Esse tipo de conteúdo “influencer” famoso nenhum mostra! Só utilizam sensacionalismos como click bait. Fora quando enganam as pessoas indicando ativos ruins para que eles possam diminuir o próprio prejuízo, e nem vou falar sobre vendas de cursos fajutos! Excelente trabalho finclass! Vida longa e brilhante a vcs.
Eu estou fazendo curso com analista de cnpi pra aprender como avaliar tudo certo,em tudo de finanças, porque os cursinho de pessoas que nem são profissionais e nem poderia indicar nada ....não adianta mesmo...amei o vídeo
Obrigado Professor, realmente aqui no UA-cam, ninguém havia abordado esse assunto com esta explicação técnica , uma verdadeira aula para quem investe em Flls.
Já que pediu no vídeo para comentar, digo: sim é a primeira vez que veja essa abordagem, contudo faço a ressalva que deveria corrigir tanto as despesas como o saldo de caixa pela mesma inflação de 9%, depois 5%...
Sensacional! Foi como o abrir de uma janela e ver a luz dissipar 'toda' escuridão da incógnita analítica prática do investimento em tijolos. 😁 E olha que estamos falando de 1 dos vários meios de conferência qualitativa do fundo. Finclass, obrigado!
Muito boa a explicação! O canal do Leo Alves, Geração Dividendos, também já explicou isso algumas vezes. Mas nunca é demais rever conceitos, ainda mais bem explicados assim. Obrigado.
Não, nunca havia visto uma análise assim. E muito obrigado! Sensacional! Abriu meus olhos para o tema. E hoje tirei uma dúvida: você é de fato o melhor professor de FIIs do You Tube! Parabéns! Sou seu fã!
Dos fundos de tijolos q tenho, os q perfomaram melhor utilizando essa sua metodologia, foram o XPML11 e LVBI11. Sem falar do HTMX11 cuja valorização está mais de 100%. Este último comprado na pandemia. Por isso q preço de compra importa sempre.😊
Excelente análise, realmente nunca ouvi uma explicação como essa de alto nível. Parabéns. Vendi minha casa e gostaria de uma ajuda para investir, por isso estou buscando as melhores abordagens. Valeu
@@joselafaiete2977 Não precisa ser todos senão não faria sentido esse investimento. 25% no meu ver para garantir a bendita inflação. 30% para ir adiante.
Estou a mais de dois anos no mercado de FIIS e não sabia disso. Ex. BTLG11 que pelo tempo de existência tem VP por vota de acréscimo de 10%, ou seja, bem inferior a inflação do período.
Depende muito do mercado imobiliário, tenho um apto a mais de vinte e cinco anos e não valorizou nem de perto a inflação, gera uma renda bem menor que os FIIS.
Mais uma vez uma AULA em todos os sentidos. Ricardo Figueiredo não é o mais sorridente,vez ou outra banha as mensagens de leve sarcasmo e humor ácido. Ricardo Figueiredo é a maior autoridade em FIIS do brasil, quiça do planeta. Pé no chão, didático e direto.
A verdade é que NUNCA o investidor vai GANHAR DA INFLAÇÃO BRASILEIRA!!! Nós investidores sabemos disso, ou pelo menos DEVERÍAMOS SABER!! É o tal de PERDA FIXA ou PERDA VARIÁVEL. rsrs
Conteúdo conciso, didatico, com elevado nível de transparência e clareza na explicação sobre valorização da cota dos fundos imobiliários de Tijolo! Nada igual, nunca visto antes. Parabéns pelo excelente e valioso trabalho Ricardo! TOP!
Boa aula! Mais fiquei na duvida agora de uma coisa: O Investidor 10 no grafico que indica se o FII bateu inflação ou não ele ja concidera os dividendos . Ou to enganado?
Excelente explicação! Quanto mais aprendemos as características e dinâmica de cada classe de ativo nossa segurança aumenta ao investir e tomamos nossas decisões com mais confiança e sabedoria. Estudar liberta.
Ricardo meu caro, você perguntou se ja tinha visto uma abordagem como esta. Claro que não, nunca. Muitíssimo obrigado pelo conteúdo, explicação e abordagem. Quando o assunto é FIIs, o que temos aqui são festivais de bobagens, desinformação, lucros mágicos e fabricas de mentiras e "clickbaits". Mas você é diferente, seus videos são educacionais e informativo. Obrigado
Você é TOP Ricardo. Sou assinante da Finclass assisti todas as suas aulas e achei o máximo você é excelente nas suas análises e explanações aumentei muito meus conhecimentos. Deus abençoe sempre.
Além disso tem o ajuste do aluguel, então bons tijolos, bem localizados e disputados, em teoria com o aumento do aluguel está nos entregando o repasse da inflação, assim como alguém que possui uma casa para alugar aumenta o aluguel de ano em ano. Agora se isso de fato baterá efetivamente todos os anos a inflação, levando em consideração apenas esse reajuste de aluguel não da pra saber, aqui no brasil varias coisas não superam a inflação, inclusive a principal delas, o aumento do salário.
Na prática a cota só anda de lado e os dividendos são os mesmos ou vao caindo. Se fosse verdade, fundos de 10 anos teriam dividendos mt altos pq nesses ultimos 10 anos a inflação já bateu fácil 100 por cento, mas os dividendos dos fundos não dobraram.
Fiquei na dúvida de um item não mencionado na venda. Se não houver uma nova aquisição no período de 1 ano após a venda, onde ficou o imposto retido? Não deveria descontar os impostos sobre o lucro e somente depois a distribuição em forma de dividendos?
Não existe verdade relativa! O que há são pontos de vista a respeito de determinado tema: uns mais, outros menos coerentes com os fatos; outros, ainda, nem sequer poderíamos considerar um ponto de vista! Mas cá estamos, com o mestre Ricardo Figueiredo, frente a uma análise de fato, que apreende os vários pontos de vista, somados ao conhecimento profissional, e nos revela o verdadeiro caminho do conhecimento objetivo! Parabéns, Ricardo, pelo profissionalismo!
Muito bom, mas vamos facilitar a coisa. A valorização (do imóvel + distribuição extraordinária) deve bater o IPCA do período. Os aluguéis devem ser superiores ao spread da NTNB (no mínimo, para valer a pena, e pode colocar o prêmio se quiser). Exemplo NTNB IPCA + 6% (4,5%+6%=10,5%). Facilitando: faz o produtório dos últimos 12 yields individuais na data com. Aí tem recorrente e não recorrente. VP em tijolo é defasado e irreal!
Muito bem explicado. Parabéns 👏🏻 muitos UA-camrs no começo eram bons, mas quando passam a vender curso , já não entregam muito conteúdo bom pois senão ficam sem nada pra ensinar no curso.
O número de variáveis que envolvem a valorização ou desvalorização do valor da cota patrimonial, de um fundo de tijolo, vai bem além da compra ou venda de ativos no período. Envolve se o setor específico do fundo está valorizado ou não devido as condições de mercado , curva de juros, inflação, etc. Envolve o nível de consumo das famílias, confiança dos consumidores, etc. (ex.: shoppings ano passado estavam superaquecidos, pagaram mais dividendos e a cota se valoriza). Certo seria pegar os maiores fundos de tijolos, de cada setor, retirar esta variável de venda e compra, e analisar o comportamento da cota. Sim, já fiz isso, e a conclusão é, muitos FIIs de tijolo não acompanham a inflação, perdem feio inclusive. Muitos são queridinhos do mercado
Perfeito! E também a gestão ativa que destrói valor do cotista fazendo emissões duvidosas, com altas taxas embutidas; existe muito conflito de interesse nessas emissões. Por vezes uma emissão não faria sentido, mas serve apenas ao gestor ganhar mais taxas e comissões.
Outra coisa, podemos dizer então que as "pancadas" de fim de semestre, meio que seria sua inflação sendo resposta de "X" periodo, por exemplo. Já que mesmo com vendas de imoveis, as vezes os fundos continuam distribuindo exatamente aquilo que ja distribuíam, como é o caso do HGLG que vendeu o galpão para poder manter o 1,10 de DIV
Que explicação perfeita, não tínhamos ideia da formação do lucro imobiliário, pois sou iniciante como investidor , ficou claro, precisamos muito desse tipo de análise qtas forem necessárias pq só assim haverá uma fixação nesse tema
Não tinha visto ainda isso em vídeo, cheguei nessa conclusão pois fui cotistas de HGLG11 por vários, nesse período HGLG11 fez alguma vendas, aí percebi quando eles pagavam, teve uma vez que o valor pago no mês era 0.75, e no final de ano foi pago uns 3 reais por conta, que era referente a esse ganhou da venda, aí percebi o porquê o valor da cota ficou onde lado por tempos!
Muito bom o vídeo. E na comparação com outros investimentos, não deveríamos levar em conta também a valorização (ou desvalorização) da cota + os dividendos, tanto os oriundos de alugueis como os das vendas com lucro? Tem muita gente que olha a carteira negativa e acha o investimento em FIIs ruim comparado com renda fixa, por exemplo. Só que os juros se incorporam ao principal enquanto que os Dividendos dos FIIs (se não forem reinvestidos) são considerados como renda. Minha carteira por exemplo, está 2% negativa desde que eu comecei a investir já faz muitos anos (preço de aquisição - preço de mercado atual), mas na média rendeu em dividendos mais de 10% ao ano (normalmente mais de 12%), parte deles reinvestidos, e parte "gozada" como complemento de renda. Ainda não parei para fazer essa conta, mas acho que se tivesse, por exemplo, deixado no tesouro direto, não seria muito diferente o valor das carteiras (O tesouro direto teria um saldo muito maior, mas os juros pagos, considerados anualmente, seria menor do que o DY recebido anualmente pela carteira de FIIs, que teria um VM menor. Então acho que na prática, a escolha de onde investir depende muito do projeto de vida e do que a pessoa pretende fazer com o dinheiro. Estou correto?
Está explicando como se eu fosse uma criança recém chegada na creche. Assim mesmo que preciso
Kkkkkkkk digo o mesmo
Esse tipo de conteúdo “influencer” famoso nenhum mostra! Só utilizam sensacionalismos como click bait. Fora quando enganam as pessoas indicando ativos ruins para que eles possam diminuir o próprio prejuízo, e nem vou falar sobre vendas de cursos fajutos!
Excelente trabalho finclass! Vida longa e brilhante a vcs.
Eu estou fazendo curso com analista de cnpi pra aprender como avaliar tudo certo,em tudo de finanças, porque os cursinho de pessoas que nem são profissionais e nem poderia indicar nada ....não adianta mesmo...amei o vídeo
@@elisabetefrancisco23pode indicar o curso?
@@DarioRonyChavesTiago é com professor mira, ele tem canal aqui no UA-cam. Mas já fechou a turma
Esse cálculo deveria ser apresentado obrigatoriamente/ periodicamente pelo gestor no Relatório Gerencial/ RI.
Obrigado Professor, realmente aqui no UA-cam, ninguém havia abordado esse assunto com esta explicação técnica , uma verdadeira aula para quem investe em Flls.
Concordo plenamente com você!
Já que pediu no vídeo para comentar, digo: sim é a primeira vez que veja essa abordagem, contudo faço a ressalva que deveria corrigir tanto as despesas como o saldo de caixa pela mesma inflação de 9%, depois 5%...
Mais didático, impossível!
Melhor canal de FIIs do UA-cam no Brasil.
Muito obrigado, Ricardo!!
Quem investe em fiis pensando em valorizacao da cota ja ta totalmente errado, se quer valorizacao foca nas ações que tera muito mais resultado
Concordo.
Gostei deste vídeo boa analise.
Também concordo
Por isso não tô gostando de fundo de tijolo, paga pouco dividendo e não valoriza nada também. Prefiro ações e de papel.
FFs só caem.
Sensacional! Foi como o abrir de uma janela e ver a luz dissipar 'toda' escuridão da incógnita analítica prática do investimento em tijolos. 😁 E olha que estamos falando de 1 dos vários meios de conferência qualitativa do fundo. Finclass, obrigado!
O problema é que muitos recebem esses dividendos extraordinários, gastam e esquecem. Por isso, no meu ver é necessário sempre reinvestir uma parte.
Muito boa a explicação! O canal do Leo Alves, Geração Dividendos, também já explicou isso algumas vezes. Mas nunca é demais rever conceitos, ainda mais bem explicados assim. Obrigado.
Desculpe a ignorância, mas sobre os 20 milhões de valorização na venda, não incide imposto?
Fii => Foco renda passiva, compra no ciclo na baixa e não a perda de fundamentos.
Não, nunca havia visto uma análise assim. E muito obrigado! Sensacional! Abriu meus olhos para o tema. E hoje tirei uma dúvida: você é de fato o melhor professor de FIIs do You Tube! Parabéns! Sou seu fã!
Tá e onde é que eu encontro a informação sobre a origem dos dividendos dos FIIs? Se foi oriundo de aluguel ou de valorização imobiliária?
Em fiis com bom nível de governança você encontra no relatório gerencial e/ou planilha de fundamentos, ambos no site do fundo/gestora
Boa noite, professor. Seu conhecimento é diferenciado, ninguém fala nada a respeito de tijolo X inflação. Parabéns!
Explicação muito clara, sem firulas, sem o "né". Assim dá ânimo aprender sobre investimentos.
Dos fundos de tijolos q tenho, os q perfomaram melhor utilizando essa sua metodologia, foram o XPML11 e LVBI11. Sem falar do HTMX11 cuja valorização está mais de 100%. Este último comprado na pandemia. Por isso q preço de compra importa sempre.😊
Excelente análise, . . . Até agora não vi ninguém fazer esse tipo de abordagem, parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Nunca ouvi falar dessa maneira, tão importante e útil a quem investe em FII, PARABÉNS.
Excelente análise, realmente nunca ouvi uma explicação como essa de alto nível. Parabéns.
Vendi minha casa e gostaria de uma ajuda para investir, por isso estou buscando as melhores abordagens. Valeu
Pra combater a inflação é reenvestindo os dividendos!
@@joselafaiete2977 Não precisa ser todos senão não faria sentido esse investimento. 25% no meu ver para garantir a bendita inflação. 30% para ir adiante.
Estou a mais de dois anos no mercado de FIIS e não sabia disso. Ex. BTLG11 que pelo tempo de existência tem VP por vota de acréscimo de 10%, ou seja, bem inferior a inflação do período.
Depende muito do mercado imobiliário, tenho um apto a mais de vinte e cinco anos e não valorizou nem de perto a inflação, gera uma renda bem menor que os FIIS.
Mais uma vez uma AULA em todos os sentidos. Ricardo Figueiredo não é o mais sorridente,vez ou outra banha as mensagens de leve sarcasmo e humor ácido. Ricardo Figueiredo é a maior autoridade em FIIS do brasil, quiça do planeta. Pé no chão, didático e direto.
A verdade é que NUNCA o investidor vai GANHAR DA INFLAÇÃO BRASILEIRA!!! Nós investidores sabemos disso, ou pelo menos DEVERÍAMOS SABER!! É o tal de PERDA FIXA ou PERDA VARIÁVEL. rsrs
Baita aula Mr Figueiredo. Niinguem explica os meandros de FIIS como voce. Nao tenho visto conteudo como esse em outros canais. Parabens !!
Conteúdo conciso, didatico, com elevado nível de transparência e clareza na explicação sobre valorização da cota dos fundos imobiliários de Tijolo! Nada igual, nunca visto antes. Parabéns pelo excelente e valioso trabalho Ricardo! TOP!
Muito importante aprender com quem entende. Muito obrigada.
Muito bom. Mostra o quanto ainda precisamos estudar para entender melhor, onde alocar nossos investidores.
Top demais professor, nunca ouvi uma explicação com todos estes detalhes.
Parabéns pelo conteúdo.
Nunca tinha visto tão bem explicado. Obrigada
Super didático
O básico precisa ser revisto com frequência, para que não seja esquecido
Boa aula!
Mais fiquei na duvida agora de uma coisa:
O Investidor 10 no grafico que indica se o FII bateu inflação ou não ele ja concidera os dividendos . Ou to enganado?
Agora não tem como não entender! Perfeita explicação.
Primeira vez que vi uma aula dessa, muito bom Deus abençoe!
Ai sim viu, que explicação, gostei!
+1 inscrita
Professor onde vejo os ativos das ações, só encontro o segmento delas, dos fundos consigo ver os shopping, galpões e etc...ajuda ai
Melhor aula de fundos imobiliário que já vi aqui no UA-cam, parabéns e obrigado por nos esclarecer que nem tudo que reluz é ouro!!!
Excelente explicação! Quanto mais aprendemos as características e dinâmica de cada classe de ativo nossa segurança aumenta ao investir e tomamos nossas decisões com mais confiança e sabedoria. Estudar liberta.
Ricardo meu caro, você perguntou se ja tinha visto uma abordagem como esta. Claro que não, nunca.
Muitíssimo obrigado pelo conteúdo, explicação e abordagem.
Quando o assunto é FIIs, o que temos aqui são festivais de bobagens, desinformação, lucros mágicos e fabricas de mentiras e "clickbaits". Mas você é diferente, seus videos são educacionais e informativo. Obrigado
Ja assinei varios cursos e plataformas mas a Finclass nao tem jeito! Facil de aprender ate sozinho, 😁
Você é TOP Ricardo. Sou assinante da Finclass assisti todas as suas aulas e achei o máximo você é excelente nas suas análises e explanações aumentei muito meus conhecimentos. Deus abençoe sempre.
Como sempre uma excelente aula. O Ricardo manja muito!
Excelente explanação!!
Além disso tem o ajuste do aluguel, então bons tijolos, bem localizados e disputados, em teoria com o aumento do aluguel está nos entregando o repasse da inflação, assim como alguém que possui uma casa para alugar aumenta o aluguel de ano em ano. Agora se isso de fato baterá efetivamente todos os anos a inflação, levando em consideração apenas esse reajuste de aluguel não da pra saber, aqui no brasil varias coisas não superam a inflação, inclusive a principal delas, o aumento do salário.
Na prática a cota só anda de lado e os dividendos são os mesmos ou vao caindo. Se fosse verdade, fundos de 10 anos teriam dividendos mt altos pq nesses ultimos 10 anos a inflação já bateu fácil 100 por cento, mas os dividendos dos fundos não dobraram.
Tem algum fundo de tijolo q se salva ou f geral?@@semphissophiscore6513
Muuuuuito bom prof.
Vendi uma casa por dores de cabeça e não tinha ideia de como funciona FII, recebi este vídeo e foi muito esclarecedor.
Cai de para quedas no canal
Ainda mais no fundo mobiliário
Quem sabe posso fazer aportes, muito didático ,seguindo seu canal.
Nunca vi um vídeo com esta abordagem . Muito obrigado!!!!
Sou fã desse cara, que Deus abençoe ele.. abre os olhos de muitos que não tem acesso a muitas informações..!
Ótimo!! E sobre a emissão constante de cotas?
Fiquei na dúvida de um item não mencionado na venda.
Se não houver uma nova aquisição no período de 1 ano após a venda, onde ficou o imposto retido?
Não deveria descontar os impostos sobre o lucro e somente depois a distribuição em forma de dividendos?
Não existe verdade relativa! O que há são pontos de vista a respeito de determinado tema: uns mais, outros menos coerentes com os fatos; outros, ainda, nem sequer poderíamos considerar um ponto de vista! Mas cá estamos, com o mestre Ricardo Figueiredo, frente a uma análise de fato, que apreende os vários pontos de vista, somados ao conhecimento profissional, e nos revela o verdadeiro caminho do conhecimento objetivo! Parabéns, Ricardo, pelo profissionalismo!
Isso não é apenas um vídeo, é uma AULA
Muito bom, mas vamos facilitar a coisa. A valorização (do imóvel + distribuição extraordinária) deve bater o IPCA do período. Os aluguéis devem ser superiores ao spread da NTNB (no mínimo, para valer a pena, e pode colocar o prêmio se quiser). Exemplo NTNB IPCA + 6% (4,5%+6%=10,5%). Facilitando: faz o produtório dos últimos 12 yields individuais na data com. Aí tem recorrente e não recorrente. VP em tijolo é defasado e irreal!
muito obrigado. eu sempre questionei algumas analise, pois presumia ser superficial. O SEU calculo foi coerente, parabéns .
👏
Sugestões:
- CVM 175 e responsabilidade ilimitada e limitada
- Riscos de valor negativo em FIIs de Desenvolvimento
explicação extraordinária Ricardo!!!! parabéns!!!
Foi uma novidade para mim essa análise dos dividendos extraordinários
Muito bem explicado. Parabéns 👏🏻 muitos UA-camrs no começo eram bons, mas quando passam a vender curso , já não entregam muito conteúdo bom pois senão ficam sem nada pra ensinar no curso.
Parabéns professor. Gostaria muito que vc e o Baroni fizessem uma parceria para abordarem mais conteúdos de FIIs, grande abraço!
Estou tentando entender. Este vídeo foi muito instrutivo.
Vídeo excelente, nunca vi ninguém dar este tipo de explicação.
Show de bola. Agora quero estudar pra ser analista! Obrigado peofessor! Sugestão: faz um roadmap do zero ao avançado.
Uma explanação digna de Ricardo Figueiredo. 👏👏👏 Prof. Numa outra oportunidade poderia falar sobre a marcação a mercado do VP nos Fi-Infra? Abraços
Muito. Muito boa tua análise! É raro ver esse nivel de qualidade na internet!
O número de variáveis que envolvem a valorização ou desvalorização do valor da cota patrimonial, de um fundo de tijolo, vai bem além da compra ou venda de ativos no período. Envolve se o setor específico do fundo está valorizado ou não devido as condições de mercado , curva de juros, inflação, etc. Envolve o nível de consumo das famílias, confiança dos consumidores, etc. (ex.: shoppings ano passado estavam superaquecidos, pagaram mais dividendos e a cota se valoriza). Certo seria pegar os maiores fundos de tijolos, de cada setor, retirar esta variável de venda e compra, e analisar o comportamento da cota. Sim, já fiz isso, e a conclusão é, muitos FIIs de tijolo não acompanham a inflação, perdem feio inclusive. Muitos são queridinhos do mercado
Perfeito! E também a gestão ativa que destrói valor do cotista fazendo emissões duvidosas, com altas taxas embutidas; existe muito conflito de interesse nessas emissões. Por vezes uma emissão não faria sentido, mas serve apenas ao gestor ganhar mais taxas e comissões.
Como eu retiro a variável?
Poderia trazer um vídeo de como analisar esses relatórios, mostrar algumas informações que muitas vezes passam despercebidas
Não tinha visto essa abordagem. Fiquei com duvida como analisar o P/VP
Com essa explicação fica claro , mas sem essa orientação não dá.
Muito obrigado.
Teve ganho de capital na alienação do imóvel e não pagou o imposto de 20%?
Bah...nunca vi uma explicação dessa forma...D+. PARABÉNS
Sua didática é impressionante! Parabéns!
Outra coisa, podemos dizer então que as "pancadas" de fim de semestre, meio que seria sua inflação sendo resposta de "X" periodo, por exemplo. Já que mesmo com vendas de imoveis, as vezes os fundos continuam distribuindo exatamente aquilo que ja distribuíam, como é o caso do HGLG que vendeu o galpão para poder manter o 1,10 de DIV
Sabe o que me chama atenção? O Valor Patrimonial do FII aumenta, mas os dividendos não. Muitos sem subscrição no período. Sabe explicar?
Bom dia , realmente uma verdadeira aula de Fundos Imobiliários . Parabéns Professor .
uma dúvida, os fundos também pagam 15% no lucro imobiliário?
Mestre! Como fica o pagamento dos dividendos após a venda do imóvel? E as cotas que eu adquiri?
Nunca tinha visto alguém explicar dessa maneira parabéns!
Ótimo conteúdo. Esclareceu um ponto que eu não entendia. Obrigado e parabéns pelo trabalho!
Que explicação perfeita, não tínhamos ideia da formação do lucro imobiliário, pois sou iniciante como investidor , ficou claro, precisamos muito desse tipo de análise qtas forem necessárias pq só assim haverá uma fixação nesse tema
sensacional.
isso mudou minha observação nos fiis de tijolo que não aumentavam o patrimonial (pq distribuem os lucros dos imoveis)
Os dividendos da valorização do imóvel só são repassados aos cotistas caso haja a venda do mesmo ? Estou começando agora nos investimentos .
Ganhou a minha inscrição só por essa fantástica explicação!
Simplesmente, a melhor explicação! Obrigado, professor!
Que aula meu amigo. Continue assim, é disso que precisamos. 👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente explicação. Gastam o dividendobextraordinario e não consideram como ganho e lucro
Ricardo, ainda não tinha visto uma abordagem tão didática para análise do P/VP. ☝🏼👏🏽👏🏽👏🏽
E se não houver nenhuma venda?
Excelente conteúdo, parabéns.
Bacana, com essa metodologia ainda não tinha visto, conteúdo interessante, parabéns.
Muito obrigado pela aula!!! Eu não tinha visto nenhuma matéria assim.
Essa análise e novidade para mim show de bola a explicação isso só reforça que acompanhamos nossos ativos de maneira superficial.
Explicação perfeitamente lógica e convincente.
Abriu meu olhos para valorização do imóvel, parabéns.
Não tinha visto ainda isso em vídeo, cheguei nessa conclusão pois fui cotistas de HGLG11 por vários, nesse período HGLG11 fez alguma vendas, aí percebi quando eles pagavam, teve uma vez que o valor pago no mês era 0.75, e no final de ano foi pago uns 3 reais por conta, que era referente a esse ganhou da venda, aí percebi o porquê o valor da cota ficou onde lado por tempos!
Finalmente alguém explicando no Excel como funciona isso, tem muitos que só sabem falar por falar, mas não explicam.
Ricardo, obrigada pela excelente aula. Fundamental entendermos, para fazermos bons investimentos.
Um abraço 🤗
Excelente! Não vi nada por ai. Professor, acredito que a cota final de 130 deveria ser decontada do imposto pago na venda do imóvel. Seria isso?
Boa tarde. Não visto nada igual. Estava pensando em vender tudo. Agora vol comprar. Mas e mas obrigado
Muito bom o vídeo. E na comparação com outros investimentos, não deveríamos levar em conta também a valorização (ou desvalorização) da cota + os dividendos, tanto os oriundos de alugueis como os das vendas com lucro? Tem muita gente que olha a carteira negativa e acha o investimento em FIIs ruim comparado com renda fixa, por exemplo. Só que os juros se incorporam ao principal enquanto que os Dividendos dos FIIs (se não forem reinvestidos) são considerados como renda. Minha carteira por exemplo, está 2% negativa desde que eu comecei a investir já faz muitos anos (preço de aquisição - preço de mercado atual), mas na média rendeu em dividendos mais de 10% ao ano (normalmente mais de 12%), parte deles reinvestidos, e parte "gozada" como complemento de renda. Ainda não parei para fazer essa conta, mas acho que se tivesse, por exemplo, deixado no tesouro direto, não seria muito diferente o valor das carteiras (O tesouro direto teria um saldo muito maior, mas os juros pagos, considerados anualmente, seria menor do que o DY recebido anualmente pela carteira de FIIs, que teria um VM menor. Então acho que na prática, a escolha de onde investir depende muito do projeto de vida e do que a pessoa pretende fazer com o dinheiro. Estou correto?
Ricardo é o melhor, sem dúvidas. Direto ao ponto e muito didático!
Prof Ricardo é foda demais! Muito melhor que influenciadorzinho que fica por aí fazendo análise rasa.