Por que escolhi Engenharia Civil?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 82

  • @sylviaalmeida273
    @sylviaalmeida273 7 років тому +97

    Jeferson, seu video me fez voltar muitos anos no tempo quando aos 15 anos escolhi ser engenheira civil. Fiz vestibular aos 16 anos, tinha facilidade para muitas coisas, mas muito pouca experiência de vida para decidir. Amava a matemática, línguas em geral e a literatura. Pensei em fazer letras, no que fui totalmente desestimulada pela minha família. Vai ser o que? Professora? Acabei optando pela engenharia e, apesar de gostar muito do curso, vivi o drama de me sentir incompleta pela falta que os caminhos não trilhados me faziam.
    Na faculdade, a dúvida tomou outras formas. Fiz iniciação científica com um professor da matemática, fiz curso de férias no IMPA, estagiei em projeto de estradas e construção civil e aos 45 minutos do segundo tempo joguei tudo para o alto e resolvi mudar de área dentro da engenharia. Nos meus primeiros quatro meses de formada, enquanto meus amigos tinham bons empregos, fui estagiária em um escritório de projetos de estruturas, onde depois fiquei dois anos como engenheira. Lá tive que lidar com um programa computacional que usava um método de análise que eu não tinha aprendido na faculdade e isso me fez procurar o mestrado na PUC-Rio. Aí encontrei minha paixão, o ensino e a pesquisa. Mas não foi um namoro fácil, não. Emendei mestrado e doutorado, desisti do doutorado, voltei para casa, fui calcular pontes. Retomei o doutorado mais adiante e a profecia da minha mãe se realizou e sou há 20 e poucos anos uma professora feliz, embora a vida não seja um mar de rosas.
    Hoje, muitos anos depois dessa época, acho que todos os caminhos não trilhados diretamente contribuíram indiretamente para formar a profissional que sou. A curiosidade me move, gosto de trocar de disciplinas de tempos em tempos. Continuo amando literatura e línguas e aumentei o leque de assuntos que me interessam: história; filosofia; direito. Ou seja, escrevi tudo isso para dizer a você e aos seus amigos que ter dúvida é bom, que se não der certo um caminho é possível retroceder e tomar outro, que de uma forma ou de outra as experiências são úteis, e que devemos nos permitir exercitar nossos múltiplos talentos.

    • @assistindo2494
      @assistindo2494 6 років тому +1

      Sylvia Almeida que lindo!!! Tenho 17 começarei a faculdade esse ano, mas ainda estou em dúvida do que fazer

    • @LucasSantos-pw9xv
      @LucasSantos-pw9xv 5 років тому

      @PENSARépoder eai? 1 ano depois,você está na faculdade do que relatou que gostaria de fazer?

    • @riansantos3152
      @riansantos3152 4 роки тому +1

      Quando nascemos Deus põe um dom no coração de cada um, mais poucos sabe valorizar, desenho muito bem só ñ tenho todos os matérias completo e amo desenhar desde pequeno.

  • @patriciaoliveira2428
    @patriciaoliveira2428 5 років тому +2

    Meu caro. Que delícia de conversa. Me vi em muitas coisas que você falou. Eu estudo engenharia civil e estou terminando o primeiro ano. Eu nunca imaginei que iria um dia fazer engenharia pois minha área em que me formei a muitos anos atrás foi na área da beleza e me via muitas vezes ajudando meu esposo que tem uma empresa de construção e reforma e em Belo dia conversando eu e ele decidimos que eu por ter mais tempo faria engenharia e busquei muita informação e nisso pedi pra DEUS me ajudar a gostar para eu ajuda lo com prazer no que eu estava escolhendo que o início seria alguns longos 5 anos. Hoje amooo essa profissão, tenho amado tudo que tenho aprendido e já me sinto inserida. Também. Sonho em fazer depois Geotecnia. Um grande abraço e muito obrigada

  • @marimorin6743
    @marimorin6743 7 років тому +20

    Cara vc me descreveu nesse vídeo rs eu faço engenharia Civil mas adoro outras áreas tb,acabava me culpando por isso ,eu gosto de exatas e tb de humanas. Depois que me formar pretendo fazer um outro curso,amo estudar!

    • @sarahjanuzzi7499
      @sarahjanuzzi7499 7 років тому +1

      Canal Mariani Morin amo seus vídeos!

    • @marimorin6743
      @marimorin6743 7 років тому

      Sarah Januzzi que linda! Obrigada 😍😍😍

    • @rebecadeisaque2487
      @rebecadeisaque2487 Рік тому

      E aí? O que deu a Engenharia Civil? Pra mim deu nada.. Só desemprego ou subemprego, estou buscando uma transição de carreira!

  • @marcelorocha5675
    @marcelorocha5675 6 років тому +3

    Antes de mais nada, meus parabéns pelo vídeo. Vou relatar um pouco da minha trajetória: sempre me vi fazendo Engenharia Civil. Em 2009, ano que prestei meu primeiro vestibular a concorrência para Engenharia Civil na UFG só perdia para a de Medicina (era algo em torno de 30 por vaga), concorrência essa que me trouxe muito medo de reprovação. Acabei optando por prestar o vestibular para o curso de Odontologia (a minha segunda opção, área que eu visualizava também com bons olhos) pois a concorrência era cerca de 18 por vaga e eu precisava muito ser aprovado, muitas pessoas da minha família estavam me ajudando nesse processo e eu não poderia decepcioná-los. Na verdade hoje vejo que a maior pressão colocada era minha, encarava que aquela era a minha única oportunidade. Tomar uma decisão desse porte com 16 anos era um peso enorme. Consegui ser aprovado para Odontologia. Saí do interior do estado, vim para Goiânia, cursei Odontologia, amei o curso, realizei duas especializações (Endodontia e Saúde Pública), fui aprovado em concursos públicos, mas não me sentia completo, não estava realizado, não me via pleno. Ano passado resolvi fazer o Enem como um teste de conhecimento. Vinha de uma rotina de estudos bem pesada para concursos públicos e senti curiosidade em saber como seria meu desempenho no Enem. Faltando poucas semanas para a prova o pensamento em cursar Engenharia Civil ressurgiu de forma bem tímida, como se fosse um conselho de um amigo, um pressentimento. Oito anos após o meu ensino médio eu fiz o Enem, realizei minha inscrição no Sisu e consegui, de uma forma extremamente inesperada, ser aprovado para Engenharia Civil na UFG (Goiânia). Fui o único candidato selecionado na minha modalidade de inscrição na segunda chamada. Tenho pra mim que Deus me deu essa vaga. Todo o caminho que fiz só me fortaleceu. Hoje estou com 25 anos, penso que é o melhor momento da minha vida para realizar o que tanto sonhei, e vou encarar de peito aberto essa empreitada. Começo Engenharia Civil no segundo semestre e a magia de tudo que aconteceu / vem acontecendo traz um ânimo que em toda minha vida eu nunca havia sentido. Ansiedade para começar a viver esses 05 anos do curso de Engenharia Civil. Felicidade no trilho da vida.

  • @IuriRodrigueess
    @IuriRodrigueess 7 років тому +9

    Sei lá, acho que esse vídeo foi feito pra mim. Eu não tenho interesse nas engenharias, ao contrário de você sou das humanas e das biológicas, mas poxa... que paz tu trouxe pro meu coração com suas palavras. Estou em processo de decisão da escolha do curso e foi muito importante pra mim esse vídeo. Boa sorte no mestrado e obrigado infinito!

  • @guilhermemoraisspindola4833
    @guilhermemoraisspindola4833 7 років тому +4

    Seu vídeo me representa!! Tudo o que foi dito é análogo ao que passei na minha vida. Também me formei recentemente em Engenharia Civil pela UFG (é claro que me lembro de você Jefferson haha), porém sempre fui apaixonado pelo fisiculturismo, já li diversos livros sobre Nutrição, Treinos e etc., e sigo esse estilo de vídeo rigorosamente, além disso sou músico violonista desde os 17 anos, estudei violão clássico por 2 anos no Centro Cultural Gustav Ritter e tocava sertanejo (era o que dava dinheiro em Goiânia) e em casamentos, como freelancer para completar a renda, mas essas duas áreas em nenhum momento atrapalhou e me fez gostar menos de Eng Civil, pelo contrário, amo o curso que fiz (fizemos) e faria tudo da mesma maneira novamente, amei a iniciação científica na área de Durabilidade, estágio em fiscalização de obras e meu emprego atual em gestão de obra. Atualmente estudo bastante sobre mercado financeiro também rsrs Como você disse, não podemos privar nossos estudos em apenas uma área, o mundo e os conhecimentos são diversos e maravilhosos !!

  • @francianemiranda1730
    @francianemiranda1730 2 роки тому

    Você é maravilhoso 😍😍 eu me identifico bastante tmbm com a geotecnia

  • @jonassouza7370
    @jonassouza7370 7 років тому +4

    Ótimo vídeo.... Um dos melhores que já visualizei no youtube.. Meus parabéns.. Que Deus o Abençoe cada dia mais..

  • @hymiojo
    @hymiojo 7 років тому +2

    obrigado de coração, o vídeo e os comentários são muito bons. Entrei em Matemática com 18 anos, pois sempre adorei, mas queria mais estabilidade e gostava de outras áreas como física, filosofia, biologia, psicologia. Ao mesmo tempo que cursava Matemática fazia cursinho pré-vestibular pois queria ver como era Engenharia Civil. Após três anos, consegui ingressar.
    Não sei se me identifico com o curso como me identificava com Matemática, mas aprendi a gostar de diversas áreas do curso, pois são interessantes. Sei que aprendi muito, mas as vezes fico nessa dúvida infinita dos 99 caminhos. Enquanto isso, tento terminar o curso para depois tentar clarear um pouco a mente. Vídeo muito bom, é legal saber que tem gente passando por coisas parecidas. A gente se senti mais compreendido.
    Grande abraço,vlw flw.

  • @brunopontes2204
    @brunopontes2204 7 років тому +2

    Descobri seu canal e estou impressionado em como parecidos somos, eu também esperava que o curso de Engenharia fosse algo muito mais voltado para aplicação da Arquitetura na prática, o tornar real, mas apesar das duas áreas serem muito parecidas elas são completamente diferentes se formos pesar cada uma... Estou no sétimo período pela UFPA e sou completamente apaixonado pela Geotecnia, e tenho MUITA vontade de também fazer mestrado nessa área, se puderes criar um vídeo depois sobre os passos que seguiste para conquistar isso eu te agradeceria muito... Espero ter uma chance como a sua se fazer um mestrado tão jovem assim, basta correr atrás agora não?!
    PS: É incrível como sempre vamos gostar de diversas áreas diferentes, eu particularmente gosto muito de estudar sobre as estruturas de uma língua, meu lado de humanas é gostar muito de idiomas.

  • @tamirisroccha
    @tamirisroccha 7 років тому +2

    Que legal, primeiro vídeo que assisto do seu canal falando do meu curso. Amei! Já me inscrevi para acompanhar mais vídeos sobre Engenharia Civil.

  • @laerciomotatecnicoemedific5237
    @laerciomotatecnicoemedific5237 5 років тому +1

    Sou tecnico em edificacoes e tenho 8 anos de experiencia como encarregado de obras , tranquei o curso de engenharia civil pois estou desenpregado a 2 anos , o mercado da construcao esta desputado mas vou retoma o curso pois amo trabalha com obras #minha esperiencia , minha opiniao , que Deus nos guie rumo a vitoria .

  • @rafaellagalvao3105
    @rafaellagalvao3105 7 років тому +2

    Você me ajudou muito! Tenho dúvidas do meu curso e também quero mais de um em áreas divergentes rsrs
    "Você tem que fazer algo pra te fazer feliz agora" 👍🏻👏🏻

  • @rodriguesoliveira7001
    @rodriguesoliveira7001 2 роки тому

    Parabens por sua tragetoria! Sou da area de letras e quero seguir carreira. No entanto tem um comichão em ser um profissional da construção civil. Estou no caminho para ser um exelente pedreiro rs.

  • @karoldias481
    @karoldias481 7 років тому

    Meu deus, adorei!!! Não conhecia o canal mas já tô com a notificação ligada agora. Fiz dois semestres de arquitetura e agora estou tentando me transferir pra civil porque percebi que gosto mais, mas trabalho com design e gosto demais também.. é muito bom perceber que isso é normal. Enfim, muito legal o vídeo, já aguardando os próximos!

  • @patriciacorrea7692
    @patriciacorrea7692 7 років тому +4

    Também sou formada em Engenharia Civil.
    Um dos fatores que mais me motivou a escolher esse curso era a minha afinidade com Matemática. Me imaginava atuando na área e resolvendo equações e problemas o dia todo.
    Hoje em dia, atuando no mercado, sinto que falta algo. Infelizmente, em muitos casos, temos que confiar no software, e isso é algo que nunca aceitei.
    Gosto de saber todo o processo do cálculo, e não apenas achar que ele está correto.
    E foi justamente esse "vazio" que me fez optar pelo curso de mestrado, que vou iniciar este ano.
    Eu sou apaixonada pela Engenharia Civil, e agora sinto que conseguirei preencher um pedacinho que estava faltando na minha vida profissional.
    Quanto a outros cursos, nesse último ano comecei a me interessar por Filosofia. Quem sabe um dia não terei a oportunidade de fazê-lo.

  • @ian50784
    @ian50784 7 років тому +2

    Entrei na Universidade aos 16 anos, cursei História na Estadual da Bahia adorei o curso, mas percebi depois de formado que eu não queria a área. Agora estou cursando engenharia Civil IFBA, mas também estou em processo com o mestrado em História. Eu nunca estive tão indeciso . Hoje estou com 21 anos .

  • @katthellyapple8950
    @katthellyapple8950 6 років тому

    Muito muito muito muito obrigada por ter feito esse vídeo, sério não sei como te agradecer, me ajudou bastante

  • @AndreOliveira-bj4qm
    @AndreOliveira-bj4qm 7 років тому

    Tão novo e tão lúcido! Muito bom relato, Jefferson. Parabéns! Eu sou professor de história, Literatura e Inglês, mas faço mestrado na área de História pela UFF (RJ). Também compartilho essa paixão por outras áreas (ex. astronomia, quadrinhos etc), mas apesar dos desafios, amo minha profissão e estudo não mais por ambições financeiras ou profissionais, mas por prazer. Acho que a maturidade começa a chegar quando abandonamos a neurose do sucesso e da felicidade a qualquer custo e desvinculamos dinheiro e felicidade. Grande abraço!

  • @kelvin9430
    @kelvin9430 3 роки тому

    Mano, me identifiquei 100% com esse vídeo. Pq eu TB gosto de humanas e exatas e sempre tive perdido. Eu faço técnico e estágio, amo está area

  • @emilioyahoo
    @emilioyahoo 7 років тому +12

    eu tbm to na engenharia e queria star morta

  • @Biblioconto
    @Biblioconto 7 років тому

    Oi, Jeferson! Deixei esse video aqui na minha listinha desde que saiu e so assisti agora. Minha experiência é um pouco diferente do que estou vendo aqui nos comentários: eu terminei agora minha segunda graduação, mas vim de um primeiro curso que eu gostei muito. Fiz história primeiro e nunca fui infeliz no curso (apesar dos problemas que sempre existem). Mas quando escolhi eu pensei naquilo que eu gostaria de estudar, e pouco em como eu ganharia minha vida. Eu concordo que a parte financeira nao pode ser um fator decisivo na hora de escolher um curso, mas acho que temos que pensar um pouco em como trabalharemos com aquilo. Quando formei a ideia era fazer o mestrado, mas a verdade é que eu me sentia meio inutil na história enquanto pesquisadora. Fui trabalhar, mas em seis meses ja estava triste longe da universidade e foi assim que decidi fazer outra graduação. Nesta outra área eu encontrei um campo para pesquisa que me interessa muito e que eu sinto poder contribuir muito mais. No final das contas, sabia há tempos que eu queria permanecer na universidade, que é o lugar no qual podemos e devemos seguir estudando e discutindo pelo resto da vida, mas nao tinha encontrado a área de pesquisa. Fui infinitamente mais feliz na minha primeira graduação, mas a segunda (em biblioteconomia) acabou sendo um caminho necessário.
    Ah, e sobre essa renúncia de outros interesses que você fala, ano passado me apoiei muito na Susan Sontag e na Maria Popova (do maravilhoso blog Brain Pickings) como inspiração de pessoas com inúmeros interesses e que conseguem articular várias áreas do saber de maneira primorosa. ;)
    Abraços! =)

  • @gabisousa2080
    @gabisousa2080 7 років тому +1

    Muito bom seu vídeo, tbm sou assim muito interdisciplinar gosto de muita coisa e por gostar muito de desenhar acabei escolhendo design aos 18 e depois de anos me arrependi, vi q não sirvo pra área e estou procurando outro curso no caso eng civil, pra não cometer o mesmo erro baixei a ementa do curso e estudei em casa, porém vendo a ementa comecei a me interessar tbm por eng de computação... Como eu disse... muito indecisa... penso q durante o curso vou me envolver bem e descobrir qual me encaixo mais.
    Seu vídeo é bem legal ajuda muito, quanto ao que descreveu, de gostar de várias coisas lembre-se de Leonardo da Vinci que era cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Kkkkkkkkk
    Me sinto menos mal pensando que tem muita gente assim "indecisa", que foi um bom profissional no que fez.
    E quanto a gostar de humanas esse seu lado vc ta podendo aprofundar no mestrado?

  • @PauloRibeiroeng
    @PauloRibeiroeng 4 роки тому

    Parabéns pelo vídeo! vou professor na área! Precisando de algo é só falar!

  • @Luga_lima
    @Luga_lima 7 років тому +1

    Muito bom ! Gostei e concordo com a sua colocação sobre a felicidade. Sucesso aí, irmão ! ✌ :)

  • @deboraraissamarcal353
    @deboraraissamarcal353 7 років тому +1

    Oi Jeferson! Eu escolhi meu curso, logo depois de ter feito curso técnico na área no IFG. Tb adoro Engenharia Ambiental, mas meu sonho é fazer Turismo! :O

  • @rayssanuneslima9656
    @rayssanuneslima9656 6 років тому +13

    ele ta me descrevendo...... estou no 5° período de Eng civil e me pego vendo e estudando outras coisas que também gosto. já tranquei direito e as vezes quero voltar gosto de odonto, é uma nostalgia sem fim....gosto de humanas, exatas e saúde e de literatura.... o problema é que o jovem tem de decidir muito cedo o resto da vida. Embora com o tempo e o amadurecimento agente perceba que nenhuma profissão pode definir o ser humano e nunca é tarde para mudar de rumo ...

  • @ricardoalbuquerque6951
    @ricardoalbuquerque6951 7 років тому +1

    Obrigado, ótimo vídeo. Me ajudou a tomar a decisão :)
    Também gosto muito de matemática, além de física.

  • @nandaalucena
    @nandaalucena 7 років тому

    Caramba, que vídeo ótimo! Acho que deviam reproduzir pra todos os vestibulandos prestes a escolher um curso pra ingressar na universidade.
    Me identifiquei com muito do que você falou, gosto muito de humanas e exatas (biológicas, ninguém merece! kkk) e também pensei em fazer vários cursos antes de decidir o meu: história, matemática, administração, turismo... mas hoje estou começando engenharia de minas. Ter feito um técnico (edificações) antes ajudou bastante a conhecer a área de civil e decidir pra onde eu realmente queria ir.
    Tô bastante ansiosa pra ver como vocês vão abordar essa nova série de vídeos. Quando eu fazia técnico via que poucos professores indicavam livros pra turma, não sei se por terem em mente que a maioria dos alunos não iria gostar ler ou se pelo fato de realmente serem difíceis de encontrar, ou estarem desatualizados (os poucos que tinham nas bibliotecas eram um pouco velhinhos).

  • @gabrielbuna8673
    @gabrielbuna8673 4 роки тому +2

    Que vídeo FODA !

  • @edsonbrasil8184
    @edsonbrasil8184 7 років тому

    Muito bom Jefferson!Infelizmente só descobrimos o q gostamos durante o curso! Assim como a Prof Sylvia , entrei com 16 anos, e coincidentemente na mesma turma q vc. Mas durante o curso nunca tive aquela felicidade de estar cursando , que via em vc e em outros colegas . Ainda bem que já encontrei a área que me faz feliz, e que como muitos outros Eng. Não é a Eng.Muito bom este relato, creio que vc será um bom professor ao concluir seu mestrado.Sucessso meu companheiro!

  • @riansantos3152
    @riansantos3152 4 роки тому +1

    Eu mesmo até um tempo desse fui empurrando com a barriga sem saber oque realmente oque queria ser, pensei cara eu desenho bem admiro um pedreiro pelo seu trabalho por reformar um prédio de vários andares por ñ escolho arquitetura ou eng:? Essas duas profissão está martelando minha cabeça a meses mano. Por mais que eng: envolva tantos cálculos prefiro tentar. Se eu errar tento arqui.. quero muito ajudar minha mãe e meus familiares mano. Minha mãe deixou meu pai e meu irmão quando éramos pequenos. Passamos por muito sufoco até hoje ela trabalha em casa de família quero dar uma vida de rainha pra ela. Ñ só penso no dinheiro. É mais pela admiração msm tendeu?😍 sou muito inteligente em inventar coisas tipo... decoração com coisas reciclável também.

  • @josegustavomoraismoura4139
    @josegustavomoraismoura4139 7 років тому

    + 1 Inscrito haha
    Gostei do canal! Estava em dúvida sobre o que fazer,mas já optei por engenharia civil.

  • @viniciusribeiro6451
    @viniciusribeiro6451 5 років тому

    Gosto de ler e realmente acho que é a melhor forma que encontrei de conhecer o mundo. Saí do EM decidido a fazer direito, mas logo desisti porque as leituras exigidas no curso nunca me interessaram. Por esse e outros motivos, também nunca me interessei por letras, ADM, economia e outras humanidades.
    Escolhi fazer Engenharia Ambiental por causa do meu interesse na área de biológicas e porque fiz um curso de matemática e gostei muito (me dedicava a ele bastante e as coisas fluíram muito melhor do que eu imaginava). Tenho quase certeza de que acertei a área. QUASE, porque troquei de faculdade (saí de uma particular para uma UF) e realmente não tenho ideia de como será meu futuro lá (as aulas terão início em junho).
    Essa questão da juventude é bastante problemática. O jeito é tentar e superar o medo de errar e fracassar.
    Ótimo vídeo. E parabéns, tenho em 2019 quase a sua idade quando esse vídeo foi gravado (sou de 1997 e você, pelas minhas contas é de 94-95) e acabei de entrar. E você já está formado. Conseguir isso é bastante difícil hoje, e ser feliz na escolha, mais complicado ainda.

  • @CrisAlbert17
    @CrisAlbert17 7 років тому

    Olá,
    me identifiquei muito contigo, pois estou fazendo Engenharia Civil e já me vi muito indecisa sobre cursar Matemática. Como também adoro literatura, Letras é um amor que eu gostaria de concretizar algum dia.
    Quanto ao curso de Civil em si, estou entre o terceiro e quarto semestre e venho gostando muito agora que já tive contato com mais áreas da profissão. Tenho gostado muito da parte de análise estrutural e também consigo me ver como professora. Faço iniciação científica e passei a ter mais contato com pesquisa, então estar na área acadêmica como pesquisadora vem me atraindo. Acima de tudo, gosto de estudar e vou bem nisso, mas te confesso que tenho muitas inseguranças relacionadas a atuação prática na profissão. Ir bem nas disciplinas não vem me parecendo suficiente, me sinto despreparada demais pra ser uma engenheira de fato. Em algum momento te sugiro a comentar sobre essas inseguranças e nas diferenças da faculdade e o trabalho.
    abraço

    • @canalemdialogo
      @canalemdialogo  7 років тому +3

      +Cris Albert Também tive grande interesse pela academia durante a graduação, fiz duas iniciações científicas e monitorias e realmente vi que gostava muito. Percebi que não me dou muito bem na área privada, e entendo seus receios. O mercado é também a pesquisa exigem muito. Por mais que estudemos bastante, parece que não estamos preparados para nada. Mas te desejo sorte na Jornada, e vamos nos falando por aqui. Adorei as dicas de vídeo. Abraços

  • @sarahjanuzzi7499
    @sarahjanuzzi7499 7 років тому

    Pensei que jamais encontraria um vídeo no UA-cam que me descrevesse tão por completo. eu tenho 18 anos, e, no momento estou esperando ser chamada na faculdade de ciências exatas. acredito que serei. no entanto ainda não tenho total certeza do que quero. engenharia civil x matemática. esse tem sido o maior duelo da minha vida desde que ingressei no ensino médio. atualmente eu dou aulas particulares de matemática. Meus colegas dizem que levo jeito pra coisa, e que desperdiçaria meu talento fazendo engenharia. entretanto, tenho uma queda pelos dois cursos, e creio que serei incompleta se não fizer os dois. quero fazer projetos e dar aulas. ainda não sei o que será de mim, mas espero que seja o melhor. :)

  • @jorgealbertovieira5174
    @jorgealbertovieira5174 7 років тому

    Bom dia Jeferson, tudo bem ? Parabéns pelo vídeo, ficou muito bom. Estou pensando em fazer faculdade de Engenharia Civil e fiquei interessado em conhecer um pouco mais sobre a área de Geotecnia. Como não achei nenhum livro específico sobre esse tema gostaria de saber se você pode me indicar alguns livros que tratam desse assunto ou um roteiro de estudo ? Antecipadamente agradeço,
    Um abraço.

  • @robsontavares7441
    @robsontavares7441 7 років тому +1

    Como um bom leitor, você tem o dom da oratória, parabéns

  • @nayakrocha5402
    @nayakrocha5402 6 років тому +1

    cara tenho 24 anos e pretendo começar a fazer engenharia civil no meio do ano agora , sempre tive o sonho de fazer mais n conseguir entrar em faculdade publica e acabei indo fazer curso de técnico em elétrica nada a ver com meu sonho mais tinha recebido oportunidade de entrar em uma empresa muito boa, como falei pretendo começar agora no meio do ano pagando metade da bolsa pelo quero bolsa ou educa mais ,só q meu maior medo e de ser tarde para começar a faculdade e de n conseguir entrar no mercado de trabalho pelo fato de ter 24 anos. Sera q isso vai me prejudicar ?

  • @nicole12824
    @nicole12824 7 років тому

    esse vídeo veio em boa hora. Eu tô no segundo semestre da engenharia civil e fiz 18 anos nesse ano. Porém, tô com uma dúvida enorme se é isso que eu quero pra minha vida pq eu amo a área de ciências sociais. Infelizmente a minha escolha foi precipitada, pois ja havia feito curso técnico em edificações e eu não queria deixar de lado todo aquele meu esforço que eu fiz pra poder ser técnica e cá estou. Enfim, mt obg pelas palavras...

    • @gabygah140
      @gabygah140 6 років тому

      Nicole Brito nicole vc tem instagram, gostaria de cvrs com vc!! Sobre seu curso

  • @suelenvivian2393
    @suelenvivian2393 7 років тому

    Estou passando por algo muito parecido, fui aprovada em Engenharia Civil e em Licenciatura em Matemática. Amo as duas áreas e não sei o que fazer.

  • @jonasluan157
    @jonasluan157 7 років тому +1

    Amigo, Estou fazendo engenharia de produçao ,estudo 2 semanas e já não estou me sentindo bem , porém não começou os cálculos. Antes de escolher o curso era o meu desejo. Portanto, no ensino médio sempre fui péssimo em exatas.
    Estou confuso ..
    Não sei se continuo e mudo para aárea de Humanas que não tenho dificuldades alguma.. Me ajuda kkkkkk

    • @fabisilva6240
      @fabisilva6240 7 років тому +2

      +Jonas Luan estou na mesma situacao q vc prefiro humanas eu ia fazer psicologia,porem quero muito fazer engenharia civil,pq eh foda! rs. Nao sei aguenta mais um pouco vai que vc se apaixona pelo curso,ou muda de engenharia, talvez isso ajuda. dont be afraid!

  • @marcusmartins4862
    @marcusmartins4862 7 років тому

    parabéns seu video me ajudou muito .

  • @engkennedymvilela
    @engkennedymvilela 3 роки тому

    Olá, quais os livros para quem está cursando Engenharia civil que você indica?
    ABraços.

  • @j.rodrigues7796
    @j.rodrigues7796 7 років тому

    Hj foi meu primeiro dia de aula de engenharia civil, muito empolgado aqui...

  • @laayliimablog
    @laayliimablog 4 роки тому

    Eu odeio matemática mas amo engenharia e arquitetura e agora?

  • @rebecadeisaque2487
    @rebecadeisaque2487 Рік тому

    Galera da Engenharia Civil, como estão hj? Pra mim deu em nada esse curso . Nada de emprego. Dá até depressão. Tô migrando de área

  • @clarafarias1427
    @clarafarias1427 6 років тому

    desdo meu primeiro ano quero fazer Engenharia civil, mas no final do terceiro ano ( esse ano de 2017) eu fiquei em dúvida entre arquitetura e engenharia e eu tenho 17 anos e tenho que tomar uma decisão muito grande, é meu futuro. Eu não sei o que fazer

    • @laerciomotatecnicoemedific5237
      @laerciomotatecnicoemedific5237 5 років тому +1

      Eu sou tecnico em edificacoes tenho 8 anos na area , entendo de engenharia civil e de arquitetura , se eu estivesse na sua pele escolheria emgenharia civil ,pois e um mercado mas anplo e mas respeitado , espero ter ajudado

  • @trosoba123
    @trosoba123 3 роки тому

    Me formei em Engenharia Civil. Mas vivi minha adolescência treinando Kung Fu e tocando guitarra em bandas de rock de garagem. Quando completei 17 anos, a pressão foi imensa. Não tinha ideia do que escolher. Achava que tinha que separar a profissão do q eu realmente gostava de fazer. Como eu tinha muita facilidade com matemática, meu pai disse que eu poderia fazer engenharia civil, pois ia ganhar muito dinheiro e depois eu poderia continuar tocando guitarra e treinando Kung Fu como hobbie. E passei todo o curso com essa mentalidade, porém todos os dias 1ue eu não conseguia treinar tanto guitarra quanto kung fu por conta dos trabalhos que tinha q entregar e provas pra estudar, eu me sentia frustrado. Foi assim até eu me formar. Não corri atrás de estágio, pois acreditei q só fazendo o curso eu estaria preparado e também não me interessava naturalmente por tecnologias construtivas, engenheiros destaques da história, mega construções, etc. Na verdade eu me forçava a entrar nesse mundo, comprando livros sobre engenharia q eu nunca li, assinando revistas da PINI, etc..
    Não digo que foi uma escolha ruim, pois entrar nesse curso me fez conhecer muita gente interessante e viver muitos momentos de aprendizado. Tive a oportunidade de fazer um intercâmbio pelo ciência sem fronteiras onde conheci uma professora de tai Chi chuan que é descendente do fundador do estilo Chen, conheci um cara que lutou na guerra do Iraque e hoje é como se fosse um irmão pra mim, e fiz amizade com um músico da Romênia, além de outras experiências incríveis.
    Depois de formado, elaborei alguns projetos com uma empresa Junior a qual eu participava e executei apenas uma obra, q foi meu pai o cliente.
    Tiveram sim algumas disciplinas durante o curso q eu gostava muito, mas era só sair da sala de aula, o interesse sumia. Acho q por gostar de planejar coisas e fazer bem feito me mandaram no curso. Mas depois q me formei, eu fui atrás dos meus hobbies. Sem dinheiro mesmo. Não faturei mais q 10 mil reais como engenheiro desde quando me formei em 2017. Tentei dar aulas de Kung Fu e violão, mas não deu certo. Entao conheci a bolsa de valores e estou usando muito bem meu conhecimento com planilhas e gerenciamento de risco. Ou seja, estou aproveitando o conhecimento.
    Hj eu estava limpando meu guarda roupa e encontrei as revistas da PINI. Pensei em vender pra um colega engenheiro, mas quando comecei a folhear, me bateu um sentimento estranho, daí cheguei nesse vídeo.

  • @deniscosta5955
    @deniscosta5955 6 років тому +1

    Sinceramente fico em dúvida de Engenharia Civil e Engenharia Biomédica, caraaa, sinceramente,venho com a ideia de ser Engenheiro Civil desde o Fundamental I (Esse ano entro no Ensino Médio)
    Então, pra mim eu sinto que devo fazer Engenharia Civil, e mais lá pra frente que tal Engenharia Biomédica? Ainda não conheço muito bem da Eng. Biomédica, mas me preocupo se essas duas faculdades vão tirar muito tempo da minha vida pessoal, sabe ?

    • @canalemdialogo
      @canalemdialogo  6 років тому +1

      Vi seu comentário, e resolvi responder... A graduação é uma fase incrível da vida, a melhor que eu tive até hoje. Fiz Direito, um curso tido como fácil. Dificilmente alguém reprova fazendo Direito, porque o nosso ensino é bem problemático e os professores deixam correr solto. Apesar disso minha vida social foi baaaastante comprometida durante o curso. Ou seja, qualquer coisa que você deseje fazer bem feito vai tirar tempo da sua vida social. Abraços, e espero que consiga escolher o seja melhor para você.
      Juliana

    • @tqldq6943
      @tqldq6943 6 років тому

      Estou em extrema indecisão entre engenharia cívil e arquitetura

  • @italoferraz8621
    @italoferraz8621 7 років тому +1

    Eu também estou cursando em engenharia civil e várias vezes eu me pego pensando " pq estou fazendo esse curso e não história ou geografia ( cursos no qual eu gosto muito )". E uma coisa que eu nunca sei é se estou sendo feliz ou não.

    • @canalemdialogo
      @canalemdialogo  7 років тому +6

      +Ítalo Ferraz Olá Ítalo. Tudo bem? A escolha do curso sempre nos aflige, principalmente quando já a fizemos. Eu me questionei várias vezes ao longo do curso, mas sempre cheguei a conclusão que não é que não gostava do meu curso, apenas também gostava de outros. A vida é longa e ainda há tempo de fazer o que queremos. Desejo toda a sorte e não importa qual caminho você escolha, espero que seja feliz. Abraços. Jeferson

  • @Marina-vx1lv
    @Marina-vx1lv 7 років тому

    Vc falou tudo que eu sinto

  • @alanajanuario1749
    @alanajanuario1749 7 років тому

    Inspirador!!!!

  • @naosouobrigadoanada2701
    @naosouobrigadoanada2701 7 років тому

    genteeeeeeeee. eu amo estudar depois de engenharia civil quero fazer medicina e depois outros cursos kkkkk não consigo gostar apenas de uma área

  • @picapau3soares370
    @picapau3soares370 7 років тому +1

    o melhor video

  • @talescampos4155
    @talescampos4155 6 років тому

    Eu penso exatamente assim!

  • @mateussoares9876
    @mateussoares9876 3 роки тому

    A Engenharia Civil se resume somente a calculos??? ou permite outros eixos de conhecimento

  • @caiopi1732
    @caiopi1732 5 років тому

    A pergunta é errada . Tem que ser : pq NÃO engenharia . O curso de engenharia é maravilhoso mas o mercado é defasado. Não é questão de dinheiro e sim de não ter empregos. Hoje um estagiário em civil não arruma emprego pra fazer estágio voluntário (de graça). Parece piada mas é a triste realidade.

  • @patriciaoliveira2428
    @patriciaoliveira2428 5 років тому

    👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @caiocesar3105
    @caiocesar3105 7 років тому +3

    E procurou a instabilidade na engenharia civil meu colega?
    Desculpa mas acho que você teria outras 99 melhores chances de ser mais feliz ! Não sei como é sua vida financeira e profissional mas para engenheiro civil a situação não é ruim , é caótica! Não tem emprego pra ganhar mil reais por mês pra engenheiro formado com inglês fluente.
    Acho que o engenheiro civil hoje não trabalha na área porque não tem emprego, simples! infelizmente o engenheiro é obrigado a ir para áreas distintas para não morrer de fome.

    • @bazzard8288
      @bazzard8288 6 років тому +1

      vc fala isso , mas quando chega amanhã outra pessoa fala que engenharia ta lotado de emprego.
      cheguei na conclusão que o mercado varia mt, e ñ preciso ter medo da engenharia se o problema for emprego

    • @useranonimo4959
      @useranonimo4959 5 років тому

      @@bazzard8288 vai por mim, o Caio tá certo, passei maior aperto quando me formei, até vc conseguir algo vc sofre muito kkkkk mas cada um é cada um, pra mim valeu a pena (só agora né), mas pra muitos não...

    • @rebecadeisaque2487
      @rebecadeisaque2487 Рік тому

      O Caio está certíssimo! Tô pulando fora. Imagina pra esses caras ta ruim, e eu que sou mulher.. O preconceito que ainda existe.. tô pulando fora de área depois de muito sofrimento. Crendeuspai

  • @rebecadeisaque2487
    @rebecadeisaque2487 Рік тому

    Deuxa eu desvendar o mistério pra vcs: os Engenheiros estão em outras áreas pq Engenharia civil não tem emprego kkkkkkkkkkkkkkkkkkk genteee tenho anos de formada tá. Me escutem, fujam desse curso!

  • @marcelamacedo4574
    @marcelamacedo4574 7 років тому +1

    Meu sonho sempre foi ser bióloga e acabo de entrar pra faculdade de biologia. Tenho certeza que é disso q eu gosto e quero fazer, mas temo muito pelo minha estabilidade financeira, pois o mercado de trabalho é muito escasso para biólogos, especialmente porque eu não quero ser professora. Meus pais sempre acreditaram em mim e me deixaram livre pra escolher, no entanto, professores, outros parentes, amigos e a sociedade em si sempre criticaram minha escolha dizendo "mas vc é tão inteligente, faz medicina" ou "vai ser professora".

    • @useranonimo4959
      @useranonimo4959 5 років тому

      Vai fazer biologia e não quer ser professora? Algo de errado não está certo aqui 😂😂😂😂😂

  • @daniel014514
    @daniel014514 7 років тому +1

    pq quer ficar desempregado !! KKKKKKKKKKKKKKKKKK