Exatamente, me formei em 2008 pela unicastelo, não dou aula pq não tenho paciência e sempre trabalhei cm fretamento e turismo, oq esse André é um imbecil.
Esse vídeo com certeza é um dos mais aguardados. O Roncaglia não pode nem reclamar, já que faz um monte de react com aquele tom professoral....então tem que ser lá e cá. Muito bom!!
@@Godofredo_de_Bulhao É tipo o cara que é "'Progressista Bolsonarista anarcocomunista de extrema direita Maonista com aspectos do Juche mixados com laissez faire''"'
@@AK-Kessler0907 eu ataco todas as ideologias, eu estudo historia, mas somente antiguidade e idade média, e certas partes do século 17,18 e 19...mas jamais serei peão de nenhuma ideologia, diferente de um pessoal A e B por aí...
Professor Marcelo eu tenho uma grande admiração pela sua forma de explicar os conteúdos... sinceramente eu acho que a população Brasileira vive em retrocesso cultural tão grande que canais igual ao seu deveria alcançar mais pessoas.
A sim, você quer que um cara que é altamente ideologizado por instituições religiosas deveria alcançar mais pessoas? Senhor... precisamos de professores sérios sem viés ideologico e não de Bispos.
@@majimboodengoso9567 Os professores, como qualquer outro indivíduo, podem ter seus próprios viés ideológicos, que são formados a partir de suas experiências pessoais, crenças e valores. É natural que um professor tenha suas próprias perspectivas e pontos de vista sobre o mundo. No entanto, é importante que, como profissionais da educação, os professores sejam capazes de deixar seus próprios preconceitos de lado ao ensinar, fornecendo aos alunos informações imparciais e objetivas. O objetivo da educação é fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para formar suas próprias opiniões e pontos de vista com base em fatos e evidências. É importante notar que ter um viés ideológico não significa necessariamente que um professor está fazendo doutrinação ideológica. É possível que um professor seja capaz de reconhecer e apresentar diferentes pontos de vista e perspectivas, mesmo que ele próprio tenha suas próprias crenças pessoais. No final, é importante que os professores se esforcem para fornecer uma educação equilibrada e imparcial, evitando qualquer tipo de doutrinação ideológica e permitindo que seus alunos desenvolvam suas próprias opiniões baseadas em evidências.
Curso o sexto semestre de História e passo longe de ser esquerdista. O problema é que existem professores de posição esquerdista que ensina mediante essa visão e, alguns, mais "militantes", forçam a barra para que essa posição seja predominante, com refração a tudo que venha a afrontar suas ideias. E há um desinteresse (ou preguiça) enorme dos discentes em pesquisar os temas em outras fontes históricas além daquelas apresentadas pelos professores, o que faz com que os alunos creiam nas narrativas dos professores como absolutas e inquestionáveis.
A dissidência em ternos de opiniões, palestras e provas é punida ou se valoriza qualquer conteúdo historiograficanente relevante? Se o professor só doutrinar sem perseguir não tem tanto problema. Mas escuto umas historias cabulosas de perseguição, e ai não é aceitável.
@@wellingtonsh1 geralmente os alunos nem pagam pra ver, eles escrevem nas avaliações oq os professores querem ouvir. Ng quer se arriscar se percebe q o ambiente é hostil a outras ideias.
Você falou exatamente o que de fato ocorre nas universidades federais. Às aulas se tornam doutrinação, os estudantes que não concordam, sentem-se acuados. Vejo isso todos os dias!
Estuda história nada!! Você é advogado, foi só dar um google no seu nome pra ver. Você está só disseminando uma fakenews sobre o curso de história. Parabéns pelo desserviço à sociedade.
Meu pai é Prof. de História a mais de 21 anos e é Conservador, eu era Marxista antes de começar a estudar Filosofia, e depois de estudar a fundo História do Pensamento, Epistemologia e Lógica minhas ilusões Marxistas foram "destruídas". Hoje por força do bom senso também sou conservador moderado.
@@rafaelportela9044Marxismo e história com certeza não se misturam. Resultado: Zumbi dos Palmares não foi escravagista e foi um expoente do movimento negro. Tibira foi um índio mártir que morreu por ser homossexual. Espero que sua definição de idealismo não seja a dada pelo senhor Ian Neves.
@@fredisontuk1265 minha definiçao de idealismo é ficçao. Os estudos do cerebro ja avançaram o suficiente pra jogar no lixo para sempre o idealismo. marxismo e historia se misturam por causa do materialismo. A unica forma de se estudar a historia é atraves do materialismo. isso vc vai ter q engolir. O que falou de zumbi e tinimba tem o que a ver com marxismo?? kk talvez v esteja confundindo com progressismo e identitarismo.
Se você conhece algum professor da Universidade Federal que praticou doutrinação ideológica você pode denunciar, agora ficar nesse senso comum é fácil, e o que reforça mais esse argumento é que eu estudei em uma universidade federal e os professores foram imparciais e ensinaram baseado em fatos, sem qualquer tipo de doutrinação ideológica.
Muito bom o react. Desde quando o Profº começou a fazer os reacts, percebi que esses comunistas Ian Neves, Elias Jabour, Gustavo não sei das quantas, e esse André sabem muito bem usar a linguagem, pois falam e se expressam muito bem. São verdadeiros manipuladores e usam isso como recurso para conquistar as pessoas infelizmente. O livro Arquipélago Gulag é excelente, tenho duas edições. O relato livro é comovente. Sempre indico ele para as pessoas. Parabéns e obrigado Professor Marcelo por trazer e compartilhar seu conhecimento. Que Deus te abençoe.
Ele n ta falando de historia de nivel médio, esta falando de professores, historiadores, mestres, doutores, especialistas, n mentiu, se formos fazer uma pesquisa nesses cursos ai a maioria definitivamente é de esquerda
@@nobrecivil6355 já foi estudar sobre os expurgos de Stalin? e sobre o Terror de Robespierre? Sobre o extermínio de Pol Pot no Khrmer Vermelho? Aliás, você também não deu nenhuma prova do que fala, o que torna seu testemunho de baixa credibilidade.
Foi totalmente o oposto,Eu era simpatizante com o Comunismo e quando estudei história virei monarquista e um defensor dos valores Tradicionais como família
@@nobrecivil6355Salve Maria! Creio que seu tempo livre deve está bem confuso, o sr poderia está sendo mais conveniente em seu grupo onde pegam um livro ou outro para lê e já se intitulam intelectuais e donos da verdade para sair inventando lorotas na qual somente vocês acreditam. Recomendo que se for mais esperto, irá questionar suas convicções e ter o benefício da dúvida para conhecer fontes mais seguras e baseadas. O excelentíssimo Marcelo vem fazendo um papel fundamental em nos guiar nessa jornada da vida intelectual (processo longo e demorado que exige discernimento e oração) com boas obras e orientações de autores de fato bons, que não depende de apontar erros lógicos nas falácias esquerdistas, mas sim fica como um entretenimento de tamanha ignorância e soberba. Porém, seu comentário é bastante útil para o algoritmo, valeu!
Imagino um debate entre o Rongaliça e o Guilherme Freire, enquanto ele fala esse tipo de groselha. Inclusive fala de um argumento keynesiano como se fosse de direita.
Muito pelo contrario, é por estudar historia que virei de direita. Não tem como eu estudar os romanos, os gregos, os povos medievais e por ai vai e me dizer esquerdista, ateu e progressita. Foi por estudar uma civilização áurea que eu posso definir o que é civilizado e o que não é.
Exato. O cara que estuda história e olha pra uma civilização como Roma, Grécia, Pérsia, não tem como considerar a sociedade iluminista minimamente civilizadas.
OS POVOS MEDIEVAIS? É mesmo, filho? Então explica aí pra nós qual povo medieval e como esse povo te mostrou que ser de direita é o certo? Me ilumine POR FAVOR.
@@BFloppa E eu lá sou pró Rev. Francesa desde quando? O fato é que o c4pitalism0 lib3ral corporativista atual é fruto da mesma árvore que gerou o pessoal conhot0 q vc (com razao) repudia.
Professor, se o senhor aceita um conselho, eu sugiro que o senhor aborde mais a questão do erro liberal, condenado pela Igreja Católica, para não acabar dando a impressão de que só a esquerda é perigosa, e não acabar afastando as pessoas da boa doutrina, ou seja, da Igreja Católica. Um grande abraço!
boa análise, Marcelo. gostaria que fizesse mais reacts a esse professor. na minha acepção trata-se de um tipo que fala acelerado e fluentemente e passa ao intelecutor um sem número de conceitos falsos e de informações distorcidas com uma capacidade notável de encantá-lo. um bom exemplo que você explorou foi a questão dos imigrantes que, segundo ele, não podiam comprar terras. mas note como os entrevistadores nem estranharam. ele faz como o mágico que envolve habilmente o público e o engana sem que ele perceba.
“Este é o segredo da propaganda; *_saturar completamente a pessoa_* que a propaganda quer capturar com as ideias da propaganda, *_sem que ela sequer perceba_* que está sendo saturada.” (Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler)
PROF. Marcelo, Parabéns! Acho que Valerá muito a pena tocar na política de ocupação territorial dos EUA onde hoje há cerca de 57 estados membros daquela República Federativa. Gostaria de acrescentar que é interessante lembrar que um dos estados comprados era da Rússia na costa leste dos EUA. Felicidades e um Grande Sucesso para o senhor estimado Professor Marcelo.
Alasca fica à oeste, não exatamente na chamada "costa oeste", que compreende aos estados da California, Oregon e Washington. Costa leste americana só tem a máfia russa mesmo.
Рік тому+9
Estudar filosofia me fez deixar de ser esquerdista.
Eu como matemático, analista de dados e investidor profissional me pergunto se posso continuar estudando história sendo liberal mas obedecendo conceitos como lógica, finança básica, e respeito a propriedade privada kkkkk
Sempre estudei história, pois sou curiosa. Estudei na USP e, graças a Deus, fui esperta e fugi das ideias de esquerda. Quanto mais estudo, mais nojo tenho do socialismo !
Me tornei católico em boa parte devido o estudo de história. Quanto a lados políticos, ambos são contra o reinado de Cristo em maior ou menor escala, rejeito ambos.
Professor, gostaria muito que o senhor fizesse um react de um outro corte desse André, no qual ele critica o Feudalismo!! Link: ua-cam.com/video/BppBVAB5X0U/v-deo.html
O Roncaglia é um dos economistas, junto do Belluzzo, que escreveu aquele artigo ridículo no início da pandemia--2020-- defendendo a impressão de dinheiro e que afirmou que essa impressão desenfreada de dinheiro não causaria inflação.
Fale sobre essa questão da Lei das Terras de 1850 e a extinção dos antigos aldeamentos, o que desencadeou a política indigenista a partir de 1911, com a criação do SPI, e as chamadas "emergências étnicas". Leia-se: hoje o Estado brasileiro fabrica índios aos montes.
Ele é ruim no conteúdo .. Exacerbado na militância .. A guerra esta na psique dele .. Indicaria psicoterapia, se a mesma não tivesse sido dominada pelo progressismo e pela indústria farmacêutica ... Outra abordagem interessante seria perguntar em qual planeta ele está viajando com a sua nave mental ..
Freud tinha razaõ sobre o trauma na primeira infância. O cara que cresce sem pai, desenvolve uma mentalidade de escassez tremenda, passa a 0d1ar a figura masculina.
@@JulioCesar-dz1jo Vc enxergou tudo isso no André? Vc tá completamente perdido. O lun4tico é vc! Eu já te vi várias vezes comentando em outros vídeos da esfera masculina, mas aqui, agora, é VC quem tá viajando.
@@AK-Kessler0907 É nitidamente visível isso em todo militante de esquerda, basta ver os galas feios e caues mouras da vida. Meteroro Brasil então nem se fala. A esquerda sabe que a porta de entrada para sua militância são as questões sociais.
Esse andré roncaglia é uma figura interessante, o sujeito não é tão burro a ponto de defender socialismo por ignorância. Me leva a crer que seja por má fé
Hahaha, esse sujeito deste canal nunca participaria, não há condições alguma de um debate aqui, visto que de filosofia, história, economia este sujeito aqui entende apenas o básico para baixo.
@Marcelo Andrade iniciei o curso de História devido aos seus videos e para combater as mentiras Históricas em especial contra Igreja Católica, coloquei os 04 anos de curso sobre proteção de Nossa Senhora Aparecida !
@@omarcelo.andrade Professor, faz um vídeo falando sobre essa birra com os EUA, a questão do "imperialismo". Isso acontece mesmo, a esquerda tem razão quanto a isso ? até que ponto é verdade ?
Italianos chegaram depois de 1870 e viram do Norte da Itália. Neste momento chegaram de Portugal e Alemanha. No Sul os europeus foram,desde sempre,proprietários e acabaram por promover uma grande reforma agrária.
Eu já votei e trabalhei para o PT por muitos anos, infelizmente. Hoje, eu fico abismado com esses cegos que ainda defendem a esquerda. Nestes últimos anos do governo Bolsonaro houve uma forma mais inteligente de distribuição de terras, através da titulação, pois eu sei que antes disso o mst pegava sua terra e vendia e depois voltava para pedir terra novamente. E outra, quanto a economia, gente, parece que o Bolsonaro ficou quase duas décadas no poder e não o contrário. O cara escreveu um livro sobre "Brasil, uma economia que nunca aprende". Será que ele esqueceu que o PT governou esse país e que neste período daria pra fazer tudo isso que esses caras ficam cagando pela boca. Ah VSF
Na verdade é exatamente o contrário. Quem estuda história e os efeitos reais nos países que se aventuraram em décadas na esquerda, a enorme maioria abandonam ideais esquerdistas.
Obrigada Professor Marcelo por nos apresentar a contrapartida bem fundamentada a estas bobagens que deturpam a cabeça dos ingênuos e deleitam a cabeça dos esquerdistas.
A soberba destes esquerdistas é impressionante. Os caras realmente se acham os grandes intelectuais da humanidade e não concebem a hipótese de estarem errados. A análise é sempre muito estreita e hoje em dia dificilmente se vê um esquerdista de nivel intelectual mais alto.
@@GabeAlbuquerque estudei filosofia na PUC PR e metade de ex colegas meus que se tornaram professores, hoje são petistas doentes. Dois deles, inclusive, agora dão aula na propria universidade. E isso é somente uma amostra
Vcs definitivamente deveriam realizar um debate, DEBATE DE FATO, cara a cara. Tenho ouvido o André e não acho que ele possua honestidade em suas assertivas! Ele acredita e age como porta-voz da esquerda em matéria de economia, vive de títulos (economista renomado) e já declarou absurdos, tais como: "A impressão de dinheiro não gera inflação" e "Gasto público, todo ele, gera crescimento econômico".
Ele não está errado, só que ele esqueceu de dizer que estudar história pelo MEC ou por instituições públicas. Só na Faculdade que estou, as bibliotecas tem literalmente coisas como: Afro-Feminismo, Michael Folcout e outros.
Estudar história me faz não acreditar em besteiras da direita nem em besteiras da esquerda, me faz simplesmente entender os fatos, os discursos que ouço por aí. E só para constar: sou ateísta.
Ai pelos 16:50 a gente vê que nada presta,tudo é errado a não ser o que o progressismo faz. É Horkheimer puro e simples. Esse é um dos "filósofos" da Escola de Frankfurt que migraram pra Alemnha fugindo do regime de lá. É a teoria critica aplicada hoje. Leiam: Max Horkheimer,Teoria Tradicional e Crítica,1937.
Eu respondi esse vídeo á um tempo . È como eu já disse, Porque eu iria para esquerda ao escutar um claro caso de falta de livre mercado ? O estado da época privilegiava alguns em detrimento de outros, e isso não faz parte de uma doutrina liberal ...
Boa tarde Professor. Cada dia uma decepção, mas que toda verdade venha à tona. Ontem fiquei sabendo da historia do Laos na guerra..durante 9 anos, bombardeado 24 horas por dia pelos Estados Unidos. Ainda hoje morrem, ou ficam mutilados... Faça um video se puder.. Deus o abençoe.
A fonte do Velho Oeste do Roncaglia é um filme baseado num livro ficcional. True Grit, o filme que ele menciona, é um romance escrito nos anos 60. Como alguém quer pintar a realidade com base num filme ficcional? É como acreditar que os filmes do Rambo contam a verdade sobre a guerra no Vietnã. É muita picaretagem na narrativa do Roncaglia, como sempre. Recomendo o livro The Not So Wild, Wild West, para quem quer saber mais sobre a realidade do Velho Oeste americano, que não tinha nada de selvagem. Era muito seguro e organizado, completamente diferente da ficção criada nos século passado por Hollywood.
@@andrevasconcelossa3777 sim, eu já vi muitos conservadores mencionando o Mises, mas eu já vi vídeos aqui nesse canal falando bem mal da escola Austríaca e até usando citações fora de contexto. Por isso pergunto.
Vou desmentir....falei q tava certo....ele falou q tinha essa prática ele N falou q era a única e nem a maior...pratica bom ver o senhor concordando com o André poxa
O cara se diz historiador, mas não tem a mínima ideia de como, por exemplo, o sul se desenvolveu e como enriqueceu. Ainda hoje tem descendentes riquíssimos donos de terras , cujos ancestrais compraram terras ou foram dadas.
Esse Andre é comentarista de um jornal regional aqui de Santos ,a emissora é de esquerda , passaram quatro anos caindo de pau no Bolsonaro, e o pior de tudo era e é o deboche
tem um cara aqui da minha região que vendeu a casa e seu terreno foi para essa regiãoo, ele trocou a casa e o terreno por 320 Ha e começou platar la, hj ele é milhonário, saiu daqui devendo voltou 4 anos depois e pagou todas as dividas
Não é estudar história, é que as universidades estão dominadas pela ideologia de esquerda, é isso que os professores e autores da área passam, e considerando que a maioria que estão estudando são pessoas jovens mais facilmente influenciado
Estudar história fez exatamente o oposto comigo, me fez voltar a ser católico após ser ateu por muito tempo
Como foi isso?
Penso que para eu ser católico é impossível, mas ainda gosto da cultura.
@@nobrecivil6355 não viaja.
Exatamente, me formei em 2008 pela unicastelo, não dou aula pq não tenho paciência e sempre trabalhei cm fretamento e turismo, oq esse André é um imbecil.
Comigo foi o contrário, me tornei ateu.
Esse vídeo com certeza é um dos mais aguardados. O Roncaglia não pode nem reclamar, já que faz um monte de react com aquele tom professoral....então tem que ser lá e cá. Muito bom!!
Adorei seus vídeos de react. O senhor tem uma ironia leve e bem-humorada, mas uma inteligência e análise monstruosa.
Estudar história me fez sair do progressismo e virar cristão tradicionalista KKKKKK
A mim também, eu era progressista e ancap, dá até vergonha.
@@Godofredo_de_Bulhao Progressismo e anarcocapitalismo não tem como ser misturado kk
@@Godofredo_de_Bulhao É tipo o cara que é "'Progressista Bolsonarista anarcocomunista de extrema direita Maonista com aspectos do Juche mixados com laissez faire''"'
@@Godofredo_de_Bulhao , isso é desonestidade intelectual, progressismo e libertarianismo são antagônicos.
@@carloseduardocarvalho4646 se o cara for a favor das drogas e do aborto já é progressista.
Me tornei um tradicionalista quando aprendi sobre as guerras de Vendeia e comecei a ser anti esquerda desde a revolução francesa até a atualidade
Eu sou anti esquerda, desde que o pai da esquerda deu o fruto proibido pra Eva.
Caraca, na revolução francesa tu já estava vivo? Kkkkkkkkkk
@@OGatoObesoOficial sim, consegui sobreviver skkskskskskksksksk
@@guilhermeumbelino9826
Kkkkkkkkkkkkkk ainda bem, muitos infelizmente ñ conseguiram
@@OGatoObesoOficial 300 mil travaram um bom combate contra a república... agora estão num lugar aonde os mais dos fiéis dos cristãos sonham em chegar
Comigo foi o contrário
Quanto mais eu estudo história, mais me distanciei da esquerda
"Quanto mais eu estudo história"
TRADUÇÃO: Quanto mais eu ouço coachs liberais falando mal da Uniao S0viética....
@@AK-Kessler0907 Confiável mesmo é o livro sobre o holodomor pago pelo partido comunista né? KKKKKKKKKKKK
@@AK-Kessler0907 falando mal não, falando verdades,como o professor acima...aliás, a NEP manda lembranças hehehe
@@Matanza4897 Parabéns por assinar o atestado de torcedor de ideologia. Só um peãozinho, igual Às pecinhas do outro lado...
@@AK-Kessler0907 eu ataco todas as ideologias, eu estudo historia, mas somente antiguidade e idade média, e certas partes do século 17,18 e 19...mas jamais serei peão de nenhuma ideologia, diferente de um pessoal A e B por aí...
Professor Marcelo eu tenho uma grande admiração pela sua forma de explicar os conteúdos... sinceramente eu acho que a população Brasileira vive em retrocesso cultural tão grande que canais igual ao seu deveria alcançar mais pessoas.
A sim, você quer que um cara que é altamente ideologizado por instituições religiosas deveria alcançar mais pessoas? Senhor... precisamos de professores sérios sem viés ideologico e não de Bispos.
@@PRODUCTIONSdumdum E você acha que os professores não tem seu viés ideológico? seja seu viés marxista ou iluminista?
@@PRODUCTIONSdumdum me conta o que vc considera um exemplo de professor sem viés ideológico
@@majimboodengoso9567 Os professores, como qualquer outro indivíduo, podem ter seus próprios viés ideológicos, que são formados a partir de suas experiências pessoais, crenças e valores. É natural que um professor tenha suas próprias perspectivas e pontos de vista sobre o mundo.
No entanto, é importante que, como profissionais da educação, os professores sejam capazes de deixar seus próprios preconceitos de lado ao ensinar, fornecendo aos alunos informações imparciais e objetivas. O objetivo da educação é fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para formar suas próprias opiniões e pontos de vista com base em fatos e evidências.
É importante notar que ter um viés ideológico não significa necessariamente que um professor está fazendo doutrinação ideológica. É possível que um professor seja capaz de reconhecer e apresentar diferentes pontos de vista e perspectivas, mesmo que ele próprio tenha suas próprias crenças pessoais.
No final, é importante que os professores se esforcem para fornecer uma educação equilibrada e imparcial, evitando qualquer tipo de doutrinação ideológica e permitindo que seus alunos desenvolvam suas próprias opiniões baseadas em evidências.
@@PRODUCTIONSdumdum E qual professor não tem um viés ideológico fundamentado em alguma corrente política , filosófica,ou religiosa ..???
Curso o sexto semestre de História e passo longe de ser esquerdista.
O problema é que existem professores de posição esquerdista que ensina mediante essa visão e, alguns, mais "militantes", forçam a barra para que essa posição seja predominante, com refração a tudo que venha a afrontar suas ideias.
E há um desinteresse (ou preguiça) enorme dos discentes em pesquisar os temas em outras fontes históricas além daquelas apresentadas pelos professores, o que faz com que os alunos creiam nas narrativas dos professores como absolutas e inquestionáveis.
A dissidência em ternos de opiniões, palestras e provas é punida ou se valoriza qualquer conteúdo historiograficanente relevante?
Se o professor só doutrinar sem perseguir não tem tanto problema. Mas escuto umas historias cabulosas de perseguição, e ai não é aceitável.
idealismo e historia nao se misturam
@@wellingtonsh1 geralmente os alunos nem pagam pra ver, eles escrevem nas avaliações oq os professores querem ouvir. Ng quer se arriscar se percebe q o ambiente é hostil a outras ideias.
Você falou exatamente o que de fato ocorre nas universidades federais. Às aulas se tornam doutrinação, os estudantes que não concordam, sentem-se acuados. Vejo isso todos os dias!
Estuda história nada!! Você é advogado, foi só dar um google no seu nome pra ver. Você está só disseminando uma fakenews sobre o curso de história. Parabéns pelo desserviço à sociedade.
Meu pai é Prof. de História a mais de 21 anos e é Conservador, eu era Marxista antes de começar a estudar Filosofia, e depois de estudar a fundo História do Pensamento, Epistemologia e Lógica minhas ilusões Marxistas foram "destruídas".
Hoje por força do bom senso também sou conservador moderado.
Quanto mais aumento meu conhecimento sobre a história, mais conservador me torno
idealismo e historia nao se misturam
@@rafaelportela9044Marxismo e história com certeza não se misturam. Resultado: Zumbi dos Palmares não foi escravagista e foi um expoente do movimento negro. Tibira foi um índio mártir que morreu por ser homossexual. Espero que sua definição de idealismo não seja a dada pelo senhor Ian Neves.
@@fredisontuk1265 minha definiçao de idealismo é ficçao. Os estudos do cerebro ja avançaram o suficiente pra jogar no lixo para sempre o idealismo. marxismo e historia se misturam por causa do materialismo. A unica forma de se estudar a historia é atraves do materialismo. isso vc vai ter q engolir. O que falou de zumbi e tinimba tem o que a ver com marxismo?? kk talvez v esteja confundindo com progressismo e identitarismo.
@@fredisontuk1265 ...
minha resposta some@@fredisontuk1265
Uma pena que as federais do Brasil já fazem esse papel direitinho
Se você conhece algum professor da Universidade Federal que praticou doutrinação ideológica você pode denunciar, agora ficar nesse senso comum é fácil, e o que reforça mais esse argumento é que eu estudei em uma universidade federal e os professores foram imparciais e ensinaram baseado em fatos, sem qualquer tipo de doutrinação ideológica.
@@PRODUCTIONSdumdum Qual era o curso que você fazia?
Fiz engenharia e so me livrei da carga de ser um militante do PSOL depois que abri meu CNPJ...
@@PRODUCTIONSdumdum A federal do Pará é cheio.
@@PRODUCTIONSdumdum Vai denunciar pra quem? pra outro órgão esquerdista ?
Muito bom o react. Desde quando o Profº começou a fazer os reacts, percebi que esses comunistas Ian Neves, Elias Jabour, Gustavo não sei das quantas, e esse André sabem muito bem usar a linguagem, pois falam e se expressam muito bem. São verdadeiros manipuladores e usam isso como recurso para conquistar as pessoas infelizmente.
O livro Arquipélago Gulag é excelente, tenho duas edições. O relato livro é comovente. Sempre indico ele para as pessoas.
Parabéns e obrigado Professor Marcelo por trazer e compartilhar seu conhecimento. Que Deus te abençoe.
Estudar história pelo MEC só se for kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E isso é pq o react não passou as besteiras q ele falou de economia, dizendo estudar economia
idealismo e historia nao se misturam
@@rafaelportela9044calado gado de ditador comunista
MEC agora vai bombar com a grana do Lemann. Todo Estado Nacional Moderno atualmente tem seus titereiros (marionetistas).
Ele n ta falando de historia de nivel médio, esta falando de professores, historiadores, mestres, doutores, especialistas, n mentiu, se formos fazer uma pesquisa nesses cursos ai a maioria definitivamente é de esquerda
Comecei meu caminho à direita estudando a Revolução Francesa e a Revolução Russa, ambas me fizeram ter horror a esquerda.
@@nobrecivil6355 já foi estudar sobre os expurgos de Stalin? e sobre o Terror de Robespierre? Sobre o extermínio de Pol Pot no Khrmer Vermelho?
Aliás, você também não deu nenhuma prova do que fala, o que torna seu testemunho de baixa credibilidade.
idealismo e historia nao se misturam
Falou tudo mano
@@rafaelportela9044 Depende da história e do idealista, marujo.
@@jredguy nao fez sentido o q falou
Foi totalmente o oposto,Eu era simpatizante com o Comunismo e quando estudei história virei monarquista e um defensor dos valores Tradicionais como família
Parabéns professor, estava esperando uma refutação a esse cara.
"Quem estuda história dificilmente fica na direita'. Por esta frase já se percebe que ele não é historiador.
@@santiagomendes3805E dos bens ruins. Um neokeyneziano.
@@coracyjunior1688 ou seja, não é economista
@@gabrielangel1996 Bem por aí. Kkkk
@@gabrielangel1996 kkkkkkk os dois liberteens q são economistas
@@kaiquesilva5372 tem um com prêmio no nobel se você quiser
Excelente análise, professor!
@@nobrecivil6355Salve Maria!
Creio que seu tempo livre deve está bem confuso, o sr poderia está sendo mais conveniente em seu grupo onde pegam um livro ou outro para lê e já se intitulam intelectuais e donos da verdade para sair inventando lorotas na qual somente vocês acreditam. Recomendo que se for mais esperto, irá questionar suas convicções e ter o benefício da dúvida para conhecer fontes mais seguras e baseadas.
O excelentíssimo Marcelo vem fazendo um papel fundamental em nos guiar nessa jornada da vida intelectual (processo longo e demorado que exige discernimento e oração) com boas obras e orientações de autores de fato bons, que não depende de apontar erros lógicos nas falácias esquerdistas, mas sim fica como um entretenimento de tamanha ignorância e soberba. Porém, seu comentário é bastante útil para o algoritmo, valeu!
Queria muito um react com esse cidadão ai! Obrigado pelo conhecimento compartilhado, Marcelo! Um abraço!
Esses são os professores que preparam o futuro do Brasil...
Cara seus vídeos são os mais lúcidos que eu já assisti aqui, meus parabéns
Sinto que hoje todos estão extremamente enviesados, e as discussões de cunho científico acabam ficando lado… é raro achar alguém que levante fatos
Imagino um debate entre o Rongaliça e o Guilherme Freire, enquanto ele fala esse tipo de groselha. Inclusive fala de um argumento keynesiano como se fosse de direita.
metalnomics, você por aqui kkkk... poderia marcar com o professor marcelo, para vocês reagirem ao roncaliça
Grande Metalnomics.
Muito pelo contrario, é por estudar historia que virei de direita. Não tem como eu estudar os romanos, os gregos, os povos medievais e por ai vai e me dizer esquerdista, ateu e progressita. Foi por estudar uma civilização áurea que eu posso definir o que é civilizado e o que não é.
Exato. O cara que estuda história e olha pra uma civilização como Roma, Grécia, Pérsia, não tem como considerar a sociedade iluminista minimamente civilizadas.
OS POVOS MEDIEVAIS?
É mesmo, filho? Então explica aí pra nós qual povo medieval e como esse povo te mostrou que ser de direita é o certo? Me ilumine POR FAVOR.
@@AK-Kessler0907 me mostre um povo na história da humanidade que era de esquerda antes da revolução francesa.
É sério que você acha que todo ateu tem a obrigação de ser 3squ3 rd1,sta? Péssima visão de mundo.
@@BFloppa E eu lá sou pró Rev. Francesa desde quando? O fato é que o c4pitalism0 lib3ral corporativista atual é fruto da mesma árvore que gerou o pessoal conhot0 q vc (com razao) repudia.
Até que enfim alguém refutou esse espertinho , essa gente só engana adolescente inocente com essa lábia mentirosa deles
Lá quando vi o vídeo já tinha visto esse absurdo. Quanto mais esse pessoal fala mais se enforcam e a corda é a própria argumentação.
Professor, se o senhor aceita um conselho, eu sugiro que o senhor aborde mais a questão do erro liberal, condenado pela Igreja Católica, para não acabar dando a impressão de que só a esquerda é perigosa, e não acabar afastando as pessoas da boa doutrina, ou seja, da Igreja Católica.
Um grande abraço!
A obra "Nomenklatura" de Michael Volensky e a obra "Nós" de Zamiátin foram importantíssimas.
boa análise, Marcelo. gostaria que fizesse mais reacts a esse professor. na minha acepção trata-se de um tipo que fala acelerado e fluentemente e passa ao intelecutor um sem número de conceitos falsos e de informações distorcidas com uma capacidade notável de encantá-lo. um bom exemplo que você explorou foi a questão dos imigrantes que, segundo ele, não podiam comprar terras. mas note como os entrevistadores nem estranharam. ele faz como o mágico que envolve habilmente o público e o engana sem que ele perceba.
Pois é! Esse é só mais um que quando começam a falar de história, sempre caem em história anglo-saxã e tentam aplicar aquilo a tudo!
Falar rápido é uma técnica para enganar os menos capacitados.
“Este é o segredo da propaganda; *_saturar completamente a pessoa_* que a propaganda quer capturar com as ideias da propaganda, *_sem que ela sequer perceba_* que está sendo saturada.” (Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler)
PROF. Marcelo, Parabéns! Acho que Valerá muito a pena tocar na política de ocupação territorial dos EUA onde hoje há cerca de 57 estados membros daquela República Federativa. Gostaria de acrescentar que é interessante lembrar que um dos estados comprados era da Rússia na costa leste dos EUA. Felicidades e um Grande Sucesso para o senhor estimado Professor Marcelo.
São 50, na verdade. O que é injusto com Porto Rico.
Alasca fica à oeste, não exatamente na chamada "costa oeste", que compreende aos estados da California, Oregon e Washington. Costa leste americana só tem a máfia russa mesmo.
Estudar filosofia me fez deixar de ser esquerdista.
E o Fenômeno Pitesti. Ele ama a esquerda porque acha bonitinho, e cria essa opinião absurda.
Acredito que o curso de sociologia , sem dúvidas, Já fui chamado até de "Bolsominion" só por emitir uma opinião contrária dos colegas em grupo do Zap.
Eu como matemático, analista de dados e investidor profissional me pergunto se posso continuar estudando história sendo liberal mas obedecendo conceitos como lógica, finança básica, e respeito a propriedade privada kkkkk
@MORRISEY tenho bitcoins demais pra partilhar com o Estado kkk
Claro q pode.
Você vai se tornar mais liberal se ler direito a história e não mentiras
Sempre estudei história, pois sou curiosa. Estudei na USP e, graças a Deus, fui esperta e fugi das ideias de esquerda. Quanto mais estudo, mais nojo tenho do socialismo !
idealismo e historia nao se misturam
@@rafaelportela9044
Chora mais
@@Megacabesa30Rs chorar? pq?
Ele não falou de comunismo, ele falou de ser de esquerda. Esquerda no Brasil não é comunista. Eu voto contra o PT, mas esse é o fato .
Me tornei católico em boa parte devido o estudo de história. Quanto a lados políticos, ambos são contra o reinado de Cristo em maior ou menor escala, rejeito ambos.
Professor, gostaria muito que o senhor fizesse um react de um outro corte desse André, no qual ele critica o Feudalismo!! Link: ua-cam.com/video/BppBVAB5X0U/v-deo.html
O Roncaglia é um dos economistas, junto do Belluzzo, que escreveu aquele artigo ridículo no início da pandemia--2020-- defendendo a impressão de dinheiro e que afirmou que essa impressão desenfreada de dinheiro não causaria inflação.
É por isso que eles defendem moeda própria pra negociar com países da América Latina, já pensou imprimir aos montes sem nem uma auditoria se quer?
Fale sobre essa questão da Lei das Terras de 1850 e a extinção dos antigos aldeamentos, o que desencadeou a política indigenista a partir de 1911, com a criação do SPI, e as chamadas "emergências étnicas". Leia-se: hoje o Estado brasileiro fabrica índios aos montes.
Ele é ruim no conteúdo .. Exacerbado na militância .. A guerra esta na psique dele .. Indicaria psicoterapia, se a mesma não tivesse sido dominada pelo progressismo e pela indústria farmacêutica ... Outra abordagem interessante seria perguntar em qual planeta ele está viajando com a sua nave mental ..
Freud tinha razaõ sobre o trauma na primeira infância. O cara que cresce sem pai, desenvolve uma mentalidade de escassez tremenda, passa a 0d1ar a figura masculina.
@@JulioCesar-dz1jo Vc enxergou tudo isso no André? Vc tá completamente perdido. O lun4tico é vc! Eu já te vi várias vezes comentando em outros vídeos da esfera masculina, mas aqui, agora, é VC quem tá viajando.
@@AK-Kessler0907 É nitidamente visível isso em todo militante de esquerda, basta ver os galas feios e caues mouras da vida. Meteroro Brasil então nem se fala. A esquerda sabe que a porta de entrada para sua militância são as questões sociais.
idealismo e historia nao se misturam
Prof Marcelo obrigada por tudo.
Parabéns professor 😊😊
esse professor eu acho que é o msm que fez uns react do canal do bruno perini. eu ria muito a cada comentário que ele fazia
@@jo5591 é o q uaheuhauehauheaushuehaus ?
E olha que dos socialistas do UA-cam ele é visto por esse povo como o mais inteligente entre eles , só imagine o mais burro então
@@antoniopatricio8760 Ele é Socialista o André Roncaglia ele é da Turminha do Elias Jabbour
Esse andré roncaglia é uma figura interessante, o sujeito não é tão burro a ponto de defender socialismo por ignorância. Me leva a crer que seja por má fé
um debate entre os dois seria muito bom
Hahaha, esse sujeito deste canal nunca participaria, não há condições alguma de um debate aqui, visto que de filosofia, história, economia este sujeito aqui entende apenas o básico para baixo.
@@leandrofvazesse sujeito é você 😅
@Marcelo Andrade iniciei o curso de História devido aos seus videos e para combater as mentiras Históricas em especial contra Igreja Católica, coloquei os 04 anos de curso sobre proteção de Nossa Senhora Aparecida !
que notícia boa! espero que entre na minha escola também
@@omarcelo.andrade Professor, faz um vídeo falando sobre essa birra com os EUA, a questão do "imperialismo". Isso acontece mesmo, a esquerda tem razão quanto a isso ? até que ponto é verdade ?
Escola austríaca de economia é uma das poucas que vale a pena se estudar atualmente...
Juntar economia e esquerda na mesma frase só pode ser meme!
Canal super fundamental !
Grande André Gentaglia ! Quando junta ele com o Elias Malouko (Secretário Particular da Dilma no Banco dos Brics) é só pérola ! kkkkk
Já coloquei o livro na lista. agora e esperar aquela promo
Italianos chegaram depois de 1870 e viram do Norte da Itália. Neste momento chegaram de Portugal e Alemanha. No Sul os europeus foram,desde sempre,proprietários e acabaram por promover uma grande reforma agrária.
Eu já votei e trabalhei para o PT por muitos anos, infelizmente.
Hoje, eu fico abismado com esses cegos que ainda defendem a esquerda.
Nestes últimos anos do governo Bolsonaro houve uma forma mais inteligente de distribuição de terras, através da titulação, pois eu sei que antes disso o mst pegava sua terra e vendia e depois voltava para pedir terra novamente.
E outra, quanto a economia, gente, parece que o Bolsonaro ficou quase duas décadas no poder e não o contrário. O cara escreveu um livro sobre "Brasil, uma economia que nunca aprende". Será que ele esqueceu que o PT governou esse país e que neste período daria pra fazer tudo isso que esses caras ficam cagando pela boca. Ah VSF
Na verdade é exatamente o contrário. Quem estuda história e os efeitos reais nos países que se aventuraram em décadas na esquerda, a enorme maioria abandonam ideais esquerdistas.
idealismo e historia nao se misturam
Obrigada Professor Marcelo por nos apresentar a contrapartida bem fundamentada a estas bobagens que deturpam a cabeça dos ingênuos e deleitam a cabeça dos esquerdistas.
A soberba destes esquerdistas é impressionante. Os caras realmente se acham os grandes intelectuais da humanidade e não concebem a hipótese de estarem errados. A análise é sempre muito estreita e hoje em dia dificilmente se vê um esquerdista de nivel intelectual mais alto.
Estudar história me fez virar Católico tradicionalista kk
Se não fosse perigoso, sentiria pena
idealismo e historia nao se misturam
Professor , deveria fazer algum vídeo com o outro historiador do canal impérios ad.
Pois é, eu sou, kkkk, e formado em história numa federal, UNI-RIO....
Unirio é chorume do mais progressismo
@@tadashishizaka verdade mas os venci
@@tadashishizaka até a PUC que deveria ser uma universidade católica tem viés totalmente de esquerda.
@@tadashishizaka Me diz que universidade pública não é
@@GabeAlbuquerque estudei filosofia na PUC PR e metade de ex colegas meus que se tornaram professores, hoje são petistas doentes. Dois deles, inclusive, agora dão aula na propria universidade. E isso é somente uma amostra
Vcs definitivamente deveriam realizar um debate, DEBATE DE FATO, cara a cara. Tenho ouvido o André e não acho que ele possua honestidade em suas assertivas! Ele acredita e age como porta-voz da esquerda em matéria de economia, vive de títulos (economista renomado) e já declarou absurdos, tais como: "A impressão de dinheiro não gera inflação" e "Gasto público, todo ele, gera crescimento econômico".
Seria interessante um debate entre os dois
Pena que esse André Roncaglia vai correr do debate kkk
Foi justamente à partir da leitura que passei a abominar o esquerdismo.
Isso é verdade! Sou formado em historia, em uma Federal, e sou o unico de direita da minha turma!
Ele não está errado, só que ele esqueceu de dizer que estudar história pelo MEC ou por instituições públicas. Só na Faculdade que estou, as bibliotecas tem literalmente coisas como: Afro-Feminismo, Michael Folcout e outros.
Deu canal é Fantástico!
Esse logo do canal do barulho de uma pessoa mijando é muito massa.
Ganhou um inscrito
Estudar história me faz não acreditar em besteiras da direita nem em besteiras da esquerda, me faz simplesmente entender os fatos, os discursos que ouço por aí. E só para constar: sou ateísta.
Ai pelos 16:50 a gente vê que nada presta,tudo é errado a não ser o que o progressismo faz.
É Horkheimer puro e simples.
Esse é um dos "filósofos" da Escola de Frankfurt que migraram pra Alemnha fugindo do regime de lá. É a teoria critica aplicada hoje.
Leiam:
Max Horkheimer,Teoria Tradicional e Crítica,1937.
Obrigado pela explicação.
O passado condena toda e qualquer burguesia...
Eu respondi esse vídeo á um tempo .
È como eu já disse, Porque eu iria para esquerda ao escutar um claro caso de falta de livre mercado ?
O estado da época privilegiava alguns em detrimento de outros, e isso não faz parte de uma doutrina liberal ...
Obrigado por existir professor hahahaha
E a professora Lilia Schwarcz no Inteligência LTDA.? Merecia um react hein?
Acho que o cidadão lá falou em virar de esquerda, não comunista. Há uma diferença grande aí.
Boa tarde Professor. Cada dia uma decepção, mas que toda verdade venha à tona. Ontem fiquei sabendo da historia do Laos na guerra..durante 9 anos, bombardeado 24 horas por dia pelos Estados Unidos. Ainda hoje morrem, ou ficam mutilados... Faça um video se puder.. Deus o abençoe.
A fonte do Velho Oeste do Roncaglia é um filme baseado num livro ficcional. True Grit, o filme que ele menciona, é um romance escrito nos anos 60. Como alguém quer pintar a realidade com base num filme ficcional? É como acreditar que os filmes do Rambo contam a verdade sobre a guerra no Vietnã.
É muita picaretagem na narrativa do Roncaglia, como sempre.
Recomendo o livro The Not So Wild, Wild West, para quem quer saber mais sobre a realidade do Velho Oeste americano, que não tinha nada de selvagem. Era muito seguro e organizado, completamente diferente da ficção criada nos século passado por Hollywood.
Debata com ele Marcelão, confio em você, sei que vai conseguir 😂😂😂
Meu sonho é me formar em história, eu adoro história e não sou de esquerda hoje graças ao Loryel Rocha
Com a equipe da Fundação Wladimir Herzog não tenho dúvidas. Antiga Fundação Padre Anchieta.
Professor, o que o senhor acha de Mises e da crítica dele ao Comunismo, especialmente do paper dele sobre a queda da união soviética?
Mises é um dos poucos autores liberais que os conservadores têm respeito por ele, um grande feito.
@@andrevasconcelossa3777 sim, eu já vi muitos conservadores mencionando o Mises, mas eu já vi vídeos aqui nesse canal falando bem mal da escola Austríaca e até usando citações fora de contexto. Por isso pergunto.
Sugestão de vídeo: Guerra do Contestado
Vou desmentir....falei q tava certo....ele falou q tinha essa prática ele N falou q era a única e nem a maior...pratica bom ver o senhor concordando com o André poxa
O cara se diz historiador, mas não tem a mínima ideia de como, por exemplo, o sul se desenvolveu e como enriqueceu. Ainda hoje tem descendentes riquíssimos donos de terras , cujos ancestrais compraram terras ou foram dadas.
bom dia Marcelo andrade
A minha opinião é exatamente oposta a desse professoreco.
Esse Andre é comentarista de um jornal regional aqui de Santos ,a emissora é de esquerda , passaram quatro anos caindo de pau no Bolsonaro, e o pior de tudo era e é o deboche
Excelente vídeo.
Estudar é uma coisa, querer reescrever a mesma é outra diferente. O modo operandi da esquerda é esse. Tentar reescrever a história.
Faz um debate com esse André pô
Quando se estuda história você aprende que foi-se o martelo.
"Huuuuuuuuum?". KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, bom demais.
O "pseudo" professor fez um malabarismo bizarro pra defender o MST.. Seria cômico se não fosse trágico!
Mais um que após estudar virou cristão e conservador 👍🏻
Rapaz, esses caras são gêmeos, quem percebeu comenta aí? Um fucinho do outro kkkkkkk
Estudar história e economia me fez ser Liberal, pautando em autores como Friedman e Hayek...portanto ser detestado pela esquerda.
Obviamente...
Ainda nos anos 1980 o povo ia para o Oeste da Bahia e um alqueire de terras custava o mesmo que um maço de cigarros.
Então só não tinha terra quem não queria ...
@@gracasilver8574 pois é. O ditado corrente era "terra de cerrado só dado ou herdado."
tem um cara aqui da minha região que vendeu a casa e seu terreno foi para essa regiãoo, ele trocou a casa e o terreno por 320 Ha e começou platar la, hj ele é milhonário, saiu daqui devendo voltou 4 anos depois e pagou todas as dividas
Não é estudar história, é que as universidades estão dominadas pela ideologia de esquerda, é isso que os professores e autores da área passam, e considerando que a maioria que estão estudando são pessoas jovens mais facilmente influenciado