Acabo de conhecer o seu canal e estou simplesmente apaixonada. Sou mestranda em direitos humanos, com especialização em raça e justiça no sistema de justiça criminal estadunidense. Obrigada por me apresentar o pesquisador/antropólogo Kabengele Munanga que não conhecia. Alguma outra indicação de grandes nomes de autores que estudam sobre raça e etnia no Brasil? Se tiver também alguém/algum trabalho/ livro específico sobre colorismo no Brasil, ficarei extremamente grata. Obrigada pelo excelente conteúdo.
Dizer que não existe racismo contra o branco por conta da estruturação social não ficou bem definido para mim. Não consigo perceber o racismo com mão única, até entendo que um dos lados sofra com isso mais que o outro. Todavia, dizer que não há práticas para ambos os lados não fica muito claro para mim. O vídeo trata de raças e etnias, mas aborda o campo patrimonial das pessoas. Sempre se percebe quando tratamos deste assunto que o afortunado passa por cima de inúmeros obstáculos, enquanto o menos favorecido financeiramente, independente de cor, encontra muitos óbices. Contudo, não estou reclamando da aula que ao meu ver foi sensacional, apenas não entendo com a mesma clareza essa passagem às demais. Forte abraço, professora. Nota dez teu vídeo.
Bom dia! Gostei muito das suas explicações, queria sugerir algo, se me der esse direito... Você poderia citar livros de acordo com os assuntos abordados. Desde já, muito agradeço.
Eu vi seu comentário no mesmo video do kabengele mununga, e por acaso parei aqui no seu canal, parabénss eu vi vários vídeos e tava super confusa sobre o assunto vc resumiu explicou muito bem parabéns mais uma inscrita
05:48 _Existe racismo contra pessoas brancas?_ Resposta: 1. Existiu a *Saqaliba:* do ano 600 ao 1800, os árabes muçulmanos capturaram e escravizaram diversos povos eslavos (tchecos, bielorrussos etc.). As mulheres eslavas eram usadas como escravas sexuais nos haréns dos califas, e os homens eslavos eram cadastrados para servir por exemplo como guardas desses haréns; e 2. Existiu a *ocupação Moura da Península Ibérica:* do ano 711 ao 1492, os povos Mouros (negros berberes muçulmanos do norte da África) invadiram e dominaram a Península Ibérica, em um regime similar ao da Saqaliba. Somente em 1492, com a Guerra da Reconquista, os europeus ibéricos conseguiram expulsar os Mouros, e foi assim (Guerra da Reconquista) que surgiram Portugal e Espanha.
@@halfhalf4341 pelo comportamento de muitos negros, é claro que as pessoas teram um preconceito sobre eles. é compreensível e natural do ser humano ter preconceito - um instinto de autodefesa contra o diferente.
Olá!! Então será que entendi certo: usando o exemplo dos índios eles se enquadram em grupo de etnia, pois comungam de costumes, línguas e história comum. Porque os índios, por exemplo, eram apenas rotulados, como, os selvagens e que por um olhar histórico (modos de colonização da França, Britânicos afins) todos visavam o mesmo interesse: aculturação dessas etnias para poder colonizar. Enquanto Raça divide-se (por aspecto do fenótipo) apenas em negros e brancos. Mesmo existindo ou não o termo raça, o racismo está e esteve impregnado em diversas nuances na sociedade. Só não entendi se posso dizer que árabes, chineses e até mesmo religiões (católico, candomblé, espírita) são grupos de etnias? Por isso, até mesmo a NECESSIDADE de estudas os povos indígenas nos seus históricos ainda não civilizados para ter como registro o que eram esses grupos antes da colonização?
Bom, apesar de eu achar que hoje em dia os índios não sejam selvagens, em 1500 quando eles andavam pelados por aí e estavam no período neolítico enquanto o resto do mundo estava no período moderno, eu acho que o termo "selvagem" era adequado
@@desenhospowerword2446 É, os Maias, Aztecas e Incas já estavam na época do Egito Antigo, o que não é muito moderno, mas já foge do termo selvagem, visto que havia se formado uma civilização. Já os indígenas, que eram os quais eu estava me referindo, eu ainda acho que eles eram selvagens.
Minha pergunta é? Para eu poder usar o tema racismo sendo banca, as estatisticar tem que mostrar que os brancos estao sendo perceguido e sub-jugados por uma pessao preta... então nesse casa um branco pode usar o termo rascismo?
Gostei da sua explicação. No entanto, não consegui compreender direito quando você citou que racismo não existe para pessoas brancas. Então o que poderíamos chamar? Preconceito? Eu entendo que a história nos mostram um material formidável quando o assunto é escravidão; navios negreiros repletos de escravos oriundos da África que vinham para o Brasil. Depois da abolição em 1888 esses afro-brasileiros continuaram vivendo em situações sub-humanas, sem um pedaço de terra e sofrendo preconceitos. Talvez isso possa ser o motivo, (o que chamam de divida histórica). Lembro-me quando eu tinha 6 anos minha mãe me levou em uma casa onde residia muitas pessoas negras. Vivia uma senhora curandeira nesse local muito simpática, cujo não me recordo do nome. Quando eu me dirigir ao quintal da casa encontrei muitas crianças da minha idade e até mais novas, todas negras. Quando eu me aproximei delas timidamente, lembro que veio uma mulher que parecia ser a mãe, ou a tia não sei, e gritou com as crianças solicitando elas a entrarem para casa. Eu não entendi direito e continuei ali observando, (criança curiosa), tinha um cara sentado em um tronco de árvore que me olhava com uma cara horrível, ninguém nunca tinha me olhando daquele jeito, olhar de raiva. Eu continuei fora da casa, lembro escutar a voz da minha mãe me chamando, mas a senhora simpática falava para minha mãe me deixar explorar o quintal. Foi então que eu me distrair pegando umas pedras no chão, entretanto, a mesma mulher que gritou com as crianças se aproximou de mim e disse em tom ríspido para eu não ficar ali, que ali não era a minha casa. Eu lembro que fiquei bem triste porque não tinha feito nada de errado. Enfim, eu considero esse fato como um caso de preconceito. Todavia, foi um caso esporádico que presenciei, mas que não deixou de ser desarmonioso para uma criança.
Gostei muito do vídeo, professora! Uma pena a gente ainda ter que usar a palavra "raça". Professora, poderia alguma hora falar de alguns conceitos e estudos de Ciência Política, além de algumas informações sobre Poder e Estado?
Surgiu uma dúvida: qual a diferença entre etnia e cultura? Etnia é o conjunto de costumes que constrói aquele grupo de indivíduo, sendo que a cultura tem a mesma definição
Professora, eu ainda tenho uma dúvida, muita gente diz que ser latino é uma etnia mas como definir dessa maneira se dentro da própria América Latina, temos diferentes culturas, tradições, religiões, incluso não só fala-se em espanhol fazendo com que não compartilhemos o mesmo idioma. Mesmo com todas essas diferentes características, ainda continua sendo caracterizado como uma única etnia?
Considerando que as crenças religiosas e morais são parte intrínseca da cultura de um povo, como conciliar atos praticados em alguns países islâmicos, como o apedrejamento de mulheres infiéis, ou atos de infanticídio praticados há gerações por algumas tribos indígenas, com nossa moral ocidental? Como conviver com culturas tão radicalmente diferentes e questões morais como essas? Esse é o desafio ainda não superado do multiculturalismo
Por algum motivo as pessoas esquecem que existem culturas piores que outras, ou menos desenvolvidas que outras. É só usar o Estado Islâmico como exemplo, as culturas tem que ser respeitadas enquanto elas não sejam claramente malignas ou causem um mal excessivo por causa de uma idiotice. Como o nazismo, ou a ideia dos Maias de sacrificar bebês para o Deus do Sol
@@joaquimgianini1234 É uma questão complicada. Existiu durante um tempo uma visão que a civilizacap europeia era a mais evoluída, e isso gerou justificativa para muita porcaria: colonialismo predatório, racismo até hj, etc .... após isso foram criadas no âmbito da sociologia e antropologia essas idéias de que não há hierarquia de nenhuma natureza entre diferentes culturas. Na minha visão há pelo menos um critério objetivo, inquestionável entre civilizações diferentes : O desenvolvimento tecnológico. Quem em sã consciência dirá que a civilização Maia não era mais tecnologicamente desenvolvida que as tribos aqui do território Brasileiro que existem até hoje? Há também a questão dos nossos valores liberais ; razão, liberdade, humanismo, etc. Não se pode negar que um país cujo ordenamento jurídico puna com morte a prática de sexo homossexual deve ser condenado do ponto de vista humanista. Roger Scruton e Mario Vargas Llosa trabalharam bem esses aspectos difíceis do multiculturalismo em suas obras
@@PauloRicardo-fc4li Concordo com o que você disse sobre desenvolvimento tecnológico, mas eu adiciono a isso conhecimento em geral, quanto mais conhecimento uma sociedade tem, melhor a cultura que essa sociedade vai desenvolver. Em minha opinião, uma cultura é inferior quando produz algo que é considerado mal por todas as outras culturas que têm mais conhecimento. Por exemplo: Os Maias sacrificavam bebês pra ter uma boa colheita, hoje, sabe-se que existem inúmeros fatores meteorológicos que vão prever se uma colheita será boa ou não, portanto basicamente todas as culturas atuais concordam que matar bebês é errado, porque o sentimento de compaixão e empatia por esses bebês é comum a todos os humanos independente da cultura, porém uma galera pode desumanizar um grupo para fazer com que as pessoas não sintam empatia por esse grupo. E essa desumanização ocorre por falta de conhecimento, já que a ideia básica do preconceito é "diferenças entre grupos são maiores do que as diferenças entre indivíduos", alguém só vai achar que isso é correto se ela não conhece o indíviduo, portanto, o mal que a sociedade está causando é fruto de uma falta de conhecimento.
amiga vou trazer para vc o que o dicionário fala o que racismo Preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, geralmente se refere à segregação racial. ou seja n esta relacionando a branco, preto, indígena ou algo do tipo.
Ahh tá, se uma pessoa negra me odeia ou tem preconceitos negativos em relação a mim por eu ser branco, ela não é racista? Ela é o que então? E quem disse que racismo é o mesmo que racismo estrutural? Racismo é gênero, racismo estrutural é espécie. Pessoal quer desvirtuar até o sentido das palavras pra dizer que racismo só tem uma direção, que só um grupo pode ser vítima de racismo.... desonestidade intelectual gritante.
Raça: Marcador social que delimita a hierarquia de pessoas brancas sobre as pessoas não brancas. Etnia: Pode referir-se a um grupo de pessoas com especialidades culturais, sociais e/ou geográficas. Multiculturalismo: É a coexistência de vários grupos sociais e culturais que habitam o mesmo espaço.
Racismo é ofender a etnia, racismo é denegrir a cultura de uma certa pessoa. Só pq ela não se encaixa no "padrão de racismo negro", não significa q ela não sofra racismo. A parti do momento q uma pessoa te ofenda se referindo a sua cor ao ponto de te ferir moralmente e psicologicamente já é racismo.
Um zulu é um negro, um banto também! Os zulus invadiam as outras tribos e as massacraram por os considerarem superior. Os zulus são racistas???? Acho que eles são etnicistas ô seu idiota!!!!!
@@yuricrisostomo1188 se ofender por "denegrir" já mostra o grau de frescura por uma palavra que uma massa ideológica mudou o significado para meios políticos
Prof° poderia falar sobre relações de poder? Só encontrei explicações rasas e confusas, e como vc explica muito bem poderia fazer isso? Preciso muito 😢🙏
De fato existe mais racismo em outras raças do que a branca isso nao podemos negar, é um fato triste, porem racismo pode acontecer com qualquer raça, e o mais importante nao coloque sua opiniao acima do significado da palavra
Gostei do seu vídeo. Mas ainda acho que a questão social fala mais alto que a cor da pele. Eu moro em comunidade ( favela). Na favela nós não vemos diferença nas pessoas. Até porque, todos nós somos iguais. A bíblia diz que de um só sangue Deus criou toda a geração dos homens. Negros, brancos , amarelos(asiáticos), vermelhos( índios), e outras raças derivadas( pardos), somos todos iguais. Quando as pessoas pararem de se rotularem pela cor da pele as coisas vão mudar. Quando a gente parar de falar " um branco" ou "um negro" e começar a falar: uma "pessoa" fez isso ou aquilo, as coisas vão mudar. Só pra deixar claro; existem três palavras que confundem muito as pessoas: preconceito, discriminação e racismo. Essas palavras não significam a mesma coisa, embora estejam intimamente ligadas. Mas uma delas merece ser definida. E a definição que eu dou para racismo, é DOENÇA. E como doença precisa ser tratado, ou melhor, erradicado. Muito bom o vídeo.
Todo comentário que tento escrever vira um livro, mas analisando profundamente de forma biológica e sociologica nós somos todos da espécie humana, mas temos raças diferentes por enquanto. Aqui no Brasil, somos basicamente todos "vira-latas", pois somls cruzamento de várias espécies mais apuradas, como índios, africanos e asiáticos por exemplo. Penso eu que a tendência do futuro é a miscigenação total, restando poucas diferencas físicas. O grande problema mesmo está nosso lado racional, que apesar de nos dar inteligência para certas coisas nos torna mesquinhos e ignorantes. Ter olhos puxados, pele escura ou cabelos vermelhos não altera nossas capacidades intelectuais e físicas. Cientistas e atletas por exemplo nos mostram que raça ou gênero não limitam o potencial humano. O nosso lado cultural e social é o problema, nosso conceitos sociais precisam evoluir para aprendermos que raça nada mais é que uma característica biológica, nada além disso.
Estatísticas quanto a raça no Brasil não faz sentido, pois somos um país continental e uma grande mistura, sem contar que cada região carrega suas características particulares dentro de um contexto histórico de imigração. No Rio de Janeiro a grande maioria é moreno, mulato e negro por questões históricas de imigração(forçada). Obviamente os níveis de violência e de detentos com essa parcela seria muito maior. Se fizerem um levantamento em Pelotas-RS a maior parcela penitenciária será de brancos e as vítimas principais deles tbem serão pessoas brancas, pois a parcela de pessoas brancas é muito maior por questões de imigração histórica da região.
@Prof Peterson Antonio, você está misturando alhos com bugalhos. Leia as estatísticas e suas justificativas cairão por terra. O que é considerado branco no Brasil não é o mesmo conceito de branco caucasiano que há nos EUA, Europa etc. Nenhum brasileiro é considerado branco na Europa e nos EUA, independentemente da cor da pele, ele é classificado como latino e sofre a discriminação como latino. Mais de 50% da população no Brasil, independentemente do Estado em que vive é negra, mas se você olhar os cargos mais elevados, profissões mais bem remuneradas, acesso a moradia em bairros nobres ou com saneamento básico, acesso à saúde, educação etc você não verá quase negros justamente por conta do racismo. Existe a questão social e a questão racial, em relação ao negro a racial está dentro da social, porque aos negros foi negado historicamente, e até hoje persiste, o acesso aos mesmos direitos dos brancos. E o mesmo ocorre em relação às mulheres se comparadas aos homens, aos gays em relação aos héterossexuais etc
@@cintia_l2867, você novamente? HAHHAHHA Mostre a diferença desses"direitos" entre mulheres e homens. No entanto, peso que leve em consideração as diferenças biológicas (hormonais, físicas, genética como um todo). Não adianta mostrar dados falando que: "em tal cargo tem um número x de mulheres e um número de y de homens" sem analisar as diferenças naturais. Obs.: nem venha dizer que "mulher não nasce mulher se torna mulher" Já que você gosta tanto em falar "historicamente", tente falar desse "patriarcado" desde a pré-história Kkkk Tenho um belo texto para exemplificar esse machismo estrutural e mostrar que esse negócio de biologia é uma construção dessa sociedade machista, fascista e opressora. Hahahah Segue o texto: Nosso relato começa na aurora dos tempos, em algum momento impreciso entre Neanderthal e Cro-Magnon. Nessas eras sombrias, começou a exploração da mulher. Eram tempos duros. Vivendo em tocas, as comunidades humanas eram constantemente assoladas pelos ataques das feras. Os machos, aproveitando-se de suas prerrogativas de classe dominante, logo trataram de assegurar para si os lugares mais confortáveis e seguros da ordem social: ficavam no interior das cavernas, os safados, fazendo comida para os bebês e penteando os cabelos, enquanto as pobres fêmeas, armadas tão-somente de porretes, saíam para enfrentar leões e ursos. Quando a economia de coleta foi substituída pela agricultura e pela pecuária, novamente os homens deram uma de espertinhos, atribuindo às mulheres as tarefas mais pesadas, como a de carregar as pedras, domar os cavalos, abrir sulcos na terra com o arado, enquanto eles, os folgadinhos, ficavam em casa pintando potes e brincando de tecelagem. Coisa revoltante. Quando os grandes impérios da antiguidade se dissolveram, cedendo lugar aos feudos perpetuamente em guerra uns com os outros, estes logo constituíram seus exércitos particulares, formados inteiramente de mulheres, enquanto os homens se abrigavam nos castelos e ali ficavam no bem-bom, curtindo os poemas que as guerreiras, nos intervalos dos combates, compunham em louvor de seus encantos varonis. Quando alguém teve a extravagante idéia de cristianizar o mundo, tornando-se necessário para tanto enviar missionários a toda parte, onde arriscavam ser empalados pelos infiéis, esfaqueados pelos salteadores de estradas ou trucidados pelo auditório entediado com os seus sermões, foi novamente sobre as mulheres que recaiu o pesado encargo, enquanto os machos ficavam maquiavelicamente fazendo novenas ante os altares domésticos. Idêntica exploração sofreram as infelizes por ocasião das cruzadas, onde, armadas de pesadíssimas armaduras, atravessaram os desertos para ser passadas a fio d’espada pelos mouros (ou antes, pelas mouras, já que o machismo dos sequazes de Maomé não era menor que o nosso). E as grandes navegações, então! Em demanda de ouro e diamantes para adornar os ociosos machos, bravas navegantes atravessavam os sete mares e davam combate a ferozes indígenas que, quando as comiam, - era porca miséria! - no sentido estritamente gastronômico da palavra. Finalmente, quando o Estado moderno instituiu o recrutamento militar obrigatório, foi de mulheres que se formaram os exércitos estatais, com pena de guilhotina para as fujonas e recalcitrantes, tudo para que os homens pudessem ficar em casa lendo A Princesa de Clèves. Há milênios, em suma, as mulheres morrem nos campos de batalha, carregam pedras, erguem edifícios, lutam com as feras, atravessam desertos, mares e florestas, sacrificando tudo por nós, os ociosos machos, aos quais não sobra nenhum desafio mais perigoso que o de sujar nossas mãozinhas nas fraldas dos nossos bebês.
@@cintia_l2867 Na verdade, na classificação da palavra "latino", do inglês, ela só é utilizada pra se referir a pessoas da América Latina, e a nomeclatura não se limita à um grupo étnico ou racial, ou seja, de acordo com o termo, uma pessoa pode ser branca e latina, negra e latina, judia e latina, etc etc
Raça é uma questão biológica, etnia é uma questão cultural, Por exemplo: Minha etnia é a etnia brasileira, minha raça é a raça mixta, (mistura de Europeus e Africanos)
A etnia Brasileira é um tipo de Etnia diferente, já que é uma etnia multicultural e multiracial, é uma etnia que surgiu da mistura cultural de 3 povos, Indígenas, africanos e europeus
Artigo 140 CPP § 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003) Ou seja, não tem essa de ser somente contra uma determinada raça...
A Constituição Federal de 1988 determina, no Art. 3, inciso XLI, que "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”
Gostei muito do video,porém tive q parar um pouco pois a fala estava muito rápida E so uma observação para um melhoramento ,no de mais deu pra compreender bem
@Thorin Rei Sob a Montanha n segundo o conceito científico fisiológico e genealógica, apenas existe essa distinção filosófico, n aceito pelas ciências naturais. Raça humana é una indivisível, desde de seu início na África há 200 mil anos. Diferenças etinicas são explicitas.
@Thorin Rei Sob a Montanha. O conceito de raças até existe, mas é falso e não tem qualquer base na biologica ou mesmo história. Foi uma catalogação enviesada de fenótipos humanos.
Entendi... Me responde uma coisinha por favor, se um grupo de negros comete bullying desmerecendo um garoto "branco" com frases folgadas a sua "raça" o que é?!
Na parte jurídica se enquadra como injúria racial, a pessoa branca pode processar as pessoas envolvidas. Se enquadraria como injúria racial "Branquelo parece um babuíno albino", "Branquelo sujo" coisas do tipo. Mas é mais comum injúria racial contra não-brancos.
Se um negro agredir você por você ser branca não seria racismo? Defina racismo então. Negros que agrediram jovem branco são indiciados por crime de racismo. g1.globo.com/pop-arte/noticia/negros-que-agrediram-jovem-branco-sao-indiciados-por-crime-de-racismo.ghtml
Amei a aula , realmente seria incrível se todas as pessoas fossem respeitadas da melhor forma possível...❤✌
Seu vídeo foi passado em aula, amei
Meu pai amado, que professora maravilhosa eh essa deus?! Obrigado pelo vídeo ❤️
Acabo de conhecer o seu canal e estou simplesmente apaixonada. Sou mestranda em direitos humanos, com especialização em raça e justiça no sistema de justiça criminal estadunidense.
Obrigada por me apresentar o pesquisador/antropólogo Kabengele Munanga que não conhecia.
Alguma outra indicação de grandes nomes de autores que estudam sobre raça e etnia no Brasil? Se tiver também alguém/algum trabalho/ livro específico sobre colorismo no Brasil, ficarei extremamente grata.
Obrigada pelo excelente conteúdo.
Conheço o conceito de raça por Du Bois, que raça é uma construção social. Interessante o ponto do conceito de Kabengele Munanga.
Raça ou etnia qual delas não é um crime
Dizer que não existe racismo contra o branco por conta da estruturação social não ficou bem definido para mim. Não consigo perceber o racismo com mão única, até entendo que um dos lados sofra com isso mais que o outro. Todavia, dizer que não há práticas para ambos os lados não fica muito claro para mim. O vídeo trata de raças e etnias, mas aborda o campo patrimonial das pessoas. Sempre se percebe quando tratamos deste assunto que o afortunado passa por cima de inúmeros obstáculos, enquanto o menos favorecido financeiramente, independente de cor, encontra muitos óbices. Contudo, não estou reclamando da aula que ao meu ver foi sensacional, apenas não entendo com a mesma clareza essa passagem às demais. Forte abraço, professora. Nota dez teu vídeo.
Simplesmente apaixonada pelo seu conteúdo e a forma que você aplica ele! Maravilhosa! ♥️♥️♥️♥️♥️✨
Vc é mt linda mds
Bom dia!
Gostei muito das suas explicações, queria sugerir algo, se me der esse direito...
Você poderia citar livros de acordo com os assuntos abordados.
Desde já, muito agradeço.
Eu vi seu comentário no mesmo video do kabengele mununga, e por acaso parei aqui no seu canal, parabénss eu vi vários vídeos e tava super confusa sobre o assunto vc resumiu explicou muito bem parabéns mais uma inscrita
Acho que preciso mandar pra ela umas reportagens que fala sobre Pessoas brancas sofrendo racismo na África.
Teria outras recomendações de outros textos e autores tratando da discussão sobre Raça x Etnia?
Os seus matérias são ótimos estão me ajudando bastante nas aulas remotas
Amei a aula, vc ensina muito bem, agradeço por todas as informações ❤️❤️❤️
Nossa, quando falou e citou o exemplo do pq n existe racismo contra brancos, me arrepiei todinha. Obrigada por esse vídeo!!💕
Passou de quatro linhas não leio mucho texto
Você explica muito bem! Salvou a minha vida
Ótima professora, explana muito bem os assuntos. 👏🏼👏🏼👏🏼
Simplesmente maravilhosa e sensata! Amei a aula 😘
Que mulher prolixa. Afinal quer explicar raça e etnia ou defender a raça negra? Dizer que não existem racismo contra o branco é pura hipocrisia
@@PainelCotidiano a querido me poupe vai estudar um pouco
Eu falo raça negra eu sou mulata me identifico assim eu sou de 1969 pra mim "raça negra "* é normal mas uma pessoa falou raça é de cachorro. 🤔
Parabéns, pelo seus vídeos todos são excelentes!!!👏🏾👏🏾
Tu é incrível Professora💚✨
05:48 _Existe racismo contra pessoas brancas?_
Resposta:
1. Existiu a *Saqaliba:* do ano 600 ao 1800, os árabes muçulmanos capturaram e escravizaram diversos povos eslavos (tchecos, bielorrussos etc.). As mulheres eslavas eram usadas como escravas sexuais nos haréns dos califas, e os homens eslavos eram cadastrados para servir por exemplo como guardas desses haréns; e
2. Existiu a *ocupação Moura da Península Ibérica:* do ano 711 ao 1492, os povos Mouros (negros berberes muçulmanos do norte da África) invadiram e dominaram a Península Ibérica, em um regime similar ao da Saqaliba. Somente em 1492, com a Guerra da Reconquista, os europeus ibéricos conseguiram expulsar os Mouros, e foi assim (Guerra da Reconquista) que surgiram Portugal e Espanha.
Existiu, mas a séculos e isso não vale como argumento nós dias de hoje
@@halfhalf4341 escravidão dos negros tmb foram a mais de 100 anos
@@osako1099 sim, mas marcas existem até hoje. Não tente comparar, negros são mal vistos na sociedade até hoje.
@@halfhalf4341 pelo comportamento de muitos negros, é claro que as pessoas teram um preconceito sobre eles. é compreensível e natural do ser humano ter preconceito - um instinto de autodefesa contra o diferente.
@@halfhalf4341 Vale sim como argumento. É tão parte do passado quanto a escravidão que existiu aqui e que já acabou há mais de 130 anos.
Gostei muito, voltarei, Obrigada!
Ótimo video! Obrigado, professora!
Olá!! Então será que entendi certo: usando o exemplo dos índios eles se enquadram em grupo de etnia, pois comungam de costumes, línguas e história comum. Porque os índios, por exemplo, eram apenas rotulados, como, os selvagens e que por um olhar histórico (modos de colonização da França, Britânicos afins) todos visavam o mesmo interesse: aculturação dessas etnias para poder colonizar. Enquanto Raça divide-se (por aspecto do fenótipo) apenas em negros e brancos. Mesmo existindo ou não o termo raça, o racismo está e esteve impregnado em diversas nuances na sociedade. Só não entendi se posso dizer que árabes, chineses e até mesmo religiões (católico, candomblé, espírita) são grupos de etnias? Por isso, até mesmo a NECESSIDADE de estudas os povos indígenas nos seus históricos ainda não civilizados para ter como registro o que eram esses grupos antes da colonização?
Bom, apesar de eu achar que hoje em dia os índios não sejam selvagens, em 1500 quando eles andavam pelados por aí e estavam no período neolítico enquanto o resto do mundo estava no período moderno, eu acho que o termo "selvagem" era adequado
@@joaquimgianini1234 depende , antes da chagada dos europeus já existiam grandes civilizações nas Américas como os maias , astecas e Incas
@@desenhospowerword2446 É, os Maias, Aztecas e Incas já estavam na época do Egito Antigo, o que não é muito moderno, mas já foge do termo selvagem, visto que havia se formado uma civilização. Já os indígenas, que eram os quais eu estava me referindo, eu ainda acho que eles eram selvagens.
Minha pergunta é?
Para eu poder usar o tema racismo sendo banca, as estatisticar tem que mostrar que os brancos estao sendo perceguido e sub-jugados por uma pessao preta... então nesse casa um branco pode usar o termo rascismo?
Amei a vídeoaula, dei gostei e me inscrevi no canal, é muito bom o conteúdo.
Ola bom dia parabens pelo video adorei sua explicação muito obrigado fica com Deus obrigado
Gostei da sua explicação. No entanto, não consegui compreender direito quando você citou que racismo não existe para pessoas brancas. Então o que poderíamos chamar? Preconceito?
Eu entendo que a história nos mostram um material formidável quando o assunto é escravidão; navios negreiros repletos de escravos oriundos da África que vinham para o Brasil. Depois da abolição em 1888 esses afro-brasileiros continuaram vivendo em situações sub-humanas, sem um pedaço de terra e sofrendo preconceitos. Talvez isso possa ser o motivo, (o que chamam de divida histórica).
Lembro-me quando eu tinha 6 anos minha mãe me levou em uma casa onde residia muitas pessoas negras. Vivia uma senhora curandeira nesse local muito simpática, cujo não me recordo do nome. Quando eu me dirigir ao quintal da casa encontrei muitas crianças da minha idade e até mais novas, todas negras. Quando eu me aproximei delas timidamente, lembro que veio uma mulher que parecia ser a mãe, ou a tia não sei, e gritou com as crianças solicitando elas a entrarem para casa. Eu não entendi direito e continuei ali observando, (criança curiosa), tinha um cara sentado em um tronco de árvore que me olhava com uma cara horrível, ninguém nunca tinha me olhando daquele jeito, olhar de raiva. Eu continuei fora da casa, lembro escutar a voz da minha mãe me chamando, mas a senhora simpática falava para minha mãe me deixar explorar o quintal. Foi então que eu me distrair pegando umas pedras no chão, entretanto, a mesma mulher que gritou com as crianças se aproximou de mim e disse em tom ríspido para eu não ficar ali, que ali não era a minha casa. Eu lembro que fiquei bem triste porque não tinha feito nada de errado. Enfim, eu considero esse fato como um caso de preconceito. Todavia, foi um caso esporádico que presenciei, mas que não deixou de ser desarmonioso para uma criança.
Gostei muito do vídeo, professora! Uma pena a gente ainda ter que usar a palavra "raça".
Professora, poderia alguma hora falar de alguns conceitos e estudos de Ciência Política, além de algumas informações sobre Poder e Estado?
Oi Moisés, com certeza farei vídeos com esses temas. Obrigada
@@SociologiacomGabi Poxa, obrigado por responder! Tô ansioso para esse vídeo!
@@SociologiacomGabi oi prof, faz vídeos explicando um pouco sobre antropologia tambem. Tschüs 🇩🇪
@@davidalexandre9890 Não existe raça humana, existe sim espécie humana, o video é enganador
Surgiu uma dúvida: qual a diferença entre etnia e cultura? Etnia é o conjunto de costumes que constrói aquele grupo de indivíduo, sendo que a cultura tem a mesma definição
Muito muito muito bom esses vídeos, muito obrigado, sério
A história desde da África Nativos conta por si.
Muito bem explicado! Obrigado. Jegf
Muito boa a explicação!
Vídeo excelente
Sua explicação é clara e coerente!
Parabéns!
que vídeo aula excelente, obrigada!!
Professora, eu ainda tenho uma dúvida, muita gente diz que ser latino é uma etnia mas como definir dessa maneira se dentro da própria América Latina, temos diferentes culturas, tradições, religiões, incluso não só fala-se em espanhol fazendo com que não compartilhemos o mesmo idioma. Mesmo com todas essas diferentes características, ainda continua sendo caracterizado como uma única etnia?
Considerando que as crenças religiosas e morais são parte intrínseca da cultura de um povo, como conciliar atos praticados em alguns países islâmicos, como o apedrejamento de mulheres infiéis, ou atos de infanticídio praticados há gerações por algumas tribos indígenas, com nossa moral ocidental? Como conviver com culturas tão radicalmente diferentes e questões morais como essas?
Esse é o desafio ainda não superado do multiculturalismo
Por algum motivo as pessoas esquecem que existem culturas piores que outras, ou menos desenvolvidas que outras. É só usar o Estado Islâmico como exemplo, as culturas tem que ser respeitadas enquanto elas não sejam claramente malignas ou causem um mal excessivo por causa de uma idiotice. Como o nazismo, ou a ideia dos Maias de sacrificar bebês para o Deus do Sol
@@joaquimgianini1234 É uma questão complicada. Existiu durante um tempo uma visão que a civilizacap europeia era a mais evoluída, e isso gerou justificativa para muita porcaria: colonialismo predatório, racismo até hj, etc .... após isso foram criadas no âmbito da sociologia e antropologia essas idéias de que não há hierarquia de nenhuma natureza entre diferentes culturas.
Na minha visão há pelo menos um critério objetivo, inquestionável entre civilizações diferentes : O desenvolvimento tecnológico. Quem em sã consciência dirá que a civilização Maia não era mais tecnologicamente desenvolvida que as tribos aqui do território Brasileiro que existem até hoje?
Há também a questão dos nossos valores liberais ; razão, liberdade, humanismo, etc. Não se pode negar que um país cujo ordenamento jurídico puna com morte a prática de sexo homossexual deve ser condenado do ponto de vista humanista. Roger Scruton e Mario Vargas Llosa trabalharam bem esses aspectos difíceis do multiculturalismo em suas obras
@@PauloRicardo-fc4li Concordo com o que você disse sobre desenvolvimento tecnológico, mas eu adiciono a isso conhecimento em geral, quanto mais conhecimento uma sociedade tem, melhor a cultura que essa sociedade vai desenvolver. Em minha opinião, uma cultura é inferior quando produz algo que é considerado mal por todas as outras culturas que têm mais conhecimento. Por exemplo: Os Maias sacrificavam bebês pra ter uma boa colheita, hoje, sabe-se que existem inúmeros fatores meteorológicos que vão prever se uma colheita será boa ou não, portanto basicamente todas as culturas atuais concordam que matar bebês é errado, porque o sentimento de compaixão e empatia por esses bebês é comum a todos os humanos independente da cultura, porém uma galera pode desumanizar um grupo para fazer com que as pessoas não sintam empatia por esse grupo. E essa desumanização ocorre por falta de conhecimento, já que a ideia básica do preconceito é "diferenças entre grupos são maiores do que as diferenças entre indivíduos", alguém só vai achar que isso é correto se ela não conhece o indíviduo, portanto, o mal que a sociedade está causando é fruto de uma falta de conhecimento.
Gostaria muito de algum livro que falasse sobre!
Vídeo maravilhoso e muito explicativo
Que vídeo maravilhoso
Excelente muito obrigado pela informação 🙏🏾 sucesso sempre pra você
amiga vou trazer para vc o que o dicionário fala o que racismo Preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, geralmente se refere à segregação racial. ou seja n esta relacionando a branco, preto, indígena
ou algo do tipo.
No caso da Citação do tema sobre o Racismo sobre o branco , se alguém fizer essa distinção sobre a raça , ele estaria cometendo uma injúria racial ?
Mano você tirou não sei quantas duvidas minhas, obrigadaaaaaa
Nos der dicas de como fazer um diário de Campo
Maravilhosos o video
Ahh tá, se uma pessoa negra me odeia ou tem preconceitos negativos em relação a mim por eu ser branco, ela não é racista? Ela é o que então? E quem disse que racismo é o mesmo que racismo estrutural? Racismo é gênero, racismo estrutural é espécie.
Pessoal quer desvirtuar até o sentido das palavras pra dizer que racismo só tem uma direção, que só um grupo pode ser vítima de racismo.... desonestidade intelectual gritante.
Raça: Marcador social que delimita a hierarquia de pessoas brancas sobre as pessoas não brancas.
Etnia: Pode referir-se a um grupo de pessoas com especialidades culturais, sociais e/ou geográficas.
Multiculturalismo: É a coexistência de vários grupos sociais e culturais que habitam o mesmo espaço.
valeu, gabi
Gratidão pela partilha, Gabi! poderia partilhar a referência de texto do Munanga? bjbj!
Atualizei a descrição do vídeo e já coloquei o link para o texto! Beijo
qual é a diferença entre o conceito de racismo biológico e racismo fenotípico?
Racismo é ofender a etnia, racismo é denegrir a cultura de uma certa pessoa. Só pq ela não se encaixa no "padrão de racismo negro", não significa q ela não sofra racismo. A parti do momento q uma pessoa te ofenda se referindo a sua cor ao ponto de te ferir moralmente e psicologicamente já é racismo.
Um zulu é um negro, um banto também! Os zulus invadiam as outras tribos e as massacraram por os considerarem superior. Os zulus são racistas???? Acho que eles são etnicistas ô seu idiota!!!!!
A expressão "denegrir" é racista.
@@yuricrisostomo1188 eu ia dizer o mesmo
Meu caro pesquise sobre a diferença entre injúria racial e racismo.
@@yuricrisostomo1188 se ofender por "denegrir" já mostra o grau de frescura por uma palavra que uma massa ideológica mudou o significado para meios políticos
Muito obrigada por fazer esse vídeo, você explica super bem! 😊✌️
Amei a aula!
Conteúdo incrível! Obrigada!
Muito bom! 👏🏼👏🏼👏🏼
Que vídeo incrível! Amei
Nossa, muito animada essa aula meu Deus!!!
Prof° poderia falar sobre relações de poder? Só encontrei explicações rasas e confusas, e como vc explica muito bem poderia fazer isso? Preciso muito 😢🙏
De fato existe mais racismo em outras raças do que a branca isso nao podemos negar, é um fato triste, porem racismo pode acontecer com qualquer raça, e o mais importante nao coloque sua opiniao acima do significado da palavra
Gostei do seu vídeo. Mas ainda acho que a questão social fala mais alto que a cor da pele. Eu moro em comunidade ( favela). Na favela nós não vemos diferença nas pessoas. Até porque, todos nós somos iguais. A bíblia diz que de um só sangue Deus criou toda a geração dos homens. Negros, brancos , amarelos(asiáticos), vermelhos( índios), e outras raças derivadas( pardos), somos todos iguais. Quando as pessoas pararem de se rotularem pela cor da pele as coisas vão mudar. Quando a gente parar de falar " um branco" ou "um negro" e começar a falar: uma "pessoa" fez isso ou aquilo, as coisas vão mudar. Só pra deixar claro; existem três palavras que confundem muito as pessoas: preconceito, discriminação e racismo. Essas palavras não significam a mesma coisa, embora estejam intimamente ligadas. Mas uma delas merece ser definida. E a definição que eu dou para racismo, é DOENÇA. E como doença precisa ser tratado, ou melhor, erradicado. Muito bom o vídeo.
Todo comentário que tento escrever vira um livro, mas analisando profundamente de forma biológica e sociologica nós somos todos da espécie humana, mas temos raças diferentes por enquanto.
Aqui no Brasil, somos basicamente todos "vira-latas", pois somls cruzamento de várias espécies mais apuradas, como índios, africanos e asiáticos por exemplo.
Penso eu que a tendência do futuro é a miscigenação total, restando poucas diferencas físicas.
O grande problema mesmo está nosso lado racional, que apesar de nos dar inteligência para certas coisas nos torna mesquinhos e ignorantes.
Ter olhos puxados, pele escura ou cabelos vermelhos não altera nossas capacidades intelectuais e físicas.
Cientistas e atletas por exemplo nos mostram que raça ou gênero não limitam o potencial humano.
O nosso lado cultural e social é o problema, nosso conceitos sociais precisam evoluir para aprendermos que raça nada mais é que uma característica biológica, nada além disso.
Aula muito boa. 🥰
Que professora maravilhosa!
Aula maravilhosa 🥰
Vim pelo professor cleverson 👍
Estatísticas quanto a raça no Brasil não faz sentido, pois somos um país continental e uma grande mistura, sem contar que cada região carrega suas características particulares dentro de um contexto histórico de imigração.
No Rio de Janeiro a grande maioria é moreno, mulato e negro por questões históricas de imigração(forçada). Obviamente os níveis de violência e de detentos com essa parcela seria muito maior.
Se fizerem um levantamento em Pelotas-RS a maior parcela penitenciária será de brancos e as vítimas principais deles tbem serão pessoas brancas, pois a parcela de pessoas brancas é muito maior por questões de imigração histórica da região.
Acho que deveria estar como raça : mista.
pois é uma mistura de todos os povos a mista é um coração enorme que cabe todo tipo de cor .
Obrigado, vou colocar seu comentário no meu trabalho pra escola
@Prof Peterson Antonio, você está misturando alhos com bugalhos. Leia as estatísticas e suas justificativas cairão por terra. O que é considerado branco no Brasil não é o mesmo conceito de branco caucasiano que há nos EUA, Europa etc. Nenhum brasileiro é considerado branco na Europa e nos EUA, independentemente da cor da pele, ele é classificado como latino e sofre a discriminação como latino. Mais de 50% da população no Brasil, independentemente do Estado em que vive é negra, mas se você olhar os cargos mais elevados, profissões mais bem remuneradas, acesso a moradia em bairros nobres ou com saneamento básico, acesso à saúde, educação etc você não verá quase negros justamente por conta do racismo. Existe a questão social e a questão racial, em relação ao negro a racial está dentro da social, porque aos negros foi negado historicamente, e até hoje persiste, o acesso aos mesmos direitos dos brancos. E o mesmo ocorre em relação às mulheres se comparadas aos homens, aos gays em relação aos héterossexuais etc
@@cintia_l2867, você novamente? HAHHAHHA
Mostre a diferença desses"direitos" entre mulheres e homens.
No entanto, peso que leve em consideração as diferenças biológicas (hormonais, físicas, genética como um todo). Não adianta mostrar dados falando que: "em tal cargo tem um número x de mulheres e um número de y de homens" sem analisar as diferenças naturais. Obs.: nem venha dizer que "mulher não nasce mulher se torna mulher"
Já que você gosta tanto em falar "historicamente", tente falar desse "patriarcado" desde a pré-história Kkkk
Tenho um belo texto para exemplificar esse machismo estrutural e mostrar que esse negócio de biologia é uma construção dessa sociedade machista, fascista e opressora. Hahahah
Segue o texto:
Nosso relato começa na aurora dos tempos, em algum momento impreciso entre Neanderthal e Cro-Magnon. Nessas eras sombrias, começou a exploração da mulher. Eram tempos duros. Vivendo em tocas, as comunidades humanas eram constantemente assoladas pelos ataques das feras. Os machos, aproveitando-se de suas prerrogativas de classe dominante, logo trataram de assegurar para si os lugares mais confortáveis e seguros da ordem social: ficavam no interior das cavernas, os safados, fazendo comida para os bebês e penteando os cabelos, enquanto as pobres fêmeas, armadas tão-somente de porretes, saíam para enfrentar leões e ursos.
Quando a economia de coleta foi substituída pela agricultura e pela pecuária, novamente os homens deram uma de espertinhos, atribuindo às mulheres as tarefas mais pesadas, como a de carregar as pedras, domar os cavalos, abrir sulcos na terra com o arado, enquanto eles, os folgadinhos, ficavam em casa pintando potes e brincando de tecelagem. Coisa revoltante.
Quando os grandes impérios da antiguidade se dissolveram, cedendo lugar aos feudos perpetuamente em guerra uns com os outros, estes logo constituíram seus exércitos particulares, formados inteiramente de mulheres, enquanto os homens se abrigavam nos castelos e ali ficavam no bem-bom, curtindo os poemas que as guerreiras, nos intervalos dos combates, compunham em louvor de seus encantos varonis.
Quando alguém teve a extravagante idéia de cristianizar o mundo, tornando-se necessário para tanto enviar missionários a toda parte, onde arriscavam ser empalados pelos infiéis, esfaqueados pelos salteadores de estradas ou trucidados pelo auditório entediado com os seus sermões, foi novamente sobre as mulheres que recaiu o pesado encargo, enquanto os machos ficavam maquiavelicamente fazendo novenas ante os altares domésticos.
Idêntica exploração sofreram as infelizes por ocasião das cruzadas, onde, armadas de pesadíssimas armaduras, atravessaram os desertos para ser passadas a fio d’espada pelos mouros (ou antes, pelas mouras, já que o machismo dos sequazes de Maomé não era menor que o nosso). E as grandes navegações, então! Em demanda de ouro e diamantes para adornar os ociosos machos, bravas navegantes atravessavam os sete mares e davam combate a ferozes indígenas que, quando as comiam, - era porca miséria! - no sentido estritamente gastronômico da palavra.
Finalmente, quando o Estado moderno instituiu o recrutamento militar obrigatório, foi de mulheres que se formaram os exércitos estatais, com pena de guilhotina para as fujonas e recalcitrantes, tudo para que os homens pudessem ficar em casa lendo A Princesa de Clèves.
Há milênios, em suma, as mulheres morrem nos campos de batalha, carregam pedras, erguem edifícios, lutam com as feras, atravessam desertos, mares e florestas, sacrificando tudo por nós, os ociosos machos, aos quais não sobra nenhum desafio mais perigoso que o de sujar nossas mãozinhas nas fraldas dos nossos bebês.
@@cintia_l2867 Na verdade, na classificação da palavra "latino", do inglês, ela só é utilizada pra se referir a pessoas da América Latina, e a nomeclatura não se limita à um grupo étnico ou racial, ou seja, de acordo com o termo, uma pessoa pode ser branca e latina, negra e latina, judia e latina, etc etc
parabéns Gabi
Sensacional, parabéns!!!
Muito FODA esse video, ótima explicação!
Sempre bom se informar com tais assuntos ♡
oii tou asistindo esse video pq tirei nota vermelha agr tou me dedicando muitoo pra aprende a matéria
.
Raça: ORIGEM.
Etnia: CULTURA.
É ISSO ? 🤔
Raça é uma questão biológica, etnia é uma questão cultural,
Por exemplo: Minha etnia é a etnia brasileira, minha raça é a raça mixta, (mistura de Europeus e Africanos)
A etnia Brasileira é um tipo de Etnia diferente, já que é uma etnia multicultural e multiracial, é uma etnia que surgiu da mistura cultural de 3 povos, Indígenas, africanos e europeus
@@ohsimanolo então existe raça africana ou negra?
@@meu_mundo_loko1146 negra, existem varios grupos étnicos na África nn dá pra juntar todos eles
Eu tenho uma duvida, existe comprovações científicas de que existem raças humanas?
@Evan Swift obrigado
Você é incrível!
Amo D+
ajudou muito slk
Legal 👍🏾 me inscrevi no seu canal, pois você explica muito bem, obrigada pelos vídeos
Eu estava com muitas dúvidas sobre o assunto. Vc explica de uma forma bem simples amei . Obrigada.
aula maravilhosa, obrigada!
Então racismo é único e exclusivamente definido pela superioridade do branco sobre o negro? O contrário não é válido?
Artigo 140 CPP
§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)
Ou seja, não tem essa de ser somente contra uma determinada raça...
A Constituição Federal de 1988 determina, no Art. 3, inciso XLI, que "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”
É, aparentemente os libleft resolveram inventar esse significado pra palavra
Só estou vendo por causa das aulas online que ódio ksksksk
maravilhosaaa!! arrasou
4:00 por tanto a lógica é a seguinte: deixar de usar a palavra raça, mas somente se não estivermos a falar de racismo ahahhaha
Me ajudou muito obrigada ^-^
Quanta contradição, hein?!
Fiquei confusa com a explicaçao
Boa aula
Gostei muito do video,porém tive q parar um pouco pois a fala estava muito rápida
E so uma observação para um melhoramento ,no de mais deu pra compreender bem
baixa a velocidade da reprodução pra 0.75 ali na engrenagem...
Meu pai isso aí é rápido? Quem é você o Rubinho Barrichello
Alguém sabe me dizer qual livro do kabenguele é sobre a diferença entre etnia e raça?
www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf
Parabéns pelo vídeo
Amei o seu vídeo.
Então é a mesma coisa, só muda o nome para não ofender?
Eu pergunto porque São LINDAS
Só existe uma raça a humana, a diferença é étnica, n racional
@Thorin Rei Sob a Montanha n segundo o conceito científico fisiológico e genealógica, apenas existe essa distinção filosófico, n aceito pelas ciências naturais. Raça humana é una indivisível, desde de seu início na África há 200 mil anos. Diferenças etinicas são explicitas.
@Thorin Rei Sob a Montanha. O conceito de raças até existe, mas é falso e não tem qualquer base na biologica ou mesmo história. Foi uma catalogação enviesada de fenótipos humanos.
Eu não entendi 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🙄🙄🙄🙄🙄🤷🏽🤷🏽🤷🏽🤷🏽
Maravilhosa😍
E purisso que um dia um cara falou, eu não quero esse cara moreno dos olhos azuis na minha casa não kkkkk n intendi
Muito obgdo
Gostei
Entendi...
Me responde uma coisinha por favor, se um grupo de negros comete bullying desmerecendo um garoto "branco" com frases folgadas a sua "raça" o que é?!
Rede craft preconceito racial.
Que é uma coisa diferente de racismo
Na parte jurídica se enquadra como injúria racial, a pessoa branca pode processar as pessoas envolvidas. Se enquadraria como injúria racial "Branquelo parece um babuíno albino", "Branquelo sujo" coisas do tipo. Mas é mais comum injúria racial contra não-brancos.
O que é ? E uma utopia!!
@@gideonalmeida2056 racista
Gostaria q vc falasse sobre os boeres na África do sul. Estudar é interessante.
Se um negro agredir você por você ser branca não seria racismo? Defina racismo então. Negros que agrediram jovem branco são indiciados por crime de racismo. g1.globo.com/pop-arte/noticia/negros-que-agrediram-jovem-branco-sao-indiciados-por-crime-de-racismo.ghtml
Essa mulher do vídeo errou feio.
E despois a esquerda diz " não racismo contra brancos " kkkkkkkk
Lourival