Olá Naty , Eu sou americano de pai americano e mae italiana/brasileira, nasci e cresci aqui em Aspen, falo as 3 línguas 😅 sou branco loiro porém eu tento educar as pessoas ao meu redor sobre o racismo, mas eu sempre saio como o chato, o “ ignora ele” ou algo do tipo que até desisti 😅 PLEASE KEEP FEEDING US with more great content like this, ASAP! 😂❤(continue abordando o tema sobre BRxUSA e racismo, vc é perfeita nisso).
PUTA MERDAAAAAAA QUE AULAAAAA, BRASIL!!!!!! QUE DIDÁTICA!!!! QUE MECANISMO!!!!!! Você é FANTÁSTICA!!!!!!!! MEU DEUS… nunca vi ninguém falar tão abertamente e de forma tão abrangente como você.
Naty.. Sou brasileira,moro e trabalho aqui legalmente há 15 anos, e por ter os traços latino, sofro preconceito! Antes era pior..eu tinha medo, ficava triste..mas hoje em dia.. se eu vejo alguém me olhando torto ou de cima pra baixo...eu já perto logo o que tá olha!!!Não deixo ninguém me desrespeitar. Nós imigrantes latinos sofremos muito isso na pele. Pois eles acham que todos estão aqui ilegalmente e não pagando impostos.
Esse povo é doente! Tem gente que gosta de se sentir superior de qualquer forma e fica procurando maneiras de diminuir os outros pra humilhar. Usam cor da pele, traços, jeito de falar, jeito de se vestir, nacionalidade e tudo mais pra diminuir as pessoas, isso é doença e se chama racismo! As diferenças existem sim, mas não fazem ninguém melhor ou pior que ninguém! Sinto muito que vc tenha que se sentir assim por causa de gente tão podre!
@@NatyOlen Vc brilha em sua argumentação... PARABÉNS!!! Só acrescentando: essa doença "racismo" tem origem no orgulho q é o problema básico de toda a humanidade, independentemente de cor da pele ou raça, e mtas vezes está atrelado a questões religiosas infundadas. Sugiro q se inscreva no canal da Nova Semente o qual tem toda uma série especial falando sobre o racismo. Espero q goste! Felicidades, querida!
Naty, fiquei emocionada com suas palavras. Vou assistir junto com minha filha adolescente. Seu vídeo é de importância pública. Achei muito importante você ter abordado um tema tão importante e que as pessoas, na maioria das vezes ignoram. Mais uma inscrita. 💗🇧🇷
Eu como mulher negra e historiadora, me senti completamente contemplada! Perfeita em cada palavra, já sou inscrita, mas deu vontade de me inscrever de novo hahahaha parabéns!
Oi gente! Me chamo Fran criei esse canal pra compartilhar sobre mudança de país, Estudos🇺🇸Universidade CHICAGO, meu primeiro emprego lá, sobre valores para ir pra fora do país, meu aprendizado real com o inglês, relacionamento à distância, sobre intercâmbios, Pontos turísticos de Recife, Pontos turísticos de Chicago 🇺🇸, construção da minha casa própria no Brasil e a nossa casa em Chicago, A construção da casa da minha mãe aqui no Brasil, Conhecendo a família americana do meu marido pela primeira vez, Comidas típicas americanas, e... Fazendo Coxinha e brigadeiro para a família do meu marido pela primeira vez e muito muito mais... se você se interessar da uma passadinha aqui que logo logo terá vídeos novos.✨🌵
O racismo no Brasil ele é realmente muito velado. Eu trabalhava em um banco como estagiária e eu tinha que arquivar documentos em salas específicas. Uma vez, meu chefe deixou uma bolsa de dinheiro em uma dessas salas e eu precisava guardar alguns dossiês e nesse dia em especial ele ficou me olhando guardar os documentos, no momento eu perguntei "está com algum problema?", ele respondeu prontamente " é que você não pode ficar sozinha nessa sala", eu sempre arquivei os documentos normalmente, mas na hora eu ja tinha sacado. Para ele, eu não poderia ficar sozinha com as bolsas, pq eu poderia roubar o dinheiro. Alguns meses depois entrou um novo estagiário (branco) e ele podia guardar normalmente os arquivos, mesmo com bolsas de dinheiro na sala(com 1 semana que ele estava lá), sozinho e para o meu chefe, super confiável. Eu fiquei com vontade de vomitar e ninguém nunca falou nada a respeito. Ser negro é difícil, ainda mais quando se é mulher. Mas vamos mudar tudo isso!
Vc está se vitimizando fazendo uma generalização. A Oprah nos EUA colocou todos os seus empregados brancos como uma forma de vingança. Nem todos os negros e brancos são racistas.
Se vc perdeu seguidores depois desse video eu não sei, mas eu comecei hoje a seguir vc. Me inscrevi ao assistir um outro video. Vc foi muito sensata, por mais pessoas assim, para falar de um assunto tão urgente e tão sensível.
Kkkk vai nessa se você fala que é negro prós negros nos EUA eles te olham com nojo por não ser negro puro a mesma coisa vale pro indígena daqui e pro branco daqui
Aqui no Brasil, vc pode ter grana mas sendo negro vc não vai frequentar festas, clubes casas de branco de elite. Quantos negros são sócios do clube Paulistano?
Naty!! Adorei seu canal!! Não conheço os EUA, mas como mulher negra, criada por negros e que frequentou lugares muito diversos da sociedade em termos socioeconômicos, digo que o racismo aqui tb é sobre pele! Sou paulista e toda minha vida acadêmica foi em São Paulo. Convivi desde pessoas que insistiam que eu era funcionária da USP e não aluna da universidade (pois a pessoa ficava nitidamente incomodada com o fato de uma negra estudar na USP) e me apresentava quando nos encontrávamos e ela estava com outra pessoa, como funcionária ( e eu, claro, sempre corrigia!). Sofri uma violenta perseguição no último semestre da minha segunda graduação em medicina do coordenador do curso e de um dos professores e o primeiro me chamou de canto para me ‘tranquilizar’ pq a situação ‘não tinha nada a ver com a minha cor’! Tive professor que antes de dar sula para mim jurava que eu fazia algum curso de humanas e, quando eu disse que era aluna da medicina, soltou: ‘ Ah!! Eu tb só consegui fazer a faculdade com bolsa de estudos! Tb não tinha condições!’ E eu disse: ‘ Não professor, minha mãe paga o curso, eu não tenho bolsa!’ ( depois eu consegui uma bolsa parcial, mas naquele momento eu não tinha). Já tive paciente que se recusou ser atendido por mim pq eu era negra; já tive paciente que entrou no meu consultório e falou: ‘Ah! Desculpe, vim no lugar errado, estava procurando o consultório da dra…’ e qdo disse que a dra era eu, a pessoa ficou nitidamente incomodada… Enfim, sinto na pele o racismo aqui no Brasil não estando atrelado ao nível sócioeconômico apenas e isso pq muitos brancos se incomodam com a nossa vitória. E muitos tentam justificar de toda a forma um negro estar num cargo/posição que eles acham que não deveriam estar, com falas: ‘ Nossa, ainda bem que têm as cotas, né?! Senão vcs não conseguiriam…’ ‘ Ain! Ainda bem que o governo ajuda, né?!’ …Qdo digo que não entrei por cota, as pessoas arregalam os olhos, ficam vermelhas, nitidamente tentando segurar uma indignação que ficaria feio deixar transparecer. Não sou contra as cotas, mas cadê as melhorias na escola pública, para que a educação seja de qualidade realmente?! Apesar disso tudo nunca fui impedida de ir e vir, de trabalhar, estudar e crescer na minha área! As oportunidades sempre me foram dadas e, graças à Deus, ainda me são oferecidas, mas claro, com muito trabalho e esforço! Negro tem que ser 2x melhor que um branco para ter a mesma chance!
Que história linda, parabéns pelas suas conquistas e sinto muito por todas essas situações de preconceito. Pessoas como vc são muito importantes no combate ao racismo, precisamos de mais pretos em posições de destaque, quem sabe um dia as coisas serão mais fáceis!
Naty, eu moro nos EUA (Atlanta) há 2 anos e já presenciei, infelizmente, inúmeras situações desse racismo escancarado e orgulhoso. Estou com planos de me mudar para o Hawaii e adorando seu canal! Obrigada por compartilhar suas aventuras e também sua sabedoria!
Obrigada!!! Venha sim, aqui parece outro país, outra realidade! Acho que isso faz parte da qualidade de vida daqui, a gente esta longe dessa loucura do resto do país. Aqui em Maui essa semana fizeram um protesto apoiando o Black Lives Matter onde centenas de pessoas pegaram suas pranchas de surf ou stand up paddle e foram juntas pro mar rezar. A coisa mais linda e pacífica que ja vi!
@@NatyOlen que protesto lindo!! Sim, estou aplicando para vários trabalhos e acho que em breve conseguirei uma oportunidade na minha área (engenharia ambiental). Tudo de melhor pra você :)
Oi gente! Me chamo Fran criei esse canal pra compartilhar sobre mudança de país, Estudos🇺🇸Universidade CHICAGO, meu primeiro emprego lá, sobre valores para ir pra fora do país, meu aprendizado real com o inglês, relacionamento à distância, sobre intercâmbios, Pontos turísticos de Recife, Pontos turísticos de Chicago 🇺🇸, construção da minha casa própria no Brasil e a nossa casa em Chicago, A construção da casa da minha mãe aqui no Brasil, Conhecendo a família americana do meu marido pela primeira vez, Comidas típicas americanas, e... Fazendo Coxinha e brigadeiro para a família do meu marido pela primeira vez e muito muito mais... se você se interessar da uma passadinha aqui que logo logo terá vídeos novos.✨🌵
Ai Naty... Encontrar o seu canal foi a melhor coisa que me aconteceu esse ano. É TÃO BOM ver uma mulher inteligente, super consciente e lucida, tudo o que vc diz, totalmente realista, sem essa ideia maluca que alguns brasileiros que moram nos EUA e vivem nesse lance de comida barata, eletronicos baratos e esquecem totalmente que o mundo vai muito além disso. Seu canal merece muito crescer, eu fico muito feliz em ver alguém que consegue enxergar bem a situação real do nosso país Brasil e tbm o EUA. Sucesso pra vc Naty, estarei sempre acompanhando o canal!
Obrigada! Acabei de começar o canal, não planejava falar disso, mas o momento pede que a gente se posicione. Esse ano de 2020 esta sendo bem complicado, mas quem sabe na adversidade a gente não aprende e evolui em algumas coisas né?
@@NatyOlen Eu quero muito viver nos Estados Unidos pois sei que aí tem seguranças que no Brasil não tem e punidade aos criminosos! No Brasil a pessoa fica desempregada por meses o ano e nos Estados Unidos emprego não falta e brasileiros trabalham pra sobreviver vivendo uma classe média iludida que se ilude porque não passa fome!
@@NatyOlen O sistema de cotas é racista sim,eu não sou negro e eu dos meus 10 anos de idade aos 14 e estudei em escola pública Municipal e dos 15 aos 17 em escola estadual e eu quando ia pra Shopping com dinheiro e entrava em alguma loja o vendedor falava assim pra mim "Estamos de olho em você" e eu não entendia aí quando eu lembrava que estava de uniforme de escola pública eu entendia pois no Brasil o pobre é sinônimo de bandido e ladrão e eu não sou negro e fui muito humilhado e discriminado por ser estudante público e uma vez no shopping um segurança suspeitou de mim por eu ser estudante público e revistou minha mochila achando que eu tinha roubado mesmo ter saído das Lojas Americanas com uma sacola na mão com chocolate e biscoitos!
@@NatyOlen O pobre é discriminado indeoendente da cor pois eu gostava de uma menina mulata que ela me humilhou e não quis me dá chance porque eu sou pobre e ela tinha uma situação financeira confortável! No Brasil o pobre e o rico só ficam próximos quando é futebol,praia e carnaval!
Parabéns pelo seu canal.Morei e estudei nos EUA e sei o quanto o Racismo está no Cerne da cultura Americana.Vocé colocou bem, fez um bom comparativo dos EUAxBrasil.O Racismo nos EUA é de Ódio, não é Sócio-Econômica, está na cor da pele.
Bacana, excelente reflexão. Sem deslumbramento e segura. Às vezes vejo vídeos de brasileiros que falam da vida nos EUA e me parecem muito deslumbrados. Parabéns pela abordagem e sucesso. Inscrito.
Vc é uma mulher INCRÍVEL!! Passaria horas te ouvindo falar sobre... Precisamos resgatar nossa negritude e eu tbm estou aprendendo a cada dia... APLAUSOS!! ❤
Parece até que vc também é um pouco minha filha, te vi pequenina e que alegria, ver essa mulher linda e que consciência clara e didática. PARABÉNS Naty😍sua luta é e será sempre vitoriosa!🙋🏽♀️
Procurei no youtube videos com tema Mulheres negras vivendo nos EUA, e o seu foi sugerido como o primeiro!!! Ja vi dois videos e estou muito feliz em te encontrar com esse conteúdo excelente e esse video tão forte e necessário! Sua didática é perfeita. Quando ao racismo aqui no Brasil ja sofri de forma escancarada e como voce disse, racista não é aquele que diz EU NÃO GOSTO DE NEGRO, ja vivi situações em que pessoas brancas demonstraram claramente que minha presença ali os encomodava e que meu lugar não era ali. Sigo firme acreditando sempre que posso ser mais! Tenho planos de morar fora e conteudos como os seus são valiosos. Obrigada.
A verdade é q a cultura racista em ambos os países é dolorosa e mata. Escolher o pior passa muito por saber em qual ponto o racismo te afeta. Tem gente q suporta de boa conviver com o racismo velado, convivendo com brancos que te acham legal, mas não querem frequentar sua casa ou te acham "feio". Eu já prefiro lidar com o racismo descarado, no qual já sei onde ele está e como se apresenta. Consequentemente tb vou aprendendo a desviar e passo a conviver mais com meu grupo isoladamente. Sem contar a questão estrutural q foi dita no vídeo, o preto brasileiro está condenado a ser periférico e isso pra mim é inaceitável. Prefiro lidar com a porradaria americana rs
Também eu, odeio quando os negros brasileiros se submetem a humilhação dos brancos, só para serem aceitos ou fingindo que aceitam né, ficam á babar ovo de branco, mais que para eles são sere inferiores, só mais negros americanos esses sim andam de cabeça erguida, não tão nem aí pra brancos,criam suas próprias oportunidade, resumindo mil vezes viver sagregado, do que conviver com branco que finge que gosta de mim, tô fora, como se eu me importasse que um branco gostasse de mim 😂😂😂😂😂😅
Naty, gostei muito de tudo que você falou. Entendo que bem expressam o racismo no Brasil e nos EUA. Acho que você abordou com precisão e clareza. Parabéns!
Não é meu lugar de fala, mas sou estudante de história e no último semestre fizemos algumas leituras sobre esses dois tipos de racismo. O que ficou mais forte é que perversidade do racismo brasileiro é que desmobiliza os movimentos negros com a falsa ideia de democracia racial. Os livros discutidos são um pouco antigos mas é tão recente as colocações, vejo algumas poucas mudanças e fico feliz que hoje os movimentos negros do Brasil parecem mais fortalecidos. Um dos livros é "O povo brasileiro- Darcy Ribeiro" de 1995. Foi muito bom assistir seu vídeo, obrigada
Que invejinha, queria ter estudado história mas acabei caindo no jornalismo. Quem sabe mais pra frente eu não volto pra fazer uma faculdade de história!
@@NatyOlen A nossa profissão tem sido criminalizada pela direita no Brasil ao mesmo tempo, nunca tive tanta certeza da importância de ser professora de história. Espero que venha fazer parte disso com a gente no futuro.
Não é seu lugar de fala? Vai nessa, o conceito de branco e negro nos EUA não é o mesmo do Brasil. Somos um país miscigenado, nos EUA quase não existe miscigenação, os brancos lá são caucasianos bem diferente dos brasileiros. Qualquer miscigenado do nariz grande por ter a pele clara aqui é considerado branco mesmo que seu fenótipo não seja branco
Q frescura, para de se desculpar.. .é seu lugar de fala sim, vc e um ser humano, que raciocina,, sensível, que tem a capacidade de sentir a dor do próximo, com um coração bom e sem maldades.....expõem todo seu sentimento e sua compaixão com a dor do seu semelhante....ok não sou branco, e todos tem o direito de se expressar, sem imposição de falso moralismo..Como dizia um belo pensamento: ... Não concordo com nada que vc disse, mas defendo até a morte o direito de vc expressar a sua opinião...ok😊
Que mulher INTELIGENTE, SENTADA, COERENTE, SÁBIA... Faltam adjetivos para classificar e descrever a inteligência deste ser 🤎🤎 muita admiração e respeito desde Portugal 🇵🇹 eu uma luso-angolana 🇦🇴
Comecei a assistir seus vídeos vendo um vídeo sobre au pair, e já estou apaixonada, a forma que você fala me faz querer passar o dia vendo seus vídeos, e eu adorei a forma que você explica o que é o racismo, e mesmo eu sendo parda eu admito que por muitos momentos fui uma pessoa racista, mesmo sem querer, e me sinto muito envergonhada mas sei que evoluí como ser humano porque todos os dias agradeço a Deus por ser uma pessoa privilegiada, e me sinto extremamente mal quando penso e vejo a realidade que muitas pessoas são obrigadas a enfrentar. Obrigada pelo vídeo ❤️
Obrigada por assistir! Em relação ao racismo, acho que todos nós ja fomos racistas, é algo que temos que nos policiar diariamente, e sempre se posicionar em casos de injustiça e preconceito pra que outras pessoas percebam que estão cometendo racismo, pq muitos nem percebem! Que bom que hj vc tem essa consciência!
Naty, vc talvez não se lembre da Vera, mas eu nunca vou esquecer de vc. Te amo, vc é um orgulho! Continue assim, forte, capaz inteligente, antenada. Sua mãe fez td com muuuito amor! Sua voz é a voz da luta das vidas de tds nós!
Que vídeo incrível, oratória, didática, tudo! Na minha visão, o racismo no Brasil é mais perigoso que o dos EUA, justamente por ser velado, como você vai se posicionar diante de uma situação que você nem consegue identificar como racista?! Muito bem pontuada a questão do fenótipo preto no Brasil, não importa se você descende de família européia, seu genótipo pode ser até "mais branco" do que o das pessoas de pele clara, mas se você tem o nariz largo, bocão, cabelo cacheado/crespo... só no olhar das pessoas você já sabe quem você é. Beijos lindona, sucesso com o canal! 😘
Ual Naty! Esse vídeo é incrível. Eu estou aqui nos EUA à 3 anos e pude observar alguns pontos que você citou. Foi muito bom "to put myself in your shoes" e observar a situação através do seu ponto de vista, como alguém que já mora aqui por 7 anos e conseguiu se estabilizar. Simplemente muito obrigada pela sua existência! 😊😘
Obrigada por assistir! Nossa eu tinha bem mais coisa pra falar sobre racismo nos EUA, mas as vezes faltam as palavras, pq são coisas que eu nem sei definir e não tenho conhecimento o suficiente pra falar sobre, mas vc que mora aqui deve perceber também! Eu vejo racismo em alguns canais de TV, em certos bairros que a gente vai, certos ambientes, tem gente que tenta esconder o racismo atras de conservadorismo e patriotismo, mas não me enganam. O fato de todo mundo ser classificado como algo menos os brancos é muito louco. Se tem African American, Latin American, Native American e Asian American, por exemplo, pq tb não tem European American?? Pq brancos não precisam de classificação, apenas os outros? E essa historia de “brown”??? Eu fico chocada como sentem a necessidade de classificar as pessoas pela cor.
Estou entre aplausos e lágrimas, amei a sua fala e estou orgulhosa de ouvir você tão sensata e maravilhosa. Edt: Só voltei para acrescentar uma opinião, no Brasil o racismo não é apenas coisa de ignorante não, já vi juízes, advogados, professores e outros ramos considerados de muito destaque que eram racistas. Alguns "compraram" essa ideia embotada dos EUA e "revendem" no Brasil. Ps: amei seu posicionamento e ponto de vista, deu vontade de passar a tarde conversando com você. Parabéns!
Obrigada por assistir!!! Olha falar sobre racismo é muito difícil pra mim pq apesar de ter lugar de fala, eu vivo a minha vida sem pensar muito nisso. A gente ja tem tanto problema pra resolver no dia-dia que nem sempre da tempo pra contextualizar coisas maiores ao nosso redor. Muito obrigada pelo seu comentário eu ainda tenho muito pra aprender, entender e enxergar, mas meus olhos se abriram para o racismo mesmo aqui nos EUA, essa é a sociedade mais dividida e hipocrita que ja conheci. Os maiores lideres tanto do bem quando do mal estão aqui. As vozes mais fortes contra e favor do racismo estão aqui. Eu nunca vi um pais que estuda tanto historia negra, que exalta tanto pessoas negras, que protesta tanto pelos direitos dos negros, que tem um mês inteiro dedicado aos negros. Mas ao mesmo tempo nunca vi um país que publicamente permite que o racismo se fortaleça e se normalize tanto quanto aqui. É muito louco.
@@NatyOlen obrigada por responder e deixar esse canal aberto para dialogarmos. Quanto aos EUA, posso imaginar como deve ser difícil conviver com um povo tão ambíguo e injusto. A única coisa triste é que o preconceito racial está difundido pelo mundo todo.
@@NatyOlen faça o que malcon x disse saia dai e volta para África foi o próprio malcon x que disse isso ai é um pais criado por anglo saxões não por africanos você queria o que? A cota foi criada para limitar o número de judeus nas academias americanas e foi feito a mesma coisa com asiáticos, não foi criada para favorecer pretos a entrar do nada mais enfim sem mais.
Mas ainda assim.. Esses letrados brasileiros importaram essas porcarias. Veio dali dos EUA essas tranqueiras. Não to querendo defender o brasil cegamente e dizer que não tem racismo aqui. Mas acho q não tem comparação o que temos aqui com o que teve (e tem) nos EUA.
@@PauloHenrique-ey7nc eles é que não deveriam ter explorado e saqueado vários países como fizeram, agora terão que conviver com esse efeito colateral que é ter imigrantes de todas as partes. Se eles não queriam isso que não mexessem com quem estava quieto....
Olá Naty. Seus vídeos são muito exclarecedores. Gostaria de sugerir uma pauta de vídeo. Estou pensando em fazer um intercâmbio nós Estados Unidos. Se você pudesse fazer um vídeo sugerindo Estados e cidades mais amistosas a negros estrangeiros. Eu sei que Chicago, Califórnia, Carolina do Norte, Washington DC são locais com menos racismo. Acho que um vídeos com esse assunto ajudaria muitos interessados. Sucesso.
Isso da questão que tu disse que quando passamos na rua e vemos uma criança negra na rua em situação vulnerável e achamos normal, e uma criança loira de olhos azúis ficamos com dó, já queremos ajudar.Isso é mais pura verdade, é de cortar o coração, a pobreza do negro é normal, a do branco é anormal.Isso tem que acabar
Simplesmente um dos melhores vídeos a respeito deste assunto que já assisti... Ainda não possuo vídeos deste tema no canal, mas gostaria fazer em breve! Vendo o seu, encontrei um bom exemplo de pronunciamento a seguir. PARABÉNS!!!!
Nunca errou! Magníficas palavras. É exatamente isso. Já compartilhei seu vídeo pra outras pessoas verem porque é de utilidade pública. Parabéns! Ps: você é deslumbrante de linda! 😊
Concordo mto! Racismo no brasil é muito atrelado à condição financeira.. Por isso creio sim ser "menos pior". É errado, óbvio, pensar dessa maneira... Como foi falado no vídeo: é pura ignorância. O "menos pior" a q me refiro é a questão desse racismo não ser racismo e sim um preconceito contra o pobre (ou pelo menos parece ser). É um tipo diferente de preconceito e SUPER-errado. Mas objetivamente diferente de racismo pela simples cor da pele... Imagino que se no Brasil a condição econômica melhorasse e o negro brasileiro enriquecer bste (junto com todo mundo) acho q esse racismo não desapareceria mas iria diminuir MTO. Sempre penso num exemplo hipotético: imagine dois pais brancos racistas conservadores um brasileiro e um americano. Eles são contra que a filha branca case com um negro, por exemplo. Falas racistas em casa sempre do tipo "não vai casar com um negro, filha". Daew a filha aparece com um genro negro pra eles (kkk) O genro bota a filha deles num pedestal e trata mto bem e é podre de RICO.. o pai conservador brasileiro já ta querendo marcar o casamento deles. O pai americano conservador racista NUNCA iria concordar... É um preconceito vinculado à cor da pele mesmo e não há nada q possa ser feito pra mudar isso. Não tem educação, bondade, dinheiro, beleza q faça eles não verem a cor da pele como algo negativo. ISSO é MTO foda!
Concordo. Mas , de origem, a maioria era Protestante, que tinha uma interpretação bíblica equivocada com relação aos negros. Isto é uma polêmica teológica. Dizem, alguns, que Caim era negro e que CAM, filho de Noé, também. Há um assunto aí a ser pesquisado. RACISMO É UM SENTIMENTO. NÃO TEM EXPLICAÇÃO LÓGICA . Ninguém nasce racista. É educado a ser. Coloque crianças pequenas de várias raças juntas e elas não demonstrarão racismo porque nem sabem o que é isso. ALIÁS, RACISMO NÃO SE REFERE SÓ AO POVO NEGRO, MAS A TODAS ETNIAS. EXISTE muito racismo contra chineses e orientais e dos negros contra os brancos. Enfim, faz parte da humanidade, algo a ser superado.
@@renatosillva6002 A diferença do racismo no Brasil para os EUA é a seguinte, estados unidos não é um país miscigenado. Lá os brancos em sua maioria são puros e tem o fenótipo caucasiano, os negros a mesma coisa. Os bairros São divididos etnicamente, e realmente existem supremacistas brancos. Já no Brasil qualquer pardinho do nariz grande é considerado branco, porque nesse esgoto a população em sua maioria expressiva é miscigenada. E essas mesmas pessoas que cometem racismo aqui, seriam as primeiras a serem queimadas vivas em um país de supremacistas brancos. Brasileiro racista é a pior piada que existe os famosos nazipardos tupiniquins dos trópicos
O que é pior que alguns PM aqui do Brasil estão copiando a atitude horrivel dos Policiais americanos. Mas tem países que o negocio é mais explicito , mas lamentavelmente o Racismo existe em todos países.
Não passando a mão na cabeça de ninguém, mas não dá pra deixar de ressaltar que aqui muitos policiais morrem, são executados mesmo. São níveis de violência proporcionais (e ás vezes até maior que) a guerra. Então as pessoas já vão com a mentalidade de vida ou morte, eu sinto muito essa mentalidade e abordagem de zona de guerra na polícia do Brasil.
@@gideaoduartedeabreu7091 glória a Deus que não ver isso, ou pelo menos as pessoas tem o bom senso de não falar tudo que pensam, há ética, espero que o mundo aprenda a amar e a respeitar. Mas tá difícil.
@@ksjkssiiiissssghhhggffdd..930 eu falei que eles estavam copiando os americanos e que em todo lugar há pré conceito ou racismo, alguns bem explícitos alguns velados.
Vc está sendo umas das minha UA-cam preferida,até hoje não tinha visto um canal de um brasileiro q Mora no EUA, falando desse jeito, parabéns, torcendo pro canal crescer.
Um negro de classe média alta brasileiro ainda vai ser seguido em um supermercado ou olhado dos pés a cabeça ao entrar em certas lojas. Obviamente que a desigualdade econômica é o principal problema, mas não é o único. Aqui é muito complicado lidar com a dissimulação, pq fica difícil provar e no final te chamarão de mimizento.
@@marllonsiqueira2279 Os racistas daqui são muito cínicos e dissimulados, só me fazem lembrar daquela mulher lá de The Boys,que diz que os outros adoram o que ela fala, só não gostam da palavra nazista, é muito mais respeitável um racista declarado do que um racista covarde
Menina, acho que vc é absolutamente lúcida! Achei que vc tem uma visão muito equilibrada sobre um assunto que as pessoas normalmente pensam com o fígado! Mas muito forte! Gostei de te conhecer!
Amei o vídeo! Acabei de me inscrever. Mesmo não sendo o foco do seu canal, ser negra faz parte de quem vc é... Vc podia fazer mais vídeos, falando de qnd te caiu a ficha de q vc era negra... Por ter sido criada com a parte branca da família, pode ter demorado pra vc tomar consciência do racismo e tal. Vc fala mt bem 👏🏾👏🏾👏🏾 PS: À medida q o canal cresce,vem aqueles comentários maldosos, como os poucos q eu vi nesse vídeo. Não deixa eles te afetarem, até pq sempre serão minoria. Bjusss
Muito obrigada por esse show de aprendizado meu bem! Você disse muito, tudo o que estava dentro de mim engasgado... Tudo o que eu queria gritar para a sociedade. Obrigada!!!
Perfeito o seu discurso Nati!! Principalmente o final. Me vi sendo representado quando você disse sobre 2020 ser o ano em que acordei para o racismo. Foi exatamente isso. Nota 1000!
Tava assistindo vídeos de aur pair e vim parar aqui. Nossa eu amei esse video!! Há uns anos atrás eu ouvia esse termo "fulano é racista" e pensava exatamente isso que vc falou. Depois de me aprofundar hoje em dia eu entendo que todos nós somos racistas (e machistas tbm). Nós aprendemos a ser racistas. Essa parada que vc falou de "vc trocou o Brasil pelos EUA" é sobre isso. Não é meu lugar de fala, eu sempre vejo esse tipo de comentário 'ele trocou a favela pela casa na praia' 'trocou a senzala pela casa grande' (ouvi isso do Babu no BBB, pra Thelma). É como se quando uma pessoa preta conquista algo ela tá errada.. 'aquele não é o lugar dela'. Bom, pelo menos nunca vi alguém criticando um branco por escolher morar em outro lugar.
Muito bom o vídeo e dá para ver que fala embasado em sua experiência no exterior e vivências em ambos os países. Então te convido a estdar um pouco mais sobre a questão do racismo no Brasil ser mais social, têm diversos youtubers negros como a Gabi de Pretas, Nataly Neri. Veja um pouco o que o Emicida fala e têm construído sobre racismo. Todas pessoas que ascenderam socialmente e passam racismo o tempo todo apesar do dinheiro. Aí para entenrder mais a fundo a teoria, precisa ler Silvio de Almeida e racismo estrutural. Eu como negro único como você que tive mais oportunidades fui bater de frente com o racismo justamente quando atingi cargos mais altos nas empresas que trabalhei. Não entendi porquê pessoas recebiam oportunidades sendo menos qualificadas que eu e após buscar e me enegrecer, pois nos tornamos negros outro livro legal de Neuxa dos Santos, entendi que há lugares que não nos pertencem. Vivemos um apartheid velado no Brasil e isso, aí é questão de opinião, é muito mais perverso e violento que o racismo nos estados unidos, onde já estive e trabalhei por mais de 10 anos em empresas americanas. Como você diz no Brasil é mais ignorância, mas ela é estratégica e o branco brasileiro quer ficar nessa ignorância, pois assim mantêm seus privilégios. Então quando é explícito e mais fácil combater se é velado é mais fácil de invalidar, diminuir e varrer para debaixo do tapete e ficar tudo como está, seja racista ou socialmente. E por isso para mim é mais violênto. Porque não vamos sair dessa já que não vai haver a tal luz, educação ou vontade disso. O Racismo no Brasil é um porjeto de muito sucesso. Dizem que o Brasil deu errado, mas não deu muito certo para essa eleite branca que é maioria e vive em seus privilégiso sem risco de que isso mude. Como pode o pais com mais negros fora de África estar nesse estado zumbi ?!? Não é a toa que aqui não temos representantes negros exprecivos como nos Estados Unidos e isso é muito porblemático, principalmente pela proporção de negros aqui em relação aos Estados Unidos. Entendo seu ponto de vista e já discuti com diversos negros que vêem igual e acredito que até esse ponto de vista ajuda na manutenção do racismo estrutural e faz parte desse processo bem sucedido. Agora é importante dizer que somos plurais como negros e vamos divergir assim como Martim Luther Kinger e Malcom X e precisamos acima de tdo nos respeitar até porque ha fatos que expões que são incontestáveis, mas precisamos avançar a pauta do ficar explicando o que é racismo como fez no princípio do vídeo, meu avô fazia isso, meu pai, nós fazemos e os filhos vão fazer ? Ate quando ? Como mudar ?
Oi Naty, obrigado pelo conteúdo do seu canal, gosto muito da forma como ele é colocado. Com relação ao racismo, quando você respondeu que comparando você ainda acredita que é melhor no Brasil, respeito a sua opinião. Ao meu ver, pra começar existe uma diferença nos papéis de como o homem negro é visto na sociedade em relação a mulher negra. Ambos não são positivos mas o homem negro é visto como agressivo/violento, suspeito enquanto que a mulher negra é relacionada a alguém fácil de se relacionar sexualmente, encrenqueira e mão leve em estabelecimentos comerciais. Diante de uma escolha em uma sociedade racista, a mulher negra leva vantagem. Quando eu morava no Brasil, era muito difícil para um negro pertencente a uma classe social baixa-média, pensar e planejar ser um médico, advogado, contador, frequentar uma faculdade em geral e ascender socialmente, isto porque não haviam modelos, referências no mundo negro brasileiro em quem era possível se espelhar, acreditar naquela possibilidade, aquela porta inexistia. Não importa o quanto você pesquisava, todos as possibilidades eram presentes somente para os brancos brasileiros. Mesmo que você estudasse, era barrado em um processo de recursos humanos que não era projetado para o negro. Vestibulares requeriam fotos para assegurar que os negros se mantessem em cursos que não eram reservados aos brancos e mesmo que você conseguisse se formar em curso de uma faculdade renomada, você não tinha um padrinho, um pai ou uma mãe ou alguém que pudesse te dar uma carta de referência para um estágio ou emprego, e muitos negros super qualificados(overqualified) acabavam em posições muito inferiores a sua formação educacional. No Estados Unidos existem refências em todos os setores para os negros e em todas as faixas etárias. Negros médicos, advogados, faxineiros, recepcionistas de empresas/hotéis, comissários de bordo, pedreiros, presidente...O negro nos Estados Unidos pode sonhar e procurar meios para se tornar ou chegar próximo daquele profissional de referência. Para uma pessoa negra sem planos de ascensão social ou profissional, o Brasil está ótimo, concordo com você pois você sente o racismo mas não ouve ou o vê tão explicitamente. Você terá amigos brancos em sua classe social e crescerá vendo e festejando o sucesso deles. Mas se você é uma pessoa negra batalhadora e quer subir na vida a custo de estudos e trabalho duro, os Estados Unidos é o melhor país. Não existe pior racismo do que aquele que limita e impede as suas possibilidades de sonhar e AGIR na vida. Racismo existe em todos os lugares, porém, na minha opinião, quanto mais você se educa, trabalha e ascende socialmente, mais preparado você fica para enfrentar um indivíduo ou situações racistas e aplaudir o seu próprio sucesso.
Excelente reflexão, amei seu comentário! Realmente é muito difícil colocar na balança duas medidas tão diferentes. Eu concordo plenamente com vc que nos EUA pelo menos temos muitos negros bem posicionados na sociedade, ao contrario do Brasil. Mas isso também é consequência da condição econômica do país, aqui temos mais oportunidades pq a economia é muito aquecida, precisa sempre girar e continuar crescendo, mas como consequência disso presenciamos o racismo na sua forma mais pura. Que é mesmo uma pessoa tendo a mesma profissão, dirigir o mesmo carro, e ter as mesmas condições financeiras que a outra, ainda sim se achar superior por causa da sua raça. Enfim, é muito triste pensar que em 2020 ainda vivemos em sociedades assim. Mas vc tem razão, no Brasil o caminho é muito mais longo!
@@NatyOlen É triste as pessoas se acharem superior por uma questão racial. Acho o Brasil realmente pesado com relação ao racismo. Existet toda uma classe média e alta que sabem exatamente o local onde elas querem ver os negros. Todas as vezes que vou ao Brasil e visito alguns lugares sofisticados, tenho a impressão de que o país voltou a época colonial onde negros e pessoas não-brancas estão presentes para servir e entreter, jamais usufruir do local. Seguranças seguem os negros nos shoppings centers, polícia abordam negros dirigindo um carro mais caro... Os negros são pressionados a ficarem na senzala...e só saírem de lá para servir. Será que estou muito negativo ?
Ao ter contato com o conhecimento e a informação, a vida vai ganhando um sentido novo, apesar de ser uma realidade cruel, o conhecimento salva. Obrigada por relatar sua experiencia e contar um pouco como é a vida aí. Estou em processo de descoberta, minhas percepções estão cada dia melhor, autoestima, autoimagem. Sou uma brasileira preta, e hoje meu crash é o Michael Bakari Jordan.
Estamos todos aprendendo muito nesses últimos anos, desconstruindo muita coisa, nem sempre é fácil mas o importante é estar com a mente aberta pra aprender né?!
Sempre tivemos que ralar muito.Ter casa,carro,qualificação profissional,fazer viagens legais dentro e fora do seu país,colocaram na cabeça de muita gente no Brasil.Já passei por poucas e boas ,pois mesmo tendo acesso a determinadas coisas a discriminação em algum momento ocorreu.Fui ver um carro um tempo atrás é a vendedora me perguntou assim:O que vc quer aqui? Respondí :Primeiro um cartão da loja e informações sobre estes carros aqui!A infeliz me atendeu a contra gosto e não ganhou a comissão dela pois o fato do moço aqui ser negro a infeliz fez uma leitura errada.Estamos em território inimigo pois falta educação e identidade como Nação.Infelizmente tem conceitos atrelados a eugenia e nazismo aqui no Brasil que foram transmitidos como superioridade racial neste nosso incrível País miscigenado e tão equivocado
A minha família é uma mistura de negros e "brancos" (como a maior parte dos brasileiros). Até eu ter 12 anos eu não tinha noção do que era racismo eu não entendia pq eles me perguntava se o meu primo era realmente o meu primo pq ele era negro e eu branca, detalhe eu nem sou branca so tenho a pele mais clara(mãe branca , pai negro). Mas mesmo sem saber o que significava eu me sentia mal, pois, eu sentia o sentimento negativo. E quando eu perguntava o motivo da pergunta a resposta era que nós éramos diferentes.
Não sei porque existe isso! Deus criou todas as raças. Sou descendente de europeu, era uma família italiana racista, mas nunca discriminei ninguém. O Brasil é muito racista. Sua maneira de abordar o assunto foi ótima. Merece um milhão de likes. E o branco brasileiro sofre preconceito??
Obrigada por assistir! Eu adoraria ver alguns brancos brasileiros racistas irem pro exterior e sentirem tudo isso na própria pele pq aqui, mesmo sendo branco, se vc é estrangeiro, ainda sim pode sofrer preconceito. Aqui se utiliza muito a regra “one drop” se vc tem “uma gota” de outra raça, vc é aquela raça.
Muito bom o vídeo. Fiz recentemente um video tbm comparando Racismo nos EUA e no Brasil. Tem muita coisa que a gente só se da conta quando se muda pra cá. Ainda mais morando numa cidade com população negra super pequena como Portland, Oregon. Ainda estou associando as coisas direito, não sou considerado negro aqui nos EUA, algo que sempre foi muito claro pra mim no brasil, e isso está sendo um processo pra mim.
Quem dera haha! Fico tão triste que a gente não tem conversas como essas nas escolas, em aulas de historia, por exemplo. Todos nós deveríamos desde cedo falar sobre raça e preconceito sem tabu e sem medo, pra tentar realmente desconstruir algumas ideias muito erradas que temos. Inclusive as próprias minorias tb, as vezes a gente já se diminui automaticamente sem nem perceber.
Linda,perfeita ! Se posucione mesmo,precisamos,vocês precisam disso. Tenho familiares negros "NEGROS" que desvalidam essa causa. Não se reconhecem como negros por pura ignorância. Essa mulher é muito incrível. Arrasou !
Obrigada por assistir! Infelizmente no Brasil a gente perde a identidade, não somos valorizados e celebrados então não temos orgulho da nossa origem. Mas eu sinto que isso esta mudando um pouco com a nova geração, mais negros assumindo os cabelos crespos, assumindo as estampas e acessórios africanos, jovens estudando sobre nossa história... hoje em dia tem esses testes de DNA que vc pode fazer pra descobrir suas origens... tenho muita esperança que nosso futuro será diferente!
não adianta eles não se reconhecerem como negros se a sociedade inteira reconhece, só vão enganar os cegos, de resto vão sofrer racismo da mesma forma.
Muito triste fiquei olhando o rapaz chorando e os policiais matando ele. Que horrível.... mas a violência aqui no Brasil também desde a época da colonização violência contra índios e os neģros....aqui tem racismo também...
Olá Naty , Eu sou americano de pai americano e mae italiana/brasileira, nasci e cresci aqui em Aspen, falo as 3 línguas 😅 sou branco loiro porém eu tento educar as pessoas ao meu redor sobre o racismo, mas eu sempre saio como o chato, o “ ignora ele” ou algo do tipo que até desisti 😅 PLEASE KEEP FEEDING US with more great content like this, ASAP! 😂❤(continue abordando o tema sobre BRxUSA e racismo, vc é perfeita nisso).
O vídeo já tem 3 anos e continua atual, parabéns querida ❤
Obrigada!
Então eu que sou gay ,nos EUA eu estou paiado,,eu que pensava que os é muito acolhedor com os gays@@NatyOlen
PUTA MERDAAAAAAA QUE AULAAAAA, BRASIL!!!!!! QUE DIDÁTICA!!!! QUE MECANISMO!!!!!! Você é FANTÁSTICA!!!!!!!! MEU DEUS… nunca vi ninguém falar tão abertamente e de forma tão abrangente como você.
Naty.. Sou brasileira,moro e trabalho aqui legalmente há 15 anos, e por ter os traços latino, sofro preconceito! Antes era pior..eu tinha medo, ficava triste..mas hoje em dia.. se eu vejo alguém me olhando torto ou de cima pra baixo...eu já perto logo o que tá olha!!!Não deixo ninguém me desrespeitar. Nós imigrantes latinos sofremos muito isso na pele. Pois eles acham que todos estão aqui ilegalmente e não pagando impostos.
Esse povo é doente! Tem gente que gosta de se sentir superior de qualquer forma e fica procurando maneiras de diminuir os outros pra humilhar. Usam cor da pele, traços, jeito de falar, jeito de se vestir, nacionalidade e tudo mais pra diminuir as pessoas, isso é doença e se chama racismo! As diferenças existem sim, mas não fazem ninguém melhor ou pior que ninguém! Sinto muito que vc tenha que se sentir assim por causa de gente tão podre!
@@NatyOlen Vc brilha em sua argumentação... PARABÉNS!!! Só acrescentando: essa doença "racismo" tem origem no orgulho q é o problema básico de toda a humanidade, independentemente de cor da pele ou raça, e mtas vezes está atrelado a questões religiosas infundadas. Sugiro q se inscreva no canal da Nova Semente o qual tem toda uma série especial falando sobre o racismo. Espero q goste! Felicidades, querida!
@Allan C. Lima Traços latinos é a miscigenação de etnias/raças.
Como você sabe que é racismo pode ser qualquer coisa, porque você acha isso?🤔
Naty, fiquei emocionada com suas palavras. Vou assistir junto com minha filha adolescente. Seu vídeo é de importância pública. Achei muito importante você ter abordado um tema tão importante e que as pessoas, na maioria das vezes ignoram. Mais uma inscrita. 💗🇧🇷
Que linda, obrigada!!!
Eu como mulher negra e historiadora, me senti completamente contemplada! Perfeita em cada palavra, já sou inscrita, mas deu vontade de me inscrever de novo hahahaha parabéns!
Que honra, obrigada por assistir! Que 2020 seja o ano que vai começar essa mudança, a gente não pode deixar essa oportunidade passar!
Você é mestiça filha!
@@B.L.DStudioTV vai estudar, filha!
Oi gente! Me chamo Fran criei esse canal pra compartilhar sobre mudança de país, Estudos🇺🇸Universidade CHICAGO, meu primeiro emprego lá, sobre valores para ir pra fora do país, meu aprendizado real com o inglês, relacionamento à distância, sobre intercâmbios, Pontos turísticos de Recife, Pontos turísticos de Chicago 🇺🇸, construção da minha casa própria no Brasil e a nossa casa em Chicago, A construção da casa da minha mãe aqui no Brasil, Conhecendo a família americana do meu marido pela primeira vez, Comidas típicas americanas, e...
Fazendo Coxinha e brigadeiro para a família do meu marido pela primeira vez e muito muito mais...
se você se interessar da uma passadinha aqui que logo logo terá vídeos novos.✨🌵
@@B.L.DStudioTV sim, agora todo pardo e mestiço quer ser negro. Eu que sou retinta, direi que sou ruiva dos olhos verdes.
O racismo no Brasil ele é realmente muito velado. Eu trabalhava em um banco como estagiária e eu tinha que arquivar documentos em salas específicas. Uma vez, meu chefe deixou uma bolsa de dinheiro em uma dessas salas e eu precisava guardar alguns dossiês e nesse dia em especial ele ficou me olhando guardar os documentos, no momento eu perguntei "está com algum problema?", ele respondeu prontamente " é que você não pode ficar sozinha nessa sala", eu sempre arquivei os documentos normalmente, mas na hora eu ja tinha sacado. Para ele, eu não poderia ficar sozinha com as bolsas, pq eu poderia roubar o dinheiro. Alguns meses depois entrou um novo estagiário (branco) e ele podia guardar normalmente os arquivos, mesmo com bolsas de dinheiro na sala(com 1 semana que ele estava lá), sozinho e para o meu chefe, super confiável. Eu fiquei com vontade de vomitar e ninguém nunca falou nada a respeito. Ser negro é difícil, ainda mais quando se é mulher. Mas vamos mudar tudo isso!
Que absurdo! É esse tipo de gente que diz que racismo é mimimi e não existe.
@@NatyOlen simmm
NOSSA, QUE CITUAÇÃO TRISTE, QERIA UM MUNDO MELHOR.
NINGUÉ MERECE TER UM CHEFE DO MAL E COLEGAS DE TRABALHO COVARDES.
TUDO COVARDE.
Vc está se vitimizando fazendo uma generalização. A Oprah nos EUA colocou todos os seus empregados brancos como uma forma de vingança. Nem todos os negros e brancos são racistas.
@@wellersonfranco7993 nosso mundo vai melhorar!
Se vc perdeu seguidores depois desse video eu não sei, mas eu comecei hoje a seguir vc. Me inscrevi ao assistir um outro video. Vc foi muito sensata, por mais pessoas assim, para falar de um assunto tão urgente e tão sensível.
Racismo no Brasil é muito camuflado, mas é muito horrível, no USA é declarado
Kkkk vai nessa se você fala que é negro prós negros nos EUA eles te olham com nojo por não ser negro puro a mesma coisa vale pro indígena daqui e pro branco daqui
Os dois são horríveis , o dos estados unidos é mais forte .mais tenque acabar de qualquer maneira
@ quanto se quiser vai prós estados unidos otaria
@@ratlord8870 Os negros americanos são xenófobos com latinos(especialmente mexicanos) negros da América latina, brancos, asiáticos etc...
Aqui no Brasil, vc pode ter grana mas sendo negro vc não vai frequentar festas, clubes casas de branco de elite. Quantos negros são sócios do clube Paulistano?
Naty!! Adorei seu canal!! Não conheço os EUA, mas como mulher negra, criada por negros e que frequentou lugares muito diversos da sociedade em termos socioeconômicos, digo que o racismo aqui tb é sobre pele! Sou paulista e toda minha vida acadêmica foi em São Paulo. Convivi desde pessoas que insistiam que eu era funcionária da USP e não aluna da universidade (pois a pessoa ficava nitidamente incomodada com o fato de uma negra estudar na USP) e me apresentava quando nos encontrávamos e ela estava com outra pessoa, como funcionária ( e eu, claro, sempre corrigia!). Sofri uma violenta perseguição no último semestre da minha segunda graduação em medicina do coordenador do curso e de um dos professores e o primeiro me chamou de canto para me ‘tranquilizar’ pq a situação ‘não tinha nada a ver com a minha cor’! Tive professor que antes de dar sula para mim jurava que eu fazia algum curso de humanas e, quando eu disse que era aluna da medicina, soltou: ‘ Ah!! Eu tb só consegui fazer a faculdade com bolsa de estudos! Tb não tinha condições!’ E eu disse: ‘ Não professor, minha mãe paga o curso, eu não tenho bolsa!’ ( depois eu consegui uma bolsa parcial, mas naquele momento eu não tinha). Já tive paciente que se recusou ser atendido por mim pq eu era negra; já tive paciente que entrou no meu consultório e falou: ‘Ah! Desculpe, vim no lugar errado, estava procurando o consultório da dra…’ e qdo disse que a dra era eu, a pessoa ficou nitidamente incomodada…
Enfim, sinto na pele o racismo aqui no Brasil não estando atrelado ao nível sócioeconômico apenas e isso pq muitos brancos se incomodam com a nossa vitória. E muitos tentam justificar de toda a forma um negro estar num cargo/posição que eles acham que não deveriam estar, com falas: ‘ Nossa, ainda bem que têm as cotas, né?! Senão vcs não conseguiriam…’ ‘ Ain! Ainda bem que o governo ajuda, né?!’ …Qdo digo que não entrei por cota, as pessoas arregalam os olhos, ficam vermelhas, nitidamente tentando segurar uma indignação que ficaria feio deixar transparecer.
Não sou contra as cotas, mas cadê as melhorias na escola pública, para que a educação seja de qualidade realmente?!
Apesar disso tudo nunca fui impedida de ir e vir, de trabalhar, estudar e crescer na minha área! As oportunidades sempre me foram dadas e, graças à Deus, ainda me são oferecidas, mas claro, com muito trabalho e esforço! Negro tem que ser 2x melhor que um branco para ter a mesma chance!
Que história linda, parabéns pelas suas conquistas e sinto muito por todas essas situações de preconceito. Pessoas como vc são muito importantes no combate ao racismo, precisamos de mais pretos em posições de destaque, quem sabe um dia as coisas serão mais fáceis!
Naty, eu moro nos EUA (Atlanta) há 2 anos e já presenciei, infelizmente, inúmeras situações desse racismo escancarado e orgulhoso. Estou com planos de me mudar para o Hawaii e adorando seu canal! Obrigada por compartilhar suas aventuras e também sua sabedoria!
Obrigada!!! Venha sim, aqui parece outro país, outra realidade! Acho que isso faz parte da qualidade de vida daqui, a gente esta longe dessa loucura do resto do país. Aqui em Maui essa semana fizeram um protesto apoiando o Black Lives Matter onde centenas de pessoas pegaram suas pranchas de surf ou stand up paddle e foram juntas pro mar rezar. A coisa mais linda e pacífica que ja vi!
@@NatyOlen que protesto lindo!! Sim, estou aplicando para vários trabalhos e acho que em breve conseguirei uma oportunidade na minha área (engenharia ambiental). Tudo de melhor pra você :)
Oi gente! Me chamo Fran criei esse canal pra compartilhar sobre mudança de país, Estudos🇺🇸Universidade CHICAGO, meu primeiro emprego lá, sobre valores para ir pra fora do país, meu aprendizado real com o inglês, relacionamento à distância, sobre intercâmbios, Pontos turísticos de Recife, Pontos turísticos de Chicago 🇺🇸, construção da minha casa própria no Brasil e a nossa casa em Chicago, A construção da casa da minha mãe aqui no Brasil, Conhecendo a família americana do meu marido pela primeira vez, Comidas típicas americanas, e...
Fazendo Coxinha e brigadeiro para a família do meu marido pela primeira vez e muito muito mais...
se você se interessar da uma passadinha aqui que logo logo terá vídeos novos.✨🌵
Ai Naty... Encontrar o seu canal foi a melhor coisa que me aconteceu esse ano. É TÃO BOM ver uma mulher inteligente, super consciente e lucida, tudo o que vc diz, totalmente realista, sem essa ideia maluca que alguns brasileiros que moram nos EUA e vivem nesse lance de comida barata, eletronicos baratos e esquecem totalmente que o mundo vai muito além disso. Seu canal merece muito crescer, eu fico muito feliz em ver alguém que consegue enxergar bem a situação real do nosso país Brasil e tbm o EUA. Sucesso pra vc Naty, estarei sempre acompanhando o canal!
Muito obrigada pelas palavras e obrigada por assistir!! 🤩🤩🤩🤩
Meu Deussss, a sua inteligência me deixa pasma! Como não conheci esse canal antes?
Obrigada! Acabei de começar o canal, não planejava falar disso, mas o momento pede que a gente se posicione. Esse ano de 2020 esta sendo bem complicado, mas quem sabe na adversidade a gente não aprende e evolui em algumas coisas né?
@@NatyOlen John Lennon morreu assassinado por um psicopata que se dizia ser fã dele e está preso até hoje!
@@NatyOlen Eu quero muito viver nos Estados Unidos pois sei que aí tem seguranças que no Brasil não tem e punidade aos criminosos! No Brasil a pessoa fica desempregada por meses o ano e nos Estados Unidos emprego não falta e brasileiros trabalham pra sobreviver vivendo uma classe média iludida que se ilude porque não passa fome!
@@NatyOlen O sistema de cotas é racista sim,eu não sou negro e eu dos meus 10 anos de idade aos 14 e estudei em escola pública Municipal e dos 15 aos 17 em escola estadual e eu quando ia pra Shopping com dinheiro e entrava em alguma loja o vendedor falava assim pra mim "Estamos de olho em você" e eu não entendia aí quando eu lembrava que estava de uniforme de escola pública eu entendia pois no Brasil o pobre é sinônimo de bandido e ladrão e eu não sou negro e fui muito humilhado e discriminado por ser estudante público e uma vez no shopping um segurança suspeitou de mim por eu ser estudante público e revistou minha mochila achando que eu tinha roubado mesmo ter saído das Lojas Americanas com uma sacola na mão com chocolate e biscoitos!
@@NatyOlen O pobre é discriminado indeoendente da cor pois eu gostava de uma menina mulata que ela me humilhou e não quis me dá chance porque eu sou pobre e ela tinha uma situação financeira confortável! No Brasil o pobre e o rico só ficam próximos quando é futebol,praia e carnaval!
Parabéns pelo seu canal.Morei e estudei nos EUA e sei o quanto o Racismo está no Cerne da cultura Americana.Vocé colocou bem, fez um bom comparativo dos EUAxBrasil.O Racismo nos EUA é de Ódio, não é Sócio-Econômica, está na cor da pele.
Bacana, excelente reflexão.
Sem deslumbramento e segura. Às vezes vejo vídeos de brasileiros que falam da vida nos EUA e me parecem muito deslumbrados. Parabéns pela abordagem e sucesso.
Inscrito.
Vc é uma mulher INCRÍVEL!! Passaria horas te ouvindo falar sobre... Precisamos resgatar nossa negritude e eu tbm estou aprendendo a cada dia... APLAUSOS!! ❤
Obrigada por assistir!
Parece até que vc também é um pouco minha filha, te vi pequenina e que alegria, ver essa mulher linda e que consciência clara e didática. PARABÉNS Naty😍sua luta é e será sempre vitoriosa!🙋🏽♀️
obrigada :D
Eu morei dois anos nos Estados Unidos, e fiquei assustado como eles não se misturam, é cada etnia no seu grupinho.
Procurei no youtube videos com tema Mulheres negras vivendo nos EUA, e o seu foi sugerido como o primeiro!!! Ja vi dois videos e estou muito feliz em te encontrar com esse conteúdo excelente e esse video tão forte e necessário! Sua didática é perfeita. Quando ao racismo aqui no Brasil ja sofri de forma escancarada e como voce disse, racista não é aquele que diz EU NÃO GOSTO DE NEGRO, ja vivi situações em que pessoas brancas demonstraram claramente que minha presença ali os encomodava e que meu lugar não era ali. Sigo firme acreditando sempre que posso ser mais! Tenho planos de morar fora e conteudos como os seus são valiosos. Obrigada.
A verdade é q a cultura racista em ambos os países é dolorosa e mata. Escolher o pior passa muito por saber em qual ponto o racismo te afeta. Tem gente q suporta de boa conviver com o racismo velado, convivendo com brancos que te acham legal, mas não querem frequentar sua casa ou te acham "feio". Eu já prefiro lidar com o racismo descarado, no qual já sei onde ele está e como se apresenta. Consequentemente tb vou aprendendo a desviar e passo a conviver mais com meu grupo isoladamente. Sem contar a questão estrutural q foi dita no vídeo, o preto brasileiro está condenado a ser periférico e isso pra mim é inaceitável. Prefiro lidar com a porradaria americana rs
Também eu, odeio quando os negros brasileiros se submetem a humilhação dos brancos, só para serem aceitos ou fingindo que aceitam né, ficam á babar ovo de branco, mais que para eles são sere inferiores, só mais negros americanos esses sim andam de cabeça erguida, não tão nem aí pra brancos,criam suas próprias oportunidade, resumindo mil vezes viver sagregado, do que conviver com branco que finge que gosta de mim, tô fora, como se eu me importasse que um branco gostasse de mim 😂😂😂😂😂😅
amei seu video sobre esse assunto. voce fala a verdade. obrigada por isso. a gente tem muito trabalha pra fazer. vidas negras importam!
Naty, gostei muito de tudo que você falou. Entendo que bem expressam o racismo no Brasil e nos EUA. Acho que você abordou com precisão e clareza. Parabéns!
Que dicção perfeita...linha de raciocínio fluída...sabe do que está falando...me ajudou muito
Não é meu lugar de fala, mas sou estudante de história e no último semestre fizemos algumas leituras sobre esses dois tipos de racismo. O que ficou mais forte é que perversidade do racismo brasileiro é que desmobiliza os movimentos negros com a falsa ideia de democracia racial. Os livros discutidos são um pouco antigos mas é tão recente as colocações, vejo algumas poucas mudanças e fico feliz que hoje os movimentos negros do Brasil parecem mais fortalecidos. Um dos livros é "O povo brasileiro- Darcy Ribeiro" de 1995. Foi muito bom assistir seu vídeo, obrigada
Que invejinha, queria ter estudado história mas acabei caindo no jornalismo. Quem sabe mais pra frente eu não volto pra fazer uma faculdade de história!
@@NatyOlen A nossa profissão tem sido criminalizada pela direita no Brasil ao mesmo tempo, nunca tive tanta certeza da importância de ser professora de história. Espero que venha fazer parte disso com a gente no futuro.
Não é seu lugar de fala? Vai nessa, o conceito de branco e negro nos EUA não é o mesmo do Brasil. Somos um país miscigenado, nos EUA quase não existe miscigenação, os brancos lá são caucasianos bem diferente dos brasileiros. Qualquer miscigenado do nariz grande por ter a pele clara aqui é considerado branco mesmo que seu fenótipo não seja branco
Q frescura, para de se desculpar.. .é seu lugar de fala sim, vc e um ser humano, que raciocina,, sensível, que tem a capacidade de sentir a dor do próximo, com um coração bom e sem maldades.....expõem todo seu sentimento e sua compaixão com a dor do seu semelhante....ok não sou branco, e todos tem o direito de se expressar, sem imposição de falso moralismo..Como dizia um belo pensamento: ... Não concordo com nada que vc disse, mas defendo até a morte o direito de vc expressar a sua opinião...ok😊
Eu sou negro com muito orgulho e eu te amoooooo
😍😍
Você é magnífica, Naty. Tua resenha foi a melhor definição sobre o racismo que já vi. Parabéns e obrigado.
Que mulher INTELIGENTE, SENTADA, COERENTE, SÁBIA... Faltam adjetivos para classificar e descrever a inteligência deste ser 🤎🤎 muita admiração e respeito desde Portugal 🇵🇹 eu uma luso-angolana 🇦🇴
Obrigada por assistir! 🤎
Acabo de chegar nos EUA e já estou inscrita no seu canal! Adorei esse vídeo, super didático 👏🏾👏🏾👏🏾✊🏾
Fico com medo de poder conhecer outros paises porcausa desse racismo, tem gente que pensa que ser negro é pecado.
Deus pai que tenha misericórdia
Aqui e o pior lugar
Teoria de Caim.
Comecei a assistir seus vídeos vendo um vídeo sobre au pair, e já estou apaixonada, a forma que você fala me faz querer passar o dia vendo seus vídeos, e eu adorei a forma que você explica o que é o racismo, e mesmo eu sendo parda eu admito que por muitos momentos fui uma pessoa racista, mesmo sem querer, e me sinto muito envergonhada mas sei que evoluí como ser humano porque todos os dias agradeço a Deus por ser uma pessoa privilegiada, e me sinto extremamente mal quando penso e vejo a realidade que muitas pessoas são obrigadas a enfrentar. Obrigada pelo vídeo ❤️
Obrigada por assistir! Em relação ao racismo, acho que todos nós ja fomos racistas, é algo que temos que nos policiar diariamente, e sempre se posicionar em casos de injustiça e preconceito pra que outras pessoas percebam que estão cometendo racismo, pq muitos nem percebem! Que bom que hj vc tem essa consciência!
Naty Olen ❤️
Por acaso encontrei seu canal. És uma grande comunicadora. O mundo precisa de pessoas iguais a você.
Obrigada!
Naty, vc talvez não se lembre da Vera, mas eu nunca vou esquecer de vc. Te amo, vc é um orgulho! Continue assim, forte, capaz inteligente, antenada. Sua mãe fez td com muuuito amor! Sua voz é a voz da luta das vidas de tds nós!
Que vídeo incrível, oratória, didática, tudo! Na minha visão, o racismo no Brasil é mais perigoso que o dos EUA, justamente por ser velado, como você vai se posicionar diante de uma situação que você nem consegue identificar como racista?!
Muito bem pontuada a questão do fenótipo preto no Brasil, não importa se você descende de família européia, seu genótipo pode ser até "mais branco" do que o das pessoas de pele clara, mas se você tem o nariz largo, bocão, cabelo cacheado/crespo... só no olhar das pessoas você já sabe quem você é.
Beijos lindona, sucesso com o canal! 😘
obrigada por assistir! Infelizmente é um páreo duro entre Brasil e EUA.
Ual Naty! Esse vídeo é incrível. Eu estou aqui nos EUA à 3 anos e pude observar alguns pontos que você citou. Foi muito bom "to put myself in your shoes" e observar a situação através do seu ponto de vista, como alguém que já mora aqui por 7 anos e conseguiu se estabilizar. Simplemente muito obrigada pela sua existência! 😊😘
Obrigada por assistir! Nossa eu tinha bem mais coisa pra falar sobre racismo nos EUA, mas as vezes faltam as palavras, pq são coisas que eu nem sei definir e não tenho conhecimento o suficiente pra falar sobre, mas vc que mora aqui deve perceber também! Eu vejo racismo em alguns canais de TV, em certos bairros que a gente vai, certos ambientes, tem gente que tenta esconder o racismo atras de conservadorismo e patriotismo, mas não me enganam. O fato de todo mundo ser classificado como algo menos os brancos é muito louco. Se tem African American, Latin American, Native American e Asian American, por exemplo, pq tb não tem European American?? Pq brancos não precisam de classificação, apenas os outros? E essa historia de “brown”??? Eu fico chocada como sentem a necessidade de classificar as pessoas pela cor.
Estou entre aplausos e lágrimas, amei a sua fala e estou orgulhosa de ouvir você tão sensata e maravilhosa.
Edt:
Só voltei para acrescentar uma opinião, no Brasil o racismo não é apenas coisa de ignorante não, já vi juízes, advogados, professores e outros ramos considerados de muito destaque que eram racistas. Alguns "compraram" essa ideia embotada dos EUA e "revendem" no Brasil.
Ps: amei seu posicionamento e ponto de vista, deu vontade de passar a tarde conversando com você. Parabéns!
Obrigada por assistir!!! Olha falar sobre racismo é muito difícil pra mim pq apesar de ter lugar de fala, eu vivo a minha vida sem pensar muito nisso. A gente ja tem tanto problema pra resolver no dia-dia que nem sempre da tempo pra contextualizar coisas maiores ao nosso redor. Muito obrigada pelo seu comentário eu ainda tenho muito pra aprender, entender e enxergar, mas meus olhos se abriram para o racismo mesmo aqui nos EUA, essa é a sociedade mais dividida e hipocrita que ja conheci. Os maiores lideres tanto do bem quando do mal estão aqui. As vozes mais fortes contra e favor do racismo estão aqui. Eu nunca vi um pais que estuda tanto historia negra, que exalta tanto pessoas negras, que protesta tanto pelos direitos dos negros, que tem um mês inteiro dedicado aos negros. Mas ao mesmo tempo nunca vi um país que publicamente permite que o racismo se fortaleça e se normalize tanto quanto aqui. É muito louco.
@@NatyOlen obrigada por responder e deixar esse canal aberto para dialogarmos. Quanto aos EUA, posso imaginar como deve ser difícil conviver com um povo tão ambíguo e injusto. A única coisa triste é que o preconceito racial está difundido pelo mundo todo.
@@NatyOlen faça o que malcon x disse saia dai e volta para África foi o próprio malcon x que disse isso ai é um pais criado por anglo saxões não por africanos você queria o que? A cota foi criada para limitar o número de judeus nas academias americanas e foi feito a mesma coisa com asiáticos, não foi criada para favorecer pretos a entrar do nada mais enfim sem mais.
Mas ainda assim.. Esses letrados brasileiros importaram essas porcarias. Veio dali dos EUA essas tranqueiras. Não to querendo defender o brasil cegamente e dizer que não tem racismo aqui. Mas acho q não tem comparação o que temos aqui com o que teve (e tem) nos EUA.
@@PauloHenrique-ey7nc eles é que não deveriam ter explorado e saqueado vários países como fizeram, agora terão que conviver com esse efeito colateral que é ter imigrantes de todas as partes. Se eles não queriam isso que não mexessem com quem estava quieto....
Minha filha você é mto desenrolada e inteligente! Vc merece com esse vídeo uma chuva ou um caminhão cheio de likes! Parabéns. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigada!!
Olá Naty. Seus vídeos são muito exclarecedores. Gostaria de sugerir uma pauta de vídeo. Estou pensando em fazer um intercâmbio nós Estados Unidos. Se você pudesse fazer um vídeo sugerindo Estados e cidades mais amistosas a negros estrangeiros. Eu sei que Chicago, Califórnia, Carolina do Norte, Washington DC são locais com menos racismo. Acho que um vídeos com esse assunto ajudaria muitos interessados. Sucesso.
Que aprendizado. Muito obrigado !❤️
Isso da questão que tu disse que quando passamos na rua e vemos uma criança negra na rua em situação vulnerável e achamos normal, e uma criança loira de olhos azúis ficamos com dó, já queremos ajudar.Isso é mais pura verdade, é de cortar o coração, a pobreza do negro é normal, a do branco é anormal.Isso tem que acabar
Simplesmente um dos melhores vídeos a respeito deste assunto que já assisti... Ainda não possuo vídeos deste tema no canal, mas gostaria fazer em breve! Vendo o seu, encontrei um bom exemplo de pronunciamento a seguir. PARABÉNS!!!!
Obrigada! Boa sorte no seu canal!!
Nunca errou! Magníficas palavras. É exatamente isso. Já compartilhei seu vídeo pra outras pessoas verem porque é de utilidade pública. Parabéns!
Ps: você é deslumbrante de linda! 😊
Obrigada 😄
Concordo mto! Racismo no brasil é muito atrelado à condição financeira.. Por isso creio sim ser "menos pior". É errado, óbvio, pensar dessa maneira... Como foi falado no vídeo: é pura ignorância. O "menos pior" a q me refiro é a questão desse racismo não ser racismo e sim um preconceito contra o pobre (ou pelo menos parece ser). É um tipo diferente de preconceito e SUPER-errado. Mas objetivamente diferente de racismo pela simples cor da pele... Imagino que se no Brasil a condição econômica melhorasse e o negro brasileiro enriquecer bste (junto com todo mundo) acho q esse racismo não desapareceria mas iria diminuir MTO. Sempre penso num exemplo hipotético: imagine dois pais brancos racistas conservadores um brasileiro e um americano. Eles são contra que a filha branca case com um negro, por exemplo. Falas racistas em casa sempre do tipo "não vai casar com um negro, filha". Daew a filha aparece com um genro negro pra eles (kkk) O genro bota a filha deles num pedestal e trata mto bem e é podre de RICO.. o pai conservador brasileiro já ta querendo marcar o casamento deles. O pai americano conservador racista NUNCA iria concordar... É um preconceito vinculado à cor da pele mesmo e não há nada q possa ser feito pra mudar isso. Não tem educação, bondade, dinheiro, beleza q faça eles não verem a cor da pele como algo negativo. ISSO é MTO foda!
Que ótima colocação hein meu parceiro
Concordo. Mas , de origem, a maioria era Protestante, que tinha uma interpretação bíblica equivocada com relação aos negros. Isto é uma polêmica teológica. Dizem, alguns, que Caim era negro e que CAM, filho de Noé, também. Há um assunto aí a ser pesquisado. RACISMO É UM SENTIMENTO. NÃO TEM EXPLICAÇÃO LÓGICA . Ninguém nasce racista. É educado a ser. Coloque crianças pequenas de várias raças juntas e elas não demonstrarão racismo porque nem sabem o que é isso. ALIÁS, RACISMO NÃO SE REFERE SÓ AO POVO NEGRO, MAS A TODAS ETNIAS. EXISTE muito racismo contra chineses e orientais e dos negros contra os brancos. Enfim, faz parte da humanidade, algo a ser superado.
Racismo tem a ver com raça, e não com condição financeira...preconceito com pobres é outra coisa e não racismo
@@renatosillva6002 A diferença do racismo no Brasil para os EUA é a seguinte, estados unidos não é um país miscigenado. Lá os brancos em sua maioria são puros e tem o fenótipo caucasiano, os negros a mesma coisa. Os bairros São divididos etnicamente, e realmente existem supremacistas brancos.
Já no Brasil qualquer pardinho do nariz grande é considerado branco, porque nesse esgoto a população em sua maioria expressiva é miscigenada. E essas mesmas pessoas que cometem racismo aqui, seriam as primeiras a serem queimadas vivas em um país de supremacistas brancos. Brasileiro racista é a pior piada que existe os famosos nazipardos tupiniquins dos trópicos
O que é pior que alguns PM aqui do Brasil estão copiando a atitude horrivel dos Policiais americanos. Mas tem países que o negocio é mais explicito , mas lamentavelmente o Racismo existe em todos países.
Não passando a mão na cabeça de ninguém, mas não dá pra deixar de ressaltar que aqui muitos policiais morrem, são executados mesmo. São níveis de violência proporcionais (e ás vezes até maior que) a guerra. Então as pessoas já vão com a mentalidade de vida ou morte, eu sinto muito essa mentalidade e abordagem de zona de guerra na polícia do Brasil.
Como se o problema fosse só a polícia do Brasil né ??
Não sei se em todos. Pelo menos espero que não. Na França por exemplo não vejo quase racismo e a Alemanha tem lutado muito sobre diversidade.
@@gideaoduartedeabreu7091 glória a Deus que não ver isso, ou pelo menos as pessoas tem o bom senso de não falar tudo que pensam, há ética, espero que o mundo aprenda a amar e a respeitar. Mas tá difícil.
@@ksjkssiiiissssghhhggffdd..930 eu falei que eles estavam copiando os americanos e que em todo lugar há pré conceito ou racismo, alguns bem explícitos alguns velados.
Vc está sendo umas das minha UA-cam preferida,até hoje não tinha visto um canal de um brasileiro q Mora no EUA, falando desse jeito, parabéns, torcendo pro canal crescer.
Muito obrigada!
Um negro de classe média alta brasileiro ainda vai ser seguido em um supermercado ou olhado dos pés a cabeça ao entrar em certas lojas. Obviamente que a desigualdade econômica é o principal problema, mas não é o único. Aqui é muito complicado lidar com a dissimulação, pq fica difícil provar e no final te chamarão de mimizento.
@@marllonsiqueira2279 Os racistas daqui são muito cínicos e dissimulados, só me fazem lembrar daquela mulher lá de The Boys,que diz que os outros adoram o que ela fala, só não gostam da palavra nazista, é muito mais respeitável um racista declarado do que um racista covarde
Emocionante seus apontamentos. Obrigado pela aula, Nati!
Doeu no meu coração e me emocionei com cada palavra sua!
Obrigada por assistir!
Conheci o canal hoje e já me inscrevi, daria milhões de likes nesse vídeo incrível!! Parabéns e obrigada pelo vídeo, vc é ótima! 👏👏😍😘
Obrigada 🤩
Menina se pudesse te daria um milhao de like
!
Menina, acho que vc é absolutamente lúcida!
Achei que vc tem uma visão muito equilibrada sobre um assunto que as pessoas normalmente pensam com o fígado! Mas muito forte! Gostei de te conhecer!
Muito obrigada por assistir! 🤩
Obrigada por esse vídeo! Enriquecedor demais. ✊🏾❤️
FIQUEI IMPACTADO PELAS SUAS PALAVRAS HOJE EM 2021 , PARABENS NATY OLEN
Amei o vídeo! Acabei de me inscrever. Mesmo não sendo o foco do seu canal, ser negra faz parte de quem vc é... Vc podia fazer mais vídeos, falando de qnd te caiu a ficha de q vc era negra... Por ter sido criada com a parte branca da família, pode ter demorado pra vc tomar consciência do racismo e tal. Vc fala mt bem 👏🏾👏🏾👏🏾 PS: À medida q o canal cresce,vem aqueles comentários maldosos, como os poucos q eu vi nesse vídeo. Não deixa eles te afetarem, até pq sempre serão minoria. Bjusss
Obrigada pelas palavras e por assistir! Vou fazer sim mais vídeos sobre o assunto 🤩
Obrigada por este vídeo.... muito esclarecedor....e importante o que vc colocou! Parabéns pelo vídeo!
Obrigada por assistir!!
Muito obrigada por esse show de aprendizado meu bem! Você disse muito, tudo o que estava dentro de mim engasgado... Tudo o que eu queria gritar para a sociedade. Obrigada!!!
Perfeito o seu discurso Nati!! Principalmente o final. Me vi sendo representado quando você disse sobre 2020 ser o ano em que acordei para o racismo. Foi exatamente isso.
Nota 1000!
Obrigada por assistir!!
Tava assistindo vídeos de aur pair e vim parar aqui. Nossa eu amei esse video!! Há uns anos atrás eu ouvia esse termo "fulano é racista" e pensava exatamente isso que vc falou. Depois de me aprofundar hoje em dia eu entendo que todos nós somos racistas (e machistas tbm). Nós aprendemos a ser racistas. Essa parada que vc falou de "vc trocou o Brasil pelos EUA" é sobre isso. Não é meu lugar de fala, eu sempre vejo esse tipo de comentário 'ele trocou a favela pela casa na praia' 'trocou a senzala pela casa grande' (ouvi isso do Babu no BBB, pra Thelma). É como se quando uma pessoa preta conquista algo ela tá errada.. 'aquele não é o lugar dela'. Bom, pelo menos nunca vi alguém criticando um branco por escolher morar em outro lugar.
Nossa video!! Me emocionei, mto necessária, video muito esclarecedor!! Incrível 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
A sua maneira de pensar já não tem nada a ver com a maneira brasileira, PARABÉNS. You said it all, simple like that!
Nossa, Naty! Onde você estava até hoje? Digo, seu Canal! rsrsrsrrs
Amei!!!!
Parabéns!!!!
Muito bom o vídeo e dá para ver que fala embasado em sua experiência no exterior e vivências em ambos os países. Então te convido a estdar um pouco mais sobre a questão do racismo no Brasil ser mais social, têm diversos youtubers negros como a Gabi de Pretas, Nataly Neri. Veja um pouco o que o Emicida fala e têm construído sobre racismo. Todas pessoas que ascenderam socialmente e passam racismo o tempo todo apesar do dinheiro. Aí para entenrder mais a fundo a teoria, precisa ler Silvio de Almeida e racismo estrutural. Eu como negro único como você que tive mais oportunidades fui bater de frente com o racismo justamente quando atingi cargos mais altos nas empresas que trabalhei. Não entendi porquê pessoas recebiam oportunidades sendo menos qualificadas que eu e após buscar e me enegrecer, pois nos tornamos negros outro livro legal de Neuxa dos Santos, entendi que há lugares que não nos pertencem. Vivemos um apartheid velado no Brasil e isso, aí é questão de opinião, é muito mais perverso e violento que o racismo nos estados unidos, onde já estive e trabalhei por mais de 10 anos em empresas americanas. Como você diz no Brasil é mais ignorância, mas ela é estratégica e o branco brasileiro quer ficar nessa ignorância, pois assim mantêm seus privilégios. Então quando é explícito e mais fácil combater se é velado é mais fácil de invalidar, diminuir e varrer para debaixo do tapete e ficar tudo como está, seja racista ou socialmente. E por isso para mim é mais violênto. Porque não vamos sair dessa já que não vai haver a tal luz, educação ou vontade disso. O Racismo no Brasil é um porjeto de muito sucesso. Dizem que o Brasil deu errado, mas não deu muito certo para essa eleite branca que é maioria e vive em seus privilégiso sem risco de que isso mude. Como pode o pais com mais negros fora de África estar nesse estado zumbi ?!? Não é a toa que aqui não temos representantes negros exprecivos como nos Estados Unidos e isso é muito porblemático, principalmente pela proporção de negros aqui em relação aos Estados Unidos. Entendo seu ponto de vista e já discuti com diversos negros que vêem igual e acredito que até esse ponto de vista ajuda na manutenção do racismo estrutural e faz parte desse processo bem sucedido. Agora é importante dizer que somos plurais como negros e vamos divergir assim como Martim Luther Kinger e Malcom X e precisamos acima de tdo nos respeitar até porque ha fatos que expões que são incontestáveis, mas precisamos avançar a pauta do ficar explicando o que é racismo como fez no princípio do vídeo, meu avô fazia isso, meu pai, nós fazemos e os filhos vão fazer ? Ate quando ? Como mudar ?
o comentário q eu estava procurando. Muito obrigado!
vídeo fodah !!!! vc foi cirúrgica nas palavras. 👏🏾👏🏾👏🏾
Oi Naty, obrigado pelo conteúdo do seu canal, gosto muito da forma como ele é colocado. Com relação ao racismo, quando você respondeu que comparando você ainda acredita que é melhor no Brasil, respeito a sua opinião. Ao meu ver, pra começar existe uma diferença nos papéis de como o homem negro é visto na sociedade em relação a mulher negra. Ambos não são positivos mas o homem negro é visto como agressivo/violento, suspeito enquanto que a mulher negra é relacionada a alguém fácil de se relacionar sexualmente, encrenqueira e mão leve em estabelecimentos comerciais. Diante de uma escolha em uma sociedade racista, a mulher negra leva vantagem. Quando eu morava no Brasil, era muito difícil para um negro pertencente a uma classe social baixa-média, pensar e planejar ser um médico, advogado, contador, frequentar uma faculdade em geral e ascender socialmente, isto porque não haviam modelos, referências no mundo negro brasileiro em quem era possível se espelhar, acreditar naquela possibilidade, aquela porta inexistia. Não importa o quanto você pesquisava, todos as possibilidades eram presentes somente para os brancos brasileiros. Mesmo que você estudasse, era barrado em um processo de recursos humanos que não era projetado para o negro. Vestibulares requeriam fotos para assegurar que os negros se mantessem em cursos que não eram reservados aos brancos e mesmo que você conseguisse se formar em curso de uma faculdade renomada, você não tinha um padrinho, um pai ou uma mãe ou alguém que pudesse te dar uma carta de referência para um estágio ou emprego, e muitos negros super qualificados(overqualified) acabavam em posições muito inferiores a sua formação educacional. No Estados Unidos existem refências em todos os setores para os negros e em todas as faixas etárias. Negros médicos, advogados, faxineiros, recepcionistas de empresas/hotéis, comissários de bordo, pedreiros, presidente...O negro nos Estados Unidos pode sonhar e procurar meios para se tornar ou chegar próximo daquele profissional de referência. Para uma pessoa negra sem planos de ascensão social ou profissional, o Brasil está ótimo, concordo com você pois você sente o racismo mas não ouve ou o vê tão explicitamente. Você terá amigos brancos em sua classe social e crescerá vendo e festejando o sucesso deles. Mas se você é uma pessoa negra batalhadora e quer subir na vida a custo de estudos e trabalho duro, os Estados Unidos é o melhor país. Não existe pior racismo do que aquele que limita e impede as suas possibilidades de sonhar e AGIR na vida. Racismo existe em todos os lugares, porém, na minha opinião, quanto mais você se educa, trabalha e ascende socialmente, mais preparado você fica para enfrentar um indivíduo ou situações racistas e aplaudir o seu próprio sucesso.
Excelente reflexão, amei seu comentário! Realmente é muito difícil colocar na balança duas medidas tão diferentes. Eu concordo plenamente com vc que nos EUA pelo menos temos muitos negros bem posicionados na sociedade, ao contrario do Brasil. Mas isso também é consequência da condição econômica do país, aqui temos mais oportunidades pq a economia é muito aquecida, precisa sempre girar e continuar crescendo, mas como consequência disso presenciamos o racismo na sua forma mais pura. Que é mesmo uma pessoa tendo a mesma profissão, dirigir o mesmo carro, e ter as mesmas condições financeiras que a outra, ainda sim se achar superior por causa da sua raça. Enfim, é muito triste pensar que em 2020 ainda vivemos em sociedades assim. Mas vc tem razão, no Brasil o caminho é muito mais longo!
@@NatyOlen É triste as pessoas se acharem superior por uma questão racial. Acho o Brasil realmente pesado com relação ao racismo. Existet toda uma classe média e alta que sabem exatamente o local onde elas querem ver os negros. Todas as vezes que vou ao Brasil e visito alguns lugares sofisticados, tenho a impressão de que o país voltou a época colonial onde negros e pessoas não-brancas estão presentes para servir e entreter, jamais usufruir do local. Seguranças seguem os negros nos shoppings centers, polícia abordam negros dirigindo um carro mais caro... Os negros são pressionados a ficarem na senzala...e só saírem de lá para servir. Será que estou muito negativo ?
Nossa que conteúdo, que esclarecimentos.
Muito top você, Deus te abençoe.
Naty muito necessária ! Amei discussão ❤❤❤❤❤
Vou indicar e assistir muitas vezes!
Melhor vídeo sobre o assunto. Me emocionei aqui.
Obrigada por assistir!!
Um dos canais mais inteligente do UA-cam. Parabéns pelo compartilhamento das suas ideias. Um forte abraço,
Obrigada
Slc! Grande aula de caráter! Parabéns!
Ao ter contato com o conhecimento e a informação, a vida vai ganhando um sentido novo, apesar de ser uma realidade cruel, o conhecimento salva. Obrigada por relatar sua experiencia e contar um pouco como é a vida aí. Estou em processo de descoberta, minhas percepções estão cada dia melhor, autoestima, autoimagem. Sou uma brasileira preta, e hoje meu crash é o Michael Bakari Jordan.
Estamos todos aprendendo muito nesses últimos anos, desconstruindo muita coisa, nem sempre é fácil mas o importante é estar com a mente aberta pra aprender né?!
Me desculpe, mas, você não é negra
@@wellingtoncarvalho7023você deve ser cego né 😂😂
I wish all Brazilians spoke Portuguese as clearly as you do. I understand everything you're saying.
Awesome!!
Esse vídeo precisa rodar pelo mundo! !
Nossa vc fala muito bem, não é atoa que é jornalista
Obrigada!
Esse é um dos melhores vídeos que já vi desse tema!
Obrigada por assistir!
Você é incrível mulher 🤩
Sempre tivemos que ralar muito.Ter casa,carro,qualificação profissional,fazer viagens legais dentro e fora do seu país,colocaram na cabeça de muita gente no Brasil.Já passei por poucas e boas ,pois mesmo tendo acesso a determinadas coisas a discriminação em algum momento ocorreu.Fui ver um carro um tempo atrás é a vendedora me perguntou assim:O que vc quer aqui?
Respondí :Primeiro um cartão da loja e informações sobre estes carros aqui!A infeliz me atendeu a contra gosto e não ganhou a comissão dela pois o fato do moço aqui ser negro a infeliz fez uma leitura errada.Estamos em território inimigo pois falta educação e identidade como Nação.Infelizmente tem conceitos atrelados a eugenia e nazismo aqui no Brasil que foram transmitidos como superioridade racial neste nosso incrível País miscigenado e tão equivocado
Absurdoooo
video completamente necessario
muito obrigada
Obrigada por assistir 🤗
Você é uma mulher maravilhosa, acabei de conhecer seu canal e pretendo ficar por aqui ♥️
🤩🤩🤩
Aprendi muito hj com vc. 👏👏👏👏
Só discordo de que pretos podem ser racistas, de resto é a melhor explicação sobre racismo que já ouvi até hoje👏🏽👏🏽👏🏽
Cara, que vídeo bom, ele é tão completinho, você consegue se comunicar tão bem, Parabéns.
Obrigada por assistir!
A minha família é uma mistura de negros e "brancos" (como a maior parte dos brasileiros). Até eu ter 12 anos eu não tinha noção do que era racismo eu não entendia pq eles me perguntava se o meu primo era realmente o meu primo pq ele era negro e eu branca, detalhe eu nem sou branca so tenho a pele mais clara(mãe branca , pai negro). Mas mesmo sem saber o que significava eu me sentia mal, pois, eu sentia o sentimento negativo. E quando eu perguntava o motivo da pergunta a resposta era que nós éramos diferentes.
Aula máxima.
Não sei porque existe isso! Deus criou todas as raças. Sou descendente de europeu, era uma família italiana racista, mas nunca discriminei ninguém. O Brasil é muito racista. Sua maneira de abordar o assunto foi ótima. Merece um milhão de likes. E o branco brasileiro sofre preconceito??
Obrigada por assistir! Eu adoraria ver alguns brancos brasileiros racistas irem pro exterior e sentirem tudo isso na própria pele pq aqui, mesmo sendo branco, se vc é estrangeiro, ainda sim pode sofrer preconceito. Aqui se utiliza muito a regra “one drop” se vc tem “uma gota” de outra raça, vc é aquela raça.
Muito bom o vídeo!!! Tu conseguiu explicar perfeitamente oq muitas vezes eu não conseguia falar
Obrigada por assistir!!
Parabéns!!por cada palavra inteligente e emocionante que vc disse!!!vc nos representa brilhantemente!!💐💐
Muito bom o vídeo. Fiz recentemente um video tbm comparando Racismo nos EUA e no Brasil. Tem muita coisa que a gente só se da conta quando se muda pra cá. Ainda mais morando numa cidade com população negra super pequena como Portland, Oregon. Ainda estou associando as coisas direito, não sou considerado negro aqui nos EUA, algo que sempre foi muito claro pra mim no brasil, e isso está sendo um processo pra mim.
Pois é, aqui é outra realidade!
Mulher se eu pudesse alugava um telão no centro da cidade e deixava passando esse vídeo 24h. Thanks for all!!!!!!
Quem dera haha! Fico tão triste que a gente não tem conversas como essas nas escolas, em aulas de historia, por exemplo. Todos nós deveríamos desde cedo falar sobre raça e preconceito sem tabu e sem medo, pra tentar realmente desconstruir algumas ideias muito erradas que temos. Inclusive as próprias minorias tb, as vezes a gente já se diminui automaticamente sem nem perceber.
Amei o vídeo muito consciente tudo que vc falou, mas tb muito triste saber de tudo isso
Esse racismo consciente é maldade, está na alma e dá medo.
Pois é, a pessoa é má e não tem vergonha disso.
Me inscrevi ontém no seu canal.
Vc é uma ótima comunicadora.
Moro em São Paulo SP.
Obrigada!!! Eu morei em São Paulo por alguns anos, amooo!!
Linda,perfeita ! Se posucione mesmo,precisamos,vocês precisam disso. Tenho familiares negros "NEGROS" que desvalidam essa causa. Não se reconhecem como negros por pura ignorância. Essa mulher é muito incrível. Arrasou !
Obrigada por assistir! Infelizmente no Brasil a gente perde a identidade, não somos valorizados e celebrados então não temos orgulho da nossa origem. Mas eu sinto que isso esta mudando um pouco com a nova geração, mais negros assumindo os cabelos crespos, assumindo as estampas e acessórios africanos, jovens estudando sobre nossa história... hoje em dia tem esses testes de DNA que vc pode fazer pra descobrir suas origens... tenho muita esperança que nosso futuro será diferente!
não adianta eles não se reconhecerem como negros se a sociedade inteira reconhece, só vão enganar os cegos, de resto vão sofrer racismo da mesma forma.
Excelente vídeo, Naty! Acabei de conhecer o canal, mas já me tornei seu fã...
Muito triste fiquei olhando o rapaz chorando e os policiais matando ele. Que horrível.... mas a violência aqui no Brasil também desde a época da colonização violência contra índios e os neģros....aqui tem racismo também...
Parabéns!Um dos melhores vídeos que eu já vi sobre esse tema!
Na minha visão não acho que existe qual é o país mais racista, mas o fato é que existe racismo em qualquer país!
Você é sensacional, parabéns!
Obrigada 😭😭😭
Que aula! Parabéns pelo conteúdo!
Obrigada 😊
Eu tbm sou filha de mãe branca e pai negro, e fui criada pela parte branca, vivendo assim o racismo é muito velado, mas existe sim e dói.
Sim :(
Meu Deus… quero te conhecer! Você me mostrou coisas que nunca pensei que poderia pensar! Parabéns por partilhar isso conosco!!
Obrigada por assistir!