles W. Elliot que diz o seguinte: "livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores", uma verdade. Lembrei também de um canal fantástico de uma psicóloga que prescreve livros aos pacientes, a Laura, do "Literapia e uns buquês de etceteras"; de fato, um canal maravilhoso, assim como este.
VIVA OS LIVROS!
Um grande abraço!
📖
Sigo o canal de Literapia e um buquê ...
Muito interessante.
Não conhecia essa canal, obg pela indicação! Vou lá agora dar uma espiadinha
@@LiviaPiccolo Pode ir! Ele é muito bom!
O canal da Laura é maravilhoso, ela é uma psicóloga que adora prescrever livros. Amo muito. Esse canal é meu parceiro de viagem diária para o trabalho rs
Rapaz ja pratico isso faz anos e nem sabia que existia a biblioterapia. Parabéns pelo vídeo.
Nossa, realmente. Smp q tô na bad, sinto q me reconstruo mais rápido qnd estou lendo. Não imaginava que existia uma área de estudo para isso. Bem legal mesmo.
Adoraria participar de uma roda de leitura presencial, estou no canal da Isa , o Ler antes de Morrer,e é muito legal mesmo. Ler é fantástico, com certeza nos ajuda a nos conhecermos melhor e tratar os males da vida. Que vídeo incrível minha flor, esse canal é incrível! 😘😘😘
Eu também! Eu adoraria fazer parte de um clube o livro: encontros semanais e presenciais para discutir as leituras. Seria meu sonho?
Recomendo os projetos de leitura do canal da Tatiana Feltrin. São excelentes!
@@andreaangelo9489 , obrigada!🙂
Fico tão feliz que os vídeos façam sentido pra vc Patrícia... Muito obg pelo carinho!
@@LiviaPiccolo, vocês do canal são ótimos, saem do lugar comum e expandem nossos conhecimentos .👏👏👏👏
Eu nao sei se a leitura cura uma dor, como a psicoterapia, mas com certeza a sua prática proporciona autoconhecimento, amor próprio e especialmente o prazer em estar sozinha, em algum momento. E isso tudo é o início da cura.
O hábito da leitura é tão importante quanto os exercícios físicos, não mais. Somos máquinas que precisam de movimento, fomos criados assim.
Story of my life! E acho que de todo mundo que faz o livro viver
Eu acredito piamente nesse poder de cura através dos livros.
Tu parece repórter da BBC! Super espontânea 👏
Parabéns minha linda...sempre acreditei no poder da palavra como agente de cura, não somente verbalizada e ainda mais escrita. Fico triste pelo fato de não haver iniciativas relevante aqui no meu estado , ES.
Oi Creuza...que bom te ver aqui...também sou do ES e quero muito criar um grupo desses
Quanto mais eu leio mais acredito no poder dos livros.
Estou relendo O ANO DA LEITURA MÁGICA, da NINA SANKOVICH. Ela conta como ler 1 livro por dia a ajudou a lidar com a morte de sua irmã.
Que dica legal! Obrigada Patricia...
Eu li esse. Muito bom
Os livros, com certeza são remédios para alma, pois refinam o espírito. Leio desde a infância, fui rato de biblioteca; em cada livro, uma viagem, uma vivência. Ótimo vídeo!
Tomei conhecimento da Antofágica por meio deste vídeo e agora estou maratonando todos os vídeos do canal cronologicamente... amando cada vez mais. Trabalho maravilhoso. Parabéns!
Eu acho que você iria gostar de ler Sintonia, de Ju Zancanaro, tem muito sobre a cura, amor, e muito mais.🤗
Faltou citar a primeira e maior booktuber e seus projetos de leitura conjunta: Tatiana Feltrin. Neste momento ela está com DOIS projetos em andamento: Lendo Shakespeare e Leitura Literária da Bíblia.🥰💕
Que legal!!!
Verdade. Tati querida!
Ela é bolsonarista. Não confio kkkk
Eu tenho depressão e ansiedade e falo com toda certeza os livros me ajudam muito ❤️pq relaxo na leitura mergulho na história e esqueço meus problemas.
Desde dos meus treze anos faço essa biblioterapia 😁. Ler é viajar por mundos distância, conversa com quem não está mais presente, conhecer pensamentos iguais e diferentes. É preciso ler mais 😁
Gente que descoberta fantástica este canal! Estou literalmente me sentindo mais vivo depois de alguns vídeos. Sou professor, e sem dúvida as informações daqui serão compartilhadas até no grupo da família!
Uso a filosofia e a literatura como terapias para males psíquicos e a jardinagem para os males do corpo.
Lívia, PARABÉNS por mais um vídeo maravilhoso⭐⭐⭐⭐⭐
Os livros têm poderes mágicos e terapêuticos.😘😘😘
Muito obrigada pelo vídeo! Sou Psicóloga e trabalho como Biblioterapeuta em grupos de leitura desde 2010. Abraço 🤗
Que legal...se puder me indicar pelo menos 03 livros que tenha gostado...
no começo da pandemia quando eu eatava surtando o livro quinquilharias nakano me ajudou bastante, n mto pelo tema do livro, mas pela narrativa lenta e atencao aos detalhes me ajudou muito a me acalmar
Eu acredito. Quando estou ansiosa, pego um livro e uma xícara de chá e leio muito. São horas de leitura e o resultado é excelente.
Comigo tem acontecido essa coisa de acolhimento através da literatura. Depois que li Cem anos de solidão, de uma forma ou de outra que não sei explicar, acabei entendendo que mesmo querendo ser diferente de minha família, ainda me sinto dando voltas em círculo e repetindo as mesmas atitudes. Somos diferentes em muitas coisas, estas pontuais; mas, mesmo assim, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais. E a solidão? Fica por conta da distância: eu no México, e o resto de minha família espalhada pelo Brasil inteiro.
Esse livro é de uma potência arrebatadora!!!
@@LiviaPiccolo demais. Mesmo estando juntos, hoje vejo que estávamos muito separados. Hoje que estamos separados por fronteiras e pela pandemia, isso é ainda mais forte.
Quando eu comecei a fazer o ensino médio, eu precisei morar com parentes, porque meus pais, na época, estavam vivendo na zona rural; eu sentia muita falta de estar em casa e também me sentia como um peixe fora d'água e pra piorar, eu não tinha nenhum cantinho para mim, para estar a sós com minhas dores; isso começou a me adoecer, e o que me ajudou a superar, foram os livros, porque me permitiam me refugiar para um outro mundo e esquecer meus dilemas cotidianos, por pelo menos algum tempo.
Meu médico me recomendou os clássicos e minha psicóloga disse que, ao ler Poirot, eu me identifico por ser observador e reflexivo, o que me leva à maturidade e uma conclusão certeira, sobre determinada situação, sobre mim mesmo e até sobre as atitudes das pessoas. O que muito me ajuda no autoconhecimento e em como lidarei com o que vou conhecendo de mim. Ler a história de Raskolnikov me fez perceber que havia, também em mim, uma "raskol" interior e agora estou na luta para "cura-la".
Me inscrevi!! Gratidão!!!! Há anos ouvi falar sobre essa terapia a partir da leitura de livros, mas na correria da vida, deixei pra trás... Chegou a hora pra mim rsrs abç
Sempre fui um 😐 ser humano diferente. Não me encaixava em lugar nenhum. Aí comecei a frequentar biblioteca 📚 Na época meu pai comprava o Estadão no domingo e eu ia direto pra parte cultural e lá encontrei uma lista de 200 livros que vc tem que ler 📖 antes de morrer. Peguei aquela lista e fui em frente. Comecei a me integrar mais com os que estavam em torno e desenvolver por incrível que pareça, a empatia pelo outro. O tempo passou e hoje com sessenta e nove anos chego a conclusão que meus melhores momentos foi quando eu estava lendo. E meus poucos amigos que tenho hoje são os mesmos que se desenvolveram na leitura quando eu era jovem 🧒. Que Deus nos ilumine e que mais pessoas entendam o valor da leitura. Que Deus a abençoe 🙏🏻👍🏻🇧🇷🤩💐🥰
Livia, apaixonada pelos seus vídeos!
💜💚🌈📚
Participo de um grupo de mulheres que leem obras escritas por mulheres e é exatamente assim que nos sentimos - um processo de cura coletiva. Lindo demais!
Parabéns pelas suas pesquisas e trabalho!
Que bacana...se puder me indicar alguns livros já lidos por vocês ...
Que lindo esse vídeo!!! Canal Antofágica maravilhoso como sempre , fazendo esse trabalho incrível aqui nessa distinta plataforma de vídeo. Livia melhor apresentadora! Respondendo a pergunta do final do vídeo: sim, eu já tive essa experiência de acolhimento com a literatura. É muito bom quando isso acontece 😍📚
É muito bom mesmo 😍📚
Você está de parabéns, onde adoro esse canal! Nós dois somos muito parecidos no amor pela literatura mas eu sou gago, e nunca poderei fazer um canal assim! Meu sonho é ter uma fala fluente igual a sua! Mas gosto muito de escrever crônicas e contos. Você é professora de literatura? É formada em quê? Eu investiguei seu canal, e não achei sua biografia.
Sou formada em Artes Cênicas. Estudei literatura em cursos livres e de forma autodidata também. Adoraria ser professora de literatura
@@LiviaPiccolo Você seria uma excelente professora de literatura! Você é melhor que todas as professoras de minha escola!
Eu amei o video, estava aguardando por ele! Para mim, a leitura é não só um remédio, como também um verdadeiro escape para esses tempos tão difíceis!!!! Adoraria fazer terapia com um profissional assim!
Acho que eu também adoraria kkk
O livro Ensaios de Ralph Walton Emerson foi um livro que me ajudou muito.
Valeu a dica!
Eu sou de Chile e estou começando seguir vosso conteúdo porque achei que é muito interessante, muito boa dica como isto da biblioterapia, um termo que nunca eu tinha escutado antes hein.
Leitura é tudo de bom!Alguns textos são prosas poéticas e em todos podemos mergulhar na estética da linguagem e nesse mundo que se desvenda através da palavra.Maravilhoso!
Certa vez eu estava estudando sobre a vida de Machado de Assis, e comecei a pesquisar sobre suas obras. O primeiro conto que li foi "A Cantiga de Esponsais", e me identifiquei tanto com o protagonista que no final do conto eu estava aos prantos. Foi uma experiência renovadora.
Ótimo vídeo gente, me sinto felicíssimo em poder saber mais sobre esse tema. Fiquei muito curioso sobre o livro que indica leituras específicas para alguns momentos da nossa vida e eu já li esse livro "A Literatura como remédio" o ano passado e de graça! É um livro realmente maravilhoso!!! 😁
Tenho vários livros que comprei e li para me ajudar em momentos difíceis. É sim, um remédio pra alma!
Eu tmbm
Ei Sandra....você teria algum livro que tenha gostado pra indicar?
Não conhecia o termo, mas já fazia uso do tratamento 😅. Adorei a descoberta. A biblioterapia é uma grande potência!
Eu me curei por um.tempo da depressao atraves da leitura. A leitura coloca minha mente no lugar
Maravilha, sabia que livros tem poder mas imaginar que existe todo um conceito ainda mais motivador e terapeutico me deixou mais apaixonada por livros. ❤
Sempre achei nos livros uma forma de terapia, assim como na culinária. Ambos são um universo único. Obrigada por tantas reflexões e aprendizados .
os livros salvaram minha vida...
Adorei saber mais sobre esse tema! Está na minha lista de próximas leituras o livro "Wonderworks: The 25 Most Powerful Inventions in the History of Literature" do Angus Fletcher. Fiquei fascinada pela visão dele sobre a literatura e o efeito que algumas "invenções literárias" podem ter sobre a gente. Escutei uma entrevista com ele feita pela Brené Brown no podcast dela (Unlocking Us). Recomendo pra quem entende bem inglês e se interessa pelo tema! :)
Que dica legal!!! Amei Olívia! Vou procurar!
Livros de motivação foi meus iniciados quando eu não sabia o que fazer da minha vida, eu tava numa crise comigo mesma, foi ai que comecei a escultar Audiobook , até que peguei o gostou de compra livros e mais livros e me vejo hj com mais sentido, ler e incrível e nos ensina tanto. Agora incentivar a minha filha a ler e complicado nessa era digital, mais me esforço compro livros e livros pra ela,das série que gosta,Já mandei uns vídeos aqui do canal pra ela e sou grata bjs.
Parabéns, Lívia, vc como sempre bem feliz na sua performance de apresentar livros, filmes, contos, e de maneira fácil e um didatismo que não cansa.
Boa noite, sou militar e esse momento turbulento que estamos passando não está fazendo bem para o meu psicológico. Há anos venho pensando numa história para escrever um livro, o tema basicamente seria sobre a estupidez da guerra, mas há uns quinze dias me ocorreu o que poderia ser o título do livro "Guerra Sem Fim", depois pensei comigo, que seria um título muito trivial para ninguém nunca tê-lo utilizado, fui então pesquisar, e descobri que existia uma sci-fi do autor Joe Haldeman, que era uma obra prima! Tive que comprar imediatamente, já li um terço da obra e fala exatamente sobre: a estupidez da guerra. Que surpresa boa eu tive, talvez esteja me ajudando a combater o início de uma crise de ansiedade.
Eu percebi uns 3 anos atrás que ler me alinha pensamentos e acalma algumas emoções que estão exacerbadas. Eu sempre leio quando quero me acalmar ou tô mal de alguma forma. Nunca mais parei de ler desde que notei isso.
Os livros curam sim, e trazem paz, conhecimento e diversão ❤Amei a sua exposição do tema.
Que vídeo maravilhoso! Amei! Obrigada!
Ahh, mas com ctz já aconteceu comigo. Quantas respostas e quantas reflexões os livros já colocaram em minha face. Acho q Dostoiévski é exemplo central pra isso.
Nossa,eu já usei a biblioterapia num projeto da escola,é realmente incrível o poder do livro na nossa mente e no emocional . Mas algumas dessas curiosidades não sabia,achei incrível!
Pois é, eu já faço essa terapia já faz uns anos viu, não sei nem o que seria da minha cabeça sem a literatura, poesia e a grande antofágica.
Biblioterapia= cura natural. Ou pelo menos os livros ajudam na cura. 📚
Sou leitora a tantos anos mas nunca tinha ouvido falar, obrigada por trazer um tema tão interessante. Até o próximo vídeo.
Soube recentemente por conta de um canal de uma psicóloga chamada Laura. O nome do é
LITERAPIA E UM BUQUÊ DE ETCETERAS.
Eu também sou leitora faz tempo e só descobri recentemente a biblioterapia... há tantas coisas a serem desvendadas no mundo da leitura
@@julianacamposvictor3755 agradeço a indicação, procurarei.
@@LiviaPiccolo uma vida parece não ser suficiente.
Fantástico! Estava esperando. Tb li Rilke na adolescência, que, para mim, foi um período bem difícil, física e psiquiacamente. Os livros me ajudaram muito! Grato!
A cura é viagem nos meandros das várias possibilidades da existência e de nos encontrarmos nessa míriade gigantesca do que é viver 🤍. Somos todos Unos na diversidade. Os livros, na minha alma, resumem-se a esta empatia expansiva.
Esse vídeo, em contribuição aos comentários, me inspirou novas atitudes para com as minhas relações interpessoais!
Cativaram-me
A própria vida é uma grande sessão de terapia.
Eu e meus amigos estamos fazendo sarau de poesia no Instagram. Já vamos para o terceiro mês. As pessoas estão gostando muito.
Sempre amei esse assunto...Conheci Cristiana Seixas em Paraty num Passeio de Barco. Fiz o curso presencial com ela e desde então, sigo apaixonada.
Não pude deixar de não comentar nesse vídeo. Conheci seu canal agora mesmo e só tenho a lhe dizer que chegou num ótimo momento! Sempre acreditei que a literatura fosse uma das minhas linguagens da alma, de expressão, de cura e de autoconhecimento. Agora, sabendo que posso usar os livros como uma terapia, concretizo essa minha crença.
Meus parabéns pelo canal e pela alma literária que possui. É com grande prazer que me inscrevo no seu canal e passarei aos meus amigos! Bjo bjo
Realmente livros espelham muitas vezes nossas angustias e dilemas, trazendo a tona e acolhendo, ou até mesmo resolvendo o problema. Eu adoro ver minhas dificuldades e procurar livros sobre os temas, tem me transformado muito como pessoa, e um livro fundamental que me ajuda nos dias sombrios é a biblia, pois me faz ter esperança de dias melhores, o Salmo abaixo me acolhe muito, junto com minha fé.
¹ Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
² O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
³ Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
⁴ Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
⁵ O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
⁶ O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
⁷ O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
⁸ O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Salmos 121:1-8
Biblioterapia é também acompanhar os conteúdos excelentes deste canal. Obrg.
Com certeza já disse alguma coisa antes sobre os cenários destes vídeos mas tenho que dizer de novo: amo. Só de ver um vídeo com fundo estilo quinta de casa parece até que já cura a gente por dentro um pouquinho. Parabéns pelos excelentes vídeos!
Alguns livros foram guias de vida , outros mostraram seu poder de cura e acalento ao longo da leitura, destaco de looooooonge Grande Sertão Veredas e o Homem que amava os cachorros . Beijo Liv! Lindo conteúdo como sempre
Tive as experiências relatadas no vídeo ao ler O Cavaleiro preso na armadura de Robert Fishier. Um livro de passagem, magnífico. Recomendo
A um tempo atrás eu me questionava se algo de bom poderia sair diante de todo o sofrimento que nós e o mundo estamos passando, confesso que por um tempo eu havia perdido as esperanças e foi quando eu li Pollyanna de Eleanor H. Porter, mudou todo o meu pensamento em relação às coisas que causam felicidade, como as vezes mesmo quando tudo está dando errado ainda tem algo para ser feliz e ter esperança
Já sim, "Quando Nietzsche chorou", foi particularmente muito dificil de ler, foi num periodo logo apos um rompimento amoroso.
A biblioterapia é um assunto que estou interessando a um bom tempo. Gostei muito do vídeo!