verdade mas isso n depende do chefe de estado maior e sim do governo, o Gouveia e Melo faz mais do que o possível para termos todos os projetos que ele planeia até 2030
Este navio embora não tendo aplicação militar dado ser custeado Pelo PRR felizmente vai ser autorizado a ter a vigilância de patrulhamento e vigilância com recurso a drones da nossa ZEE, o que vai ser uma mais valia.
@@MrRescue100sendo um navio militar tem capacidade militar. Suponho que queira dizer "não combatente". E por agora não será, por ser essencialmente financiado pelo prr. Mas tenho a certeza que no futuro a plataforma terá capacidade combatente. A plataforma é um porta drones e os drones podem ser combatentes. A aplicação deste navio tem de ser vista de forma abrangente. Este navio será um forte multiplicador de força. Julgo que irá existir muitas marinhas a copiarem.
Amigos, o dinheiro que os portugueses deram á TAP, daria para reforçar de sobremaneira os 3 ramos das forças armadas portuguesas. E ainda, metia o Ricardo Salgado a viver como sem abrigo, e tirava-lhe os 132 milhões para pagar o navio Dom João II.
Qual jesus: o jesus biblico que é antimilitarista, anacionalista e apolitico, ou, em alternativa, o jesus teologicamente falso forjado pela Igreja Catolica através de um processo de descaracterização e adulteração dos evangelhos canonicos e das cartas apostolicas???!!! O Evangelho segundo o apostolo João, capitulo 18, versiculo 36, é bastante claro quanto à mensagem de neutralidade politica e antimilitarista de Jesus Cristo: "o meu reino não é deste mundo, se o meu reino fosse deste mundo, os meus discipulos teriam lutado para que eu nao fosse entregue aos judeus. Portanto, o meu reino não é daqui". Como cristão respeito Portugal e as suas forças armadas mas não posso admitir que manipulem o nome de Jesus Cristo para fins patrioticos ou politicos. Tenho dito.
Uma tristeza ser construída na Romênia, Portugal um país com tanta costa e tradição de construção naval ter que ir buscar os seus navios lá fora… enfim…
questão das dimensões e também, o facto dos estaleiros já estarem ocupados com outras encomendas da marinha. E não fomos buscar nada lá fora, simplesmente fomos a concurso internacional e foram pagos com dinheiro da UE via PPR'S
Estas bestas destes jornaleiros já não respeitam ninguém, falam com o Sr. Almirante sem respeito, faltou-lhes o serviço militar obrigatório para poderem ter aprendido alguma coisa ou seja respeito.
É tão triste, meu Deus sempre a inferiorizar o País !!!!!! Como é possível que Portugal esteja au nível,dos outros grandes países !!!!! Claro que assim não, é só pessimismo, falta muita garra ainda ao povo português infelizmente !!!!! Boa continuação a todos os guerreiros e guerreiras 😂😂😂😂🎉🎉🎉🎉🎉🎉🙏🙏❤️
Em Portugal já estão ocupados com os Navios Patrulha oceânicos e os drones de patrulha marítima e aéreos. Alguma razão explica irem muitas vezes fazerem testes em Setúbal. Torço o nariz a ser feito na Roménia, devido à espionagem russa. Devia estar a ser feito mais perto.
Verdade. Será algo de preocupante, mas penso que a Roménia neste momento, com a guerra ali mesmo ao lado, estará mais alerta a possíveis intrusões. A Turquia também é ali perto, e a Turquia é um grande fabricante e exportador de navios de guerra.
@@manuelmacedo2878 Podíamos era tentar vender á Romênia aquilo que somos bons a fazer, como drones da Tekever, ou o UOPV. Mas de modo geral a Romênia está muito mais investida na indústria do armamento do que nós.
Porra tava a ver que portugal não emergia como fez em tempos antigos, temos tanta qualidade em termos de pessoal para inovar tem que se dar uso...gostava de ver construido um porta aviões português
@@MrTribalsun lógico que tem sentido, os aviões caças que temos e os que vamos comprar faz todo o sentido...é só adaptar para a aterragem visto serem precisos cabos para os fazer parar, e mais temos outro tipo de avioes que podem ser usados em porta aviões ja para não falar de helicompteros. Por isso faz total sentido.
@@hugocoelho6382 Sabes para que é que serve um Porta Aviões? Para projeção de poder a gigantescas distâncias. O território mais longínquo que temos são os Açores e esses os caças conseguem chegar lá. Um Porta Aviões iria primeiro exigir que Portugal tivesse uma construtora naval gigantesca e competitiva. Ia também exigir anos a sustentar investigação e desenvolvimento, milhares de milhões, para sequer termos o projeto a começar. E não ia servir qualquer propósito.
Na altura uma inovação portuguesa destruía centenas de navios antes de começar a ser usada pelos inimigos. Hoje, qualquer conceito inovativo é copiado em menos de nada. Ganha quem tiver maior escala e capacidade. Não compares os tempos por favor...Não tem mal importar equipamento. Tem mal não termos tentado aproveitar a oportunidade para exportar.
Se fossemos unidos e justos uns com os outros Portugal teria condições necessárias para tudo. O grande problema de sermos "Dealers" com estrangeiros que nem conhecemos de lado algum só porque admiramos através das capas de revista fizeram com que o Capitalismo se tornasse uma sanguessuga perante a Economia Nacional.
Em tempos já tivémos a Armada mais PODEROSA do planeta, agora temos a Armada mais FRACA do planeta. Prefiro que os meus impostos e descontos sejam gastos na construção de umas Forças Armadas de prestígio do que em associações desnecessárias.
fico contente com o nosso amado portugal .....mas nao posso deixar de reparar que esse 120...milhoes poderiam estar a entrar na nossa economia em empresas PORTUGUESAS em x da ROMENIA...... temos dos melhores estaleiros.......esse sr PICAS ainda quer se candidatar a PRESIDENTE.....VEJAM BEM O QUANTO O SR PICAS MOSTRA INTERESSE QUE O NOSSO PAIS DESENVOLVA....
Os 130 milhões são do PRR, como condição tínhamos de fazer um contrato internacional, e quem apresentou a melhor oferta foi uma empresa holandesa com um estaleiro na Romênia. Ganhem juízo pelo amor de Deus...
Mesmo sendo Almirante eu dizia ao jornaleiro que ele é um estúpido por fazer aquela pergunta e perguntava de volta se ele fez algum serviço militar. Pergunta mais ridícula.
De onde vem o dinheiro para um navio destes. E onde estão os restantes meios necessários para operar este sonho? Não existem em Portugal tecnologia para construir estes e outros meios que o país precisa? Mais um elefante branco 😢😢😢😢
Porque os estaleiros portugueses não fizeram ofertas competitivas. Vocês acham todos que isto é só pedir e está feito? Que só não fizeram o contrato com um estaleiro português porque são estúpidos? Ou porque odeiam a nação?
@@joaquimbarbosa896 preços competitivos para o nosso governo salários medíocres para nós trabalhadores, ninguém falou em ódio á nação, mas há dinheiro para apoios a igualdade de género ugandês 400milhoes, e já para não falar em outros apoios
@@vitorteixeira5831 Tu sabes que não damos 400 milhões de apoio a "géneros" certo? E tu tens noção de que para qualquer outro governo as ofertas seriam as mesmas?
@@joaquimbarbosa896 OE2024 tem mais de 426 milhões de euros para promover a igualdade de género Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) que ascende aos 426,27 milhões de euros. O trabalho é uma das áreas visada no conjunto das 564 medidas" . e não eu não tenho a noção visto que não me refiro a outro ou outros governos, eu falo do meu governo e tenho a noção que quando trabalhei em Viana do castelo via subempreitada na construção da 2 fragatas da marinha que estiveram na doca paradas anos , nessa altura os preços eram competitivos, depois decidiram privatizar os estaleiros com muita burocracia estranha pois agora não interessa, pois até parece ter feito bem ao povo vianense que continuam a trabalhar ainda que com salários inferiores e não dão despesa aos contribuintes, já tive a oportunidade de trabalhar na damen e tinha um salário de 4500€ a fazer 200h por mês mais alojamento e viagens, mas isto nem é conversa a questão é ! Da para os outros pagarem isso e não dá para nós ganharmos metade, será que me estás a dizer que em Portugal o patrão é assim tão ganancioso para não ter um orçamento competitivo.
Nao temos estaleiros navais em.portugal? Mesmo nao sendo capazes de produzir um navio desta dimensao nao seria melhor invertir no nosso pais melhoras instalacoes de produção para poder produzir e criar modelos nacionais ?
@@joaquimbarbosa896 É provável que tenha sido isso! Agora se pudesse ter sido construído em estaleiro Nacional teria sido uma mais valia e prestigio para o País, para as empresas Portuguesas e consequentemente para os trabalhadores que estivessem envolvidos😮💨
É para nos defender. Não precisamos de ter inimigos para investir na defesa. Se queres paz prepara-te para a guerra, e Portugal sendo um dos paises com uma das maiores zonas económicas do mundo, têm muito o que se preparar, ou perdemo-la.
@@joaoantunes2917 sim concordo. Mas é com este navio totalmente inofensivo e incapaz de se defender ou de defender o nosso mar, que iremos dissuadir potenciais agressores?? Este navio de capacidade de guerra tem 0. E para se defender igual... 0.
@@TheCamoesas esse navio não tem armamento nenhum para propia defesa e não tem drones de combat. Os NPO valor militar 0 e as fragatas envelhecidas e os Submarinos um número insuficiente para o nosso mar isdo e realidade
@@tonitoni7969 no minimo dois Ciws falta de visão mas se calhar para receber o financiamento teve que ser assim, os drones de combate em breve estarão ai .
"Consegue operar debaixo de água..." 🤔 Pois consegue, basta que seja afundado e transforma-se em Combatente de Sub Superfície frustrado. Volta e meia o Senhor Almirante amanda com umas afirmações um tanto ou quanto insondáveis. Enfim. 🙄 Pena é que não vá ser construído em Portugal. Mais a mais sendo um navio essencialmente desarmado, tenho a certeza de que já tivemos essa capacidade. Mas isso foi quando o Senhor Almirante se chamava Américo Tomaz. 😶
@@abiliofernandes-ik4xlnão sou Chega nem Retornado, mas é verdade que tínhamos uma capacidade de construção Naval bastante impressionante. Agora já quase nada resta.
@@duartesimoes508 Não ! Não tinhamos! Os navios a que se refere é tudo que outros países faziam e fazem bem melhor que nós! Portugal NUNCA teve industriais-empreendedores de visão! Herdámos um país terceiro mundista graças a uma ditadura castrante e o resto é história, por isso é olhar para frente e evoluir sem saudosismos bacocos!
Por acaso, recorreu aos Países Baixos! Por outro lado é agradecer aos sindicalistas da cgtp-in que arrebentaram com os estaleiros navais em Portugal com capacidade de construir um navio desses.
@@david_atsoc até pode ser a melhor e até pode ficar mais barato, mas um país com o histórico naval como o nosso é incompreensível que não tenha a capacidade de construir navios para a sua armada
@@tccaprisone a questão é que este em particular é um projecto em conjunto com a DAMEN visto que o mesmo até já faz parte do catálogo da DAMEN para venda para outras marinhas, em relação às demais embarcações apenas temos capacidade neste momento para construir lanchas, patrulhas costeiros e oceânicos... No entanto concordo que seja triste visto a nossa história (cada vez mais esbatida e batida por governos de esquerda).
Era uma jóia se fosse construído no nosso país.
Portugal não têm estaleiros capacitados.
@@joaoantunes2917 antes tinha, depois veio os abrileiros e estragaram com tudo.
@@joaoantunes2917nao tem cria-os.
@@joaoantunes2917 claro que ainda tem , o problema é que a Deman não tem nenhum estaleiro cé , e como o dinheiro vem do PRR , a EU é que manda!
@@helllsing2984Abrileiros ou os privatizeiros? Eu acho que foram os privatizeiros, aqueles que vendem tudo ao desbarato aos amigos. Esses mesmos.
Finalmente portugal a emergir! Espero que continuemos.
sim antes os meus impostos irem para a marinha , do que ir para gente que esta em casa a viver a custa do estado .
💯💯
Tbm estou, ofereço-te a minha Espondilite Anquilosante, os teus impostos nem para um galinheiro dão!
Se tiveres uma dorzinha de kwu e se for crónica, ficarás em casa a gastar os meus impostos? que tal? assim já concordas com a mamata?
Neste caso são impostos Franceses ou Alemães do PRR, não são os seus.
@@damiaosilva7076 e os que recebem dinheiro da união europeia, os privados, os grandes empresários?
Boa mas deviam investir mais na marinha, muita criminalidade passa pelas nossas águas sem a gente saber
verdade mas isso n depende do chefe de estado maior e sim do governo, o Gouveia e Melo faz mais do que o possível para termos todos os projetos que ele planeia até 2030
Este navio embora não tendo aplicação militar dado ser custeado Pelo PRR felizmente vai ser autorizado a ter a vigilância de patrulhamento e vigilância com recurso a drones da nossa ZEE, o que vai ser uma mais valia.
até mesmo russos
@@MrRescue100sendo um navio militar tem capacidade militar. Suponho que queira dizer "não combatente". E por agora não será, por ser essencialmente financiado pelo prr. Mas tenho a certeza que no futuro a plataforma terá capacidade combatente. A plataforma é um porta drones e os drones podem ser combatentes. A aplicação deste navio tem de ser vista de forma abrangente. Este navio será um forte multiplicador de força. Julgo que irá existir muitas marinhas a copiarem.
Voltemos a ser grandes ja antes faziar mos navios carros combate etc voltemos a ter essa capacidade
..... voltaremos a ser grandes? hahahahahahahah em quê? até para apanharmos sardinha temos que importar imigrantes indonésios hahahahah somos grandes?
Amigos, o dinheiro que os portugueses deram á TAP,
daria para reforçar de sobremaneira os 3 ramos das forças armadas portuguesas.
E ainda, metia o Ricardo Salgado a viver como sem abrigo,
e tirava-lhe os 132 milhões para pagar o navio Dom João II.
❤
Parabéns a nós todos!!
Quero rezar pelo meu país, Portugal, e pedir a Jesus que reavive o nosso país e dê a Dagama um líder na marinha.
Qual jesus: o jesus biblico que é antimilitarista, anacionalista e apolitico, ou, em alternativa, o jesus teologicamente falso forjado pela Igreja Catolica através de um processo de descaracterização e adulteração dos evangelhos canonicos e das cartas apostolicas???!!!
O Evangelho segundo o apostolo João, capitulo 18, versiculo 36, é bastante claro quanto à mensagem de neutralidade politica e antimilitarista de Jesus Cristo: "o meu reino não é deste mundo, se o meu reino fosse deste mundo, os meus discipulos teriam lutado para que eu nao fosse entregue aos judeus. Portanto, o meu reino não é daqui".
Como cristão respeito Portugal e as suas forças armadas mas não posso admitir que manipulem o nome de Jesus Cristo para fins patrioticos ou politicos.
Tenho dito.
Não temos estaleiros cá em Portugal que o possa fazer? E preciso ir a Roménia?
há a questão das dimensões e também, como alguém referiu nos comentários, o facto dos estaleiros já estarem ocupados com outras encomendas da marinha.
Foi concurso internacional porque estes navios foram pagos com dinheiro da UE via PRR
Vocês têm a mínima noção do que é um concurso??
@@joaquimbarbosa896 mais do que a maioria, infelizmente.
Uma tristeza ser construída na Romênia, Portugal um país com tanta costa e tradição de construção naval ter que ir buscar os seus navios lá fora… enfim…
Exactamente o comentário que ia fazer.
É a vida, não existem estaleiros capacitados.
@@joaoantunes2917 Os socialistas têm ódio à indústria.
questão das dimensões e também, o facto dos estaleiros já estarem ocupados com outras encomendas da marinha.
E não fomos buscar nada lá fora, simplesmente fomos a concurso internacional e foram pagos com dinheiro da UE via PPR'S
Poderiam investir primeiro num estaleiro cá em Portugal para depois fazermos cá esse navio e outros da mesma dimensão !!!
Os estaleiros nacionais não fizeram ofertas competitivas...Além disso o estaleiro de Viana ganhou o contrato para 6 patrulhas oceânicos.
Estas bestas destes jornaleiros já não respeitam ninguém, falam com o Sr. Almirante sem respeito, faltou-lhes o serviço militar obrigatório para poderem ter aprendido alguma coisa ou seja respeito.
Sr. Almirante, essa nódoa que fez o que fez ao camarada de armas...
Tem tudo, menos de Sr.
É tão triste, meu Deus sempre a inferiorizar o País !!!!!! Como é possível que Portugal esteja au nível,dos outros grandes países !!!!! Claro que assim não, é só pessimismo, falta muita garra ainda ao povo português infelizmente !!!!! Boa continuação a todos os guerreiros e guerreiras 😂😂😂😂🎉🎉🎉🎉🎉🎉🙏🙏❤️
Em Portugal já estão ocupados com os Navios Patrulha oceânicos e os drones de patrulha marítima e aéreos. Alguma razão explica irem muitas vezes fazerem testes em Setúbal. Torço o nariz a ser feito na Roménia, devido à espionagem russa. Devia estar a ser feito mais perto.
Verdade. Será algo de preocupante, mas penso que a Roménia neste momento, com a guerra ali mesmo ao lado, estará mais alerta a possíveis intrusões. A Turquia também é ali perto, e a Turquia é um grande fabricante e exportador de navios de guerra.
É uma vergonha não ser construído em Portugal.
Estamos pior que a Romênia na construção naval.
@@manuelmacedo2878 Podíamos era tentar vender á Romênia aquilo que somos bons a fazer, como drones da Tekever, ou o UOPV. Mas de modo geral a Romênia está muito mais investida na indústria do armamento do que nós.
Porra tava a ver que portugal não emergia como fez em tempos antigos, temos tanta qualidade em termos de pessoal para inovar tem que se dar uso...gostava de ver construido um porta aviões português
um porta-aviões para Portugal não tem qualquer sentido ou uso. Agora fragatas de guerra e destroyers sim!
@@MrTribalsun lógico que tem sentido, os aviões caças que temos e os que vamos comprar faz todo o sentido...é só adaptar para a aterragem visto serem precisos cabos para os fazer parar, e mais temos outro tipo de avioes que podem ser usados em porta aviões ja para não falar de helicompteros. Por isso faz total sentido.
@@hugocoelho6382 Sabes para que é que serve um Porta Aviões? Para projeção de poder a gigantescas distâncias. O território mais longínquo que temos são os Açores e esses os caças conseguem chegar lá. Um Porta Aviões iria primeiro exigir que Portugal tivesse uma construtora naval gigantesca e competitiva. Ia também exigir anos a sustentar investigação e desenvolvimento, milhares de milhões, para sequer termos o projeto a começar. E não ia servir qualquer propósito.
lol
👍👏👏👏👏👏👏👏 exelente
Agora aos submarinos :)
Consegui! 🤣🤣🤣🤣🧻🧻🧻🧻
Um país que teve seus navios nos 4 cantos do mundo... Hoje encomenda seus barcos no extrangeiro! 😔
Na altura uma inovação portuguesa destruía centenas de navios antes de começar a ser usada pelos inimigos. Hoje, qualquer conceito inovativo é copiado em menos de nada. Ganha quem tiver maior escala e capacidade. Não compares os tempos por favor...Não tem mal importar equipamento. Tem mal não termos tentado aproveitar a oportunidade para exportar.
Um porta drones nucliar😂😂😂
Se fossemos unidos e justos uns com os outros Portugal teria condições necessárias para tudo. O grande problema de sermos "Dealers" com estrangeiros que nem conhecemos de lado algum só porque admiramos através das capas de revista fizeram com que o Capitalismo se tornasse uma sanguessuga perante a Economia Nacional.
Tem um convés bem grande ,da para encher de imigrantes para devolver ao remetente, muitas viagens para o brasil e para a india. Este era o sonho!
Esse senhor melo e qie devia ser o presidente de todos nos.
Ai voces iam ver como portugal ia piar fininho e direitinho ❤❤
comentário de parolo labrego. vê-se mesmo que és um papalvo das aldeias. um campónio .
Enquanto isso, o Interior de Portugal morreu!
So tenho pena que com falta de tantos meios o pensamento atual mais importante é a vertente científica 😅
Mas menos mal que venha qualquer coisa 🙏💪🇵🇹
Em tempos já tivémos a Armada mais PODEROSA do planeta, agora temos a Armada mais FRACA do planeta.
Prefiro que os meus impostos e descontos sejam gastos na construção de umas Forças Armadas de prestígio do que em associações desnecessárias.
A nossa armada não é, nem de perto, a mais fraca.
Precisamos é de drones , isso é que era e fazer um batalhão especialista com todos os ramos das forças armadas !
Porque não é construído nos nossos estaleiros temos gente capaz de o fazer e era bom para a economia portuguesa!
Porque os estaleiros portugueses não fizeram uma oferta competitiva e já estão ocupados com os 6 patrulhas oceânicos.
fico contente com o nosso amado portugal .....mas nao posso deixar de reparar que esse 120...milhoes poderiam estar a entrar na nossa economia em empresas PORTUGUESAS em x da ROMENIA......
temos dos melhores estaleiros.......esse sr PICAS ainda quer se candidatar a PRESIDENTE.....VEJAM BEM O QUANTO O SR PICAS MOSTRA INTERESSE QUE O NOSSO PAIS DESENVOLVA....
Os 130 milhões são do PRR, como condição tínhamos de fazer um contrato internacional, e quem apresentou a melhor oferta foi uma empresa holandesa com um estaleiro na Romênia. Ganhem juízo pelo amor de Deus...
Há alguma ideia de colocar a reportagem que passou ontem à noite no canal NOW sobre a missão dos fuzileiros portugueses na Lituânia? Obrigado!
Quando morrermosa marinha já tem mais meia duzia de barcos!
Mesmo sendo Almirante eu dizia ao jornaleiro que ele é um estúpido por fazer aquela pergunta e perguntava de volta se ele fez algum serviço militar. Pergunta mais ridícula.
De onde vem o dinheiro para um navio destes. E onde estão os restantes meios necessários para operar este sonho? Não existem em Portugal tecnologia para construir estes e outros meios que o país precisa? Mais um elefante branco 😢😢😢😢
Um navio porta/drones/polivalente o € vai em grande parte da UE, tripulação cerca de 20 militares, um navio deste não temos capacidade neste momento.
@@sunburnslb Sempre aparece um chega ou um retornado! Tem dó!
Besta aonde seria construído em Portugal? Quanto a tecnologia NACIONAL.andas desinformado!
Os restantes meios? Parvalhão, até parece que cagas e comes ao mesmo tempo. Só comes depois de alguém cagar, cada coisa no seu tempo
Então tbm é um submarino
E helicópteros temos recentes ??
Recentes creio que sim, o problema é que a Força aérea tem 0 helicópteros de combate, 0!
@@mansoooo orçamentos não concluíram en tempo que foi o primeiro mandato do presidente Marcelo ?
Vai ser mais um para guardar cabo verde, mocambique, mediterraneo etc Paga Patego!
Obrigado Costa
Novo ou restaurado em 2a mão proveniente de outro país?
Não estás a ver o navio a ser produzido?? É novo
So uma pergunta......Já conseguiram o dinheiro para consertar o Vasco da Gama?
Deviam era ter vergonha, alguém explique o porquê de um navio de 133 milhões não é feito em Portugal?!!!! É lamentável.
Porque os estaleiros portugueses não fizeram ofertas competitivas. Vocês acham todos que isto é só pedir e está feito? Que só não fizeram o contrato com um estaleiro português porque são estúpidos? Ou porque odeiam a nação?
@@joaquimbarbosa896 preços competitivos para o nosso governo salários medíocres para nós trabalhadores, ninguém falou em ódio á nação, mas há dinheiro para apoios a igualdade de género ugandês 400milhoes, e já para não falar em outros apoios
@@vitorteixeira5831 Tu sabes que não damos 400 milhões de apoio a "géneros" certo? E tu tens noção de que para qualquer outro governo as ofertas seriam as mesmas?
@@joaquimbarbosa896 OE2024 tem mais de 426 milhões de euros para promover a igualdade de género
Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) que ascende aos 426,27 milhões de euros. O trabalho é uma das áreas visada no conjunto das 564 medidas"
.
e não eu não tenho a noção visto que não me refiro a outro ou outros governos, eu falo do meu governo e tenho a noção que quando trabalhei em Viana do castelo via subempreitada na construção da 2 fragatas da marinha que estiveram na doca paradas anos , nessa altura os preços eram competitivos, depois decidiram privatizar os estaleiros com muita burocracia estranha pois agora não interessa, pois até parece ter feito bem ao povo vianense que continuam a trabalhar ainda que com salários inferiores e não dão despesa aos contribuintes, já tive a oportunidade de trabalhar na damen e tinha um salário de 4500€ a fazer 200h por mês mais alojamento e viagens, mas isto nem é conversa a questão é ! Da para os outros pagarem isso e não dá para nós ganharmos metade, será que me estás a dizer que em Portugal o patrão é assim tão ganancioso para não ter um orçamento competitivo.
Foi dar emprego aos romenos, e fazer empresas romenas vender a potes para o Navio. Assim mesmo, nunca me enganou.
A empresa é Holandesa, e nenhum estaleiro naval conseguia fazer o navio
Construido na Romenia e sem armamento...
Nao temos estaleiros navais em.portugal? Mesmo nao sendo capazes de produzir um navio desta dimensao nao seria melhor invertir no nosso pais melhoras instalacoes de produção para poder produzir e criar modelos nacionais ?
Disseste tudo, não somos capazes de construir um navio destas dimensões. Preferias ficar sem navio? Achas que a Romênia não compra equipamento?
Navio de concepção Portuguesa, construído por uma empresa Holandesa na Roménia!!
Faltou explicar porque razão tem de ser assim ?????????
Porque apresentaram uma melhor oferta...
@@joaquimbarbosa896 É provável que tenha sido isso!
Agora se pudesse ter sido construído em estaleiro Nacional teria sido uma mais valia e prestigio para o País, para as empresas Portuguesas e consequentemente para os trabalhadores que estivessem envolvidos😮💨
@@deliosantos7819 Mas não havia empresa que fizesse uma oferta competitiva.
Pode esya de baixo de vcs um túnel
A aquele jornaleco pá... 🤬☠️
Exelente noticia ! Agora falta e os f35 ! E vendiamos nossos f16 ucrania 🇺🇦🔱!
Vao construi lo na roménia??!! Nunca vai ser entregue.
Tristeza...Roménia???Holanda??dinheiro de fundos Europeu......pais fraco,triste
😂 no Mar no Ar e debaixo de "Águas de Bacalhau"
Portugal não tem Estaleiros e Profissionais competentes?
Tem, mas foram privatizados para os amigos do Passos Coelho
Profissionais têm, estaleiros não.
E se fosse construído aqui ficava mais caro.
Poderíamos ter pelo menos estaleiros para a manutenção dos navios! Que choldra de políticos!
Em 2040 está na água!
É para nos defender de que, mais fmi?
É para nos defender.
Não precisamos de ter inimigos para investir na defesa.
Se queres paz prepara-te para a guerra, e Portugal sendo um dos paises com uma das maiores zonas económicas do mundo, têm muito o que se preparar, ou perdemo-la.
@@joaoantunes2917 sim concordo. Mas é com este navio totalmente inofensivo e incapaz de se defender ou de defender o nosso mar, que iremos dissuadir potenciais agressores?? Este navio de capacidade de guerra tem 0. E para se defender igual... 0.
@@joaoantunes2917 que puta de conversa
Parece uma embarcação de pesca e aspecto de ter muitos anos!
so agora???? ja era para apresentar pelo menos um a navegar no mar ainda andam a cortar chapas fdx somos mesmo uns bananas e triste
Dá muito jeito para apagar fogos..... E reduzir a criminalidade que se vê no país....Mais uns milhões desviados
diferentes problemas mas ambos importantes!
O video é sobre a Marinha e um navio polivalente! Talvez esteja confuso...
Um elefante branco da marinha desarmada portuguesa
Você e um gênio ainda não está feito já tem defeito 😅. Fds
Velho do Restelo
@@TheCamoesas esse navio não tem armamento nenhum para propia defesa e não tem drones de combat. Os NPO valor militar 0 e as fragatas envelhecidas e os Submarinos um número insuficiente para o nosso mar isdo e realidade
Este vai ser cinzento. 😀
@@tonitoni7969 no minimo dois Ciws falta de visão mas se calhar para receber o financiamento teve que ser assim, os drones de combate em breve estarão ai .
@manuelramoamouta6420
Sempre aparece um Chega, o homem dos bombos, ou dos vídeos!
"Consegue operar debaixo de água..." 🤔
Pois consegue, basta que seja afundado e transforma-se em Combatente de Sub Superfície frustrado. Volta e meia o Senhor Almirante amanda com umas afirmações um tanto ou quanto insondáveis. Enfim. 🙄
Pena é que não vá ser construído em Portugal. Mais a mais sendo um navio essencialmente desarmado, tenho a certeza de que já tivemos essa capacidade. Mas isso foi quando o Senhor Almirante se chamava Américo Tomaz. 😶
Ele estava a falar dos drones que irá transportar .
Sempre aparece um chega ou um retornado! Tem dó!
@@abiliofernandes-ik4xlnão sou Chega nem Retornado, mas é verdade que tínhamos uma capacidade de construção Naval bastante impressionante. Agora já quase nada resta.
@@sunburnslbassim compreendo... 🙂
@@duartesimoes508 Não ! Não tinhamos! Os navios a que se refere é tudo que outros países faziam e fazem bem melhor que nós! Portugal NUNCA teve industriais-empreendedores de visão! Herdámos um país terceiro mundista graças a uma ditadura castrante e o resto é história, por isso é olhar para frente e evoluir sem saudosismos bacocos!
e país muito atrasado foi construído na Romina que vergonha
Com um perfil com essa altura, em cenário de guerra, é bom para tiro ao alvo....
Esperemos que se fique pelo Alfeite por manutenções....
Triste Portugal precisar de recorrer a Roménia para construir um navio
Agradece aos porcos de abril, que desmantelaram a construção naval em PORTUGAL!
Recorreu á empresa que melhor sabe sobre navios de guerra, a DAMEN!
Por acaso, recorreu aos Países Baixos! Por outro lado é agradecer aos sindicalistas da cgtp-in que arrebentaram com os estaleiros navais em Portugal com capacidade de construir um navio desses.
@@david_atsoc até pode ser a melhor e até pode ficar mais barato, mas um país com o histórico naval como o nosso é incompreensível que não tenha a capacidade de construir navios para a sua armada
@@tccaprisone a questão é que este em particular é um projecto em conjunto com a DAMEN visto que o mesmo até já faz parte do catálogo da DAMEN para venda para outras marinhas, em relação às demais embarcações apenas temos capacidade neste momento para construir lanchas, patrulhas costeiros e oceânicos... No entanto concordo que seja triste visto a nossa história (cada vez mais esbatida e batida por governos de esquerda).
Era uma jóia se fosse um porta aviões, tão fraco que ninguém o quis!
Que vergonha; ... Não conseguirmos construir uma merda de um barco..... Que vergonha.... Que vergonha!