A "Geração TikTok" terá DIFICULDADES em aprender instrumentos musicais? BRKsEDU comenta!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 жов 2024
  • Corte retirado de uma livestream do Edu: • Na Reta Final de SUPER...
    Contato comercial: brksedu@vandep.ag
    Canal de cortes do BRKsEDU, com conteúdo retirado de lives e vídeos do canal BRKsEDU. Ocasionalmente podem aparecer cortes retirados de outros canais, como PequenoSapeca, DeByte e participações do Edu em outros canais.
    #BRKsEDU

КОМЕНТАРІ • 493

  • @enzovecchi2804
    @enzovecchi2804 3 місяці тому +689

    Eu sou um adolescente de 16 anos e toco violão e guitarra desde os 8 anos. Meus pais sempre me incentivaram e falaram pra eu não desistir. As vezes eu fico meio incomodado pq meus amigos e colegas acham que eu nasci com um talento e ignoram todo esse tempo que eu me esforcei. Eu acredito que com esforço e dedicação todo mundo consegue, não existe talento ou uma fórmula de aprender guitarra em um minuto, tem que se esforçar!

    • @VitorHugoTrombone
      @VitorHugoTrombone 3 місяці тому +34

      te entendo mano, eu tenho 19, toco trombone desde os 10, um instrumento meio incomun pra maioria das pessoas, toco muito bem, e as pessoas acham coisa de outro mundo, mas só eu sei o quanto me esforcei

    • @andalmeida86
      @andalmeida86 3 місяці тому +12

      Isso ae:) que bom que sempre teve apoio dos pais. Eu nunca rive na infância. Aproveita.

    • @crisoliveira2644
      @crisoliveira2644 3 місяці тому +13

      Sempre foi assim. Todo mundo em volta acha que habilidade vem de berço, menos a própria pessoa, que ralou pra caramba para ter essa habilidade. Ao ponto de muitas famílias desencorajarem quando a pessoa não demonstra "o jeito pra coisa" logo de cara, ex nihilo. No entanto, eu acredito que talento existe, só não acho que a falta dele deva ser empecilho para ninguém. Há sim pessoas com maiores aptidões naturais, mas até gente talentosa rala e gente que tem menos talento rala também, ao ponto de quem ouve ou vê não notar o quanto vc teve que ralar.

    • @carlosjunior7679
      @carlosjunior7679 3 місяці тому +1

      Tudo normal, amigo isso não vai mudar, a sociedade já funciona assim desde dos primórdios

    • @Athiiim
      @Athiiim 2 місяці тому +4

      rlx pae, toco a muito tempo guita e a real é que ninguem liga muito pra isso e no maximo que voce vai receber é um "top 👍"

  • @JB-jt6oq
    @JB-jt6oq 3 місяці тому +377

    0:44 por isso eu valorizo muito o estudo de qualquer arte. Lidar constantemente com a frustração e com o "se tornar" é importantíssimo.

    • @o_cirion
      @o_cirion 3 місяці тому +16

      Exatamente! A maior parte do processo criativo é lidando com frustração

  • @juliocesarpetrini_guitar
    @juliocesarpetrini_guitar 3 місяці тому +1164

    A geração TikTok vive na cultura instantânea e do efêmero, e aprender instrumentos musicais de forma satisfatória leva muito, muito tempo.

    • @pedrolima625
      @pedrolima625 3 місяці тому +45

      Como nasci em 2003 não sei a relação passada que o brasileiro tinha com instrumentos musicais, mas e inegável que a maneira como as plataformas digitais estimulam o cérebro ao prazer imediato pode afetar algo que leva uma vida inteira de aprendizado e dedicação, não consigo imaginar um jovem que não tem uma paixão enorme por musica dedicando 3 horas por dia em algum instrumento.

    • @CarlosEduardo_1991
      @CarlosEduardo_1991 3 місяці тому

      ​@@pedrolima625nasci em 2004 e toco guitarra a 6 anos e antes disso ganhei um violão do meu pai quando tinha apenas 7 anos de idade que foi meu primeiro instrumento musical e comecei a aprender com um professor que tocava guitarra e dava aula em uma igreja perto da minha casa e foi dai quando comecei de fato aprender a tocar depois de uns meses tivemos que nos mudar e o que eu tinha aprendido depois de algum tempo eu tinha esquecido e foi dai que desisti de certa forma a aprender a tocar e depois com 13 anos peguei uma musica do nirvana que era uma banda que já conhecia por ouvir desde os 10 anos e resolvi pegar uma video aula para aprender pelomenos o riff inicial da música que era come as you are claro 😅 passei a aprender o riff e depois peguei os power chords do resto da música e aprendi ela inteira inclusive o solo com apenas 3 notas 😅 depois de algumas semanas tocando a musica inteira no tempo certo sem errar peguei o gosto da coisa e fui aprendendo outras do nirvana e finalmente quando eu estava com 13 anos para 14 minha mãe comprou a minha primeira guitarra uma phx marvel adulto com o desenho do escudo do capitão américa no na frente (isto porque a que eu queria era a do homem aranha por ser toda preta e ter apenas a aranha vermelha) depois que comprou só fui evoluindo aprendendo as musicas dos 4 albuns do nirvana e depois fui progredindo cada vez mais até que com 15 para 16 anos peguei a primeira música para aprender que era uma dificuldade para mim naquele tempo que era duality do slipknot apesar de ser uma musica mais tranquila dentre as outras da banda ela era um desafio pra mim e depois de muita pratica durante horas todos dias aprendi ela por completo e nunca mais parei depois de aprender peguei a coordenação motora e pratica na palhetada alternada e no palm mute depois disso fui pegando uns treinos para melhorar a velocidade da palhetada alternada e só fui progredindo em questão de tecnicas para tocar metal também segui o passo de ir pegando musica por musica do slipknot e ir treinando para evoluir cada vez mais e hoje toco praticamente qualquer musica apenas pego os acordes e pronto, cheguei em um nivel intermediário avançado e estou satisfeito de ter feito a escolha de nunca desistir de algo que eu realmente queria e gostava desde criança que era aprender a tocar guitarra então resumindo a história é isso 😅

    • @samuroy167
      @samuroy167 3 місяці тому +20

      @@juliocesarpetrini_guitar perfeita a sua fala, e olhe que sou da geração Z. Estou aprendendo violão há alguns anos e só vim entender o básico do campo harmônico há poucos meses atrás.

    • @Gokimusic
      @Gokimusic 3 місяці тому +18

      Não só, eles não escutam música. Escutam lixo. E pra aprender instrumentos musicais é necessário gostar de música.

    • @Gokimusic
      @Gokimusic 3 місяці тому +1

      ​@@pedrolima625realmente

  • @henriquemedeiros2885
    @henriquemedeiros2885 3 місяці тому +182

    1-> Recompensa imediata se perde tão rápido quanto se ganha
    2-> Não há nada de prazer imediato que se compare ao prazer de conseguir aprender algo que você queria muito aprender

    • @Mathcartney
      @Mathcartney 2 місяці тому

      @@henriquemedeiros2885 A menos que seja dinheiro hahahah

    • @heitorcoutinho4462
      @heitorcoutinho4462 Місяць тому +2

      Real, mano. Passar anos estudando uma língua pra conseguir falar uma frase de forma fluente é uma sensação muito boa.

    • @sddiniz1
      @sddiniz1 21 день тому

      Na verdade, se parar pra pensar, esse prazer imediato nem existe. Eu sou um que detesto vídeos curtos porque a pessoa fica ali só passando coisas sem graça e inúteis sempre na expectativa de algo bom. Passa tempo e passa vídeo e essa expectativa nunca é atendida. E quanto mais ela não é atendida, mas a expectativa se mantém. A pessoa perde um tempo precioso rolando a tela do celular e não passa de uma bobagenzinha aqui e acolá que tira um sorriso raso. Por isso eu prefiro os canais com vídeos mais longos e com conteúdo.

  • @guilherm3fx
    @guilherm3fx 3 місяці тому +250

    não só instrumento, mas pra desenho também, quando vejo que a galera fica frustada que não consegue fazer seu personagem com 3 meses de estudos, a maioria abandona, eles vê como é desgastante e chato estudar os fundamentos do desenho, é tanta coisa pra estudar, aplicar e treinar que é complicado. E além disso, vai ser algo que você vai estudar pelo resto da sua vida

    • @gabrielcostakk8684
      @gabrielcostakk8684 3 місяці тому +11

      @@guilherm3fx isso vai servir pra qualquer coisa praticamente. Mas em desenho isso é muito real e faz parte, você tem que saber lidar com a frustração. Eu, por exemplo, já desenho fazem uns 4 anos e peguei pra estudar e praticar de verdade tem alguns meses, desde que comecei, sinto que evoluí DEMAIS, mas mesmo assim, sinto que ainda estou MUITO longe de chegar no meu objetivo e entendo que isso faz parte do processo. O que me ajuda a não desistir de estudar, é minha vontade de evoluir e o que me inspira é ver que eu estou melhor que "ontem". é sobre subir degraus, mesmo que a escada pareça infinita.

    • @lostguy478
      @lostguy478 3 місяці тому +5

      Acho que serve pra qualquer coisa, eu levei 6 meses pra aprender o básico do básico em álgebra. Sempre tem alguém querendo ensinar um macete pra aprender rápido e fácil, e quando não funciona as pessoas acabam frustradas e desistem (como você falou). As vezes não é nem que o truque é ruim, e sim que você precisa entender o que tá fazendo pra usar e conseguir um resultado bom. Eu lembro que com 12 anos eu não sabia desenhar nem um rosto (até hoje não sei kkkk) e ficava procurando como fazer um personagem em um cenário cheio de detalhe.
      Mas resumindo: Fazer qualquer coisa bem realmente leva MUITO tempo e esforço

    • @josevanz7654
      @josevanz7654 3 місяці тому +3

      Tambem desenho, desde q me entendo por gente, hj trabalho com ilustração (também)...e acho um absurdo pessoal vendendo curso na internet falando "aprenda a desenhar isso em 1 mês"....não tem como, é cerebral e muscular, vc não consegue! No máximo.aprende uns métodos pra copiar desenho, mas aí não é desenhar, é apenas copiar.

    • @VisigoDios
      @VisigoDios 2 місяці тому

      to aprendendo, e as vezes acho difícil ou fácil, mas tenho a mentalidade de que, se hoje estou aprendendo para ficar melhor e nunca desistir, o eu do futuro vai se aprimorar e ficar ainda mais, então nunca desisto

    • @gusttavobrenndo6511
      @gusttavobrenndo6511 2 місяці тому

      Ué, normal. A pessoa vê que não leva jeito ou simplesmente percebeu na prática que não gosta.
      Ainda mais hj em dia com IA fazendo desenhos fodas cada vez melhores não tem muita necessidade de aprender a fazer desenhos.

  • @wolnei
    @wolnei 3 місяці тому +47

    Olá, sou músico desde 1997, possuo formação em música. Uma dica bem interessante para quem pretende aprender violão ou até mesmo guitarra, ou já toca mas gostaria de aprender um pouco sobre teoria aplicada, sugiro o livro "O equilibrista das seis cordas". Indicado para todas as idades! Abraços

    • @mp4thiago
      @mp4thiago Місяць тому +1

      valeu pela indicação !!

  • @RenatinhoStauros
    @RenatinhoStauros 3 місяці тому +17

    Tenho notado que tenho sido afetado por esse momento da história tb... por exemplo..fui num concerto de música erudita e estava ficando impaciente pela demora da música e estava deixando de desfrutar o concerto. Nos adaptamos a prazeres rápidos... reels, tik tok, etc... sei lá se é isso... mas comentei exatamente isso com minha esposa ontem... loucura..

    • @Allissoonn
      @Allissoonn 3 місяці тому +4

      Eu estou estudando piano clássico e pretendo seguir carreira e digo que no começo, quando você não está acostumado a ouvir obras longas, é realmente muito difícil prestar atenção. Quanto mais você ouvir, e tentar prestar bastante atenção em cada instrumento, cada nota, cada nuance da obra, fica muito mais fácil a longo prazo.

  • @pabloluanGuitar
    @pabloluanGuitar 3 місяці тому +37

    O segredo é GOSTAR de tocar. Aí o conhecimento vem junto com a diversão e o prazer de evoluir e tocar o que você gosta

    • @marcosaugusto7599
      @marcosaugusto7599 Місяць тому +3

      gostar de tocar um solo é moleza. Duro é aprender desde o começo, apanhando, e errando no começo. Ta aí o problema que ele comentou no vídeo. Com as redes sociais a gente quer recompensa fácil e se em 1 mês não estão tocando muito, desistem, pois a recompensa(tocar bem ou músicas legais) é mais demorada

  • @fabiocorreagomes
    @fabiocorreagomes 3 місяці тому +125

    comecei a tocar em 2002 (entre indas e vindas com o instrumento). E até hoje não sinto que toco bem rsrs. O avanço da tecnologia tornou as coisas tão cômodas que as pessoas tendem a não ter a paciência de esperar a recompensa de longo prazo.

    • @BeloNovoMundo
      @BeloNovoMundo 3 місяці тому +3

      @@fabiocorreagomes esse sentimento não importa tanto, no final. Porque provavelmente os maiores músicos também sentem isso de maneira proporcional. O que importa mesmo é: você se diverte? Você consegue se expressar? Se sim, tá ótimo 👍🏻

    • @iberefake7862
      @iberefake7862 2 місяці тому +2

      ​@@BeloNovoMundo igual eu no violão. Comecei não tem uma semana, mas sei que vai demorado, mas também vai se divertido. Tô achando muito legal, é o primeiro instrumento que quero tocar. Sei que vou conseguir daqui uns tempos. E sigamos na caminhada.

    • @BeloNovoMundo
      @BeloNovoMundo 2 місяці тому

      @@iberefake7862 é isso, siga em frente e não se compare com ninguém. O importante é se divertir e curtir o processo de se desafiar.

  • @elcordel
    @elcordel 3 місяці тому +12

    Eu usava muito tiktok, quando as coisas demoravam muito eu ficava frustrado demais, minha paciência ficava cada vez mais curta, ent parei de usar e voltei pro UA-cam e aos videos longos e acho q minha vida ficou bem melhor desde ent, alem disso comecei a tocar baixo e ta sendo mt bom fazer algo que eu não preciso de resultados imediatos e posso ir no meu tempo. Acho q é mt bom ter um hobbie assim, indico demais, seja tocar um instrumento, desenhar, jardinagem ou qualquer outra coisa que demore para aprimorar ou pra dar frutos.

  • @leonardobenatto2989
    @leonardobenatto2989 3 місяці тому +96

    uma excelente musica para você evoluir nesse "shape" é Sultans of Swing do Dire Straits.
    Fica a dica :)

    • @LucasGomes-gt8cs
      @LucasGomes-gt8cs 3 місяці тому +9

      @@leonardobenatto2989 Baita música, aquele solo é fenomenal.

    • @dzzin3083
      @dzzin3083 3 місяці тому +4

      @@LucasGomes-gt8cs Qual? O primeiro ou o segundo?

    • @LucasGomes-gt8cs
      @LucasGomes-gt8cs 3 місяці тому +9

      @@dzzin3083 Os dois são muito bons mas eu prefiro o segundo.

    • @DeepineDev
      @DeepineDev Місяць тому +2

      O Edu iniciante e tu mete logo um Sultans of Swing, ai complica kkkk

    • @GabrielFeaR
      @GabrielFeaR 19 днів тому

      @@DeepineDev Acho que o Edu toca guitarra há uns anos

  • @henriquepalazzopezzo9442
    @henriquepalazzopezzo9442 24 дні тому +9

    Quanto mais LENTO vc tocar, mais RAPIDO vc vai evoluir;
    Fazer LENTO e CERTO, é mil vezes melhor do q vc fazer RAPIDO e ERRADO!
    : )

    • @LucasGomes-gt8cs
      @LucasGomes-gt8cs 20 днів тому +3

      Concordo, sempre uso esse método quando quero aprender alguma música no teclado.

  • @c.l.p.c5970
    @c.l.p.c5970 3 місяці тому +56

    O problema muitas vezes é se comparar e criar uma expectativa muito grande. Toco violão e guitarra a 12 anos, e no início eu sempre ficava insistindo em tocar rápido, aprender músicas dificeis e tentar copiar os guitarristas que eu via na internet, e acabava que eu só me frustrava e atrasava meu progresso. É preciso muita repetição e paciência. Não precisa se cobrar muito, mas todo dia pelo menos tocar 20, 10, 5 minutos. Tentar focar nos fundamentos, escalas, acordes, ler tablatura e partitura, pois a menos que você seja um prodígio, aprender qualquer instrumento ou qualquer habilidade complexa é assim, se você não tiver a base sólida da coisa você não vai conseguir aprender nada.

    • @joaoferrari2830
      @joaoferrari2830 Місяць тому

      Mesma coisa aqui toco violão a uns 6 anos (sem muita dedicação) mas sempre toco, e as vezes o me faz parar por um tempo é a frustaçao de nao tocar algumas musicas ou nao tocar do jeito que eu queria comparando com outras pessoas, mas sempre acabo voltando pq lembro que é um processo demorado onde eu preciso me dedicar mt pra evoluir aos poucos. Mas nao e nada facil manter o foco em meio a desanimos.

    • @joaoferrari2830
      @joaoferrari2830 Місяць тому +1

      Meu objetivo e tocar na igreja mas mesmo sabendo tocar tenho vergonha por nao me achar bom o suficiente.

  • @artconteach
    @artconteach 3 місяці тому +22

    e é o que você disse, aprender um instrumento, música no geral, é um processo de evolução contínua para a vida toda. mesmo quando se sabe tocar, às vezes você vai fazer um show na escola com a banda da turma, e um ano depois você pensa "cara, aquilo poderia ser muito diferente se eu fizesse tal coisa que eu aprendi esse ano". é um exemplo que aconteceu comigo. hoje, 10 anos depois, penso o quanto aquele jovem era imaturo musicalmente. e provavelmente ainda seja. se me derem um violão para aprender Flamenco, vou parecer um iniciante, mas faz parte. música é para aqueles que possuem o desejo de aprender e só. aprender sempre uma coisa nova.

  • @jvsoares_s.9295
    @jvsoares_s.9295 3 місяці тому +78

    Eu mesmo tenho 22 anos, porém tenho um sério problema com progreção continua, eu sempre dou um pico começo aprender algumas coisas, mas quando começa a estagnar e ficar um pouco mais demorado, meu interesse vai embora.

    • @DavyVini
      @DavyVini 3 місяці тому +17

      Eu consegui um PC bacana em 2021... sempre quis jogar muitos jogos que eu via e meu PC não rodava mal os jogos mas eu não conseguia me manter jogando eu progredia e uma hora parava e passava meses sem jogar aí pegava pra jogar de novo e não tinha mais o costume, começava a jogar do zero de novo e adivinha? Eu no máximo progredia um pouco mais no final ou até mesmo jogava menos do que da primeira vez. Tô tentando corrigir esse comportamento pq ele tá refletindo em outras partes da minha vida. É muito importante conseguir fazer algo até o final.

    • @lekaobr83
      @lekaobr83 3 місяці тому +10

      Existe uma diferença entre progressão continua e interesse continuo que a rapaziada não entendeu e o que ajuda é quando voce aprende a definir um propósito do que realmente voce quer fazer.Só porque esta fazendo algo não significa que voce tem que continuar fazendo.Voce só vai apenas continuar fazendo se realmente existe um propósito maior no que voce quer buscar.

    • @kaikycardoso2005
      @kaikycardoso2005 3 місяці тому +4

      Acho que tem também tô enfrentando isso, por exemplo sempre que volto a ler muitas HQs e ouço álbuns completo de música, paro do nada e depois demoro até meses pra voltar a ser como era

    • @vibius4251
      @vibius4251 3 місяці тому +2

      Mesmo problema aqui. Vicio em dopamina

    • @WS_BEOWULF
      @WS_BEOWULF 2 місяці тому

      @@kaikycardoso2005 eu tbm

  • @elielmedeiros2386
    @elielmedeiros2386 3 місяці тому +18

    Isso que o Edu tá falando é essencial pra todas as pessoas que buscam resultado imediato em qualquer processo. Principalmente canal de UA-cam que vira e mexe tem gente perguntando de como faz pra crescer no canal pra ter monetização.
    Sobre o aprendizado é um processo construtivo. Você vai aprender qualquer coisa se primeiro amar o que você se dedica a fazer, porque você vai dedicar boa parte do seu tempo, sua energia vai focar em otimizar suas ideias pra desenvolver a criatividade e você vai buscar dominar o assunto. Eu por exemplo comecei a praticar ginástica rítmica com 16 anos, hoje eu tenho 30. Eu me dedico até hoje pra fazer movimentos de extrema flexibilidade e grau técnico elevado mesmo não tendo flexibilidade pra isso. Porém o que me proporciona é a repetição de movimentos e exercícios que por mais que sejam chatos constroem, modelam, definem a estrutura corporal, inclusive prepara para movimentos de impacto e resistência. Tem um elemento que eu executo com extrema dificuldade técnica que eu levei 4 anos pra executar que é o Catch ball in legs (capturar a bola entre as pernas durante o plantar de bananeiras).
    Eu sou professor de biologia e técnico em farmácia e seg do trabalho, o quanto eu vejo alunos desfocados que você pede pra abrir na página tal e fala sobre a disciplina e tem muitos que perguntam 50x o que era mesmo. Essa geração Tiktok precisa sair um pouco da tecnologia e parar de consumir conteúdo que não agrega nada pra vida e buscar a fazer atividades que constroem tanto o seu intelecto quanto a organização social própria.

  •  Місяць тому +5

    Ainda bem que nasci numa geração mais antiga, aprender a tocar violão, mudou a minha vida! ❤

  • @tiagobordin6580
    @tiagobordin6580 3 місяці тому +37

    Eu lembro que quando aprendi violão, demorei MESES para conseguir tocar um F com pestana, era MUITO difícil, Hoje é simples, mas demandou muito esforço e muita, mas muita paciência. Coisa que a galera acostumada a vídeos de 30 segundos não está acostumada. Eu lembro que esperava a semana inteira para assistir um vídeo do GLobo CIência na TV. Hoje, temos tudo, está tudo tão fácil, que não se tem mais força de vontade para tentar o difícil e demorado.

    • @matheussantos8879
      @matheussantos8879 3 місяці тому

      O que pra conseguir tocar esse trem?

    • @tiagobordin6580
      @tiagobordin6580 3 місяці тому

      @@matheussantos8879 tentar até criar calos, força e velocidade nos dedos

    • @anab5682
      @anab5682 3 місяці тому

      @@matheussantos8879toca o F sem ser em pestana, começa por aí.

    • @flaviotzn9606
      @flaviotzn9606 3 місяці тому +2

      @@matheussantos8879 levanta mais o braço da guitarra(feito violão erudito) e deixa o dedão mais baixo, dessa forma vc vai usar o peso do braço pra fazer as notas soarem, com o tempo vc pega o jeito

    • @jonatasfontana1831
      @jonatasfontana1831 2 місяці тому

      Faz 3 meses que toco violão e ainda não consigo tocar o Fá tão bem às vezes consigo e às vezes não. Sinto bastante desconforto, dor ao fazer pestana como posso fazer pra não sentir dor. Obs: quando faço os acordes mais pra cima dói mais.

  • @LuizArmesto
    @LuizArmesto 3 місяці тому +35

    Sobre esse shape de C, dificilmente se usa desse jeito na guitarra. O mais normal é com uma meia pestana, e muitas vezes sem o dedinho, tocando só a tríade (cordas 2, 3 e 4) que forma a primeira inversão.

    • @LeodNavarro
      @LeodNavarro 3 місяці тому +1

      Não sei de onde veio essa ideia de que não se usa. Usa sim, e é essencial ele entender esse shape pro caged

    • @marcelo.bassalo
      @marcelo.bassalo 3 місяці тому +8

      @@LeodNavarro Ao vivo não se usa a nota mais grave desse shape em acompanhamento porque brigaria com o baixo e perde definição sonora (não corta a mix pq guitarra é instrumento de médios). A nota repete na última corda em outra oitava então tá tranquilo tocar a inversão ou omitir parte.

    • @LuizArmesto
      @LuizArmesto 3 місяці тому +1

      @@LeodNavarro é exatamente o que o Marcelo falou. Outra dica é saber a diferença entre "dificilmente se usa" para "não se usa"

    • @LeodNavarro
      @LeodNavarro 3 місяці тому +1

      @@LuizArmesto dificilmente se usa é de doer.

  • @EnzoOliveira0
    @EnzoOliveira0 3 місяці тому +7

    Tô aprendendo a tocar guitarra e é bom ver você também nessa de tocar instrumentos.
    É realmente lento aprender, mas cara, ver você mesmo evoluindo e aprendendo certas coisas que você pensou que jamais conseguiria é satisfatório demais!!!!

    • @RyuzakiPragmatico
      @RyuzakiPragmatico 3 місяці тому +1

      verdade, eu as vezes passo algumas semanas sem tocar meu teclado, mas quando volto eu ainda consigo tocar bem, se vc se lembrar de quando começou a tocar verá q esta evoluindo.
      a dificuldade hj em dia das pessoas é a memoria volátil, não conseguem lembrar o quanto evoluiram no medio e longo prazo, so conseguem fazer comparativos de curto prazo.
      outra coisa q aprendi recentemente (agora com 34 anos) foi patinação street, outra atividade q assim como o skate vc passa por mta frustração, manobras saindo errado, acidentes, dor e tem uma evolução lenta, aliás, esser tipo de esporte deveria ser incentivado na nova geração pois cria resiliência.

  • @PauloRicardo-fc4li
    @PauloRicardo-fc4li 2 місяці тому +5

    Esse estudo aí dos shapes do CAGED e das escalas associadas a cada shape vai te facilitar muito a vida pra estudar qualquer coisa no instrumento daqui pra frente.

  • @danilobazilio
    @danilobazilio 3 місяці тому +16

    2:47 a dica desse shape é fazer a pestana apenas nas últimas três cordas.

    • @zeitnotbr
      @zeitnotbr 2 місяці тому

      no erudito usamos muito isso, fazer pressão apenas onde realmente é necessário.

  • @EVRWR
    @EVRWR 2 місяці тому +3

    Real... progresso é uma parada que vc não vê acontecer, vc percebe depois de um tempo quando olha pra trás e vê as coisas que ce fazia errado

  • @rochaa2076
    @rochaa2076 2 місяці тому +4

    Eu tenho 15 anos, e toco baixo, mas antes, eu tentei aprender violão. Fiquei anos com o violão parado, e nem era meu kkk. Apesar de eu ter evoluído um pouco, sempre tocando com cifra, eu desisti.
    E logo, eu fui e tentei aprender baixo, usando o violão mesmo por uns 6 meses, logo consegui um baixo e estudei por uns 6 meses sozinho (sendo 6 meses com o violão, usando as 4 cordas mais graves, e 6 meses com o baixo), logo eu comecei a ter aula e vi que não sabia nada kkkkk.
    Uns meses depois já tive uma evolução, já tem músicas que eu toco de ouvido, consigo tocar tranquilo, só que tem outras que não. Mesmo assim continuo sempre estudando, um músico não pode parar de estudar. Tem que ser constante, tanto na área teórica e na prática. Me frustei? SIM! Mas não desisti. Eu já participei de um grupo de estudos, que tinha mais de 30 pessoas. SÓ EU E MAIS 1 OU 2 QUE CONTINUARAM NA MÚSICA. TODOS DESISTIRAM. Eu faço academia, só que por um momento eu desisti, porque não enchergava os resultados. Mas parando pra ver, eu evolui muito nessa área. Então não desista de seus objetivos. Vai ser difícil, vai ter críticas, você vai queres desistir, mas permaneça constante.

  • @LuizArmesto
    @LuizArmesto 3 місяці тому +9

    Um dos problemas é que a evolução é lenta e constante. Dificilmente terá saltos na habilidade que você conseguirá perceber por conta própria. O que ajuda é se gravar tocando e de tempos em tempos rever as gravações. Dai sim consegue perceber a evolução devido o espaço de tempo entre a gravação e o agora, igual o pessoal faz na academia de tirar fotos e medidas de tempos em tempos para conseguir ver a evolução.

  • @robertsilvaoff
    @robertsilvaoff 2 місяці тому +4

    Qualquer coisa que você quiser fazer na vida, precisa de dedicação e tempo. Não tem jeito. Tem que ter foco.

  • @JB-jt6oq
    @JB-jt6oq 3 місяці тому +22

    2:30 esse é complicado mesmokk
    Eu levei um bom tempo pra tocar ele naturalmente

  • @jv_top
    @jv_top 2 місяці тому +2

    Achei esse vídeo na hora certa, eu tô tendo meu primeiro contato com violão agora aos 17 anos por indicação da minha psicóloga, lido com ansiedade e depressão e ela me recomendou procurar algo novo para fazer, realmente no começo é frustrante não aprender rápido, mas após um tempo de tentativas e erros quando consigo aprender alguma música é a melhor sensação possível, se você tem qualquer instrumento são praticamente possibilidades infinitas, pode aprender a tocar qualquer música ou só ir se divertir inventando alguma, recomendo muito para quem não tá muito bem como eu não estava.

  • @victorpassos7243
    @victorpassos7243 3 місяці тому +8

    Durante a pandemia tentei aprender a tocar teclado/piano, mas não aproveitei todo tempo que tinha naquela época e nunca evoluí do básico. Uma alternativa que pensei esse ano foi decidir entrar no grupo de louvor da igreja, pra fazer com que o compromisso de me apresentar toda semana me forçasse a aprender, no início tive que reaprender o básico mas já sinto que estou ficando melhor do que antes

    • @enoee
      @enoee 3 місяці тому +4

      o cara teve que virar crente pra aprender a tocar kkkkkkkkkkk

    • @NickolasBR
      @NickolasBR 3 місяці тому +1

      @@enoee ué mano? Eu acho um bom espaço pra aprender coisas do tipo

  • @kauemusicartist4583
    @kauemusicartist4583 2 місяці тому +2

    A verdade é que você é um eterno aprendiz. Porém a cada tempo que passa vc vai evoluindo.

  • @JotaHemerson
    @JotaHemerson 3 місяці тому +1

    Poxa, que legal ver um influenciador falando sobre isso. Demonstrando a dificuldade e que faz parte só aprendizado.

  • @pachecãox
    @pachecãox 3 місяці тому +2

    Se o pessoal da minha geração (2000-2004) não ta tendo capacidade pra compor uma musica de verdade, imagina a geração seguinte cara! São raros os jovens de 20 e poucos anos que conseguem compor uma musica sem falar obscenidades ou falar de beber, fumar e levar chifre, e se a gente fala que prefere musicas antigas o pessoal ainda acha ruim e nos chamam de retrógrados...

    • @lupiNNnnn
      @lupiNNnnn 2 місяці тому

      Porque você critica as músicas de hoje usando pontos que existem nas músicas que você diz serem "de verdade" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Nos anos 80, 90 e 2000, onde a liberdade de criação começou a aflorar, foi quando começaram a se popularizar esse tipo de música. Talvez você não tenha percebido porque essas músicas usavam letras mais "calminhas" e menos "explícitas" para se referir a drogas, sexo, trair o marido e a esposa...

  • @donati1jt
    @donati1jt 3 місяці тому +2

    concordo, sou trompista e percebo que o pessoal que vai começar agora desiste muito rápido, mal começa os estudos e já desanima.

  • @jeff.morgan
    @jeff.morgan 2 місяці тому +1

    eu tenho 17 anos e comecei agr a me desvencilhar dos videos rápidos, desinstalei recentemente meu tiktok, insta e twitter. o tiktok particularmente eu comecei a usar na pandemia e venho ai com 4 anos de várias horas no uso diário.
    eu sinto que meu cérebro vai melhorar a partir de agora. eu so percebi o quanto tomava meu tempo quando desinstalei, agora a vontade de buscar novos hobbies está aparecendo, voltei a ver séries (algo que nao conseguia continuar por muito tempo) e eu to maluco pra buscar um instrumento pra aprender (principalmente a guitarra, to achando incrível covers que ando assistindo, por isso parei aqui) e talvez um esporte. mas como alguem que usava muito dos vídeos rápidos, eu percebo agora que a vida é muito mais calma sem eles.

  • @euisracosta
    @euisracosta 3 місяці тому +4

    2:38 nessa forma é interessante fazer a pestana só até a 3 corda de baixo pra cima, dá uma "facilitada" na hora de fazer

    • @athos_andre
      @athos_andre 3 місяці тому

      Exato! Fazer isso e palhetar com cuidado pra não tocar a corda Mi bordão (exceto se a música pedir um acorde assim) funciona muito bem!

    • @igorrodrigues97.
      @igorrodrigues97. 3 місяці тому

      eu ia comentar isso

  • @davioliveiradevasconcellos3968
    @davioliveiradevasconcellos3968 28 днів тому +2

    Comecei a tocar baixo no ano passado e sinto essa frustração pelo fato de não evoluir rápido, mas procuro pensar a longo prazo para seguir estudando com motivação

    • @FelipeSan.
      @FelipeSan. 16 днів тому +1

      Isso aconteceu comigo na guitarra, comecei em 2019, tive uma evolução bem ok, 2020 e 2021, eu simplesmente mal toquei na guitarra por conta da pandemia, voltei a ter aulas em 2022 e fiquei até 2023, e pra ser sincero eu achei minha evolução muito medíocre, até porque eu vejo aqueles vídeo da evolução do pessoal em 1 ano, e é um salto tremendo que eles dão, e teoricamente eu tenho 5 anos de guitarra, e diria que minha evolução é de alguém que só toca há 1 ano e meio e olhe lá.
      Hoje em dia eu toco músicas que eu jamais imaginei tocar há uns 4~5 anos atrás, fico feliz demais com isso, só que vem aquele sentimento martelando minha cabeça, que isso era coisa que era pra eu ter dominado em 2021, se eu tivesse tido foco total.

  • @Leo-ds3rb
    @Leo-ds3rb 2 місяці тому +2

    Toco a uns 12 anos mesmo tendo só 25 anos, lembro que peguei um violão antigo do meu vô e ficava horas todos os dias tocando um riff, repetidamente, e minha mãe devia ficar estressada mas nunca reclamou um dia se quer! A paciência e a recompensa que ela trás consigo é indescritível! A música me trouxe vários momentos incríveis com amigos, me ajudou a superar a timidez e a desenvolver a criatividade. Espero que a geração atual possa ter contato com isso

  • @Luis_Ferbr
    @Luis_Ferbr 3 місяці тому +12

    Edu coach 😂
    Mas é isso mesmo, falou bonito!

  • @creeper-4677
    @creeper-4677 Місяць тому +2

    Eu tô aprendendo desde 2020, 2021 mas depois de alguns anos aprendendo eu tô melhorando aos poucos na guitarra

  • @edu_amr
    @edu_amr Місяць тому +2

    "Frustante não evoluir rapido" esse não tem futuro

  • @KiriFigueiredo
    @KiriFigueiredo 3 місяці тому +5

    Cara , não sou um seguidor seu, mas apareceu seu video pra mim e eu resolvi assistir. O que vc disse é a pura verdade. Eu sou professor de guitarra há 20 anos. Eu percebi esse padrão de emediatismo nessa geração. E fora que os ídolos da guitarra deles são uns moleques tocando mal pra cassete, com timbres horríveis na guitarra, tocando 10 segundos.

  • @tequilasun
    @tequilasun 3 місяці тому +4

    Ultimamente to tentando arrumar um dinheiro para comprar uma guitarra justamente pelo aprendizado lento, é sempre bom aprender novas coisas, expandir o conhecimento. Quanto mais demora, mais satisfatório é o resultado creio eu

  • @fernandodilton8770
    @fernandodilton8770 3 місяці тому +12

    Acho mt engraçado quando gnt mais velha reclama de gerações mais novas, sendo q as gerações mais novas só são como são por culpa do mundo q as gerações anteriores criaram

    • @VitorHugoTrombone
      @VitorHugoTrombone 3 місяці тому +19

      acho que nesse caso n é nem reclamar, é meio que um alerta mesmo, realmente com o tanto de estimulos que estamos tendo, coisas chatas se tornaram negligenciadas pelas pessoas

    • @adri_mirn
      @adri_mirn 3 місяці тому +4

      ​@@VitorHugoTrombone No caso do Edu, de fato, não é reclamar e é um alerta válido, ele é um cara sensato e um bom pai. Mas boa parte das pessoas que vivem em função de inferiorizar as gerações seguintes e engrandecer a sua própria e as anteriores são simplesmente imbecis.

    • @VitorHugoTrombone
      @VitorHugoTrombone 3 місяці тому +3

      @@adri_mirn é verdade, isso é o que mais acontece ultimamente

    • @tubaraofluente
      @tubaraofluente 3 місяці тому +1

      @@fernandodilton8770 é tipo meu pai me chamando de mal criado sendo q a função de me criar era dele

    • @Virago250.
      @Virago250. 2 місяці тому

      @@fernandodilton8770 esse é um papo manjado e clichê, mas não vem ao caso nessa situação. A questão aqui é mais sobre a falta de disciplina pra tarefas contínuas e que exigem consistência, que acaba sendo mais comum por conta do imediatismo das redes sociais

  • @EscoliosePelviana
    @EscoliosePelviana 3 місяці тому +3

    Apesar de eu me dedicar a aprendizados como esse: guitarra, baixo e mandarim. Eu sinto esse peso da minha geração, essa pressa na hora de estudar e querer pular pra parte que dá certo.
    Gostaria muito de ter começado mais cedo, teria mais tempo para me dedicar. Mas seguiremos devagar e sempre Edu kkkk

  • @jobsonjr
    @jobsonjr 3 місяці тому +2

    Aprendi a tocar instrumentos músicais com 10 anos de idade. Hoje tenho 26 e obviamente eu tive uma grande evolução, mas percebo o que foi falado no vídeo sobre a geração atual... As crianças e adolescentes não se interessam em instrumentos músicais, assim como eu me interessava.

  • @JsArmando-cw4sk
    @JsArmando-cw4sk 2 місяці тому +3

    Sou um dos poucos jovens que não usa tik tok as vezes eu fico sem celular e nem fico triste acho até bom ficar longe da tela eu comprei um violão pra aprender a tocar esses dias já sei o básico agora só evoluir mais

    • @Anastasia_Lune
      @Anastasia_Lune 2 місяці тому +1

      @@JsArmando-cw4sk tbm não tenho tiktok nem insta ou outras redes sociais, uso mais o UA-cam, Tbm to começando a aprender música, no momento eu to aprendendo a tocar Lira harpa, mas já to sonhando em adquirir um violão, to pesquisando bastante sobre qual modelo comprar, gostaria de perguntar pra você, qual modelo de violão vc tem? ou qual que vc indica pra quem tá começando? Eu vi algumas recomendações sobre os violões Giannini, mas ainda to pensando sobre.

    • @JsArmando-cw4sk
      @JsArmando-cw4sk 2 місяці тому

      @@Anastasia_Lune Exatamente essa marca Giannini é uma marca excelente e como você assim como eu tá comprando ainda pra aprender compra um com cordas de nylon pra cê não sofrer tanto pra aprender kkkkk as cords de aço acabam os dedos

  • @katcoelho
    @katcoelho 3 місяці тому +1

    É muito gratificante você ver o resultado de sua aprendizagem com algo. Nos faz muito bem. Uma pena que poucos optam por ter um hobby por achar que é algo inútil ou que não é necessário, mas agraciar a arte dá uma animada grande na vida, pena que não veem isso. Hoje em dia eu estou praticando com a flauta deve fazer uns 5 meses e estou até que bem. Ando com bastante dificuldade nas notas agudas, mas venho tentando melhorar sempre! E também pretendo praticar teclado, só preciso do dinheiro pra um. 😅

  • @pedro-inick6306
    @pedro-inick6306 3 місяці тому +3

    tenho 16 anos, toco guitarra a 2 e ja compuz 23 musicas e dois albuns estão prontos pra lançar 😅

  • @JubaDeMetalAlumínio
    @JubaDeMetalAlumínio 3 місяці тому +1

    Eu tenho tocado há 4 anos e meio. Desde o primeiro ano eu componho minhas próprias músicas instrumentais. Na maior parte, speed/power metal. O problema é que eu não tenho e nunca tive técnica suficiente pra tocar todas elas perfeitamente; eu fico encucado, porque a galera fala como é fácil tocar as próprias músicas (e até cantar enquanto faz isso, coisa que eu nunca me esforcei pra aprender), mas provavelmente consideram que o músico toca elas na zona de conforto, já. Eu, no caso, não tenho muita zona de conforto, cada música minha tem algum desafio técnico, e é de propósito. Meu objetivo é publicar essas músicas em diversos álbuns, mas ainda é meio frustrante não conseguir tocar bem o que eu quero. Tenho como inspiração os virtuosos, mesmo, os caras do shred, do prog, do power metal, do jazz fusion. Como eu sei o nível deles, não creio que eu consiga chegar exatamente nele, e só acho que faz sentido me comparar a alguém mais próximo; daí, todo mundo que eu vejo acho que toca mais limpo, com mais velocidade, mais precisão... Sei que não é muito saudável a comparação, ainda mais com o resto da minha mentalidade, mas espero manter a evolução técnica e ter algo pra sentir orgulho: uma obra autoral que seja resultado de real esforço pra fazer algo bom e satisfatório.
    No final do ano passado comecei a aprender e praticar sweep. Coloquei em várias músicas, já, o que significa que é mais uma coisa pra dominar (ou quase). Arpejos com pestaninha são horríveis, parecem impossíveis de limpar-lhes o ruído desagradável, argh. Palhetada alternada eu sei que ainda vai demorar pra pôr num patamar excelente. Quer dizer, de verdade, a parte de "tenho que melhorar e publicar essas músicas o quanto antes" é só o desejo, porque eu tenho noção que, com o meu rítmo lerdo, vão, sim, demorar mais alguns anos pra eu chegar num nível que eu considere aceitável pra mim mesmo.

  • @aquilescarlosgtr
    @aquilescarlosgtr 3 місяці тому +1

    Eu sou um (Raro) estudo música perseveramente todos os dias, faço isso e amo! Repetição Repetição, estudo teórico, prática, treino e assim pretendo me tornar um grande multi-instrumentista.
    Toco guitarra, baixo, e violão, e já dominei o CAGED de ambos instrumentos...

  • @VisigoDios
    @VisigoDios 2 місяці тому +1

    Isso também pode contar junto com as durações dá música, mesmo sendo encaixado erroneamente como "dessa geração", vejo que o pessoal mais novo gosta de coisas curtas, assistir no 2x, músicas curtas e simples, é só ver os vídeos antigamentes o quão é diferente isso, até as músicas, isso é triste....

  • @MariSanOcean
    @MariSanOcean 3 місяці тому +1

    eu nem me encaixo exatamente nessa geração tiktok mesmo tendo nascido em 2007, eu cresci consumindo coisas extremamente antigas e isso é algo que me afeta bastante, a um tempo atrás eu via vídeos de 2 a 4 horas de vídeo, hoje não aguento uma hora de vídeo.

    • @lupiNNnnn
      @lupiNNnnn 2 місяці тому +1

      Geração TikTok é justamente o termo que usam pra se referir de forma saudosista pessoas que nasceram depois de 1995 e 2010. As duas últimas gerações, respectivamente. Pouco importa se tu consome coisa velha, talvez seja mais um dos milhares adolescentes que tenta ganhar respeito de velho com o discurso de "eu não me encaixo nessa geração" e bla, bla, bla.
      O discurso do vídeo não tem nada a ver com gerações e mais parece um click bait bem feito.

    • @MariSanOcean
      @MariSanOcean 2 місяці тому +1

      @@lupiNNnnn sim eu entendi o vídeo e a crítica dele, e minha afirmação de não encaixar na geração tem sim sua base de verdade, fui criado em uma família não muito favorecida, sempre tive muito mais acesso a coisas dos anos 80 e 90 do que as coisas mais novas, minha infância foram os desenhos do he-man, do super homem, do homem de ferro, quarteto fantástico e tom e Jerry, existem pontos mais expecificos que não cabem ao assunto, eu fui criado em um ambiente diferente, e meu comentário é de que mesmo eu sendo criado nesse contexto, eu ainda sim fui afetada pelo "imediatismo".

  • @thiagoguedes9867
    @thiagoguedes9867 Місяць тому +1

    Sou professor de bateria mano, os adultos tão aprendendo muito mais fácil e tem resultados melhores do que os jovens, essas injeções de dopamina fáceis e rápidas tão ferrando as pessoas.

  • @sophyxia_arts
    @sophyxia_arts 3 місяці тому +2

    0:34 oshi, achei que fosse Elden Ring 😅

  • @iSther_
    @iSther_ 3 місяці тому +2

    Não acho q mudou mas definitivamente intesificou, antigamente muita gente desistia de aprender tocar algum instrumento, desenhar e usava a desculpa que não tinha o "dom", hj quase não vejo essa desculpa mas o imediatistismo (causado pelo excesso de uso constante das telas) começa a afetar tanto a geração Z e principalmente a que estar por vir.

    • @ParadisEnjoyer
      @ParadisEnjoyer 2 місяці тому

      Exatamente, é uma geração que nunca vai ter tempo pra nada, exceto scrollar infinitamente por rede social, procurar validação alheia nas mesmas, quererem dinheiro fácil sem esforço
      O que mais tem por aí é Gen Z tanto em meio social ou mercado de trabalho que quer a coisa mais fácil do mundo e que dá muito retorno, aí no que é exigido que aumentem o ritmo ou melhorem a qualidade do que fazem desistem, acham que é abusivo, vocês querem coisa pronta, na mão, zero esforço e ainda querem se sentir no direito que estão certos e que o fracasso não é culpa deles, não é a toa que não querem contratar gente dessa mentalidade (vulgo maioria da Gen Z, felizmente alguns se salvam entre essa multidão de cérebros vazios), vários zé ruela vazando da área de TI porque prometiam muito dinheiro e fórmulas mágicas pra aprender X tecnologia/linguagem mas no que o mercado tá exigindo mais desse povo estão vazando e querendo outras formas de dinheiro fácil sem esforço.
      Porque estudar DOI a cabecinha minúscula deles com 0 formação e desenvolvimento básico de aprendizado, lógica, vocabulário e resiliência, o que tenho de amigo que é professor com mestrado dando aula em facul (Mackenzie) para o 1º semestre, composto majoritariamente por muitos Gen Z e poucos "Millenials" e "Baby Boomers" e o cérebro dos Gen Z tendo um colapso pra coisa extremamente ridícula de básica é gritante.
      Ou eles se adaptam ou vão ser mão de obra barata do pior tipo (e as vezes é capaz de nem conseguirem durar nesse tipo de trabalho de baixa instrução porque a coordenação motora deles só funciona pra jogar algo no celular, PC e deslizar pra cima infinitamente pra ver rede social)

  • @brunowilvert215
    @brunowilvert215 3 місяці тому +2

    Quando eu era criança meu sonho era aprender guitarra. Estudei em uma guitarra de 200 reais sem amplificador por cerca de 1 ano até comprar meu primeiro cubo. Hoje as pessoas tem tudo na mão e reclamam

    • @karasu6182
      @karasu6182 3 місяці тому +1

      meu primeiro violão também custou 200 reais, e nem chegou ainda. Comecei logo com um harmonics gna 111 e já estou prevendo que vou ter que levar ele pra um luthier caso as cordas estejam altas até demais

  • @mei4016
    @mei4016 11 днів тому

    Eu fico tão satisfeita depois de meses treinando algo na guitarra quando finalmente consigo reproduzir algo limpo logo meu coração se preenche com tanta satisfação de saber que foi um processo e que todo aquele momento de dificuldade ficou lá atrás não tem como não se sentir orgulhoso de saber que a evolução começou a chegar é um prazer de longo prazo e as frustrações que vem acabam virando motivações pois já conquistei algumas poucas coisas que queria muito ter aprendido

  • @robertokleber8674
    @robertokleber8674 Місяць тому +1

    verdade dita, e o que mais a gente ve é curso nos reels " ensinado a dominar o instrumento" em 7 dias, porque? justamente pelo mediatíssimo que tiktok causa nas pessoas, quantos aqui nao ficam adiantando video no youtube pra chegar onde quer ? Poxa, direto me pego fazendo isso aqui.

  • @KAmPeRSA
    @KAmPeRSA 3 місяці тому

    me identifico muito com você! Há um ano resolvi comprar uma guitarra para aprender a tocar, hoje estou num nível "satisfatório", porém, iniciante. O negócio é você não desistir e lembrar que leva tempo para aprender, mas o resultado é impressionante.

  • @davids9676
    @davids9676 3 місяці тому +1

    Eu tô aprendendo violão por agora mas tmb gosto muito da guitarra e quero ter uma futuramente. Realmente é chato ficar horas tentando aprender coisas da prática como tmb da teoria mas quando vejo os artistas que eu gosto tocando ou quando me lembro da paixão pelo instrumento, acho que vale muito a pena passar por esse desconforto

  • @gabrielcarvalho1906
    @gabrielcarvalho1906 2 місяці тому

    Não tem jeito, para evoluir em tudo no que foi dito no vídeo é amar o processo

  • @Hollowzin08sedzin
    @Hollowzin08sedzin 2 місяці тому

    virei baixista atualmente, o processo e lento porém estou contente pois não dessisti e hoje já estou sabendo tocar, foco e determinação.

  • @Beuluna7500
    @Beuluna7500 2 місяці тому

    Eu achei esse assunto muito interessante, eu estava precisando disso. Ainda não comecei muitas das coisas que eu planejo, mas espero conseguir bater a meta algum dia, cada meta no tempo ideal.

  • @Gaabriel002
    @Gaabriel002 15 днів тому

    O segredo é a dedicação, paciência e o principal é a VONTADE!

  • @marialuizasilvalessa9855
    @marialuizasilvalessa9855 3 місяці тому +1

    A recompensa rápida não é tão gratiticante quanto a que leva mais tempo pra conseguir. Um jogo muito fácil nós achamos chato, mas um que temos dificuldade vai nos deixar muito mais orgulhosos pq nos esforçamos mais pra conseguir.

  • @InazumaRyoushi
    @InazumaRyoushi Місяць тому

    exato edu, por isso q é bom fazer aos poucos(com a consistência diminui a complexidade), eu toco guitarra e um pouco de piano e bateria e é isso. Eu gosto de tocar no dia 25/12 no natal minhas músicas preferidas e a cada ano ver como melhorou a execução, é o dia que eu tenho do ano pra revisar o repertório e avaliar minha evolução anual na guitarra.

  • @matheusaugusto2456
    @matheusaugusto2456 2 місяці тому

    nem sou da geração tik tok mas eu entendo o sentimento de frustração. É realmente broxante você tentar e tentar e sentir que não tá evoluindo, abandonei as aulas de violão alguns anos atrás (15 anos na época)e só agora com 22 decidi voltar. É foda não sentir que tá evoluindo nada mesmo dando o seu melhor

  • @inteligenteimpostor.
    @inteligenteimpostor. 2 місяці тому

    A anos atrás comecei o duolingo de alemão, passou 3 semanas e larguei por causa desse sentimento. Hj em dia, com a mente mais de boas, entendendo que as coisas não são conquistadas de forma imediatas, voltei. Faço um pouquinho todo dia, to a 152 dias seguidos fazendo, no meu ritmo, calmo. Um dia chego lá.

  • @senkuro_
    @senkuro_ 2 місяці тому

    comecei a tocar em 2019, e desde então venho tocando pelo menos 2,3x por semana, mas nunca estudando profundamente sobre o instrumento, Acho que o problema das pessoas atualmente não é gostar de tocar o instrumento, e sim querer mostrar que toca.
    Mesmo tocando por 5 anos me considero um mero intermediário ou ate mesmo iniciante, porem a satisfação que me da tocar uma musica é imensurável, não toco para aprender, não toco pra ser bom, toco por que eu gosto, e me deixa feliz.
    Se as pessoas tirassem esse peso de AHH PRECISO APRENDER 100%!!, e apreciar o caminho ate a maestria, será algo muito mais vantajoso... não precisa ser rápido, não precisa ser o melhor... seja você e aprecie o caminho!

  • @Mounlya
    @Mounlya 2 місяці тому

    Tenho 17 anos e resolvi aprender algum instrumento sozinha, nunca tive acesso a nenhum, porém recentemente um amigo meu resolveu deixar o violão dele comigo. Já faz mais ou menos 1 ano e eu tive uma evolução gigantesca e "rápida" do meu ponto de vista, por mais que demore pra dominar algumas coisas, eu amo tocar e vou continuar me aperfeiçoando até eu poder ter meus próprios instrumentos.

  • @juannatchayevhg8004
    @juannatchayevhg8004 23 дні тому

    sou um abencoado cara minha geracao foi a 2000 antes do advento da internet, naquela epoca recorriamos as revistas cover guitarra,guitar player para aprender algo e livros com materia aprendi a tocar com meus 14 anos..a gente era motivado pelas bandas da epoca..hoje sou um otimo guitarrista, nao existe nada que eu nao possa tocar, desde uma musica simples ate solos complexos e virtuosos, mas foi muito estudo horas a fio com a guitarra e partituras, e tirando musicas, criando temas, e improvisos. hoje vejo esses garotos de 16 anos perdendo tempo com besteira dancinha em tik tok em vez de se culturar aprender um instrumento musical e se dedicar pois isso e evolução pessoal te ajuda a ter um raciocineo superior e rapido.

  • @MateusSouza-ce1wk
    @MateusSouza-ce1wk 19 днів тому

    Sou tecladista a uns 5-6 anos por aí, é doído praticar um exercício por horas várias e vários dias, mas é tão gratificante fazer inconscientemente algo em uma música pq vc praticou muito, simplesmente fazer como se fizesse sempre, leva tempo mas é muito bom, mas não é rápido

  • @r4afazin
    @r4afazin 3 місяці тому

    Valeu por me libertar edu!tinha dado uma pausa na guitarra mas agora voltou a vontade

  • @buracoretro
    @buracoretro 3 місяці тому +1

    Comentei isso esses dias mesmo com amigos, parece que o pessoal novo nao tem interesse em instrumentos...talvez pelo tempo usado em redes ralvez pelo imediatismo msm.

  • @bikehermanos
    @bikehermanos 3 місяці тому

    Isso é tão verdade que vejo acontecendo na minha cidade. Quando eu tinha meus 15 anos por aí, em 1998 até os anos 2008, haviam várias lojas de instrumentos e várias pessoas que davam aula de música na minha cidade. A gente via muita gente tocando violão nas pracinhas, haviam muito eventos e várias bandas locais que tocavam. Hoje em 2024 só tem uma lojinha pequena de instrumento e uma pequena escolinha de música. Não tem quase nenhuma banda local. Essa geração não liga pra música igual antigamente.

  • @miguellima234
    @miguellima234 Місяць тому

    O melhor é focar no destino que o objetivo é consequência!!!

  • @MaylonSarcero
    @MaylonSarcero 3 місяці тому +1

    Eu toco violão a 7 anos e tenho 14 anos, não tenho nenhuma rede social só you tube sou muito feliz por isso.

    • @the.ben.johnson
      @the.ben.johnson 3 місяці тому +1

      Parabéns, você acabou de comentar em uma rede social.
      Eu uso 3 minutos de Facebook ao dia, 0 de Instagram (não tenho), e 947 minutos de UA-cam.

  • @hugolopes1374
    @hugolopes1374 2 місяці тому

    demorei 5 anos pra aprender 2 musicas na sanfona, estudando por conta própria. Mas é muito gratificante quando se consegue fazer o que é preterido.

  • @CarlosEduardo_1991
    @CarlosEduardo_1991 3 місяці тому +1

    Nasci em 2004 e toco guitarra a 6 anos e antes disso ganhei um violão do meu pai quando tinha apenas 7 anos de idade que foi meu primeiro instrumento musical e comecei a aprender com um professor que tocava guitarra e dava aula em uma igreja perto da minha casa e foi dai quando comecei de fato aprender a tocar depois de uns meses tivemos que nos mudar e o que eu tinha aprendido depois de algum tempo eu tinha esquecido e foi dai que desisti de certa forma a aprender a tocar e depois com 13 anos peguei uma musica do nirvana que era uma banda que já conhecia por ouvir desde os 10 anos e resolvi pegar uma video aula para aprender pelomenos o riff inicial da música que era come as you are claro 😅 passei a aprender o riff e depois peguei os power chords do resto da música e aprendi ela inteira inclusive o solo com apenas 3 notas 😅 depois de algumas semanas tocando a musica inteira no tempo certo sem errar peguei o gosto da coisa e fui aprendendo outras do nirvana e finalmente quando eu estava com 13 anos para 14 minha mãe comprou a minha primeira guitarra uma phx marvel adulto com o desenho do escudo do capitão américa no na frente (isto porque a que eu queria era a do homem aranha por ser toda preta e ter apenas a aranha vermelha) depois que comprou só fui evoluindo aprendendo as musicas dos 4 albuns do nirvana e depois fui progredindo cada vez mais até que com 15 para 16 anos peguei a primeira música para aprender que era uma dificuldade para mim naquele tempo que era duality do slipknot apesar de ser uma musica mais tranquila dentre as outras da banda ela era um desafio pra mim e depois de muita pratica durante horas todos dias aprendi ela por completo e nunca mais parei e depois de aprender peguei a coordenação motora e pratica na palhetada alternada e no palm mute depois disso fui pegando uns treinos para melhorar a velocidade da palhetada alternada e só fui progredindo em questão de tecnicas para tocar metal, também segui o passo de ir pegando musica por musica do slipknot e ir aprendendo para evoluir cada vez mais e hoje toco praticamente qualquer musica apenas pego os acordes e com pouco tempo tudo fica na cabeça, cheguei em um nivel intermediário avançado e estou satisfeito de ter feito a escolha de nunca desistir de algo que eu realmente queria e gostava desde criança que era aprender a tocar guitarra! então resumindo a história é isso 😅, hoje em dia é bem raro encontrar algum jovem que toque algum instrumento! está cada vez mais dificil fazer alguém pegar gosto por musica feita por instrumentos reais e com melodias e letras construidas e bem trabalhadas e sentir a musica de fato tocando algum instrumento, o processo de aprendizado/evolução e de lição de vida que isso te ensina com o passar do tempo enquanto você evolui no instrumento e aprende coisas novas é uma experiência que te trazem bastante coisas boas e você leva pro resto da sua vida!

  • @Apenas_Miguel
    @Apenas_Miguel 2 місяці тому

    Esse vídeo aparece quando decidi aprender a tocar violão aos 15 anos. nunca toquei nenhum estrumento na minha vida então é meu primeiro contato com um, nao vou mentir, pensei que seria algo simples de entender, mas quando fiquei 2 horas pra conseguir fazer o acorde do dó menor eu percebi que tava muito enganado. Vai ser uma jornada que, por mais que provavelmente eu vá me extressar em certos momentos, sei que vai valer a pena

  • @dionathanfalchetti9401
    @dionathanfalchetti9401 3 місяці тому +1

    uma das partes mais gostosas é a frustração. lidar com problemas criando soluções pra eles. ter uma explosão mental quando a fixa cair.
    um instrumento não é coisa de 1,2, 3, 5, 10 anos. é coisa de vida inteira. Chick Korea tá aprendendo até hoje, em cada performance, John Meyer tb. a vida é inteira assim. não dá pra resolver a vida em 60 segundos, nem em 60 anos.

  • @marcellorossilermen2997
    @marcellorossilermen2997 3 місяці тому +1

    Queria aprender a programar ou algo do tipo, mas pra mim a parte mais dificil é saber por onde começar kkkkkkkkkkk

  • @Normal-01
    @Normal-01 5 днів тому

    Eu nasci em 2004 tenho 20 anos(não sei se sou considerado dessa geração). Mas eu entendo e ainda tenho um esse problema de lidar com frustração, mas também eu entendo a raiz do problema.
    Quando a gente (impacientes) procura aprender algo novo a gente não quer realmente aprender aquilo ou entrar naquele "mundo", a gente sempre procura algo relacionado aquilo, por exemplo: instrumento, a gente quer mais aprender a tocar certas músicas do que aprender tudo em si. Idioma: a gente quer mais lidar conseguir entender certas coisas como alguns jogos por exemplo do que realmente aprender todo o idioma.
    Devem haver mais motivos mas no momento acho que são os principais.

  • @davidamaral1519
    @davidamaral1519 2 місяці тому

    Fiz 19 anos, toco bateria desde os 9 anos, não foi fácil, mas nunca procurei ir pelo imediatismo, mas reconheço que isso é algo bem natural nos dias de hoje

  • @tiagomedeirosdesigner8810
    @tiagomedeirosdesigner8810 Місяць тому

    Tambem to aprendendo violao, e cada musica a cada novo acordo que aprendemos é muito bom! A felicidade ta no processo não no fim, acho que o segredo é esse!!!

  • @Jaum16
    @Jaum16 2 місяці тому

    Tenho 18 anos e toco contrabaixo e violão a quase 5 anos, e msm não estando ainda no nível que eu quero, muitos dizem que eu tenho o Dom da Música, sendo que apenas ouvi bastante música durante esses anos e pratiquei, não tem segredo, é paciência e prática!!

  • @unknownnwonknuha6anosha9an96
    @unknownnwonknuha6anosha9an96 15 годин тому

    Sim, tudo vem com esforço, dedicação e muita resiliência e isso é fato.
    Uma dica para os que gostariam de "evoluir rápido": simplesmente divida em etapas e cada etapa divida, em sub-etapas (e sucessivamente, se achar necessário); assim você informará melhor seu cérebro sobre a sua progressão.

  • @2l.lucaslisboa
    @2l.lucaslisboa 2 місяці тому

    Eu que ja sou velho acabei caindo nessa armadilha das coisas rapidas. Pra aprender alguma coisa hoje em dia esta mais frustrante que quando eu tinha 15 anos.

  • @HumbertoRamosCosta
    @HumbertoRamosCosta Місяць тому

    2:55 É bom aprender a fazer na forma que você mostrou, mas na prática é muito raro precisar tocar o acorde dessa forma.
    Na pior das hipóteses você precisa apenas de uma meia pestana embaixo.
    Você coloca os dedos apenas nas cordas que precisa do som. Se for dedilhar ou fazer arpejo está resolvido e se for tocar batendo você vai precisar treinar abafar as cordas cujo som não precisa aparecer.
    Se for para tocar guitarra mesmo na forma mais tradicional abafar as cordas é uma técnica mais importante que pestana.
    A exceção é: Se o professor tiver te passado a posição assim de propósito para você treinar a pestana cheia.

  • @thobiaslazzarotto5959
    @thobiaslazzarotto5959 3 місяці тому

    Exato! Estudo bateria tem mais ou menos dois anos e com MUITA intensidade (6-7hrs 6 dias por semana) e sinto que me falta muito ainda a aprender, é um mar gigantesco de conhecimento

  • @mikuchudo894
    @mikuchudo894 3 місяці тому +9

    quem toca instrumento sabe como é difícil, eu toco violão há 2 anos e baixo a 1, e uma lição de vida foi eu demorar uma semana pra fazer um acorde direito

    • @bssha18anosatras9
      @bssha18anosatras9 3 місяці тому

      Cara, como você consegue tocar baixo? É um instrumento impossível de tocar. Eu já tentei 😢

    • @mikuchudo894
      @mikuchudo894 3 місяці тому +1

      @@bssha18anosatras9 eu treinei lento a tecnica dos dedos até um ponto que eu consegui ter autonomia

    • @tragoverdades.4088
      @tragoverdades.4088 3 місяці тому +1

      Dois anos e muito pouco tempo pra dizer que toca um instrumento 😂😂😂😂

    • @CJGORDO
      @CJGORDO 2 місяці тому

      @@bssha18anosatras9 qual foi a sua dificuldade ?

  • @antoniobn
    @antoniobn 3 місяці тому

    Tudo que consigo tocar na guitarra foi o que aprendi quando tinha 16 anos a 20 anos atrás e depois tudo que aprendo de novo acabo esquecendo na próxima semana, inclusive esse shape de C pra fazer outros acordes com pestana é algo que não peguei lá atrás e nunca mais vou pegar. Imagina as novas gerações que querem tudo pra ontem.

  • @udakbeatz3789
    @udakbeatz3789 День тому

    Nasci em 2006 e é verdade, estou aprendendo teclado agora (eu já sabia um pouco pq tocava virtualmente pelo teclado do pc ou pelo celular, não é a mesma coisa... E tenho noção musical pois sou produtor)
    Vejo muita gente que tem um teclado e tem vontade de aprender, mas só usam muito de vez em quando pra brincar, então não tem progresso nenhum...

  • @Rikkzzofc
    @Rikkzzofc Місяць тому

    Esse vídeo é uma lição de vida para as gerações futuras, adorei a sua opinião e concordo totalmente com você

  • @ExataMenteMAT
    @ExataMenteMAT 3 місяці тому

    Vc estava fazendo um F em modelo de C. Guitarra é isso mesmo: demora! Eu ficava horas subindo e descendo escalas andando pela casa quando estava aprendendo. É necessário realmente se dedicar profundamente nos 4 ou 5 anos iniciais pra depois começar a colher pequenos frutos. Toco há mais de 25 anos e vejo poucos tentando começar da forma que comecei, com o mesmo empenho. A música atual também não ajuda.

  • @Brazzzzp
    @Brazzzzp 3 місяці тому

    Já estudo musica (percussão) faz 3 anos e é mt satifatorio ver a sua evolução, e é mt triste ver as pessoas desistindo pois em menos de um ano as pessoas abandonando pois elas n se tem esforço para evoluir mais e é gratificante ver a sua evolução e se comparar e mt bom, e a mlhr parte é tocar para pessoas ver elas aplaudindo ver elas identificando a msc tocar certo acertar a parte q vc esta com dificuldade e ver q vc so tem a evoluir mt gratificante msm.

  • @leviwood8083
    @leviwood8083 2 місяці тому

    Toco guitarra há 12 anos e ainda estou longe do quero alcançar, é um eterno estudo, e isso é a melhor coisa que existe

  • @feduwtc
    @feduwtc 3 місяці тому

    toco guitarra desde 2019 e só esse ano eu realmente comecei a chegar num nível de conseguir tocar bem, leva MUITO tempo e muito treino mas é mto satisfatório

  • @MenyeB
    @MenyeB 2 місяці тому

    as pessoas precisam demais ver prazer no processo de aprendizagem, ver prazer em superar a frustração e continuar treinando além dela
    estudei piano com professora por uns 2 anos e sigo aprendendo sozinha no momento, e é surreal a vontade de parar a prática assim que as coisas ficam complicadas
    quanto mais eu relaxo e levo numa boa, mais eu persisto
    temos que aprender demais a desencanar do resultado enquanto somos noobs ahuieahui

  • @luisfelipemelo_9622
    @luisfelipemelo_9622 2 місяці тому

    Toco bateria desde mlk, acho que com uns 7 anos foi o meu primeiro contato, mas, basicamente, é complicado você aprender algo tão complexo quanto um instrumento, e na geração atual, essa dificuldade vai ser ainda maior. O imediatismo tomando conta de tudo e todos, em todas as áreas da vida. Hoje com 19, consigo tocar bem, mas, sei que tenho muito (e quando digo muito, é muito mesmo) para aprender, ou seja, 12 anos de contato com o instrumento e ainda não cheguei aonde quero chegar