Sou Engenheiro Eletricista formado na UFRGS com crea rs e estou 3 meses desempregado. Meu primo que se formou junto a mim ficou 6 meses desempregado e depois disso entrou no mestrado para não ficar parado. Aliás é por isso que muitos entram no mestrado, porque não conseguem emprego. Parem de romantizar a Engenharia. A verdade dói, mas é a verdade!!!
@@lucasalexsander4270 o que mais faço é me promover com network, canal no youtube, congressos e tudo mais. Vocês precisam parar de se iludir e ver a realidade. Enquanto viver faculdade e cursinho enchendo os bolsos de dinheiro com mensalidade de aluno essa verdade vai ficar bem longe mesmo.
Sou formado em engenharia, mas não atuo na área, a verdade é que não tenho prazer em exercer a profissão, mas o conhecimento e inteligência para resolução de problemas adquirida no curso, me proporcionou ter várias fontes de renda, hoje possuo mais de 3 fontes de renda e ganho mais que muitos engenheiros que atuam na área. A vida é simples, você tem que fazer o que gosta de fazer e se sente bem, mas a aquisição de conhecimento é sempre necessária.
Interessante o que vc esta fazendo. Eu sou formado em engenharia e passei em um concurso que não é de engenharia. Eu penso também frequentemente em outras fontes de renda. Tenho duas no momento, o concurso e uns investimentos financeiros. Não sei muito bem como ter outras, estou estudando sobre segurança web por enquanto, pra tentar renda extra com bug bounty, mas não tenho ideia se pode dar certo ainda. Poderia me dizer quais fontes de renda vc tem no momento?
Mt bom video Eduardo. Eu também desisti de Engenharia elétrica... tenho 24 anos e mudei para Engenharia de software. Atualmente sou gestor de uma empresa, e não atuo como engenheiro e sim como administrador de pessoas e seus projetos.
@@VictorFigueiredo2601 passará pelo mesmo final que o dele, não por ter que trocar de engenharia, mas terá uma grande oportunidade sendo gestor de equipe em empresas de softwares... Tem os caminhos ai né, hardware, machine, software, dados, redes, redes neurais, empreender...
Acho que qualquer área está saturada. Sou Arquiteto, migrando para ADS, de saco cheio do mercado horrível da construção civil e agora vendo estes vídeos sobre mercado saturado de Ti sendo que todos meus amigos devs estão muito bem. Sinceramente, acho que o problema é geral, e não com um mercado específico. Me desanima o mercado de ARQ e gostaria de tentar algo novo
Legal o vídeo, sou formado em engenharia elétrica a 40 anos e ja passei por todas as áreas. Comecei na indústria, fui pro comércio, empreendi e também trabalhei como servidor público. Comecei na automação, trabalhei com redes e tele passei por muitas áreas e posso dizer que a elétrica é muito ampla pode ir desde a energia até a tecnologia.
Рік тому+10
E bem isso!!! Muito obrigado pelo seu relato, amigo!!!
@@marcossanchez3779 Civil por ser a base das engenharias sempre é a que tem as melhores chances de colocação no mercado principalmente se for em administração na obra pois é ali que está o lucro da construtora imagina um lançamento de concreto errado.
Me arrependo em ter me dedicado tanto, de passar várias noites sem dormir resolvendo cálculos pra depois passar por isso. O desemprego é grande nessa área, e quando vc arruma um emprego eles não querem te pagar como engenheiro. fico muito triste!
engenharia é o pior cxb nesse país, nos outros cursos o desemprego tbm é grande só que vc se lasca muito menos pra se formar .... medicina é anos luz a frente de qualquer curso pq é mais tranquilo de se formar que engenharias no geral e o salario inicial é beeeem acima da média (emprego tbm nao falta) .... engenharia é bom só se vc ja tem família no ramo que vc esta se formando. Tpw seu pai é mestre de obras e tem muitos contatos na area de construção e vc se forma em eng civil, ai sim vai valer a pena pq vc pode empreender junto e pegar muitos projetos ....
@@leohonk7351 sou engenheiro e tenho um primo que é médico, quando ele se formou o primeiro final de semana de plantão dele ele ganhou em 2 dias o que eu ganho em um mês kkkkk
Eu passei por isso, eu me arrependo em parte, pois foi um prazer conhecer a Engenharia Química, ela é muito interessante. MAS... servir ao Governo com ESTABILIDADE é maravilhoso, ai se eu soubesse que existia a Receita Federal, TCU, os Ministérios e etc, teria desde cedo me dedicado a esses órgãos. Ja sou concursado e ainda sou concurseiro e rumo a outra aprovação.
Galera, existe emprego na engenharia sim. Mas temos que ter em mente que para alcançar altos salários e boas carreiras só existem 2 caminhos: concurso público ou trabalhar em multinacional. Dessa forma, o estudando de engenharia tem que se preparar ao longo do curso para fazer as provas de concursos e também estudar 2 idiomas para conseguir passar nas entrevistas de emprego das multinacionais. Só diploma não é suficiente. O engenheiro vai ter que prova o conhecimento
Verdade, faço engenharia de produção, pois quero e vou fazer pós graduação em segurança do trabalho, atualmente sou técnico de segurança do trabalho, e logo irei começar a estudar inglês, para participar em processo seletivo em multinacional. Como vc mencionou, só multinacional que pagam bem
Também tenho essa mesma percepção. Porém percebo que cada vez os concursos na área estão pagando menos, e tirando benefícios. Mas se quiser seguir a área de concurso, nada que até 1 ano estudando firme não resolva, digo por experiência própria.
Cara, os engenheiros que mais ganham que eu conheço recebem um salário de 25-30 mil por mês, e isso com experiência de 10 anos. É uma remuneração excelente, a questão é que a responsabilidade perante o retorno financeiro é pífio quando se compara com outros cursos como direito.
Engenheiro não é só o profissional que Soluciona problemas na indústria. É extremamente abrangente e o graduado consegue seguir novas aptidões descobertas que existem muitas. Até mesmo divulgação científica, a parte acadêmica, até mesmo áreas quase não correlatas como filosofia e marketing ou programação. A engenharia da uma base extremamente forte para isso.
Amigo, acho que eu ja pedi para vc gravar um monte de vídeos sobre engenharia, e peço mais um pq vc traz ótimos conteúdos. Quero seguir na engenharia elétrica e peço que e vc grave um vídeo sobre como ser um profissional de destaque na área e como ser bem remunerado e aproveitar todas as possibilidades. desde ja , obrigado.
Se você quer atuar na indústria foque em desenvolver as soft skills, principalmente comunicação e inteligência emocional. Pela experiência que tive te afirmo que são muito mais importantes do que conhecimento técnico e trabalho duro. Em segundo lugar eu diria que vem as ferramentas que aumentam a sua produtividade, exemplo: Excel e Power BI para análise e tratamento de dados, além dos softwares da sua área, mas aí depende do seu campo de atuação. Boa sorte na jornada
Vou dar o meu relato porque eu desisti da engenharia (sou engenheiro eletrônico). Eu trabalhei na área de telecomunicações, fiquei 4 anos em uma empresa grande de 2014 a 2018 (fora os estágios que fiz - em telecom também). Basicamente, o que me colocaram pra fazer é gerenciar os atendimentos (chamados) entre os cliente que tinham contrato de manutenção e a equipe técnica, o trabalho em si não era técnico e com o passar do tempo eu fiquei "genérico" e se me perguntassem o que eu fazia eu nem sabia bem detalhar. Outra coisa que eu percebi na área é que há muito cara enrolão, o tal das "costas largas", que não sabe nada, mas conhece quem sabe como resolver o problema. Fora que pra virar engenheiro, pelo menos, na empresa onde estava eu teria que vender a alma. Você fica ainda mais revoltado é a empresa fazer uso do seu CREA te pagando como analista e você vendo o estagiário pulando do estágio - engenheiro em menos de 1 ano. Finalizando, eu me estressava muito com pessoas. Como eu disse, fiquei "genérico" e bem frustrado com a engenharia. Fui estudar programação e escolhi a linguagem que ninguém gosta - Java. Entrei na área faz 2 anos e me arrependo de não ter escolhido antes. Prefiro me estressar com código do que com pessoas.
@@vladymiryeeks não foi um fator preponderante, mas eu fiz pós em Java pela UTFPR. Eu aconselho sempre a estudar (ainda sou old school) e se puder sempre concilie com um curso mais focado em alguma linguagem (na faculdade não há muito aprofundamento em uma linguagem) e fazer inglês que ajuda bastante.
@@vladymiryeeks 3 anos estudando. Prefiro fazer muito mais o que eu faço hoje do que fazer o que era obrigado na minha "antiga" carreira (aliás, nem considerava que tinha carreira).
irmão, obrigado por compartilhar seu relato. Estou no ensino médio fazendo um técnico em mecatrônica(escola técnica) e a engenharia eletrônica me chama bastante atenção, porém tenho receio do mercado pra essa área. Você acha que ainda vale apena cursar? Mesmo tendo um conhecimento em programação?
Isso vale pras outras profissões também, tem muita gente começando a se envolver em marketing, vendas digitais, vender alguma coisa online, etc e consegue se sair bem. A própria rede social, tem gente que ganha melhor que muitos com diploma. Mas eu vou seguir aquilo que você falou, cursar engenharia elétrica e se aprimorar durante o curso estudando engenharia de software e essas áreas pra que eu possa trabalhar algum dia estar apto a trabalhar desenvolvendo software ou nessa área da tecnologia se necessário
Muito normal essas coisas acontecerem, sou eng ambiental, gostava de estudar mas quando fui estagiar não me identifiquei. Só que engenharia o emprego é difícil e paga mal
Oi, moço. Sou estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFRB. Estou pensando em desistir do curso, pois o cenário das engenharias no Brasil é patético. Também não me identifiquei, agora estou querendo trocar para uma licenciatura ( Biologia / história / Letras) ou psicologia. Você acha que é uma boa sair do ESA?
@@anapaula_silva@ se for psicologia é um ótimo negócio pois você pode trabalhar por conta própria além de ter um leque muito amplo, porém, se for cursos de licenciatura ferrou, a valorização da infinitamente abaixo das engenharias, infelizmente. Sou formado em física e dei aula, vi que não era viável e retornei para universidade fazendo aproveitamento de disciplina, me engenheiro e hoje, atuo na área 7:56
Curso Eng. Ambiental e sanitária pela UFU,sinceramente vou ter que carregar essa bucha pq n me vejo cursando nada q não seja engeharia,já estive na física bacharelado mas não curti o curso
Faça um curso no qual você, se identifica, e que te de oportunidades de trabalhar em uma área abrangente. Além de fazer o que você gosta é preciso ver se isso te trará vantagens e se atingirá várias áreas ou públicos!@@anapaula_silva
Fiz o Enem ano passado, consegui uma bolsa 100% pelo ProUni e hoje faco o curso de Engenharia Civil, vejo que não vai ser facil, mas não irei desistir! 👏💪
@@lucasrevit9061 Hahaha aí que você pensa, amigo. Assim como engenharia de software, também não fica obsoleta diante do mercado do trabalho, pode virar décadas que a engenharia civil ainda vai continuar em alta no mercado.👍
É só colocar na balança qual o maior desejo de um brasileiro, ter a casa própria ou um software? E saber que todos os anos tem muitos brasileiros realizando seus sonhos.
Bom vídeo! Seu canal tem ótimos conteúdos, ajuda demais as pessoas a descobrir qual área se adequam a cada um deles. Eu ainda estou na procura do que quero seguir de carreira, mas até lá vamos aprendendo coisas novas. Sucesso pra ti na sua Jornada!!
Quase me ganhou nesse papo, mas qjando chegou na propaganda da Alura ficou muito claro seu objetivo com esse video, mas o market foi bem elaborado, vc nasceu pra isso e nao para ser engenheiro
Eu fazia curso técnico de Alimentos. Decidir fazer porque achava que dava mais dinheiro e acabei não me identificando Ai eu sai e comecei a ensinar informática para crianças então decidir fazer um curso de Programação de Sistemas e lá aprendi linguagem SQL e depois fiz o curso técnico em Informática. Lá aprendi programação em linguagem C++ e Arduino e mesmo ainda não trabalhando na área não me arrependo porque é melhor fazer o que gosta do que fazer por dinheiro
Muito bom o seu relato. Poucas são as graduações "coringa" (que se enquadram em tudo ou quase tudo). Os bacharelados em Administração de Empresas, Economia, Direito e Psicologia são os cursos que vejo como "globais". Mesmo que nunca atue em suas áreas de atuação, não há como escapar dos conhecimentos que ali são ensinados independente do mercado ou país.
Рік тому+6
Concordo, Sergio. Mas ainda incluiria algumas engenharias. Uma vez que dentro da engenharia se aprende muito sobre Logica, gestão, solução de problemas. E você pode aplicar isso em qualquer segmento.
Meu patrão uma vez me disse: "Se eu for contratar um engenheiro, terei que pagar a ele R$ 6 mil. Se contrato um técnico para fazer o mesmo serviço, pago R$ 3,5 mil." Isso me fez refletir...
Eu acho que a questão é: se um técnico faz todo o serviço que ele precisa, então, ele não precisa de um engenheiro. Se contratar um engenheiro pra fazer serviço de um técnico, estaria jogando dinheiro fora. Assim, não faz sentido essa frase. Até porque engenheiro não é um técnico e técnico não é um engenheiro. São atividades diferentes. As pessoas acham que um engenheiro é uma espécie de um técnico que estudou um pouco mais, sabe um pouco mais de matemática. Ledo engano. Técnico e engenheiro são profissões completamente diferentes. Engenheiro pensa, imagina, projeta, cria, desenvolve novas tecnologias e sistemas complexos. Assim, engenheiro lida com sistemas complexos empregando princípios científicos avançados para criar novas tecnologias . Muitas vezes, tecnologias que levarão anos pra chegar nas pessoas. O técnico é o responsável por fazer tarefas específicas de manutenção, reparo ou instalação. O técnico lida com tarefas mais práticas e operacionais.
@@douaizeit Voce parafraseou o que esta na ementa dos cursos de engenharia. Porém na pratica um engenheiro sai da graduação cru e se facilitar com conhecimento inferior a um tecnico.
@@Cesar.ssantos Na verdade querem um engenheiro para pagar como eletricista e chamar ele de analista, pra poder usar o crea dele. Nas empresas privadas está assim para 90% dos que começaram a atuar no setor, técnico não tem a base ou possibilidade para homologar projetos e inspeções, para um engenheiro atuar precisa ter conhecimentos de todas as NR da função, coisa que um técnico não tem.
Primeiro que técnico e engenheiro são duas coisas diferentes pelo amor, técnico faz serviços de manutenção e reparos, e nem tudo ele pode fazer o engenheiro não só pode fazer tudo mas está além disso, não sei de onde sai tanta gente com cabeça de vento
Só é vantagem vc fazer engenharia elétrica se vc pensar em ser empreendedor, se não, se tiver sorte de arrumar um emprego vai ser um tipo de técnico de luxo. Eles não te empregam como engenheiro para não pagar o piso de engenheiro. Infelizmente, a verdade é essa.
um dos objetivos da formação do engenheiro pelas novas DCNs é abrir empresa e gerar emprego, só que esquecem que tem que ter grana pra fazer isso e normalmente quem faz engenharia nao tem kkkk
@@spacefuture-zo5xn Pode prestar serviços de manutenção em baixa e média tensão, manutenção de subestações e geradores.. Acredito que serviços domésticos podem ser a porta de entrada em muitos casos
Fala Eduardo, tô cursando engenharia elétrica. Uma coisa q me chamou atenção no vídeo foi q vc falou sobre se mudar pra outro canto do país gostaria de saber quais são as regiões com maiores oportunidades de trabalho para a engenharia elétrica
Рік тому+10
Ola Everaldo. Depende de qual area vc quer seguir. Mas para todas as areas: grandes centros, capitais, etc. Para indústria: depende da região que está com expansão industrial, e não tem tanta oferta de profissionais. Por exemplo: muitos colegas foram para o interior do rio grande do sul e nordeste. Conseguiram ótimas remunerações
Vc tem q ter foco , primeiro passo , o segundo começa a seguir o meu canal , dentro de 2 meses vou postar várias coisas lá, dia a dia de um engenheiro autônomo , vai ser legal d+++
@@firemage9982 Sou engenheiro civil e fiz engenharia por ser bom em matemática e almejar uma carreira que tivesse boa remuneração. Atualmente o mercado está aquecido, dei sorte, com dois anos de formado tenho um bom emprego como engenheiro. Mas meu foco é concurso público e eu não sou apegado a engenharia, existem áreas muito mais promissoras.
@ Valeu!! Eu estava aqui justamente pensando nessas coisas de como tá difícil conseguir as coisas, foi quando li a sua resposta do meu comentário kkk. Eu espero mesmo que dê tudo certo. Valeu amigo ✌️😎
Parabéns pelo vídeo Eduardo. Quem te conhece sabe o quão competente e dedicado você é. Tudo é uma questão de escolha. Sucesso !!! 😃👍
Рік тому+1
Muito obrigado, professor Alberto! Todos os ensinamentos foram super importantes para ter maturidade e entender o mercado e as possibilidades de emprender!! Muito obrigado 🙏🏼🙏🏼
A realidade da engenharia hoje em dia é.... Formar, não conseguir emprego na área, e ir ou pro Uber ou pro mestrado. Aí geralmente, faz mestrado, pula pro doutorado, e assim vai até não ter mais como viver de bolsa. Infelizmente hj em dia são poucos que realmente conseguem trabalhar na área.
@@karamoojobell pois é... conheço uns 40 que estão com esse foco. O problema é que não tem nada a ver com engenharia. Antes tivesse feito direito mesmo
@@Alex-vz3fg os empregos nas engenharias obedecem a ciclos com predomínio de estiagens avassaladoras. A prf tem em seus quadros eng. De voo. O ita e ime, quando o assunto é emprego, já falam na linguagem de libra.
Mas seus problemas mudaram, agora você pode ser Especialista em Indigenismo no Enem dos Concursos. Enquanto eles oferecem 6 K para engenheiros no Bloco Temático 01, para trabalhar feito escravo, eles dão uns 20 k para os demais cargos para ficar de salto alto no ar condicionado.
Enem dos Concursos para no Bloco 1 das Engenharias apenas 6 k e um pouco mais para alguns gatos pingados, uma vergonha. É melhor trabalhar para o Governo ganhando os 20 K com ESTABILIDADE como Especialista em Indigenismo. O Brasil não precisa de engenheiros ganhando 20 k no bolso e sim Especialistas nos povos indígenas com diploma em Qualquer Área do Conhecimento.
Realmente dentro da indústria não é legal!!! Tem quem goste! Qual vc acha mais interessante Eng da computação ou elétrica. Pra quem opte por Eng de redes?
engenharia biomédica é só vc entrar e se quiser emprego rápido se especialize em engenharia clínica (gestão hospitalar), depois da pandemia foram criadas muitas oportunidades nessa área, conheço uma professora de uma federal que me falou que varios alunos do curso de eng biomedica que ela coordena nao termina o curso pq consegue emprego antes de formar e acaba atrasando a formação
Eu faço tecnico em eletroeletronica e pretendo futuramente trabalhar com segurança eletronica, infra e automação residencial. Sera q eu faço engenharia logo de cara ou algo como sistemas de informação
Sou eletricista, técnico em Eletrônica e técnico em Eletrotécnica, recentemente terminei o tecnólogo. Cheguei a cursar engenharia elétrica, parei pagava cerca de R$ 1.200,00 no 4° semestre/período, trabalho na área, no ramo desde 1993 sem registro em CTPS, e com registro em CTPS desde 1996. Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia..... meu conselho façam cursos: 1° eletricista. 2° técnico. 3° tecnólogo. Se tiver fôlego façam engenharia elétrica. Pois é mais fácil ser eletricista, técnico ou tecnólogo do que engenheiro.
Digo com conhecimento de causa, um bom eletricista fatura muito mais que um engenheiro eletricista. Na minha área (civil) as construtoras pagam 10-12 mil por mês para um engenheiro residente, e 20-25 se for responsável técnico por múltiplas obras. Mas faturam milhões! Não precisa ser engenheiro para empreender, claro que o conhecimento técnico ajuda, mas não é pré-requisito.
Eu trabalho em uma distribuidora de energia, entrei como estagiário por conta do curso técnico e hoje estou trabalhando como técnico no escritório, o que mais vejo são engenheiros formados que possuem apenas o diploma, tenho colegas de equipe que são assim, terminaram engenharia elétrica, de automação e etc, mas não sabe o básico de excel, a empresa oferece vários cursos sobre as ferramentas que são utilizas, tipo CAD, poer BI, programação usando Python, enfim, depois os mesmos reclamam que não conseguem virar engenheiros lá, acho isso triste pois pode passar desinformação para as pessoas. Acredito que o certo é ter uma meta e ir se aprimorando para conseguir atuar na área, mas afirmo que existe a possibilidade, estou certo que depois de terminar meu curso de engenharia é certeza que consigo uma vaga.
Amigo você faz em federal? Queria encontrar um estudante assim porque vou para o terceiro ano e tô doida para me desprender da hora integral da faculdade federal. Não sei se sigo o baile dela, inclusive to adiantando certas coisas ou se abdico um pouco e vou estagiar logo, porém, sacrificaria matérias :(
@@grazielavrb Olá, eu não estudo em federal, estou realizando o curso de engenharia elétrica na modalidade EAD, nisso consigo focar em outras coisas fora a faculdade, acabo utilizando mais do tempo para desenvolver projetos para o trabalho do que para qualquer outra coisa, recomendo que procure estágio em uma área que você goste, lembre-se que mesmo que esteja muito concorrido nem todas as pessoas que se inscrevem são qualificadas!! Muita boa sorte na sua caminhada :)
Cara, primeiro. Engenharia não é pra todo mundo. Infelizmente é uma área que demanda tempo, disponibilidade, vontade e muita paciência. Eu estou na área a 14 anos, e só agora que consigo de fato aproveitar o que a área tem a oferecer. Só agora que me considero de fato um engenheiro, com cargo e salários de acordo com os valores prometidos lá em 2010, que foi quando inciei a faculdade. De fato é difícil, trabalhoso. Mas vale a pena.
@@alanamorim618 Não desmerecendo sua trajetória, mas muito se deve pelo reaquecimento do mercado. Daqui 5-7 anos os salários vão estagnar, a saída é abrir escritório próprio para não depender de salário.
Oiee, Eduardo !! Amei seu vídeo de verdade, compartilhou com a gente sua história e trajetória de vida e carreira, amei muito sua serenidade para falar sobre o tema! 👏👏❤ Atualmente sou estudante de engenharia civil, durante todo o curso sempre tiveram pessoas que diziam para eu desistir, que eu não iria ganhar dinheiro, que só quem ganha dinheiro é médico (nada contra os estudantes de medicina, inclusive meus irmãos são, amo muito❤), que iria virar uber, que os engenheiros civis são os piores, péssimos em português, praticamente tudo para desestimular continuar o curso e desmerecendo ou rebaixando os graduados e os iniciantes do curso... sempre me perguntei se realmente o que as pessoas dizem era verdade, que deveria desistir do curso, que no final eu iria "morar de baixo da ponte" mesmo eu gostando e sendo boa na área... Mas sempre tive na cabeça que não é o curso que vai dizer se vamos ser ricos sim ou não, mas nós mesmo, depender dos outros a gente nunca vai crescer e alcançar nossos objetivos... Na verdade crescer na vida nunca vai ser uma tarefa fácil, se fosse fácil não teria tantas pessoas precisando de ajuda, se somos bons realmente no que fazemos não vai haver ninguém que te diga o contrário... Enfim, passar por tudo isso é bem difícil, sempre quando estou eu e do lado alguém de outro curso ditos como elites, sempre nunca vão me ver no mesmo nível, não tenho o que criticar, no máximo só fazer o meu melhor na área em que eu me identifiquei e tentar conseguir meus objetivos com mérito próprio e a minha moral que foi construída em casa, que são os meus pilares... no nosso curso aprendemos também que não conseguimos crescer sozinhos, que somos uma equipe, mesmo que tenham muitas pessoas que queira crescer acusta dos outros (sabendo que a pessoa que for realmente boa sempre vai ser notório isso diante de uma equipe) ou que pensam que somos um contra os outros, de certa forma isso é a realidade, entretanto, nunca podemos esquecer nosso lado humano diante do crescimento, como meu pai sempre dizia "se sou quem eu sou agora, outras pessoas me ajudaram no caminho para chegar a ser quem eu sou" sempre entendi isso da forma de nunca se esquecer das pessoas que estão com você para ser alguém na vida, como Deus, meus pais, meus mestres e meus futuros companheiros de profissão !❤️ Comentei sobre o assunto devido que pensei em expressar sobre esse fato, que provavelmente muitos também sintam diante da trajetória, porém eu fico muito feliz por você ter seguindo onde realmente se encontrou, o futuro é incerto, porém temos que manter foco no que realmente queremos para seguir👏👏❤️ Agradeço novamente por ser uma pessoa muito amavel e boa com seus inscritos, inclusivo eu que tamb sou kkkk ❤️👏👏
Рік тому+1
Que comentário maravilhoso!!! Muito obrigado por compartilhar sua visão tb! Isso e sempre muito importante. E inclusive hoje ainda gravei mais um vídeo sobre o tema. Falando dessa questão que as pessoas acabam desistindo de sonhos por ouvir comentários de pessos, que em muitas oportunidades nem querem o bem deas de verdade. Sai quarta que vem
Quero fazer engenharia civil pq acho fascinante as construções sendo feitas. Fico encantado! Mas sei que não vou ficar rico com isso, tbm não é minha pretensão. Provavelmente vou seguir em outra área e usar a engenharia como hobby. Pq sei que não dá pra viver disso mais.
Cara, hoje está bom o mercado, sou engenheiro civil e conheço engenheiros CLT que ganham 20-30 mil por mês. Porém todos tem 10-15 anos de experiência e ralaram muito para chegar nesse salário. Existe áreas que pagam tão bem quanto com essa quantidade de experiência, e com bem menos responsabilidade.
@JoaoMiguel-th5kr Não tenho mais pic para mudar de área. Acabei tirando vários cursos do meu currículo e arrumei um emprego em cargo bem baixo. Dai por causa do conhecimento é natural subir de cargo aos poucos, e é o que esta acontecendo. É tipo: Estou começando do zero. Mas eu diria que mais importante do que a área, são as soft skills, e quando eu comecei eu nem sabia o que era isso, ou algum professor comentou e eu não levei a sério.
No meu caso (sou formado) eu jamais faria engenharia no Brasil, pois existe muito curso que é scam e investir mais de 1 milhão de reais para se formar e depois ficar implorando pro CREA e CONFEA para trabalhar é humilhante demais, eu até entendo a necessidade de uma agencia reguladora, mas o CREA hoje é um serviço amador que trava e taxa eternamente o profissional.
sou eng há 15 anos, não façam engenharia ... as unicas que valem um pouco a pena, são a civil e mesmo assim, tem que saber mexer com público e essa só da certo pq o CREA obriga para casas maiores que 70m² ... tenho 7 pos e mbas, dei aulas, etc ... mas sempre me contrataram como analista, pra nao pagar o piso ... um eng eletricista vai ser necessário em industrias que usam mais de 10kva, mto raro em um país como o nosso
Cara o salario médio do recém formado é esse, mts engenheiros começam trabalhando como analista, gestão de projetos, areas financeiras, pra vc receber bem vc precisa agregar mt valor ao negocio. É assim que funciona em qlq lugar. O setor de serviços representa 70% do PIB do Brasil, indústria somente 10%. Só trabalha como engenheiro mesmo quem ta de fato na linha produtiva e em obras. Só um exemplo, hj a profissão que mais existe no Brasil é advogado, vc espera que todos recebam 5/6k ? É a lei da oferta e da demanda
@@lucasalexsander4270 mas ok recém formado tudo bem ganhar isso se com o tempo o salário vai aumentar o problema que como disse a cima tenho amigos que se formaram em 2009 ,2010 e até hoje ganham 4 mil a vida toda ganhar isso com um curso tão difícil não acho que seja viável alguém cursar a não ser que a pessoa goste muito e tenha muito dinheiro pra comprar terrenos e construir casas e vender aí sim mas uma pessoa com condições financeiras que não são boas precisamos ser realistas e ver que é muito difícil crescer na carreira não adianta amar uma coisa se ela não te traz comida na mesa o amor pula pela janela quando o estômago ronca e os boletos do mundo começam a te cobrar
@@lucasalexsander4270 difícil não quer dizer que é impossível mas sinceramente nunca conheci por exemplo um engenheiro que tenha nascido numa família humilde e com o tempo ter a vida de um médico por exemplo não posso te dizer que não existe mas eu pessoalmente nunca conheci
Na minha opinião, a maioria das universidades (principalmente as federais) formam pessoas para dar aula ou seguir carreira cientifica (que tbm não existe). E dai cria um ciclo de gerar aluno e professor. O foco do brasil não é a indústria e infra pesada, e com isso, não tem projeto suficiente pra todo mundo. É só olhar como é formado o nosso PIB, indústria ano passado foi 1,6 % e serviços 2,4%... Esse é o mercado que o cara recém formado vai querer atacar, já tem pouca coisa pra quem é experiente, imagina pra recém formado (excluindo aqui, recomendações e "apadrinhados" porque são a minoria da minoria). Eu faço ENG porque gosto de matemática e física, e encontrei ali, uma segunda forma de renda com projetos, que é outra coisa que eu gosto. Se não der pra encontrar trabalho, estou em paz com meus livros e minhas 1000 e tantas paginas no onedrive de cálculos. Hoje eu trabalho com TI, e provavelmente não vai mudar... Vou continuar estudado os dois em paralelo e atacando as oportunidades dos dois lados. Quem quiser realmente ver como é um mercado de eng robusto, olha do EUA, Canadá ou China, prepara o mandarim, inglês e francês e parte daqui. Parabéns pelo vídeo!
Acontece que a profissão de engenheiro exige tempo de maturação, pra os que não desistem facilmente existe um lugar certo e valorizado...,mas tem que saber trilhar o caminho.
Poxa estou no último ano da minha carreira. E pelos comentários só vejo desilusão.😢 Desemprego e remuneração abaixo do esperado. Me arrependo mil vezes de ter feito engenharia elétrica. Tivesse feito engenharia em software. Nos sites de empregos eles pedem com muita experiência. E o salário não é lá essas coisas.
É foda...estou cursando a elétrica, mas tentando não pensar negativamente, pois teve relatos dizendo que se deram bem no mercado de trabalho, acho que depende de muita coisa...espero que eu consiga um serviço bem pago, se no início ganhar um pouco menos do que espero, tudo bem, já que n terei lá tanta experiência, mas dps de ter trabalhado em um ou dois lugares, já espero ganhar mais
Amigo, o que tem a dizer sobre a área de engenharia de materiais? Estou cursando na UFSCar, além disso, pretendo estudar sobre análise de dados e tentar casar as duas áreas.
4 місяці тому+1
E uma area bem interessante, as duas sao, na verdade. Oq recomendo e você verificar onde deseja trabalhar, e as oportunidades nessas regiões.
Sou de São Paulo (capital), mas atualmente estou morando em São Carlos devido aos meus estudos na UFSCar. Quanto ao local de trabalho, tenho preferência pela região metropolitana de São Paulo, mas estou aberto a mudanças de local, se necessário. Meu emprego dos sonhos seria trabalhar na Embraer (em Gavião Peixoto ou São José dos Campos) ou na Petrobrás/Transpetro. Quero direcionar minha carreira para as áreas de Análise de Dados e Programação, Desenho CAD e também fazer um curso técnico durante a graduação. Além disso, planejo me envolver em iniciação científica, fazer um mestrado (ainda estou indeciso sobre o doutorado), obter um MBA e conquistar a certificação PMI-PMBOK. Qual é a sua opinião sobre o futuro da engenharia de materiais e das demais engenharias?
Boa noite, seu vídeo é meio antigo, mas pergunto se você ainda está com a mesma opinião, sou formada em técnico em eletrotecnica e é um excelente curso. Mas para um curso superior estou em dúvida, estava pensando em engenharia elétrica, mas vi muitas críticas na área de engenharia. Você acha que devo fazer engenharia elétrica mesmo? Se não, qual seria o superior melhor? Moro em Recife
4 місяці тому+1
Ola. Ambos combinam muito. Conheço muitas pessoas que estao bem na area. Cabe a você ver se esta disposta a trabalhar como o mercado exige. Se sim, tem boas possibilidades de crescimento
Eu sempre fui apaixonado por robótica e sobre o funcionamento das coisas. Estou fazendo desenvolvimento de sistemas, mais quero mudar para mecatrônica. Voce acha que é uma boa mudança de área?
Quero fazer engenharia da computação mas só tem EaD na minha cidade pra esse curso. Será que vale a pena? Seria pena Unopar. Eu já trabalho como desenvolvedor no momento.
Incentivar alguem a fazer engenharia é igual incentiver uma mulher a ser mãe: Vai lá..é lindo! E um amor pra.toda vida!. Quando pari vê a piça q arrumou. Assim é engenharia, dizem q ta sobrando emprego e q paga bem. No final tem tecnico ganhando bem maks q vc qndo nao vc esta desempregado. Um dos meus maiores erros foi fazer engenharia de Automacao
rapaz eu sou engenheiro de controle e automação também, acho que um problema do nosso curso é não mostrarem no primeiro dia de aula o que tem de opção pra assinar de projeto depois que forma, depois que a gente se forma que descobrimos que só da de assinar projeto elétrico de baixa tensão igual engenheiro civil e arquiteto, o baque é de lascar, nem quadro de comando elétrico industrial a gente pode assinar apesar de estudar isso no curso
A cada dia a Internet me surpreende com o tanto de merda que tem nela. Em relação à engenharia eu não sei. Mas olha a merda que tu bostejou sobre maternidade amigo
Oi Eduardo, não tem haver com o vídeo mas enfim. Você acha que as empresas podem ter um certo receio de contratar profissionais mais novos na área de RH? Com 23/24 anos.
Рік тому+1
Ola Hiago. Acredito que não. Ja vi muitos profissionais ate mais novos
Infelizmente a um verdadeiro mercafo bilionário de educacso meste pais onde a promessa de emprego e de desenvolvimento chama a atencao dos estudantes. A realidade e outra. Temos elevados impostos,pouco desenvolvimento economico e incentivo do Estado a vver a custas de bolsas votos. Nao queremos bolsas e sim desenvolvimento,trabalho e que possamos viver de fomra digna.
Virou um surto coletivo esse negocio de entrar pra area de t.i, é a nova administracao, pessoal nao sabe que caminho seguir vai fazer t.i, mercado ta mega Saturado pra iniciante depois que as coisas voltaram ao normal após a pandemia
Monte de besteira, aérea da engenharia tá cheio de profissionais bem sucedidos tem gente ganhando 20 k, por outro lado tá cheio de frustado que não sabe oque quer desistindo da aérea e colocando a culpa na profissão, pra tudo no mundo precisa de um engenheiro, sem falar que fora da aérea também tem demanda seja pra dar aula seja pra perícia judicial etc, não é atoa que nos comentários só tem gente que não sabe de fato oque fala
oi, boa noite, tenta ir pras areas de automaçao, eletronica, eletrica... se vc n gostar vai iliminar mts outras areas ou vai encontrar um nicho dessa desses cursos q vc gosta, principalmente se tentar automaçao
Рік тому+2
Veja bem o que cada uma atua, se imagina trabalhando e veja qual vc se identifica mais
@@lucileneravi9659 bom,ainda estou em dúvida,vou só me inscrever no curso ano que vem (2024) Pois,vou terminar o ensino médio neste ano se Deus quiser e assim vou fazer o curso 🙏
@@alvesxavier482 VOCE VAI ACHAR MANO EM NOME DE JESUS ! eu terminei o ensino médio esse mês PELO EJA SOU DE BH - VOU COMEÇAR O CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA MES QUE VEM PELO SENAI !!!
🔥🔥 Entre para a ALURA com 10% de DESCONTO e tenha acesso a TODAS as formações: alura.tv/ensinodepotencia
Sou Engenheiro Eletricista formado na UFRGS com crea rs e estou 3 meses desempregado. Meu primo que se formou junto a mim ficou 6 meses desempregado e depois disso entrou no mestrado para não ficar parado. Aliás é por isso que muitos entram no mestrado, porque não conseguem emprego. Parem de romantizar a Engenharia. A verdade dói, mas é a verdade!!!
As vezes só precisam aprender a se vender , eng é eletrica é bem complicado e mais fechada que produção e mecanica, mas ha mtsss portas.
nao falta emprego , vc so ta no lugar errado .
@@EngExMachina qual é o lugar certo então, sabidão?
@@lucasalexsander4270 o que mais faço é me promover com network, canal no youtube, congressos e tudo mais. Vocês precisam parar de se iludir e ver a realidade. Enquanto viver faculdade e cursinho enchendo os bolsos de dinheiro com mensalidade de aluno essa verdade vai ficar bem longe mesmo.
@@EngExMachina Vc ao menos tá formado ou é estudante emocionado ?
Sou formado em engenharia, mas não atuo na área, a verdade é que não tenho prazer em exercer a profissão, mas o conhecimento e inteligência para resolução de problemas adquirida no curso, me proporcionou ter várias fontes de renda, hoje possuo mais de 3 fontes de renda e ganho mais que muitos engenheiros que atuam na área. A vida é simples, você tem que fazer o que gosta de fazer e se sente bem, mas a aquisição de conhecimento é sempre necessária.
Interessante o que vc esta fazendo. Eu sou formado em engenharia e passei em um concurso que não é de engenharia. Eu penso também frequentemente em outras fontes de renda. Tenho duas no momento, o concurso e uns investimentos financeiros. Não sei muito bem como ter outras, estou estudando sobre segurança web por enquanto, pra tentar renda extra com bug bounty, mas não tenho ideia se pode dar certo ainda.
Poderia me dizer quais fontes de renda vc tem no momento?
Mt bom video Eduardo. Eu também desisti de Engenharia elétrica... tenho 24 anos e mudei para Engenharia de software.
Atualmente sou gestor de uma empresa, e não atuo como engenheiro e sim como administrador de pessoas e seus projetos.
Bom demais, amigo!!!!
E em questão da engenharia da computação ? Acha que passaria pelo mesmo ?
@@VictorFigueiredo2601 passará pelo mesmo final que o dele, não por ter que trocar de engenharia, mas terá uma grande oportunidade sendo gestor de equipe em empresas de softwares... Tem os caminhos ai né, hardware, machine, software, dados, redes, redes neurais, empreender...
legal mano, mas neste caso poderia ter feito Sistemas de Informação. Porém, quem sabe onde vai parar?
Acho que qualquer área está saturada. Sou Arquiteto, migrando para ADS, de saco cheio do mercado horrível da construção civil e agora vendo estes vídeos sobre mercado saturado de Ti sendo que todos meus amigos devs estão muito bem. Sinceramente, acho que o problema é geral, e não com um mercado específico. Me desanima o mercado de ARQ e gostaria de tentar algo novo
Legal o vídeo, sou formado em engenharia elétrica a 40 anos e ja passei por todas as áreas. Comecei na indústria, fui pro comércio, empreendi e também trabalhei como servidor público. Comecei na automação, trabalhei com redes e tele passei por muitas áreas e posso dizer que a elétrica é muito ampla pode ir desde a energia até a tecnologia.
E bem isso!!! Muito obrigado pelo seu relato, amigo!!!
Curso engenharia civil, qual o seu conselho depois desses 40 anos de estrada?
@@marcossanchez3779 Civil por ser a base das engenharias sempre é a que tem as melhores chances de colocação no mercado principalmente se for em administração na obra pois é ali que está o lucro da construtora imagina um lançamento de concreto errado.
@@andrec8434 Se o Sr quisesse fazer outra graduação qual seria ? E se fosse outra engenharia qual seria ?
Me arrependo em ter me dedicado tanto, de passar várias noites sem dormir resolvendo cálculos pra depois passar por isso.
O desemprego é grande nessa área, e quando vc arruma um emprego eles não querem te pagar como engenheiro. fico muito triste!
O problema não são os cursos. É o nosso mercado de trabalho que está matando os sonhos.
No Brasil é tudo fechado, travado, embargado.
engenharia é o pior cxb nesse país, nos outros cursos o desemprego tbm é grande só que vc se lasca muito menos pra se formar .... medicina é anos luz a frente de qualquer curso pq é mais tranquilo de se formar que engenharias no geral e o salario inicial é beeeem acima da média (emprego tbm nao falta) .... engenharia é bom só se vc ja tem família no ramo que vc esta se formando. Tpw seu pai é mestre de obras e tem muitos contatos na area de construção e vc se forma em eng civil, ai sim vai valer a pena pq vc pode empreender junto e pegar muitos projetos ....
@@leohonk7351 sou engenheiro e tenho um primo que é médico, quando ele se formou o primeiro final de semana de plantão dele ele ganhou em 2 dias o que eu ganho em um mês kkkkk
Pq o arrependimento? Depois de formado vc se dedica ainda +
Eu passei por isso, eu me arrependo em parte, pois foi um prazer conhecer a Engenharia Química, ela é muito interessante. MAS... servir ao Governo com ESTABILIDADE é maravilhoso, ai se eu soubesse que existia a Receita Federal, TCU, os Ministérios e etc, teria desde cedo me dedicado a esses órgãos. Ja sou concursado e ainda sou concurseiro e rumo a outra aprovação.
Galera, existe emprego na engenharia sim.
Mas temos que ter em mente que para alcançar altos salários e boas carreiras só existem 2 caminhos: concurso público ou trabalhar em multinacional.
Dessa forma, o estudando de engenharia tem que se preparar ao longo do curso para fazer as provas de concursos e também estudar 2 idiomas para conseguir passar nas entrevistas de emprego das multinacionais.
Só diploma não é suficiente. O engenheiro vai ter que prova o conhecimento
Verdade, faço engenharia de produção, pois quero e vou fazer pós graduação em segurança do trabalho, atualmente sou técnico de segurança do trabalho, e logo irei começar a estudar inglês, para participar em processo seletivo em multinacional. Como vc mencionou, só multinacional que pagam bem
Também tenho essa mesma percepção. Porém percebo que cada vez os concursos na área estão pagando menos, e tirando benefícios. Mas se quiser seguir a área de concurso, nada que até 1 ano estudando firme não resolva, digo por experiência própria.
Cara, os engenheiros que mais ganham que eu conheço recebem um salário de 25-30 mil por mês, e isso com experiência de 10 anos.
É uma remuneração excelente, a questão é que a responsabilidade perante o retorno financeiro é pífio quando se compara com outros cursos como direito.
Engenheiro não é só o profissional que Soluciona problemas na indústria.
É extremamente abrangente e o graduado consegue seguir novas aptidões descobertas que existem muitas.
Até mesmo divulgação científica, a parte acadêmica, até mesmo áreas quase não correlatas como filosofia e marketing ou programação.
A engenharia da uma base extremamente forte para isso.
Sim, engenharia è o curso que forma profissionais mais qualificados e com raciocínio lógico apurados para se desdobrar em qualquer outra área.
Amigo, acho que eu ja pedi para vc gravar um monte de vídeos sobre engenharia, e peço mais um pq vc traz ótimos conteúdos. Quero seguir na engenharia elétrica e peço que e vc grave um vídeo sobre como ser um profissional de destaque na área e como ser bem remunerado e aproveitar todas as possibilidades. desde ja , obrigado.
🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Se você quer atuar na indústria foque em desenvolver as soft skills, principalmente comunicação e inteligência emocional. Pela experiência que tive te afirmo que são muito mais importantes do que conhecimento técnico e trabalho duro. Em segundo lugar eu diria que vem as ferramentas que aumentam a sua produtividade, exemplo: Excel e Power BI para análise e tratamento de dados, além dos softwares da sua área, mas aí depende do seu campo de atuação. Boa sorte na jornada
1) seja pica em ingles
Engenharia ou o técnico é bom pra quem já está no mercado trabalhando... fica mas fácil pra ficar empregado
Vou dar o meu relato porque eu desisti da engenharia (sou engenheiro eletrônico). Eu trabalhei na área de telecomunicações, fiquei 4 anos em uma empresa grande de 2014 a 2018 (fora os estágios que fiz - em telecom também). Basicamente, o que me colocaram pra fazer é gerenciar os atendimentos (chamados) entre os cliente que tinham contrato de manutenção e a equipe técnica, o trabalho em si não era técnico e com o passar do tempo eu fiquei "genérico" e se me perguntassem o que eu fazia eu nem sabia bem detalhar.
Outra coisa que eu percebi na área é que há muito cara enrolão, o tal das "costas largas", que não sabe nada, mas conhece quem sabe como resolver o problema. Fora que pra virar engenheiro, pelo menos, na empresa onde estava eu teria que vender a alma. Você fica ainda mais revoltado é a empresa fazer uso do seu CREA te pagando como analista e você vendo o estagiário pulando do estágio - engenheiro em menos de 1 ano. Finalizando, eu me estressava muito com pessoas.
Como eu disse, fiquei "genérico" e bem frustrado com a engenharia. Fui estudar programação e escolhi a linguagem que ninguém gosta - Java. Entrei na área faz 2 anos e me arrependo de não ter escolhido antes. Prefiro me estressar com código do que com pessoas.
O salário é bom? A carreira é gratificante? Quanto tempo vc estudou?
Vc conseguiu o job sem facul? Vou fazer engenharia de sofware futuramente...
@@vladymiryeeks não foi um fator preponderante, mas eu fiz pós em Java pela UTFPR. Eu aconselho sempre a estudar (ainda sou old school) e se puder sempre concilie com um curso mais focado em alguma linguagem (na faculdade não há muito aprofundamento em uma linguagem) e fazer inglês que ajuda bastante.
@@vladymiryeeks 3 anos estudando. Prefiro fazer muito mais o que eu faço hoje do que fazer o que era obrigado na minha "antiga" carreira (aliás, nem considerava que tinha carreira).
irmão, obrigado por compartilhar seu relato. Estou no ensino médio fazendo um técnico em mecatrônica(escola técnica) e a engenharia eletrônica me chama bastante atenção, porém tenho receio do mercado pra essa área. Você acha que ainda vale apena cursar? Mesmo tendo um conhecimento em programação?
Isso vale pras outras profissões também, tem muita gente começando a se envolver em marketing, vendas digitais, vender alguma coisa online, etc e consegue se sair bem. A própria rede social, tem gente que ganha melhor que muitos com diploma. Mas eu vou seguir aquilo que você falou, cursar engenharia elétrica e se aprimorar durante o curso estudando engenharia de software e essas áreas pra que eu possa trabalhar algum dia estar apto a trabalhar desenvolvendo software ou nessa área da tecnologia se necessário
Muito normal essas coisas acontecerem, sou eng ambiental, gostava de estudar mas quando fui estagiar não me identifiquei. Só que engenharia o emprego é difícil e paga mal
Oi, moço.
Sou estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFRB.
Estou pensando em desistir do curso, pois o cenário das engenharias no Brasil é patético. Também não me identifiquei, agora estou querendo trocar para uma licenciatura ( Biologia / história / Letras) ou psicologia. Você acha que é uma boa sair do ESA?
@@anapaula_silva sim, eu to tentando medicina. No seu caso eu faria biologia ou psicologia
@@anapaula_silva@ se for psicologia é um ótimo negócio pois você pode trabalhar por conta própria além de ter um leque muito amplo, porém, se for cursos de licenciatura ferrou, a valorização da infinitamente abaixo das engenharias, infelizmente. Sou formado em física e dei aula, vi que não era viável e retornei para universidade fazendo aproveitamento de disciplina, me engenheiro e hoje, atuo na área 7:56
Curso Eng. Ambiental e sanitária pela UFU,sinceramente vou ter que carregar essa bucha pq n me vejo cursando nada q não seja engeharia,já estive na física bacharelado mas não curti o curso
Faça um curso no qual você, se identifica, e que te de oportunidades de trabalhar em uma área abrangente. Além de fazer o que você gosta é preciso ver se isso te trará vantagens e se atingirá várias áreas ou públicos!@@anapaula_silva
Fiz o Enem ano passado, consegui uma bolsa 100% pelo ProUni e hoje faco o curso de Engenharia Civil, vejo que não vai ser facil, mas não irei desistir! 👏💪
Sucesso amigo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Muda para engenharia de softwarem porque com a engenharia civil vai ter só um canudo na mão.
@@lucasrevit9061 Hahaha aí que você pensa, amigo. Assim como engenharia de software, também não fica obsoleta diante do mercado do trabalho, pode virar décadas que a engenharia civil ainda vai continuar em alta no mercado.👍
@ obrigado! 😎
É só colocar na balança qual o maior desejo de um brasileiro, ter a casa própria ou um software? E saber que todos os anos tem muitos brasileiros realizando seus sonhos.
Vou começar engenharia de materiais agora, to com medo do mercado de trabalho. Mas enfim, consegui passar e to indo....
não recomendaria, ou faça e veja já uma pós fora.
Bom vídeo! Seu canal tem ótimos conteúdos, ajuda demais as pessoas a descobrir qual área se adequam a cada um deles. Eu ainda estou na procura do que quero seguir de carreira, mas até lá vamos aprendendo coisas novas.
Sucesso pra ti na sua Jornada!!
Sucesso meu amigo! E muito obrigado!!
Quase me ganhou nesse papo, mas qjando chegou na propaganda da Alura ficou muito claro seu objetivo com esse video, mas o market foi bem elaborado, vc nasceu pra isso e nao para ser engenheiro
Um abraço
Eu fazia curso técnico de Alimentos. Decidir fazer porque achava que dava mais dinheiro e acabei não me identificando Ai eu sai e comecei a ensinar informática para crianças então decidir fazer um curso de Programação de Sistemas e lá aprendi linguagem SQL e depois fiz o curso técnico em Informática. Lá aprendi programação em linguagem C++ e Arduino e mesmo ainda não trabalhando na área não me arrependo porque é melhor fazer o que gosta do que fazer por dinheiro
E nessa área você pode ganhar ainda mais dinheiro
@verdade, na tecnologia ele será bem sucedido.
,
Muito bom o seu relato. Poucas são as graduações "coringa" (que se enquadram em tudo ou quase tudo).
Os bacharelados em Administração de Empresas, Economia, Direito e Psicologia são os cursos que vejo como "globais".
Mesmo que nunca atue em suas áreas de atuação, não há como escapar dos conhecimentos que ali são ensinados independente do mercado ou país.
Concordo, Sergio. Mas ainda incluiria algumas engenharias. Uma vez que dentro da engenharia se aprende muito sobre Logica, gestão, solução de problemas. E você pode aplicar isso em qualquer segmento.
@ perfeito haja vista que você vê engenheiros atuando na receita Federal, bancos, ensino e nas empresas
Meu patrão uma vez me disse: "Se eu for contratar um engenheiro, terei que pagar a ele R$ 6 mil. Se contrato um técnico para fazer o mesmo serviço, pago R$ 3,5 mil." Isso me fez refletir...
Eu acho que a questão é: se um técnico faz todo o serviço que ele precisa, então, ele não precisa de um engenheiro. Se contratar um engenheiro pra fazer serviço de um técnico, estaria jogando dinheiro fora. Assim, não faz sentido essa frase. Até porque engenheiro não é um técnico e técnico não é um engenheiro. São atividades diferentes. As pessoas acham que um engenheiro é uma espécie de um técnico que estudou um pouco mais, sabe um pouco mais de matemática. Ledo engano. Técnico e engenheiro são profissões completamente diferentes. Engenheiro pensa, imagina, projeta, cria, desenvolve novas tecnologias e sistemas complexos. Assim, engenheiro lida com sistemas complexos empregando princípios científicos avançados para criar novas tecnologias . Muitas vezes, tecnologias que levarão anos pra chegar nas pessoas. O técnico é o responsável por fazer tarefas específicas de manutenção, reparo ou instalação. O técnico lida com tarefas mais práticas e operacionais.
@@douaizeit Voce parafraseou o que esta na ementa dos cursos de engenharia. Porém na pratica um engenheiro sai da graduação cru e se facilitar com conhecimento inferior a um tecnico.
@@Cesar.ssantos Na verdade querem um engenheiro para pagar como eletricista e chamar ele de analista, pra poder usar o crea dele. Nas empresas privadas está assim para 90% dos que começaram a atuar no setor, técnico não tem a base ou possibilidade para homologar projetos e inspeções, para um engenheiro atuar precisa ter conhecimentos de todas as NR da função, coisa que um técnico não tem.
Primeiro que técnico e engenheiro são duas coisas diferentes pelo amor, técnico faz serviços de manutenção e reparos, e nem tudo ele pode fazer o engenheiro não só pode fazer tudo mas está além disso, não sei de onde sai tanta gente com cabeça de vento
@@stellorian5045 as empresas no final so querem o CREA do engenheiro pra fzr as ART e contratar como analista.
Só é vantagem vc fazer engenharia elétrica se vc pensar em ser empreendedor, se não, se tiver sorte de arrumar um emprego vai ser um tipo de técnico de luxo. Eles não te empregam como engenheiro para não pagar o piso de engenheiro. Infelizmente, a verdade é essa.
Normalmente eles empregam como analista de Engenharia
um dos objetivos da formação do engenheiro pelas novas DCNs é abrir empresa e gerar emprego, só que esquecem que tem que ter grana pra fazer isso e normalmente quem faz engenharia nao tem kkkk
Que ramo um engenheiro elétrico consegue empreender? O que ele pode abrir?
@@spacefuture-zo5xncara, uma das opções é abrir o próprio escritório e fazer projetos residenciais
@@spacefuture-zo5xn Pode prestar serviços de manutenção em baixa e média tensão, manutenção de subestações e geradores..
Acredito que serviços domésticos podem ser a porta de entrada em muitos casos
Fala Eduardo, tô cursando engenharia elétrica. Uma coisa q me chamou atenção no vídeo foi q vc falou sobre se mudar pra outro canto do país gostaria de saber quais são as regiões com maiores oportunidades de trabalho para a engenharia elétrica
Ola Everaldo. Depende de qual area vc quer seguir.
Mas para todas as areas: grandes centros, capitais, etc.
Para indústria: depende da região que está com expansão industrial, e não tem tanta oferta de profissionais.
Por exemplo: muitos colegas foram para o interior do rio grande do sul e nordeste. Conseguiram ótimas remunerações
Vc tem q ter foco , primeiro passo , o segundo começa a seguir o meu canal , dentro de 2 meses vou postar várias coisas lá, dia a dia de um engenheiro autônomo , vai ser legal d+++
Coreia do sul/seul
É isso aí, tem que fazer o que de fato ama.
Exatamente, amigo!!!
E como eu amo dinheiro e estabilidade, pulei logo nos Concursos Públicos. Faço o que amo, ganhar dinheiro.
vc ganha quanto? Quero fazer engenharia química na ufmg@@firemage9982
@@firemage9982 Sou engenheiro civil e fiz engenharia por ser bom em matemática e almejar uma carreira que tivesse boa remuneração.
Atualmente o mercado está aquecido, dei sorte, com dois anos de formado tenho um bom emprego como engenheiro.
Mas meu foco é concurso público e eu não sou apegado a engenharia, existem áreas muito mais promissoras.
As vezes eu tenho a impressão de que eu estou fudido
Quem se dedica e persiste alcança as coisas!!
@ Valeu!! Eu estava aqui justamente pensando nessas coisas de como tá difícil conseguir as coisas, foi quando li a sua resposta do meu comentário kkk. Eu espero mesmo que dê tudo certo. Valeu amigo ✌️😎
Não é impressão é fato o brasileiro está phoodido
É um comentário triste, mas ri pq me identifiquei
Kkkkkkk eu tbm
Parabéns pelo vídeo Eduardo. Quem te conhece sabe o quão competente e dedicado você é. Tudo é uma questão de escolha. Sucesso !!! 😃👍
Muito obrigado, professor Alberto! Todos os ensinamentos foram super importantes para ter maturidade e entender o mercado e as possibilidades de emprender!! Muito obrigado 🙏🏼🙏🏼
A realidade da engenharia hoje em dia é.... Formar, não conseguir emprego na área, e ir ou pro Uber ou pro mestrado. Aí geralmente, faz mestrado, pula pro doutorado, e assim vai até não ter mais como viver de bolsa. Infelizmente hj em dia são poucos que realmente conseguem trabalhar na área.
Concurso pf, prf receita.
@@karamoojobell pois é... conheço uns 40 que estão com esse foco. O problema é que não tem nada a ver com engenharia. Antes tivesse feito direito mesmo
@@Alex-vz3fg os empregos nas engenharias obedecem a ciclos com predomínio de estiagens avassaladoras. A prf tem em seus quadros eng. De voo. O ita e ime, quando o assunto é emprego, já falam na linguagem de libra.
Mas seus problemas mudaram, agora você pode ser Especialista em Indigenismo no Enem dos Concursos. Enquanto eles oferecem 6 K para engenheiros no Bloco Temático 01, para trabalhar feito escravo, eles dão uns 20 k para os demais cargos para ficar de salto alto no ar condicionado.
Enem dos Concursos para no Bloco 1 das Engenharias apenas 6 k e um pouco mais para alguns gatos pingados, uma vergonha. É melhor trabalhar para o Governo ganhando os 20 K com ESTABILIDADE como Especialista em Indigenismo.
O Brasil não precisa de engenheiros ganhando 20 k no bolso e sim Especialistas nos povos indígenas com diploma em Qualquer Área do Conhecimento.
Realmente dentro da indústria não é legal!!! Tem quem goste! Qual vc acha mais interessante Eng da computação ou elétrica. Pra quem opte por Eng de redes?
Eu optaria por computação
Eduardo, fale sobre o curso de engenharia Biomédica.
Esta na lista pra sair!
engenharia biomédica é só vc entrar e se quiser emprego rápido se especialize em engenharia clínica (gestão hospitalar), depois da pandemia foram criadas muitas oportunidades nessa área, conheço uma professora de uma federal que me falou que varios alunos do curso de eng biomedica que ela coordena nao termina o curso pq consegue emprego antes de formar e acaba atrasando a formação
Eu tenho muita vontade de trabalhar com projetos, pensei em fazer engenharia mecânica ou um técnico em mecânica, você acha que compensa?
Se vc tem interesse pela area, com certeza
Eu faço tecnico em eletroeletronica e pretendo futuramente trabalhar com segurança eletronica, infra e automação residencial. Sera q eu faço engenharia logo de cara ou algo como sistemas de informação
Se vc quer engenharia, vai nela
Sou eletricista, técnico em Eletrônica e técnico em Eletrotécnica, recentemente terminei o tecnólogo. Cheguei a cursar engenharia elétrica, parei pagava cerca de R$ 1.200,00 no 4° semestre/período, trabalho na área, no ramo desde 1993 sem registro em CTPS, e com registro em CTPS desde 1996. Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia..... meu conselho façam cursos:
1° eletricista.
2° técnico.
3° tecnólogo.
Se tiver fôlego façam engenharia elétrica.
Pois é mais fácil ser eletricista, técnico ou tecnólogo do que engenheiro.
Digo com conhecimento de causa, um bom eletricista fatura muito mais que um engenheiro eletricista.
Na minha área (civil) as construtoras pagam 10-12 mil por mês para um engenheiro residente, e 20-25 se for responsável técnico por múltiplas obras. Mas faturam milhões!
Não precisa ser engenheiro para empreender, claro que o conhecimento técnico ajuda, mas não é pré-requisito.
Muiito bom mano, apoio vc fazer mais vídeos assim
Muito obrigado Matheus 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Eu trabalho em uma distribuidora de energia, entrei como estagiário por conta do curso técnico e hoje estou trabalhando como técnico no escritório, o que mais vejo são engenheiros formados que possuem apenas o diploma, tenho colegas de equipe que são assim, terminaram engenharia elétrica, de automação e etc, mas não sabe o básico de excel, a empresa oferece vários cursos sobre as ferramentas que são utilizas, tipo CAD, poer BI, programação usando Python, enfim, depois os mesmos reclamam que não conseguem virar engenheiros lá, acho isso triste pois pode passar desinformação para as pessoas. Acredito que o certo é ter uma meta e ir se aprimorando para conseguir atuar na área, mas afirmo que existe a possibilidade, estou certo que depois de terminar meu curso de engenharia é certeza que consigo uma vaga.
Amigo você faz em federal? Queria encontrar um estudante assim porque vou para o terceiro ano e tô doida para me desprender da hora integral da faculdade federal. Não sei se sigo o baile dela, inclusive to adiantando certas coisas ou se abdico um pouco e vou estagiar logo, porém, sacrificaria matérias :(
@@grazielavrb Olá, eu não estudo em federal, estou realizando o curso de engenharia elétrica na modalidade EAD, nisso consigo focar em outras coisas fora a faculdade, acabo utilizando mais do tempo para desenvolver projetos para o trabalho do que para qualquer outra coisa, recomendo que procure estágio em uma área que você goste, lembre-se que mesmo que esteja muito concorrido nem todas as pessoas que se inscrevem são qualificadas!!
Muita boa sorte na sua caminhada :)
Obrigada amigo pelo conselho! Que sua caminhada seja esplendedora também 🙏🚀
Cara, primeiro. Engenharia não é pra todo mundo. Infelizmente é uma área que demanda tempo, disponibilidade, vontade e muita paciência. Eu estou na área a 14 anos, e só agora que consigo de fato aproveitar o que a área tem a oferecer. Só agora que me considero de fato um engenheiro, com cargo e salários de acordo com os valores prometidos lá em 2010, que foi quando inciei a faculdade. De fato é difícil, trabalhoso. Mas vale a pena.
Qual engenharia vc se formou ?
@@douglascarvalho9470 Sou eng.civil especialista em estruturas de concreto armado.
legal @@alanamorim618
@@alanamorim618 Não desmerecendo sua trajetória, mas muito se deve pelo reaquecimento do mercado. Daqui 5-7 anos os salários vão estagnar, a saída é abrir escritório próprio para não depender de salário.
Oiee, Eduardo !! Amei seu vídeo de verdade, compartilhou com a gente sua história e trajetória de vida e carreira, amei muito sua serenidade para falar sobre o tema! 👏👏❤
Atualmente sou estudante de engenharia civil, durante todo o curso sempre tiveram pessoas que diziam para eu desistir, que eu não iria ganhar dinheiro, que só quem ganha dinheiro é médico (nada contra os estudantes de medicina, inclusive meus irmãos são, amo muito❤), que iria virar uber, que os engenheiros civis são os piores, péssimos em português, praticamente tudo para desestimular continuar o curso e desmerecendo ou rebaixando os graduados e os iniciantes do curso... sempre me perguntei se realmente o que as pessoas dizem era verdade, que deveria desistir do curso, que no final eu iria "morar de baixo da ponte" mesmo eu gostando e sendo boa na área...
Mas sempre tive na cabeça que não é o curso que vai dizer se vamos ser ricos sim ou não, mas nós mesmo, depender dos outros a gente nunca vai crescer e alcançar nossos objetivos... Na verdade crescer na vida nunca vai ser uma tarefa fácil, se fosse fácil não teria tantas pessoas precisando de ajuda, se somos bons realmente no que fazemos não vai haver ninguém que te diga o contrário... Enfim, passar por tudo isso é bem difícil, sempre quando estou eu e do lado alguém de outro curso ditos como elites, sempre nunca vão me ver no mesmo nível, não tenho o que criticar, no máximo só fazer o meu melhor na área em que eu me identifiquei e tentar conseguir meus objetivos com mérito próprio e a minha moral que foi construída em casa, que são os meus pilares... no nosso curso aprendemos também que não conseguimos crescer sozinhos, que somos uma equipe, mesmo que tenham muitas pessoas que queira crescer acusta dos outros (sabendo que a pessoa que for realmente boa sempre vai ser notório isso diante de uma equipe) ou que pensam que somos um contra os outros, de certa forma isso é a realidade, entretanto, nunca podemos esquecer nosso lado humano diante do crescimento, como meu pai sempre dizia "se sou quem eu sou agora, outras pessoas me ajudaram no caminho para chegar a ser quem eu sou" sempre entendi isso da forma de nunca se esquecer das pessoas que estão com você para ser alguém na vida, como Deus, meus pais, meus mestres e meus futuros companheiros de profissão !❤️
Comentei sobre o assunto devido que pensei em expressar sobre esse fato, que provavelmente muitos também sintam diante da trajetória, porém eu fico muito feliz por você ter seguindo onde realmente se encontrou, o futuro é incerto, porém temos que manter foco no que realmente queremos para seguir👏👏❤️
Agradeço novamente por ser uma pessoa muito amavel e boa com seus inscritos, inclusivo eu que tamb sou kkkk ❤️👏👏
Que comentário maravilhoso!!! Muito obrigado por compartilhar sua visão tb! Isso e sempre muito importante.
E inclusive hoje ainda gravei mais um vídeo sobre o tema. Falando dessa questão que as pessoas acabam desistindo de sonhos por ouvir comentários de pessos, que em muitas oportunidades nem querem o bem deas de verdade.
Sai quarta que vem
Quero fazer engenharia civil pq acho fascinante as construções sendo feitas. Fico encantado! Mas sei que não vou ficar rico com isso, tbm não é minha pretensão. Provavelmente vou seguir em outra área e usar a engenharia como hobby. Pq sei que não dá pra viver disso mais.
Cara, hoje está bom o mercado, sou engenheiro civil e conheço engenheiros CLT que ganham 20-30 mil por mês.
Porém todos tem 10-15 anos de experiência e ralaram muito para chegar nesse salário. Existe áreas que pagam tão bem quanto com essa quantidade de experiência, e com bem menos responsabilidade.
10 anos de TI e posso dizer que estou cansado tbm kkkkk
Eu trabalhei na área e ganhei o piso do CREA. Mas to saindo fora dessa área agora. Não tem emprego no Brasil.
@JoaoMiguel-th5kr Não tenho mais pic para mudar de área. Acabei tirando vários cursos do meu currículo e arrumei um emprego em cargo bem baixo. Dai por causa do conhecimento é natural subir de cargo aos poucos, e é o que esta acontecendo. É tipo: Estou começando do zero. Mas eu diria que mais importante do que a área, são as soft skills, e quando eu comecei eu nem sabia o que era isso, ou algum professor comentou e eu não levei a sério.
É difícil prever qual área vai saturar. O que em uma época ta bombando, em outra época pode ser completamente diferente.
No meu caso (sou formado) eu jamais faria engenharia no Brasil, pois existe muito curso que é scam e investir mais de 1 milhão de reais para se formar e depois ficar implorando pro CREA e CONFEA para trabalhar é humilhante demais, eu até entendo a necessidade de uma agencia reguladora, mas o CREA hoje é um serviço amador que trava e taxa eternamente o profissional.
Vc é fora da curva parabéns
sou eng há 15 anos, não façam engenharia ... as unicas que valem um pouco a pena, são a civil e mesmo assim, tem que saber mexer com público e essa só da certo pq o CREA obriga para casas maiores que 70m² ... tenho 7 pos e mbas, dei aulas, etc ... mas sempre me contrataram como analista, pra nao pagar o piso ... um eng eletricista vai ser necessário em industrias que usam mais de 10kva, mto raro em um país como o nosso
vejo ai engenheiros recém formados ganhando 3.000,00. Um absurdo !!!!!
Tenho amigos que faz uma decada estão formados e ganhando 4 mil
3 mil pra quem ta começando até que não ta ruim, mas o salario tem que aumentar depois de 1 ano pelo menos
Cara o salario médio do recém formado é esse, mts engenheiros começam trabalhando como analista, gestão de projetos, areas financeiras, pra vc receber bem vc precisa agregar mt valor ao negocio. É assim que funciona em qlq lugar. O setor de serviços representa 70% do PIB do Brasil, indústria somente 10%. Só trabalha como engenheiro mesmo quem ta de fato na linha produtiva e em obras.
Só um exemplo, hj a profissão que mais existe no Brasil é advogado, vc espera que todos recebam 5/6k ? É a lei da oferta e da demanda
@@lucasalexsander4270 mas ok recém formado tudo bem ganhar isso se com o tempo o salário vai aumentar o problema que como disse a cima tenho amigos que se formaram em 2009 ,2010 e até hoje ganham 4 mil a vida toda ganhar isso com um curso tão difícil não acho que seja viável alguém cursar a não ser que a pessoa goste muito e tenha muito dinheiro pra comprar terrenos e construir casas e vender aí sim mas uma pessoa com condições financeiras que não são boas precisamos ser realistas e ver que é muito difícil crescer na carreira não adianta amar uma coisa se ela não te traz comida na mesa o amor pula pela janela quando o estômago ronca e os boletos do mundo começam a te cobrar
@@lucasalexsander4270 difícil não quer dizer que é impossível mas sinceramente nunca conheci por exemplo um engenheiro que tenha nascido numa família humilde e com o tempo ter a vida de um médico por exemplo não posso te dizer que não existe mas eu pessoalmente nunca conheci
Na minha opinião, a maioria das universidades (principalmente as federais) formam pessoas para dar aula ou seguir carreira cientifica (que tbm não existe). E dai cria um ciclo de gerar aluno e professor.
O foco do brasil não é a indústria e infra pesada, e com isso, não tem projeto suficiente pra todo mundo. É só olhar como é formado o nosso PIB, indústria ano passado foi 1,6 % e serviços 2,4%... Esse é o mercado que o cara recém formado vai querer atacar, já tem pouca coisa pra quem é experiente, imagina pra recém formado (excluindo aqui, recomendações e "apadrinhados" porque são a minoria da minoria).
Eu faço ENG porque gosto de matemática e física, e encontrei ali, uma segunda forma de renda com projetos, que é outra coisa que eu gosto. Se não der pra encontrar trabalho, estou em paz com meus livros e minhas 1000 e tantas paginas no onedrive de cálculos.
Hoje eu trabalho com TI, e provavelmente não vai mudar... Vou continuar estudado os dois em paralelo e atacando as oportunidades dos dois lados.
Quem quiser realmente ver como é um mercado de eng robusto, olha do EUA, Canadá ou China, prepara o mandarim, inglês e francês e parte daqui.
Parabéns pelo vídeo!
Acontece que a profissão de engenheiro exige tempo de maturação, pra os que não desistem facilmente existe um lugar certo e valorizado...,mas tem que saber trilhar o caminho.
Poxa estou no último ano da minha carreira.
E pelos comentários só vejo desilusão.😢
Desemprego e remuneração abaixo do esperado.
Me arrependo mil vezes de ter feito engenharia elétrica. Tivesse feito engenharia em software.
Nos sites de empregos eles pedem com muita experiência. E o salário não é lá essas coisas.
É foda...estou cursando a elétrica, mas tentando não pensar negativamente, pois teve relatos dizendo que se deram bem no mercado de trabalho, acho que depende de muita coisa...espero que eu consiga um serviço bem pago, se no início ganhar um pouco menos do que espero, tudo bem, já que n terei lá tanta experiência, mas dps de ter trabalhado em um ou dois lugares, já espero ganhar mais
Eu estou obcecada pelo curso. Mas eu ouço tantos comentários negativos que tô com medo de desistir tbm😢
Tudo tem comentários negativos. Ate medicina
Amigo, o que tem a dizer sobre a área de engenharia de materiais? Estou cursando na UFSCar, além disso, pretendo estudar sobre análise de dados e tentar casar as duas áreas.
E uma area bem interessante, as duas sao, na verdade. Oq recomendo e você verificar onde deseja trabalhar, e as oportunidades nessas regiões.
Sou de São Paulo (capital), mas atualmente estou morando em São Carlos devido aos meus estudos na UFSCar. Quanto ao local de trabalho, tenho preferência pela região metropolitana de São Paulo, mas estou aberto a mudanças de local, se necessário.
Meu emprego dos sonhos seria trabalhar na Embraer (em Gavião Peixoto ou São José dos Campos) ou na Petrobrás/Transpetro.
Quero direcionar minha carreira para as áreas de Análise de Dados e Programação, Desenho CAD e também fazer um curso técnico durante a graduação. Além disso, planejo me envolver em iniciação científica, fazer um mestrado (ainda estou indeciso sobre o doutorado), obter um MBA e conquistar a certificação PMI-PMBOK.
Qual é a sua opinião sobre o futuro da engenharia de materiais e das demais engenharias?
Engenharia de software e computação tu trabalha em qualquer area de TI
Voce fez o curso?
Engenharia é cíclica, atualmente (2024) o mercado está muito bom para engenharia civil. Mas daqui 5 anos vai voltar a ficar uma merda kkkk
Boa noite, seu vídeo é meio antigo, mas pergunto se você ainda está com a mesma opinião, sou formada em técnico em eletrotecnica e é um excelente curso. Mas para um curso superior estou em dúvida, estava pensando em engenharia elétrica, mas vi muitas críticas na área de engenharia. Você acha que devo fazer engenharia elétrica mesmo? Se não, qual seria o superior melhor? Moro em Recife
Ola. Ambos combinam muito. Conheço muitas pessoas que estao bem na area. Cabe a você ver se esta disposta a trabalhar como o mercado exige. Se sim, tem boas possibilidades de crescimento
Eu sempre fui apaixonado por robótica e sobre o funcionamento das coisas. Estou fazendo desenvolvimento de sistemas, mais quero mudar para mecatrônica. Voce acha que é uma boa mudança de área?
Se vc se interessar, sim
Quero fazer engenharia da computação mas só tem EaD na minha cidade pra esse curso. Será que vale a pena? Seria pena Unopar.
Eu já trabalho como desenvolvedor no momento.
Totalmente ead ou semipresencial?
@ o ensino é EaD. presencial só para realizar provas ou alguma atividade em laboratório.
Excelente cara
Muito obrigado, Raphael!!!
O cálculo,faz qualquer um desistir kkkkkkkkkk
Eu fiz enfermagem e estou migrando para area de tecnologia
E uma otima area!
um dos canais mais interessantes do Brasil
assisto seus anúncios pela consideração
abraço
Muito obrigado amigo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Incentivar alguem a fazer engenharia é igual incentiver uma mulher a ser mãe: Vai lá..é lindo! E um amor pra.toda vida!. Quando pari vê a piça q arrumou.
Assim é engenharia, dizem q ta sobrando emprego e q paga bem. No final tem tecnico ganhando bem maks q vc qndo nao vc esta desempregado.
Um dos meus maiores erros foi fazer engenharia de Automacao
rapaz eu sou engenheiro de controle e automação também, acho que um problema do nosso curso é não mostrarem no primeiro dia de aula o que tem de opção pra assinar de projeto depois que forma, depois que a gente se forma que descobrimos que só da de assinar projeto elétrico de baixa tensão igual engenheiro civil e arquiteto, o baque é de lascar, nem quadro de comando elétrico industrial a gente pode assinar apesar de estudar isso no curso
@@Striderr10 psé cara...to qrendo empreender viu
A cada dia a Internet me surpreende com o tanto de merda que tem nela. Em relação à engenharia eu não sei. Mas olha a merda que tu bostejou sobre maternidade amigo
@@talysson9 Ai...ai... o cristãozinho ficou ofendidinho?
@@mordecai806 Chegar na tua mãe e dizer: Por que tu não abortou essa piça? Você fez um desserviço para os seres humanos
Estava na duvida mais despos desses vodeo vou fazer radiologia
infinito ♾️ ∞ eternity always forever siempre
Estou pensando em cursar engenharia da computação, será que vale apena?
Dependendo do seu objetivo sim
Oi Eduardo, não tem haver com o vídeo mas enfim. Você acha que as empresas podem ter um certo receio de contratar profissionais mais novos na área de RH? Com 23/24 anos.
Ola Hiago. Acredito que não. Ja vi muitos profissionais ate mais novos
Infelizmente a um verdadeiro mercafo bilionário de educacso meste pais onde a promessa de emprego e de desenvolvimento chama a atencao dos estudantes. A realidade e outra. Temos elevados impostos,pouco desenvolvimento economico e incentivo do Estado a vver a custas de bolsas votos. Nao queremos bolsas e sim desenvolvimento,trabalho e que possamos viver de fomra digna.
Cara eu estava na dúvida entre engenharia ou enfermagem
Na duvida faça letras ou Audiovisual. Tipo tem direito e veterinaria tb. Nao é tao dificil escolher😊
O video foi so pra fazer propaganda da Alura? 😢
Foi 😢
😂
Não se formem em engenharia pensando em ficar rico 😅, amenos que você desenvolva produtos, empreenda etc.
Tecnologia é melhor que engenharia.
Concordo...foco na tecnologia
Você faz ou cursa engenharia de produção? Se for qual área dela você atua?
Eu fiz engenharia elétrica
Fiz engenharia de produção, é bem genérico e nada muito técnico..
@@Cesar.ssantoso que vc achou do curso? Faço Eng Química e estou pensando em mudar para Eng de Produção
Virou um surto coletivo esse negocio de entrar pra area de t.i, é a nova administracao, pessoal nao sabe que caminho seguir vai fazer t.i, mercado ta mega Saturado pra iniciante depois que as coisas voltaram ao normal após a pandemia
Com a robalheir@ generalizada o conhecimento não tem qualquer valor.
achei pae, precisa responder n
Me arrependi amargamente de ter cursado a engenharia mercado de trabalho esta cruel e desleal
Subemprego é a realidade do Jovem recém formado.
top.
Valeu meu amigo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Monte de besteira, aérea da engenharia tá cheio de profissionais bem sucedidos tem gente ganhando 20 k, por outro lado tá cheio de frustado que não sabe oque quer desistindo da aérea e colocando a culpa na profissão, pra tudo no mundo precisa de um engenheiro, sem falar que fora da aérea também tem demanda seja pra dar aula seja pra perícia judicial etc, não é atoa que nos comentários só tem gente que não sabe de fato oque fala
Parece que teus videos são dublados kkk
😅
Meu tio está oferecendo um curso para mim no SENAI mas não tenho uma base pra qual área seguir é muito difícil de saber o que quer
oi, boa noite, tenta ir pras areas de automaçao, eletronica, eletrica... se vc n gostar vai iliminar mts outras areas ou vai encontrar um nicho dessa desses cursos q vc gosta, principalmente se tentar automaçao
Veja bem o que cada uma atua, se imagina trabalhando e veja qual vc se identifica mais
Eai mano conseguiu decidir Sua área? Cê não ! Não desista mano tenho 19 anos também era assim .
@@lucileneravi9659 bom,ainda estou em dúvida,vou só me inscrever no curso ano que vem (2024) Pois,vou terminar o ensino médio neste ano se Deus quiser e assim vou fazer o curso 🙏
@@alvesxavier482 VOCE VAI ACHAR MANO EM NOME DE JESUS ! eu terminei o ensino médio esse mês PELO EJA SOU DE BH - VOU COMEÇAR O CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA MES QUE VEM PELO SENAI !!!
infinity ♾️ ∞
melhor coisa que voce fez, engenharia é uma 💩
Mas você era engenheiro tbm ?
@@firemage9982 sim