A perda da grande quantidade de areia e a formação do alto degrau nos inúmeros balneários de Matinhos, eu como geólogo já sabia que iria acontecer no inverno. A dinâmica costeira nesta época do ano retrabalha muito a faixa de areia no nosso litoral e os novos depósitos artificiais iriam ser consumiidos e levados para o fundo pelas fortes ondas e correntes marinhas.
Eu imaginava que as estruturas marítimas teriam mais efetividade. Entretanto, espero que os técnicos responsáveis pelas obras estejam de olho e quem sabe publiquem alguma nota para nos deixar mais tranquilos, pois a meu ver, como dito no vídeo, é um pouco preocupante sim. Veremos nas próximas ressacas e mar revoltos se as águas chegarão a Av. Beira Mar, pois se isso ocorrer, ai terá que ter outra intervenção para quem sabe construir outro espigão entre as Guias do Rio Matinhos e o Headland do Riviera.
@@douglas_avellar Novas estrutura marinhas podem ajudar, mas o ideal é ter um estudo mais elaborado da dinâmica de retrabalhamento dos trechos oceânicos, isto para ver se estes tipos de estruturas irão realmente funcionar, e mais, se irão aguentar a erosão nos próximos anos, principalmente a erosão costeira na base destas estruturas que pode fazê-las desmoronar como já aconteceu em outros projetos parecidos.
Concordo, é salutar sobre o tema e daí a importância de abordar essa questão desde já, pois há formas pelo que eu pesquisei de se fazerem os testes para chegar num ideal de contingência para evitar prejuízos maiores. Minha opinião é que eles devem agir antes de acontecer o pior.
Não importa o que aconteça na praia, o importante é que os bolsos dos grandes já está cheio. Agora estão falando da duplicação entre Matinhos e praia de leste. Só campanha política para as eleições e nós vamos pagando tudo isso.
Opa, chegou o oráculo que entende tudo aqui. Vamos ouvir o supremo conhecedor do desenvolvimento urbano. Nos brinde com sua sabedoria, óhhh sábio Guru 🙇♂️
Ótima e triste atualização! O lado norte de cada espigão parece ser mais afetado pela erosão. Na praia central a areia voltou a cobrir as pedras, está ótimo. Na rua D, Praia Grande, não observei perda de areia, somente próximo ao Riviera. Mas ainda estamos no lucro....nem praia e rua existia....
Exatamente isso Acir. Vamos ver o que os técnicos dessa parte da obra falam quem sabe. Meu canal é muito pequeno para gerar qualquer tipo de movimento em que eles se sintam com a necessidade de explicar algo, mas fica o registro aqui.
Lindo. Maravilhoso! Parabéns. Desejo saber quando a Prefeitura de Matinhos vai COMEÇAR a olhar e trabalhar do outro lado da estrada, oposto à praia. Sugestão para você Douglas: depois da próxima chuva, que nem precisa ser muito intensa, suba seu drone e mostre a situação das ruas, verdadeiros rios, ou poças d'agua gigantes por todas elas. Centenas de ruas sem nenhum tipo de calçamento ou asfalto. Penso que seria um vídeo bem interessante, para uma população de milhares de pessoas que pagam impostos e IPTU. 😉
Percebi nesse final de semana a redução na faixa de areia. Tenho um apzinho no Praia Grande e deitado na cama, após o alargamento, via um pouco de areia e logo o mar. Esse final de semana percebi que agora só vejo o mar, como antes das obras.
Calma, ainda temos faixa de areia principalmente no Praia Grande e Flórida. Fica menor lá perto do Riviera 1 bem longe do seu apartamento, no Praia Grande a faixa está em torno de 70m conforme a primeira medição, isso considerando depois do canteiro da restinga.
Parabéns Douglas, ótimo vídeo com assuntos importantes e também preocupante sobre a faixa de areia, será que vai haver reposição da areia no futuro pela draga!
Obrigado. Apenas se for comprovado que há uma erosão precoce e que os espigões não fizeram seu papel de retardação com eficiente. Ainda, se a draga tiver que voltar, pode ter certeza de que haverá custo.
Tmjj altas ondas . progresso..que pontal do Paraná sejacontplado com essa obra irada...o primeiro seja Ipanema o berço do surf do pontal......Tmj douglad
15:50 Vendo pela imagem, nota-se que a faixa de areia tem a meesma extensão do espigão mais ao norte. Se quisessem a faixa maior nesse ponto, não deveriam ter feito o espigão mais longo, com o mesmo comprimento do outro?
O headlamd do Riviera tem a exata extensão do headland do Flórida. 140m de comprimento. As Guias de Correntes do Rio Matinhos, onde eu mostrei que estão instalando a passarela, além da retardação do processo erosivo, tem função de auxílio na foz para a drenagem pluvial. Guia do lado sul tem 327m de extensão, a do lado norte tem 180m de extensão. Lá perto do Headland do Flórida tem 70m a faixa de areia do lado Sul e perto do headland do Riviera tem 30. Difícil de dizer o que deveriam ter feito pra evitar tal problema, isso se já não tiverem previsto quem sabe. Somente se publicarem uma nota esclarecendo a questão que poderemos saber de fato o que está ocorrendo, de maneira oficial.
Se acalmem, a coisa vai piorar e muito nas áreas litorânea do mundo todo, com algumas regiões bem mais críticas. Aqueles que estão pagando horrores no imóveis considerado (pé na areia) vão amargar em prejuízos no futuro e será breve. Fica a dica! Uma pesquisa breve no Google vão entender sobre os avanços das águas.
Neste vídeo eu mostro os estragos da orla aqui e depois mostro os estudos e pesquisas que eu fiz. ua-cam.com/video/q5n0v4VsNjE/v-deo.html Tem muito conteúdo aqui no canal que até hoje é aproveitável.
Todos ficaram dentro do tamanho projetado, pior que eu sou nerd e lembro de cabeça: Guia Sul da Av. Paraná, 207m. Guia Norte, 161m Espigão da Praia Brava, 110m Guia Sul do Rio Matinhos, 327m. Guia Norte, 180m. Headlands do Riviera e Flórida, 140m. Tudo foi feito de acordo com o projetado, mas será que o projeto conseguiu prever a dinâmica certa das marés para coibir a erosão precoce? Talvez o espaçamento tenha ficado grande, mas só os especialistas poderiam responder como resolver isso de maneira efetiva.
Eu acho muito "claustrofóbico" as praias em que o mar é muito próximo às residências, fico pensando em BC, que antes da revitalização, algumas ondas chegavam a bater em alguns prédios, o ser humano é muito corajoso mesmo, eu já sou mais conservador e penso em longuíssimo prazo, já puxaria as residências 1 quadra para trás, ou seja, "inutilizaria" a primeira quadra, aumentaria o nível das casas em pelo menos 1 metro desde a primeira quadra e ainda faria a revitalização da engorda, claro que isso daria muito mais trabalho, tanto jurídico, conversa com moradores que seriam deslocados e tudo mais, quanto o próprio trabalho da obra, mas ao meu ver é algo que poderia durar sei lá, uns 500 anos, e não 100 ou menos, que é o que eu já ouvi dizer que essas engordas duram, a depender de todo o decorrer climático ao longo das décadas. Mas, por agora, pelo menos tem praia e um estilo de vida melhor, quanto vai durar eu não sei, mas da pra ir montando um projeto desde já para colocar em prática para o próximo século ou o quanto antes. Enfim, eu já começo a viajar e vou longe, fico já pensando em coisas futurísticas kkk
A cabeça do político e dos moradores atuais são mais pragmáticas e contemporâneas no sentido de arrumar do melhor jeito possível com as ferramentas que se tem agora, pelo que vemos. Não sabemos como estaremos daqui a 50 anos, mas por hora, temos tempo e folga para planejar as próximas ações e contingências que porventura serão necessárias.
Ótima matéria, informação precisa e com evidência, a pergunta é, se a faixa de areia deveria estar entre 70/100 metros o quê fazer? Toda obra deve ter garantia e executar conforme projetada
Obrigado. Pois é, agora vamos ter que aguardar quem sabe o IAT se pronunciar, pois podem ver esse vídeo como tendencioso ou sei lá, não dar bola, ou ainda simplesmente eu estar errado, afinal, não sou da área né, vamos ver os desdobramentos.
Espero que tenhamos algum posicionamento do IAT ou alguém com competência para avaliar a atual situação e nos dizer se realmente tem algum perigo isso ou não sabe Izabel, porque somos leitos nesse assunto, só avaliamos o que está aparente, mas precisamos ser tranquilizados porque apesar de não ser em todos os pontos a aparente diminuição, será que isso realmente não foi precoce demais né? Enfim, a ver.
Concordo plenamente e desejo que isso repercuta até que tenhamos uma elucidação técnica dessa sedimentação por meio do IAT. Seria um alivio ver eles tratando desse tema.
Vai diminuir mais. Minha irmã é PhD em Biologia Marinha com especialidade em impactos de encosta. Ela me disse que esse sedimento retirado de águas mais profundas é extremamente fino e não assenta. Em pouco tempo surgem degraus na faixa de areia e numa media de 5 anos praticamente já não existe mais nada de engorda.
Interessante. Mas em praia mansa (caiobá) e do lado norte do morro do boi, praia brava, também teve engorda na década de 80 e 90 e até hoje a faixa de areia é boa e sem qualquer problema. A granulometria antes da engorda é validada, escolhem o tipo similar a que tem atualmente na orla para ser feito o aterro hidraulico. Entendo que ela deve ser especialista, mas o que quer mostrar é que cada caso é um caso.
@@douglas_avellar Eu acredito que o formato da praia mansa colabora para não ter esse retorno da areia para o mar. Eu acredito que o movimento das ondas leva de volta esse material. Como na praia mansa não tem ondas, fica mais fácil manter o local.
Na verdade não @rodrigowierzbicki9620 Veja, após terem feito a engorda em Praia Mansa na década de 80, apenas a engorda sem nenhuma estrutura de prevenção contra a erosão, o mar tomou a areia ao que consta a história que temos registrada, não apenas em palavras, mas em fotos. Posteriormente veio as estruturas de espigões que apenas ai serviu para esta manutenção. Recomendo a leitura da história no link abaixo, é rápida, mas a partir dela, já entenderemos como e porque os espigões feitos aqui na nossa praia e porque acho que a engorda que fizeram em 2022 vai durar mais do que as estimativas que estão cogitando 5 anos sem fundamento. www4.netpar.com.br/Lindroth/mansapor.htm
Ja havia comentado ha alguns dias a preocupação sobre o sumiço da areia aqui no canal, e percebi sua preocupação hj com a atualização nas medições do drone...
Eu havia feito um vídeo ano passado sobre o tema e estava tudo ok, mas agora com as recentes gravações, ficou mais perceptível e os sintomas não são dos melhores neste moemnto.
Oi, acabei de passar pela Av. Atlântica e também na Beira Mar nos Balneário e vi o Oceano Atlântico, não entendi sua mensagem. Você gostava de ver o mar invadindo a rua quando davam as ressacas? Importante deixar claro que a obra foi por necessidade. Quem acompanha o canal desde os primeiros vídeos via o nível que estava a nossa orla e porque foi tão importante a engorda.
Bom dia Adenilson. Só passarela para pedestres e bicicletas, baseado no que está definido no projeto. No vídeo anterior eu mostrei o anteprojeto, caso queira ver. ua-cam.com/video/uj4T_RQJpbg/v-deo.html
As únicas engordas que teve aqui em Matinhos, foi ali em Praia Mansa na década de 80 e 90 em Praia Brava ao lado do morro do boi até a Av. Paraná. Ao que consta, ambas as faixas de areia estão boas e nunca houve manutenção, afinal, décadas já se passaram e nenhuma intervenção precisou ser feita lá em Caiobá nos dois pontos mencionados, só da Av. Paraná para baixo. No restante das nossas praias dos balneários, essa de 2022 foi a única intervenção que tivemos com aterro hidráulico. Até o momento, essa sedimentação acaba nos mostrando um processo que precisamos ficar de olho, se há algo fora do escopo, os engenheiros e técnicos responsáveis precisam esclarecer pra população. A ver.
Infelizmente os espigões se mostraram pouco eficazes. Não foram o suficiente e esteticamente não ficaram agradáveis, os tetratopodes não só atrapalham a pesca para quem pensou que ia pescar nos espigões como não têm a beleza natural das pedras. Não sou engenheiro, apenas é uma observação de quem quer melhorias e ama a cidade. Ótimo vídeo como sempre Douglas. Você é um cidadão nota 10.
Bom dia, Valeu Vini. Essa questão da pesca é uma pena mesmo, seria muito bom fazerem algo como é lá em praia Mansa para proporcionar essa experiência de pesca mesmo. Estes dias fui lá com minha esposa e falei com o um senhor que estava pescando lá, papo agradável. E onde tem gente frequentando com frequência, ajuda a coibir a depredação também pois os que usam com recorrência cuidam, os que depredam são os que não dão valor ao patrimônio público. Tomara que isso tudo seja apreciado pelos responsáveis da obra e a prefeitura realize melhorias para viabilizar a questão da pesca.
@@douglas_avellar , de fato foi uma pena não ponderarem essas questões, inclusive em relação à depredação como você muito bem colocou. O espigão da mansa acabou se tornando um local familiar, social, e de amizade entre pescadores. Inclusive, têm pessoas que têm certo medo de ir nos espigões novos sozinhas, pois fora da temporada são vazios e o relevo alto faz a pessoa não ser vista, o que traz certa sensação de perigo. Se houvessem vários pescadores ali certamente essa insegurança iria diminuir. Vamos torcer para que tenhamos um pleito municipal que traga alguém à frente da cidade com competência, visão, e que possa pensar essa e várias outras questões ainda mais importantes para o município alavancar todo seu potencial. Abraço.
Esse senso de comunidade é excelente. Matinhos é uma cidade que tem a população majoritariamente com mais idade. Mas falta lazer. Além da orla e caminha, o que mais pode oferecer. A pesca para quem gosta é um passatempo abençoado, que trás paz, é uma forma de meditação. Estamos num ano chave mesmo, onde isso pode ser um divisor de águas pra nossa cidade, mas resta ao povo escolher com destreza quem vai ser o próximo gestor de Matinhos. A ver.. Abraço.
A engorda foi concluída em 19/10/2022. Eu não posso afirmar nada pois não é uma medição oficial com validação científica, aliás, longe disso, mas pelo que vi diminuiu bastante em alguns pontos específicos.
se a areia esta diminuindo, é que o mar ta invadindo aos poucos chegando a cidade, o clima mudando, ja deveriam pensar nos arredores da cidade, assim como em santa catarina em que o mar invade bairros perto das praias, a italia que se não tomarem providência vai sumir
Já começando o comentário meu amigo Douglas perguntando se você está a par do prazo definitivo da entrega das obras geral de Matinhos, não será mais em setembro, você mesmo tinha falado isso em um vídeo, mas já tem um prazo estabelecido,...seria outubro ou mais tardar novembro, porque o certo seria terminar tudo antes da temporada 2024/25, não é verdade, mas estamos acompanhando, graças a você,...e a passarela tinha visto no canal do RM, ele é cara de pau, ele perguntou para os operários se aquela parte de alumínio ou metal da passarela seria revestido de concreto ou madeira, eles falaram pra ele que seria concreto, e você falou no vídeo que seria de madeira, e madeira seria inviável ao meu ver, iria apodrecer com a maresia e com o tempo, mas ficamos na duvida,...e também falando sobre a faixa de areia, você também falou em um vídeo que a manutenção estava por conta da empresa Sambaqui, mas eu acho que devia ser da prefeitura também, vai esperar ainda mais para tomar altas providências quando não tiver mais areia, ahhh, a gente esquece que estamos no Brasil e a política daqui nunca funciona..!Um grande abraço Douglas e até o próximo vídeo...(* _ *)
Boa noite Luca. Tudo certo por ai? Então, o prazo é o mesmo desde o início na verdade, como começou em 03/2022 e o prazo é de 32 meses, terminará agora em 09/2024. Caso passe disso, a obra está em atraso. Até o momento, não saiu nenhuma notícia de aditivo de tempo de execução da obra, então, vale a informação que deram no início e o cronograma está no Site do IAT. Eu acho que a obra já deveria ter sido entregue, mas no Brasil é tradição atrasar tudo né, triste isso e quem paga somos nós =(. Este é o link do cronograma, abaixo www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2021-07/5._anexo_v_-_cronograma.pdf E este é o do cronograma físico financeiro www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2021-07/5._anexo_v_-_cronograma_ff.pdf Ambos os links ainda em funcionamento diretamente do site oficial do IAT. Quanto a passarela, na verdade eu falei o que está no projeto. Se o IAT mudou o projeto que está no vídeo mostrando que o piso seria de madeira e agora será de concreto, eles não colocaram no site, ou seja, estão em desacordo com o que apresentaram no projeto e isso além de grave, é no mínimo erro de projeto pois a planilha de custos é baseada no anteprojeto apresentada para a licitação, se mudaram deveriam dar ampla divulgação do que quer que seja.. mas denovo, vivemos no Brasil onde o contribuinte é feito de palhaço a todo tempo. Eu acho que tem que ser feito de um material que seja resistente o máximo que puder, sendo madeira, concreto, etc... Veja, na reforma em Balneário Camboriú tem um deck lá, de madeira mesmo, e ficou espetacular... mas requer mais manutenção pelo que o JC falou mesmo., então, a ver com o passar do tempo pelo que veremos aqui. Sobre os degraus, a manutenção não é do Sambaqui não, eles alinhavam no período em que a engorda estava em execução, após isso é a prefeitura quem deve manter pelo que eu soube, mas não temos acesso ao que a prefeitura definiu com o Estado, vai saber né de quem é este filho agora, na minha opinião é da prefeitura. Aliás, a prefeitura não limpa nem o Canal da Av. Paraná que está quase entupido na parte de cima da JK lá em Caiobá, que sá mexer na areia aqui, até por isso dizem que o Governador não quer ver nem pintado de ouro o atual prefeito kkk. Abraço, valeu...
@@douglas_avellar Sim Douglas, bem esclarecido, quem sou eu para duvidar do que você fala, está aí acompanhando de perto, sou apenas um intruso querendo saber mais do que você, acha, sou um grão de areia perto do seu conhecimento...rsrsrs, mas obrigado pelos link´s, vou ver depois e desde já agradeço parceiro, e sobre esse prefeito, você sabe né o que eu penso desse sujeito, tomara que leve um pé na bunda de vez..!Outro abraço meu amigo e até mais ver...(* _ *)
Morei em matinhos em 1980 ninguém queria ir nestas praias eram praias péssima praia brava , íamos na praia lá no centro, eram bem top, eu trabalhava lá em pontal do sul na construção de contrução de plataformas de petróleo.
Alguém saberia dizer ao menos se a calçada de praia que segue do final do Balneário Flórida, Saint Ettiene, para os demais balneários no sentido norte será refeito? Pois é uma pavimentação muito antiga, que data de 1988.
@@douglas_avellarRespondido, obrigado. Pena que está atrasada a obra municipal de Monções até Flórida. E estranho o trecho final do Flórida e Saint Ettiene ser objeto da engorda. Tenho casa bem na divisa desses dois balneários. Achei horrível a granulação da areia após a engorda. Vou ficar muito triste se houver a fase 2. Areia atual é fina e clara.
Pois é Laercio, eu não sei a real necessidade sinceramente da engorda na segunda etapa, mas a granulometria feita pela empresa é para justamente trazer o tipo mais parecido possível com que já tem na região a ser engordada. De toda forma, tomara que o que for feito, seja bem estudado e executado para não gerar problemas. Eu gosto de praia calma, pacata e paz, então sei bem o que está falando e como gosta do que já conhece e prefere.
Pra mim as obras necessárias duplicar as vias, e fazer um calcadao bonito e utilizável, para a praia - areia poderia ter ficado como eatava sem esse degrau
ua-cam.com/video/U93ux16S2PE/v-deo.html Esse é um vídeo de quando o mar estava agitado e com uma ressaca relativamente leve. Esse é quando o mar ficava bravo de verdade ua-cam.com/video/pcEQ2eelC-w/v-deo.htmlsi=szbWav6_nwd_N-mq As vezes falta conhecimento do lugar e saber como era antes e o que acontecia aqui, daí a necessidade da engorda.
Uma estrutura, também chamada de molhe/espigão/trapiche que tem como função a diminuição da energia das correntes marítimas e impacto das ondas para retardar o processo erosivo da faixa de areia (talude). ua-cam.com/video/y_rMuAnQkgk/v-deo.html
Se a ganância do ser chamado humano não fosse tão grande, não precisariam de "engorda" de praia alguma, se os loteamentos de terrenos nos lirorais não fossem todos "QUASE" dentro do mar ! Mais simples prático eficiente e seguro seria, se respeitassem as faixas de praias o máximo possível.
Muitos comentaram, mas eu não estive lá e não tem informações oficiais do que e quem é a responsabilidade nem o fato ocorrido. Só sei que tem pessoas trabalhando lá, dava pra ver nas câmeras do IAT. b-cam.com.br/testes/video-?auth=eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJjYW0iOjE2MjE1MiwiZXhwIjoyMDA2MTg5NzMzLCJpc3MiOiJldGFtdSIsInJuZCI6NzQ2OH0.AUdv30qreXAmUj8fq-6L_w2T2G_opOtjI3tVYNIwcuU
Espero que esta expectativa esteja errada. Aliás, espero que o IAT nos mostre algum estudo ou dado para nos deixar mais tranquilos. Eu sou defensor da obra, mas não tem como não ficar preocupado com o que está a nossa frente.
Mas já teve obras que foram feitas e se mantem até hoje sem nenhuma manutenção, como a Praia Mansa ali em Caiobá. Lá teve engorda na década de 80, por exemplo, e tem boa faixa de areia até hoje.
Muitos comentaram, mas eu não estive lá e não tem informações oficiais do que e quem é a responsabilidade nem o fato ocorrido. Só sei que tem pessoas trabalhando lá, dava pra ver nas câmeras do IAT. b-cam.com.br/testes/video-?auth=eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJjYW0iOjE2MjE1MiwiZXhwIjoyMDA2MTg5NzMzLCJpc3MiOiJldGFtdSIsInJuZCI6NzQ2OH0.AUdv30qreXAmUj8fq-6L_w2T2G_opOtjI3tVYNIwcuU
Mau termino a Natureza cobrando que é Dela Quem Invadiu foi o Homem .. e consegue Piorar "travando " os Rios que gostava de bricar quado era Muleque ( e não se preucupava com doencas) a mas de 30 anso Atráz
Ue mas dai a sambaqui vai ficar responsável pela mare alta tbm ? Vai ter que colocar uma equipe la jogando areia que o mar leva ? Nao da pra intender !😅 Ta a no contrato isso kkk ironia
kkkk, o medo é que tenha diminuído significativamente a ponto de comprovar uma erosão precoce da areia engorda. O maior custo da obra foi exatamente a engorda, dos 350 milhões, 150 foi exatamente da engorda, então, é além de um preocupação física em termos do talude, mas principalmente financeira.
Vou refazer este vídeo pra gente conferir mesmo isso... segunda e terça eu rodei essa obra inteira e não estava curta a faixa... uma nova medição vai dar uma amenizada eu acredito.
E quanto a região de Praia Mansa que teve engorda na década de 80 e após 44 anos da obra executada e sem manutenção da areia, ainda está lá intacta? O que pode dizer sobre isso Valdenicio?
@@douglas_avellara dinâmica costeira da praia mansa (e consequentemente da baía de Guaratuba) se difere muito da dinâmica da praia Brava. Assim como as duas se diferem da praia central de Balneário Camburiú. Não existe essa garantia de eficácia e resultados na aplicação dos mesmos métodos em 3 contextos costeiros diferentes.
Neste caso, o que me diz da engorda no mesmo período do lado norte do Morro do Boi na praia Brava que se mantem até hoje? Considerando que na época da engorda quase nenhuma vegetação havia lá. Me refiro do trecho do morro do boi até a Av. Paraná? Só um adendo aqui, eu não sou especialista, por isso fico com essas dúvidas. Sei que houveram obras com sucesso e que cada caso é um caso, mas me questiono devido aos estudos que li do anteprojeto disponibilizados pelo IAT. Outro ponto é que os fatos corroboram com a ideia de que talvez haja um erro ou que algo não foi considerado com a devida preocupação necessária talvez, sendo os trechos entre os espigões que talvez tenham sido extensos demais; Mas eu me reservo ao direito de dizer que talvez tenha licença poética por não ser da área, só especulando =). (Efeito Dunning-Kruger da minha parte)
O que impressiona nas praias do Paraná é essa canalhice absurda da exploração imobiliária. Não se vê nada de coisa nenhuma de área de orla arborizada. É "prédio, asfalto e areia" - e agora é pouca areia...
Antes de mais nada, você mora ou morou em Matinhos? Mais de 80% do território de Matinhos é área de Mata Atlântica. Quanto a área da Orla, o Paisagismo ainda não está pronto. Entenda que a verticalização da cidade é o único jeito de proteger e preservar as áreas de mata coibindo o desmatamento ilegal da M.A. Além disso, existem 5 APPs dentro da cidade que são áreas de parques preservadas também. Porfim, o IAT ainda não concluiu o paisagismo da Orla, então, o projeto deve ser cumprido com o que planejaram de plantação da restinga com espécies nativas. Não existe solução fácil para questões complexas. Tem especialistas de urbanismo que não conseguem resolver problemas de cidades, quanto mais nós, meros espectadores aspirantes.
@@douglas_avellar Você leu e entendeu o que eu escrevi? Me referi a todo o litoral paranaense. Me referi a ORLA DA PRAIA a beira da praia, o espaço entre a areia da praia e a rua beira mar e não as áreas LONGE da praia...
Acho que você assistiu poucos vídeos aqui, não viu o processo nos mais de 300 vídeos e não leu o que eu escrevi também, de toda forma, respeito sua opinião, cada um tem a sua e que bom que todos somos livres pra ir onde achamos melhor.🙏🏻
Douglas mais um video com perfeição e rico em detalhes, parabens!
Muito obrigado
A perda da grande quantidade de areia e a formação do alto degrau nos inúmeros balneários de Matinhos, eu como geólogo já sabia que iria acontecer no inverno. A dinâmica costeira nesta época do ano retrabalha muito a faixa de areia no nosso litoral e os novos depósitos artificiais iriam ser consumiidos e levados para o fundo pelas fortes ondas e correntes marinhas.
Eu imaginava que as estruturas marítimas teriam mais efetividade. Entretanto, espero que os técnicos responsáveis pelas obras estejam de olho e quem sabe publiquem alguma nota para nos deixar mais tranquilos, pois a meu ver, como dito no vídeo, é um pouco preocupante sim. Veremos nas próximas ressacas e mar revoltos se as águas chegarão a Av. Beira Mar, pois se isso ocorrer, ai terá que ter outra intervenção para quem sabe construir outro espigão entre as Guias do Rio Matinhos e o Headland do Riviera.
@@douglas_avellar Novas estrutura marinhas podem ajudar, mas o ideal é ter um estudo mais elaborado da dinâmica de retrabalhamento dos trechos oceânicos, isto para ver se estes tipos de estruturas irão realmente funcionar, e mais, se irão aguentar a erosão nos próximos anos, principalmente a erosão costeira na base destas estruturas que pode fazê-las desmoronar como já aconteceu em outros projetos parecidos.
Concordo, é salutar sobre o tema e daí a importância de abordar essa questão desde já, pois há formas pelo que eu pesquisei de se fazerem os testes para chegar num ideal de contingência para evitar prejuízos maiores. Minha opinião é que eles devem agir antes de acontecer o pior.
Não importa o que aconteça na praia, o importante é que os bolsos dos grandes já está cheio. Agora estão falando da duplicação entre Matinhos e praia de leste. Só campanha política para as eleições e nós vamos pagando tudo isso.
Opa, chegou o oráculo que entende tudo aqui. Vamos ouvir o supremo conhecedor do desenvolvimento urbano.
Nos brinde com sua sabedoria, óhhh sábio Guru 🙇♂️
Muito legal e informativo
Valeu Domingos.
Parabéns pelo trabalho 👏
Valeu... Feliz ano novo
Parabéns pelo vídeo bem esclarecedor.
Obrigado
Ótima e triste atualização! O lado norte de cada espigão parece ser mais afetado pela erosão. Na praia central a areia voltou a cobrir as pedras, está ótimo. Na rua D, Praia Grande, não observei perda de areia, somente próximo ao Riviera. Mas ainda estamos no lucro....nem praia e rua existia....
Exatamente isso Acir. Vamos ver o que os técnicos dessa parte da obra falam quem sabe. Meu canal é muito pequeno para gerar qualquer tipo de movimento em que eles se sintam com a necessidade de explicar algo, mas fica o registro aqui.
Obrigado Douglas pelo Belo trabalho
Eu que agradeço
Parabéns Douglas, pelo ótimo vídeo 👏👏👏
Obrigado 🤝
Lindo. Maravilhoso! Parabéns.
Desejo saber quando a Prefeitura de Matinhos vai COMEÇAR a olhar e trabalhar do outro lado da estrada, oposto à praia.
Sugestão para você Douglas: depois da próxima chuva, que nem precisa ser muito intensa, suba seu drone e mostre a situação das ruas, verdadeiros rios, ou poças d'agua gigantes por todas elas. Centenas de ruas sem nenhum tipo de calçamento ou asfalto.
Penso que seria um vídeo bem interessante, para uma população de milhares de pessoas que pagam impostos e IPTU. 😉
Boa noite.
Tipo esse?
ua-cam.com/video/LDWPke0QiAQ/v-deo.htmlsi=Wge37VO5Se99Plvk
Percebi nesse final de semana a redução na faixa de areia. Tenho um apzinho no Praia Grande e deitado na cama, após o alargamento, via um pouco de areia e logo o mar. Esse final de semana percebi que agora só vejo o mar, como antes das obras.
Calma, ainda temos faixa de areia principalmente no Praia Grande e Flórida. Fica menor lá perto do Riviera 1 bem longe do seu apartamento, no Praia Grande a faixa está em torno de 70m conforme a primeira medição, isso considerando depois do canteiro da restinga.
👏👏👏👏👏👏👏💖Teresina
🤝🏻🙏🏻
Excelente
Obrigado
🎉 , show simplesmente show simples assim
🤝🏻
Eu acredito que já era esperado este movimento das marés, o que deve ser feito.sao correções antes da temporada. Porto Alegre
Deus te ouça, Mario
Tá ficando muito bom
=)
Show seus vídeos, parabéns!😊
Muito obrigado 😃
Parabéns Douglas, ótimo vídeo com assuntos importantes e também preocupante sobre a faixa de areia, será que vai haver reposição da areia no futuro pela draga!
Obrigado. Apenas se for comprovado que há uma erosão precoce e que os espigões não fizeram seu papel de retardação com eficiente. Ainda, se a draga tiver que voltar, pode ter certeza de que haverá custo.
Muito bom gosto de gostei de ver
Obrigado.
Nota mil pro motora
😅🤝🏻
Valeu Douglas! Nem preciso comentar...
Valeu Bruno...
Excelentes imagens. Que pena que está diminuindo...
Obrigado. Pois é, fiquemos de olho...
Tmjj altas ondas . progresso..que pontal do Paraná sejacontplado com essa obra irada...o primeiro seja Ipanema o berço do surf do pontal......Tmj douglad
Salve. Valeu. 🤝🏻🤙🏻
Se liga neste vídeo sobre Pontal.
ua-cam.com/video/BEtFtyzq04k/v-deo.html
Boa Noite Douglas. Curitiba / navegantes SC
👋 Boa noite.
Povo de Matinhos chega de Dalmora ,já foi prefeito du vezes ,chega mesmo ,
Ano importante este para Matinhos.
Preocupante esses degraus...
Pse.
15:50 Vendo pela imagem, nota-se que a faixa de areia tem a meesma extensão do espigão mais ao norte. Se quisessem a faixa maior nesse ponto, não deveriam ter feito o espigão mais longo, com o mesmo comprimento do outro?
O headlamd do Riviera tem a exata extensão do headland do Flórida. 140m de comprimento.
As Guias de Correntes do Rio Matinhos, onde eu mostrei que estão instalando a passarela, além da retardação do processo erosivo, tem função de auxílio na foz para a drenagem pluvial.
Guia do lado sul tem 327m de extensão, a do lado norte tem 180m de extensão.
Lá perto do Headland do Flórida tem 70m a faixa de areia do lado Sul e perto do headland do Riviera tem 30.
Difícil de dizer o que deveriam ter feito pra evitar tal problema, isso se já não tiverem previsto quem sabe. Somente se publicarem uma nota esclarecendo a questão que poderemos saber de fato o que está ocorrendo, de maneira oficial.
Simplesmente preocupante
Esse é um vídeo que vou ter que repetir pra tirar a prova real daqui um tempo.
😂🎉 show show simples assim
👍🏻
Se acalmem, a coisa vai piorar e muito nas áreas litorânea do mundo todo, com algumas regiões bem mais críticas.
Aqueles que estão pagando horrores no imóveis considerado (pé na areia) vão amargar em prejuízos no futuro e será breve. Fica a dica!
Uma pesquisa breve no Google vão entender sobre os avanços das águas.
Neste vídeo eu mostro os estragos da orla aqui e depois mostro os estudos e pesquisas que eu fiz.
ua-cam.com/video/q5n0v4VsNjE/v-deo.html
Tem muito conteúdo aqui no canal que até hoje é aproveitável.
Ótima explicação Douglas. O problema é que os últimos molhes de pedra ficaram curto. Posso estar errado. Não me lembro do projeto original.
Todos ficaram dentro do tamanho projetado, pior que eu sou nerd e lembro de cabeça:
Guia Sul da Av. Paraná, 207m.
Guia Norte, 161m
Espigão da Praia Brava, 110m
Guia Sul do Rio Matinhos, 327m.
Guia Norte, 180m.
Headlands do Riviera e Flórida, 140m.
Tudo foi feito de acordo com o projetado, mas será que o projeto conseguiu prever a dinâmica certa das marés para coibir a erosão precoce?
Talvez o espaçamento tenha ficado grande, mas só os especialistas poderiam responder como resolver isso de maneira efetiva.
Eu acho muito "claustrofóbico" as praias em que o mar é muito próximo às residências, fico pensando em BC, que antes da revitalização, algumas ondas chegavam a bater em alguns prédios, o ser humano é muito corajoso mesmo, eu já sou mais conservador e penso em longuíssimo prazo, já puxaria as residências 1 quadra para trás, ou seja, "inutilizaria" a primeira quadra, aumentaria o nível das casas em pelo menos 1 metro desde a primeira quadra e ainda faria a revitalização da engorda, claro que isso daria muito mais trabalho, tanto jurídico, conversa com moradores que seriam deslocados e tudo mais, quanto o próprio trabalho da obra, mas ao meu ver é algo que poderia durar sei lá, uns 500 anos, e não 100 ou menos, que é o que eu já ouvi dizer que essas engordas duram, a depender de todo o decorrer climático ao longo das décadas. Mas, por agora, pelo menos tem praia e um estilo de vida melhor, quanto vai durar eu não sei, mas da pra ir montando um projeto desde já para colocar em prática para o próximo século ou o quanto antes. Enfim, eu já começo a viajar e vou longe, fico já pensando em coisas futurísticas kkk
A cabeça do político e dos moradores atuais são mais pragmáticas e contemporâneas no sentido de arrumar do melhor jeito possível com as ferramentas que se tem agora, pelo que vemos. Não sabemos como estaremos daqui a 50 anos, mas por hora, temos tempo e folga para planejar as próximas ações e contingências que porventura serão necessárias.
As mudanças climática estarão ocorredo em todo mundo, os nivel de mares tem avançado em todo o mundo.
🙏🏻👍🏻
Ótima matéria, informação precisa e com evidência, a pergunta é, se a faixa de areia deveria estar entre 70/100 metros o quê fazer? Toda obra deve ter garantia e executar conforme projetada
Obrigado. Pois é, agora vamos ter que aguardar quem sabe o IAT se pronunciar, pois podem ver esse vídeo como tendencioso ou sei lá, não dar bola, ou ainda simplesmente eu estar errado, afinal, não sou da área né, vamos ver os desdobramentos.
Perigosíssimo para curto futuro.
Espero que tenhamos algum posicionamento do IAT ou alguém com competência para avaliar a atual situação e nos dizer se realmente tem algum perigo isso ou não sabe Izabel, porque somos leitos nesse assunto, só avaliamos o que está aparente, mas precisamos ser tranquilizados porque apesar de não ser em todos os pontos a aparente diminuição, será que isso realmente não foi precoce demais né? Enfim, a ver.
Seria excelente se alguém que seja um profissional na matéria se manifestasse.
Concordo plenamente e desejo que isso repercuta até que tenhamos uma elucidação técnica dessa sedimentação por meio do IAT. Seria um alivio ver eles tratando desse tema.
Vai diminuir mais. Minha irmã é PhD em Biologia Marinha com especialidade em impactos de encosta. Ela me disse que esse sedimento retirado de águas mais profundas é extremamente fino e não assenta. Em pouco tempo surgem degraus na faixa de areia e numa media de 5 anos praticamente já não existe mais nada de engorda.
Interessante.
Mas em praia mansa (caiobá) e do lado norte do morro do boi, praia brava, também teve engorda na década de 80 e 90 e até hoje a faixa de areia é boa e sem qualquer problema.
A granulometria antes da engorda é validada, escolhem o tipo similar a que tem atualmente na orla para ser feito o aterro hidraulico.
Entendo que ela deve ser especialista, mas o que quer mostrar é que cada caso é um caso.
@@douglas_avellar Eu acredito que o formato da praia mansa colabora para não ter esse retorno da areia para o mar. Eu acredito que o movimento das ondas leva de volta esse material. Como na praia mansa não tem ondas, fica mais fácil manter o local.
Na verdade não @rodrigowierzbicki9620 Veja, após terem feito a engorda em Praia Mansa na década de 80, apenas a engorda sem nenhuma estrutura de prevenção contra a erosão, o mar tomou a areia ao que consta a história que temos registrada, não apenas em palavras, mas em fotos. Posteriormente veio as estruturas de espigões que apenas ai serviu para esta manutenção. Recomendo a leitura da história no link abaixo, é rápida, mas a partir dela, já entenderemos como e porque os espigões feitos aqui na nossa praia e porque acho que a engorda que fizeram em 2022 vai durar mais do que as estimativas que estão cogitando 5 anos sem fundamento.
www4.netpar.com.br/Lindroth/mansapor.htm
@@douglas_avellar Perfeito, em breve pretendo ler sim.
Ja havia comentado ha alguns dias a preocupação sobre o sumiço da areia aqui no canal, e percebi sua preocupação hj com a atualização nas medições do drone...
Eu havia feito um vídeo ano passado sobre o tema e estava tudo ok, mas agora com as recentes gravações, ficou mais perceptível e os sintomas não são dos melhores neste moemnto.
Já previsto
Não de acordo com o projeto.. =(
Vocês gostaram dessa obra?Eu adorava ver o mar da rua quando chegava em Caiobá, Matinhos.Uma pena.
Oi, acabei de passar pela Av. Atlântica e também na Beira Mar nos Balneário e vi o Oceano Atlântico, não entendi sua mensagem. Você gostava de ver o mar invadindo a rua quando davam as ressacas?
Importante deixar claro que a obra foi por necessidade. Quem acompanha o canal desde os primeiros vídeos via o nível que estava a nossa orla e porque foi tão importante a engorda.
Bom dia amigos alguém pode me dizer se vai ter Ponte para passagem de carro de um lado pro outro .??????
Ou vai ter só a passarela pra pedestres ????
Bom dia Adenilson. Só passarela para pedestres e bicicletas, baseado no que está definido no projeto. No vídeo anterior eu mostrei o anteprojeto, caso queira ver.
ua-cam.com/video/uj4T_RQJpbg/v-deo.html
Infelizmente a faixa de areia ira diminuir como nos outros Balnearios que foi alargado.
As únicas engordas que teve aqui em Matinhos, foi ali em Praia Mansa na década de 80 e 90 em Praia Brava ao lado do morro do boi até a Av. Paraná.
Ao que consta, ambas as faixas de areia estão boas e nunca houve manutenção, afinal, décadas já se passaram e nenhuma intervenção precisou ser feita lá em Caiobá nos dois pontos mencionados, só da Av. Paraná para baixo.
No restante das nossas praias dos balneários, essa de 2022 foi a única intervenção que tivemos com aterro hidráulico.
Até o momento, essa sedimentação acaba nos mostrando um processo que precisamos ficar de olho, se há algo fora do escopo, os engenheiros e técnicos responsáveis precisam esclarecer pra população. A ver.
👍 👍👍👏👏👏🙋♂️ LIKE nº 50 Curitiba/PR
Valeu..
Infelizmente os espigões se mostraram pouco eficazes. Não foram o suficiente e esteticamente não ficaram agradáveis, os tetratopodes não só atrapalham a pesca para quem pensou que ia pescar nos espigões como não têm a beleza natural das pedras. Não sou engenheiro, apenas é uma observação de quem quer melhorias e ama a cidade. Ótimo vídeo como sempre Douglas. Você é um cidadão nota 10.
Bom dia, Valeu Vini. Essa questão da pesca é uma pena mesmo, seria muito bom fazerem algo como é lá em praia Mansa para proporcionar essa experiência de pesca mesmo. Estes dias fui lá com minha esposa e falei com o um senhor que estava pescando lá, papo agradável. E onde tem gente frequentando com frequência, ajuda a coibir a depredação também pois os que usam com recorrência cuidam, os que depredam são os que não dão valor ao patrimônio público.
Tomara que isso tudo seja apreciado pelos responsáveis da obra e a prefeitura realize melhorias para viabilizar a questão da pesca.
@@douglas_avellar , de fato foi uma pena não ponderarem essas questões, inclusive em relação à depredação como você muito bem colocou.
O espigão da mansa acabou se tornando um local familiar, social, e de amizade entre pescadores. Inclusive, têm pessoas que têm certo medo de ir nos espigões novos sozinhas, pois fora da temporada são vazios e o relevo alto faz a pessoa não ser vista, o que traz certa sensação de perigo. Se houvessem vários pescadores ali certamente essa insegurança iria diminuir.
Vamos torcer para que tenhamos um pleito municipal que traga alguém à frente da cidade com competência, visão, e que possa pensar essa e várias outras questões ainda mais importantes para o município alavancar todo seu potencial. Abraço.
Esse senso de comunidade é excelente. Matinhos é uma cidade que tem a população majoritariamente com mais idade. Mas falta lazer. Além da orla e caminha, o que mais pode oferecer. A pesca para quem gosta é um passatempo abençoado, que trás paz, é uma forma de meditação.
Estamos num ano chave mesmo, onde isso pode ser um divisor de águas pra nossa cidade, mas resta ao povo escolher com destreza quem vai ser o próximo gestor de Matinhos. A ver.. Abraço.
em 01 ano perdeu uns 30 metros ??? é isso mesmo??? like a migo e +1 inscrito
A engorda foi concluída em 19/10/2022.
Eu não posso afirmar nada pois não é uma medição oficial com validação científica, aliás, longe disso, mas pelo que vi diminuiu bastante em alguns pontos específicos.
se a areia esta diminuindo, é que o mar ta invadindo aos poucos chegando a cidade, o clima mudando, ja deveriam pensar nos arredores da cidade, assim como em santa catarina em que o mar invade bairros perto das praias, a italia que se não tomarem providência vai sumir
Acho que até chegar nesse ponto, já teremos partido desse plano a + de 1 século.
Mas foi alargado e depois parte foi usada pra fazer as ciclovias, área de restinga etc
Acho que não.. eu gravei tudo desde o início. tem todo o processo em vídeos aqui
Já começando o comentário meu amigo Douglas perguntando se você está a par do prazo definitivo da entrega das obras geral de Matinhos, não será mais em setembro, você mesmo tinha falado isso em um vídeo, mas já tem um prazo estabelecido,...seria outubro ou mais tardar novembro, porque o certo seria terminar tudo antes da temporada 2024/25, não é verdade, mas estamos acompanhando, graças a você,...e a passarela tinha visto no canal do RM, ele é cara de pau, ele perguntou para os operários se aquela parte de alumínio ou metal da passarela seria revestido de concreto ou madeira, eles falaram pra ele que seria concreto, e você falou no vídeo que seria de madeira, e madeira seria inviável ao meu ver, iria apodrecer com a maresia e com o tempo, mas ficamos na duvida,...e também falando sobre a faixa de areia, você também falou em um vídeo que a manutenção estava por conta da empresa Sambaqui, mas eu acho que devia ser da prefeitura também, vai esperar ainda mais para tomar altas providências quando não tiver mais areia, ahhh, a gente esquece que estamos no Brasil e a política daqui nunca funciona..!Um grande abraço Douglas e até o próximo vídeo...(* _ *)
Boa noite Luca. Tudo certo por ai?
Então, o prazo é o mesmo desde o início na verdade, como começou em 03/2022 e o prazo é de 32 meses, terminará agora em 09/2024.
Caso passe disso, a obra está em atraso. Até o momento, não saiu nenhuma notícia de aditivo de tempo de execução da obra, então, vale a informação que deram no início e o cronograma está no Site do IAT. Eu acho que a obra já deveria ter sido entregue, mas no Brasil é tradição atrasar tudo né, triste isso e quem paga somos nós =(.
Este é o link do cronograma, abaixo
www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2021-07/5._anexo_v_-_cronograma.pdf
E este é o do cronograma físico financeiro
www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2021-07/5._anexo_v_-_cronograma_ff.pdf
Ambos os links ainda em funcionamento diretamente do site oficial do IAT.
Quanto a passarela, na verdade eu falei o que está no projeto. Se o IAT mudou o projeto que está no vídeo mostrando que o piso seria de madeira e agora será de concreto, eles não colocaram no site, ou seja, estão em desacordo com o que apresentaram no projeto e isso além de grave, é no mínimo erro de projeto pois a planilha de custos é baseada no anteprojeto apresentada para a licitação, se mudaram deveriam dar ampla divulgação do que quer que seja.. mas denovo, vivemos no Brasil onde o contribuinte é feito de palhaço a todo tempo.
Eu acho que tem que ser feito de um material que seja resistente o máximo que puder, sendo madeira, concreto, etc... Veja, na reforma em Balneário Camboriú tem um deck lá, de madeira mesmo, e ficou espetacular... mas requer mais manutenção pelo que o JC falou mesmo., então, a ver com o passar do tempo pelo que veremos aqui.
Sobre os degraus, a manutenção não é do Sambaqui não, eles alinhavam no período em que a engorda estava em execução, após isso é a prefeitura quem deve manter pelo que eu soube, mas não temos acesso ao que a prefeitura definiu com o Estado, vai saber né de quem é este filho agora, na minha opinião é da prefeitura.
Aliás, a prefeitura não limpa nem o Canal da Av. Paraná que está quase entupido na parte de cima da JK lá em Caiobá, que sá mexer na areia aqui, até por isso dizem que o Governador não quer ver nem pintado de ouro o atual prefeito kkk.
Abraço, valeu...
@@douglas_avellar Sim Douglas, bem esclarecido, quem sou eu para duvidar do que você fala, está aí acompanhando de perto, sou apenas um intruso querendo saber mais do que você, acha, sou um grão de areia perto do seu conhecimento...rsrsrs, mas obrigado pelos link´s, vou ver depois e desde já agradeço parceiro, e sobre esse prefeito, você sabe né o que eu penso desse sujeito, tomara que leve um pé na bunda de vez..!Outro abraço meu amigo e até mais ver...(* _ *)
Que isso, tmj Luca, sempre presente aqui e prestigiando. Abraço.
@@douglas_avellar ✌👍✌
Projeto inicial ponte era madeira mudaram pra concreto o que ocorreu muito peso a ponte trincou porque mudaram ??
ua-cam.com/video/BfiAI-PuJxA/v-deo.htmlsi=P5Vq7Qsvq48v2WNs
Morei em matinhos em 1980 ninguém queria ir nestas praias eram praias péssima praia brava , íamos na praia lá no centro, eram bem top, eu trabalhava lá em pontal do sul na construção de contrução de plataformas de petróleo.
Valeu pelo relato. O tempo avançou e a obra melhorou muito a infraestrutura por aqui. Vamos ver como será daqui 10 anos agora.
Bem,isso era notório,a água vai levar o que e dela.
ua-cam.com/video/BfiAI-PuJxA/v-deo.html
Alguém saberia dizer ao menos se a calçada de praia que segue do final do Balneário Flórida, Saint Ettiene, para os demais balneários no sentido norte será refeito? Pois é uma pavimentação muito antiga, que data de 1988.
ua-cam.com/video/6EZJtVnmk6s/v-deo.html
@@douglas_avellarRespondido, obrigado. Pena que está atrasada a obra municipal de Monções até Flórida. E estranho o trecho final do Flórida e Saint Ettiene ser objeto da engorda. Tenho casa bem na divisa desses dois balneários. Achei horrível a granulação da areia após a engorda. Vou ficar muito triste se houver a fase 2. Areia atual é fina e clara.
Pois é Laercio, eu não sei a real necessidade sinceramente da engorda na segunda etapa, mas a granulometria feita pela empresa é para justamente trazer o tipo mais parecido possível com que já tem na região a ser engordada.
De toda forma, tomara que o que for feito, seja bem estudado e executado para não gerar problemas.
Eu gosto de praia calma, pacata e paz, então sei bem o que está falando e como gosta do que já conhece e prefere.
Vai sair a passarela ihuu
Vai sim...
Pra mim as obras necessárias duplicar as vias, e fazer um calcadao bonito e utilizável, para a praia - areia poderia ter ficado como eatava sem esse degrau
ua-cam.com/video/U93ux16S2PE/v-deo.html
Esse é um vídeo de quando o mar estava agitado e com uma ressaca relativamente leve.
Esse é quando o mar ficava bravo de verdade
ua-cam.com/video/pcEQ2eelC-w/v-deo.htmlsi=szbWav6_nwd_N-mq
As vezes falta conhecimento do lugar e saber como era antes e o que acontecia aqui, daí a necessidade da engorda.
O que é Red Land?
Uma estrutura, também chamada de molhe/espigão/trapiche que tem como função a diminuição da energia das correntes marítimas e impacto das ondas para retardar o processo erosivo da faixa de areia (talude).
ua-cam.com/video/y_rMuAnQkgk/v-deo.html
Se a ganância do ser chamado humano não fosse tão grande, não precisariam de "engorda" de praia alguma, se os loteamentos de terrenos nos lirorais não fossem todos "QUASE" dentro do mar ! Mais simples prático eficiente e seguro seria, se respeitassem as faixas de praias o máximo possível.
🤷♂️
Douglas... o que aconteceu com a estrutura da passarela do Rio Matinhos? Tá sabedo?
Muitos comentaram, mas eu não estive lá e não tem informações oficiais do que e quem é a responsabilidade nem o fato ocorrido. Só sei que tem pessoas trabalhando lá, dava pra ver nas câmeras do IAT.
b-cam.com.br/testes/video-?auth=eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJjYW0iOjE2MjE1MiwiZXhwIjoyMDA2MTg5NzMzLCJpc3MiOiJldGFtdSIsInJuZCI6NzQ2OH0.AUdv30qreXAmUj8fq-6L_w2T2G_opOtjI3tVYNIwcuU
A natureza irá em pouco tempo tomar todo o seu espaço, muito dessas obras irá sumir e ser tomado pelas águas,
Espero que esta expectativa esteja errada. Aliás, espero que o IAT nos mostre algum estudo ou dado para nos deixar mais tranquilos.
Eu sou defensor da obra, mas não tem como não ficar preocupado com o que está a nossa frente.
A moda é empurrar o mar para encher a orla de prédios altos.
Vai dar certo?
👍🏻
O que é do oceano ele toma devolta .
Mas já teve obras que foram feitas e se mantem até hoje sem nenhuma manutenção, como a Praia Mansa ali em Caiobá.
Lá teve engorda na década de 80, por exemplo, e tem boa faixa de areia até hoje.
Super concordo
Então volta para o mar oferenda 😮
Parabéns por "inventar" uma frase nova.
*sabendo
Muitos comentaram, mas eu não estive lá e não tem informações oficiais do que e quem é a responsabilidade nem o fato ocorrido. Só sei que tem pessoas trabalhando lá, dava pra ver nas câmeras do IAT.
b-cam.com.br/testes/video-?auth=eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJjYW0iOjE2MjE1MiwiZXhwIjoyMDA2MTg5NzMzLCJpc3MiOiJldGFtdSIsInJuZCI6NzQ2OH0.AUdv30qreXAmUj8fq-6L_w2T2G_opOtjI3tVYNIwcuU
Dinheiro jogado na vala o mar vai recuperar o que lhe pertence. Homem nao vence a natureza
Pois é, agora o que vai aparecer de engenheiro de obra pronta não está escrito.
A revitalizacao das praias dos balneários estão mais bonitas do que a praia de Caioba.
=)
Resumindo o mar vai invadir a Cidade logo logo
🥸
Mau termino a Natureza cobrando que é Dela
Quem Invadiu foi o Homem .. e consegue Piorar "travando " os Rios que gostava de bricar quado era Muleque ( e não se preucupava com doencas) a mas de 30 anso Atráz
Qual a solução que você proporia?
Ue mas dai a sambaqui vai ficar responsável pela mare alta tbm ? Vai ter que colocar uma equipe la jogando areia que o mar leva ? Nao da pra intender !😅 Ta a no contrato isso kkk ironia
kkkk, o medo é que tenha diminuído significativamente a ponto de comprovar uma erosão precoce da areia engorda.
O maior custo da obra foi exatamente a engorda, dos 350 milhões, 150 foi exatamente da engorda, então, é além de um preocupação física em termos do talude, mas principalmente financeira.
Vai ser um enchugar gelo.
☃️❄️⛷️🌨⛄️
daqui uns anos joga mais areia e pronto
Vou refazer este vídeo pra gente conferir mesmo isso... segunda e terça eu rodei essa obra inteira e não estava curta a faixa... uma nova medição vai dar uma amenizada eu acredito.
Quem já viu uma queimada sabe do poder do fogo, porém perante a água ele sucumbe, então o bicho homem em sua ignorância acha que vai barrar a mesma...
E quanto a região de Praia Mansa que teve engorda na década de 80 e após 44 anos da obra executada e sem manutenção da areia, ainda está lá intacta? O que pode dizer sobre isso Valdenicio?
@@douglas_avellara dinâmica costeira da praia mansa (e consequentemente da baía de Guaratuba) se difere muito da dinâmica da praia Brava. Assim como as duas se diferem da praia central de Balneário Camburiú. Não existe essa garantia de eficácia e resultados na aplicação dos mesmos métodos em 3 contextos costeiros diferentes.
Neste caso, o que me diz da engorda no mesmo período do lado norte do Morro do Boi na praia Brava que se mantem até hoje? Considerando que na época da engorda quase nenhuma vegetação havia lá. Me refiro do trecho do morro do boi até a Av. Paraná?
Só um adendo aqui, eu não sou especialista, por isso fico com essas dúvidas.
Sei que houveram obras com sucesso e que cada caso é um caso, mas me questiono devido aos estudos que li do anteprojeto disponibilizados pelo IAT.
Outro ponto é que os fatos corroboram com a ideia de que talvez haja um erro ou que algo não foi considerado com a devida preocupação necessária talvez, sendo os trechos entre os espigões que talvez tenham sido extensos demais; Mas eu me reservo ao direito de dizer que talvez tenha licença poética por não ser da área, só especulando =). (Efeito Dunning-Kruger da minha parte)
Kkk, até o tolo se passa por sábio quando fica calado.
Enquanto estiver vivo, faltará maturidade. Essa é a graça da vida, não concorda? Provérbios 17:28
Fujam para as montanhas! Os oceanos vão devorar todas planícies costeiras!
Rsrs, espero que demore mais umas décadas.
O que impressiona nas praias do Paraná é essa canalhice absurda da exploração imobiliária. Não se vê nada de coisa nenhuma de área de orla arborizada. É "prédio, asfalto e areia" - e agora é pouca areia...
Antes de mais nada, você mora ou morou em Matinhos?
Mais de 80% do território de Matinhos é área de Mata Atlântica.
Quanto a área da Orla, o Paisagismo ainda não está pronto.
Entenda que a verticalização da cidade é o único jeito de proteger e preservar as áreas de mata coibindo o desmatamento ilegal da M.A.
Além disso, existem 5 APPs dentro da cidade que são áreas de parques preservadas também.
Porfim, o IAT ainda não concluiu o paisagismo da Orla, então, o projeto deve ser cumprido com o que planejaram de plantação da restinga com espécies nativas.
Não existe solução fácil para questões complexas. Tem especialistas de urbanismo que não conseguem resolver problemas de cidades, quanto mais nós, meros espectadores aspirantes.
@@douglas_avellar Você leu e entendeu o que eu escrevi? Me referi a todo o litoral paranaense. Me referi a ORLA DA PRAIA a beira da praia, o espaço entre a areia da praia e a rua beira mar e não as áreas LONGE da praia...
Acho que você assistiu poucos vídeos aqui, não viu o processo nos mais de 300 vídeos e não leu o que eu escrevi também, de toda forma, respeito sua opinião, cada um tem a sua e que bom que todos somos livres pra ir onde achamos melhor.🙏🏻