O lado negativo dessa historia é descobrir isso quando se é adulto, e saber que a maioria ou 100% dos meus "problemas", foram causados por que ninguém me entendia e era menosprezado tendo que viver praticamente sozinho, e não tendo ninguém para contar oque eu já sabia ou sentia, desde a infância fui menosprezado pela minha família, por saber demais, e isso dificultou e dificulta minha vida até hoje.
@@douglasribeiro8716 vi o teu relato, tbm aprendia as coisas muito faceis, e era chato ai eu nem levava caderno ou copiava e passava de ano, em colégio particular, só fazia a prova no final do ano e passava. Tinha professora q roubava minha nota de provas, botava menos pra eu pega recuperaçao. Mas minha perda foi em bitcoin, precisava de dinheiro e como eu era e sou menosprezado, minha mae saiu de casa com 16 anos, nunca depositou um pila na minha conta, enfim perdi milhooes em bitcoin, porem descobri a criptomoeda q é usada no CBDCs, a moeda digital. Talvez no fim eu faça muitos milhoes e mesmo assim n quero fazse mau pra ngm, mesmo todo mau q meu pai e mae fizeram, eu perdi cerca de 6 milhoes. Acha q eles me ajudaram em 1 real pra comprar essa? Nao, e caso eu faça grana eles vao querer estar perto de mim, aposta?
11 місяців тому+53
Sofro des de sempre de uma síndrome de impostor absurda, Fiz o teste com psicólogo qdo criança, bateu 128 qi e a 2 anos fui diagnosticado com TDAH, nao sou superdotado mas me identifiquei muito com a fala, tenho um canal de sucesso na area fitness, ajudei a mudar milhares de vidas com meu conteúdo, mas tem uma voz na minha cabeça q fala: “não fez mais q a obrigação “, “ foi sorte” , “se tivesse feito melhor teria mais” , “isso qqr um faz” …. É uma m* 😢 ps: já faço terapia e tenho acompanhamento psiquiátrico tb.
crenças limitantes é um problema sério que atrapalha todos nós, trabalhe suas crenças limitantes, use meditações guiadas para te ajudar. Use o "Eu sou...", ajuda muito!
@@annikvilleon5908 tnho o mesmo problema, mas no meu caso u procrastino pois acredito que não sou capaz de fazer algo que eu sei fazer. algo muito estranho.
Quando eu era adolescente, conheci alguns " garotos prodígios " . Garotos com 12 / 14 anos que já tinham namoradas " sérias " , já dirigiam moto e carro, já liam livros universitários e eram " endeusados " pelas famílias. Hoje, 99% desses garotos prodígios se tornaram adultos problemáticos ( alcoólatras, usuários de drogas, separados 3 / 4 vezes de suas esposas ... ). Eu e outros colegas que eram considerados " bobões ", hoje somos pais de família exemplares, funcionários públicos ou trabalham de forma autônoma e honesta.
@@Vanessa-ui6nq Bom dia ! Primeiro que não sou alecrim dourado, pois não fui criado por vó, nem fui alimentado com Danoninho e Toddynho. Fui criado pelos meus pais e alimentado com feijão de corda verde com charque ( sem escaldar ). Eu não preciso e nem quero a VALIDAÇÃO das pessoas, o que eu preciso é da APROVAÇÃO DO SENHOR JESUS !
Eu tinha um amigo super dotado que estudava comigo. Ele tinha um tédio enorme durante as aulas pois já tinha entendido tudo em alguns minutos. Ele ficava programando gráficos animados numa calculadora científica pra passar o tempo. Às vezes ficava corrigindo baixinho pra si mesmo as besteiras que os professores falavam (e olha que eram muitos erros que nenhum de nós percebia). Ele já tinha pulado dois anos da escola mas recomendaram não pular outro pra não ficar tanta diferença de idade. Era uma pessoa super tranquila e do bem, mas tinha poucos amigos. Devia ser difícil pra ele essa parte social...
Eu fui assim. Não copiava a matéria, não entregava a maioria dos trabalhos. Eu só prestava atenção na aula e depois não estudava para as provas. Dependendo do assunto, se me interessasse, eu já tinha conclusões muito antes do professor terminar a explicação. Relacionamento emocional: zero. Faltou ela falar de uma característica que ficou subentendida: autodidatas. Muita coisa eu aprendi sozinho, coisas que me interessavam. Hoje já consigo lidar melhor com pessoas, pois acabei praticando muito em relações profissionais, mas se me colocar numa conversa pessoal sobre assuntos fúteis com um desconhecido, tenho vontade de me encolher e sumir. Simplesmente se a pessoa não "me ajudar" levando a conversa, fica aquele climão. Meus amigos mais próximos já sabem que sou assim, então geralmente puxam assuntos que temos em comum e a conversa flui. Sobre a questão de trabalho e entrega, também sou programador e costumo entregar em 20% do tempo de uma pessoa normal, mas em vez de não fazer nada, eu faço trabalho para mais duas empresas nesse tempo.
E como ele está hoje? Ele conseguiu alcançar grandes resultados? Pergunto, pois já ouvi de muitas pessoas que superdotados tem grande resultado inicial, mas se não houver um incentivo eles não prosperam muito. Você acredita nisso?
@@brumasoficial Parece que você estava falando de mim, sou químico e também sou programador, o pior realmente são as relações interpessoais com desconhecidos.
Tive um colega no ensino médio assim, o cara no segundo ano de ensino médio passou em primeiro lugar totalmente isolado no Enem em engenharia química na UFOP, a advogada disse que ele comprovava que já teria domínio de todo o ensino médio e poderia saltar para a universidade, ele não quis, no terceiro ano do ensino médio ele passou primeiro lugar isolado no bolsão integral de um dos melhores colégios particulares da cidade, formou e logo passou de novo em primeiro lugar geral em engenharia química, fez o curso, voltou, virou professor desse colégio particular, logo no ano que terminou o curso passou em primeiro lugar medicina na Unimontes, tá cursando, e só por hob, passou 8 vezes seguidas em medicina kkkkkkkkk mano, é surreal!
Já passou pela sua cabeça que ele não seja superdotado? Porque prova é o terror dos superdotados. Prova não avalia o que você internalizou do conhecimento e aplica-o no dia-a-dia. Prova é uma invenção do professor neurotípico pra descobrir se os alunos estavam copiando e decoraram a "matéria". Prova não serve para o McGyver porque na prova não tem clips, chiclete e extintor de incêndio. Prova não tem provação nenhuma, iminência de (alguém) morrer ou risco de dano ao patrimônio. Reprovar de ano é só uma convenção dos adultos neurotípicos para amedrontar as crianças neurotípicas.
Esse canal é tão zen, tranquilo, o apresentador é calmo, não tem aquele alvoroço de outros canais onde o apresentador interfere a todo momento, as vezes estamos curiosos para ouvir sobre algo que foi perguntado, houve interferência e o assunto acaba se perdendo.
Tenho um filho com superdotação. Com 6 anos ele pode fazer as sessões com a neuropsicológica com especialidade em superdotação, que determinou isso. É bacana pois o (a) profissional emite laudo com as áreas em que a criança tem a facilidade, emite relatório com a lei que obriga as escolas a complementarem o ensino, uma vez que o tradicional acaba sendo "pouco" para a sede de conhecimento deles. Também poderíamos adiantar a criança no colégio mas optamos por manter ele no curso regular até mesmo para preservar o convívio com crianças maiores que tem mais maldade. As vezes assusta um pouco. Ele começou a ler com 2 anos. Ele lia o pacote de fraldas dele kkk Realmente é incrível a velocidade de raciocínio, sede de conhecimento, o modo de falar e etc. Com 6 anos colocamos ele na aula de piano. No planejamento que nos foi passado pela professora, que não sabia que ele tinha superdotação, ela falou que seriam 6 meses de aulas de teoria. E somente após isso ele iria começar as aulas praticas, primeiro com a mão direita, depois com a esquerda e posteriormente juntaria as duas. Ele com 3 meses de aula já tocava com as duas mãos Ode to Joy do Beethoven. Ele também nunca aceitava respostas incompletas ou vazias. Certa eu estava lavando louças e ele tinha uns 4/5 anos me perguntou para aonde que ia aquela agua que eu estava usando para a limpeza. Eu falei que ia pra dentro do Ralo. Ele pensou e fez outra pergunta: Mas cabe essa agua toda aí dentro? 😂 Aí parei depois e expliquei pra ele como ia para o córrego, o córrego pro rio e do rio para o mar. Resumindo: ter filho com superdotação é aguentar perguntas do dia todo sobre todos os assuntos. É ter que ficar pesquisando para responder porque pergunta sobre tudo. Lembrando de mais casos volto aqui para compartilhar experiências
Olá. Esse laudo é importante. O meu fez aos 5 e outro aos 8 pq há diferenças conforme a idade. Tem gente q tirou um sarrinho no meu comentário acima mas nem sabe que o laudo é que mostra se a criança tem ou não altas habilidades. E que são, em média, de 6 a 10 sessões em neuropsicólogo. De acordo com o profissional pode custar de 2000 a 4000 reais. Então não estamos brincando com isso. Não sei onde vc mora.. mas procura na cidade se tem o Núcleo de Altas Habilidades do governo do estado. Aqui na cidade tem e o meu filho frequenta. Ele vai uma vez por semana e, nesse momento, está tendo aulas de física em laboratório. Isso dá uma escapada no ensino tradicional e ele pode encontrar outras crianças com a mesma habilidade que ele.
@@fabiocorrea4139 Exatamente! São várias sessões. Não tem nada a ver com testes de aplicativo de celular rs. Moro na região metropolitana de BH. Existe na UFMG, mas quando liguei lá a alguns anos eles só atendiam a partir dos 10 anos.
Quando estava na terceira série, uma vez a professora chamou a minha esposa e contou que em uma prova ela havia escrito experto com "X" e ele riscou e corrigiu e colocou "S". Ela depois falou com ele que ele estava errado que experto era com "x". Ele respondeu pra ela que esperto com x significava que a pessoa tinha experiência com alguma coisa e que com "S" era a pessoa astuta. A professora contou que ela nem sabia que existia as duas formas e morreu de vergonha quando pesquisou e viu que ele estava certo. Nem eu nem a minha esposa sabemos como ele aprendeu isso. Então ser pais de filhos com altas habilidades é se assustar diariamente com o conhecimento adquirido deles e também passar vergonha sendo corrigido.
Desde criança aprendo as coisas muito rápido, e alguns amigos falam que se admiram pq tudo que faço eles dizem que eu faço bem. Vendo essa moça descrever essas questões, de como acontece essa perca de foco e interesse depois de dominar determinado assunto até a exaustão é assustador, pois é realmente isso o que acontece, não sei se eu me encaixo ou não nesse espectro, mas muito do que foi dito se encaixa perfeitamente com a minha realidade.
Tenho um filho superdotado e é praticamente isso. O problema é que as pessoas acham que só é vantagem mas há muitos problemas. Quando a gente precisa de ajuda e fala prá alguém que o filho é superdotado ... já acham que estamos nos exibindo. Meu filho já está na quarta escola com 8 anos. As escolas, as professoras, as psicólogas e os psiquiatras não estão preparados para auxiliar um superdotado e sua família. Não é em todo lugar que se encontra alguém especializado.
Eu acredito que sou superdotado, tanto pela pontuação que obtive em testes, inclusive um deles numa clínica de psicologia, como por alguns fatos da minha vida, dentre eles algo semelhante com o doseu filho, eu tbm era adiantado, mas acabei sendo apenas um ano, fiz 9 logo no início da quarta série. O motivo de me adiantarem foi minha rápida evolução na pré escola.o problemático é que meus pais não faziam ideia da minha condição e nem tinham instrução para me estimular de maneira adequada, a escola nunca fez nada, ao contrário, fiz foi sofrer muito por ter um claro quadro de Tdah, o que fazia com q eu ficasse desatento, não entregasse as tarefas e tbm tivesse um péssimo desempenho nos conteúdos que não eram do meu interesse, já q eu não estudava nada. Então, Fábio, aconselho que vc identifique tudo que for interesse dele e de o máximo de estímulos para ele poder se desenvolver ao plenamente, e claro, sem o diminuir pelos eventuais fracassos que vier a ter, e digo isso pq sinto que isso pesou muito negativamente na minha criação.
Eu sei que não e fácil acredito q estimular seu filho lê livros pode ajuda ele se entende e entender o mundo e se alto motiva etc etc. obs: opinião apenas
As pessoas acham que os pais julgam que seus filhos são superdotados como forma de se exibir, mas isso é algo inconsciente. O filho sendo ou não, os pais tendem quase sempre a achar que são. Não estou dizendo que é o seu caso, mas para cada filho realmente superdotado, tem 1000 que na verdade é insistência inconsciente dos pais. Ele acha que o filho dele é especial, mas é simplesmente por ter sido a primeira criança que eles prestaram a atenção de verdade e o tempo todo rsrs
Fiz o teste de QI qdo estava na Marinha. Infelizmente tive acesso ao resultado rsrsrs Falando serio, um monte de gente é superdotado, provavelmente muitos dos que estão nos comentários aqui estão buscando se entender a esse respeito... Poucas pessoas ja fizeram teste de QI como eu tive que fazer por forca da profissão na epoca... Vc pode ter um QI acima de 130 e ser extremamente ruim em inteligência emocional/social... É dificil lidar com o outro, com as relações de poder, com a falta de acesso a informação/recursos para realizar seus projetos... A pessoa impulsiva, joga fora muitas oportunidades e se queima politicamente, ficando por muitas vezes isolados do mundo. Muita gente lhe acha chato, por parecer saber de tudo e ser bom em tudo que mete a mão e ter uma memória impossivel pra maioria das pessoas, e isso faz com que muita gente lhe ache arrogante, apenas por vc saber e provar que sabe. Essas pessoas tem a tendência de assumir varias profissões, hobbys, projetos dicotômicos, o que dificulta sua colocação no mercado, pq tá sempre mudando de interesse. A família por vezes ao ver esse processo se torna bastante crítica, incentiva a ida ao psiquiatra por acreditar que a pessoa não está bem, pq já esta em um novo projeto logo qdo aquele estava perfeito e começando a girar economicamente... A vida de alguém com altas habilidades que não conseguiu achar onde canalizar sua mutiplicidade de form produtiva, pode ser de muito sofrimento e solidão. O esforço pra ser neurotípico é muito grande, pra ser mais fútil nas conversas do dia a dia, pra ser mais focado numa única profissão... Enfim, acho muito importante, esse tipo de conteúdo, pq a maioria das pessoas que tem alto QI nem sabem q tem e quando sabem, o traço antisocial pode ser intensificado pela consciência de ser diferente, mas tbm na maturidade ajuda a entender essa diferença no contexto humano do dia a dia... Todos somos diferentes e temos altas habilidades em algum tipo das 8 principais inteligências. QI é apenas um desses no minimo 8 coeficientes de inteligência
Falou tudo, acredito que ter um acompanhamento seria como um TDAH tirar a carta de motorista, aprender a dirigir a nossa mente é fundamental para uma vida minimamente saudável e feliz. No Brasil infelizmente não há investimentos nessa área, os poucos que conseguem se entender e pilotar sua Ferrari aqui no Brasil se tornam extremamente competitivos e felizes por saber usar sua ferramenta Cérebro. Eu confesso que estou reservado ou afastado da socialização a mais de.2.anos e isso nem sempre é escolha e sim falta de opção dependendo do momento. Em um dia consigo resolver uma equação incrivelmente difícil e no outro dia não sei nem o que é equação mesmo anotando tudo nestes 2 anos de experiência.
Tu resumiu a minha vida. Sempre fui tirado pra DOUTOR/PROFESSOR/ AROGANTE. Pois quando me interesso por algo vou afundo depois troco de assunto. Então pra mim fica muito facil conversar praticamente sobre tudo. Porém sempre sendo tirado pra doutor/professor /arrogante;
Eu me encontrei sendo empresário. Conseguir juntar uma equipe que me supre e me deixa livre para ser eu, buscar novos projetos, investimentos e negócios. Meus desafios são diferentes, lido com setor público e privado então pra mim é uma loucura mas eu sinto que é essa loucura que me faz vivo. Acabo ganhando bem mas nem é pelo dinheiro, é pelo processo, me senti vivo mesmo. Mas ainda assim não é o bastante, ainda assim começa a ficar fácil, obvio, e ai eu viajo para aprender uma nova língua (falo 5), crio muitos problemas alias só para ficar resolvendo, enfim não é fácil mas também não fico parado. Tenho 27 hoje e acabei chegando em um lugar que não vejo muitos da minha idade, sou rodeado de pessoas pelo trabalho que desenvolvo mas me sinto sozinho, vamos ver como vai ser daqui pra frente mas já estou me movimentando para mudar de cidade/apartamento e começar novos desafios kkkkk
Bom saber, achava que era superdotado, sofri muito na infância por conta de diagnóstico e tratamento, mas agora sei que sou apenas um adulto idoso com TDHA 😢 bom, um guerreiro sobrevivente, mas o sofrimento e a vida seguem, é aprender a viver e lidar com ela sempre
13:36 A resposta é Simples, Existe uma necessidade grande de se fazer vivo, um necessidade grande de liberdade e romper com esse labirinto, as coisas vão se tornado vazias, então sempre vamos buscar algo novo, e quando ficamos muito tempo presos a algo parece que chegamos ao limite daquilo. Exemplo uma raiz de uma arvore que encontra uma parede então nos ramificamos pra outros locais. A organização é como uma obrigação, então uma forma de escape
@@lucasmarques3030cansa cara tipo para mim q tem tdha é similar a um SuperDotado quando se trata disso, pq o TDHA tmb presta muita atenção em detalhes q lê interessa no meu caso mulher por exemplo, se ela mentir vou saber pq diferente de uma pessoa normal, eu vou reparar desde o pé dela até as unhas e sobrancelhas e quando ela tiver falado minha atenção vai estar no rosto dela logo vou reparar se as expressões condiz com o q falam ou não, pode ser bom as vs, mas nem sempre.
Tem pessoas que são ingnorantes por questões neurológicas. A maioria das pessoas tem seus DNA mutados por isso não conseguem assimilar quase nada e se a gente GRITAR, ou OFENDE-LOS, de uma certa forma a gente vai agravar e não ajudar.
Nossa que vídeo incrível! Entrevistador que não é pavão e deixa o entrevistado falar. A entrevistada com um conteúdo fantástico que poderia ser ouvida por dias a fio. E, com todo respeito, que mulher linda! Obrigado por isso.
É difícil se organizar e seguir o planejamento, pq pelo caminho aparecem outras coisas interessantes que precisam ser adicionadas..muitas coisas excitantes pra se aprender.
Eu me considerava levemente inteligente. Medíocre, mas inteligente na mediocridade haha Depois desse vídeo, percebi que estava errado. Eu sou extremamente ignorante e burro pra muita coisa hahahahaha. Mas nem levo isso como algo negativo. É só uma constatação das minhas próprias limitações e com uma oportunidade: se existem limitações, é porque podemos melhorá-las. Nunca serão perfeitas, mas podem ser expandidas. Adorei esse papo e foi muito bacana poder enxergar um pouco mais como é ser diferente e os desafios que isso traz consigo!
trabalho com programação, me identifiquei muito, normalmente eu trabalhava em projects únicos em uma empresa, a sprint de duas semanas eu terminava em dois dias e depois era altos nada, agora que estou trabalha em uma empresa no exterior as coisas ficaram mais animadas, porque não tem muita burocracia e eu trabalho em 6 projetos diferente ao mesmo tempo para empresas diferentes desenvolvendo todo tipo de aplicativo web, app, backend e realmente me sinto feliz com isso, realmente gosto de trabalhar assim, me sinto super produtivo e agora passo o dia sem ficar entediado.
Sou Asperger, bipolar e super dotado (QI 135). Médico, autoditada em violão e programação porém até fechar meu diagnóstico sofri bastante. Era o esquisitão no trabalho, na escola, apanhava todo dia no ensino fundamental (sem motivo nenhum, sentava na frente, não incomodava ninguém, não fazia questão de dar uma de sabichão, deixava de perguntar coisas do meu interesse pra não chamar atenção dos valentões). Entrava mudo e saia calado e mesmo assim apanhava sempre na saída da escola. Não revidava, detesto violência, nunca soube brigar. Me encolhia cada vez mais com a esperança de me esquecerem. Doce ilusão. Chorava, perguntava à Deus porque era tão machucado, tão perseguido, não fazia mal a ninguém, não atrapalhava ninguém. Aprendi à perdoar e deixar ir. Detestava confraternização nos lugares que trabalhava, vivia fugindo de cantar parabéns pra colegas, etc. Sou muito bonito (sem prepotência mas sei que chamo atenção pela beleza, 1.85m, corpo atlético, pele, cabelos bonitos). Nada disso adiantava. SEMPRE levava fora nas baladas. Não conseguia desenvolver assunto fútil (pra mim). Gosto de discutir assuntos chatos (espiritualidade, natureza da realidade, universos paralelos, psicologia, arquitetura, filosofia, futuro da humanidade, política). Trabalhava muito, aos 35 tinha tudo que queria e um vazio enorme dentro do peito. Vivia depressivo, tomava 4 medicamentos pra me manter estável e "socialmente produtivo", fazendo terapia, até entender quem eu sou. Depois minha vida deu uma guinada, pra melhor. Hoje trabalho muito menos e me dedico à arte. Ganho o suficiente pra me manter e o resto do tempo livre fotografo, canto, componho, rabisco uns quadros e sou feliz. Sempre tive alma de artista mas nunca assumi por receio de me acharem louco. Hj tenho certeza da minha loucura, que ao mesmo tempo é meu fardo e meu encanto. Foda-se o mundo e seus julgamentos, suas padronizações. Acho gente certinha um saco. Amo ser marciano e faria tudo de novo se tivesse escolha. Autoconhecimento é a base do amor próprio. Se conheça, é o melhor que pode fazer por vc mesmo. Obrigado Lutz, seus convidados tem me ensinam muito. Gratidão
Eu tenho certeza que eu tenho isso na área musical. Aprendi violão em 1 mes, cavaquinho em 1 dia, teclado com 7 dias eu já tocava um monte de clássicos 😂 De todos o canto foi o que mais me profissionalizei, esse ano pretendo já ter pelo menos 1 livro escrito sobre como ter uma voz técnica. Porém tenho exatamente isso que ela falou, depois que aprendo algo meio que fica chato continuar fazendo, já pensei muito em desistir da carreira de cantor. Diariamente eu fico me martelando mentalmente por sentir que estou estagnado, que não tem mais difícil.
@@valciruzuele5720 Não, ouvido absoluto é quando vc só de ouvir uma nota já diz em qual frequência ela está, e eu não tenho isso. O que vejo que tenho bastante é super foco, só que ele é muito seletivo. Agora por exemplo estou muito animado com os estudos de xadrez, todo dia jogo horas, leio e assisto conteúdo na net. Negócio é que enquanto tô animado para aprender algo consigo passar muito tempo consumindo aquilo por muito tempo.
Esse comentario é so uma manifestação de uma alma que precisa se manifestar pois tudo que eu absorvi nesse video trouxe um calor no meu coração que eu estou chorando hj eu tenho 23 anos e durante toda minha vida eu venho tendo problemas que hj se tornaram um peso enorme pra min e problemas que ja se tomaram proporções tão grandes que isso afeta minha vida profissional, relacionamentos NO GERAL, ate minha motivação e minha atenção, quase toda minha vida é tomada . Passei por muitas fases de profunda depressão ,e por coisas que este video trata de algum jeito, e sempre tive isso na minha cabeça , minha forma de agir e de interagir com o mundo n se padronizava em ninguem que eu conheci, e eu sempre tive base nesse modo operante de funcionar, meu jeito, minhas ideias , minha forma de agir , mas olhar pros lados e ver que n existe ninguem que enxerga o que eu estou enxergando so me fez crucificar esse modo operante,eu me tornei alvo da minha propia cabeça, e com o tempo eu desenvolvendo habitos que nunca fez parte de min, habitos que foi se tornando mais intenso durante os anos e que fazem mau pra min e para tudo ao meu redor . Tudo isso so se tornou um fardo gigantesco pra min , e sempre me senti sozinho, mesmo tendo pessoas maravilhosas por perto. o que eu ouvi nesse video tocou meu coração de um jeito que me fez sentir um conforto que eu n sinto desde muito tempo ! E me da esperança que eu posso viver uma vida melhor , que eu posso fazer desse mundo melhor pelos meu olhos . De toda forma quem OBRIGADO @lutzs por compartilhar esse video . Obrigado Doutora Nathalie por tomar frente sobre esse tipo de pesquisa
Gostei muito.Gostaria de dizer ,do p ela ampliar o vocabulário,retirando os "tipo isso"tipo aquilo.Com certeza irá vir mais a comunicação e aproveitar mais a mente brilhante que possui. Paz e bem
Eu tenho picos muito altos de foco em coisas aleatórias. Tipo, comecei a jogar recentemente Assassins creed Odysey e nesse processo, comecei a ter um interesse incomum por esculturas em mármore. Então comecei a pesquisar tudo sobre o processo de criação dos artistas, pesquisei muito sobre Michelangelo, Bernini, Fídias etc. Chegou a um ponto que me atrapalhava no trabalho. Trabalho com desenvolvimento web back-end e no meio do trabalho, começava a pesquisar sobre esculturas e deixava o trabalho de lado, mas depois que aprendo bastante sobre o assunto perco o foco dele.
Pqp compartilhamos da mesma loucura...... Eu tbm joguei o Odyssey e o Origins e fiz coisas parecidas. Fui estudar como as esculturas eram feitas, pintadas e etc e assisti um vídeo de 40 minutos, sobre como o mármore grego é confeccionado desde a pedreira rs.
@@AndersonSilva-kp5oy Concordo contigo, amigo! Origins é simplesmente surreal e quase uma viagem no tempo. E assim como você, sou fascinado por tudo ligado ao Egito, Suméria, Grécia e civilização Maia e Asteca.
A dificuldade de organização é o fato de que é uma tarefa tão chata que da sono, já tenho tudo na minha mente, pode passar anos que eu lembro onde deixei, prefiro gastar tempo e energia com um desafio digno. Acho que a maior dor de uma pessoa assim é ver o restante do planeta reclamando por coisas simples, gastando dias para fazer tarefas simples, e o principal, querer conversar sobre conceitos em uma sociedade que só fala de matéria, logo o campo do diálogo se restringe na maior parte do tempo dentro da própria mente.
gente que passa reclamando, são as pessoas mais chatas do mundo. reclamar é a coisa mais sem lógica que existe: ou você aceita porque não pode fazer nada ou vai e faz o que pode ser feito. conheço uma pessoa que reclama todos os dias de dor nas costas, mas nunca foi no médico.
Eu também acho que não é dificuldade de organização, mas, desmotivação, falta de vontade. É porque não é desafiador ou porque não faz sentido ou porque lembra algo ou alguém... enfim... as conexões com o sentir.
A organização nem sempre é pra não esquecer onde está, derrepente é toque da pessoa, ela pode saber onde está uma agulha colocada dez anos num local não específico, mas um belo dia ela vai checar e pah não está mais, pensa caos😂😂 então é melhor organizar não para si mas para os outros saberem que é ali que tem que estar😂😂😂😂 eu por exemplo gosto de tudo e não tenho curso de nada 😂😂😂 "eletrônica, mecânica, livros principalmente de ciências, tudo" e tenho a ferramenta para quase tudo, imagina se precisar e não estiver lá.... a tese é simples "se um ser humano faz eu também posso , inclusive aprimorar" derrepente demora um pouco mais😂😂 o alemão inventa o japonês aprimora 😂😂
Fui diagnosticado com altas habilidades/superdotação. Assim como fui diagnosticado com Asperger. Tudo que ela falou coincidiu com coisas que percebi ao longo da minha jornada.
Somos únicos e ao mesmo tempo diferentes nossas condições cognitivas e intelectuais é o suficiente para que cada ser humano possa viver neste mundo,pois já vi pessoas tão introvertidas que não conseguem dizer uma só palavra mas com um único gesto cativam todos ao redor ,a vida as vezes não da o que esperamos mas dá tudo que precisamos.
TDAH, TH, TEA ... assistindo os vídeos sobre esses assuntos percebi que quando criança e adolescente, tive TODOS esses sintomas, só não tive HIV e DST !
Eu convivi por anos com uma amiga que tem um filho autista severo. Quando escuto o povo falando sobre autismo na Internet, fico me perguntando se realmente essas pessoas já conviveram de verdade e se realmente sabem o que é o autismo no dia a dia. Eu vejo a luta diária da minha amiga com seu filho e é uma rotina pesadíssima. Ele tem 25 anos hoje e desde os 13 anos está em uma das melhoras escolas para pessoas com necessidades especiais. A escola ajuda, mas não fez milagre e ele continua não verbal e não pode ficar sozinho nem por um segundo, pois sai correndo na rua e ninguém consegue pegar, quebra as coisas em casa e tem uma força descomunal. Só dorme com ajuda de calmante. Eu já presenciei situações muito difíceis que só quem convive sabe.
@@Francielli-y6m o filho da minha amiga é grau severo e foi diagnosticado antes de completar 1 ano, pois eram muito evidentes as características e a minha amiga tinha situação financeira muito boa então conseguiu leva-lo a um bom médico. Isso há 25 anos. Além dele, conheci crianças grau severo tbm. Todos não verbais e com padrões comportamentais bem específicos e muito difíceis de lidar. As mães enfrentam lutas diárias.
Tenho o pré diagnóstico, oficial dado por uma Psiquiatra. Agora estou em fase de Neuroavaliacão, eu sempre descartei essa ideia, mesmo me achando legal. Mas de uns tempo para cá, tenho alguns indicativos, agora falando agora como “possível” portador. Não tem nada de legal e ser assim, a rejeição, dificuldade em se comunicar é evidente esse negócio só traz desvantagem no convívio social. No trabalho é onde mais sofre já tomei chamado do chefe por conta disso, e é um esforço surreal para simplificar ideias que as pessoal já fazem naturalmente. Sem contar na profundidade emocional que faz com que qualquer coisa abale sem motivo de forma profunda. Ah, não vou mentir não. Muitas pessoal pagam pau para vocês pelas ideias que tem. Ideias real, e não sair replicando fala dos outros. E se você for realmente, não tem essa de você ser “incompreendido” se você se acha assim é porque você não tem. O Qi está justamente na diferença em relação a outras pessoas, e as pessoas devem Sentir essa diferença, se você guiar por suas próprias ideias você está muito fodidão. Por outro lado, existem pessoas que naturalmente não vai gostar de você por isso. Na real são muitas pessoas. Para essa galera que quer ser tanto superdotado, se você soubessem como é lidar com isso, as dificuldades que é nas relações. Desejaria a ser normal novamente Eu aviso, não criem expectativas, faça o teste. Sem diagnóstico não existe superdotação, é apenas 5% da população que tem essa condição estatisticamente não faz sentido esse tando de gente ser.
Eu fui colocado na primeira série com 5 anos e formei no ensino fundamental 12 enquanto muitos já tinham 13. Iria terminar o ensino médio com 17, mas mudei de escola , sofri bullying e me colocaram pra trabalhar com publico em um banco como estagiário. Reprovei no Ensino médio por escassez mental e física (Acordava e saída de casa as 05:30 e chegava em casa 20:00 da noite e ainda tinha que ajudar a limpar a casa que minha mãe narcisista não cuidava, porque passava o dia jogando paciência no computador). Fui julgado como o Galinha, Sem noção, por ter altas habilidades sociais e o que não escutava ninguém por ser independente em 95% das coisas. Não tinha tempo de estudar, tempo de descansar e tirar um tempo sozinho pra mim, não tinha paz pra ver TV ou fazer algo que gostava pois minha mãe era narcisista e sempre me exigia perfeição em tudo. Se você tiver um filho Superdotado, não o pressione esperando super resultados em tudo e não o Julgue quando ele tiver cansado e tiver muitas coisas pra fazer quando não teve tempo de ser quem ele é.
Eu tenho super dotação ,descobri tratando uma depressão e a minha maior dor são os relacionamentos, ela descreveu com exatidão a forma prática como eu vejo os relacionamentos 😂
Curiosidade, vc se acha ou se achou burro em algumas áreas da vida? Apesar de sentir que entende algumas coisas com mais facilidade que outras. Ou é como ela disse? Vc sabe que entende de forma geral tudo mais rápido e mais profundamente que a maioria das pessoas?
@@lemmytorvalds3366 No meu caso eu entendo de forma geral com muita facilidade praticamente tudo, até deduzo as coisas antes de ler sobre o assunto e sempre bate quase 100% com algum estudo especifico, só tenho dificuldade em relacionar com outras pessoas.
Tema muito interessante! Tenho um filho assim... tão rápido e inteligente que a maioria dos chefes não acompanha e muitas vezes não valoriza. Meio antissocial também.. meio incompreendido. Que é super dotado eu sempre soube mas sobre o TDAH, eu não imaginava. Parabéns! Ajudou muito.
Resta 1 opçao as pessoas inteligentes, é explorar as outras. É assim que elas encaixam, não a arranjarem conflitos com os outros ou a tentarem colocar-se ao mesmo nivel.
Que bom que não sou superdotada! Desde criança venho acreditando num sonho, investi e hoje estou realizando, graças a Deus. Minha vida toda se resume a um assunto e nele tenho as frustrações e conquistas, desistir nunca foi uma opção.
Caí de paraquedas nesse vídeo e me identifiquei com quase tudo que ela falou. Nesse exato momento estou com uma calculadora na mão... Ábaco, conhecido como Soroban. Nunca tinha ouvido falar dessa calculadora até semana passada. Me interessei muito. tirei grana de onde não podia, comprei na amazon, chegou há dois dias e agora estou aqui fazendo cálculos avançados.
Eu sou otima pra organizar e planejar mentalmente. Por no papel ja me demanda um esforço. Tem vezes que tô a fim e faço com muito prazer. Agora, por em prática, só consigo uma semana de boa, com disciplina duas, com esforço três. E o maximo que consegui manter um planejamento foi um mês. Depois me dá um treco e eu tenho que fazer tudo diferente. É insuportável pra mim ter uma vida monotona, tudo igual.
Ainda bem que eu cresci num mundo cheio de regras. Mas que desenvolveram meu potencial. Agora ter acesso a tudo...deve ser dar em louco para uma pessoa sobredotada.
Fui descoberto na vida adulta. É o que ela disse, que por curiosidade também falo, o mundo é feito para a maioria, e como ela é neurotípica, nós, atípicos ficamos sem chão. É extremamente dificultoso as pessoas acompanharem meu raciocínio, eu tenho forte pré disposição para a área filosófica. Então, vou emendando conceitos em cima de conceitos, e daí pra frente só eu falo, entretanto, uma semana depois, a pessoa entende um pedaço, e começa a falar rsrs. Um dos meus maiores sofrimentos foi desmembrar como nossa sociedade é construída, achar as engrenagens, e a partir disso achar ridículo, comportamentos como seguir horário, almoçar ao meio dia, colocar crianças de 3 anos para ficarem o dia todo dentro de uma sala de aula fechada, indo totalmente contra a biologia delas, entre zilhões de coisas. Uma das minhas habilidades é a meliponicultura, acabei observando bem como as colônias se estruturam, e se desenvolvem, e cheguei a conclusão que também somos assim, o grande porém, que temos a ideologia inibindo nossa natureza, como a mulher não querer ter filhos por causa da carreira. Então, nas abelhas, são geneticamente diferentes, com leves alterações. Se formos estruturados dessa forma, o superdotado, por exemplo, seria o tipo de pessoa que traria o novo, quebrando facilmente conceitos antigos, visando a prosperidade da colônia, ou humanidade, como vemos em diversos cientistas ou humanistas. O TDAH, talvez seria a pessoa que iria explorar a selva, indo em regiões muito perigosas, em troca da dopamina. Na meliponicultura temos o zangão, a operária, a princesa e a rainha, e a gente? Pensar dessa forma, acabaria de certa forma com o conceito do livre arbítrio, porém, ao exemplo das abelhas, todas prosperam igualmente para o sucesso da colônia, sendo recompensados igualmente. Isso é um pequeno exemplo de como funcionamos, nossa vida é um furacão diário, quase toda noite tenho sonhos lúcidos, lembro deles, e acham incrível eu sonhar tanto. Somos sensacionais quando resolvemos problemas exatos, que é minha área de formação, mas quando viramos essa mesma face para religião por exemplo, já somos excluídos e taxados de doidos, e ai o cuidado para não entrarmos em depressão. Porém, não paramos, e por tanta persistência vamos mudando algumas pessoas no caminho, e detalhe, também sendo mudados, pois muitos de nós são abertos a aprender, e até "retroceder" para chegar a resposta daquilo que perseguimos. Facilmente sabemos apontar nossos semelhantes, vai alguns nomes que tenho certeza que são, José Saramago, Ernest Gotsch, Eduardo Marinho. As características gritam! Poderia escrever ao infinito, mas vou parar por aqui, grande abraço e ótimo conteúdo. Viva aos irmãos superdotados.
Perfeito, Edson, um superdotado se identifica na hora com voce, pelas historia, insights, associacoes e ate pela escrita rs. O que ajuda muito, é encontrar os afins, inclusive em comentarios de videos assim.
@@edsrochacn Num video do outro psicologo que trabalha com superdotados, ele diz que eles se chamam de Ets mesmo ahhaha um Et fica feliz quando encontra outro da mesma especie rs. Ser chamado de louco pelos neurotipicos é uma otima evidencia de superdotacao, so temos de ter cuidado pra nao assusta los haha
Encontrei alguem tao doido quanto eu, e eu nem sou superdotada, so tenho TDAH, ainda que me destaque dos outros TDAHs pq nunca tive dificuldade na escola, muito pelo contrario.
A convidada me descreveu na parte de "vencer desafios"; eu realmente tenho muita dificuldade em manter rotina. Perco muito interesse quando já determino que já aprendi o que eu gostaria. Sinto que eu sou muito deslocado porque eu percebo que meus amigos próximos não sentem isso. Eu consigo achar padrões facilmente, mas não gosto de matemática. Inteligência matemática não é o meu ponto forte.
Eu digo que é muito pensamento pra organizar eu começo fazer conexões entre as ideias e elas começãm gerar mais insights tudo ao mesmo tempo me perco na linha de raciocinio pois começo pensar coisas que não avia pensado antes sobre o tema ai quando eu vejo to perdido no assunto.
Eu nasci em cidade, mas fui registrado em cidade do interior (há uma estranha relação aqui), e por conta disso eu detesto vida em cidade, e amo o campo ou sítio e andar descalço, e toda esta liberdade ao ar livre, não sou claustrofóbico, mas mesmo assim me sinto sufocado em viver em cidade e fechado dentro de uma casa não importa o horário, se eu faço algo todos os dias eu fico entediado rápido, tento mudar o foco, mas eu trabalho com meu pai, e meu serviço é sempre a mesma coisa, mês após mês, mas faço com alegria por isso alegrar o meu pai, e graças a Deus por ter um trabalho, nunca trabalhei fora de casa, eu espero que nossa família se mude para a chácara, então poderemos trabalhar lá ao ar livre, também adoro visitar meu avô de 85 no rancho dele, eu admiro a resiliência dele em viver sozinho sempre rodeado de cães e gatos, há sempre a guarda do anjo dele junto lá e Deus também. Obrigado por ler até o final, sejam todos abençoados.❤
Vi muita gente nos comentários que assim como eu teve desde criança essa "condição" anlisada como sendo superdotação por fazer testes de QI e tals sendo sempre altos. Também tive e em fizeram acreditar que eu poderia tipo "ser o que eu quisesse", o que foi uma grande frustração quando não consegui tão cedo. Dai eu mesmo, com cerca de 18 decidi que não era nada disso e busquei lutar nas mesmas condições, hoje com 35 anos digo que venci na vida, sou advogado e bem financeiramente ha vários anos, tendo família, dois filhos etc. A questão é que vi nos comentários muitas frustações por acreditar na superioridade, meu conselhor é esquecer isso e correr atrás. Fiz o teste de QI novamente algum tempo atrás e apesar de alto não deu nada de inacreditável (não sei explicar a razão) mas muito do que foi falado no vídeo me enquadro e algumas coisas luto até hoje, principalmente sobre relacionamentos. Não sei ao certo se no meu tempo não fui bem instruído, já que basicamente sou muito bom em quase tudo que me proponho a fazer (tipo esportes, música, raciocínio lógico, intepretação rápida, etc) mas na verdade nunca quis ser melhor em nada, então em certo ponto vejo que sempre "parei" e comecei algo novo. Mas a vida é assim, temos que aprender a viver e buscar ser feliz a cada instante. Hoje observoi meus filhos e um deles se assemelha a mim, então busco conhecimento e ajuda para que se for o caso de ter uma condição de superdotação ter os cuidados e instruções necessárias.
De todos os comentários aqui, foi com o seu que eu mais me identifiquei. No último mês é que eu fui apresentado ao conceito verdadeiro da superdotação/altas habilidades. No senso popular ficou construído o estereótipo do superdotado como o ser superior, já que é mais inteligente. Mas a verdade é bem assim como vc comentou: os que tem altas habilidades não se sentem e nem tem vontade de serem superiores a ninguém.
mano, ter Qi alto não quer dizer nada, meu Qi é bem baixo e estou conseguindo realizar meus sonhos graças a minha força de vontade, estou terminando de me graduar em engenharia elétrica em uma federal do Paraná, passei em inúmeros concursos, estou aprendendo inglês na raça, vim de família pobre e passei por inúmeros problemas mas sempre me mantive de pé, superdotação não quer dizer nada se vc tiver cabeça fraca, eu também sou muito tímido desse criança até a vida adulta tanto que eu fui perder a virgindade ao 28 anos de idade com a minha primeira namorada, hoje tenho 30, seja superdotado mentalmente e não simplesmente por ter Qi alto.
Minha frustração é encontrar as soluções mas devido a porcaria de país que temos ficar tudo igual! Mas amo ouvir pessoas dizerem obrigada pela seu conselho e informações me ajudou imenso.❤ A parte do não pode ser feito ou nós dizermos que vai dar errado (dá porque alguém exigiu continuar no erro) É excruciante...😢
Fui identificado como superdotado quando criança(QI acima de 180). Ela descreveu com precisão várias características minhas. Tenho a minha organização própria (visto pelas outras pessoas como desorganização), perco o interesse logo que aprendo algo, problemas de relacionamento(pois a maioria das pessoas não me entendem ou acompanham), quando vejo alguma coisa, não demoro nem uns 5min pra identificar como funciona, tenho muita facilidade com exatas(lógica), localização espacial, etc.. Com o tempo desenvolvi minhas habilidades de planejamento atrelando elas a lógica, mas foi bem difícil , pois tenho pensamento ramificado sobre qualquer coisa, o que dificulta demais seguir um caminho só. A minha principal dificuldade é com a impulsividade e desistir das coisas depois que entendo.
@@HERTZ7 Erro de Digitação em celular, nunca aconteceu com você? Nunca esbarrou em alguma tecla? E você escreve "tu escreve"? E a conjugação não era pra ser "tu escreves"? Obrigado pela correção mesmo assim, não tinha notado que não tinha saído a letra na hora que digitei dentro do Uber. Agora o relato é de quem sofre com a condição de superdotação e sofre. Não é vantagem nenhuma ter QI alto e QE de uma ameba. A condição te afasta das outras pessoas, você se sente deslocado, frustra, deprime e não faz você ter sucesso na vida (muito pelo contrário). Você tem hiper foco nos assuntos que gosta e negligencia outros. A cobrança familiar por você ser "inteligente", te "bate nas nádegas" quando você não atinge as expectativas e você chega a conclusão que não há vantagem nenhuma em ter isso. Imagine identificar isso nos anos 80 e passar a vida tendo que se limitar simplesmente pra se encaixar nos padrões! Queria ser comum e não ter passado por isso!
Ótima entrevista! Possuo altas habilidades em algumas áreas, e claro, TDAH, é realmente complicado algumas coisas, como ela disse, mas descobrir é libertador. Procurem profissionais como essa Neuropsicóloga, parabéns Lutz.
eu realmente aprendi a entender esse mapeamento. Não sou superdotada, pelo contrário, acho que sou bemmmm mediana, mas mapear ás pessoas é complicado, você já sabe o que vai acontecer. E os assuntos também, fico obcecada, depois que descubro, já não tem mas interesse, é bastante complicado seguir uma linha profissional.
É exatamente isso mesmo. Comecei a estudar violão erudito e meu próprio professor falou que o que eu desenvolvi em 3 meses a galera demora 1 ano para mais. O piano nem precisei de métodos, foi mais olhando minha mãe tocar e seguir uma linha lógica. O foda disso é como a Dra realmente falou, você se sente para cima e muitas horas para baixo. No meu caso eu não digo que tenho dificuldade de me socializar, mas simplesmente não tenho interesse, é como se fosse chato demais " perder " tempo com papo furado, ou chato demais tentando usar uma mascara com um sorriso estando um lixo por dentro. Sempre indo em busca de novos desafios, e na maioria das vezes perde a graça muito fácil. Horas você está super animado com um novo desafio, e depois chega momentos que você para e reflete: " Qual o sentido disso tudo? " Talvez o maior contra seria que muita informação, muitos pensamentos e muitos por quês passam por nós a todo momento. A minha solução foi focar na PNL, então eu ficava refletindo como meu cérebro se comportava em cada situação e o por que se comportava de tal maneira. Depois disso melhorei muito, é literalmente uma programação neurolinguística.
Meu QI é 146. E simm. O superdotado é vítima de diversos preconceitos ao longo das atividades e relacionamentos da vida. Desde minha adolescência que sequer comento essa condição (seja na família, entre amigos, colegas da escola e do trabalho) pois, as pessoas não nos entendem e sempre acham que "nos exibimos". Sofri, e ainda sofro muito com isso (área acadêmica, área sentimental/pessoal e área profissional). Contudo, o empenho no meu autoconhecimento, meditação, e Inteligência Emocional nos últimos anos tem amenizado muito esse stress contra a "lentidão" do mundo como um todo.
Sempre achei que tinha algo de diferente da maioria, vendo esse video acho que sou superdotado, me encaixo em tudo. Tenho muita dificuldade com interação social, sempre fui aquela criança chata que queria saber tudo, perguntando tudo e gosto de fazer coisas que me faça usar o cérebro, que me desafia. O grande problema é a ansiedade, principalmente quando vou fazer algo novo, é muito forte, o cérebro tenta resolver, antecipar, todas possibilidades que pode ocorrer, pra não ser pego de surpresa. Eu sempre achei que o mundo não foi criado pra pessoas como eu, pq muitas coisas nao fazem sentido pra mim, mas agora entendo pq.
@@fabiocorrea4139Não vale a pena! A MENSA só valoriza o desempenho em exatas! Se você for um Picasso, um Woody Allen, um Mozart, Camões ou um Pelé, eles NÃO vão te aceitar!
4:55 sou *exatamente* assim, um foco absurdo, uma obsessão por algumas coisas, mas quando domino caio no tédio e busco outra coisa, parece um vício, é incontrolável.
Estou feliz com meu QI mediano. Tudo que planejei como formação acadêmica, emprego e estabilidade financeira eu consegui atingir, graças ao meu esforço e foco.
Eu tenho TDAH e descobri por causa da terapia que comecei em 2021. Aos 32 anos. Os padrões que eu acabei por repetir ao longo dos anos. Nas relações e no trabalho. Hoje é libertador porque posso entender que não sou louca, como sempre me chamaram.
Estou ouvindo essa mulher falar e parece que está me descrevendo....nunca consegui chegar em meninas por que pra mim as coisas são mais práticas e não faz sentido serem diferentes, então sempre sofri com isso. E na faculdade que reprovei 2x no TCC, minhas notas são mt ruins e mesmo sabendo que aquelas notas não me representavam, ficava triste por alguns colegas não querer fazer trabalho comigo. É realmente assustador quando não conhecemos e sabemos que temos TDAH. Hoje olho pra trás e vejo toda a trajetória de sofrimento e dificuldade para passar por algumas coisas e no fundo sempre soube que era muito bom em algumas coisas e no que eu focava, aprendia muito rapido e logo me destacava, o problema está no que eu não tinha interesse, era muito complicado de fazer. Sou bem sucedido em tudo que gosto e faço, mas descobri tarde que tinha TDAH e por muitas vezes fui isolado ou excluido e não entendia o pq, hoje fico feliz em saber.
Primeira vez que vejo algo sobre esse assunto e foi na veia pra mim. Realmente bateu tudo, fiz uma vez o teste QI e mesmo alcoolizado passei dos 130 pontos, aprendo tudo que quero mas após conhecer perco o interesse, relacionamento sempre foi ruim, socializar somente com pessoas com diálogos mais evoluídos, sou detalhista e detesto brincadeiras no trabalho. Parabéns sua tese de mestrado está indo muito bem!
Pra quem conseguiu me ver mesmo eu estando invisível, ecrevero este humilde verso, pois a instrumentos que permitem ver no escuro, outros ainda ver o calor, você conseguiu a ferramenta que vê a inteligência, abrindo espaço para aqueles que sofrem em silêncio, com sua empatia acolheu os sonhadores que se julgam super inteligente! Obrigado Dra.
Gostei muito, não sei se sou superdotado, mas no passado eu ficava lendo as pessoas que ia me relacionar e queimava a largada sempre. Porém acabei entrando em uma relação onde a pessoa não sabia o que queria e com isso fui treinando para agir devagar com as pessoas(é uma merda, mas é bom), gerei uma paciência somente para conversar com as pessoas no mesmo nível. Teve uma época que estava lendo 3 livros, quando terminei montei um roteiro(misturando alguns filmes e os livro que tinha lido). Só estou compartilhando algumas experiências, descarto o fato de ser ou não ser algo! E acho que o maior desafio pra mim pelo menos é alcançar Plutão( que não é mais planeta, mas tem o TOI 700.) Quem é super dotado aí, bora uma corrida para conquistar esse planeta.
Me identifico bastante com isso. Tenho 22 anos, sou formado na área de Filosofia, Administração e TI (voltado na área de Inteligência Artificial). Gosto de me aprofundar em muitas áreas. E sou mto isso q ela disse, me aprofundar em um tema e dps ver outra coisa. Rotina e organização realmente é meu ponto fraco. Gostaria muito de um dia fazer um teste e saber se sou msm superdotado. Que dahora o vídeo.
Rotina é uma coisa sagrada rs e organiza tudo na sua vida. Vocês fez as faculdades de forma simultânea, pois possui 3 graduações de 4 anos, com 22 anos?
Eu fui superdotado na infância. Nunca estudei, sempre tirei nota boa. Aprendia matemática e física na primeira aula e passava o resto do semestre ensinando os colegas. Mas depois de tantas décadas sem saber como utilizar o cérebro e depois de alguns traumas e muitas noites de insônia, hoje sou uma pessoa totalmente comum. Passei em vestibulinho e concurso público, mas sei que poderia ter ido muito, muito mais longe se tivesse pelo menos uma pessoa, amigo, ou professor para me incentivar.
Muito bom! Me identifiquei com o que ela falou super, e consegui identificar o motivo de algumas frustrações que antes eu não entendia. Muito obrigado.
Sinto te dizer, mas superdotação é uma condição rara e requer uma bateria de exames e análises, pra constatá-la. Sua pediatra só é uma mulher emocionada. 😉
Isso não é problema ou doença e sim desenvolvimento avançado todos tem isso, mas alguns vem programado na cabeça e outros desenvolvem. A sociedade vive padrões e qualquer um que sai dessa curva é considerado doente ou problema mental. Sou autodidata e tinha muita dificuldade de conseguir serviços por causa disso. Hoje trabalho pra mim e larguei empresas pra lá e uso meu conhecimento em prol do que sei e aprendo pra mim mesmo e não dependo de empresas e não pretendo usar o que eu sei para empresas ganhar dinheiro fazendo pouco caso de mim !
@@leonelpelusi4232 Sim, mas não obrigando ninguém a isso porque ninguém é obrigado a pagar nada no Brasil, mas aqueles que se sentirem senssibilizados com meu conteúdo e quisessem ajudar de alguma forma eu não veria mau nisso nesse sentido !
Errado, o cérebro do superdotado funciona diferente desde o ventre. É neuroatípico. Os neurônios tem mais ligações e uma camada maior de revestimento de gordura, o que dá maior velocidade às ondas elétricas no cérebro. Resumindo, superdotação não pode ser adquirida. A pessoa pode aumentar a inteligência, mas superdotação é mais do que só inteligência.
Eu sempre coloquei como um ponto positivo meu, a velocidade de aprendizado, é simplesmente incrível, entrei recentemente em um trabalho, e o rapaz que estava me ensinando, disse que demoram 1 semana e outras até 2 semanas para aprender, e eu aprendi em 3h, para mim não tinha nada demais, e eu tenho isso de ficar super empolgado com algo mas depois de um tempo perde a graça e eu deixo de fazer, porém.... Eu não acho que sou superdotado, mas sim tenho TDAH, pelo fato de outros sintomas, infelizmente não consegui ir ao psiquiatra para fazer a consulta.
olha, você me descreveu em alguns aspectos, a questão é que a organização e a questão comportamental entram em questões espirituais, eu era muito desorganizada e tinha comportamentos muitas vezes inadequados antes do meu despertar em 2018. É aí que entra a questão, porque isso quase nunca ou poucas vezes é visto pelas terapias em geral. 😉
Sou superdotada e realmente leio 5 livros ao mesmo tempo absorvo o conteúdo de todos. Tenho dificuldade com organização e relacionamentos. Hipersensibilidade também é algo que tenho que lidar. Longe de me gabar por essa condição, me vejo com dificuldade de administrar isso e receosa que não consiga me relacionar de maneira tranquila com alguém
É muito legal ler diversos livros ao mesmo tempo, porque ao decorrer da leitura você vai criando correlações entre esses livros, assim fica mais fácil de relembrar os conteúdos.
Moça, vc só é inteligente. Não é superdotada. Sua facilidade em assimilar conteúdos, eu também tenho e, "pasme", uma galera também tem essa facilidade. Não somos especiais, só sabemos usar corretamente o nosso cérebro. Sinto desapontá-la. 😉
@@marcelor8497 Tem que fazer muito exame, e eh caro demais, as sessoes que tenho que fazer pra saber o desenvolvimento do meu cerebro e o resultado logico eh totalmente bizarro, prefiro nao citar valores e nem tempo de observacao, mas o proprio diagnostico eh sacanagem kkkkkk Observacao, se for supertodado(a) mesmo, saiba, nao cite isso ou deixe pessoas saberem, a pressao eh grande
Já sofri muito por viver rodeado por pessoas que não conseguem acompanhar o meu raciocínio. Imagina dirigir uma Ferrari em uma estrada cheia de radares e carros lentos!!!
Obrigado por essa entrevista e obrigado por os comentarios todos... entendo-me melhor agora... de um lado é bom mas para relacionamentos é muito complicado, eu tenho 37anos e acho que nunca vou conseguir casar e ter filhos um dia... mas eu agradeço a Deus todods os dias...
Mesmo aqui, já nem me importo com isso mais, então voltei meu foco e minha atenção pra empreender, vai por mim melhor coisa, se vc já ñ for empreendedor, acho q esse é o "fim" q nos resta, quando criança ainda dá pra ser músico (artista no geral), cientista ou qq coisa q quiser kkk
Adoro conversar com o ChatGPT. 24h disponível, português correto, responde de imediato e mais rápido do que qualquer humano. É sensato, respeitoso, não se ofende. Eu gosto até dos bugs. As tentativas e testes que faço pra conseguir contornar algumas diretrizes são um desafio interessante. Eu não tenho paciência pra ler livros, mas adoro consumir conteúdos diversos q são mais rápidos e não demandam tanta atenção como uma leitura de livro. Gosto de estudar um pouco sobre perfis psicológicos e acho tão idiota as pessoas GOSTAREM de se rotular como Autista ou TDAH. Parece que elas tem a necessidade de se sentir diferente enquanto lutam para serem aceitas como iguais. Eu gosto de me auto conhecer e rótulos seriam apenas para ajudar neste processo. Tem muita coisa pra debater e estou gostando de fazer isso com máquinas. Melhor ouvir ""pi-pi-pi" do que "mi-mi-mi". Parabéns pelo conteúdo apresentado neste vídeo. É raro ver algo realmente bom e útil, embasado em estudos e não em outros vídeos de "eu acho que". Abraço!
É bem estressante, e ter TDAH junto com o AH/SD é basicamente estampar na testa que vc é diferente, as pessoas se ofendem com nossa praticidade e brilhantismo natural, e é difícil desligar isso.
@@Fernanda-sr9zl O nunca se aplica apenas ao que vc conhece então. O TDAH tem uma série de sintomas, que podem ou não aparecer nas pessoas, assim como as altas habilidades, é uma característica da AH é enxergar caminhos práticos, no meu caso, juntando com a preguiça do TDAH, isso é bem recorrente.
@@blasterbills agora vc explicou melhor. "Enxergar caminhos práticos" não é SER prático (o que eu deduzi que você quis dizer com "ter praticidade"). O TDAH impede ou no mínimo dificulta o exercício da praticidade. Sim, claro, há muitas diferenças. Mas creio que esta dificuldade executiva é central para todos os casos (seja por desatenção, distração, hiperatividade, impulsividade), evidentemente passível de adaptação, compensação, treino. Enfim, não se consegue ser naturalmente prático tendo TDAH. Por isso, insisto , se gabar de praticidade é estranho para um TDAH 😅 eu sou, além de possuir "alta reserva cognitiva".
@@Fernanda-sr9zlisso vai variar com o ambiente, pra mim, o que sufoca qualquer pessoa, e ainda mais quem tem TDAH, é o fato de não aproveitarem o que é bom e cobrarem o que ele não é tão bom, isso estressa. Convivo com outros TDAH com AH/SD, e praticidade é algo comum, imaginação do TDAH com conexões das AH permitem isso. Por esse motivo não consigo ver o TDAH isolado afetando da mesma forma uma pessoa que tenha dupla excepcionalidade, são dois fatores afetando o funcionamento total da pessoa.
Eu fico entusiasmado com novas coisas mas semanas ou meses perco o foco naquilo e parto pra outra coisa fiz um teste de QI uma vez deu 150 pontos . Sempre estou pensando e processando diversas coisas ao mesmo tempo , executando uma tarefa e já pensando em outras coisas e já imaginando como vai ser o resultado final do que estou fazendo , e tenho um dom de ler e ver como é uma pessoa vejo muito nas expressões das pessoas , uma eu gostava muito de ver a série "Lie to me" top de mais . Consigo analisar as pessoas e saber como ela é , em sua postura,fala , tom de voz , modo de olhar , sem falar diversas vezes com mulheres quando está flertando comigo sinto um cheiro diferente eu sei que está afim .
Eu arrisco dizer que a possibilidade de eu ser super dotado é muito baixa. Porém, isso que foi citado no minuto 8 sempre aconteceu comigo, no primeiro encontro com a minha esposa, eu perguntei diretamente se a gente ia transar. Ela disse que não, me achou um louco e eu disse que já que não íamos transar, eu iria sair pra correr, porque realmente passar todo o protocolo social, além de ser chato, pra mim sempre foi difícil de entender.
@@leonardojean4932 hahaha. . Então Leonardo, Eu acho que ela de apaixonou pela minha sinceridade e transparência/"inocência". eu dizia coisas como: "sou monogâmico, não minto" xD. Talvez ela nem acreditasse em mim, mas acho que ela gostava da ideia de que realmente existisse alguém assim. Deve ter pensado: "ele é meio estranho, mas é bom pra casar" xD
Eu sabia que tinha algo estranho comigo. Nunca soube oque era, e eu só descobri porque cheguei com a psicóloga e falei que tinha passado em diversas faculdades e nunca conclui nenhuma e em 4 anos já troquei de empresa umas 8 vezes e agora vou para a nona, justamente porque eu "enjoo" da empresa, depois que eu aprendo tudo oque tinha pra aprender e consigo entregar bastante, eu não consigo me manter motivada por que já sei tudo e faço em 1 hora coisas que geralmente as pessoas fazem em várias horas ou dias. E depois que foi descoberto junto a psicóloga a AHSD, minha vida fez todo sentido, e agora compreendo melhor meu cérebro, até me emociono em falar essas coisas por que agora consigo por exemplo focar melhor nas minhas atividades e ter mais disciplina tanto para trabalhar com algo que eu goste e mesmo enjoando consigo continuar como também voltar e concluir a faculdade para depois fazer meus vários MBAs que tenho vontade. Procurem auxílio psicológico, eu só descobri porque as empresas começaram a dar terapia gratuita para colaboradores na pandemia, senão eu nunca teria descoberto e estaria perdida até hoje.
eu acredito que o superdotado sofre com desorganização porque seu foco é direcionado ao que traz resultado aparente imediato; ele é viciado em mostrar aos outros seus feitos incríveis. ele passou a vida toda sendo taxado de louco, quando descobre algo que pode o fazer ser visto como alguém inteligente (o que no caso acontece constantemente), ele inconscientemente se dedica exclusivamente à isso para provar que não é inferior. em outras palavras: organizar um quarto qualquer um consegue.
Sobre a dificuldade de organização eu já explico agora. A pessoa simplesmente não se importa, em um mundo lógico um objeto estar em um lugar ou outro não faz diferença prática, muitas vezes é estética, ou costume, ou simples padrão comportamental determinadas coisas estarem de determinados jeitos. A pessoa quando só consegue enxergar o sentido prático, não faz diferença se a cueca está na gaveta ou em cima da cama, mas se tiver na cozinha já faz diferença, por questões biológicas, etc.. não sei se fui claro, mas é tipo isso.
Eu sou dotado, mas não superdotado e sofro muito com relacionamentos, as pessoas normalmente não me entendem ou acabo entendendo elas muito rápido, e isso sempre termina da mesma forma: o afastamento de ambos. Inclusive a menina que eu amava se foi…
Fiz 2 testes de QI um no modelo americano e outro no modelo europeu, o americano deu 132 e o europeu 134, e se sou superlotado ou não bem isso não faz muita diferença mas minha maior dificuldade é se manter na mesma rotina fazendo a mesma coisa 6 dias da semana. Sobre se relacionar sempre tive dificuldades em jogar o jogo e seus passos. As vezes me bate uma depressão e fico desejando ir embora desse mundo, tudo aqui não faz sentido as vezes. Tenho pena das minhas emoções que ficam o tempo todo tentando me convencer que existe beleza no caos da vida. Bom é isso.
Você precisa fazer no mínimo 10 testes diferentes e tirar uma média. Vou usar o meu exemplo. Eu fiz 10 testes. A minha menor pontuação foi 136 e a maior foi 140. Então deu uma média aí de uns 138 de QI. Mas sempre vai dar quase a mesma pontuação. Se a diferença for muito grande, os testes estão sendo feitos de forma errada. Não pode dar mais que 8 pontos de diferença entre um teste e o outro.
Passei por isso alguns anos atrás. É interessante investigar se a depressão ou o sentimento deprimido que você sente não está ligado a uma falta de vitaminas.
Eu testei o Q.i. em duas em empresas que eu trabalhei, deu 145 nas duas. A Doutora me descreveu muito bem, sempre consegui antecipar tendência como designer (quando lancaram as bitcoins, eu mineirei 30 bitcoins e deletei a carteira porque nao tinha valor na época). Aprendi violão em um ano sozinho e já estava melhor que todo mundo que eu conhecia que já tocava antes de mim. Aprendi HTML em um fim de semana e na segunda feira assumi um cargo como web designer. Sempre achei isso normal, trabalhando em Home office era exatamente do jeito que ela descreveu, só que como designer. Sempre me achei meio deslocado mesmo, mas aprendi a prever as pessoas pra interagir melhor. Fico extremamente confortável sozinho. Todo mundo tem suas peculiaridades.
Meu QI deu 150 quando eu fiz ,na época eu tinha 24 anos e morava no Brasil . Hoje moro no Japão e já resolvi coisas que um japa não conseguiu e fiz em questão de minutos . No final só arrumo inimizades pq as pessoas não entendem esse meu jeito . E olha q não falo nada desse meu QI alto ,pq p mim isso nem tem muito a ver . Hoje em dia a questão de QI está acabando pelo que li . E é isso 🥺
Tá acabando porque você descobriu que um testes não deve determinar se você tem uma capacidade ou não. Hoje se sabe que sobredotados têm a capacidade de possuir mais facilidade de comunicação entre zonas do cérebro. Já há exames específicos ciência para isso 😉
vou contar um breve relato da minha vida . Sempre soube que era estranho sempre ,porem isso me fazia muito mau ,todo mynd me achava ou louco ou retardado . Nunca vou esquecer a primeira experiencia que foi muito traumatica. Estudava numa boa escola particular ,e estava com 6 anos no pre , uma professora soube pela minha mae que eu ja sabiar ler .Ela me xolocou na frente de uma turms de 25 crianças que mau sabiam o alfabeto ,ou seja alem da vergonha ,probto virei o et . Entao ficava meio isolado , tudo que o prof pasava ja sabia ,sobrava tempo pra andar na classe ,porque nao tinha um.amiguinho ,era o excluido . O tempo foi passando e no quinto ano com varios profesdores ,melhorou um pouco ,pois alfuns professores gostavam muito de mim ,mas logo veio o tedio novsmente ,porem ficar de pe no 5 ano ja era um.problema ,tanto que ia pra diretoria muitaa vezes por comportamento. mas os "amigos" emfim vieram ,disfarçados de me passa a colla ,virei o rei da cola ,inclusive sofria muito bullyng ,nas fiz amizade com um repetente ,flavio stranbek barros ,um.futuro brilante promotor ,que colova de mim tinha a mais forte bicuda de todos e ainda me protegia dos bullinadores . Mas,no entanto ,o tedio continuava ,pra deixar as coisas equilibradas descobri que era miope ,e baquele epoca ,ser miope era um sentença de morte ,pra min wue ja era um exilado ,talvez nao fissse o fim do mundo porem ,nso quwria essa sentenca fui sentar no fubdao ,nao enxergava quase nada ,ai sim ,o desafio vrei a cavalo ,so conseguia ouvir e isso dificultou um pouco , de um sluno dez ,passei a um aluno 6 ,7 a media la era sete ,eu passei raspando ,ai meus pais e professores questionaram oque havia de errado ,simplesmente nso falei que estava ccom dificuldsde de vet ,e pra min era muito legal muito mesmo . Emfim pra resumir , isso foi a maior vslvuoa de rscape da minha vida ,mas demorei muito pra admitir que nao poderia mentir a vids toda .Ate faculdade fiz com uma miopia de mais de 5 graus ,seriio ,o oculos me mostra um mundo horrivel , cheio de falhas ,quando eu nso uso e um mundo de fantasia , de sombras vagas sem definicao wue me encantam . Mas isso me custou pregos ,oportunidades boas . Poderia ser oque quizesse ,mas hoje estou num lugar que nengum.colega que colou de min acredita ,sim ,muitos que colavam de min ,hoje tem dentista ,gerente de banco ,promotor ,ate um medico e eu ,o prodigio ,o diferente , haaaaa serviria pra limpar o lixo deles .haaaaas essa e minga cina ,porem decidi virar a banca ,....... em breve novos episodios haassssaa
Sintetizou perfeitamente. A gente pode fazer o que quiser. Sabemos que temos a capacidade, mas precisa ter um sentido mesmo que seja somente o desafio. Geralmente tendemos a estados depressivos. Fazemos muitas coisas que nós seja interessante. Porém coisas simples e banais causam tédio.
Eu fui atrás do meu diagnóstico de TDAH depois de adulta apenas. Meus pais nunca aceitaram a ideia de que eu era diferente das outras crianças, sempre tiveram preconceito. Era ofensivo quando algum professor perguntava algo do tipo, para meus pais o TDAH é doença mental, jamais a filha deles poderia ser doente.
Eu tbm tenho tdah. Nas reuniões de pais e mestres eu era sempre o aluno que "vivia no mundo da lua". Hoje eu sei o porquê disso, e aprendi a me entender pra usar meu "superpoder", o hiperfoco 😅
@@linikerbkkk tive uma professora de inglês q me apelidou de BOB, do fantástico mundo de BOB pq ela falou q via até o balãozinho saindo da minha cabeça quando eu começava a viajar, mal sabia ela q eu viaja nela muitas dessas vezes (ela era "nova" e bem bonita) acho q o cabeção tbm ajudou no apelido rsrsrs quando criança minha cabeça era desproporcional ao corpo
nunca fiz teste de QI ou qualquer teste de inteligência, mas comecei reparar o quão sempre tive facilidade de aprendizado para qualquer coisa, reformei minha casa sozinho incluindo elétrica, comecei estudar japonês e italiano acabei parando no meio do caminho por preguiça mas o aprendizado foi bem simples, sempre fui aluno nota 10 incluído faculdade e ao menos no meu circulo de pessoa tenho essa dificuldade das pessoas não me acompanhar. Relacionamentos já tive problemas igual que a guria falou, ja sabia oque ia rolar no final e já chamei pra minha casa acabei ficando sem nada. claro tenho coisas que sou horrível como desenho ou 3d, mas sou muito bom edição no photoshop vai entender. não é nenhum diagnostico apenas um relato meu
A sociedade brasileira está totalmente desprezaram para diagnosticar, tratar e lidar com pessoas como nós! Nas maioria das vezes sofremos buling e somos menosprezados e desprezados como sendo esquisitos e problemáticos perturbados.
Me identifico completamente. Me esforço diariamente para não mandar todos que me rodeiam tomarem naquele canto, já que agem com extremo vício pelo que é previsível e banal. É difícil encontrar alguma originalidade em minha escola, eu analiso frequentemente os padrões e as razões das causas. Sou um isolado, não tenho amigos e finjo ser "burro" (a grosso modo) para que eu não sofra bullying. Não teria nada contra as pessoas, caso não fosse pelo probleminha da falta de paciência, esmero. É todo mundo muito rápido, querem respostas rasas e vazias mas não é isso que eu valorizo. Cacilda, uma vida toda me achando um jumento desprezado pelo universo, quando na verdade eu (assim como todas as outras pessoas, claro) tenho meu valor. Mas sinceramente, apesar de todo o alívio e felicidade que a compreensão do meu ser me causou, to com muita preguiça de me aprofundar nesse assunto, talvez por achar que já sei oq vou ler ou descobrir. Enfim senhores, desculpe se pareci louco ou exibido, acontece que boa parte das minhas depreciações e culpa por ser quem eu sou se foram. Tchau, senti vontade de falar 👍 Edit: na vrdd vou me aprofundar sim, foi uma escolha rasa e rapida da minha parte tudo isso kakakak
Se voce mencionou a escola, talvez você esteja no ensino médio. Correto? Talvez o fato dos jovens hoje em dia quererem tudo rápido vem do resultado do uso excessivo de redes sociais. As pessoas riram de mim, mas assim como várias pessoas ja dizem, tudo isto destrói o sistema de recompensa do cérebro. As pessoas assistem vídeos no 3x, ouvem áudios no Whatsapp no 2x, pulam as coisas e etc. Para uma pessoa nova que nem tem noção de muita coisa, isto é prejudicial pra caramba. No Tiktok eles ensinam qualquer coisa em 30 segundos. Quem vai querer assistir um vídeo de 2 horas sobre um assunto ou ler uma matéria se estes app's mostram tudo no mesmo instante? Tem gente que literalmente não consegue ler um parágrafo de um comentário ou duas linhas!
Eu mudei de cidade a 5 anos. Desde então, conversas que durem mais de 2 minutos se tornaram raros. Eu fui e me forcei a fazer algumas raríssimas conexões. Consegui e foi interessante conversar e falar minhas ideias e não só digitar, pois minha vida mais ''intelectual'' só se desenvolveu na internet, comentando em matérias no UA-cam ou discutindo em grupos no FB. E é muito legal. Voce não vai encontrar originalidade, pois as pessoas tendem a seguir tendências, moda, gostos, jeito de fazer as coisas, ou opiniões que as encaixem em um grupo específico, assim como outros animais precisam fazer alguns rituais para se encaixar no grupo. Eu tenho piadas horríveis, faço animações asquerosas pra zoar meus amigos, mas são ideias minhas que não copiei de ninguém como o Latino copiava músicas. Praticamente só eu rio com isto, mas é algo original e é muito satisfatório. Para as outras pessoas quando você mostra algo único ou tem ideias interessantes, você é só um louco.
INSIDER:
bit.ly/Lutz_Insider e use o cupom LUTZ15 para 15% de desconto em todo site
nahhh vcs tão falando de pessoas inteligentes pensei que era sobre min kkkk
Pode me dizer se ela pegou a analogia do Marciano e dos terráqueos com alguém?
@@victorstewie8560 quando a thumb veio superdotado pensei era algo tipo eu nao sobre inteligencia
@@ramonalves928 Não entendi o que vc quis dizer kkkkk
@@ramonalves928 dos 6uuu😊00p
o entrevistador realmente escuta o entrevistado e não o atrapalha, muito bom!
É um sinal que ele não é um tdah ! Kkkkkkkk
isso é raro de ser ver!
@@leonardolima3863 triste, mas verdade. eu tenho TDHA e vivo interropendo as pessoas
Saber ouvir é um dom para poucos.
@@dfrombrazil Eu também tenho. Mas aprendi a me policiar. E bloquei muita coisa minha! 😔
O engraçado é a quantidade de gente que nao é superdotado achando que é
Falou tudo isso da raiva
Normalmente são os piores malas
Na hora que eu li "superdotado" eu achei que era outra coisa 😂😂😂🤦♂️
Por isso a avaliação neuropsicológica é fundamental.
@@joes.v521 kkkkk malícia da zorra. Mas eu pensei o mesmo kkkk xvideos na mente é de lenhar
O lado negativo dessa historia é descobrir isso quando se é adulto, e saber que a maioria ou 100% dos meus "problemas", foram causados por que ninguém me entendia e era menosprezado tendo que viver praticamente sozinho, e não tendo ninguém para contar oque eu já sabia ou sentia, desde a infância fui menosprezado pela minha família, por saber demais, e isso dificultou e dificulta minha vida até hoje.
❤
Kkk vc era um trouxa então?
Compartilho da sua dor.
Que doidera, ser menosprezado por saber demais. Não consigo nem imaginar isso. Eu sou o contrário, sou menosprezado por ser uma anta kkkkkkk
@@douglasribeiro8716 vi o teu relato, tbm aprendia as coisas muito faceis, e era chato ai eu nem levava caderno ou copiava e passava de ano, em colégio particular, só fazia a prova no final do ano e passava. Tinha professora q roubava minha nota de provas, botava menos pra eu pega recuperaçao. Mas minha perda foi em bitcoin, precisava de dinheiro e como eu era e sou menosprezado, minha mae saiu de casa com 16 anos, nunca depositou um pila na minha conta, enfim perdi milhooes em bitcoin, porem descobri a criptomoeda q é usada no CBDCs, a moeda digital. Talvez no fim eu faça muitos milhoes e mesmo assim n quero fazse mau pra ngm, mesmo todo mau q meu pai e mae fizeram, eu perdi cerca de 6 milhoes. Acha q eles me ajudaram em 1 real pra comprar essa? Nao, e caso eu faça grana eles vao querer estar perto de mim, aposta?
Sofro des de sempre de uma síndrome de impostor absurda, Fiz o teste com psicólogo qdo criança, bateu 128 qi e a 2 anos fui diagnosticado com TDAH, nao sou superdotado mas me identifiquei muito com a fala, tenho um canal de sucesso na area fitness, ajudei a mudar milhares de vidas com meu conteúdo, mas tem uma voz na minha cabeça q fala: “não fez mais q a obrigação “, “ foi sorte” , “se tivesse feito melhor teria mais” , “isso qqr um faz” …. É uma m* 😢 ps: já faço terapia e tenho acompanhamento psiquiátrico tb.
crenças limitantes é um problema sério que atrapalha todos nós, trabalhe suas crenças limitantes, use meditações guiadas para te ajudar. Use o "Eu sou...", ajuda muito!
@@annikvilleon5908 tnho o mesmo problema, mas no meu caso u procrastino pois acredito que não sou capaz de fazer algo que eu sei fazer. algo muito estranho.
bixo, a maioria das pessoas que fizeram alguma coisa na vida tem sindrome do impostor, falhou com sucesso na parada, eh assim mesmo
O superdotado está diretamente ligado a lógica. Não a inteligência.
Vc é impostora que se faz de impostora. 😂😂😂😂😂😂
"Aquelas criança" foi Flórida. 😂
Quando eu era adolescente, conheci alguns " garotos prodígios " . Garotos com 12 / 14 anos que já tinham namoradas " sérias " , já dirigiam moto e carro, já liam livros universitários e eram " endeusados " pelas famílias.
Hoje, 99% desses garotos prodígios se tornaram adultos problemáticos ( alcoólatras, usuários de drogas, separados 3 / 4 vezes de suas esposas ... ). Eu e outros colegas que eram considerados " bobões ", hoje somos pais de família exemplares, funcionários públicos ou trabalham de forma autônoma e honesta.
Nossa , o alecrim dourado q precisa de validacao inferiorizando outros
@@Vanessa-ui6nq
Bom dia !
Primeiro que não sou alecrim dourado, pois não fui criado por vó, nem fui alimentado com Danoninho e Toddynho. Fui criado pelos meus pais e alimentado com feijão de corda verde com charque ( sem escaldar ).
Eu não preciso e nem quero a VALIDAÇÃO das pessoas, o que eu preciso é da APROVAÇÃO DO SENHOR JESUS !
Superdotado dificilmente teria namorada aos 14. Inteligência não torna ninguém popular.
@@ivanshelp9239
Eu estou falando do que eu vi e presenciei.
Poxa, que triste!!!
Eu tinha um amigo super dotado que estudava comigo. Ele tinha um tédio enorme durante as aulas pois já tinha entendido tudo em alguns minutos. Ele ficava programando gráficos animados numa calculadora científica pra passar o tempo.
Às vezes ficava corrigindo baixinho pra si mesmo as besteiras que os professores falavam (e olha que eram muitos erros que nenhum de nós percebia).
Ele já tinha pulado dois anos da escola mas recomendaram não pular outro pra não ficar tanta diferença de idade. Era uma pessoa super tranquila e do bem, mas tinha poucos amigos. Devia ser difícil pra ele essa parte social...
eu não consigo fazer aulas presenciais por causa desse tédio que você citou. Assisto tudo no 1.5x ou 2x
Eu fui assim. Não copiava a matéria, não entregava a maioria dos trabalhos. Eu só prestava atenção na aula e depois não estudava para as provas. Dependendo do assunto, se me interessasse, eu já tinha conclusões muito antes do professor terminar a explicação. Relacionamento emocional: zero.
Faltou ela falar de uma característica que ficou subentendida: autodidatas.
Muita coisa eu aprendi sozinho, coisas que me interessavam. Hoje já consigo lidar melhor com pessoas, pois acabei praticando muito em relações profissionais, mas se me colocar numa conversa pessoal sobre assuntos fúteis com um desconhecido, tenho vontade de me encolher e sumir. Simplesmente se a pessoa não "me ajudar" levando a conversa, fica aquele climão.
Meus amigos mais próximos já sabem que sou assim, então geralmente puxam assuntos que temos em comum e a conversa flui.
Sobre a questão de trabalho e entrega, também sou programador e costumo entregar em 20% do tempo de uma pessoa normal, mas em vez de não fazer nada, eu faço trabalho para mais duas empresas nesse tempo.
E como ele está hoje? Ele conseguiu alcançar grandes resultados? Pergunto, pois já ouvi de muitas pessoas que superdotados tem grande resultado inicial, mas se não houver um incentivo eles não prosperam muito. Você acredita nisso?
@@brumasoficial Parece que você estava falando de mim, sou químico e também sou programador, o pior realmente são as relações interpessoais com desconhecidos.
@@FzAndrade Queria ser superdotado aff... Passar nos vestibulares mais difíeis
Tive um colega no ensino médio assim, o cara no segundo ano de ensino médio passou em primeiro lugar totalmente isolado no Enem em engenharia química na UFOP, a advogada disse que ele comprovava que já teria domínio de todo o ensino médio e poderia saltar para a universidade, ele não quis, no terceiro ano do ensino médio ele passou primeiro lugar isolado no bolsão integral de um dos melhores colégios particulares da cidade, formou e logo passou de novo em primeiro lugar geral em engenharia química, fez o curso, voltou, virou professor desse colégio particular, logo no ano que terminou o curso passou em primeiro lugar medicina na Unimontes, tá cursando, e só por hob, passou 8 vezes seguidas em medicina kkkkkkkkk mano, é surreal!
Ele eh de Montes Claros? Vc tbm eh de MOC?
Já passou pela sua cabeça que ele não seja superdotado? Porque prova é o terror dos superdotados. Prova não avalia o que você internalizou do conhecimento e aplica-o no dia-a-dia. Prova é uma invenção do professor neurotípico pra descobrir se os alunos estavam copiando e decoraram a "matéria". Prova não serve para o McGyver porque na prova não tem clips, chiclete e extintor de incêndio. Prova não tem provação nenhuma, iminência de (alguém) morrer ou risco de dano ao patrimônio. Reprovar de ano é só uma convenção dos adultos neurotípicos para amedrontar as crianças neurotípicas.
Se ele fosse super dotado não teria virado professor de colégio, provavelmente teria sido bem sucedido como engenheiro
surreal isso, queria muito ser assim...
@@tiago_mouttanão tem nada a ver uma coisa com a outra
Esse canal é tão zen, tranquilo, o apresentador é calmo, não tem aquele alvoroço de outros canais onde o apresentador interfere a todo momento, as vezes estamos curiosos para ouvir sobre algo que foi perguntado, houve interferência e o assunto acaba se perdendo.
Inteligência Ltda. Deveria se basear nesse canal aqui.
Resumindo não é CHATO DE GALOCHA
@@relaxe5830 Esse Vilela interrompe demais todo mundo. Não aguento ver, sabe?
Tenho um filho com superdotação. Com 6 anos ele pode fazer as sessões com a neuropsicológica com especialidade em superdotação, que determinou isso. É bacana pois o (a) profissional emite laudo com as áreas em que a criança tem a facilidade, emite relatório com a lei que obriga as escolas a complementarem o ensino, uma vez que o tradicional acaba sendo "pouco" para a sede de conhecimento deles. Também poderíamos adiantar a criança no colégio mas optamos por manter ele no curso regular até mesmo para preservar o convívio com crianças maiores que tem mais maldade.
As vezes assusta um pouco. Ele começou a ler com 2 anos. Ele lia o pacote de fraldas dele kkk
Realmente é incrível a velocidade de raciocínio, sede de conhecimento, o modo de falar e etc.
Com 6 anos colocamos ele na aula de piano. No planejamento que nos foi passado pela professora, que não sabia que ele tinha superdotação, ela falou que seriam 6 meses de aulas de teoria. E somente após isso ele iria começar as aulas praticas, primeiro com a mão direita, depois com a esquerda e posteriormente juntaria as duas.
Ele com 3 meses de aula já tocava com as duas mãos Ode to Joy do Beethoven.
Ele também nunca aceitava respostas incompletas ou vazias. Certa eu estava lavando louças e ele tinha uns 4/5 anos me perguntou para aonde que ia aquela agua que eu estava usando para a limpeza.
Eu falei que ia pra dentro do Ralo. Ele pensou e fez outra pergunta: Mas cabe essa agua toda aí dentro? 😂
Aí parei depois e expliquei pra ele como ia para o córrego, o córrego pro rio e do rio para o mar.
Resumindo: ter filho com superdotação é aguentar perguntas do dia todo sobre todos os assuntos. É ter que ficar pesquisando para responder porque pergunta sobre tudo.
Lembrando de mais casos volto aqui para compartilhar experiências
kkkkk chorei de rir com "ele lia o pacote de fraldas" kkkkk
Que legal essa história do ralo. Achei lindo essa curiosidade dele, desejo todo o sucesso p ele.
Olá. Esse laudo é importante. O meu fez aos 5 e outro aos 8 pq há diferenças conforme a idade. Tem gente q tirou um sarrinho no meu comentário acima mas nem sabe que o laudo é que mostra se a criança tem ou não altas habilidades. E que são, em média, de 6 a 10 sessões em neuropsicólogo. De acordo com o profissional pode custar de 2000 a 4000 reais. Então não estamos brincando com isso. Não sei onde vc mora.. mas procura na cidade se tem o Núcleo de Altas Habilidades do governo do estado. Aqui na cidade tem e o meu filho frequenta. Ele vai uma vez por semana e, nesse momento, está tendo aulas de física em laboratório. Isso dá uma escapada no ensino tradicional e ele pode encontrar outras crianças com a mesma habilidade que ele.
@@fabiocorrea4139 Exatamente! São várias sessões. Não tem nada a ver com testes de aplicativo de celular rs. Moro na região metropolitana de BH. Existe na UFMG, mas quando liguei lá a alguns anos eles só atendiam a partir dos 10 anos.
Quando estava na terceira série, uma vez a professora chamou a minha esposa e contou que em uma prova ela havia escrito experto com "X" e ele riscou e corrigiu e colocou "S". Ela depois falou com ele que ele estava errado que experto era com "x". Ele respondeu pra ela que esperto com x significava que a pessoa tinha experiência com alguma coisa e que com "S" era a pessoa astuta. A professora contou que ela nem sabia que existia as duas formas e morreu de vergonha quando pesquisou e viu que ele estava certo.
Nem eu nem a minha esposa sabemos como ele aprendeu isso.
Então ser pais de filhos com altas habilidades é se assustar diariamente com o conhecimento adquirido deles e também passar vergonha sendo corrigido.
Desde criança aprendo as coisas muito rápido, e alguns amigos falam que se admiram pq tudo que faço eles dizem que eu faço bem. Vendo essa moça descrever essas questões, de como acontece essa perca de foco e interesse depois de dominar determinado assunto até a exaustão é assustador, pois é realmente isso o que acontece, não sei se eu me encaixo ou não nesse espectro, mas muito do que foi dito se encaixa perfeitamente com a minha realidade.
Tenho um filho superdotado e é praticamente isso. O problema é que as pessoas acham que só é vantagem mas há muitos problemas. Quando a gente precisa de ajuda e fala prá alguém que o filho é superdotado ... já acham que estamos nos exibindo. Meu filho já está na quarta escola com 8 anos. As escolas, as professoras, as psicólogas e os psiquiatras não estão preparados para auxiliar um superdotado e sua família. Não é em todo lugar que se encontra alguém especializado.
Perfeito seu comentário, ainda mais quando você fala que as pessoas acham que você está se exibindo.
Eu acredito que sou superdotado, tanto pela pontuação que obtive em testes, inclusive um deles numa clínica de psicologia, como por alguns fatos da minha vida, dentre eles algo semelhante com o doseu filho, eu tbm era adiantado, mas acabei sendo apenas um ano, fiz 9 logo no início da quarta série. O motivo de me adiantarem foi minha rápida evolução na pré escola.o problemático é que meus pais não faziam ideia da minha condição e nem tinham instrução para me estimular de maneira adequada, a escola nunca fez nada, ao contrário, fiz foi sofrer muito por ter um claro quadro de Tdah, o que fazia com q eu ficasse desatento, não entregasse as tarefas e tbm tivesse um péssimo desempenho nos conteúdos que não eram do meu interesse, já q eu não estudava nada.
Então, Fábio, aconselho que vc identifique tudo que for interesse dele e de o máximo de estímulos para ele poder se desenvolver ao plenamente, e claro, sem o diminuir pelos eventuais fracassos que vier a ter, e digo isso pq sinto que isso pesou muito negativamente na minha criação.
Eu sei que não e fácil acredito q estimular seu filho lê livros pode ajuda ele se entende e entender o mundo e se alto motiva etc etc. obs: opinião apenas
As pessoas acham que os pais julgam que seus filhos são superdotados como forma de se exibir, mas isso é algo inconsciente. O filho sendo ou não, os pais tendem quase sempre a achar que são. Não estou dizendo que é o seu caso, mas para cada filho realmente superdotado, tem 1000 que na verdade é insistência inconsciente dos pais.
Ele acha que o filho dele é especial, mas é simplesmente por ter sido a primeira criança que eles prestaram a atenção de verdade e o tempo todo rsrs
Verdade, falta preparo
Fiz o teste de QI qdo estava na Marinha. Infelizmente tive acesso ao resultado rsrsrs Falando serio, um monte de gente é superdotado, provavelmente muitos dos que estão nos comentários aqui estão buscando se entender a esse respeito... Poucas pessoas ja fizeram teste de QI como eu tive que fazer por forca da profissão na epoca... Vc pode ter um QI acima de 130 e ser extremamente ruim em inteligência emocional/social... É dificil lidar com o outro, com as relações de poder, com a falta de acesso a informação/recursos para realizar seus projetos... A pessoa impulsiva, joga fora muitas oportunidades e se queima politicamente, ficando por muitas vezes isolados do mundo. Muita gente lhe acha chato, por parecer saber de tudo e ser bom em tudo que mete a mão e ter uma memória impossivel pra maioria das pessoas, e isso faz com que muita gente lhe ache arrogante, apenas por vc saber e provar que sabe. Essas pessoas tem a tendência de assumir varias profissões, hobbys, projetos dicotômicos, o que dificulta sua colocação no mercado, pq tá sempre mudando de interesse. A família por vezes ao ver esse processo se torna bastante crítica, incentiva a ida ao psiquiatra por acreditar que a pessoa não está bem, pq já esta em um novo projeto logo qdo aquele estava perfeito e começando a girar economicamente... A vida de alguém com altas habilidades que não conseguiu achar onde canalizar sua mutiplicidade de form produtiva, pode ser de muito sofrimento e solidão. O esforço pra ser neurotípico é muito grande, pra ser mais fútil nas conversas do dia a dia, pra ser mais focado numa única profissão... Enfim, acho muito importante, esse tipo de conteúdo, pq a maioria das pessoas que tem alto QI nem sabem q tem e quando sabem, o traço antisocial pode ser intensificado pela consciência de ser diferente, mas tbm na maturidade ajuda a entender essa diferença no contexto humano do dia a dia... Todos somos diferentes e temos altas habilidades em algum tipo das 8 principais inteligências. QI é apenas um desses no minimo 8 coeficientes de inteligência
Falou tudo, acredito que ter um acompanhamento seria como um TDAH tirar a carta de motorista, aprender a dirigir a nossa mente é fundamental para uma vida minimamente saudável e feliz. No Brasil infelizmente não há investimentos nessa área, os poucos que conseguem se entender e pilotar sua Ferrari aqui no Brasil se tornam extremamente competitivos e felizes por saber usar sua ferramenta Cérebro. Eu confesso que estou reservado ou afastado da socialização a mais de.2.anos e isso nem sempre é escolha e sim falta de opção dependendo do momento. Em um dia consigo resolver uma equação incrivelmente difícil e no outro dia não sei nem o que é equação mesmo anotando tudo nestes 2 anos de experiência.
Tu resumiu a minha vida. Sempre fui tirado pra DOUTOR/PROFESSOR/ AROGANTE. Pois quando me interesso por algo vou afundo depois troco de assunto. Então pra mim fica muito facil conversar praticamente sobre tudo. Porém sempre sendo tirado pra doutor/professor /arrogante;
Eu me encontrei sendo empresário. Conseguir juntar uma equipe que me supre e me deixa livre para ser eu, buscar novos projetos, investimentos e negócios. Meus desafios são diferentes, lido com setor público e privado então pra mim é uma loucura mas eu sinto que é essa loucura que me faz vivo. Acabo ganhando bem mas nem é pelo dinheiro, é pelo processo, me senti vivo mesmo. Mas ainda assim não é o bastante, ainda assim começa a ficar fácil, obvio, e ai eu viajo para aprender uma nova língua (falo 5), crio muitos problemas alias só para ficar resolvendo, enfim não é fácil mas também não fico parado. Tenho 27 hoje e acabei chegando em um lugar que não vejo muitos da minha idade, sou rodeado de pessoas pelo trabalho que desenvolvo mas me sinto sozinho, vamos ver como vai ser daqui pra frente mas já estou me movimentando para mudar de cidade/apartamento e começar novos desafios kkkkk
É bem isso mesmo... no final não quer dizer muita coisa sendo que uma parte você vai muito bem e a outra você vai mal hahahaha
Nossa,me vi nas suas palavras
Bom saber, achava que era superdotado, sofri muito na infância por conta de diagnóstico e tratamento, mas agora sei que sou apenas um adulto idoso com TDHA 😢 bom, um guerreiro sobrevivente, mas o sofrimento e a vida seguem, é aprender a viver e lidar com ela sempre
Tenho Qi de 90, sou quase um chimpanzé, e bem diferente de todo mundo que está fazendo comentários nesse vídeo. Parabéns pra vocês.
kkkkkkkkkkkk nada! Pra ser comediante tem que ser inteligente :) E eu ri pacarai
😂😂😂
Puts... kkkkkkkkk... Até chorei de rir
Liga não. Cada teste que eu fiz deu um número diferente.😂😂😂
A média do brasileiro é 85 então vc já é acima da média 🎉🎉
13:36 A resposta é Simples, Existe uma necessidade grande de se fazer vivo, um necessidade grande de liberdade e romper com esse labirinto, as coisas vão se tornado vazias, então sempre vamos buscar algo novo, e quando ficamos muito tempo presos a algo parece que chegamos ao limite daquilo. Exemplo uma raiz de uma arvore que encontra uma parede então nos ramificamos pra outros locais. A organização é como uma obrigação, então uma forma de escape
Nem sou superdotado e já me sinto cansado de viver num mundo de imbecis, imagina quem é
Como disse o Scar irmão do Mufasa: "Estou cercado de idiotas"enquanto olhava para as hienas.
😂
Viemos para ajudar os outros, não adianta tratá-los como imbecis, devemos respeitar a diferença dos iguais para respeitarem a nossa diferença.
Boa
@@lucasmarques3030cansa cara tipo para mim q tem tdha é similar a um SuperDotado quando se trata disso, pq o TDHA tmb presta muita atenção em detalhes q lê interessa no meu caso mulher por exemplo, se ela mentir vou saber pq diferente de uma pessoa normal, eu vou reparar desde o pé dela até as unhas e sobrancelhas e quando ela tiver falado minha atenção vai estar no rosto dela logo vou reparar se as expressões condiz com o q falam ou não, pode ser bom as vs, mas nem sempre.
Tem pessoas que são ingnorantes por questões neurológicas. A maioria das pessoas tem seus DNA mutados por isso não conseguem assimilar quase nada e se a gente GRITAR, ou OFENDE-LOS, de uma certa forma a gente vai agravar e não ajudar.
Nossa que vídeo incrível! Entrevistador que não é pavão e deixa o entrevistado falar. A entrevistada com um conteúdo fantástico que poderia ser ouvida por dias a fio. E, com todo respeito, que mulher linda! Obrigado por isso.
É difícil se organizar e seguir o planejamento, pq pelo caminho aparecem outras coisas interessantes que precisam ser adicionadas..muitas coisas excitantes pra se aprender.
Eu me considerava levemente inteligente. Medíocre, mas inteligente na mediocridade haha Depois desse vídeo, percebi que estava errado. Eu sou extremamente ignorante e burro pra muita coisa hahahahaha. Mas nem levo isso como algo negativo. É só uma constatação das minhas próprias limitações e com uma oportunidade: se existem limitações, é porque podemos melhorá-las. Nunca serão perfeitas, mas podem ser expandidas. Adorei esse papo e foi muito bacana poder enxergar um pouco mais como é ser diferente e os desafios que isso traz consigo!
Que comentário 👏👏👏
Saber seus limites é um traço de inteligência. Se engana quem pensa que existe apenas o QI como fator de inteligência geral humana.
trabalho com programação, me identifiquei muito, normalmente eu trabalhava em projects únicos em uma empresa, a sprint de duas semanas eu terminava em dois dias e depois era altos nada, agora que estou trabalha em uma empresa no exterior as coisas ficaram mais animadas, porque não tem muita burocracia e eu trabalho em 6 projetos diferente ao mesmo tempo para empresas diferentes desenvolvendo todo tipo de aplicativo web, app, backend e realmente me sinto feliz com isso, realmente gosto de trabalhar assim, me sinto super produtivo e agora passo o dia sem ficar entediado.
É muito difícil conseguir alguém com quem conversar. Tenho assunto que não acaba mais e as pessoas não estão ligadas.
Sou Asperger, bipolar e super dotado (QI 135). Médico, autoditada em violão e programação porém até fechar meu diagnóstico sofri bastante. Era o esquisitão no trabalho, na escola, apanhava todo dia no ensino fundamental (sem motivo nenhum, sentava na frente, não incomodava ninguém, não fazia questão de dar uma de sabichão, deixava de perguntar coisas do meu interesse pra não chamar atenção dos valentões). Entrava mudo e saia calado e mesmo assim apanhava sempre na saída da escola. Não revidava, detesto violência, nunca soube brigar. Me encolhia cada vez mais com a esperança de me esquecerem. Doce ilusão. Chorava, perguntava à Deus porque era tão machucado, tão perseguido, não fazia mal a ninguém, não atrapalhava ninguém. Aprendi à perdoar e deixar ir. Detestava confraternização nos lugares que trabalhava, vivia fugindo de cantar parabéns pra colegas, etc. Sou muito bonito (sem prepotência mas sei que chamo atenção pela beleza, 1.85m, corpo atlético, pele, cabelos bonitos). Nada disso adiantava. SEMPRE levava fora nas baladas. Não conseguia desenvolver assunto fútil (pra mim). Gosto de discutir assuntos chatos (espiritualidade, natureza da realidade, universos paralelos, psicologia, arquitetura, filosofia, futuro da humanidade, política). Trabalhava muito, aos 35 tinha tudo que queria e um vazio enorme dentro do peito. Vivia depressivo, tomava 4 medicamentos pra me manter estável e "socialmente produtivo", fazendo terapia, até entender quem eu sou. Depois minha vida deu uma guinada, pra melhor. Hoje trabalho muito menos e me dedico à arte. Ganho o suficiente pra me manter e o resto do tempo livre fotografo, canto, componho, rabisco uns quadros e sou feliz. Sempre tive alma de artista mas nunca assumi por receio de me acharem louco. Hj tenho certeza da minha loucura, que ao mesmo tempo é meu fardo e meu encanto. Foda-se o mundo e seus julgamentos, suas padronizações. Acho gente certinha um saco. Amo ser marciano e faria tudo de novo se tivesse escolha. Autoconhecimento é a base do amor próprio. Se conheça, é o melhor que pode fazer por vc mesmo. Obrigado Lutz, seus convidados tem me ensinam muito. Gratidão
Tirando o assunto da beleza...me identifiquei com esse depoimento 😅
@@intelbraspsn6001 me identifiquei tamém kk bora criar um grupo no zap para falar sobre qualquer coisa interessante kk
Eu tenho certeza que eu tenho isso na área musical.
Aprendi violão em 1 mes, cavaquinho em 1 dia, teclado com 7 dias eu já tocava um monte de clássicos 😂
De todos o canto foi o que mais me profissionalizei, esse ano pretendo já ter pelo menos 1 livro escrito sobre como ter uma voz técnica.
Porém tenho exatamente isso que ela falou, depois que aprendo algo meio que fica chato continuar fazendo, já pensei muito em desistir da carreira de cantor.
Diariamente eu fico me martelando mentalmente por sentir que estou estagnado, que não tem mais difícil.
No seu caso não seria "ouvido absoluto"?
@@valciruzuele5720 Não, ouvido absoluto é quando vc só de ouvir uma nota já diz em qual frequência ela está, e eu não tenho isso. O que vejo que tenho bastante é super foco, só que ele é muito seletivo. Agora por exemplo estou muito animado com os estudos de xadrez, todo dia jogo horas, leio e assisto conteúdo na net. Negócio é que enquanto tô animado para aprender algo consigo passar muito tempo consumindo aquilo por muito tempo.
Ser dotado é em todas as áreas não só em uma específica vc pode ter hiper foco que é do TDAH
@@Oliver.Batista88Errado. Você pode ter um qi mediano em um assunto, mas um qi bem acima da média numa área específica já poderia caracterizar em ah.
Esse comentario é so uma manifestação de uma alma que precisa se manifestar
pois tudo que eu absorvi nesse video trouxe um calor no meu coração que eu estou chorando
hj eu tenho 23 anos e durante toda minha vida eu venho tendo problemas que hj se tornaram um peso enorme pra min
e problemas que ja se tomaram proporções tão grandes que isso afeta minha vida profissional, relacionamentos NO GERAL, ate minha motivação e minha atenção, quase toda minha vida é tomada .
Passei por muitas fases de profunda depressão ,e por coisas que este video trata de algum jeito, e sempre tive isso na minha cabeça , minha forma de agir e de interagir com o mundo n se padronizava em ninguem que eu conheci, e eu sempre tive base nesse modo operante de funcionar, meu jeito, minhas ideias , minha forma de agir , mas olhar pros lados e ver que n existe ninguem que enxerga o que eu estou enxergando so me fez crucificar esse modo operante,eu me tornei alvo da minha propia cabeça, e com o tempo eu desenvolvendo habitos que nunca fez parte de min, habitos que foi se tornando mais intenso durante os anos e que fazem mau pra min e para tudo ao meu redor .
Tudo isso so se tornou um fardo gigantesco pra min , e sempre me senti sozinho, mesmo tendo pessoas maravilhosas por perto.
o que eu ouvi nesse video tocou meu coração de um jeito que me fez sentir um conforto que eu n sinto desde muito tempo ! E me da esperança que eu posso viver uma vida melhor , que eu posso fazer desse mundo melhor pelos meu olhos .
De toda forma quem OBRIGADO @lutzs por compartilhar esse video .
Obrigado Doutora Nathalie por tomar frente sobre esse tipo de pesquisa
Gostei muito.Gostaria de dizer ,do p ela ampliar o vocabulário,retirando os "tipo isso"tipo aquilo.Com certeza irá vir mais a comunicação e aproveitar mais a mente brilhante que possui.
Paz e bem
Eu tenho picos muito altos de foco em coisas aleatórias. Tipo, comecei a jogar recentemente Assassins creed Odysey e nesse processo, comecei a ter um interesse incomum por esculturas em mármore. Então comecei a pesquisar tudo sobre o processo de criação dos artistas, pesquisei muito sobre Michelangelo, Bernini, Fídias etc. Chegou a um ponto que me atrapalhava no trabalho. Trabalho com desenvolvimento web back-end e no meio do trabalho, começava a pesquisar sobre esculturas e deixava o trabalho de lado, mas depois que aprendo bastante sobre o assunto perco o foco dele.
Pqp compartilhamos da mesma loucura...... Eu tbm joguei o Odyssey e o Origins e fiz coisas parecidas. Fui estudar como as esculturas eram feitas, pintadas e etc e assisti um vídeo de 40 minutos, sobre como o mármore grego é confeccionado desde a pedreira rs.
@@47rm Comecei a jogar o Valhalla, só quero ver o que vai sair disso. kkkkk
@@47rm O Origins pra mim até agora foi o melhor, principalmente porque tenho um enorme fascínio pelo Egito antigo.
@@AndersonSilva-kp5oy Concordo contigo, amigo! Origins é simplesmente surreal e quase uma viagem no tempo. E assim como você, sou fascinado por tudo ligado ao Egito, Suméria, Grécia e civilização Maia e Asteca.
A dificuldade de organização é o fato de que é uma tarefa tão chata que da sono, já tenho tudo na minha mente, pode passar anos que eu lembro onde deixei, prefiro gastar tempo e energia com um desafio digno.
Acho que a maior dor de uma pessoa assim é ver o restante do planeta reclamando por coisas simples, gastando dias para fazer tarefas simples, e o principal, querer conversar sobre conceitos em uma sociedade que só fala de matéria, logo o campo do diálogo se restringe na maior parte do tempo dentro da própria mente.
gente que passa reclamando, são as pessoas mais chatas do mundo. reclamar é a coisa mais sem lógica que existe: ou você aceita porque não pode fazer nada ou vai e faz o que pode ser feito. conheço uma pessoa que reclama todos os dias de dor nas costas, mas nunca foi no médico.
Me sinto assim!!!
Eu também acho que não é dificuldade de organização, mas, desmotivação, falta de vontade. É porque não é desafiador ou porque não faz sentido ou porque lembra algo ou alguém... enfim... as conexões com o sentir.
@@MrProsoft Quando amigos me chamam para conversar porque SÓ querem reclamar é uma tortura. Eu até me afasto de gente assim.
A organização nem sempre é pra não esquecer onde está, derrepente é toque da pessoa, ela pode saber onde está uma agulha colocada dez anos num local não específico, mas um belo dia ela vai checar e pah não está mais, pensa caos😂😂 então é melhor organizar não para si mas para os outros saberem que é ali que tem que estar😂😂😂😂 eu por exemplo gosto de tudo e não tenho curso de nada 😂😂😂 "eletrônica, mecânica, livros principalmente de ciências, tudo" e tenho a ferramenta para quase tudo, imagina se precisar e não estiver lá.... a tese é simples "se um ser humano faz eu também posso , inclusive aprimorar" derrepente demora um pouco mais😂😂 o alemão inventa o japonês aprimora 😂😂
Podcast fantástico, assisti inteiro!!! Tanto a Naty quanto Lutz, brilharam nessa resenha !!!
Nossa esse apresentador é incrível!! Ele deixou ela falar ❤
Fui diagnosticado com altas habilidades/superdotação. Assim como fui diagnosticado com Asperger. Tudo que ela falou coincidiu com coisas que percebi ao longo da minha jornada.
Todo Dev é inteligente meu caro...
puts("é nóis, uai");
Somos únicos e ao mesmo tempo diferentes nossas condições cognitivas e intelectuais é o suficiente para que cada ser humano possa viver neste mundo,pois já vi pessoas tão introvertidas que não conseguem dizer uma só palavra mas com um único gesto cativam todos ao redor ,a vida as vezes não da o que esperamos mas dá tudo que precisamos.
Sim.
TDAH, TH, TEA ... assistindo os vídeos sobre esses assuntos percebi que quando criança e adolescente, tive TODOS esses sintomas, só não tive HIV e DST !
Eu convivi por anos com uma amiga que tem um filho autista severo. Quando escuto o povo falando sobre autismo na Internet, fico me perguntando se realmente essas pessoas já conviveram de verdade e se realmente sabem o que é o autismo no dia a dia.
Eu vejo a luta diária da minha amiga com seu filho e é uma rotina pesadíssima.
Ele tem 25 anos hoje e desde os 13 anos está em uma das melhoras escolas para pessoas com necessidades especiais. A escola ajuda, mas não fez milagre e ele continua não verbal e não pode ficar sozinho nem por um segundo, pois sai correndo na rua e ninguém consegue pegar, quebra as coisas em casa e tem uma força descomunal. Só dorme com ajuda de calmante. Eu já presenciei situações muito difíceis que só quem convive sabe.
@@Francielli-y6m o filho da minha amiga é grau severo e foi diagnosticado antes de completar 1 ano, pois eram muito evidentes as características e a minha amiga tinha situação financeira muito boa então conseguiu leva-lo a um bom médico. Isso há 25 anos. Além dele, conheci crianças grau severo tbm. Todos não verbais e com padrões comportamentais bem específicos e muito difíceis de lidar. As mães enfrentam lutas diárias.
@@Francielli-y6m Eu sou TDAH, não tem absolutamente nada a ver com autismo. O povo está misturando tudo.
O grau dele deve ser alto
Tenho o pré diagnóstico, oficial dado por uma Psiquiatra. Agora estou em fase de Neuroavaliacão, eu sempre descartei essa ideia, mesmo me achando legal. Mas de uns tempo para cá, tenho alguns indicativos, agora falando agora como “possível” portador. Não tem nada de legal e ser assim, a rejeição, dificuldade em se comunicar é evidente esse negócio só traz desvantagem no convívio social. No trabalho é onde mais sofre já tomei chamado do chefe por conta disso, e é um esforço surreal para simplificar ideias que as pessoal já fazem naturalmente. Sem contar na profundidade emocional que faz com que qualquer coisa abale sem motivo de forma profunda.
Ah, não vou mentir não. Muitas pessoal pagam pau para vocês pelas ideias que tem. Ideias real, e não sair replicando fala dos outros. E se você for realmente, não tem essa de você ser “incompreendido” se você se acha assim é porque você não tem. O Qi está justamente na diferença em relação a outras pessoas, e as pessoas devem Sentir essa diferença, se você guiar por suas próprias ideias você está muito fodidão.
Por outro lado, existem pessoas que naturalmente não vai gostar de você por isso. Na real são muitas pessoas.
Para essa galera que quer ser tanto superdotado, se você soubessem como é lidar com isso, as dificuldades que é nas relações. Desejaria a ser normal novamente
Eu aviso, não criem expectativas, faça o teste. Sem diagnóstico não existe superdotação, é apenas 5% da população que tem essa condição estatisticamente não faz sentido esse tando de gente ser.
Eu fui colocado na primeira série com 5 anos e formei no ensino fundamental 12 enquanto muitos já tinham 13. Iria terminar o ensino médio com 17, mas mudei de escola , sofri bullying e me colocaram pra trabalhar com publico em um banco como estagiário. Reprovei no Ensino médio por escassez mental e física (Acordava e saída de casa as 05:30 e chegava em casa 20:00 da noite e ainda tinha que ajudar a limpar a casa que minha mãe narcisista não cuidava, porque passava o dia jogando paciência no computador). Fui julgado como o Galinha, Sem noção, por ter altas habilidades sociais e o que não escutava ninguém por ser independente em 95% das coisas. Não tinha tempo de estudar, tempo de descansar e tirar um tempo sozinho pra mim, não tinha paz pra ver TV ou fazer algo que gostava pois minha mãe era narcisista e sempre me exigia perfeição em tudo. Se você tiver um filho Superdotado, não o pressione esperando super resultados em tudo e não o Julgue quando ele tiver cansado e tiver muitas coisas pra fazer quando não teve tempo de ser quem ele é.
Eu tenho super dotação ,descobri tratando uma depressão e a minha maior dor são os relacionamentos, ela descreveu com exatidão a forma prática como eu vejo os relacionamentos 😂
Curiosidade, vc se acha ou se achou burro em algumas áreas da vida? Apesar de sentir que entende algumas coisas com mais facilidade que outras. Ou é como ela disse? Vc sabe que entende de forma geral tudo mais rápido e mais profundamente que a maioria das pessoas?
Sabe eu vejo os relacionamentos,como coisas com possibilidades.
No caso isso resulta imenso em negocio.
Mas não em relacionamentos humanos😅
Todo relacionamento é ferrado hoje em dia. Não se ache especial. 😆😆😆
@@lemmytorvalds3366 No meu caso eu entendo de forma geral com muita facilidade praticamente tudo, até deduzo as coisas antes de ler sobre o assunto e sempre bate quase 100% com algum estudo especifico, só tenho dificuldade em relacionar com outras pessoas.
Da pra entender outras coisas a partir desse texto
Tema muito interessante! Tenho um filho assim... tão rápido e inteligente que a maioria dos chefes não acompanha e muitas vezes não valoriza. Meio antissocial também.. meio incompreendido. Que é super dotado eu sempre soube mas sobre o TDAH, eu não imaginava. Parabéns! Ajudou muito.
A descrição dela eh precisa. A desconexão com o mundo é real e por diversas vezes eu desejei não ser assim.
Resta 1 opçao as pessoas inteligentes, é explorar as outras. É assim que elas encaixam, não a arranjarem conflitos com os outros ou a tentarem colocar-se ao mesmo nivel.
Que bom que não sou superdotada! Desde criança venho acreditando num sonho, investi e hoje estou realizando, graças a Deus. Minha vida toda se resume a um assunto e nele tenho as frustrações e conquistas, desistir nunca foi uma opção.
Que legal! Pensar e fazer 1 coisa muito bem e perseverar é uma habilidade maravilhosa!
Caí de paraquedas nesse vídeo e me identifiquei com quase tudo que ela falou. Nesse exato momento estou com uma calculadora na mão... Ábaco, conhecido como Soroban. Nunca tinha ouvido falar dessa calculadora até semana passada. Me interessei muito. tirei grana de onde não podia, comprei na amazon, chegou há dois dias e agora estou aqui fazendo cálculos avançados.
Eu sou otima pra organizar e planejar mentalmente.
Por no papel ja me demanda um esforço. Tem vezes que tô a fim e faço com muito prazer.
Agora, por em prática, só consigo uma semana de boa, com disciplina duas, com esforço três. E o maximo que consegui manter um planejamento foi um mês.
Depois me dá um treco e eu tenho que fazer tudo diferente.
É insuportável pra mim ter uma vida monotona, tudo igual.
Ainda bem que eu cresci num mundo cheio de regras.
Mas que desenvolveram meu potencial.
Agora ter acesso a tudo...deve ser dar em louco para uma pessoa sobredotada.
@@jmipraimundo Verdade. Disciplina e rotina sai muito importantes desde o nascimento.
Eu só fui saber disso qdo meu filho ja tinha 3 anos.
Me identifiquei demais com seu relato! É muito triste ver suas ideia sendo executadas e dando certo com outras pessoas 😢
@@univerxoaleatorio6072 ❤️
o problema do papel é que toda vez que você muda de idéia tem que ir lá no papel e corrigir. dá muito trabalho
Fui descoberto na vida adulta. É o que ela disse, que por curiosidade também falo, o mundo é feito para a maioria, e como ela é neurotípica, nós, atípicos ficamos sem chão. É extremamente dificultoso as pessoas acompanharem meu raciocínio, eu tenho forte pré disposição para a área filosófica. Então, vou emendando conceitos em cima de conceitos, e daí pra frente só eu falo, entretanto, uma semana depois, a pessoa entende um pedaço, e começa a falar rsrs. Um dos meus maiores sofrimentos foi desmembrar como nossa sociedade é construída, achar as engrenagens, e a partir disso achar ridículo, comportamentos como seguir horário, almoçar ao meio dia, colocar crianças de 3 anos para ficarem o dia todo dentro de uma sala de aula fechada, indo totalmente contra a biologia delas, entre zilhões de coisas.
Uma das minhas habilidades é a meliponicultura, acabei observando bem como as colônias se estruturam, e se desenvolvem, e cheguei a conclusão que também somos assim, o grande porém, que temos a ideologia inibindo nossa natureza, como a mulher não querer ter filhos por causa da carreira. Então, nas abelhas, são geneticamente diferentes, com leves alterações. Se formos estruturados dessa forma, o superdotado, por exemplo, seria o tipo de pessoa que traria o novo, quebrando facilmente conceitos antigos, visando a prosperidade da colônia, ou humanidade, como vemos em diversos cientistas ou humanistas. O TDAH, talvez seria a pessoa que iria explorar a selva, indo em regiões muito perigosas, em troca da dopamina. Na meliponicultura temos o zangão, a operária, a princesa e a rainha, e a gente? Pensar dessa forma, acabaria de certa forma com o conceito do livre arbítrio, porém, ao exemplo das abelhas, todas prosperam igualmente para o sucesso da colônia, sendo recompensados igualmente.
Isso é um pequeno exemplo de como funcionamos, nossa vida é um furacão diário, quase toda noite tenho sonhos lúcidos, lembro deles, e acham incrível eu sonhar tanto. Somos sensacionais quando resolvemos problemas exatos, que é minha área de formação, mas quando viramos essa mesma face para religião por exemplo, já somos excluídos e taxados de doidos, e ai o cuidado para não entrarmos em depressão. Porém, não paramos, e por tanta persistência vamos mudando algumas pessoas no caminho, e detalhe, também sendo mudados, pois muitos de nós são abertos a aprender, e até "retroceder" para chegar a resposta daquilo que perseguimos. Facilmente sabemos apontar nossos semelhantes, vai alguns nomes que tenho certeza que são, José Saramago, Ernest Gotsch, Eduardo Marinho. As características gritam!
Poderia escrever ao infinito, mas vou parar por aqui, grande abraço e ótimo conteúdo. Viva aos irmãos superdotados.
Perfeito, Edson, um superdotado se identifica na hora com voce, pelas historia, insights, associacoes e ate pela escrita rs. O que ajuda muito, é encontrar os afins, inclusive em comentarios de videos assim.
@@tassaomoura exatamente meu amigo! O louco precisa de contato com seus semelhantes para normalizar sua loucura rsrs
@@edsrochacn Num video do outro psicologo que trabalha com superdotados, ele diz que eles se chamam de Ets mesmo ahhaha um Et fica feliz quando encontra outro da mesma especie rs. Ser chamado de louco pelos neurotipicos é uma otima evidencia de superdotacao, so temos de ter cuidado pra nao assusta los haha
@@tassaomoura kkkkkkkk, pior que é, não tive esse cuidado várias vezes.....rsrs
Encontrei alguem tao doido quanto eu, e eu nem sou superdotada, so tenho TDAH, ainda que me destaque dos outros TDAHs pq nunca tive dificuldade na escola, muito pelo contrario.
A convidada me descreveu na parte de "vencer desafios"; eu realmente tenho muita dificuldade em manter rotina. Perco muito interesse quando já determino que já aprendi o que eu gostaria. Sinto que eu sou muito deslocado porque eu percebo que meus amigos próximos não sentem isso. Eu consigo achar padrões facilmente, mas não gosto de matemática. Inteligência matemática não é o meu ponto forte.
Eu digo que é muito pensamento pra organizar eu começo fazer conexões entre as ideias e elas começãm gerar mais insights tudo ao mesmo tempo me perco na linha de raciocinio pois começo pensar coisas que não avia pensado antes sobre o tema ai quando eu vejo to perdido no assunto.
Eu nasci em cidade, mas fui registrado em cidade do interior (há uma estranha relação aqui), e por conta disso eu detesto vida em cidade, e amo o campo ou sítio e andar descalço, e toda esta liberdade ao ar livre, não sou claustrofóbico, mas mesmo assim me sinto sufocado em viver em cidade e fechado dentro de uma casa não importa o horário, se eu faço algo todos os dias eu fico entediado rápido, tento mudar o foco, mas eu trabalho com meu pai, e meu serviço é sempre a mesma coisa, mês após mês, mas faço com alegria por isso alegrar o meu pai, e graças a Deus por ter um trabalho, nunca trabalhei fora de casa, eu espero que nossa família se mude para a chácara, então poderemos trabalhar lá ao ar livre, também adoro visitar meu avô de 85 no rancho dele, eu admiro a resiliência dele em viver sozinho sempre rodeado de cães e gatos, há sempre a guarda do anjo dele junto lá e Deus também. Obrigado por ler até o final, sejam todos abençoados.❤
Vi muita gente nos comentários que assim como eu teve desde criança essa "condição" anlisada como sendo superdotação por fazer testes de QI e tals sendo sempre altos. Também tive e em fizeram acreditar que eu poderia tipo "ser o que eu quisesse", o que foi uma grande frustração quando não consegui tão cedo. Dai eu mesmo, com cerca de 18 decidi que não era nada disso e busquei lutar nas mesmas condições, hoje com 35 anos digo que venci na vida, sou advogado e bem financeiramente ha vários anos, tendo família, dois filhos etc. A questão é que vi nos comentários muitas frustações por acreditar na superioridade, meu conselhor é esquecer isso e correr atrás. Fiz o teste de QI novamente algum tempo atrás e apesar de alto não deu nada de inacreditável (não sei explicar a razão) mas muito do que foi falado no vídeo me enquadro e algumas coisas luto até hoje, principalmente sobre relacionamentos. Não sei ao certo se no meu tempo não fui bem instruído, já que basicamente sou muito bom em quase tudo que me proponho a fazer (tipo esportes, música, raciocínio lógico, intepretação rápida, etc) mas na verdade nunca quis ser melhor em nada, então em certo ponto vejo que sempre "parei" e comecei algo novo. Mas a vida é assim, temos que aprender a viver e buscar ser feliz a cada instante. Hoje observoi meus filhos e um deles se assemelha a mim, então busco conhecimento e ajuda para que se for o caso de ter uma condição de superdotação ter os cuidados e instruções necessárias.
De todos os comentários aqui, foi com o seu que eu mais me identifiquei. No último mês é que eu fui apresentado ao conceito verdadeiro da superdotação/altas habilidades. No senso popular ficou construído o estereótipo do superdotado como o ser superior, já que é mais inteligente. Mas a verdade é bem assim como vc comentou: os que tem altas habilidades não se sentem e nem tem vontade de serem superiores a ninguém.
mano, ter Qi alto não quer dizer nada, meu Qi é bem baixo e estou conseguindo realizar meus sonhos graças a minha força de vontade, estou terminando de me graduar em engenharia elétrica em uma federal do Paraná, passei em inúmeros concursos, estou aprendendo inglês na raça, vim de família pobre e passei por inúmeros problemas mas sempre me mantive de pé, superdotação não quer dizer nada se vc tiver cabeça fraca, eu também sou muito tímido desse criança até a vida adulta tanto que eu fui perder a virgindade ao 28 anos de idade com a minha primeira namorada, hoje tenho 30, seja superdotado mentalmente e não simplesmente por ter Qi alto.
Minha frustração é encontrar as soluções mas devido a porcaria de país que temos ficar tudo igual!
Mas amo ouvir pessoas dizerem obrigada pela seu conselho e informações me ajudou imenso.❤
A parte do não pode ser feito ou nós dizermos que vai dar errado (dá porque alguém exigiu continuar no erro)
É excruciante...😢
Fui identificado como superdotado quando criança(QI acima de 180). Ela descreveu com precisão várias características minhas. Tenho a minha organização própria (visto pelas outras pessoas como desorganização), perco o interesse logo que aprendo algo, problemas de relacionamento(pois a maioria das pessoas não me entendem ou acompanham), quando vejo alguma coisa, não demoro nem uns 5min pra identificar como funciona, tenho muita facilidade com exatas(lógica), localização espacial, etc.. Com o tempo desenvolvi minhas habilidades de planejamento atrelando elas a lógica, mas foi bem difícil , pois tenho pensamento ramificado sobre qualquer coisa, o que dificulta demais seguir um caminho só. A minha principal dificuldade é com a impulsividade e desistir das coisas depois que entendo.
qi acima de 180 e tu escreve "abilidades".
@@HERTZ7 não tem nada a ver. Burrinho
@@HERTZ7 Erro de Digitação em celular, nunca aconteceu com você? Nunca esbarrou em alguma tecla? E você escreve "tu escreve"? E a conjugação não era pra ser "tu escreves"? Obrigado pela correção mesmo assim, não tinha notado que não tinha saído a letra na hora que digitei dentro do Uber. Agora o relato é de quem sofre com a condição de superdotação e sofre. Não é vantagem nenhuma ter QI alto e QE de uma ameba. A condição te afasta das outras pessoas, você se sente deslocado, frustra, deprime e não faz você ter sucesso na vida (muito pelo contrário).
Você tem hiper foco nos assuntos que gosta e negligencia outros. A cobrança familiar por você ser "inteligente", te "bate nas nádegas" quando você não atinge as expectativas e você chega a conclusão que não há vantagem nenhuma em ter isso. Imagine identificar isso nos anos 80 e passar a vida tendo que se limitar simplesmente pra se encaixar nos padrões! Queria ser comum e não ter passado por isso!
@@paulofabianoverissimobraga3448 é que meu QI é 37
@@HERTZ7 kkkkk ter Qi alto não quer dizer muita coisa, ele esqueceu da crase na frase "atrelando elas à lógica"
Ótima entrevista!
Possuo altas habilidades em algumas áreas, e claro, TDAH, é realmente complicado algumas coisas, como ela disse, mas descobrir é libertador.
Procurem profissionais como essa Neuropsicóloga, parabéns Lutz.
eu realmente aprendi a entender esse mapeamento. Não sou superdotada, pelo contrário, acho que sou bemmmm mediana, mas mapear ás pessoas é complicado, você já sabe o que vai acontecer. E os assuntos também, fico obcecada, depois que descubro, já não tem mas interesse, é bastante complicado seguir uma linha profissional.
É exatamente isso mesmo. Comecei a estudar violão erudito e meu próprio professor falou que o que eu desenvolvi em 3 meses a galera demora 1 ano para mais. O piano nem precisei de métodos, foi mais olhando minha mãe tocar e seguir uma linha lógica.
O foda disso é como a Dra realmente falou, você se sente para cima e muitas horas para baixo. No meu caso eu não digo que tenho dificuldade de me socializar, mas simplesmente não tenho interesse, é como se fosse chato demais " perder " tempo com papo furado, ou chato demais tentando usar uma mascara com um sorriso estando um lixo por dentro.
Sempre indo em busca de novos desafios, e na maioria das vezes perde a graça muito fácil.
Horas você está super animado com um novo desafio, e depois chega momentos que você para e reflete: " Qual o sentido disso tudo? "
Talvez o maior contra seria que muita informação, muitos pensamentos e muitos por quês passam por nós a todo momento.
A minha solução foi focar na PNL, então eu ficava refletindo como meu cérebro se comportava em cada situação e o por que se comportava de tal maneira. Depois disso melhorei muito, é literalmente uma programação neurolinguística.
Meu QI é 146. E simm. O superdotado é vítima de diversos preconceitos ao longo das atividades e relacionamentos da vida. Desde minha adolescência que sequer comento essa condição (seja na família, entre amigos, colegas da escola e do trabalho) pois, as pessoas não nos entendem e sempre acham que "nos exibimos". Sofri, e ainda sofro muito com isso (área acadêmica, área sentimental/pessoal e área profissional). Contudo, o empenho no meu autoconhecimento, meditação, e Inteligência Emocional nos últimos anos tem amenizado muito esse stress contra a "lentidão" do mundo como um todo.
146 ? 😂😂😂😂😂😂😂😂😂. E voce nem sabe pontuação?
Se não fosse a espiritualidade não seríamos nada. Parece a única coisa que consegue nos entender, que é nós mesmos...
146 é uma pontuação bem alta e rara. Você concluiu o diagnóstico de superdotação somente com 1 especialista ou consultou outros?
@@rodrigoadr8086 e o QI só pode ser medido se uma pessoa sabe a lingua a sua propria lingua perfeita!!
@@JoãozinBorn Meu filho, 146 é QI de engenheiro chefe da NASA. Só um oligofrenico acha que um genio comete erros crassos de gramatica.
Sempre achei que tinha algo de diferente da maioria, vendo esse video acho que sou superdotado, me encaixo em tudo. Tenho muita dificuldade com interação social, sempre fui aquela criança chata que queria saber tudo, perguntando tudo e gosto de fazer coisas que me faça usar o cérebro, que me desafia. O grande problema é a ansiedade, principalmente quando vou fazer algo novo, é muito forte, o cérebro tenta resolver, antecipar, todas possibilidades que pode ocorrer, pra não ser pego de surpresa. Eu sempre achei que o mundo não foi criado pra pessoas como eu, pq muitas coisas nao fazem sentido pra mim, mas agora entendo pq.
Não, cara!
Você não é superdotado!
Só é melancólico. 😉
Sou associada da Mensa. O apoio q encontrei com os pares de lá foi indispensável! Muito bom encontrar esses semelhantes. Fez muita diferença pra mim.
Oi Kedman. Quais as vantagens de se associar ao Mensa? Pesquisei e não achei muita coisa. A não ser ter o "título" de associado.
@@fabiocorrea4139Não vale a pena! A MENSA só valoriza o desempenho em exatas! Se você for um Picasso, um Woody Allen, um Mozart, Camões ou um Pelé, eles NÃO vão te aceitar!
4:55 sou *exatamente* assim, um foco absurdo, uma obsessão por algumas coisas, mas quando domino caio no tédio e busco outra coisa, parece um vício, é incontrolável.
Estou feliz com meu QI mediano. Tudo que planejei como formação acadêmica, emprego e estabilidade financeira eu consegui atingir, graças ao meu esforço e foco.
Eu tenho TDAH e descobri por causa da terapia que comecei em 2021. Aos 32 anos. Os padrões que eu acabei por repetir ao longo dos anos. Nas relações e no trabalho. Hoje é libertador porque posso entender que não sou louca, como sempre me chamaram.
Beijo no coração. Sigamos!
@@vanessalouredo6526 🤘🏻🤘🏻🤘🏻
Estou ouvindo essa mulher falar e parece que está me descrevendo....nunca consegui chegar em meninas por que pra mim as coisas são mais práticas e não faz sentido serem diferentes, então sempre sofri com isso. E na faculdade que reprovei 2x no TCC, minhas notas são mt ruins e mesmo sabendo que aquelas notas não me representavam, ficava triste por alguns colegas não querer fazer trabalho comigo. É realmente assustador quando não conhecemos e sabemos que temos TDAH. Hoje olho pra trás e vejo toda a trajetória de sofrimento e dificuldade para passar por algumas coisas e no fundo sempre soube que era muito bom em algumas coisas e no que eu focava, aprendia muito rapido e logo me destacava, o problema está no que eu não tinha interesse, era muito complicado de fazer.
Sou bem sucedido em tudo que gosto e faço, mas descobri tarde que tinha TDAH e por muitas vezes fui isolado ou excluido e não entendia o pq, hoje fico feliz em saber.
Eu também sou assim, eu treinava tudo que eu gostava e aprendia rápido e logo pegava no tédio.
Primeira vez que vejo algo sobre esse assunto e foi na veia pra mim. Realmente bateu tudo, fiz uma vez o teste QI e mesmo alcoolizado passei dos 130 pontos, aprendo tudo que quero mas após conhecer perco o interesse, relacionamento sempre foi ruim, socializar somente com pessoas com diálogos mais evoluídos, sou detalhista e detesto brincadeiras no trabalho. Parabéns sua tese de mestrado está indo muito bem!
Pra quem conseguiu me ver mesmo eu estando invisível, ecrevero este humilde verso, pois a instrumentos que permitem ver no escuro, outros ainda ver o calor, você conseguiu a ferramenta que vê a inteligência, abrindo espaço para aqueles que sofrem em silêncio, com sua empatia acolheu os sonhadores que se julgam super inteligente! Obrigado Dra.
O Brasil tem 2300 superdotados. Vc é um deles irmão?
Gostei muito, não sei se sou superdotado, mas no passado eu ficava lendo as pessoas que ia me relacionar e queimava a largada sempre. Porém acabei entrando em uma relação onde a pessoa não sabia o que queria e com isso fui treinando para agir devagar com as pessoas(é uma merda, mas é bom), gerei uma paciência somente para conversar com as pessoas no mesmo nível. Teve uma época que estava lendo 3 livros, quando terminei montei um roteiro(misturando alguns filmes e os livro que tinha lido). Só estou compartilhando algumas experiências, descarto o fato de ser ou não ser algo! E acho que o maior desafio pra mim pelo menos é alcançar Plutão( que não é mais planeta, mas tem o TOI 700.) Quem é super dotado aí, bora uma corrida para conquistar esse planeta.
Me identifico bastante com isso. Tenho 22 anos, sou formado na área de Filosofia, Administração e TI (voltado na área de Inteligência Artificial). Gosto de me aprofundar em muitas áreas. E sou mto isso q ela disse, me aprofundar em um tema e dps ver outra coisa. Rotina e organização realmente é meu ponto fraco. Gostaria muito de um dia fazer um teste e saber se sou msm superdotado. Que dahora o vídeo.
Rotina é uma coisa sagrada rs e organiza tudo na sua vida. Vocês fez as faculdades de forma simultânea, pois possui 3 graduações de 4 anos, com 22 anos?
@@47rm é K.O dele mano se liga Zé kkkkk
@@Luan4812 kkkkkkkkkkkkkkkkk
@@47rm Fiz Adm e Filosofia simultâneo. Dps iniciei na área de computação, no qual to estudando ainda.
@@Luan4812 Não é K.O. não. Eu fiz adm em faculdade pública e filosofia ead numa facul particular. Durante as aulas de adm, eu ficava lendo livros.
Eu fui superdotado na infância. Nunca estudei, sempre tirei nota boa. Aprendia matemática e física na primeira aula e passava o resto do semestre ensinando os colegas. Mas depois de tantas décadas sem saber como utilizar o cérebro e depois de alguns traumas e muitas noites de insônia, hoje sou uma pessoa totalmente comum. Passei em vestibulinho e concurso público, mas sei que poderia ter ido muito, muito mais longe se tivesse pelo menos uma pessoa, amigo, ou professor para me incentivar.
Muito bom!
Me identifiquei com o que ela falou super, e consegui identificar o motivo de algumas frustrações que antes eu não entendia. Muito obrigado.
Nossa gente que legal, quando eu tinha 12 anos também fui diagnosticado pela minha pediatra como Bem Dotado, é bom saber que não estou sozinho.
Kkkk bem dotado é diferente de superdotado e não diagnóstico
hahahahaha
Minha namorada tbm diagnosticou isso a meu respeito.
Sinto te dizer, mas superdotação é uma condição rara e requer uma bateria de exames e análises, pra constatá-la.
Sua pediatra só é uma mulher emocionada. 😉
Isso não é problema ou doença e sim desenvolvimento avançado todos tem isso, mas alguns vem programado na cabeça e outros desenvolvem. A sociedade vive padrões e qualquer um que sai dessa curva é considerado doente ou problema mental. Sou autodidata e tinha muita dificuldade de conseguir serviços por causa disso. Hoje trabalho pra mim e larguei empresas pra lá e uso meu conhecimento em prol do que sei e aprendo pra mim mesmo e não dependo de empresas e não pretendo usar o que eu sei para empresas ganhar dinheiro fazendo pouco caso de mim !
vc conseguiria dizer algumas atividades suas para conseguir renda?
@@leonelpelusi4232 Sim, mas não obrigando ninguém a isso porque ninguém é obrigado a pagar nada no Brasil, mas aqueles que se sentirem senssibilizados com meu conteúdo e quisessem ajudar de alguma forma eu não veria mau nisso nesse sentido !
Errado, o cérebro do superdotado funciona diferente desde o ventre. É neuroatípico. Os neurônios tem mais ligações e uma camada maior de revestimento de gordura, o que dá maior velocidade às ondas elétricas no cérebro. Resumindo, superdotação não pode ser adquirida. A pessoa pode aumentar a inteligência, mas superdotação é mais do que só inteligência.
Em 15 minutos ela resumiu 4 décadas de sofrimento meu. Impressionante!
Venvanse. De nada!
😂😂😂
@@Vdiagonão funciona pra todos , depende mt do organismo
Pior que agente procura o porquê disso na internet e não tem. Habilidade de ler PESSOAS.
@@EUINABALAVELVocê também tem?
Eu sempre coloquei como um ponto positivo meu, a velocidade de aprendizado, é simplesmente incrível, entrei recentemente em um trabalho, e o rapaz que estava me ensinando, disse que demoram 1 semana e outras até 2 semanas para aprender, e eu aprendi em 3h, para mim não tinha nada demais, e eu tenho isso de ficar super empolgado com algo mas depois de um tempo perde a graça e eu deixo de fazer, porém.... Eu não acho que sou superdotado, mas sim tenho TDAH, pelo fato de outros sintomas, infelizmente não consegui ir ao psiquiatra para fazer a consulta.
olha, você me descreveu em alguns aspectos, a questão é que a organização e a questão comportamental entram em questões espirituais, eu era muito desorganizada e tinha comportamentos muitas vezes inadequados antes do meu despertar em 2018. É aí que entra a questão, porque isso quase nunca ou poucas vezes é visto pelas terapias em geral. 😉
Sou superdotada e realmente leio 5 livros ao mesmo tempo absorvo o conteúdo de todos. Tenho dificuldade com organização e relacionamentos. Hipersensibilidade também é algo que tenho que lidar.
Longe de me gabar por essa condição, me vejo com dificuldade de administrar isso e receosa que não consiga me relacionar de maneira tranquila com alguém
É muito legal ler diversos livros ao mesmo tempo, porque ao decorrer da leitura você vai criando correlações entre esses livros, assim fica mais fácil de relembrar os conteúdos.
Moça, vc só é inteligente.
Não é superdotada.
Sua facilidade em assimilar conteúdos, eu também tenho e, "pasme", uma galera também tem essa facilidade.
Não somos especiais, só sabemos usar corretamente o nosso cérebro.
Sinto desapontá-la. 😉
@@marcelor8497 Tem que fazer muito exame, e eh caro demais, as sessoes que tenho que fazer pra saber o desenvolvimento do meu cerebro e o resultado logico eh totalmente bizarro, prefiro nao citar valores e nem tempo de observacao, mas o proprio diagnostico eh sacanagem kkkkkk
Observacao, se for supertodado(a) mesmo, saiba, nao cite isso ou deixe pessoas saberem, a pressao eh grande
Caraca esta mulher me descreveu... Minha mente é um turbilhão ... Só não sabia que isso era ser superdotado
Já sofri muito por viver rodeado por pessoas que não conseguem acompanhar o meu raciocínio. Imagina dirigir uma Ferrari em uma estrada cheia de radares e carros lentos!!!
Você tocou no ponto exato!
Obrigado por essa entrevista e obrigado por os comentarios todos... entendo-me melhor agora... de um lado é bom mas para relacionamentos é muito complicado, eu tenho 37anos e acho que nunca vou conseguir casar e ter filhos um dia... mas eu agradeço a Deus todods os dias...
Mesmo aqui, já nem me importo com isso mais, então voltei meu foco e minha atenção pra empreender, vai por mim melhor coisa, se vc já ñ for empreendedor, acho q esse é o "fim" q nos resta, quando criança ainda dá pra ser músico (artista no geral), cientista ou qq coisa q quiser kkk
Nossa! Me definiu-o por completo 😮
Adoro conversar com o ChatGPT. 24h disponível, português correto, responde de imediato e mais rápido do que qualquer humano. É sensato, respeitoso, não se ofende. Eu gosto até dos bugs. As tentativas e testes que faço pra conseguir contornar algumas diretrizes são um desafio interessante. Eu não tenho paciência pra ler livros, mas adoro consumir conteúdos diversos q são mais rápidos e não demandam tanta atenção como uma leitura de livro. Gosto de estudar um pouco sobre perfis psicológicos e acho tão idiota as pessoas GOSTAREM de se rotular como Autista ou TDAH. Parece que elas tem a necessidade de se sentir diferente enquanto lutam para serem aceitas como iguais. Eu gosto de me auto conhecer e rótulos seriam apenas para ajudar neste processo. Tem muita coisa pra debater e estou gostando de fazer isso com máquinas. Melhor ouvir ""pi-pi-pi" do que "mi-mi-mi". Parabéns pelo conteúdo apresentado neste vídeo. É raro ver algo realmente bom e útil, embasado em estudos e não em outros vídeos de "eu acho que". Abraço!
Exatamente!
Muito bom!
John Connor tá te vendo fazer amizade com a IA...
@@eme_esse_u😂😂😂😂😂
ótimo vídeo Ícaro, vc poderia se aprofundar mais ainda nesse assunto, fazer uma série sobre o mix e o belting etc.. obg pelos vídeos ❤
É bem estressante, e ter TDAH junto com o AH/SD é basicamente estampar na testa que vc é diferente, as pessoas se ofendem com nossa praticidade e brilhantismo natural, e é difícil desligar isso.
Tadinha gente.
Nunca que uma pessoa com ambas características (na verdade, TDAH é um transtorno neurobiológico) possui praticidade. Nunquinha.
@@Fernanda-sr9zl O nunca se aplica apenas ao que vc conhece então.
O TDAH tem uma série de sintomas, que podem ou não aparecer nas pessoas, assim como as altas habilidades, é uma característica da AH é enxergar caminhos práticos, no meu caso, juntando com a preguiça do TDAH, isso é bem recorrente.
@@blasterbills agora vc explicou melhor. "Enxergar caminhos práticos" não é SER prático (o que eu deduzi que você quis dizer com "ter praticidade"). O TDAH impede ou no mínimo dificulta o exercício da praticidade. Sim, claro, há muitas diferenças.
Mas creio que esta dificuldade executiva é central para todos os casos (seja por desatenção, distração, hiperatividade, impulsividade), evidentemente passível de adaptação, compensação, treino. Enfim, não se consegue ser naturalmente prático tendo TDAH. Por isso, insisto , se gabar de praticidade é estranho para um TDAH 😅 eu sou, além de possuir "alta reserva cognitiva".
@@Fernanda-sr9zlisso vai variar com o ambiente, pra mim, o que sufoca qualquer pessoa, e ainda mais quem tem TDAH, é o fato de não aproveitarem o que é bom e cobrarem o que ele não é tão bom, isso estressa.
Convivo com outros TDAH com AH/SD, e praticidade é algo comum, imaginação do TDAH com conexões das AH permitem isso. Por esse motivo não consigo ver o TDAH isolado afetando da mesma forma uma pessoa que tenha dupla excepcionalidade, são dois fatores afetando o funcionamento total da pessoa.
O ambiente é um fator importante na evolução do domínio de habilidades...
Nunca me senti tão aliviado com um vídeo
Eu fico entusiasmado com novas coisas mas semanas ou meses perco o foco naquilo e parto pra outra coisa fiz um teste de QI uma vez deu 150 pontos . Sempre estou pensando e processando diversas coisas ao mesmo tempo , executando uma tarefa e já pensando em outras coisas e já imaginando como vai ser o resultado final do que estou fazendo , e tenho um dom de ler e ver como é uma pessoa vejo muito nas expressões das pessoas , uma eu gostava muito de ver a série "Lie to me" top de mais .
Consigo analisar as pessoas e saber como ela é , em sua postura,fala , tom de voz , modo de olhar , sem falar diversas vezes com mulheres quando está flertando comigo sinto um cheiro diferente eu sei que está afim .
Eu arrisco dizer que a possibilidade de eu ser super dotado é muito baixa. Porém, isso que foi citado no minuto 8 sempre aconteceu comigo, no primeiro encontro com a minha esposa, eu perguntei diretamente se a gente ia transar. Ela disse que não, me achou um louco e eu disse que já que não íamos transar, eu iria sair pra correr, porque realmente passar todo o protocolo social, além de ser chato, pra mim sempre foi difícil de entender.
Talvez você seja autista. Informe-se a respeito.
Fiquei curioso meu querido. Como foi depois? Vcs estão casados hj né? Como que aconteceu? Conta mais kkkk
@@leonardojean4932 oi, eu sou a esposa hahaha também não sei como que eu fiquei depois disso hahaha acho que sou insistente demais
@@leonardojean4932 oi, eu sou a esposa hahaha também não sei como que eu fiquei depois disso hahaha acho que sou insistente demais
@@leonardojean4932 hahaha. . Então Leonardo, Eu acho que ela de apaixonou pela minha sinceridade e transparência/"inocência". eu dizia coisas como: "sou monogâmico, não minto" xD. Talvez ela nem acreditasse em mim, mas acho que ela gostava da ideia de que realmente existisse alguém assim. Deve ter pensado: "ele é meio estranho, mas é bom pra casar" xD
Eu sabia que tinha algo estranho comigo.
Nunca soube oque era, e eu só descobri porque cheguei com a psicóloga e falei que tinha passado em diversas faculdades e nunca conclui nenhuma e em 4 anos já troquei de empresa umas 8 vezes e agora vou para a nona, justamente porque eu "enjoo" da empresa, depois que eu aprendo tudo oque tinha pra aprender e consigo entregar bastante, eu não consigo me manter motivada por que já sei tudo e faço em 1 hora coisas que geralmente as pessoas fazem em várias horas ou dias.
E depois que foi descoberto junto a psicóloga a AHSD, minha vida fez todo sentido, e agora compreendo melhor meu cérebro, até me emociono em falar essas coisas por que agora consigo por exemplo focar melhor nas minhas atividades e ter mais disciplina tanto para trabalhar com algo que eu goste e mesmo enjoando consigo continuar como também voltar e concluir a faculdade para depois fazer meus vários MBAs que tenho vontade.
Procurem auxílio psicológico, eu só descobri porque as empresas começaram a dar terapia gratuita para colaboradores na pandemia, senão eu nunca teria descoberto e estaria perdida até hoje.
eu acredito que o superdotado sofre com desorganização porque seu foco é direcionado ao que traz resultado aparente imediato; ele é viciado em mostrar aos outros seus feitos incríveis. ele passou a vida toda sendo taxado de louco, quando descobre algo que pode o fazer ser visto como alguém inteligente (o que no caso acontece constantemente), ele inconscientemente se dedica exclusivamente à isso para provar que não é inferior. em outras palavras: organizar um quarto qualquer um consegue.
Ótima entrevista, ótima explicação.!!
Sobre a dificuldade de organização eu já explico agora. A pessoa simplesmente não se importa, em um mundo lógico um objeto estar em um lugar ou outro não faz diferença prática, muitas vezes é estética, ou costume, ou simples padrão comportamental determinadas coisas estarem de determinados jeitos. A pessoa quando só consegue enxergar o sentido prático, não faz diferença se a cueca está na gaveta ou em cima da cama, mas se tiver na cozinha já faz diferença, por questões biológicas, etc.. não sei se fui claro, mas é tipo isso.
Super claro pra mim, faz todo o sentido.
Eu sou dotado, mas não superdotado e sofro muito com relacionamentos, as pessoas normalmente não me entendem ou acabo entendendo elas muito rápido, e isso sempre termina da mesma forma: o afastamento de ambos. Inclusive a menina que eu amava se foi…
Como assim "dotado"?
@@Victor-uf8bhpau grande 😂😂😂
Fiz 2 testes de QI um no modelo americano e outro no modelo europeu, o americano deu 132 e o europeu 134, e se sou superlotado ou não bem isso não faz muita diferença mas minha maior dificuldade é se manter na mesma rotina fazendo a mesma coisa 6 dias da semana. Sobre se relacionar sempre tive dificuldades em jogar o jogo e seus passos. As vezes me bate uma depressão e fico desejando ir embora desse mundo, tudo aqui não faz sentido as vezes. Tenho pena das minhas emoções que ficam o tempo todo tentando me convencer que existe beleza no caos da vida. Bom é isso.
Boa sorte...
Você precisa fazer no mínimo 10 testes diferentes e tirar uma média. Vou usar o meu exemplo. Eu fiz 10 testes. A minha menor pontuação foi 136 e a maior foi 140. Então deu uma média aí de uns 138 de QI. Mas sempre vai dar quase a mesma pontuação. Se a diferença for muito grande, os testes estão sendo feitos de forma errada. Não pode dar mais que 8 pontos de diferença entre um teste e o outro.
Passei por isso alguns anos atrás. É interessante investigar se a depressão ou o sentimento deprimido que você sente não está ligado a uma falta de vitaminas.
Tinha alguma questão de gramática nessa prova?
@@reysonferreira4185 As vezes a auto-correção do teclado erra. Rsrsrs
Eu testei o Q.i. em duas em empresas que eu trabalhei, deu 145 nas duas. A Doutora me descreveu muito bem, sempre consegui antecipar tendência como designer (quando lancaram as bitcoins, eu mineirei 30 bitcoins e deletei a carteira porque nao tinha valor na época). Aprendi violão em um ano sozinho e já estava melhor que todo mundo que eu conhecia que já tocava antes de mim. Aprendi HTML em um fim de semana e na segunda feira assumi um cargo como web designer. Sempre achei isso normal, trabalhando em Home office era exatamente do jeito que ela descreveu, só que como designer. Sempre me achei meio deslocado mesmo, mas aprendi a prever as pessoas pra interagir melhor. Fico extremamente confortável sozinho. Todo mundo tem suas peculiaridades.
Gostei muito da entrevista, a moça fala muito bem!
Meu QI deu 150 quando eu fiz ,na época eu tinha 24 anos e morava no Brasil . Hoje moro no Japão e já resolvi coisas que um japa não conseguiu e fiz em questão de minutos . No final só arrumo inimizades pq as pessoas não entendem esse meu jeito . E olha q não falo nada desse meu QI alto ,pq p mim isso nem tem muito a ver . Hoje em dia a questão de QI está acabando pelo que li . E é isso 🥺
Tá acabando porque você descobriu que um testes não deve determinar se você tem uma capacidade ou não.
Hoje se sabe que sobredotados têm a capacidade de possuir mais facilidade de comunicação entre zonas do cérebro.
Já há exames específicos ciência para isso 😉
vou contar um breve relato da minha vida .
Sempre soube que era estranho sempre ,porem isso me fazia muito mau ,todo mynd me achava ou louco ou retardado .
Nunca vou esquecer a primeira experiencia que foi muito traumatica.
Estudava numa boa escola particular ,e estava com 6 anos no pre , uma professora soube pela minha mae que eu ja sabiar ler .Ela me xolocou na frente de uma turms de 25 crianças que mau sabiam o alfabeto ,ou seja alem da vergonha ,probto virei o et .
Entao ficava meio isolado , tudo que o prof pasava ja sabia ,sobrava tempo pra andar na classe ,porque nao tinha um.amiguinho ,era o excluido .
O tempo foi passando e no quinto ano com varios profesdores ,melhorou um pouco ,pois alfuns professores gostavam muito de mim ,mas logo veio o tedio novsmente ,porem ficar de pe no 5 ano ja era um.problema ,tanto que ia pra diretoria muitaa vezes por comportamento.
mas os "amigos" emfim vieram ,disfarçados de me passa a colla ,virei o rei da cola ,inclusive sofria muito bullyng ,nas fiz amizade com um repetente ,flavio stranbek barros ,um.futuro brilante promotor ,que colova de mim tinha a mais forte bicuda de todos e ainda me protegia dos bullinadores .
Mas,no entanto ,o tedio continuava ,pra deixar as coisas equilibradas descobri que era miope ,e baquele epoca ,ser miope era um sentença de morte ,pra min wue ja era um exilado ,talvez nao fissse o fim do mundo porem ,nso quwria essa sentenca
fui sentar no fubdao ,nao enxergava quase nada ,ai sim ,o desafio vrei a cavalo ,so conseguia ouvir e isso dificultou um pouco , de um sluno dez ,passei a um aluno 6 ,7 a media la era sete ,eu passei raspando ,ai meus pais e professores questionaram oque havia de errado ,simplesmente nso falei que estava ccom dificuldsde de vet ,e pra min era muito legal muito mesmo .
Emfim pra resumir , isso foi a maior vslvuoa de rscape da minha vida ,mas demorei muito pra admitir que nao poderia mentir a vids toda .Ate faculdade fiz com uma miopia de mais de 5 graus ,seriio ,o oculos me mostra um mundo horrivel , cheio de falhas ,quando eu nso uso e um mundo de fantasia , de sombras vagas sem definicao wue me encantam .
Mas isso me custou pregos ,oportunidades boas .
Poderia ser oque quizesse ,mas hoje estou num lugar que nengum.colega que colou de min acredita ,sim ,muitos que colavam de min ,hoje tem dentista ,gerente de banco ,promotor ,ate um medico e eu ,o prodigio ,o diferente , haaaaa serviria pra limpar o lixo deles .haaaaas essa e minga cina ,porem decidi virar a banca ,....... em breve novos episodios haassssaa
Meu irmão é superdotado. Aos 4 anos foi entrevistado e passou no fantástico 😊 no maternal ele ja tinha capacidade de estudar com alunos de 10 anos 😮
Uau 🤩🤩👏👏
Hoje como ele está?
É bem isso, sobre os interesses hahaha. Me incomodo por não seguir com o mesmo engajamento do inicio ao fim, mas hoje sei q é uma realidade.
Sintetizou perfeitamente. A gente pode fazer o que quiser. Sabemos que temos a capacidade, mas precisa ter um sentido mesmo que seja somente o desafio. Geralmente tendemos a estados depressivos. Fazemos muitas coisas que nós seja interessante. Porém coisas simples e banais causam tédio.
Eu fui atrás do meu diagnóstico de TDAH depois de adulta apenas. Meus pais nunca aceitaram a ideia de que eu era diferente das outras crianças, sempre tiveram preconceito. Era ofensivo quando algum professor perguntava algo do tipo, para meus pais o TDAH é doença mental, jamais a filha deles poderia ser doente.
Tive a mesma experiência. Cresci achando que era burra, por ignorância dos pais...
Eu tbm tenho tdah. Nas reuniões de pais e mestres eu era sempre o aluno que "vivia no mundo da lua". Hoje eu sei o porquê disso, e aprendi a me entender pra usar meu "superpoder", o hiperfoco 😅
@@stefanyolvr 2
@@stefanyolvr oloko, te acharem burra foi foda ein 😅😂😂
@@linikerbkkk tive uma professora de inglês q me apelidou de BOB, do fantástico mundo de BOB pq ela falou q via até o balãozinho saindo da minha cabeça quando eu começava a viajar, mal sabia ela q eu viaja nela muitas dessas vezes (ela era "nova" e bem bonita) acho q o cabeção tbm ajudou no apelido rsrsrs quando criança minha cabeça era desproporcional ao corpo
Eu tenho TEA e TDAH, além de ser superdotado. Fiz avaliação neuropsicológica. Muda a perspectiva da vida descobrir.
Caramba, tudo isso. Que complexidade.
Não fiz avaliação, mas tenho características das 3 condições também.
TEA e TDAH ? Nossa cara, voce vai fazer sucesso na vida. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@@rodrigoadr8086 Não entendi a graça.
@@rodrigoadr8086 hj a moda é ter tdah. Se vc ñ tem tdah, vc é "cringe" bicho 😂😂
nunca fiz teste de QI ou qualquer teste de inteligência, mas comecei reparar o quão sempre tive facilidade de aprendizado para qualquer coisa, reformei minha casa sozinho incluindo elétrica, comecei estudar japonês e italiano acabei parando no meio do caminho por preguiça mas o aprendizado foi bem simples, sempre fui aluno nota 10 incluído faculdade e ao menos no meu circulo de pessoa tenho essa dificuldade das pessoas não me acompanhar. Relacionamentos já tive problemas igual que a guria falou, ja sabia oque ia rolar no final e já chamei pra minha casa acabei ficando sem nada. claro tenho coisas que sou horrível como desenho ou 3d, mas sou muito bom edição no photoshop vai entender. não é nenhum diagnostico apenas um relato meu
A sociedade brasileira está totalmente desprezaram para diagnosticar, tratar e lidar com pessoas como nós! Nas maioria das vezes sofremos buling e somos menosprezados e desprezados como sendo esquisitos e problemáticos perturbados.
Parabéns pela forma como os temas são conduzidos..
Me identifico completamente. Me esforço diariamente para não mandar todos que me rodeiam tomarem naquele canto, já que agem com extremo vício pelo que é previsível e banal.
É difícil encontrar alguma originalidade em minha escola, eu analiso frequentemente os padrões e as razões das causas. Sou um isolado, não tenho amigos e finjo ser "burro" (a grosso modo) para que eu não sofra bullying.
Não teria nada contra as pessoas, caso não fosse pelo probleminha da falta de paciência, esmero. É todo mundo muito rápido, querem respostas rasas e vazias mas não é isso que eu valorizo.
Cacilda, uma vida toda me achando um jumento desprezado pelo universo, quando na verdade eu (assim como todas as outras pessoas, claro) tenho meu valor.
Mas sinceramente, apesar de todo o alívio e felicidade que a compreensão do meu ser me causou, to com muita preguiça de me aprofundar nesse assunto, talvez por achar que já sei oq vou ler ou descobrir.
Enfim senhores, desculpe se pareci louco ou exibido, acontece que boa parte das minhas depreciações e culpa por ser quem eu sou se foram.
Tchau, senti vontade de falar 👍
Edit: na vrdd vou me aprofundar sim, foi uma escolha rasa e rapida da minha parte tudo isso kakakak
Se voce mencionou a escola, talvez você esteja no ensino médio. Correto? Talvez o fato dos jovens hoje em dia quererem tudo rápido vem do resultado do uso excessivo de redes sociais. As pessoas riram de mim, mas assim como várias pessoas ja dizem, tudo isto destrói o sistema de recompensa do cérebro. As pessoas assistem vídeos no 3x, ouvem áudios no Whatsapp no 2x, pulam as coisas e etc.
Para uma pessoa nova que nem tem noção de muita coisa, isto é prejudicial pra caramba. No Tiktok eles ensinam qualquer coisa em 30 segundos. Quem vai querer assistir um vídeo de 2 horas sobre um assunto ou ler uma matéria se estes app's mostram tudo no mesmo instante? Tem gente que literalmente não consegue ler um parágrafo de um comentário ou duas linhas!
Eu mudei de cidade a 5 anos. Desde então, conversas que durem mais de 2 minutos se tornaram raros. Eu fui e me forcei a fazer algumas raríssimas conexões. Consegui e foi interessante conversar e falar minhas ideias e não só digitar, pois minha vida mais ''intelectual'' só se desenvolveu na internet, comentando em matérias no UA-cam ou discutindo em grupos no FB. E é muito legal.
Voce não vai encontrar originalidade, pois as pessoas tendem a seguir tendências, moda, gostos, jeito de fazer as coisas, ou opiniões que as encaixem em um grupo específico, assim como outros animais precisam fazer alguns rituais para se encaixar no grupo. Eu tenho piadas horríveis, faço animações asquerosas pra zoar meus amigos, mas são ideias minhas que não copiei de ninguém como o Latino copiava músicas. Praticamente só eu rio com isto, mas é algo original e é muito satisfatório. Para as outras pessoas quando você mostra algo único ou tem ideias interessantes, você é só um louco.