Escrever envolve tanta coisa, meu Deus! Às vezes me sinto desmotivado para escrever, mas muitas vezes também sinto que posso vencer essa batalha. Com a ajuda de escritores, como você, eu me sinto muito mais motivado. Muito obrigado por compartilhar essas dicas.
Certamente! Porém uso prólogo com cautela na maioria das obras! Ficção, terror,suspense etc...lembrando que a aventura já faz parte desses grupos literários!
Eu costumo escrever prólogos. No meu livro atual, segundo da série, coloquei uma cena que antecede outra cena que ocorre no final do primeiro ato. O objetivo é criar uma imagem na cabeça do leitor acerca de um personagem que cresce na história. Não é um texto indispensável, mas denota o que o leitor encontrará ao avançar das páginas. O primeiro livro teve muito romance e mistério, esse é mais voltado para a questão científica, então o prólogo se torna válido - eu acho. :)
Sei que está antigo o vídeo, mas: minha história trata sobre uma mulher que vai ficar grávida e vai fugir (mini spoiler), e pensei que citando o prólogo de como ela iria conhecer o pai da criança pudesse deixar tudo mais explicado, porque não adiantaria já começar o primeiro capítulo e falar "--ok, ela está grávida" sem explicar como toda a trama desenvolveu.
Eu sei que esse vídeo é um pouco antigo e acho que você não vai ver esse coment! Mas , quero lhe agradecer por esses vídeos. Meu sonho é fazer um livro, e com seus vídeos estou aprendendo muitas coisas! Quero muito fazer faculdades que me ajudem com esse 'universo' quando tiver idade Estou anotando tudo em um caderninho! Isso irá me ajudar muito até em redações para a escola. Caso veja esse comentário queria te perguntar sobre o wattpad: Meus dois primeiros e únicos livros (postados) na minha opinião são "vergonhosos", eu não tinha nenhum tipo de noção de como era a escrita de um livro. Você acha que eu devo deixar eles ali ou apaga-lós (que é a minha vontade)?
6 років тому+9
Uma Menina Apenas Olá! Ao invés de apagar por completo, vc pode tirar a publicação e salvar os textos em arquivos no seu pc, ou num pen drive, ou Google Drive etc. Porque às vezes é bom a gente revisitar textos antigos depois, mesmo que a gente não goste daqueles textos, pq às vezes podemos reaproveitar coisas daquelas histórias ou então usar só pro nosso autoconhecimento mesmo. É bom ter um registro do que já fizemos. Eu me arrependo muito de ter apagado o primeiro livro que escrevi, quando eu tinha 12 anos. Então recomendo que vc mantenha uma cópia dos textos, mas quanto a tirar a publicação, vai em frente. Vc não precisa levar a público os textos que não quer que as outras pessoas leiam
Eu sou da opinião de que, o prologo é um espaço a ser aproveitado para enriquecer de muitas formas o universo do seu livro - principalmente se for um universo fantasioso - e eu vejo qualquer forma de enriquecimento do universo de uma história como uma chance que não deve ser desperdiçada. Seja por conteúdo complementar, ou por informações que para alguns podem parecer irrelevantes, mas que ajudam, e veja bem, eu disse apenas ''ajudam'', a dar certa credibilidade, e profundidade nesse mesmo universo.
a wlange deu o exemplo do prólogo sobre uma cena forte e eu lembrei de crepúsculo KKKKKKKKKKKK ela 5seg dps: crepúsculo. eu sou vidente, vey. o pior foi ela rindo quando falou do livro em questão e eu rindo junto, o auge, meu pai.
Estamos escrevendo um livro, e nele incluirmos um prólogo, o prólogo conta do passado do Antagonista, isso ajuda muito na interpretação do leitor, bem pelo menos acredito nisso, muito obrigado pelas dicas...
Tava viajando nas ideias e vim parar aqui uai kkkk, seu canal é muito bom, obrigado pelas Dicas (Sei que faz anos, mas nunca é tarde pra aprender não é mesmo? Hehe). 😉
Oii, to escrevendo um livro e ele é narrado por duas pessoas na primeira pessoa, gostaria de saber se poderia fazer um prólogo sendo narrado na terceira pessoa contando como foi que elas nasceu...
Carolina Silva sim, você tecnicamente pode. Mas, na minha opinião, ficaria mais bonito se não fossem uma das duas ou as duas pessoas narrando, você poderia fazer com um narrador, assim, seria mais dividido e justo para os outros dois personagens.
O último tipo de prólogo é o que chamam de in media res, se não me engano. Acho muito válido, desde que, como você disse, o resto do livro mantenha também o mesmo tom ou fique bem próximo disso.
8 років тому+2
Aaah eu não sabia desse nome! Show!! Já até dei uma pesquisada aqui pra saber mais
Adoro suas dicas. Tô escrevendo um livro e tenho maratonando seus vídeos pra evitar cometer o menor número de erros possíveis. No meu livro, pus um prólogo no início. Seguindo sua dica, vou fazê-lo pequeno, sucinto. Uma pergunta: Você já autopublicou seus livros ou ebook na Amazon Kindle?! Poderia ser tema prum vídeo, caso ainda não tenha feito...
Oi! Amei seu canal. Fiquei a noite toda vendo! hahaha vi alguns vídeos mais de uma vez, anotei muita coisa, dei os likes e coloquei em favoritos, como vc pediu >< Quero mesmo que o canal continue! Tenho vontade de aprender as técnicas pra começar a escrever/me expressar melhor. Obrigada! Beijo!
8 років тому
+Pam Costa Oieeee Muito obrigada!! Dar like, adicionar aos favoritos e compartilhar ajuda muito na divulgação dos vídeos e na colocação deles nos resultados de pesquisa do youtube :D Enfim, fico feliz por conseguir te ajudar!! Beijos e sucesso!
Wlangeee!!!! Eu não sabia desses tipos de prólogos e tal, esse é um vídeo super informativo(como todos os outros)💕 ps.: agora que eu fui ver seus vídeos porque eu não tinha ativado as notificações😂💕
Flange!!! Amei! Lancei meu primeiro romance em formato ebook. Estava em dúvida se meu primeiro capítulo seria ou não, um prólogo. Tem um pouco mais de meia página e diz respeito a uma criança sofrendo um mal de saúde incompreendido até pela medicina (ela e o pai são protagonistas). No último capítulo, esse mal é revelado (mostrado, não contado), esclarecendo o conflito do pai, uma questão impactante na história. Acredito, mudando-se o título do 1º capítulo para prólogo, fará sentido. Obrigado por suas considerações.
Estou escrevendo AGORA um prólogo kkkkk depois de assistir esse vídeo eu fiquei na dúvida se devo usar ou não, até pq é o segundo livro que eu uso prólogo kkkkk No 1º é uma fantasia e o personagem está contando uma história para pessoas e explica o background do universo, como ele funciona e o que aconteceu para chegar no ponto que ele está. Acho ele necessário pelo fato de explicar para o leitor como a magia funciona na história e o que aconteceu com ela. Além de que o personagem em questão volta em outra parte da história. Já o outro prólogo que estou escrevendo agora narra como o personagem principal vai ganhar o objeto de cobiça. Ele acontece com outras personagens sem citar o principal, mas ele está completamente envolvido com essa parte da narrativa e isso é explicado só depois. Nos dois casos os personagens dos prólogos fazem parte da história, só estou utilizando como uma introdução ao universo para não deixar a narrativa tão confuso, pois uma história é uma fantasia medieval em universo paralelo e o outro é uma sci-fy cyberpunk que se passa no ano de 2029, então creio que é preciso algumas explicações sobre a ambientação, já que os personagens principais vivem nesse universo com o conhecimento de como ele funciona e introduzir isso na narrativa de maneira sem parecer didático é meio complicado, por isso uso o prólogo nessas duas questões. Pronto, meu textão kkkkkkkk
8 років тому+4
Hahahahah olá textão, Aaah eu quero fazer mais vídeos sobre ambientação em universos fictícios!!!!
Ficçomos tenho uma pergunta! quero fazer um prólogo sobre o protagonista, ele tem uma doença e o prólogo serviria para falar sobre a infância dele junto do tratamento e das visitas ao médico. mas a estória em si conta apenas com a vida adulta dele, eu também pensei em um diálogo que falaria sobre a infância dele, eu faço o prólogo ou não? 🙂
Adoro suas dicas. As histórias que escrevo são precedidas de um prefácio, com um conto curto que nada tem a ver com a trama principal, mas eu uso como uma metáfora paralela, preparando o leitor para o que ele irá encontrar. Em outra história eu fiz meio que uma apresentação pessoal e o espírito com que me inspirou para escrever.
Minha história começa contando sobre a história de quem era meu personagem na vida passada, e tem sim parte de cenas de ação no capítulo, porém tá contando um acontecimento histórico, por isso acho que eu vou ter que colocar em algum momento um prólogo forte pra interessar quem tá lendo
Discordo que prólogo DEVEM ser eliminados. É claro que ninguém vai inventar colocar um prólogo sem motivo ou só porque acha bonito colocar, né? Nesse caso tudo bem mas se você acha que o prólogo é necessário para a sua história, qual o problema? Tem vários livros com prólogos que nem eram tão necessários e que eu amei mesmo assim.
Eu estava com dificuldade em escrever o meu prólogo, parecia que por mais que eu tentasse ajusta-lo, ele não se encaixava no enredo, como se não tivesse muita relevância coloca-lo ali. Mas esse vídeo tirou todas as minhas dúvidas, obrigada Wlange.
Eu acho prólogo mais necessário em fics de suspense ou terror, com uma cena que irá acontecer, assustadora etc. Acho que fica incrível, só não sei como fazer = /
O prólogo pode ser uma cena que mostre ao leitor sobre o que a história será? Não usei o prólogo para contar o passado da minha personagem, ou os outros exemplos dados no vídeo. Meu prólogo mostra o sonho da minha personagem que é digamos o porquê da história se desenrolar. Aí, logo que o livro começa ela está intrigada com o que aconteceu no sonho, no prólogo. Pode fazer isso?
já virei fã, eu to saindo dos quadrinhos e vou entrar nos livros agora, seu canal ta mto bom. Alias adorei os livros que vc tem ali atras, Stephen King é mestre.
Wlange, você poderia fazer um vídeo com algumas dicas de como fazer um início potente? Do que poderia conter o início para tornar a história interessante para ser lida?
8 років тому+1
+Lobo Ironfur Oie!! Eu já tenho um vídeo assim, se chama "como escrever os primeiros parágrafos de um livro". Se não me engano, deixei nos cards desse vídeo aqui ;)
Eu fiz um prólogo onde o protagonista morreu tentando proteger alguém e dei uma explicação de como ele voltou além de dar um gancho pra entrar com uma pequena mitologia ou credo pro universo do livro. O prólogo poderia ser considerado um capítulo mas era curto demais pra isso, então decidi classificar como prólogo.
Em Eleanor & Park o prólogo é depois da Eleanor (spoiler) ir embora, é o Parker falando sobre ela, sentindo saudade. O leitor poderia até pensar que a garota tinha morrido skdskjd(como eu pensei) e fica pensando nisso, no que aconteceu, o livro todo (pelo menos eu fiquei pensando)
No meu projeto de livro eu tipo misturei as características, onde o prólogo dava informações sobre a história, sobre o que aconteceu como estopim da história; é um clímax, mas no passado, então que trouxe uma consequência no presente narrativo, consequência que construiu ele todo.😅😅😅
Olá!Eu não sei se você vai ler esse comentario,mas eu queria te fazer uma pergunta.Eu estava vendo um vídeo seu de como começar a escrever os primeiros parágrafo,eu comecei a me perguntar. Fica legal o escritor começar com uma frase,ou algo assim,uma frase que o personagem principal gosta,ou uma frase Já escrita ou uma Frase que define um pouco do capítulo :3//Te Adoro♥ Espero que você veja esse comentário,estou com essa pergunta faz tempo *-*♥🍃✨
8 років тому+1
+Loka Tv Oieee! Demorei mas li hahah Acho que pode ficar legal sim! Beijoos e obrigada 💜💜
Sempre tive essa dúvida de prefácio e prologo, ainda bem que sempre fiz o certo sobre intitulação correta, parabéns pelo vídeo srta Wlange, parabéns pelo vídeo.
Por que você não faz um 50 fatos literários sobre você, afinal o argumento já é muito usado, mas é sempre bom saber mais a pessoa que az um canal. Somente uma idéia XD
Se eu for fazer um prólogo do tipo 1, explicando os personagens, mapas ou línguas, é necessário fazer antes o prólogo ou depois que acabar o livro? Porque tenho notado que estou me perdendo muito colocando "is" onde não precisa. O prólogo seria uma forma de organização nesse sentido?
Tô escrevendo um livro, mas ele tem subtramas. Embora a personagem tenha muito destaque e tem um romance entre ela e outro personagem, meu objetivo é fazer uma crítica a sociedade em determinada época, no século 18. Então eu junto esses personagens e a minha protagonista é muito autentica e é contra os padrões de mulheres, ela acha que deve procurar seus direitos e não ser apenas um objetivo que serve apenas para se casar, ter filhos e ser submissa ao marido. Tanto que ela nem quer se casar, mas acaba se casando por ter encontrado alguém que a faz se sentir onde ela quer estar, eles formam um par bonito e harmônico. Só que enquanto isso tem uns subtramas, que é o relacionamento dela com uma tia, com os irmãos, pais e o relacionamento do par dela com a família, digamos que eu vou mostrar algumas situações como uma forma de crítica a sociedade e ao ser humano. E enquando eu vou mostrando eu desenvolvo tanto o relacionamento deles quanto os objetivos dessa personagem, ela é uma jovem-mulher que tem interesse em assuntos que na época não era comum uma mulher estar envolvida. Nisso eu digo sobre negócios, o pai dela é o duque e tem essa influencia dele sobre ela, ele sempre a motiva a querer ser e fazer o que quer então ela cresce sendo bastante diferente do normal e até a chamam de Milady Ousadia, esse nome inclusive é o título. Eu espero não estar falhando no meu trabalho, e decidi que vou por essas informações (subtramas) ao decorrer da história para soar natural e ao mesmo tempo dar atenção a personagem principal, percebi que a melhor narração será em terceira pessoa. É um romance histórico/ficção histórica. Uma vibe dos livros da Jane Austen, eu gosto de romance, mas também gosto de misturar política, direitos, psicologia etc.
Na hipótese de um livro de senvolvimento pessoal que vou usar um conto da mitologia grega como ponto de partida para as reflexões, seria interessante colocar o conto mitológico como prólogo ou como primeiro capítulo?
Eu indo e colocando no prólogo os pais da principal, porque ela era filha de rebeldes e foi criada para fazer parte do grupo, mas os rebeldes, queriam derrubar o reino e submeter todos a sua vontade, só que ela não sabia, porque ela foi criada com a ideia de que os rebeldes queriam derrotar o governo tirano do reino, pra no fim do livro, quando ela estiver em batalha, ser encurralada, falar no que ela acreditava e os soldados desmentirem isso e fazer a principal mudar de lado. Sem sal, clichê, repetitivo? Sim, mas só vai ser publicado no wattpad.
Na minha novela que tem 2 ordens,eu escrevi um prólogo mostrando a história das 2 ordens até chegar nos tempos atuais no Brasil,será que eu devo manter ou descartar? Agora eu buguei!!
Eu fiz um prólogo no ponto de vista de uma das minhas protagonistas, narrando um acontecimento que é basicamente a queda dela...ela era uma pessoa importante e por causa dessa coisa que aconteceu no prólogo não é mais, queria saber se pode fazer isso?
Adorei o vídeo, mas engraçado, né quando é livros já consolidados e famoso sempre se tem uma justificativo por qu~e quetal coisa está ali, mas não que o livro tenha funcionado por causa daquilo aquilo funcionou porque3 o livro inteiro fez sucesso. e a partir de3 então se3 estabelece justificar aquilo. o famoso "efeito mateus".
Bom, eu estou fazendo um livro que tem quatro personagens como principais da história, antes quero dizer que TODOS eles são muito importante para história. A minha história é sobre o desaparecimento de uma garota e eles conhecem a pessoa que desapareceu, pensando nisso eu tenho duas dúvidas: Posso fazer o prólogo em terceira pessoa e o resto da história em primeira pessoa? Tenho quatro personagens principais e quero que todos eles narrem a história, então estava pensando em fazer o seguinte: que os capítulos fossem narrados por cada um deles. Por exemplo: capitulo um narrado pela Júlia, capitulo 2 narrado pela Fernanda... OBS: O prólogo contaria como elas desapareceram.
O meu prólogo será o único momento que será explicado o universo do meu livro. Então no meu caso o prólogo é INDISPENSÁVEL, pois o livro vai falar sobre certos assuntos mas não irá ter explicações
Oii! Não sei se vc vai ler meu comentários, mas eu estou amando seu canal, está me ajudando bastante! Eu tenho uma dúvida se devia ou não deixar meu prólogo. No meu universo existem uma classe de guerreiros poderosos que ao morrerem seus poderes são passados pra outra pessoa. Os guerreiros atuais vivem em uma realidade sem vilões pois eles foram aprisionados em lugares desconhecidos pelos os guerreiros antigos. No meu prólogo um novo vilão surge com o objetivo de trazer os outros de volta (ele tem seus motivos pessoais), e nisso ele mata os guerreiros atuais que passam seus poderes para os protagonistas da história. Não sei se ficou confuso, mas eu gostaria de saber se devo colocar esse prólogo ou não. Obrigado!
Estou escrevendo um livro de ficção científica e gostaria de retratar a Terra daqui a algumas centenas de anos... posso colocar isso em um prólogo ou mando no primeiro capítulo?
Amei? Brigado Wlange, tu é ótima. Eu escrevi um prólogo em terceira pessoa, de uma página e meia, só que a história é em primeira pessoa. Tem algum problema?
8 років тому+4
Obrigadaaaa! Acho que pode causar esse probleminha de criar uma expectativa no leitor que depois não vai ser atendida. No caso, o leitor acharia que a história seria em terceira pessoa. Mas depende também do tipo de história. Por exemplo, o livro Luzes de emergência se acenderão automaticamente, da Luisa Geisler, faz um prólogo em terceira pessoa, aí o livro depois é primeira pessoa, narrado através de cartas do protagonista, e entre um capítulo e outro tem outras cenas em terceira pessoa, do ponto de vista de personagens diferente. E, pro tipo de livro que a Luisa construiu, essa troca de pontos de vista fez muita diferença, de um jeito positivo. Por isso que eu digo, depende da sua história e das necessidades da sua história
Então, eu precisava que fosse em terceira pessoa porque o prólogo adiciona uma informação que é meio oculta do personagem principal, porque ele ainda não nasceu. O personagem que aparece no prólogo é um espírito irracional, que consequentemente habita o corpo de um bebê (que não tem consciência de narração). Então, eu meio que achei melhor aplicar assim. Mas obrigado pela dica, qualquer coisa, conforme o andamento da história, eu mudo alho aqui e ali ^^/
Ficçomos estou escrevendo uma história de fantasia onde há um fato q aconteçeu no passado e que vai influenciar o desenrolar da história pois muita coisa vai girar em torno disso, pois afetou muita coisa no meu mundo e por ter muitas informações resolvi colocar no prólogo neste caso seria uma má idéia?
olha... tem um prologo que eu pensei que seria praticamente o primeiro capitulo... mas estaria ocupando o patamar de prologo e nao de capitulo, por que ele nao seria o esquema de narrativa do livro... ele seria mais uma brincadeira comica que apresentaria todos os personagens. Mas a primeira impressao que cada um teve do outro num MEGA momento de acaso (sera mesmo?) em que ta dando o gatilho da historia de cada um e todos estao no mesmo ambiente...
Os prólogos também podem ser coisas futuras? Um acontecimento futuro, importante, que aconteceria próximo ao final e que ao final disso, seria bom deixar um certo mistério? Do prólogo no caso.
8 років тому+1
+Kisses Teen pode, só cuidado pra não dar spoiler haha
Gostei do canal e das dicas tanto que eu queria pedir uma ajuda. "Bom estou escrevendo um capítulo e deu bloqueio. É sobre uma mulher (Mãe da protagonista) com um médico. so que não tenho em ideia em como criar um diálogo entre eles. Eles se conheceram um dia antes. (O medico ja a conhecia, pois a via todos os dias, mas ela era a primeira vez) Ele já gostava dela, mas não conta para ela pois é tímido e também não quer assusta-la. Eles estão em uma lanchonete/Café. O que faço?
8 років тому
+Samara Carvalho Oiee, que bom que vc gostou! Mas isso que vc ta pedindo é muuuito específico. Por exemplo, eu tenho um vídeo com dicas pra sair do bloqueio criativo, um com dicas pra criar diálogos e um com dicas pra passar emoções através do texto, que podem ser um caminho pra te ajudar a criar... Mas a criação parte de você, sabe? "O que eu faço" é uma pergunta que não sou eu que vou responder, e sim você :)
Aquelas histórias que começam com uma cena do final, e que todo o enredo acontece para tirar as dúvidas que essa cena deixou, isso seria um prólogo? Estou com ideias para uma ficção que no começo realmente ficaria um pouco distante como no exemplo do Crepúsculo que foi dado. Acredito que seria a cereja do bolo eu começar por uma parte da última cena do livro. Começar assim seria um prólogo?
+FabAnd Chic Não, o epílogo é como um capítulo extra no final do livro, dando um desfecho e tal, tipo em A Esperança ou As Vantagens de Ser Invisível ou os livros das Crônicas de Gelo e Fogo
Eu sei que é extremamente ANTIGO e espero que alguém me responda kkkkkk, estou colocando um pequeno prologo no inicio de cada capitulo pois estou fazendo capítulos longos mas que desenvolve bem a historia, posso fazer isso um prologo em cada capitulo ou em alguns capítulos ?
Prólogo é só um, não existe mais de um prólogo na mesma história. Mas vou te dar uma ideia ( na verdade peguei essa ideia do livro O Último Desejo ksk). Bom. No livro O Último Desejo tem uns capítulos aleatórios que acontecem antes de um capítulo oficial, tipo, antes do capítulo 1 aparece um capítulo com um nome aleatório, ex: O FIM. CAPÍTULO 1: Morte. DESTRUIÇÃO. CAPÍTULO 2: Ressurreição. REDENÇÃO. CAPÍTULO 3: DESCOBERTA. E etc... Nesses capítulos aleatórios você pode narrar um acontecimento do passado, do presente ou do futuro, o que quiser. Mas que tenha ligação com a história. Espero ter ajudado ^^
Olhando o seu vídeo parece que o meu prólogo está por aí, mas não tenho certeza então se você conseguir me responder ficarei muito feliz. É que assim, a minha história começa com algo que parece prólogo, mas depois eu escrevi um dia antes. E então começo a contar a história antes daquele ''prólogo'' ter acontecido. Aí em um certo momento eu continuo o que escrevi no prólogo, esse certo momento não demora muito e se eu não me engano acontece em algum capitulo depois(pode também acontecer alguns capítulos depois?) Aí nesse certo momento eu lembro ao leitor tipo que foi depois de tal coisa que aconteceu o que está no prólogo, mas tipo eu não repeti a cena que aconteceu no prólogo, falei bem resumido, sem diálogo, se nada. E essa é uma coisa que não tenho certeza. Você acha que eu preciso repetir toda a cena do prólogo? E isso foi mesmo um prólogo? Bejus flor e muito obrigada você está me ajudando muitooo
8 років тому+1
+Tudo Junto e Misturado não entendi 100% do que vc falou, mas nesse caso não tem muito uma regra de "isso aqui é um prólogo e aquilo ali não é". As funções de prólogo que eu falei no vídeo não são únicas, então não é como se qualquer coisa que fugisse disso deixasse de ser um prólogo. E acho que vc não precisa repetir toda a cena... Mas dá pra repetir tbm, se vc quiser, se for uma cena curta, se vc achar que fica legal. E clarooo que pode fazer os agradecimentos e tudo! É muito bom saber que eu to te ajudando assim 😊 Obrigada pelo carinho e um beijão!!!!
Wlanger quero escrever um livro sobre magia, seres sobrenaturais e etc... Mais não sei descrever as cenas de lutas com poderes magicos ou algo parecido. Pode me ajudar??
8 років тому
*Wlange :) Talvez esse vídeo te ajude: ua-cam.com/video/4iPmM164NZ0/v-deo.html Abraços!!!
wlange vídeo maravilhoso^^ mas posso fazer uma pergunta? Fiz um prólogo que se passa catorze gerações atrás do momento atual da história, onde é narrado acontecimentos que vão ser refletidos no presente atual dos descendentes deles, o tom ficaria muito diferente?
8 років тому+1
Não sei.... Sem ler a história é difícil dizer
8 років тому+1
Aaah e obrigada, que bom que você gostou do vídeo 💜
Tive a ideia de escrever um prólogo após chegar ao terceiro capítulo e perceber que algumas coisas precisavam ser explicadas. Fiz um prólogo curto, narrado pelo protagonista e que faz um resumo de algumas coisas importantes que aconteceram até ali. Agora estou um pouco confusa se é um prólogo válido ou não.
Tenta descobrir quando for revisar, porque eu acho que pelos primeiros capítulos não dá pra entender bem se é útil mesmo. Às vezes a informação que você deu no prólogo poderia ser diluído ao longo da história inteira e talvez até gerar um clímax. Agora eu estou pensando se eu preciso de um prólogo kkkkk
8 років тому+1
Concordo com o Matheus, acho que se vc não conseguir descobrir agora, pode tentar analisar de novo quando você já tiver o primeiro rascunho da sua história
Prólogos são indispensáveis no meu gênero favorito: romance policial. Tipo uma cena de crime no prólogo é expectativas a mil ♥
Sem prólogo parece que fica "manco " o livro! Uso PRÓLOGO em terror,suspense,policial etc...não consigo deixar sem prólogo!
@@Poli-f6w Sim, prólogo é vida.
Quando não a morte em si, apenas pra apresentar a vítima e um pouco do contexto. Tipo "Morte no Nilo" da Agatha Christie.
Eu estava pesquisando como fazer prólogos, torcendo para ter um vídeo do ficçomos... E achei! MUito obrigado Wlange! Sou muito seu fã!
:D
nossa eu tb
Já perdi as contas de quantas vezes você já salvou minha vida no wattpad
genteeee eu amo esse canal. amo essa mulher. mto conteúdo perfeito pra quem ama escrever.
💜💜💜
Ela é muito gata!
Escrever envolve tanta coisa, meu Deus! Às vezes me sinto desmotivado para escrever, mas muitas vezes também sinto que posso vencer essa batalha. Com a ajuda de escritores, como você, eu me sinto muito mais motivado. Muito obrigado por compartilhar essas dicas.
O prólogo é facultativo, porém concordo que se mal usado pode arruinar a experiência do leitor, porém se bem usado pode ser a cereja do bolo.
Certamente! Porém uso prólogo com cautela na maioria das obras! Ficção, terror,suspense etc...lembrando que a aventura já faz parte desses grupos literários!
Eu costumo escrever prólogos. No meu livro atual, segundo da série, coloquei uma cena que antecede outra cena que ocorre no final do primeiro ato. O objetivo é criar uma imagem na cabeça do leitor acerca de um personagem que cresce na história. Não é um texto indispensável, mas denota o que o leitor encontrará ao avançar das páginas. O primeiro livro teve muito romance e mistério, esse é mais voltado para a questão científica, então o prólogo se torna válido - eu acho. :)
Exatamente
Sei que está antigo o vídeo, mas: minha história trata sobre uma mulher que vai ficar grávida e vai fugir (mini spoiler), e pensei que citando o prólogo de como ela iria conhecer o pai da criança pudesse deixar tudo mais explicado, porque não adiantaria já começar o primeiro capítulo e falar "--ok, ela está grávida" sem explicar como toda a trama desenvolveu.
Eu sei que esse vídeo é um pouco antigo e acho que você não vai ver esse coment! Mas , quero lhe agradecer por esses vídeos. Meu sonho é fazer um livro, e com seus vídeos estou aprendendo muitas coisas! Quero muito fazer faculdades que me ajudem com esse 'universo' quando tiver idade
Estou anotando tudo em um caderninho! Isso irá me ajudar muito até em redações para a escola. Caso veja esse comentário queria te perguntar sobre o wattpad:
Meus dois primeiros e únicos livros (postados) na minha opinião são "vergonhosos", eu não tinha nenhum tipo de noção de como era a escrita de um livro. Você acha que eu devo deixar eles ali ou apaga-lós (que é a minha vontade)?
Uma Menina Apenas Olá! Ao invés de apagar por completo, vc pode tirar a publicação e salvar os textos em arquivos no seu pc, ou num pen drive, ou Google Drive etc. Porque às vezes é bom a gente revisitar textos antigos depois, mesmo que a gente não goste daqueles textos, pq às vezes podemos reaproveitar coisas daquelas histórias ou então usar só pro nosso autoconhecimento mesmo. É bom ter um registro do que já fizemos. Eu me arrependo muito de ter apagado o primeiro livro que escrevi, quando eu tinha 12 anos. Então recomendo que vc mantenha uma cópia dos textos, mas quanto a tirar a publicação, vai em frente. Vc não precisa levar a público os textos que não quer que as outras pessoas leiam
cara eu amo você, tu me ajuda muito mesmo obrigada já estou compartilhando para meus amigos escritores
Acho que o prólogo é escrito também com o intuito de orientar e esclarecer sobre algo que não fazeria sentido ser contado no meio da história!
Amando seu canal .... vou conseguir escrever meu livro bjos
Eu sou da opinião de que, o prologo é um espaço a ser aproveitado para enriquecer de muitas formas o universo do seu livro - principalmente se for um universo fantasioso - e eu vejo qualquer forma de enriquecimento do universo de uma história como uma chance que não deve ser desperdiçada. Seja por conteúdo complementar, ou por informações que para alguns podem parecer irrelevantes, mas que ajudam, e veja bem, eu disse apenas ''ajudam'', a dar certa credibilidade, e profundidade nesse mesmo universo.
a wlange deu o exemplo do prólogo sobre uma cena forte e eu lembrei de crepúsculo KKKKKKKKKKKK ela 5seg dps: crepúsculo. eu sou vidente, vey.
o pior foi ela rindo quando falou do livro em questão e eu rindo junto, o auge, meu pai.
Cabe colocar uma cena de suicídio em um prólogo? Pensei que poderia ficar meio pesado demais pro começo (mas o livro em si é bem pesado)
Muito obrigada pela tica
Estamos escrevendo um livro, e nele incluirmos um prólogo, o prólogo conta do passado do Antagonista, isso ajuda muito na interpretação do leitor, bem pelo menos acredito nisso, muito obrigado pelas dicas...
Eu
Tava viajando nas ideias e vim parar aqui uai kkkk, seu canal é muito bom, obrigado pelas Dicas (Sei que faz anos, mas nunca é tarde pra aprender não é mesmo? Hehe). 😉
Oii, to escrevendo um livro e ele é narrado por duas pessoas na primeira pessoa, gostaria de saber se poderia fazer um prólogo sendo narrado na terceira pessoa contando como foi que elas nasceu...
Carolina Silva sim, você tecnicamente pode. Mas, na minha opinião, ficaria mais bonito se não fossem uma das duas ou as duas pessoas narrando, você poderia fazer com um narrador, assim, seria mais dividido e justo para os outros dois personagens.
Vc pode tudo bb
Publicou seu livros?
O LIVRO É LIVRE
Coloque isso na sua cabeça.
De nada.
O último tipo de prólogo é o que chamam de in media res, se não me engano. Acho muito válido, desde que, como você disse, o resto do livro mantenha também o mesmo tom ou fique bem próximo disso.
Aaah eu não sabia desse nome! Show!! Já até dei uma pesquisada aqui pra saber mais
É o prólogo que usam no Resident Evil 6, forçando a pessoa a jogar com o Leon. Eu sinceramente não gosto desse tipo de prólogo.
Excelente aula. Ganhou mais um inscrito
Vc é maravilhosa... Obrigada por todo conteúdo que você traz pra gente
Adoro suas dicas. Tô escrevendo um livro e tenho maratonando seus vídeos pra evitar cometer o menor número de erros possíveis. No meu livro, pus um prólogo no início. Seguindo sua dica, vou fazê-lo pequeno, sucinto. Uma pergunta: Você já autopublicou seus livros ou ebook na Amazon Kindle?! Poderia ser tema prum vídeo, caso ainda não tenha feito...
Oi! Amei seu canal. Fiquei a noite toda vendo! hahaha vi alguns vídeos mais de uma vez, anotei muita coisa, dei os likes e coloquei em favoritos, como vc pediu ><
Quero mesmo que o canal continue! Tenho vontade de aprender as técnicas pra começar a escrever/me expressar melhor. Obrigada! Beijo!
+Pam Costa
Oieeee
Muito obrigada!! Dar like, adicionar aos favoritos e compartilhar ajuda muito na divulgação dos vídeos e na colocação deles nos resultados de pesquisa do youtube :D Enfim, fico feliz por conseguir te ajudar!! Beijos e sucesso!
excelente wlange, justamente o video que eu estava precisando assistir!
Que bom que você gostou!!!
Wlangeee!!!! Eu não sabia desses tipos de prólogos e tal, esse é um vídeo super informativo(como todos os outros)💕
ps.: agora que eu fui ver seus vídeos porque eu não tinha ativado as notificações😂💕
Nossa seu vídeo caiu do céu , estava em dúvida se realmente estava certa em relação meu prólogo , obrigada moça ❤👌👌👏👏
Eu tava pensando em escrever um prólogo, pesquisando cheguei aqui! Fiquei fã, ganhou mais um inscrito!
Flange!!! Amei! Lancei meu primeiro romance em formato ebook. Estava em dúvida se meu primeiro capítulo seria ou não, um prólogo. Tem um pouco mais de meia página e diz respeito a uma criança sofrendo um mal de saúde incompreendido até pela medicina (ela e o pai são protagonistas). No último capítulo, esse mal é revelado (mostrado, não contado), esclarecendo o conflito do pai, uma questão impactante na história. Acredito, mudando-se o título do 1º capítulo para prólogo, fará sentido. Obrigado por suas considerações.
Olá, como é o nome do seu livro e onde encontrar
Eu estou escrevendo uma ficção e usei no prólogo o passado do melhor amigo do protagonista. Será que deixo isso no livro?
Ótima explicação
Estou escrevendo AGORA um prólogo kkkkk depois de assistir esse vídeo eu fiquei na dúvida se devo usar ou não, até pq é o segundo livro que eu uso prólogo kkkkk No 1º é uma fantasia e o personagem está contando uma história para pessoas e explica o background do universo, como ele funciona e o que aconteceu para chegar no ponto que ele está. Acho ele necessário pelo fato de explicar para o leitor como a magia funciona na história e o que aconteceu com ela. Além de que o personagem em questão volta em outra parte da história. Já o outro prólogo que estou escrevendo agora narra como o personagem principal vai ganhar o objeto de cobiça. Ele acontece com outras personagens sem citar o principal, mas ele está completamente envolvido com essa parte da narrativa e isso é explicado só depois. Nos dois casos os personagens dos prólogos fazem parte da história, só estou utilizando como uma introdução ao universo para não deixar a narrativa tão confuso, pois uma história é uma fantasia medieval em universo paralelo e o outro é uma sci-fy cyberpunk que se passa no ano de 2029, então creio que é preciso algumas explicações sobre a ambientação, já que os personagens principais vivem nesse universo com o conhecimento de como ele funciona e introduzir isso na narrativa de maneira sem parecer didático é meio complicado, por isso uso o prólogo nessas duas questões.
Pronto, meu textão kkkkkkkk
Hahahahah olá textão,
Aaah eu quero fazer mais vídeos sobre ambientação em universos fictícios!!!!
Amo esse canal. Acompanho todos os vídeos sempre. Parabéns!!!!! ♥ ♥ ♥
+Lara Carolina Alves Obrigadaaaa ❤
Ficçomos tenho uma pergunta! quero fazer um prólogo sobre o protagonista, ele tem uma doença e o prólogo serviria para falar sobre a infância dele junto do tratamento e das visitas ao médico.
mas a estória em si conta apenas com a vida adulta dele, eu também pensei em um diálogo que falaria sobre a infância dele, eu faço o prólogo ou não? 🙂
Adorei as duas dicas, vou tentar não cometer esses erros na hora de escrever o prólogo.
Show!!!.... Muito bom!!..... Parabéns!!
Adoro suas dicas. As histórias que escrevo são precedidas de um prefácio, com um conto curto que nada tem a ver com a trama principal, mas eu uso como uma metáfora paralela, preparando o leitor para o que ele irá encontrar. Em outra história eu fiz meio que uma apresentação pessoal e o espírito com que me inspirou para escrever.
Minha história começa contando sobre a história de quem era meu personagem na vida passada, e tem sim parte de cenas de ação no capítulo, porém tá contando um acontecimento histórico, por isso acho que eu vou ter que colocar em algum momento um prólogo forte pra interessar quem tá lendo
Discordo que prólogo DEVEM ser eliminados. É claro que ninguém vai inventar colocar um prólogo sem motivo ou só porque acha bonito colocar, né? Nesse caso tudo bem mas se você acha que o prólogo é necessário para a sua história, qual o problema? Tem vários livros com prólogos que nem eram tão necessários e que eu amei mesmo assim.
Eu tenho um dúvida. Eu queria contar no prólogo um acontecimento do passado que impulsionou a história em si. Devo fazer isso?
Amo a parte que ela diz ,antes de comprar saiba qual livro vcs estão comprando rsrs 😂
Acabei de ver seu vídeo, muito bom, vou pegar as dicas pra escrever meu primeiro livro
Obrigado, esse vídeo me destravou...kkk
Eu estava com dificuldade em escrever o meu prólogo, parecia que por mais que eu tentasse ajusta-lo, ele não se encaixava no enredo, como se não tivesse muita relevância coloca-lo ali. Mas esse vídeo tirou todas as minhas dúvidas, obrigada Wlange.
:3
Eu acho prólogo mais necessário em fics de suspense ou terror, com uma cena que irá acontecer, assustadora etc. Acho que fica incrível, só não sei como fazer = /
O prólogo pode ser uma cena que mostre ao leitor sobre o que a história será? Não usei o prólogo para contar o passado da minha personagem, ou os outros exemplos dados no vídeo. Meu prólogo mostra o sonho da minha personagem que é digamos o porquê da história se desenrolar. Aí, logo que o livro começa ela está intrigada com o que aconteceu no sonho, no prólogo. Pode fazer isso?
Uufa! Meu prólogo se encaixa na história!
Nossa eu tô espantado com a qualidade do seu canal! Parabéns! !!
+Blade Tiger Obrigadaaaa!!
já virei fã, eu to saindo dos quadrinhos e vou entrar nos livros agora, seu canal ta mto bom. Alias adorei os livros que vc tem ali atras, Stephen King é mestre.
Eu posso começar o prólogo com o personagem principal?
Wlange, você poderia fazer um vídeo com algumas dicas de como fazer um início potente? Do que poderia conter o início para tornar a história interessante para ser lida?
+Lobo Ironfur Oie!! Eu já tenho um vídeo assim, se chama "como escrever os primeiros parágrafos de um livro". Se não me engano, deixei nos cards desse vídeo aqui ;)
Muito obrigado ^^
Alcateia da Noite Escur
Eu fiz um prólogo onde o protagonista morreu tentando proteger alguém e dei uma explicação de como ele voltou além de dar um gancho pra entrar com uma pequena mitologia ou credo pro universo do livro. O prólogo poderia ser considerado um capítulo mas era curto demais pra isso, então decidi classificar como prólogo.
Em Eleanor & Park o prólogo é depois da Eleanor (spoiler) ir embora, é o Parker falando sobre ela, sentindo saudade. O leitor poderia até pensar que a garota tinha morrido skdskjd(como eu pensei) e fica pensando nisso, no que aconteceu, o livro todo (pelo menos eu fiquei pensando)
Muito boas e úteis observações! Obrigado.
No meu projeto de livro eu tipo misturei as características, onde o prólogo dava informações sobre a história, sobre o que aconteceu como estopim da história; é um clímax, mas no passado, então que trouxe uma consequência no presente narrativo, consequência que construiu ele todo.😅😅😅
Eu amo esse canal! ❤
Olá!Eu não sei se você vai ler esse comentario,mas eu queria te fazer uma pergunta.Eu estava vendo um vídeo seu de como começar a escrever os primeiros parágrafo,eu comecei a me perguntar.
Fica legal o escritor começar com uma frase,ou algo assim,uma frase que o personagem principal gosta,ou uma frase Já escrita ou uma Frase que define um pouco do capítulo :3//Te Adoro♥
Espero que você veja esse comentário,estou com essa pergunta faz tempo *-*♥🍃✨
+Loka Tv Oieee! Demorei mas li hahah
Acho que pode ficar legal sim!
Beijoos e obrigada 💜💜
Sempre tive essa dúvida de prefácio e prologo, ainda bem que sempre fiz o certo sobre intitulação correta, parabéns pelo vídeo srta Wlange, parabéns pelo vídeo.
Ainda bem heheh ;)
Obrigada!!!
Por que você não faz um 50 fatos literários sobre você, afinal o argumento já é muito usado, mas é sempre bom saber mais a pessoa que az um canal. Somente uma idéia XD
Vou pensaaaaaar!
Ficçomos Já é algo positivo tenha um maravilhoso final de semana, beijos e aguardo novo vídeo e quem sabe você faça algo dia ;)
Se eu for fazer um prólogo do tipo 1, explicando os personagens, mapas ou línguas, é necessário fazer antes o prólogo ou depois que acabar o livro?
Porque tenho notado que estou me perdendo muito colocando "is" onde não precisa. O prólogo seria uma forma de organização nesse sentido?
Quando jogava jogos de historias eu numca intendia o significado de prólogo ou pra que ele servia
Você é demais!
Awwn :3
Eu faço um intensivão nesse canal tentando tomar coragem para colocar minhas ideias no papel rs
Tô escrevendo um livro, mas ele tem subtramas.
Embora a personagem tenha muito destaque e tem um romance entre ela e outro personagem, meu objetivo é fazer uma crítica a sociedade em determinada época, no século 18.
Então eu junto esses personagens e a minha protagonista é muito autentica e é contra os padrões de mulheres, ela acha que deve procurar seus direitos e não ser apenas um objetivo que serve apenas para se casar, ter filhos e ser submissa ao marido. Tanto que ela nem quer se casar, mas acaba se casando por ter encontrado alguém que a faz se sentir onde ela quer estar, eles formam um par bonito e harmônico.
Só que enquanto isso tem uns subtramas, que é o relacionamento dela com uma tia, com os irmãos, pais e o relacionamento do par dela com a família, digamos que eu vou mostrar algumas situações como uma forma de crítica a sociedade e ao ser humano.
E enquando eu vou mostrando eu desenvolvo tanto o relacionamento deles quanto os objetivos dessa personagem, ela é uma jovem-mulher que tem interesse em assuntos que na época não era comum uma mulher estar envolvida.
Nisso eu digo sobre negócios, o pai dela é o duque e tem essa influencia dele sobre ela, ele sempre a motiva a querer ser e fazer o que quer então ela cresce sendo bastante diferente do normal e até a chamam de Milady Ousadia, esse nome inclusive é o título.
Eu espero não estar falhando no meu trabalho, e decidi que vou por essas informações (subtramas) ao decorrer da história para soar natural e ao mesmo tempo dar atenção a personagem principal, percebi que a melhor narração será em terceira pessoa.
É um romance histórico/ficção histórica.
Uma vibe dos livros da Jane Austen, eu gosto de romance, mas também gosto de misturar política, direitos, psicologia etc.
"Você corta"
Na hipótese de um livro de senvolvimento pessoal que vou usar um conto da mitologia grega como ponto de partida para as reflexões, seria interessante colocar o conto mitológico como prólogo ou como primeiro capítulo?
Eu fiz isso de colocar no prólogo uma coisa que vai acontecer no futuro do livro.
Eu indo e colocando no prólogo os pais da principal, porque ela era filha de rebeldes e foi criada para fazer parte do grupo, mas os rebeldes, queriam derrubar o reino e submeter todos a sua vontade, só que ela não sabia, porque ela foi criada com a ideia de que os rebeldes queriam derrotar o governo tirano do reino, pra no fim do livro, quando ela estiver em batalha, ser encurralada, falar no que ela acreditava e os soldados desmentirem isso e fazer a principal mudar de lado. Sem sal, clichê, repetitivo? Sim, mas só vai ser publicado no wattpad.
Na minha novela que tem 2 ordens,eu escrevi um prólogo mostrando a história das 2 ordens até chegar nos tempos atuais no Brasil,será que eu devo manter ou descartar? Agora eu buguei!!
Oi Wlange, amei o vídeo, mas só uma correção: o primeiro livro da saga o senhor dos aneis, foi silmarillion na verdade, obrigado;)
Eu fiz um prólogo no ponto de vista de uma das minhas protagonistas, narrando um acontecimento que é basicamente a queda dela...ela era uma pessoa importante e por causa dessa coisa que aconteceu no prólogo não é mais, queria saber se pode fazer isso?
Não manjo muito de escrita, mas acho que o difícil para iniciantes deva ser julgar a importância de um prólogo!
Adorei o vídeo, mas engraçado, né quando é livros já consolidados e famoso sempre se tem uma justificativo por qu~e quetal coisa está ali, mas não que o livro tenha funcionado por causa daquilo aquilo funcionou porque3 o livro inteiro fez sucesso. e a partir de3 então se3 estabelece justificar aquilo. o famoso "efeito mateus".
Eu quero escrever um prólogo que traga reflexão , ao mesmo tempo que diz algumas coisas importantes da história , sem entregar tudo
Ver seus vídeos me dá ideias para meu livro
Bom, eu estou fazendo um livro que tem quatro personagens como principais da história, antes quero dizer que TODOS eles são muito importante para história. A minha história é sobre o desaparecimento de uma garota e eles conhecem a pessoa que desapareceu, pensando nisso eu tenho duas dúvidas:
Posso fazer o prólogo em terceira pessoa e o resto da história em primeira pessoa?
Tenho quatro personagens principais e quero que todos eles narrem a história, então estava pensando em fazer o seguinte: que os capítulos fossem narrados por cada um deles. Por exemplo: capitulo um narrado pela Júlia, capitulo 2 narrado pela Fernanda...
OBS: O prólogo contaria como elas desapareceram.
O meu prólogo será o único momento que será explicado o universo do meu livro. Então no meu caso o prólogo é INDISPENSÁVEL, pois o livro vai falar sobre certos assuntos mas não irá ter explicações
Oii! Não sei se vc vai ler meu comentários, mas eu estou amando seu canal, está me ajudando bastante! Eu tenho uma dúvida se devia ou não deixar meu prólogo. No meu universo existem uma classe de guerreiros poderosos que ao morrerem seus poderes são passados pra outra pessoa. Os guerreiros atuais vivem em uma realidade sem vilões pois eles foram aprisionados em lugares desconhecidos pelos os guerreiros antigos. No meu prólogo um novo vilão surge com o objetivo de trazer os outros de volta (ele tem seus motivos pessoais), e nisso ele mata os guerreiros atuais que passam seus poderes para os protagonistas da história. Não sei se ficou confuso, mas eu gostaria de saber se devo colocar esse prólogo ou não. Obrigado!
Estou escrevendo um livro de ficção científica e gostaria de retratar a Terra daqui a algumas centenas de anos... posso colocar isso em um prólogo ou mando no primeiro capítulo?
Amei? Brigado Wlange, tu é ótima. Eu escrevi um prólogo em terceira pessoa, de uma página e meia, só que a história é em primeira pessoa. Tem algum problema?
Obrigadaaaa! Acho que pode causar esse probleminha de criar uma expectativa no leitor que depois não vai ser atendida. No caso, o leitor acharia que a história seria em terceira pessoa. Mas depende também do tipo de história. Por exemplo, o livro Luzes de emergência se acenderão automaticamente, da Luisa Geisler, faz um prólogo em terceira pessoa, aí o livro depois é primeira pessoa, narrado através de cartas do protagonista, e entre um capítulo e outro tem outras cenas em terceira pessoa, do ponto de vista de personagens diferente. E, pro tipo de livro que a Luisa construiu, essa troca de pontos de vista fez muita diferença, de um jeito positivo. Por isso que eu digo, depende da sua história e das necessidades da sua história
Então, eu precisava que fosse em terceira pessoa porque o prólogo adiciona uma informação que é meio oculta do personagem principal, porque ele ainda não nasceu. O personagem que aparece no prólogo é um espírito irracional, que consequentemente habita o corpo de um bebê (que não tem consciência de narração). Então, eu meio que achei melhor aplicar assim. Mas obrigado pela dica, qualquer coisa, conforme o andamento da história, eu mudo alho aqui e ali ^^/
@@OPamda você por acaso divulgou a história em algum aplicativo?
E sobre colocar o conteúdo de uma carta no prólogo, uma carta que existe no livro mas que não tem como descrever o que está no meio da história?
Ficçomos estou escrevendo uma história de fantasia onde há um fato q aconteçeu no passado e que vai influenciar o desenrolar da história pois muita coisa vai girar em torno disso, pois afetou muita coisa no meu mundo e por ter muitas informações resolvi colocar no prólogo neste caso seria uma má idéia?
Meu prólogo ta no caminho certo então ❤
Ebaaa que bom!!
Faz sentido chamar de prólogo uma faixa de música que retratara o que se falara uma música?
Faz um do prefácio
O prologo pode ser uma frase? Algo pequeno?
seria legal vc fazer um de como fazer o leitor se apeguar aos personagens
+Filipe Bisom Eu tenho um assim, é esse aqui: ua-cam.com/video/dSPBmN1pDYY/v-deo.html
;)
olha... tem um prologo que eu pensei que seria praticamente o primeiro capitulo... mas estaria ocupando o patamar de prologo e nao de capitulo, por que ele nao seria o esquema de narrativa do livro... ele seria mais uma brincadeira comica que apresentaria todos os personagens. Mas a primeira impressao que cada um teve do outro num MEGA momento de acaso (sera mesmo?) em que ta dando o gatilho da historia de cada um e todos estao no mesmo ambiente...
O prólogo do meu livro é basicamente falando o passado do lugar onde os protagonistas trabalham.
Os prólogos também podem ser coisas futuras? Um acontecimento futuro, importante, que aconteceria próximo ao final e que ao final disso, seria bom deixar um certo mistério? Do prólogo no caso.
+Kisses Teen pode, só cuidado pra não dar spoiler haha
Kisses Teen Sim! A Historia Secreta que é um livro incrivel btw usa esse tipo de prologo 😊
Ficçomos No caso, foi um aconntecimento futuro com um misterio.
Eu não curto muito prólogo. mas, tem uns que eu até gosto... o prólogo de Fallen me deixou maluca kkk só fui entender no 3 livro. n curti muito
Gostei do canal e das dicas tanto que eu queria pedir uma ajuda.
"Bom estou escrevendo um capítulo e deu bloqueio. É sobre uma mulher (Mãe da protagonista) com um médico. so que não tenho em ideia em como criar um diálogo entre eles. Eles se conheceram um dia antes. (O medico ja a conhecia, pois a via todos os dias, mas ela era a primeira vez) Ele já gostava dela, mas não conta para ela pois é tímido e também não quer assusta-la. Eles estão em uma lanchonete/Café. O que faço?
+Samara Carvalho Oiee, que bom que vc gostou! Mas isso que vc ta pedindo é muuuito específico. Por exemplo, eu tenho um vídeo com dicas pra sair do bloqueio criativo, um com dicas pra criar diálogos e um com dicas pra passar emoções através do texto, que podem ser um caminho pra te ajudar a criar... Mas a criação parte de você, sabe? "O que eu faço" é uma pergunta que não sou eu que vou responder, e sim você :)
O prólogo do meu conto é a coisa que tá me deixando mais inseguro nessa história toda. Depois de ver esse vídeo, tirei ele fora!
Uso PRÓLOGO, anjo! Porém para o leitor "entrar " ao livro!
Aquelas histórias que começam com uma cena do final, e que todo o enredo acontece para tirar as dúvidas que essa cena deixou, isso seria um prólogo? Estou com ideias para uma ficção que no começo realmente ficaria um pouco distante como no exemplo do Crepúsculo que foi dado. Acredito que seria a cereja do bolo eu começar por uma parte da última cena do livro. Começar assim seria um prólogo?
Sim
Epilogo é a mesma coisa ?
+FabAnd Chic Não, o epílogo é como um capítulo extra no final do livro, dando um desfecho e tal, tipo em A Esperança ou As Vantagens de Ser Invisível ou os livros das Crônicas de Gelo e Fogo
Tá com carinha de quem acabou de acordar. Que bunitinho
Eu sei que é extremamente ANTIGO e espero que alguém me responda kkkkkk, estou colocando um pequeno prologo no inicio de cada capitulo pois estou fazendo capítulos longos mas que desenvolve bem a historia, posso fazer isso um prologo em cada capitulo ou em alguns capítulos ?
Prólogo é só um, não existe mais de um prólogo na mesma história. Mas vou te dar uma ideia ( na verdade peguei essa ideia do livro O Último Desejo ksk). Bom. No livro O Último Desejo tem uns capítulos aleatórios que acontecem antes de um capítulo oficial, tipo, antes do capítulo 1 aparece um capítulo com um nome aleatório, ex:
O FIM.
CAPÍTULO 1: Morte.
DESTRUIÇÃO.
CAPÍTULO 2: Ressurreição.
REDENÇÃO.
CAPÍTULO 3: DESCOBERTA.
E etc...
Nesses capítulos aleatórios você pode narrar um acontecimento do passado, do presente ou do futuro, o que quiser. Mas que tenha ligação com a história. Espero ter ajudado ^^
Olhando o seu vídeo parece que o meu prólogo está por aí, mas não tenho certeza então se você conseguir me responder ficarei muito feliz. É que assim, a minha história começa com algo que parece prólogo, mas depois eu escrevi um dia antes. E então começo a contar a história antes daquele ''prólogo'' ter acontecido. Aí em um certo momento eu continuo o que escrevi no prólogo, esse certo momento não demora muito e se eu não me engano acontece em algum capitulo depois(pode também acontecer alguns capítulos depois?) Aí nesse certo momento eu lembro ao leitor tipo que foi depois de tal coisa que aconteceu o que está no prólogo, mas tipo eu não repeti a cena que aconteceu no prólogo, falei bem resumido, sem diálogo, se nada. E essa é uma coisa que não tenho certeza. Você acha que eu preciso repetir toda a cena do prólogo? E isso foi mesmo um prólogo?
Bejus flor e muito obrigada você está me ajudando muitooo
+Tudo Junto e Misturado não entendi 100% do que vc falou, mas nesse caso não tem muito uma regra de "isso aqui é um prólogo e aquilo ali não é". As funções de prólogo que eu falei no vídeo não são únicas, então não é como se qualquer coisa que fugisse disso deixasse de ser um prólogo. E acho que vc não precisa repetir toda a cena... Mas dá pra repetir tbm, se vc quiser, se for uma cena curta, se vc achar que fica legal.
E clarooo que pode fazer os agradecimentos e tudo! É muito bom saber que eu to te ajudando assim 😊 Obrigada pelo carinho e um beijão!!!!
Hahahaha Entendi já a sua resposta, sei o que farei :D
Muito obrigada por ter aceitado, bejus
Wlanger quero escrever um livro sobre magia, seres sobrenaturais e etc... Mais não sei descrever as cenas de lutas com poderes magicos ou algo parecido. Pode me ajudar??
*Wlange :)
Talvez esse vídeo te ajude: ua-cam.com/video/4iPmM164NZ0/v-deo.html
Abraços!!!
wlange vídeo maravilhoso^^
mas posso fazer uma pergunta?
Fiz um prólogo que se passa catorze gerações atrás do momento atual da história, onde é narrado acontecimentos que vão ser refletidos no presente atual dos descendentes deles, o tom ficaria muito diferente?
Não sei.... Sem ler a história é difícil dizer
Aaah e obrigada, que bom que você gostou do vídeo 💜
De nada^^
Eu que agradeço você responder
Tive a ideia de escrever um prólogo após chegar ao terceiro capítulo e perceber que algumas coisas precisavam ser explicadas. Fiz um prólogo curto, narrado pelo protagonista e que faz um resumo de algumas coisas importantes que aconteceram até ali. Agora estou um pouco confusa se é um prólogo válido ou não.
Tenta descobrir quando for revisar, porque eu acho que pelos primeiros capítulos não dá pra entender bem se é útil mesmo. Às vezes a informação que você deu no prólogo poderia ser diluído ao longo da história inteira e talvez até gerar um clímax.
Agora eu estou pensando se eu preciso de um prólogo kkkkk
Concordo com o Matheus, acho que se vc não conseguir descobrir agora, pode tentar analisar de novo quando você já tiver o primeiro rascunho da sua história
Obrigada Matheus, obrigada Wlange. Vou seguir a dica e terminar a história antes de decidir se devo descartar o prólogo ou não.
Ahhhh, esqueci de falar... como está o planeta é pano de fundo, não é o tema central.