Os sistema de locação por aqui é absurdo para o locatário, é uma lógica de propriedade cruel e mesquinha. A ideia de fiador é algo absurdo, pra alugar um lugar alguém tem que dar um imóvel como garantia???? Isso na sua origem já exclui famílias que não tem casa própria da oportunidade de alugar um local... Seguro fiança é um esquema muito interessante para as seguradoras, são grandes empresas fazendo o papel de fiador e comendo seu dinheiro ... Em suma, a forma mais adequada de garantia, que é o depósito, parece até um favor quando está disponível. Absurdo.
Deixa de vitimismo. Só quem é locatário sabe a dor de cabeça que tem . Quando o Iquilino n te paga e nem quer sair do imóvel que só sai com ordem de despejo , quem vai proteger o locatário ?
@@aluh3239 quando a pessoa fala "vitimismo" é fato que logo em seguida vem um argumento merda 🤣🤣🤣 nunca falha. O que vitimismo tem a ver com isso sua topeira?
O problema não é o sistema, é o estado cobrando altos impostos, gerando burocracias infinitas, regulando e mandando ver em MUITA corrupção. Isso gera desemprego, instabilidade, por consequência, todo mundo que faz negócios precisa se precaver como dá... você pode ter muita certeza de que se o ambiente de negócios fosse menos aburdo, as exigencias seriam menores, os donos ganhariam muito mais dinheiro, e muitas famílias teriam teto.
@@marcelle6090essa leitura única liberal pra tudo é bastante furada. O mercado imobiliário é pura selva de autorregulação. O inquilino fica na mão da escolha das imobiliárias e da especulação imobiliária. Uma bela porcaria.
A especulação imobiliária e ausência de regras que protejam o inquilino são um problemao. A gente fica na mão de abusos mesmos pra alugar uma kitnet de 25m² como se fosse uma mansão.
Excelente vídeo! Vou usar essa modalidade como seguro, mas o contrato em si é em uma linguagem muuito pouco acessível pra quem é leigo no assunto. Seu vídeo ajudou a esclarecer demais. Parabéns e obrigada!
Cara, que vídeo esclarecedor! Vc tirar um pouco do seu tempo pra compartilhar informação de fácil assimilação é sem precedentes no mundo de hoje! Muito grato de verdade!
Excelente vídeo, muito esclarecedor e didático. Fiquei com pouco de dúvida sobre em quais circunstâncias durante o contrato o proprietário pode recorrer ao recurso e de que maneira este recurso é liberado
Olá Rodrigo! Obrigado! Um exemplo: o inquilino atrasa o pagamento do aluguel. Basta entrar em contato com a seguradora emissora do título e informar a falta do pagamento. Eles entrarão em contato com o locatário para se certificar que de fato não foi pago e se não há possibilidade de pagamento imediato. A resposta sendo negativa, o valor é repassado ao locador e cobrado do inquilino pela seguradora. Procedimento similar ocorrerá em caso de danos físicos ao imóvel no momento de devolução das chaves. Não sei se me fiz entender.
Boa Noite! O inquilino que esta morando na minha casa fez o contrato na imobiliária com título de Capitalização como garantia, Ele esta com 2 aluguéis atrasados, nesse caso a imobiliária nao deveria ja pedir o resgate desses 2 alugueis atrasados pra me pagar? Totalmente leiga nesse assunto, nem sabia que existia essa garabtia. Mas foi bem explicativo seu video . Grata
Olá Sara! Sim. O valor parcial do título já pode ser solicitado. O pedido não precisa partir da imobiliária. Com o contrato em mãos e número do título, você, como locadora, pode solicitar o resgate.
Ou seja, criaram uma modalidade parecida com caução (que por lei o valor não pode ultrapassar 3 meses de aluguel), mas sem amparo da lei, vejo imobiliárias pedindo 8X o valor do aluguel adiantado... Está certo isso?
Olá Anderson! É parecido com caução mesmo, e, de fato, há quem exija que o título de capitalização seja feito com um valor muitas vezes (já vi até mais de 8x) maior que o valor da locação. Diferentemente da caução, não há na lei, algo que coloque um limite nessa exigência, desta forma, é o proprietário quem decide o valor do título. Cabe ao candidato a inquilino analisar o quanto compensa deixar tal valor retido. Em muitos casos, vale a pena buscar outro imóvel similar que aceite outra modalidade de garantia. A vantagem frente ao sistema de caução, é a certeza de que, se o imóvel não estiver danificado e não encerrar o contrato com inadimplência, o valor será devidamente devolvido.
Fiquei com dúvida com relação à esse prazo... Exemplo: aluguei o imovel e fiz o titulo com prazo de 12 meses.... daí com 15 meses resolvo sair do imóvel (ou seja, se passaram mais 3 meses e o titulo foi renovado para mais 12 meses) nesse momento eu não consigo restagar o valor inteiro? Há descontos no valor? Ai eu precisaria esperar mais 9 meses para poder tirar o dinheiro, isso? Parece uma voisa bem abusiva
Olá Paola! Exatamente isso. Se resgatar antes do prazo, do motante a receber, será descontado um valor proporcional já previsto em contrato, que costuma ser bem representativo quando o saque é solicitado muito antes do vencimento.
Foi dito que o título de capitalização pode dispensar a comprovação de renda, porém a maioria das imobiliárias exigem os dois. Então, gostaria de saber como uma pessoa que vive na informalidade, porém tem renda para o aluguel, pode conseguir fazer uma locação sem depender de terceiros? O Brasil é um país em que a informalidade é enorme, então como essas pessoas estão conseguindo alugar, se a exigência do comprovante de renda é um requisito básico?
Olá Heloisa! De fato, para a contratação do título de capitalização não necessariamente precisa haver comprovação de renda, mas para o contrato de locação a comprovação é obrigatória. Quem é informal e não declara imposto de renda, pode apresentar os extratos bancários dos últimos 6 ou 12 meses para comprovar a renda. Têm imobiliárias que não aceitam, mas conheço muitas que consideram essa comprovação válida. Já se a informalidade for total, sem movimentação bancária, aí realmente a situação é mais complicada.
@@heloisamendonca7487 Sou locatário desde 2015, uso extratos bancários para comprovar renda, estou atualmente na 3° locação, sempre busco por imobiliárias grandes. Este imóvel de 2021 que estou é a 1ª vez que faço uso do Titulo de Capitalização.
Fiz um título de capitalização de 30 meses, ao finalizar e não quiser renovar o contrato de locação no imovel que estou, existe burocracia para o resgate? 1° O Titulo foi feito no nome do meu filho, porem, o filho foi morar em outro país, 2° como fica a questão do resgate do Título visto que ele não vai está pessoalmente? O resgate pode ser realizado apenas de forma digital, como exemplo enviando um numero da conta bancária dele? Ou vou precisar de uma Procuração dele?
Olá Geneci! Não há burocracia para o resgate. Ao informar que o contrato acabou e não há interesse na renovação, o valor será liberado com o aval do proprietário do imóvel que atestará que não restou nenhuma dívida e que o imóvel está em boas condições. Sobre a devolução do valor, não faz diferença seu filho estar no país ou não, uma vez que a transferência normalmente é feita digitalmente. Uma procuração só será necessária para esta finalidade se algum problema acontecer (inadimplência ou dano ao imóvel) e houver alguma discussão e/ou entrave no final da locação.
Ótimo vídeo! Meu contrato encerra em setembro desse ano, eu saindo em julho e pagando todas as multas e estando ok na vistoria, o valor do título volta?
Uma dúvida exemplo , paguei 6 mil em um título de capitalização, caso quando eu saia o imóvel está precisando pintar algo assim , eles devolvem o dinheiro tirando o valor para pintar a casa ou seguram o valor total ?
Olá Iasmim! A princípio eles vão segurar todo o valor. Caso, após fazer todos os reparos necessários (por exemplo, a pintura), reste algum saldo dos R$6.000,00 pagos na contratação do título, este saldo é devolvido a você.
Boa noite! Solicitei o resgate do meu título de capitalização realizado como garantia de imóvel feito por uma seguradora na ( porto cap). O período de vigência do título foi determinado em 18 meses o qual venceu em fevereiro e desde então estou tentando fazer o regate más sinto que a corretora esta dificultando esse resgate. Na verdade vou permanecer no imóvel então foi solicitado uma troca de garantia locatícia na qual eu optei pelo ( seguro fiança) O probelma é que a seguradora esta elegando para mim que nenhuma companhia esta aprovando o seguro fiança em meu nome para essa trca de garantia. Detalhe, meu nome esta limpo, meu ( escore ) no Serasa esta em 917 apresentei uma comprovação de renda suficiente para o valor da locação. Perguntei na corretora qual é o motorista vo da não aprovação e simplesmente me responderam que as companhias não falam o motivo. Ou seja fico de mãos atadas, pq sem a aprovação do segundo fiança me falaram que não vão levar berar o resgate do meu título. Gostaria de saber como devo prceder nesse caso por gentileza? Ficarei muito grato se puder me dar um direcionamento, um caminho pra resolver essa situação.. Desde já agradeço..🤝🏽🙏🏾🙏🏾
Estou passando pelo mesmo, não em relação à devolução do título, mas sobre ter o seguro fiança negado. Mesmo cenário: nome limpo, bom score no Serasa etc.
Boa noite! Tenho um contrato de locação com prazo de 30 meses, e foi feito um título de capitalização como garantia com o prazo de 18 meses para resgate do valor total do título. Minha pergunta é : vou pedir o resgate do título já que vai completar 18 meses em fevereiro, preciso apresentar algum outro tipo de garantia para a imobiliária para os outros 12 meses restante para o contrato?
Olá Sidney! Sim. Provavelmente o contrato prevê a necessidade de garantia até o final do contrato. Se a imobiliária faz a gestão da locação de forma correta, provavelmente vai solicitar a você a apresentação desse complemento de garantia.
Olá Aline! Isso mesmo. Só é permitido ao proprietário/locador resgatar o valor, após a comprovação de que o inquilino descumpriu alguma cláusula contratual. Seja ligada a danos ao imóvel ou inadimplência.
Uma dúvida. Sou o locatário , o título de capitalização para locação do imóvel é feito no meu nome ou nome do locador? Pois no meu caso, a imobiliária está pedindo que seja o título no nome do locador. Está certo? Obrigado pela atenção
Excelente vídeo. Porém eu fiquei na dúvida, eu como inquilino, qual custo terei para contratar o título de capitalização? Por exemplo, faço um título de 20 mil reais, no final contrato, se estiver tudo certo, pego de volta os 20 mil com correção. Mas qual o custo por eu ter utilizado esse serviço? Algum custo deve ter, já pesquisei e não acho essa informação
Olá Daniel! Já acompanhei as devoluções dos valores a inquilinos, e de fato, o valor total é devolvido (corrigido pela TR) quando o prazo total do contrato é cumprido. Durante o período contratado, o valor aplicado (no seu exemplo: R$20.000,00) é utilizado pela seguradora em outras aplicações que garantem um retorno muito superior à correção da TR que será paga a você. O lucro obtido com o dinheiro do inquilino fica como pagamento pelo serviço e possibilita que o valor total seja devolvido. Se for respeitado o prazo contratado e não solicitar o resgate antes, você investirá apenas os R$20.000,00 e os terá de volta ao final do contrato.
Boa tarde!!! O Inquilino quando devolve o imóvel após a data de vencimento do contrato de aluguel recebe o valor pago, ou o valor pago mais a correção do período que ficou aplicado.
Olá Gabriel! Rende a TR +taxa definida pela instituição que emitiu o título. Só a título de informação e exemplo, na Porto Seguro é TR + 0,35% ao mês (sobre o valor já capitalizado)
Qual documento o inquilino tem que passar para o proprietário? Meu inquilino só passou o comprovante de pagamento Como sei se essa capitalização que foi feita se refere ao meu imóvel
Olá Claudio! A empresa que emitiu o título deve ter passado a ele um documento no qual você deve constar como beneficiário. Caso ele não tenha conhecimento desse documento, é só solicitar uma via à empresa emissora do título.
Uma pergunta vou fazer um título que no contrato está escrito 18 meses, mas o contrato de aluguel é 30 meses, isso significa que vou ter que fazer um novo título daqui 18 meses ? Ou somente renovar sem ter que pagar novamente?
Olá Patricia! A renovação é automática. Você não precisará pagar novamente. Uma dica: verifique com a empresa que vai emitir o título se o prazo não pode ser de 15 meses, pois normalmente é renovado por igual período, e assim, daria exatamente no final do seu contrato de locação.
@@VidadeCorretordeImoveis se eu sair do imóvel após cumprir os 30 meses do contrato, eu tenho que pedir o resgate do título ,ou posso continuar com ele?
Eu acho um absurdo os consumidores aceitarem que as instituições financeiras decidam sem dar garantia. Essas modalidades só dá lucro a instituição que trabalha com o dinheiro/bem do locatário e se o locatário tiver prejuízo, estas modalidades não garante.
Estou para alugar um imóvel onde darei título de capitalização como garantia, se puder me ajuda com uma dúvida no contrato. Vou colar o paragrafo que me chamou atenção, segue: §5º - No caso de inobservância pelo (a) Locatário (a), de quaisquer das cláusulas do presente contrato, fica O LOCADOR (a)/ADMINISTRADORA, desde já, autorizado a resgatar o Título caucionado, a qualquer momento, mesmo antes do prazo final de capitalização, inclusive com as correções devidas, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, pagando-se de qualquer importância que lhe seja devida, fazendo a restituição ao (a) Locatário (a) do saldo que porventura haja em seu favor. Na hipótese de ser contestado pelo(a) locatário(a) o valor apresentado, e ser ajuizada a competente ação de prestação de contas, correrão por conta deste todas as despesas, custas e honorários de advogado Esse paragrafo não está aberto demais? "Inobservância" não deixa margem pra subjetividade? Precisa ser mais específico né? Outra coisa no boleto dos títulos não há menção de que será dado como garantia nem esclarece de que será resgatado somente se quebrado as regras X, a imobiliária não deveria emitir alguma declaração reforçando essa questão? Só pra eu não ficar "vendido". Agradeço de antemão.
Olá Alex! Você pode sugerir alterações no contrato (não quer dizer que serão acatadas). No geral, essas cláusulas são padronizadas, e, em um contrato de locação, as quebras contratuais quase sempre são ligadas à inadimplência ou avarias no imóvel. Adianto que dificilmente farão um contrato detalhando as possibilidades, mas uma alteração ou outra você pode sugerir e justificar, para então acatarem.
Olá Jonatan! Concordo com você que o título de capitalização "empurrado" pelos bancos aos clientes de fato é uma grande furada. No entanto, quando é emitido por uma seguradora como garantia de aluguel, para o inquilino, é bem melhor que o seguro fiança, já que o valor retorna ao final do contrato.
Os sistema de locação por aqui é absurdo para o locatário, é uma lógica de propriedade cruel e mesquinha. A ideia de fiador é algo absurdo, pra alugar um lugar alguém tem que dar um imóvel como garantia???? Isso na sua origem já exclui famílias que não tem casa própria da oportunidade de alugar um local... Seguro fiança é um esquema muito interessante para as seguradoras, são grandes empresas fazendo o papel de fiador e comendo seu dinheiro ... Em suma, a forma mais adequada de garantia, que é o depósito, parece até um favor quando está disponível. Absurdo.
Deixa de vitimismo. Só quem é locatário sabe a dor de cabeça que tem . Quando o Iquilino n te paga e nem quer sair do imóvel que só sai com ordem de despejo , quem vai proteger o locatário ?
@@aluh3239 quando a pessoa fala "vitimismo" é fato que logo em seguida vem um argumento merda 🤣🤣🤣 nunca falha. O que vitimismo tem a ver com isso sua topeira?
O problema não é o sistema, é o estado cobrando altos impostos, gerando burocracias infinitas, regulando e mandando ver em MUITA corrupção. Isso gera desemprego, instabilidade, por consequência, todo mundo que faz negócios precisa se precaver como dá... você pode ter muita certeza de que se o ambiente de negócios fosse menos aburdo, as exigencias seriam menores, os donos ganhariam muito mais dinheiro, e muitas famílias teriam teto.
@@marcelle6090essa leitura única liberal pra tudo é bastante furada. O mercado imobiliário é pura selva de autorregulação. O inquilino fica na mão da escolha das imobiliárias e da especulação imobiliária. Uma bela porcaria.
A especulação imobiliária e ausência de regras que protejam o inquilino são um problemao. A gente fica na mão de abusos mesmos pra alugar uma kitnet de 25m² como se fosse uma mansão.
Excelente vídeo! Vou usar essa modalidade como seguro, mas o contrato em si é em uma linguagem muuito pouco acessível pra quem é leigo no assunto. Seu vídeo ajudou a esclarecer demais.
Parabéns e obrigada!
Obrigado Gabrielle!
Fico feliz em ajudar!
Cara, que vídeo esclarecedor! Vc tirar um pouco do seu tempo pra compartilhar informação de fácil assimilação é sem precedentes no mundo de hoje! Muito grato de verdade!
Valeu Célio!
Eu que agradeço sua atenção.
Que vídeo maravilhoso!
Muito obrigado Thayna!
Incrivel sua didática 🎉❤
Muito obrigado Valeria!
Ficou super claro. Sensacional! Parabéns!
Obrigado Gizele!
Excelente vídeo, muito esclarecedor e didático. Fiquei com pouco de dúvida sobre em quais circunstâncias durante o contrato o proprietário pode recorrer ao recurso e de que maneira este recurso é liberado
Olá Rodrigo! Obrigado!
Um exemplo: o inquilino atrasa o pagamento do aluguel.
Basta entrar em contato com a seguradora emissora do título e informar a falta do pagamento.
Eles entrarão em contato com o locatário para se certificar que de fato não foi pago e se não há possibilidade de pagamento imediato.
A resposta sendo negativa, o valor é repassado ao locador e cobrado do inquilino pela seguradora.
Procedimento similar ocorrerá em caso de danos físicos ao imóvel no momento de devolução das chaves.
Não sei se me fiz entender.
Muito esclarecedor seu vídeo, obrigado
Eu que agradeço sua atenção Ronald!
Muito bom Vídeo ... Limpo, rireto e claro !
Obrigado Emanuel!
Parabéns pela explicação. Foi objetivo.
Valeu Robson! Muito obrigado.
Explicou muito bem Marcelo. Parabéns.
Muito obrigado Marco!
Obrigado pelo vídeo
Eu que agradeço sua atenção Marcelo!
Boa Noite! O inquilino que esta morando na minha casa fez o contrato na imobiliária com título de Capitalização como garantia, Ele esta com 2 aluguéis atrasados, nesse caso a imobiliária nao deveria ja pedir o resgate desses 2 alugueis atrasados pra me pagar? Totalmente leiga nesse assunto, nem sabia que existia essa garabtia. Mas foi bem explicativo seu video . Grata
Olá Sara!
Sim. O valor parcial do título já pode ser solicitado.
O pedido não precisa partir da imobiliária. Com o contrato em mãos e número do título, você, como locadora, pode solicitar o resgate.
@@VidadeCorretordeImoveis Muito Obrigada. Ja vou atras pra ver. Deus Abençoe sua vida
Ou seja, criaram uma modalidade parecida com caução (que por lei o valor não pode ultrapassar 3 meses de aluguel), mas sem amparo da lei, vejo imobiliárias pedindo 8X o valor do aluguel adiantado... Está certo isso?
Olá Anderson!
É parecido com caução mesmo, e, de fato, há quem exija que o título de capitalização seja feito com um valor muitas vezes (já vi até mais de 8x) maior que o valor da locação.
Diferentemente da caução, não há na lei, algo que coloque um limite nessa exigência, desta forma, é o proprietário quem decide o valor do título. Cabe ao candidato a inquilino analisar o quanto compensa deixar tal valor retido. Em muitos casos, vale a pena buscar outro imóvel similar que aceite outra modalidade de garantia.
A vantagem frente ao sistema de caução, é a certeza de que, se o imóvel não estiver danificado e não encerrar o contrato com inadimplência, o valor será devidamente devolvido.
Fiquei com dúvida com relação à esse prazo...
Exemplo: aluguei o imovel e fiz o titulo com prazo de 12 meses.... daí com 15 meses resolvo sair do imóvel (ou seja, se passaram mais 3 meses e o titulo foi renovado para mais 12 meses) nesse momento eu não consigo restagar o valor inteiro? Há descontos no valor? Ai eu precisaria esperar mais 9 meses para poder tirar o dinheiro, isso?
Parece uma voisa bem abusiva
Olá Paola!
Exatamente isso. Se resgatar antes do prazo, do motante a receber, será descontado um valor proporcional já previsto em contrato, que costuma ser bem representativo quando o saque é solicitado muito antes do vencimento.
Foi dito que o título de capitalização pode dispensar a comprovação de renda, porém a maioria das imobiliárias exigem os dois. Então, gostaria de saber como uma pessoa que vive na informalidade, porém tem renda para o aluguel, pode conseguir fazer uma locação sem depender de terceiros? O Brasil é um país em que a informalidade é enorme, então como essas pessoas estão conseguindo alugar, se a exigência do comprovante de renda é um requisito básico?
Olá Heloisa!
De fato, para a contratação do título de capitalização não necessariamente precisa haver comprovação de renda, mas para o contrato de locação a comprovação é obrigatória.
Quem é informal e não declara imposto de renda, pode apresentar os extratos bancários dos últimos 6 ou 12 meses para comprovar a renda.
Têm imobiliárias que não aceitam, mas conheço muitas que consideram essa comprovação válida.
Já se a informalidade for total, sem movimentação bancária, aí realmente a situação é mais complicada.
@@VidadeCorretordeImoveis Obrigadíssima pela resposta. Vou torcer para achar uma que aceite meus extratos. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!
@@heloisamendonca7487 Sou locatário desde 2015, uso extratos bancários para comprovar renda, estou atualmente na 3° locação, sempre busco por imobiliárias grandes. Este imóvel de 2021 que estou é a 1ª vez que faço uso do Titulo de Capitalização.
@@GeneciFirmino Oi Geneci! Obrigada pela dica de buscar imobiliárias grandes. 🌹
Se vc não pode comprovar renda que o mínimo não pode locar nada
Fiz um título de capitalização de 30 meses, ao finalizar e não quiser renovar o contrato de locação no imovel que estou, existe burocracia para o resgate? 1° O Titulo foi feito no nome do meu filho, porem, o filho foi morar em outro país, 2° como fica a questão do resgate do Título visto que ele não vai está pessoalmente? O resgate pode ser realizado apenas de forma digital, como exemplo enviando um numero da conta bancária dele? Ou vou precisar de uma Procuração dele?
Olá Geneci!
Não há burocracia para o resgate. Ao informar que o contrato acabou e não há interesse na renovação, o valor será liberado com o aval do proprietário do imóvel que atestará que não restou nenhuma dívida e que o imóvel está em boas condições.
Sobre a devolução do valor, não faz diferença seu filho estar no país ou não, uma vez que a transferência normalmente é feita digitalmente.
Uma procuração só será necessária para esta finalidade se algum problema acontecer (inadimplência ou dano ao imóvel) e houver alguma discussão e/ou entrave no final da locação.
@@VidadeCorretordeImoveis Muito agradecido pelas informações, vou fazer uma procuração apenas por garantia.
Ótimo vídeo! Meu contrato encerra em setembro desse ano, eu saindo em julho e pagando todas as multas e estando ok na vistoria, o valor do título volta?
Olá Mariana! Muito obrigado!
Sim. Se não restar nenhuma dívida e o imóvel passar na vistoria, o valor é devolvido a você.
Uma dúvida exemplo , paguei 6 mil em um título de capitalização, caso quando eu saia o imóvel está precisando pintar algo assim , eles devolvem o dinheiro tirando o valor para pintar a casa ou seguram o valor total ?
Olá Iasmim!
A princípio eles vão segurar todo o valor.
Caso, após fazer todos os reparos necessários (por exemplo, a pintura), reste algum saldo dos R$6.000,00 pagos na contratação do título, este saldo é devolvido a você.
Me dá um pouco de receio neste quesito, de perder um grande valor.
Boa noite!
Solicitei o resgate do meu título de capitalização realizado como garantia de imóvel feito por uma seguradora na ( porto cap).
O período de vigência do título foi determinado em 18 meses o qual venceu em fevereiro e desde então estou tentando fazer o regate más sinto que a corretora esta dificultando esse resgate.
Na verdade vou permanecer no imóvel então foi solicitado uma troca de garantia locatícia na qual eu optei pelo ( seguro fiança)
O probelma é que a seguradora esta elegando para mim que nenhuma companhia esta aprovando o seguro fiança em meu nome para essa trca de garantia.
Detalhe, meu nome esta limpo, meu ( escore ) no Serasa esta em 917 apresentei uma comprovação de renda suficiente para o valor da locação.
Perguntei na corretora qual é o motorista vo da não aprovação e simplesmente me responderam que as companhias não falam o motivo.
Ou seja fico de mãos atadas, pq sem a aprovação do segundo fiança me falaram que não vão levar berar o resgate do meu título.
Gostaria de saber como devo prceder nesse caso por gentileza?
Ficarei muito grato se puder me dar um direcionamento, um caminho pra resolver essa situação..
Desde já agradeço..🤝🏽🙏🏾🙏🏾
Abre uma reclamação na Susep o órgão que fiscaliza as seguidoras... Rapidinho devolvem o valor do seu título....
Estou passando pelo mesmo, não em relação à devolução do título, mas sobre ter o seguro fiança negado. Mesmo cenário: nome limpo, bom score no Serasa etc.
Meu medo é este.
Boa noite!
Tenho um contrato de locação com prazo de 30 meses, e foi feito um título de capitalização como garantia com o prazo de 18 meses para resgate do valor total do título.
Minha pergunta é : vou pedir o resgate do título já que vai completar 18 meses em fevereiro, preciso apresentar algum outro tipo de garantia para a imobiliária para os outros 12 meses restante para o contrato?
Olá Sidney!
Sim. Provavelmente o contrato prevê a necessidade de garantia até o final do contrato.
Se a imobiliária faz a gestão da locação de forma correta, provavelmente vai solicitar a você a apresentação desse complemento de garantia.
@@VidadeCorretordeImoveis Bom dia! Ok muito obrigado..👍🏽
Como funciona o resgate pelo locador? Ele precisa comprovar o dano e a inadimplência?
Olá Aline!
Isso mesmo. Só é permitido ao proprietário/locador resgatar o valor, após a comprovação de que o inquilino descumpriu alguma cláusula contratual. Seja ligada a danos ao imóvel ou inadimplência.
Uma dúvida. Sou o locatário , o título de capitalização para locação do imóvel é feito no meu nome ou nome do locador? Pois no meu caso, a imobiliária está pedindo que seja o título no nome do locador. Está certo? Obrigado pela atenção
Olá Denis!
O título de capitazação é do inquilino (é feito em nome do locatário), e deve ser lançado como BENEFICIÁRIO, o LOCADOR.
Excelente vídeo. Porém eu fiquei na dúvida, eu como inquilino, qual custo terei para contratar o título de capitalização? Por exemplo, faço um título de 20 mil reais, no final contrato, se estiver tudo certo, pego de volta os 20 mil com correção. Mas qual o custo por eu ter utilizado esse serviço? Algum custo deve ter, já pesquisei e não acho essa informação
Olá Daniel!
Já acompanhei as devoluções dos valores a inquilinos, e de fato, o valor total é devolvido (corrigido pela TR) quando o prazo total do contrato é cumprido.
Durante o período contratado, o valor aplicado (no seu exemplo: R$20.000,00) é utilizado pela seguradora em outras aplicações que garantem um retorno muito superior à correção da TR que será paga a você.
O lucro obtido com o dinheiro do inquilino fica como pagamento pelo serviço e possibilita que o valor total seja devolvido.
Se for respeitado o prazo contratado e não solicitar o resgate antes, você investirá apenas os R$20.000,00 e os terá de volta ao final do contrato.
@@VidadeCorretordeImoveis obrigado pelo retorno!
Show
Precisa do contrato de locação para fazer o título de capitalização?
Olá Fabio!
A empresa que vai emitir o título de capitação, normalmente solicita sim a minuta do contrato.
Boa tarde!!! O Inquilino quando devolve o imóvel após a data de vencimento do contrato de aluguel recebe o valor pago, ou o valor pago mais a correção do período que ficou aplicado.
Olá!
Se o contrato terminar sem pendências, o inquilino recebe o valor pago corrigido pela TR.
Corrigido pela TR que piada.
Boa Esse título rende alguma quantia ou é como se o dinheiro estivesse parado?
Olá Gabriel!
Rende a TR +taxa definida pela instituição que emitiu o título.
Só a título de informação e exemplo, na Porto Seguro é TR + 0,35% ao mês (sobre o valor já capitalizado)
Olá tenho um titulo de capitalizacao de aquisicao em meu nome o proponente e meu avo esse titulo é imovel
Olá Andre!
Não entendi bem seu comentário.
Qual documento o inquilino tem que passar para o proprietário?
Meu inquilino só passou o comprovante de pagamento
Como sei se essa capitalização que foi feita se refere ao meu imóvel
Olá Claudio!
A empresa que emitiu o título deve ter passado a ele um documento no qual você deve constar como beneficiário. Caso ele não tenha conhecimento desse documento, é só solicitar uma via à empresa emissora do título.
Uma pergunta vou fazer um título que no contrato está escrito 18 meses, mas o contrato de aluguel é 30 meses, isso significa que vou ter que fazer um novo título daqui 18 meses ? Ou somente renovar sem ter que pagar novamente?
Olá Patricia!
A renovação é automática. Você não precisará pagar novamente.
Uma dica: verifique com a empresa que vai emitir o título se o prazo não pode ser de 15 meses, pois normalmente é renovado por igual período, e assim, daria exatamente no final do seu contrato de locação.
@@VidadeCorretordeImoveis se eu sair do imóvel após cumprir os 30 meses do contrato, eu tenho que pedir o resgate do título ,ou posso continuar com ele?
Eu acho um absurdo os consumidores aceitarem que as instituições financeiras decidam sem dar garantia.
Essas modalidades só dá lucro a instituição que trabalha com o dinheiro/bem do locatário e se o locatário tiver prejuízo, estas modalidades não garante.
muito estranho isto...
muito estranho.
Estou para alugar um imóvel onde darei título de capitalização como garantia, se puder me ajuda com uma dúvida no contrato. Vou colar o paragrafo que me chamou atenção, segue:
§5º - No caso de inobservância pelo (a) Locatário (a), de quaisquer das cláusulas do presente contrato,
fica O LOCADOR (a)/ADMINISTRADORA, desde já, autorizado a resgatar o Título caucionado, a
qualquer momento, mesmo antes do prazo final de capitalização, inclusive com as correções devidas,
independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, pagando-se de qualquer importância que
lhe seja devida, fazendo a restituição ao (a) Locatário (a) do saldo que porventura haja em seu favor.
Na hipótese de ser contestado pelo(a) locatário(a) o valor apresentado, e ser ajuizada a competente
ação de prestação de contas, correrão por conta deste todas as despesas, custas e honorários de
advogado
Esse paragrafo não está aberto demais? "Inobservância" não deixa margem pra subjetividade? Precisa ser mais específico né? Outra coisa no boleto dos títulos não há menção de que será dado como garantia nem esclarece de que será resgatado somente se quebrado as regras X, a imobiliária não deveria emitir alguma declaração reforçando essa questão? Só pra eu não ficar "vendido".
Agradeço de antemão.
Olá Alex!
Você pode sugerir alterações no contrato (não quer dizer que serão acatadas).
No geral, essas cláusulas são padronizadas, e, em um contrato de locação, as quebras contratuais quase sempre são ligadas à inadimplência ou avarias no imóvel.
Adianto que dificilmente farão um contrato detalhando as possibilidades, mas uma alteração ou outra você pode sugerir e justificar, para então acatarem.
Título de capitalização é furada
Olá Jonatan!
Concordo com você que o título de capitalização "empurrado" pelos bancos aos clientes de fato é uma grande furada.
No entanto, quando é emitido por uma seguradora como garantia de aluguel, para o inquilino, é bem melhor que o seguro fiança, já que o valor retorna ao final do contrato.