Assistindo a esse vídeo eu lembrei de como não gostava das aulas de história no ensino médio. Hoje eu vejo a importância de entender a história e esse trabalho que você faz aqui é de extrema importância. Parabéns pela iniciativa.
Assistindo seu vídeo estava lembrando que estava estagiando com Delphi e comecei a pesquisar sobre Ruby / Rails e logo me apaixonei por todos conceitos em torno dessa comunidade. Participei de um workshop contigo na Impacta, fui no primeiro Rails Summit e depois em todas versões posteriores do evento (renomeado para RubyConf Brasil depois de algumas edições). Tive a oportunidade de trabalhar contigo na Codeminer42, criei uma startup de sucesso usando Ruby e hoje trabalho na Alemanha, também usando Ruby. Obrigado Akita por ter influenciado toda uma geração no Brasil e por continuar criando conteúdo de altíssima qualidade!
Cara, bateu uma emoção forte aqui. Em 2004 era pré-adolecente ainda e via meu irmão programando em Ruby, no RPGMaker, e em Rails. Lembro que ele também falava com empolgação cada nova tecnologia que estavam aparecendo naqueles anos. Hoje, por mais que escolhi uma área diferente para trabalho, código faz parte da minha vida graças a paixão que via quando meu irmão codava em rails.
O Akita fala que a gente não deve por nossa linguagem no pedestal. Mas é difícil não ter uma preferida. Já trabalhei com C#, JS e PHP mas Ruby é minha preferida.
Hahah preferida pode ter sim! Só não pode ser míope achando que a preferida é perfeita. De vez quando você pula a cerca e fica flertando com o C# e tá tudo certo kkk
@@Akitando Isso e bem verdade, todas as linguagens tem seus pontos fortes e fracos e estao longe de serem perfeitas. Eu adoro Scala, eh minha linguagem preferida (ja passei por C#, JavaScript, Go, Java, Ruby) mas ela esta muito longe de ser perfeita.
Excelente vídeo! Iniciei no mundo Dev em 2011 , já passei por php, Java, js, python, mas ao ver esse vídeo me faz valorizar mas ainda o legado do Ruby on Rails!
Que vídeo foda!!! Parabéns Akita!!! Eu me lembro de assistir ao "Blog em 15 minutos" em 2006 e como eu fiquei indignado e confuso com todos os conceitos que o Rails estava introduzindo. Até então, eu pensava que a função de programador era escrever código, então ver um framework como o Rails me bugou completamente: "ele já entrega um monte de código pronto! Não tá certo isso! Eu tenho que escrever o código!". Nos meses seguintes estudei MUITO PHP e os frameworks (Yii, Cake) que estavam surgindo como cópias do Rails até começar a entender o que o Rails estava significando. Suas iniciativas de geração de conteúdo foram fenomenais sempre. Ainda me lembro da tradução do "Aprendendo a Programar" do Chris Pine. Lembro de como foi ajudar com a tradução e revisão. Me lembro vividamente de editar a famigerada planilha no Google Docs e me lembro de como foi difícil traduzir o capítulo de strings e o capítulo com o código que escrevia um número por extenso. Você impactou minha vida de uma forma que você não tem noção. Seus posts sobre comportamento, gerenciamento de projetos e carreiras me marcaram MUITO e só cheguei onde estou hoje porque eu li aquele seu post sobre ser arrogante. Obrigado pelo seu esforço esses anos todos.
Dei uma pausa de programar em Rails só pra ouvir esse video. Ia ouvir enquanto programava, mas nao consegui. Tive que parar completamente pra ouvir. Que conteudo bacana. Um dos maiores videos que ja vi no youtube por completo sem perder 1 segundo. kkkkkk
Isso que você falou Akita é a mais pura verdade eu já vi programador que trabalha com Node js no Backend reclamando que tem muitos frameworks pro node e que cada empresa usa um framework diferente. No caso do Ruby ajuda os devs pois a maioria das empresas usa Rails então não precisa estudar milhões de frameworks diferentes.
Que história e quanta coisa importante! Só desejo que o mestre Akita tenha muita saúde por muitos anos e que compartilhe esse conhecimento com a gente. Gratidão 🙏
Akita, obrigado por compartilhar esse vídeo com a comunidade! Me sinto parte dessa estória, conheci o Rails na versão 3.4 através de um podcast do Guanabara, o Guanacast, na ocasião ele fez uma entrevista na época com o Silvestre Mergulhão, conheci o Rails framework antes que a própria linguagem , fui encantado pelo Scaffold e o Blog em 15 minutos, conheci seu blog por indicação do podcast, isso tudo mudou minha vida em todos aspectos, profissional, financeiro e cultural! Vou ser eternamente grato a comunidade e seu ecossistema.Você Akita, Gustavo Guanabara, Roberto Pantoja e Silvestre Mergulhão impactaram minha vida de forma positiva... Não podia deixar de registrar esse momento!
Meu primeiro contato com Ruby foi no RPGMaker 2000 programando os eventos. Mais a frente, em 2007 meu estágio foi numa empresa inovadora que tinha uma aplicação em Rails, versão 1.1.7. Me lembro que os poucos conteúdos de Ruby que se achava na época era em Japonês e lógico, conteúdo em BR graças ao Akita On Rails. E assim foram meus árduos dias de estagiário com Ruby em 2007 mas que sigo com ele até hoje em 2019. Sobre o vídeo, parabéns Fabio! Ficou show e a introdução já vale para qualquer desenvolvedor, e como vc disse, vale pelo "On Rails" que muitos devs já seguem em outras tecnologias.
@@thiagocustodio8177 o editor de eventos. Era um port do Ruby específico, mas era a mesma sintaxe. Eu fui saber / revisitar isso em 2010 quando li num artigo.
Fábio, eu amo o teu trabalho e sou viciado nos teus vídeos, sou extremamente teu fã!!! Você é o ser humano que mais me inspira a aprender cada vez mais sobre tecnologia, e mesmo quando eu não tenho ideia do que fazer no tempo livre vejo teus vídeos e isso sempre me direciona a continuar aprendendo. Muito obrigado !!!!!!!!!
Sou novato em programação e nem trabalho na área ainda, mas é incrível como os vídeos da playlist de iniciante combinam com esse e deixa claro o peso da sua experiência. Muito obrigado pelo aprendizado até aqui!
Akita, eu assisti esse vídeo no mesmo dia que vc publicou. Já assisti esse vídeo 2x. Essa bagagem que vc insere em todos os vídeos tem me ajudado a compreender como as coisas realmente funcionam. Engraçado que na faculdade não aprendemos com essa profundidade. Parabéns
Nem vi o tempo passar assistindo esse vídeo, muito bom! Sou um mero estudante de computação com 18 anos recém completos, e estou buscando conhecer e entrar no mundo Ruby, tudo para mim é tão novo, é incrível imaginar como toda essa rica história e consolidação aconteceu enquanto eu ainda estava saindo das fraldas HAHAUHA obrigado pela aula Akita!
Até investi recursos para aprender, comprei alguns cursos do Nando Vieira na época, mas por burrice e acontecimentos da vida nunca aprendi, mas é legal assiti e lembrar de algumas coisas porque eu acompanhava o cenário.
Hoje eu estava pensando na possibilidade do Akita lançar um curso de ruby on Rails, igual aquele "Welcome to the Django" do H. Bastos. E logo que entro aqui, o youtube me recomenda esse video. Nunca um algoritimo acertou tão bem na minha vida. ahahaha
Toda vez que assisto este vídeo, é sempre um show Akita, é fácil ser convencido por você, iniciei a pouco os estudos em Ruby on Rails, estudando via cursos on line, livros e sites, fora do meu expediente de trabalho. Muitos conceitos são básicos para outras tecnologias, isso é fascinante. Entre muitas sopas de letras, algumas começam a fazer sentido para mim. Aos 56, me sinto como a 35 anos atrás, descortinando novidades, e olha que a informação hoje é bem mais abundante, fazendo frente a acessibilidade que não tínhamos antes. É tudo questão de maturação das tecnologias e do nosso entendimento também. Valeu pelo conteúdo, um abraço e tudo de bom.
Eu comecei a programar ouvindo o seu podcast como Carlos Brando, o rails podcast brasil. Já trabalhei com várias linguagens depois disso, mas nenhuma me traz tanta felicidade e agilidade ao programar que o Ruby, e agora com a chegada da versão estável do Rails 6 voltei a usar em alguns novos projetos a qual estou trabalhando. Muito obrigado e grande abraço!
Akita que canal show é esse velho? :D Comecei a assistir os vídeos um dia desses, e já vi que vou ter que assistir tudo de novo, porque dá muito prazer. Sempre conteúdo de ótima qualidade, e sempre "muito" conteúdo. Ótimas pautas, "histórico", tudo organizado na descrição, áudio muito bom, tudo top. Tão bom que pelos números já fica perceptível. Parabéns e #tamojunto.
Meu primeiro contato com Ruby foi através do Rails e o primeiro material que eu consumí foi seu livro, lá em 2006, quando eu era estagiário. Assistir seu vídeo foi uma retrospectiva da minha vida e da minha carreira. Obrigado por isso.
É muito importante ver a influência do Ruby e do Rails e conhecer mais a história. Hoje trabalho com PHP e com o framework Laravel. E o Laravel surgiu com fortes inspirações do Rails, o que claramente dá pra se ver aqui, o que mostra que realmente a ideia deu certo e é uma boa fonte para outros. Isso dito, a equipe de documentação do Rails poderia se inspirar na do Laravel e ter uma doc mais amigável e fácil de acompanhar. É um framework bem interessante, mas difícil de começar "por conta"
Valeu demais, Akita! Estou aprendendo a programar e, por enquanto, estou seguindo o The Odin Project. Por lá existem dois caminhos de backend: um para Node e outro para Ruby. Já conversei com alguns desenvolvedores e vários me falaram para ir para o Node enquanto apenas 1 me falou para seguir no Ruby e me mandou o teu vídeo. Ficou bem claro do porquê seguir o caminho do Ruby. Ganhou mais um assinante no teu canal com esse vídeo! Muito obrigado mesmo.
@@PinguimUwU putz! Que coisa boa ver essa minha resposta novamente hahaha Deu tudo certo! Segui meu caminho em Ruby e hoje trabalho para uma empresa de fora do país. Ainda estou aprimorando e digo com toda a certeza que o The Odin Project não só me deu uma base da linguagem mas também me ensinou como correr atrás daquilo que eu não sabia.
Akita , mesmo parecendo "arrogante" (e tomo muito cuidado ao dizer isso até usando aspas) quando diz que você faz as coisas "porque quer" e não por lucro, ou altruísmo... Etc... Tenha certeza que você é um cara que mudou uma geração (ou N , o tempo vai dizer)! obrigado por tudo que tem compartilhado conosco!
meu primeiro contato com ruby, foi no saudoso RGSS2, no RPG Maker XP. bons tempos. Obrigado por esse vídeo, mestre. terceira vez assistindo, gosto de voltar aqui e ver como esse "pedacinho da internet" fez e faz historia até hoje. Obrigado.
Muito bom o vídeo e o conteúdo é sempre muito bem documentado e com uma velocidade difícil de acompanhar, parece até que não respira, rs. Com relação à linguagem em si, eu iniciei minha carreira mais voltado para JavaScript e Front-End, como um todo, mas quando conheci o Ruby ao trabalhar em projetos Ruby on Rails, quando fui me desafiar no Back-End, me vi apaixonado pela linguagem e pelo framework. Hoje não me vejo querendo trabalhar com outra tecnologia. Espero que esse framework que tanto gostamos ainda seja mantido e atualizado por anos a fio!
Conteúdo magnífico, formato do vídeo fodástico, nunca vi 1h20 de vídeo que não cansa... O objetivo nem é entretenimento, é informação, mas isso aqui chega a ser melhor que Netflix mermão.
Parabéns pelo SHOW de humildade, Akita. Uma pessoa com tantos contatos, com tanta bagagem histórica e com tanto conhecimento igual você, teria que no mínimo, tratar todo mundo como inferior (seguindo as leis sociais de tech).
Cara me bati com seu canal por acaso, que canal excepcional !!!
3 роки тому+1
Tô estudando... é muito bem estruturado mesmo esse Rails. Tô gostando muito, ainda sou muito iniciante e ainda estou me acostumando com a estrutura dele, mas sem dúvida é o melhor framework que já vi.
Vou deixar minha sincera opinião... Comecei a assistir seus vídeos por conta do vídeo sobre "Covid-19" no início tinha te achado bem ignorante e tal, mas depois fui te entendendo e virei seu fã cara, você é muito bom no que faz, rasga o verbo mesmo e te desejo tudo de bom nesta vida, estou aprendendo muito vendo seus vídeos, sou desenvolvedor da área web (e-commerce). Forte abraço. Deus te abençoe
to adorando os videos do akita!!! vai direto ao assunto, sem enrolação e ai consegue te prender!! eu larguei o rails em 2011, vendo akita falando, deu vontade de voltar !!!!!
Eu poderia estar assistindo seriado no netflix mas preferi assistir a seu video e foi a melhor escolha que fiz. parabéns pelo rico conteúdo e muito bom assistir seus videos e perceber o quanto vc se preocupa em compartilhar conhecimento. obrigado
Meu Deus que canal é esse que e eu encontrei! Cada vídeo seu é um verdadeiro documentário histórico. Qualidade que eu nunca vi em lugar algum! Faça um vídeo sobre Flutter
Seu vídeo me lembrou os excelentíssimos livros: a estranha ordem das coisas e outliers, chega dar uma frieza na espinha você abstrair os conceitos desses livros de forma mastigável e totalmente prática.
@akita, passou 1 filme na minha cabeça. Eu tava na reject conf 07’ No rails summit 08’ e 09’ Tinha seu livro, e acompanhei cada episodio que vc descreveu da comunidade com a mesma empolgacao que vc demonstrou. Que epoca! Parabens pelo vídeo!
Conheci você nos cursos de Ruby on Rails através de um professor em 2008. Lembro que era pela plataforma Treina tom... Caí sem querer nesse canal e logo lembrei do nome "Fabio Akita". Ótimo canal!
Uma aula novamente, Muita coisa legal que eu nem sabia que tinha acontecido, recomendo esse vídeo pra qualquer dev ROR e até mesmo de outras comunidades. Ruby foi a linguagem que me deu meu primeiro Job, tenho uma paixão especial por ela
Assíduo aqui, pow akita to com muita vontade de aprender Ruby, to quase convencido por você kkk, um dos melhores videos. Sei que não busca aprovação de ninguém, mas parabéns pela explicação. uma hora dessa to batendo na porta da tua empresa procurando emprego com Ruby. Abraços
Muito bacana o vídeo Fábio sobre a história do Ruby. O que me chamou a atenção foram as expressões : "Se expressar com código" e "Ditador benevolente" e o que elas significam. No meu caso foi um verdadeiro "mind blown". Parabéns ai meu velho!
Excelente vídeo, Akita! Caraca, depois de ter assistido me arrependi muito de não ter seguido aprendendo Ruby e Rails em meados de 2007/08, quando estava no meio da faculdade de Ciência da Computação. Lembro de ter começado a explorar a linguagem, mas como não tinha um inglês tão bom ainda na época e ser difícil de encontrar material, acabei deixando de lado e seguindo o que a própria faculdade usava para a grade: PHP e Java. Pior ainda, me formei e acabei fazendo alguns freelas apenas, mas logo na sequência entrei no universo de Marketing Digital e Análise de Dados...mas não me arrependo. Peguei a onda quando ainda era uma marola (similar ao que contou sobre sua entrada no mundo de Rails) e consegui explorar e evoluir muito nesse mercado. Atualmente voltei a programar (desde 2018), fui pro lado de Python por conta da análise de dados e algoritmos de Machine Learning e mais recentemente resolvi explorar Go e estou curtindo pra caramba. Mas ainda vou estudar Ruby On Rails. Aproveitando esse vídeo, seria legal trazer uma lista de onde aprender Ruby On Rails nos dias de hoje e o que seria mais importante aprender desse universo. Abraço!!
Excelente vídeo Akita. Muito obrigado por compartilhar suas experiências e sempre querer disseminar informação de qualidade. Lembro de um vídeo sobre o git que você fez uns anos atrás e foi o único material que fez minha ficha cair. O Rails foi o meu primeiro contanto feliz com desenvolvimento web, depois de muita frustração com PHP e seus frameworks espinhosos.
por algum motivo os videos do Akita pararam de aparecer pra mim a um tempo, mas agora voltaram a ser recomendados, inclusive nos grupos de Facebook de TI, várias recomendações
Cara eu não sabia que Ruby on Rails foi praticamente uma referência para o landscape de desenvolvimento Web que conhecemos hoje. Ruby on Rails pode ser considerado um Cisne Negro segundo a definição de Nassin Taleb. Parabéns pelo excelente vídeo.
Olá Fábio, eu utilizei seu livro em 2007 para montar o meu TCC na minha graduação, e escolhi Ruby on Rails pela qualidade do seu livro! Seus vídeos estão ótimos, obrigado por compartilhar conhecimento e experiencias! Abraços e sucesso!
Difícil dizer que fazia ideia desse tanto de história por traz do Ruby, é muita inovação, muitas mudanças e em tão pouco tempo. Ansioso para ver o acontecimentos dos últimos 8 anos.Nos vemos na quarta Akita e novamente parabéns.
Caraca! Que sensacional... No auge dos meus 35 anos estou mergulhando nesse mundo, saindo de 15 anos de ERP. Eu quero isso! Quer ser dev web! Pode demorar, mas vou chegar lá!
Cara, Ruby foi meu primeiro contato com programação lá em 2007, apesar de não ter experiência na época lembro dos teus conteúdos e de muitas da coisas da época que você comentou no vídeo, inclusive de falarem muito de você nos posts que eu lia na época. Infelizmente a linguagem ficou sempre em segundo plano, no interior onde eu morava ninguém sabia o que era aquela linguagem, inclusive na faculdade quando eu tentei convecer a professora que era mais simples trabalhar com ruby ao invés do C nas aulas. Estava esperando ansioso por esse vídeo seu e não me decepcionei! Conseguiu se superar em profundidade de conteúdo técnico, histórico, qualidade e como sempre sem papas na língua! Por mais vídeos de programação como seu Akita! Divulgando, porque é desse tipo de conteúdo que estamos precisando! Saudações!
5 років тому
Mais um vídeo de excelente qualidade, parabéns. Hoje trabalho em uma empresa que usa rails e sou muito feliz por ter tipo essa oportunidade.
AKITA parabéns pelo vídeo e todo o seu trabalho pelo Rails. Utilizei o seu livro na minha monografia em 2008/2009. 😀 Utilizo até hoje o Ruby on Rails em meus projetos Web.
Esse video é quase um longa metragem... Queria que fosse algo gigante como Velozes e Furiosos ou Harry Potter, mas me contento com esse Batman - O cavaleiro das trevas. : ) Simplesmente uma obra de arte, parabéns pelo videos Fábio Akita.
Apesar de já ter 30 anos, comecei já tecnologia depois de 2010. E esse vídeo é uma obra de arte! Era tudo que eu precisava saber sobre como os projetos eram feitos e principalmente a dificuldade de deploy. Esses tempos difíceis que moldaram mindsets terríveis em muitos profissionais mais experientes oriundos dessa época. De maneira geral não me sinto tão prejudicado por ter começado tarde, pelo menos não passei por essa época das trevas! Rsrsrs. Obrigado pelo excelente vídeo!
Assistindo a esse vídeo eu lembrei de como não gostava das aulas de história no ensino médio.
Hoje eu vejo a importância de entender a história e esse trabalho que você faz aqui é de extrema importância. Parabéns pela iniciativa.
Escola no Brasil é um negócio "delicado".... Tudo muito desconfortável. :/
Que orgulho de ter alguém como você, aqui no Brasil não dão a importancia as pessoas, mas adoro ver uma pessoa tão dedicada quando você....
Assistindo seu vídeo estava lembrando que estava estagiando com Delphi e comecei a pesquisar sobre Ruby / Rails e logo me apaixonei por todos conceitos em torno dessa comunidade.
Participei de um workshop contigo na Impacta, fui no primeiro Rails Summit e depois em todas versões posteriores do evento (renomeado para RubyConf Brasil depois de algumas edições).
Tive a oportunidade de trabalhar contigo na Codeminer42, criei uma startup de sucesso usando Ruby e hoje trabalho na Alemanha, também usando Ruby.
Obrigado Akita por ter influenciado toda uma geração no Brasil e por continuar criando conteúdo de altíssima qualidade!
Eu só dei um empurrão, vocês que estão fazendo história agora! Sempre um prazer.
Cara, bateu uma emoção forte aqui. Em 2004 era pré-adolecente ainda e via meu irmão programando em Ruby, no RPGMaker, e em Rails. Lembro que ele também falava com empolgação cada nova tecnologia que estavam aparecendo naqueles anos. Hoje, por mais que escolhi uma área diferente para trabalho, código faz parte da minha vida graças a paixão que via quando meu irmão codava em rails.
comecei a codar por causa do rpg maker e hoje sou dev PHP, mas vou estudar Ruby por amor
Tô aprendendo Ruby no meu estágio e fiquei apaixonada! Sua aula sobre a história mesclada com a sua experiência é muito boa. Amei!
Da pra conseguir emprego ainda com Ruby sendo júnior? Especificamente Ruby on rails?
@@curtiuseucomentario6203 da sim
O Akita fala que a gente não deve por nossa linguagem no pedestal. Mas é difícil não ter uma preferida. Já trabalhei com C#, JS e PHP mas Ruby é minha preferida.
Hahah preferida pode ter sim! Só não pode ser míope achando que a preferida é perfeita. De vez quando você pula a cerca e fica flertando com o C# e tá tudo certo kkk
@@Akitando Isso e bem verdade, todas as linguagens tem seus pontos fortes e fracos e estao longe de serem perfeitas. Eu adoro Scala, eh minha linguagem preferida (ja passei por C#, JavaScript, Go, Java, Ruby) mas ela esta muito longe de ser perfeita.
Por isso q eu prefiro inglês
@@Akitando haushuashausash
Do c++, migrei para rexx
43:30 "redes sociais: uma versão moderna do muro das lamentações" kkkkkk morri! Muito bom! kkkkk
Casquei o bico 😂😂😂😂😂
Só me arrependendo de ter visto esse video em soh em 2024, muito obrigado pelo filme man, muito bom conhecer a historia do Ruby pela tua ótica.
Como fazer a gente querer codar Ruby em 1 hr e 20 minutos
Mas eu tô em 15 minutos e já quero kkk em minha defesa, sempre achei Ruby simpático hahahha
Aprendi bastante mas até agora caíram poucos projetos de Ruby! 90% ou Java ou Python com bibliotecas JS.
Ruby é uma delícia, ainda mais com o Rails. Veja por si mesmo!
me convenceu nos 25min, mas vou continuar vendo o restante hehe
Excelente vídeo! Iniciei no mundo Dev em 2011 , já passei por php, Java, js, python, mas ao ver esse vídeo me faz valorizar mas ainda o legado do Ruby on Rails!
Que vídeo foda!!! Parabéns Akita!!!
Eu me lembro de assistir ao "Blog em 15 minutos" em 2006 e como eu fiquei indignado e confuso com todos os conceitos que o Rails estava introduzindo. Até então, eu pensava que a função de programador era escrever código, então ver um framework como o Rails me bugou completamente: "ele já entrega um monte de código pronto! Não tá certo isso! Eu tenho que escrever o código!".
Nos meses seguintes estudei MUITO PHP e os frameworks (Yii, Cake) que estavam surgindo como cópias do Rails até começar a entender o que o Rails estava significando.
Suas iniciativas de geração de conteúdo foram fenomenais sempre. Ainda me lembro da tradução do "Aprendendo a Programar" do Chris Pine. Lembro de como foi ajudar com a tradução e revisão. Me lembro vividamente de editar a famigerada planilha no Google Docs e me lembro de como foi difícil traduzir o capítulo de strings e o capítulo com o código que escrevia um número por extenso. Você impactou minha vida de uma forma que você não tem noção. Seus posts sobre comportamento, gerenciamento de projetos e carreiras me marcaram MUITO e só cheguei onde estou hoje porque eu li aquele seu post sobre ser arrogante.
Obrigado pelo seu esforço esses anos todos.
Que legal, chegou a hora de nós das antigas passar as experiências pra frente
Nossa faço de suas minhas palavras passei pelo mesmo caminho até pq o PHP era o que me ajudava a pagar as contas na epoca. Rsrs.
Manda o link desse post?
@@mrfreire2772 nna descricao tem o link para o video, depois assiste:
ua-cam.com/video/Gzj723LkRJY/v-deo.html
@@mrfreire2772 www.akitaonrails.com/2007/04/14/off-topic-seja-arrogante
Dei uma pausa de programar em Rails só pra ouvir esse video. Ia ouvir enquanto programava, mas nao consegui. Tive que parar completamente pra ouvir. Que conteudo bacana. Um dos maiores videos que ja vi no youtube por completo sem perder 1 segundo. kkkkkk
Cara já estou acompanhando o canal a um tempo, e confesso que cada video que passa sinto mais vontade de embarcar no Ruby kkkkkk, Muito Bom !
80min e 50seg, novo record... Bão demais, vou gravar um CD-R pra ouvir no carro voltando pra casa.
Ainda existe cd? Brincadeira!
Isso que você falou Akita é a mais pura verdade eu já vi programador que trabalha com Node js no Backend reclamando que tem muitos frameworks pro node e que cada empresa usa um framework diferente. No caso do Ruby ajuda os devs pois a maioria das empresas usa Rails então não precisa estudar milhões de frameworks diferentes.
Sou apaixonado por Ruby / Rails ... Não tem como não colocar no Pedestal ...
Obrigado Akita por compartilhar tamanho conhecimento.
Que história e quanta coisa importante! Só desejo que o mestre Akita tenha muita saúde por muitos anos e que compartilhe esse conhecimento com a gente. Gratidão 🙏
Akita, obrigado por compartilhar esse vídeo com a comunidade! Me sinto parte dessa estória, conheci o Rails na versão 3.4 através de um podcast do Guanabara, o Guanacast, na ocasião ele fez uma entrevista na época com o Silvestre Mergulhão, conheci o Rails framework antes que a própria linguagem , fui encantado pelo Scaffold e o Blog em 15 minutos, conheci seu blog por indicação do podcast, isso tudo mudou minha vida em todos aspectos, profissional, financeiro e cultural! Vou ser eternamente grato a comunidade e seu ecossistema.Você Akita, Gustavo Guanabara, Roberto Pantoja e Silvestre Mergulhão impactaram minha vida de forma positiva... Não podia deixar de registrar esse momento!
Sensacional! Obrigado por compartilhar, e de fato muitas pessoas percorreram esse caminho e tem sido muito bom pra todos nós!
Meu primeiro contato com Ruby foi no RPGMaker 2000 programando os eventos. Mais a frente, em 2007 meu estágio foi numa empresa inovadora que tinha uma aplicação em Rails, versão 1.1.7.
Me lembro que os poucos conteúdos de Ruby que se achava na época era em Japonês e lógico, conteúdo em BR graças ao Akita On Rails. E assim foram meus árduos dias de estagiário com Ruby em 2007 mas que sigo com ele até hoje em 2019.
Sobre o vídeo, parabéns Fabio! Ficou show e a introdução já vale para qualquer desenvolvedor, e como vc disse, vale pelo "On Rails" que muitos devs já seguem em outras tecnologias.
Caraca, das antigas também :-) Bem Vindo!
serio que RPGMaker 2000 usava Ruby!? eu brincava com isso!
@@thiagocustodio8177 o editor de eventos. Era um port do Ruby específico, mas era a mesma sintaxe. Eu fui saber / revisitar isso em 2010 quando li num artigo.
Vdd. Era o RGSS (Ruby Game Scripting System). Usavam para criar outros sistemas de batalha e etc.
Akita, faz um quadro respondendo as perguntas do pessoal. Eu mesmo tenho muitas!
A oratoria do Fabio Akita e algo que prende o cara na frente do video! Show de bola! parabens!
"senta ai que lá vem a história" hehe boa, totalmente excelente esse assunto, estava esperando!!
Fábio, eu amo o teu trabalho e sou viciado nos teus vídeos, sou extremamente teu fã!!! Você é o ser humano que mais me inspira a aprender cada vez mais sobre tecnologia, e mesmo quando eu não tenho ideia do que fazer no tempo livre vejo teus vídeos e isso sempre me direciona a continuar aprendendo. Muito obrigado !!!!!!!!!
Sou novato em programação e nem trabalho na área ainda, mas é incrível como os vídeos da playlist de iniciante combinam com esse e deixa claro o peso da sua experiência.
Muito obrigado pelo aprendizado até aqui!
Cara! Que fenomenal! Se algum dia eu perder a memória e só assistir a seus videos que eu "baixo" tudo de novo! Sensacional!
Akita, eu assisti esse vídeo no mesmo dia que vc publicou. Já assisti esse vídeo 2x. Essa bagagem que vc insere em todos os vídeos tem me ajudado a compreender como as coisas realmente funcionam. Engraçado que na faculdade não aprendemos com essa profundidade. Parabéns
Na faculdade eu aprendi que só existia PHP ou Java! Se ousasse pronunciar algo fora disso, era fogueira na certa!
Nem vi o tempo passar assistindo esse vídeo, muito bom! Sou um mero estudante de computação com 18 anos recém completos, e estou buscando conhecer e entrar no mundo Ruby, tudo para mim é tão novo, é incrível imaginar como toda essa rica história e consolidação aconteceu enquanto eu ainda estava saindo das fraldas HAHAUHA obrigado pela aula Akita!
Até investi recursos para aprender, comprei alguns cursos do Nando Vieira na época, mas por burrice e acontecimentos da vida nunca aprendi, mas é legal assiti e lembrar de algumas coisas porque eu acompanhava o cenário.
Hoje eu estava pensando na possibilidade do Akita lançar um curso de ruby on Rails, igual aquele "Welcome to the Django" do H. Bastos. E logo que entro aqui, o youtube me recomenda esse video.
Nunca um algoritimo acertou tão bem na minha vida. ahahaha
Também acho que ele deveria lançar um curso
Não imagino o Akita fazendo curso, até mesmo como ele já comentou tem muito conteúdo bom e ele não pretende fazer mais do mesmo.
Muito obrigado pelo vídeo! Me motivou a querer fazer parte da comunidade e não só consumir o conteúdo gerado por ela.
Toda vez que assisto este vídeo, é sempre um show Akita, é fácil ser convencido por você, iniciei a pouco os estudos em Ruby on Rails, estudando via cursos on line, livros e sites, fora do meu expediente de trabalho. Muitos conceitos são básicos para outras tecnologias, isso é fascinante. Entre muitas sopas de letras, algumas começam a fazer sentido para mim. Aos 56, me sinto como a 35 anos atrás, descortinando novidades, e olha que a informação hoje é bem mais abundante, fazendo frente a acessibilidade que não tínhamos antes. É tudo questão de maturação das tecnologias e do nosso entendimento também. Valeu pelo conteúdo, um abraço e tudo de bom.
Esse vídeo deveria ser obrigatório para qualquer um que quer levar a vida desenvolvendo. Meus parabéns pela qualidade do conteúdo!
Eu comecei a programar ouvindo o seu podcast como Carlos Brando, o rails podcast brasil. Já trabalhei com várias linguagens depois disso, mas nenhuma me traz tanta felicidade e agilidade ao programar que o Ruby, e agora com a chegada da versão estável do Rails 6 voltei a usar em alguns novos projetos a qual estou trabalhando. Muito obrigado e grande abraço!
A cada video do akita eu vejo o quanto eu ainda preciso estudar pra um dia talvez ser um real bom programador.
Meu Deus, minha vida profissional passando diante de mim. Quanta nostalgia, eu acompanhei tudo isso.
Akita que canal show é esse velho? :D Comecei a assistir os vídeos um dia desses, e já vi que vou ter que assistir tudo de novo, porque dá muito prazer. Sempre conteúdo de ótima qualidade, e sempre "muito" conteúdo. Ótimas pautas, "histórico", tudo organizado na descrição, áudio muito bom, tudo top. Tão bom que pelos números já fica perceptível. Parabéns e #tamojunto.
O melhor vídeo que já vi sobre uma linguagem de programação, vou começar a estudar
Meu primeiro contato com Ruby foi através do Rails e o primeiro material que eu consumí foi seu livro, lá em 2006, quando eu era estagiário. Assistir seu vídeo foi uma retrospectiva da minha vida e da minha carreira. Obrigado por isso.
Com esse canal nem preciso colocar 2x de velocidade nos videos, o conteúdo é rápido e objetivo. Kkkkk
Dude! Não consigo parar de ver aqui. 1:14:00 do vídeo e hipnotizado por tanta história, tanta coisa importante e super, super interessante.
É muito importante ver a influência do Ruby e do Rails e conhecer mais a história. Hoje trabalho com PHP e com o framework Laravel. E o Laravel surgiu com fortes inspirações do Rails, o que claramente dá pra se ver aqui, o que mostra que realmente a ideia deu certo e é uma boa fonte para outros. Isso dito, a equipe de documentação do Rails poderia se inspirar na do Laravel e ter uma doc mais amigável e fácil de acompanhar. É um framework bem interessante, mas difícil de começar "por conta"
Valeu demais, Akita! Estou aprendendo a programar e, por enquanto, estou seguindo o The Odin Project. Por lá existem dois caminhos de backend: um para Node e outro para Ruby. Já conversei com alguns desenvolvedores e vários me falaram para ir para o Node enquanto apenas 1 me falou para seguir no Ruby e me mandou o teu vídeo. Ficou bem claro do porquê seguir o caminho do Ruby. Ganhou mais um assinante no teu canal com esse vídeo! Muito obrigado mesmo.
to começando o Odin project tbm hoje, e estou pensando seriamente em ir pra Ruby, como vc foi?
@@PinguimUwU putz! Que coisa boa ver essa minha resposta novamente hahaha
Deu tudo certo! Segui meu caminho em Ruby e hoje trabalho para uma empresa de fora do país. Ainda estou aprimorando e digo com toda a certeza que o The Odin Project não só me deu uma base da linguagem mas também me ensinou como correr atrás daquilo que eu não sabia.
Nossa esse realmente foi o melhor de todos. Só conteúdo de qualidade! Parabéns akita!!!
Adoro seus vídeos porquê traz contexto histórico.
Melhor forma de entender uma tecnologia é por sua história e o entendendo o cenário de sua época
Eu fico impressionado comigo. Não consigo assistir nenhum outro vídeo no youtube com mais de 10min que não os seus.
Parabéns pelo show de aula.
Akita , mesmo parecendo "arrogante" (e tomo muito cuidado ao dizer isso até usando aspas) quando diz que você faz as coisas "porque quer" e não por lucro, ou altruísmo... Etc... Tenha certeza que você é um cara que mudou uma geração (ou N , o tempo vai dizer)! obrigado por tudo que tem compartilhado conosco!
meu primeiro contato com ruby, foi no saudoso RGSS2, no RPG Maker XP. bons tempos. Obrigado por esse vídeo, mestre. terceira vez assistindo, gosto de voltar aqui e ver como esse "pedacinho da internet" fez e faz historia até hoje. Obrigado.
Muito bom o vídeo e o conteúdo é sempre muito bem documentado e com uma velocidade difícil de acompanhar, parece até que não respira, rs. Com relação à linguagem em si, eu iniciei minha carreira mais voltado para JavaScript e Front-End, como um todo, mas quando conheci o Ruby ao trabalhar em projetos Ruby on Rails, quando fui me desafiar no Back-End, me vi apaixonado pela linguagem e pelo framework. Hoje não me vejo querendo trabalhar com outra tecnologia.
Espero que esse framework que tanto gostamos ainda seja mantido e atualizado por anos a fio!
Conteúdo magnífico, formato do vídeo fodástico, nunca vi 1h20 de vídeo que não cansa... O objetivo nem é entretenimento, é informação, mas isso aqui chega a ser melhor que Netflix mermão.
Excelente canal! Obrigado por continuar alimentando a rede com conteúdo de qualidade.
De longe o melhor canal/conteúdo técnico disponível no BR. Inspirador seu profissionalismo...
Sensacional, mestre Akita! Bora de Ruby on Rails. Learning in progress...
Até logo, raf.
Muito bom, dose de conhecimento, tou em loop nos videos, esse canal é ouro puro.
Agora deu uma vontade imensa de aprender ruby.
Melhor vídeo do canal, uma vez por ano passo aqui.
Parabéns pelo SHOW de humildade, Akita. Uma pessoa com tantos contatos, com tanta bagagem histórica e com tanto conhecimento igual você, teria que no mínimo, tratar todo mundo como inferior (seguindo as leis sociais de tech).
Um dos seus melhores vídeos, Japa! Foda d+! Bateu aquela nostalgia do evento de 2008. Foi épico!
Cara me bati com seu canal por acaso, que canal excepcional !!!
Tô estudando... é muito bem estruturado mesmo esse Rails. Tô gostando muito, ainda sou muito iniciante e ainda estou me acostumando com a estrutura dele, mas sem dúvida é o melhor framework que já vi.
Vídeo sensacional e muito informativo, estou na expectativa para a continuação. Um abraço.
Vou deixar minha sincera opinião...
Comecei a assistir seus vídeos por conta do vídeo sobre "Covid-19" no início tinha te achado bem ignorante e tal, mas depois fui te entendendo e virei seu fã cara, você é muito bom no que faz, rasga o verbo mesmo e te desejo tudo de bom nesta vida, estou aprendendo muito vendo seus vídeos, sou desenvolvedor da área web (e-commerce). Forte abraço. Deus te abençoe
Uau!!!! Que vídeo! Que aula! Muito obrigado, Fábio.
to adorando os videos do akita!!! vai direto ao assunto, sem enrolação e ai consegue te prender!! eu larguei o rails em 2011, vendo akita falando, deu vontade de voltar !!!!!
Eu poderia estar assistindo seriado no netflix mas preferi assistir a seu video e foi a melhor escolha que fiz. parabéns pelo rico conteúdo e muito bom assistir seus videos e perceber o quanto vc se preocupa em compartilhar conhecimento. obrigado
Mano ... 1h e 20min de vídeo. Só pedir um ifood e curtir na TV essa pancada de informação. Muito Obrigado Akita!!!!
Meu Deus que canal é esse que e eu encontrei! Cada vídeo seu é um verdadeiro documentário histórico. Qualidade que eu nunca vi em lugar algum! Faça um vídeo sobre Flutter
Seu vídeo me lembrou os excelentíssimos livros: a estranha ordem das coisas e outliers, chega dar uma frieza na espinha você abstrair os conceitos desses livros de forma mastigável e totalmente prática.
Cara, saiba que você sempre terá meu like!
Conte com o nosso apoio Akita San!
Grande abraço.
Muito obrigado por compartilhar isso de graça, mesmo porque esse tipo de depoimento não tem preço... Vlw!
@akita, passou 1 filme na minha cabeça.
Eu tava na reject conf 07’
No rails summit 08’ e 09’
Tinha seu livro, e acompanhei cada episodio que vc descreveu da comunidade com a mesma empolgacao que vc demonstrou. Que
epoca!
Parabens pelo vídeo!
Grande Gregianin, estamos ficando velhos kkkk 😆
Baita episódio Akita, parabéns, compartilhei com a galera do escritório!
Conheci você nos cursos de Ruby on Rails através de um professor em 2008. Lembro que era pela plataforma Treina tom... Caí sem querer nesse canal e logo lembrei do nome "Fabio Akita". Ótimo canal!
Ia parar de ver o vídeo, mas graças a Deus posso continuar a ouvir esta história fantástica no Akitando.
Uma aula novamente, Muita coisa legal que eu nem sabia que tinha acontecido, recomendo esse vídeo pra qualquer dev ROR e até mesmo de outras comunidades.
Ruby foi a linguagem que me deu meu primeiro Job, tenho uma paixão especial por ela
Assíduo aqui, pow akita to com muita vontade de aprender Ruby, to quase convencido por você kkk, um dos melhores videos. Sei que não busca aprovação de ninguém, mas parabéns pela explicação. uma hora dessa to batendo na porta da tua empresa procurando emprego com Ruby. Abraços
Sentimento de felicidade e nostalgia vendo vários nomes que me inspiraram a programar em Ruby. Valeu mestre Akita. :D
Muito bacana o vídeo Fábio sobre a história do Ruby. O que me chamou a atenção foram as expressões : "Se expressar com código" e "Ditador benevolente" e o que elas significam. No meu caso foi um verdadeiro "mind blown".
Parabéns ai meu velho!
Que roteiro, que aula!! Akita vc é foda, parabéns pelo conteúdo, e obrigado pelo deleite.
👏 👏 👏 👏
Akita gênio. Quero um dia ter 1/10 da tua sabedoria.
Excelente vídeo, Akita! Caraca, depois de ter assistido me arrependi muito de não ter seguido aprendendo Ruby e Rails em meados de 2007/08, quando estava no meio da faculdade de Ciência da Computação. Lembro de ter começado a explorar a linguagem, mas como não tinha um inglês tão bom ainda na época e ser difícil de encontrar material, acabei deixando de lado e seguindo o que a própria faculdade usava para a grade: PHP e Java. Pior ainda, me formei e acabei fazendo alguns freelas apenas, mas logo na sequência entrei no universo de Marketing Digital e Análise de Dados...mas não me arrependo. Peguei a onda quando ainda era uma marola (similar ao que contou sobre sua entrada no mundo de Rails) e consegui explorar e evoluir muito nesse mercado. Atualmente voltei a programar (desde 2018), fui pro lado de Python por conta da análise de dados e algoritmos de Machine Learning e mais recentemente resolvi explorar Go e estou curtindo pra caramba. Mas ainda vou estudar Ruby On Rails. Aproveitando esse vídeo, seria legal trazer uma lista de onde aprender Ruby On Rails nos dias de hoje e o que seria mais importante aprender desse universo. Abraço!!
Excelente vídeo Akita.
Muito obrigado por compartilhar suas experiências e sempre querer disseminar informação de qualidade.
Lembro de um vídeo sobre o git que você fez uns anos atrás e foi o único material que fez minha ficha cair.
O Rails foi o meu primeiro contanto feliz com desenvolvimento web, depois de muita frustração com PHP e seus frameworks espinhosos.
por algum motivo os videos do Akita pararam de aparecer pra mim a um tempo, mas agora voltaram a ser recomendados, inclusive nos grupos de Facebook de TI, várias recomendações
Foi acrescentado bagagem e experiência mesmo sendo novo na programação.
Obg pela palestra
Cara eu não sabia que Ruby on Rails foi praticamente uma referência para o landscape de desenvolvimento Web que conhecemos hoje. Ruby on Rails pode ser considerado um Cisne Negro segundo a definição de Nassin Taleb. Parabéns pelo excelente vídeo.
Olá Fábio, eu utilizei seu livro em 2007 para montar o meu TCC na minha graduação, e escolhi Ruby on Rails pela qualidade do seu livro! Seus vídeos estão ótimos, obrigado por compartilhar conhecimento e experiencias! Abraços e sucesso!
Que bacana! Obrigadão!
Sensacional Akita! você é uma inspiração pra mim.
Difícil dizer que fazia ideia desse tanto de história por traz do Ruby, é muita inovação, muitas mudanças e em tão pouco tempo. Ansioso para ver o acontecimentos dos últimos 8 anos.Nos vemos na quarta Akita e novamente parabéns.
Muito bom ouvir tudo isso. Trabalho fantástico de relembrar essa história. 👏👏👏
Caraca! Que sensacional... No auge dos meus 35 anos estou mergulhando nesse mundo, saindo de 15 anos de ERP. Eu quero isso! Quer ser dev web! Pode demorar, mas vou chegar lá!
Mano, vai ser show! Bora ver! Haha
Cara, Ruby foi meu primeiro contato com programação lá em 2007, apesar de não ter experiência na época lembro dos teus conteúdos e de muitas da coisas da época que você comentou no vídeo, inclusive de falarem muito de você nos posts que eu lia na época. Infelizmente a linguagem ficou sempre em segundo plano, no interior onde eu morava ninguém sabia o que era aquela linguagem, inclusive na faculdade quando eu tentei convecer a professora que era mais simples trabalhar com ruby ao invés do C nas aulas. Estava esperando ansioso por esse vídeo seu e não me decepcionei! Conseguiu se superar em profundidade de conteúdo técnico, histórico, qualidade e como sempre sem papas na língua! Por mais vídeos de programação como seu Akita! Divulgando, porque é desse tipo de conteúdo que estamos precisando! Saudações!
Mais um vídeo de excelente qualidade, parabéns. Hoje trabalho em uma empresa que usa rails e sou muito feliz por ter tipo essa oportunidade.
Muito bom, Akita. Meus parabens!
Excelente aula de história Akita. Assistir os teus vídeos na velocidade 2x é muito massa kkk. Parabéns pelo trabalho !
Porra, eu falei um pouco mais rápido na segunda metade e você ainda conseguiu ouvir em 2X !!?? 😨
Caraca, eu queria diminuir a velocidade, kkk, mas na Smart TV não tem como.
AKITA parabéns pelo vídeo e todo o seu trabalho pelo Rails. Utilizei o seu livro na minha monografia em 2008/2009. 😀 Utilizo até hoje o Ruby on Rails em meus projetos Web.
Aguardando parte 2 desse vídeo dos últimos *9 anos agora.
Esse video é quase um longa metragem...
Queria que fosse algo gigante como Velozes e Furiosos ou Harry Potter, mas me contento com esse Batman - O cavaleiro das trevas.
: )
Simplesmente uma obra de arte, parabéns pelo videos Fábio Akita.
Apesar de já ter 30 anos, comecei já tecnologia depois de 2010. E esse vídeo é uma obra de arte! Era tudo que eu precisava saber sobre como os projetos eram feitos e principalmente a dificuldade de deploy. Esses tempos difíceis que moldaram mindsets terríveis em muitos profissionais mais experientes oriundos dessa época. De maneira geral não me sinto tão prejudicado por ter começado tarde, pelo menos não passei por essa época das trevas! Rsrsrs. Obrigado pelo excelente vídeo!
19:18 Convention over Configuration
25:41 Segurança
29:09 PickAxe etc
35:23 Timeline
Fiquei aqui pensando, pessoas comprometidas numa missão, são capazes de grandes conquistas. Parabéns pela jornada.