Já leu “Os Irmãos Karamazov”? Pois esta obra-prima do Dostoiévski, costuma estar na lista da grande maioria das pessoas que gostam de ler literatura russa. É impossível ler este livro e continuar a pessoa depois da leitura. Sempre a um enobrecimento na alma de quem o lê. E este é um dos meus livros preferidos da vida!
Eu acho que a Paloma não gosta muito do Dostoievski. Mas é a opinião e lista dela. Cada um tem a sua. Eu, pelo contrário, acho-o o maior escritor da literatura russa!
Sábado à tarde, e estamos aqui maratonando vídeos da Paloma sobre literatura russa. Uhuull 😂🎉 Vou deixar um salve em cada um, pra ajudar no engajamento, inclusive. 🎉
Paloma, ainda na Rússia, gostaria de te sugerir um romance mais moderno mas sobre um grande tema "russo" que aposto que você leria com muito gosto: O Ruído do Tempo, de Julian Barnes (custa menos de R$ 20,00 e é bem curto). Por que me atrevo a dizer que você apreciaria lê-lo? Stálin perseguiu diretamente grandes compositores por causa dos preceitos estéticos do realismo russo, dentre eles Sergei Prokofiev, Aram Katchatuarian... e o grandioso Dimitri Shostakóvich. Pois bem, o romance é narrado na pessoa de D. Shostakóvich e trata de sua relação diretamente conflituosa e para sua vida muito perigosa com Stálin. Minha aposta de que você o apreciaria é porque ele abrange temas como o realismo estético russo, o totalitarismo baseado no terror, a Grande Arte, a música sinfônica moderna, e o cenário político da Rússia bolchevique, além de expor os bastidores cruéis do stalinismo com relação aos artistas que não eram coniventes com seus interesses políticos. Minha humilde sugestão.
Confesso que também não entendo. Mesmo que eu não tenha gostado do vídeo, nunca dei deslike. Apenas paro de ver o vídeo e vou embora, mas vai entender... e muitíssimo obrigada, Jessica! 💜💜💜
Paloma obrigada por todos esses videos sobre literatura russa, eu começei a ler Tolstói depois de te assistir falando sobre ele com tanta empolgação. Já li Felicidade conjulgal e a morte de Ivan Ilitch, ontem comprei Anna Kariênina e Guerra e Paz, estou esperando ansiosamente pra começar a ler logo. Tolstói está se tornando meu autor favorito.
AH, meu Deus! Eu ganhei o dia com esse comentário hahaha meu coração explode de amor toda vez que alguém fala que leu Tolstói por “minha causa”. Feliz demais que tenha gostado, Cristiane! Caso tenha interesse, é certeza de que farei uma leitura conjunta, aqui no canal, para Anna Kariênina. Só não sei a data, ainda =) e Tolstói é um caminho sem volta!
Começou muito bem! Espero que a companhia lance a edição deles logo, para que mais gente conheça - e para que eu finalmente possa ter uma edição, claro 😅
Olá paloma, descobri seu canal hoje e foi uma descoberta muito feliz, porque sou fã da literatura russa e de Tolstoi. Muito bom o seu vídeo. Parabéns. Ja me inscrevi no canal e vou ver os demais videos, principalmente aqueles sobre literatura russa.
Olá, Paloma! Eu também li o "Mestre e Margarida" no ano passado em leitura conjunta com uma amiga que mora no Exterior. Concordo com você que é uma obra surpreendente. O que você chama de "camadas" senti como se fosse uma espécie de estrutura sinfônica. Às vezes o enredo me parece até operístico. Algo que me impressionou é como o Bulgakhov combina o cômico com o bizarro e como, sem aviso, o bizarro pode tocar a raias do aterrador. Quero, porém, tocar em mais um tema. Mais uma vez temos a lenda do Fausto influenciando um romance (além de Doktor Faustus de T.M. ou a Aranha Negra de Gotthelf ... Sei que você sabe disso, mas Margarida em alemão é Gretchen, que é a heroína do Fausto de Goethe. Aliás, não querendo ser chato, gostaria de fazer uma sugestão: resenhe um dia o Fausto de Goethe, para deixar a sua série de literatura alemã mais completa. Mas não resenhe o Fausto inteiro (digo, o Fausto I e o Fausto II de Goethe) não! Foque no Fausto I (ou no Urfaust). Para mim não faz muito sentido resenhar o Fausto II porque se trata mais propriamente de um imenso painel poético do que de uma peça de dramaturgia. O Fausto I sim contém muito mais força dramática e é, portanto, resenhável. Além do mais, é uma obra muito mais curta. É isso!
Paloma, obrigada por esse canaall, eu amo a sua empolgação ao falar dos livros, esperei muito esse videeeoo aahh Por sua causa comprei Anna Kariênina e A morte de Ivan, e estou APAIXONADA pela escrita do Tolstoi, furou minha fila e eu estou amando
Mestre e Margarida, meu livro preferido da Literatura Universal. Gostaria que você provocasse uma leitura conjunta dessa obra. Não demore 5 anos pra fazer isso, não. Abraço.
Sei da grande importância de todos esses autores russos. Sobre Górki nada posso dizer porque nunca li uma linha sequer dele. Todos os outros citados eu adoro. Mas há dois outros gigantes que merecem muito amor, mas sinceramente não sei porque são algo ignorados editorialmente aqui no Brasil. Os próprios russos consideram Alexandre Pushkin o "príncipe da literatura russa". Ele é um excelente contista e um grande poeta escritor de épicos, mas uma obra dele que considero magnífica (e talvez insuperável como love story) é o Eugene Oniéguin. A heroína do romance, Tatiana, é conhecida como o grande exemplo para as mulheres russas. Dizem que as mães russas dizem para suas filhas: "Quando você crescer, seja como Tatiana." É um romance de amor e paixão ardentes que culmina com um grande e doloroso ato moral. Esse romance, inclusive, foi base para a mais bela ópera russa de todos os tempos: Eugene Oniéguin, de P.I.Tchaikovski. Embora você estivesse falando só de romances, o outro autor que adoro, e considero insuperável no teatro russo é Anton Tchékov por causa das suas peças "A Gaivota" e "Tio Vânia". Enfim, Pushkin e Tchekóv são também dois autores russos muito dignos de amor. Só quis lembrá-los.
Anna Karienina é meu nº 1 da vida! Eu ia lendo e relendo em seguida rs O primeiro russo q eu li foi Avenida Nievski do Gogol (finada Cosac Naify tb) e fiquei maravilhada! Fui fisgada para sempre! 😍
@@vanessaferreira1168 eu comprei da Companhia das letras, com a tradução do Rubens Figueiredo, mas as letras são pequenas. Isso me desencorajou a leitura.
Ver o brilho nos seus olhos falando de Tolstoi me fez identificar imediatamente, já que Tolstoi também é o meu autor preferido. Ganhou um inscrito... :)
Ahhh, vc comprou a edição da Cosac de Anna Kariênina!! Lembro de um vídeo passado que vc estava na dúvida se gastava meio rim, já que era um dos favoritos da vida. Total de acordo com a sua escolha!!!
Paloma, sobre a paranóia stalinista e a perseguição aos artistas li faz pouco tempo o ótimo Symphony for the City of the Dead: Dmitri Shostakovich and the Siege of Leningrad do M.T. Anderson. Super recomendo.
Paloma, você é muito maravilhosa! Amei sua lista! Na verdade, amo todos os seus vídeos! Inclusive, por influência sua, estou relendo "Felicidade Conjugal" ♥️ Beijos! 😍🌻
Excelente video, Paloma. Estou lendo Guerra e Paz em inglês ( porque moro na Inglaterra) na tradução de Anthony Briggs, que é considerada a melhor. Estou amando com o discernimento de Tolstoy, muito a frente do seu tempo. Poderia dar exemplos de cenas no livro, mas isso deixaria meu comentário muito longo.
Amei o video, Paloma!! Eu ja li 2 russos e estou lendo Guerra e Paz e amandoooo!! Acho que depois de guerra e paz vou ler mestre e margarida (dos russos)!
Aah, esqueci de perguntar! Todos os russos que eu tenho (menos guerra e paz que estou lendo no kindle pela edição da cia das letras) sao da editora 34! Qual sua opinião sobre as edições de lá? Eu amei a ideia de ter todos com o msm padrão na estante hahaha lançou recentemente anna karienina e dizem que o próximo é guerra e paz (mas nao sei se sai esse ano).
Obras singulares, Paloma, tens razão. Parabéns pela erudição com a qual fazes as sinopses. Ademais, vais além do hype dos “favoritos” russos, Tolstói e Dostoiévski, que são ótimos, não há dúvida, todavia Turguêniev, Nabokov (russo-americano), Maxim Gorki, Soljenitsyn, são monumentais, assim como aqueles. Desculpe-me, perscrutei parte da biblioteca de vocês, pois li Pálido Ponto Azul, ao fundo, o qual adquiri em 1996, a primeira edição, perfeito. Além dele, Sandel (A Tirania do Mérito, também é ótimo), Freud (essa coleção da autêntica é perfeita), Asimov (Fundação, dispensa comentário. Kurt Vonnegut, também é uma ótima leitura), Huxley, Beethoven (Van Gogh, outra ótima biografia, dentre outras). Enfim, vocês leem muito e há qualidade, na minha opinião, baita canal!
Guerra e Paz foi o segundo russo que li na vida 🖤 sou tão apaixonado por esse livro! Com certeza, está no meu top 1 da vida. E ah, Infância do Górki pode ser encontrado na Estante Virtual por preços bem legais. :)
Sehr gut meine Liebe! Ainda não li Anna Kariênina, mas para mim Crime e Castigo é o melhor. Não pelas questões históricas tanto como os que vc apresentou, mas do ponto de vista psicológico e filosófico, é magnifico. Tem um pouco disso no Tolstói com certeza.
Comprei o box dos Contos do Tolstoi, mas lerei somente na leitura conjunta com você, Paloma. O primeiro russo que lerei, será O Primeiro Amor, de Ivan Turguenev.
Aconselho a você ler o excepcional "Os Europeus", de Orlando Figes, que fala sobre o triângulo amoroso de Turgueniev com a Pauline Viardot e seu marido. Tudo à luz da propagação do evento tecnológico das ferrovias, que fomentou a mercantilização da música erudita e dos livros. É uma viagem deliciosa, principalmente para quem ama literatura russa, como eu. Outro livro do Figes fundamental é "A tragédia de um povo", infelizmente esgotado. Aconselho que compre a edição portuguesa, disponível em boas livrarias virtuais, pois vem com capa dura e uma tradução impecável. Neste livro o autor deixa claro que Gorki repudiava com veemencia as tantas mazelas trazidas pelos bolcheviques, reproduzindo inúmeras cartas dele à sua mulher Ekaterina. Gorki, inclusive, usava seu apartamento em Petrogrado (antiga São Petersburgo, cujo nome foi mudada pelo acentuado antigermanismo vindo com a guerra) para esconder desafetos do sistema, chegando a dormir num colchão num canto da cozinha para que famílias inteiras de refugiados pudessem usar sua moradia. No mais, seus vídeos são ótimos. Raros são os livros que você menciona que eu não li. Os russos, li todos. Abz.
Até Guerra e Paz minha lista coincide muito com a sua, os outros eu ainda não li, por isso com certeza não entraram na lista hahaha. Saudades de conversar com você no Instagram 😔
Eu comecei os russos de cabeça com O Mestre e a Margarida 😂 Minha maior dificuldade foram os nomes, mas pra quem lê qualquer coisa do século XIX com famílias com o mesmo nome depois de um tempo resolve!
Paloma, em seu vídeo passado você mencionou seu interesse de adquirir uma biografia de Marie Curie. Queria que você soubesse que uma das duas geniais filhas de Marie Curie, Ève Curie escreveu uma biografia best-seller da mãe. Ève era pianista clássica, jornalista, escritora e ativista de Direitos Humanos. Casou inclusive com um ganhador de Prêmio Nobel da Paz. A biografia de Eve sobre a mãe também narra a vida dela com Irene, a irmã mais velha, a qual também foi ganhadora de um Prêmio Nobel de Física, juntamente com seu marido, reproduzindo a proeza de seus pais Pierre e Marie Curie. É isso. Saudações!
Surpreendendo um total de zero pessoas, gostaria de dizer que esses também são meus 5 romances russos preferidos (socorro, muito triste ter que abrir mão dos contos do Tolstoi e de Felicidade Conjugal 😂😂). Mas a minha ordem é um pouquinho diferente: Anna Kariênina, Infância, Mestre e Margarida, Guerra e Paz e Pais e Filhos. Enfim, nada melhor do que ter uma amiga com ótimo bom gosto, hehehe. Amei o vídeo e vou salvar a parte que você explicou pq Anna Kariênina é o top 1 e mandar quando as pessoas me perguntarem pq eu amo esse livro. Eu não conseguiria explicar melhor 💜. PS1: eu SABIA que você ia amar Pais e Filhos 💜💜💜💜💜. PS2: eu ri DEMAIS de você falando que Guerra e Paz melhor ~sintetiza~ o Tolstoi. De fato, o mozão é tão genial que só 2000 páginas para mostrar todos os motivos dele ser tão maravilhoso. PS3: HAHAHAHAHAHA Crime e Castigo não está no meu top 10. Mas Irmãos Karamázov sim. Aguardo ansiosamente a sua leitura.
Surpresa eu estaria se os seus 5 romances favoritos não fossem os mesmos que os meus HAHAHA e eu confesso que fiquei bem na dúvida acerca do terceiro lugar, se ia pra Guerra e Paz ou Infância; no fim das contas, meu amor por Tolstói falou mais alto. E tô bem curiosa para ler Irmãos Karamázov, por incrível que pareça!
Paloma: não faltou Dostoiévski porque a lista é minha e ele não está nela Kkkk Não li muitos russos, mas dos que li do Dostoiévski ele também não entraria no meu Top 5
@@PalomaLima Srta. Paloma , veja como são as coisas ...fiquei encantado com a sua habilidade, carisma, e competência na comunicação... MAS AO LER A SUA RESPOSTA PARA A SRTA. EVA NASCIMENTO, FIQUEI ESTARRECIDO COM A SUA GROSSERIA E FALTA DE EMPATIA no caso em específico. Me pareceu falta de humildade... ééé...nem tudo é perfeito!!! Mas me desculpe se exagerei , é que levei um susto com aquela resposta atravessada...e fui ler novamente para ver se não havia me lido errado.. Sabe, o ser humano é ,mesmo um mistério profundo, quem diria que aquela jovem risonha e simpática , carismática, logo em seguida, ao ser confrontada perdeu um pouco as estribeiras...por tão pouco...que pena, mas foste grosseira em tua resposta, bhá!
Fiquei esperando um Dostoiévski, mas respeito a lista hahahahah (excelentes escolhas). Li Anna Kariênina em março mas ainda não sei dizer se amei ou não, super diferente de tudo o que imaginei (talvez a expectativa estava muito alta!)
O meu primeiro russo foi Guerra e Paz, e olha demorou pra terminar, viu? kkkk apesar dele ser um dos meus livros favoritos que já li, não recomendo começar por ele
@@renatasouza8594 Catarina a grande não é literatura russa, é a biografia de uma imperatriz da Rússia que era alemã. Mas é um livro muito bom. Eu li e adorei. Pedro o grande, também é um imperador russo. Mas este eu não li. Deve ser igualmente interessante. Acho que você está meio de má vontade.
@@renatasouza8594 você leu Musashi? Eu estava querendo comprar, mas é tão grande e fiquei com medo de não gostar. É bom mesmo? Dá pra ler sossegada sem medo de ficar chato? PS: Não li Ana Karienina, não li nenhum livro de autor russo.
Comprei o Mestre e a margarida por influência sua sim!! Kkkk Comprei na feira do livro da Unesp paguei 30 e poucos reais, comprei outras obras da editora 34 e não paguei frete
Você tem alguma coisa contra Dostoiévski? Rsrsrs. Nos meus cinco melhores livros Russos, três são dele. Mas com certeza Tolstoi também é um mestre da literatura.
Ô, Irene, que tal ler a capa de cada uma das edições? Vem corrigir (e ainda de forma equivocada) sem nem ao menos se atentar pro fato de que eu apenas pronunciei como os próprios TRADUTORES escreveram. Mas se a IRENE disse que é "Ana Kariena", realmente deve ser, né...
@@PalomaLima Querida, eu li Ana Karenina há 45 anos atrás e era assim que estava escrito no livro. Também às vezes você fala muito rápido, entendi mal o que você disse. Sou sua fã. Você faz vídeos ótimos. Te sigo e adoro. Bjs.
pra quem tem Kindle, contos russos tomo II, da Martin claret, tá de graça na semana mundial do livro. não sei até quando.
Já leu “Os Irmãos Karamazov”?
Pois esta obra-prima do Dostoiévski, costuma estar na lista da grande maioria das pessoas que gostam de ler literatura russa. É impossível ler este livro e continuar a pessoa depois da leitura. Sempre a um enobrecimento na alma de quem o lê.
E este é um dos meus livros preferidos da vida!
Eu acho que a Paloma não gosta muito do Dostoievski. Mas é a opinião e lista dela. Cada um tem a sua. Eu, pelo contrário, acho-o o maior escritor da literatura russa!
@@aurelianohugo venho do futuro dizer que ela é simplesmente apaixonada pelo Tolstói e já leu todos os livros dele
Ela Acabou de ler e amou
Seu amor por literatura russa é visível e seu conhecimento sobre também.Grata por compartilhar conosco !!
Marcia, eu que agradeço pelo comentário tão querido e pela companhia! 💜
Sábado à tarde, e estamos aqui maratonando vídeos da Paloma sobre literatura russa.
Uhuull 😂🎉
Vou deixar um salve em cada um, pra ajudar no engajamento, inclusive. 🎉
Paloma, ainda na Rússia, gostaria de te sugerir um romance mais moderno mas sobre um grande tema "russo" que aposto que você leria com muito gosto: O Ruído do Tempo, de Julian Barnes (custa menos de R$ 20,00 e é bem curto). Por que me atrevo a dizer que você apreciaria lê-lo? Stálin perseguiu diretamente grandes compositores por causa dos preceitos estéticos do realismo russo, dentre eles Sergei Prokofiev, Aram Katchatuarian... e o grandioso Dimitri Shostakóvich. Pois bem, o romance é narrado na pessoa de D. Shostakóvich e trata de sua relação diretamente conflituosa e para sua vida muito perigosa com Stálin. Minha aposta de que você o apreciaria é porque ele abrange temas como o realismo estético russo, o totalitarismo baseado no terror, a Grande Arte, a música sinfônica moderna, e o cenário político da Rússia bolchevique, além de expor os bastidores cruéis do stalinismo com relação aos artistas que não eram coniventes com seus interesses políticos. Minha humilde sugestão.
Anna Kariênina é também o meu favorito da vida. Li 3 vezes. Liévin é meu personagem favorito.
muito obrigado pelo vídeo bastante construtivo
Vídeo da Paloma sobre russinhos, com um cafezinho nesse frio de SP = TUDO DE BOM \o/
Russinhos soa ursinho, lembro "ursinhos carinhoso"
Eu acho a nova edição de Guerra e Paz até mais bonita que a da Cosac.
acho a de Anna kariênina da cia das letras bem mais bonita q a da Cosac & Naify
Guerra e Paz eu realmente estou essa nova edição mais bonita, mas da Anna Kariênina eu prefiro a da Cosac.
Nunca vou entender essas pessoas que dão deslike, só pq elas discordam possivelmente das escolhas dos livros ou outros afins. Vídeo perfeito apenas💜
Confesso que também não entendo. Mesmo que eu não tenha gostado do vídeo, nunca dei deslike. Apenas paro de ver o vídeo e vou embora, mas vai entender... e muitíssimo obrigada, Jessica! 💜💜💜
Paloma obrigada por todos esses videos sobre literatura russa, eu começei a ler Tolstói depois de te assistir falando sobre ele com tanta empolgação. Já li Felicidade conjulgal e a morte de Ivan Ilitch, ontem comprei Anna Kariênina e Guerra e Paz, estou esperando ansiosamente pra começar a ler logo. Tolstói está se tornando meu autor favorito.
AH, meu Deus! Eu ganhei o dia com esse comentário hahaha meu coração explode de amor toda vez que alguém fala que leu Tolstói por “minha causa”. Feliz demais que tenha gostado, Cristiane! Caso tenha interesse, é certeza de que farei uma leitura conjunta, aqui no canal, para Anna Kariênina. Só não sei a data, ainda =) e Tolstói é um caminho sem volta!
@@PalomaLima ahh eu quem estou emocionada agora, faz a leitura conjunta de Anna Kariênina sim, tenho certeza de que todo mundo aqui vai amar.
Amei o video!! Anna karienina é um dos meus livros favoritos da vida!! Ja tenho Guerra e paz e vou ler em breve.
Excelente. Obrigado.
Maravilha de vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ficou bem legal o vídeo dividido e apontando os minutos em que começa cada assunto. Seu trabalho só melhora!
Muitíssimo obrigada, Regiane 🥰💜
Que vídeo maravilhoso! Terminando guerra e paz agora e ano que vem quero mto ler Ana Karienina, se for rolar leitura conjunta avisa p genteeee ❤️
Pode deixar! Mas essa LC já tá garantida =)
Amei que o vídeo de hoje veio com “capítulos”, de cada parte do vídeo separadinha hahaha
Caprichadissimo!
Também gostei 💜 tentarei fazer em todos os vídeos =)
Muito bom o vídeo. Parabéns
Tô lendo o Infância do Gorki. Que livro delicioso, sensível e muito bonito, já está entrando pra minha lista de livros favoritos também.
Seus conhecimentos sobre literatura russa é uma dádiva pra mim, aprendo muito com vc e amo seus vídeos, todos são interessantes demais
Araceli, imensamente feliz em saber! Muito obrigada
Eu me pergunto: Meu Deus o que é Paloma expondo tudo isso pra gente???
Demais ...demais!!!❤️❤️❤️
Awwwwn! Muito obrigada, Sirlei! 💜
Infância foi meu primeiro russo. Livro lindo demais.
Começou muito bem! Espero que a companhia lance a edição deles logo, para que mais gente conheça - e para que eu finalmente possa ter uma edição, claro 😅
Que vídeo ❤️ espero muuuuito que a nova edição de Infância seja lançada esse ano!
Também espero muito! Queria demais ter aqui na estante 🥺
Que lista!! Amei! Eu incluiria também os Irmãos Karamázov
Ainda não li! Lerei no segundo semestre deste ano. Algo me diz que gostarei ainda mais dele que de “Crime e castigo”
Ótima lista, são meus preferidos tbm
Sinal de que você tem bom gosto! 😂
@@PalomaLima 🤜🏼🤛🏼
Vídeo incrível! Cada vez que ouço vc falar na literatura russa, fico com mais vontade de ler! E quero começar esse ano!
Vídeo excelente! Obg por partilhar conosco tanto conhecimento! Abraços!
Obrigada a você, Cecilia, pelo comentário fofo! 💜
Já saio dando like...querida Paloma, me ensinou a amar os russos e principalmente Tolstói!😍
Aaah 😍 esse comentário fez o meu dia!
@@PalomaLima Muito obrigada!!!😍🌺😘
Estou iniciando na literatura russa, o primeiro que eu li foi uma novela A morte de Ivan ilitch, de liev Tolstoi
Paloma você tem aquela biografia do Michelangelo da editora Cosac & Naify ? Faz resenhas de biografias tbm pra nós?
Sim! Dostô é 10 em um top de zero a 10! Estaria entre os primeiros da minha lista! Mas, claro! Seria a minha lista!
Estou começando a ler literatura russa por guerra e paz 😅 estou amando!
Olá paloma, descobri seu canal hoje e foi uma descoberta muito feliz, porque sou fã da literatura russa e de Tolstoi. Muito bom o seu vídeo. Parabéns. Ja me inscrevi no canal e vou ver os demais videos, principalmente aqueles sobre literatura russa.
Olá, Paloma! Eu também li o "Mestre e Margarida" no ano passado em leitura conjunta com uma amiga que mora no Exterior. Concordo com você que é uma obra surpreendente. O que você chama de "camadas" senti como se fosse uma espécie de estrutura sinfônica. Às vezes o enredo me parece até operístico. Algo que me impressionou é como o Bulgakhov combina o cômico com o bizarro e como, sem aviso, o bizarro pode tocar a raias do aterrador. Quero, porém, tocar em mais um tema. Mais uma vez temos a lenda do Fausto influenciando um romance (além de Doktor Faustus de T.M. ou a Aranha Negra de Gotthelf ... Sei que você sabe disso, mas Margarida em alemão é Gretchen, que é a heroína do Fausto de Goethe. Aliás, não querendo ser chato, gostaria de fazer uma sugestão: resenhe um dia o Fausto de Goethe, para deixar a sua série de literatura alemã mais completa. Mas não resenhe o Fausto inteiro (digo, o Fausto I e o Fausto II de Goethe) não! Foque no Fausto I (ou no Urfaust). Para mim não faz muito sentido resenhar o Fausto II porque se trata mais propriamente de um imenso painel poético do que de uma peça de dramaturgia. O Fausto I sim contém muito mais força dramática e é, portanto, resenhável. Além do mais, é uma obra muito mais curta. É isso!
Paloma, obrigada por esse canaall, eu amo a sua empolgação ao falar dos livros, esperei muito esse videeeoo aahh
Por sua causa comprei Anna Kariênina e A morte de Ivan, e estou APAIXONADA pela escrita do Tolstoi, furou minha fila e eu estou amando
Aaaaaaah 😍😍😍 que demais, Andressa! Fico tão feliz em saber 💜 no próximo domingo, conversaremos sobre “A Morte de Ivan Ilitch” aqui!
Mestre e Margarida, meu livro preferido da Literatura Universal. Gostaria que você provocasse uma leitura conjunta dessa obra. Não demore 5 anos pra fazer isso, não. Abraço.
Dele eu só li: A morte de Ivan Ilich. É uma novela mas é meu numero 1. Quero muito ler outros.
Sei da grande importância de todos esses autores russos. Sobre Górki nada posso dizer porque nunca li uma linha sequer dele. Todos os outros citados eu adoro. Mas há dois outros gigantes que merecem muito amor, mas sinceramente não sei porque são algo ignorados editorialmente aqui no Brasil. Os próprios russos consideram Alexandre Pushkin o "príncipe da literatura russa". Ele é um excelente contista e um grande poeta escritor de épicos, mas uma obra dele que considero magnífica (e talvez insuperável como love story) é o Eugene Oniéguin. A heroína do romance, Tatiana, é conhecida como o grande exemplo para as mulheres russas. Dizem que as mães russas dizem para suas filhas: "Quando você crescer, seja como Tatiana." É um romance de amor e paixão ardentes que culmina com um grande e doloroso ato moral. Esse romance, inclusive, foi base para a mais bela ópera russa de todos os tempos: Eugene Oniéguin, de P.I.Tchaikovski. Embora você estivesse falando só de romances, o outro autor que adoro, e considero insuperável no teatro russo é Anton Tchékov por causa das suas peças "A Gaivota" e "Tio Vânia". Enfim, Pushkin e Tchekóv são também dois autores russos muito dignos de amor. Só quis lembrá-los.
Confio no teu gosto pessoal (baseado no teu apreço pelo tolstoi). Dessa forma, vou adquirir o Mestre e Margarida. Ótimo vídeo!
Anna Karienina é meu nº 1 da vida! Eu ia lendo e relendo em seguida rs
O primeiro russo q eu li foi Avenida Nievski do Gogol (finada Cosac Naify tb) e fiquei maravilhada! Fui fisgada para sempre! 😍
Como não amar este vídeo?? Eheh 😍 Só coisas boas!! ❣️Tenho de ler Bulgakov este ano ainda! 😚
Amei o vídeo! Paloma me fazendo gostar ainda mais de literatura russa ❤️
comprei Anna Karenina e ela chegou hoje. Depois desse livro quero começar a ler o quanto antes. Gostaria de "os clássicos ingleses favoritos" ❤.
Você não achou as letras muito pequenas?
@@LidiamariaMoraes eu comprei na edição da Martin Claret e achei muito agradável as letras.
@@vanessaferreira1168 eu comprei da Companhia das letras, com a tradução do Rubens Figueiredo, mas as letras são pequenas. Isso me desencorajou a leitura.
@@vanessaferreira1168 depois você me conta o que achou da tradução?
@@LidiamariaMoraes eu pesquisei muito quanto a tradução... conto sim, quando ler o livro ❤
Ver o brilho nos seus olhos falando de Tolstoi me fez identificar imediatamente, já que Tolstoi também é o meu autor preferido. Ganhou um inscrito... :)
Aaaaaaah 🥰💜 seja muito bem-vindo, James!
Quero ler todas essas indicações! ❤
Ahhh, vc comprou a edição da Cosac de Anna Kariênina!! Lembro de um vídeo passado que vc estava na dúvida se gastava meio rim, já que era um dos favoritos da vida. Total de acordo com a sua escolha!!!
Paloma, sobre a paranóia stalinista e a perseguição aos artistas li faz pouco tempo o ótimo Symphony for the City of the Dead: Dmitri Shostakovich and the Siege of Leningrad do M.T. Anderson. Super recomendo.
Amei o vídeo,e já super interessada em ler Infância.📚😄
Minha lista:
Irmãos Karamazov
Crime e Castigo
O Idiota
Memórias do Subsolo
Almas Mortas (Gogol)
Mal assisti e já deixei meu like! ❤
Maravilhosa 💜
Paloma, você é muito maravilhosa! Amei sua lista! Na verdade, amo todos os seus vídeos! Inclusive, por influência sua, estou relendo "Felicidade Conjugal" ♥️
Beijos! 😍🌻
Muito legal o vídeo, é a minha primeira vez no canal e já me inscrevi e deixei o like. Amo Tolstói ❤️💚💐
Gregory, seja muitíssimo bem-vindo! Feliz em saber que gostou 😀 e se ama Tolstói, já sei que é gente boa! Rs
Adoreeeei o vídeo!!!
Excelente video, Paloma. Estou lendo Guerra e Paz em inglês ( porque moro na Inglaterra) na tradução de Anthony Briggs, que é considerada a melhor. Estou amando com o discernimento de Tolstoy, muito a frente do seu tempo. Poderia dar exemplos de cenas no livro, mas isso deixaria meu comentário muito longo.
eu amo o Gorki de um jeito que não sei explicar.
Amei o video, Paloma!! Eu ja li 2 russos e estou lendo Guerra e Paz e amandoooo!! Acho que depois de guerra e paz vou ler mestre e margarida (dos russos)!
Aah, esqueci de perguntar! Todos os russos que eu tenho (menos guerra e paz que estou lendo no kindle pela edição da cia das letras) sao da editora 34! Qual sua opinião sobre as edições de lá? Eu amei a ideia de ter todos com o msm padrão na estante hahaha lançou recentemente anna karienina e dizem que o próximo é guerra e paz (mas nao sei se sai esse ano).
Obras singulares, Paloma, tens razão. Parabéns pela erudição com a qual fazes as sinopses. Ademais, vais além do hype dos “favoritos” russos, Tolstói e Dostoiévski, que são ótimos, não há dúvida, todavia Turguêniev, Nabokov (russo-americano), Maxim Gorki, Soljenitsyn, são monumentais, assim como aqueles.
Desculpe-me, perscrutei parte da biblioteca de vocês, pois li Pálido Ponto Azul, ao fundo, o qual adquiri em 1996, a primeira edição, perfeito. Além dele, Sandel (A Tirania do Mérito, também é ótimo), Freud (essa coleção da autêntica é perfeita), Asimov (Fundação, dispensa comentário. Kurt Vonnegut, também é uma ótima leitura), Huxley, Beethoven (Van Gogh, outra ótima biografia, dentre outras). Enfim, vocês leem muito e há qualidade, na minha opinião, baita canal!
Guerra e Paz foi o segundo russo que li na vida 🖤 sou tão apaixonado por esse livro! Com certeza, está no meu top 1 da vida. E ah, Infância do Górki pode ser encontrado na Estante Virtual por preços bem legais. :)
*CORRENDO PRA ESTANTE VIRTUAL*
Sehr gut meine Liebe! Ainda não li Anna Kariênina, mas para mim Crime e Castigo é o melhor. Não pelas questões históricas tanto como os que vc apresentou, mas do ponto de vista psicológico e filosófico, é magnifico. Tem um pouco disso no Tolstói com certeza.
vielen Dank! 😃
Comprei o box dos Contos do Tolstoi, mas lerei somente na leitura conjunta com você, Paloma. O primeiro russo que lerei, será O Primeiro Amor, de Ivan Turguenev.
Devo ler esse em breve, Rosana! 😃
Aconselho a você ler o excepcional "Os Europeus", de Orlando Figes, que fala sobre o triângulo amoroso de Turgueniev com a Pauline Viardot e seu marido. Tudo à luz da propagação do evento tecnológico das ferrovias, que fomentou a mercantilização da música erudita e dos livros. É uma viagem deliciosa, principalmente para quem ama literatura russa, como eu. Outro livro do Figes fundamental é "A tragédia de um povo", infelizmente esgotado. Aconselho que compre a edição portuguesa, disponível em boas livrarias virtuais, pois vem com capa dura e uma tradução impecável. Neste livro o autor deixa claro que Gorki repudiava com veemencia as tantas mazelas trazidas pelos bolcheviques, reproduzindo inúmeras cartas dele à sua mulher Ekaterina. Gorki, inclusive, usava seu apartamento em Petrogrado (antiga São Petersburgo, cujo nome foi mudada pelo acentuado antigermanismo vindo com a guerra) para esconder desafetos do sistema, chegando a dormir num colchão num canto da cozinha para que famílias inteiras de refugiados pudessem usar sua moradia. No mais, seus vídeos são ótimos. Raros são os livros que você menciona que eu não li. Os russos, li todos. Abz.
Vi uma foto sua com Lucas Cafre no instagram. Se ele recomenda é porque realmente é boa. rs Eu gostei da sua resenha. Ganhou mais um inscrito.
Olá, Rafael! Seja muito bem-vindo! O Lucas só traz gente boa para cá =)
Faz uma resenha pra Ana Karenina, por favor
Eu acho linda a edição da Companhia das Letras de Anna Kariênina, parece que ninguém gosta ahahahahaha
tbm gosto. acho bem mais bonita q a da Cosac & Naify
Eu acho horrorosa. É a minha inclusive kkkkkk da Cosac era melhor. Todas as capas da companhia são feias
Até Guerra e Paz minha lista coincide muito com a sua, os outros eu ainda não li, por isso com certeza não entraram na lista hahaha. Saudades de conversar com você no Instagram 😔
Parabéns pelo conteúdo do canal
Muito obrigada, Bruno!
Comecei literatura russa com Anna KarIenina e não quero nunca mais parar de ler ❤
Paloma vc se supera sua maravilhosa! Kkk Amei o vídeo, bem completo!
Ah, Rosa! Você sempre queridíssima. Muito obrigada! Imensamente feliz em saber que tenha gostado =)
Eu comecei os russos de cabeça com O Mestre e a Margarida 😂 Minha maior dificuldade foram os nomes, mas pra quem lê qualquer coisa do século XIX com famílias com o mesmo nome depois de um tempo resolve!
Estou com Guerra Paz e ainda não o li!
Gostei muito do vídeo e espero ler os russos em breve, se meu tempo permitir. (Aguardando o vídeo de O Médico e o Monstro kkkk)
Amei descobrir esse canal
Paloma, em seu vídeo passado você mencionou seu interesse de adquirir uma biografia de Marie Curie. Queria que você soubesse que uma das duas geniais filhas de Marie Curie, Ève Curie escreveu uma biografia best-seller da mãe. Ève era pianista clássica, jornalista, escritora e ativista de Direitos Humanos. Casou inclusive com um ganhador de Prêmio Nobel da Paz. A biografia de Eve sobre a mãe também narra a vida dela com Irene, a irmã mais velha, a qual também foi ganhadora de um Prêmio Nobel de Física, juntamente com seu marido, reproduzindo a proeza de seus pais Pierre e Marie Curie. É isso. Saudações!
Oi, Ricardo! Estou sabendo sobre essa biografia. Comentei na resenha passada que é nela que eu estou de olho, mesmo.
Surpreendendo um total de zero pessoas, gostaria de dizer que esses também são meus 5 romances russos preferidos (socorro, muito triste ter que abrir mão dos contos do Tolstoi e de Felicidade Conjugal 😂😂). Mas a minha ordem é um pouquinho diferente: Anna Kariênina, Infância, Mestre e Margarida, Guerra e Paz e Pais e Filhos. Enfim, nada melhor do que ter uma amiga com ótimo bom gosto, hehehe. Amei o vídeo e vou salvar a parte que você explicou pq Anna Kariênina é o top 1 e mandar quando as pessoas me perguntarem pq eu amo esse livro. Eu não conseguiria explicar melhor 💜.
PS1: eu SABIA que você ia amar Pais e Filhos 💜💜💜💜💜.
PS2: eu ri DEMAIS de você falando que Guerra e Paz melhor ~sintetiza~ o Tolstoi. De fato, o mozão é tão genial que só 2000 páginas para mostrar todos os motivos dele ser tão maravilhoso.
PS3: HAHAHAHAHAHA Crime e Castigo não está no meu top 10. Mas Irmãos Karamázov sim. Aguardo ansiosamente a sua leitura.
Surpresa eu estaria se os seus 5 romances favoritos não fossem os mesmos que os meus HAHAHA e eu confesso que fiquei bem na dúvida acerca do terceiro lugar, se ia pra Guerra e Paz ou Infância; no fim das contas, meu amor por Tolstói falou mais alto.
E tô bem curiosa para ler Irmãos Karamázov, por incrível que pareça!
Boa.
Alguém sabe se os livros do gorki serão relançados?
Quero os links para os livros da Cosac.
Agora quero
Uma seleção portuguesa
Paloma: não faltou Dostoiévski porque a lista é minha e ele não está nela
Kkkk
Não li muitos russos, mas dos que li do Dostoiévski ele também não entraria no meu Top 5
Bem "a lista é minha e entra quem eu quiser" hahahahah
@@PalomaLima Srta. Paloma , veja como são as coisas
...fiquei encantado com a sua habilidade, carisma, e competência na comunicação...
MAS AO LER A SUA RESPOSTA PARA A SRTA. EVA NASCIMENTO, FIQUEI ESTARRECIDO COM A SUA GROSSERIA E FALTA DE EMPATIA no caso em específico. Me pareceu falta de humildade...
ééé...nem tudo é perfeito!!! Mas me desculpe se exagerei , é que levei um susto com aquela resposta atravessada...e fui ler novamente para ver se não havia me lido errado..
Sabe, o ser humano é ,mesmo um mistério profundo, quem diria que aquela jovem risonha e simpática , carismática, logo em seguida, ao ser confrontada perdeu um pouco as estribeiras...por tão pouco...que pena, mas foste grosseira em tua resposta, bhá!
Anotados =)
Paloma falando sobre russinhos? Vim correndo!
Fiquei esperando um Dostoiévski, mas respeito a lista hahahahah (excelentes escolhas). Li Anna Kariênina em março mas ainda não sei dizer se amei ou não, super diferente de tudo o que imaginei (talvez a expectativa estava muito alta!)
Essas expectativas são um problema, né? Acho que vale a pena uma releitura - mas bem mais pra frente, rs
É verdade! Vou com certeza acompanhar quando sair a leitura coletiva ❤❤
Quero chorar...
Só vejo recomendações de Anna Karenina e ainda nada de ler ele😭😭😭
O meu primeiro russo foi Guerra e Paz, e olha demorou pra terminar, viu? kkkk apesar dele ser um dos meus livros favoritos que já li, não recomendo começar por ele
Só recomendo começar com ele se a pessoa já estiver acostumada com livros grandes! Do contrário, não é uma boa escolha, mesmo rs
Qual a editora dessa sua edição de Anna Karênina?
Cosac & Naify
🥰🥰🥰
Que vergonha, comprei alguns destes livros mas ainda não li nenhum. NÃO LI NENHUM RUSSO. Prometo tomar providências urgentemente! 1❤❤❤❤
@@renatasouza8594 Catarina a grande não é literatura russa, é a biografia de uma imperatriz da Rússia que era alemã. Mas é um livro muito bom. Eu li e adorei. Pedro o grande, também é um imperador russo. Mas este eu não li. Deve ser igualmente interessante. Acho que você está meio de má vontade.
@@renatasouza8594 você leu Musashi? Eu estava querendo comprar, mas é tão grande e fiquei com medo de não gostar. É bom mesmo? Dá pra ler sossegada sem medo de ficar chato? PS: Não li Ana Karienina, não li nenhum livro de autor russo.
Comprei o Mestre e a margarida por influência sua sim!! Kkkk Comprei na feira do livro da Unesp paguei 30 e poucos reais, comprei outras obras da editora 34 e não paguei frete
Pera, Anna Kariênina foi oficializado como "o" favorito?
“Anna kariênina” a linguagem é difícil?
Você tem alguma coisa contra Dostoiévski? Rsrsrs. Nos meus cinco melhores livros Russos, três são dele. Mas com certeza Tolstoi também é um mestre da literatura.
Não tenho, não! Só não sou “fãzona” dele como muitos amantes de literatura russa por aí, rs
Muito bom! Tudo bem que não tem Dostoiévski. A lista não é minha. 😂
Ah, quem dera todos pensassem assim, Rinaldo! Já vieram até me xingar por não ter colocado Dostô 😂
@@PalomaLima povo estressado. Nam! 😂
Não é Ana Kariena é Ana Karenina
Ô, Irene, que tal ler a capa de cada uma das edições? Vem corrigir (e ainda de forma equivocada) sem nem ao menos se atentar pro fato de que eu apenas pronunciei como os próprios TRADUTORES escreveram. Mas se a IRENE disse que é "Ana Kariena", realmente deve ser, né...
@@PalomaLima Querida, eu li Ana Karenina há 45 anos atrás e era assim que estava escrito no livro. Também às vezes você fala muito rápido, entendi mal o que você disse. Sou sua fã. Você faz vídeos ótimos. Te sigo e adoro. Bjs.
As duas formas estão corretas. Karênina é mais recente
Lista de literatura russa sem Dostoiévski ?
Mesma coisa que fazer lista da literatura brasileira sem Machado de Assis
Ô, Paulo! A lista é dos MEUS russos favoritos! Em vez de ficar invalidando a lista dos outros, que tal fazer a sua?