Excelente dica !...Eu passei a usar proto board e essa organização além de ficar bonito, facilita demais quando for passar do esquema pra proto ..Nota 10.
Uma "tentação" e q funciona, é usar fios de cabo ethernet (rede), mas eles normalmente ficam marcados ao desencapar e se quebram nessas marcas, podendo ficar enterrados nos furos da protoboard.
Olá Wagner, aproveitei as dicas, pra melhorar o circuito em protoboard do curso de PIC com XC8 da Bobsien com o engenheiro Josias Martins , este curso também foi uma dica sua em videos passados, estou gostando. Tive duvidas de como conectar o LCD , do jeito que vc fez , num dá pra ver as ligações embaixo dele, mas consegui aproximar. Valeu Obrigado!
Boas dicas! Eu costumo usar os fios de cabo ethernet para as conexões (um metro de cabo ethernet dá 8 metros para a protoboard) e acaba saindo mais barato que comprar os fios "prontos".
Muito boas dicas, eu particularmente raramente uso os cabinhos de montagens com arduíno, na verdade uso mesmo quando o projeto envolve arduíno porque não tem outro jeito as ligações dos pinos fêmea do arduíno tem que ir pra portoboard com os cabinhos la flexíveis, a dica que eu dou, que eu uso, é usar sempre uma pinça pra ajudar a colocar os cabinhos rígidos e remover a medida que o espaço da protoboard vai ficando cada vez mais limitado por conta do tamanho do projeto em questão, creio eu que vai ajudar bastante! No mais foram muitas dicas boas no vídeo, a questão de deixar os fios juntinhos eu particularmente não sabia e agora vou passar a utilizar essa abordagem! Ótimo vídeo Wagner.
Caro Wagner, embora eu já seja, digamos, velha guarda da engenharia, sempre aprendo muito com vc e com o Gregory. Meu parabéns e votos de muito boa sorte! Meu cumprimentos pelo capricho das suas montagens nós protoboards! Forte abraço!
Kkkk hoje mesmo eu ia perguntar em um vídeo se VC já machucou a mão fazendo esses jumper, mas VC usa alicate e eu uso um baita estilete pontudo e automático, tem uma ponteira instável, já cortei mais dedos do que jumpers Eu uso cabo de rede, que apenas um metro cobre uma protoboard inteira
Toda breadboard é temporária, é mais fácil usar os cabos "aranha". Se for montar uma protoboard que é definitiva aí sim esses cabos são os ideais... detalhe, eles não são 22 AWG, meça-os e verá que são 24AWG, o que é até melhor, pois força menos os contatos e é o mais indicado para breadboards.
Boas dicas mestre, confesso que sou montador aranha. Minha dica é conectar ao gnd a base de metal do protoboard, isso ajuda muito a eliminar interferências.
Lembro de um projeto de controle de disparo com TCA785 que infelizmente não deu certo. A princípio montamos com estes fios de Arduino passando em "arco" de um lado para o outro. O projeto apresentou defeito e foi impossível procurar o defeito no emaranhado de fios (somado é claro, a inesperiencia). Só se fez possível alguma correção após refeito o circuito de maneira semelhante a sua. As vezes eu tento manter curvas em 90° para se assemelhar mais ainda com o Proteus.
1:29 Esses jumpers com essa "borracha" preta cilíndrica nas pontas são muito ruins (muito ruins mesmo). Os melhorzinhos (desses que já vem prontos) são aqueles que é um plástico "quadrado" nas pontas, com uma travinha para segurar o fio. Mas a maior qualidade de fato é você mesmo montar seus jumpers, comprando os fios rígidos por metro. Apesar de ser trabalhoso e demorar basante, no final vale a pena, pois fica tudo infinitamente mais limpo e organizado. Eu uso um estilete para desencapar os fios: basta girar o estilete levemente ao redor do fio (só p/ marcar onde quer desencapar, sem fazer força) e depois puxar com o alicate de bico. E para colocar e tirar o jumper na protoboard, sempre uso o alicate de bico também.
Excelente dica! Melhor instrução que eu poderia ter recebido. As "aranhas" não facilitam ver os caminhos. Desse jeito aí ajuda muito entender. Bom pra quem tá aprendendo. Valeu!
Ola, Wagner, muito bons seus videos, já aprendi muito. Teria que fazer algum video explicando como fazer uma fonte estabilizada onde se estabiliza o negativo? Pra poder usar os 2n3055 direto na carcaça e ter uma melhor dissipação de calor.
Boa tarde. Ótimo vídeo!!! Você não usa colocar capacitores de filtro na alimentação dos Cis nos protótipos? Aqueles que o pessoal monta bem em cima do pino de pico Farad
Fala mestre Vagner. Tenho vontade comprar uma placa desta para experiências com circuitos eletrônicos mas ainda não tive oportunidade (grana) a coisa está feia financeiramente para o meu lado. Abraço e boas aulas pra você mestre. Rio de Janeiro capital
Luisa tomo a liberdade, de lhe comunicar, que não são tão honerosas essas placas comesse com placas pequenas aí vai aumentando o tamanho conforme a necessidade, comprei hoje 1 de 830 pontos paguei, $19,90 reais, fique com Deus!
Você sabe me informar as características elétricas desses protoboards, tais como correntes, tensões e potências máximas das trilhas, resistência das trilhas, capacitâncias entre as trilhas, resistência de isolamento, etc.???
Wagner boa noite... Como sempre gosto de acompanha seu canal e gostaria que me tirasse uma dúvida.. As montagens em protoboard costumam apresentar mau contato?
Valeu Sousa! Dependendo da qualidade da protoboard podem dar bastante dor de cabeça sim. O ideal é ir montando e revisando com um medidor de continuidade, ou até mesmo com ohmímetro.
WR e pessoal, gostaria de fazer uma montagem permanente no protoboard, não quero a PCI, tem alguma dica para manter os componentes no lugar por longo período? Cola, silicone, etc?
eu costumo usar os restos dos terminais dos componentes. Diferença entre fio e cabo. Fio = um corpo condutor, podendo ñ ter isolamento ou somente com um corpo isolante. Qualquer coisa diferente disso são cabos. Ex: cabo com um corpo condutor e duas camadas isolantes. O pessoal ñ aprende isso nos cursos basicos de eletronica/eletrica, até mesmo em cursos ténicos, e temos q passar a vida toda falando fio rigido. BITOLA Ñ!!! diametro/seção transversal. bitola é nomenclatura de sistemas ferroviarios. e olha q sou técnico em mecânica e odeio falar bitola p/ me referir a seção transversal de um objeto/corpo. kkkkkk dicas top das galaxias.
Engraçado, nas primeiras aulas de circuitos elétricos o professor não explicou o que era protoboard, apenas deu um papel com experimento e mandou a galera fazer. Ainda bem que tinham os técnicos
Bom dia Fessor, moro no Rio Grande do Norte, no interior dos interior, comunidade isolada e um pouco carente, sou hobista e pretendo dá uma ajuda aqui à comunidade, pretendo comprar um osciloscópio mas é muito caro esses do tipo que o senhor usa, esses do tipo(CLEQEE OS482 20MHZ, HANTEK 6022BE 20MHZ, E, INSTRUSTAR MDSO ISDS20SA 20 MHZ), são confiáveis, qual o melhor?? Obrigado.
Depende da frequência do sinal que tu queres amostrar. Pelo que vi nas especificações dadas nos sites de venda, todos são de 20MHz de largura de banda mas com taxas de amostragens de 48 a 60Msa/s. Isso te permite amostrar "sem" erros um sinal de 4,8 a 6MHz (considerando a frequência de amostragem 10x a frequência de Nyquist para evitar aliasing). Assim como o professor não conheço pessoalmente estes para recomendar. Já estou achando estranho eles dizerem que a largura de banda é 20MHz se a frequência de amostragem não passa de 3x a frequência máxima do sinal e que na prática é pouco. Se tu olhar o Tek mais barato é de 50MHz e 1000Msa/s ( 1Gsa/s ), ou seja, 20x a frequência máxima do sinal para que a aquisição seja boa com erro mínimo. Sucesso!
Excelente Explicação, Parabéns!
Pra quem não tem esses tipos de Jumper pode fazer com os fios de cabo de rede, funciona que é uma beleza. Abraços a todos.
Parabéns ótimas dicas
Old School.... Me recordei de quando me iniciei no mundo da eletrônica, lá pelos idos de 1988.... Nostalgia pura!
O que acho legal do seu trabalho e a montagem na ROTOBOARD fica lindo. Sempre sigo.
Parabéns Wagner.
Boas dicas eu também deixo próximo a placa fica bonito e para revisar as ligações fica bem mais fácil
Cabinho longo uso onde vou trocar de posições
Impressionante o nível das dicas. Parabéns. Só não aprende quem não quer.
Gostei muito da dica de usar a mesma linha para 2 trilhas... Além de ficar mais bonito, libera espaço. Vou começar a usar essa
Pra quem não tem alicate pra desemcapar o fio, uma dica é usar um conector jacaré! Funciona super bem
Vou ver o desempenho disso. Obrigado.
Para fazer os ligamentos na protoboard eu costumo utilizar os cabos das vias de um cabo de rede.
Muito bom, usando essa metodologia, simplifica bastante o circuito, ganha praticidade e evita erros, obrigado.
Muito boa suas explicações, já aprendi muito aqui no seu canal e acredito que ainda vou aprender muito mais 👍🏼
Excelente dica !...Eu passei a usar proto board e essa organização além de ficar bonito, facilita demais quando for passar do esquema pra proto ..Nota 10.
A didática do Wagner é incrível.
Bela amostragem de como fazer montagens caprichadas! Aprendi bastante!
Muito boas as técnicas. Usar a mesma linha é uma sacada e tanto! Não tinha pensado nisso.
Obrigado pelo carinho Wagner sempre estou aprendo algo novo e útil no canal WR kits. Gratidão sempre
valeu Jozielson! Nos acompanhe sempre.
Uma "tentação" e q funciona, é usar fios de cabo ethernet (rede), mas eles normalmente ficam marcados ao desencapar e se quebram nessas marcas, podendo ficar enterrados nos furos da protoboard.
Olá Wagner, aproveitei as dicas, pra melhorar o circuito em protoboard do curso de PIC com XC8 da Bobsien com o engenheiro Josias Martins , este curso também foi uma dica sua em videos passados, estou gostando. Tive duvidas de como conectar o LCD , do jeito que vc fez , num dá pra ver as ligações embaixo dele, mas consegui aproximar. Valeu Obrigado!
Valeu Wagner!
Grato!
A montagem fica tão boa que dá até pena em desmontar...
Boa tarde e...
Aquele abraço!
Shalom!
Valeu Mario! É verdade, abraços!
Parabéns WR!
Show de explicação, 👏👏👏
Exatamente muito bom, o projeto fica mais organizado e fica bem melhor de explanar sobre o Circuito.
Boas dicas! Eu costumo usar os fios de cabo ethernet para as conexões (um metro de cabo ethernet dá 8 metros para a protoboard) e acaba saindo mais barato que comprar os fios "prontos".
Nos protoboards que tem essa base metálica por baixa, nos meus projetos eu aterro ela ao gnd do circuito, reduz bastante os níveis de ruído.
Eu uso fio deste que as empresas de internet a cabo esta usando.
Antes eu usava fio de telefone que é mais fino
Muito boas dicas, eu particularmente raramente uso os cabinhos de montagens com arduíno, na verdade uso mesmo quando o projeto envolve arduíno porque não tem outro jeito as ligações dos pinos fêmea do arduíno tem que ir pra portoboard com os cabinhos la flexíveis, a dica que eu dou, que eu uso, é usar sempre uma pinça pra ajudar a colocar os cabinhos rígidos e remover a medida que o espaço da protoboard vai ficando cada vez mais limitado por conta do tamanho do projeto em questão, creio eu que vai ajudar bastante! No mais foram muitas dicas boas no vídeo, a questão de deixar os fios juntinhos eu particularmente não sabia e agora vou passar a utilizar essa abordagem! Ótimo vídeo Wagner.
Show, que aula! Vou levar pra vida, obrigado
Dicas bem vindas antes de montar meu protoboard. Kkkk...comprei muitas aranhas, hora de trocar por fio awg22. Nada como um cara organizado....:)
Ficou muito bacana as montagens. Valeu.
Caro Wagner, embora eu já seja, digamos, velha guarda da engenharia, sempre aprendo muito com vc e com o Gregory. Meu parabéns e votos de muito boa sorte! Meu cumprimentos pelo capricho das suas montagens nós protoboards! Forte abraço!
Muito obrigado meu amigo, nos acompanhe sempre! abraços
Kkkk hoje mesmo eu ia perguntar em um vídeo se VC já machucou a mão fazendo esses jumper, mas VC usa alicate e eu uso um baita estilete pontudo e automático, tem uma ponteira instável, já cortei mais dedos do que jumpers
Eu uso cabo de rede, que apenas um metro cobre uma protoboard inteira
Excelentes dicas, eu utilizo esses jumpers awg e são excelentes para montagem em protoboards, ficam bem mais bonitas as montagens.
PIC18F4550 com 20Mhz e dois de cap de 22 em protobord sempre tenho interferencia. Acabei soldando
Toda breadboard é temporária, é mais fácil usar os cabos "aranha". Se for montar uma protoboard que é definitiva aí sim esses cabos são os ideais... detalhe, eles não são 22 AWG, meça-os e verá que são 24AWG, o que é até melhor, pois força menos os contatos e é o mais indicado para breadboards.
Parabéns. Como sempre, dicas maravilhosas que fazem a diferença para o principiante. Muito obrigado, sou seu grande admirador. Abraços.
Algum projeto com ir2153?
muito boa a explicação, sempre fiquei admirado com a perfeição de suas montagens, parabéns muito bom o video e também a explicação
Boas dicas mestre, confesso que sou montador aranha. Minha dica é conectar ao gnd a base de metal do protoboard, isso ajuda muito a eliminar interferências.
Lembro de um projeto de controle de disparo com TCA785 que infelizmente não deu certo. A princípio montamos com estes fios de Arduino passando em "arco" de um lado para o outro. O projeto apresentou defeito e foi impossível procurar o defeito no emaranhado de fios (somado é claro, a inesperiencia). Só se fez possível alguma correção após refeito o circuito de maneira semelhante a sua. As vezes eu tento manter curvas em 90° para se assemelhar mais ainda com o Proteus.
1:29 Esses jumpers com essa "borracha" preta cilíndrica nas pontas são muito ruins (muito ruins mesmo). Os melhorzinhos (desses que já vem prontos) são aqueles que é um plástico "quadrado" nas pontas, com uma travinha para segurar o fio. Mas a maior qualidade de fato é você mesmo montar seus jumpers, comprando os fios rígidos por metro. Apesar de ser trabalhoso e demorar basante, no final vale a pena, pois fica tudo infinitamente mais limpo e organizado. Eu uso um estilete para desencapar os fios: basta girar o estilete levemente ao redor do fio (só p/ marcar onde quer desencapar, sem fazer força) e depois puxar com o alicate de bico. E para colocar e tirar o jumper na protoboard, sempre uso o alicate de bico também.
gostei muito das dicas, parece que estava falando comigo "projetista inexperiente" eu faço conexão aranha kkkkk
queimei um sensor IR por causa dessas aranhas kkk para comprar outro na pandemia foi triste...
Vc é o melhor canal em relação a esse conteúdo que vc propõe.
Mesmo fio do cabo Lan. 2m de cabo Lan te dá 16m de fio p proto. Da pra projetar até a apolo11.
Excelente explicação, realmente meus jumpers aranha (nem sabia que era esse nome) ficam uma bagunça ... bora adquirir cabos rígidos 22awg
O melhor canal de eletrônica.. Parabéns!!!
Isso chama se capricho
Parabéns
Cabo padrão aqui na fatec Sorocaba é o tipo: cabo utp cat 5, ou 5e, ou cat 6... 😁
Caramba nunca ninguém tinha me falado isso! Adorei o vídeo realmente aprendi.
Muito bom Wagner ótimas dicas
Nota 10 pela aula.
Excelente dica! Melhor instrução que eu poderia ter recebido.
As "aranhas" não facilitam ver os caminhos. Desse jeito aí ajuda muito entender. Bom pra quem tá aprendendo.
Valeu!
Muito boa dica, Wagner tenho que fotoacoplar um encoder 24v 500pp posso usar um acoplador 6n137 ou existe algum componente mais indicado.
Valeu pela aula , mestre .
Ótimas dicas! Obrigado!
Ola, Wagner, muito bons seus videos, já aprendi muito. Teria que fazer algum video explicando como fazer uma fonte estabilizada onde se estabiliza o negativo? Pra poder usar os 2n3055 direto na carcaça e ter uma melhor dissipação de calor.
valeu Rodrigo, sugestão anotada!
Olá Wagner boa aula
Muito bom!Obrigado!
espero que possas fazer um curso que trata da placa raspberry pi 3, como o curso de arduino que fizeste.
Top! Eu uso os rígidos de cabos de rede. Também funciona e fica semelhante a esses fios, porém o isolamento é mais fino. O que ajuda.
Isso "funciona", até um cabo quebrar dentro do furo da protoboard.
@@jchaves513 pegou pesado pinguim kkk
Show o vídeo ! excelente !
Já usei muito os fios de cabo de rede.
muito bom Wagner, boas dicas!
Acrescentando meu like, muito agradecido pelas dicas.
Ótimas dicas. Parabéns.
Muito bom o vídeo, um capricho excelente para os projetos.
Parabéns!
Sempre material e didática de qualidade
ótimas recomendações! obrigado
Boa tarde. Ótimo vídeo!!! Você não usa colocar capacitores de filtro na alimentação dos Cis nos protótipos? Aqueles que o pessoal monta bem em cima do pino de pico Farad
Obrigado Eduardo! Sim, capacitores de desacoplamento são recomendados sempre em nossos vídeos. O valor deles é 100nF tipicamente.
Fala mestre Vagner.
Tenho vontade comprar uma placa desta para experiências com circuitos eletrônicos mas ainda não tive oportunidade (grana) a coisa está feia financeiramente para o meu lado. Abraço e boas aulas pra você mestre. Rio de Janeiro capital
Luisa tomo a liberdade, de lhe comunicar, que não são tão honerosas essas placas comesse com placas pequenas aí vai aumentando o tamanho conforme a necessidade, comprei hoje 1 de 830 pontos paguei, $19,90 reais, fique com Deus!
Ótima dica.
Muito bom. Vlw as dicas
Ótimas dicas, obrigado e parabéns! Mas onde você arranjou este alicate de descascar cabos?
Muito obrigado Lori! Você encontra em nossa parceira usinainfo.com.br
Show! Excelentes dicas! Obrigado. Abraços.
Como sempre muitas boas dicas de ideias , Vagner rambo , o verdadeiro Rambo da eletronica 💪
Ótima aula
boa dica mestre!
Excelentes dicas !
Muito útil esse vídeo
O dia que eu fizer montagens tão bem feitas assim na protoboard nunca mais desmancho!
Sem fazer caprichado assim já fico com dó de desmanchar 😭
Meu amigo, um like é pouco; se pudesse, daria dois! Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado José!
O azul é de poliéster ou mkp? Tenho um parecido aqui que me venderam como mkp... tem como saber? Tem algo escrito?
Eu sempre pego esses fios na rua, nas sobras de serviços telefônicos.
Pra fazer pedais quantos furos deve ser a protoboard?
Boa dica, muito bom excelente......Wagner Rambo.
Cara vc e show jå deixei o like.
Você sabe me informar as características elétricas desses protoboards, tais como correntes, tensões e potências máximas das trilhas, resistência das trilhas, capacitâncias entre as trilhas, resistência de isolamento, etc.???
Tem que consultar o manual do fabricante.
Wagner boa noite... Como sempre gosto de acompanha seu canal e gostaria que me tirasse uma dúvida..
As montagens em protoboard costumam apresentar mau contato?
Valeu Sousa! Dependendo da qualidade da protoboard podem dar bastante dor de cabeça sim. O ideal é ir montando e revisando com um medidor de continuidade, ou até mesmo com ohmímetro.
Ql corrente suportada nesse cabo 22awg?
Super dicas!
Ótimo vídeo!
Tem uma Playlist sobre eletrônica para iniciantes?
Sim Ezequias, clique no card no canto superior direito do vídeo.
WR e pessoal, gostaria de fazer uma montagem permanente no protoboard, não quero a PCI, tem alguma dica para manter os componentes no lugar por longo período? Cola, silicone, etc?
Se a protoboard for de excelente qualidade, nem precisará se preocupar. Tenho algumas montagens já há anos e que funcionam normalmente.
WR Kits obrigado pela informação! E parabéns pelo canal.
Isso é engenharia, o uso intencional da "arte"
eu costumo usar os restos dos terminais dos componentes. Diferença entre fio e cabo. Fio = um corpo condutor, podendo ñ ter isolamento ou somente com um corpo isolante. Qualquer coisa diferente disso são cabos. Ex: cabo com um corpo condutor e duas camadas isolantes. O pessoal ñ aprende isso nos cursos basicos de eletronica/eletrica, até mesmo em cursos ténicos, e temos q passar a vida toda falando fio rigido. BITOLA Ñ!!! diametro/seção transversal. bitola é nomenclatura de sistemas ferroviarios. e olha q sou técnico em mecânica e odeio falar bitola p/ me referir a seção transversal de um objeto/corpo. kkkkkk
dicas top das galaxias.
Ótimo professor
genio, exelente
Engraçado, nas primeiras aulas de circuitos elétricos o professor não explicou o que era protoboard, apenas deu um papel com experimento e mandou a galera fazer. Ainda bem que tinham os técnicos
Bom dia Fessor, moro no Rio Grande do Norte, no interior dos interior, comunidade isolada e um pouco carente, sou hobista e pretendo dá uma ajuda aqui à comunidade, pretendo comprar um osciloscópio mas é muito caro esses do tipo que o senhor usa, esses do tipo(CLEQEE OS482 20MHZ, HANTEK 6022BE 20MHZ, E, INSTRUSTAR MDSO ISDS20SA 20 MHZ), são confiáveis, qual o melhor?? Obrigado.
Olá Renato, infelizmente não posso opinar pois não trabalhei com nenhum esses modelos que você citou.
Depende da frequência do sinal que tu queres amostrar. Pelo que vi nas especificações dadas nos sites de venda, todos são de 20MHz de largura de banda mas com taxas de amostragens de 48 a 60Msa/s. Isso te permite amostrar "sem" erros um sinal de 4,8 a 6MHz (considerando a frequência de amostragem 10x a frequência de Nyquist para evitar aliasing). Assim como o professor não conheço pessoalmente estes para recomendar. Já estou achando estranho eles dizerem que a largura de banda é 20MHz se a frequência de amostragem não passa de 3x a frequência máxima do sinal e que na prática é pouco. Se tu olhar o Tek mais barato é de 50MHz e 1000Msa/s ( 1Gsa/s ), ou seja, 20x a frequência máxima do sinal para que a aquisição seja boa com erro mínimo. Sucesso!
Eu uso aqueles fios de cabo de rede