@Monique Arts isso não é preconceito, isso é racismo e do jeito que detalhou é racismo extremista. Para que entenda melhor o que eu quis dizer: *Preconceito* qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. ideia, opinião ou sentimento desfavorável formado sem conhecimento abalizado, ponderação ou razão. *Estigma* •1 Estigma social é uma forte desaprovação de características ou crenças pessoais, que vão contra normas culturais. Estigmas sociais frequentemente levam à marginalização. Para a Sociologia, num sentido contemporâneo, o estigma também pode ser conceituado como uma marca objetiva que recebe uma valoração social negativa. 2. sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância. *Racismo* conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias. 2. doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras. 3. preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, ger. considerada inferior. 4. *POR ANALOGIA* atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas. Traduzindo, sempre criamos preconceitos sobre tudo, mas criar estigmas é o que machuca a sociedade. Leia mais dicionários moça, o analfabetismo funcional é o que está matando nosso país.
Parabéns por fazer o seu mea culpa! Precisamos sair da zona de conforto e perceber a realidade. Me identifico com suas palavras, eu me considerava antirracista numa época que, hoje eu vejo, tinha discursos pra lá de problemáticos. Boas intenções não são o suficiente, temos que ter humildade para aprender e evoluir.
Creio que todo negro, intelectual ou mesmo bem sucedido, passa por um processo de branquiamento, corre em busca dos relevos sociais, e dos holofotes da mídia . O ego avantajado, faz deles um outro escravo. Não conseguem mas vê o seu próprio eu, viral alvos fáceis , uma revolução tem que ser feita no silencio e a longo prazo, Como negro e bem sucedido , cheguei aos meus 75 anos usando de muita artimanha e humildade mesmo por estrategia politica pessoal, no anonimato somando forças e por incrível que pareça a sociedade eletísta branca da minha cidade me ajudaram em tudo, mesmo tendo conhecimento da minha posição , e da minha visão a respeito deles, falava sempre que a sociedade cria seus próprios monstros independente da cor da pele.
Ela fala algo na entrevista que me chamou a atenção, que o pai dela dizia pra sair com a identidade... É assim mesmo, sempre falo pra meu filho levar identidade porque ele é negro, e já foi parado pela polícia algumas vezes. É triste, mas é a realidade global... Lamento muito o caminho para o qual a humanidade está caminhando em alguns aspectos faz anos.... Mas ao mesmo tempo melhoramos em outros.... Admitir o erro e tentar corrigir...
Todo mundo tem que sair com a identidade, é dever civil andar com sua indentificação. Você levar esse dever como uma mácula que negros tem que carregar, sendo que toda a sociedade está submetida a isso é deprimente.
@@txLedz! Verdade todos tem que sair com documentos eu já fui parado por policiais e pediram documentos, parece que pedir documento é descriminação!!! O povo quer uma brecha prá criar mi mi mi .
O problema é que a reposta "esqueci em casa" (ou algo do tipo) dita por uma pessoa branca para um policial, provavelmente será encarada como aceitável, algo normal. Já se dita por uma pessoa preta, dá margem para a desconfiança, para que aquele indivíduo seja visto como suspeito, como marginal...
@@claertonarcoverde7053 se você nunca ouviu um rapaz negro narrando como foi a abordagem policial para com ele, então você nunca saberá o que é ser desrrespeitado por uma autoridade.
Foram os 40 minutos mais curtos da minha vida. Djamila sempre didática e explicando as coisas de forma acessível e a repórter mostrando que conhece o trabalho da filosofa. BBC sempre entregando vídeos necessários.
Entrevista maravilhosa! Não se passa um dia em que eu não sofra racismo em maior ou menor grau em atividades diárias em locais de alto padrão ou mais humildes. Há muito racismo velado e dissimulado no Brasil, como se a cor da minha pele determinasse meu QI ou minha conta bancária. Temos de resistir sim para que todo esforço dos nossos antepassados não tenha sido em vão!!!! Obrigada pelo seu input.
Lugar social, lugar de uso comum em condomínios, festas, formaturas, restaurantes, refeitórios aviões, um banheiro para a coletividade, escolas, clubes, igrejas ou escolaque separavam meninos de meninas. Mas o banheiro tem de ser separado pois há, existe a intimidade infantil ou adulta. Em todas as raças.
Djamila Ribeiro é a maior filósofa em atividade no Brasil e, sem dúvida, uma das maiores do mundo. Seu trabalho de combate ao racismo e sua luta para dar voz aos diversos "lugares de fala" ecoarão por décadas em todo o mundo.
A sociedade brasileira não gosta de falar do racismo, e se uma pessoa negra levanta a causa logo é desmoralizada e ridicularizada. Por isso não pode ser individual a luta precisa ter um coletivo pois vozes unidas fazem mais barulho e não são facilmente caladas.
Silva tenho 60, e me sinto como vc ! por isso elegi este ano, e espero que os próximos tbem rsrs , literatura negra ou que falem de negros e mulheres como protagonistas !
Um amigo meu teve dificuldade p encontrar serviço em MG,alguns anos atrás, currículo excelente de dar inveja, mas por ser negro, não tinha oportunidade, um dia alguém teve coragem e falou que era a cor dele que atrapalhava as oportunidades que ele tinha... fiquei horrorizada...
Aconteceu a mesma coisa com uma amiga minha, não contrataram ela por ser negra.... também tinha e tem um currículo invejável.... Mas foi no Chile isso, assim que racismo é uma doença globalizada....
no lo creo haberia otra persona con curriculum mejor aca en chile hay muchos haitianos y tooodos trabajan segun su capacidad en todo tipo de actividades hay miles por decir a veces el racismo esta en la mente y cualquier contratiempo es racismo lo que le paso a ella le pasa al blanco aborigen o asiatico o arabe saludos de chile
Buran Tarakanov pero tu no puedes negar que el problema exista. No conosco a Chile y tambien no sé como se vive los negros en Chile. Acá en Brasil que tenemos una gran populacion negra. si, isso se passa.
As instituições brasileiras(estamos falando do Brasil )são racistas.Sou brasileirra,já viajei muito e cada vez que volto no Brasil continuo não encontrando em postos de direção postos públicos e privados pessoas negras.Mas encontro pessoas negras que me recebem nas casas de meus amigos como domésticas apresentadas como:maria é como da família 😳já criou minha mãe e agora cuida da minha netinha...loura .
Vai na África e vê se lá os negros pelo menos dão emprego de doméstica para as brancas ,vai e veja se lá às mulheres brancas tem coisas boas pra falar dos negros lá ,faz me rir sou branca e sou doméstica e daí você é culpada por isso? Eu que sou branca sou culpada por sua parente ser doméstica ?
Pois é Maria cuidava de sua mãe e agora cuida de sua netinha isso prova como você ama Maria se não amasse mandava embora e deixava desempregada morrendo de fome ,ser domésticas não é crime ,ser mau tratada é,e é isso que muitos brancos sofrem na África também.
Vcs não sabe o que é rascismo aqui no Brasil a escravidão acabou e zumbi dos Palmares não era bom e rascismo de verdade teve em vários países podemos citar nós E U A ,que tinha escolas para brancos e para negros metade dos bancos do ônibus era para brancos e o outro para negros ,vilas ,hospitais e daí por diante podemos citar nomes como Martin Luter King que lutou contra isso e foi morto ele queria igualdade e também o Malcon X que pregava que os negros era superior as brancos mas no final concordou com Martin e muitos outros que lutavam por liberdade !!!! Eles teve um presidente negro Barack Obama então acabou!!! um negro chegou no patamar mais alto dos E U A brancos e negros são mortos todos os dias em todos os lugares mas quando é negro fala que é por causa da cor da pele ,!!! Aqui no Brasil temos o Joaquim Barbosa homem negro de autoridade e vários outros como mulheres também ou seja ninguém (Sistema) não impedem de negros chegarem longe portanto vcs não sabe o que fala o que realmente existe é o preconceito com classe social quem tem mais dinheiro chora menos não esse mimimi de cor de pele até porque o povo mais perseguido no mundo até hoje foi o povo Judeu eles sim mereciam um dia de luto por milhares que foram mortos!!!!
As instituições brasileiras não são racistas, até porque por instituições tem-se um conceito abstrato. Para serem racistas deveria haver leis e regulamentos internos positivados, o que não há. O que existem são pessoas racistas dentro de certas instituições; não confunda a boçalidade individual com uma generalização injusta e passional.
Excelente entrevista. Eu concordo pessoalmente com tudo, mesmo porque eu sinto que a violência contra a população negra e mestiça e o rebaixamento dessa população é a pior faceta (junto com a discriminação aos indígenas e às mulheres) de um desprezo endêmico, pelas pessoas comuns e sua cultura no Brasil. De certo modo, perpetuamos uma mentalidade muito velha de privilégios, onde o conceito de cidadania e cidadão nunca se enraizou de verdade. A pessoa sem conexões, sem meios, sem posses, sem "modos", distante das esferas de decisão e influência, possui um menor grau de acesso ao que seria direito de todos num país realmente justo e democrático. Dito isso, a luta das pessoas negras é (em algum grau, porque definitivamente eles são sistematicamente e historicamente mais reprimidos, como os indígenas e as mulheres), uma luta de todos os brasileiros sem meios ou privilégios. Assim, concorto totalmente que estudar a cultura afro-brasileira e os meios de resistência das populações negras no Brasil é útil para todos. É história de dor e sobrevivência que precisamos aprender.
Eu concordo com a Djamila Ribeiro no fato da presença do racismo no Brasil e da violência da polícia contra o negros. Há um preconceito racial e machista também enraizados na policia brasileira que precisam ser combatidos. Morando ha 4 anos nos EUA vejo que o comportamento dos negros americanos é totalmente diferente do comportamento dos negros brasileiros. Vejo que há uma lacuna a ser preenchida na luta dos negros brasileiros pelos seus direitos. Também penso que os artistas e grandes esportistas deveriam atuar mais ativamente também nessa luta. Como brasileira, indignada com todo esse preconceito e injustiças, abri um canal no UA-cam (Mundo Abusivo) tratando exatamente de todos esses temas. Para que, talvez assim, contribuindo com informações, debatendo os assuntos, trazendo testemunhos, possamos de alguma forma fazer alguma mudança. Debate, reflexão, informação são armas de defesa e ataque a um comportamento opressor que não podemos mais admitir.
Excelente debate. Precisamos levar a diante as provocações reflexivas manifestas na entrevista e que precisam ser reforçadas e disseminadas por toda a parte. Façamos a nossa parte, independentemente da cor da pele e em ajuste com a nossa consciência social e humanitária!
Como combater o Racismos , começar publicidades e propagandas com mais atores em atuação de Negros , Em instituições financeiras . Eu fui ano passado ao Brasil eu nunca vi nunca via comercial de creme dental com negros , são a etnia que tem os dentes lindos .
obrigar o estado a criar mais cotas para um determinado "grupo" não resolve o problema na verdade criaria muitos outros problemas e a questão do racismo aqui no brasil é diferente comparada a nos USA o brasil é o único pais no mundo onde a miscigenação deu certo quase ninguém aqui é de uma etnia 100% pura a traços de outras no DNA de todo mundo isso é muito relativo aqui
henrique nascimento Sim! O Brasil é super miscigenado. O negro americano e taxado de racista por alguns porquê raramente se mistura com outras raças mas isso não é uma regra. Vc não vê um jogador de futebol brasileiro negro, casado com uma mulher negra. Não estou criticando até porque esse país é miscigenado. Mas se vc por exemplo pegar jogadores negros da NBA, a grande maioria são casados com mulheres negras. Eu tive a oportunidade de trabalhar num restaurante americano frequentado por Paul Pierce, Kevin Garnett, Rondo e outros astros e todos eram casados com mulheres negras. Não estou dizendo que se deva casar com A ou com B. Sou estou dando exemplo da diferença entre negro americano e o negro brasileiro. O Negros americanos tiveram líderes negros de destaque que são lembrados até hoje. Onde estão os líderes negros brasileiros? O negro americano se une e influência os não negros a lutar por sua causa e isso eu vejo todos os dias nos protestos que estão acontecendo onde os brancos se uniram ao negros para lutarem por uma causa. No Brasil se um negro se posiciona, ele é taxado de mimizento ou dramático. A intenção é sempre silenciar a população negra. Deixar o negro onde ele sempre esteve, nas senzalas modernas (favelas).
@@jedeoncardoso1215 o desenrolar histórico foi diferente nos USA lá desde de a abolição da escravidão a população negra foi perseguida e segregada visto pela diferença entre o sul e o norte então eles em sua maioria tem essa mágoa histórica que veio atona nesse último assassinato feito por um "branco" e note que no dia seguinte um policial negro também foi morto por um manifestante do grupo de esquerda ANFITA veja que n teve a mesma repercussão. aqui no Brasil foi diferente quando acabou a escravidão o governo n tinha nenhum plano de integração social plena ai esse pessoal acabou se assentando nos subúrbios simplesmente foram largados a própria sorte o efeito disso é sentindo até hj mais n foram perseguidos e nem segregados como aconteceu lá. aqui foi mais falta de oportunidades
É nesses vídeos que você percebe como temos muitos racistas velados, uns querendo diminuir o problema com outro, é o cúmulo da falta de noção e empatia
Até o momento desse comentário 80 pessoas opinaram não gostar do vídeo. Como já disse há muito tempo, Mano Brown: "Nossos motivos pra lutar ainda são os mesmos."
Realmente o problema é negar o racismo, mas obviamente ele existe. Só não concordo quando começam a generalizar, "todos os brancos são racistas"... Existe muitos filhas das mães racistas (até mesmo negros racistas contra brancos, mas claro que é muito menos comum). Então de fato muitos não se reconhecem racistas... Precisamos de mais união e não de segregação.
Verdade, é muito maior o racismo contra negros do que os sofridos pelos brancos, é inegável. E sobre o Sérgio Camargo, eu concordo MUITO com ele em várias coisas (pra mim ele fala o óbvio até). Talvez não concorde com a maneira que ele se expressa em determinados momentos, mas falar que ele está se achando branco... Não faz sentido, por que diz isso? Só por que não concorda com ele?
sou amarela mistura de mãe negra e pai branco , sofro racismo por ser amarela ,casei com homem negro ,tenho uma filha negra ,nossa minha vida é um inferno tem horas que penso que vou ficar louca ,no BR os próprios negros são racistas ,eles fazem a vida deles e dos outros um inferno ,vivo isso todos os dias .
Convidem o Professor doutor e Advogado Sílvio Almeida também, ele escreveu o livro "Racismo Estrutural" pela Coleção Feminismos Plurais que é coordenada pela Djamila Ribeiro.
Me sinto orgulhoso de lutar por as cotas,ministrei aulas para educafro e como foi nossa luta .muitos me questionavam porém eu fui para cima e conseguimos vencer !
Francamente, quem vem aqui achar ruim, ou questionar que o racismo de fato existe no Brasil, é pq é um racista sim !!! Nós sofremos e sabemos muito bem o que acontece com nossa carne e nossa pele. Negar isso é criminoso !!!! Quando as pessoas que sofrem violência começam a falar a se posicionar e a reagir, isso incomoda muito. RACISTAS NÃO PASSARÃO !!!!
Como acabar racismo , as instituição reformular os RH que composta de pessoas , se RH é racista camuflada já não dá oportunidade para os negros ou negras !
O racismo no Brasil e realmente muito camuflado e a maioria nega não não só o próprio racismo como a própria raça. Eu tenho dúvidas por exemplo se Neimar se considera negro. E lendo os comentários aqui vemos claramente essa confusão de entendimento de raças.
Como é bom ver que as pessoas estão tomando consciência de que ninguém é melhor do que ninguém! Claro que ainda há muito preconceito, mas isso vai mudar! É algo vagaroso, mas percebo que muitos estão abrindo os olhos para isso. E graças ao trabalho e força de vontade de pessoas como a Djamila Ribeiro, super inteligente e fala de forma que nós entendemos e procuramos evoluir a cada dia.
Essa mulher é extremamente SENSACIONAL. Djamila Ribeiro, certamente é uma referência no tratamento as questões raciais e uma das vozes lindas do movimento negro.
Como acabar com o racismo ? Não existe revolução sem radicalismo, Malcom X eterno! É com violência que as coisas vão começar a mudar, esse negócio de protesto contra o racismo não tá com nada hoje em dia.
Mais que ataques, são manifestações baseadas em achismos; não ouvem ou ouvem armadxs para se contraporem... Negacionismo de bate pronto... Como disse Djamila leiam, se desarmem.
Nos outros paises o mestico e considerado Negro. "A regra de uma gota" acontece na America, na idiologia do Branco, para ser considerado branco nao tem q ter sangue de outra Raca, pelo menos 5 geracoes. Tudo q mistura com a raca branca nao e considerado branco. O Racismo e obra de um povo enviado na terra pelo Diabo.
Aprendo demais com Djamila. Uma narrAtiva de paz. De harmonia. Como seríamos uma nação mais rica... Se fossemos na práticA toda a vontade de Djamila. Tão bom ouvir essas narrativas. Tão prazeroso aprender um discurso contra a violência e o ódio.
Você esta lutando pelo oque? Você tem os mesmo direitos de um branco não é mesmo? O racismo e algo que deve ser combatido no convivio social esses retardados so ataca coorporação policial o trafico de drogas a todo vapor.
O racismo é um problema que existe sim na nossa sociedade e a discussao deve ser mais ampla e diversa para que essa questão seja de fato abordada e nao simplesmente usada como uma forma de criar mais conflito. Seja lá qual for o melhor caminho para lidar com esse problema, com certeza não é atraves da demonizaçao dos brancos exigindo que todos fiquem de joelhos e peçam desculpas como esta acontecendo nos EUA, isso é doentio.
Cleide Costa tem na internet, mas olha se tem livrarias locais onde vc mora, pq os livros dela são bem acessíveis, tanto financeiramente como tem em quase todas as livrarias. Eu comprei uma coleção dela na internet
Eu vou falar tenho um amigo meu no Brasil dono logística ele falou gerente mais íntimo " Não quero Negro trabalhando na minha Empresa não interessa se ele e bom , mas inventa uma desculpa no processo seleção"
conheci a Djamila Ribeiro pouco tempo por uma grande Amiga...Quero agradecer por compartilhar tanto conhecimento. Precisamos de vozes como essas pelo mundo. Gratidão.
Sim... É estrutural, mas não é essencial do ser humano. O ponto quando acusam brancos por exemplo deserem racistas simplesmente por serem brancos. Isso também acontece.
É a partir de discussões como está que nós enquanto negros e negras compreenderemos nosso espaço, pois apensa de estarmos num país onde mais da metade da população é negra, muitos ainda não se enxergam como tal. Julgo como imprescindível, mais espaços como este de forma urgente. Ao ouvir Djamila me senti muito bem representada. Excelente momento, parabéns.
@@WHMaximiano Entendeu sim. Ele só quis minimizar esse fato. Agências bancárias e shoppings. É onde mais vejo escancarado a diferença nos empregos. Trabalho em banco e há máximo 5 negros numa agência de mais de 60 empregados.
@@anacarolla2011 Poisé e claro que o mesmo entendeu o problema e esse tipo tentar de todas formas mudar o foco da conversa, minimizar o assunto, dizer que tudo e mentira e mimimimi
Sensacional poder ouvir alguém que realmente sabe se posicionar e orientar passando um pouco do seu conhecimento, trazendo a nossa reflexão e a sede em busca de informações!!!
Verdade! Um vídeo desse deveria ter milhões de “views” se tratando de uma país miscigenado como o nosso. Mas, parece que não existe interesse em difundir esse tipo de artigo. Eu sempre falo que enquanto o negro brasileiro não se unir e posicionar, não haverá grandes mudanças.
Esses dias vi um rapaz negro sendo xingado de macaco e pessoas falando que ele merecia ser queimado vivo apenas por negro. E outros xingamentos que nem gosto de lembrar. E tudo isso vindo de outros negros. E a razão do xingamento era apenas por ele ter uma opinião diferente sobre política. Eu sou negra e as únicas vezes que sofri racismo foi de outras pessoas negras. Existe racismo e existe o racismo do bem, que é praticado por pessoas que acham que se eu não penso como eles, tenho que ser xingada
Mas você como um estrangeiro está sendo hipócrita do mesmo jeito conforme o seu próprio comentário, porque você sabe como é ser tratado de forma diferente pela pessoas só por ser de outro país enquanto ela fala sobre raça e está usando deste argumento pra desmoralizar a opinião. Agora gostaria de saber se ela estivesse falando de Xenofobia se seu comentário seria o mesmo.
@@tiagooliveira8867 Mas imagine ai o motivo pelo qual ele se acha discriminado...a questão é como ele se comporta. E tal atitude não foi mencionada por ele. Talvez ele seja o racista! E ainda não tem a capacidade intelectual e nem honestidade para isso.
Felipe não estou sendo preconceituoso apenas irônico agora esse comentário dele tá mais pra racista do que vítima. Porque uma pessoa que sofre algum tipo de preconceito ela sabe se colocar no lugar do outro independente se estrangeiro, gay, mulher ou preto. Isso é empatia caso você não saiba.
Que pensadora! Coerente, preparada e lúcida. Discurso sem ódio e sem ser panfletário, cmpreendendo a complexidade de ser humano. Gostei demais de conhecer Djamila Ribeiro!
Talita o embranquecimento é uma das formas que se evidenciam o racismo estrutural da sociedade brasileira. E esse processo de embranquecimento foi uma política pública brasileira que destinou terras e incentivos fiscais a estrangeiros/as brancos/as exatamente para embranquecer a população brasileira. Logo é pela ideologia que pessoas negras vão tentar buscar esse processo de embranquecimento. Exatamente porque quanto mais próximo do padrão branco mais aceito.
Muito boa a entrevista; ela fala coisas essenciais para o entendimento do racismo e consegue prender nossa atenção. Já comprei para ler o "Pequeno Manual Antirracista" e gostei muito. Não concordo com as cotas nas universidades, entendo que seria muito melhor privilegiar o ensino básico, mas o racismo estrutural tem de ser combatido em nossa sociedade.
A melhor forma de combater o racismo (e todas as formas de discriminação) é a educação. Não a educação que nós temos, mas uma educação de qualidade, onde exista uma preocupação com o ser humano como indivíduo e como sociedade.
Sempre me considerei uma pessoa super inclusiva e democrática mas agora estou vendo que sou mais preconceituosa que inclusiva
Preconceito é natural do ser humano e essencial. Você não deve criar estigmas sobre as pessoas.
@Monique Arts isso não é preconceito, isso é racismo e do jeito que detalhou é racismo extremista. Para que entenda melhor o que eu quis dizer:
*Preconceito*
qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
ideia, opinião ou sentimento desfavorável formado sem conhecimento abalizado, ponderação ou razão.
*Estigma*
•1 Estigma social é uma forte desaprovação de características ou crenças pessoais, que vão contra normas culturais. Estigmas sociais frequentemente levam à marginalização. Para a Sociologia, num sentido contemporâneo, o estigma também pode ser conceituado como uma marca objetiva que recebe uma valoração social negativa.
2. sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
*Racismo*
conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.
2. doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras.
3. preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, ger. considerada inferior.
4. *POR ANALOGIA*
atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.
Traduzindo, sempre criamos preconceitos sobre tudo, mas criar estigmas é o que machuca a sociedade. Leia mais dicionários moça, o analfabetismo funcional é o que está matando nosso país.
Parabéns por fazer o seu mea culpa! Precisamos sair da zona de conforto e perceber a realidade. Me identifico com suas palavras, eu me considerava antirracista numa época que, hoje eu vejo, tinha discursos pra lá de problemáticos. Boas intenções não são o suficiente, temos que ter humildade para aprender e evoluir.
@Monique Arts é um estinto até crianças de 2 anos apresentam é fato não política
@@ArthurPPaiva mais mano pq isso é natural no ser humano?
Sendo que a primeira raça do mundo foi a negra?
Precisamos abrir mais espaço pra mais conversas como essas, pf
👍
Claro ela é uma das 100 mais influentes da atualidade!!!!
Arrepiante assisti-la! Não sou negra e sempre me questiono para não ter posicionamentos racistas! Você é um orgulho para as mulheres brasileiras!
Me sinto orgulhoso quando vejo essa grande escritora lutando pelas causas da negritude e das mulheres negras! Parabéns
Creio que todo negro, intelectual ou mesmo bem sucedido, passa por um processo de branquiamento,
corre em busca dos relevos sociais, e dos holofotes da mídia . O ego avantajado, faz deles um outro
escravo. Não conseguem mas vê o seu próprio eu, viral alvos fáceis , uma revolução tem que ser feita
no silencio e a longo prazo, Como negro e bem sucedido , cheguei aos meus 75 anos usando de muita
artimanha e humildade mesmo por estrategia politica pessoal, no anonimato somando forças e por
incrível que pareça a sociedade eletísta branca da minha cidade me ajudaram em tudo, mesmo tendo
conhecimento da minha posição , e da minha visão a respeito deles, falava sempre que a sociedade
cria seus próprios monstros independente da cor da pele.
Excelente entrevista! Um olhar lúcido da filósofa sobre diversos aspectos estruturais do racismo institucional.
Ela fala algo na entrevista que me chamou a atenção, que o pai dela dizia pra sair com a identidade... É assim mesmo, sempre falo pra meu filho levar identidade porque ele é negro, e já foi parado pela polícia algumas vezes. É triste, mas é a realidade global... Lamento muito o caminho para o qual a humanidade está caminhando em alguns aspectos faz anos.... Mas ao mesmo tempo melhoramos em outros.... Admitir o erro e tentar corrigir...
Todo mundo tem que sair com a identidade, é dever civil andar com sua indentificação. Você levar esse dever como uma mácula que negros tem que carregar, sendo que toda a sociedade está submetida a isso é deprimente.
@@txLedz! Verdade todos tem que sair com documentos eu já fui parado por policiais e pediram documentos, parece que pedir documento é descriminação!!! O povo quer uma brecha prá criar mi mi mi .
O problema é que a reposta "esqueci em casa" (ou algo do tipo) dita por uma pessoa branca para um policial, provavelmente será encarada como aceitável, algo normal. Já se dita por uma pessoa preta, dá margem para a desconfiança, para que aquele indivíduo seja visto como suspeito, como marginal...
@@claertonarcoverde7053 se você nunca ouviu um rapaz negro narrando como foi a abordagem policial para com ele, então você nunca saberá o que é ser desrrespeitado por uma autoridade.
Todos tem que andar com a identidade, brancos, pardos e negros, é por causa destes mimimis que muitos minimizam o racismo na sociedade.
Foram os 40 minutos mais curtos da minha vida. Djamila sempre didática e explicando as coisas de forma acessível e a repórter mostrando que conhece o trabalho da filosofa. BBC sempre entregando vídeos necessários.
Entrevista maravilhosa! Não se passa um dia em que eu não sofra racismo em maior ou menor grau em atividades diárias em locais de alto padrão ou mais humildes. Há muito racismo velado e dissimulado no Brasil, como se a cor da minha pele determinasse meu QI ou minha conta bancária. Temos de resistir sim para que todo esforço dos nossos antepassados não tenha sido em vão!!!! Obrigada pelo seu input.
Lugar social, lugar de uso comum em condomínios, festas, formaturas, restaurantes, refeitórios aviões, um banheiro para a coletividade, escolas, clubes, igrejas ou escolaque separavam meninos de meninas. Mas o banheiro tem de ser separado pois há, existe a intimidade infantil ou adulta. Em todas as raças.
Como essa mulher fala bem !!! E aqui não estou falando de gramática e sim de posicionamento!
na vdd te falta repertorio p perceber as incoerencias dela
@@PedroFerreira-fb9pwque bom que cada um de nós pode cuidar da própria vida né!?
Cuida entao palhaço
@@PedroFerreira-fb9pw pensei em te dar uma resposta a altura, mas aí pensei: vc vai descer? Tenha um bom dia !
Além de burro se acha superior
Djamila Ribeiro é a maior filósofa em atividade no Brasil e, sem dúvida, uma das maiores do mundo. Seu trabalho de combate ao racismo e sua luta para dar voz aos diversos "lugares de fala" ecoarão por décadas em todo o mundo.
Que aula sensacional!
Gratidão! ❤️❤️🙏🏾✊🏾
Essa moça merece ser ouvida, sempre.
A sociedade brasileira não gosta de falar do racismo, e se uma pessoa negra levanta a causa logo é desmoralizada e ridicularizada. Por isso não pode ser individual a luta precisa ter um coletivo pois vozes unidas fazem mais barulho e não são facilmente caladas.
Amei!! Há muito tempo queria conhecer esta moça. Tenho 70 anos
Quero conhecer mais.
Silva tenho 60, e me sinto como vc ! por isso elegi este ano, e espero que os próximos tbem rsrs , literatura negra ou que falem de negros e mulheres como protagonistas !
Os livros dela são ótimos curtos com linguagem acessível é isso que os acadêmicos precisam ser acessíveis
Caraca
Um amigo meu teve dificuldade p encontrar serviço em MG,alguns anos atrás, currículo excelente de dar inveja, mas por ser negro, não tinha oportunidade, um dia alguém teve coragem e falou que era a cor dele que atrapalhava as oportunidades que ele tinha... fiquei horrorizada...
Aconteceu a mesma coisa com uma amiga minha, não contrataram ela por ser negra.... também tinha e tem um currículo invejável.... Mas foi no Chile isso, assim que racismo é uma doença globalizada....
no lo creo haberia otra persona con curriculum mejor aca en chile hay muchos haitianos y tooodos trabajan segun su capacidad en todo tipo de actividades hay miles por decir a veces el racismo esta en la mente y cualquier contratiempo es racismo lo que le paso a ella le pasa al blanco aborigen o asiatico o arabe saludos de chile
alguem falou alguem falou um amigo um amigo sempre assim nunca eu
Buran Tarakanov pero tu no puedes negar que el problema exista. No conosco a Chile y tambien no sé como se vive los negros en Chile. Acá en Brasil que tenemos una gran populacion negra. si, isso se passa.
Segurança, motoristas, operários, esses são os cargos de negros mesmo qualificado.
Excelente entrevista! Aprendi um milhão de coisas neste vídeo! Parabéns BBC, sempre muito certeira!
As instituições brasileiras(estamos falando do Brasil )são racistas.Sou brasileirra,já viajei muito e cada vez que volto no Brasil continuo não encontrando em postos de direção postos públicos e privados pessoas negras.Mas encontro pessoas negras que me recebem nas casas de meus amigos como domésticas apresentadas como:maria é como da família 😳já criou minha mãe e agora cuida da minha netinha...loura .
Vai na África e vê se lá os negros pelo menos dão emprego de doméstica para as brancas ,vai e veja se lá às mulheres brancas tem coisas boas pra falar dos negros lá ,faz me rir sou branca e sou doméstica e daí você é culpada por isso? Eu que sou branca sou culpada por sua parente ser doméstica ?
Pois é Maria cuidava de sua mãe e agora cuida de sua netinha isso prova como você ama Maria se não amasse mandava embora e deixava desempregada morrendo de fome ,ser domésticas não é crime ,ser mau tratada é,e é isso que muitos brancos sofrem na África também.
Vcs não sabe o que é rascismo aqui no Brasil a escravidão acabou e zumbi dos Palmares não era bom e rascismo de verdade teve em vários países podemos citar nós E U A ,que tinha escolas para brancos e para negros metade dos bancos do ônibus era para brancos e o outro para negros ,vilas ,hospitais e daí por diante podemos citar nomes como Martin Luter King que lutou contra isso e foi morto ele queria igualdade e também o Malcon X que pregava que os negros era superior as brancos mas no final concordou com Martin e muitos outros que lutavam por liberdade !!!! Eles teve um presidente negro Barack Obama então acabou!!! um negro chegou no patamar mais alto dos E U A brancos e negros são mortos todos os dias em todos os lugares mas quando é negro fala que é por causa da cor da pele ,!!! Aqui no Brasil temos o Joaquim Barbosa homem negro de autoridade e vários outros como mulheres também ou seja ninguém (Sistema) não impedem de negros chegarem longe portanto vcs não sabe o que fala o que realmente existe é o preconceito com classe social quem tem mais dinheiro chora menos não esse mimimi de cor de pele até porque o povo mais perseguido no mundo até hoje foi o povo Judeu eles sim mereciam um dia de luto por milhares que foram mortos!!!!
As instituições brasileiras não são racistas, até porque por instituições tem-se um conceito abstrato. Para serem racistas deveria haver leis e regulamentos internos positivados, o que não há. O que existem são pessoas racistas dentro de certas instituições; não confunda a boçalidade individual com uma generalização injusta e passional.
O Brásil é racista..Todos sabem disso. Com uma mente muito fechada. Muito triste.
Excelente entrevista. Eu concordo pessoalmente com tudo, mesmo porque eu sinto que a violência contra a população negra e mestiça e o rebaixamento dessa população é a pior faceta (junto com a discriminação aos indígenas e às mulheres) de um desprezo endêmico, pelas pessoas comuns e sua cultura no Brasil. De certo modo, perpetuamos uma mentalidade muito velha de privilégios, onde o conceito de cidadania e cidadão nunca se enraizou de verdade. A pessoa sem conexões, sem meios, sem posses, sem "modos", distante das esferas de decisão e influência, possui um menor grau de acesso ao que seria direito de todos num país realmente justo e democrático. Dito isso, a luta das pessoas negras é (em algum grau, porque definitivamente eles são sistematicamente e historicamente mais reprimidos, como os indígenas e as mulheres), uma luta de todos os brasileiros sem meios ou privilégios. Assim, concorto totalmente que estudar a cultura afro-brasileira e os meios de resistência das populações negras no Brasil é útil para todos. É história de dor e sobrevivência que precisamos aprender.
Eu concordo com a Djamila Ribeiro no fato da presença do racismo no Brasil e da violência da polícia contra o negros. Há um preconceito racial e machista também enraizados na policia brasileira que precisam ser combatidos. Morando ha 4 anos nos EUA vejo que o comportamento dos negros americanos é totalmente diferente do comportamento dos negros brasileiros. Vejo que há uma lacuna a ser preenchida na luta dos negros brasileiros pelos seus direitos. Também penso que os artistas e grandes esportistas deveriam atuar mais ativamente também nessa luta. Como brasileira, indignada com todo esse preconceito e injustiças, abri um canal no UA-cam (Mundo Abusivo) tratando exatamente de todos esses temas. Para que, talvez assim, contribuindo com informações, debatendo os assuntos, trazendo testemunhos, possamos de alguma forma fazer alguma mudança. Debate, reflexão, informação são armas de defesa e ataque a um comportamento opressor que não podemos mais admitir.
Excelente debate. Precisamos levar a diante as provocações reflexivas manifestas na entrevista e que precisam ser reforçadas e disseminadas por toda a parte. Façamos a nossa parte, independentemente da cor da pele e em ajuste com a nossa consciência social e humanitária!
Como combater o Racismos , começar publicidades e propagandas com mais atores em atuação de Negros , Em instituições financeiras . Eu fui ano passado ao Brasil eu nunca vi nunca via comercial de creme dental com negros , são a etnia que tem os dentes lindos .
Pq vc fica opinando? Dê espaço pra NÓS NWGRAS falar. Cala a boca
Pode ter visto com pardos, só não sabe
obrigar o estado a criar mais cotas para um determinado "grupo" não resolve o problema na verdade criaria muitos outros problemas e a questão do racismo aqui no brasil é diferente comparada a nos USA o brasil é o único pais no mundo onde a miscigenação deu certo quase ninguém aqui é de uma etnia 100% pura a traços de outras no DNA de todo mundo isso é muito relativo aqui
henrique nascimento Sim! O Brasil é super miscigenado. O negro americano e taxado de racista por alguns porquê raramente se mistura com outras raças mas isso não é uma regra. Vc não vê um jogador de futebol brasileiro negro, casado com uma mulher negra. Não estou criticando até porque esse país é miscigenado. Mas se vc por exemplo pegar jogadores negros da NBA, a grande maioria são casados com mulheres negras.
Eu tive a oportunidade de trabalhar num restaurante americano frequentado por Paul Pierce, Kevin Garnett, Rondo e outros astros e todos eram casados com mulheres negras.
Não estou dizendo que se deva casar com A ou com B. Sou estou dando exemplo da diferença entre negro americano e o negro brasileiro. O Negros americanos tiveram líderes negros de destaque que são lembrados até hoje. Onde estão os líderes negros brasileiros? O negro americano se une e influência os não negros a lutar por sua causa e isso eu vejo todos os dias nos protestos que estão acontecendo onde os brancos se uniram ao negros para lutarem por uma causa. No Brasil se um negro se posiciona, ele é taxado de mimizento ou dramático. A intenção é sempre silenciar a população negra. Deixar o negro onde ele sempre esteve, nas senzalas modernas (favelas).
@@jedeoncardoso1215 o desenrolar histórico foi diferente nos USA lá desde de a abolição da escravidão a população negra foi perseguida e segregada visto pela diferença entre o sul e o norte então eles em sua maioria tem essa mágoa histórica que veio atona nesse último assassinato feito por um "branco" e note que no dia seguinte um policial negro também foi morto por um manifestante do grupo de esquerda ANFITA veja que n teve a mesma repercussão. aqui no Brasil foi diferente quando acabou a escravidão o governo n tinha nenhum plano de integração social plena ai esse pessoal acabou se assentando nos subúrbios simplesmente foram largados a própria sorte o efeito disso é sentindo até hj mais n foram perseguidos e nem segregados como aconteceu lá. aqui foi mais falta de oportunidades
É nesses vídeos que você percebe como temos muitos racistas velados, uns querendo diminuir o problema com outro, é o cúmulo da falta de noção e empatia
Até o momento desse comentário 80 pessoas opinaram não gostar do vídeo. Como já disse há muito tempo, Mano Brown: "Nossos motivos pra lutar ainda são os mesmos."
Onde se ve isso?
Como é bom ouvir pessoas inteligentes! Obrigada pela aula
Uma grande mulher: preparada coerente equilibrada.Parabens!!Deus abençoe vc.Sucesso
Realmente o problema é negar o racismo, mas obviamente ele existe. Só não concordo quando começam a generalizar, "todos os brancos são racistas"... Existe muitos filhas das mães racistas (até mesmo negros racistas contra brancos, mas claro que é muito menos comum). Então de fato muitos não se reconhecem racistas... Precisamos de mais união e não de segregação.
Verdade, é muito maior o racismo contra negros do que os sofridos pelos brancos, é inegável.
E sobre o Sérgio Camargo, eu concordo MUITO com ele em várias coisas (pra mim ele fala o óbvio até). Talvez não concorde com a maneira que ele se expressa em determinados momentos, mas falar que ele está se achando branco... Não faz sentido, por que diz isso? Só por que não concorda com ele?
sou amarela mistura de mãe negra e pai branco , sofro racismo por ser amarela ,casei com homem negro ,tenho uma filha negra ,nossa minha vida é um inferno tem horas que penso que vou ficar louca ,no BR os próprios negros são racistas ,eles fazem a vida deles e dos outros um inferno ,vivo isso todos os dias .
Faz menos sentido ainda segregar uma populacao tao miscegenada como a nossa
Sinto muito Vanilda, deve ser bastante complicado, mas não deixe essas situações te abalarem. Levante a cabeça sempre!
É verdade Wagner, mas parece que é o caso. O discurso usado é pra justamente impôr uma segregação somente com negros que concorde com eles.
Sou Colombiano e gosto muito escutar a Djamila, é muito precisa, acertada e concisa. Maravilhosa !!!
Convidem o Professor doutor e Advogado Sílvio Almeida também, ele escreveu o livro "Racismo Estrutural" pela Coleção Feminismos Plurais que é coordenada pela Djamila Ribeiro.
conversa de socialista matriarcal
Muito bem Djamila, gostei do teu posicionamento.
Ela falando da Uerj, que orgulho!! Eita universidade inclusiva 😍👏
Excelente entrevista, praticamente uma aula! 👏🏽👏🏽👏🏽
A BBC da uma aula de jornalismo que deixa a CNN aqui passando vergonha!
A CNN daqui é uma vergonha por si mesma
Me sinto orgulhoso de lutar por as cotas,ministrei aulas para educafro e como foi nossa luta .muitos me questionavam porém eu fui para cima e conseguimos vencer !
Ela fala tão bem, de forma tão inteligente, da vontade de ficar ouvindo por um dia todo, ótimo trabalho!!!!
Francamente, quem vem aqui achar ruim, ou questionar que o racismo de fato existe no Brasil, é pq é um racista sim !!! Nós sofremos e sabemos muito bem o que acontece com nossa carne e nossa pele. Negar isso é criminoso !!!! Quando as pessoas que sofrem violência começam a falar a se posicionar e a reagir, isso incomoda muito. RACISTAS NÃO PASSARÃO !!!!
Como acabar racismo , as instituição reformular os RH que composta de pessoas , se RH é racista camuflada já não dá oportunidade para os negros ou negras !
Mas escolher pessoas baseada em cor de pele não é racismo do mesmo jeito? Como as empresas fariam isso ?
Racismo foi criada pelos brancos. Quem cria e q tem q DESTRUIR e q isto o branco nao quer q acaba.
O fim do Racismo seria o fim da Raca maldosa.
@@Rogerioapsandrade As empresas já contratam as pessoas baseadas pela cor da pele
@@RogerioapsandradeNão , é política compensatória.
O racismo no Brasil e realmente muito camuflado e a maioria nega não não só o próprio racismo como a própria raça. Eu tenho dúvidas por exemplo se Neimar se considera negro. E lendo os comentários aqui vemos claramente essa confusão de entendimento de raças.
Como é bom ver que as pessoas estão tomando consciência de que ninguém é melhor do que ninguém! Claro que ainda há muito preconceito, mas isso vai mudar! É algo vagaroso, mas percebo que muitos estão abrindo os olhos para isso. E graças ao trabalho e força de vontade de pessoas como a Djamila Ribeiro, super inteligente e fala de forma que nós entendemos e procuramos evoluir a cada dia.
Eu tenho grandes amigos empresários no Brasil cargo de confiança eles dizem " Negro nestes cargos Não" . E isso perpétua.
Por que eles fazem isso?
Essa mulher é extremamente SENSACIONAL. Djamila Ribeiro, certamente é uma referência no tratamento as questões raciais e uma das vozes lindas do movimento negro.
Como acabar com o racismo ? Não existe revolução sem radicalismo, Malcom X eterno! É com violência que as coisas vão começar a mudar, esse negócio de protesto contra o racismo não tá com nada hoje em dia.
Excelente entrevista, mas é impressionante os ataques nos comentários.
Ataques ou críticas?
criticas cara democracia
Mais que ataques, são manifestações baseadas em achismos; não ouvem ou ouvem armadxs para se contraporem... Negacionismo de bate pronto... Como disse Djamila leiam, se desarmem.
Ataques baseados em achismos.
Incrível e necessário demais! Já vou correndo em busca da obra da autora 💜
Tenho amigos que relatam em outros países, que os "mestiços" são assassinados por causa disso. Eu sou um.
Nos outros paises o mestico e considerado Negro. "A regra de uma gota" acontece na America, na idiologia do Branco, para ser considerado branco nao tem q ter sangue de outra Raca, pelo menos 5 geracoes. Tudo q mistura com a raca branca nao e considerado branco.
O Racismo e obra de um povo enviado na terra pelo Diabo.
Não precisamos dizer que não somos racista basta não ser
E esse é o problema né gata, não ser!
Há que ser antirracista. Não admitir o racismo, de modo algum.
Não, não basta não ser. É preciso ter uma postura ativa, e lutar contra.
Nossa, que mundo você vive em que tudo é fácil assim como falar ?
É difícil olhar para o caráter e não para a cor?
Aprendo demais com Djamila. Uma narrAtiva de paz. De harmonia. Como seríamos uma nação mais rica... Se fossemos na práticA toda a vontade de Djamila. Tão bom ouvir essas narrativas. Tão prazeroso aprender um discurso contra a violência e o ódio.
Ótimo vídeo, obrigada por promover esta boa conversa.
Sua palmiteira. Nesse vídeo você não pode roubar o NOSSO espaço!!!!! Respeita o NOSSO lugar de fala
@@andressasouza8622 wat?
Excelente entrevista!!! Parabéns...👏🏾👏🏾👏🏾🙏🙏🙏❤❤
Não tem solução pois temos que amar as pessoas ..sem ver sua cor... graças a Deus 💯 por cento eu amo o ser humano não a cor.💞💞💞💞🙏🙏🙏🙏🙏
Estamos em 2020 e ainda lutando por causas que já deveriam terem sido conquistadas! Como disse Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo...
Você esta lutando pelo oque? Você tem os mesmo direitos de um branco não é mesmo? O racismo e algo que deve ser combatido no convivio social esses retardados so ataca coorporação policial o trafico de drogas a todo vapor.
Djamila é uma inspiração...obrigada a vc Djamila e a repórter pela excelente escolha...tragam com mais frequência representatividades negras.👏👏👏👏👏
Amando o próximo como a si mesmo
Infelizmente, muitos se dizem cristãos mas poucos agem como ele!
Muitos se odeiam
O racismo é um problema que existe sim na nossa sociedade e a discussao deve ser mais ampla e diversa para que essa questão seja de fato abordada e nao simplesmente usada como uma forma de criar mais conflito. Seja lá qual for o melhor caminho para lidar com esse problema, com certeza não é atraves da demonizaçao dos brancos exigindo que todos fiquem de joelhos e peçam desculpas como esta acontecendo nos EUA, isso é doentio.
Ninguém se acha racistas, até mesmo os que acusam os outros de o serem.
é mesmo, tem muito branco racista que acusa os outros de serem.
Igualmente tem negros racistas que acusam todos os brancos de serem racistas. Tem de tudo.
@@mateustavares7659 conheço um assim aiii credooooo eles são racistas.
@@mateustavares7659 Como já foi dito no vídeo, racismo não é algo individual, é algo social.
@@Oliver_2727 Também é algo individual. Racismo pode vim de todos os lados.
Pela pluralidade de vozes, por mais discussões como essa. Djamila, necessária!
Obrigada por esse vídeo, Djamila! Sou professora de História e aprendi muito!
Verdadeira aula! Parabéns, Djamila, pela clareza!!
Querida tive o privilégio de ouvir vc aqui na Bretagne.(FR)
Tenho seus livros .
Meu respeito.
Por favor, sabe onde posso encontrar os livros dela?
Cleide Costa tem na internet, mas olha se tem livrarias locais onde vc mora, pq os livros dela são bem acessíveis, tanto financeiramente como tem em quase todas as livrarias. Eu comprei uma coleção dela na internet
Eu só aprendi sobre cultura negra e indígena no último ano do ensino médio graças a uma professora qie passou um trabalho a parte da matéria
Eu vou falar tenho um amigo meu no Brasil dono logística ele falou gerente mais íntimo " Não quero Negro trabalhando na minha Empresa não interessa se ele e bom , mas inventa uma desculpa no processo seleção"
nossa credoooo misericórdia nele.
credoooo.
É verdade eu era a empresa.
Por que ele tem essa conduta?
O negro tem q aprender a ser INDEPENDENTE e livre do povo Branco.
Obrigada pela entrevista maravilhosa.
Arrazou filosofa Djamila. Vc foi voz da nossa raça nesta entrevista plenamente real. Show, querida!!
BBC quais são a suas políticas para minimizar esses abismos entre pessoas brancas e negras? Como é composto suas sedes no mundo?
Parabéns por tece este maravilhoso comentário!
Muito obrigada pela qualidade dessa conversa
Obrigada Djamila!!!
Djamila maravilhosa como sempre, trazendo muito conteúdo e reflexão para nós!
PROFESSORA DJAMILA SAÚDE!!!! CONTINUE NA SUA LUTA PARA FAZER DO BRASIL UM LUGAR MELHOR E MAIS JUSTO PARA TODOS!!!!
Uma das mulheres mais incríveis do Brasil atualmente.
Dandara no passado Djamila no presente.
Vou procurar teu livro agora. Força e Paz.
Acho o povo MT hipócrita. TD mundo diz que não é racista. Acho, é piada.
conheci a Djamila Ribeiro pouco tempo por uma grande Amiga...Quero agradecer por compartilhar tanto conhecimento. Precisamos de vozes como essas pelo mundo. Gratidão.
Amanhã, 01/06/22, irei fazer uma roda de conversa com meus alunos para discutirmos o livro Pequeno Manual Antirracista da Djamila.
As pessoas não enxergam o racismo pois esta estruturado
Sim... É estrutural, mas não é essencial do ser humano. O ponto quando acusam brancos por exemplo deserem racistas simplesmente por serem brancos. Isso também acontece.
Mateus Tavares exato, algo que precisa ser desconstruído
o racismo esta na mente como o medo a alegria ou panico morgam freemam
É a partir de discussões como está que nós enquanto negros e negras compreenderemos nosso espaço, pois apensa de estarmos num país onde mais da metade da população é negra, muitos ainda não se enxergam como tal. Julgo como imprescindível, mais espaços como este de forma urgente. Ao ouvir Djamila me senti muito bem representada. Excelente momento, parabéns.
Essa escritora é uma mulher muito fofa!❤
Eu amo uma mulher. Obrigada por existir, Djamila!!!
Veja , você entra em uma agência Bancária no Brasil só tem brancos ou Brancas , Eu sou correntista do Bradesco Prime , 💯% brancos
Voce é proibido de entra?
Eu vejo muitos negros em bancos aqui em sp
@@roboanonymous3654
Leia novamente você não entendeu o comentário.
@@WHMaximiano Entendeu sim. Ele só quis minimizar esse fato. Agências bancárias e shoppings. É onde mais vejo escancarado a diferença nos empregos. Trabalho em banco e há máximo 5 negros numa agência de mais de 60 empregados.
@@anacarolla2011
Poisé e claro que o mesmo entendeu o problema e esse tipo tentar de todas formas mudar o foco da conversa, minimizar o assunto, dizer que tudo e mentira e mimimimi
Parabéns! Muito boas palavras, gostei da entrevista.
Ótima entrevista! Ainda mais para quem quer fazer redação sobre o tema. Dados riquíssimos que a filósofa Djamila disponibiliza em suas falas.
Djamila quanto conhecimento riquíssimo!!! Amando suas entrevistas!!! Aprendizados que nunca foi dado nas escolas.
Mt boa essa entrevista. Tanto as perguntas da reporter que foram mt bem elaboradas e pertinentes quanto as reflexões que a Djamila traz.
Obrigada! Muito esclarecedor.
Excelente, como muitas entrevistas, bastante clara e bem posicionada!
Depois de ler o livro agora me policio, foi e é maravilhoso ter esse entendimento, eu era cega, nao entendia, agora entendo. GratidaoDjamila
Djamila é de uma lucidez e clareza fantásticas. Obrigada por essa aula! ❤️
Sensacional poder ouvir alguém que realmente sabe se posicionar e orientar passando um pouco do seu conhecimento, trazendo a nossa reflexão e a sede em busca de informações!!!
Verdade! Um vídeo desse deveria ter milhões de “views” se tratando de uma país miscigenado como o nosso. Mas, parece que não existe interesse em difundir esse tipo de artigo. Eu sempre falo que enquanto o negro brasileiro não se unir e posicionar, não haverá grandes mudanças.
Quem acha que racismo não existe,são pessoas Hipócritas,nasceram brancos,com alma Negra.
Que intelectual fantástica é vc, Djamila Ribeiro!
Parabéns. No Brasil os que prevalecer é situação financeira que mistura com as questões raciais, um negro pobre não é valorizado como um negro rico!
E quando o negro é rico, o povo acha que é pagodeiro ou jogador de futebol, mas nunca um engenheiro, um médico, um advogado, etc.
@@marcosichihara360
Essa e visão do branco
Amei... Ótima entrevista!!!
Conversa esclarecedora com Djamila Ribeiro. Muito obrigada. Deve vir mais vezes à midia. Voz com muita luz.
Esses dias vi um rapaz negro sendo xingado de macaco e pessoas falando que ele merecia ser queimado vivo apenas por negro. E outros xingamentos que nem gosto de lembrar. E tudo isso vindo de outros negros. E a razão do xingamento era apenas por ele ter uma opinião diferente sobre política. Eu sou negra e as únicas vezes que sofri racismo foi de outras pessoas negras. Existe racismo e existe o racismo do bem, que é praticado por pessoas que acham que se eu não penso como eles, tenho que ser xingada
Eu sou boliviano e sou muito mais DISCRIMINADO por negros do que por brancos aqui em São Paulo... Muito hipócritas esses caras
Mas você como um estrangeiro está sendo hipócrita do mesmo jeito conforme o seu próprio comentário, porque você sabe como é ser tratado de forma diferente pela pessoas só por ser de outro país enquanto ela fala sobre raça e está usando deste argumento pra desmoralizar a opinião. Agora gostaria de saber se ela estivesse falando de Xenofobia se seu comentário seria o mesmo.
@@tiagooliveira8867 Mas imagine ai o motivo pelo qual ele se acha discriminado...a questão é como ele se comporta. E tal atitude não foi mencionada por ele. Talvez ele seja o racista! E ainda não tem a capacidade intelectual e nem honestidade para isso.
@@tiagooliveira8867 você só está falando isso pq vc tem preconceito contra os boliviano seu hipócrita
@@AlexBarbosaR cara... Você não tem lugar de fala. Cala a boca
Felipe não estou sendo preconceituoso apenas irônico agora esse comentário dele tá mais pra racista do que vítima. Porque uma pessoa que sofre algum tipo de preconceito ela sabe se colocar no lugar do outro independente se estrangeiro, gay, mulher ou preto. Isso é empatia caso você não saiba.
Djamila, você é uma rainha❤️
Que pensadora! Coerente, preparada e lúcida. Discurso sem ódio e sem ser panfletário, cmpreendendo a complexidade de ser humano. Gostei demais de conhecer Djamila Ribeiro!
Debate profundo e necessário. São reflexões muito pertinentes as da professa Djamila.
Que baita entrevista!!
Muito obrigada Djamila!
Gosto muito da Djamila, obrigda
Uma vez ouvi de uma senhora angolana se caso os filhos forem se casar com pessoas negras: "Não atrasem a raça" e ela era legitimamente negra
Talita o embranquecimento é uma das formas que se evidenciam o racismo estrutural da sociedade brasileira. E esse processo de embranquecimento foi uma política pública brasileira que destinou terras e incentivos fiscais a estrangeiros/as brancos/as exatamente para embranquecer a população brasileira. Logo é pela ideologia que pessoas negras vão tentar buscar esse processo de embranquecimento. Exatamente porque quanto mais próximo do padrão branco mais aceito.
Basicamente, ela deve ter sofrido tanto e ter auto estima tão baixa que o resultado é esse. O próprio negro não quer ser negro.
@@marcosichihara360 Ela só era racista mesmo.
Muito boa a entrevista; ela fala coisas essenciais para o entendimento do racismo e consegue prender nossa atenção. Já comprei para ler o "Pequeno Manual Antirracista" e gostei muito.
Não concordo com as cotas nas universidades, entendo que seria muito melhor privilegiar o ensino básico, mas o racismo estrutural tem de ser combatido em nossa sociedade.
Excelente entrevista!
A maioria das pessoas não querem entender, o negacionismo está enraizado.
A melhor forma de combater o racismo (e todas as formas de discriminação) é a educação. Não a educação que nós temos, mas uma educação de qualidade, onde exista uma preocupação com o ser humano como indivíduo e como sociedade.