Existem outro sistema socioeconômico que se qualificam como democracia não liberal como China, Cuba, Coreia do Norte, Laos e Vietnã. Eu tenho estudado muito a China e posso explicar como funciona o sistema socioeconômico chinês que também é semelhante aos países socialistas que eu mencionei. China só difere de outros países com influência ocidental em seu sistema socioeconômico. Suas características são as seguintes: > O Partido Comunista não é um partido no sentido ocidental da palavra, mas uma intituição política que para os chinese pressupõe algo tão fundamental (funciona como uma instituição de Estado que garante a manutenção do sistema socioeconômico) como é a Constituição brasileira. > Todos os partidos precisam apoiar um projeto socialista (NÃO existe um só partido). É o mesmo que acontece nos EUA, Brasil e Europa só que difere o tipo de sistema "defendido". > O poder na China não vem de cima pra baixo, mas debaixo pra cima, ou seja, da base vai para o topo até chegar no topo do topo onde o presidente Xi tem uma das cadeiras que lhe atribuí a função de presidente. Existem representantes e locais (escolhidos pelo voto popular) que tomam decisões locais e que participam das decisões políticas. > O uso do Estado para garantir a manutenção do sistema vigente não se diferencia muito das democracias liberais; existe repressão, prisão, assim como no Brasil, EUA e qualquer país da Europa. O que difere é o fato de que os países socialistas sofrem mais interferências externas e existe mais movimentos contra o sistema como consequência da retórica que ganhou a Guerra Fria no mundo. Enfim, não acho justo considerar países socialistas ditaduras e excluídos do debate sobre sistemas e formas de governo.
Ótima explicação 👏 É difícil para alguns entender o quão dogmático são os valores que a democracias liberal defende no pressuposto de condenar outro sistema.
Adorei o vídeo professor, obrigado trás mais conteúdo sobre esse assunto, sobre os regimes e tals achei legal a interdisciplinaridade: trazendo fatos história de cada país e seus sistemas e trazendo informações atuais. muito legal mesmo! ajudou muito ❤️
Estava pensando sobre isso hoje e resolvi pesquisar um pouco sobre politica pra assistir antes de dormir, aí vejo um vídeo desse do parabolica, cliquei sem pensar duas vezes.
Nem todo sistema socioeconômico não liberal é uma ditadura! Nos países socialistas existe participação popular, eleições e partidos diferentes, porém todos devem respeitar um projeto socioeconômico socialista. Na China não existe um só partido como muitos dizem e o Partido Comunista é na verdade uma instituição política tão importante quanto a Constituição brasileira.
Na China não há pluralidade partidária porque o regime é de partido único e o sistema eleitoral é organizado de forma a se ter crescimento de carreiras hierárquicas. No Brasil o sistema eleitoral é o sistema proporcional puro, onde infelizmente possui também na legislação um teor de voto nominal.
Brasil não é uma ditadura, muito embora o Estado brasileiro já pode ser considerado um Estado totalitário, por conta da deriva no legislativo oriunda do abandono da maioria da população da sua própria cidadania, do voto e da cobrança ao intermediário inevitável que é o partido político.
Brasil é um Estado Democrático de Direito pela constituição cidadã de 5 de outubro de 1988 que é baseada em Rousseau, Toquevile e Montesquieu. Venezuela é um Estado Democrático de Direito e Social, por conta da constituição de 1999 que instituiu um quarto poder na república, uma espécie de melhoramento do Estado social de Rousseau.
Na China desde a revolução chinesa, o país é governado num regime de partido único e política de politiburo. O chefe de Estado chinês acaba sendo uma espécie de absolutista informal constitucional. Muito embora tenha havido reformas de abertura econômica para a economia de mercado, mas com proteção a economia nacional chinesa, pelodeng xiaoping e o Zhou Enlai (críticos ácidos e revisionistas) que foram pessoas corajosas que conseguiram contraditar bastante o chefe (Mao - que era um conservador) e ajudar a desenvolver a China. Eu penso que os países que buscam o socialismo como ideal ao menos, falham devido a insistência na ortodoxia do marxismo invés de partir para uma análise revisionista atualizadas com as novas dinâmicas do mundo no século XXI.
-Introdução O Estado é a estrutura que detém a soberania e estabelece as regras dentro de um território, sendo fixo em sua constituição. Por outro lado, o governo é a administração do Estado, uma entidade flexível em suas formas e que pode mudar ao longo do tempo. -Estado Federativo e Estado Unitário Estado Federativo: Compreende a maior autonomia dos estados e municípios, formando em seu todo a União. Os membros não podem se emancipar, pois não são soberanos, mas sim autônomos. Estado Unitário: A autonomia dos estados e municípios é reduzida, e o poder central se sobressai. -Formas de Governo Monarquia: O monarca é o chefe de Estado ou chefe de Governo, com base na tradição e hereditariedade. Pode ser Absolutista ou Constitucional Parlamentar. República: Com representatividade do povo, pode ser democrática ou autoritária, mas sua base de administração deve estar no povo. -Sistemas de Governo Presidencialismo: O presidente é o chefe de Estado e de governo, representando o Estado inclusive em relações internacionais. Parlamentarismo: Separando o chefe de Estado e de governo, com o primeiro-ministro liderando o governo e o presidente representando o Estado. Semipresidencialismo: Combina características do presidencialismo e do parlamentarismo, com o presidente e o primeiro-ministro compartilhando o poder de chefe de governo. -Conclusão Cada forma de Estado e sistema de governo tem suas características específicas e influencia a maneira como um país é governado e administrado. É fundamental compreender esses conceitos para entender a organização política de um país.
1:47 FALA SOBRE ESTADO 2:55 UNITÁRIO OU FEDERATIVO (alguns estados podem ter autonomia parcial na república federativa) AUTONOMIA não significa SOBERANIA (UM ESTADO BRASILEIRO NÃO PODE SE EMANCIPAR DO BRASIL) 6:35 ESTADO UNITÁRIO 7:38 FORMAS DE GOVERNO monarquia: 👑 (ABSOLUTISTA quando ele é o chefe do estado MANDA EM TUDO) 11:54 MONARQUIA PARLAMENTAR (O rei não governa acima das leis, representa mas não GOVERNA) 13:42 República: com representatividade do povo e não apenas de uma só pessoa. {mandatos} 16:12 SISTEMAS DE GOVERNO PRESIDENCIALISTA, PARLAMENTAR, SEMI PARLAMENTAR 16:49 presidencialista {Chefe de estado ele também é o chefe de governo = presidente} 17:48 Parlamentar{ é a divisão entre o chefe de estado e o de governo} o parlamento escolhe o chefe ( varia a cada país) 23:55 SEMI PRESI. Existe o presidencialista e ministro reversa no poder. (Ex: França) Gostei muito da aula, parabéns professor 👏
O interessante Que Tanto O Rei Da Bélgica Quanto Da Espanha Se Chamam Filipe No Caso Da Espanha Filipe VI E O Filipe Da Bélgica,Os Espanhóis Já Governaram A Bélgica Sob A Monarquia De Habsburgos A Bélgica Os Flanders.
minha duvida um sistema parlamentarista funciona mesmo se toda crise se disolve o parlamento e convoca novas eleicoes como garantir que o parlamentarismo funcione
Já pensou um país adotar um modo de governo tipo república ditatorial , monarquia ditatorial , república comunista democrática , monarquia comunista democrática,
Meu Instagram: instagram.com/opedrorenno/
Meu Twitter: twitter.com/opedrorenno
Meu canal de lives: twitch.tv/parabolicaonline
Meu TikTok: www.tiktok.com/@canalparabolica
Agora sim , eis o professor que me encantei por sua sabedoria, falar do conhecimento e não tomar partido dele, parabéns.
Um poço sem fim de conhecimento, obrigada sempre professor ❤️
Existem outro sistema socioeconômico que se qualificam como democracia não liberal como China, Cuba, Coreia do Norte, Laos e Vietnã.
Eu tenho estudado muito a China e posso explicar como funciona o sistema socioeconômico chinês que também é semelhante aos países socialistas que eu mencionei.
China só difere de outros países com influência ocidental em seu sistema socioeconômico. Suas características são as seguintes:
> O Partido Comunista não é um partido no sentido ocidental da palavra, mas uma intituição política que para os chinese pressupõe algo tão fundamental (funciona como uma instituição de Estado que garante a manutenção do sistema socioeconômico) como é a Constituição brasileira.
> Todos os partidos precisam apoiar um projeto socialista (NÃO existe um só partido). É o mesmo que acontece nos EUA, Brasil e Europa só que difere o tipo de sistema "defendido".
> O poder na China não vem de cima pra baixo, mas debaixo pra cima, ou seja, da base vai para o topo até chegar no topo do topo onde o presidente Xi tem uma das cadeiras que lhe atribuí a função de presidente.
Existem representantes e locais (escolhidos pelo voto popular) que tomam decisões locais e que participam das decisões políticas.
> O uso do Estado para garantir a manutenção do sistema vigente não se diferencia muito das democracias liberais; existe repressão, prisão, assim como no Brasil, EUA e qualquer país da Europa. O que difere é o fato de que os países socialistas sofrem mais interferências externas e existe mais movimentos contra o sistema como consequência da retórica que ganhou a Guerra Fria no mundo.
Enfim, não acho justo considerar países socialistas ditaduras e excluídos do debate sobre sistemas e formas de governo.
Muito interessante.
Ótima explicação 👏
É difícil para alguns entender o quão dogmático são os valores que a democracias liberal defende no pressuposto de condenar outro sistema.
Professor Deveria Falar De Outros Sistemas Republicanos Como o Consulado Romano E Ducais Italianas.
Adorei o vídeo professor, obrigado trás mais conteúdo sobre esse assunto, sobre os regimes e tals achei legal a interdisciplinaridade: trazendo fatos história de cada país e seus sistemas e trazendo informações atuais. muito legal mesmo! ajudou muito ❤️
E vamos que vamos, Pedro e show...
Estava pensando sobre isso hoje e resolvi pesquisar um pouco sobre politica pra assistir antes de dormir, aí vejo um vídeo desse do parabolica, cliquei sem pensar duas vezes.
Nem todo sistema socioeconômico não liberal é uma ditadura! Nos países socialistas existe participação popular, eleições e partidos diferentes, porém todos devem respeitar um projeto socioeconômico socialista.
Na China não existe um só partido como muitos dizem e o Partido Comunista é na verdade uma instituição política tão importante quanto a Constituição brasileira.
Na China não há pluralidade partidária porque o regime é de partido único e o sistema eleitoral é organizado de forma a se ter crescimento de carreiras hierárquicas. No Brasil o sistema eleitoral é o sistema proporcional puro, onde infelizmente possui também na legislação um teor de voto nominal.
Brasil não é uma ditadura, muito embora o Estado brasileiro já pode ser considerado um Estado totalitário, por conta da deriva no legislativo oriunda do abandono da maioria da população da sua própria cidadania, do voto e da cobrança ao intermediário inevitável que é o partido político.
Brasil é um Estado Democrático de Direito pela constituição cidadã de 5 de outubro de 1988 que é baseada em Rousseau, Toquevile e Montesquieu. Venezuela é um Estado Democrático de Direito e Social, por conta da constituição de 1999 que instituiu um quarto poder na república, uma espécie de melhoramento do Estado social de Rousseau.
Na China desde a revolução chinesa, o país é governado num regime de partido único e política de politiburo. O chefe de Estado chinês acaba sendo uma espécie de absolutista informal constitucional. Muito embora tenha havido reformas de abertura econômica para a economia de mercado, mas com proteção a economia nacional chinesa, pelodeng xiaoping e o Zhou Enlai (críticos ácidos e revisionistas) que foram pessoas corajosas que conseguiram contraditar bastante o chefe (Mao - que era um conservador) e ajudar a desenvolver a China. Eu penso que os países que buscam o socialismo como ideal ao menos, falham devido a insistência na ortodoxia do marxismo invés de partir para uma análise revisionista atualizadas com as novas dinâmicas do mundo no século XXI.
Como você adivinhou que eu buscava uma aula tão completa assim? 😄
-Introdução
O Estado é a estrutura que detém a soberania e estabelece as regras dentro de um território, sendo fixo em sua constituição. Por outro lado, o governo é a administração do Estado, uma entidade flexível em suas formas e que pode mudar ao longo do tempo.
-Estado Federativo e Estado Unitário
Estado Federativo: Compreende a maior autonomia dos estados e municípios, formando em seu todo a União. Os membros não podem se emancipar, pois não são soberanos, mas sim autônomos.
Estado Unitário: A autonomia dos estados e municípios é reduzida, e o poder central se sobressai.
-Formas de Governo
Monarquia: O monarca é o chefe de Estado ou chefe de Governo, com base na tradição e hereditariedade. Pode ser Absolutista ou Constitucional Parlamentar.
República: Com representatividade do povo, pode ser democrática ou autoritária, mas sua base de administração deve estar no povo.
-Sistemas de Governo
Presidencialismo: O presidente é o chefe de Estado e de governo, representando o Estado inclusive em relações internacionais.
Parlamentarismo: Separando o chefe de Estado e de governo, com o primeiro-ministro liderando o governo e o presidente representando o Estado.
Semipresidencialismo: Combina características do presidencialismo e do parlamentarismo, com o presidente e o primeiro-ministro compartilhando o poder de chefe de governo.
-Conclusão
Cada forma de Estado e sistema de governo tem suas características específicas e influencia a maneira como um país é governado e administrado. É fundamental compreender esses conceitos para entender a organização política de um país.
Excelente Vídeo Professor!
Aula maravilhosa , muito obrigada!!!!
1:47 FALA SOBRE ESTADO
2:55 UNITÁRIO OU FEDERATIVO (alguns estados podem ter autonomia parcial na república federativa)
AUTONOMIA não significa SOBERANIA (UM ESTADO BRASILEIRO NÃO PODE SE EMANCIPAR DO BRASIL)
6:35 ESTADO UNITÁRIO
7:38 FORMAS DE GOVERNO
monarquia: 👑 (ABSOLUTISTA quando ele é o chefe do estado MANDA EM TUDO)
11:54 MONARQUIA PARLAMENTAR (O rei não governa acima das leis, representa mas não GOVERNA)
13:42 República: com representatividade do povo e não apenas de uma só pessoa. {mandatos}
16:12 SISTEMAS DE GOVERNO
PRESIDENCIALISTA, PARLAMENTAR, SEMI PARLAMENTAR
16:49 presidencialista {Chefe de estado ele também é o chefe de governo = presidente}
17:48 Parlamentar{ é a divisão entre o chefe de estado e o de governo} o parlamento escolhe o chefe ( varia a cada país)
23:55 SEMI PRESI. Existe o presidencialista e ministro reversa no poder. (Ex: França)
Gostei muito da aula, parabéns professor 👏
Deixa o meu comentário pra eu voltar aqui dps 😘
Obrigada Pedro , eu amo o seu canal
Mais uma vez , muito obrigada ❤
O interessante Que Tanto O Rei Da Bélgica Quanto Da Espanha Se Chamam Filipe No Caso Da Espanha Filipe VI E O Filipe Da Bélgica,Os Espanhóis Já Governaram A Bélgica Sob A Monarquia De Habsburgos A Bélgica Os Flanders.
Suas aulas são as melhores❤
Que professor top!!
Professor, e a respeito da aristocracia e das formas corrompidas da mornarquia, democracia/republica e aristocracia?
Vídeo fantástico
minha duvida um sistema parlamentarista funciona mesmo se toda crise se disolve o parlamento e convoca novas eleicoes como garantir que o parlamentarismo funcione
Ótima explicação
Excelente aula
Já pensou um país adotar um modo de governo tipo república ditatorial , monarquia ditatorial , república comunista democrática , monarquia comunista democrática,
como que o rei reina mas nao governa?
Melhor canal
Gostei!!!
O Professor, Showw.
Otima historia
🌟🤩
Sou a favor de um Governo mais Central mais Altoritario
Tipo Putin ou maduro?
Séria não, é interessante fazer o vídeo sobre ditadura, autoritarismo, totalitarismo, democracia e tal; esses conceitos me confunde um pouco.
🤚🏻