Quanto mais eu sigo a Paloma, mais fã eu fico. Eu amei as primeiras dicas, e concordo demais contigo. E sou a favor de uma renda básica mínima para que as pessoas tenham o mínimo de dignidade. O que acha Paloma?
Me identifico muito com essa questão de ser introvertida. Me lembro de uma situação no trabalho que toda sexta-feira tinha essas confraternizações e quando fui questionada o motivo de não participar da sua maioria, respondi que já passava muitas horas do meu dia na companhia deles e que precisava usar meu tempo para me encontrar com pessoas que não vejo ou convivo com tanta frequência. Já deu para imaginar a reação das pessoas com essa resposta...kkk
Sobre raízes do Brasil, vc fez praticamente uma resenha. Eu ficaria horas de ouvindo falar sobre esse livro. Amei, Paloma! E assim a minha lista aumenta. ❤👏🏼👏🏼👏🏼
Ahhh, a primeira booktuber que eu ouço falar, ainda que brevemente, sobre a importância do auoconhecimento para um mundo melhor s2, equilibrando muito bem análises macros (de contextos histórico-social-cultural) e com uma clareza admirável.
Estou comentando aqui de novo porque só agora estou terminando de ver o vídeo, e não pude deixar de comentar ao te ver falar de Os miseráveis. QUE LIVRO! O melhor livro que já li e livro que mais me fez crescer, sem sombra de dúvida! Os miseráveis me fez pensar tanto nas questões sociais, me fez repensar tanta coisa. Eu vou reler esse livro inúmeras vezes, eu tenho certeza!
Ser criado por europeus trouxe com conceito muito louco pra mim. Os ingleses, mesmo sempre prezando (desde a revolução industrial, principalmente) pela razão, têm um pouco disso da educação plena e moral em excelência. Por isso, fui dado por esbaforido ou então por mal educado, simplesmente por ser sincero diretamente com uma pessoa, ou só por dar minha humilde opinião. Falar: "não, eu não gostei disso e isso não se faz, não é brincadeira". As pessoas te olham como um monstro, parece que sempre temos que usar eufemismos e suavizar desnecessariamente tudo, mesmo numa crítica construtiva ou para censurar uma atitude que é obviamente tóxica. Tive muitos choques culturais e tenho até hoje quando comparo a criação dada pela minha família com o brasileiro no geral. Fiquei bem interessado por esse livro do Hollanda, vídeo perfeito, continue com as filosofias haha.
3 роки тому+1
Oi! Paloma. Tua fala inicial sobre o "homem cordial" da excelente obra Raizes do Brasil, pode também ser observada em "Podres de Mimados", de Theodore Dalrymple, que aborda certa dependência estatal por parte de alguns indivíduos sem a preocupação de gerar valor que possa agregar ou contribuir com melhorias e, ainda, essa confusão ou mistura da coisa pública como 'puxadinho' do privado.
Paloma, maratonando seu canal, cheguei neste vídeo! Amando as filosofadas. Estou lendo ‘Por que as nações fracassam’ na versão em inglês e AMANDO! A Intrínseca lançou em português este ano aqui no Brasil e o preço está muito bom!
Só para contribuir, no livro "Sobre o autoritarismo brasileiro" da Lilia Mortiz Schwarcz, ela faz comentários interessantes sobre esse capítulo a respeito da "cordialidade" do Sérgio, além de, claro, uma série de outras perspectivas interessantes.
Embora tenha me graduado em Direito, fiquei com muita vontade de ler esses livros de economia. Paloma é muito didática. Daria uma excelente professora.
Meu coração fica quentinho com esses vídeos! É muito legal ver como a literatura de acompanhou em fases diferentes! É claro: já fico inspirada para ler alguns hahahaah
Que vídeo bom! Você realmente sabe fazer a gente morrer de vontade de ler livros que estão fora da nossa "zona de interesse"! Por sua causa minha wishlist de não ficção está crescendo tanto...Já quero Raízes do Brasil!
Amei esse novo recurso do UA-cam que separa o video em partes. Excelente. Obrigado Paloma, já adicionei mais um livro na minha lista, o das nações que fracassam.
Caramba, que vídeo bom! 😅 No primeiro semestre li "O Estrangeiro" e essa questão de ter que atuar de acordo com o que a sociedade acha normal me chamou muito a atenção, especialmente porque nos faz ver que não se pode julgar o outro, já que não sabemos como é SER a outra pessoa e isso se aplica a ambos os lados, uma vez que todos julgam Mersault, porém, ele também julga os demais a partir do seu ponto de vista indiferente. Essa questão da liberdade em Camus também é muuuuuito legal e não tive como não pensar no poder de escolha associado ao dinheiro/oportunidades e isso acabou encaixando com o livro do autor indiano, que já foi pra wishlist, assim como os demais de economia rsrsrsrs
Acho que desses livros que vc já leu, o único que li foi "O estrangeiro" e me impactou profundamente! "Senhor dos anéis" ainda estou no primeiro livro!
@@PalomaLima eu amo o Tolkien ❤️, sou apaixonado pelo filme do Senhor dos Anéis. Fiquei super impressionado quando Frodo e os outros Hobbit estão fugindo dos cavaleiros negros. Particularmente a cena que eles atravessam o rio no meio da noite e eles conseguem ver na outra margem os cavaleiro farejando como fosse um cachorro, fiquei com muito medo! Hauauau hauahuahahah 😁
Eu amo essa sua série de vídeos sobre 'Os livros que transformaram a minha vida' 😍 é tão interessante saber os livros que mais impactaram uma pessoa em diferentes fases de vida dela. Confesso que pensei que ia ficar boiando na parte de livros ligados à economia, pois sou PÉSSIMA em matemática😬, mas você conseguiu manter o meu interesse o tempo todo e até me deixou reflexiva e interessada nos assuntos 😉 Eu pensava: " é verdade, concordo com ela, " etc E o seu sorrisão quando começou a falar de Tólstoi, que fofa Paloma 🥰 Carl Sagan parece ter sido um homem bem sábio e sensato, nunca li nada dele mas sempre tive curiosidade 👀 Que legal que "'Os livros que transformaram a minha vida" praticamente virou um quadro fixo no canal, Paloma🙌 Já estou no aguardo do próximo 💗💗 Mais um vídeo incrível, Paloma💖
Já assisti esse vídeo mais de uma vez kkkkkkk foi muito enriquecedor pra mim ❤️ Sobre "Raízes do Brasil", uma curiosidade: meu pai é da família Buarque de Hollanda, inclusive o Chico Buarque é primo da minha avó!
Mais livros pra listinha de desejos, um dia a fatura chega aí kkkkkkkkkk fiquei excepcionalmente curiosa pra ler o Raizes do Brasil e O Estrangeiro. E claro, O Senhor dos Anéis 😍😍😍 só li eles ano passado então na adolescência oq me marcou msm foi HP, que sempre terá um cantinho muuito especial no meu coração; mas SdA é absurdamente bom. O Tolkien merece muito a fama que tem, um escritor ímpar.
Que você tinha se formado em economia eu já sabia, mas queria saber sobre trabalho também, se não fosse invasivo 🗣 meu pai é economista e só atuou no serviço público, na área de auditoria fiscal. Sou super curiosa por economistas devido a isso kkkkk
Paloma, li Os Miseráveis em julho, e amei, que livro maravilhoso! Ainda me lembro da sensação quando eu li Anna Karienina, e Carl Sagan é amor. Adoro essa série de vídeos!
O trecho de Os Miseráveis foi o mesmo que usei como epígrafe de minha dissertação de mestrado no ano retrasado ❤ Grande obra. Do Faulkner Absalão Absalão foi o que mais me marcou e me fez ficar fã dele no mesmo nível de você com Tolstói
Eu adorei o vídeo. Fiquei doida por os livros de não ficção. Haha ( Pois os de ficção já conheço todos) Eu li O Estrangeiro no primeiro semestre e gostei muito, tanto, que já comprei A Peste.
Obrigada Paloma! Depois de te ouvir falar sobre Tolstoi li o Felicidade Conjugal!AMEI! Ja gostava muito de Dostoiveski mas vc tem razão!!! Tolstoi é muiiiito bom! Ja comprei Guerra ePaz e Ana Karienina! 😘😘
Amei a abordagem teórica do seu curso e/ou a que você buscou para ampliar a sua formação. 'Raízes do Brasil' passou a me interessar ainda mais, pois, também tenho esta curiosidade em conhecer a origem de certos comportamentos sociais e ideias disseminadas pelo senso comum. Você já leu 'O Povo Brasileiro' de Darcy Ribeiro? O livro 'Desenvolvimento como Liberdade' também me pareceu interessantíssimo.
Ia pular para a parte de ficção mas fiquei porque pensei "poxa ela parou, pensou e produziu o conteúdo como um todo, vou assistir" como foi bom, Raízes do Brasil deve ser incrível, entrou na lista de leituras.
Adorei o vídeo! E olha, da lista.. só não li o 'Por que as nações fracassam' e... muita vontade. E, pros não economistas, meu testemunho: tanto 'Raízes do Brasil' qnt 'Desenvolvimento como Liberdade' são tranquilos. p.s.: se rolar releitura de 'O som e a Fúria', me chama (a oferecida kkkk).
Um ponto muito positivo de fazer Letras é justamente poder ler muita ficção. Fiz graduação no mesmo período que você, Paloma, de 2015 a 2019. Alguns livros que li na graduação que me marcaram: Grandes Esperanças, de Charles Dickens; O Beijo da Mulher-Aranha, de Manuel Puig; Macunaíma, de Mário de Andrade; Coração das Trevas, de Joseph Conrad.
Fiquei muito interessada em Raízes do Brasil, mais um pra lista... e você pensando que iriamos pular a parte de livros sobre economia, capaz menina kkkk
Só recomendações boas!! 😍 Vou querer ler as indicações de economia eheh e foi incrível ouvir-te falar sobre o teu primeiro encontro com Tolstoi 💖 Ps. Adoro a blusa 😚
Paloma, AMEI o vídeo! Eu ganhei Raízes do Brasil no meu aniversário desse ano e eu pensava que era um livro normal de história hahaha você me fez querer ler logo ele
Mais um vídeo maravilhoso (como sempre), Paloma! Mas fiquei com uma dúvida... e o "Livre para escolher", do Milton Friedman? Lembro de você ter comentado alguma vez que era um livro que havia mudado a sua forma de pensar a respeito de algumas coisas... Muito obrigada por nos oferecer tanto conteúdo de qualidade!
Boa tarde, no vídeo você diz, mais especificamente quando comenta sobre o livro “felicidade conjugal” de Leon Tolstói referente a relações interpessoais pessoais coligado à atualidade. Há um autor, sociólogo e filosofo polonês cognominado Zygmunt Bauman, ele reflete sobre esse tema, epitetando como “modernidade líquida”.
Em suma, Zygmunt Bauman é um dos maiores e mais importantes intérpretes da contemporaneidade. Autor de obras geniais como “modernidade e holocausto”, “tempos líquidos”, “globalização” e “Amor líquido”. Sempre demonstrando grande sabedoria e lucidez, em análises profundas sobre os mais diversos aspectos da vida em sociedade. Um rapaz que vale a pena buscar como referência para compreender o momento em que estamos vivendo.
Eu também sou introvertido, já tentei ser diferente, mas não deu. Agora só saio pra me divertir quando é com esposa e filhos. Não saio para agradar outras pessoas, a não ser a minha família. Obrigado, acabei de me inscrever no seu canal 🙌🙌🙌
Seja muito bem-vindo, Rafa! E sei beeem como é isso de tentar se encaixar no modo de vida dos extrovertidos e não conseguir. A melhor coisa é aceitar que somos diferentes, mesmo, e tá tudo bem =)
Eu também sou uma introvertida que gosta de pessoas. Mas não me sinto bem em confraternização com muitas pessoas. Me suga muito energia, uma vez que estou acostumada a falar pouco. Já dei muitas desculpa para não sair com amigos.
2 роки тому
Faz uma lista de livros para ler antes de morrer e posta em algum lugar, pelo amor de Deus!
O Senhor dos Anéis é muito especial pra mim. LI ele em um momento meio delicado da minha vida, onde eu estava enfrentando um problema de saúde. Ele foi um pouco alivio em um momento difícil. Já li duas vezes.
Sobre o que você diz aos 5:05, no trabalho, quando começam a falar de marcar almoço, happy hour, etc, eu já digo: "Me avisem com antecedência o dia, pra eu inventar uma desculpa que não magoe ninguém". Isso me poupa de ser incluído no convite oficial rs Brincadeiras a parte, "A morte de Ivan Ilitch" foi meu primeiro contato com Tolstói, e foi uma das minhas melhores leituras. O livro é agressivo, quando não dá soco no estômago, é tapa na cara rs. Sobre Camus, tenho muita vontade de ler "O estrangeiro", talvez o faça ano que vem. Do autor, só li "A queda", que considero um livro excelente também.
AHAHAHAHAHAHA vou adorar esse posicionamento de pedir que avisem com antecedência. E tenho “A queda” do Camus por aqui, também, e não sei por que ainda não li! Preciso. Camus sempre incomoda - e eu, particularmente, adoro quando um livro faz isso comigo
Querida você já deve conhecer e se não...indico o maravilhoso sociólogo Jesse Souza e seu livro, dentre vários da Escravidão a Bolsonaro. Ele faz uma análise de toda a estrutura social brasileira partindo das mazelas deixadas pela escravidão.👏
Também acho, Adriana 😖 fora que, pelo amor, já passamos taaaanto tempo junto aos colegas de trabalho durante a semana. Ai tem que ter happy hour, também? Deus que me livre 😂
@@PalomaLima Provavelmente vou ler "Desenvolvimento como Liberdade" primeiro, já que é mais barato :) Estou me preparando para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, então preciso me familiarizar com Economia, mas admito que não é minha matéria favorita. Assim, é bom encontrar obras que passeiam nessa seara, mas ainda são acessíveis a não iniciados.
Tenho minhas dúvidas quanto a programas de renda básica como a que você citou do gás de cozinha ser trocado por dinheiro vivo, porque essa liberdade irrestrita pode acarretar em danos. Por exemplo, eu vivo no nordeste, e a maioria das pessoas que receberam o auxílio emergencial por aqui gastaram com supérfluos (inclusive "pais de família" deixaram a necessidade aflorar em casa em nome da "diversão" na rua). Esse é o grande problema com o liberalismo, na minha limitada experiência, pois é como se o estado tivesse se livrando de responsabilidades e jogando-as no colo de quem não está preparado para lidar com elas. O Noam Chomsky fala no livro "Internacionalismo ou extinção" que foi o germe neoliberal que nos impediu de lidar melhor com a pandemia (ele diz que as vacinas estariam prontas por determinação do governo, mas o mercado escolheu investir em cremes faciais que geravam mais lucros). Perdoe a ignorância, é só meu ponto de vista e gostaria de saber o seu, como economista e com vasta experiência, pois sempre fico confusa quando parte para essas políticas de estado tão difusas.
Quanto mais eu sigo a Paloma, mais fã eu fico. Eu amei as primeiras dicas, e concordo demais contigo. E sou a favor de uma renda básica mínima para que as pessoas tenham o mínimo de dignidade. O que acha Paloma?
Me identifico muito com essa questão de ser introvertida. Me lembro de uma situação no trabalho que toda sexta-feira tinha essas confraternizações e quando fui questionada o motivo de não participar da sua maioria, respondi que já passava muitas horas do meu dia na companhia deles e que precisava usar meu tempo para me encontrar com pessoas que não vejo ou convivo com tanta frequência. Já deu para imaginar a reação das pessoas com essa resposta...kkk
AHAHAHAHAHAHHA amei a resposta! E me identifico demais!
Sobre raízes do Brasil, vc fez praticamente uma resenha. Eu ficaria horas de ouvindo falar sobre esse livro. Amei, Paloma! E assim a minha lista aumenta. ❤👏🏼👏🏼👏🏼
40 min que pareceram 5, adorei as escolhas e até as leituras de não ficção da faculdade fiquei muuuito interessada!
TÃO feliz em saber, Laura 💜
Eu passaria horas ouvindo a Paloma falar.
fui até conferir se o vídeo tinha 40 minutos mesmo porque eu realmente não percebi o tempo passar
A minha reclamação: quero vídeos assim todos os dias 😌.
Essa reclamação eu aceito! 😂😂😂
Ótimo vídeo como sempre! Raízes do Brasil também é muito estudado na minha área: Letras.
Jura?! Não sabia, e que ótimo!
Ahhh, a primeira booktuber que eu ouço falar, ainda que brevemente, sobre a importância do auoconhecimento para um mundo melhor s2, equilibrando muito bem análises macros (de contextos histórico-social-cultural) e com uma clareza admirável.
Estou comentando aqui de novo porque só agora estou terminando de ver o vídeo, e não pude deixar de comentar ao te ver falar de Os miseráveis. QUE LIVRO! O melhor livro que já li e livro que mais me fez crescer, sem sombra de dúvida! Os miseráveis me fez pensar tanto nas questões sociais, me fez repensar tanta coisa. Eu vou reler esse livro inúmeras vezes, eu tenho certeza!
Apenas a dona e proprietária dos melhores vídeos literários desse you tube 👸
Nhooooom 💜💜💜 muito obrigada pela generosidade, Brenda!
Chegando tarde pra ver esse vídeo mas, agradeço seu vídeo e a amostra de um pouco da sua visão de mundo ❤
Ser criado por europeus trouxe com conceito muito louco pra mim.
Os ingleses, mesmo sempre prezando (desde a revolução industrial, principalmente) pela razão, têm um pouco disso da educação plena e moral em excelência.
Por isso, fui dado por esbaforido ou então por mal educado, simplesmente por ser sincero diretamente com uma pessoa, ou só por dar minha humilde opinião.
Falar: "não, eu não gostei disso e isso não se faz, não é brincadeira". As pessoas te olham como um monstro, parece que sempre temos que usar eufemismos e suavizar desnecessariamente tudo, mesmo numa crítica construtiva ou para censurar uma atitude que é obviamente tóxica.
Tive muitos choques culturais e tenho até hoje quando comparo a criação dada pela minha família com o brasileiro no geral. Fiquei bem interessado por esse livro do Hollanda, vídeo perfeito, continue com as filosofias haha.
Oi! Paloma.
Tua fala inicial sobre o "homem cordial" da excelente obra Raizes do Brasil, pode também ser observada em "Podres de Mimados", de Theodore Dalrymple, que aborda certa dependência estatal por parte de alguns indivíduos sem a preocupação de gerar valor que possa agregar ou contribuir com melhorias e, ainda, essa confusão ou mistura da coisa pública como 'puxadinho' do privado.
Paloma, maratonando seu canal, cheguei neste vídeo! Amando as filosofadas. Estou lendo ‘Por que as nações fracassam’ na versão em inglês e AMANDO! A Intrínseca lançou em português este ano aqui no Brasil e o preço está muito bom!
Ansioso pelo vídeo de discussão sobre liberdades.
Só para contribuir, no livro "Sobre o autoritarismo brasileiro" da Lilia Mortiz Schwarcz, ela faz comentários interessantes sobre esse capítulo a respeito da "cordialidade" do Sérgio, além de, claro, uma série de outras perspectivas interessantes.
Fico impressionada com a qualidade dos seus videos!!
Muito obrigada, Gabriella! 💜
Amei este vídeo! As dicas de não-ficção são muito interessantes. Leria. Vou ler um dia? Não sei. Mas, leria. 👏🏼👏🏼👏🏼
Assisti do início ao fim, sem pular nada e gostei demais.
Obrigado Paloma. 🙏
Gosto assim! E eu que agradeço, Welinton!
Embora tenha me graduado em Direito, fiquei com muita vontade de ler esses livros de economia. Paloma é muito didática. Daria uma excelente professora.
Muitíssimo obrigada! Sempre fico lisonjeada quando dizem que daria uma ótima professora 💜
Meu coração fica quentinho com esses vídeos! É muito legal ver como a literatura de acompanhou em fases diferentes!
É claro: já fico inspirada para ler alguns hahahaah
Ameeeii sua blusa,lindo tom de azul😍
Que vídeo bom! Você realmente sabe fazer a gente morrer de vontade de ler livros que estão fora da nossa "zona de interesse"! Por sua causa minha wishlist de não ficção está crescendo tanto...Já quero Raízes do Brasil!
Nossa! Abordagem muito inteligente! Parabéns, Paloma!
Amei esse novo recurso do UA-cam que separa o video em partes. Excelente. Obrigado Paloma, já adicionei mais um livro na minha lista, o das nações que fracassam.
Adoro esse recurso, também! E por nada 😃
Caramba, que vídeo bom! 😅
No primeiro semestre li "O Estrangeiro" e essa questão de ter que atuar de acordo com o que a sociedade acha normal me chamou muito a atenção, especialmente porque nos faz ver que não se pode julgar o outro, já que não sabemos como é SER a outra pessoa e isso se aplica a ambos os lados, uma vez que todos julgam Mersault, porém, ele também julga os demais a partir do seu ponto de vista indiferente.
Essa questão da liberdade em Camus também é muuuuuito legal e não tive como não pensar no poder de escolha associado ao dinheiro/oportunidades e isso acabou encaixando com o livro do autor indiano, que já foi pra wishlist, assim como os demais de economia rsrsrsrs
Mais um vídeo que eu amei ver aqui no canal!
Paloma, agora se me permite um comentário não literário, onde comprou essa blusa perfeita? hahah
É linda mesmo, né?
@@denisefreitas6727 linda e da paleta de cores 😻
@@taynarales A Paloma é chic demais!😀
Aahahahah é da NV! Mas de umas duas coleções atrás =(
Bah! Muito eu esse teu jeito de ser! Aliviada que não estou sozinha! 🥰
Somos mais do que você imagina - e que eu imaginava 😅
Eu Adoro ver seus Vídeos sempre legais e bacana demais que Deus e Jesus lhe Abençoe Beijos no Coração
Acho que desses livros que vc já leu, o único que li foi "O estrangeiro" e me impactou profundamente! "Senhor dos anéis" ainda estou no primeiro livro!
O que está achando de Tolkien? 😃
@@PalomaLima eu amo o Tolkien ❤️, sou apaixonado pelo filme do Senhor dos Anéis. Fiquei super impressionado quando Frodo e os outros Hobbit estão fugindo dos cavaleiros negros. Particularmente a cena que eles atravessam o rio no meio da noite e eles conseguem ver na outra margem os cavaleiro farejando como fosse um cachorro, fiquei com muito medo! Hauauau hauahuahahah 😁
Perfeitos!
Que vídeo! Amo sua explanação.
Eu amo essa sua série de vídeos sobre 'Os livros que transformaram a minha vida' 😍 é tão interessante saber os livros que mais impactaram uma pessoa em diferentes fases de vida dela. Confesso que pensei que ia ficar boiando na parte de livros ligados à economia, pois sou PÉSSIMA em matemática😬, mas você conseguiu manter o meu interesse o tempo todo e até me deixou reflexiva e interessada nos assuntos 😉 Eu pensava: " é verdade, concordo com ela, " etc
E o seu sorrisão quando começou a falar de Tólstoi, que fofa Paloma 🥰
Carl Sagan parece ter sido um homem bem sábio e sensato, nunca li nada dele mas sempre tive curiosidade 👀
Que legal que "'Os livros que transformaram a minha vida" praticamente virou um quadro fixo no canal, Paloma🙌 Já estou no aguardo do próximo 💗💗
Mais um vídeo incrível, Paloma💖
Que tal gravar uma parte 4! Haha
Amei💛.
Um dia ela sai! 💜
Já assisti esse vídeo mais de uma vez kkkkkkk foi muito enriquecedor pra mim ❤️ Sobre "Raízes do Brasil", uma curiosidade: meu pai é da família Buarque de Hollanda, inclusive o Chico Buarque é primo da minha avó!
Achei chique!
O Estrangeiro é um dos livros da minha vida. Li muito jovem e foi um soco no estômago, e sim, tb posso dizer que ele mudou a minha vida.
Mais livros pra listinha de desejos, um dia a fatura chega aí kkkkkkkkkk fiquei excepcionalmente curiosa pra ler o Raizes do Brasil e O Estrangeiro.
E claro, O Senhor dos Anéis 😍😍😍 só li eles ano passado então na adolescência oq me marcou msm foi HP, que sempre terá um cantinho muuito especial no meu coração; mas SdA é absurdamente bom. O Tolkien merece muito a fama que tem, um escritor ímpar.
Que você tinha se formado em economia eu já sabia, mas queria saber sobre trabalho também, se não fosse invasivo 🗣 meu pai é economista e só atuou no serviço público, na área de auditoria fiscal. Sou super curiosa por economistas devido a isso kkkkk
Como sempre muito bom 💓
Vixe! Me identifiquei totalmente! 🙀🙀🙀
Primeira vez que vi alguém defendendo o Meursault. Mas fez todo o sentido. 😆
Paloma, li Os Miseráveis em julho, e amei, que livro maravilhoso! Ainda me lembro da sensação quando eu li Anna Karienina, e Carl Sagan é amor. Adoro essa série de vídeos!
Eu amo o tanto que nossos gostos são parecidos 💜
O trecho de Os Miseráveis foi o mesmo que usei como epígrafe de minha dissertação de mestrado no ano retrasado ❤ Grande obra. Do Faulkner Absalão Absalão foi o que mais me marcou e me fez ficar fã dele no mesmo nível de você com Tolstói
Eu adorei o vídeo. Fiquei doida por os livros de não ficção. Haha ( Pois os de ficção já conheço todos)
Eu li O Estrangeiro no primeiro semestre e gostei muito, tanto, que já comprei A Peste.
“A peste” é quase tão bom quanto “O estrangeiro”!
Estrangeiro causa um desconforto, náusea. Ótimo livro!
Obrigada Paloma! Depois de te ouvir falar sobre Tolstoi li o Felicidade Conjugal!AMEI! Ja gostava muito de Dostoiveski mas vc tem razão!!! Tolstoi é muiiiito bom!
Ja comprei Guerra ePaz e Ana Karienina! 😘😘
Sérgio Buarque de Holanda inclusive já entrevistou o Thomas Mann
Siiiiim 💜
Amei a abordagem teórica do seu curso e/ou a que você buscou para ampliar a sua formação.
'Raízes do Brasil' passou a me interessar ainda mais, pois, também tenho esta curiosidade em conhecer a origem de certos comportamentos sociais e ideias disseminadas pelo senso comum. Você já leu 'O Povo Brasileiro' de Darcy Ribeiro?
O livro 'Desenvolvimento como Liberdade' também me pareceu interessantíssimo.
Que interessante, não sabia que "Raízes do Brasil" tinha essa visão
Ia pular para a parte de ficção mas fiquei porque pensei "poxa ela parou, pensou e produziu o conteúdo como um todo, vou assistir" como foi bom, Raízes do Brasil deve ser incrível, entrou na lista de leituras.
Aaaaawn, fofa! Feliz que não pulou, no fim das contas 💜
Vc é de Campinas? Ñ creio!!! 😱 Sou de Valinhos!!!! Q mundo pequeno!!! Adoro o seu canal e vc é incrível!!! ❤️
Não! Eu só morei aí durante 3 anos =) e fico muito feliz em saber que gosta do canal! 💜
Adorei o vídeo! E olha, da lista.. só não li o 'Por que as nações fracassam' e... muita vontade.
E, pros não economistas, meu testemunho: tanto 'Raízes do Brasil' qnt 'Desenvolvimento como Liberdade' são tranquilos.
p.s.: se rolar releitura de 'O som e a Fúria', me chama (a oferecida kkkk).
Um ponto muito positivo de fazer Letras é justamente poder ler muita ficção. Fiz graduação no mesmo período que você, Paloma, de 2015 a 2019. Alguns livros que li na graduação que me marcaram: Grandes Esperanças, de Charles Dickens; O Beijo da Mulher-Aranha, de Manuel Puig; Macunaíma, de Mário de Andrade; Coração das Trevas, de Joseph Conrad.
Amei! 🚀🌠
Fiquei muito interessada em Raízes do Brasil, mais um pra lista... e você pensando que iriamos pular a parte de livros sobre economia, capaz menina kkkk
Só recomendações boas!! 😍 Vou querer ler as indicações de economia eheh e foi incrível ouvir-te falar sobre o teu primeiro encontro com Tolstoi 💖
Ps. Adoro a blusa 😚
Muito obrigada, querida Maria 💜
Paloma, AMEI o vídeo! Eu ganhei Raízes do Brasil no meu aniversário desse ano e eu pensava que era um livro normal de história hahaha você me fez querer ler logo ele
Jura?!? Estava na sua lista ou alguém resolveu te dar por achar que você gostaria? Fiquei curiosa ahaha e me conta quando estiver lendo!
vídeo para assistir várias e várias vezes...
Que legal, Paloma!! Sei que conteúdos mais políticos tendem a ser espinhosos, mas gostei de saber um pouco mais como vc encara determinados aspectos!!
Muito obrigada por me fazer querer ler os livros relacionados à economia e à política hahahah. Adoro suas indicações!
Mais um vídeo maravilhoso (como sempre), Paloma! Mas fiquei com uma dúvida... e o "Livre para escolher", do Milton Friedman? Lembro de você ter comentado alguma vez que era um livro que havia mudado a sua forma de pensar a respeito de algumas coisas...
Muito obrigada por nos oferecer tanto conteúdo de qualidade!
Boa tarde, no vídeo você diz, mais especificamente quando comenta sobre o livro “felicidade conjugal” de Leon Tolstói referente a relações interpessoais pessoais coligado à atualidade. Há um autor, sociólogo e filosofo polonês cognominado Zygmunt Bauman, ele reflete sobre esse tema, epitetando como “modernidade líquida”.
Em suma, Zygmunt Bauman é um dos maiores e mais importantes intérpretes da contemporaneidade. Autor de obras geniais como “modernidade e holocausto”, “tempos líquidos”, “globalização” e “Amor líquido”. Sempre demonstrando grande sabedoria e lucidez, em análises profundas sobre os mais diversos aspectos da vida em sociedade. Um rapaz que vale a pena buscar como referência para compreender o momento em que estamos vivendo.
Paloma, eu ADORO o seu sorriso aleatório! Kkkkk do nada um "rarara". Eu até volto o vídeo pra rever kkkk
AHAHAHAHA não me aguentei e tive que dar a risada aleatoria com esse comentário, também 😂
Todos os livros de economia foram parar na minha wishlist! Essa listinha não para de crescer desde que conheci o seu canal! Obrigada!!!
Uau! Muito feliz em saber, Aparecida! E eu que agradeço pela companhia de sempre 💜
Gosto ainda mais de você depois desse vídeo. ❤
Aaaaawn 😍😍😍
Adorei o vídeo!!!
Que delícia de vídeo 😍🥰🤩👏👏👏🌻
Eu também sou introvertido, já tentei ser diferente, mas não deu. Agora só saio pra me divertir quando é com esposa e filhos. Não saio para agradar outras pessoas, a não ser a minha família. Obrigado, acabei de me inscrever no seu canal 🙌🙌🙌
Seja muito bem-vindo, Rafa! E sei beeem como é isso de tentar se encaixar no modo de vida dos extrovertidos e não conseguir. A melhor coisa é aceitar que somos diferentes, mesmo, e tá tudo bem =)
@@PalomaLima verdade.
Queria que você tivesse comentado mais sobre Anna Kariênina 😞 mas mesmo assim gostei muito do vídeo 💜
E mais uma vez, a Paloma faz tudo! Me fez até querer ler livros sobre economia! Hahhahaha adorei o vídeo! :)
Aaaah, que feliz em ler isso! 😍
Fiquei com muita vontade de ler Raizes do Brasil!!!!!
Eu também sou uma introvertida que gosta de pessoas. Mas não me sinto bem em confraternização com muitas pessoas. Me suga muito energia, uma vez que estou acostumada a falar pouco. Já dei muitas desculpa para não sair com amigos.
Faz uma lista de livros para ler antes de morrer e posta em algum lugar, pelo amor de Deus!
Albert Camus me salvou em um momento muito difícil! É um dos meus autores favoritos da vida!
Paloma, parabéns, adorei o seu vídeo.
Muito obrigada, Marcelo! Feliz que tenha gostado!
O Senhor dos Anéis é muito especial pra mim. LI ele em um momento meio delicado da minha vida, onde eu estava enfrentando um problema de saúde. Ele foi um pouco alivio em um momento difícil. Já li duas vezes.
Sou louca para reler!
Sobre o que você diz aos 5:05, no trabalho, quando começam a falar de marcar almoço, happy hour, etc, eu já digo: "Me avisem com antecedência o dia, pra eu inventar uma desculpa que não magoe ninguém". Isso me poupa de ser incluído no convite oficial rs
Brincadeiras a parte, "A morte de Ivan Ilitch" foi meu primeiro contato com Tolstói, e foi uma das minhas melhores leituras. O livro é agressivo, quando não dá soco no estômago, é tapa na cara rs. Sobre Camus, tenho muita vontade de ler "O estrangeiro", talvez o faça ano que vem. Do autor, só li "A queda", que considero um livro excelente também.
AHAHAHAHAHAHA vou adorar esse posicionamento de pedir que avisem com antecedência. E tenho “A queda” do Camus por aqui, também, e não sei por que ainda não li! Preciso. Camus sempre incomoda - e eu, particularmente, adoro quando um livro faz isso comigo
Amei ❤️❤️
Só livraço!!!
Leia Jessé de Souza
👏👏
Raízes do Brasil foi um divisor de águas na minha percepção sobre o país. Eu saia da aula e me pegava pensando nos pontos debatidos em sala.
Como te entendo!
Nossa! Como é que você tem toda essa profundidade com 25 anos? Ai que inveja! 🤭🤭🤭
Vocês são muito generosos 😅
Querida você já deve conhecer e se não...indico o maravilhoso sociólogo Jesse Souza e seu livro, dentre vários da Escravidão a Bolsonaro. Ele faz uma análise de toda a estrutura social brasileira partindo das mazelas deixadas pela escravidão.👏
Gostaria muito que vc desse uma oportunidade ao livro: "A lógica do cisne negro". Apenas mais uma sugestão 😉
Já li! Gostei muito =)
Como disse Ronald Reagan, o melhor programa social é o emprego.
As instituições são reflexos da estrutrura econômica, n o principal problema
Meu sonho ter uma estante dessas.
🥰
Caramba, só a Paloma para me instigar a ler Camus!
Leia!!! Causa um estranhamento inicial, mas vale a pena
Oi!
FALA SOBRE O JOGO DE AMARELINHA DE JULIO CORTAZES VAi?..
Ih, Gabriel... não tenho a menor vontade de ler esse livro 🙁
Tb já recusei muitas vezes as idas ao barzinho. Acho uma perda de tempo pra mim.
Também acho, Adriana 😖 fora que, pelo amor, já passamos taaaanto tempo junto aos colegas de trabalho durante a semana. Ai tem que ter happy hour, também? Deus que me livre 😂
Meu marido é assim, ama ficar com ele mesmo!
❤️❤️❤️
*FALA AI DO LIVRO O VOYEUR DO GAY TALESSE ???*
Paloma está para mim assim como Susan Sontag está para ela. Hahahaha 😆😍
MEU DEUS! Falecida com esse comentário.
Vim só ver o vídeo despretensiosamente e acabei com "Why Nations Fail" e "Desenvolvimento como Liberdade" na lista de desejos...
O famigerado “my job here is done”! Rs não deixe de me falar se ler algum deles =)
@@PalomaLima Provavelmente vou ler "Desenvolvimento como Liberdade" primeiro, já que é mais barato :)
Estou me preparando para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, então preciso me familiarizar com Economia, mas admito que não é minha matéria favorita. Assim, é bom encontrar obras que passeiam nessa seara, mas ainda são acessíveis a não iniciados.
Faz uma resenha dos miseráveis
Assim que reler, farei!
Tenho minhas dúvidas quanto a programas de renda básica como a que você citou do gás de cozinha ser trocado por dinheiro vivo, porque essa liberdade irrestrita pode acarretar em danos. Por exemplo, eu vivo no nordeste, e a maioria das pessoas que receberam o auxílio emergencial por aqui gastaram com supérfluos (inclusive "pais de família" deixaram a necessidade aflorar em casa em nome da "diversão" na rua). Esse é o grande problema com o liberalismo, na minha limitada experiência, pois é como se o estado tivesse se livrando de responsabilidades e jogando-as no colo de quem não está preparado para lidar com elas. O Noam Chomsky fala no livro "Internacionalismo ou extinção" que foi o germe neoliberal que nos impediu de lidar melhor com a pandemia (ele diz que as vacinas estariam prontas por determinação do governo, mas o mercado escolheu investir em cremes faciais que geravam mais lucros). Perdoe a ignorância, é só meu ponto de vista e gostaria de saber o seu, como economista e com vasta experiência, pois sempre fico confusa quando parte para essas políticas de estado tão difusas.
✔💖✍...