Ótimo vídeo! Um ponto bacana é que você mencionou a SEGA negando a oportunidade de entrar no 3D... se não me engano a SEGA iria lançar um óculos VR na época do Mega Drive, chegou a finalizar alguns jogos... Mas eles rodavam muito mal e haviam riscos de saúde então não chegou nem a lançar. Valeu, e parabéns pelo trabalho, tá MUITO bom!
É isso aí! Era chamado de Sega VR e nunca foi lançado. E teve o óculos 3D do Master System, que era sensacional! Na época ele entregava uma experiência muito boa
Cara oq eu aprendi nesse video nao foi brincadeira, os 36 minutos passaram rapido e eu fui ficando triste quando vi que tava acabando, Parabens mano! cada vez melhor!
Ótimo vídeo deveras informativo. Minha parte favorita é a atenção que você da para as caixas, acessórios e até manuais. Realmente é um experiência completa.
Só falta esse e o Wii U pra minha coleção de consoles de mesa na Nintendo. Uma pena que aqui no Brasil o Virtua Boy é uma nota e super escasso. Vídeo ótimo como sempre! Parabéns mais uma vez, Luis!
Na época eu era tão pobre, que eu babava em tudo quanto é novidade, só me sobrava sonhar lendo as revistas, e vendo as fotos dos jogos. O Virtual Boy foi uma aposta da Nintendo arriscada e, ainda que equivocada, foi mais um capítulo interessante. Valeu
Como é que numa época em que se falava do lançamento do PSX, do Saturn e até do N64 a Nintendo faz um lançamento desses ? Loucura mesmo. Parabéns pelo conteúdo e pela qualidade dos seus Unboxing’s. Particularmente nunca tinha visto nada do Virtual Boy (e nem em arrependo) kkk 👍🏻
Dos 22 jogos achei o WarioLand o mais interessante. Porém só usando emulador para eu conseguir joga-lo kkk E pensar que 15 anos depois a Nintendo voltaria com o 3D estereoscópico em um portátil com o 3DS, mas do jeito certo.
Inclusive, o 3DS tem o Red Viper, emulador de Virtual Boy que roda divinamente bem. Instalei no meu e não me arrependo, ele basicamente traz a experiência que a Nintendo queria passar com o VB na época, mas que a tecnologia ainda não conseguia reproduzir.
Eita!!! Seu canal sempre me surpreende positivamente! Agora você me deixou com vontade de saber mais sobre o Jaguar 64... Rola um vídeo dele, do porque ele ser o segundo pior videogame?!? Abração e sucesso ao canal!!!
Lembro que na época do lançamento do virtual boy a imprensa especializada fez muitas criticas negativas. Como eu sempre acompanhava o mercado de videogames lendo as revistas nunca tive sequer a curiosidade de jogar esse treco aí. Parabéns por mais um excelente vídeo!
Opa Luiz, grande vídeo, parabéns. Acho que de certa forma, a Nintendo ressuscitou a ideia do que seria o virtual boy com o Nintendo 3ds e seu sistema autoestereoscópico. As vezes uma ideia está tão a frente do seu tempo que ela esbarra nos limites de tecnologia que são impostos pela realidade da sua época, pode ser o caso do virtual boy.
Eu tenho o livro da biografia oficial do Yokoi (só saiu na França e no japão, sendo a edição francesa um pouco mais completa). O livro menciona que a saida dele da Nintendo não teve ligação com o Virtual Boy, ele já queria sair para poder ter um pouco mais de liberdade (ele e o presidente da Nintendo tinham uma relação de “amor e ódio”). Com o fracasso do Virtual Boy ele se obrigou a ficar na Nintendo um pouco mais para “corrigir o fracasso de vendas do virtual boy”. Seu ultimo projeto com a Nintendo foi o Gameboy Pocket, ele saiu logo depois e fundou a Koto.
Vídeo impecável, como todos os outros que tenho visto! E sobre esse Vitrual Boy, ja me da dor de cabeça só de pensar em colocar o rosto no óculos! Abs!!
Sensacional vídeo! Uma dica tardia pra quem nunca experimentou o Virtual Boy, mas tem acesso a um óculos Meta Quest modelo 1, 2 ou 3: existe um emulador de Virtual Boy que roda muito bem e emula perfeitamente a experiência do console, na verdade fica ainda melhor pois a resolução do Quest é bastante superior ao hardware original, E as ROMs são facinhas de achar por aí.
Cara adorei o vídeo! Meu primo tem um virtual boy! Ele vive me convidando para ir lá jogar nas nunca vou! Até hj não sei como é jogar nele! Ah! Sobre a E3, senão me engano, essa de 1995 foi a primeira!!! Abraços e continue com esses vídeos sensacionais!
Gostei muito desse vídeo pq principalmente eu sabia muito pouco sobre o Virtual Boy , e não sabia sobre essa história por trás , e que morte trágica do Yokoi , se é loco.
Como é que lançam um negócio desse se já sabiam que iam dar danos visuais e neurológicos???? Já é um absurdo esses avisos em vermelho na primeira página!!
Fala Luis! Cara impressionante como o aparelho é tão mal planejado. Será que não rolou um teste por 1 hora antes de aceitarem a tecnologia? Rsrs. Fora isso conseguiu passar bem a experiência de utilizar o console. Os gráficos até que são bons realmente!
Mesmo os capacetes VFX-1, com 2 LCDs coloridos + fones+controle, para pc, dos início dos anos 90, tinham esse tipo de Aviso (pausa no uso, epilepsia, etc), eu usava. Isso, também, evitava processos vindo de usuários. Conheci pessoas que apresentaram sintomas de epilepsia usando PC, jogando DOOM (naqueles anos). Então, é relativo. As revistas importadas falavam mal do console e cortavam o interesse no mesmo. , atualmente, temos celulares que estragam a visão, mas ninguém leva a sério.... Penso que as outras empresas sabiam do custo para produzir, além da saúde, e que cairia nas costas do comprador como uma faca! Uma vez que a Nintendo começou, não tinha como abandonar. Terminar e torcer por venda era uma possível opção. É o que imagino. Quase comprei um naqueles anos... Foi um bom vídeo e eu agradeço por ele!
Ótimo vídeo como sempre.... Por um bom tempo achava q o virtual boy era um acessório, e do NES, pq mesmo você falando q os gráficos são bonitos, sempre achei ele mais próximo do 8bit, talvez pela questão monocromática... Nunca parei muito pra ver uma gameplay dele mesmo pra ver direito.... Enfim, foi uma surpresa saber a ele foi lançado na mesma época do N64...
Sempre tive curiosidade em testar a biblioteca de jogos do virtual boy com a experiência do "VR", depois de quebrar um pouco a cabeça consegui emular no meu oculus quest 2 e mesmo com um hardware diferente tive muito motion sickness, coisa que não acontece em jogos mais recentes comigo, acredito que grande parte dessa sensação seja por conta da cor vermelha presente nesses jogos.
Que ótima abordagem dos fatos. Me fez ter uma completa noção da situação. Pela forma como narraste os fatos, parece mesmo que a Nintendo tava "penalizando" o Yokoi pelo fracasso do video game, querendo dizer tipo "tu apostou nessa e nos fez comprar a tecnologia, agora faz dar certo ou o teu rosto é que vai ficar ligado ao fracasso dela". Esse momento dele completamente abandonado e sendo de certa forma humilhado na E3 reforça muito essa ideia. Nenhum outro motivo justificaria uma empresa que lia tão bem seus clientes ir até o fim com uma ideia tão fadada a fracassar desde o seu conceito, vide os problemas já embrionários que apresentava.
Parabéns pelo vídeo. Parece que as pessoas estavam com medo de dizer que essa porcaria não ia dar certo. Melhor deixar a empresa lançar um fracasso, que discordar e falar o que realmente pensa. Lembro também que a nintendo lançou uma luva de VR, acho que ví essa luva em NY exposta no museu nintendo.
Recentemente Lady Decade fez um levantamento sobre essa "versão tunada" do virtua boy. Segundo ela, na verdade era um segundo projeto capitaneado pela Argonaut (a mesma do SuperFX), mas o custo final era realmente muito maior. Entre outras questões, uma interessante que ela levanta é que pesou, na decisão de fazer o aparelho com os "pezinhos" e não preso à cabeça, o medo das pessoas se machucarem e ela ser processada por isso. O link do video: ua-cam.com/video/x4n_qwB8pWM/v-deo.html
Final de 1996 meu tio que mora no Japão me enviou de presente o Virtual Boy. Meu pai me levou no centro de Santo André em uma dessas lojas de eletronica atrás de uma fonte para conectar o tal video game. As pilhas sem chance! acabavam rapido demais. Outra coisa que eu lembro é que o manual era todo em Japones, entao ninguem sabia de nada la em casa quanto a esses Warnings rs.....mas uma coisa é fato, depois de um bom tempo jogando vc saia com um pouco de tontura. Na caixa eu ganhei todos esses jogos ai com exceção do Wario. O Virtualroboxer era bem legalzinho.
Eu tinha uma TV 3D da Samsung de 40" que era SENSACIONAL, com óculos 3D de verdade, com bateria e tudo. Realmente era uma experiência fantástica, assistir filmes em 3D. Mas eu não conseguia assistir mais de um filme por dia sem me sentir mal, sem a vista incomodar. Imagina um videogame que normalmente se joga, horas e horas. E jogar 15 minutos e depois ir tomar café? Morre a vontade de zerar o jogo. Foi bola fora da Nintendo, sem sombra de dúvidas, e com os gráficos todos vermelhos? Gente, quem foi que colocou essa ideia na cabeça deles? Se fosse verde, acho que ainda ia, mas vermelho?
Vídeo excelente e esse console é realmente terrível. Que imagem vermelha que gera agonia. Não da para jogar mais que 5 minutos qualquer um desses jogos, seja por saúde ou pela sensação de enjoo.
Hoje, 1 ano após o lançamento do vídeos, é possível jogar Virtual Boy por emulador no 3DS desbloqueado. Ainda não tentei, mas pelo que vi por aí, funciona bem.
Tenho um virtual boy na minha coleção, nos tempos de hoje acho que vale muito a pena ter um pedaço dessa história na sua coleção. deixa eu te perguntar por acaso esse seu virtual boy ja teve problemas no cabo flat da imagem ? O meu começou a ter e os únicos que fazem esse reparo eh nos Estados Unidos eu moro no Japão aqui eles não conserta games 😢 tem um site americano que faz esse reparo mas estou com medo de tomar calote kkk.
@@RetroGamerBrasil vou tentar entrar em contato com eles, quando eh por recomendação assim de vocês é mais confiável, esse defeito eh normal dar no virtual boy o cabo flat da imagem ele eh somente colado na placa, e ai nos Estados Unidos bastante gente faz essa modificação de soldar um socket na placa pra ficar fácil a troca desse cabo, aqui no japao se da defeito em algo eles nao tem costume de arrumar eles vende direto como JUNK, fiquei de cara com esse jogo do wario que vc tem aqui no Japão ele está muito caro 😢 jogo muito bom
Joguei o Mario tênis em uma feira de video game que teve em um shopping aqui em São Paulo e realmente é impossível jogar, força muito a vista, os gráficos são maravilhosos mas a tecnologia é horrível... uma pena....
me fala uma coisa! como a tv de tubo da toshiba ali atrás exibe uma imagem tão certinha sem aquele efeito que tem nas cameras quando filmam tv de tubo?
O virtual boy parece a visão infernal do reino do cogumelo. como que alguém dentro da nintendo não olhou para isso e pensou, "que porcaria é essa? não vamos lançar isso vai dar prejuizo, gumpei tá na hora de se aposentar."
Realmente assusta um produto quando existem vários alertas sobre problemas que podem causar para o consumidor, a ideia do Virtual Boy até que era interessante, mas nada prático e essas imagens apenas em vermelho são horríveis, se o projeto tivesse continuado e o Virtual Boy ao invés de um console fosse aperfeiçoado para se transformar em um assessório 3D para o Nintendo 64 com lentes LCD coloridas similares com que temos hoje nos óculos de realidade virtual, acredito que faria muito mais sucesso!
E como todos nós sabemos, pessoal nunca lê manual. Deve ter tido uma enxurrada de gente tonta e passando mal e um monte de criança abaixo de 7 anos jogando. E como sempre, vídeo excelente.
Pensei numa coisa: Esse Virtual Boy que você tem foi vendido originalmente por 29 dólares. Creio que isso tenha sido menos do que a loja pagou pelo aparelho originalmente, ou seja, deve ter havido uma série de varejistas com estoques encalhados na época e um prejuízo enorme também para eles, não apenas para a Nintendo. Sorte que a história mostrou que a Nintendo deu a volta por cima algumas vezes e aprendeu com os fracassos.
Bom trabalho Luís, esse com toda a certeza eu não teria na coleção, pra mim não faz sentido manter um console que eu não gosto na coleção, no passado eu tive a oportunidade de jogar o Virtual Boy por 15 minutos, saí toda zonza do local, com a visão toda zuada, e tem nintendista fanboy hardcore que defende esse treco como se fosse a oitava maravilha gamística (como o maluco do canal "coelho no Japão", que afirmou em um vídeo que dá pra jogar até 1 hora de boas), na minha opinião o Virtual Boy só é jogável em uma versão consolizada, já que assim você não vai ter que ficar com as lentes do aparelho a poucos centímetros dos olhos, dos jogos mostrados no vídeo eu só vi potencial em 4, que são: Wario Land, Jack Bros, Mario Tennis e Vertical Force!!👍🙋♀️
Tinha um amigo bem de vida que comprou, passou tipo umas semamas e estranhei pois ele apareceu em casa com o virtual boy se oferecendo pra emprestar (do nada) mesmo eu não pedindo.. eu inocente e feliz aceitei.. a experiência foi terrível, joguei algum tempinho e começou as dores de cabeça, que não pararam, depois vieram a ânsia de vomito, depois crise de labirintite que perduraram dias... Aquelas imagens não saiam da cabeça, e finalmente adoeci pois a imunidade caiu, e em poucos dias já estava mais magro, doente, estado febril e precisei ser internado, quando saí fui querer entregar esse virtual boy pra esse amigo, mas ele não queria mais, disse pra eu guardar e tentar vender pra ele, percebi a mãe dele preocupada daquele aparelho ficar lá, era um clima como se algo ruim tivesse nascido ali.. mas minha mãe tb não queria mais que o aparelho ficasse em casa, então resolveram jogar em um rio, foi um dia muito estranho, mas algo ali se resolveu de uma vez por todas... O pai dele pensou em doar porém de algum modo associaram o aparelho a algo maligno.
@@saulooliveira892. Caramba, então você deve ter jogado por bastante tempo, a ponto de prejudicar a saúde, a sua experiência com o Virtual Boy foi traumática, a ponto de ser hospitalizado!!😳
Muito massa, tenho um desse também e acho incrível eles terem atingido um ponto desse naquela época, foi o Start para esse estilo de jogo, mas, concordo muito que foi o maior fracasso da Nintendo (na minha opinião). Citar a Sega foi muito massa, poucas pessoas sabem disso
Lembro bem do lançamento, via nas revistas e nunca entendi esse console... Parecia que a Nintendo queria lançar qualquer coisa de 32 bits e saltar para os 64 bits com o Ultra 64, que viria a ser o Nintendo 64... Encontrei um Virtual Boy numa loja e confesso que nem lembro como foi jogar nisso...
No minimo ela tinha de ter feito o VB num formato de óculos tal qual o Apple vision atual. Ficar com o pescoção em cima de uma mesa devia dar uma dor terrivel depois. Realmente não da pra entender como algo assim foi lançado pro mercado. Só o fato de dar dor nos nos olhos e enjoo ja era mais do que razao pra lançar fora o projeto. Olha o caso das tv´s 3d´s...foram a mesma coisa. Eu tive uma tv 3d e nao consegui assistir um filme inteiro pela dor nas vistas que dava. E resultado? acabou-se tv a produçao da mesma. Acredito que se eles tivessem sido lançados num formato de Oculos 3ds atuais eles venderiam mais mas mesmo assim o fato do desconforto visual tb os condenaria cedo ou tarde.
Bom, a tendência do VR tem crescido bastante nos últimos anos, os óculos de VR são extremamente legais, acho que ele estava certo no conceito e na ideia, só errou na época, a tecnologia hoje pode criar um óculos de VR muito funcional, a 30 anos atrás a tecnologia não ajudava
Essa é uma tecnologia que a Nintendo deveria ter abordado como protótipo e demonstração, mas não lançar um produto final. todo o ambiente 3D nesse vermelho, causa uma sensação muito ruin, apesar do gráfico bem trabalhado.
Coincidência ou não, de 1994 até 1996 as duas principais empresas de games da época cometeram erros terríveis, a Nintendo com o Virtual Boy e a Sega com o 32X. Dois produtos fracassados com nenhuma necessidade pra existir, bom, pelo menos o 32X dá pra usar por mais de 15 minutos sem ter enjôo e dor de cabeça Hahahaha. Bela raridade, um grande abraço
A Nintendo acho que só errou nos jogos não serem coloridos e o óculos não ser um estilo preso à cabeça. Na época,eu não me interessei de comprar ele porque já estava juntando dinheiro para comprar o N64. Abração.
Um óculos rv desconfortável e perigoso em todos os sentidos, tem que jogar deitado porque sentado você acabaria virando o cordunda de Notredame, tem que tirar folgas de 15 minutos a cada hora pra não fritar os olhos por super exposição àquelas lentes a meio centímetro na frente deles, mesmo com as folgas não é raro sentir dor ou cansaço nos olhos. Mesmo se eu achasse essa coisa à venda por 30 reais eu não usaria, só compraria pra guardar de coleção ou pra revender.
Depois de ter assitido esse vídeo fiquei pensando sobre esse lance da Nintendo insistir no lançamento do VB. Provavelmente foi para humilhar o Gunpei Yokoi por não concordar com o lançamento e, depois forçar a saída dele da empresa. Final trágico para ele que foi um dos ótimos criadores de consoles.
video show mostrando os detalhes e tao, legal pra historia dos games mas hoje em dia e mais saudavel jogar em emulador com filtro pra preto e branco kkk mas pelo menos é bom uma vez ter a experiencia de jogar com vermelhão kk
Pelo jeito nem os retrogames gostam de utilizar os jogos do Virtual Boy, já que faz parte da geração dos 32 bits, então até um Miyoo Mini seria capaz roda-los em algum emulador que tenha sido criado pra ele, mas digamos que a parte de emulação do 3D fica totalmente de fora nesses casos.
Tenho um, e voce so vai ter experiência jogando em um, gosto do wario land e do mario tenis. Otimo som e inagem limpa, pena que todos eles dao esse defeito de glitches nos visores, devido usarem cola no ligar de solda que nem tela de calculadora. O bom e que quem mora fora consegue arrumar bem em conta. Console vale a pena pela tecnologia.
Um ponto que preciso ressaltar... Tenho 49 anos e até hoje 99.9% dos videos sobre o Virtual Boy foram só malhando ele. Seu visto foi ótimo e coerente. E NÃO tiro razão falando de vários fatores, como o FormFactor, e vários outros ERROS graves mesmo. Eu acho que eles tinham algo bom demais em outros termos pra não ir adiante pela inovação. Não sei se deveriam trazer como produto real. Mas eu vou tentar trazer um aspecto diferente;) . Eu só não concordei com o fato de ser pior que o jaguar só pelo fato de que o emulador existe e os jogos VaLEM a pena. 😊 Eu só consegui experimentar o VirtualBoy 1 ano atrás, usando ele no Quest2 (Oculos VR), num emulador, em VR que replica com perfeição o efeito da tela original. Fiquei realmente impressionado com os jogos e com o Hardware pra gerar aqueles jogos. O som é MUITO bom, e tudo mais. Dai fui estudar mais a história do console e vi que realmente o hardware dele estava até atrasado em graficos pra época que foi lançado, pois já existiam consoles avançados na época com mesmo nível gráfico ou melhor. O Nome virtualBOY sempre me fez pensar que ele teria a qualidade de um GameBoy, só que 3D, mas a qualidade dos jogos é MUITO superior comparado aos do GameBoy. Pra minha surpresa eu gostei MUITO de vários jogos. Tem poucos, mesmo, mas tem algumas joias como Wario, Mario Tenis, e Vertical Force. Fuçando mais achei pessoas que testaram o Virtual Boy real e emulador em VR, e afirmaram que a melhor maneira de jogar VirtualBoy é no emulador em VR, e NÃO no console real. Fuçando mais um pouco, descobri que a tecnologia por trás do "Display" dele é MUITO IMPRESSIONANTE. Eu que entendo de eletrônica fiquei encantado com a ideia. Ele não usa TELAS !!! Ele usa uma finissima linha de MICRO leds em série. Sim, a tela do Virtual boy, tem somente 1 LINHA de pixels ! Ele usa um motor sincronizado com um espelho, que vibra, refletindo essa linha de "pixels" em cada posição diferente pra formar uma tela "na sua retina", a imagem dele só existe dentro dos seus olhos ! À Olho nu vc não vê imagem nenhuma dentro dele. Eu já conhecia esse conceito, pois é o mesmo usado em lasers que desenham, ou em displays de POV, feitos de somente uma linha de leds. Então pra falar duas coisas BOAS do aparelho, não faladas no video, e complementar, o conteudo, fica minha info extra. Quem tiver oportunidade de ter um Quest2 (ou outro oculos VR) baixe o Emulador do Virtual Boy e testem os jogos. Vertical Force é um dos jogos mais legais que já joguei num "portátil" vamos dizer assim. Um conceito MUITO legal que usa a profundidade 3D, onde vc pode navegar com a nave em 2 niveis de profunidade pra fugir ou atingir os inimigos. Eu acredito que a quantidade de avisos sobre os "problemas de vista", é que claro vc está olhando por tempo prolongado pra um device que emite luz diretamente no olho, como qualquer device assim (inclusive oculus VR) podem ativar ataques de epilepsia se a pessoa for sensivel, e cansaço visual. Isso provavelmente é amplificado pelo flickering causado pelo movimento do espelho e pela varredura. Eu nem sou fã da Nintendo, mas achei incrivel a Nintendo investir numa ideia bastante revolucionária assim. Ele é revolucionário, mas o FormFactor é HORRIVEL, é impraticavel, cansa a vista, etc. Mas acho que dá pra separar ser impressionante tecnologicamente, e ter jogos bons de ser um bom console. É um dos poucos casos onde os jogos do console são a melhor coisa dele, e melhor jogados FORA do hardware original.
em live jogando todos kkk eu achei esses aqui bacana: Jack Bros (pegada meio bomberman ) Mario Clash (mario bros ou modo versus do super mario bros 3 com outra visão) Red Alert (Starfox do Paraguay) Teleroboxer (aprendendo a jogar fica bem massa, quase um super punch out kk) Vertical Force (um dos que mais gostei alem do Wario Land, jogo de navinha bem bacana que atua em dois planos)
Para quem tem oportunidade joguem o Virtual Boy no emulador no 3DS. Emulador fantástico! emula o 3D com perfeição! Para minha surpresa o Virtual Boy tem vários jogos excelentes!
Ótimo vídeo! Um ponto bacana é que você mencionou a SEGA negando a oportunidade de entrar no 3D... se não me engano a SEGA iria lançar um óculos VR na época do Mega Drive, chegou a finalizar alguns jogos... Mas eles rodavam muito mal e haviam riscos de saúde então não chegou nem a lançar. Valeu, e parabéns pelo trabalho, tá MUITO bom!
Marrapaz?! que bom te ver por aqui, qualquer dia desses vou dar umas olhadas nos vídeos do seu canal 👍
Lembro desse "vr" da sega na época, tinha visual bacana e as revistas exploraram muito a matéria na época.
você deu treta no twitter brksedu 😡😡😡
É isso aí! Era chamado de Sega VR e nunca foi lançado. E teve o óculos 3D do Master System, que era sensacional! Na época ele entregava uma experiência muito boa
eu vou fazer isso com brksedu 😡 😡😡😡
Cara oq eu aprendi nesse video nao foi brincadeira, os 36 minutos passaram rapido e eu fui ficando triste quando vi que tava acabando, Parabens mano! cada vez melhor!
Valeu, amigo! Eu até penso em fazer vídeos mais curtos, mas me empolgo tanto no roteiro, que não tem jeito! Fico feliz que tenha curtido
@@RetroGamerBrasil cara a receita e essa informação leva tempo se o que vc quer e levar informações vc tá no caminho certo gosto muito do seus videos
@@douglasaquino783 🙏🙏🙏
Se o efeito 3D do 3DS já incomoda em poucos segundos, imagina o 3D de um console dos anos 90 que precisava ficar colado no rosto?
Do 3DS nunca me incomodou não kk. Pelo menos não o da versão New
Ótimo vídeo deveras informativo. Minha parte favorita é a atenção que você da para as caixas, acessórios e até manuais. Realmente é um experiência completa.
🙏👊
Estou assistindo aqui e já gostando bastante !!! Muito bom , seus vídeos são muito bem explicativo e com bastante informações!! Parabéns
Obrigado 🙏
caraca luis, seus videos sao um diferencial, vc é uma parte de um montante, no patamar dos que amam videogames, parabens mesmo
Valeu, Flavio🙏
Só falta esse e o Wii U pra minha coleção de consoles de mesa na Nintendo. Uma pena que aqui no Brasil o Virtua Boy é uma nota e super escasso. Vídeo ótimo como sempre! Parabéns mais uma vez, Luis!
Na época eu era tão pobre, que eu babava em tudo quanto é novidade, só me sobrava sonhar lendo as revistas, e vendo as fotos dos jogos. O Virtual Boy foi uma aposta da Nintendo arriscada e, ainda que equivocada, foi mais um capítulo interessante. Valeu
Boa definição, Gabriel! Foi um erro, mas foi um capítulo importante! Abs
Como é que numa época em que se falava do lançamento do PSX, do Saturn e até do N64 a Nintendo faz um lançamento desses ? Loucura mesmo.
Parabéns pelo conteúdo e pela qualidade dos seus Unboxing’s. Particularmente nunca tinha visto nada do Virtual Boy (e nem em arrependo) kkk 👍🏻
Valeu! Abraços
Documentário muito bem organizado e apresentado. Parabéns Luís e obrigado por compartilhar.
🙏👊
Dos 22 jogos achei o WarioLand o mais interessante. Porém só usando emulador para eu conseguir joga-lo kkk
E pensar que 15 anos depois a Nintendo voltaria com o 3D estereoscópico em um portátil com o 3DS, mas do jeito certo.
Wario Land é muito bom mesmo. Abs!
Inclusive, o 3DS tem o Red Viper, emulador de Virtual Boy que roda divinamente bem. Instalei no meu e não me arrependo, ele basicamente traz a experiência que a Nintendo queria passar com o VB na época, mas que a tecnologia ainda não conseguia reproduzir.
Mais um excelente vídeo. Por favor, faça um vídeo sobre o Atari Jaguar!
Eita!!! Seu canal sempre me surpreende positivamente! Agora você me deixou com vontade de saber mais sobre o Jaguar 64... Rola um vídeo dele, do porque ele ser o segundo pior videogame?!? Abração e sucesso ao canal!!!
Logo mais vem o vídeo sobre o Jaguar! Abs
No aguardo desse vídeo tbm kk
Magnífica análise Luís! Muito obrigado por trazer em datalhes na sua abordagem toda experiência deste aparelho realmente icônico.
Show! 👏🏼👏🏼👏🏼
👊👊👊
Lembro que na época do lançamento do virtual boy a imprensa especializada fez muitas criticas negativas. Como eu sempre acompanhava o mercado de videogames lendo as revistas nunca tive sequer a curiosidade de jogar esse treco aí. Parabéns por mais um excelente vídeo!
Valeu, Marcelo!
Ótimo vídeo!
Bela explicação.
Parabéns pelo canal.
Valeu 🙏
Opa Luiz, grande vídeo, parabéns. Acho que de certa forma, a Nintendo ressuscitou a ideia do que seria o virtual boy com o Nintendo 3ds e seu sistema autoestereoscópico. As vezes uma ideia está tão a frente do seu tempo que ela esbarra nos limites de tecnologia que são impostos pela realidade da sua época, pode ser o caso do virtual boy.
Eu tenho o livro da biografia oficial do Yokoi (só saiu na França e no japão, sendo a edição francesa um pouco mais completa). O livro menciona que a saida dele da Nintendo não teve ligação com o Virtual Boy, ele já queria sair para poder ter um pouco mais de liberdade (ele e o presidente da Nintendo tinham uma relação de “amor e ódio”). Com o fracasso do Virtual Boy ele se obrigou a ficar na Nintendo um pouco mais para “corrigir o fracasso de vendas do virtual boy”. Seu ultimo projeto com a Nintendo foi o Gameboy Pocket, ele saiu logo depois e fundou a Koto.
Vídeo impecável, como todos os outros que tenho visto! E sobre esse Vitrual Boy, ja me da dor de cabeça só de pensar em colocar o rosto no óculos! Abs!!
Valeu, amigo! Abs
Parabéns pelo vídeo… eu lembro das revistas da época com matérias deste vídeo-game …nostálgico
🙏🙏🙏
Sensacional vídeo! Uma dica tardia pra quem nunca experimentou o Virtual Boy, mas tem acesso a um óculos Meta Quest modelo 1, 2 ou 3: existe um emulador de Virtual Boy que roda muito bem e emula perfeitamente a experiência do console, na verdade fica ainda melhor pois a resolução do Quest é bastante superior ao hardware original, E as ROMs são facinhas de achar por aí.
que vídeo incrível! muito massa você tentar simular a experiência real de jogar ele :)
👊👊👊
Colecionador é um bicho estranho, falou que o Virtual Boy é o pior vídeo-game (concordo com isso), mas comprou para a coleção...
Cara adorei o vídeo! Meu primo tem um virtual boy! Ele vive me convidando para ir lá jogar nas nunca vou! Até hj não sei como é jogar nele! Ah! Sobre a E3, senão me engano, essa de 1995 foi a primeira!!! Abraços e continue com esses vídeos sensacionais!
Valeu, amigo! Abs
Gostei muito desse vídeo pq principalmente eu sabia muito pouco sobre o Virtual Boy , e não sabia sobre essa história por trás , e que morte trágica do Yokoi , se é loco.
👍👊
Parabéns Luis que vídeo bem feito ... O vídeo é melhor que o console kkk .... Grande abraço
Valeu, amigo! Abs
Parabéns pelo canal, seus vídeos são sensacionais 👏👏👏
Valeu 🙏
Como é que lançam um negócio desse se já sabiam que iam dar danos visuais e neurológicos???? Já é um absurdo esses avisos em vermelho na primeira página!!
Eu vi um comentário de um cara em outro vídeo que disse que ele zerou Mario Tennis e outro jogo do virtual boy 💀
Conseguiu novamente...assunto bem debatido já por vários canais, mas vc sempre trazendo uma abordagem diferente mesmo, parabéns
Valeu 🙏
Fala Luis! Cara impressionante como o aparelho é tão mal planejado. Será que não rolou um teste por 1 hora antes de aceitarem a tecnologia? Rsrs. Fora isso conseguiu passar bem a experiência de utilizar o console. Os gráficos até que são bons realmente!
É isso o que pensei! Como não testaram exaustivamente???
Mesmo os capacetes VFX-1, com 2 LCDs coloridos + fones+controle, para pc, dos início dos anos 90, tinham esse tipo de Aviso (pausa no uso, epilepsia, etc), eu usava. Isso, também, evitava processos vindo de usuários. Conheci pessoas que apresentaram sintomas de epilepsia usando PC, jogando DOOM (naqueles anos). Então, é relativo. As revistas importadas falavam mal do console e cortavam o interesse no mesmo. , atualmente, temos celulares que estragam a visão, mas ninguém leva a sério....
Penso que as outras empresas sabiam do custo para produzir, além da saúde, e que cairia nas costas do comprador como uma faca! Uma vez que a Nintendo começou, não tinha como abandonar. Terminar e torcer por venda era uma possível opção. É o que imagino.
Quase comprei um naqueles anos... Foi um bom vídeo e eu agradeço por ele!
Valeu 🙏
Belíssimo vídeo. Grande trabalho. 👍👍
👊👊👊
Ótimo vídeo como sempre.... Por um bom tempo achava q o virtual boy era um acessório, e do NES, pq mesmo você falando q os gráficos são bonitos, sempre achei ele mais próximo do 8bit, talvez pela questão monocromática... Nunca parei muito pra ver uma gameplay dele mesmo pra ver direito.... Enfim, foi uma surpresa saber a ele foi lançado na mesma época do N64...
👊👍
Sempre tive curiosidade em testar a biblioteca de jogos do virtual boy com a experiência do "VR", depois de quebrar um pouco a cabeça consegui emular no meu oculus quest 2 e mesmo com um hardware diferente tive muito motion sickness, coisa que não acontece em jogos mais recentes comigo, acredito que grande parte dessa sensação seja por conta da cor vermelha presente nesses jogos.
Vídeo sensacional, muito informativo, parabéns!!!
🙏🙏🙏
Relíquia! Parabéns pelo vídeo 👏
Que ótima abordagem dos fatos. Me fez ter uma completa noção da situação.
Pela forma como narraste os fatos, parece mesmo que a Nintendo tava "penalizando" o Yokoi pelo fracasso do video game, querendo dizer tipo "tu apostou nessa e nos fez comprar a tecnologia, agora faz dar certo ou o teu rosto é que vai ficar ligado ao fracasso dela". Esse momento dele completamente abandonado e sendo de certa forma humilhado na E3 reforça muito essa ideia. Nenhum outro motivo justificaria uma empresa que lia tão bem seus clientes ir até o fim com uma ideia tão fadada a fracassar desde o seu conceito, vide os problemas já embrionários que apresentava.
Exatamente! Abraços
Aliás excelente vídeo. Legal demais que voce tem um. Vou atrás dos homebrews pra jogar no quest2
👊👊👊
Parabéns pelo vídeo. Parece que as pessoas estavam com medo de dizer que essa porcaria não ia dar certo. Melhor deixar a empresa lançar um fracasso, que discordar e falar o que realmente pensa. Lembro também que a nintendo lançou uma luva de VR, acho que ví essa luva em NY exposta no museu nintendo.
A luva é bem ruim também. Logo mais eu faço um vídeo sobre ela. Abs!
Eu adoraria ter esse maior erro da Nintendo em casa hahahahah. Tive a oportunidade na década de 90 e passou. Algo histórico.
Eu tenho e curto muito
Recentemente Lady Decade fez um levantamento sobre essa "versão tunada" do virtua boy. Segundo ela, na verdade era um segundo projeto capitaneado pela Argonaut (a mesma do SuperFX), mas o custo final era realmente muito maior. Entre outras questões, uma interessante que ela levanta é que pesou, na decisão de fazer o aparelho com os "pezinhos" e não preso à cabeça, o medo das pessoas se machucarem e ela ser processada por isso. O link do video: ua-cam.com/video/x4n_qwB8pWM/v-deo.html
É... De um "portátil" VR virou um trambolho estranho de jogar, desajeitado
O canal dela e do marido dela são muito bons. Sempre acompanho
Eu vi uma vez só aqui no RJ o Virtual Boy, na antiga Videogame Center da Praça Saens Pena. Custava uma fortuna, mais ou menos o valor de um 3DO.
Eu tinha o óculos 3D do master system lembro até hoje era muito estranho e inovador vídeo top meu brother como sempre 🤝
Valeu, amigo! O óculos do Master é legal até hoje! Bem mais confortável do que o Virtual Boy
Primeira vez que acho um vídeo sobre o VB bom...parabéns Luiz!
🙏🙏🙏
caramba, a criança ligava o video game e ia parar no hospital kkkkk
a Nintendo quis inovar tanto nesse console que não soube fabricar um produto bom.
Final de 1996 meu tio que mora no Japão me enviou de presente o Virtual Boy.
Meu pai me levou no centro de Santo André em uma dessas lojas de eletronica atrás de uma fonte para conectar o tal video game. As pilhas sem chance! acabavam rapido demais.
Outra coisa que eu lembro é que o manual era todo em Japones, entao ninguem sabia de nada la em casa quanto a esses Warnings rs.....mas uma coisa é fato, depois de um bom tempo jogando vc saia com um pouco de tontura.
Na caixa eu ganhei todos esses jogos ai com exceção do Wario.
O Virtualroboxer era bem legalzinho.
👊👊👊
Eu tinha uma TV 3D da Samsung de 40" que era SENSACIONAL, com óculos 3D de verdade, com bateria e tudo. Realmente era uma experiência fantástica, assistir filmes em 3D. Mas eu não conseguia assistir mais de um filme por dia sem me sentir mal, sem a vista incomodar. Imagina um videogame que normalmente se joga, horas e horas. E jogar 15 minutos e depois ir tomar café? Morre a vontade de zerar o jogo. Foi bola fora da Nintendo, sem sombra de dúvidas, e com os gráficos todos vermelhos? Gente, quem foi que colocou essa ideia na cabeça deles? Se fosse verde, acho que ainda ia, mas vermelho?
Vídeo excelente e esse console é realmente terrível. Que imagem vermelha que gera agonia. Não da para jogar mais que 5 minutos qualquer um desses jogos, seja por saúde ou pela sensação de enjoo.
👊👊👊
Gostei da ideia de iluminar a prateleira, além do destaque tbm da impressão de maior
👊👊👊
Hoje, 1 ano após o lançamento do vídeos, é possível jogar Virtual Boy por emulador no 3DS desbloqueado. Ainda não tentei, mas pelo que vi por aí, funciona bem.
Eu fiquei com dor de cabeça só de ver os jogos no final. Imagina jogar isso por uma hora ou mais?
Tenho um virtual boy na minha coleção, nos tempos de hoje acho que vale muito a pena ter um pedaço dessa história na sua coleção. deixa eu te perguntar por acaso esse seu virtual boy ja teve problemas no cabo flat da imagem ? O meu começou a ter e os únicos que fazem esse reparo eh nos Estados Unidos
eu moro no Japão aqui eles não conserta games 😢 tem um site americano que faz esse reparo mas estou com medo de tomar calote kkk.
O meu nunca teve problemas. Esse é o lugar que mando arrumar meus consoles aqui: instagram.com/ifixretro?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
@@RetroGamerBrasil vou tentar entrar em contato com eles, quando eh por recomendação assim de vocês é mais confiável, esse defeito eh normal dar no virtual boy o cabo flat da imagem ele eh somente colado na placa, e ai nos Estados Unidos bastante gente faz essa modificação de soldar um socket na placa pra ficar fácil a troca desse cabo, aqui no japao se da defeito em algo eles nao tem costume de arrumar eles vende direto como JUNK, fiquei de cara com esse jogo do wario que vc tem aqui no Japão ele está muito caro 😢 jogo muito bom
Joguei o Mario tênis em uma feira de video game que teve em um shopping aqui em São Paulo e realmente é impossível jogar, força muito a vista, os gráficos são maravilhosos mas a tecnologia é horrível... uma pena....
me fala uma coisa!
como a tv de tubo da toshiba ali atrás exibe uma imagem tão certinha sem aquele efeito que tem nas cameras quando filmam tv de tubo?
Eu ajusto o FPS da câmera, até eliminar completamente essa interferência
ótimo vídeo tem qualidade seu conteúdo.
🙏🙏🙏
Qualidade A+ como sempre!!!
🙏🙏🙏
O virtual boy parece a visão infernal do reino do cogumelo. como que alguém dentro da nintendo não olhou para isso e pensou, "que porcaria é essa? não vamos lançar isso vai dar prejuizo, gumpei tá na hora de se aposentar."
Muito bacana essas matérias, me lembro da época que lançou esse console
👊👊👊
Realmente assusta um produto quando existem vários alertas sobre problemas que podem causar para o consumidor, a ideia do Virtual Boy até que era interessante, mas nada prático e essas imagens apenas em vermelho são horríveis, se o projeto tivesse continuado e o Virtual Boy ao invés de um console fosse aperfeiçoado para se transformar em um assessório 3D para o Nintendo 64 com lentes LCD coloridas similares com que temos hoje nos óculos de realidade virtual, acredito que faria muito mais sucesso!
Deus me livre,desses consoles de alto contraste,é complicado.
Mais um excelente vídeo!
🙏🙏🙏
Como sempre um excelente vídeo 👍
👊👊👊
E como todos nós sabemos, pessoal nunca lê manual. Deve ter tido uma enxurrada de gente tonta e passando mal e um monte de criança abaixo de 7 anos jogando.
E como sempre, vídeo excelente.
Valeu, Alan! Abs
Pensei numa coisa: Esse Virtual Boy que você tem foi vendido originalmente por 29 dólares. Creio que isso tenha sido menos do que a loja pagou pelo aparelho originalmente, ou seja, deve ter havido uma série de varejistas com estoques encalhados na época e um prejuízo enorme também para eles, não apenas para a Nintendo. Sorte que a história mostrou que a Nintendo deu a volta por cima algumas vezes e aprendeu com os fracassos.
Eu acho que a 29 dólares, os varejistas tiveram prejuízo. E devem ter repassado esse prejuízo para a Nintendo
É tudo horroroso nisso, se vc tirar o logo da Nintendo, jamais vai passar na cabeça que esse troço é uma criação deles.
Bom trabalho Luís, esse com toda a certeza eu não teria na coleção, pra mim não faz sentido manter um console que eu não gosto na coleção, no passado eu tive a oportunidade de jogar o Virtual Boy por 15 minutos, saí toda zonza do local, com a visão toda zuada, e tem nintendista fanboy hardcore que defende esse treco como se fosse a oitava maravilha gamística (como o maluco do canal "coelho no Japão", que afirmou em um vídeo que dá pra jogar até 1 hora de boas), na minha opinião o Virtual Boy só é jogável em uma versão consolizada, já que assim você não vai ter que ficar com as lentes do aparelho a poucos centímetros dos olhos, dos jogos mostrados no vídeo eu só vi potencial em 4, que são: Wario Land, Jack Bros, Mario Tennis e Vertical Force!!👍🙋♀️
Tinha um amigo bem de vida que comprou, passou tipo umas semamas e estranhei pois ele apareceu em casa com o virtual boy se oferecendo pra emprestar (do nada) mesmo eu não pedindo.. eu inocente e feliz aceitei.. a experiência foi terrível, joguei algum tempinho e começou as dores de cabeça, que não pararam, depois vieram a ânsia de vomito, depois crise de labirintite que perduraram dias... Aquelas imagens não saiam da cabeça, e finalmente adoeci pois a imunidade caiu, e em poucos dias já estava mais magro, doente, estado febril e precisei ser internado, quando saí fui querer entregar esse virtual boy pra esse amigo, mas ele não queria mais, disse pra eu guardar e tentar vender pra ele, percebi a mãe dele preocupada daquele aparelho ficar lá, era um clima como se algo ruim tivesse nascido ali.. mas minha mãe tb não queria mais que o aparelho ficasse em casa, então resolveram jogar em um rio, foi um dia muito estranho, mas algo ali se resolveu de uma vez por todas... O pai dele pensou em doar porém de algum modo associaram o aparelho a algo maligno.
@@saulooliveira892. Caramba, então você deve ter jogado por bastante tempo, a ponto de prejudicar a saúde, a sua experiência com o Virtual Boy foi traumática, a ponto de ser hospitalizado!!😳
@@saulooliveira892 Bizarro
O Virtual Boy foi um fiasco, mas a Nintendo não deveria ter mandado o Gumpei Yokoi embora pelas portas dos fundos...
Gostei que vc escreveu o Gumpei com M! Depois de fazer o vídeo, eu li que essa é a grafia correta. Abs!
Muito massa, tenho um desse também e acho incrível eles terem atingido um ponto desse naquela época, foi o Start para esse estilo de jogo, mas, concordo muito que foi o maior fracasso da Nintendo (na minha opinião). Citar a Sega foi muito massa, poucas pessoas sabem disso
👊👊👊
Lembro bem do lançamento, via nas revistas e nunca entendi esse console... Parecia que a Nintendo queria lançar qualquer coisa de 32 bits e saltar para os 64 bits com o Ultra 64, que viria a ser o Nintendo 64... Encontrei um Virtual Boy numa loja e confesso que nem lembro como foi jogar nisso...
Triste fim do criador, tecnologia a frente do tempo. Toda organização só visa o lucro.
Vídeo excelente muito bem explicado.
🙏👊
No minimo ela tinha de ter feito o VB num formato de óculos tal qual o Apple vision atual. Ficar com o pescoção em cima de uma mesa devia dar uma dor terrivel depois. Realmente não da pra entender como algo assim foi lançado pro mercado. Só o fato de dar dor nos nos olhos e enjoo ja era mais do que razao pra lançar fora o projeto. Olha o caso das tv´s 3d´s...foram a mesma coisa. Eu tive uma tv 3d e nao consegui assistir um filme inteiro pela dor nas vistas que dava. E resultado? acabou-se tv a produçao da mesma. Acredito que se eles tivessem sido lançados num formato de Oculos 3ds atuais eles venderiam mais mas mesmo assim o fato do desconforto visual tb os condenaria cedo ou tarde.
Cara chorei de rir aqui , comparado com bula de remédio , kkkkkkkkk, valeu pelo vídeo belo trabalho , like 👍👍
Valeu 🙏
17:46 “pior que bula de remédio” isso define tudo 🤣🤣🤣🤣
Não é? 😁
@@RetroGamerBrasil agora já sei pq bula de remédio tem letras minúsculas 😬
@@RetroGamerBrasil ahhh, olha eu de Robert em 26:32, só pq deixei um like 🤪
Bom, a tendência do VR tem crescido bastante nos últimos anos, os óculos de VR são extremamente legais, acho que ele estava certo no conceito e na ideia, só errou na época, a tecnologia hoje pode criar um óculos de VR muito funcional, a 30 anos atrás a tecnologia não ajudava
Eu ja tinha desanimado com esse console antes de lançar so de ver os graficos vermelho e preto nas revistas da epoca.
Essa é uma tecnologia que a Nintendo deveria ter abordado como protótipo e demonstração, mas não lançar um produto final. todo o ambiente 3D nesse vermelho, causa uma sensação muito ruin, apesar do gráfico bem trabalhado.
Concordo!
Coincidência ou não, de 1994 até 1996 as duas principais empresas de games da época cometeram erros terríveis, a Nintendo com o Virtual Boy e a Sega com o 32X. Dois produtos fracassados com nenhuma necessidade pra existir, bom, pelo menos o 32X dá pra usar por mais de 15 minutos sem ter enjôo e dor de cabeça Hahahaha.
Bela raridade, um grande abraço
da dor de cabeça até de olhar o video gravado dos jogos no final.
👍👍
A Nintendo acho que só errou nos jogos não serem coloridos e o óculos não ser um estilo preso à cabeça. Na época,eu não me interessei de comprar ele porque já estava juntando dinheiro para comprar o N64. Abração.
Pior que eu tenho esse video-game e funcionando bem ainda... Mas só tenho o cartucho do Mario Tennis.
Esse console era o meu sonho de criança.... mas só ví em revistas... assim como o atari jaguar.... acho que eu tinha problemas rsrs.... grande vídeo
Eu tenho um desses, posso vender para voce, realizar o sonho de criança
atualmente as prioridades são outras amigo... mas obrigado por ofertar@@AirFryerGames
Melhor video que já assisti sobre o virtuaboy
🙏🙏🙏
Nossa ainda dá pra ver nesse
Virtua boy retrogames😊
Um óculos rv desconfortável e perigoso em todos os sentidos, tem que jogar deitado porque sentado você acabaria virando o cordunda de Notredame, tem que tirar folgas de 15 minutos a cada hora pra não fritar os olhos por super exposição àquelas lentes a meio centímetro na frente deles, mesmo com as folgas não é raro sentir dor ou cansaço nos olhos. Mesmo se eu achasse essa coisa à venda por 30 reais eu não usaria, só compraria pra guardar de coleção ou pra revender.
Pra quem tem um 3DS desbloqueado, tem um emulador de Virtual Boy pra ele com suporte ao 3D
Show de bola Luis, mais um vídeo excelente, só vou discordar e muito em ser o pior console do mundo kkkkk. Valeuuu
Valeu, Gilão! Revela aí, qual o prior console na sua opinião?
Depois de ter assitido esse vídeo fiquei pensando sobre esse lance da Nintendo insistir no lançamento do VB. Provavelmente foi para humilhar o Gunpei Yokoi por não concordar com o lançamento e, depois forçar a saída dele da empresa. Final trágico para ele que foi um dos ótimos criadores de consoles.
👊👍
video show mostrando os detalhes e tao, legal pra historia dos games mas hoje em dia e mais saudavel jogar em emulador com filtro pra preto e branco kkk mas pelo menos é bom uma vez ter a experiencia de jogar com vermelhão kk
👊👊👊
Pelo jeito nem os retrogames gostam de utilizar os jogos do Virtual Boy, já que faz parte da geração dos 32 bits, então até um Miyoo Mini seria capaz roda-los em algum emulador que tenha sido criado pra ele, mas digamos que a parte de emulação do 3D fica totalmente de fora nesses casos.
👍👍👍
E os óculos 3D do Master System, eles não vieram antes ? Era uma tecnologia diferente?
Os óculos 3D do master foram lançados bem antes. Foram a base da tecnologia que depois virou o Virtual Boy
Conhecendo o canal.
Legal! Espero que goste!
Tenho um, e voce so vai ter experiência jogando em um, gosto do wario land e do mario tenis. Otimo som e inagem limpa, pena que todos eles dao esse defeito de glitches nos visores, devido usarem cola no ligar de solda que nem tela de calculadora. O bom e que quem mora fora consegue arrumar bem em conta. Console vale a pena pela tecnologia.
Show de bola😊
Um ponto que preciso ressaltar... Tenho 49 anos e até hoje 99.9% dos videos sobre o Virtual Boy foram só malhando ele. Seu visto foi ótimo e coerente. E NÃO tiro razão falando de vários fatores, como o FormFactor, e vários outros ERROS graves mesmo. Eu acho que eles tinham algo bom demais em outros termos pra não ir adiante pela inovação. Não sei se deveriam trazer como produto real.
Mas eu vou tentar trazer um aspecto diferente;) . Eu só não concordei com o fato de ser pior que o jaguar só pelo fato de que o emulador existe e os jogos VaLEM a pena. 😊
Eu só consegui experimentar o VirtualBoy 1 ano atrás, usando ele no Quest2 (Oculos VR), num emulador, em VR que replica com perfeição o efeito da tela original. Fiquei realmente impressionado com os jogos e com o Hardware pra gerar aqueles jogos. O som é MUITO bom, e tudo mais. Dai fui estudar mais a história do console e vi que realmente o hardware dele estava até atrasado em graficos pra época que foi lançado, pois já existiam consoles avançados na época com mesmo nível gráfico ou melhor. O Nome virtualBOY sempre me fez pensar que ele teria a qualidade de um GameBoy, só que 3D, mas a qualidade dos jogos é MUITO superior comparado aos do GameBoy.
Pra minha surpresa eu gostei MUITO de vários jogos. Tem poucos, mesmo, mas tem algumas joias como Wario, Mario Tenis, e Vertical Force.
Fuçando mais achei pessoas que testaram o Virtual Boy real e emulador em VR, e afirmaram que a melhor maneira de jogar VirtualBoy é no emulador em VR, e NÃO no console real.
Fuçando mais um pouco, descobri que a tecnologia por trás do "Display" dele é MUITO IMPRESSIONANTE. Eu que entendo de eletrônica fiquei encantado com a ideia. Ele não usa TELAS !!! Ele usa uma finissima linha de MICRO leds em série. Sim, a tela do Virtual boy, tem somente 1 LINHA de pixels ! Ele usa um motor sincronizado com um espelho, que vibra, refletindo essa linha de "pixels" em cada posição diferente pra formar uma tela "na sua retina", a imagem dele só existe dentro dos seus olhos ! À Olho nu vc não vê imagem nenhuma dentro dele. Eu já conhecia esse conceito, pois é o mesmo usado em lasers que desenham, ou em displays de POV, feitos de somente uma linha de leds.
Então pra falar duas coisas BOAS do aparelho, não faladas no video, e complementar, o conteudo, fica minha info extra. Quem tiver oportunidade de ter um Quest2 (ou outro oculos VR) baixe o Emulador do Virtual Boy e testem os jogos.
Vertical Force é um dos jogos mais legais que já joguei num "portátil" vamos dizer assim. Um conceito MUITO legal que usa a profundidade 3D, onde vc pode navegar com a nave em 2 niveis de profunidade pra fugir ou atingir os inimigos.
Eu acredito que a quantidade de avisos sobre os "problemas de vista", é que claro vc está olhando por tempo prolongado pra um device que emite luz diretamente no olho, como qualquer device assim (inclusive oculus VR) podem ativar ataques de epilepsia se a pessoa for sensivel, e cansaço visual. Isso provavelmente é amplificado pelo flickering causado pelo movimento do espelho e pela varredura.
Eu nem sou fã da Nintendo, mas achei incrivel a Nintendo investir numa ideia bastante revolucionária assim. Ele é revolucionário, mas o FormFactor é HORRIVEL, é impraticavel, cansa a vista, etc. Mas acho que dá pra separar ser impressionante tecnologicamente, e ter jogos bons de ser um bom console. É um dos poucos casos onde os jogos do console são a melhor coisa dele, e melhor jogados FORA do hardware original.
Cara, muito obrigado pela AULA! Aprendi demais! Abs
gostei do comentario do tamanho de um roteiro de aula na faculdade
Ta ai um videogame que sempre tive curiosidade de conhecer pessoalmente e nunca tive chance!
Compra uma caixa de Neosaldina antes de jogar 😁
@@RetroGamerBrasil kkkkkkk
Acho ele bonito, assim como também acho o Atari Jaguar, uma pena q nenhum dos 2 emplacaram..🎮🕹️🥲👍🏻
em live jogando todos kkk eu achei esses aqui bacana:
Jack Bros (pegada meio bomberman )
Mario Clash (mario bros ou modo versus do super mario bros 3 com outra visão)
Red Alert (Starfox do Paraguay)
Teleroboxer (aprendendo a jogar fica bem massa, quase um super punch out kk)
Vertical Force (um dos que mais gostei alem do Wario Land, jogo de navinha bem bacana que atua em dois planos)
Eu tô atrás do Teleroboxer!
Para quem tem oportunidade joguem o Virtual Boy no emulador no 3DS. Emulador fantástico! emula o 3D com perfeição! Para minha surpresa o Virtual Boy tem vários jogos excelentes!
Um dos erros com certeza foi as cores baseadas no vermelho ... só de ver os jogos a vista já fica "reclamando"...