Em 2022 com a chegada do segundo navio da mesma classe, "o NRP D. Francisco de Almeida". O irmão gémeo do Bartolomeu Dias, ficando estas duas fragatas com programa, de elevado grau de modernização tecnológica. Há 3 fragatas classe Gasco da Gama, feitas na Alemanha, que podem levar a mesma actualização.
Afinal, tudo começou em Portugal 💋🇵🇹 ❤️ foram os portugueses que trouxeram a navegação para o Brasil, a de se ter imenso respeito pela Marinha Portuguesa, pois, ela é a Marinha Mãe Brasileira. E continua a ser e estar entre os melhores do Mundo e Tecnologias Avançadas. ❤️SCA💋 ⚓Cabral de saias Saliene Campos com muito orgulho do meu país da minha nação, do meu povo, de toda gente Portuguesa.
With all my heart I wish the ship Bartolomeu Dias happy sailings! May good luck always accompany the sailors of this ship! I have great respect for the sailor Bartolomeu Dias and love the ship named after him! Best regards, Murat, Russia
Pergunto humildemente porque é que em vez de gastar milhões em modernização de navios quase obsuletos lá fora, não se constrói algo português em Portugal com esse dinheiro.? Como o comandante disse, "fazer de novo é mais fácil, remodelar navios antigos é mais complicado". Os navios patrulha não são esteticamente modernos ou equipados devidamente para intervenção belica, mas são portugueses feitos cá. Foi um início, porque não desenvolvem agora?
@Tiago™ penso que não seja bem assim o caso.. existe espaços, empresas e tecnologia. Não total mas parcial. O que temos já dava para construir algo com parcerias.
@Tiago™ o mesmo sistema que se usou para construção dos NPO dava para fragata. A BNL tem capacidade disso, o ENV precisa apenas de umas remodelações de tamanho de base de construção e afundamento do leito. Temos universidades e empresas capazes, não de totalidade mas parcial e com parcerias. Não está fora de questão, é apenas preciso investimento do estado e sector público/privado. mas sim com a economia que temos não é fácil, mas não é impossível. Sabes a corrupção tbm existe neste sector infelizmente.
Pode ser que lá para 2070 Portugal lance o seu primeiro satélite para o espaço, isto sim, velho em segunda mão com actualizações, para condizer com o resto dos nossos equipamentos.
Os NPO (Oceânica) já estão a ser produzidos em Viana do Castelo. Pelo menos 1 já foi entregue à Marinha. E são fundamentais para proteger a nossa ZEE no seu actual estado. Se esta vier a aumentar, como se prevê, serão ainda mais importantes. Espero que quando chegar a altura de investir em NPC (Costeiro), a opção também recaia em estaleiros nacionais. É aqui, nas embarcações relativamente "low tech", que podemos e devemos começar a ganhar know-how e proficiência para que, com investimento sustentado e retenção de capacidade possamos eventualmente ambicionar a construir algo mais tecnologicamente complexo num futuro a médio-prazo. Como navios de apoio logístico/reabastecimento/hidrográficos, etc. Énecessário que os sucessivos governos invistam efectiva e continuadamente nesta capacitação, independentemente de cor política e/ou de visões estratégicas. É um know-how que se adquire ao longo de décadas e não pode estar ao sabor da corrente. Tem que ser sustentado no tempo. Adoraria que seguíssemos o exemplo de Espanha e pudéssemos construir navios tecnologicamente bastante exigentes (Fragatas) a médio/longo prazo, mas estando em Portugal, duvido muito que isso venha a acontecer e é uma pena.
E lembraram-se de descontar o tempo que vai estar no estaleiro em Portugal para arranjar o 2º motor!? Ou está pronta para o combate "coxa"!? A Wartsila que se mexa. E despachem-se a instalar o Vigile D por favor.
Com o panorama económico actual é possível que ainda vamos ter de esperar pela a aquisição dum Porta Aviões ou Porta Helicópteros Com a quantidade de mar que temos já era para ter.
Porta-Aviões!!!!! Sabes o que é um porta-aviões por a caso não digas Portugal nunca teve e nunca vai ter orçamento para compra/construção de um porta-aviões mas se formos falar da compra/construção de um porta-helicópteros já não me admira nada
Não se vêem os sistemas missilisticos mar-ar e mar-terra. Não se entende qual é exactamente a capacidade de projecção desta fragata já antiga e sem configuração stealth? Qual é a nova tecnologia de propulsão e sistema de luta anti-submarina?
@@antoniobernardes4443 olhe que aquele ferro velho só tem mesmo o canhão Otto Melara à proa, os lançadores de minas ectorpedos a bombordo e estibordo. para a luta anti-submarina têem que fazer levantar voo o helicoptero, caso não ande algum velho P-3 Orion pelas redondezas. Plataforma de lance de misséis superficie-ar e superficie-terra nem vê-las. Deixo alguma reserva no que se refere à propulsão. No entanto, faltam os sistemas de arma: MBDA SYLVER A50 VLS para mísseis Aster e o lançador MBDA SYLVER A70 para mísseis MBDA SCALP Naval ou cruise.
@@leopoldoparada76 Devido ao facto de o navio ter estado em estaleiro, está em estado desarmado, basta ver as características da classe para conhecer o armamento.. sugerir a utilização de armamento inferior ao utilizado nesta classe é no mínimo triste
@@leopoldoparada76 Não diga mal só por dizer, não faltam videos no youtube sobre esta fragata a disparar misseis, antes do upgrade. Para as necessidades portuguesas ainda é uma boa fragata. ua-cam.com/video/cyeFIYV6o6o/v-deo.html
@@antoniobernardes4443 Lamento de ter faltado com a verdade, realmente a fragata tem ainda sistemas de arma válidos. Enganou-me o facto de ter visto a fragata desarmada. Peço imensa desculpa à Marinha e a todos os que leram o meu anterior comentário completamente inexacto.
O programa, de elevado grau de modernização tecnológica, incorpora também um conjunto de soluções inovadoras destinadas a fortalecer a sustentação logística e corporizar um sólido incremento da capacidade operacional dos navios em áreas como a gestão da plataforma, comando e controlo, capacidade para projeção de força, assim com no reconhecimento, vigilância e conhecimento situacional marítimo A modernização das fragatas da Classe Bartolomeu Dias vem contribuir para que a Marinha se atualize e modernize, a par com os seus parceiros e aliados europeus, para enfrentar os desafios atuais e futuros, e garantir que Portugal responda aos compromissos internacionais que lhe cabem e tenha liberdade de ação na afirmação da sua soberania e defesa dos interesses nacionais no mar. Prevê-se que o Programa de Modernização de Meia-Vida, em curso, esteja concluído em 2022 com a chegada do segundo navio da mesma classe, "o NRP D. Francisco de Almeida".
Tudo da maior treta, não recebeu um novo radar para o mastro novo, não recebeu novos sistemas de comunicação, nem sistemas de gestão do navio apenas atualizações, não recebeu novo hangar para novos helicópteros etc. Aquilo que recebeu foram atualizações dos sistemas informáticos incluindo dos 2 radares existentes o que é algo fácil e de pouca complexidade, sistema eletro-ótico para o Goalkeeper, mísseis Evolved Sea Sparrow e torpedos Mk.54. Tudo o que recebeu é excelente para estes navios mas é equipamento já padrão na NATO à pelo menos 10 anos pelo que a Marinha Portuguesa não se eleva ao patamar dos restantes parceiros NATO pois estes já avançaram para coisas mais modernas. A Marinha Portuguesas apenas apanhou o comboio 10 anos tarde com este MLU que ficou a meio por falta de orçamento e a Francisco vai ficar igual
Chamar de programa de modernização de meia vida a intervenções em navios em fim de vida é engraçado. Mudaram os ecrãs... Basicamente foi essa a modernização. Isso e trocar o mastro por uma torre oca. Não por ter alguma utilidade mas para parecer iguais aos holandeses e belgas que foram de facto modernizados.
"Sempre a iludir e a mentir" esta é a regra do kerido lider kostaparov e da sua côrte, realmente é mais uma obra " made by ps"! Com a nova ministra da defesa, ninguém se atreve a invadir o país, ela assusta mesmo!
Não existe nada fácil! Três anos para modernizar uma fragata! Enfim parece-me um recurso de guerra. Talvez num cenário de cooperação internacional, faça sentido. Num cenário de patrulha dos nossos recursos, talvez o projecto NPO, não deve-se de deixar de ser reforçado. Saúde para todos!
É tudo sucata. até os novos a serem produzidos em Viana são obsoletos. Não têm capacidade para nada, nem detecção nem intervenção. Não estão armados nem sequer previram a utilização de drones e UUVs. São só negociatas para enganar papalvos, se pintassem uma traineira de cinza o resultado era equivalente...
@@marpagapal3312 Não posso estar mais em desacordo. Os NPO são óptimos navios desenhados, para o Atlântico. A Edisoft fez um trabalho notável na automação das embarcações. Os braços mecânicos que incorporam o equipamento dos navios têm sofrido actualizações, em relação à primeira embarcação. A configuração do equipamento militar pode ser diversa, de acordo com a missão a que forem chamados. À que dar continuidade ao projecto. Saúde para todos!Em português de Portugal, não se usa a palavra sucata, mas sim obsoletos! Por fim, pergunta para exame, qual o número mínimo de tripulantes para manobrar esta embarcação de alto mar? Sabe? Tenha juízo quanto ao que afirma?
Ficou bastante bonita com a substituição do mastro por uma torre. Não lhe instalaram os radares AESA portanto aquilo não serve para nada. Mas lá bonito ficou!
PORTUGAL 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 vota CHEGA 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 pela Patria 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 pela Familia 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 viva SALAZAR o maior Portugues de sempre 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 viva Sá Carneiro o grande Heroi portugues 🇵🇹🇵🇹🇵🇹👍👍👍..
Como reserva-pró ativa do Exército brasileiro, bato minha continência aos portugueses, grandes navegadores do passado e do presente!
Em 2022 com a chegada do segundo navio da mesma classe, "o NRP D. Francisco de Almeida". O irmão gémeo do Bartolomeu Dias, ficando estas duas fragatas com programa, de elevado grau de modernização tecnológica.
Há 3 fragatas classe Gasco da Gama, feitas na Alemanha, que podem levar a mesma actualização.
🇵🇹🤝🇧🇷
Inovação Tecnológica Naval do mundo, desbravadores
Afinal, tudo começou em Portugal 💋🇵🇹 ❤️ foram os portugueses que trouxeram a navegação para o Brasil, a de se ter imenso respeito pela Marinha Portuguesa, pois, ela é a Marinha Mãe Brasileira.
E continua a ser e estar entre os melhores do Mundo e Tecnologias Avançadas.
❤️SCA💋
⚓Cabral de saias Saliene Campos com muito orgulho do meu país da minha nação, do meu povo, de toda gente Portuguesa.
De Portugal, um abraço fraterno irmão
Honra aos nossos guerreiros, orgulho 🇵🇹.
Obrigado pelo vosso esforço e abnegado e pronto serviço à nossa nação. 🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
With all my heart I wish the ship Bartolomeu Dias happy sailings! May good luck always accompany the sailors of this ship!
I have great respect for the sailor Bartolomeu Dias and love the ship named after him! Best regards, Murat, Russia
Pergunto humildemente porque é que em vez de gastar milhões em modernização de navios quase obsuletos lá fora, não se constrói algo português em Portugal com esse dinheiro.? Como o comandante disse, "fazer de novo é mais fácil, remodelar navios antigos é mais complicado".
Os navios patrulha não são esteticamente modernos ou equipados devidamente para intervenção belica, mas são portugueses feitos cá. Foi um início, porque não desenvolvem agora?
@Tiago™ penso que não seja bem assim o caso.. existe espaços, empresas e tecnologia. Não total mas parcial. O que temos já dava para construir algo com parcerias.
@Tiago™ o mesmo sistema que se usou para construção dos NPO dava para fragata. A BNL tem capacidade disso, o ENV precisa apenas de umas remodelações de tamanho de base de construção e afundamento do leito. Temos universidades e empresas capazes, não de totalidade mas parcial e com parcerias. Não está fora de questão, é apenas preciso investimento do estado e sector público/privado. mas sim com a economia que temos não é fácil, mas não é impossível. Sabes a corrupção tbm existe neste sector infelizmente.
Pode ser que lá para 2070 Portugal lance o seu primeiro satélite para o espaço, isto sim, velho em segunda mão com actualizações, para condizer com o resto dos nossos equipamentos.
Os NPO (Oceânica) já estão a ser produzidos em Viana do Castelo. Pelo menos 1 já foi entregue à Marinha. E são fundamentais para proteger a nossa ZEE no seu actual estado. Se esta vier a aumentar, como se prevê, serão ainda mais importantes.
Espero que quando chegar a altura de investir em NPC (Costeiro), a opção também recaia em estaleiros nacionais.
É aqui, nas embarcações relativamente "low tech", que podemos e devemos começar a ganhar know-how e proficiência para que, com investimento sustentado e retenção de capacidade possamos eventualmente ambicionar a construir algo mais tecnologicamente complexo num futuro a médio-prazo. Como navios de apoio logístico/reabastecimento/hidrográficos, etc.
Énecessário que os sucessivos governos invistam efectiva e continuadamente nesta capacitação, independentemente de cor política e/ou de visões estratégicas. É um know-how que se adquire ao longo de décadas e não pode estar ao sabor da corrente. Tem que ser sustentado no tempo.
Adoraria que seguíssemos o exemplo de Espanha e pudéssemos construir navios tecnologicamente bastante exigentes (Fragatas) a médio/longo prazo, mas estando em Portugal, duvido muito que isso venha a acontecer e é uma pena.
@@Numtalegau já foram entregues 4, salvo erro..
Muito bom, é continuar a renovar e a capacitar ainda mais os nossos navios.
What a beautiful Dutch build ship
❤️🇵🇹❤️
Portugal tem é de comprar duas ou três novas fragatas da classe Meko A200 com o mesmo equipamento das Egípcias
ESTAMOS FORMANDO O MAIOR GRUPO DE FORNECEDORES DE LUXO DO PLANETA!
NOSSA ESTREIA ESPACIAL 1 ° DE JANEIRO DE 2022.
SERÁ UMA HONRA PARA O NOSSO ESPAÇO!
Camaradas o nosso lema e um por todos por um um abraço a todos os camaradas
👍🇵🇹
❤
⚓💌
E lembraram-se de descontar o tempo que vai estar no estaleiro em Portugal para arranjar o 2º motor!?
Ou está pronta para o combate "coxa"!? A Wartsila que se mexa.
E despachem-se a instalar o Vigile D por favor.
Com o panorama económico actual é possível que ainda vamos ter de esperar pela a aquisição dum Porta Aviões ou Porta Helicópteros
Com a quantidade de mar que temos já era para ter.
Porta-Aviões!!!!! Sabes o que é um porta-aviões por a caso não digas Portugal nunca teve e nunca vai ter orçamento para compra/construção de um porta-aviões mas se formos falar da compra/construção de um porta-helicópteros já não me admira nada
Era de valor comprar as "Irmãs" da Marinha Holandesa e Belga...
MINISTRO da defesa FORA !
Não se vêem os sistemas missilisticos mar-ar e mar-terra. Não se entende qual é exactamente a capacidade de projecção desta fragata já antiga e sem configuração stealth?
Qual é a nova tecnologia de propulsão e sistema de luta anti-submarina?
Segredo militar não é para mostrar.
@@antoniobernardes4443 olhe que aquele ferro velho só tem mesmo o canhão Otto Melara à proa, os lançadores de minas ectorpedos a bombordo e estibordo. para a luta anti-submarina têem que fazer levantar voo o helicoptero, caso não ande algum velho P-3 Orion pelas redondezas. Plataforma de lance de misséis superficie-ar e superficie-terra nem vê-las. Deixo alguma reserva no que se refere à propulsão.
No entanto, faltam os sistemas de arma: MBDA SYLVER A50 VLS para mísseis Aster e o lançador MBDA SYLVER A70 para mísseis MBDA SCALP Naval ou cruise.
@@leopoldoparada76 Devido ao facto de o navio ter estado em estaleiro, está em estado desarmado, basta ver as características da classe para conhecer o armamento.. sugerir a utilização de armamento inferior ao utilizado nesta classe é no mínimo triste
@@leopoldoparada76 Não diga mal só por dizer, não faltam videos no youtube sobre esta fragata a disparar misseis, antes do upgrade. Para as necessidades portuguesas ainda é uma boa fragata.
ua-cam.com/video/cyeFIYV6o6o/v-deo.html
@@antoniobernardes4443 Lamento de ter faltado com a verdade, realmente a fragata tem ainda sistemas de arma válidos. Enganou-me o facto de ter visto a fragata desarmada. Peço imensa desculpa à Marinha e a todos os que leram o meu anterior comentário completamente inexacto.
O programa, de elevado grau de modernização tecnológica, incorpora também um conjunto de soluções inovadoras destinadas a fortalecer a sustentação logística e corporizar um sólido incremento da capacidade operacional dos navios em áreas como a gestão da plataforma, comando e controlo, capacidade para projeção de força, assim com no reconhecimento, vigilância e conhecimento situacional marítimo
A modernização das fragatas da Classe Bartolomeu Dias vem contribuir para que a Marinha se atualize e modernize, a par com os seus parceiros e aliados europeus, para enfrentar os desafios atuais e futuros, e garantir que Portugal responda aos compromissos internacionais que lhe cabem e tenha liberdade de ação na afirmação da sua soberania e defesa dos interesses nacionais no mar.
Prevê-se que o Programa de Modernização de Meia-Vida, em curso, esteja concluído em 2022 com a chegada do segundo navio da mesma classe, "o NRP D. Francisco de Almeida".
Tudo da maior treta, não recebeu um novo radar para o mastro novo, não recebeu novos sistemas de comunicação, nem sistemas de gestão do navio apenas atualizações, não recebeu novo hangar para novos helicópteros etc. Aquilo que recebeu foram atualizações dos sistemas informáticos incluindo dos 2 radares existentes o que é algo fácil e de pouca complexidade, sistema eletro-ótico para o Goalkeeper, mísseis Evolved Sea Sparrow e torpedos Mk.54. Tudo o que recebeu é excelente para estes navios mas é equipamento já padrão na NATO à pelo menos 10 anos pelo que a Marinha Portuguesa não se eleva ao patamar dos restantes parceiros NATO pois estes já avançaram para coisas mais modernas. A Marinha Portuguesas apenas apanhou o comboio 10 anos tarde com este MLU que ficou a meio por falta de orçamento e a Francisco vai ficar igual
@@leandro9311 és cagão Chega!
Chamar de programa de modernização de meia vida a intervenções em navios em fim de vida é engraçado.
Mudaram os ecrãs...
Basicamente foi essa a modernização.
Isso e trocar o mastro por uma torre oca. Não por ter alguma utilidade mas para parecer iguais aos holandeses e belgas que foram de facto modernizados.
@@marpagapal3312 Propaganda saloia e muito Chega, que infelizes que vocês são!
@@lisboaantiga260 Poderá confirmar as demais portarias púbicas no Diário da República de maneira a corroborar tal informação
Caramba, constato agora que esta não é a Marinha Portuguesa, mas a marinheca PS...
Infelizmente o resultado da corrupção é uma marinha mais próxima de uma guarda costeira, do que de uma verdadeira força marítima.
Há comentários estúpidos, mas o teu abusa!!! 🤔
"Sempre a iludir e a mentir" esta é a regra do kerido lider kostaparov e da sua côrte, realmente é mais uma obra " made by ps"! Com a nova ministra da defesa, ninguém se atreve a invadir o país, ela assusta mesmo!
Não existe nada fácil! Três anos para modernizar uma fragata! Enfim parece-me um recurso de guerra. Talvez num cenário de cooperação internacional, faça sentido. Num cenário de patrulha dos nossos recursos, talvez o projecto NPO, não deve-se de deixar de ser reforçado. Saúde para todos!
É tudo sucata. até os novos a serem produzidos em Viana são obsoletos.
Não têm capacidade para nada, nem detecção nem intervenção.
Não estão armados nem sequer previram a utilização de drones e UUVs.
São só negociatas para enganar papalvos, se pintassem uma traineira de cinza o resultado era equivalente...
@@marpagapal3312 Não posso estar mais em desacordo. Os NPO são óptimos navios desenhados, para o Atlântico. A Edisoft fez um trabalho notável na automação das embarcações. Os braços mecânicos que incorporam o equipamento dos navios têm sofrido actualizações, em relação à primeira embarcação. A configuração do equipamento militar pode ser diversa, de acordo com a missão a que forem chamados. À que dar continuidade ao projecto. Saúde para todos!Em português de Portugal, não se usa a palavra sucata, mas sim obsoletos! Por fim, pergunta para exame, qual o número mínimo de tripulantes para manobrar esta embarcação de alto mar? Sabe? Tenha juízo quanto ao que afirma?
Ficou bastante bonita com a substituição do mastro por uma torre.
Não lhe instalaram os radares AESA portanto aquilo não serve para nada.
Mas lá bonito ficou!
PORTUGAL 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 vota CHEGA 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 pela Patria 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 pela Familia 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 viva SALAZAR o maior Portugues de sempre 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 viva Sá Carneiro o grande Heroi portugues 🇵🇹🇵🇹🇵🇹👍👍👍..
Salazar o maior português de sempre?
Antes do 25 de Abril já estávamos na cauda da Europa, até a Espanha Franquista era melhor que nós.
Só chega e lixos!