Chorei assistindo esse vídeo, chorei de arrependimento de todas as vezes que fui racista consciente ou inconscientemente . Nunca é tarde para aprender!!!
Me sinto da mesma forma, Adriana. A experiência de se conhecer pode ser dolorosa, mas atingir a consciência de nós mesmos e de nossas falhas já é uma vitória e um passo importante.
Racismo é muito real dentro do Brasil. Eu sou branca e meu cabelo é cacheado e sofri preconceito por conta do meu cabelo. No meu trabalho, minha chefe sempre pedia que fizesse escova para alisar, como se isso me desse uma melhor aparência. Essa questão do cabelo sempre me acompanhou e foi muito sofrimento ao longo da minha vida, pelos 48 anos de vida. Ao ponto de ter que viver diariamente com os cabelos presos pois não aparece o cabelo desarrumado pois o cabelo arrumado é o liso e claro. Gratidão por colocar essa questão em pauta.
Eu sou cubano a 4 anos no Brasil, sou formado em artes e marketing digital. E até hoje não consegui ter emprego fixo e o pré-conceito tem sido visível na minha chegada aqui. Pessoas me chamam de imigrante de gringo e de que estamos aqui pra fazer mal e não pensam em que queremos fazer uma vida digna e ser tratados como seres humanos e fazer uma família. Quer dizer que cubano é brasileira não podem se amar ? Não podem se entender nem criar laços? O amor é limitado e individual por pais. Não temos direito de ser tratados como seres humanos? Imagina se eu fosse negro ou chinês seria pior. Chegou me atingir e me atinge tanto que me afetou psicologicamente estou com urticaria por estresse que não sara. Só peço que possam me dar a chance de fazer parte do mundo da sociedade sem olhar de onde venho e sim para que venho e porque venho ? Nem todos os imigrantes saímos do nosso país por escolha e sim por causa da situação econômica de cada país e a falta de oportunidades de emprego ou de ter um vida digna. Espeto que meu comentário seja ouvido e que possa ajudar nos imigrantes com objetivo de ter uma vida digna e ser parte da sociedade.
Que sensibilidade, que coerência! Me senti acolhida, compreendida, abraçada, representada brilhantemente por ti professor. Tu falou por todos nós! Encheu meu coração de alegria e com certeza alegrou o coração de muitos negros que assim como eu estava aguardando o sua tão impactante leitura sobre o que ainda infelizmente vivemos no Brasil. Obrigado!🤩
@@MARES0L De acordo com o último senso demográfico "46,8% como pardos, 9,4% como pretos", essas duas porcentagens somadas dão os 56% que representam a parcela da população negra do país.
@@MARES0L kkkkkkkkk olha, uma limitada identificada. vem com argumentos não com repetições. seu cérebro tem um processador de 1800. vou te chamar de copiaecola.
Eu sou negro e vejo muitas vezes pessoas brancas falando que o racismo é "mimimi", porém eles teriam que sentir na pele como é sofrer um rascismo e o trauma que isso nos causa. Na minha vida tive várias situações que sofri preconceito, uma das mais marcantes foi no ensino médio, onde uma colega de classe falou: -- Eu sou melhor que você e minha família é melhor que a sua. No momento eu procurei a direção do colégio e ela confirmou o que tinha falado e o porquê de ter falado, me pediu disculpas, para ela foi momentâneo, mas isso perdura em minha vida até hoje. Quantas vezes entro no mercado e sou seguido, quantas vezes sentimos que as pessoas estão olhando para gente nos diminuindo?
Simplesmente, na condição de negro, ouvindo essas palavras - as quais desejaria gritar para todos - me enche de orgulho, raiva, emoção etc... é uma explosão de sentimentos. Obrigado, Leandro. Obrigado.
Eu sou negro. E consegui a façanha de ser aprovado em primeiro lugar no primeiro vestibular, sem nunca ter feito cursinho pré-vestibular. E eu nunca esqueço a cara de incredulidade de meus colegas de sala (brancos, em sua maioria absoluta) ao saberem disso. Era como se, em seu íntimo, eles se negassem a aceitar a ideia de que um negro os houvesse superado no vestibular... Parabéns, Leandro Karnal, conseguiu me emocionar.
Alipio Pio eu sou negra e nunca me esqueço da cara das pessoas ao adentrar um consultório dentista renomado, e tbm a cara do próprio dentista ao saber q eu possuía um bom plano dentário
Parabens cara, sou branca e não intendo como alguem consegue ser racista, somos todos pessoas, estou no 9 ano e não sei oque fazer da minha vida kkkk parabéns por vencer e ser um cara honesto.
Descobri este conteúdo pouco mais de um ano de sua publicação, mas como o tema é atemporal, vou aqui comentar duas (dentre várias) passagens nas quais eu fui humilhado por ser negro. Aos 25 anos, eu comprei minha primeira moto. Não sou de família rica, muito pelo contrário, mas estava eu, orgulhoso, pilotando minha motocicleta, quando fui abordado por uma viatura. Eles cruzaram a pista para me abordar: "Neguinho... você estava na fita ontem em Jacareí" --- "Fita = assalto que havia ocorrido naquela cidade". Eu disse que não sabia do que se tratava, e um dos policiais me disse: "Você não tem cara de quem tem grana pra comprar uma moto dessas... só pode ser fruto de roubo." Eu me livrei horas depois, quando o dono da loja que me vendeu a moto apareceu na delegacia para confirmar que eu tinha comprado o veículo. --- Já aos 46 anos, na companhia do meu filho de 15 anos, estava saindo de um restaurante em um sábado à noite, e quando nos aproximávamos do nosso carro, fomos abordados por uma viatura. O policial já desceu com arma em punho, pedindo para que nós nos voltássemos para a parede com as mãos atrás da nuca. Ele nos revistou e, por fim, pediu que eu apresentasse o documento do carro. Novamente eu ouvi: "Desconfiamos de vocês, pois não é comum nesta área, ver pessoas com seu perfil circulando a esta hora da noite". Então, SIM, o Brasil É um país racista!
Quando leio depoimentos como este tremo, literalmente, de raiva, pois tbm já fui vítima de agressões policiais simplesmente por causa de minha cor de pele. Uma vez, retornando da universidade, fui abordado por um grupo de policiais, ao chegar à porta de minha casa. Durante aquela abordagem hostil, havia um ar de deboche da parte deles pelo fato de que, mesmo sabendo que não estavam abordando alguém de má índole, era mais um negro que eles faziam de fantoche. O sentimento de impotência é terrível! Não adianta vc estudar, não adianta vc procurar fazer o bem. Não é pra isso que eles estão olhando, e sim e apenas para a cor da tua pele. Se vc é preto, deve pagar caro por isso.
@@AndreSantos-do6dp triste também já passei por situações como essa, parece que fica marcado na alma porque não esquecemos. Hoje evito muitos lugares por isso sempre vou do trabalho para casa e evito shopping e etc infelizmente.
Caramba, Leandro... Era pra chorar? Bingo! Que excelente trabalho!! Inclusive pela pesquisa prévia (vi no Instagram). Muito obrigado! Compartilhando, porque é necessário!
Minha esposa negra foi matricular minha enteada numa creche e as duas diretoras informaram que vaga só ano que vem. Eu, um homem branco, 1,86 m fui em seguida sozinho matricular minha enteada e estas mesmas diretoras informaram que tinha ainda 3 vagas. Ambas pedagogas. Ambas cristãs. Racismo puro.
Eu antes de vir para Espanha aonde vivo há 7 anos , eu trabalhei no shopping da Gávea no Rio , e a única negra que vi andar no shopping foi a falecida repórter glória Maria , saindo de teatro , negros si via limpando o chão ou na segurança , aquilo me chamou atenção e nunca esqueci , o Brasil sim e racista e muito racista , triste , lamentável .
Racismo é crime, do mesmo jeito que imputar um crime a alguém que é inocente também é crime, logo quem é anti-racismo por logica deveria ser contra acusar alguém levianamente de racismo. Ou no mínimo deveria se esperar a comprovação ou julgamento do acusado. Fora que se comprovado que foi acusado falsamente ou banalizado a causa, daria argumento ao racista para desconstruir uma luta tão necessária.
Fui assessora de uma promotora de justiça negra e a acompanhava em reuniões com o público em geral. Muitas vezes, antes de iniciar esses atos, os participantes me cumprimentavam primeiro e me chamavam de doutora. Eu sempre precisava acenar e dizer que a promotora era ela. Essa era só a ponta do Ice berg... Existe racismo no Brasil e ele permeia todos os espaços. É muito bom perceber que a discussão está chegando aos não negros como nós. Parabéns professor.
E ainda tem o cinismo de.muitos, que não se assumem racistas, tentando negar o óbvio. Minha irmã era médica e tinha que se fazer de surda para quem não admitia e a chamava "enfermeira". Não que ser enfermeira é ruim, mas os brancos eram chamados doutor e muitas das vezes não o eram.
Já trabalhei numa loja de Shopping de grife conhecida e cara, em que um indivíviduo "branco" não era atendido por nenhum dos vendedores -- inlcuindo duas colegas de trabalho negras -- pelo simples fato de ter entrado de chinelo e estar de camisa toda surrada, suada e com aparência bem descuidada.. Como eu era novato, fui lá atender, e o atendi da melhor forma possível. No fim de tudo, esse cara era um fazendeiro dono de uma das maiores marcas de laticínios do país, e a compra que ele fez bateu a cota do mês inteira para mim (e estávamos no comecinho do mês). Meus colegas de trabalho ficaram perplexos com a quantidade de roupas e dinheiro que eles gastou, e tiveram um choque de realidade por todo o resto da semana falando no assunto kkk Moral da história, eu diria que existem inúmeros pré-conceitos, e estes são relacionados à cor da pele, classe social, formas de se vestir e inúmeros outros... Mas te garanto que nenhum deles é sistêmico (ou estrutural), e nem muito menos nenhum deles em particular nos define como nação!
@@lubassis É irônico que, a única característica "estrutural" no conceito de Racismo Estrutural, é a visão ideógica de sociedade formentada pelo Marx e os Desconstrucionistas, com generosas pitadas do cínico relativismo Foucaultiano. Estude ambos autores supracitados, identifique as principais qualidades e falhas das posições de ambos, e tente "reler" a base teórica desta sua nova ideologia com certo domínio dos autores que a fundamentam. Se você não fez isso "ainda", infelizmente você desconhece as bases da Ideia que adotou como " verdade", e consequentmeente não sabe do que está falando. Mas apenas adotou essa ideia, porque te dá um senso de superioridade moral em relação aos " descrentes" e porque simplifica a realidade o suficiente pra que caiba em seu "atual" estado de ignorância.
Leandro Karnal sua inteligência emocional impressiona, sua empatia emociona e sua mente humana da esperança num futuro melhor. Obrigado por um vídeo tão rico.
Sei que não tenho lugar de fala, mas passei por uma situação bizarra em Santa Catarina (onde moro há 11 anos). Sou carioca de nascimento, filha de pais brancos (ambos com ascendência europeia), e com bisavó paterna que foi escrava (segundo relatos do meu pai). Há cerca de 3 anos fui tentar uma vaga de emprego em uma multinacional do ramo de alimentos (que estava precisando com urgência de alguém com a minha formação e estava me ligando sem parar para marcar a entrevista) e no encontro preliminar fui aprovada, sendo dito abertamente pelas moças do RH (ambas de pele mais clara do que eu) que a minha era a melhor proposta e que faltava apenas conhecer o "supervisor" para iniciar o trabalho. Na semana seguinte a agenda ocupadíssima do supervisor enfim teve um espaço para mim. Estava aguardando na entrada da empresa quando anunciaram que ele havia chegado. Assim que aquele homem loiro de olhos azuis se aproximou de mim cumprimentei-o com "bom dia" e estendi a mão para saudá-lo. Neste momento uma coisa absolutamente surreal (para mim) ocorreu: ele me olhou de cima a baixo por uma fração de segundos e em vez de responder à minha saudação simplesmente perguntou: "você não é daqui não, né?" Ao que eu respondi: "não, sou carioca" (dei essa resposta porque não pude acreditar no mal estar que senti por ter sido analisada quanto à minha cor de pele). Conversamos longamente. E depois disso nunca mais entratam em contato. Nem para dizer que não fui aprovada. Se isso me marcou dessa maneira até hoje, não consigo sequer imaginar o que uma pessoa negra sente todos os dias. Anti-racismo sempre!
Erica... vc tem lugar de fala sim. Todos temos... Mas o negro tem o lugar de fala enquanto protagonista. Branco tem sim que falar, refletir e ser anti-racista... na vdd é fundamental que o faça, mas ao falar precisa respeitar o lugar de fala do negro, que é o protagonista.
Eis a divisão vc tem lugar de fala mas não é a principal fala q queremos ouvir, misericórdia pq menosprezam sempre o que o outro ser humano vive não existe esse protagonismo na dor do outro é o mesmo que falar do nazismo pros judeus dizer q vcs sofreram menos que os africanos pelo amor de Deus não sejam separatistas de causas que são humanas independente de cor
@@dalinesilva8041 Acho que vc não entendeu. Parece complexo, eu tive dificuldade de entender no começo mas é simples. Vou te dar uns exemplos: Racismo: todos tem lugar de fala mas o protagonismo é do negro. Machismo/feminismo: todos tem lugar de fala mas o protagonismo é da mulher. Causa LGBTQ+: todos tem lugar de fala mas o protagonismo é do LGBTQ+ É importante tbm ter o "lugar de escuta" Quem não é protagonista pode falar (após estudar e refletir) mas o protagonista é a vitima, e quando ela fala e o outro ouve, respeita e reflete.
@Aliens são permitido Claro que pode acontecer de um branco ser ofendido por causa da cor da pele mas isso seria uma INJURIA RACIAL, e esse tipo de coisa são casos pontuais. Diferente do RACISMO, que vai muito alem de injuria, o racismo é um sistema que afeta os negros de forma geral e total. "Racismo reverso" não existe. 👍
E foi respondido por brasileiros negros que responderam a esta questão, posta pelo professor Karnal no Instagram. Onde o professor frisou que só os negros poderiam reponder.
Sim, infelizmente já vivi e presenciei várias situações. Por isso que vou usufruir do meu direito constitucional de fazer concursos por cotas, pq sei que não tenho condições de competir igualmente na amplitude, mas agora terei condições de sobressair melhor em relação ao meus pares na disputa de uma vaga. Eu serei a futura ministra (parda afrodescendente) do STF ou do STJ, se Deus quiser eu tb estudando muuito pra isso kkk .... Professor Leandro Karnal é realmente um grande aprendizado te ouvir um prazer inenarrável!! Gratidão Gratidão Mestre 👏🏼❤️
Eu sou negro, e tenho alguns cartões de credito que me oferecem acesso ao lounge de aeroportos, quantas vezes fui barrado e pediam ate minha identidade para ligar para os cartões para saber se era eu mesmo...uma vez num grupo de amigos, todos entraram e eu fiquei do lado de fora....eu passei a evitar esses locais, e sempre comprei as duas poltronas da primeira classe para não ter ninguém ao meu lado....me isolei e foi a melhor coisa que fiz...hj não deixo ninguém se aproximar de mim, seja por emoção ou razão...me tornei uma pessoa sem sentimentos....pra mim isso esta entranhado na sociedade. Obs... o negocio de ter um segurança sempre me seguindo ja era considerado normal entre meus amigos...Uma vez fui cercado no estacionamento pela segurança porque eu entrei num carro meu e eles tavam tao fissurados nas câmeras q chegaram a seguinte conclusão: vai roubar.....
LEGAL SABER QUE EXISTE ALGUÉM IGUAL EU. SÓ DEIXEI UMA PESSOA NA MINHA VIDA POR TERMOS SEMELHANÇA HISTÓRICA . ME TORNEI FRIO E DISTANTE. E SE TIVER UM BICHO OU HUMANO PRECISANDO NAO TENHO DÚVIDA ,SALVO O BICHO . HOJE VIAJO MUITO E SOU INDIFERENTE SEJA FELUZ.
Vivo na Suíça e racismo sinto apenas quando entro no Brasil... no Brasil preciso praticamente mendigar atendimento em lojas consideradas de luxo, no Brasil sou seguida em supermercados, e ja fui até mesmo acusada de roubar um sorvete, quando era eu quem estava pagando para todo o grupo! O Brasil é extremamente racista sim! Ainda hoje guardo os recibos quando compro algo em loja de departamentos aqui na Suíça, mesmo sabendo que nos vinte anos que moro aqui jamais fui seguida, em loja alguma, e nunca precisei comprovar uma compra apenas por ser negra. Ah e também nunca precisei explicar que não sou babá, empregada ou algo do tipo, por passear com a minha filha branca... coisas do Brasil!
Fica o trauma, né, eu te entendo. Vivo no Canadá há mais de vinte anos e algumas vezes me pego reagindo como se estivesse no Brasil: Colocando a bolsa no colo, a mochila na frente, coisas assim. Meus amigos acham engraçado, não entendem, mas como negra, 68 anos só vim aprender a desfrutar da vida aqui onde tudo me foi permitido, me senti uma Cinderela. Estudei, viajei muito e com meu passaporte canadense sou bem recebida em todo lugar, mudança total.
"Já nasci salvo". Nasci numa região de cidadãos com predominância de origem alemã e italiana e sei muito bem o que essa expressão significa. Infelizmente ela é verdadeira.
Deus me livre da região Sul do país. Não tenho vontade de visitar nenhuma localidade. Imagina eu sendo negro de pele escura, a intolerância, o ódio e o desprezo que as pessoas sentem, sobretudo pessoas brancas é maior ainda.
Esses tempos estranhos pelos quais estamos passando serão lembrados como a época em que as ideias entraram em guerra pra lembrar todas as lutas que vieram antes.
Esse vídeo é uma aula, uma lição. Os olhos encheram d'água por várias vezes. Eu sei que você é pra mim, um grande mestre. Agradeço por isso. E não vivo mais sem você e sem seus livros!
Me lembro de quando eu era criança, e certo dia eu tinha uma consulta com o cardiologista. Fomos eu e minha mãe, porém chegamos nem 5 minutos atrasados. Então fomos até a recepção e perguntamos se já haviamos sido chamados, a mulher da recepção disse que podíamos bater na porta do consultório e entrar tranquilamente. Minha mãe fez isto, junto comigo, mas nem chegamos a entrar, só abrimos a porta. O médico estava com uma paciente, e olhou para minha mãe, com uma cara de nervoso e disse "não sabia que a faxineira podia trazer o filho pro trabalho". Nunca tinha visto minha mãe chorar tanto, mas na hora não entendi, só fui entender anos depois, entendi que a minha mãe e eu eramos pretos.
Eu sou uma mulher negra de 58 anos, graduada e duas vezes pós graduada. Passei cinco décadas me sentindo desconfortável e com a minha autoestima no chão. Passei por alguns constrangimentos onde identifiquei o racismo, mas fiquei em silêncio porque eu estava sozinha em um ambiente quase que exclusivamente frequentado por brancos. Sendo eu, quase sempre, a única negra que não estava com a bandeja nas mãos ou limpando o chão. Me calei, porque em locais como esse, o assunto racismo é tabu e não existe, porque nunca é mencionado. Mas, existe sim! Disfarçado na "sutileza" das atitudes não confessadas e alimentadas pelo véu do silêncio. Também passei, não por poucas, mas inúmeras vezes por constrangimentos onde o racismo estava presente, mas não identifiquei por conta da negação dos fatos, atrás da qual eu me escondia para conseguir sobreviver, negra e pós graduada, em um ambiente que era alimentado para pertencer a brancos. Eu, essa mulher negra de 58 anos. Depois de assistir ao seu vídeo, tudo o que consigo lhe dize professor, é: Muito obrigada!
@Pedro Henri por favor nos explique oque acontece ? Pois do jeito que você escreveu nos faz pensar que quando você era o único Branco no meio de negros fizeram coisas com você. Explique por favor.
Ah, Professor, como este vídeo me emocionou. Vejo racismo o tempo todo e fico indignada, mas, percebi, com sua fala e os depoimentos, que tenho pensamentos e comportamentos racistas! Eu que nem branca sou! 😢Estou muito envergonhada e triste comigo mesma. Obrigada por me ensinar sempre e tanto!
@@alack87 Sim, há alguns anos. Conheci a Alexandra Lorras há dois anos em um evento beneficente na casa dela, é uma mulher fantástica, já conhecia a história dela, fiquei muito feliz em conhecê-la.
Quantas vezes vi minha mãe sofrendo preconceito, é muito triste pois doe na alma da gente !!! Obrigado Leandro Karnal pela sua aula, as crianças deveriam assistir este vídeo uma vez por semana, para podermos salvar nossos jovens, pois os velhos acho que não tem mas jeito.
Sim , a racismo no Brasil , sou negra e na adolescência desejei muito ter a pele clara por causa da mídia racista , hoje com 28 anos de idade me policio para não me sentir inferior a alguns brancos . Não quero ser melhor nem pior que ninguém só quero LIBERDADE. Gosto muito dos seus vídeos.
Assisti 3x esse vídeo. Foi um grande serviço social esse, um branco com a sua intelectualidade e influência da credibilidade a causa, fico feliz de mais de ouvir essa fala dos seus lábios, apesar de as vezes não concordar com algumas opinioes mas mesmo assim sendo fã da forma que solta a sua filosofia. Muito obrigada. Eu sou a Larissa, uma menina negra de pele clara de 27 anos, nascida e criada na periferia de SP, assistente de direção, a caminho da primeira faculdade, que a vida toda só frequentou lugares brancos, exclusa sempre nos ambientes. Agradecida. Muito obrigada. Obrigada Karnal.
Sou negra, graduada em licenciatura em História e casada com um Analista Ambiental Federal. Por viveremos um padrão social de certo conforto sinto constantemente a estranheza de meus vizinhos de bairro quando ouso frequentar os ambientes sociais comuns como academia do bairro ou escola particular dos meus filhos. Sofro como qualquer negro neste país o estigma de ser negra demais para estar em certos ambientes. Também é comum quando me declaro negra em conversas com algumas pessoas mais próximas, tentarem me "consolar" afirmando que eu não sou tão negra, apenas "clarinha" . Racismo no Brasil existe, nega_lo apenas faz parte desta dramática e triste realidade vivida por um de nós, negros e negras brasileiros
infelizmente existe no mundo inteiro, a diferença é que fora do Brasil existem leis que funcionam um pouco melhor pra tudo, inclusive para o racismo, mas isso não muda o sentimento dos racistas, nem adianta se iludir.
E você deveria se orgulhar de ter conseguido neste país preconceituoso sem leis, o que muitos brancos não conseguiram . E você mostrou para os brancos que com esforço e dedicação você tem os mesmos direitos deles, capacidades ou até mais. Isso porque o Brasil é preconceituoso e racista, um país de grande maioria negra a palavra preconceito nem deveria existir. O negro deveria se impor se orgulhar de sua cor independente dos pensamentos dos outros, e não se vitimar. As diferenças sempre irá existir tanto raciais quanto sócias, isso já nasce com as pessoas. O Brasil e Estados Unidos são com certeza um dos países mas tolerante do mundo no que se refere a cor da pele. Mas fazer o que as pessoas sempre irá falar mal degradar um país que se não pode dá igualdade de cor, mas deu igualdade de direito. Somos todos brasileiros seres humanos.
@Pedro Henri kkkkkk...meu amor racismo é questão de formação de caráter que se faz primeiramente dentro de casa com os pais ou cuidadores e é reforçado pelo racismo estrutural existente em cada sociedade neste planeta.
@@geraldosantospinheiro4199 se vitimar? é fácil falar quando vc como homem nunca foi tratado como um possível bandido só pela cor da sua pele. Já passou por isso? É disso que se trata o tal "lugar de fala". Portanto, escute mais, especialmente quando vc não sabe na prática o que significa racismo. Apenas tenha a humildade de escutar mais de quem realmente VIVE isso. Temos duas orelhas e uma boca o que indica que pra sermos realmente inteligentes e sábios devemos escutar mais e falar menos.
@@geraldosantospinheiro4199 sim, tem famílias que pregam por aí a igualdade e falam bem da miscigenação, só até a filhinha branca deles voltar da faculdade com um namorado de cor, aí não. Ou seja, defendem a miscigenação, mas desde que na família dos outros, na deles não
@@brunomiranda7517 Verdade! O racismo é um tema muito delicado cada pessoa tem sua opinião e seu ponto de vista, no Brasil tem muita gente racistas, e tem negros racistas também isso é fato. Infelizmente.
Muito importante este posicionamento do professor e eu não esperaria nada diferente de um pessoa extremamente culta. Minha admiração só aumenta diante de toda empatia com o mesmo trata o tema e não se furta ao debate...
Ainda mais no sul, eu e minha esposa ficamos horrorizados, parece q é natural por lá se referir a negros por nomes como negrinho, nego, tição, macaco... pegamos carona com uma sulista branca namorada de um homem negro, o carro dela ia atrás do carro do namorado dela, o namorado dela passou no quebra mola muito rápido e ela logo fez uma piada “ala como q dirige, preto neh, só faz cagada” eu e minha esposa achamos isso ridículo, mas parece q por lá já está naturalizado. Na faculdade um sulista já me chamou a atenção uma vez q dei a minha opinião, ele não gostou e me tratou por negrinho dizendo “para com isso negrinho, isso é coisa d criolo” a turma ficou olhando como se não acreditasse, estávamos em Minas Gerais e o cara falou assim na maior naturalidade.
Puxão de orelha necessário, sempre podemos melhorar e devemos melhorar como cidadãos com consciência e respeito. Estamos em aprendizado constante. Obrigada Karnal.
Sim, e é estrutural mesmo. Da infância até a adolescência eu ouvia e reproduzia inocentemente frases que ouvia dos adultos, até que comecei a questionar o que significam e a entender que eram frases racistas. Desde então, não as repito mais e vivo me policiando para me corrigir, aprender e demonstrar respeito e apoiá-los. Já passou a hora de todos terem direitos iguais.
Tu és um cara sem palavras, maravilhoso e nota dez, por favor nunca pare de falar e passar dessa maneira clara e inteligente, que somente tu sabes fazer. Obrigada por existir 🌹
não è não ,è simples o povo nem sabe o que é racismo, as provas estão , aquela mulher do prefeito loira que levou uma criança negra a cair do prédio morrer, teve vídeo e tudo ,onde esta mobilização ai, a mulher esta solta ,o brasil e bagunçado è uma zona.
Obrigada por estas serenas palavras e sua forma de explicar. Li vários comentários de pessoas brancas afirmando que o caso do Carrefour nada tinha a ver com racismo. As vezes não sabemos se é inocência, burrice ou cretinismo. :(
Mais de 300 anos de escravidão, 133 anos de "liberdade" infelizmente acho que vai demorar um pouca para ter uma verdadeira liberdade, física, mental e da alma as correntes invisíveis ainda nos prendem. Só nos resta lutar e lutar! E de resto é fogo nos racista.
Existe sim, eu sou negra e nordestina e já vivi muitas situações de humilhações e desconfianças. Nós brasileiros somos racistas com negros, nordestinos e índigenas.
Amarelos e sinofobicos também que é UMa bosta absurda imagina a quantidade de bostas que já falaram contra japoneses e chineses por serem majoritariamente Amarelos e todos os que são amarelos brasileiros?Marrons também são incluídos.
Eu sou branca ,tenho curso superior,pós graduação,estudei em universidade Federal.Concursada,depois de 20 anos,uma corrupta.começou me perseguir,me ofereceram uma colaboração premiada,não aceitei,só me deixaram em paz depois que apresentei que a tal ,era corrupta Samuel Werner alertava:"O crime compensa"ninguém se incomodava cos os desvios de recursos que a perseguidora abocanhava.Provas foram apresentadas.
Achei que não caberia mais admiração pela sua pessoa mas você me surpreende a cada dia. Como mulher e Preta, fica aqui minha eterna gratidão por essa linda e assertiva reflexão.
Seu comentário está em primeiro lugar, vou pegar carona nele para provar que o Mourão além de racista mentiu no seu discurso. www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/06/mourao-cita-branqueamento-da-raca-ao-falar-que-seu-neto-e-bonito.amp.htm Se ele fala sobre clareamento dá raça, deixa brechas para pensar que até ele já sofreu racismo.
Mourao não está fora da realidade, ele fez uma comparação com os EUA, e na comparação nao existe. e como avaliar se tem fome no Brasil, se avaliar do ponto de vista americano tem fome sim, se for de uma pais miserável da África, a situação ja muda, como dizem os fisicos, depende do referencial. Ja o prof no video disse que nao se deve comparar, e outro referencial.
@@urklmg5622 sofrer racismo sofre em qualquer lugar do mundo, mas isso não torna o determinado pais racista. Assim como ser assaltado em Portugal por exemplo, nao torna o país inseguro, e mourao fez uma comparação do Brasil vs EUA, eu nao tenho dúvida que nos EUA e pior.
Mourão, há pouco tempo atrás, seria chamado "preto da terra" visto que não é um homem branco e tem cara de índio. Como esse vice.lembra minha falecida.avó.
Os deslikes não são de "pessoas que não entenderam", os que não entenderam, não se manifestaram, os que deram deslikes entenderam a proposta sim, é que não gostaram porque são racistas mesmo...
@@diogogauss2465 Sim, ninguém é igual, mas o respeito não deveria ser diferente. Os seres humanos, com suas diferenças, vem da mesma espécie, falamos, comemos, estudamos e respiramos como iguais.
@@maycon4310 , o ser humano não é robô, pelo contrário, é um ser muito complexo. O respeito, assim como a ordem, só é mantido por coerção, mais precisamente por leis duras. Sou branco de olhos claros, mas, para efeito de exemplo, se estivermos num beco à noite, terás um julgamento errado de mim, pensando que posso te fazer algum mal, isso é preconceito. E estarás certo de alimentar esse preconceito, pois eu realmente posso representar um risco pra ti. Então podemos concluir que o preconceito ruim é aquele que alimenta um determinado ódio.
Sou filho de Pai Negro e mãe descendente de europeus, sou branco, morei em periferia boa parte da vida. Vizinhos crianças de mesma idade (9-12 anos) eram abordados pela Policia, eu pelo contrário, era cumprimentado....
Lucy, tem dois problemas: 1 é que a legenda CC não está sendo ativada nesse vídeo e 2 é que a legenda automática CC é muito ruim, colocando palavras erradas que prejudicam o entendimento. Há diversos modos tecnológicos e acessíveis para o autor do vídeo adicionar a legenda. A motivação é justa.
Que vídeo esplêndido! Quanta sinceridade, lucidez, ética. Foi o melhor vídeo que vi sobre essa lamentável realidade brasileira e universal. Tão emocionante e prazeroso quanto ouvir o grandioso e inesquecível Luther King e tão bem colocado que deveria ser utilizado não so bo âmbito escolar mas numa campanha midiática nacional.
Seu comentário está em primeiro lugar, vou pegar carona nele para provar que o Mourão além de racista mentiu no seu discurso. www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/06/mourao-cita-branqueamento-da-raca-ao-falar-que-seu-neto-e-bonito.amp.htm Se ele fala sobre clareamento dá raça, deixa brechas para pensar que até ele já sofreu racismo.
Parabéns por esse vídeo professor! Existe sim, racismo no Brasil. E não é velado como alguns falam, mas é estrutural como você citou, inclusive em acertas situações ele chega a ser escancarado. Já passei por isso em lojas, na empresa onde trabalho. É uma sensação devastadora e revoltante
Olá Leandro muito obrigado por mais essa maravilhora aula sobre o tema, sou aluno da Unicamp (grande conquista com muito suor e empenho), universidade que foi agraciada com a sua contribuição por muitos anos, parabéns pelo belo trabalho dentro e fora dela. Segue o meu mais recente relato de racismo ocorrido em abril de 2022, fui buscar minha esposa em seu trabalho no Taquaral, Campinas - SP, enquanto aguardava o encerramento de seus atividades, estava ao telefone em conversa com um de meus funcionarios da empresa, uma mulher branca e moradora local estava em seu carro em frente a sua residencia ao me avistar mesmo bem vestido com roupa social (como somos sempre julgados a nossa aparência conta muito para os racistas, por isso mencionei o detalhe...), ligou o carro e saiu rapidamente por estar proximo de sua residencia.Em menos de 5min. ela finalizou sua trajetória e retornou ao mesmo local e viu que eu ainda permanecia por lá, saiu rapidamente de seu carro e correu para dentro de sua casa como se estivesse em frente a um ladrão... Depois do ocorrido minha esposa havia finalizado suas atividades e fomos embora para a nossa residência, lamentável a situação vivenciada fique chateado com o ocorrido, mas consciente de que essa atitude racista fala muito mais sobre ela do que sobre mim. Esse é o meu relato de racismo. Grande abraço!
@@ericskz590 somos sim .Nos EUA, China , Japão e Russia existe equidade de oportunidades e direitos existe MERITOCRACIA aqui não lá nos EUA ser negro segundo Raiam Santos o negros que visitou mais de 106 países ser negro lá é motivo de ORGULHO aqui é motivo de VERGONHA pessoas que falam sobre China e Rússia racista NUNCA andaram na Praça Vermelha e Praça da Paz!
Existe sim ,eu trabalho na área de segurança e já sofri racismo ,aí me identifiquei a pessoa ficou sem graça e pediu desculpa.Racismo existe disfarçado.
Nossa... É incrível como a inteligência do Sr. Leandro me arrepia Me dá um pouco de esperança, por ter tantas pessoas que concordam com ele e pensam diferente das pessoas que governam esse país. Só tenho a agradecer o aprendizado que eu consegui ter desde q conheci ele com 12 anos de idade, estou com 18 e sempre que eu posso, vejo uma palestra, escuto alguns vídeos, podcasts. Muito obrigada!
O racismo é uma dor constante que comecei a sentir desde pequenininha. O lado mais cruel do racismo brasileiro é que ele me privou da consciência de que toda a humilhação que eu vivi até aqui era racismo. Tudo o que eu entendia é que por ser negra, feia, ter cabelo ruim, eu não tinha privilégios como as meninas brancas. Em todos os ambientes, inclusive na TV, isso ficou bem definido nas personagens que os artistas negros representavam. Nos anos 90, eu não poderia ser uma princesa de contos de fada e isso me doía muito! Enfim...Encarar o dia a dia não é fácil! É preciso muita força pra não desistir!
A democracia racial é realmente um grande mito. Sou filha de mãe negra e pai branco e já sofri o racismo ao nascer. O "avô" branco disse ao meu pai: "Começou mal hein, José? Alem de mulher ainda por cima negrinha"
Basta ouvir de olhos fechados antes de julgar a "cor" da voz, ouça com ouvidos "cegos" e atentos, perceba se as palavras te "tocam". Se sentir, faz sentido.
Mas em nenhum momento ele fala pelos negros. Ele repete incansavelmente para que perguntemos a quem sofre, se o Brasil é racista. Não tem nada ver isso que você tá falando. Ele tá conscientizando e não tornando um lugar de fala dele. Acho que você não assistiu o vídeo todo ou não entendeu nada.
@@rafael.amaral1664 Eu sei que ele não fala pelas pessoas negras! Oq eu disse foi uma reflexão pessoal minha... Acho q você não entendeu meu comentário.
Sou negro. Sofro com racismo desde criança, quando nem entendia o que era ser chamado de macaco. Na escola, em uma atividade teatral não pude ser príncipe porque tinha cabelo de "Bombril". Ingressar na Universidade Pública para cursar Direito foi extraordinário na época e surpresa para muitos. Mas houve resistência de pessoas alheias: "Filho de pobre analfabeto! Só quer ser besta!". No estágio voluntário no Ministério Público, certa vez o Promotor me indagou espantado: "- E tu mora ali? Referindo-se à periferia violenta onde eu morava. De outra vez, policiais ficaram espantados com esse endereço ao me darem uma carona, após uma sessão no Tribunal do Júri, onde fui assistente do Promotor. É que dali só conheciam traficantes e usuários de drogas. Hoje sou advogado e nada ou pouco mudou. Apesar de cumprir meu trabalho como jurei, não raro sou preterido diante de um advogado branco. E como seria diferente se encontro majoritariamente brancos nesses meio, principalmente ocupando os postos de juiz e promotor? Os próprios clientes procuram o advogado branco, com barba e cabelo liso, com um carro do ano e que fale muito em Deus.
Perfeita observação Leandro Karnal! Quando comecei a namorar meu marido, que é negro, não entendia porque quando íamos a algum lugar, mercado, shopping, centro comercial, ele sempre se arrumava. Eu, branca, não entendia e até achava exagero ele dizer que "tenho que me arrumar melhor que você, pq não vão olhar para mim da mesma forma que olham para vc, de chinelo, por exemplo". E conforme formos tendo vida social entendi, pq eu nunca tinha sido seguida numa loja até que começamos a ir juntos às lojas, ao ponto de eu pedir para ele ficar onde estava e sai com uma sacola cheia de roupas andando por uma loja, mas o segurança não me seguiu, ficou próximo dele. Foram muitas as situações que vivenciamos e comprovam que racismo existe sim. Hoje, sofro o mesmo com meus dois filhos negros, que se estiverem de chinelo, são olhados de forma estranha! Lamentável! Triste! Revoltante! Nesta semana foi Beto de Porto Alegre, no futuro pode ser meu marido ou filhos. E o medo é tanto que meu marido nunca reclama por nada, mesmo quando é lesado enquanto consumidor ou destratado. Ele sempre deixa para lá, o que é horrível! Quero viver num país onde meus filhos tenham a liberdade segura para se expressar como quiserem... BRASIL É RACISTA SIM!
Excelente reflexão para que possamos melhorar nossas atitudes antirracistas!!! Assim como disse Martin Luther King: "O que me preocupa não é o grito dos mais, é o silêncio dos bons."
Concordo plenamente, Karnal, triste somos por perdermos a oportunidade de igualdade pelo nível de melanina na pele, ou mesmo pelo sexo do indivíduo. Tristes somos por rotularmos. Por termos na mente que esse é, aquele não, esse poderá sempre, este nunca poderá, seja por qual motivo for. Mas, o mais grave, e mais triste, é o preconceito pela pessoa que nasceu de um jeito predeterminado pela história, pela sociedade etc., para ser discriminado(a). Onde até mesmo o rico, branco e instruído, político ou não, em particular em gabinetes, ou em auditórios em rede nacional, para dar uma mixaria que for de ajuda para os menos favorecidos tem que primeiro humilhá-lo(a), seja o pobre, o menos instruído, o negro, a mulher etc. Os tratando quase que de forma animalesca para tanto. Somos uma sociedade de plebeus, de excluídos, onde uma minoria dita as regras gerando a ilusão de que o poder vem do povo, sendo esse povo composto da maioria negro e mulher, as maiores vítimas do preconceito nacional. Nunca entendi o conceito de racismo, com mãe e irmão negros e um pai e um irmão brancos, para mim a cor da pele não os tornava distintos, como os meus vizinhos se esforçavam em deixar claro que havia. No entanto, foram os negros da família que se destacaram, um mãe empresaria bem sucedida e um irmão comerciante muito bem quisto na sociedade em que vive, ambos muito esforçados...
Parabéns pelo texto tão bem elaborado, sou negro e me vi presente em cada palavra. Sou filho de um pai negro, neto de escravo, minha avó conviveu com Escravos alforriados. Imagino que meu pai tenha sofrido muitos tipos de racismo. Mas ele escolheu ser o melhor, era o melhor atendente de balcão, era o melhor vendedor de doce pela rua, era o melhor datilógrafo. Foi um dos primeiros empregados negros na Caixa Econômica Federal. Tínhamos livros diversos em casa, ele falava inglês pois conviveu com missionários americanos, em nossa casa tinha todo tipo de enciclopédia e dicionários. Lembro-me quando pegava aqueles livros vermelhos, bonitos e pesados, cheios de figuras. Quando chegou a leitura fui instruído pesquisando num "Google" material. Hoje tenho dois filhos que cresceram às voltas com Compact Discs, DVD, Video cassete e uma infinidade de informações vindas da grande rede. Racismo? Eu não percebia, mas existia. Minha condição de vida hoje se deve principalmente do ponto de partida que meu pai me inseriu quando entrei naquela cada da rua Adelina Silva numero 122. O meu primeiro dia de vida foi o ponto de partida para que menos um negro fosse engolido por um sistema nefasto.
Não sou branco, e isso contribuiu muito para a pessoa que sou hoje, tenho conhecimentos sobre certas coisas, que muitos brancos gostariam de ter, conhecimento espirituais , eu me aprofundei muito pois queria ter sempre o máximo, não para ser aceito, pois sei que nascer nessa Terra já constitui uma tremenda limitação, seja pessoa branca que nem albino, seja para os amarelos, pretos, raça vermelha ou outra qualquer, somos todos descompensados nessa dimensão 3d, sem saber nossa verdadeira origem e caindo no jogo dos dominadores da Cabal que é dividir para controlar.
Seu comentário está em primeiro lugar, vou pegar carona nele para provar que o Mourão além de racista mentiu no seu discurso. www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/06/mourao-cita-branqueamento-da-raca-ao-falar-que-seu-neto-e-bonito.amp.htm Se ele fala sobre clareamento dá raça, deixa brechas para pensar que até ele já sofreu racismo.
Chorei assistindo esse vídeo, chorei de arrependimento de todas as vezes que fui racista consciente ou inconscientemente . Nunca é tarde para aprender!!!
Me sinto da mesma forma, Adriana. A experiência de se conhecer pode ser dolorosa, mas atingir a consciência de nós mesmos e de nossas falhas já é uma vitória e um passo importante.
@@ricardoleao_music verdade! Posso corrigir meu erro através de mim e através do meu filho!
Desconstruir o racismo e evoluir exige reconhecer os erros e isso dói msm.
Mas saímos da ignorância e isso é otimo.
Estamos constantemente evoluindo.🙏🏿
@@ricardoleao_music concordo com você...Obrigada Carnal
Racismo é muito real dentro do Brasil. Eu sou branca e meu cabelo é cacheado e sofri preconceito por conta do meu cabelo. No meu trabalho, minha chefe sempre pedia que fizesse escova para alisar, como se isso me desse uma melhor aparência. Essa questão do cabelo sempre me acompanhou e foi muito sofrimento ao longo da minha vida, pelos 48 anos de vida. Ao ponto de ter que viver diariamente com os cabelos presos pois não aparece o cabelo desarrumado pois o cabelo arrumado é o liso e claro. Gratidão por colocar essa questão em pauta.
Eu sou cubano a 4 anos no Brasil, sou formado em artes e marketing digital. E até hoje não consegui ter emprego fixo e o pré-conceito tem sido visível na minha chegada aqui. Pessoas me chamam de imigrante de gringo e de que estamos aqui pra fazer mal e não pensam em que queremos fazer uma vida digna e ser tratados como seres humanos e fazer uma família. Quer dizer que cubano é brasileira não podem se amar ? Não podem se entender nem criar laços? O amor é limitado e individual por pais. Não temos direito de ser tratados como seres humanos? Imagina se eu fosse negro ou chinês seria pior. Chegou me atingir e me atinge tanto que me afetou psicologicamente estou com urticaria por estresse que não sara. Só peço que possam me dar a chance de fazer parte do mundo da sociedade sem olhar de onde venho e sim para que venho e porque venho ? Nem todos os imigrantes saímos do nosso país por escolha e sim por causa da situação econômica de cada país e a falta de oportunidades de emprego ou de ter um vida digna. Espeto que meu comentário seja ouvido e que possa ajudar nos imigrantes com objetivo de ter uma vida digna e ser parte da sociedade.
Que sensibilidade, que coerência! Me senti acolhida, compreendida, abraçada, representada brilhantemente por ti professor. Tu falou por todos nós! Encheu meu coração de alegria e com certeza alegrou o coração de muitos negros que assim como eu estava aguardando o sua tão impactante leitura sobre o que ainda infelizmente vivemos no Brasil. Obrigado!🤩
vamos votar em politicos negros,
ua-cam.com/video/fHLFGI_5Ks4/v-deo.html
Muito obrigada professor, por não deixar que essa fala do vice presidente passe despercebida. Nós negros reconhecemos a legitimidade dessa luta!
Aonde estão os 56% de negros do Brasil se no senso demográfico menos de 10% dos entrevistados declaram serem negros???
@@MARES0L De acordo com o último senso demográfico "46,8% como pardos, 9,4% como pretos", essas duas porcentagens somadas dão os 56% que representam a parcela da população negra do país.
@@MARES0L kkkkkkkkk olha, uma limitada identificada. vem com argumentos não com repetições. seu cérebro tem um processador de 1800. vou te chamar de copiaecola.
@@MARES0L posso me declarar verde, isso não faz de mim verde.
@@MARES0L Por que será que eles/elas querem fugir de ser negro? Esse ato de fuga é erroneo, mas...qual a razão ?
Eu sou negro e vejo muitas vezes pessoas brancas falando que o racismo é "mimimi", porém eles teriam que sentir na pele como é sofrer um rascismo e o trauma que isso nos causa. Na minha vida tive várias situações que sofri preconceito, uma das mais marcantes foi no ensino médio, onde uma colega de classe falou: -- Eu sou melhor que você e minha família é melhor que a sua. No momento eu procurei a direção do colégio e ela confirmou o que tinha falado e o porquê de ter falado, me pediu disculpas, para ela foi momentâneo, mas isso perdura em minha vida até hoje. Quantas vezes entro no mercado e sou seguido, quantas vezes sentimos que as pessoas estão olhando para gente nos diminuindo?
No dia da Consciência Negra choveu vídeos de homens brancos afirmando não existir racismo no Brasil, obrigado pela força nessa luta professor.
Simplesmente, na condição de negro, ouvindo essas palavras - as quais desejaria gritar para todos - me enche de orgulho, raiva, emoção etc... é uma explosão de sentimentos. Obrigado, Leandro. Obrigado.
Eu sou negro. E consegui a façanha de ser aprovado em primeiro lugar no primeiro vestibular, sem nunca ter feito cursinho pré-vestibular. E eu nunca esqueço a cara de incredulidade de meus colegas de sala (brancos, em sua maioria absoluta) ao saberem disso. Era como se, em seu íntimo, eles se negassem a aceitar a ideia de que um negro os houvesse superado no vestibular... Parabéns, Leandro Karnal, conseguiu me emocionar.
Alipio Pio eu sou negra e nunca me esqueço da cara das pessoas ao adentrar um consultório dentista renomado, e tbm a cara do próprio dentista ao saber q eu possuía um bom plano dentário
@@narizinhab.aoficial2396 Parabéns!
@@pauloaraujo7112 Obrigado!
Eu não ligo de uma pessoa e negra, árabe, asiática ou entre outros, eu sempre sou simpático e igual a elas.
Parabens cara, sou branca e não intendo como alguem consegue ser racista, somos todos pessoas, estou no 9 ano e não sei oque fazer da minha vida kkkk parabéns por vencer e ser um cara honesto.
Caramba! Essa aula deveria passar em canal de rede nacional para toda a nação! Parabéns, professor!
ua-cam.com/video/fHLFGI_5Ks4/v-deo.html
Verdade, concordo plenamente. Pensei a mesma coisa.
Vamos compartilhar no insta, face.
Ia comentar a mesma coisa
Eles vão desligar a televisão!
´Me senti inocente, ingênuo, inconsequente e ignorante sobre racismo. Chorei por todas estas crueldades.
Reconhecer isso é um grande passo, compartilhe o para pessoas que precisam entender essa luta por igualdade racial. 🖤
a causa é uma só
Depois desse comentário meu coração se acalentou: ainda há esperança!!
Descobri este conteúdo pouco mais de um ano de sua publicação, mas como o tema é atemporal, vou aqui comentar duas (dentre várias) passagens nas quais eu fui humilhado por ser negro. Aos 25 anos, eu comprei minha primeira moto. Não sou de família rica, muito pelo contrário, mas estava eu, orgulhoso, pilotando minha motocicleta, quando fui abordado por uma viatura. Eles cruzaram a pista para me abordar: "Neguinho... você estava na fita ontem em Jacareí" --- "Fita = assalto que havia ocorrido naquela cidade". Eu disse que não sabia do que se tratava, e um dos policiais me disse: "Você não tem cara de quem tem grana pra comprar uma moto dessas... só pode ser fruto de roubo." Eu me livrei horas depois, quando o dono da loja que me vendeu a moto apareceu na delegacia para confirmar que eu tinha comprado o veículo. --- Já aos 46 anos, na companhia do meu filho de 15 anos, estava saindo de um restaurante em um sábado à noite, e quando nos aproximávamos do nosso carro, fomos abordados por uma viatura. O policial já desceu com arma em punho, pedindo para que nós nos voltássemos para a parede com as mãos atrás da nuca. Ele nos revistou e, por fim, pediu que eu apresentasse o documento do carro. Novamente eu ouvi: "Desconfiamos de vocês, pois não é comum nesta área, ver pessoas com seu perfil circulando a esta hora da noite". Então, SIM, o Brasil É um país racista!
Quando leio depoimentos como este tremo, literalmente, de raiva, pois tbm já fui vítima de agressões policiais simplesmente por causa de minha cor de pele. Uma vez, retornando da universidade, fui abordado por um grupo de policiais, ao chegar à porta de minha casa. Durante aquela abordagem hostil, havia um ar de deboche da parte deles pelo fato de que, mesmo sabendo que não estavam abordando alguém de má índole, era mais um negro que eles faziam de fantoche. O sentimento de impotência é terrível! Não adianta vc estudar, não adianta vc procurar fazer o bem. Não é pra isso que eles estão olhando, e sim e apenas para a cor da tua pele. Se vc é preto, deve pagar caro por isso.
😥
@@AndreSantos-do6dp triste também já passei por situações como essa, parece que fica marcado na alma porque não esquecemos. Hoje evito muitos lugares por isso sempre vou do trabalho para casa e evito shopping e etc infelizmente.
@@xxx-ib5em É exatamente assim, mano. Mas estou mdudando essa forma de lidar com esse problema. Aceitar e evitar os ambientes não vai resolver.
Brasil não é racista por que vc teve uma experiência com alguém racista o mundo não gira em torno de vc
Caramba, Leandro... Era pra chorar? Bingo! Que excelente trabalho!! Inclusive pela pesquisa prévia (vi no Instagram). Muito obrigado! Compartilhando, porque é necessário!
Minha esposa negra foi matricular minha enteada numa creche e as duas diretoras informaram que vaga só ano que vem.
Eu, um homem branco, 1,86 m fui em seguida sozinho matricular minha enteada e estas mesmas diretoras informaram que tinha ainda 3 vagas. Ambas pedagogas. Ambas cristãs. Racismo puro.
Mas ainds sim voces quiseram colocar sua enteada nessa creche?
Estranha essa história kk
Que absurdo, sinto muito pela sua esposa, essa escola tinha que sofrer uma ação judicial
@@keziabitencourt2703 eu também perguntaria . Nas haver .
Cabe um processo einh
Eu antes de vir para Espanha aonde vivo há 7 anos , eu trabalhei no shopping da Gávea no Rio , e a única negra que vi andar no shopping foi a falecida repórter glória Maria , saindo de teatro , negros si via limpando o chão ou na segurança , aquilo me chamou atenção e nunca esqueci , o Brasil sim e racista e muito racista , triste , lamentável .
*Na situação que estamos, se não é anti-racista é racista.*
A melhor definição até agora.
"Eu não sou racista, tenho até amigos negros!"
Racismo é crime, do mesmo jeito que imputar um crime a alguém que é inocente também é crime, logo quem é anti-racismo por logica deveria ser contra acusar alguém levianamente de racismo. Ou no mínimo deveria se esperar a comprovação ou julgamento do acusado. Fora que se comprovado que foi acusado falsamente ou banalizado a causa, daria argumento ao racista para desconstruir uma luta tão necessária.
Sim, é a fala pregada pela militância.
Fui assessora de uma promotora de justiça negra e a acompanhava em reuniões com o público em geral. Muitas vezes, antes de iniciar esses atos, os participantes me cumprimentavam primeiro e me chamavam de doutora. Eu sempre precisava acenar e dizer que a promotora era ela. Essa era só a ponta do Ice berg... Existe racismo no Brasil e ele permeia todos os espaços. É muito bom perceber que a discussão está chegando aos não negros como nós. Parabéns professor.
E ainda tem o cinismo de.muitos, que não se assumem racistas, tentando negar o óbvio. Minha irmã era médica e tinha que se fazer de surda para quem não admitia e a chamava "enfermeira". Não que ser enfermeira é ruim, mas os brancos eram chamados doutor e muitas das vezes não o eram.
Nada a ver isso é pq os negros não querem ser juízes, é o mesmo que eu ir numa relojoaria e achar que o japonês é o relojoeiro.
Já trabalhei numa loja de Shopping de grife conhecida e cara, em que um indivíviduo "branco" não era atendido por nenhum dos vendedores -- inlcuindo duas colegas de trabalho negras -- pelo simples fato de ter entrado de chinelo e estar de camisa toda surrada, suada e com aparência bem descuidada..
Como eu era novato, fui lá atender, e o atendi da melhor forma possível.
No fim de tudo, esse cara era um fazendeiro dono de uma das maiores marcas de laticínios do país, e a compra que ele fez bateu a cota do mês inteira para mim (e estávamos no comecinho do mês).
Meus colegas de trabalho ficaram perplexos com a quantidade de roupas e dinheiro que eles gastou, e tiveram um choque de realidade por todo o resto da semana falando no assunto kkk
Moral da história, eu diria que existem inúmeros pré-conceitos, e estes são relacionados à cor da pele, classe social, formas de se vestir e inúmeros outros... Mas te garanto que nenhum deles é sistêmico (ou estrutural), e nem muito menos nenhum deles em particular nos define como nação!
@@luizs.f5305 História emocionante, agora recomendo você dar uma lida sobre racismo estrutural 😉
@@lubassis
É irônico que, a única característica "estrutural" no conceito de Racismo Estrutural, é a visão ideógica de sociedade formentada pelo Marx e os Desconstrucionistas, com generosas pitadas do cínico relativismo Foucaultiano.
Estude ambos autores supracitados, identifique as principais qualidades e falhas das posições de ambos, e tente "reler" a base teórica desta sua nova ideologia com certo domínio dos autores que a fundamentam.
Se você não fez isso "ainda", infelizmente você desconhece as bases da Ideia que adotou como " verdade", e consequentmeente não sabe do que está falando.
Mas apenas adotou essa ideia, porque te dá um senso de superioridade moral em relação aos " descrentes" e porque simplifica a realidade o suficiente pra que caiba em seu "atual" estado de ignorância.
Leandro Karnal sua inteligência emocional impressiona, sua empatia emociona e sua mente humana da esperança num futuro melhor. Obrigado por um vídeo tão rico.
Em resumo : Brasil , o país mais racista do mundo .
"Que tempos são estes, onde precisamos esclarecer o óbvio?"
pois é
São os mesmos tempos de antes. Não evoluimos ,só damos nova roupagem a costumes antigos.
O racismo no Brasil é mais sofisticado e menos aparente que em outros países. Quantos almirantes ou generais negros temos no Brasil?
@@sergioluis8966 sim cara, eu só reproduzi uma frase pra trazer reflexão.
Bertholt Brecht dizia o mesmo com relação ao nazismo... Enfim, infelizmente ainda precisamos lutar pelo óbvio! 🙄😬
No sul é pior, já presenciei várias vezes situações racistas, inclusive comigo.
Pricipalmente em cidades pequenas
aqui no RS a gente fala abertamente 'sou alemão ou 'sou italiano', como se a pessoa nascesse nesses países da Europa,,,, muita gente hipócrita ...
Deveria ter denunciado! A impunidade é o que proporciona novas atitudes racistas!
Sou gaucho,tem muito racismo aqui,mas igual santa catarina e parana,acho dificil achar
O pior lugar é em Salvador
Os negros só gosta de branco
Vai lá no pelourinho e certifique-sem
Não Guenta ver os gringos que ficam doido...
Melhor explicação sobre Racismo estrutural no Brasil. Só quem sente a dor sabe onde ela dói.
Sei que não tenho lugar de fala, mas passei por uma situação bizarra em Santa Catarina (onde moro há 11 anos). Sou carioca de nascimento, filha de pais brancos (ambos com ascendência europeia), e com bisavó paterna que foi escrava (segundo relatos do meu pai). Há cerca de 3 anos fui tentar uma vaga de emprego em uma multinacional do ramo de alimentos (que estava precisando com urgência de alguém com a minha formação e estava me ligando sem parar para marcar a entrevista) e no encontro preliminar fui aprovada, sendo dito abertamente pelas moças do RH (ambas de pele mais clara do que eu) que a minha era a melhor proposta e que faltava apenas conhecer o "supervisor" para iniciar o trabalho. Na semana seguinte a agenda ocupadíssima do supervisor enfim teve um espaço para mim. Estava aguardando na entrada da empresa quando anunciaram que ele havia chegado. Assim que aquele homem loiro de olhos azuis se aproximou de mim cumprimentei-o com "bom dia" e estendi a mão para saudá-lo. Neste momento uma coisa absolutamente surreal (para mim) ocorreu: ele me olhou de cima a baixo por uma fração de segundos e em vez de responder à minha saudação simplesmente perguntou: "você não é daqui não, né?" Ao que eu respondi: "não, sou carioca" (dei essa resposta porque não pude acreditar no mal estar que senti por ter sido analisada quanto à minha cor de pele). Conversamos longamente. E depois disso nunca mais entratam em contato. Nem para dizer que não fui aprovada. Se isso me marcou dessa maneira até hoje, não consigo sequer imaginar o que uma pessoa negra sente todos os dias. Anti-racismo sempre!
Erica... vc tem lugar de fala sim.
Todos temos...
Mas o negro tem o lugar de fala enquanto protagonista.
Branco tem sim que falar, refletir e ser anti-racista... na vdd é fundamental que o faça, mas ao falar precisa respeitar o lugar de fala do negro, que é o protagonista.
Vc tem lugar de fala, o protagonismo e de negros.
Mas fale sim.
Eis a divisão vc tem lugar de fala mas não é a principal fala q queremos ouvir, misericórdia pq menosprezam sempre o que o outro ser humano vive não existe esse protagonismo na dor do outro é o mesmo que falar do nazismo pros judeus dizer q vcs sofreram menos que os africanos pelo amor de Deus não sejam separatistas de causas que são humanas independente de cor
@@dalinesilva8041 Acho que vc não entendeu.
Parece complexo, eu tive dificuldade de entender no começo mas é simples.
Vou te dar uns exemplos:
Racismo: todos tem lugar de fala mas o protagonismo é do negro.
Machismo/feminismo: todos tem lugar de fala mas o protagonismo é da mulher.
Causa LGBTQ+: todos tem lugar de fala mas o protagonismo é do LGBTQ+
É importante tbm ter o "lugar de escuta"
Quem não é protagonista pode falar (após estudar e refletir) mas o protagonista é a vitima, e quando ela fala e o outro ouve, respeita e reflete.
@Aliens são permitido
Claro que pode acontecer de um branco ser ofendido por causa da cor da pele mas isso seria uma INJURIA RACIAL, e esse tipo de coisa são casos pontuais.
Diferente do RACISMO, que vai muito alem de injuria, o racismo é um sistema que afeta os negros de forma geral e total.
"Racismo reverso" não existe. 👍
Temos que aprender que quem responde se existe racismo são as vítimas. Obrigada professor pela reflexão.
E foi respondido por brasileiros negros que responderam a esta questão, posta pelo professor Karnal no Instagram. Onde o professor frisou que só os negros poderiam reponder.
Obrigado Karnal por mais uma lição de respeito e dignidade aos negros, amamos você.
Que aula!!! 30 minutos foram suficientes para grandes reflexões...
"Não pode haver graça na humilhação de um ser humano". O mesmo vale pra quem debocha de nordestinos, sertanejos, por exemplo.
Sim, infelizmente já vivi e presenciei várias situações. Por isso que vou usufruir do meu direito constitucional de fazer concursos por cotas, pq sei que não tenho condições de competir igualmente na amplitude, mas agora terei condições de sobressair melhor em relação ao meus pares na disputa de uma vaga. Eu serei a futura ministra (parda afrodescendente) do STF ou do STJ, se Deus quiser eu tb estudando muuito pra isso kkk .... Professor Leandro Karnal é realmente um grande aprendizado te ouvir um prazer inenarrável!! Gratidão Gratidão Mestre 👏🏼❤️
Eu sou negro, e tenho alguns cartões de credito que me oferecem acesso ao lounge de aeroportos, quantas vezes fui barrado e pediam ate minha identidade para ligar para os cartões para saber se era eu mesmo...uma vez num grupo de amigos, todos entraram e eu fiquei do lado de fora....eu passei a evitar esses locais, e sempre comprei as duas poltronas da primeira classe para não ter ninguém ao meu lado....me isolei e foi a melhor coisa que fiz...hj não deixo ninguém se aproximar de mim, seja por emoção ou razão...me tornei uma pessoa sem sentimentos....pra mim isso esta entranhado na sociedade. Obs... o negocio de ter um segurança sempre me seguindo ja era considerado normal entre meus amigos...Uma vez fui cercado no estacionamento pela segurança porque eu entrei num carro meu e eles tavam tao fissurados nas câmeras q chegaram a seguinte conclusão: vai roubar.....
😔
Que triste... Sinto muito pela sua experiência.
Sinto muito 😔
😔
LEGAL SABER QUE EXISTE ALGUÉM IGUAL EU.
SÓ DEIXEI UMA PESSOA NA MINHA VIDA POR TERMOS SEMELHANÇA HISTÓRICA .
ME TORNEI FRIO E DISTANTE. E SE TIVER UM BICHO OU HUMANO PRECISANDO NAO TENHO DÚVIDA ,SALVO O BICHO .
HOJE VIAJO MUITO E SOU INDIFERENTE
SEJA FELUZ.
Vivo na Suíça e racismo sinto apenas quando entro no Brasil... no Brasil preciso praticamente mendigar atendimento em lojas consideradas de luxo, no Brasil sou seguida em supermercados, e ja fui até mesmo acusada de roubar um sorvete, quando era eu quem estava pagando para todo o grupo! O Brasil é extremamente racista sim! Ainda hoje guardo os recibos quando compro algo em loja de departamentos aqui na Suíça, mesmo sabendo que nos vinte anos que moro aqui jamais fui seguida, em loja alguma, e nunca precisei comprovar uma compra apenas por ser negra. Ah e também nunca precisei explicar que não sou babá, empregada ou algo do tipo, por passear com a minha filha branca... coisas do Brasil!
Fica o trauma, né, eu te entendo. Vivo no Canadá há mais de vinte anos e algumas vezes me pego reagindo como se estivesse no Brasil: Colocando a bolsa no colo, a mochila na frente, coisas assim. Meus amigos acham engraçado, não entendem, mas como negra, 68 anos só vim aprender a desfrutar da vida aqui onde tudo me foi permitido, me senti uma Cinderela. Estudei, viajei muito e com meu passaporte canadense sou bem recebida em todo lugar, mudança total.
Então , fica claro q os negros estão no Brasil errado ou o Brasil é educado errado ?
Então nunca foi a Espanha
O povo Suíço não foi treinado a ter medo do negro, o brasileiro sim.
Racismo é ponto de vista!
Espetacular, esclarecedor e um tapa na cara! Muito obrigada professor por ampliar nosso conhecimento, o final foi muito tocante.
"Já nasci salvo". Nasci numa região de cidadãos com predominância de origem alemã e italiana e sei muito bem o que essa expressão significa. Infelizmente ela é verdadeira.
Deus me livre da região Sul do país. Não tenho vontade de visitar nenhuma localidade. Imagina eu sendo negro de pele escura, a intolerância, o ódio e o desprezo que as pessoas sentem, sobretudo pessoas brancas é maior ainda.
Esses tempos estranhos pelos quais estamos passando serão lembrados como a época em que as ideias entraram em guerra pra lembrar todas as lutas que vieram antes.
Esse vídeo é uma aula, uma lição. Os olhos encheram d'água por várias vezes. Eu sei que você é pra mim, um grande mestre. Agradeço por isso. E não vivo mais sem você e sem seus livros!
Me lembro de quando eu era criança, e certo dia eu tinha uma consulta com o cardiologista. Fomos eu e minha mãe, porém chegamos nem 5 minutos atrasados. Então fomos até a recepção e perguntamos se já haviamos sido chamados, a mulher da recepção disse que podíamos bater na porta do consultório e entrar tranquilamente. Minha mãe fez isto, junto comigo, mas nem chegamos a entrar, só abrimos a porta. O médico estava com uma paciente, e olhou para minha mãe, com uma cara de nervoso e disse "não sabia que a faxineira podia trazer o filho pro trabalho". Nunca tinha visto minha mãe chorar tanto, mas na hora não entendi, só fui entender anos depois, entendi que a minha mãe e eu eramos pretos.
Nossa essa foi totalmente consiente !!!!
Meu deus do céu que absurdo 😡
Eu sou uma mulher negra de 58 anos, graduada e duas vezes pós graduada. Passei cinco décadas me sentindo desconfortável e com a minha autoestima no chão. Passei por alguns constrangimentos onde identifiquei o racismo, mas fiquei em silêncio porque eu estava sozinha em um ambiente quase que exclusivamente frequentado por brancos. Sendo eu, quase sempre, a única negra que não estava com a bandeja nas mãos ou limpando o chão. Me calei, porque em locais como esse, o assunto racismo é tabu e não existe, porque nunca é mencionado. Mas, existe sim! Disfarçado na "sutileza" das atitudes não confessadas e alimentadas pelo véu do silêncio.
Também passei, não por poucas, mas inúmeras vezes por constrangimentos onde o racismo estava presente, mas não identifiquei por conta da negação dos fatos, atrás da qual eu me escondia para conseguir sobreviver, negra e pós graduada, em um ambiente que era alimentado para pertencer a brancos.
Eu, essa mulher negra de 58 anos. Depois de assistir ao seu vídeo, tudo o que consigo lhe dize professor, é:
Muito obrigada!
É incrível como todas as raças com EXCEÇÃO da branca passa por humilhações absurdas.
@Pedro Henri eu moro no Brasil então já sou.
Vc pode ter o estudo que for isso não vai te fazer viirar branca infelizmente
@@frangoncalves1972 EXATO
@Pedro Henri por favor nos explique oque acontece ? Pois do jeito que você escreveu nos faz pensar que quando você era o único Branco no meio de negros fizeram coisas com você. Explique por favor.
Que honra ouvir isso! Que honra ter se emocionado com isso, que honra ter conhecido há muito tempo, Leandro Karnal.
gostei da foto de perfil skksks
Excelente visão , o professor é dotado de uma clareza ímpar !
Grata por seus esclarecimentos e Sabedoria, Professor. Forte abraço.
Ah, Professor, como este vídeo me emocionou. Vejo racismo o tempo todo e fico indignada, mas, percebi, com sua fala e os depoimentos, que tenho pensamentos e comportamentos racistas! Eu que nem branca sou! 😢Estou muito envergonhada e triste comigo mesma. Obrigada por me ensinar sempre e tanto!
Conheço a Alexandra Lorras, mulher forte e incrível, admiro muito ela e todas as mulheres e homens negros, lutam diariamente. 🤎🖤
O.sA
O.sangue.e.dA.mex
O.sA
O.sangue.e.dA.mex
Da.mmd
SAmgue.e..mesmS
Cor!
Ela foi no Programa do Jô anos atrás, não foi?
@@alack87 Sim, há alguns anos. Conheci a Alexandra Lorras há dois anos em um evento beneficente na casa dela, é uma mulher fantástica, já conhecia a história dela, fiquei muito feliz em conhecê-la.
Cara, tú é uma grande referência pra mim. Cada vídeo seu que vejo, é um degrau a mais na escada da evolução como pessoa.
Quantas vezes vi minha mãe sofrendo preconceito, é muito triste pois doe na alma da gente !!! Obrigado Leandro Karnal pela sua aula, as crianças deveriam assistir este vídeo uma vez por semana, para podermos salvar nossos jovens, pois os velhos acho que não tem mas jeito.
Parabéns, professor! Reflexões como esta semeam em muitos uma mudança de paradigma, de comportamento, de opinião. Parabéns por dar voz a quem precisa.
O que mais vi na internet esses dias foram pessoas tentando justificar ou negar a existência do racismo usando experiências próprias para isso.
Que aula incrível, faz a pessoa refletir sobre o outro. O racismo existe e não é velado!
Sim , a racismo no Brasil , sou negra e na adolescência desejei muito ter a pele clara por causa da mídia racista , hoje com 28 anos de idade me policio para não me sentir inferior a alguns brancos . Não quero ser melhor nem pior que ninguém só quero LIBERDADE. Gosto muito dos seus vídeos.
Professor, se eu tivesse a "autoridade" diria: "Cirúrgico", "Essencial", enfim espero que sua inserção possa ajudar nossa sociedade!
ua-cam.com/video/fHLFGI_5Ks4/v-deo.html
Assisti 3x esse vídeo. Foi um grande serviço social esse, um branco com a sua intelectualidade e influência da credibilidade a causa, fico feliz de mais de ouvir essa fala dos seus lábios, apesar de as vezes não concordar com algumas opinioes mas mesmo assim sendo fã da forma que solta a sua filosofia. Muito obrigada. Eu sou a Larissa, uma menina negra de pele clara de 27 anos, nascida e criada na periferia de SP, assistente de direção, a caminho da primeira faculdade, que a vida toda só frequentou lugares brancos, exclusa sempre nos ambientes. Agradecida. Muito obrigada. Obrigada Karnal.
Sou negra, graduada em licenciatura em História e casada com um Analista Ambiental Federal. Por viveremos um padrão social de certo conforto sinto constantemente a estranheza de meus vizinhos de bairro quando ouso frequentar os ambientes sociais comuns como academia do bairro ou escola particular dos meus filhos. Sofro como qualquer negro neste país o estigma de ser negra demais para estar em certos ambientes. Também é comum quando me declaro negra em conversas com algumas pessoas mais próximas, tentarem me "consolar" afirmando que eu não sou tão negra, apenas "clarinha" . Racismo no Brasil existe, nega_lo apenas faz parte desta dramática e triste realidade vivida por um de nós, negros e negras brasileiros
infelizmente existe no mundo inteiro, a diferença é que fora do Brasil existem leis que funcionam um pouco melhor pra tudo, inclusive para o racismo, mas isso não muda o sentimento dos racistas, nem adianta se iludir.
E você deveria se orgulhar de ter conseguido neste país preconceituoso sem leis, o que muitos brancos não conseguiram . E você mostrou para os brancos que com esforço e dedicação você tem os mesmos direitos deles, capacidades ou até mais. Isso porque o Brasil é preconceituoso e racista, um país de grande maioria negra a palavra preconceito nem deveria existir. O negro deveria se impor se orgulhar de sua cor independente dos pensamentos dos outros, e não se vitimar. As diferenças sempre irá existir tanto raciais quanto sócias, isso já nasce com as pessoas. O Brasil e Estados Unidos são com certeza um dos países mas tolerante do mundo no que se refere a cor da pele. Mas fazer o que as pessoas sempre irá falar mal degradar um país que se não pode dá igualdade de cor, mas deu igualdade de direito. Somos todos brasileiros seres humanos.
E isso que eles dizem que não existe é porque não são eles que passam pela descriminação
@Pedro Henri kkkkkk...meu amor racismo é questão de formação de caráter que se faz primeiramente dentro de casa com os pais ou cuidadores e é reforçado pelo racismo estrutural existente em cada sociedade neste planeta.
@@geraldosantospinheiro4199 se vitimar? é fácil falar quando vc como homem nunca foi tratado como um possível bandido só pela cor da sua pele. Já passou por isso? É disso que se trata o tal "lugar de fala". Portanto, escute mais, especialmente quando vc não sabe na prática o que significa racismo. Apenas tenha a humildade de escutar mais de quem realmente VIVE isso. Temos duas orelhas e uma boca o que indica que pra sermos realmente inteligentes e sábios devemos escutar mais e falar menos.
Parabéns Professor!! Esse vídeo deveria chegar a mais de 200 milhões de views, pra que cada brasileiro visse e ponderasse!!
Aonde estão os 56% de negros do Brasil se no senso demográfico menos de 10% dos entrevistados declaram serem negros???
Mulher, os 56% SÃO DO SENSO!!!!
Acredito que temos que tratar as pessoas como seres humanos! E não tratar por cor... Somos PESSOAS.
Se a realidade fosse essa...
Racistas não pensam assim... só pensam no privilégio próprio ou estar no topo sempre..eh pisando nós fracos.
500 anos na terra inteira não mudou mesmo na era da informação vc acha que vai mudar?
@@andreisouzabento7506pode mudar sim pois antes disso não tinha preconceito contra a cor negra, do nada os seres humanos criaram esse preconceito
"É preciso ser antirracista!"
Pois é, eu acho estranho as pessoas presenciarem atos racistas e fazerem de conta que não estão vendo. Acho isso muito estranho.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Tem gente que finge ser ante racistas!
@@geraldosantospinheiro4199 sim, tem famílias que pregam por aí a igualdade e falam bem da miscigenação, só até a filhinha branca deles voltar da faculdade com um namorado de cor, aí não. Ou seja, defendem a miscigenação, mas desde que na família dos outros, na deles não
@@brunomiranda7517 Verdade! O racismo é um tema muito delicado cada pessoa tem sua opinião e seu ponto de vista, no Brasil tem muita gente racistas, e tem negros racistas também isso é fato. Infelizmente.
Muito importante este posicionamento do professor e eu não esperaria nada diferente de um pessoa extremamente culta. Minha admiração só aumenta diante de toda empatia com o mesmo trata o tema e não se furta ao debate...
Aonde estão os 56% de negros do Brasil se no senso demográfico menos de 10% dos entrevistados declaram serem negros???
Obrigado! Tema extremamente importante e necessário!
Infelizmente e a triste realidade de hj e de antes Quando isso vai ter um fim.
O racismo no Brasil existe sim, esse negócio de Brasil cordial é papo furado.
Ainda mais no sul, eu e minha esposa ficamos horrorizados, parece q é natural por lá se referir a negros por nomes como negrinho, nego, tição, macaco... pegamos carona com uma sulista branca namorada de um homem negro, o carro dela ia atrás do carro do namorado dela, o namorado dela passou no quebra mola muito rápido e ela logo fez uma piada “ala como q dirige, preto neh, só faz cagada” eu e minha esposa achamos isso ridículo, mas parece q por lá já está naturalizado. Na faculdade um sulista já me chamou a atenção uma vez q dei a minha opinião, ele não gostou e me tratou por negrinho dizendo “para com isso negrinho, isso é coisa d criolo” a turma ficou olhando como se não acreditasse, estávamos em Minas Gerais e o cara falou assim na maior naturalidade.
@@brunomiranda7517 imagina o q ela diz as.pessoas q ela nao conhece. Mas tem racista q namoram negros por cunho sexual.
@@brunomiranda7517
Que tal vc voltar pars a África?
Lá no sul eu vi negro fazendo piada comigo que sou negro kkkkkk
Eles são legais viu kkkk
O Brasil não é cordial. São 70 mil mortos ao ano por causa da violência.
@@marcoanotonio637 não tem como eu “voltar” para a África, não vim de lá. Nasci aqui, no Brasil. Aqui é a minha casa, não na África
Puxão de orelha necessário, sempre podemos melhorar e devemos melhorar como cidadãos com consciência e respeito. Estamos em aprendizado constante. Obrigada Karnal.
Sim, e é estrutural mesmo. Da infância até a adolescência eu ouvia e reproduzia inocentemente frases que ouvia dos adultos, até que comecei a questionar o que significam e a entender que eram frases racistas.
Desde então, não as repito mais e vivo me policiando para me corrigir, aprender e demonstrar respeito e apoiá-los.
Já passou a hora de todos terem direitos iguais.
Excelente... linda e inteligente!
Direitos iguais????
Kkkkkkk
Disse uma mulher kkkkk
Sim, quando era criança, me ensinaram que o universo tem cor preta, agora não repito mais isso, pois sei que é racista.
@@diogogauss2465
Então o universo é branco???? Kkkkk
@@marcoanotonio637, sim, a lavagem cerebral foi bem sucedida, agora sou um novo homem.
Ao contrário do disse o vice presidente Mourão, o Brasil é um país racista e preconceituoso.
Sim! Olha isso ua-cam.com/video/UMpHyoHuV1E/v-deo.html
Tu és um cara sem palavras, maravilhoso e nota dez, por favor nunca pare de falar e passar dessa maneira clara e inteligente, que somente tu sabes fazer. Obrigada por existir 🌹
não è não ,è simples o povo nem sabe o que é racismo, as provas estão , aquela mulher do prefeito loira que levou uma criança negra a cair do prédio morrer, teve vídeo e tudo ,onde esta mobilização ai, a mulher esta solta ,o brasil e bagunçado è uma zona.
ua-cam.com/video/fHLFGI_5Ks4/v-deo.html
@LETICYA MARIA DA SILVA so descobriu agora.
É um privilégio ouvir você, professor Karnal!
As vezes vem esse pensamento em minha cabeça, onde foi que o ser humano se perdeu tanto?
O ser humano nunca se encontrou
No começo da humanidade
Desde sempre, a filhadaputagem está no nosso Dna
Obrigada por estas serenas palavras e sua forma de explicar. Li vários comentários de pessoas brancas afirmando que o caso do Carrefour nada tinha a ver com racismo. As vezes não sabemos se é inocência, burrice ou cretinismo. :(
Ou tudo isso kkk
MAKDADE DE SOCIOPATA. NÃO SAO BURROS.
Mais de 300 anos de escravidão, 133 anos de "liberdade" infelizmente acho que vai demorar um pouca para ter uma verdadeira liberdade, física, mental e da alma as correntes invisíveis ainda nos prendem. Só nos resta lutar e lutar!
E de resto é fogo nos racista.
Existe sim, eu sou negra e nordestina e já vivi muitas situações de humilhações e desconfianças. Nós brasileiros somos racistas com negros, nordestinos e índigenas.
ua-cam.com/video/fHLFGI_5Ks4/v-deo.html
Amarelos e sinofobicos também que é UMa bosta absurda imagina a quantidade de bostas que já falaram contra japoneses e chineses por serem majoritariamente Amarelos e todos os que são amarelos brasileiros?Marrons também são incluídos.
Eu sou branca ,tenho curso superior,pós graduação,estudei em universidade Federal.Concursada,depois de 20 anos,uma corrupta.começou me perseguir,me ofereceram uma colaboração premiada,não aceitei,só me deixaram em paz depois que apresentei que a tal ,era corrupta
Samuel Werner alertava:"O crime compensa"ninguém se incomodava cos os desvios de recursos que a perseguidora abocanhava.Provas foram apresentadas.
@@nidialicia8737 só falta ser fan de One Piece!
Parabéns professor Leandro sempre implacável nos comentários! Gosto bastante! Forte abraço! 👏👏👏👏
Achei que não caberia mais admiração pela sua pessoa mas você me surpreende a cada dia. Como mulher e Preta, fica aqui minha eterna gratidão por essa linda e assertiva reflexão.
moourão esta fora da Realidade ..... parabens Leandro Karnal
Seu comentário está em primeiro lugar, vou pegar carona nele para provar que o Mourão além de racista mentiu no seu discurso. www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/06/mourao-cita-branqueamento-da-raca-ao-falar-que-seu-neto-e-bonito.amp.htm
Se ele fala sobre clareamento dá raça, deixa brechas para pensar que até ele já sofreu racismo.
Mourão da Cú
Mourao não está fora da realidade, ele fez uma comparação com os EUA, e na comparação nao existe. e como avaliar se tem fome no Brasil, se avaliar do ponto de vista americano tem fome sim, se for de uma pais miserável da África, a situação ja muda, como dizem os fisicos, depende do referencial. Ja o prof no video disse que nao se deve comparar, e outro referencial.
@@urklmg5622 sofrer racismo sofre em qualquer lugar do mundo, mas isso não torna o determinado pais racista. Assim como ser assaltado em Portugal por exemplo, nao torna o país inseguro, e mourao fez uma comparação do Brasil vs EUA, eu nao tenho dúvida que nos EUA e pior.
Mourão, há pouco tempo atrás, seria chamado "preto da terra" visto que não é um homem branco e tem cara de índio. Como esse vice.lembra minha falecida.avó.
Muita aprendizagem. Obrigada professor excelente esclarecimentos sobre racismo. Gratidão 🙌
ua-cam.com/video/fHLFGI_5Ks4/v-deo.html
I
Ujok poujjjjmkn ñ l buńnńńinñn
Jnphhńñ. miojo ijñ por j ljñoj ubb
L
Excepcional explicação ! Parabéns Professor sim o racismo ainda existe , infelizmente e ele vêm de longe .
Os dislike são das pessoas que não entenderam. Kanal apenas pediu para refletir sobre uma nova perspectiva.
Os deslikes não são de "pessoas que não entenderam", os que não entenderam, não se manifestaram, os que deram deslikes entenderam a proposta sim, é que não gostaram porque são racistas mesmo...
@@paulocesar1606 vdd.
prof Leandro como historiador Existe algum País q nao seja ou nunca sofreu com racismo de cor? algum q sempre respeitou todas as etnias?
Não existe...
Simplesmente vc foi sensacional na sua colocação do início ao fim.
Que aula !!!
Perfeito e necessário. Obrigado, Karnal
ua-cam.com/video/fHLFGI_5Ks4/v-deo.html
Falta de caráter não tratar o outro como igual.
Concordo.
Ninguém é igual.
@@diogogauss2465 Sim, ninguém é igual, mas o respeito não deveria ser diferente. Os seres humanos, com suas diferenças, vem da mesma espécie, falamos, comemos, estudamos e respiramos como iguais.
@@maycon4310 , o ser humano não é robô, pelo contrário, é um ser muito complexo. O respeito, assim como a ordem, só é mantido por coerção, mais precisamente por leis duras. Sou branco de olhos claros, mas, para efeito de exemplo, se estivermos num beco à noite, terás um julgamento errado de mim, pensando que posso te fazer algum mal, isso é preconceito. E estarás certo de alimentar esse preconceito, pois eu realmente posso representar um risco pra ti. Então podemos concluir que o preconceito ruim é aquele que alimenta um determinado ódio.
@@diogogauss2465 É igual sim no sentido de ter as mesmas necessidades básicas e de sofrer as mesmas dores.
Sou filho de Pai Negro e mãe descendente de europeus, sou branco, morei em periferia boa parte da vida. Vizinhos crianças de mesma idade (9-12 anos) eram abordados pela Policia, eu pelo contrário, era cumprimentado....
Essa realidade é muito triste.
Creio que só existe uma raça, a raça humana. Digo não ao racismo em todas as suas facetas.
Isso e uma fala racista
Concordo plenamente, mas ao menos, o Brasil não carece de avanços em relação na questão de raça, da mulher e dos lgbt tbm pra ser sincero
Não sei porque usam a palavra "raça" sendo que ela não é comprovada biologicamente, o certo seria usar etnia
Karnal, você poderia acrescentar legenda para que os surdos possam assistir e refletir sobre os temas tratados. ;)
É só clicar na opção "detalhes" "*" e ativar a legenda em português que começa. ;) :*
Lucy, tem dois problemas: 1 é que a legenda CC não está sendo ativada nesse vídeo e 2 é que a legenda automática CC é muito ruim, colocando palavras erradas que prejudicam o entendimento. Há diversos modos tecnológicos e acessíveis para o autor do vídeo adicionar a legenda. A motivação é justa.
Por favor!
Que vídeo esplêndido! Quanta sinceridade, lucidez, ética. Foi o melhor vídeo que vi sobre essa lamentável realidade brasileira e universal. Tão emocionante e prazeroso quanto ouvir o grandioso e inesquecível Luther King e tão bem colocado que deveria ser utilizado não so bo âmbito escolar mas numa campanha midiática nacional.
Sim. Existe racismo no Brasil. Parabéns, professor.
Seu comentário está em primeiro lugar, vou pegar carona nele para provar que o Mourão além de racista mentiu no seu discurso. www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/06/mourao-cita-branqueamento-da-raca-ao-falar-que-seu-neto-e-bonito.amp.htm
Se ele fala sobre clareamento dá raça, deixa brechas para pensar que até ele já sofreu racismo.
Racismo sim, estrutural não!
@@sonaoseiexplicar, todas as pesquisas e estudos dizem o contrário
Vc é um gênio ao chegar a essa conclusão
@@diegomatos1992 e vida real amigo eu como negro nunca fui impedido de entrar em lugar nenhum muito menos seguido
Parabéns por esse vídeo professor! Existe sim, racismo no Brasil. E não é velado como alguns falam, mas é estrutural como você citou, inclusive em acertas situações ele chega a ser escancarado. Já passei por isso em lojas, na empresa onde trabalho. É uma sensação devastadora e revoltante
Volta para a africa... Kkkkkl
Excelente reflexão!! Todos nós precisamos rever nossas atitudes. Abençoadas palavras.💖
Muito obrigado professor, por tanto conhecimento compartilhado.
Sim, infelizmente! Ótima explicação Karnal!
Olá Leandro muito obrigado por mais essa maravilhora aula sobre o tema, sou aluno da Unicamp (grande conquista com muito suor e empenho), universidade que foi agraciada com a sua contribuição por muitos anos, parabéns pelo belo trabalho dentro e fora dela. Segue o meu mais recente relato de racismo ocorrido em abril de 2022, fui buscar minha esposa em seu trabalho no Taquaral, Campinas - SP, enquanto aguardava o encerramento de seus atividades, estava ao telefone em conversa com um de meus funcionarios da empresa, uma mulher branca e moradora local estava em seu carro em frente a sua residencia ao me avistar mesmo bem vestido com roupa social (como somos sempre julgados a nossa aparência conta muito para os racistas, por isso mencionei o detalhe...), ligou o carro e saiu rapidamente por estar proximo de sua residencia.Em menos de 5min. ela finalizou sua trajetória e retornou ao mesmo local e viu que eu ainda permanecia por lá, saiu rapidamente de seu carro e correu para dentro de sua casa como se estivesse em frente a um ladrão... Depois do ocorrido minha esposa havia finalizado suas atividades e fomos embora para a nossa residência, lamentável a situação vivenciada fique chateado com o ocorrido, mas consciente de que essa atitude racista fala muito mais sobre ela do que sobre mim. Esse é o meu relato de racismo. Grande abraço!
Daqui a 10 anos ainda estaremos falando desse msm problema. "Assim caminha a humanidade em passos de Formiga e sem vontade..."
Não .No nosso país é especial nesse quesito.
@@arthurcosta9482 se estivermos vivos saberemos, ha e a propósito, nosso país não é especial nesse quesito não. Kkk
@@ericskz590 somos sim .Nos EUA, China , Japão e Russia existe equidade de oportunidades e direitos existe MERITOCRACIA aqui não lá nos EUA ser negro segundo Raiam Santos o negros que visitou mais de 106 países ser negro lá é motivo de ORGULHO aqui é motivo de VERGONHA pessoas que falam sobre China e Rússia racista NUNCA andaram na Praça Vermelha e Praça da Paz!
@@ericskz590 Nenhum país no mundo é pior ser negro doque aqui.
@@arthurcosta9482 discordo pois tem lugares piores porém o Brasil não é nada facil
Existe sim ,eu trabalho na área de segurança e já sofri racismo ,aí me identifiquei a pessoa ficou sem graça e pediu desculpa.Racismo existe disfarçado.
Nossa... É incrível como a inteligência do Sr. Leandro me arrepia
Me dá um pouco de esperança, por ter tantas pessoas que concordam com ele e pensam diferente das pessoas que governam esse país.
Só tenho a agradecer o aprendizado que eu consegui ter desde q conheci ele com 12 anos de idade, estou com 18 e sempre que eu posso, vejo uma palestra, escuto alguns vídeos, podcasts.
Muito obrigada!
*A maravilha da tecnologia, podermos absorver gratuitamente, de tanta sabedoria*
O racismo é uma dor constante que comecei a sentir desde pequenininha. O lado mais cruel do racismo brasileiro é que ele me privou da consciência de que toda a humilhação que eu vivi até aqui era racismo. Tudo o que eu entendia é que por ser negra, feia, ter cabelo ruim, eu não tinha privilégios como as meninas brancas. Em todos os ambientes, inclusive na TV, isso ficou bem definido nas personagens que os artistas negros representavam. Nos anos 90, eu não poderia ser uma princesa de contos de fada e isso me doía muito! Enfim...Encarar o dia a dia não é fácil! É preciso muita força pra não desistir!
Você é linda
Sinto muito por você ter passado/passar por isso.
@@cintianauheimerdasilva5402 Obrigada!
😔
Ótima reflexão. Obrigada Karnal por partilhar conosco seu conhecimento.
A democracia racial é realmente um grande mito. Sou filha de mãe negra e pai branco e já sofri o racismo ao nascer. O "avô" branco disse ao meu pai: "Começou mal hein, José? Alem de mulher ainda por cima negrinha"
😳😳😳
Racismo estrutural.
Credo
Kkkkkkkk
Que soco no estômago! Acabei de perceber que só assisto filósofos brancos! E ainda os procuro para falar sobre racismo!!
Basta ouvir de olhos fechados antes de julgar a "cor" da voz, ouça com ouvidos "cegos" e atentos, perceba se as palavras te "tocam". Se sentir, faz sentido.
Mas em nenhum momento ele fala pelos negros. Ele repete incansavelmente para que perguntemos a quem sofre, se o Brasil é racista.
Não tem nada ver isso que você tá falando. Ele tá conscientizando e não tornando um lugar de fala dele.
Acho que você não assistiu o vídeo todo ou não entendeu nada.
@@rafael.amaral1664 Eu sei que ele não fala pelas pessoas negras! Oq eu disse foi uma reflexão pessoal minha... Acho q você não entendeu meu comentário.
Sou negro. Sofro com racismo desde criança, quando nem entendia o que era ser chamado de macaco. Na escola, em uma atividade teatral não pude ser príncipe porque tinha cabelo de "Bombril". Ingressar na Universidade Pública para cursar Direito foi extraordinário na época e surpresa para muitos. Mas houve resistência de pessoas alheias: "Filho de pobre analfabeto! Só quer ser besta!". No estágio voluntário no Ministério Público, certa vez o Promotor me indagou espantado: "- E tu mora ali? Referindo-se à periferia violenta onde eu morava. De outra vez, policiais ficaram espantados com esse endereço ao me darem uma carona, após uma sessão no Tribunal do Júri, onde fui assistente do Promotor. É que dali só conheciam traficantes e usuários de drogas. Hoje sou advogado e nada ou pouco mudou. Apesar de cumprir meu trabalho como jurei, não raro sou preterido diante de um advogado branco. E como seria diferente se encontro majoritariamente brancos nesses meio, principalmente ocupando os postos de juiz e promotor? Os próprios clientes procuram o advogado branco, com barba e cabelo liso, com um carro do ano e que fale muito em Deus.
Obrigada professor Karnal, explicação perfeita. ❤🙇🏿♀️
Perfeita observação Leandro Karnal! Quando comecei a namorar meu marido, que é negro, não entendia porque quando íamos a algum lugar, mercado, shopping, centro comercial, ele sempre se arrumava. Eu, branca, não entendia e até achava exagero ele dizer que "tenho que me arrumar melhor que você, pq não vão olhar para mim da mesma forma que olham para vc, de chinelo, por exemplo". E conforme formos tendo vida social entendi, pq eu nunca tinha sido seguida numa loja até que começamos a ir juntos às lojas, ao ponto de eu pedir para ele ficar onde estava e sai com uma sacola cheia de roupas andando por uma loja, mas o segurança não me seguiu, ficou próximo dele. Foram muitas as situações que vivenciamos e comprovam que racismo existe sim. Hoje, sofro o mesmo com meus dois filhos negros, que se estiverem de chinelo, são olhados de forma estranha! Lamentável! Triste! Revoltante! Nesta semana foi Beto de Porto Alegre, no futuro pode ser meu marido ou filhos. E o medo é tanto que meu marido nunca reclama por nada, mesmo quando é lesado enquanto consumidor ou destratado. Ele sempre deixa para lá, o que é horrível! Quero viver num país onde meus filhos tenham a liberdade segura para se expressar como quiserem... BRASIL É RACISTA SIM!
Sempre aprendendo contigo! GRATIDÃO
Excelente reflexão para que possamos melhorar nossas atitudes antirracistas!!! Assim como disse Martin Luther King: "O que me preocupa não é o grito dos mais, é o silêncio dos bons."
Concordo plenamente, Karnal, triste somos por perdermos a oportunidade de igualdade pelo nível de melanina na pele, ou mesmo pelo sexo do indivíduo.
Tristes somos por rotularmos.
Por termos na mente que esse é, aquele não, esse poderá sempre, este nunca poderá, seja por qual motivo for.
Mas, o mais grave, e mais triste, é o preconceito pela pessoa que nasceu de um jeito predeterminado pela história, pela sociedade etc., para ser discriminado(a).
Onde até mesmo o rico, branco e instruído, político ou não, em particular em gabinetes, ou em auditórios em rede nacional, para dar uma mixaria que for de ajuda para os menos favorecidos tem que primeiro humilhá-lo(a), seja o pobre, o menos instruído, o negro, a mulher etc. Os tratando quase que de forma animalesca para tanto.
Somos uma sociedade de plebeus, de excluídos, onde uma minoria dita as regras gerando a ilusão de que o poder vem do povo, sendo esse povo composto da maioria negro e mulher, as maiores vítimas do preconceito nacional.
Nunca entendi o conceito de racismo, com mãe e irmão negros e um pai e um irmão brancos, para mim a cor da pele não os tornava distintos, como os meus vizinhos se esforçavam em deixar claro que havia.
No entanto, foram os negros da família que se destacaram, um mãe empresaria bem sucedida e um irmão comerciante muito bem quisto na sociedade em que vive, ambos muito esforçados...
Parabéns pelo texto tão bem elaborado, sou negro e me vi presente em cada palavra. Sou filho de um pai negro, neto de escravo, minha avó conviveu com Escravos alforriados.
Imagino que meu pai tenha sofrido muitos tipos de racismo.
Mas ele escolheu ser o melhor, era o melhor atendente de balcão, era o melhor vendedor de doce pela rua, era o melhor datilógrafo. Foi um dos primeiros empregados negros na Caixa Econômica Federal.
Tínhamos livros diversos em casa, ele falava inglês pois conviveu com missionários americanos, em nossa casa tinha todo tipo de enciclopédia e dicionários. Lembro-me quando pegava aqueles livros vermelhos, bonitos e pesados, cheios de figuras.
Quando chegou a leitura fui instruído pesquisando num "Google" material.
Hoje tenho dois filhos que cresceram às voltas com Compact Discs, DVD, Video cassete e uma infinidade de informações vindas da grande rede.
Racismo? Eu não percebia, mas existia.
Minha condição de vida hoje se deve principalmente do ponto de partida que meu pai me inseriu quando entrei naquela cada da rua Adelina Silva numero 122. O meu primeiro dia de vida foi o ponto de partida para que menos um negro fosse engolido por um sistema nefasto.
Não sou branco, e isso contribuiu muito para a pessoa que sou hoje, tenho conhecimentos sobre certas coisas, que muitos brancos gostariam de ter, conhecimento espirituais , eu me aprofundei muito pois queria ter sempre o máximo, não para ser aceito, pois sei que nascer nessa Terra já constitui uma tremenda limitação, seja pessoa branca que nem albino, seja para os amarelos, pretos, raça vermelha ou outra qualquer, somos todos descompensados nessa dimensão 3d, sem saber nossa verdadeira origem e caindo no jogo dos dominadores da Cabal que é dividir para controlar.
Infelizmente existe e muito! Um absurdo quem fala que é "VITIMISMO." É muita desinformação mesmo! / Nunca fui a primeira a comentar rs
Seu comentário está em primeiro lugar, vou pegar carona nele para provar que o Mourão além de racista mentiu no seu discurso. www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/06/mourao-cita-branqueamento-da-raca-ao-falar-que-seu-neto-e-bonito.amp.htm
Se ele fala sobre clareamento dá raça, deixa brechas para pensar que até ele já sofreu racismo.
@@urklmg5622 , excelente seu comentário, amigo(a)! Obrigada pelas informações! ☺️
Vitimismo foi uma classe burguesa que enventou... para justificar o seus erros. FORA BOLSONARO!
Porque os negros não voltam pra África?
@@marcoanotonio637 🤢🤮🤢🤮🤢🤮🤢🤮