Professor, especificamente nessa questão 3, não teria como pegar a resposta da pergunta apenas olhando pra P2? No trecho: "se a fez, o professor perdeu a prova dele". É exatamente o mesmo questionamento na pergunta: Se o aluno fez a prova, então o professor perdeu a prova dele. Outro ponto: é a primeira vez que vejo suas aulas, vc não é adepto de ensinar com os macetes de NEYMAR, MANÉ, VERA FISCHER etc? Acho bem mais fácil com eles... forte abraço.
@jorddanalexwanzeler1910 A vírgula na língua portuguesa tem várias funções e não é usada para indicar “se, então”, “e” ou “ou”. Aqui estão algumas regras para o uso da vírgula: Para separar elementos: A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra geral, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou. Depois do vocativo: A vírgula é usada para separar a invocação de alguém. Entre o aposto: Frequentemente o aposto aparece entre vírgulas. Depois dos advérbios “sim” e “não”: A vírgula é usada após esses advérbios quando eles iniciam uma oração que atue como resposta. Na intercalação de texto: A vírgula é utilizada para inserir expressões intercaladas dentro de uma oração, bem como orações intercaladas dentro de outras orações. Nas orações subordinadas adverbiais: A vírgula deve estar presente na separação de orações subordinadas adverbiais, especialmente quando elas iniciam a oração. Nas orações subordinadas adjetivas explicativas: A vírgula deve ser utilizada em informações acessórias, que ampliam ou esclarecem uma informação, mas que podem ser retiradas da frase. Na omissão de verbos: A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo maioritariamente utilizada na omissão do verbo. Portanto, a vírgula é usada para indicar pausas, separar elementos e destacar partes da frase, mas não para indicar “se, então”, “e” ou “ou”. As conjunções “e”, “ou” e a estrutura “se, então” têm seus próprios significados e usos na língua portuguesa.
🎯 LIBERADO 1º Lote Assinatura Premium: bit.ly/3OQpq2R
Tenha acesso a:
Professor, a questão 06 está correta. A negação de P v Q v R é ~P ^ ~Q ^ ~R, inclusive fui conferir no gabarito oficial. Forte abraço.
Na questão 6, na primeira proposição a vírgula é "ou", mas na segunda proposição a vírgula é "e". Isso torna a questão certa.
Swou se bola prof!!!
Muito bom!! Ajudou muito no estudo, obrigada
Boa noite
A 6 é correta!
Professor, especificamente nessa questão 3, não teria como pegar a resposta da pergunta apenas olhando pra P2? No trecho: "se a fez, o professor perdeu a prova dele".
É exatamente o mesmo questionamento na pergunta: Se o aluno fez a prova, então o professor perdeu a prova dele.
Outro ponto: é a primeira vez que vejo suas aulas, vc não é adepto de ensinar com os macetes de NEYMAR, MANÉ, VERA FISCHER etc? Acho bem mais fácil com eles...
forte abraço.
Ué, como vou saber que a vírgula não significa "se, então", "e" e "ou"????
@jorddanalexwanzeler1910 A vírgula na língua portuguesa tem várias funções e não é usada para indicar “se, então”, “e” ou “ou”. Aqui estão algumas regras para o uso da vírgula:
Para separar elementos: A vírgula serve para separar, dentro da mesma oração, elementos que têm a mesma função sintática e que, regra geral, não sejam ligados pelas conjunções e, nem, ou.
Depois do vocativo: A vírgula é usada para separar a invocação de alguém.
Entre o aposto: Frequentemente o aposto aparece entre vírgulas.
Depois dos advérbios “sim” e “não”: A vírgula é usada após esses advérbios quando eles iniciam uma oração que atue como resposta.
Na intercalação de texto: A vírgula é utilizada para inserir expressões intercaladas dentro de uma oração, bem como orações intercaladas dentro de outras orações.
Nas orações subordinadas adverbiais: A vírgula deve estar presente na separação de orações subordinadas adverbiais, especialmente quando elas iniciam a oração.
Nas orações subordinadas adjetivas explicativas: A vírgula deve ser utilizada em informações acessórias, que ampliam ou esclarecem uma informação, mas que podem ser retiradas da frase.
Na omissão de verbos: A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo maioritariamente utilizada na omissão do verbo.
Portanto, a vírgula é usada para indicar pausas, separar elementos e destacar partes da frase, mas não para indicar “se, então”, “e” ou “ou”. As conjunções “e”, “ou” e a estrutura “se, então” têm seus próprios significados e usos na língua portuguesa.