Imprimir dinheiro pode não gerar inflação se as várias circunstâncias apontadas pelo convidado forem atentidas, é verdade. Só faltou dizer que na vida real raramente serão, gerando sim inflação. Primeiro, raramente esse dinheiro será destinado a entesouramento, parcela extremamente pequena iria, Segundo, que a distribuição de dinheiro não é homogênea. Quem tem acesso ao dinheiro na fonte(bancos, governos e mercado financeiro) vai fazer esse dinheiro girar, e parcela extremamente menor irá chegar as mãos da população em geral. Portanto, o povo vai sentir a inflação sem ver o dinheiro extra passar na sua mão, o que vai gerar redução de poder de compra para a maioria. Terceiro, há de ser tratar todos os tipos de ativos e bens de consumo ao ver inflação, não só itens de necessidade básica. Existe inflação na bolsa de valores, mercado de papeis e muitos outros, que não necessáriamente fazer parte diretamente do dia a dia do povo, mas influenciam a dinâmica do dinheiro.
É bom q no seu ponto mostra perfeitamente o quanto os bancos e o setor financeiro são verdadeiros demônios dentro da nossa economia. O encastelamento do dinheiro dentro desse setor deixa toda dinâmica do mercado bagunçada, pouco desses valores vai de fato pra produção, a maior parte sai do BC e volta pra lá sem grande geração de valor
Bicho, não concordar com o Roncaglia é direito seu, mas pelo menos faça sua crítica no comentário falando sobre algo que ele não falou no video. Pq de duas e uma, ou a rapaziada nem viu dps dos 3 min, ou temos um grande problema de analfabetismo funcional no chat do À Deriva. Preocupante você questionar algo q foi respondido no video.
Nossa mano, eu to de cara do quanto de gente burra nos comentários. O caras não conseguem entender o mínimo, eu não consigo tankar. Em nenhum momento ele disse que imprimir dinheiro não PODE gerar inflação, ele está rebatendo a ideia das pessoas que dizem que imprimir dinheiro gera inflação e tentando explicar que como imprimir dinheiro juntamente com politicas de pleno emprego pode ser uma solução. Aí vc vai ler os comentários "nossa então pq não imprime dinheiro pra todo mundo e paga as dívidas ?" Mano ???? ONDE QUE ELE DISSE ISSO ???? COM BASE NO QUE ??? E o pior são os liberais espertões que só afirmam que imprimir é ruim mas não mostram ou falam nenhum argumento que rebate o ponto levantado pelo André. Cê ta doido.... ta muito dificil suportar essa galera burra que acha que entende de tudo
@@wiltonsp1 Naaaaao A lógica esquerdista é sim, gerar impostos, de forma exponencial. Os canhoteiros só não geram mais impostos se tiver próximo da curva de Laffer, que faz com que a arrecadação diminua ao se ultrapassar esse limite. Mas enquanto não passar....eles te f*dem com impostos até vc berrar.
O imposto é pra pagar os custo que o estado é obrigado a manter .. Tipo escola , segurança, saúde. Quando estado não cobre isso oque tem e pais fraco e subdesenvolvido.
Resumo das causas de inflação dita pelo Professor André Roncaglia neste vídeo: Excesso de demanda (moeda, produtos etc), choque de custo( fenômeno atípico como uma inundação), cíclica (salto de atividade por um curto período de tempo), passado (inflação gregoriana, vira o ano e os preços sobem para ajustar a Inflação do ano anterior) e prospectiva( antecipação da inflação pela compra em massa de um item pelo medo de sofrer pela inflação no futuro).
Verdade. Há vários tipos de inflação, com relação a origem. Mas, toda inflação tem a ver com demanda. Basta reduzir a demanda, que os preços desaceleram. Por que não aumentar a oferta? Porque se isso fosse possível, não seria necessário reduzir a demanda. ..HAHAHAHA. ..
@@joseCOSTA-ki1xt vc sabe que reduzindo a demanda artificialmente estará colocando milhões de pessoas na miséria, certo? Só se reduz a demanda com genocídio, diminuição da massa salarial (desemprego e precarização) ou controle de natalidade (que produz efeitos a longo prazo. E não é impossível aumentar a oferta, pra isso que existe governo e políticas públicas que garantem a otimização dos custos e o aumento da produtividade.
@@joseCOSTA-ki1xt não necessariamente a demanda irmão, custos de produção estão atrelado a OFERTA, que futuramente afetará a demanda. De certa forma tá certa, mas tudo tem uma causalidade anterior
@@diegofmattos Pois é, redução da demanda não é uma coisa que aumente a felicidade geral da nação. Mas, infelizmente, é o que vem acontecendo no Brasil, desde 2014, quando o superávit primário acabou, e o dólar saiu de 2 reais para os atuais 5,50 reais. O Banco Central, só nos últimos 2 anos, aumentou a taxa de juros de 2% para 14%. Isso tudo provoca redução da demanda, queiramos ou não.
@@diegofmattos Aumento da oferta leva tempo. Enquanto esse tempo não chega, o Banco Central vai reduzindo a demanda. Efeito colateral : mais pobreza no Brasil.
@@marfilds9957 o caso que explicou se aplica a praticamente todos os casos. Que governo no planeta Terra aplica política de expansão monetária se não for para realizar uma política anticiclica? O máximo que ele conseguiu fazer é explicar como a impressão de moeda pode criar uma bolha inflacionária.
@@Zerradable tem um video do Paulo Gala falando sobre a impressão de moeda, ele explica melhor quando causa inflação. Depende muito de como vc distribui essa grana. Por exemplo, um investimento bem feito em ciência, não causaria inflação.
Sim. Ao contrário da economia de vila sésamo liberal q diz q numa casa com 4 pessoas se dobrar a qtd de dinheiro dobra os preços. Como se ngm poupasse, tivesse ativos, ñ existisse crises
Sim, mas no caso para explicar que o problema não necessariamente é gerar mais dinheiro, pq pode ser simplesmente uma queda na produção por um problema real, ou uma crise artificial, o exemplo do Petróleo é bom pq é sempre atual, essa semana mesma as produtoras já reduziram a produção, e como não tem regulação elas fazem e pronto.
Seus vídeos foram ótimos!! Sou um de seus espectadores e tenho assistido seus vídeos ultimamente. Gostaria de investir, mas ainda não consigo encontrar o investimento certo para me comprometer. Eu apreciarei qualquer ajuda aqui.
Sim, é verdade, tem-se falado muito em investir ultimamente, mas sou novo e também estou curioso para saber como posso começar. Alguém pode explicar como investir e como começar?
Na minha opinião, investir não é ficar rico, mas sim conquistar independência financeira. Você precisa de um educador financeiro para ajudá-lo a se tornar um investidor profissional. Consegui isso seguindo as instruções da minha educadora financeira (Bridget Root). Até agora não me arrependo.
A informação que você tem é incrível. Você pode compartilhar mais detalhes sobre como entrar em contato com seu consultor financeiro? Como eu disse, estou muito interessado e se encontrar ajuda aqui começo.
Mas temos que considerar a variável consumo, amigo. A equação do PIB sob a ótica da demanda é Y = C + I + G + (X - M). Se a váriável C (consumo) aumentar bastante, tem crescimento da demanda agregada, oferta agregada não aumentando junto com a demanda gera inflação. Pelo consumo fazer parte do PIB, a economia cresce, mas tem aumento da inflação junto. Isso ocorre devido ao tempo de resposta da oferta em relação a demanda.
Crescimento e desenvolvimento econômico é importante sim! Inclusive, é a minha área de pesquisa, mas precisamos olhar para todos os lados e todas as variáveis.
Bem compreensível. O problema é que geralmente a impressão de dinheiro não está atrelada ao aumento de produção, pelo menos nesses países da américa latina.
Esse cara não tem credibilidade alguma. Ele vive de uma teoria furada que morreu nos anos 1970 e que só gente muito tapada do terceiro mundo ainda repercute.
@@MatheusRRO não acontece isso, pra comprar é dois minutos, pra produzir demanda muito mais tempo, é muito mais complexo, por isso aumenta o preço, mais pessoas comprando com o mesmo número de produto.
O entrevistador afirmou que não é mais moeda que faz inflação, mas o gasto acima da capacidade produtiva. Que se as pessoas guardassem a moeda, não haveria inflação e citou o fenômeno do entesouramento: pessoas que optam por guardar. O problema desse fenômeno é que quando uma pessoa gasta essa pessoa gera inflação. Quando ela gera inflação a moeda perde valor. Quando a moeda perde valor, torna-se mais vantajoso gastá-la imediatamente do que no futuro, logo guardar é prejudicial. A única forma desse fenômeno acontecer na prática é se 100% das pessoas guardassem, o que é utópico. Ele citou um fenômeno que não tem a mínima chance de acontecer na prática.
Mas eu acho que considerando a produção do Brasil e a exportação nos não teríamos oferta pra suportar o aumento de notas circulantes, pelomenos se a exportação prevalecer da forma que está.... EU ACHO!
Perfeito, Arthur. É isso mesmo. Sem falar que ele erra miseravelmente ao colocar a culpa no gasto, que é tão somente consequência da injeção da moeda na economia. Ou seja, a causa raiz, de fato, é a impressão e injeção desse dinheiro; o gasto generalizado e a inflação são consequências.
Não cara. Numa sociedade em que as pessoas ganham o suficiente pra viver, a poupança acontece naturalmente. Agora onde todo mundo vive da mão pra boca, se entrar mais dinheiro será gasto. Durante a vigência do keynesianismo, entre 1949 e 1970, havia duas maneiras de controlar a inflação. Ou o controle de preços, a opção dos EUA; ou o controle de salários, a opção da Europa. O resultado é que nos EUA houve um aumento da poupança maior que na Europa. Dá o que pensar.
É o que acontece agora, a inflação dos alimentos lá nas nuvens e a inflação oficial está caindo. Vc acaba gastando quase tudo em alimentos e não faz mais nada.
A inflação não é o aumento de preços. O aumento de preços é um efeito da inflação, que é a expansão monetária artificial. Os outros fenômenos que ele referiu não são inflação.
inflação é aumento de preços, e pode ser causado por todos esses exemplos citados. Expansão da base monetária é só expansão da base monetária mesmo, que pode ou não ocasionar numa inflação. Para de ler mises garoto!
@@jefersonjuniomenchik4874 hur dur deixa eu invocar título acadêmico pra invalidar um argumento. Se tu quer título acadêmico, o Renato Amoedo possui doutorado e defende a mesma coisa, expansão da base monetária gera inflação.
Gera nada de inflação, sou a favor de imprimir um bilhão para cada brasileiro todos seremos ricos e o lastro da moeda passa a ser o real e não o dólar , pronto resolvido o problema do Brasil
Imagina toda sua vizinhança com 1 bilhão de reais querendo comprar sua casa, vc venderia por 200 mil ou um preço bem superior? Pois é, aplique isso pra todas as coisas que a gente precisa e vc vai ter a resposta do porquê disso ser uma péssima ideia 😂
O problema é o conflito de definições. Ele buscou fazer várias analogias que não mudam fato de que 1) Imprimir dinheiro é condição necessária para o aumento generalizado e persistente de preços. Nenhuma das outras 3 condições é suficiente para explicar porque o real perdeu mais de 90% do poder de compra desde seu lançamento. 2) Inflação é a perda do poder de compra do dinheiro. É, como dizia Friedman, um fenômeno monetário, uma.patologia da moeda. 3) Inflação pode ser visto como o custo do emissor da moeda (senhoriagem). Infelizmente, vivemos na era do intervencionismo. E a maioria dos economistas trabalham para justificá-lo a todo custo.
Desculpa Roncaglia, eu assisti esse vídeo com uma boa dose de sal e dentre várias ressalvas que eu tenho a fazer nesse vídeo, a que me fez fazer esse comentário foi a respeito do que você falou sobre o evento global de poucos anos atrás (UA-cam não me deixa dizer). O preço dos eletrônicos não subiu porque o consumidor final começou a comprar muito, foi um conjunto de fatores que coincidentemente aconteceram na mesma época. O principal foi a escassez severa de semicondutores devido ao fechamento das fábricas na época, lembrando que os semicondutores são utilizados em praticamente todos os produtos eletrônicos, incluindo até mesmo automóveis. Outro importante fator foi a grande valorização das criptomoedas , que viabilizou o investimento pesado de pessoas e até empresas em mineração desta, utilizando justamente eletrônicos para processar as transações criptografadas. Esse é um assunto muito extenso então vou me ater a dizer que essas pessoas/empresas compravam muitos eletrônicos (como placas de vídeo e até celulares) para minerar e isso fazia com que o efeito oferta e demanda agisse, aumentando ainda mais o preço final, se não por consequência, por decisão arbitrária como foi o caso da Nvidia. Por fim, esse foi um dos seus argumentos que eu achei muito raso, na tentativa de provar seu ponto mas se eu fosse listar cada um esse comentário ficaria ainda maior. Um abraço!
esse é o mal de professores universitários (de estaduais e federais, que em geral nunca trabalharam fora do mundo acadêmico).. tirando eventos extremos, imprimir dinheiro aumenta inflação sim, ou vcs acham mesmo que o brasileiro, sem um pingo de educação financeira, vai guardar/investir alguma coisa?
Acho que nem em eventos extremos há essa poupança. Na pandemia liberaram os saques emergenciais de 500, 1000 reais. TODO mundo gastou esse dinheiro e, inclusive, esse era o objetivo do governo, para que a economia reaquecesse em frente à quarentena das pessoas
O título do vídeo não ajuda. Ele não tá falando que emitir moeda não causa inflação, mas sim que essa não é a única causa de uma inflação, simplesmente isso.
por um momento achei que fosse Click bait o titulo do vídeo, mas aos 2:45 vi o motivo... que faz muito sentido e que eu já sabia por ser um estudante em economia.
Ou seja, considerando nosso país, nossa população, considerando o atual quadro de pobreza, miséria; disponibilizar mais dinheiro para a população brasileira, sem que haja um equilíbrio na geração de riqueza do nosso país, gera inflação. Imprimir dinheiro, de forma irresponsável, gerará inflação. 👍
15 minutos pra dizer que “sim”. Único detalhe que ele adicionou é que o efeito não é imediato, só quando o dinheiro impresso for gasto….mas eu só perguntei se causa ou não, e não se seria imediato kkkk
N, vc entendeu errado. N é vdd q o efeito n seja apenas imediato, ele n é NECESSÁRIO. A depender das circunstâncias, n ocorre inflação, MSM COM A IMPRESSÃO DE MOEDA.
@@fabionascimento1273 isso tudo é um oximoro porque a definição correta e histórica inflação é impressão de dinheiro / aumento da base monetária. Hoje em dia se usa como “aumento de preço” mas aumento de preço é aumento de preço, pode ser causado por inflação ou por situações de mudança de padrão de consumo ou produção etc. É possível que a inflação da base monetária tenha efeito nulo nos preços mesmo com um horizonte de tempo infinito? Não. O motivo mais óbvio é que a impressão do dinheiro muda o preço do dinheiro pra um grupo de pessoas situadas em um espaço e momento no tempo, e isso é razão suficiente pra você deduzir o resto
Muito interessante a forma como ele dá uma volta enorme para apresentar conceitos interessantes que só demonstram que a expansão da base monetária é causa raiz para aumento da inflação. Além disso, faltou ele explicar que a inflação, em última instância, virá transferência de renda da população para o governo (peso morto da economia) e que seu impacto é muito maior nos mais pobres que nos mais ricos. Assim sendo, inflação age no nível de concentração de renda. Ainda mais, a própria inflação também satura a capacidade de arrecadação do próprio governo.
O governo é um peso morto em que sentido amigo , quando eu tiver precisando da polícia eu ligo pra quem pro Batman ou Superman hein me diga aí o estado nem interferência demais nem estado de menos estado eficiente
@@MauricioNogueira363 se você estudar economia básica (ou tiver a disposição de assistir um vídeo de míseros 10 minutos no youtube) vai entender. Não defendo não haver governo, pelo contrário. Fique tranquilo com isso. Mas isso não quer dizer que ignoro o lado (extremamente) negativo na vida de TODOS com um governo inchado, ineficiente e ávido por cada vez mais impostos.
Sobre a dólarização da economia argentina, fruto de planos megalomaníacos de um economista liberal, cê não fala né? Foi por causa de um "ortodoxo" que tudo isso começou.
@unknow crise Venezuelana é restrição externa, não impressão monetária. País que foi expulso do sistema Swift, sofreu 3 mil sansões, e teve seu ouro congelado, junto da queda do preço do petróleo, foi tudo orquestrado pelos Estados Unidos para causar um desastre ao bolivarianismo que é nada mais que um anti imperialismo, porque após Hugo chaves toda indústria petroleira foi nacionalizada, porque antes a indústria era dos estados unidos, mas ninguém vai te contar sobre a real causa inflacionária Venezuelana. Procura na internet sobre
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. A taxa de juros sobe. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada. A Argentina não seguiu essa receita. Pagou juros abaixo da inflação. Resultado: Inflação historicamente descontrolada, hoje na casa dos 95% ao ano.
No minuto 3:41 ele apresenta exemplo de situações reais do que ele está explicando. Aí vc pega, ignora esses exemplos e diz a realidade é contrária ao que ele diz.👍
@@gilsonlinhares1393 não deu exemplo nenhum, somente divagou sobre hipóteses de que se as pessoas fosse assim ou assado seria diferente, na vdd só confirmou, que inflação que não seja expansão monetária é nantural, ou seja o mercado regulou o preço, fora isso a expansão monetária gera inflação. Ele não tem a menor ideia do que está dizendo.
Não seria porque a nossa capacidade de produção é menor que a capacidade de gastos e poder de compra da população já que estamos num amplo processo de desindustrialização que gera redução de produção.
Talvez ele faça vários subterfúgios de coisas simples, chegando a uma conclusão bem nebulosa, caso se fosse feita de forma realmente simples, não chegaríamos ao que ele falou.
Não cai nessa não amigo, tudo que ele falou é uma grande mentira. Ele começa falando 2 argumentos que contrariam a tese dele, depois fala 4 supostos exemplos do q seria a inflação no ponto de vista dele, e em último lugar refuta a premissa básica apenas dizendo que imprimir dinheiro não gera inflação 'porque não' e pronto. Quem tem um pouco mais de idade sabe que o que ele falou é uma mentira pq viveu na prática e viu esse plano dando errado 'ao vivo'.
ele explicou que a impressão do dinheiro por si só não gera inflação. existem fatores depois da impressão que se e somente se acontecerem, vão fazê-lo. se você precisa de outras ações pra ocorrência de um fenômeno, o mesmo não pode ser atribuido ao fator original.
Tudo q ele falou está certo, porém ele esqueceu (ou só não tratou por não considerar relevante) do principal fator inflacionário do Brasil: o Estado quer se financiar e terceirizar o “custo”. Na história brasileira, inclusive no milagre econômico, o governo se financiava através da emissão monetária (além do crédito, claro). Isso porque o custo político de um imposto para aumentar o orçamento, é muito maior do que o custo de emissão monetária. Atualmente esse cenário é inviável, já que o Banco Central está “desvinculado” do governo sendo independente. Porém, até alguns anos atrás “Imprimir dinheiro” gerava inflação sim, porque isso estava diretamente relacionado a uma questão POLÍTICA e não ECONÔMICA. Em linhas gerais: quando a canetada do Estado é o que direciona a emissão monetária, pode se esperar inflação, pois se trata de um critério político. Quando a emissão parte do critério econômico, não necessariamente gera inflação.
Esse vídeo é a prova de que uma boa oratória mascara qualquer argumento merda, o cara fala com um rosto sério que o malabarismo keynesiano é completamente baseado na fé de que toda a população vai guardar o dinheiro na conta, sem render, só pelo puro prazer de ver um número grande.
@@EloyPinheiro Exatamente esse ponto. Ele diz "consideram que as pessoas podem ou gastar esse dinheiro ou emprestar para as outras, mas elas podem só guardar". Eu não sei se ele só se expressou mal, mas isso foi uma bizarrice. Sim, ou você gasta ou você empresta. No caso, ou você consome ou você aplica seu dinheiro com alguma instituição bancária (empresta). A outra opção é fugir do banco em 2023 e guardar dinheiro na caixa de sapato?? Aqui ainda? Com o governo pagando 15% a.a. para quem emprestar dinheiro para ele? Ele está certo em um ponto. Expansão monetária não é o único jeito de causar inflação, existem outros fatores que impactam nos preços e esses fatores tem forças diferentes em moedas e mercados diferentes. Até aí tudo certo. Problema é mentir sobre o impacto da "impressão de dinheiro"...
Em resumo: Imprimir dinheiro gera inflação e quanto menos recursos financeiros uma pessoa tem, mais ela sofre com este efeito. Portanto, ignorar ou subestimar as causas e os efeitos inflacionários proporcionalmente afetará mais quem tem menos recursos.
Agradeço por mais uma aula Professor Roncaglia!!! Agradeço a sensibilidade e curadoria do À Deriva, cada dia melhor Petri e Equipe, gratidãaaooo!!!! 🤩🙌🇧🇷
@@sinceridadegratis faz sentido. Economia sugere uma infinidade de fatores, né? E esses fatores mudam conforme o país, características, circunstâncias e oscilações ao longo do tempo... O ato de imprimir dinheiro, isolado do cenário completo, é aumentar a oferta do mesmo, pressupondo decréscimo de seu valor de face e respectiva inflação de preços. Mas creio que não dá para isolarmos uma medida do escopo inteiro, como se estivesse flutuando no vácuo. A moeda mais barata pode aumentar exportações e ampliar reservas em dólar, por exemplo. Agradeço a gentileza!
Na pandemia foi jogado dinheiro na economia, especialmente a norteamericana. O que ocorreu? Inflação de ativos, as pessoas preferem gastar em ativos do que manter em espécie.
e a economica estava "completamente" ociosa. Indices inflacionarios não costumam olhar pros preços dos ativos. Vide 2008 e 2020, a enxurrada monetária refletiu diretamente nos ativos. Mas pro FED ta tudo bem pq a inflação estava controlada.
CUIDADO, NÃO SE DEIXEM ENGANAR. 1) Inflação é exatamente o aumento da oferta monetária. Aumento de preços é outra coisa, os preços podem subir ou descer por diversos fatores como ele comentou, mas isso em nada invalida o fato de que, ceteris paribus, mais moeda em circulação (inflação) causa aumento de preços (determinados produtos custarão mais moeda). Ele utilizou a falácia do espantalho ao dizer "esse pessoal ai que fala que imprimir dinheiro gera aumento de preços" dando a entender que quem diz isso acredita que somente a oferta monetária dita os preços, o que não é verdade. Foi muito baixo e desleal da parte dele utilizar isso para enganar o público que não tem conhecimento sobre o assunto a aceitar a opinião dele como a correta. 2) Ele mesmo confessou que aumento da oferta monetária (imprimir dinheiro) gera aumento de preços se outras coisas não acontecerem para COMPENSAR ESSE AUMENTO. 3) Ele diz que o aumento de preços não ocorre se ocorrer aumento da produção dos bens, pois existirá mais bens na mesma proporção que existirá mais dinheiro. Mas ao dizer isso teríamos que considerar que a produção DE TODOS OS BENS irá subir proporcionalmente igual ao aumento de oferta monetária e ainda que essa produção de TODOS OS BENS poderá aumentar infinitamente, ignorando, propositalmente para enganar o público não instruído, que O AUMENTO DA PRODUÇÃO DEPENDE DA AÇÃO HUMANA (QUE ELE NÃO PODE PREVER) E QUE OS RECURSOS PARA PRODUÇÃO SÃO FINITOS (NÃO PODEM AUMENTAR PARA SEMPRE E O AUMENTO DE EXTRAÇÃO NÃO É LINEARMENTE PROPORCIONAL AOS CUSTOS DE EXTRAÇÃO). Se o preço de um bem subir mais que outros quem está pagando essa conta será obviamente os que mais consomem esse bem que subiu (alguém sempre paga a conta). 4) Ele propositalmente ignora o fato de COMO ESSE DINHEIRO NOVO É COLOCADO EM CIRCULAÇÃO (por saber que não é simplesmente o governo dividindo-o entre todos os indivíduos proporcionalmente ao que estes possuem). Ele faz isso para que o público não perceba que o aumento de preços não acontece instantaneamente após a criação do novo dinheiro, ou seja, quem cria o dinheiro do nada o gasta com os preços e a quantidade de bens na economia ainda inalterados. Ou seja, quem IMPRIME O DINHEIRO E O GASTA PRIMEIRO SE BENEFICIA AS CUSTAS DOS QUE RECEBEM POR ÚLTIMO E DOS QUE POSSUEM DINHEIRO GUARDADO (aposentados, funcionários, pessoas mais humildes que tem a maior parte do seu dinheiro em suas carteiras e em suas contas bancárias, etc). 5) Mesmo que MAGICAMENTE (se o planejador central que imprime o dinheiro for onisciente) a oferta de bens e serviços aumentasse exatamente na mesma proporção de dinheiro novo criado, esse aumento de oferta LEVA TEMPO PARA OCORRER (montar linha de produção, abrir empresas, montar fábricas, especializar e treinar pessoas, etc) e nesse tempo pessoas seriam prejudicadas pelo aumento de preços e o estado (que gastou o dinheiro antes do aumento) seria beneficiado. 6) É óbvio que um dinheiro novo só vai causar aumento de preços após entrar em circulação, qualquer ser racional consegue entender isso. Ele novamente ataca o espantalho dizendo que o dinheiro tem que entrar em circulação, não é só imprimir. 7) Saiba que seu dinheiro não tem lastro em nada (é só um papel colorido ou dígitos na sua conta bancária), só tem "valor" pois o ESTADO te obriga a realizar transações com ele dentro do seu território. O mesmo que te obriga a usar esse papel colorido é o dono da impressora. Legal né? 8) O dinheiro já foi lastreado em ouro a muito tempo atrás. Pergunte ao economista do vídeo: "o que aconteceu com o preço do ouro com relação a todas as moedas fiduciárias?". Curiosidade: o salário mínimo em 2002 era de 200 reais, você podia comprar 9,28 g de ouro. Hoje o salário mínimo é de 1212 reais (aumentou mais que o IPCA nesse período) e pode comprar apenas 4,19g de ouro, menos da metade que em 2002. Para realizar o mesmo trabalho alguém antes era remunerado com 9,28g de ouro e hoje é remunerado com 4,19g. Você preferiria receber fixo em gramas de ouro ou em reais corrigido pelo IPCA? Por que será que o ouro aumentou tanto? Na verdade não foi o ouro que aumentou, foi o real que perdeu valor. Ao contrário do que esta pessoa do vídeo quer fazer você acreditar, os bens são escassos, não se pode aumentar a produção ad infinitum. Quando se utilizava ouro como moeda (melhor moeda que existiu escolhida naturalmente pelo livre mercado) a inflação do ouro era baixa (algo inferior a 2%), pois para que se "imprimisse ouro" alguém tinha que encontrar uma mina, explorar, etc. Hoje o aumento de ouro também é baixo, pois boa parte do ouro já foi extraído e boa parte do restante é inviável economicamente (custa mais do que vale). A quantidade de ouro então cresceu a uma taxa muito baixa, praticamente nula se comparada com o crescimento da quantidade de moeda fiduciária.
@rafaelcomfsemph respondi o cara errado, foi mal kkkkk. Sobre oq vocÊ comentou, o próprio cara do vídeo diz que causa aumento e que para o aumento não ocorrer outras coisas devem ocorrer para compensá-lo. Só que se essas mesmas coisas acontecessem naturalmente os preços diminuiriam.
Entao imprimir dinheiro nao gera inflação? COnsegue me explicar por que o brasil simplesmente nao imprime 500 trilhoes de reais e paga a divida interna toda? Já que não gera inflação, por que o governo pega dinheiro emprestado, internamente, através de titulos publicos, se ele poderia simplesmente imprimir?
nao vejo que eh ser o esperto, eh simplesmente saber que a teoria aceita tudo, a pratica nao. Paises europeus que tem idh alto e sao de esquerda, possuem uma liberdade economica muito acima do brasil que estah lah pra 130, ditaduras estao em 170 kkkk
Imprimir dinheiro não gera inflação. Imprimir dinheiro é inflação (da base monetária). Aumento de preço é uma consequência da inflação. A Teoria Monetária Moderna é um jeito Faria Lima de socialismo. E como Mises e Hayek mostraram, planejamento central inevitavelmente vai dar errado e vai para o buraco. E ele também esqueceu de citar o quem escolhe imprimir dinheiro: Para os papelzinhos coloridos lastreados em honestidade de político, a impressão sempre vai ser feita de forma a beneficiar os políticos e seus aliados (praxeologia básica) - e esses agentes não tem incentivo de guardar o novo dinheiro, já que a o efeito Cantilon os benefícia.
Então, jogar mais dinheiro na economia não causa inflação pq as pessoas podem não gastar "formar uma poupança pra usufruir no futuro", acontece que uma hora esse futuro chega e no futuro o dinheiro vai ser gasto, oq causará inflação. Então mesmo que não seja imediato, mais dinheiro na economia não causa, mas resulta em inflação, seja no presente, ou no futuro. O mais correto seria dizer que mais dinheiro na economia não causa, mas resulta em inflação. Sobre as outras causas de inflação que o professor falar, não argumentam contra a afirmativa, uma vez que mais dinheiro na economia resulta em inflação, mas até onde eu sei, ninguém afirma que é a única causa, existem outra como as que o professor citou.
1. Sobe se as pessoas pegarem dinheiro impresso e gastarem; 2. Se o equipamento produtivo estiver ocupado, operando em carga máxima e a demanda subir (mesma coisa do 1); 3. Choque de custo, escassez de recursos necessários (Oferta / Demanda) - Mesma coisa do 1. Mas se todos guardassem o dinheiro no bolso, a inflação não subia. Excelente...
Conheço algumas pessoas que receberam o auxílio emergencial do governo anterior e gastaram com churrasco (!!!). Isso não é um caso isolado, uma exceção. Parece que o economista não entende como o cidadão brasileiro lida com o dinheiro. Óbvio que vão gastar, principalmente com o que não precisam.
Pois é, redução da demanda não é uma coisa que aumente a felicidade geral da nação. Mas, infelizmente, é o que vem acontecendo no Brasil, desde 2014, quando o superávit primário acabou, e o dólar saiu de 2 reais para os atuais 5,50 reais. O Banco Central, só nos últimos 2 anos, aumentou a taxa de juros de 2% para 14%. Isso tudo provoca redução da demanda. Queiramos ou não, é assim que controlam a inflação. .
O maior problema da inflação é a incompreensão do fenômeno. As pessoas acham que é bom ter aumento nominal de salário, dado por decreto, pelo governo. E não entendem que os preços do que se consome vão subir acima dos salários. Também não entendem que se houver o descontrole da inflação, o investidor vai se transformar num especulador, procurando apenas oportunidade de alta rentabilidade no mercado financeiro, porque inflação alta significa alta dos juros. Investimento produtivo, que gera empregos, necessita de um ambiente econômico tranquilo, sem sobressalto na taxa de juros. É a tal da previsibilidade para investimentos de longo prazo. Resumindo: ignorância gera inflação e desemprego .
Foi não, cara. A economia tava com bastante produção ociosa, foi choque de custos por conta da pandemia, guerra da Ucrânia e intensificada pela desvalorização do real e aumento da demanda internacional. A reflação que ele falou afeta no curto prazo, é claro, mas há ganho na produtividade, como fomos vendo pelo ano e até agora.
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada.
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. A taxa de juros sobe. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada. A Argentina não seguiu essa receita. Pagou juros abaixo da inflação. Resultado: Inflação historicamente descontrolada, hoje na casa dos 95% ao ano.
Lembrar também que isso é só parte da questão. A desindustrialização brasileira e a completa inexistência de industrialização Argentina são elementos muito mais importantes na nossa inflaçao (e na deles).
@@diegoalvares1 Verdade. Há vários tipos de inflação, com relação a origem. Mas, toda inflação tem a ver com demanda. Basta reduzir a demanda, que os preços desaceleram. Por que não aumentar a oferta? Porque se isso fosse possível, não seria necessário reduzir a demanda. ..HAHAHAHA. ..
Se tem muito dinheiro na praça, o valor do dinheiro é menor e há necessidade de mais dinheiro para consumir porque o preço dos produtos subiu, justamente porque o dinheiro vale menos. Não sou economista, sou um humilde vendedor de pipoca.
Não foi isso que ele falou, a primeira causa é aumento de demanda, e ele falou que pode causar. mas não é automático, há variáveis no meio do processo que podem alterar o resultado.
Verdade. Há vários tipos de inflação, com relação a origem. Mas, toda inflação tem a ver com demanda. Basta reduzir a demanda, que os preços desaceleram. Por que não aumentar a oferta? Porque se isso fosse possível, não seria necessário reduzir a demanda. ..HAHAHAHA. ..
@@c.alexandreoliveira2062 todos amigo, economia não tem partido político, ela simplesmente acontece, com ações e reações, entre tanto, alguém com formação mesmo q com má intenção tem uma chance de acertar e fazer algo de bom, mas alguém sem formação a chance é zero mesmo q com boa intenção, mas talvez a resposta esteja no plano mais simples de todos q é cada um fazer sua parte.
Lógica das redes: 🔸 Economista que dedica a vida a estudar isso ---> comédia; não sabe o que fala; 🔸 Usuário que só fica vendo vídeos e lendo qualquer coisa sem crítica ---> correto; dono do conhecimento;
Eu gosto de ouvir Ele, porém e nítido que a função dele e blindar os governos de esquerda. Simplesmente isso, ele tem uma retórica muito Boa, mas economia e mais complexo. E você está no mesmo pecado dos ancaps, vendo vídeos curtos e tirando conclusões precipitadas.
Amigo Fernando Haddad é mestre em economia é admitiu que não entende nada do assunto que passou sua formação colando de colegas, em resumo titulo academico não significa conhecimento real
@@normal9426 essa idéia de merda já foi refutada desde a crise de 29, perda de tempo tentar ter uma conversa saudável com keynesiano lunático em pleno século 21
@@lnetto1770 O aumento de preço não se trata de inflação, mas sim o conseguência da impressão de dinheiro que aumenta a demanda gerando escassez caso a produtividade não acompanhe a tal impressão. Na prática isso sempre se mostrou tão certo quanto 2+2=4. Quis dizer que ele fala bem, só o conteúdo é ilusão, para quem é militante de esquerda e fan do Haddad não seria diferente. (Ele)
André Roncaglia! Pode ser que sim,pode ser que não! :)) Parabéns professor,alivia um pouco uma boa conversa! Eu tento conversar sobre isso, com minha gente, porém é difícil o debate,tem gente que pensa que Luciano hang ,vai demitir 600 mil pessoas,se o cara tem 20 a 22 mil colaboradores!aí já sabe o que resta é tomar uma cerveja um pouco + gelada ,pra suportar saber o quanto o trabalhador é sucateado!:)
Verdade. Existem amantes de mega empresários fazendo o mesmo tipo de terrorismo para despejar dinheiro público nas Americanas, da mesma forma que clamaram para salvar Odebrecht e afins. O Brasil está repleto de figuras repugnantes e hipócritas mesmo.
Tá, falou, falou, falou e disse q dinheiro gera inflação, mas em alguns casos específicos não gera, e que, no final das contas, nunca ajuda em nada ...
Na verdade, emissão de moeda sempre vai gerar inflação, mas a inflação pode ocorrer em outras situações também, como choque de oferta ou situação de pleno emprego. Mas emitir moeda, gera, SIM, inflação. Essa inflação pode não ser no próprio aumento de preços gerais, mas pode ser no simples fato de impedir a deflação. Se essa moeda criada fosse distribuída igualmente entre todos os cidadão, aí sim teríamos uma situação extremamente justa.
@@Lucas-pk8tw a emissão por si só de dinheiro não gera inflação. O comportamento da atividade econômica diante disso é que pode ou não aumentar inflação, dependendo da quantidade e capacidade produtiva e o poder aquisitivo.
O próprio controle usado pelo banco central através selic gera parte da inflação no Brasil é o pagamento de juros do serviço da dívida interna que introduz mais de 50% do valor do orçamento sem produzir absolutamente nada de mercadorias e serviços
Ao ter a consciência sobre o fato, e sabendo q aquela situação empírica acontece é possível compreender e utilizar a consciência para a melhoria é correção, o alinhamento, aceitação de um mecanismo como solução... ao negar uma nova forma de pensar, só pq não é assim até hj... ex: vc pode dizer q precisa fazer um motor eficiente e colocar todo a questão de como aproveitar o máximo de energia, mesmo sabendo q se existisse algum material q não perca calor, o seu motor seria melhor, não seria importante olhar para essa possibilidade, invés de dizer q isso não é possível? Ele diz q o ambiente vai determinar a inflação... e q ao criar um determinado ambiente a impressão não ira gerar inflação.
Eu fico impressionado com a didática, conhecimento e oratória do andré roncaglia, muito orgulho de viver em um país onde a universidade pública, mesmo demonizada e sucateada consegue produzir um intelectual de tamanho gabarito.
@@pontoancora teu nível de entendimento tá baixo hein? além de começar julgando o cara pela aparência tu tá falando que um dos maiores intelectuais da economia brasileira só fala lero lero, coisa que nem os mais renomados liberais do brasil ousam falar. incrivel como a ignorância absoluta gera a sensação de conhecimento total, como no seu caso.
Incrível um economista falar um ansurdo desses, se fosse assim não existiria pobreza no mundo, seria só imprimir dinheiro. É muita inocência achar que o governo vai imprimir dinheiro para investir na indústria, porque todo mundo sabe que vai imprimir dinheiro para pagar as contas do Estado (salários, cartão corporativo, custos...), no final é só gasto, sem produção, ou seja, inflação. Que absurdo.
@Felipe Sousa Tu realmente assistiu o vídeo? Ele n disse isso, ele disse que não é uma regra geral. Ou seja não necessariamente gera inflação e que depende de outros fatores. Nada em economia é tão simples assim
A exportação do agronegócio aumentou 42% relacionado ao exercício anterior, ótimo!!! o agro produziu pra kraiu!!!! mas ótimo pra quem? eu to pagando 40 reais na carne de 1° :)
Tu quer comer carne que protege Onça Pintada, que dê direitos trabalhistas aos trabalhadores etc… tem q pagar caro msm. (Obs:Não sou contra a essas políticas)
@@yuriramos9937 n é isso fator de alta dos nossos preços. As principais são a oscilação do dólar e externalidades (A demanda da chima por alimentos). São problemas macroeconômicos q temos soluções, mas n temos políticos copetentes para isso, ja faz 1 década.
@@yuriramos9937 Sim queremos (eu não porque quero virar vegetariano), mas a carne além de desmatar ainda mais e os trabalhadores dos frigoríficos serem cada vez pior pagos ainda aumentou o preço desde 2019
Pqq será que esse economista não vai lá pra bolívia comprar um rolo de papel higiênico com 40 milhões de bolívares, lá imprimiram dinheiro, 0 inflação. Confia!
4:54 o termo pleno emprego dos fatores de produção, não considera o contexto de trabalho escravo, mas um alto nível de produção a partir das condições que máximizam a mesma, exemplo: para capital bruto: tecnologia de ponta; para capital humano: capacitação educacional/ profissional mais diluída entre a população, e taxa de desemprego fricional!
@@andersonalves1254 hauahajaua quer mais pobreza e miséria do que na Venezuela, Coreia do Norte, Argentina? Tudo exemplo do que a falta de liberalismo faz com um país. Me diz, se capitalismo e liberalismo causam pobreza, pq sempre temos gente de países socialistas ou com políticas socialistas arriscando suas vidas pra ir para países capitalistas? Alemanha oriental deixou bem claro que socialismo não funciona. Acorda pra vida.
@@pontoancora 1° que a Coreia do Norte a moradia é gratuita. 2° O País da direita como os Estados Unidos aumentou o número de pobreza, morando na rua ( olha o liberalismo aí bombando)sendo que a população negra e Latina está encarcerada, ainda há problemas com racismo. 3° Você viu o Brasil como é que está? 33 milhões passando fome segundo pesquisas da oms? Kkkkkkkkk se é pra rir eu dou gargalhada também.
Isso ai é meio óbvio. Imprimir dinheiro pro governo é o mesmo que um trabalhador ter um cartão de crédito, só vai dar ruim se ele gastar o dinheiro do cartão. O problema que o governo só Imprimi dinheiro pra poder gastar mais dinheiro. A pessoa só pega o cartão pra poder gastar um dinheiro que ela n tem, naquele momento, uma hora isso dá merda, na maioria das pessoas.
Aqui em Brasília - DF os postos de combustíveis aumentam os preços em sincronia... do nada... sem qualquer correção de preço da Petrobrás ou de distribuidoras.
Pena que os caras imprimem pra deixar guardado milhões em apartamentos em Salvador. Como se não desse pra viver uma puta vida de luxo com os supersalários e privilégios hahaha
Verdade. Há vários tipos de inflação, com relação a origem. Mas, toda inflação tem a ver com demanda. Basta reduzir a demanda, que os preços desaceleram. Por que não aumentar a oferta? Porque se isso fosse possível, não seria necessário reduzir a demanda. ..HAHAHAHA. ..
Tive professores muito foda no curso de economia, mas o Andre conseguiu resumir 4ANOS de estudo (óbvio que com muita literatura) de um jeito que qualquer um pode enteder
CUIDADO, NÃO SE DEIXEM ENGANAR. 1) Inflação é exatamente o aumento da oferta monetária. Aumento de preços é outra coisa, os preços podem subir ou descer por diversos fatores como ele comentou, mas isso em nada invalida o fato de que, ceteris paribus, mais moeda em circulação (inflação) causa aumento de preços (determinados produtos custarão mais moeda). Ele utilizou a falácia do espantalho ao dizer "esse pessoal ai que fala que imprimir dinheiro gera aumento de preços" dando a entender que quem diz isso acredita que somente a oferta monetária dita os preços, o que não é verdade. Foi muito baixo e desleal da parte dele utilizar isso para enganar o público que não tem conhecimento sobre o assunto a aceitar a opinião dele como a correta. 2) Ele mesmo confessou que aumento da oferta monetária (imprimir dinheiro) gera aumento de preços se outras coisas não acontecerem para COMPENSAR ESSE AUMENTO. 3) Ele diz que o aumento de preços não ocorre se ocorrer aumento da produção dos bens, pois existirá mais bens na mesma proporção que existirá mais dinheiro. Mas ao dizer isso teríamos que considerar que a produção DE TODOS OS BENS irá subir proporcionalmente igual ao aumento de oferta monetária e ainda que essa produção de TODOS OS BENS poderá aumentar infinitamente, ignorando, propositalmente para enganar o público não instruído, que O AUMENTO DA PRODUÇÃO DEPENDE DA AÇÃO HUMANA (QUE ELE NÃO PODE PREVER) E QUE OS RECURSOS PARA PRODUÇÃO SÃO FINITOS (NÃO PODEM AUMENTAR PARA SEMPRE E O AUMENTO DE EXTRAÇÃO NÃO É LINEARMENTE PROPORCIONAL AOS CUSTOS DE EXTRAÇÃO). Se o preço de um bem subir mais que outros quem está pagando essa conta será obviamente os que mais consomem esse bem que subiu (alguém sempre paga a conta). 4) Ele propositalmente ignora o fato de COMO ESSE DINHEIRO NOVO É COLOCADO EM CIRCULAÇÃO (por saber que não é simplesmente o governo dividindo-o entre todos os indivíduos proporcionalmente ao que estes possuem). Ele faz isso para que o público não perceba que o aumento de preços não acontece instantaneamente após a criação do novo dinheiro, ou seja, quem cria o dinheiro do nada o gasta com os preços e a quantidade de bens na economia ainda inalterados. Ou seja, quem IMPRIME O DINHEIRO E O GASTA PRIMEIRO SE BENEFICIA AS CUSTAS DOS QUE RECEBEM POR ÚLTIMO E DOS QUE POSSUEM DINHEIRO GUARDADO (aposentados, funcionários, pessoas mais humildes que tem a maior parte do seu dinheiro em suas carteiras e em suas contas bancárias, etc). 5) Mesmo que MAGICAMENTE (se o planejador central que imprime o dinheiro for onisciente) a oferta de bens e serviços aumentasse exatamente na mesma proporção de dinheiro novo criado, esse aumento de oferta LEVA TEMPO PARA OCORRER (montar linha de produção, abrir empresas, montar fábricas, especializar e treinar pessoas, etc) e nesse tempo pessoas seriam prejudicadas pelo aumento de preços e o estado (que gastou o dinheiro antes do aumento) seria beneficiado. 6) É óbvio que um dinheiro novo só vai causar aumento de preços após entrar em circulação, qualquer ser racional consegue entender isso. Ele novamente ataca o espantalho dizendo que o dinheiro tem que entrar em circulação, não é só imprimir. 7) Saiba que seu dinheiro não tem lastro em nada (é só um papel colorido ou dígitos na sua conta bancária), só tem "valor" pois o ESTADO te obriga a realizar transações com ele dentro do seu território. O mesmo que te obriga a usar esse papel colorido é o dono da impressora. Legal né? 8) O dinheiro já foi lastreado em ouro a muito tempo atrás. Pergunte ao economista do vídeo: "o que aconteceu com o preço do ouro com relação a todas as moedas fiduciárias?". Curiosidade: o salário mínimo em 2002 era de 200 reais, você podia comprar 9,28 g de ouro. Hoje o salário mínimo é de 1212 reais (aumentou mais que o IPCA nesse período) e pode comprar apenas 4,19g de ouro, menos da metade que em 2002. Para realizar o mesmo trabalho alguém antes era remunerado com 9,28g de ouro e hoje é remunerado com 4,19g. Você preferiria receber fixo em gramas de ouro ou em reais corrigido pelo IPCA? Por que será que o ouro aumentou tanto? Na verdade não foi o ouro que aumentou, foi o real que perdeu valor. Ao contrário do que esta pessoa do vídeo quer fazer você acreditar, os bens são escassos, não se pode aumentar a produção ad infinitum. Quando se utilizava ouro como moeda (melhor moeda que existiu escolhida naturalmente pelo livre mercado) a inflação do ouro era baixa (algo inferior a 2%), pois para que se "imprimisse ouro" alguém tinha que encontrar uma mina, explorar, etc. Hoje o aumento de ouro também é baixo, pois boa parte do ouro já foi extraído e boa parte do restante é inviável economicamente (custa mais do que vale). A quantidade de ouro então cresceu a uma taxa muito baixa, praticamente nula se comparada com o crescimento da quantidade de moeda fiduciária.
Ele está parcialmente certo nesse corte. O problema é ele desconsiderar que cada vez mais o setor público (especialmente o político e judiciário) querem mais regalias, para consegui-las, eles espoliam a população através da elevação dos impostos, sabendo de forma irrefutável que imposto é roubo, tal prática já é condenável por si só. Os grandes empresários não se conformam em ver um bando de desocupados tendo padrões de vida melhores do que os deles e acabam de forma legal a conseguir cobrar mais caro, para suprir os buracos causados pelos impostos abusivos e também para viver melhor do que esses crápulas do setor público, já que estes de fato (os que não tiveram serviços envolvendo o estado) mereciam de fato conquistar tudo isso, por mérito.
@@navegador2322 mas aí que vocês falham, regras não são leis. Existem condições e variáveis a serem analisadas, não é tudo preto no branco de forma reducionistas. Se fosse assim não existiria crise econômica, era só segura as "regras". Fato é que ele embasou os pontos dele e simplificou bastante as explicações. Seria interessante vocês combaterem os pontos dele, caso estejam em discordância, em vez de ficar tentando desqualificar o cara, chamando ele de filósofo quando ele fala sobre economia.
@@user-rv9um5xc3r Microeconomia entra na balança o comportamento individual, logo não é só conta porque os indivíduos não são racionais quando analisados individualmente. Ademais, muitos modelos são utilizados (usando matemática) para explicar os fenômenos, mas sempre a posteriori, a questão da previsibilidade é inalcançável. Ah, e o conceito de micro e macro não é meu, está em qualquer livro de economia com a finalidade de delimitação do escopo da definição.
Minha previsão é que a Inflação vai ser um fenômeno global e intencional para promover a digitalização das moedas, facilitando o controle do governo sobre o capital
@Rafael Silva mas esse fenômeno do barril a preço negativo foi por problema logístico causado pela queda da produção industrial (fica em casa). Os navios estavam a deriva sem que tivesse lugar para estoca-los em terra. Muitas empresas de logística ou "donos desse petróleo" chegaram só cálculo que teriam um prejuízo menor simplesmente oferecendo vender por preços irrisórios do que ter os custos de se manter parado em alto mar.
Ou seja, mesmo que a injeção de dinheiro não cause inflação imediatamente por que o dinheiro não está entrando em 'circulação' em algum momento ele vai entrar e a inflação virá mais tarde ... então sim, injetar dinheiro causará inflação
Mas se no tempo entre a injeção do dinheiro e a vinda inflação, a economia e produção crescer, esse crescimento da economia e da produção vai gerar deflação e vai ficar elas por elas, bem foi isso que entendo da fala do careca da economia
Vai depender do que o governo planejar com esse dinheiro. É a metáfora do tanque de gasolina que ele usou no começo. Um dinheiro injetado na economia pode ou não gerar inflação, é o que ele está dizendo. Aí ele dá mais 4 exemplos de outros fenômenos que também podem gerar inflação.
@@luismeneses6719 sim, também entendo isso dessa forma ... n sei como eles chegaram nesse assunto, mas se for pela possibilidade do nosso atual governo imprimir mais dinheiro então esse argumento dele n se aplica, pois o motivo do nosso atual governo querer imprimir dinheiro n é pra fazer o mercado girar, muito pelo contrario, com as medidas economicas que podemos esperar do atual governo muito provavelmente o mercado irá é desacelerar, oq geraria inflação mesmo sem impressão de mais moeda ... então ao meu ver a impressão de mais moeda aplicada ao Brasil atual só serviria pra fuder tudo de vez
Assistam videos do Renato Amoedo, ele explica que imprimir dinheiro gera sim inflação e o que dá a sensação de aumento [ou nao perca] do poder de compra é justamente o avanço tecnologico, que por sua vez diminui os custos e aumento de produção.
@@polentusmax6100 exatamente. Título chamativo e o cara enrolando 15 minutos pra nao falar nada e a galera cai. Brasileiro médio é analfabeto funcional e nao consegue acompanhar raciocinio nenhum
Não foi o André que inventou isso, não. Acontece toda hora, o banco pega o dinheiro depositado e compra títulos da dívida pública, ou investe no tesouro direto
Independente da causa da inflação, todas são norteadas pelo mesmo princípio: choque de expectativas. Não tem como explicar inflação sem explicar expectativas. Racionais ou adaptativas, elas estão lá, sempre.
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. A taxa de juros sobe. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada. A Argentina não seguiu essa receita. Pagou juros abaixo da inflação. Resultado: Inflação historicamente descontrolada, hoje na casa dos 95% ao ano.
@@joseCOSTA-ki1xt pois e quem está endividado com taxa de juro variável como no crédito para comprar casa é que vai pagar essa conta do aumento da taxa de juros Além disso a subida da taxa de juros resfria o investimento, logo o crescimento económico e pode dar recessão
@@filiperocha1465 A Americanas é uma vítima de duas formas. Vítima de golpistas, estelionatarios que mascaram o balanço para desviar e roubar a empresa. E também é vítima da aceleração dos juros, que fizeram a dívida explodir em menos de 2 anos. Mas, se deixaram a inflação subir, não tem outro jeito.
Cara quem deixa o dinheiro guardado em cofre hoje em dia??? Tá tudo no banco e o banco empresta. Vou deixar meu 10milhies embaixo do colchão pq eu quero ver ele perdendo valor. Esse cara é econômista?
Que foram aplicadas em países comunistas como Coreia do Sul, EUA, Alemanha (antes só na Ocidental), Singapura e principalmente na Suíça que expandiu a base monetária 7 vezes tendo a menor inflação do mundo entre 2010 e 2020
Na verdade não adora não, a ideologia dominante no Brasil é a neoliberal, e isso foi o que destruiu a indústria nacional nos últimos 30 anos, qualquer política desenvolvimentista é vista com mal olhos pela elite, mercado financeiro e grande parte da população
@@rafaelsvidal7222 você fumou oque meu amigo? Nós estamos falando de impressão desenfreada sem parâmetro, o tipo de expansão econômica onde juntamente com a própria economia se imprime mais dinheiro é outras coisa. Sarney, Fernandez e Maduro que o Diga.
@@geraldo152 oque destruiu a economia do Brasil fora a falta de competitividade dentro do globalismo foram todas os governos populistas que tivemos de 88 para cá, inclusive o último.
O dilema na economia brasileira é a mesma em mais de 70 anos: taxar ricos, achatar salários ou emitir moeda... qualquer decisão caso não seja manipulada pelo BC levará ao controle de preços.
@@murilocostarosa Não vi nada no vídeo que refutasse o que eu falei. O ponto do individuo no vídeo foi que a "pessoa pode guardar o dinheiro", e depois argumenta que "não necessariamente esse dinheiro guardado vai virar emprestimo no banco". Porém dinheiro é como qualquer outro produto, se o banco tem muito e ninguém está tomando crédito (que é como o banco ganha dinheiro), a tentencia é banco querer reduzir os juros a fim de fomentar o crédito. Eventualmente vai ocorrer o aumento de preço generalizado.
@@MsDlord uauu, vc acabou de descrever vocês mesmos, caso não saibam, a explicação do roncaglia foi algo extremamente simples na tentativa de esclarecer algo muito mais complexo, ja tem youtuber que explica 100x com mais rigor teórico que ele e que ja o refuta constantemente, inclusive ele correu de debate com um estudante prodígio da usj.
Não e que se você tiver muito de um meio de pagamento gera inflamação, tudo que se tem em abundância vale menos e o que e escasso vale mais isso não deveria nem ser discutido
Percebam que todo o sistema monetário que eventualmente causa as crises econômicas, isso não apenas nos setores mas tbm no rentismo, na especulação do dinheiro tem a sua causa não no cálculo demanda e produção, mas basicamente no sistema que determina o modo de produção e consumo. Nem precisa dizer qual é esse sistema...
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. A taxa de juros sobe. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada. A Argentina não seguiu essa receita. Pagou juros abaixo da inflação. Resultado: Inflação historicamente descontrolada, hoje na casa dos 95% ao ano.
O ponto do Roncanglia é que há raras excepções onde imprimir dinheiro não gera inflação. Se esquecermos dessa exceção à regra, estaremos limitando a nossa análise da economia.
Ele abstraiu o ponto chave: o que leva um banco central a emitir mais moeda? Num cenário hipotetico ideal como ele apresentou se vc emitir moeda não haverá inflação. mas nesse cenário ideal não exitem os problemas que levam os governos a emitir moeda no geral. Logo: Uma coisa não é sinônimo da outra. mas na prática, andam juntas.
Imprimir dinheiro pode não gerar inflação se as várias circunstâncias apontadas pelo convidado forem atentidas, é verdade. Só faltou dizer que na vida real raramente serão, gerando sim inflação. Primeiro, raramente esse dinheiro será destinado a entesouramento, parcela extremamente pequena iria,
Segundo, que a distribuição de dinheiro não é homogênea. Quem tem acesso ao dinheiro na fonte(bancos, governos e mercado financeiro) vai fazer esse dinheiro girar, e parcela extremamente menor irá chegar as mãos da população em geral. Portanto, o povo vai sentir a inflação sem ver o dinheiro extra passar na sua mão, o que vai gerar redução de poder de compra para a maioria.
Terceiro, há de ser tratar todos os tipos de ativos e bens de consumo ao ver inflação, não só itens de necessidade básica. Existe inflação na bolsa de valores, mercado de papeis e muitos outros, que não necessáriamente fazer parte diretamente do dia a dia do povo, mas influenciam a dinâmica do dinheiro.
Não, na verdade é o contrário. Na economia atual é muito difícil imprimir dinheiro e gerar inflação.
@@moneyiscool29 diga isso pra Venezuela, ARGENTINA e para maior parte da África!
Dá um medo desses "economistas" chegarem no Ministério da Fazenda. Vão trazer a hiperinflação de volta.
Você abordou tudo.
É bom q no seu ponto mostra perfeitamente o quanto os bancos e o setor financeiro são verdadeiros demônios dentro da nossa economia.
O encastelamento do dinheiro dentro desse setor deixa toda dinâmica do mercado bagunçada, pouco desses valores vai de fato pra produção, a maior parte sai do BC e volta pra lá sem grande geração de valor
O dinheiro precisa corresponder a riqueza, a produtividade, daquela economia.
Falou tudo. Por isso falo compre Bitcoin e etherium que deflacionario...
Uau
@@wilhamcelulares8632ethereum eu não aconcelharia
Só tenho uma afirmação a fazer..
MINHA HONRA!!!
Entendedores entenderão
Bitcoin entendores entenderão 😊
Misses vendo isso.😅
Tome
Bicho, não concordar com o Roncaglia é direito seu, mas pelo menos faça sua crítica no comentário falando sobre algo que ele não falou no video. Pq de duas e uma, ou a rapaziada nem viu dps dos 3 min, ou temos um grande problema de analfabetismo funcional no chat do À Deriva. Preocupante você questionar algo q foi respondido no video.
this
Melhor comentário.
Nossa mano, eu to de cara do quanto de gente burra nos comentários. O caras não conseguem entender o mínimo, eu não consigo tankar. Em nenhum momento ele disse que imprimir dinheiro não PODE gerar inflação, ele está rebatendo a ideia das pessoas que dizem que imprimir dinheiro gera inflação e tentando explicar que como imprimir dinheiro juntamente com politicas de pleno emprego pode ser uma solução.
Aí vc vai ler os comentários "nossa então pq não imprime dinheiro pra todo mundo e paga as dívidas ?" Mano ???? ONDE QUE ELE DISSE ISSO ???? COM BASE NO QUE ???
E o pior são os liberais espertões que só afirmam que imprimir é ruim mas não mostram ou falam nenhum argumento que rebate o ponto levantado pelo André.
Cê ta doido.... ta muito dificil suportar essa galera burra que acha que entende de tudo
@@luatambau As pessoas querem que economia seja uma ciência exata.
Foda-se 😘
Se imprimir dinheiro não gera inflação, então o Estado não precisa cobrar impostos, basta imprimir dinheiro pra cobrir seus gastos.
Não use lógica com esquerdista! JAMAIS 😂
@@wiltonsp1
Naaaaao
A lógica esquerdista é sim, gerar impostos, de forma exponencial.
Os canhoteiros só não geram mais impostos se tiver próximo da curva de Laffer, que faz com que a arrecadação diminua ao se ultrapassar esse limite. Mas enquanto não passar....eles te f*dem com impostos até vc berrar.
Comentário bizarro!
Assiste o vídeo de novo. Ou volta pro fundamental pra aprender interpretação
O imposto é pra pagar os custo que o estado é obrigado a manter ..
Tipo escola , segurança, saúde.
Quando estado não cobre isso oque tem e pais fraco e subdesenvolvido.
Resumo das causas de inflação dita pelo Professor André Roncaglia neste vídeo: Excesso de demanda (moeda, produtos etc), choque de custo( fenômeno atípico como uma inundação), cíclica (salto de atividade por um curto período de tempo), passado (inflação gregoriana, vira o ano e os preços sobem para ajustar a Inflação do ano anterior) e prospectiva( antecipação da inflação pela compra em massa de um item pelo medo de sofrer pela inflação no futuro).
Verdade. Há vários tipos de inflação, com relação a origem. Mas, toda inflação tem a ver com demanda. Basta reduzir a demanda, que os preços desaceleram. Por que não aumentar a oferta? Porque se isso fosse possível, não seria necessário reduzir a demanda. ..HAHAHAHA. ..
@@joseCOSTA-ki1xt vc sabe que reduzindo a demanda artificialmente estará colocando milhões de pessoas na miséria, certo? Só se reduz a demanda com genocídio, diminuição da massa salarial (desemprego e precarização) ou controle de natalidade (que produz efeitos a longo prazo.
E não é impossível aumentar a oferta, pra isso que existe governo e políticas públicas que garantem a otimização dos custos e o aumento da produtividade.
@@joseCOSTA-ki1xt não necessariamente a demanda irmão, custos de produção estão atrelado a OFERTA, que futuramente afetará a demanda. De certa forma tá certa, mas tudo tem uma causalidade anterior
@@diegofmattos Pois é, redução da demanda não é uma coisa que aumente a felicidade geral da nação. Mas, infelizmente, é o que vem acontecendo no Brasil, desde 2014, quando o superávit primário acabou, e o dólar saiu de 2 reais para os atuais 5,50 reais. O Banco Central, só nos últimos 2 anos, aumentou a taxa de juros de 2% para 14%. Isso tudo provoca redução da demanda, queiramos ou não.
@@diegofmattos Aumento da oferta leva tempo. Enquanto esse tempo não chega, o Banco Central vai reduzindo a demanda. Efeito colateral : mais pobreza no Brasil.
Cara… ele explicou várias formas de inflação pra no final termos a constatação que imprimir dinheiro gera inflação.
É q muitas pessoas pensam que sempre vai causar, mas somente no caso que ele explicou que causaria.
ai cara, tu não entendeu nada.
@@marfilds9957 o caso que explicou se aplica a praticamente todos os casos. Que governo no planeta Terra aplica política de expansão monetária se não for para realizar uma política anticiclica?
O máximo que ele conseguiu fazer é explicar como a impressão de moeda pode criar uma bolha inflacionária.
@@Zerradable tem um video do Paulo Gala falando sobre a impressão de moeda, ele explica melhor quando causa inflação. Depende muito de como vc distribui essa grana. Por exemplo, um investimento bem feito em ciência, não causaria inflação.
Cara, como pode assistir 15 minutos de video, na sua lingua, sem muitos termos tecnicos usados e logo após sair dele sem ter absorvido NADA?
Ele deu voltas e voltas pra dizer que, se tiver mais grana circulando do que produção, gera inflação. kkkkkkk
Exatamente
Sim. Ao contrário da economia de vila sésamo liberal q diz q numa casa com 4 pessoas se dobrar a qtd de dinheiro dobra os preços. Como se ngm poupasse, tivesse ativos, ñ existisse crises
Isso é meio que aquelas perguntas de português com sim ou não, se sim explique o pq
Sim, mas no caso para explicar que o problema não necessariamente é gerar mais dinheiro, pq pode ser simplesmente uma queda na produção por um problema real, ou uma crise artificial, o exemplo do Petróleo é bom pq é sempre atual, essa semana mesma as produtoras já reduziram a produção, e como não tem regulação elas fazem e pronto.
kkk isso mesmo
Seus vídeos foram ótimos!! Sou um de seus espectadores e tenho assistido seus vídeos ultimamente. Gostaria de investir, mas ainda não consigo encontrar o investimento certo para me comprometer. Eu apreciarei qualquer ajuda aqui.
Sim, é verdade, tem-se falado muito em investir ultimamente, mas sou novo e também estou curioso para saber como posso começar. Alguém pode explicar como investir e como começar?
Na minha opinião, investir não é ficar rico, mas sim conquistar independência financeira. Você precisa de um educador financeiro para ajudá-lo a se tornar um investidor profissional. Consegui isso seguindo as instruções da minha educadora financeira (Bridget Root). Até agora não me arrependo.
A informação que você tem é incrível. Você pode compartilhar mais detalhes sobre como entrar em contato com seu consultor financeiro? Como eu disse, estou muito interessado e se encontrar ajuda aqui começo.
Telegram
BridgetLuellaRoot
O crescimento econômico pelo contrário, não gera inflamação, gera deflação, pois aumenta a oferta de produtos e o preço tende a cair.
Mas temos que considerar a variável consumo, amigo. A equação do PIB sob a ótica da demanda é Y = C + I + G + (X - M). Se a váriável C (consumo) aumentar bastante, tem crescimento da demanda agregada, oferta agregada não aumentando junto com a demanda gera inflação. Pelo consumo fazer parte do PIB, a economia cresce, mas tem aumento da inflação junto. Isso ocorre devido ao tempo de resposta da oferta em relação a demanda.
Crescimento e desenvolvimento econômico é importante sim! Inclusive, é a minha área de pesquisa, mas precisamos olhar para todos os lados e todas as variáveis.
Bem compreensível. O problema é que geralmente a impressão de dinheiro não está atrelada ao aumento de produção, pelo menos nesses países da américa latina.
Esse cara não tem credibilidade alguma. Ele vive de uma teoria furada que morreu nos anos 1970 e que só gente muito tapada do terceiro mundo ainda repercute.
Em nenhum lugar isso acontece, é mais fácil um gato por um ovo, veja, é mais fácil gastar ou produzir?
@@Jefferson-gq5kq Meu irmão, se você gasta, logo alguém tem que produzir para cobrir esse seu gasto adicional. Abs
@@MatheusRRO não acontece isso, pra comprar é dois minutos, pra produzir demanda muito mais tempo, é muito mais complexo, por isso aumenta o preço, mais pessoas comprando com o mesmo número de produto.
Ele é desenvolvimentista. Mt claro isso.
O entrevistador afirmou que não é mais moeda que faz inflação, mas o gasto acima da capacidade produtiva. Que se as pessoas guardassem a moeda, não haveria inflação e citou o fenômeno do entesouramento: pessoas que optam por guardar.
O problema desse fenômeno é que quando uma pessoa gasta essa pessoa gera inflação. Quando ela gera inflação a moeda perde valor. Quando a moeda perde valor, torna-se mais vantajoso gastá-la imediatamente do que no futuro, logo guardar é prejudicial.
A única forma desse fenômeno acontecer na prática é se 100% das pessoas guardassem, o que é utópico. Ele citou um fenômeno que não tem a mínima chance de acontecer na prática.
Mas eu acho que considerando a produção do Brasil e a exportação nos não teríamos oferta pra suportar o aumento de notas circulantes, pelomenos se a exportação prevalecer da forma que está.... EU ACHO!
Perfeito, Arthur. É isso mesmo. Sem falar que ele erra miseravelmente ao colocar a culpa no gasto, que é tão somente consequência da injeção da moeda na economia. Ou seja, a causa raiz, de fato, é a impressão e injeção desse dinheiro; o gasto generalizado e a inflação são consequências.
@@dayvesonmendesisso é o que querem que você acredite
Não cara. Numa sociedade em que as pessoas ganham o suficiente pra viver, a poupança acontece naturalmente. Agora onde todo mundo vive da mão pra boca, se entrar mais dinheiro será gasto. Durante a vigência do keynesianismo, entre 1949 e 1970, havia duas maneiras de controlar a inflação. Ou o controle de preços, a opção dos EUA; ou o controle de salários, a opção da Europa. O resultado é que nos EUA houve um aumento da poupança maior que na Europa. Dá o que pensar.
Verdade, eu era a inflação
É o que acontece agora, a inflação dos alimentos lá nas nuvens e a inflação oficial está caindo. Vc acaba gastando quase tudo em alimentos e não faz mais nada.
Vc sabe como se mede a inflaçã0 ao menos? Vamos estudar antes de defec4r pelos dedos
Esse.inflacao oficial eh uma piada, MT produtos claramente sofreram 300% de inflação...
Então, eu pagava 20 no frango, agora está 13
@@murilocl Passa o endereço desse frango para a galera comer frango.
Isso não é inflação, amigo.
A inflação não é o aumento de preços. O aumento de preços é um efeito da inflação, que é a expansão monetária artificial. Os outros fenômenos que ele referiu não são inflação.
E você está categoricamente errado.
O que pra um ser humano comum é oferta e demanda, pra esse jumento é inflação e deflação.
inflação é aumento de preços, e pode ser causado por todos esses exemplos citados. Expansão da base monetária é só expansão da base monetária mesmo, que pode ou não ocasionar numa inflação. Para de ler mises garoto!
a capacidade do brasileiro medio de refutar professor mestrado de economia em um comentario do youtube eh uma ciencia que nao tem como explicar
@@jefersonjuniomenchik4874 hur dur deixa eu invocar título acadêmico pra invalidar um argumento. Se tu quer título acadêmico, o Renato Amoedo possui doutorado e defende a mesma coisa, expansão da base monetária gera inflação.
Gera nada de inflação, sou a favor de imprimir um bilhão para cada brasileiro todos seremos ricos e o lastro da moeda passa a ser o real e não o dólar , pronto resolvido o problema do Brasil
Como falar que não entendeu o que assistiu sem falar que não entendeu o que assistiu.
Kkk
Imagina toda sua vizinhança com 1 bilhão de reais querendo comprar sua casa, vc venderia por 200 mil ou um preço bem superior? Pois é, aplique isso pra todas as coisas que a gente precisa e vc vai ter a resposta do porquê disso ser uma péssima ideia 😂
Se todo mundo ficar com o dinheiro guardado não gera inflação,
por que o que gera inflação é o gasto.
Os EUA literalmente imprimem bilhões do nada para construir sua base industrial militar kkkkkkk
O problema é o conflito de definições.
Ele buscou fazer várias analogias que não mudam fato de que
1) Imprimir dinheiro é condição necessária para o aumento generalizado e persistente de preços. Nenhuma das outras 3 condições é suficiente para explicar porque o real perdeu mais de 90% do poder de compra desde seu lançamento.
2) Inflação é a perda do poder de compra do dinheiro. É, como dizia Friedman, um fenômeno monetário, uma.patologia da moeda.
3) Inflação pode ser visto como o custo do emissor da moeda (senhoriagem).
Infelizmente, vivemos na era do intervencionismo. E a maioria dos economistas trabalham para justificá-lo a todo custo.
Excelente! Você usou as palavras que eu não encontrei pra esses argumentos absurdos.
Este é um sistema de (rou
bo) e (esc
+ raviz +
ação) da humanidade.
Desculpa Roncaglia, eu assisti esse vídeo com uma boa dose de sal e dentre várias ressalvas que eu tenho a fazer nesse vídeo, a que me fez fazer esse comentário foi a respeito do que você falou sobre o evento global de poucos anos atrás (UA-cam não me deixa dizer). O preço dos eletrônicos não subiu porque o consumidor final começou a comprar muito, foi um conjunto de fatores que coincidentemente aconteceram na mesma época. O principal foi a escassez severa de semicondutores devido ao fechamento das fábricas na época, lembrando que os semicondutores são utilizados em praticamente todos os produtos eletrônicos, incluindo até mesmo automóveis. Outro importante fator foi a grande valorização das criptomoedas , que viabilizou o investimento pesado de pessoas e até empresas em mineração desta, utilizando justamente eletrônicos para processar as transações criptografadas. Esse é um assunto muito extenso então vou me ater a dizer que essas pessoas/empresas compravam muitos eletrônicos (como placas de vídeo e até celulares) para minerar e isso fazia com que o efeito oferta e demanda agisse, aumentando ainda mais o preço final, se não por consequência, por decisão arbitrária como foi o caso da Nvidia. Por fim, esse foi um dos seus argumentos que eu achei muito raso, na tentativa de provar seu ponto mas se eu fosse listar cada um esse comentário ficaria ainda maior. Um abraço!
esse é o mal de professores universitários (de estaduais e federais, que em geral nunca trabalharam fora do mundo acadêmico).. tirando eventos extremos, imprimir dinheiro aumenta inflação sim, ou vcs acham mesmo que o brasileiro, sem um pingo de educação financeira, vai guardar/investir alguma coisa?
Esse eh o mal do brasileiro.. assistiu uns vídeos de UA-cam e já acha q sabe muito mais q os professores .. .baseado em .. nada..
Talvez o mal mesmo seja analfabetos funcionais como vc com acesso a internet.
Acho que nem em eventos extremos há essa poupança. Na pandemia liberaram os saques emergenciais de 500, 1000 reais. TODO mundo gastou esse dinheiro e, inclusive, esse era o objetivo do governo, para que a economia reaquecesse em frente à quarentena das pessoas
Ele não disse que não gera, apenas que não é o único fenômeno capaz de gerar, sua anta kkkk
O título do vídeo não ajuda. Ele não tá falando que emitir moeda não causa inflação, mas sim que essa não é a única causa de uma inflação, simplesmente isso.
por um momento achei que fosse Click bait o titulo do vídeo, mas aos 2:45 vi o motivo... que faz muito sentido e que eu já sabia por ser um estudante em economia.
Ou seja, considerando nosso país, nossa população, considerando o atual quadro de pobreza, miséria; disponibilizar mais dinheiro para a população brasileira, sem que haja um equilíbrio na geração de riqueza do nosso país, gera inflação.
Imprimir dinheiro, de forma irresponsável, gerará inflação.
👍
Vc queria dizer distribuição de riqueza... 😂 essa galera doutrinada por essas Merdas de Instituto Mises é triste
😂😂😂😂😂 qual a parte que ele disse que algumas situações não geram inflação amigo .
15 minutos pra dizer que “sim”. Único detalhe que ele adicionou é que o efeito não é imediato, só quando o dinheiro impresso for gasto….mas eu só perguntei se causa ou não, e não se seria imediato kkkk
N, vc entendeu errado. N é vdd q o efeito n seja apenas imediato, ele n é NECESSÁRIO. A depender das circunstâncias, n ocorre inflação, MSM COM A IMPRESSÃO DE MOEDA.
@@fabionascimento1273 isso tudo é um oximoro porque a definição correta e histórica inflação é impressão de dinheiro / aumento da base monetária. Hoje em dia se usa como “aumento de preço” mas aumento de preço é aumento de preço, pode ser causado por inflação ou por situações de mudança de padrão de consumo ou produção etc.
É possível que a inflação da base monetária tenha efeito nulo nos preços mesmo com um horizonte de tempo infinito? Não. O motivo mais óbvio é que a impressão do dinheiro muda o preço do dinheiro pra um grupo de pessoas situadas em um espaço e momento no tempo, e isso é razão suficiente pra você deduzir o resto
"Economia alinhado a esquerda" é só outra palavra pra malabarismo freestyle
Muito interessante a forma como ele dá uma volta enorme para apresentar conceitos interessantes que só demonstram que a expansão da base monetária é causa raiz para aumento da inflação.
Além disso, faltou ele explicar que a inflação, em última instância, virá transferência de renda da população para o governo (peso morto da economia) e que seu impacto é muito maior nos mais pobres que nos mais ricos. Assim sendo, inflação age no nível de concentração de renda. Ainda mais, a própria inflação também satura a capacidade de arrecadação do próprio governo.
Exato. Em 4:43 ele resume tudo.
O governo é um peso morto em que sentido amigo , quando eu tiver precisando da polícia eu ligo pra quem pro Batman ou Superman hein me diga aí o estado nem interferência demais nem estado de menos estado eficiente
@@MauricioNogueira363 se você estudar economia básica (ou tiver a disposição de assistir um vídeo de míseros 10 minutos no youtube) vai entender.
Não defendo não haver governo, pelo contrário. Fique tranquilo com isso. Mas isso não quer dizer que ignoro o lado (extremamente) negativo na vida de TODOS com um governo inchado, ineficiente e ávido por cada vez mais impostos.
Sabe quem mais sabe disso? O próprio entrevistado. E porque ele esconde? Só posso inferir que seja por má fé.
@@RubensDourado compra uma ilha e viva sua própria anarquia meu caro depois me conta se isso deu certo kkkkkkkk
Toda vez que a Argentina imprime dinheiro cada vez mais pessoas procuram dólar para se proteger dessa insanidade.
exatamente. Pois essa é a causa real da inflação.
Esse cara do vídeo faz uma ginástica mental danada pra culpar quem não tem culpa pela inflação.
Sobre a dólarização da economia argentina, fruto de planos megalomaníacos de um economista liberal, cê não fala né?
Foi por causa de um "ortodoxo" que tudo isso começou.
As pessoas procuram o dólar. Fato! Mas a questão não foi imprimir dinheiro, foi não produzir para tal
@@nussfury mentira, pq o estado imprimi dinheiro?
@unknow crise Venezuelana é restrição externa, não impressão monetária.
País que foi expulso do sistema Swift, sofreu 3 mil sansões, e teve seu ouro congelado, junto da queda do preço do petróleo, foi tudo orquestrado pelos Estados Unidos para causar um desastre ao bolivarianismo que é nada mais que um anti imperialismo, porque após Hugo chaves toda indústria petroleira foi nacionalizada, porque antes a indústria era dos estados unidos, mas ninguém vai te contar sobre a real causa inflacionária Venezuelana.
Procura na internet sobre
Sensacional, pegou um tema complexo e destrinchou sem juízo de valor. Didático e informativo.
Mas no final dinheiro gera inflação.
E põe a culpa no mercado.
@@alanvinicius9348 esse cara é um dos motivos de ser fácil passar no vestibular, olha as pessoas q a gente compete kkk 😂
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. A taxa de juros sobe. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada. A Argentina não seguiu essa receita. Pagou juros abaixo da inflação. Resultado: Inflação historicamente descontrolada, hoje na casa dos 95% ao ano.
@@marcelus5665 mercado é uma pessoa?
Claro q todas as vezes que fizeram isso, a inflação subiu e sempre só subiu, deveria ter perguntado a ele pq a prática desmente essa teoria.
No minuto 3:41 ele apresenta exemplo de situações reais do que ele está explicando. Aí vc pega, ignora esses exemplos e diz a realidade é contrária ao que ele diz.👍
@@gilsonlinhares1393 não deu exemplo nenhum, somente divagou sobre hipóteses de que se as pessoas fosse assim ou assado seria diferente, na vdd só confirmou, que inflação que não seja expansão monetária é nantural, ou seja o mercado regulou o preço, fora isso a expansão monetária gera inflação. Ele não tem a menor ideia do que está dizendo.
Não seria porque a nossa capacidade de produção é menor que a capacidade de gastos e poder de compra da população já que estamos num amplo processo de desindustrialização que gera redução de produção.
O cara não assistiu o vídeo neh ..ou eh um analfabeto funcional.
Esse Professor é sensacional. Ele explica fenômenos muito complexos da maneira mais simples possível.
Talvez ele faça vários subterfúgios de coisas simples, chegando a uma conclusão bem nebulosa, caso se fosse feita de forma realmente simples, não chegaríamos ao que ele falou.
Não cai nessa não amigo, tudo que ele falou é uma grande mentira. Ele começa falando 2 argumentos que contrariam a tese dele, depois fala 4 supostos exemplos do q seria a inflação no ponto de vista dele, e em último lugar refuta a premissa básica apenas dizendo que imprimir dinheiro não gera inflação 'porque não' e pronto. Quem tem um pouco mais de idade sabe que o que ele falou é uma mentira pq viveu na prática e viu esse plano dando errado 'ao vivo'.
@@UhesleiFagundes puts matou a pal. Agora esse geração mais nova vai ver oq é inflação de verdade na pele.
@@UhesleiFagundes Você tem problemas com interpretação de textos, pra não chamar de analfabeto funcional
Simplifica bem tipo o Diabo? Kkkkk
Resumo: imprimir dinheiro gera inflação. Nem todo aumento de inflação é causado pela impressão de dinheiro. Explicou direitinho.
putz, entendeu nada hein amigo
@@rivelinoj Desculpa, explica aí.
ele explicou que a impressão do dinheiro por si só não gera inflação. existem fatores depois da impressão que se e somente se acontecerem, vão fazê-lo. se você precisa de outras ações pra ocorrência de um fenômeno, o mesmo não pode ser atribuido ao fator original.
Quando um amigo acha que entendeu e te explica errado:
a impressão de dinheiro c/ gasto sem correspondencia no aumento dos produtos e serviços disponiveis é que aumenta a inflação...
Tudo q ele falou está certo, porém ele esqueceu (ou só não tratou por não considerar relevante) do principal fator inflacionário do Brasil: o Estado quer se financiar e terceirizar o “custo”. Na história brasileira, inclusive no milagre econômico, o governo se financiava através da emissão monetária (além do crédito, claro). Isso porque o custo político de um imposto para aumentar o orçamento, é muito maior do que o custo de emissão monetária. Atualmente esse cenário é inviável, já que o Banco Central está “desvinculado” do governo sendo independente. Porém, até alguns anos atrás “Imprimir dinheiro” gerava inflação sim, porque isso estava diretamente relacionado a uma questão POLÍTICA e não ECONÔMICA. Em linhas gerais: quando a canetada do Estado é o que direciona a emissão monetária, pode se esperar inflação, pois se trata de um critério político. Quando a emissão parte do critério econômico, não necessariamente gera inflação.
Roncaglia monstro! ele é de outro mundo... até parece o Alien do filme Prometheus hehe
Parabéns!!!
Esse vídeo é a prova de que uma boa oratória mascara qualquer argumento merda, o cara fala com um rosto sério que o malabarismo keynesiano é completamente baseado na fé de que toda a população vai guardar o dinheiro na conta, sem render, só pelo puro prazer de ver um número grande.
pra voce qual escritor esta certo então?
Poderia expôr seu contraponto? Gostaria de saber o que ele falou de errado.
@@EloyPinheiro Exatamente esse ponto.
Ele diz "consideram que as pessoas podem ou gastar esse dinheiro ou emprestar para as outras, mas elas podem só guardar".
Eu não sei se ele só se expressou mal, mas isso foi uma bizarrice.
Sim, ou você gasta ou você empresta. No caso, ou você consome ou você aplica seu dinheiro com alguma instituição bancária (empresta).
A outra opção é fugir do banco em 2023 e guardar dinheiro na caixa de sapato??
Aqui ainda? Com o governo pagando 15% a.a. para quem emprestar dinheiro para ele?
Ele está certo em um ponto.
Expansão monetária não é o único jeito de causar inflação, existem outros fatores que impactam nos preços e esses fatores tem forças diferentes em moedas e mercados diferentes. Até aí tudo certo. Problema é mentir sobre o impacto da "impressão de dinheiro"...
@@user-rv9um5xc3r a única forma do argumento dele dar certo eh se o banco imprimir e guardar na cueca pra sempre
Quanto tem intankável numa frase, geralmente tem um argumento merda antes. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Em resumo: Imprimir dinheiro gera inflação e quanto menos recursos financeiros uma pessoa tem, mais ela sofre com este efeito. Portanto, ignorar ou subestimar as causas e os efeitos inflacionários proporcionalmente afetará mais quem tem menos recursos.
Agradeço por mais uma aula Professor Roncaglia!!! Agradeço a sensibilidade e curadoria do À Deriva, cada dia melhor Petri e Equipe, gratidãaaooo!!!! 🤩🙌🇧🇷
Aula não, comício. Você continua ignorante.
Acreditou? Estude Venezuela, Argentina e outros países com inflação alta.
@@sinceridadegratis agradeço a indicação! Eua imprimiram dinheiro após a crise mundial que criaram lá em 2008 ?
@@antonio_universenergy sim, mas o mundo inteiro compra dólar. Qual país compra real?
@@sinceridadegratis faz sentido. Economia sugere uma infinidade de fatores, né? E esses fatores mudam conforme o país, características, circunstâncias e oscilações ao longo do tempo... O ato de imprimir dinheiro, isolado do cenário completo, é aumentar a oferta do mesmo, pressupondo decréscimo de seu valor de face e respectiva inflação de preços. Mas creio que não dá para isolarmos uma medida do escopo inteiro, como se estivesse flutuando no vácuo. A moeda mais barata pode aumentar exportações e ampliar reservas em dólar, por exemplo. Agradeço a gentileza!
Na pandemia foi jogado dinheiro na economia, especialmente a norteamericana. O que ocorreu? Inflação de ativos, as pessoas preferem gastar em ativos do que manter em espécie.
e a economica estava "completamente" ociosa. Indices inflacionarios não costumam olhar pros preços dos ativos. Vide 2008 e 2020, a enxurrada monetária refletiu diretamente nos ativos. Mas pro FED ta tudo bem pq a inflação estava controlada.
CUIDADO, NÃO SE DEIXEM ENGANAR.
1) Inflação é exatamente o aumento da oferta monetária. Aumento de preços é outra coisa, os preços podem subir ou descer por diversos fatores como ele comentou, mas isso em nada invalida o fato de que, ceteris paribus, mais moeda em circulação (inflação) causa aumento de preços (determinados produtos custarão mais moeda). Ele utilizou a falácia do espantalho ao dizer "esse pessoal ai que fala que imprimir dinheiro gera aumento de preços" dando a entender que quem diz isso acredita que somente a oferta monetária dita os preços, o que não é verdade. Foi muito baixo e desleal da parte dele utilizar isso para enganar o público que não tem conhecimento sobre o assunto a aceitar a opinião dele como a correta.
2) Ele mesmo confessou que aumento da oferta monetária (imprimir dinheiro) gera aumento de preços se outras coisas não acontecerem para COMPENSAR ESSE AUMENTO.
3) Ele diz que o aumento de preços não ocorre se ocorrer aumento da produção dos bens, pois existirá mais bens na mesma proporção que existirá mais dinheiro. Mas ao dizer isso teríamos que considerar que a produção DE TODOS OS BENS irá subir proporcionalmente igual ao aumento de oferta monetária e ainda que essa produção de TODOS OS BENS poderá aumentar infinitamente, ignorando, propositalmente para enganar o público não instruído, que O AUMENTO DA PRODUÇÃO DEPENDE DA AÇÃO HUMANA (QUE ELE NÃO PODE PREVER) E QUE OS RECURSOS PARA PRODUÇÃO SÃO FINITOS (NÃO PODEM AUMENTAR PARA SEMPRE E O AUMENTO DE EXTRAÇÃO NÃO É LINEARMENTE PROPORCIONAL AOS CUSTOS DE EXTRAÇÃO). Se o preço de um bem subir mais que outros quem está pagando essa conta será obviamente os que mais consomem esse bem que subiu (alguém sempre paga a conta).
4) Ele propositalmente ignora o fato de COMO ESSE DINHEIRO NOVO É COLOCADO EM CIRCULAÇÃO (por saber que não é simplesmente o governo dividindo-o entre todos os indivíduos proporcionalmente ao que estes possuem). Ele faz isso para que o público não perceba que o aumento de preços não acontece instantaneamente após a criação do novo dinheiro, ou seja, quem cria o dinheiro do nada o gasta com os preços e a quantidade de bens na economia ainda inalterados. Ou seja, quem IMPRIME O DINHEIRO E O GASTA PRIMEIRO SE BENEFICIA AS CUSTAS DOS QUE RECEBEM POR ÚLTIMO E DOS QUE POSSUEM DINHEIRO GUARDADO (aposentados, funcionários, pessoas mais humildes que tem a maior parte do seu dinheiro em suas carteiras e em suas contas bancárias, etc).
5) Mesmo que MAGICAMENTE (se o planejador central que imprime o dinheiro for onisciente) a oferta de bens e serviços aumentasse exatamente na mesma proporção de dinheiro novo criado, esse aumento de oferta LEVA TEMPO PARA OCORRER (montar linha de produção, abrir empresas, montar fábricas, especializar e treinar pessoas, etc) e nesse tempo pessoas seriam prejudicadas pelo aumento de preços e o estado (que gastou o dinheiro antes do aumento) seria beneficiado.
6) É óbvio que um dinheiro novo só vai causar aumento de preços após entrar em circulação, qualquer ser racional consegue entender isso. Ele novamente ataca o espantalho dizendo que o dinheiro tem que entrar em circulação, não é só imprimir.
7) Saiba que seu dinheiro não tem lastro em nada (é só um papel colorido ou dígitos na sua conta bancária), só tem "valor" pois o ESTADO te obriga a realizar transações com ele dentro do seu território. O mesmo que te obriga a usar esse papel colorido é o dono da impressora. Legal né?
8) O dinheiro já foi lastreado em ouro a muito tempo atrás. Pergunte ao economista do vídeo: "o que aconteceu com o preço do ouro com relação a todas as moedas fiduciárias?".
Curiosidade: o salário mínimo em 2002 era de 200 reais, você podia comprar 9,28 g de ouro. Hoje o salário mínimo é de 1212 reais (aumentou mais que o IPCA nesse período) e pode comprar apenas 4,19g de ouro, menos da metade que em 2002. Para realizar o mesmo trabalho alguém antes era remunerado com 9,28g de ouro e hoje é remunerado com 4,19g. Você preferiria receber fixo em gramas de ouro ou em reais corrigido pelo IPCA? Por que será que o ouro aumentou tanto? Na verdade não foi o ouro que aumentou, foi o real que perdeu valor.
Ao contrário do que esta pessoa do vídeo quer fazer você acreditar, os bens são escassos, não se pode aumentar a produção ad infinitum. Quando se utilizava ouro como moeda (melhor moeda que existiu escolhida naturalmente pelo livre mercado) a inflação do ouro era baixa (algo inferior a 2%), pois para que se "imprimisse ouro" alguém tinha que encontrar uma mina, explorar, etc. Hoje o aumento de ouro também é baixo, pois boa parte do ouro já foi extraído e boa parte do restante é inviável economicamente (custa mais do que vale). A quantidade de ouro então cresceu a uma taxa muito baixa, praticamente nula se comparada com o crescimento da quantidade de moeda fiduciária.
Uma pequena ilha de sensatez em meio a um oceano de bostejamento que foi o que esse caboclo do vídeo falou e os comentários...
o mano simplesmente disse "🤓"
Falou falou falou e só falou bosta em, volta pra faculdade
@rafaelcomfsemph respondi o cara errado, foi mal kkkkk.
Sobre oq vocÊ comentou, o próprio cara do vídeo diz que causa aumento e que para o aumento não ocorrer outras coisas devem ocorrer para compensá-lo. Só que se essas mesmas coisas acontecessem naturalmente os preços diminuiriam.
@@celsomatheus5958 Pelo seu comentário conseguimos ver qual a capacidade do intelecto de um keynesiano.
Resumindo, a causa principal é o aumento da base monetária e é o estado que manipula os preços !
Os liberais se sentindo muito espertos comentando sobre a Argentina, realmente Jênios
Acredito q não entendeu a fala. No final realmente teve inflação
Entao imprimir dinheiro nao gera inflação?
COnsegue me explicar por que o brasil simplesmente nao imprime 500 trilhoes de reais e paga a divida interna toda?
Já que não gera inflação, por que o governo pega dinheiro emprestado, internamente, através de titulos publicos, se ele poderia simplesmente imprimir?
Ele também é um liberal, meu amigo. Liberal de esquerda! Ele defende o Estado Liberal Moderno.
nao vejo que eh ser o esperto, eh simplesmente saber que a teoria aceita tudo, a pratica nao. Paises europeus que tem idh alto e sao de esquerda, possuem uma liberdade economica muito acima do brasil que estah lah pra 130, ditaduras estao em 170 kkkk
@@matheusxavier8689 Nao mano, ele é Keynisiano... Nada a ver com liberalóide... o Keynes até refuta o liberalismo!
Imprimir dinheiro não gera inflação.
Imprimir dinheiro é inflação (da base monetária).
Aumento de preço é uma consequência da inflação.
A Teoria Monetária Moderna é um jeito Faria Lima de socialismo. E como Mises e Hayek mostraram, planejamento central inevitavelmente vai dar errado e vai para o buraco.
E ele também esqueceu de citar o quem escolhe imprimir dinheiro: Para os papelzinhos coloridos lastreados em honestidade de político, a impressão sempre vai ser feita de forma a beneficiar os políticos e seus aliados (praxeologia básica) - e esses agentes não tem incentivo de guardar o novo dinheiro, já que a o efeito Cantilon os benefícia.
Ele não disse que não gera, apenas que não é o único fenômeno capaz de gerar
Dinheiro não é manga.
@@juliobenini1520 Sim, manga é uma fruta.
@@rothbardfreedomexato, quando vc come muita manga, vc fica satisfeito, porem o sistema produtivo nunca se sacia com credito, enquanto houver demanda.
Então, jogar mais dinheiro na economia não causa inflação pq as pessoas podem não gastar "formar uma poupança pra usufruir no futuro", acontece que uma hora esse futuro chega e no futuro o dinheiro vai ser gasto, oq causará inflação. Então mesmo que não seja imediato, mais dinheiro na economia não causa, mas resulta em inflação, seja no presente, ou no futuro. O mais correto seria dizer que mais dinheiro na economia não causa, mas resulta em inflação. Sobre as outras causas de inflação que o professor falar, não argumentam contra a afirmativa, uma vez que mais dinheiro na economia resulta em inflação, mas até onde eu sei, ninguém afirma que é a única causa, existem outra como as que o professor citou.
1. Sobe se as pessoas pegarem dinheiro impresso e gastarem;
2. Se o equipamento produtivo estiver ocupado, operando em carga máxima e a demanda subir (mesma coisa do 1);
3. Choque de custo, escassez de recursos necessários (Oferta / Demanda) - Mesma coisa do 1.
Mas se todos guardassem o dinheiro no bolso, a inflação não subia.
Excelente...
Conheço algumas pessoas que receberam o auxílio emergencial do governo anterior e gastaram com churrasco (!!!). Isso não é um caso isolado, uma exceção. Parece que o economista não entende como o cidadão brasileiro lida com o dinheiro. Óbvio que vão gastar, principalmente com o que não precisam.
Pois é, redução da demanda não é uma coisa que aumente a felicidade geral da nação. Mas, infelizmente, é o que vem acontecendo no Brasil, desde 2014, quando o superávit primário acabou, e o dólar saiu de 2 reais para os atuais 5,50 reais. O Banco Central, só nos últimos 2 anos, aumentou a taxa de juros de 2% para 14%. Isso tudo provoca redução da demanda. Queiramos ou não, é assim que controlam a inflação. .
E o povo endividado é que vai pagar a conta ou já não vai poder comprar nada a crédito
O maior problema da inflação é a incompreensão do fenômeno. As pessoas acham que é bom ter aumento nominal de salário, dado por decreto, pelo governo. E não entendem que os preços do que se consome vão subir acima dos salários. Também não entendem que se houver o descontrole da inflação, o investidor vai se transformar num especulador, procurando apenas oportunidade de alta rentabilidade no mercado financeiro, porque inflação alta significa alta dos juros. Investimento produtivo, que gera empregos, necessita de um ambiente econômico tranquilo, sem sobressalto na taxa de juros. É a tal da previsibilidade para investimentos de longo prazo. Resumindo: ignorância gera inflação e desemprego .
Foi exatamente o que aconteceu com o auxílio da pandemia, bateu o nível de produção no ano seguinte.
Ou seja, houve inflação. Fim.
Foi não, cara. A economia tava com bastante produção ociosa, foi choque de custos por conta da pandemia, guerra da Ucrânia e intensificada pela desvalorização do real e aumento da demanda internacional. A reflação que ele falou afeta no curto prazo, é claro, mas há ganho na produtividade, como fomos vendo pelo ano e até agora.
Resumindo se vc não é os Estados Unidos, não imprima dinheiro, você vai quebrar.
Aham espertão, vai procurar sobre a impressão de dinheiro da China então, e me explica pq a China só cresce e os EUA que estão cada vez mais na merda.
Errado. Ele falou imprimir dinheiro não é o fator mais grave e provavelmente determinante para gerar inflação.
Certo. Imprimir dólares é muito diferente de imprimir reais.
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada.
@@joseCOSTA-ki1xt entao voce admite que imprimir nao gera inflacao?
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. A taxa de juros sobe. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada. A Argentina não seguiu essa receita. Pagou juros abaixo da inflação. Resultado: Inflação historicamente descontrolada, hoje na casa dos 95% ao ano.
Lembrar também que isso é só parte da questão. A desindustrialização brasileira e a completa inexistência de industrialização Argentina são elementos muito mais importantes na nossa inflaçao (e na deles).
Mas no caso da inflação brasileira e Argentina não tem a ver com demanda.
@@diegoalvares1 Toda inflação tem a ver com demanda. O preço sobe porque o produto vai faltar, caso continue com o mesmo preço.
@@joseCOSTA-ki1xt o próprio professor fala no vídeo que existe várias formas de inflação, chique de custos é uma delas.
@@diegoalvares1 Verdade. Há vários tipos de inflação, com relação a origem. Mas, toda inflação tem a ver com demanda. Basta reduzir a demanda, que os preços desaceleram. Por que não aumentar a oferta? Porque se isso fosse possível, não seria necessário reduzir a demanda. ..HAHAHAHA. ..
Que aula!
Se tem muito dinheiro na praça, o valor do dinheiro é menor e há necessidade de mais dinheiro para consumir porque o preço dos produtos subiu, justamente porque o dinheiro vale menos. Não sou economista, sou um humilde vendedor de pipoca.
è tão simples e as pessoas não entendem.
Não foi isso que ele falou, a primeira causa é aumento de demanda, e ele falou que pode causar. mas não é automático, há variáveis no meio do processo que podem alterar o resultado.
Verdade. Há vários tipos de inflação, com relação a origem. Mas, toda inflação tem a ver com demanda. Basta reduzir a demanda, que os preços desaceleram. Por que não aumentar a oferta? Porque se isso fosse possível, não seria necessário reduzir a demanda. ..HAHAHAHA. ..
Eu acho tão irônico a galera querer discutir conceitos complexos de economia quando a maioria sequer controla a economia dentro de casa.
Ironicamente os mesmos q dão pitaco sobre economia reclamando da suposta falta de formação do Haddad na área.
@@c.alexandreoliveira2062 todos amigo, economia não tem partido político, ela simplesmente acontece, com ações e reações, entre tanto, alguém com formação mesmo q com má intenção tem uma chance de acertar e fazer algo de bom, mas alguém sem formação a chance é zero mesmo q com boa intenção, mas talvez a resposta esteja no plano mais simples de todos q é cada um fazer sua parte.
Esquerdista = falta de estudo
As minhas estão em dia kkkk.
@@c.alexandreoliveira2062 Eu reclamo e estou no azul e sobrando, olha que não ganho muito, creio que vocês supõe que seja assim, mas consegue provar?
Falou, falou e no final ficou na mesma: mais dinheiro impresso, mais se gasta e mais inflação
Imprimir dinheiro sem aumento da capacidade produtiva gera inflação
Básico da economia.. e de economista sérios
Lógica das redes:
🔸 Economista que dedica a vida a estudar isso ---> comédia; não sabe o que fala;
🔸 Usuário que só fica vendo vídeos e lendo qualquer coisa sem crítica ---> correto; dono do conhecimento;
E não são qualquer vídeo não. Vai de ancapsu à Alexandre Porto.
Uma vez vi um liberoide dizendo que se ele não investia dinheiro em ações ele não era um bom economista 😂
Exato
Eu gosto de ouvir Ele, porém e nítido que a função dele e blindar os governos de esquerda.
Simplesmente isso, ele tem uma retórica muito Boa, mas economia e mais complexo.
E você está no mesmo pecado dos ancaps, vendo vídeos curtos e tirando conclusões precipitadas.
Amigo Fernando Haddad é mestre em economia é admitiu que não entende nada do assunto que passou sua formação colando de colegas, em resumo titulo academico não significa conhecimento real
Nunca causou inflação, não sei pq até hoje os 200 milhões de BR não receberam em suas contas cada um 10 milhões de reais. Tô esperando um pix
Realmente um gênio da argumentação, parabéns por tanto.
ué, vê o vídeo e refuta ele.
@@normal9426 essa idéia de merda já foi refutada desde a crise de 29, perda de tempo tentar ter uma conversa saudável com keynesiano lunático em pleno século 21
Eis que você só lê o título...
@@luismiguel3989 confia que foikkkkk
Ele teoriza muito bem. Mas na realidade os fatos são muito diferentes
Esquerdista sendo esquerdista!
@@stryker_one o que acontece na realidade?
Que aula.
Em Nárnya a maioria das pessoas com mais dinheiro, não gastam mais. Na vida real um minoria faz isso (guardar sem investir).
Os argumentos dele são muito bons, sinto muito liberais...
Na prática, onde deu certo a longo prazo?
@@nielfischer Na vdd sua pergunta n se aplica.
O que ele disse é q há inaplicatividade total a teoria da inflação apartir da impressão de dinheiro.
@@lnetto1770 ele fez um apanhado geral, cara sabe doque está falando, o problema e que no final é muito mais simples que isso na prática.
@@nielfischer não t entendi, man. Vc acima faz uma crítica e agr faz uma aceitação da tese?. N entendi mesmo hahah
@@lnetto1770 O aumento de preço não se trata de inflação, mas sim o conseguência da impressão de dinheiro que aumenta a demanda gerando escassez caso a produtividade não acompanhe a tal impressão. Na prática isso sempre se mostrou tão certo quanto 2+2=4. Quis dizer que ele fala bem, só o conteúdo é ilusão, para quem é militante de esquerda e fan do Haddad não seria diferente. (Ele)
André Roncaglia! Pode ser que sim,pode ser que não! :)) Parabéns professor,alivia um pouco uma boa conversa! Eu tento conversar sobre isso, com minha gente, porém é difícil o debate,tem gente que pensa que Luciano hang ,vai demitir 600 mil pessoas,se o cara tem 20 a 22 mil colaboradores!aí já sabe o que resta é tomar uma cerveja um pouco + gelada ,pra suportar saber o quanto o trabalhador é sucateado!:)
Que esse país se f0da msm.
Sem nenhuma liberdade.
Verdade. Existem amantes de mega empresários fazendo o mesmo tipo de terrorismo para despejar dinheiro público nas Americanas, da mesma forma que clamaram para salvar Odebrecht e afins.
O Brasil está repleto de figuras repugnantes e hipócritas mesmo.
Eu não consigo confiar em nenhum personagem que o Mark Strong faz. Ele sempre é o vilão.
Kkk
Tá, falou, falou, falou e disse q dinheiro gera inflação, mas em alguns casos específicos não gera, e que, no final das contas, nunca ajuda em nada ...
Inflação é o aumento da base monetária. Subida de preços é somente consequência da inflação.
Na verdade, emissão de moeda sempre vai gerar inflação, mas a inflação pode ocorrer em outras situações também, como choque de oferta ou situação de pleno emprego.
Mas emitir moeda, gera, SIM, inflação. Essa inflação pode não ser no próprio aumento de preços gerais, mas pode ser no simples fato de impedir a deflação. Se essa moeda criada fosse distribuída igualmente entre todos os cidadão, aí sim teríamos uma situação extremamente justa.
Lucido!! Os caras são negacionistas econômicos pra negar que imprimir dinheiro gera inflação
@@Lucas-pk8tw a emissão por si só de dinheiro não gera inflação. O comportamento da atividade econômica diante disso é que pode ou não aumentar inflação, dependendo da quantidade e capacidade produtiva e o poder aquisitivo.
Grande Aula!
De lero-lero
Este professor é nota 10!
O próprio controle usado pelo banco central através selic gera parte da inflação no Brasil é o pagamento de juros do serviço da dívida interna que introduz mais de 50% do valor do orçamento sem produzir absolutamente nada de mercadorias e serviços
Ao ter a consciência sobre o fato, e sabendo q aquela situação empírica acontece é possível compreender e utilizar a consciência para a melhoria é correção, o alinhamento, aceitação de um mecanismo como solução... ao negar uma nova forma de pensar, só pq não é assim até hj... ex: vc pode dizer q precisa fazer um motor eficiente e colocar todo a questão de como aproveitar o máximo de energia, mesmo sabendo q se existisse algum material q não perca calor, o seu motor seria melhor, não seria importante olhar para essa possibilidade, invés de dizer q isso não é possível? Ele diz q o ambiente vai determinar a inflação... e q ao criar um determinado ambiente a impressão não ira gerar inflação.
Eu fico impressionado com a didática, conhecimento e oratória do andré roncaglia, muito orgulho de viver em um país onde a universidade pública, mesmo demonizada e sucateada consegue produzir um intelectual de tamanho gabarito.
muito estudo
Fala sério, o careca aí foi apenas um gerador de lero-lero
@@pontoancora Uau, que contraponto bom. Só faltou ele mesmo.
@@sanzoca convenhamos, o kr ficou nessa de "pode causar inflacao" o tempo todo. Puro malabarismo.
@@pontoancora teu nível de entendimento tá baixo hein? além de começar julgando o cara pela aparência tu tá falando que um dos maiores intelectuais da economia brasileira só fala lero lero, coisa que nem os mais renomados liberais do brasil ousam falar.
incrivel como a ignorância absoluta gera a sensação de conhecimento total, como no seu caso.
Incrível um economista falar um ansurdo desses, se fosse assim não existiria pobreza no mundo, seria só imprimir dinheiro. É muita inocência achar que o governo vai imprimir dinheiro para investir na indústria, porque todo mundo sabe que vai imprimir dinheiro para pagar as contas do Estado (salários, cartão corporativo, custos...), no final é só gasto, sem produção, ou seja, inflação.
Que absurdo.
é porque você limitado... como diz o Elias para Renata, sua dificuldade é sair do simples para o complexo... normal...
tu n entendeu nada q ele disse lerdão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@slims.5066 analfabetismo funcional o nome disso mano kk
@@iurisales3863 foda é Iuri Sales kkkkk
@Felipe Sousa Tu realmente assistiu o vídeo? Ele n disse isso, ele disse que não é uma regra geral. Ou seja não necessariamente gera inflação e que depende de outros fatores. Nada em economia é tão simples assim
A exportação do agronegócio aumentou 42% relacionado ao exercício anterior, ótimo!!! o agro produziu pra kraiu!!!! mas ótimo pra quem? eu to pagando 40 reais na carne de 1° :)
Tu quer comer carne que protege Onça Pintada, que dê direitos trabalhistas aos trabalhadores etc… tem q pagar caro msm. (Obs:Não sou contra a essas políticas)
@@yuriramos9937 n é isso fator de alta dos nossos preços.
As principais são a oscilação do dólar e externalidades (A demanda da chima por alimentos).
São problemas macroeconômicos q temos soluções, mas n temos políticos copetentes para isso, ja faz 1 década.
@@yuriramos9937 Sim queremos (eu não porque quero virar vegetariano), mas a carne além de desmatar ainda mais e os trabalhadores dos frigoríficos serem cada vez pior pagos ainda aumentou o preço desde 2019
Agradece a seus Deus Nuna por criar duas reservas de mercado (JBS/BRF) via BNDES. O Estado é um lixo, mas o de Esquerda é bisonho.
Existe um monopólio da carne no Brasil aí não tem nada que o produtor poça fazer
Pqq será que esse economista não vai lá pra bolívia comprar um rolo de papel higiênico com 40 milhões de bolívares, lá imprimiram dinheiro, 0 inflação. Confia!
4:54 o termo pleno emprego dos fatores de produção, não considera o contexto de trabalho escravo, mas um alto nível de produção a partir das condições que máximizam a mesma, exemplo: para capital bruto: tecnologia de ponta; para capital humano: capacitação educacional/ profissional mais diluída entre a população, e taxa de desemprego fricional!
Cara, o titulo do corte ta errado... o correto seria... "Imprimir Dinheiro Gera Inflacao! Economista explica explica explica e chega a essa conclusao"
Caramba! Esse cara é muito bom!!!
Bom pq? Explicou tudo errado kkk
Professor André manda muito bem! ❤
Tá me zoando né? O gerador de lero-lero?
@@pontoancora sinta-se a vontade para refurtar, tenho tempo
@@pontoancora Quem gera lero lero são os Liberais, senão não haveria pobreza, exploração e desemprego
@@andersonalves1254 hauahajaua quer mais pobreza e miséria do que na Venezuela, Coreia do Norte, Argentina? Tudo exemplo do que a falta de liberalismo faz com um país.
Me diz, se capitalismo e liberalismo causam pobreza, pq sempre temos gente de países socialistas ou com políticas socialistas arriscando suas vidas pra ir para países capitalistas?
Alemanha oriental deixou bem claro que socialismo não funciona. Acorda pra vida.
@@pontoancora 1° que a Coreia do Norte a moradia é gratuita.
2° O País da direita como os Estados Unidos aumentou o número de pobreza, morando na rua ( olha o liberalismo aí bombando)sendo que a população negra e Latina está encarcerada, ainda há problemas com racismo.
3° Você viu o Brasil como é que está? 33 milhões passando fome segundo pesquisas da oms? Kkkkkkkkk se é pra rir eu dou gargalhada também.
Isso ai é meio óbvio. Imprimir dinheiro pro governo é o mesmo que um trabalhador ter um cartão de crédito, só vai dar ruim se ele gastar o dinheiro do cartão. O problema que o governo só Imprimi dinheiro pra poder gastar mais dinheiro. A pessoa só pega o cartão pra poder gastar um dinheiro que ela n tem, naquele momento, uma hora isso dá merda, na maioria das pessoas.
Aqui em Brasília - DF os postos de combustíveis aumentam os preços em sincronia... do nada... sem qualquer correção de preço da Petrobrás ou de distribuidoras.
Pena que os caras imprimem pra deixar guardado milhões em apartamentos em Salvador. Como se não desse pra viver uma puta vida de luxo com os supersalários e privilégios hahaha
Isso foi muito específico. Kkkkk
@@alancristhian7532 e recente
Verdade. Há vários tipos de inflação, com relação a origem. Mas, toda inflação tem a ver com demanda. Basta reduzir a demanda, que os preços desaceleram. Por que não aumentar a oferta? Porque se isso fosse possível, não seria necessário reduzir a demanda. ..HAHAHAHA. ..
Oiiiiiiiiiiiiiiii
pense num cara foda
Queria ter tido um professor assim na faculdade
Tive professores muito foda no curso de economia, mas o Andre conseguiu resumir 4ANOS de estudo (óbvio que com muita literatura) de um jeito que qualquer um pode enteder
Queria ter um desses no ensino médio mas os professores só ensinavam sobre Karl Marx
Ia aprender um monte de merd...
CUIDADO, NÃO SE DEIXEM ENGANAR.
1) Inflação é exatamente o aumento da oferta monetária. Aumento de preços é outra coisa, os preços podem subir ou descer por diversos fatores como ele comentou, mas isso em nada invalida o fato de que, ceteris paribus, mais moeda em circulação (inflação) causa aumento de preços (determinados produtos custarão mais moeda). Ele utilizou a falácia do espantalho ao dizer "esse pessoal ai que fala que imprimir dinheiro gera aumento de preços" dando a entender que quem diz isso acredita que somente a oferta monetária dita os preços, o que não é verdade. Foi muito baixo e desleal da parte dele utilizar isso para enganar o público que não tem conhecimento sobre o assunto a aceitar a opinião dele como a correta.
2) Ele mesmo confessou que aumento da oferta monetária (imprimir dinheiro) gera aumento de preços se outras coisas não acontecerem para COMPENSAR ESSE AUMENTO.
3) Ele diz que o aumento de preços não ocorre se ocorrer aumento da produção dos bens, pois existirá mais bens na mesma proporção que existirá mais dinheiro. Mas ao dizer isso teríamos que considerar que a produção DE TODOS OS BENS irá subir proporcionalmente igual ao aumento de oferta monetária e ainda que essa produção de TODOS OS BENS poderá aumentar infinitamente, ignorando, propositalmente para enganar o público não instruído, que O AUMENTO DA PRODUÇÃO DEPENDE DA AÇÃO HUMANA (QUE ELE NÃO PODE PREVER) E QUE OS RECURSOS PARA PRODUÇÃO SÃO FINITOS (NÃO PODEM AUMENTAR PARA SEMPRE E O AUMENTO DE EXTRAÇÃO NÃO É LINEARMENTE PROPORCIONAL AOS CUSTOS DE EXTRAÇÃO). Se o preço de um bem subir mais que outros quem está pagando essa conta será obviamente os que mais consomem esse bem que subiu (alguém sempre paga a conta).
4) Ele propositalmente ignora o fato de COMO ESSE DINHEIRO NOVO É COLOCADO EM CIRCULAÇÃO (por saber que não é simplesmente o governo dividindo-o entre todos os indivíduos proporcionalmente ao que estes possuem). Ele faz isso para que o público não perceba que o aumento de preços não acontece instantaneamente após a criação do novo dinheiro, ou seja, quem cria o dinheiro do nada o gasta com os preços e a quantidade de bens na economia ainda inalterados. Ou seja, quem IMPRIME O DINHEIRO E O GASTA PRIMEIRO SE BENEFICIA AS CUSTAS DOS QUE RECEBEM POR ÚLTIMO E DOS QUE POSSUEM DINHEIRO GUARDADO (aposentados, funcionários, pessoas mais humildes que tem a maior parte do seu dinheiro em suas carteiras e em suas contas bancárias, etc).
5) Mesmo que MAGICAMENTE (se o planejador central que imprime o dinheiro for onisciente) a oferta de bens e serviços aumentasse exatamente na mesma proporção de dinheiro novo criado, esse aumento de oferta LEVA TEMPO PARA OCORRER (montar linha de produção, abrir empresas, montar fábricas, especializar e treinar pessoas, etc) e nesse tempo pessoas seriam prejudicadas pelo aumento de preços e o estado (que gastou o dinheiro antes do aumento) seria beneficiado.
6) É óbvio que um dinheiro novo só vai causar aumento de preços após entrar em circulação, qualquer ser racional consegue entender isso. Ele novamente ataca o espantalho dizendo que o dinheiro tem que entrar em circulação, não é só imprimir.
7) Saiba que seu dinheiro não tem lastro em nada (é só um papel colorido ou dígitos na sua conta bancária), só tem "valor" pois o ESTADO te obriga a realizar transações com ele dentro do seu território. O mesmo que te obriga a usar esse papel colorido é o dono da impressora. Legal né?
8) O dinheiro já foi lastreado em ouro a muito tempo atrás. Pergunte ao economista do vídeo: "o que aconteceu com o preço do ouro com relação a todas as moedas fiduciárias?".
Curiosidade: o salário mínimo em 2002 era de 200 reais, você podia comprar 9,28 g de ouro. Hoje o salário mínimo é de 1212 reais (aumentou mais que o IPCA nesse período) e pode comprar apenas 4,19g de ouro, menos da metade que em 2002. Para realizar o mesmo trabalho alguém antes era remunerado com 9,28g de ouro e hoje é remunerado com 4,19g. Você preferiria receber fixo em gramas de ouro ou em reais corrigido pelo IPCA? Por que será que o ouro aumentou tanto? Na verdade não foi o ouro que aumentou, foi o real que perdeu valor.
Ao contrário do que esta pessoa do vídeo quer fazer você acreditar, os bens são escassos, não se pode aumentar a produção ad infinitum. Quando se utilizava ouro como moeda (melhor moeda que existiu escolhida naturalmente pelo livre mercado) a inflação do ouro era baixa (algo inferior a 2%), pois para que se "imprimisse ouro" alguém tinha que encontrar uma mina, explorar, etc. Hoje o aumento de ouro também é baixo, pois boa parte do ouro já foi extraído e boa parte do restante é inviável economicamente (custa mais do que vale). A quantidade de ouro então cresceu a uma taxa muito baixa, praticamente nula se comparada com o crescimento da quantidade de moeda fiduciária.
Eu tive professores de verdade e não um cara sujo como esse aí! O cara é defensor de manipulação e opressão!
Só uma correção: Dario I foi imperador da Pérsia não da Suméria.
Ele está parcialmente certo nesse corte.
O problema é ele desconsiderar que cada vez mais o setor público (especialmente o político e judiciário) querem mais regalias, para consegui-las, eles espoliam a população através da elevação dos impostos, sabendo de forma irrefutável que imposto é roubo, tal prática já é condenável por si só.
Os grandes empresários não se conformam em ver um bando de desocupados tendo padrões de vida melhores do que os deles e acabam de forma legal a conseguir cobrar mais caro, para suprir os buracos causados pelos impostos abusivos e também para viver melhor do que esses crápulas do setor público, já que estes de fato (os que não tiveram serviços envolvendo o estado) mereciam de fato conquistar tudo isso, por mérito.
inroubo é posto
Esse cara é muito mais filósofo do que economista
Economista é voce né
Economia não é ciência exata, principalmente a microeconomia.
@@PauloSantosk O facto de não ser exata não quer dizer que a mesma não tem regras, regras esta que o nosso filosofo da economia parece desconher.
@@navegador2322 mas aí que vocês falham, regras não são leis.
Existem condições e variáveis a serem analisadas, não é tudo preto no branco de forma reducionistas.
Se fosse assim não existiria crise econômica, era só segura as "regras".
Fato é que ele embasou os pontos dele e simplificou bastante as explicações. Seria interessante vocês combaterem os pontos dele, caso estejam em discordância, em vez de ficar tentando desqualificar o cara, chamando ele de filósofo quando ele fala sobre economia.
@@user-rv9um5xc3r Microeconomia entra na balança o comportamento individual, logo não é só conta porque os indivíduos não são racionais quando analisados individualmente.
Ademais, muitos modelos são utilizados (usando matemática) para explicar os fenômenos, mas sempre a posteriori, a questão da previsibilidade é inalcançável.
Ah, e o conceito de micro e macro não é meu, está em qualquer livro de economia com a finalidade de delimitação do escopo da definição.
Minha previsão é que a Inflação vai ser um fenômeno global e intencional para promover a digitalização das moedas, facilitando o controle do governo sobre o capital
@Rafael Silva mas esse fenômeno do barril a preço negativo foi por problema logístico causado pela queda da produção industrial (fica em casa). Os navios estavam a deriva sem que tivesse lugar para estoca-los em terra. Muitas empresas de logística ou "donos desse petróleo" chegaram só cálculo que teriam um prejuízo menor simplesmente oferecendo vender por preços irrisórios do que ter os custos de se manter parado em alto mar.
Ou seja, mesmo que a injeção de dinheiro não cause inflação imediatamente por que o dinheiro não está entrando em 'circulação' em algum momento ele vai entrar e a inflação virá mais tarde ... então sim, injetar dinheiro causará inflação
Mas se no tempo entre a injeção do dinheiro e a vinda inflação, a economia e produção crescer, esse crescimento da economia e da produção vai gerar deflação e vai ficar elas por elas, bem foi isso que entendo da fala do careca da economia
Vai depender do que o governo planejar com esse dinheiro. É a metáfora do tanque de gasolina que ele usou no começo. Um dinheiro injetado na economia pode ou não gerar inflação, é o que ele está dizendo. Aí ele dá mais 4 exemplos de outros fenômenos que também podem gerar inflação.
@@luismeneses6719 sim, também entendo isso dessa forma ... n sei como eles chegaram nesse assunto, mas se for pela possibilidade do nosso atual governo imprimir mais dinheiro então esse argumento dele n se aplica, pois o motivo do nosso atual governo querer imprimir dinheiro n é pra fazer o mercado girar, muito pelo contrario, com as medidas economicas que podemos esperar do atual governo muito provavelmente o mercado irá é desacelerar, oq geraria inflação mesmo sem impressão de mais moeda ... então ao meu ver a impressão de mais moeda aplicada ao Brasil atual só serviria pra fuder tudo de vez
correto, e é exatamente isso que os austríacos argumentam desde sempre.
É verdade. Vi nos ideias radicais.
Assistam videos do Renato Amoedo, ele explica que imprimir dinheiro gera sim inflação e o que dá a sensação de aumento [ou nao perca] do poder de compra é justamente o avanço tecnologico, que por sua vez diminui os custos e aumento de produção.
Corte top. Queria ter a didática do Roncaglia :-)
"se o governo te der dinheiro, vc colocar no banco e o banco devolver pro banco central não gera inflação". nossa hein, que jênio!!!
Sim, é brilhante, um círculo perfeito, aí vc lembra do qi do brasileiro MÉDIO de 87 e vc descobre o porquê destes 15 min de enrolação de linguiça.
@@polentusmax6100 exatamente. Título chamativo e o cara enrolando 15 minutos pra nao falar nada e a galera cai. Brasileiro médio é analfabeto funcional e nao consegue acompanhar raciocinio nenhum
@@polentusmax6100 só ancap pra não acreditar nisso
Não foi o André que inventou isso, não. Acontece toda hora, o banco pega o dinheiro depositado e compra títulos da dívida pública, ou investe no tesouro direto
Jenio deve ser vc !!imagino o tanto de livros que leu para poder basear seu argumento para refutar o cara ....dá para perceber como eh Jenio..
Independente da causa da inflação, todas são norteadas pelo mesmo princípio: choque de expectativas. Não tem como explicar inflação sem explicar expectativas. Racionais ou adaptativas, elas estão lá, sempre.
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. A taxa de juros sobe. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada. A Argentina não seguiu essa receita. Pagou juros abaixo da inflação. Resultado: Inflação historicamente descontrolada, hoje na casa dos 95% ao ano.
Esse é o problema do mercado financeiro.
@@joseCOSTA-ki1xt pois e quem está endividado com taxa de juro variável como no crédito para comprar casa é que vai pagar essa conta do aumento da taxa de juros
Além disso a subida da taxa de juros resfria o investimento, logo o crescimento económico e pode dar recessão
@@filiperocha1465 A Americanas é uma vítima de duas formas. Vítima de golpistas, estelionatarios que mascaram o balanço para desviar e roubar a empresa. E também é vítima da aceleração dos juros, que fizeram a dívida explodir em menos de 2 anos. Mas, se deixaram a inflação subir, não tem outro jeito.
Outra aula do Roncaglia
Manda ele explicar isso prós venezuelanos e argentinos!!!
Quem controla o petróleo controla a inflação.....
Cara quem deixa o dinheiro guardado em cofre hoje em dia??? Tá tudo no banco e o banco empresta. Vou deixar meu 10milhies embaixo do colchão pq eu quero ver ele perdendo valor.
Esse cara é econômista?
Isso foi gerador de lero-lero
No final de toda a conversa a realidade é apenas uma " Imprimir dinheiro gera inflação." Kkk
Brasileiro adora essas teorias lindas de esquerda, no início é festa, depois vem o Fumo!
Que foram aplicadas em países comunistas como Coreia do Sul, EUA, Alemanha (antes só na Ocidental), Singapura e principalmente na Suíça que expandiu a base monetária 7 vezes tendo a menor inflação do mundo entre 2010 e 2020
Na verdade não adora não, a ideologia dominante no Brasil é a neoliberal, e isso foi o que destruiu a indústria nacional nos últimos 30 anos, qualquer política desenvolvimentista é vista com mal olhos pela elite, mercado financeiro e grande parte da população
@@rafaelsvidal7222 você fumou oque meu amigo? Nós estamos falando de impressão desenfreada sem parâmetro, o tipo de expansão econômica onde juntamente com a própria economia se imprime mais dinheiro é outras coisa. Sarney, Fernandez e Maduro que o Diga.
@@geraldo152 oque destruiu a economia do Brasil fora a falta de competitividade dentro do globalismo foram todas os governos populistas que tivemos de 88 para cá, inclusive o último.
O dilema na economia brasileira é a mesma em mais de 70 anos: taxar ricos, achatar salários ou emitir moeda... qualquer decisão caso não seja manipulada pelo BC levará ao controle de preços.
Sim. Maomo que lida com um país que vive um ciclo de choques de custo?
Eventualmente o dinheiro novo vai circular na economia, o que vai gerar um aumento de preço generalizado.
Isso é lógica básica.
O pessoal de esquerda não liga muito pra lógica kkkkkk
impossivel voce ter assistido o video e ainda assim se achar inteligente de comentar isso
@@murilocostarosa o problema do liberal é sair do simples pro complexo. No mundo deles td é simples, td é fácil ^^
@@murilocostarosa Não vi nada no vídeo que refutasse o que eu falei. O ponto do individuo no vídeo foi que a "pessoa pode guardar o dinheiro", e depois argumenta que "não necessariamente esse dinheiro guardado vai virar emprestimo no banco".
Porém dinheiro é como qualquer outro produto, se o banco tem muito e ninguém está tomando crédito (que é como o banco ganha dinheiro), a tentencia é banco querer reduzir os juros a fim de fomentar o crédito. Eventualmente vai ocorrer o aumento de preço generalizado.
@@MsDlord uauu, vc acabou de descrever vocês mesmos, caso não saibam, a explicação do roncaglia foi algo extremamente simples na tentativa de esclarecer algo muito mais complexo, ja tem youtuber que explica 100x com mais rigor teórico que ele e que ja o refuta constantemente, inclusive ele correu de debate com um estudante prodígio da usj.
Não e que se você tiver muito de um meio de pagamento gera inflamação, tudo que se tem em abundância vale menos e o que e escasso vale mais isso não deveria nem ser discutido
Se você tem moeda em excesso as pessoas irão comprar mais e gerar escassez, o que leva a inflação.
@@alancristhian7532 exatamente
Percebam que todo o sistema monetário que eventualmente causa as crises econômicas, isso não apenas nos setores mas tbm no rentismo, na especulação do dinheiro tem a sua causa não no cálculo demanda e produção, mas basicamente no sistema que determina o modo de produção e consumo. Nem precisa dizer qual é esse sistema...
Como bem falou o professor André, existe o fenômeno do entesouramento, também conhecido como poupança ou investimento financeiro. Esse fenômeno é estimulado pelo Banco Central, quando a inflação está alta. A taxa de juros sobe. O dinheiro fica nos bancos e a inflação perde força por meio da queda do consumo. É o preço a pagar pela inflação controlada. A Argentina não seguiu essa receita. Pagou juros abaixo da inflação. Resultado: Inflação historicamente descontrolada, hoje na casa dos 95% ao ano.
@@joseCOSTA-ki1xt copiar e colar não torna o seu comentário melhor não, fera
@@pontoancora Se te incomodou, foi bom.
O ponto do Roncanglia é que há raras excepções onde imprimir dinheiro não gera inflação.
Se esquecermos dessa exceção à regra, estaremos limitando a nossa análise da economia.
Ele abstraiu o ponto chave: o que leva um banco central a emitir mais moeda? Num cenário hipotetico ideal como ele apresentou se vc emitir moeda não haverá inflação. mas nesse cenário ideal não exitem os problemas que levam os governos a emitir moeda no geral. Logo: Uma coisa não é sinônimo da outra. mas na prática, andam juntas.