Eu tenho (TEA) fui diagnosticado com 9 anos, a vida toda eu convivi com isso, agora estou com 19 anos hoje e superei minhas barreiras ao longo da minha vida. Recentemente eu conheci minha amiga Gabrielly que têm quase a minha idade e é autista como eu, isso é um pouco impactante porque não tenho muito contato com pessoas com TEA, só recentemente que eu conheci mais pessoas assim
As pessoas estão tão sem paciência , sem amor , sem compreensão já não querem mais nem olharem para o próximo ao seu lado.(olhar mesmo) . É bíblico: e por se multiplicar a iniquidade o AMOR de muitos esfriará .
Ele nao ta falando que autismo é opçao. É só paralalelo mostrando que existe um certo tipo de isolamento que nós mesmo criamos. Ao sentir qie nossa vida si pode ser balizada pela rede.😊😊
Tenho um filho autista Não deixo fica em frente telas ,tudo tem que ter limites,e não tenho tempo para fica em selular só escuta coisas que edificas nossa vida,as pessoas romatisa o autismo só quem cuida que sabe como e
pessoas que liam, continuam a ler, mesmo tendo redes sociais. Não ficamos no tiktok, porque sentimos falta da leitura. Quando vou pra um lugar que tenho que esperar, levo sempre um livro. Li a bíblia duas vezes no trajeto para o trabalho e para casa, ou seja, no trânsito de BH. As redes sociais evidenciaram pessoas que não investem na sua intelectualidade. A alienação é em massa, mas o despertar é individual. Sugestão: tente "converter" as pessoas do tiktok para a leitura.
Infelizmente a pessoa só respeita pessoas com autismo ou o assunto quando tem um em casa. Tenho um filho de 11 anos autista, só Deus sabe da nossa luta. E sim, pastor autista tem sentimentos, sim ele sabe q esta sendo xingado, uma das dificuldades do autista é se socializar, se expressar como pessoas típicas.
A paz do Senhor pastor. Sou cristão evangélico a 30 anos. Sou TEA 1 laudado aos 45 anos. Posso dizer que autismo é redes sociais não tem ligação nenhuma e a tese é sem fundamento. 1º A pessoa nasce autista, nao se torna. 2º Geralmente temos hiper foco, não falta de atenção, isso é mais para TDHA. 3º temos dificuldade de socializar, ter empatia com as pessoas, mas isso não significa que não amamos e não nos importamos com as pessoas. Creio que as redes sociais agravam os sintomas, simplesmente por sermos mais fechados e não nos comunicarmos bem com outros, mas no meu caso, eu não tenho dificuldade de comunicação, sendo pregador da palavra, mas não me socializo muito com as pessoas. Por favor tente entender e passar melhor a suas ideias. Deixo claro que não estou criticando, mas apresentando esclarecimentos para que possa nos passar os temas de forma mais clara.
Pastor, me permita te corrigir, eu tenho 44 anos, ativa, trabalho, tenho 2 filhos, me casei e divorciei. Mas ao longo dessa minha caminhada, desde que eu me lembro da minha idade, 5/6 anos , eu era diferente, eu não sabia que eu era diferente, nem as pessoas ao meu redor, todo mundo só me achava “alguma palavra que todos os dias usam para pessoas diferentes”. Fomos ensinados a vida toda que autismo é alguém que não interage, não é funcional, é TDAH é uma pessoa levada, inquieta, sem capacidade de concentrar. Eu não me encaixava nesses sintomas. Então eu era só normal, mas com atitudes de “parece que vc é autista” “parece que vive no no mundo da lua” , “que menina doída, conversa sozinha”, “ essa menina é fresca, não gosta de barulho”, “essa mulher é fria, não gosta de abraçar”… e por aí vai. Há 40 anos atrás não havia rede social, nem informações certas sobre as coisas. Na vida adulta, desde os 18 anos eu fui tratada de depressão e ansiedade, mas nunca tive melhora com os remédios, pq eu fui tratada errada por mais de 20 anos. Quando fui morar nos EUA, tudo piorou e eu precisei ir em vários médicos para um diagnóstico, uma vez que eu bati o carro 3 x por falta de atenção, pq eu estava no mundo da lua. Eu estava em risco, meus relacionamento com as pessoas, meus filhos, minha família. Eu não conseguia pegar um telefone para ligar pra ngm. Então me isolei completamente. Com muita pesquisa, exames, remédios, leituras, conseguiram meu diagnóstico como autista e TDAH. Medicação toda trocada de novo, e pela primeira vez em 40 anos (há 4 anos atrás) eu entendi o mundo. Autismo não se pega, não adquire. As redes sociais são um veneno, causam ansiedade, depressão e nem precisa de experts pra saber isso. Mas autismo não. A pessoa que se isola do mundo pra ficar interagindo no celular não é autista, é presa em um mundo paralelo.
Pastor Gostei muito da mensagem. Só poderia usar outro termo Sou mae de autista e acredite, autismo é muito mais do que esse viver fora da realidade. O termo esta banalizado.
Vício nas redes sociais e autismo são coisas completamente diferentes! Entendo o que você quis dizer, porém, a maneira como você expressou sua ideia foi bem errônea. O que está acontecendo na sociedade é excesso de dopamina provocado pelo acesso fácil a esse hormônio. Essa condição não é diagnosticada pelo uso das redes.
Pastor Lucinho: Deficiente visual é aquele que não enxerga. Sindicato dos cegos: minha mãe é cega, ela enxerga desrespeito, corrupção, tristeza, se sentiu humilhada e perante Deus somos todos iguais e blá, blá, blá e mais blá.
Boa tarde ! Graça e paz pastor. Infelizmente você teve uma fala infeliz. O celular ou internet não é a causa do autismo . Busque entender melhor as pessoas que tem autismo não são assim . O espectro do autismo E amplo então cada um é de um jeito. Meu filho por exemplo e autista e ele compreende e não fica aéreo Mas entende tudo ao pé da letra . Então acredito que você e outros líderes religiosos precisam conviver com pessoas autista e procurar conhecer.
Exato. Essa fala não se refere ao autismo. Autismo é um transtorno do neuro desenvolvimento e é algo sério, não é uma questão meramente de hábitos sociais.
Honestamente não gostei da comparação. Poderia tratar do assunto das telas (que é um tema relevante e urgente) sem relacionar ao autismo e associar esta condição neurológica a um retrocesso humano.
Sou autista e gostaria de informar que o autismo não se resume apenas em isolamento social.Estude sobre o transtorno e depois grave um vídeo que sirva de fato de informação. Os critérios para avaliação de um autista é muito diferente do que vc está falando.Quem dera que ser autista fosse somente ser isolado das pessoas.
Sou uma pessoa que sou muito abençoada através da sua vida pastor Lucinho, e eu entendi o que o pastor quis dizer fazendo essa analogia, mas para mim foi infeliz nessa colocação falando como NOVO AUTISMO. Sou mãe atípica, meu filho é TEA e acredito que temos que ter cuidado ao usar certas colocações, pois somente quem tem alguém nessa condição dentro de casa sabe como é delicado, e fazer essa analogia de algo genético, ao uso descontrolado de celulares ou internet (que seria relacionado às escolhas das pessoas), enfim não achei legal. Mas sigo admirando o senhor, só mesmo colocando minha opinião como alguém que vive isso... Deus abençoe!
Bom dia pastor, peço que ore por mim sou autista desde o nascimento mas só descobri aos 34 anos. Não paro em emprego nenhum por causa do autismo, estou desempregado a um pouco mais de 1 ano e meu bpc (benefício de prestação continuada) foi negado 2 vezes pela justiça.
não sei qual é a sua área, mas tente um emprego home office. De preferência, com números. Que não precise atender pessoas. Tenho sindrome de asperger (hoje, inserido dentro do espectro autista), e meu trabalho é em home office. Melhor coisa que já fiz.
Novo autismo? Sou mãe atípica, uma criança de 4a, e não se fala grau, não! Autismo não se torna, s nasce, isso é genética. Precisa ler mais! Ninguém se torna autista. Isso que vc citou são características tbm de TDAH, não use autismo como sinônimo de pessoas perdidas... Meu filho tem superdotado e vc dizendo isso da pra entender que autista é lento, é preso, é inválido. Uma sugestão é seguir doutores q sabe realmente o que é autismo! Pq isso que vc disse ... São apenas características... Que vc tenha sabedoria do céus e do "homem" que sabe e estuda sobre um transtorno neuro divergente . Antes de falar isso! Errar é humano , mas a sabedoria e entendimento se alcança!
Autismo não se limita assim em nível nenhum!!! ..autismo apresenta esterotipias, atrasos de fala, dificuldades como fonofobia, seletividade alimentar e etc..o autista não se torna já nasce autista! O uso de celular excessivo prejudica a todos principalmente aos autistas que já enfrentam muitas dificuldades...mas o uso excessivo de celular pode tornar uma pessoa distraída mais não autista!
Pastor @prlucinho, me desculpe, eu sei que o senhor quis falar da alienação das pessoas hoje em relação às telas. Mas dizer que isso é o novo autismo, o senhor foi muito infeliz nas suas palavras. Eu trabalho com crianças autistas e os pais têm que escutar cada coisa, já passam por tantas dificuldades sociais. Um diagnóstico de autismo vai muito além disso. Autismo não se pega, as pessoas nascem com esse transtorno. Não se desenvolve com coisas externas. Tenha mais misericórdia com as famílias que tem que cuidar dos seus filho que são AUTISTAS.
Eu entendi a ideia do pastor, mas utilizar o exemplo de "autismo" para exemplificar comportamento de pessoas que ficam presas nos celulares, é de uma ignorância gigante.
Aff!! Essa comparação é ridícula. Temos autistas bem comunicativos e amorosos...a questão do celular ou da tecnologia é fanatismo, vicio, coisas desse tipo...por isso estamos perdendo o melhor da vida. O Autista não está perdendo o melhor da vida por causa do celular, ele tem suas limitações e estão superando a cada dia. Não generalize os autistas, cada autista é unico, apenas inclua-os na sociedade e abrace-os da melhor forma possível que irão se surpreender. (Carmen, mãe de autista).💙
Pastor Lucinho, de verdade. Eu até apagaria esse vídeo. Porque o Autismo você ja nasce com ele. Quando a gente vai falar sobre um assunto que não vivenciamos ou somos mais leigos temos qur no minino estudar sobre para poder falar. Primeiro o titulo do seu vídeo: Novo Autismo. Sinto muito, mas pra nós que temos Autistas na familia é como se vc estivesse menosprezando. Pq Autista, nasce Autista, só nós sabemos as dificuldades, tristezas, alegrias. De nada tem a ver com celular. Ate pq telas so pioram. Eu entendi a mensagem que quis passar. Mas peça Deus mais sabedoria ao abordar alguns assuntos. Não fale de Autismo se vc nas entende e não vive...
Data máxima venia, torna-se evidente que o orador possui exíguo entendimento e repertório sociocultural acerca da definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que não demonstra argumentos válidos, tampouco fontes para corroborar sua tese. É simplesmente pesaroso notar a insólita e lastimável generalização feita pelo orador.
Muito ruim essa comparação. Talvez deveria estudar mais sobre o assunto e principalmente conviver com pelo mesmo umas 10 pessoas com diagnóstico de autismo. Nenhum é igual ao outro. Sem base alguma para para sobre esse tipo de comparação! Misericórdia 😢
1 O solitário busca o seu próprio interesse e se opõe à verdadeira sabedoria. (Provérbios 18) Gente, Eu acredito que o pastor Lucinho Não quis fazer esta comparação por mal. Talvez o pastor tenha usado a palavra errada para fazer está comparação séria, porque está verdadeiramente ficando sério este domínio do aparelho celular nas mãos da humanidade... E isso está acontecendo desde crianças até em idosos... Mas, Por favor, Não levem a mal a palavra usada pelo pastor Lucinho neste vídeo gente... Porque talvez ele tenha feito na ingenuidade. As pessoas erram! E muitas das vezes Não é por mal! O pastor aqui quis atacar essas pessoas que estão sendo dominadas pelo aparelho celular por causa da internet, e que infelizmente com esse domínio do mal, ficam em uma "bolha", sendo praticamente sugadas por uma tela de luz azul, Altamente danosa para todos nós se não soubermos usar com sabedoria o mal deste século... E com certeza o pastor Lucinho Não quis ofender ninguém que é autista ou tenha algum ente familiar querido que tenha uma pessoa assim em casa... e que com toda a certeza não deve ser nada fácil lidar com alguém assim... Sabe gente, tenho uma prima de segundo grau autista também, e graças ao SENHOR pude assistir um casal lá no Japão que tem um filho autista. Eu desconheço totalmente sobre o assunto sobre o autismo, mas posso dizer que não deve ser nada fácil mesmo lidar com alguém assim. Na língua japonesa, no ideograma japonês, a palavra autismo tem o significado de "doença fechada em si mesma" pelo que entendo. Então, por isso no meu entendimento, talvez se trata de ser uma doença crônica quem sabe... Pois DEUS o sabe. E O DEUS Criador é Quem Criou também as pessoas autistas. 38 Mas Deus lhe dá corpo como ele quer dar e a cada uma das sementes dá o seu corpo apropriado. (1 Coríntios 15) E cada uma delas com certeza têm um propósito que somente O Criador é Quem sabe. Por isso gente, Se vocês amam a DEUS, Amem também o pastor Lucinho, E o Perdoe por essa expressão que pelo visto ofendeu algumas pessoas aqui nos comentários... 2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo. (Tiago 3) Cadê o Amor de DEUS em vocês?
MAS CARAMBA , ELE FALOU UMA COMPARAÇÃO PRECONCEITUOSA E SE VC TIVESSE UM FILHO COM UM ESPECRO AUTISTA COMO VC SE SENTIRIA AO A OUVIR ESTA MERDA DE PORCARIA DE VIDEO ? ENTÃO NÃO É TUDO SOBRE RELIGIÃO E BÍBLIA E AMOR , QUER DIZER AS VEZES O AMOR CRISTÃO É HIPOCRITA , FALA QUE TEMOS QUE AMAR TODOS SEM SER PRECONCEITUOSOS , MAS , NO FINAL SÃO (ALGUNS)
AHH! TADINHO ELE É UM BEBÊ, ERRAR TODOS NÓS ERRAMOS, MAS ERRAR SABENDO QUE PODE LEVAR PROSSEÇOS POR MUITA GENTE , ELE SABE MUITO BEM DO QUE ESTA MECHENDO
Ai, pastor! Sinto muito. Mas acho que o senhor deveria pesquisar mais. As redes sociais PODEM PIORAR O AUTISMO, mas isso não causa autismo. Bem, dessa vez, sua fala não foi muito feliz. Eu particularmente, como autista, vou continuar lhe seguindo, mas o resto da comunidade talvez não perdoe sua fala. NINGUÉM SE TORNA AUTISTA! Ou já nasce ou não.
@@eloisaferreiranogueira447analogia? Ou ignorancia de sua parte, por nao saber o que é autismo (e a seriedade do assunto), ou simplesmente fanatismo em defender uma fala tao infeliz deste suposto pastor!
Cara, apaga q da tempo. Compare com vicio, não com um transtorno que no mínimo tem 5 critérios no DSM, viver em um 'mundinho "nem é um critério diagnóstico. Sabedoria é recomendado na bíblia hein?
Pastor concordo 💯 por cento com o que o senhor falou. Mas que o sindicato dos autistas vai encher a paciência do senhor nos próximos 30 anos pode ter certeza.
@@danielmiranda9396 escroto ou não cada um tem sua opinião. Tenho um filho Autista e esse vídeo com essa comparação foi extremamente desnecessário. Obg
@@LeticiaOliveira-ol4fq sim, tbm tenho um filho autista e passo a vida a tentar pesquisar e entender o porquê desta explosao de casos, incluindo os nossos, e conteudo como este só gera desinformacao...aproveito desse engajamento para combater desta forma
Inadmissível a sua construção acerca desse assunto. Sua exemplificação é errônea sobre o assunto, pois te falta informação e profundidade. Associar a falta de atenção ou qualquer outro exemplo para comparar as dificuldades de alguém deficiente é triste e vergonhoso.
Ah Jesus, tenha mais cuidado ao falar do autismo! Não generalize pois não tem na família não sabe o que é!! Rede social foi o homem que inventou, e cada um escolheu sua forma de viver, isso não tem nada haver com autismo, se está lendo leia mais sobre o autismo, não grava vídeo com colocando autismo de forma deliberada porque não é! O autismo é o autismo rede social vício em Internet é outra coisa completamente diferente.
Otimo, pastor. Deu pra entender que é uma analogia.
te amo lucinho, vc é canal de Deus na minha vida
Eu tenho (TEA) fui diagnosticado com 9 anos, a vida toda eu convivi com isso, agora estou com 19 anos hoje e superei minhas barreiras ao longo da minha vida. Recentemente eu conheci minha amiga Gabrielly que têm quase a minha idade e é autista como eu, isso é um pouco impactante porque não tenho muito contato com pessoas com TEA, só recentemente que eu conheci mais pessoas assim
Amém! E esse vício do celular alcançou também as crianças que começam a usá-lo cada dia mais cedo por falta de sabedoria dos pais. Que Deus nos ajude!
Eu tenho um neto autista,eu entendo perfeitamente o que o Pastor disse na comparação com o autismo
Bela reflexão profunda
Amém louvado seja Deus 🙏
❤❤❤Obrigado meu Deus por tudo que tem feito por nós ❤❤❤
Glória Deus ❤❤
Aleluia senhor Jesus Cristo ❤❤
As pessoas estão tão sem paciência , sem amor , sem compreensão já não querem mais nem olharem para o próximo ao seu lado.(olhar mesmo) . É bíblico: e por se multiplicar a iniquidade o AMOR de muitos esfriará .
GrAnDe reflexão!!!
Ele nao ta falando que autismo é opçao.
É só paralalelo mostrando que existe um certo tipo de isolamento que nós mesmo criamos.
Ao sentir qie nossa vida si pode ser balizada pela rede.😊😊
obrigado pela vida ❤️🙏 Jesus Cristo ❤️🙏
Verdade pastor !
Que assim seja;
Amém.🙏
Tenho um filho autista
Não deixo fica em frente telas ,tudo tem que ter limites,e não tenho tempo para fica em selular só escuta coisas que edificas nossa vida,as pessoas romatisa o autismo só quem cuida que sabe como e
pessoas que liam, continuam a ler, mesmo tendo redes sociais. Não ficamos no tiktok, porque sentimos falta da leitura. Quando vou pra um lugar que tenho que esperar, levo sempre um livro. Li a bíblia duas vezes no trajeto para o trabalho e para casa, ou seja, no trânsito de BH. As redes sociais evidenciaram pessoas que não investem na sua intelectualidade. A alienação é em massa, mas o despertar é individual. Sugestão: tente "converter" as pessoas do tiktok para a leitura.
Lucinho, fala sobre o caso dos OVNIS.
Parabéns pastor
Palavra edificante
Edificante?!!! PERGUNTA: SE VC TIVESSE UM FILHO COM O ESPECTRO AUTISTA VOCÊ GOSTARIA ELE COMO COMPARAÇÃO?!!! É FALTA DE RESPEITO
Calma jovem, a parte do vicio do celular foi edificante, mas pode ter errado na comparação com o autismo.@Phsaclaunger
Eu entendi o que ele quis dizer, ele fez uma analogia, uma comparação e não que as telas causam autismo!
Amém
Exatamente 👏 👏 👏
Infelizmente a pessoa só respeita pessoas com autismo ou o assunto quando tem um em casa. Tenho um filho de 11 anos autista, só Deus sabe da nossa luta.
E sim, pastor autista tem sentimentos, sim ele sabe q esta sendo xingado, uma das dificuldades do autista é se socializar, se expressar como pessoas típicas.
isso que ele tá falando é chamado de "autismo virtual". É a diminuição das habilidades sociais devido ao uso excessivo de telas.
A paz do Senhor pastor.
Sou cristão evangélico a 30 anos.
Sou TEA 1 laudado aos 45 anos.
Posso dizer que autismo é redes sociais não tem ligação nenhuma e a tese é sem fundamento.
1º A pessoa nasce autista, nao se torna.
2º Geralmente temos hiper foco, não falta de atenção, isso é mais para TDHA.
3º temos dificuldade de socializar, ter empatia com as pessoas, mas isso não significa que não amamos e não nos importamos com as pessoas.
Creio que as redes sociais agravam os sintomas, simplesmente por sermos mais fechados e não nos comunicarmos bem com outros, mas no meu caso, eu não tenho dificuldade de comunicação, sendo pregador da palavra, mas não me socializo muito com as pessoas.
Por favor tente entender e passar melhor a suas ideias.
Deixo claro que não estou criticando, mas apresentando esclarecimentos para que possa nos passar os temas de forma mais clara.
isso que ele tá falando é chamado de "autismo virtual". É a diminuição das habilidades sociais devido ao uso excessivo de telas. E o termo existe.
Pastor, me permita te corrigir, eu tenho 44 anos, ativa, trabalho, tenho 2 filhos, me casei e divorciei. Mas ao longo dessa minha caminhada, desde que eu me lembro da minha idade, 5/6 anos , eu era diferente, eu não sabia que eu era diferente, nem as pessoas ao meu redor, todo mundo só me achava “alguma palavra que todos os dias usam para pessoas diferentes”. Fomos ensinados a vida toda que autismo é alguém que não interage, não é funcional, é TDAH é uma pessoa levada, inquieta, sem capacidade de concentrar. Eu não me encaixava nesses sintomas. Então eu era só normal, mas com atitudes de “parece que vc é autista” “parece que vive no no mundo da lua” , “que menina doída, conversa sozinha”, “ essa menina é fresca, não gosta de barulho”, “essa mulher é fria, não gosta de abraçar”… e por aí vai. Há 40 anos atrás não havia rede social, nem informações certas sobre as coisas. Na vida adulta, desde os 18 anos eu fui tratada de depressão e ansiedade, mas nunca tive melhora com os remédios, pq eu fui tratada errada por mais de 20 anos. Quando fui morar nos EUA, tudo piorou e eu precisei ir em vários médicos para um diagnóstico, uma vez que eu bati o carro 3 x por falta de atenção, pq eu estava no mundo da lua. Eu estava em risco, meus relacionamento com as pessoas, meus filhos, minha família. Eu não conseguia pegar um telefone para ligar pra ngm. Então me isolei completamente. Com muita pesquisa, exames, remédios, leituras, conseguiram meu diagnóstico como autista e TDAH. Medicação toda trocada de novo, e pela primeira vez em 40 anos (há 4 anos atrás) eu entendi o mundo. Autismo não se pega, não adquire. As redes sociais são um veneno, causam ansiedade, depressão e nem precisa de experts pra saber isso. Mas autismo não. A pessoa que se isola do mundo pra ficar interagindo no celular não é autista, é presa em um mundo paralelo.
verdade 🥺 PR Lucinhooo ❤🙏
Pastor
Gostei muito da mensagem.
Só poderia usar outro termo
Sou mae de autista e acredite, autismo é muito mais do que esse viver fora da realidade.
O termo esta banalizado.
na verdade, ele está usando uma comparação de estudos que os cientistas fizeram entre a sociedade atual (viciada em celulares) e o autismo.
Amém🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Pastor Lucinho quero que você ore a Deus preparar casamento meu cam a Janaína Fernandes
Vício nas redes sociais e autismo são coisas completamente diferentes! Entendo o que você quis dizer, porém, a maneira como você expressou sua ideia foi bem errônea. O que está acontecendo na sociedade é excesso de dopamina provocado pelo acesso fácil a esse hormônio. Essa condição não é diagnosticada pelo uso das redes.
Não duvido a seja justamente marketing pra polemizar. Premeditado. Nao pode ser,tava em alta esse assunto
Pastor Lucinho: Deficiente visual é aquele que não enxerga.
Sindicato dos cegos: minha mãe é cega, ela enxerga desrespeito, corrupção, tristeza, se sentiu humilhada e perante Deus somos todos iguais e blá, blá, blá e mais blá.
Passe o artigo pastor.
Boa tarde !
Graça e paz pastor.
Infelizmente você teve uma fala infeliz.
O celular ou internet não é a causa do autismo .
Busque entender melhor as pessoas que tem autismo não são assim .
O espectro do autismo
E amplo então cada um é de um jeito.
Meu filho por exemplo e autista e ele compreende e não fica aéreo
Mas entende tudo ao pé da letra .
Então acredito que você e outros líderes religiosos precisam conviver com pessoas autista e procurar conhecer.
*_Gatos não, pelo menos não os que eu conheço. _**_2:25_*
Concordo com.o pastor em partes. Mais o autismo é algo sério.
na verdade, ele está usando uma comparação num estudo que os cientistas fizeram entre a sociedade atual (viciada em celulares) e o autismo.
Muito boa matéria mas as redes sociais agravam esse sintoma que se chama FRIEZA ESPIRITUAL. Isso é profético... Deus nos abençoe
Verdade
Lucinho aí eu acho que seria Déficit de atenção e não autismo. Autismo é mais uma questão de formação e genética
Exato. Essa fala não se refere ao autismo. Autismo é um transtorno do neuro desenvolvimento e é algo sério, não é uma questão meramente de hábitos sociais.
😮nada ver,, comparar esse comportamento com autismo
Q falta de informação
Eu como mãe e tia de autista sei oq to falando 😢
Eu estou pensando deixa celular de lado e fazer mais coisa meu tempo.
Eu tenho autismo.
🙏🏻❤️🔥
Honestamente não gostei da comparação. Poderia tratar do assunto das telas (que é um tema relevante e urgente) sem relacionar ao autismo e associar esta condição neurológica a um retrocesso humano.
Nao daria tanto retorno pra ele. Esse assunto estava em alta devido a votação do bpc.
Sou autista e gostaria de informar que o autismo não se resume apenas em isolamento social.Estude sobre o transtorno e depois grave um vídeo que sirva de fato de informação. Os critérios para avaliação de um autista é muito diferente do que vc está falando.Quem dera que ser autista fosse somente ser isolado das pessoas.
Sou uma pessoa que sou muito abençoada através da sua vida pastor Lucinho, e eu entendi o que o pastor quis dizer fazendo essa analogia, mas para mim foi infeliz nessa colocação falando como NOVO AUTISMO.
Sou mãe atípica, meu filho é TEA e acredito que temos que ter cuidado ao usar certas colocações, pois somente quem tem alguém nessa condição dentro de casa sabe como é delicado, e fazer essa analogia de algo genético, ao uso descontrolado de celulares ou internet (que seria relacionado às escolhas das pessoas), enfim não achei legal.
Mas sigo admirando o senhor, só mesmo colocando minha opinião como alguém que vive isso...
Deus abençoe!
Bom dia pastor, peço que ore por mim sou autista desde o nascimento mas só descobri aos 34 anos. Não paro em emprego nenhum por causa do autismo, estou desempregado a um pouco mais de 1 ano e meu bpc (benefício de prestação continuada) foi negado 2 vezes pela justiça.
Eu já tenho todos os laudos, inclusive até a carteira do autista
Sinta-se abraçado, meu amigo. Acredite! Sei exatamente pelo que está passando. Além do TEA, tenho TDAH, Dispraxia e discalculia.
não sei qual é a sua área, mas tente um emprego home office. De preferência, com números. Que não precise atender pessoas. Tenho sindrome de asperger (hoje, inserido dentro do espectro autista), e meu trabalho é em home office. Melhor coisa que já fiz.
Rede social é vicio não autismo
Novo autismo?
Sou mãe atípica, uma criança de 4a, e não se fala grau, não! Autismo não se torna, s nasce, isso é genética. Precisa ler mais! Ninguém se torna autista. Isso que vc citou são características tbm de TDAH, não use autismo como sinônimo de pessoas perdidas... Meu filho tem superdotado e vc dizendo isso da pra entender que autista é lento, é preso, é inválido. Uma sugestão é seguir doutores q sabe realmente o que é autismo! Pq isso que vc disse ... São apenas características... Que vc tenha sabedoria do céus e do "homem" que sabe e estuda sobre um transtorno neuro divergente . Antes de falar isso! Errar é humano , mas a sabedoria e entendimento se alcança!
Ele disse q lê 1 livro por semana, deveria ler um sobr autismo
grau leve kkkkkkk
Amém ❤
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pelos comentários, vejo o nível de intelecto das pessoas, não entendem que foi apenas uma analógia🤦🏻
Estou abismada com os comentários, o povo n entendeu. Jesus!
@Lg007ag e continua sem educação, que coisa hein 😂
Autismo não se limita assim em nível nenhum!!! ..autismo apresenta esterotipias, atrasos de fala, dificuldades como fonofobia, seletividade alimentar e etc..o autista não se torna já nasce autista! O uso de celular excessivo prejudica a todos principalmente aos autistas que já enfrentam muitas dificuldades...mas o uso excessivo de celular pode tornar uma pessoa distraída mais não autista!
Perdeu a oportunidade de ficar quieto! Lhe faltou timidez!
Showwww 🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Adriano
Amém 🙏
Pastor @prlucinho, me desculpe, eu sei que o senhor quis falar da alienação das pessoas hoje em relação às telas. Mas dizer que isso é o novo autismo, o senhor foi muito infeliz nas suas palavras. Eu trabalho com crianças autistas e os pais têm que escutar cada coisa, já passam por tantas dificuldades sociais. Um diagnóstico de autismo vai muito além disso. Autismo não se pega, as pessoas nascem com esse transtorno. Não se desenvolve com coisas externas. Tenha mais misericórdia com as famílias que tem que cuidar dos seus filho que são AUTISTAS.
🙌👏👍
Eu entendi a ideia do pastor, mas utilizar o exemplo de "autismo" para exemplificar comportamento de pessoas que ficam presas nos celulares, é de uma ignorância gigante.
Aff!! Essa comparação é ridícula. Temos autistas bem comunicativos e amorosos...a questão do celular ou da tecnologia é fanatismo, vicio, coisas desse tipo...por isso estamos perdendo o melhor da vida. O Autista não está perdendo o melhor da vida por causa do celular, ele tem suas limitações e estão superando a cada dia. Não generalize os autistas, cada autista é unico, apenas inclua-os na sociedade e abrace-os da melhor forma possível que irão se surpreender. (Carmen, mãe de autista).💙
👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼🙌🏼🫶🏼
Pastor Lucinho, de verdade. Eu até apagaria esse vídeo. Porque o Autismo você ja nasce com ele. Quando a gente vai falar sobre um assunto que não vivenciamos ou somos mais leigos temos qur no minino estudar sobre para poder falar. Primeiro o titulo do seu vídeo: Novo Autismo. Sinto muito, mas pra nós que temos Autistas na familia é como se vc estivesse menosprezando. Pq Autista, nasce Autista, só nós sabemos as dificuldades, tristezas, alegrias. De nada tem a ver com celular. Ate pq telas so pioram. Eu entendi a mensagem que quis passar. Mas peça Deus mais sabedoria ao abordar alguns assuntos. Não fale de Autismo se vc nas entende e não vive...
triste realidade.😢
Data máxima venia, torna-se evidente que o orador possui exíguo entendimento e repertório sociocultural acerca da definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que não demonstra argumentos válidos, tampouco fontes para corroborar sua tese. É simplesmente pesaroso notar a insólita e lastimável generalização feita pelo orador.
😏
Peço respeito ao falar ou fazer qualquer tipo de analogia com os autistas. Tremenda falta de sabedoria e respeito.
Muito ruim essa comparação. Talvez deveria estudar mais sobre o assunto e principalmente conviver com pelo mesmo umas 10 pessoas com diagnóstico de autismo. Nenhum é igual ao outro.
Sem base alguma para para sobre esse tipo de comparação!
Misericórdia 😢
1 O solitário busca
o seu próprio interesse
e se opõe à verdadeira sabedoria.
(Provérbios 18)
Gente,
Eu acredito que o pastor Lucinho Não quis fazer esta comparação por mal.
Talvez o pastor tenha usado a palavra errada para fazer está comparação séria,
porque está verdadeiramente ficando sério este domínio do aparelho celular nas mãos da humanidade...
E isso está acontecendo desde crianças até em idosos...
Mas,
Por favor,
Não levem a mal a palavra usada pelo pastor Lucinho neste vídeo gente...
Porque talvez ele tenha feito na ingenuidade.
As pessoas erram! E muitas das vezes Não é por mal!
O pastor aqui quis atacar essas pessoas que estão sendo dominadas pelo aparelho celular por causa da internet,
e que infelizmente com esse domínio do mal, ficam em uma "bolha", sendo praticamente sugadas por uma tela de luz azul,
Altamente danosa para todos nós se não soubermos usar com sabedoria o mal deste século...
E com certeza o pastor Lucinho
Não quis ofender ninguém que é autista ou tenha algum ente familiar querido que tenha uma pessoa assim em casa... e que com toda a certeza não deve ser nada fácil lidar com alguém assim...
Sabe gente,
tenho uma prima de segundo grau autista também, e graças ao SENHOR pude assistir um casal lá no Japão que tem um filho autista.
Eu desconheço totalmente sobre o assunto sobre o autismo,
mas posso dizer que não deve ser nada fácil mesmo lidar com alguém assim.
Na língua japonesa, no ideograma japonês, a palavra autismo tem o significado de
"doença fechada em si mesma" pelo que entendo.
Então, por isso no meu entendimento, talvez se trata de ser uma doença crônica quem sabe...
Pois DEUS o sabe.
E O DEUS Criador é Quem Criou também as pessoas autistas.
38 Mas Deus lhe dá corpo como ele quer dar e a cada uma das sementes dá o seu corpo apropriado.
(1 Coríntios 15)
E cada uma delas com certeza têm um propósito que somente O Criador é Quem sabe.
Por isso gente,
Se vocês amam a DEUS,
Amem também o pastor Lucinho,
E o Perdoe por essa expressão que pelo visto ofendeu algumas pessoas aqui nos comentários...
2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo.
(Tiago 3)
Cadê o Amor de DEUS em vocês?
MAS CARAMBA , ELE FALOU UMA COMPARAÇÃO PRECONCEITUOSA E SE VC TIVESSE UM FILHO COM UM ESPECRO AUTISTA COMO VC SE SENTIRIA AO A OUVIR ESTA MERDA DE PORCARIA DE VIDEO ? ENTÃO NÃO É TUDO SOBRE RELIGIÃO E BÍBLIA E AMOR , QUER DIZER AS VEZES O AMOR CRISTÃO É HIPOCRITA , FALA QUE TEMOS QUE AMAR TODOS SEM SER PRECONCEITUOSOS , MAS , NO FINAL SÃO (ALGUNS)
AHH! TADINHO ELE É UM BEBÊ, ERRAR TODOS NÓS ERRAMOS, MAS ERRAR SABENDO QUE PODE LEVAR PROSSEÇOS POR MUITA GENTE , ELE SABE MUITO BEM DO QUE ESTA MECHENDO
Ai, pastor! Sinto muito. Mas acho que o senhor deveria pesquisar mais. As redes sociais PODEM PIORAR O AUTISMO, mas isso não causa autismo. Bem, dessa vez, sua fala não foi muito feliz. Eu particularmente, como autista, vou continuar lhe seguindo, mas o resto da comunidade talvez não perdoe sua fala. NINGUÉM SE TORNA AUTISTA! Ou já nasce ou não.
Oh meu Deus, a mensagem é uma analogia. Misericórdia, como o ensino brasileiro tem dificuldade de interpretar um texto, uma mensagem!🤦♀️
@@eloisaferreiranogueira447analogia? Ou ignorancia de sua parte, por nao saber o que é autismo (e a seriedade do assunto), ou simplesmente fanatismo em defender uma fala tao infeliz deste suposto pastor!
@@eloisaferreiranogueira447nao ha interpretacao subjetiva ao que o suposto pastor esta dizendo...é uma barbaridade esta fala dele msm
@@danielmiranda9396 Concordo. Só reforça ainda mais a desinformação e o capacitismo.
Fala sério
Se esse pastor conhecesse o autismo
Não banalizaria com (só telas)
Perdou porque ele não sabe o q fala😡😡😡😡
Cara, apaga q da tempo. Compare com vicio, não com um transtorno que no mínimo tem 5 critérios no DSM, viver em um 'mundinho "nem é um critério diagnóstico. Sabedoria é recomendado na bíblia hein?
Ele esta falando do NOVO autismo !!! Nossa, quanto mi mi mi deste povo. Eu heim.
Pastor concordo 💯 por cento com o que o senhor falou. Mas que o sindicato dos autistas vai encher a paciência do senhor nos próximos 30 anos pode ter certeza.
Não é sindicato dos Autistas. É pq quem vive o Autismo sabe oq passa. As pessoas não escolhem ser Autistas e o comparativo dele não foi nada legal
Comentario escroto: o dele e o seu, que o endossa
@@danielmiranda9396 escroto ou não cada um tem sua opinião. Tenho um filho Autista e esse vídeo com essa comparação foi extremamente desnecessário. Obg
@@LeticiaOliveira-ol4fq sim, tbm tenho um filho autista e passo a vida a tentar pesquisar e entender o porquê desta explosao de casos, incluindo os nossos, e conteudo como este só gera desinformacao...aproveito desse engajamento para combater desta forma
@@LeticiaOliveira-ol4fq ah Leticia, qdo me refiro ao comentario escroto e desqualificado foi ao inicial, e nao ao teu, antes que me entenda mal
Perdeu uma GRANDE oportunidade de usar as palavras corretamente. Péssima analogia!
Inadmissível a sua construção acerca desse assunto. Sua exemplificação é errônea sobre o assunto, pois te falta informação e profundidade.
Associar a falta de atenção ou qualquer outro exemplo para comparar as dificuldades de alguém deficiente é triste e vergonhoso.
Tô vendo vc não sabe nada sobre autimo. Autimos sente sente muito.
Ah Jesus, tenha mais cuidado ao falar do autismo! Não generalize pois não tem na família não sabe o que é!! Rede social foi o homem que inventou, e cada um escolheu sua forma de viver, isso não tem nada haver com autismo, se está lendo leia mais sobre o autismo, não grava vídeo com colocando autismo de forma deliberada porque não é! O autismo é o autismo rede social vício em Internet é outra coisa completamente diferente.
Ele esta falando do NOVO autismo. Nossa...quanto mi mi mi.
Amém