Uma coisa que me pergunto sobre a Índia no futebol é o fato deles não acharem algum jogador com descendência indiana no Reino Unido (várias seleções africanas naturalizam jogadores nascidos na Europa). Impossível não ter algum, visto a enorme comunidade indiana por lá.
O futebol mexicano está em uma situação bem complicada. Atualmente, os EUA tem uma seleção bem melhor. Se os mexicanos não mudarem o que é feito na Liga MX, é provável até que o Canadá os supere nos próximos anos.
Só que os jogadores da seleção jogam na liga local e os jogadores dos clubes são estrangeiros, pega a convocação pra Copa América pra tu ver 🤡🤡@@guilhermepinheiro1122
Minha família mora no México, e cara te falo o problema lá é a corrupção, ainda com essa de tirar o rebaixamento acabou com o nível do futebol lá, e tudo isso pra não deixar os maiores clubes caírem, o problema do México é não ter copa do México, e o regulamento do México é ridículo. Pumas, Chivas, Cruz Azul, Toluca, Queretaro, Juarez, Tijuana, são times que eram pra ir pra uma segunda divisão não ganham mais nada, Necaxa ou também, mais pra não deixar grandes cair a federação do México fez esse regulamento horrível.
Concordo plenamente, e é um absurdo não haver rebaixamento, tira qualquer competitividade, e outra temos um campeão de Concachampions na liga expansion que nem pode conquistar o acesso, falo do Atlante campeão em 2009 que inclusive enfrentou o Barcelona nas semis do Mundial.
@@CarlosEduardo-qz7yw pra você ver cara, embaçado não dá pra entender, depois a ESPN lá fica falando que o futebol não cresce, tem potencial, mais a federação mexicana não deixa
Lembro do México em 2010 ganhando da França, em 2014 fazendo frente com a Holanda infelizmente foram eliminados no fim do jogo, em 2018 ganhou da Alemanha, mas essa última copa foi decepcionante, muito em razão dessa corrupção dentro do futebol mexicano, complicado cara, sem falar que hoje em dia são fregueses dos EUA e futuramente serão ultrapassados pelo Canadá.
Já o Japão parece ter feito tudo certo. Eles sempre evoluem a cada ano que passa, cada vez mais jogadores indo pra Europa, cada Copa melhorando os resultados, a J League crescendo a cada ano.
Japão tem tudo pra se tornar uma potência do futebol. A cada ano que passa, aumenta o número de jogadores japoneses na Europa. Eles já possuem infraestrutura, cultura de futebol, investimento... Faltava ter os jogadores fora de série. Já temos o Kubo e Mitoma... Tendência e surgir mais jogadores assim.
Japão só precisa ter um tempero pra jogar copas do Mundo, pq qualidades eles tem. Foram eliminados bizarramente nas últimas duas copas, mesmo jogando melhor que seus adversários. Contra a Bélgica nem se fala. Lhes falta malícia, falta impregnar a mística das copas na mente deles.
Mexico e Egito sao bem parecids: tem clubes e ligas mais fortes de suas confederecoes, mas um problema em comum: os jogadores ficam muito na liga local e poucos tem experiencia em ligas europeias, o que faz as selecoes sofrerem em jogos contra europeus ou mesmo sulamericanos. Numa parte 2 podemos colocar Japao, Coreia do Sul, Russia, Africa do Sul e ate mesmo Holanda ou Belgica, ja que estes dois nunca conseguiram alcancar titulos ainda mais relevantes (especialmente Belgica)
@@marhen2k3 A vdd é que 1 Euro é muito pouco pra história da Holanda no futebol, assim como a Inglaterra que tem uma liga forte, clubes fortes, investimentos, muitas promessas e só tem 1 copa e ainda assim polêmica kkk
A Turquia também é um país fanático por futebol e com população grande,85 milhões de habitantes e só disputou duas copas do mundo,bem pouco para o potencial que tem.
@@K4U-yw4oi Sim acho que dificilmente ficariam fora da Copa do Mundo se jogassem pela AFC,mas preferem ser da UEFA por causa do dinheiro,a UEFA paga bem melhor.
E tem times que já foram muito competitivos: Galatasaray (Já foi campeão da Europa League e Recopa contra o Real), Fenerbahçe (Já chegou em Quartas de Champions) e tem o Besiktas
@@pepapig1446 Eu lembro desse Galatasaray campeão da Copa da UEFA,atual Europa League em uma final contra o Arsenal,Taffarel catando muito no gol,Hagi no meio do campo,Hakan Sukur no ataque,na zaga tinha o Capone que tinha sido campeão da Copa do Brasil pelo Juventude em 1999 e para a Supercopa contra o Real Madrid eles ainda contrataram o Jardel.
Detalhe que em sua última participação na Copa do Mundo, em 2002, a seleção turca foi bem, pegou medalha de bronze. Eu achei que seria o início de várias participações turcas nas edições seguintes, mas parou por aí. O último bom jogador turco após aquela seleção de 2002, Arda Turan, que jogou pelo Atlético de Madrid, já até encerrou a carreira.
Uma liga que senti falta foi a da Indonésia (BRI Liga 1). Apesar de ser bem disputada e equilibrada, contando uma varidade interessante de brasileiros, os principais fatores para o campeonato não se desenvolver: - Marcado por um longo histórico de violências entre os torcedores (inclusive, os estrangeiros colocam a Indonésia como o campeonato de futebol mais perigoso do mundo) - Ultimamente, a federação local (PSSI) "escanteou" os jogadores da base, e vem escalando diversos estrangeiros que tem ligação com a cultura do país, ao ponto de nem saber se realmente são jogadores dignos de jogarem na sua seleção. Fora isso, eu gostei do seu vídeo e seu canal é bastante interessante... Novo Inscrito! 🫡
Teve um jogo que morreram mais de cem pessoas dentro de um estádio na Indonésia. Eles são muito fanáticos, tipo os turcos, mas a seleção é fraquíssima... Tem muita rivalidade clubística, até mulheres vão pro pau...
Países que poderiam ter ligas ou campeonatos melhores: - França: a Ligue 1 nunca foi uma liga de ponta da Eurocopa, não é a toa que o futebol francês possui apenas 1 título da Liga dos Campeões (menos do que o Nottingham Forest), e fora que a falta de competitividade na Ligue 1 prejudica o Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões - Holanda: a Eredivisie já foi forte no passado, mas que atualmente os clubes holandeses não conseguem fazer grandes campanhas em competições europeias - Croácia: o país costuma fazer boas campanhas em Copas do Mundo, mas em relações a clubes deixa a desejar, não é a toa que o Dinamo Zagreb foi campeão croata 17 vezes nas últimas 18 temporadas - Estados Unidos: investiu bastante no futebol trazendo craques como Beckham, Kaká, Pirlo, David Villa, Luis Suárez e até mesmo o Messi, mas os times da MLS conseguiu quebrar a hegemonia mexicana na Concachampions apenas em 2022 com a conquista do Seattle Sounders - Irã: o país costuma ir para Copa do Mundo com frequência, mas não costuma ter sucesso na Liga dos Campeões da AFC - Austrália: o país costuma ir para Copa do Mundo com frequência desde que deixou a OFC, mas em relação a clubes fica atrás de Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar
Os clubes da Austrália creio que são muito prejudicados pela logística. De Sydney, Melbourne ou Brisbane para qualquer cidade asiática a distância nunca é menor que 7.500 km, muitas vezes maior que 11.000km. Só a Indonésia e as Filipinas são um pouco mais perto... de SP a Madrid dá uns 8.000km, então é como se os clubes brasileiros tivessem que ir jogar a UEFA CL...
Pra uma parte 2: • Indonésia, tem mais de 280 milhões de habitantes, mas é uma das piores seleções da Ásia • Paquistão, o mesmo caso da Indonésia • Colômbia, apesar de ter uma boa seleção perca muito nas competições oficiais • Turquia, tem uma boa quantidade de habitantes, tem torcidas fanáticas, tem uma liga organizada, mas a seleção deixa a desejar
A Seleção da Turquia infelizmente é uma grande decepção. A última boa campanha da Seleção turca foi na Eurocopa de 2008 quando chegou na semifinal. E a última Copa do Mundo que a Turquia participou foi em 2002 (quando conseguiram o histórico 3° lugar).
@@Rodryn08 Sim, o problema da seleção turca é que os principais jogadores não rendem quando jogam pela seleção. País de Gales por exemplo, sempre tem jogadores que fazem a diferença e ajudam bastante, mas na seleção da Turquia nenhum jogador consegue render e fazer a diferença.
@@Lucas-gc1ji talvez isso seja um problema com os dirigentes da seleção ou não ter um treinador que consiga extrair um bom futebol mesmo de jogadores medianos a nivel europeu
Realmente a Turquia é um caso à parte, tinha tudo para ser uma boa seleção que no mínimo paticiparia frequentemente das Copas do Mundo, que nem a Suíça, mesmo que não ganhasse nada, é decepcionante o fato de que eles estão há mais de 20 anos sem participar de uma única edição da copa, considerando que os Turcos em geral adoram futebol. Talvez tenha alguma ligação com a geopolítica do país, já que não é um dos países mais estáveis que existem, estão passando por uma espécie de ditadura, inflação alta e conflitos na fronteira e no interior do país talvez tenham ligação com isso
Os Estados Unidos era pra ser bom também no futebol pois é um país populoso,rico,e que tem uma infraestrutura de nível europeu em sua Liga MLS,alem de que o Feminino do Eua é uma das seleções mais fortes do mundo
Futebol lá e mais um esporte compete com vários mais populares, basquete, futebol americano,....criançada joga muito e com as meninas e mais popular tbm.
Índia está para o cricket assim como a Nova Zelândia está para o rugby. Eles tentaram desenvolver um liga, mas não funfou. Nos EUA, é parecido: eles preferem seus esportes como beisebol, basquete e futebol americano. E em todos eles, é mujto dificil imaginar um fomento ao futebol.
Ironicamente no futebol feminino, a seleção mexicana está se encaminhando pra ser uma potência. É questão de tempo até as mexicanas conquistaram um título sub-17, sub-20 ou profissional.
Cara não basta só ter uma grande população, tem que ter investimento e organização juntamente com incentivo a nova geração. Não tem como comparar a Arábia Saudita, muito rica, com a Índia, muito pobre.
Um fator interessante: em 1950 a Índia conseguiu se classificar para a copa aqui no Brasil mas nao não tinha dinheiro para viajar pra cá e desistiu. Seria a primeira e unica copa do Egito mas sao decisões que se tomam e historicamente se paga.
Nessa lista poderiam estar incluídos Rússia e Indonésia tbm? São dois países com grandes populações,os russos gostam muito de futebol e herdaram os altos investimentos em esportes da antiga União Soviética,afinal a capital soviética era Moscou e a Rússia era a maior república,até hoje é o maior país do mundo territorialmente falando,atualmente eles estão suspensos da UEFA ,mas quando disputaram nunca fizeram muita coisa nem na Copa do Mundo nem na Eurocopa,só passaram de fase na Copa de 2018 quando jogaram em casa, perderam para a Croácia nos pênaltis em um jogão,na Eurocopa a única boa campanha foi em 2008 quando perderam para a Espanha na semifinal e a Indonésia é um país com 275 milhões de habitantes,um dos mais populosos do mundo ,não sei se o futebol é o principal esporte do país,não conheço a cultura deles,mas sei que foram colônia holandesa no passado, inclusive a única copa que disputou foi na condição de colônia holandesa em 1938 e que alguns jogadores que já tiveram destaque no futebol holandês possuem ascendência Indonésia,Roy Maakay,Giovani Van Brokhrost,a Indonésia poderia aproveitar algum jogador nascido na Holanda com ascendência no país para melhorar o seu futebol,pois possui uma grande população,o que gera um potencial.
A Hungria que era uma potência temida por todos nas épocas de 50 e 60 parou no tempo também...nunca mais se classificou pra uma Copa do Mundo e nunca mais revelou grandes jogadores.
Países que já foram bons no futebol e atualmente não estão em grande fase: - Uruguai: possui 2 títulos de Copa do Mundo em 1930 e 1950, visto que não conquista a Libertadores desde 1988 sendo que o futebol uruguaio era bastante forte visto que Peñarol conquistou 5 Libertadores e Nacional conquistou 3 Libertadores - Hungria: já encantou o Mundo na Copa do Mundo de 1954 com o talento de Puskás e atualmente não disputa a Copa do Mundo desde 1986 - Romênia: o país teve o Steaua Bucareste sendo campeão da Liga dos Campeões 1986-86 e atualmente está desde 1998 sem disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões e desde a temporada 2013-14 sem disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões - Tchecoslováquia: foi campeã da Eurocopa de 1976 e vice-campeã da Copa do Mundo de 1934 e 1962, o país se separou na Década de 90 e depois disso tivemos República Tcheca participando da Copa do Mundo apenas em 2006 e a Eslováquia participando da Copa do Mundo apenas em 2010 e fora que os clubes não tem participações marcantes na Liga dos Campeões - Grécia: foi campeã da Eurocopa de 2004 e atualmente está fora da Eurocopa pela 3ª vez consecutiva
Fala, Raphael! Seja bem vindo ao canal! Concordo com todos, menos o Uruguai. Foram campeões agora sub-20 no Mundial. Possuem uma baita geração, pensando que o país tem a mesma população que Curitiba e região metropolitana praticamente. Darwin Nunez, Arrascaeta, De La Cruz, Valverde, Araujo, etc
@@ofutebolrevolucionaO futebol uruguaio decaiu muito em relação aos clubes, não é a toa que o Uruguai não conquista a Libertadores desde 1988, nunca conquistou Copa Sul-Americana, as extintas Copa Conmebol, Copa Mercosul, Supercopa Sul-Americana (disputada por campeões da Libertadores) e disputou apenas 1 final de Libertadores desde 1989
A Índia quase jogou a copa de 50 aqui no Brasil, mas não jogou por 3 motivos: 1 Viajar pro Brasil era muito caro na época 2 Eles não faziam ideia do que era uma copa do mundo 3 Eles queriam jogar descalços, e a FIFA não permitiu isso.
o futebol no México é tão sucesso, que o futebol interno é muito forte, eles tem condições de bancar seus jogadores e acaba que não saem pra Europa e não evoluem. Vale a mesma coisa pro Egito
Um fato: eu acompanhava o futebol da india, arábia saudita, papua, nova Zelândia, camboja, Butão e egito, entre 2014-2018, depois de alguns anos parei por falta de tempo, mas era bom em
Tem o Paquistão também, é um dos países mais populosos do mundo, tem uma populacão maior que a do Brasil. E acho que estão ente as 15 piores seleções do Ranking da FIFA.
Pelo assunto, arrisco a dizer que até o Brasil, futuramente, entrará nessa lista também. Pois com desorganização dos campeonatos nacionais e corrupção dos dirigentes estão dando sinais que o futebol entrou numa decadência.
Antigamente (antes de 2021) eu não acompanhava muito o futebol, mas sempre tive a impressão que a Rússia era uma potência no futebol, quando eu descobri que era uma seleção apenas tardicional (que jogo com seleções fortes mas geralmente não ganha nada) eu fiquei que nem aquele macaco/fantoche daquele meme
Um país que devia ser adicionado seria os Estados Unidos. Têm o dinheiro e tem as instalações para desenvolver os melhores atletas, porém o futebol lá é um "pay to play", ou seja, só pessoas com dinheiro e de classe média podem jogar em escolinhas e clubes. Depois também tem o problema da arrogância americana de achar que só o físico que importa e por isso o futebol dos Estados Unidos não desenvolve técnico e tático, que no futebol masculino são fatores que importam bastante
Seria interessante falar sobre uma seleção grande, como a Inglaterra. Que tem a liga mais valiosa do mundo. Mas a seleção só tem um título de expressão, e que ganhou em casa e nada mais
Acho que a Rússia também contratam vários jogadores. Pelo tamanho do país que é grande deve ter uma população grande. Apesar de tá na Europa um continente competitivo na Europa. (Apesar que não sei como tá a situação deles devido a guerra). A Turquia também pq contrata muitos jogadores a nível médio acho do nível do México.
Sobre o México pode acrescentar o fato de está na Concacaf, tirando o Estados Unidos não tem outra seleção do nível da mexicana, assim fica impossível se desenvolver. Uma solução seria o México se afiliar a Conmebol visando subir de nível.
Ainda me pergunto porque cargas d'água as três Guianas (para quem não sabe se trata da Guiana, Guiana Francesa e Suriname) preferem a Concacaf e não a Comenbol. Lá se é impossível se desenvolver porque na prática só tem duas seleções: EUA e México. Pior é somente que a Oceania
@@anacarolinaluzferreira9871 Os motivos disto é em nível competitivo que as seleções das Guianas são muito fracas comparado ao restante da América do Sul, além da questão cultural que as Guianas acabam sendo mais próximas ao Caribe nesse aspecto
@@MaiconSantos-sh3dd Na verdade é sim... Não vê a Austrália, eles disputavam as Eliminatórias da Oceania que são notoriamente muito fracas. Só havia na prática a Austrália e a Nova Zelândia. Isso é até algumas copas atrás quando eles se afiliaram a Federação Asiática visando uma melhor evolução e, é claro, uma melhor chance de disputar a Copa do Mundo devido os critérios de classificação da Fifa que desprestigia a Oceania
@@anacarolinaluzferreira9871 As coisas n são simples assim, não é só pedir, a situação da australia era outra, levava em consideração até a posição dos outros paises do continente no ranking, O mexico tem adversarios de nivel semelhante, Australia n tinha, inclusive em sua ultima participação na eliminatorias da Oceania ganhou diversas partidas com placares maiores que 30 x 0, ja o mexico vc nunca viu nem fazer perto disso.
A Nigéria tem vários jogadores de bom nível e que jogam por clubes europeus, o Problema da Nigéria é o mesmo de muitos países africanos: Falta de Infraestrutura e problemas internos e isso afeta até o próprio desenvolvimento do futebol local africano
@@pepapig1446 Sim, para você vê como isso e o maior problema, Nigéria e hoje o país mais rico da África, com a maior população, e tem o futebol como esporte mais popular, e mesmo assim não consegue subir de patamar.
Ao invés da Coréia do Sul, citaria a Indonésia um país muito populoso com uma população que parece gostar de futebol, porém, acho que a infraestrutura precária deve atrapalhar o desenvolvimento do futebol naquele país (Acho que é um caso muito parecido ao da Índia)
A gente viu o "poder" dos clubes mexicanos diante do Bayern em 2020: um jogo feio, os caras desanimados, ataque fraco, baixíssima velocidade de reação, lento demais... E olha que os caras tem tudo pra ser potência
Índia e China, por exemplo, não têm obrigação de serem fortes no futebol, têm obrigação de serem países com investimento em educação,ciência e tecnologia, como é o caso desses dois países, que estão mais bem avançados do que o Brasil nesses quesitos.
Os engenheiros da China criam carros defeituoso e prédios que são feitos de materiais frágeis. Procura o que é "tofu dred" e verá o quanto eles tem problemas estruturais no setor imobiliário. E a índia, nem precisa falar que até hoje eles jogam mortos nos rios e tomam banho no mesmo lugar. Na média, são culturalmente atrasados. Então, não, não temos que copiar esses países.
@@silviocardoso9587 Vc quiz falar do japão ou da india? japão nunca foi campeão mundial e isso não importa pq se for assim a maior parte dos paises do mundo nunca poderão torcer pro seu pais. agora se vc falou sobre a india ser campeã mundial de cricket um esporte onde só ela joga isso não tem mérito nenhum até pq só ela e o paquistão ligam pra cricket.
Agora todos podem tirar o chapéu para o nosso querido vizinho Uruguai!! Com míseros 3 milhões e poucos de habitantes e conseguem revelar tantos ótimos jogadores tanto no passado como no atual presente,
Uma correção sobre o da China: os clubes eram ligados à empresas, em sua grande maioria de capital misto, não à empresas estatais (A evergreen que você citou por exemplo é Taiwanesa e 100% privada). O que acontece é que toda empresa genuinamente grande que atue na China o governo tem uma grande parcela das ações (por exemplo, o McDonald's China tem 52% das ações sendo do governo, o que no Brasil já classificaria como uma empresa estatal: para fins de comparação a Petrobrás é apenas 50% estatal). O governo eventualmente achou o investimento no futebol descabido e passou essas medidas que essencialmente mataram a liga de lá da forma que ela era antes.
@@ofutebolrevoluciona Nada! Bom vídeo e escolhas interessantes! Ainda sobre a China, esse movimento anti futebol do governo foi justamente em grande parte pela crise que passaram, tanto sanitária quanto no ramo de construção civil/imobiliária, e para "cortar as asinhas" das empresas e evitar a saída de capital nacional para o exterior através dessas grandes transferências de jogadores para lá. O investimento anterior era bem no pique da Arábia Saudita, de tentar fazer um "Sportwashing" do país pro exterior mas como tinham bem menos tradição no futebol que os Árabes nem funcionou.
Sobre o México: seus clubes até que não são tão ruins, ou pelo menos não eram. Eles costumavam ser competitivos e davam trabalho quando disputavam a Libertadores da América. Não chegaram a copar, mas foram finalistas 3 vezes além de outras campanhas ok Mas em relação a seleção mexicana de fato concordo com você mesmo. Realmente deixa muito a desejar em épocas de copa do mundo. Seleção bem pipoqueira em copas. Passaram das oitavas exatamente nas 2 vezes que sediaram o torneio, em 1970 e em 1986
Vídeo daora. Mas acredito que tem mais questões que refletem nesses países e que não foram mencionadas 6:50 e esse modelo mexicano foi adotado por conta da pandemia, não foi por imitar a MLS.
Dos países com população muito grande, o Brasil é o ÚNICO onde o futebol deu frutos muito relevantes. O Brasil tem 27 campeonatos a mais com várias divisões entre eles (estaduais) que conseguem atender a elevada demanda de pessoas querendo ser atleta. Isso tem um peso imenso. Por isso defendo a continuidade dos estaduais, ainda que redesenhada. Agora... não dá pra colocar na conta de 60 times a responsabilidade de relevar atletas num país com 215 milhões de pessoas. E uma curiosidade: A Índia foi chamada para disputar a copa de 1950, mas queriam jogar descalços e desistiram do convite quando receberam a recusa dessa proposta.
Eu colocaria a Itália nesse meio os grandes clubes como exemplos de Juventus, Milan e Inter enche o plantel de estrangeiros e deixam a base de lado e sem contar que na maioria das vezes nas convocações da seleção eles preferem pegar jogadores com descendência italiana do que quem realmente joga o campeonato italiano eu acho que isso seja um dos motivos da safra italiana não ser boa assim de jogadores apesar de terem ganhado a Euro de 2021 e não terem conseguido se classificarem para a copa do mundo
Essa opinião de que "tal país deveria ter grandes equipes de futebol" não faz sentido. Cada país tem sua própria cultura e esportes preferidos. Eu amo futebol mas ninguém é obrigado a gostar
Discordo da questão empresas estatais na China. Embora o governo possa ser controlador e naturalmente ter influência sobre as empresas, não faz sentido cobrar taxa sobre contratação ou proibir nome nos clubes, já que estaria prejudicando o próprio governo. O grupo suning por exemplo era dono da inter de milão.A evergrande tb n é estatal.
Cara Outro exemplo que eu posso citar é a seleção da Turquia! Lá tem bons clubes, inclusive o Galatasaray já venceu a liga europa, sem falar que a torcida é bizarramente fanática, com certeza quem acompanha futebol já ouviu falar do fanatismo da torcida turca. Já a seleção não tem grandes títulos, e só jogou duas copas do mundo. Muito bom seu vídeo por sinal, baita roteiro e pesquisa!
Esses outros países da África tem muitos jogadores naturalizados. Sim, Camarões por exemplo, sempre teve jogador na Europa, mas esse numero só está esse absurdo por conta de naturalização. O único jogador com passaporte egípcio que conheço é o El shaarawy, e ele optou pela Itália
E a Inglaterra , que nao falta dinheiro, investimento, populaçao apaixonada, jogadores , jogando todo dia com os melhores do mundo, e ainda assim, a seleção pode perder pra qualquer time!
Acho que a questão é mais cultural mesmo, exemplo os Estados Unidos,os maiores talentos esportivos estão dedicados a outros esportes, provavelmente se o futebol fosse uma prioridade varios craques do basquete e do futebol americano focariam desde cedo no futebol, provavelmente muito desses caras teriam um grande potencial pra jogar futebol,porem se dedicaram a outros esportes, sera que um Michael Jordan da vida caso jogasse futebol desde criança nao seria um bom zagueiro ? Um bom goleiro ?
Peraí: o méxico esta mal porque não da espaço nem investe n0s jogadores da categorais de base de seus pais, da´espaço demais pra estrelas estrangeiras. Já egito está mal porque daá valor demais a seuas categoria de vbase investe muito em suas estrelas caseiras, que não saem do páis, não ganham rodagem e não evoluem. pería, afinal investir e dar prioridade a base e ter a base como fornecedora dos jogadores é bom ou ruim afinal? pra mim, a questão é outra e simples: Tem povos que são bons rpa uma coisa e ruins pra outra. Tem povos que amam loucamente futebol jogam o tempo todo mas não conseguem evoluir, enquanto tem povos que nem gostam tantoa ssim mas, naturalmente, geram craues constantemente.
china foi doidera, lembro quando os times br temiam os clubes chines por perder mt jogadores pros caras pq n tinha como competir em grana... assim como é a arabia hj em dia, mas a china vinha pra cima muito mais insana, arranco jogador pra porra daqui kkkkk hj em dia os caras tao tudo fudido la
Um país que deveria estar nesta lista é o Suriname pq se não fosse o "roubo" holandês de seus maiores talentos já que o território sul-americano foi uma colônia holandesa até 1975, o Suriname tvz tivesse feito uma campanha respeitável indo para uma copa, principalmente as edições de 98 e 2002. Vários jogadores holandeses são do Suriname como Seedorf, Davids, Hasselbaink...
Uma coisa que me pergunto sobre a Índia no futebol é o fato deles não acharem algum jogador com descendência indiana no Reino Unido (várias seleções africanas naturalizam jogadores nascidos na Europa). Impossível não ter algum, visto a enorme comunidade indiana por lá.
O incrível é que até o atual primeiro ministro britânico é de origem indiana, mas jogador de futebol, nada. 😐
A comunidade hindi nas Ilhas Britânicas tem pouca tradição de envolvimento com futebol.
Eles investem em outros esportes né, há mundo e um mundo imenso fora do Futebol
Indiano ou descendente de indianos de destaque só lembro do Vikash Dhorasoo do PSG que foi pra copa de 2006 representando a França
5:22 titiarito Hernandes,roque santa cruz é nada né?
Exemplo a ser seguido é Uruguai um país pequeno com população pequena e que revela grande craques
Croácia também vice e 2 vezes semifinalistas e foi criado a menos de 30 anos
Holanda, Bélgica, até mesmo Portugal...
Tbm mas se for compararmos a população Uruguai e menor
e qual o exemplo? O que o Uruguai fez para ser seguido como exemplo?
@@danieldalence Vê o vídeo que vc vai entender que eu falei
O futebol mexicano está em uma situação bem complicada. Atualmente, os EUA tem uma seleção bem melhor. Se os mexicanos não mudarem o que é feito na Liga MX, é provável até que o Canadá os supere nos próximos anos.
Concordo. Futebol mexicano caiu demaaais. País que poderia ser MUITO melhor no futebol.
O Peru é outro exemplo os clubes populares tem média clube boa tem grandes estádios população enorme mas seleção horrível velha envelhecida
A seleção não vai bem. Mas o clubes mexicanos vão. Eles batem muitos nos clubes da MLS.
Só que os jogadores da seleção jogam na liga local e os jogadores dos clubes são estrangeiros, pega a convocação pra Copa América pra tu ver 🤡🤡@@guilhermepinheiro1122
Venho do futuro te dizer que os EUA tomou 5x1 da Colômbia no amistoso
Minha família mora no México, e cara te falo o problema lá é a corrupção, ainda com essa de tirar o rebaixamento acabou com o nível do futebol lá, e tudo isso pra não deixar os maiores clubes caírem, o problema do México é não ter copa do México, e o regulamento do México é ridículo. Pumas, Chivas, Cruz Azul, Toluca, Queretaro, Juarez, Tijuana, são times que eram pra ir pra uma segunda divisão não ganham mais nada, Necaxa ou também, mais pra não deixar grandes cair a federação do México fez esse regulamento horrível.
Concordo plenamente, e é um absurdo não haver rebaixamento, tira qualquer competitividade, e outra temos um campeão de Concachampions na liga expansion que nem pode conquistar o acesso, falo do Atlante campeão em 2009 que inclusive enfrentou o Barcelona nas semis do Mundial.
@@CarlosEduardo-qz7yw pra você ver cara, embaçado não dá pra entender, depois a ESPN lá fica falando que o futebol não cresce, tem potencial, mais a federação mexicana não deixa
Lembro do México em 2010 ganhando da França, em 2014 fazendo frente com a Holanda infelizmente foram eliminados no fim do jogo, em 2018 ganhou da Alemanha, mas essa última copa foi decepcionante, muito em razão dessa corrupção dentro do futebol mexicano, complicado cara, sem falar que hoje em dia são fregueses dos EUA e futuramente serão ultrapassados pelo Canadá.
2025 volta a ter o rebaixamento
Já o Japão parece ter feito tudo certo. Eles sempre evoluem a cada ano que passa, cada vez mais jogadores indo pra Europa, cada Copa melhorando os resultados, a J League crescendo a cada ano.
Japão tem tudo pra se tornar uma potência do futebol. A cada ano que passa, aumenta o número de jogadores japoneses na Europa. Eles já possuem infraestrutura, cultura de futebol, investimento... Faltava ter os jogadores fora de série. Já temos o Kubo e Mitoma... Tendência e surgir mais jogadores assim.
Agora só falta criarem o melhor atacante egoísta da história 😈
Japão E Eua vem evoluindo cada vez mais no Futebol, são dois países que futuramente podem virar potencias no esporte
Mas a maior Liga de futebol ⚽ da Ásia é da Coreia da Sul 🇰🇷 !
Japão só precisa ter um tempero pra jogar copas do Mundo, pq qualidades eles tem. Foram eliminados bizarramente nas últimas duas copas, mesmo jogando melhor que seus adversários. Contra a Bélgica nem se fala. Lhes falta malícia, falta impregnar a mística das copas na mente deles.
Mexico e Egito sao bem parecids: tem clubes e ligas mais fortes de suas confederecoes, mas um problema em comum: os jogadores ficam muito na liga local e poucos tem experiencia em ligas europeias, o que faz as selecoes sofrerem em jogos contra europeus ou mesmo sulamericanos.
Numa parte 2 podemos colocar Japao, Coreia do Sul, Russia, Africa do Sul e ate mesmo Holanda ou Belgica, ja que estes dois nunca conseguiram alcancar titulos ainda mais relevantes (especialmente Belgica)
A Holanda tem uma Eurocopa e tb é uma seleção histórica e gigante para o futebol, então faz sentido colocar ela.
A Holanda é a maior seleção entre aquelas que nunca ganharam a Copa do Mundo.
Na minha opinião pessoal a Holanda/Países Baixos tem mais tradição que a Inglaterra@@wellingtoncarneiro2438
@@marhen2k3 A vdd é que 1 Euro é muito pouco pra história da Holanda no futebol, assim como a Inglaterra que tem uma liga forte, clubes fortes, investimentos, muitas promessas e só tem 1 copa e ainda assim polêmica kkk
@@pepapig1446Holanda (Neerlanda) já foi pra 3 finais de copa do mundo.
A Turquia também é um país fanático por futebol e com população grande,85 milhões de habitantes e só disputou duas copas do mundo,bem pouco para o potencial que tem.
Um outro problema da Turquia é eles serem da Uefa. Se eles fossem filiados a AFC ajudaria um pouco mais para eles jogarem a copa do mundo
@@K4U-yw4oi Sim acho que dificilmente ficariam fora da Copa do Mundo se jogassem pela AFC,mas preferem ser da UEFA por causa do dinheiro,a UEFA paga bem melhor.
E tem times que já foram muito competitivos: Galatasaray (Já foi campeão da Europa League e Recopa contra o Real), Fenerbahçe (Já chegou em Quartas de Champions) e tem o Besiktas
@@pepapig1446 Eu lembro desse Galatasaray campeão da Copa da UEFA,atual Europa League em uma final contra o Arsenal,Taffarel catando muito no gol,Hagi no meio do campo,Hakan Sukur no ataque,na zaga tinha o Capone que tinha sido campeão da Copa do Brasil pelo Juventude em 1999 e para a Supercopa contra o Real Madrid eles ainda contrataram o Jardel.
Detalhe que em sua última participação na Copa do Mundo, em 2002, a seleção turca foi bem, pegou medalha de bronze. Eu achei que seria o início de várias participações turcas nas edições seguintes, mas parou por aí. O último bom jogador turco após aquela seleção de 2002, Arda Turan, que jogou pelo Atlético de Madrid, já até encerrou a carreira.
Uma liga que senti falta foi a da Indonésia (BRI Liga 1). Apesar de ser bem disputada e equilibrada, contando uma varidade interessante de brasileiros, os principais fatores para o campeonato não se desenvolver:
- Marcado por um longo histórico de violências entre os torcedores (inclusive, os estrangeiros colocam a Indonésia como o campeonato de futebol mais perigoso do mundo)
- Ultimamente, a federação local (PSSI) "escanteou" os jogadores da base, e vem escalando diversos estrangeiros que tem ligação com a cultura do país, ao ponto de nem saber se realmente são jogadores dignos de jogarem na sua seleção.
Fora isso, eu gostei do seu vídeo e seu canal é bastante interessante...
Novo Inscrito! 🫡
Teve um jogo que morreram mais de cem pessoas dentro de um estádio na Indonésia. Eles são muito fanáticos, tipo os turcos, mas a seleção é fraquíssima... Tem muita rivalidade clubística, até mulheres vão pro pau...
Estava me perguntando sobre esse país também que em população superam o Brasil
Seria legal um vídeo sobre o pq a Hungria sumiu do mapa do futebol (se é que ainda não tem vídeo sobre)
A qualidade futebolística da hungria diminuiu desde o placar aplicado contra el salvador o famoso 10 x 1
Se vale de consolo, a Hungria esta ficando melhor de uns tempos pra cá
Adoro a seleção húngara. O Puskas é top 10.
Países que poderiam ter ligas ou campeonatos melhores:
- França: a Ligue 1 nunca foi uma liga de ponta da Eurocopa, não é a toa que o futebol francês possui apenas 1 título da Liga dos Campeões (menos do que o Nottingham Forest), e fora que a falta de competitividade na Ligue 1 prejudica o Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões
- Holanda: a Eredivisie já foi forte no passado, mas que atualmente os clubes holandeses não conseguem fazer grandes campanhas em competições europeias
- Croácia: o país costuma fazer boas campanhas em Copas do Mundo, mas em relações a clubes deixa a desejar, não é a toa que o Dinamo Zagreb foi campeão croata 17 vezes nas últimas 18 temporadas
- Estados Unidos: investiu bastante no futebol trazendo craques como Beckham, Kaká, Pirlo, David Villa, Luis Suárez e até mesmo o Messi, mas os times da MLS conseguiu quebrar a hegemonia mexicana na Concachampions apenas em 2022 com a conquista do Seattle Sounders
- Irã: o país costuma ir para Copa do Mundo com frequência, mas não costuma ter sucesso na Liga dos Campeões da AFC
- Austrália: o país costuma ir para Copa do Mundo com frequência desde que deixou a OFC, mas em relação a clubes fica atrás de Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar
Brasil pode entrar nessa lista tbc
Os clubes da Austrália creio que são muito prejudicados pela logística. De Sydney, Melbourne ou Brisbane para qualquer cidade asiática a distância nunca é menor que 7.500 km, muitas vezes maior que 11.000km. Só a Indonésia e as Filipinas são um pouco mais perto... de SP a Madrid dá uns 8.000km, então é como se os clubes brasileiros tivessem que ir jogar a UEFA CL...
@@user-jh3mh8jc6kuhum ganhando de Inglaterra e empatando com Espanha kkkk
@@Vini_Sla_Oq mas nossa liga é fraca
E olha que esse único título dos franceses na Champions foi roubado pros caras
Pra uma parte 2:
• Indonésia, tem mais de 280 milhões de habitantes, mas é uma das piores seleções da Ásia
• Paquistão, o mesmo caso da Indonésia
• Colômbia, apesar de ter uma boa seleção perca muito nas competições oficiais
• Turquia, tem uma boa quantidade de habitantes, tem torcidas fanáticas, tem uma liga organizada, mas a seleção deixa a desejar
A Seleção da Turquia infelizmente é uma grande decepção. A última boa campanha da Seleção turca foi na Eurocopa de 2008 quando chegou na semifinal. E a última Copa do Mundo que a Turquia participou foi em 2002 (quando conseguiram o histórico 3° lugar).
@@Lucas-gc1jie em 2002 só perderam de 1 a 0 pro Brasil, chegou na semifinal da Eurocopa 2008,parecia ter um futuro muito promissor
@@Rodryn08 Sim, o problema da seleção turca é que os principais jogadores não rendem quando jogam pela seleção. País de Gales por exemplo, sempre tem jogadores que fazem a diferença e ajudam bastante, mas na seleção da Turquia nenhum jogador consegue render e fazer a diferença.
@@Lucas-gc1ji talvez isso seja um problema com os dirigentes da seleção ou não ter um treinador que consiga extrair um bom futebol mesmo de jogadores medianos a nivel europeu
Realmente a Turquia é um caso à parte, tinha tudo para ser uma boa seleção que no mínimo paticiparia frequentemente das Copas do Mundo, que nem a Suíça, mesmo que não ganhasse nada, é decepcionante o fato de que eles estão há mais de 20 anos sem participar de uma única edição da copa, considerando que os Turcos em geral adoram futebol. Talvez tenha alguma ligação com a geopolítica do país, já que não é um dos países mais estáveis que existem, estão passando por uma espécie de ditadura, inflação alta e conflitos na fronteira e no interior do país talvez tenham ligação com isso
Um time mexicano que poderia ir atrás de jovens talentos de lá é o Chivas Guadalajara já que ele não contrata estrangeiros
Olha o Uruguai 3,5 milhões de habitantes e potência no futebol
Na Índia o futebol é muito pouco praticado, e não tem incentivo, já que lá a galera prefere jogar cricket
Os Estados Unidos era pra ser bom também no futebol pois é um país populoso,rico,e que tem uma infraestrutura de nível europeu em sua Liga MLS,alem de que o Feminino do Eua é uma das seleções mais fortes do mundo
Fiz um vídeo sobre os EUA. Dá uma conferida, se quiser. Foi o último que saiu
Havia preconceito com homem que jogava soccer e não football
Futebol lá e mais um esporte compete com vários mais populares, basquete, futebol americano,....criançada joga muito e com as meninas e mais popular tbm.
Índia está para o cricket assim como a Nova Zelândia está para o rugby. Eles tentaram desenvolver um liga, mas não funfou. Nos EUA, é parecido: eles preferem seus esportes como beisebol, basquete e futebol americano. E em todos eles, é mujto dificil imaginar um fomento ao futebol.
A FIFA atrapalhou muito o futebol da Niva Zelândia e Austrália.
Ironicamente no futebol feminino, a seleção mexicana está se encaminhando pra ser uma potência. É questão de tempo até as mexicanas conquistaram um título sub-17, sub-20 ou profissional.
futebol feminino do mexico mais forte que o masculino!!
@@nandolive2008 Concordo. Eu até prefiro apoiar a seleção mexicana feminina que a masculina.
Cara não basta só ter uma grande população, tem que ter investimento e organização juntamente com incentivo a nova geração. Não tem como comparar a Arábia Saudita, muito rica, com a Índia, muito pobre.
O problema da seleção mexicana também é a falta de competitividade. Se eles mudassem para a Conmebol poderiam evoluir
Foda que é a distância
Mexico yem uma iscussão volta acesso mais não descenco mais não ser vai . Na temporada 25 / 26 .
Croácia e Uruguai são verdadeiras seleções que fazem milagre com a população tão baixa
Um fator interessante: em 1950 a Índia conseguiu se classificar para a copa aqui no Brasil mas nao não tinha dinheiro para viajar pra cá e desistiu. Seria a primeira e unica copa do Egito mas sao decisões que se tomam e historicamente se paga.
Nessa lista poderiam estar incluídos Rússia e Indonésia tbm? São dois países com grandes populações,os russos gostam muito de futebol e herdaram os altos investimentos em esportes da antiga União Soviética,afinal a capital soviética era Moscou e a Rússia era a maior república,até hoje é o maior país do mundo territorialmente falando,atualmente eles estão suspensos da UEFA ,mas quando disputaram nunca fizeram muita coisa nem na Copa do Mundo nem na Eurocopa,só passaram de fase na Copa de 2018 quando jogaram em casa, perderam para a Croácia nos pênaltis em um jogão,na Eurocopa a única boa campanha foi em 2008 quando perderam para a Espanha na semifinal e a Indonésia é um país com 275 milhões de habitantes,um dos mais populosos do mundo ,não sei se o futebol é o principal esporte do país,não conheço a cultura deles,mas sei que foram colônia holandesa no passado, inclusive a única copa que disputou foi na condição de colônia holandesa em 1938 e que alguns jogadores que já tiveram destaque no futebol holandês possuem ascendência Indonésia,Roy Maakay,Giovani Van Brokhrost,a Indonésia poderia aproveitar algum jogador nascido na Holanda com ascendência no país para melhorar o seu futebol,pois possui uma grande população,o que gera um potencial.
A Hungria que era uma potência temida por todos nas épocas de 50 e 60 parou no tempo também...nunca mais se classificou pra uma Copa do Mundo e nunca mais revelou grandes jogadores.
Vc esqueceu de mencionar a Nigéria que tem uma população grande e o futebol é o principal esporte desse país
Países que já foram bons no futebol e atualmente não estão em grande fase:
- Uruguai: possui 2 títulos de Copa do Mundo em 1930 e 1950, visto que não conquista a Libertadores desde 1988 sendo que o futebol uruguaio era bastante forte visto que Peñarol conquistou 5 Libertadores e Nacional conquistou 3 Libertadores
- Hungria: já encantou o Mundo na Copa do Mundo de 1954 com o talento de Puskás e atualmente não disputa a Copa do Mundo desde 1986
- Romênia: o país teve o Steaua Bucareste sendo campeão da Liga dos Campeões 1986-86 e atualmente está desde 1998 sem disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões e desde a temporada 2013-14 sem disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões
- Tchecoslováquia: foi campeã da Eurocopa de 1976 e vice-campeã da Copa do Mundo de 1934 e 1962, o país se separou na Década de 90 e depois disso tivemos República Tcheca participando da Copa do Mundo apenas em 2006 e a Eslováquia participando da Copa do Mundo apenas em 2010 e fora que os clubes não tem participações marcantes na Liga dos Campeões
- Grécia: foi campeã da Eurocopa de 2004 e atualmente está fora da Eurocopa pela 3ª vez consecutiva
Fala, Raphael! Seja bem vindo ao canal! Concordo com todos, menos o Uruguai. Foram campeões agora sub-20 no Mundial. Possuem uma baita geração, pensando que o país tem a mesma população que Curitiba e região metropolitana praticamente. Darwin Nunez, Arrascaeta, De La Cruz, Valverde, Araujo, etc
@@ofutebolrevolucionaO futebol uruguaio decaiu muito em relação aos clubes, não é a toa que o Uruguai não conquista a Libertadores desde 1988, nunca conquistou Copa Sul-Americana, as extintas Copa Conmebol, Copa Mercosul, Supercopa Sul-Americana (disputada por campeões da Libertadores) e disputou apenas 1 final de Libertadores desde 1989
A Colômbia pode entrar nessa lista também.
A Índia quase jogou a copa de 50 aqui no Brasil, mas não jogou por 3 motivos:
1 Viajar pro Brasil era muito caro na época
2 Eles não faziam ideia do que era uma copa do mundo
3 Eles queriam jogar descalços, e a FIFA não permitiu isso.
Um fato é que a Índia 🇮🇳 até se classificou pra uma Copa do Mundo no caso a de 1950 mais eles desistiram de participar
o futebol no México é tão sucesso, que o futebol interno é muito forte, eles tem condições de bancar seus jogadores e acaba que não saem pra Europa e não evoluem. Vale a mesma coisa pro Egito
Um fato: eu acompanhava o futebol da india, arábia saudita, papua, nova Zelândia, camboja, Butão e egito, entre 2014-2018, depois de alguns anos parei por falta de tempo, mas era bom em
12:55 Plano Kalergi
Tem o Paquistão também, é um dos países mais populosos do mundo, tem uma populacão maior que a do Brasil. E acho que estão ente as 15 piores seleções do Ranking da FIFA.
Pelo assunto, arrisco a dizer que até o Brasil, futuramente, entrará nessa lista também. Pois com desorganização dos campeonatos nacionais e corrupção dos dirigentes estão dando sinais que o futebol entrou numa decadência.
A Rússia tendo a maior população europeia deveria ser um gigante do futebol, no mesmo nível de Alemanha, Inglaterra, Italia, etc.
Antigamente (antes de 2021) eu não acompanhava muito o futebol, mas sempre tive a impressão que a Rússia era uma potência no futebol, quando eu descobri que era uma seleção apenas tardicional (que jogo com seleções fortes mas geralmente não ganha nada) eu fiquei que nem aquele macaco/fantoche daquele meme
Um país que devia ser adicionado seria os Estados Unidos. Têm o dinheiro e tem as instalações para desenvolver os melhores atletas, porém o futebol lá é um "pay to play", ou seja, só pessoas com dinheiro e de classe média podem jogar em escolinhas e clubes. Depois também tem o problema da arrogância americana de achar que só o físico que importa e por isso o futebol dos Estados Unidos não desenvolve técnico e tático, que no futebol masculino são fatores que importam bastante
A questão é que eles tem outros 50 esportes na frente
Seria interessante falar sobre uma seleção grande, como a Inglaterra. Que tem a liga mais valiosa do mundo. Mas a seleção só tem um título de expressão, e que ganhou em casa e nada mais
Gostar de futebol todo mundo gosta. Agora ter estrutura não e fácil...
Acho que a Rússia também contratam vários jogadores. Pelo tamanho do país que é grande deve ter uma população grande. Apesar de tá na Europa um continente competitivo na Europa. (Apesar que não sei como tá a situação deles devido a guerra). A Turquia também pq contrata muitos jogadores a nível médio acho do nível do México.
Sobre o México pode acrescentar o fato de está na Concacaf, tirando o Estados Unidos não tem outra seleção do nível da mexicana, assim fica impossível se desenvolver. Uma solução seria o México se afiliar a Conmebol visando subir de nível.
Ainda me pergunto porque cargas d'água as três Guianas (para quem não sabe se trata da Guiana, Guiana Francesa e Suriname) preferem a Concacaf e não a Comenbol. Lá se é impossível se desenvolver porque na prática só tem duas seleções: EUA e México. Pior é somente que a Oceania
@@anacarolinaluzferreira9871 Os motivos disto é em nível competitivo que as seleções das Guianas são muito fracas comparado ao restante da América do Sul, além da questão cultural que as Guianas acabam sendo mais próximas ao Caribe nesse aspecto
@@anacarolinaluzferreira9871 Ta achando que é só escolher?
@@MaiconSantos-sh3dd Na verdade é sim... Não vê a Austrália, eles disputavam as Eliminatórias da Oceania que são notoriamente muito fracas. Só havia na prática a Austrália e a Nova Zelândia. Isso é até algumas copas atrás quando eles se afiliaram a Federação Asiática visando uma melhor evolução e, é claro, uma melhor chance de disputar a Copa do Mundo devido os critérios de classificação da Fifa que desprestigia a Oceania
@@anacarolinaluzferreira9871 As coisas n são simples assim, não é só pedir, a situação da australia era outra, levava em consideração até a posição dos outros paises do continente no ranking, O mexico tem adversarios de nivel semelhante, Australia n tinha, inclusive em sua ultima participação na eliminatorias da Oceania ganhou diversas partidas com placares maiores que 30 x 0, ja o mexico vc nunca viu nem fazer perto disso.
futebol e cultura tá na raiz de um país,
Por esses motivos que acredito mesmo que futebolistas craques já vem no DNA de cada país
México
Turquia
Nigéria
Coreia do Sul
China
Irã também.
A Nigéria tem vários jogadores de bom nível e que jogam por clubes europeus, o Problema da Nigéria é o mesmo de muitos países africanos: Falta de Infraestrutura e problemas internos e isso afeta até o próprio desenvolvimento do futebol local africano
@@marcosdasilvasouza7396O Irã até faz milagre para um país com uma política tão fechada (creio eu) , consegue ir para copa atualmente
@@pepapig1446 Sim, para você vê como isso e o maior problema, Nigéria e hoje o país mais rico da África, com a maior população, e tem o futebol como esporte mais popular, e mesmo assim não consegue subir de patamar.
Ao invés da Coréia do Sul, citaria a Indonésia um país muito populoso com uma população que parece gostar de futebol, porém, acho que a infraestrutura precária deve atrapalhar o desenvolvimento do futebol naquele país (Acho que é um caso muito parecido ao da Índia)
A gente viu o "poder" dos clubes mexicanos diante do Bayern em 2020: um jogo feio, os caras desanimados, ataque fraco, baixíssima velocidade de reação, lento demais... E olha que os caras tem tudo pra ser potência
Índia e China, por exemplo, não têm obrigação de serem fortes no futebol, têm obrigação de serem países com investimento em educação,ciência e tecnologia, como é o caso desses dois países, que estão mais bem avançados do que o Brasil nesses quesitos.
OQ a Índia não tem de jogador de futebol,tem de CEOs em grandes empresas do mundo todo
A Alemanha tem tudo isso é também é potencia no futebol. Sua tese não faz sentido algum.
Os engenheiros da China criam carros defeituoso e prédios que são feitos de materiais frágeis. Procura o que é "tofu dred" e verá o quanto eles tem problemas estruturais no setor imobiliário.
E a índia, nem precisa falar que até hoje eles jogam mortos nos rios e tomam banho no mesmo lugar. Na média, são culturalmente atrasados.
Então, não, não temos que copiar esses países.
Alemanha, França, Inglaterra, etc.. países de primeiro mundo e com futebol nível elite
Vc sabe que a grande minoria da Índia são pessoas q realmente produzem algo aquele país e o inferno na terra
Se tiver uma parte 2 da pra colocar a África do Sul
Pergunta sobre o críquete na Índia? Cada país com seu esporte preferido.
Pois é. EUA com futebol americano, Cuba com basebol e assim vai.
E dai? o esporte favorito dos japoneses é o basebal e nem por isso a seleção deles é fraca
@@JeffersonDeOliveira-xt5tv uma potência! Várias x campeã mundial!!
@@silviocardoso9587 Vc quiz falar do japão ou da india? japão nunca foi campeão mundial e isso não importa pq se for assim a maior parte dos paises do mundo nunca poderão torcer pro seu pais. agora se vc falou sobre a india ser campeã mundial de cricket um esporte onde só ela joga isso não tem mérito nenhum até pq só ela e o paquistão ligam pra cricket.
@@JeffersonDeOliveira-xt5tv ralmente é uma potência, já foram campeões do mundo umas quatro ou cinco vezes.
Agora todos podem tirar o chapéu para o nosso querido vizinho Uruguai!! Com míseros 3 milhões e poucos de habitantes e conseguem revelar tantos ótimos jogadores tanto no passado como no atual presente,
Uma correção sobre o da China: os clubes eram ligados à empresas, em sua grande maioria de capital misto, não à empresas estatais (A evergreen que você citou por exemplo é Taiwanesa e 100% privada). O que acontece é que toda empresa genuinamente grande que atue na China o governo tem uma grande parcela das ações (por exemplo, o McDonald's China tem 52% das ações sendo do governo, o que no Brasil já classificaria como uma empresa estatal: para fins de comparação a Petrobrás é apenas 50% estatal). O governo eventualmente achou o investimento no futebol descabido e passou essas medidas que essencialmente mataram a liga de lá da forma que ela era antes.
Muito obrigado pela correção, Ivy! Essa parte realmente já não domino. Valeu pela colaboração.
@@ofutebolrevoluciona Nada! Bom vídeo e escolhas interessantes!
Ainda sobre a China, esse movimento anti futebol do governo foi justamente em grande parte pela crise que passaram, tanto sanitária quanto no ramo de construção civil/imobiliária, e para "cortar as asinhas" das empresas e evitar a saída de capital nacional para o exterior através dessas grandes transferências de jogadores para lá.
O investimento anterior era bem no pique da Arábia Saudita, de tentar fazer um "Sportwashing" do país pro exterior mas como tinham bem menos tradição no futebol que os Árabes nem funcionou.
Sobre o México: seus clubes até que não são tão ruins, ou pelo menos não eram. Eles costumavam ser competitivos e davam trabalho quando disputavam a Libertadores da América. Não chegaram a copar, mas foram finalistas 3 vezes além de outras campanhas ok
Mas em relação a seleção mexicana de fato concordo com você mesmo. Realmente deixa muito a desejar em épocas de copa do mundo. Seleção bem pipoqueira em copas. Passaram das oitavas exatamente nas 2 vezes que sediaram o torneio, em 1970 e em 1986
Chicharito e rafa Marques eram bom de bola na Europa o México de tempos em tempos lança uns cara bom de bola
cara, como seria o futebol dos clubes africanos se houvesse boa organização e se estes jogadores jogassem nestes clubes locais
O mexico junto com a holanda é uma das poucas selecoes q merecem mundial
5:25 Hugo Sanchez é o maior craque do México. Foi craque no real madrid
Pelo fato de San Marino ter descendentes de italianos, a seleção deles deveria ser melhor.
O problema é que eles são um país com território minúsculo (um dos menores do mundo) e população de menos de 5 mil pessoas
@@elec_tric_gameplayzz É pq San marido era um estado\Província da Itália.
@@SuperOveride mas san marino é muito pequeno pra ser competitivo
@@elec_tric_gameplayzzé pequeno para fazer qualquer coisa.
Vídeo daora. Mas acredito que tem mais questões que refletem nesses países e que não foram mencionadas
6:50 e esse modelo mexicano foi adotado por conta da pandemia, não foi por imitar a MLS.
A India iria participar em um mundial sem chuteira e não deixaram eles jogarem e eles ao final não jogaram
Você poderia fazer um vídeo falando dos países pequenos e menos populosos mas que são grandes no futebol.
8:16 Famílias Mais Humildes? Por Acaso Ser Pobre É Ser Humilde?
Esses paises citados acima ai é igual o Estado de Minas Gerais tem muita gente e poucos times futebol.
o bom de bola é, geralmente, liso.
Tem Indonésia, Paquistão, USA.
Dos países com população muito grande, o Brasil é o ÚNICO onde o futebol deu frutos muito relevantes. O Brasil tem 27 campeonatos a mais com várias divisões entre eles (estaduais) que conseguem atender a elevada demanda de pessoas querendo ser atleta.
Isso tem um peso imenso. Por isso defendo a continuidade dos estaduais, ainda que redesenhada.
Agora... não dá pra colocar na conta de 60 times a responsabilidade de relevar atletas num país com 215 milhões de pessoas.
E uma curiosidade: A Índia foi chamada para disputar a copa de 1950, mas queriam jogar descalços e desistiram do convite quando receberam a recusa dessa proposta.
0:02 A África é o verdadeiro continente do futebol, futebol favorito na Groenlândia?
Faz vídeo países com pouca população mas com grande expressão no futebol
*E a França que é a maior 7.1 das seleções, ganha as Copas com os craques tudo estrangeiros* 😂
Tu esqueceu a Indonésia man e um exemplo de população gigante e um povo que ama o futebol, mas não tem tradição nem uma no futebol
12:19 faltou falar dos jogadores atuando pelas seleções europeias 😅 de 100 pra mais
Se fosse pelo tamanho dos paises a Australia e a China seria uma potencia no futebol
Achoque nesta linha Australia e principalmente a Russia poderian ter melhores resultados de seleções
Não só no futebol. A Índia poderia ser uma potência olímpica
exato
O Brasil poderia ser melhor !
Tem que ter uma cultura futebolística também, acredito que seja o mais importante, Uruguai é um exemplo.
Fala da colombia no proximo video
Eu colocaria a Itália nesse meio os grandes clubes como exemplos de Juventus, Milan e Inter enche o plantel de estrangeiros e deixam a base de lado e sem contar que na maioria das vezes nas convocações da seleção eles preferem pegar jogadores com descendência italiana do que quem realmente joga o campeonato italiano eu acho que isso seja um dos motivos da safra italiana não ser boa assim de jogadores apesar de terem ganhado a Euro de 2021 e não terem conseguido se classificarem para a copa do mundo
Essa opinião de que "tal país deveria ter grandes equipes de futebol" não faz sentido. Cada país tem sua própria cultura e esportes preferidos. Eu amo futebol mas ninguém é obrigado a gostar
Concordo plenamente!!!
Discordo da questão empresas estatais na China. Embora o governo possa ser controlador e naturalmente ter influência sobre as empresas, não faz sentido cobrar taxa sobre contratação ou proibir nome nos clubes, já que estaria prejudicando o próprio governo. O grupo suning por exemplo era dono da inter de milão.A evergrande tb n é estatal.
Faltou a Mongólia, mas eu nem sei em qual esporte eles são bons.
URUGUAY tem3.4 milhões, metade de SC em população e é de primeiro nível!!!🇺🇾🇺🇾🇺🇾🇺🇾👏👏👏💪
Cara Outro exemplo que eu posso citar é a seleção da Turquia! Lá tem bons clubes, inclusive o Galatasaray já venceu a liga europa, sem falar que a torcida é bizarramente fanática, com certeza quem acompanha futebol já ouviu falar do fanatismo da torcida turca. Já a seleção não tem grandes títulos, e só jogou duas copas do mundo. Muito bom seu vídeo por sinal, baita roteiro e pesquisa!
incrível e o Uruguai que tem a população semelhante a do estado do Ceará e mesmo assim faz uma grande seleção
Na verdade a população é aproximadamente do tamanho do Mato Grosso (3,5 milhões). Ceará tem quase 9 milhões.
Esses outros países da África tem muitos jogadores naturalizados. Sim, Camarões por exemplo, sempre teve jogador na Europa, mas esse numero só está esse absurdo por conta de naturalização. O único jogador com passaporte egípcio que conheço é o El shaarawy, e ele optou pela Itália
EMPRESAS MONTA CLUBS NA EUROPA PRA REVELAR JOGADORES. SER VENDIDO PRA ESPANHA.
India se classificou pra copa em 1950 mais desistiram se eles se classificarem de novo pra copa vai ser a primeira vez?
E a Inglaterra , que nao falta dinheiro, investimento, populaçao apaixonada, jogadores , jogando todo dia com os melhores do mundo, e ainda assim, a seleção pode perder pra qualquer time!
Uma pergunta que não quer calar, a cbf se classificou para a olimpíada de paris??????
Aquele cara da índia jogava muito Jalan Bipal
Pior é que o México se acha de primeiro escalão
Vídeo incrível
Meu amigo indiano me disse q o sporte mt popula na india é o cliket
Seleçoes Africanas acredito Que Daqui umas 3 copas poderemos ter uma seleção chegando nas finais
Acho que a questão é mais cultural mesmo, exemplo os Estados Unidos,os maiores talentos esportivos estão dedicados a outros esportes, provavelmente se o futebol fosse uma prioridade varios craques do basquete e do futebol americano focariam desde cedo no futebol, provavelmente muito desses caras teriam um grande potencial pra jogar futebol,porem se dedicaram a outros esportes, sera que um Michael Jordan da vida caso jogasse futebol desde criança nao seria um bom zagueiro ? Um bom goleiro ?
3:16 cadê o Dempo?
Peraí: o méxico esta mal porque não da espaço nem investe n0s jogadores da categorais de base de seus pais, da´espaço demais pra estrelas estrangeiras. Já egito está mal porque daá valor demais a seuas categoria de vbase investe muito em suas estrelas caseiras, que não saem do páis, não ganham rodagem e não evoluem. pería, afinal investir e dar prioridade a base e ter a base como fornecedora dos jogadores é bom ou ruim afinal? pra mim, a questão é outra e simples: Tem povos que são bons rpa uma coisa e ruins pra outra. Tem povos que amam loucamente futebol jogam o tempo todo mas não conseguem evoluir, enquanto tem povos que nem gostam tantoa ssim mas, naturalmente, geram craues constantemente.
11:10 nem pra foto eles sabem pousar😂
china foi doidera, lembro quando os times br temiam os clubes chines por perder mt jogadores pros caras pq n tinha como competir em grana... assim como é a arabia hj em dia, mas a china vinha pra cima muito mais insana, arranco jogador pra porra daqui kkkkk hj em dia os caras tao tudo fudido la
Um país que deveria estar nesta lista é o Suriname pq se não fosse o "roubo" holandês de seus maiores talentos já que o território sul-americano foi uma colônia holandesa até 1975, o Suriname tvz tivesse feito uma campanha respeitável indo para uma copa, principalmente as edições de 98 e 2002. Vários jogadores holandeses são do Suriname como Seedorf, Davids, Hasselbaink...
O que a Holanda faz, MTS países europeus fazem e os maiores exemplos são a França e a Inglaterra
4% da India, só isso... caramba, não achei que era somente isso.
O México é estranho nesse quesito. Por lá, eles são tão apaixonados quanto nós pelo esporte, mas nunca houve um craque (de verdade) vindo do México.
Paises pequenos com população pequena e bom futebol
Holanda
Dinamarca
Croacia
Islandia