5 PLANTAS QUE VOCÊ PODE COMER E TALVEZ NÃO SAIBA
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- ➡️ Do dia 27 de junho a 03 de julho de 2022, teremos o evento gratuito Bioma Extremo: Mata Atlântica. Nele, iremos realizar 4 aulas inéditas para você aprofundar seu conhecimento botânico e ecológico sobre este que é o Bioma mais biodiverso do mundo! A inscrição é gratuita e você pode se inscrever no link: bit.ly/3MfZ7ym
Obtenha nossa Chave de Identificação de PANC: portalpanc.com....
Neste vídeo, o Biólogo Dr. Rodrigo Polisel conversa com Beatriz Carvalho do perfil @matonoprato, um movimento para estimular a utilização de PANCs (plantas alimentícias não-convencionais) no dia a dia das pessoas!
Saiba algumas curiosidades sobre 5 relevantes espécies de plantas utilizadas como PANCs! Você verá que muitas estão bem próximas de nós e nem imaginamos que são comestíveis. Que tal experimentá-las?
--------------------------------
INSCREVA-SE NO CANAL E RECEBA AVISOS DE NOVOS VÍDEOS
--------------------------------
Conheça os cursos e conteúdos da Brasil Bioma na área ambiental:
1. Brasil Bioma - Cursos Presenciais e Online na área ambiental: www.brasilbiom...
2. Curso "O Segredo da Identificação de Plantas" - nosso PASSO A PASSO em videoaulas mais completo para você aprender a identificar através de caracteres morfológicos e vegetativos: www.taxonomiav...
3. Consultor de Flora PRO - Treinamento Online: consultor.brasi...
4. Livro Definitivo sobre Taxonomia de Campo:
Versão e-book: www.taxonomiave...
Versão impressa: goo.gl/2dqM8E
5. Chave de Identificação de Plantas:
Versão e-book: www.chavedeide...
Versão impressa: goo.gl/7bgZRr
(obs: a versão e-book você recebe como um dos bônus do curso "O Segredo da Identificação de Plantas")
6. Blog eFlora Web: www.efloraweb.c...
7. Programa de Mentoria: lp.brasilbioma...
8. Ouça nossos conteúdos em formato Podcast nos seguintes canais:
Spotify: open.spotify.c...
Google Podcasts: www.google.com...
Apple Podcasts: podcasts.apple...
Pocket Casts: pca.st/ukv3zhwz
Breaker: www.breaker.au...
Sobre a Brasil Bioma:
Fundada pelo Biólogo Dr. Rodrigo Polisel, a Brasil Bioma oferece, desde 2008, capacitação de alto nível a profissionais e estudantes da área ambiental através de cursos presenciais e online. Alcançamos a marca de mais de 2 milhões de visualizações de nossos conteúdos online, e certificamos mais de 6.000 pessoas de todas as regiões do Brasil.
Contato:
E-mail: contato@brasilbioma.com.br
Redes Sociais:
Facebook Brasil Bioma: / brasil.bioma
Instagram Brasil Bioma: / brasilbioma
Linkedin Brasil Bioma: / brasilbioma
Canal Brasil Bioma no Telegram:
t.me/brasilbioma
Facebook Geonoma Florestal: / geonomaflorestal
Instagram Geonoma Florestal: / geonomaflorestal
Eu e a Beatriz Carvalho criamos um E-book que está dando o que falar sobre as PANC! Com ele, você terá uma Chave de Identificação de PANC com mais de 250 espécies classificadas como plantas alimentícias não convencionais para identificar plantas em todos os domínios de vegetação do Brasil. Saiba mais sobre nossa Chave de Identificação de PANC e adquira seu exemplar aqui: portalpanc.com.br/chave-panc
lembra que tem também a taioba de talo roxo, que tem o mesmo desenho, mas é de talo roxo e é venenosa.
@@janavouhndtglock7415 eita
Em nossa casa, em Ipameri, Estado de Goiás, nós já comemos dessas três plantas, que vocês falaram, no vídeo. Semana que vem, por exemplo, já vamos comer, as primeiras folhas de taioba refogas, serralha, serralhinha. Mês passado, nós comemos beldroega. Nós conhecemos essas plantas desde infância. Eu tenho uma pequena história, sobre a beldroega. Meu avô, trabalhava numa plantação de café, com um pessoal e um dia não estava tendo mistura, pra fazer a marmita do pessoal, minha avó fez um pirão, com beldroega, farinha de mandioca e ovos. O pessoal que almoçou naquele dia, ficaram maravilhados com o prato que não conheciam, até queriam saber, que planta era aquela, tão gostosa, com ovos e farinha.
Excelente!
Queria muito um pé dê taioba
Alguém ai jà comeu as filhas da batata doce ?
São tão deliciosas😊
Devem ser cortadas bem fininhas, branqueadas (em água fervendo, escorrer e refolgadas com cebola caramelizada no manteiga,pimenta do R e sal marinho azeite ou oleo de coco. É bem mais gostoso que a couve refolgado.
A serralha associada com a mostarda é uma delícia 👍
Muito importante esse vídeo, porem faltou as imagens das plsntinhas pra pidef identificar melhor...,
Obrigada. Deus lhes abençoe
A serralha, o dente de leão, o botão do estudante tem muito no interior de SP. Conheço demais.
Amei❤🌷
Eu sou palmerinda de Rondônia e amo estes vídeos
Adorei, só faltou fotos das plantas😊
Parabens pelo belo trabalho. Acredito muito na Erva Baleeira.
Amo plantas
A coisa mais importante a fazer quando se fala de PANCs, é mostrar abundantes imagens das mesmas, sob vários ângulos, fases da planta, coloração, o que usar, como identificar etc. Isso o vídeo não faz.
excelente vídio
Eu tenho taioba maa faço ela sem os tolos refogada tudo de bom
Gosteimuito
Adorei.
Conheço várias pancs, adoro, caruru uma delícia
amo as pancs , amigo eu prestei atenção q vc tem a mesma mania q eu, sempre q alguém fala algo eu desvio os olhos , não encaro as pessoas, morro de raiva disso, queria muito olhar nos olhos das pessoas.
Eu prefiro a ora por nobis e a Bertalha. Planto as no meu quintal. Más, gosto demais do Bredo Caruru. A beldroega quase não tem no interior de SP onde moro.
Gostaria de saber o corama. Se ele pode ser usado como verdura no prato.
Gostei vou acompanhar ,amo as plantas e gosto de experimentar tbm novos sabores.
Essa flor roxa que está atrás de vcs é comestível?
Só faltou vcs mostrarem as plantas!
A erva baleeira é panc? Não sabia apesar de usar seca até no feijão
Gostei muito da aula hoje.
Quero seguir.
Boa tarde eu sou lila RN gostaria de adquirir as cementes da erva baleeira tem problema de coluna por favor como fezer
Ameeeeiiiii!!!!!
Como consigo sementes da erva baleeira e baru ?
E onde encontra mudas?
Erva peixinho recomendo
Conheço um montão de pancs. Já comi taioba. No riacho na reserva tem muitas.
Ja comi muita Taioba quando morava no sitío.
BOM DIA. PODE _ SE COMER AS FOLHAS DO CARÁ DO AR OU DO CARÁ SUBTERRÂNEO? SÃO TÃO MACIAS!
Muito bom
Muito legal.
Muito bom o Video..
Poderia fazer agra um outro explicando melhor essa diferença da Taioba, falsa Taioba e o Inhame.. Ficou meio confunso relacionar a explicação com a ilustração..
Parabéns pelo trabalho.. Admirio e absorvo muito os conhecimentos passado..
Puxa obrigado pelo retorno. Vou dar uma olhada nisso e trabalhar em cima. ABS e valeu por seguir o nosso trabalho.
Gostaria de saber mais sobre a baleeira
Bom saber que gostou! Caso possua interesse! Baixe o nosso eBook gratuito sobre PANC. Obtenha nesse link: portalpanc.com.br/matonoprato Abs!
Faltou as imagens das plantas ? mesmo assim grata pelo video.
Eu queria saber sobre a beldroega que é a mais importante das faladas, mas como não foi mencionado.
Porque não mostraram a serralha e as falsas?
Ora pro-nóbis também esta esquecida ,certo dia na feira perguntei a um feirante se ele tinha pra vender, e ele me respondeu "aquilo é uma praga" . Imagina achar que ora pro-nóbis é uma praga , falta de conhecimento é um sério problema .
Verdade é uma planta Maravilhosa ela contem tudo que nosso horganismo precia fax muito bem pra depressão anciedade ela tem muito trtofano eu faço uso diário.
parabens pelo video :))
Excelente vídeo, bem esclarecedor e explicativo, difundindo o papel das PANCs... que a meu ver será a solução do problema da fome na Terra, num futuro próximo....coincidentemente eu tenho 2 videos no meu canal que falam da Beldroega e da Maria pretinha com dicas fantásticas , inclusive receitas, que vale a pena conhecer!! Em tempo: acabei de me inscrever nesse seu cantinho, para te acompanhar....
Não adianta muito falar da planta, sem mostrar a mesma de forma clara. Pois não usam por não conhecer.
Salada PANC MINHA PREFERÊNCIA
1 THANSAGEM
2 ERVA JABUTI
3 SERALHA
4 SAIÃO
5 ALMEIRÃO
CORTO TUDO BEM FINO AS VEZES MESCLO COM AS PLANTAS CONVENCIONAIS UMA DELÍCIA !
Muito bom. Eu a sigo no Instagram. Parabéns pelo vídeo.
Oi boa noite Eu tenho uma planta nativa que eu achei na mata muito linda e eu gostaria de saber que planta que ela tem um tem um jeito assim ser tipo um trançagem mas ela não é dá uma flor bonita eu gostaria de saber que planta que é como eu faço para você ter um número do WhatsApp para vocês manda para mim aí eu mando a foto para você ver para mim que planta que é
FOLHA DEA PLANTA DE MELANCIA DA P COMER ?????
Cadê as fotos?...
Oi Irã. Nos próximos vídeos iremos incluir mais fotos. Pode deixar!
Podiam ter mostrado mais as plantas. Falaram muito das qualidades, como são usadas, mas não pegaram uma planta na mão pra mostrar
Olá Eduardo, obrigado pela crítica construtiva! Estamos produzindo outros vídeos e tomaremos esse cuidado, sim! Continue conosco. Abs!
Eu tenho serralha
Sei q há vários tipos de serralha. Me disseram q tem.uma q é tóxica. É verdade?
Aprecio o caruru o pro nobis Maria gorda e beldroega. Basta refogar e... bom apetite. Coma bem não perca nada.
Boa tarde vcs tem de ter as folhas p fazer comparações. A explicação tá boa mas se ñ mostrar as plantas nós vamos continuar sem saber abs
Viviane trigole concordo com vc !
Único nome que salva YHWH pronuncia YAORROU atos 4:12, canal UA-cam Juarez c Vital.
Bom mas faltou as "fotos ou ilustração para fixação do conteúdo.
Aqui entre nós. E as fotos das plantas? Como identificar se vocês não as mostram? O vídeo sem as imagens das plantas é inútil.
Olá Roberto, obrigado pela crítica construtiva! Estamos produzindo outros vídeos e tomaremos esse cuidado, sim! Continue conosco. Abs!
Fotos 1:50
Não existe falsa taioba o que esisti e taioba e o imnhame taioba tem o talo verde do imnhame o talo e roxo
Deveriam mostrar as diferenças entre a tiaoba e a falsa-taioba. Só com a explicação não fica claro.
Falaram de várias plantas que às vezes conhecemos por outro nome e não sabemos que são comestíveis
Exato
NÃO PUZERAM AS FOTOS DAS PANCS ! FICOU PÉSSIMO
Tem que mostrar a planta seus loucos
Taioba não comestivel o talo é Verde.
Taioba comestivel o talo é acinzentado.
Faltou mostrar as plantas 😐
Irmão do Salchicha
UP
O vídeo não foi espontâneo, muito engessado por parte di do entrevistador, que deveria deixar seu conhecimento e deixar a entrevestada falar com sua linguagem mais simples, a parte da botanica, nesse vídeo nâo deveria tomar o espaço, já que tb foi curto. E ao falar das PANCS deveria se mistrar várias fotos, e não apenas desenhos da botanica.
Você das pancs e não mostra a planta, pra quem quer conhecer ou até identificar. Da próxima tenha o cuidado de colocar pelo menos uma foto da planta. Valeu
Fala, fala mas não mostra nada...
Não adianta. Fala da. Planta e. Não. Mostra