Não tem nada melhor do que um professor que ensina de um modo pratico e objetivo!Em 8 minutos eu aprendi bem mais do que em varias aulas de Antropologia na faculdade!
Perfeito pra falar sobre o tema de Multiculturalismo mencionando seu contexto! Obrigada, aprendi muito e vou explicar na classe amanhã por meio de um seminário.
Em termos biológicos, de fato não existe raça. Mas as pessoas agem em relação a outras pessoas tendo por base a ideia de que uma etnia é superior à outra. Portanto, raça é algo que existe socialmente, é um conceito construído no imaginário social. Por isso é correto usar essa palavra
Olá, professor, bom dia. Podemos considerar que o fenômeno da aculturação ocorre sempre de forma bolateral, ou há casos em que uma cultura influencia a outra, porém sem sofrer influência da outra parte do processo? Aula muito legal e num nível bacan, muito obrigado por oferecer esse tipo de conteúdo de forma aberta e gratuita!!!!!
Os conceitos foram bem explicados. Eu acredito na verdade absoluta, que exista um comportamento que mais se aproxima deste padrão de verdade última, mas não por questões étnicas meramente. Por exemplo, determinada tribo africana amputa o clitóris de moças virgens para que não sintam prazer, ou, tribos brasileiras que enterra, ainda vivo, o segundo recém-nascido gêmeo por considerá-lo aberração, não posso deixar de fazer juízo de valor e interferir nestas práticas simplesmente porque é uma questão cultural, não dá.
Ótima exposição. Só faço um adendo relativo à suposta singularidade humana de produzir cultura. Há pesquisadores e estudiosos do comportamento animal de certas áreas, que discordam que cultura seja exclusivamente uma idiossincrasia humana. Tiro somente uma licença para registrar essa observação, que é muito importante e merece ser abordada.
engraçado nossa sociedade pós-moderna ainda discutimos questões raciais ,como na verdade não existe o conceito de raça ,pelo menos no conceito da biologia.Precisamos discutir outras questões mais preocupantes como a fome e aceitarmos a pobreza , esse flagelo da humanidade.
+Lorena Moutinho Lorena, infelizmente em pleno século XXI, o que mais ameaça a paz no mundo ainda são as intolerâncias, a falta de habilidade em saber lidar com perspectivas que fogem de um olhar particular específico. Abraço
o multiculturalismo é fundado na ideia de que todas as diferenças entre culturas devem ser relativizadas e respeitadas. Mas como é possível, em nome da preservação da tradição, justificar a poligamia que, por obvio, é uma prática opressiva a mulheres e meninas? Como não considerar poligamia uma prática de controle e dominação ruim para as mulheres? há que se ter cuidado para não ficarmos refém dessa ideia de que toda cultura é valida, pois isso tem implicações desastrosas em direitos já conquistados por mulheres.
Se não podemos fazer juízo de valor de outras culturas, e apenas aceita-las , o que pensar das culturas bélicas que no passado levaram o terror ao mundo? Um a corrida armamentista que hoje produz bombas atômicas capazes de destruir o mundo não merecem nenhum tipo de juízo de valor? Se assim for tudo é permitido inclusive o fim da humanidade.
NEM TUDO QUE TEM NUMA CULTURA É BOM E NÃO PODEMOS ACEITAR COMO ALGUMAS BARBARIDADES QUE TEM NO ISLÃ E OUTRAS CULTURAS QUE ESCRAVIZA E MUTILAM OUTROS, NEM TUDO QUE OUTROS POVOS PRATICAM É ACEITÁVEL.
@@valdemirdesouzacrabi2301 Fera, o que tu queres dizer? Que nós devemos nos omitir diante de apedrejamento de mulheres com o aval do Estado para não sermos tachados de etnocêntrico? Qual é a alternativa? Eu devo presumir que não dá para se manter favorável aos direitos humanos e ser relativista cultural ao mesmo tempo?
@@cabrinibruno O que eu disse é o que está escrito aí pra cima. Só não podemos generalizar. Se uma vertente religiosa diz pra apedrejar mulheres, entre elas o cristianismo, isso não isso não significa que todos apedrejam, não é? Não vamos considerar tudo como farinha do mesmo saco. Cada vertente religiosa tem suas especificidades e peculiaridades. Vou te dar uma dica, Fera. É ruim iniciar uma discussão acrescentando palavras não ditas ao discurso de uma pessoa. Debata numa boa, sem ofender, sem subverter o que a pessoa disse. Se não entendeu o que foi dito, basta perguntar. Algo tipo: "Mas o que você quis dizer com isso? Não ficou muito claro!" Assim o debate perde o viés ativo e assume um caráter mais passivo. Isso é necessário porque são ideias colocadas em voga. Nenhuma delas está certa ou errada, pois depende de interpretação e contexto (cultural, político, social, enfim). Sou sempre a favor dos Direitos Humanos, e isso não significa ignorar o apedrejamento de mulheres. Mas é necessário entender a cultura na qual isso está associado, para não transformar coisas tão distintas e diversas como se fosse uma coisa só. Ou seja, não é o Islã que apedreja mulheres, é uma vertente dele. O Islamismo é incrivelmente diverso, se espalhando por vários países, em todos os continentes. Basta citar a vertente relativa ao Isis (o famigerado estado islâmico), que subverteu muitos dos ensinamentos do Islã para uma prática distorcida da religião. Assim como tem, aqui no Brasil, vertentes distorcidas do cristianismo. Ou pessoas que distorcem para que certos ensinamentos contribua com suas práticas pessoais. É isso. Abraço. Qualquer coisa, só perguntar.
@@valdemirdesouzacrabi2301 Fera, tu reclamaste que eu não fiz pergunta e sim coloquei palavras quando eu necessariamente meti 3 perguntas. Aí sou eu quem diz que fica difícil. Outra coisa, eu devo ter dado a impressão de ser cristão, já que mencionei algo do Islã, mas na verdade eu sou ateu.
Não, em momento algum você deu a impressão de ser cristão. E meu objetivo nem era responder suas perguntas, já que não é uma entrevista, né. Meu objetivo era só afirmar que toda generalização é desonesta. Só pra deixar claro, não quero dizer que você é ou foi desonesto. Não é isso. É que as vezes a gente, sem querer, generaliza uma questão que é muito mais complexa do que parece. O mundo não é uma linguagem binária de 0 ou 1. Ele tá mais pra um "mundo quântico". As vezes é 0, as vezes é 1, as vezes vai ser 0 e 1 ao mesmo tempo, outras será 1 e 1, etc... Só que, dentro da nossa bolha, a gente acaba simplificando essas questões. Ou seja, pra toda questão complexa, existe uma resposta simples e errada. O mundo precisa ser estudado, conhecido, em todas as suas nuances. Mas tenho certeza que você já está ligado nisso. Sempre tento me policiar pra não cair nessa de generalização. Porque as vezes a gente passa por experiências na vida, e elas não servem como base para todas as pessoas, embora possam servir para você, talvez sirva para um primo seu, mas nunca para todos. Acho que viajei um pouco nessa de "mundo quântico", rsrsrs. Mas espero ter me feito entender. Abraço, Fera.
Isso tudo é muito bom quando se tem o Poder nas mãos !! MAS caso não tivéssemos ?? E ai?? Tudo entraria pois os outros impõem e seriamos fracos então teríamos que aguentar essa! Já pensaram se os Muçulmanos pensassem assim? Teria um milhão de igrejas evangélicas lá dentro!!
Na teoria tudo lindo... mas na prática só as culturas ocidentais cristãs são suficientemente flexíveis para entender e aceitar essas diferenças. Resultado: Culturas que tem a intolerância e o ódio ao próprio cristianismo estão acabando com as culturas tolerantes que as estão acolhendo. Tenho que desenhar? Os países europeus que estão abrindo portas para o Islamismo já estão sofrendo imposição dessa cultura retrógrada e odiosa. Esquerdistas são os grandes responsáveis pela aniquilação da cultura judaico-crista no mundo inteiro. E o que oferecem em troca? Violência, Genocídio, Escravidão, Opressão e Monocultura do bárbaro mais forte. #ForaSoros #ForaRockfellers... Contra Multiculturalismo já! Quando alguém se refugia em uma nação, deve submeter-se à aquela cultura... carregar seus traços culturais é violar o princípio de que é refugiado. Ou seja, além de ser aceito como ser humano, ainda querer contaminar a nação que o acolheu, na verdade significa uma única coisa: Refugiados nada, na verdade Revolucionários que concordam com suas convicções e estão sendo enviados para dominar os trouxas que os acolhem.
Eu até não queria, mas sou obrigado a concordar. Porque contra fatos não há argumentos.. APESAR de reconhecer um certo extremismo da sua parte, a base do seu posicionamento, ao meu ver, está cheia de realidades notórias.
Não tem nada melhor do que um professor que ensina de um modo pratico e objetivo!Em 8 minutos eu aprendi bem mais do que em varias aulas de Antropologia na faculdade!
FANTÁSTICO! MAGNÍFICO! QUE AULA MODELO PARA OS DEMAIS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS ANTROPOLÓGICAS!
Saudações!
Excelente aula muitíssimo obrigada, aula relevante e eficaz no cotidiano do ser humano.
Eu ouviria você um dia inteiro contínuo. Que bom ouvir você falar!
GOSTEI MUITO ABRIU MEU ENTENDIMENTO COMECEI SEGUIR E ME ESCREVI
Excelente explicação 🙂
Um mestre de verdade. Esse é um verdadeiro professor. Sabe fazer o outro compreender. Obgda.
Perfeito pra falar sobre o tema de Multiculturalismo mencionando seu contexto!
Obrigada, aprendi muito e vou explicar na classe amanhã por meio de um seminário.
Explicou sem enrolar,parabens mestre
Parabéns. E obrigado pela aula.
Vídeo muito esclarecedor. Linguagem simples e de fácil entendimento.
Obrigada.
E S P E T A C U L O, AULA FANTASTICA.
Muito Bom .
Muito bom
Me ajudou bastante estou fazendo os caso lá concreto da facul de Direto 😉👌🏼
Aula incrível!!!!
Sensacional essa aula!! Obrigada
Fiquei hipnotizado com esse video kkk
Professor muito bom
Aula top! Gostei da música de fundo Rsrs
muito legal mesmo e adorei a sua aula.
Um excelente exemplo de ensino sem partido! Está um belo exemplo de como se dar uma aula! Honesto, objetivo, conciso e claro!!!
Muito bom! Bem claro e objetivo em prol da diferentes culturas.
Muito bom, Celito. Vc ensina com a humildade dos grandes mestres.
adorei! muito obrigado professor!
Professor.....vc explicou perféitame......😉😉👏👏
Excelente vídeo!
Ótimo vídeo,parabéns professor...
obrigada por esse vídeo professor!!!! vou apresentar um seminário sobre multiculturalismo e esse vídeo me ajudou muito, tô nervosa, mas vai da certo
Perfeito. Que aula!
Adorei 👏👏👏
Boa explicação! Gostei bastante!
gostei bastante!
Em termos biológicos, de fato não existe raça. Mas as pessoas agem em relação a outras pessoas tendo por base a ideia de que uma etnia é superior à outra. Portanto, raça é algo que existe socialmente, é um conceito construído no imaginário social. Por isso é correto usar essa palavra
Na verdade tem muitas provas que provam a existência de raças, mas como não sou antropólogo não darei a opinião.
Excelente aula, obrigado!
Olá, professor, bom dia. Podemos considerar que o fenômeno da aculturação ocorre sempre de forma bolateral, ou há casos em que uma cultura influencia a outra, porém sem sofrer influência da outra parte do processo? Aula muito legal e num nível bacan, muito obrigado por oferecer esse tipo de conteúdo de forma aberta e gratuita!!!!!
Aula excelente! Obrigada.
Ótimo professor 👏👏
Aula perfeita!! muito bom professor!
excelente!
Os conceitos foram bem explicados.
Eu acredito na verdade absoluta, que exista um comportamento que mais se aproxima deste padrão de verdade última, mas não por questões étnicas meramente.
Por exemplo, determinada tribo africana amputa o clitóris de moças virgens para que não sintam prazer, ou, tribos brasileiras que enterra, ainda vivo, o segundo recém-nascido gêmeo por considerá-lo aberração, não posso deixar de fazer juízo de valor e interferir nestas práticas simplesmente porque é uma questão cultural, não dá.
Pluralidade e diversidade cultural 👏👏🔓
perfeita explicacao parabens
Achei que eu tava assistindo o canal "fatos desconhecidos"
Nome de música de fundo?
Vim aqui pra fazer a redação da Flávia Rita para a CMBH
Ótima exposição. Só faço um adendo relativo à suposta singularidade humana de produzir cultura. Há pesquisadores e estudiosos do comportamento animal de certas áreas, que discordam que cultura seja exclusivamente uma idiossincrasia humana. Tiro somente uma licença para registrar essa observação, que é muito importante e merece ser abordada.
👍👍👏
Alguém PD me fala quais sao os três tópicos que estão mais relacionados ao mundo multicultural
Mito!
muito bom professor!
engraçado nossa sociedade pós-moderna ainda discutimos questões raciais ,como na verdade não existe o conceito de raça ,pelo menos no conceito da biologia.Precisamos discutir outras questões mais preocupantes como a fome e aceitarmos a pobreza , esse flagelo da humanidade.
+Lorena Moutinho Lorena, infelizmente em pleno século XXI, o que mais ameaça a paz no mundo ainda são as intolerâncias, a falta de habilidade em saber lidar com perspectivas que fogem de um olhar particular específico.
Abraço
Tem muito mais coisa aí. Tem que falar da filosofia perenialista.
5:07, corta pro feroz ! , boa aula , bem explicada.
nome da musica?
games loco Intro - The XX
o multiculturalismo é fundado na ideia de que todas as diferenças entre culturas devem ser relativizadas e respeitadas. Mas como é possível, em nome da preservação da tradição, justificar a poligamia que, por obvio, é uma prática opressiva a mulheres e meninas? Como não considerar poligamia uma prática de controle e dominação ruim para as mulheres? há que se ter cuidado para não ficarmos refém dessa ideia de que toda cultura é valida, pois isso tem implicações desastrosas em direitos já conquistados por mulheres.
Se não podemos fazer juízo de valor de outras culturas, e apenas aceita-las , o que pensar das culturas bélicas que no passado levaram o terror ao mundo? Um a corrida armamentista que hoje produz bombas atômicas capazes de destruir o mundo não merecem nenhum tipo de juízo de valor? Se assim for tudo é permitido inclusive o fim da humanidade.
NEM TUDO QUE TEM NUMA CULTURA É BOM E NÃO PODEMOS ACEITAR COMO ALGUMAS BARBARIDADES QUE TEM NO ISLÃ E OUTRAS CULTURAS QUE ESCRAVIZA E MUTILAM OUTROS, NEM TUDO QUE OUTROS POVOS PRATICAM É ACEITÁVEL.
Essa é uma visão puramente etnocentrica. Porque você está interpretando a cultura de outros povos partindo dos SEUS conceitos.
@@valdemirdesouzacrabi2301 Fera, o que tu queres dizer? Que nós devemos nos omitir diante de apedrejamento de mulheres com o aval do Estado para não sermos tachados de etnocêntrico? Qual é a alternativa? Eu devo presumir que não dá para se manter favorável aos direitos humanos e ser relativista cultural ao mesmo tempo?
@@cabrinibruno O que eu disse é o que está escrito aí pra cima. Só não podemos generalizar. Se uma vertente religiosa diz pra apedrejar mulheres, entre elas o cristianismo, isso não isso não significa que todos apedrejam, não é? Não vamos considerar tudo como farinha do mesmo saco. Cada vertente religiosa tem suas especificidades e peculiaridades. Vou te dar uma dica, Fera. É ruim iniciar uma discussão acrescentando palavras não ditas ao discurso de uma pessoa. Debata numa boa, sem ofender, sem subverter o que a pessoa disse. Se não entendeu o que foi dito, basta perguntar. Algo tipo: "Mas o que você quis dizer com isso? Não ficou muito claro!" Assim o debate perde o viés ativo e assume um caráter mais passivo. Isso é necessário porque são ideias colocadas em voga. Nenhuma delas está certa ou errada, pois depende de interpretação e contexto (cultural, político, social, enfim). Sou sempre a favor dos Direitos Humanos, e isso não significa ignorar o apedrejamento de mulheres. Mas é necessário entender a cultura na qual isso está associado, para não transformar coisas tão distintas e diversas como se fosse uma coisa só. Ou seja, não é o Islã que apedreja mulheres, é uma vertente dele. O Islamismo é incrivelmente diverso, se espalhando por vários países, em todos os continentes. Basta citar a vertente relativa ao Isis (o famigerado estado islâmico), que subverteu muitos dos ensinamentos do Islã para uma prática distorcida da religião. Assim como tem, aqui no Brasil, vertentes distorcidas do cristianismo. Ou pessoas que distorcem para que certos ensinamentos contribua com suas práticas pessoais.
É isso. Abraço.
Qualquer coisa, só perguntar.
@@valdemirdesouzacrabi2301 Fera, tu reclamaste que eu não fiz pergunta e sim coloquei palavras quando eu necessariamente meti 3 perguntas. Aí sou eu quem diz que fica difícil. Outra coisa, eu devo ter dado a impressão de ser cristão, já que mencionei algo do Islã, mas na verdade eu sou ateu.
Não, em momento algum você deu a impressão de ser cristão. E meu objetivo nem era responder suas perguntas, já que não é uma entrevista, né. Meu objetivo era só afirmar que toda generalização é desonesta. Só pra deixar claro, não quero dizer que você é ou foi desonesto. Não é isso. É que as vezes a gente, sem querer, generaliza uma questão que é muito mais complexa do que parece. O mundo não é uma linguagem binária de 0 ou 1. Ele tá mais pra um "mundo quântico". As vezes é 0, as vezes é 1, as vezes vai ser 0 e 1 ao mesmo tempo, outras será 1 e 1, etc... Só que, dentro da nossa bolha, a gente acaba simplificando essas questões. Ou seja, pra toda questão complexa, existe uma resposta simples e errada. O mundo precisa ser estudado, conhecido, em todas as suas nuances. Mas tenho certeza que você já está ligado nisso. Sempre tento me policiar pra não cair nessa de generalização. Porque as vezes a gente passa por experiências na vida, e elas não servem como base para todas as pessoas, embora possam servir para você, talvez sirva para um primo seu, mas nunca para todos.
Acho que viajei um pouco nessa de "mundo quântico", rsrsrs. Mas espero ter me feito entender.
Abraço, Fera.
Ótimo vídeo!
Mas, uma pergunta aleatória, qual é a sua originalidade? (Onde você naseu? - por causa do sotaque kk)
boa
Isso tudo é muito bom quando se tem o Poder nas mãos !! MAS caso não tivéssemos ?? E ai?? Tudo entraria pois os outros impõem e seriamos fracos então teríamos que aguentar essa! Já pensaram se os Muçulmanos pensassem assim? Teria um milhão de igrejas evangélicas lá dentro!!
The XX ❤
mito dmss
Na teoria tudo lindo... mas na prática só as culturas ocidentais cristãs são suficientemente flexíveis para entender e aceitar essas diferenças. Resultado: Culturas que tem a intolerância e o ódio ao próprio cristianismo estão acabando com as culturas tolerantes que as estão acolhendo. Tenho que desenhar? Os países europeus que estão abrindo portas para o Islamismo já estão sofrendo imposição dessa cultura retrógrada e odiosa. Esquerdistas são os grandes responsáveis pela aniquilação da cultura judaico-crista no mundo inteiro. E o que oferecem em troca? Violência, Genocídio, Escravidão, Opressão e Monocultura do bárbaro mais forte. #ForaSoros #ForaRockfellers... Contra Multiculturalismo já! Quando alguém se refugia em uma nação, deve submeter-se à aquela cultura... carregar seus traços culturais é violar o princípio de que é refugiado. Ou seja, além de ser aceito como ser humano, ainda querer contaminar a nação que o acolheu, na verdade significa uma única coisa: Refugiados nada, na verdade Revolucionários que concordam com suas convicções e estão sendo enviados para dominar os trouxas que os acolhem.
Beto Zeppelin ninguém pede para nascer no meio da guerra.
Abra sua cabeça para não petrificar,
Eu até não queria, mas sou obrigado a concordar. Porque contra fatos não há argumentos..
APESAR de reconhecer um certo extremismo da sua parte, a base do seu posicionamento, ao meu ver, está cheia de realidades notórias.
Ok
cala a boca, mano. só falou bosta
Essa música n deixa prestar atenção no q ele tá falando, afffffff
mano os caras celebram a ideia de se evitar uma cultura mais "alta",e a estagnacao,
pqp so pode ser a "esquerdalha"
Falou merda querida
Caralho tudo virou coisa de "esquerdista" kkkk cara , para de ficar logotipando as coisas...
E S P E T A C U L O, AULA FANTASTICA.
Excelente aula. Obrigado!