POLINIZAÇÃO FORÇADA NO CACAUEIRO, como fazer?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 23 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 8

  • @Tonelton-b2r
    @Tonelton-b2r День тому

    Ola amigao depois de adubada quantos dias posso fazer esse polinização forcada?

  • @OrlandodeJesusluzsilvaLu-np1sg
    @OrlandodeJesusluzsilvaLu-np1sg 28 днів тому +1

    Quanto pes de cacau vc cosegui fazer por tarde meu irmão bom dia otimo domigo

    • @cacaunaveia
      @cacaunaveia  28 днів тому

      @@OrlandodeJesusluzsilvaLu-np1sg bom dia meu amigo, vou colocar aqui uma média de um minuto e meio por pé, se a roça for balizada da pra fazer mais rápido.

  • @zenildosantos4460
    @zenildosantos4460 28 днів тому

    Qual tipo de polinização você considera mais eficiente para o cacau? E qual é a diferença de produtividade (em porcentagem) entre fazer e não fazer a polinização?

    • @cacaunaveia
      @cacaunaveia  28 днів тому +1

      Boa noite amigo! A manual tem uma taxa de acerto maior a partir de 80%, porém mais demorado, a forçada você consegue polinizar um maior número de plantas no dia. Eu prefiro a forçada por ser mais rápido.

    • @cacaunaveia
      @cacaunaveia  28 днів тому +2

      Vou deixar um trecho de uma pesquisa que estou lendo sobre a polinização forçada. 👇🏽
      Na região cacaueira baiana, visando validar a polinização ventilada para cacauais monovarietais, autocompatíveis e motomecanizados, foi conduzido um experimento com a variedade CCN 51 em Eunápolis, Bahia. A ventilação foi gerada por um conjunto pulverizador turbinado, Jacto PJ 2000, tracionado por um trator Valmet cafeeiro. O conjunto trator-pulverizador, no regime de 2.200 rpm, gerava uma ventilação que atingia as flores posicionadas à distância de entre 0,5 a 3,5 m, com velocidade variando entre 60 até 100 km/hora. Em trânsito entre as filas de cacaueiros, em função da altura das plantas e espaçamento, o pulverizador mantinha a distância, entre o bocal de saída da ventilação e os ramos da copa do cacaueiro, variando entre 0,5 até 3,5 metros.
      No experimento, foi confirmado que, em relação à polinização natural entomófila, a ventilação vespertina incrementou a frutificação em 4527%. O experimento também comprovou que a ventilação vespertina é mais eficiente que a ventilação matutina e que a aplicação de dupla ventilação diária (matutina e vespertina) é inadequada porque reduz a eficiência polinizadora da ventilação. Também, demonstrou-se que a efetividade polinizadora da ventilação artificial depende da velocidade do vento que atingi a flor e da densidade de flores abertas carregada pela planta no momento da ventilação (Nakayama, 2018).

    • @zenildosantos4460
      @zenildosantos4460 27 днів тому

      ​@@cacaunaveia, Boa tarde Fernando Nery, muito obrigado.

  • @Ivanaldo-j6i
    @Ivanaldo-j6i 21 день тому

    O irmão não esta presizando de trabalhador aí não?