Bullying no Japão - relatos de uma brasileira que vive no Japão

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • Olá pessoal. Hoje eu decidi falar sobre um assunto que talvez não seja muito fácil de escutar, mas que senti que devia ser falado.
    Ijime, Bullying
    Se vc sofre com ijime, ou seu amigo, seu colega de trabalho ou seu filho sofre com ijime e vc quer desabafar, ou quer ajuda com tradução pode mandar mensagem no e-mail abaixo.
    Vou fazer o que estiver ao meu alcance para tentar ajudar.
    sos.estrangeirosnojapao@gmail.com
    se vc souber de alguma página, seja no Facebook, instagram, ou até mesmo telefone de algum lugar que ajuda os estrangeiros que sofrem com bullying por favor comenta aqui em baixo pra ajudar a comunidade estrangeira que vive no Japão. Hoje em dia sei que muitas escolas tem tradutoras mas já ouvi casos de a tradutora fazer pouco caso do que os pais pedem para ser falado para os professores.
    Eu espero que o ijime esteja diminuindo conforme os anos passaram, e que os estrangeiros estejam tendo o apoio necessário nas horas difíceis.
    (Japoneses também sofre muito bullying mas estou falando dos estrangeiros pra ajudar quem não sabe a língua. Mas nenhuma pessoa independente da nacionalidade merece sofrer esse tipo de atrocidade)
    Um beijão no coração de vcs !
    Até o próximo episódio.
    CANAL DE PODCAST
    DEKACÉGO PODCAST:
    / channel
    Spotify:
    bityl.co/AcHm
    Fiquem a vontade em compartilhar ideias, opiniões, conversar, desabafar ou sugerir conteúdos ♡
    Eu espero que vcs tenham gostado ♡
    Até o próximo video !
    Mayumi Momesso-
    ♡Instagram: / ​. .
    ♡Facebook: / mayumi.momesso
    ♡Músicas usadas no vídeo: www.epidemicso...​​​​​​​​​​​
    #Japão #brasileirosnojapão #bullying

КОМЕНТАРІ • 69

  • @MayumiMomesso
    @MayumiMomesso  2 роки тому +9

    Alguém sabe se tem alguma página que ajuda estrangeiros ?

    • @vilaogamer7538
      @vilaogamer7538 2 роки тому

      Gostei da atitude dos seus amigos, merecido pra esses japas

    • @lehitraot07
      @lehitraot07 Рік тому

      Procure por NPO jp.

    • @kuthulunecromancer7717
      @kuthulunecromancer7717 11 місяців тому

      Grave TD em áudio e em vídeo.
      Conte para alguém de sua confiança que está passando por violência (bullying é violência física e psicológica).
      Tire fotos se qqr machucado, prejuízo material.
      NUNCA ANDE SOZINHO.
      NUNCA GUARDE TD PRA SI.
      APRENDA ALGUM TIPO DE AUTO DEFESA.
      Sofri perseguição duas vezes em uma delas, era um idoso que me "stalkeava" e passou a implicar comigo. Essa situação desceu a um ponto que devido a minha depressão e EPT, acabei surtando quando ele me abordou de forma mais agressiva simulando levantar a mão pra mim. Se ele ia me surrar ou não.... Talvez sim.
      Só não aconteceu porque comecei a gritar muito e alto. Na hora uma vizinha e o filho pequeno presenciaram tudo mas, não fizeram nada.
      Às vezes tenho "flash backs" de tds os eventos que me levaram a essa condição.
      p.s. sou japonesa. Tanto japoneses quanto estrangeiros me perguntam se sou mestiça. E acho que é por isso que sou "caçada".
      São traumas que carrego até o fim dessa vida.
      Desculpe o incômodo qqr coisa inadequada que tenha escrito.

  • @user-tj9dh6yx8k
    @user-tj9dh6yx8k 11 місяців тому +27

    Já sofri bullying na época de colégio aqui no Brasil e o que fez o bullying cessar foi revidar fisicamente. Infelizmente é assim que funciona pra resolver esse tipo de situação.

    • @roldkobs
      @roldkobs 5 місяців тому +2

      Aqui, pode até funcionar em certos casos! Mas lá no Japão, se vc fizer isso, ainda mais sendo estrangeiro, vc não vai ter um resultado positivo, podendo até responder na delegacia!!

    • @armando7972
      @armando7972 4 місяці тому +2

      @@roldkobs Vdd, pq sempre as autoridades estarão do lado do japonês agressor.

    • @roldkobs
      @roldkobs 3 місяці тому +1

      @@armando7972 Sim, exatamente!!!

  • @amndnnes
    @amndnnes 5 місяців тому +4

    Sofri bullying quando criança e quando adolescente. Até mesmo depois de adulta tinha que escutar amigos, parentes ou conhecidos falando do meu corpo por eu ser magra demais. É terrível passar por isso sabe, a gente fica sem reação, as vezes paralisa. Sempre foi um bullying verbal, mas já recebi ameaças de apanhar e morria de medo de sair ou ir pra escola por conta das 3 meninas que queria me bater, pq eu não sabia brigar e nunca briguei, nunca quis. Eu consigo me impor e bater de frente verbalmente, mas morro de medo de apanhar demais pq não sei o que fazer. Vejo que auto defesa é muito importante em qualquer fase de nova vida, principlamente para mulheres.

  • @Farofa22
    @Farofa22 2 роки тому +40

    Sofri bullying por 4 anos, por conta do meu peso. Por conta disso, fiz uma "dieta", e saí dos 120kg para 69kg, em apenas 6 meses. Mas por conta desse desespero para perder peso (para deixar de ser o alvo dentro da sala de aula), fiquei muito doente, acarretando em uma anemia profunda, por conta dos alimentos que eu consumia na dieta. Então o meu conselho aqui é: se você está sofrendo bullying, procure ajuda o mais rapido possível, pois isso pode acabar com a sua vida, literalmente.

    • @yabaimai
      @yabaimai Рік тому +3

      Sinto muito por você ter passado por isso. Tb sofri bullying na escola. Adolescente são extremamente crueis.

    • @SamirGraciano
      @SamirGraciano 11 місяців тому +1

      ​@@yabaimaieu também sofri bullying no passado e... adivinha o porque....por eu ser muito quieto e NEGRO 🤦🏾‍♂️. Porém não deixava quieto e revidava na maioria das vezes. Vivíamos e vivemos em uma sociedade de neandertais kofs de 💩 , e neandertais adultos que não valem a 💩 que defecam. Pra essa corja só desejo o pior e quero distância da mesma, pra mim nem valem o meu tempo todos esse vermes da antiga e nova geração a base de leite com pêra 🍐🖕🏾.

  • @MrDiephe
    @MrDiephe 11 місяців тому +3

    Não precisa voltar no tempo, agora, basta falar como você se sentiu para as pessoas que sofreram naquela época... Voltar não muda "de si para si mesmo"... "de si para si" mesmo se omitiu, "de si para si mesmo" se corrigiu... mas quem sofreu foram os outros. Fazer sozinho, seja o errado ou o certo, em todos os casos trata-se apenas de "sentir-se bem".
    Sem julgamentos, entretanto você pode ter mais sorte do que eu (a pessoa ainda deve estar entre os vivos). Tenho certeza que as pessoas envolvidas se sentirão muito bem com o que você disser.

  • @perrito-chistoso-i4l
    @perrito-chistoso-i4l Рік тому +10

    Mayumi, nao se culpe, era o que voce sabia e podia fazer na epoca. Bacana que voce tenta ajudar as pessoas hoje.

  • @Gatitos-i4v
    @Gatitos-i4v 6 днів тому

    Eu sofri bullying da minha professora, eu tinha 11 anos na época. Uma vez a minha professora saiu da cadeira e deu um tapão no meu rosto e na sala não tinha ninguém e não era possível alguém "provar" oque aconteceu comigo. Ela rasgava a minha prova e dizia que eu não estava fazendo nada, ela colocava várias faltas mesmo eu respondo as presença e tudo mais. Por conta dela eu fui reprovado por faltas

  • @user-ph4mu7nz9p
    @user-ph4mu7nz9p 11 місяців тому +2

    A maioria , desses que fazem bullyng são covardes . Nunca fazem isso sozinho . Conheço, porque já sofri bullyng . E geralmente agridem com ações, palavras e sempre se fazem de vítimas , acusando , mentindo , caluniando , na maior cara de pau e querem sempre nos colocar como os vilões e malvados da história. Invertendo sempre a história.

  • @lindomarcabidelligatti9224
    @lindomarcabidelligatti9224 11 місяців тому +4

    SE VC DEMONSTRAR FRAQUEZA ESSE MUNDO TE AGREDIRÁ, REAJA NA PRIMEIRA TENTATIVA E DIFICILMENTE ALGUÉM VAI MEXER COM VC NOVAMENTE. TOCA O TERROR.

  • @gisellemoura5753
    @gisellemoura5753 11 місяців тому +6

    Eu sofri muito bullying na época da escola no Brasil por causa do meu cabelo crespo. Eu sou filha de pai negro e mãe branca e sempre adorei isso. Eu sou extremamente parecida com a minha mãe, mas puxei o cabelo do meu pai. Nossa! Eu paguei todos os meus pecados por causa disso. Sofri muito bullying, mas semprr pensei que os errados eram eles e parece que tinha uma "voz" que sempre me diziam que faziam aquele bullying porque eu não era o padrão de beleza. Apesar de ser alta e magra eu tinha um cabelo fora do padrão para eles. Eu sobrevivi, hoje sou bem-sucedida mas isso me prejudicou muito nos meus relacionamentos. Eu me sentia inferior. Então, eu defendo qualquer um que passe por isso.

    • @hua.cheng.
      @hua.cheng. 6 місяців тому

      Moça vc é perfeita ❤

    • @marinaminato76
      @marinaminato76 3 місяці тому

      Eu tbrm sempre fui chamada de magrela perna de pau voltava sempre triste

  • @Bilabong11
    @Bilabong11 11 місяців тому +4

    Tem bullying mas onde eu estive não tem. 😄

  • @mariosevilio
    @mariosevilio 11 місяців тому +1

    Você é muito sensata e não tem do que se envergonhar por não ter feito algo em relação aos bullyings, pois você era ainda mais jovem. Ganhou um inscrito. Vou assistir seus vídeos e dar muitos likes.

  • @yashizuki
    @yashizuki 11 місяців тому +2

    É triste demais ouvir esses relatos sobre as escolas no Japão, sendo que é um país de primeiro mundo e a educação é levada muito a sério.

  • @lislainerosa1973
    @lislainerosa1973 11 місяців тому +2

    Existem muitos fatores que fazem as crianças passarem por isso no Japão, primeiramente a diferença cultural mesmo, desde brincadeiras, a forma de se expressar, corpo, formato do cabelo ou corpo... tudo que é fora do padrão que eles estão acostumados é passível de bullying. Segundo os pais estrangeiros ´educam´ sem querer a criança em dois extremos: ou como se japonês fosse ´superior´(por conta do trabalho), ou como se tudo só se resolvesse na porrada. Terceiro, a escola japonesa não está preparada e nem ensina as crianças a serem inseridas no ambiente escolar, por exemplo: No Brasil, quando entra na sala uma pessoa nova de outro país, os professores conversam com a turma e tudo mais... e as crianças sentem curiosidade para interagir. Aqui é o oposto as crianças tem medo de conversar, e a escola não faz a ponte. Meu filho passou por isso nos anos inicias da escola e foi muito difícil, tivemos um acompanhamento quase que diário com ele na escola durante 2 anos. As coisas começaram a mudar quando eu fui atrás no Ministério da Educação denunciar a escola e as crianças que praticavam (isso fica registrado na ficha escolar da criança, e é extremamente vergonhoso pros japoneses), logo após denunciar exigi uma reunião com essas mães e as crianças na escola e contei passo a passo tudo o que meu filho ouvia todos os dias de cada um... No final, os questionei como se sentiriam se passassem por aquilo diariamente... saíram chorando da sala e nunca mais incomodaram. Ao mesmo tempo que tudo isso acontecia, fizemos um trabalho maciço de transformação mental no meu menino, fortalecendo a identidade e a força que ele tinha, mostrando o valor e as qualidades que ele poderia oferecer para encontrar bons amigos. Detalhe: ele falava muito bem japonês. O processo foi longo, muito longo.. mas passamos com a graça de Deus, hoje meu menino está no Chugakkou, é líder do Bukatsu (clube de esporte pós aula que é obrigatório fazer) e líder de turma. Já denunciou vários casos de bullying aos professores (e eles esconderam). O trabalho de fortalecimento mental é contínuo, e tentamos hoje sempre ajudar os tantos brasileirinhos ao nosso redor que passam por isso aqui. Não se culpe querida, você também estava numa situação em que você precisava se autoproteger. Obrigada pelo vídeo!

  • @sayuriosakajapan8932
    @sayuriosakajapan8932 2 місяці тому +2

    Eu sou trans e nunca vi um lugar tão cheio de pessoas ruins como em Osaka 😢
    Entrei em uma fábrica e todos os estrangeiros em principal filipinas e até mesmo pessoas da minha terra
    Eu nunca fiz nada de mal pra eles
    E viviam com piadinhas e me atacando até os líderes de linha
    Eu cheguei ao ponto de pensar em fazer besteira
    Talvez essas pessoas agem assim por terem certos desamor na vida e colocam alguém para jogar seus lixinhos
    Eu só queria viver em paz trabalhar tranquila mas era todo dia um inferno 😢
    Hoje eu não sinto raiva dessas pessoas Eu tenho é pena
    👉❤️

    • @Gatitos-i4v
      @Gatitos-i4v 6 днів тому

      Você é linda, amiga eu sinto muito por você ter passado por isso. As pessoas são cruéis e fazem isso apenas para se sentir melhor. E eu espero que hoje em dia você esteja bem ❤

  • @gafanhotobobina
    @gafanhotobobina Рік тому +12

    Eu teria problemas no Japão. Não engulo sapo nem por dinheiro.

    • @hua.cheng.
      @hua.cheng. 6 місяців тому +1

      Também teria poblema

  • @isla4976
    @isla4976 Рік тому +1

    esse vídeo tem que ser mais reconhecido, de ultra importância.

  • @user-ph4mu7nz9p
    @user-ph4mu7nz9p Рік тому +3

    A verdade é que adultos e até idosos , fazem mais bullying que crianças no Japão .

  • @therealmonkfromtibet
    @therealmonkfromtibet 11 місяців тому +2

    O que sofri de bullying na escola no Brasil, já pensei em matar por anos, e até hoje tenho cicatrizes psicológicos. O problema são as crianças (independente da nacionalidade), a educação dos pais, e o monitoramento pelos professores, diretores. O problema do Japão é que os professores, diretores não gostam de assumir riscos, e existe a cultura do GAMAN, que é você ter paciência (engolir sapo em português), que é uma bomba relógio.

  • @kaedavani
    @kaedavani 11 місяців тому +1

    Como procurar ajuda num país que tratam os brasileiros com desprezo, vivi cinco anos no Japão, no ponto de ônibus vc vê a panela de idosos te olhando torto e falando de vc, ainda que não usava roupa sem mangas, roupa (descente), e outras coisas, povo frio, ..os brasileiros vão para lá porque Japão é um país de idosos..então a geração logo vai acabar,. ...mas oque é mais crucial foi que o professor da escola japonesa onde meu neto estudava, falava para ele que tinha que emagrecer todos os dias, na frente de todos os alunos, na saída alguns alunos (japoneses) seguram meu neto e ele vinha sujo e machucado , e ele com medo dizia que tinha caído, um dia minha filha apertou ele, ele veio muito machucado, então minha filha foi na escola....e nada resolvido . Hoje meu neto não estuda mais tem trauma, e escola brasileira lá é muito caro....

  • @enoquenascimentodeoliveira2455
    @enoquenascimentodeoliveira2455 11 місяців тому +1

    9:40 é covardia mesmo não é nada de cultura diferente, já soube de caso que brasileiros revidaram.

  • @hedoneiaescola398
    @hedoneiaescola398 11 місяців тому +1

    Mayumi, "ijime", eu acho, vai muito do ambiente familiar. Os pais deviam ensinar os filhos a respeitar os outros, as diferenças. Meu irmão cuida de 2 netos (os pais trabalham o dia todo). Ele já ensinou sobre isso. E eu reforcei: "Você é um ótimo aluno. Por isso vão zombar de você. Pode ver que, quem vai zombar, é um aluno que tem dificuldade em aprender. Para ele não se sentir inferiorizado, ele finge que quem é o bobo é você. Em geral esse menino tem problema em casa." E outro dia um menino xingou um dos netos do meu irmão. Ele não teve dúvida: encarou o menino e mostrou o dedo do meio. Acabou o bullying na hora.

  • @TainaraSousa-h8k
    @TainaraSousa-h8k 10 місяців тому +1

    O bullyng é uma coisa imatura e sinal de má educação para mim, isso eu estranho da educação japonesa que dizem ser impecável, mas eu sei que nem sempre foi assim no Japão, eu sempre ouvi que em alguns lugares do Japão era pior ou melhor que em outros, também ambientes escolares e trabalho, hoje eu acho que as coisas são piores

    • @gilmarahirakawa2185
      @gilmarahirakawa2185 5 місяців тому +1

      O ensino é blm, a educação no sentido etiqueta também. Porém a cobrança de padrão é disciplina é desde pequeno, não são de muito contato físico desde pequeno. Então no meio dessa cobrança, também cobram dos colegas Porém na imaturidade da idade delas. Extravazam nos outros isso. Tem muitos prós, porém muitos contras. As pessoas fazem vista grossa pra quase tudo pra não invadir o espaço dos outros e acabam por ser mais introvertidas e solitárias mesmo em meio a muitos. Tanto que até pra namorar e casar tem resistência e muitos se afogam em hobbies como jogos, animes, viver por seus ídolos pop. É o que preenche vazio.

  • @leagueofbatatinhafrita9075
    @leagueofbatatinhafrita9075 11 місяців тому +1

    Vou deixar o like pois me sensibilizei com a história da garota pois no meus tempos de ensino médio já presenciei situação pior. A mina não era da minha sala era da pior turma do colégio em termos de educação nem os professores perdiam muito tempo ali cobrando respeito tentando dar a aula(eu percebi assistindo umas aulas naquela turma, vi a diferença de como os professores eram na minha classe e eram naquela turma... eles simplesmente cagavam pra tudo que os desordeiros faziam até porque realmente não respeitavam diferente da minha classe que sim) então nessa turma tinha uma mina gordinha loira com um pouco de espinha não era sinônimo de beleza mas a mina não era nenhuma aberração só tinha uma aparência que não é aquele padrão de beleza pra chamar bonita. Então eu sempre via essa mina isolada no recreio triste e chorando por ter ficado na sala dela entendi o motivo"ela facilmente sofria muito mais que essa mina ai que tu fala no vídeo" a mina tava tão traumatizada e oprimida que um dia no recreio eu vi ela chorando muito eu tentava falar com ela(o único) e ela simplesmente chorava e falava alto pra mim se afastar. Eu ficava triste pois queria ajudá-la com palavras ou de algum jeito mas a mina já tava num estado que não queria nenhum aluno se aproximando dela pois simplesmente a mina dentro da sua sala era oprimida e zuada pela sua classe QUASE INTEIRA!!! As garotas principalmente. Ela chorava e riam dela👍 Se ela fosse da minha classe creio até que seria zuada pois na minha sala rolava zoeira mas tenho certeza absoluta que ela não iria ser infeliz pois na minha classe por mais que tinha zoeira e até um pouco de bullyng naquele nível que ela passava na classe dela impossível, na minha classe ela teria até amigos. Mas na que ela ficou ela só tinha praticamente demônios a atormentando todo dia. Eu nunca vou me esquecer daquela garota. Tem gente na escola que passa até coisa pior mesmo esse caso que contei sendo bem grave e tem traumas de verdade por conta disso que só somem com o tempo.

  • @meunice
    @meunice Рік тому +4

    ...eu não moraria no Japão nem por um decreto, acho tudo muito bizarro por lá, porém bullying existe por todo o mundo !

  • @JANE_ESTER
    @JANE_ESTER 10 місяців тому

    Pré escola , infância
    Ensino fundamental 7 a 14 anos
    Ensino médio até ~ 17 anos
    QUE FASE IMPORTANTE DA VIDA 🏡🚪🛡️🔒

  • @Gatitos-i4v
    @Gatitos-i4v 6 днів тому

    E a segunda vez foi a última, eu dei a surra no menino até hj ele tem uma cicatriz enorme na testa, meu sonho é estudar no Japão. Que Deus me perdoe eu iria...

  • @JANE_ESTER
    @JANE_ESTER 10 місяців тому

    0:48

  • @user-ph4mu7nz9p
    @user-ph4mu7nz9p Рік тому +1

    Engraçado que parece uma bola de neve . O ser humano(se assim pode ser considerado), muitos entram no meio deles e começam a participar disso . E pior se você olha para eles , são todos feios , sem nenhum atrativo para querer julgar , e maltratar os outros .

  • @JANE_ESTER
    @JANE_ESTER 10 місяців тому

    6:19

  • @ORonyOficial
    @ORonyOficial 11 місяців тому

    top, parabéns

  • @JANE_ESTER
    @JANE_ESTER 10 місяців тому

    Crianças com SANGUE RUIM
    🩸💀🇯🇵🗾
    Longe de mim ditas personalidades do mal.

  • @user-ut5mv1mh4j
    @user-ut5mv1mh4j 9 місяців тому

    Nao sei como cheguei aqui... Mais a pessoa sair do brasil e sofre bullying em outro pais e foda 😂😂😂😂😂 sfd se fosse comigo uma cadeira ou outra ia voar 😃👍

  • @hua.cheng.
    @hua.cheng. 6 місяців тому

    Moça qual escola do Japão vc estudo eu to a procura de escola japonesa

  • @kuthulunecromancer7717
    @kuthulunecromancer7717 11 місяців тому +1

    Inveja não é cultura.
    Inveja é falta de empatia.
    Inveja é falta de caráter.
    O que já vi de canalhas que viveram do bom e melhor e de repente o "cacete" veio tudo de uma vez só e com "bônus e juros".
    Canalhas também envelhecem.

  • @kaedavani
    @kaedavani 11 місяців тому

    Essa que o Japão país de cultura milenar, povo limpo educado, sem violência , não é verdade, tanto é que é o país onde tem mais índice de violência, o desamor dos pais (raça fria) muitas cobranças, abuso sexual familiar que é visto dentro da normalidade pela lei, enfim , não existe país perfeito, mas morar no Japão, só para fugir da violência do Brasil, ?! Mãe mata filha coloca na caixa de isopor, filho leva pai para pular da ponte,...e outras que no jornal tv vc não vai ver...as vezes numa aplicativo revista alternativa do Japão....

  • @JANE_ESTER
    @JANE_ESTER 10 місяців тому

    11:00
    É é é é é é é é é...

  • @lucianahelenamoreira8868
    @lucianahelenamoreira8868 11 місяців тому

    acho q ñ ia adiantar muito vc ter tentado fz alguma coisa no passado. o mais provavel é q se vc tentasse defender a sua amiga, vc iria acabar sendo bulinada junto c ela. se pá, até mais q ela, por conta da "ousadia"

  • @JANE_ESTER
    @JANE_ESTER 10 місяців тому

    A gente pensa que conhece um país.
    🤔💭
    😳👂(( 🐦🇯🇵🗾
    Rodrigo 🖊️

  • @user-ph4mu7nz9p
    @user-ph4mu7nz9p 11 місяців тому

    Na época de Jesus , a grande multidão, gritava " crucifica o " entrando na onda dos fariseus . A minha crítica, e também a aqueles que " compram " essa ideia e acaba participando desses atos como um bando de idiotas , ao invés de se opor . Tem muita gente sem noção .

  • @JANE_ESTER
    @JANE_ESTER 10 місяців тому

    1:00
    Tantas REVERÊNCIAS PARA (O) QUÊ ?

  • @danielmonteirotrabalhosman748
    @danielmonteirotrabalhosman748 11 місяців тому

    Ola Mayumi eu Daniel gostei do vídeo, eu tenho uma duvida, enviei mensagem privada.

  • @JANE_ESTER
    @JANE_ESTER 10 місяців тому

    13:27 🇧🇷

  • @LetraA-e2y
    @LetraA-e2y Рік тому +1

    Os diretores dessas escolas ajudavam quem sofria esse tipo de coisa?

    • @lehitraot07
      @lehitraot07 Рік тому

      No Japão, quem sofre "ijime" é que está errado.
      "虐められてる方が悪いんだ!, "Ijimerareteru hou ga waruinda!" Ou seja, como já foi citado acima, "o judiado é quem está errado!"

    • @LetraA-e2y
      @LetraA-e2y Рік тому

      @@lehitraot07 oh meu deus..

  • @leagueofbatatinhafrita9075
    @leagueofbatatinhafrita9075 11 місяців тому +1

    Você não duraria 1 ano numa escola pública do Brasil nos seus tempos de criança ou adolescência. Talvez sim pois aprenderia a ter a mente mais forte. O bullyng e desrespeito nas escolas Japonesas é brincadeira de criança perto das escolas públicas do Brasil e até EUA onde rola até violência e o famoso "te pego lá fora"

  • @kuthulunecromancer7717
    @kuthulunecromancer7717 11 місяців тому +1

    A tia de um vizinho dos meus pais cometeu "self shut down", aí.
    Japonês têm sangue ruim.
    Qual o problema de não ser "padronizado". Um bando de jumentos com viseira e cabresto.
    Crianças aprendem a fazer "bullying" com os pais.