Chico Buarque e Tua Cantiga
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Prof. Sérgio Freire comenta a polêmica sobre a nova música de Chico Buarque. Esta é a versão completa do depoimento, que foi ar de forma editada no programa Papo de Segunda, no GNT, no dia 14 de agosto de 2017.
Questionar as letras e músicas do Chico, pode ser um indício de não entendimento, ou
falta de sensibilidade , mas que se há de fazer? Ele é um poeta e como tal, vai trazer essas discussões.
A mensagem foi dada: polemizou, encantou, emocionou...
Fui às lágrimas de cara . Fui ouvindo e fui chorando....
Amei!!!!
Bravo Chico!!!
Parabéns professor. Estou com 55 anos e passei boa parte de minha vida, interpretando as letras de chico. Sua explicação foi ímpar!
Do Chico Polírico o que me incomoda é ter ficado sem produzir música por tanto tempo!!! Como ele pode aguentar tantos eu-líricos represados? Que ele faça tantas músicas quanto puder!!! E tô na torcida p ele veja O filme da minha vida, da Vânia Catani e do Selton Mello. Vai q dá vontade de fazer Tua Cantiga 2... Amo toda fina arte!!! #ofilmedaminhavinha
Surpreendente. Vou partilhar com meus alunos de Saúde Pública aqui na UFRJ.
A música é linda e digna de Chico Buarque. Ele é um mestre na arte de compor músicas. O prof Sérgio Freire foi perfeito em sua análise. Parabéns !!!
Realmente uma bela análise, como também alguns dos comentários feitos aqui. Chico não é um homem comum. É um artista que transcende. Há um personagem do livro "Ensaio sobre a Cegueira"" (Saramago) que diz; "Se tivesses olhos para ver o que sou forçada a ver todos os dias, também quererias ficar cego". Chico é assim. Vê além do que está à frente.
Ronaldo Souza bem isso! Parabéns!
Muito boa análise, parabéns! Como é bom ver Chico ser analisado como merece: Sem deslumbramento tolo ou aversão raivosa, com respeito e profundidade!
Beleza de depoimento Sérgio. Nesses dias de tantos não conhecedores dando palpites mediáticos em todos as áreas do saber humano. Obrigado. Um abração, maestro Roberto Sion.
Professor, você é maravilhoso na sua análise! Ganhou mais um inscrito. A colocação quanto ao gênero textual, a função da arte e a polissemia que Chico carrega nas suas obras, repletas de figuras de linguagem, foi sensacional. Fora que você faz uma ampla observação não arraigada em uma perspectiva, mas em várias. Algo que vi faltar em todas as análises que li na Internet. Mais uma vez me fez refletir não apenas o ponto de vista artístico que adotei para interpretar a letra, levando em consideração o gênero Cantiga, você contextualizou, trouxe embasamento histórico, deu exemplos de embates da atualidade.. Não tem nem o que criticar, foi impecável. Abraços e Parabéns!!
Palavras sábias Sérgio Freire! Chega de problematização! Viva Chico Buarque!!!!
Muito bom!!! Aliás é tão bom quando a gente encontra alguém que sabe verbalizar aquilo que só sabemos sentir! Obrigada!
Não senti nenhum desconforto, ao contrário, oxalá eu tivesse um amor desse...
Essencial! Obrigado, professor Sérgio Freire
muito bom!!!
eu adorei a cantiga, os versos e o que ele fala desse amor que larga tudo...
Prof. Sérgio Freire; Obrigado pelo enriquecimento da palavra da leitura.
Vídeo muito bom, importante para refletir não só esta música, mais o contexto atual.
Parabéns pela análise professor. Existe uma ditadura do politicamente correto que quer engessar, até, a poesia. E por que não falar, quer engessar, também, o amor ou uma paixão, que as vezes acontecem sem se esperar. Faz parte da vida real, infeliz ou felizmente, depende do pto de vista.
Parabéns, Professor, pela profícua e esclarecedora análise.
Gostaria de ponderar, contudo, que "largar mulher e filhos" é literal. Nesse sentido, com o mesmo viés, é o ensinamento Cristão (Mateus 12:48 e 23:9, quando se trata de Deus; E, neste caso, trata-se de uma Deusa (Por isso que a seguirá de Joelhos).
Chico, o gênio, às vezes incompreendido, reverencia o velho e eterno amor pela mesma Dona adorada em "Sem você" (1) e se deixa conduzir, magistral e corajosamente , pela cartilha Poética: "FAZ ESCURO, MAS EU CANTO"
Obrigada, Professor Sérgio Freire. E a rima ""filhos"" com ""joelhos"" é genial.
Eu acho. =)
Quando algum desses malas politicamente corretos, empoderados e outros tipos de chatos tiverem feito 1/10 do que fez o Chico, aí poderemos conversar. Ele é um dos maiores gênios da música brasileira e um gênio da linguagem (nem preciso citar exemplos; quem conhece a obra do Chico - os malas não conhecem - sabem do que estou falando). Por outro lado, os funkeiros vomitam coisas horrorosas e quase ninguém fala nada. Engraçado, né? O Brasil está um saco de se viver!
Viva Chico Buarque de Holanda!
Amém meu caro. Viva Chico!
Eu sabia que ia ter respostas com este tom, que nada acrescentam na discussão.
Parabéns! Sensacional análise! Vou compartilhar para todos ouvirem! Valeu pelo vídeo!
Esse povo é muito chato, não entendem a poesia de Chico. Se ele tivesse criado mulheres de Atenas hoje seria crucificado, não entenderiam a profundidade.
Lindos seus comentários, professor ! O sr também faz poesia !!!!!! Adorei tudo o que disse....todos os pontos de vista muito bem explicados !!!! Muito bons os esclarecimentos....principalmente sobre a liberdade do artista e o perigo da patrulha do politicamente correto....... precisamos pensar mais...... já pensou ? mudar os textos do Monteiro Lobato por conta das palavras que ele usou prá falar da Tia Nastácia ???? pode haver absurdo maior ?????
Grande Chico Buarque! não está sendo criticado somente pela música. a crítica, na verdade, é pela sua posição política, que muitos idiotas repetem essa perseguição feitos papagaios da mídia.
Importante a observação do professor de que a música do Chico não é fast-food. Será que essa mulher por quem o poeta largaria mulher e filhos é mesmo uma mulher? Não poderia ser uma ideia, um ideal, uma nação, um povo? Segundo esta visão, podemos assumir que esta música é "datada". E me parece claramente contemporânea.
Excelente reflexão! Confundir um escritor com seus personagens (que são tão múltiplos, tão variados em Chico) é de uma burrice, de uma grosseria de se lamentar!
Sensacional! Diversos pontos me incomodaram nas análises que estavam circulando por aí e sua fala trouxe um arcabouço que me fez pensar para além da dimensão estritamente artística da canção de Chico. Compartilhe mais análises como essa, professor. Um abraço.
Correcto y coherente. Al fin escucho a alguien que habla con sentido común y con sentido artístico.En efecto mantener el status quo, lo políticamente correcto, no sirve al arte. Me atrevo a decir que es el anti-arte.
El arte ahonda en los conflictos, las contradicciones. No necesita permisos para ponerse en la piel del avaro, del machista, del maltratador, del sufridor, etc. y encontrarles buenas razones para ser lo que son, que razones no son justificaciones, sino el mundo interior de estos personajes.
Cuando la poesía adopta el papel de denuncia social o en caso contrario de corrección social, pierde su escencia. En el primer caso se convierte en crónica o arenga de masas, en el segundo en opio. La única posibilidad de seguir siendo arte es que se desmarque de esos lugares comunes y profundice en el alma del hombre.
Muchas gracias Sergio. Un saludo.
Parabéns Professor Sérgio Freire, muito iluminada sua análise. Sou feminista. Amei a poesia, se cria a partir da alma e não há, ou não deve haver controles "falso moralistas' na criação. Quando vi o mimi fiquei logo a pensar no que quer dizer andar de joelhos, pisar em plumas, escrever com gotas de perfume, o vigia sumir com a mulher....e por aí segue. A ALMA DO chico, como poeta, como militante, como pai e como amante é muito mais velha que a mais velha alma que está a reclamar. COMPAIXÃO!!!!! Amei sua análise. GRATIDÃO!!!!!
Muito muito. A questão mesmo parte do choque de discurso. Achei interessante o debate em torno da musica, coisa que não via há muito tempo. Bom lembrar que estamos falando de uma pessoa que mexe com palavras e pessoas. Provocar é preciso. Parabéns pela perfeita análise.
Puxa, isso me confortou! Achei que eu estava datada ao ler de outra forma a música.
O que deveria incomodar eram para ser esses funks pesados que contém palavrões, apologia a prostituição, apologia ao crime, as drogas isso sim que deveria ser censurados e ninguém censura. 16/08/2017.
Quando o Chico. For compor suas músicas. Chama o povo. Pois estão sabendo melhor . Que o própio artista.
Eu sabia disso faz tempo, mas é bom difundir esse esclarecimento. Como falta interpretação de texto para os intelectuais de Facebook.
Sérgio Freire Parabéns, professor! Excelente explicação. Agora, vou falar bem direto: esse ti-ti-ti todo é muito mais pela posição esquerdista do Chico do que por qualquer outra coisa. Não conhecia ainda você, mas vou procurar depois mais vídeos seus. Gostei muito deste vídeo. Abração.
Professor, deveria fazer mais videos sobre literatura, por favor. Ótima análise.
Amei a música. Grande Chico!
A música não é do Chico, somente a letra.
Excelente, parabéns!! Sua fala é muito pertinente e inteligente. Faça mais vídeos analisando canções relevantes como essa. Obrigado pela postagem
Excelente vídeo. Poucas vezes vi tamanha clareza, inteligencia e sensibilidade no youtube brasileiro.
As músicas do Chico são tão especias que até carecem de análise...(Geni, por exemplo)
cada um pode entender do jeito que quiser... o momento é propício para vários entendimentos... quando ouvi pela primeira vez, confesso que ouvi com ouvidos políticos... um homem de meia-idade se desacomodando e disposto a largar tudo... estamos todos precisando deste tipo de energia e disposição para deixarmos de ser estas lesmas políticas em que nos tornamos...
Muito boa sua análise, professor! Obrigado e parabéns!
falta bom senso pra essa galera que reclama de quase tudo. Chico é um baita artista.
Não vi nesse sentido, eu senti o amor intenso de um homem por um mulher, largar mulher e filhos não significa literal....eu senti como se ele estivesse dizendo.. largo meu passado, minha vida atual por esse amor.
Acho que "Tua cantiga" dialoga com "Sinhá", que tem um ritmo mais próximo do africano que um samba, por exemplo. A a melodia é um lundu, que também é um ritmo mais próximo do africano e mais antigo. A letra também é muito século XIX - uso da 2ª pessoa do singular, a parte "teu vigia", outra que diz "deixa cair teu lenço". Mas não tinha me ocorrido a questão que você levantou em relação ao uso da hipérbole - "largo mulher e filhos e de joelhos vou te seguir".
Ótima análise. Acredito que a má interpretação é derivado do sentimento moralista que tem se perpetuado no nossos dias. Nunca fomos tão moralistas em relação aos assuntos polêmicos da nossa sociedade. O problema é que geralmente atribuímos um sentido próprio a moral, que por vezes se confunde com nossa precária e ignorante opinião das coisas. Qualquer interpretação desprovida dos evidentes preconceitos, em relação ao autor ou sua obra, fará exsurgir o sentido da canção, que representa a resistência da arte frete à manifestação das músicas fast food - a propósito adorei o termo.
Isso mesmo! O nome da música já diz: "tua cantiga". Além disso, o senhor concluiu muito bem: "arte é provocação" ! Abraços!
Claro e objetivo. Muito obrigado!
Que maravilhoso! Sempre analisei como paixão intensa.
Linda, gostei, amei ,acho que não precisa justificar ,gosto ou não gosto... CONTAR UMA PIADA OU CANTAR E TER QUE EXPLICAR É UMA LASTIMA! Amo o chico canta demais!
A meu ver o "largar mulher e filhos" soou anacrônico no contexto desta composição singela e triste, pelo menos sob uma leitura dos dias de hoje, vinda da capital do Rio de Janeiro. A confissão do eu-lírico me soou muito agressiva e "cara-de-pau", "over" - muito corajosa... Mas, se foi ela quem "exigiu"; ele "apenas" sucumbiu aos seus caprichos. Em tempo: tenho tocado no piano esta música de caráter super tristonho. Por isso, toco com parcimônia.
Flavio Wilner
O Chico deve estar rolando de tanto gargalhar desses energúmenos sem pai nem mãe. Ô bando de palhaços! E eles não têm medo do ridículo!!! Parece que até gostam. São estúpidos por natureza - e convictos - há várias gerações. Só nos resta um ato de caridade: piedade para a patuleia.
João Capinan Ótimo comentário! Parabéns!
Parabéns pelos comentários e realmente só com muita piedade,
Uma quarta interpretação: a personagem poderia ser uma mulher lésbica se declarando para a sua paixão.
Sem dúvida, Fernando. =)
Será que a letra fala do amor entre um homem e uma mulher? Será que não fala do amor de um pai para uma filha ou de um avô para com sua neta? Chico é um homem sensível e que, imagino eu, já percebeu que os amores não são apenas aquilo que temos por nossos companheiros. Quem tem filhos ou netos sabe que se for preciso larga mulher e filhos para segui-los.
2017 o GRANDE CHICO na sem dura....amado por quem entende e sensurado pela ralé antes os milicos hoje os coxinhas com panela no Ass hole.
muito grato Professor!!
É falta de interpretação de texto. Acho que estamos emburrecendo.
Não ache, tenha certeza, a sociedade contemporânea, paradoxalmente, tendo em vista a disponibilidade da informação, está um mergulho na ignorância. É assustador.
Excelente explanação dessa linda canção !Lirismo,sonho,paixão, esse discurso feminista é equivocado!!!A poesia é atemporal!!!
É ótima essa música.É só uma música ,e música é arte. E Chico agrada com todas ás suas interpretações.
Excelente análise! Parabéns!
Cara.... Que explicação formidável. Parabéns!!!
Meu querido, que bom te reencontrar aqui. enquanto uns (umas) ficam se digladiando, outros apostam no Belo que tanto Nem nos alimenta a alma!
Quando se interpreta a propria reflexão duas vezes, a segunda ja difere... Mesmo que reflita no instante seguinte. Sua interpretação me serviu ontem mas hoje, depois de ouvir pela decima vez, ja discordei ate de mim e assim vai
Obrigada!!! Meu tempo é hoje, sou feminista desdeeeeeeee sempre e comungo da sua opinião. Ai , pudera eu ser esta mulher...
O Chico deveria ter composto uma letra djavânica ou no estilo de Zé Ramalho, para ninguém entender porra nenhuma. Aí essa discussão não estaria acontecendo. :-)
Excelente !👏👏👏👏Mas infelizmente o povo teve a visão do Chico destruidor de lares.Imagine realmente que tudo o que o artista cantasse tivesse a ver com sua vida pessoal????Afff ... Se tratando do Chico Buarque ele já fez inúmeras musicas retratando alma feminina.E aí?Isso não quer dizer que ele seja mulher ou gay.
Análise perfeita.
Tenho acompanhado os debates em torno da letra e vejo muita confusão, como; mulheres q foram abandonadas sentindo na pele a dor do abandono e "acusando" o autor de romantizar algo tão triste, homens conservadores,, e o rótulo de "datada" como se fosse uma arte cafona (Chico nunca será cafona). Eu ouvi a música pensando, como se fosse um manual do amante que está prestes a perder o prazer da amada e aí, se põe a prometer mundos e fundos e que não vai cumprir, incluindo o "largo mulher e filho". Em outra frase que diz "Serás rainha" a coisa descamba pro empoderamento, já que o termo rainha é excluído das conversas entre nós feministas (sim, sou feminista), mas isto, passa longe de jogar ladeira abaixo a luta pela igualdade.e segue com "será cruel talvez" e aí, até cabe na pauta mas ainda somos pegas em arapucas. Bom, achei ótima sua analise.
Excelente análise
Excelente análise.
Já pensou se essa música vira uma peça teatral?
Rapaz isso já deu um problema aqui em casa .... Kkkkk "Largo mulher e filhos e filhos e de joelhos vou te seguir"
Eu acho que Largo mulher e filhos é uma matáfora para expressar que ele é capaz de abandonar tudo o que é mais importante na sua vida por o amor
Concordo completamente professor!
Queria dar mil curtidas se possível, ótima explicação!!!
Acredito que há um conflito de gerações aqui. Datadas são tanto as leituras quanto a música. A música em questão faz muito mais sentido para o meu pai do que para mim. Mas respeito, pois é a arte e também a visão do Chico sobre a vida. Abraço
Tamires Canoa mulher vá estudar antes de falar bobagem
Layze Camara como disse é minha opinião e eu não perguntei nada. Vai cuidar da sua vida.
Professor, me atendo à sua resposta, deixando de lado o mérito da contenda que a música provocou, gostaria de saber se sua posição seria a mesma caso a música tivesse conteúdo RACISTA. A hipérbole, a figura de linguagem, a "vassalagem" do poeta estariam da mesma forma perdoados? O autor não é racista, mas o eu-lírico de sua composição pode ser?
Gostaria de saber sua opinião sobre. Grato.
Marcelo Ferreira no mesmo álbum ele tem a música "Caravanas" que se você escuta sem prestar atenção achará que é racismo mas escutando bem se percebe a realidade
pode
Quando Chico morrer eles vão dar o valor que merece, aí já é tarde. O maior compositor que o Brasil já teve! Superou seu Maestro Soberano, Antônio Brasileiro, mas esse discurso de politicamente correto está muito chato.
Perfeito!
Única análise sóbria sobre o tema até o momento.
mas a origem e a essência de todo texto pertence a sua época sim. alterar esse entendimento é mudar o objetivo do autor.
Meu respeito e minha admiração. Bênçãos.
boa leitura!
Endosso suas palavras. Parabéns
Qualquer canção é para amar, ouvir ou odiar. Negócio de análise e de correto. Aff. Ainda tô cantarolando... "largo mulher e filhos e de joelhos vou te seguir..." pararara papapapará...
Análise é chato mas este cara é bom.
Chico é genial. A música é linda. Uma cantiga de amor!
Muito boa a análise
Pena. Certos brasileiros perderam o senso crítico. Nâo tudo o que o Chico faz é bom!! Ele é um ser humano pelo amor de Deus. Também erra!!
Não te conhecia, parabéns!
Muito prazer, Geraldo! =)
Putamerda Sérgio tu é muito foda cara, Amazonense do caralho. Linda análise
Oi Lilian! Obrigada por se inscrever no meu canal. Assina minha petição contra os vídeos de destruição de brinquedos.
Ótima colocação!
Mandou Bem , Serginho !
Boa análise parabéns.👩💻
Parabéns!
Análise irretocável!
Excelente
Muito interessante!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu acho essa música linda.
Arrasou bastante 👏👏👏👏
Muito bem. Discurso feminista superficial. Tempos ignorantes e oportunistas estes.