Esse assunto é tão extenso que acho que deveria ter mais videos! Fico pensando na cozinha, o cozinheiro, as criadas, os mordomos, etc etc. deve ser uma loucura!
Fui visitar o palácio, é possível comer na sala comedoura, servem poucas coisas, mas é muito interessante, também da para dormir lá… eu diria até que continua sendo majestoso
300quartos nenhum banheiro só no pinico as mulheres usávamos leks não pelo calor mas para aliviar o mau cheiro de existe povo porco e racista e o francês Napoleão nunca usou papel higienico
Essa parte dos cortesãos terem que pagar pra serem notados e ganharem mais dinheiro me lembrou muito os digitais influencer, nada mudou kkkk Maria Antonieta a frente do seu tempo, quase um evento histórico só pra tirar as roupas deles
Eu trabalhando em uma repartição pública, onde há certos rituais de hierarquia já me incomodo profundamente, imagine se tivesse que viver todos os dias refém desses rituais. Devia ser horrível mesmo.
De jeito nenhum que iria gostar de uma vida dessas, cheia de privações sociais. Depois do seu conteúdo, Rezzutti, passei a ver as realezas com outros olhos. Pobres reis e rainhas.
Pobres eram os camponeses que trabalhavam 18h por dia para sustentar toda essa bobagem aí! Esse povo passava o dia todo a toa, não produziam nada, não criavam nada, eram vestidos de forma luxuosa e comiam do melhor.
A única coisa que me vem a cabeça ouvindo toda essa história é que somos muito estranhos.😂 Paulo você é o melhor contando todas essas histórias de uma maneira que só você sabe fazer. Gratidão por dividir conosco tantos conhecimentos.
todas as vezes que ouço o nome de Maria Antonieta meu coração chega a apertar, como ela foi infeliz! gostaria de pedir uma analise do porque ela não foi protegida pela mãe que era tão poderosa, porque ela não foi retirada da França, aliás que país complicado e perverso.
eu também tenho essa mesma sensação. não sei, mas pra mim ela queria mais é ser feliz e acabou metendo os pés pelas mãos porque foi mal educada pela mãe que não a ensinou nada. por sofrer a pressão de ter filhos e não tido por anos, talvez ela tenha se entregado a futilidades tentando esquecer a tristeza. e meu Deus, aquele marido dela era um embuste.
Tadinha da monarca... Coitadinha, vivendo cercada de ouro, dinheiro, festas, jantares, mimos e luxo. Que vida miserável! Totalmente fora da realidade dos outros monarcas que existiam na época, né? Quisera ela ter a sorte de viver na miséria de seus súditos famintos e pobres! Com certeza ela perdia a cabeça pensando nisso... Não, pera... 😂😂😂 Tá com pena de monarca, leva um pra criar em casa e ver ele tomar seu dinheiro com o argumento de fazer parte da "família real" e se achar o dono da sua casa te fazendo ajoelhar pra beijar a mão dele como se fosse um favor que ele faz pra vc... 😂😂😂 É cada uma que parece duas... 😂😂😂
A mãe dela já era falecida na época. Ela tentou uma fuga, mas foi mal sucedida. Ela tinha uma irmã monarca na Itália, que tentou ajudar, mas também não conseguiu tirar ela com vida da revolução. a revolução foi necessária, mas a morte dela foi muito violenta.
De fato, a história de Maria Antonieta é marcada por muita infelicidade e tragédia. Ela nasceu em 1755, na Áustria, e foi prometida em casamento com o futuro rei da França, Luís XVI, quando ainda era uma criança. Quando chegou à França para se casar, aos 14 anos, ela foi recebida com hostilidade pela corte francesa, que a considerava estrangeira e uma ameaça ao trono. Ao longo de seu casamento com Luís XVI, Maria Antonieta enfrentou uma série de desafios e dificuldades. Ela teve dificuldades para se adaptar à corte francesa e suas tradições, e sua falta de familiaridade com as complexidades da política francesa a tornou impopular entre o povo francês. Além disso, a reputação de extravagância de Maria Antonieta, incluindo seu amor pela moda e pelo luxo, contribuiu para sua impopularidade. Quando a Revolução Francesa eclodiu em 1789, Maria Antonieta e sua família foram capturados e presos na Torre do Templo. Eles foram mantidos em condições precárias e isolados do mundo exterior. Durante o processo revolucionário, Maria Antonieta perdeu seu marido e seus dois filhos mais velhos, que foram executados pelo governo revolucionário. Ela mesma foi condenada à morte e guilhotinada em 1793, aos 38 anos. Apesar de sua infelicidade, Maria Antonieta é lembrada como uma figura icônica da história da França. Sua imagem como rainha extravagante e desatenta às necessidades do povo tem sido questionada por muitos historiadores modernos, que argumentam que ela foi vítima de uma propaganda negativa em meio à instabilidade política e econômica da França pré-revolucionária.
@@JeffersonATR que pensamento anarquista, Jefferson. Concordando ou não, é assim que funciona uma monarquia. E não é porque uma pessoa é membro da família real, que ela está imune a sofrer. Esqueceu da princesa Diana?
Adorei a "comparação" do BigBrother com Versailles; apesar de nunca assistirmos ao programa, impossível não termos conhecimento pelo que ouvíamos de amigos. A vida da Corte em Versailles não deve ter sido fácil. Por mais luxo e beleza que existiam. Maria Antonieta tinha toda razão de abominar a etiqueta de Versailles.
Nessa época eu preferia ser camponesa!! Kkk Agora entendo as descrições dos romances franceses deste período. Muito legal poder relacionar os conhecimentos deste vídeo com os romances lidos.
Paulo, anota a sugestão de um vídeo sobre as histórias das casas de campo inglesas e o que elas significam para a hierarquia social. Além de render um vídeo lindo esteticamente com as imagens, as histórias de muitas tem personagens bem curiosos. :)
E o pior era manter esses nobres todos às custas do trabalho dos miseráveis. As intrigas eram imensas, e havia muitas mortes por envenenamento. Sem vida privada, e o rei Luís 14 ainda era cheio de amantes... kkkkkkk
@@gregoryrodriguesdeoliveira4766 os políticos representam os empresários, esses sim são os que se aproveitam do trabalho remunerado precariamente com condições humilhantes.
@@Fefa212 você tem que ser empresária um dia se você come veste e usa papel higiênico quase sempre e economias que levaram décadas para ser investida enquanto o povo pobre obs: mais feliz tomam cerveja sambam churrasco praia carnaval descansando sábado e domingo todo camelo e um digno empresário o estado e um empresário você consome se veste você e uma empresaria
Muito bom seu vídeo! Acabei de conhecer e já gostei muito dos detalhes e o cuidado com as informações. Inscrito pode sugerir tema? A higiene em Versalhes! Deveria ser difícil manter um lugar como aquele funcionando...
Eu odiaria viver lá, mas adoraria passar uma temporada por lá para observar e participar de todo esse "teatro". Não posso deixar de observar também a astúcia e inteligência do Rei Sol!
Paulo, parabéns e obrigado pelo vídeo! Adoro os conteúdos produzidos por você e sobre esse especificamente, eu procuro há anos mais detalhes sobre a etiqueta própria de Versalhes, encontrando muita coisa repetida e rasa. Agradeceria se pudesse compartilhar comigo as fontes utilizadas na pesquisa. Obrigado mais uma vez: ps: lembrando que a lei sutuária sobreo o tamanho dos vestidos femininos e a proibição de se repetir as roupas eram em si um próprio incentivo para a industria da seda na França (não sei se o termo industria nessa inteção que quis usar está errado, mas acho que me fiz compreendido KKK).
Quando visitei Versalhes, pela primeira vez, pensei, que Cortiço enorme e luxuoso 😅, depois li a respeito dessa corte e seu rei, vi a série Versalhes, na Netflix, e fui confirmando minha constatação inicial, agora depois dessa explicação, tenho certeza sobre o cortiço de luxo 😂😂😂😂 O quê se faz normalmente em um cortiço, onde se vive aglomerados, FoFoca e as regras de etiqueta era ótimo para passar o tempo 😂😂😂😂 pobre povo francês que tinha que trabalhar muito para sustentar esse cortiço 😢
Sem contar a total falta de higiene que havia no local. No palácio não havia banheiros. Era normal fazer as suas necessidades fisiológicas até nos corredores da morada real.
A corte francesa do século 18 é realmente esplêndida e cheio de intriga, sempre admirei mais o período q abrange o reinado de Luis XV ao qual acho q essa corte chega ao ápice. Ah E o rei que admitiu o nobre q se transvestia e posteriormente virou Espião/espiã, não foi o Luis XVI mas o seu avô.
Nós,do "futuro",sempre achamos que não teria condição de viver naquela época. Eles não tinham pra onde correr a não ser aceitar aquele sistema. Eu queria estar lá.
Ótimo vídeo professor! Com certeza eu não conseguiria viver em um ambiente desse jeito cheio de "etiquetas". Sou da simplicidade e seria uma camponesa então. 😅
Com certeza Eu gostaria de ficar invisível. Só para observar. Pode parecer futilidades, mas tinha grande significado político, econômico, religioso, etc. Abraço Paulo Rezzutti. Muito obrigada pelo vídeo.
Perfeita descrição, sou descendente do Cardeal Mazzarino (Júlio, Giulio, o Italiano). Gostaria de um episódio sobre sua vida e história, que é muito interessante. Um economista e estrategista além da sua época, fiel até a morte à Luis XIV e que o aconselhou a tomar o poder e não ter mais Ministros.
Visitando Versalhes, entendemos o porquê da revolução...aliás, uma revolução que se perdeu no seus objetivos e virou um período de crimes, roubos e vinganças!
Paulo, você despertou em mim um interesse na história que nem na época da escola eu tinha. Adoro seus vídeos (e também os da Cláudia) e tenho quase todos os seus livros. Parabéns por fazer isso com tanto amor e profissionalismo. Excelente vídeo.
Eu assisti a série Versales na Netflix é muito interessante de como eram os costumes da época, mas o vídeo que vc está explicando é muito mais interessante. Parabéns pelo seu canal, uma verdadeira lição de história.
Eu "bebo e como", cada vídeo seu, professor! 😂😂😂😂😂 Sabe como é. ....depois de velha, a gente sente mais vontade de conhecer tudo , principalmente, do passado. Gratidão, professor. AMO.SEUS VÍDEOS. E TAMBÉM DOS OUTROS MESTRES EM HISTÓRIA, QUE PARTICIPAM COM VOCÊ. GRATIDÃO 😊👍🙏💖
Agora vou olhar o filme "Maria Antonieta" com mais atenção hahaha comp sugestão: gostaria de ver um video sobre a guerra das rosas. Todos os q encontro são muito rasos e curtos (ao contrario da guerra)
Queria fazer parte dos nobres medianos pra poder participar da vida social de versalhes e ainda ter minha própria casa privada fora do palácio, melhor dos dois mundos amooo
Ótimo, muito divertido! Acho fascinante (e muito bizarro!) ver vestígios desse circo até hoje, como na corte britânica e outras menos votadas: reverências, pronomes de tratamento e regras de precedência.
Olá Paulo, boa noite! Rapaz, eu fiquei entediado (no bom sentido evidentemente), entediado só de ouvir sua explicação, agora imagina viver num lugar assim, tu é doido! Maria Antonieta tinha razão, isso era ridículo e insuportável!
Realmente Seria interessante Ver um Vídeo Sobre Filipe l Duque De Orleans O irmão de Luís XIV E Fundador Da Casa de Orleans E Ancestral Do Último Rei Da França Luís Filipe l E Da Família imperial Brasileira.
Bom dia! Parabéns pelo seu trabalho, adoro. Se a Marie Antoinette achava as regras muito pesadas e duras da corte, eka que fosse ver as regras da vida do povo para ver o que era realmente a vida. Viva a República 😍
Rezzuti , a série "Versailles" que está na 3ª temporada na Netflix mostra como era a corte ,assim como vc está retratando , adorei a Série, muita esgrima ,orgias ,tramas ,assassinatos por envenenamento , ataques a corte , e a beleza do Barroco e rococó do palacio
Magníficos já um superlativo absoluto.... não comporta o advérbio MAIS.... Contudo, SEUS vídeos são excelentes, didácticos e educativos, num país pouca , ou nenhuma tradição de de estudo e leitura.
O Palácio de Versailles é magnífico!! Todo luxuoso e extravagante. Mas que difícil todas essas etiquetas, devia ser exaustivo repetir isso diariamente.
Versailles se tornou um destino para mim depois de ler os livros de Maurício Druon. Fui e me imaginei fazendo parte da corte. Após sua tão clara descrição... jamais! Não gosto de complicar o que tem complicação suficiente!!! 😂
Esse assunto é tão extenso que acho que deveria ter mais videos! Fico pensando na cozinha, o cozinheiro, as criadas, os mordomos, etc etc. deve ser uma loucura!
Eu não sobreviveria a uma semana, nessa PARAFERNALIA....KKKKKKKK
Fui visitar o palácio, é possível comer na sala comedoura, servem poucas coisas, mas é muito interessante, também da para dormir lá… eu diria até que continua sendo majestoso
Os ratos por todos lados
Maior chiqueiro da Europa
300quartos nenhum banheiro só no pinico as mulheres usávamos leks não pelo calor mas para aliviar o mau cheiro de existe povo porco e racista e o francês Napoleão nunca usou papel higienico
Essa parte dos cortesãos terem que pagar pra serem notados e ganharem mais dinheiro me lembrou muito os digitais influencer, nada mudou kkkk Maria Antonieta a frente do seu tempo, quase um evento histórico só pra tirar as roupas deles
@Rose Maria concordo, pra mim esse BBB tbm é insuportável, e com a desigualdade social fica tudo mais grotesco
Coitada está moça fedia carniça
@Rose Maria exatamente
Vida complicada desse povo que sofrimento 😢😢😢 que bom que isso diminui nos dias atuais.
Agora cresce minha esperança com um vídeo sobre Filipe I de Orleans.
Queremos!
História muito bonita a dele. Gosto muito.
Simm!!!
Simmmm!!!
Sim por favor!
Eu trabalhando em uma repartição pública, onde há certos rituais de hierarquia já me incomodo profundamente, imagine se tivesse que viver todos os dias refém desses rituais. Devia ser horrível mesmo.
De jeito nenhum que iria gostar de uma vida dessas, cheia de privações sociais. Depois do seu conteúdo, Rezzutti, passei a ver as realezas com outros olhos. Pobres reis e rainhas.
Sim, eram tão ricos, porém tão pobres ao mesmo tempo. Não era uma vida feliz.
Pobres eram os camponeses que trabalhavam 18h por dia para sustentar toda essa bobagem aí! Esse povo passava o dia todo a toa, não produziam nada, não criavam nada, eram vestidos de forma luxuosa e comiam do melhor.
A única coisa que me vem a cabeça ouvindo toda essa história é que somos muito estranhos.😂
Paulo você é o melhor contando todas essas histórias de uma maneira que só você sabe fazer. Gratidão por dividir conosco tantos conhecimentos.
Obrigado!
Você explica tão, tão, tão bem que dá pena quando o vídeo acaba😄 Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Parece mais um festival de bizarrices movido pelo inebriante poder dos pobres humanos. Parabéns pela esplêndida aula
@@simonedrummond9845 Aquilo devia ser um empurra-empurra danado.
todas as vezes que ouço o nome de Maria Antonieta meu coração chega a apertar, como ela foi infeliz! gostaria de pedir uma analise do porque ela não foi protegida pela mãe que era tão poderosa, porque ela não foi retirada da França, aliás que país complicado e perverso.
eu também tenho essa mesma sensação. não sei, mas pra mim ela queria mais é ser feliz e acabou metendo os pés pelas mãos porque foi mal educada pela mãe que não a ensinou nada. por sofrer a pressão de ter filhos e não tido por anos, talvez ela tenha se entregado a futilidades tentando esquecer a tristeza. e meu Deus, aquele marido dela era um embuste.
Tadinha da monarca... Coitadinha, vivendo cercada de ouro, dinheiro, festas, jantares, mimos e luxo. Que vida miserável! Totalmente fora da realidade dos outros monarcas que existiam na época, né?
Quisera ela ter a sorte de viver na miséria de seus súditos famintos e pobres!
Com certeza ela perdia a cabeça pensando nisso... Não, pera... 😂😂😂
Tá com pena de monarca, leva um pra criar em casa e ver ele tomar seu dinheiro com o argumento de fazer parte da "família real" e se achar o dono da sua casa te fazendo ajoelhar pra beijar a mão dele como se fosse um favor que ele faz pra vc... 😂😂😂
É cada uma que parece duas... 😂😂😂
A mãe dela já era falecida na época. Ela tentou uma fuga, mas foi mal sucedida. Ela tinha uma irmã monarca na Itália, que tentou ajudar, mas também não conseguiu tirar ela com vida da revolução. a revolução foi necessária, mas a morte dela foi muito violenta.
De fato, a história de Maria Antonieta é marcada por muita infelicidade e tragédia. Ela nasceu em 1755, na Áustria, e foi prometida em casamento com o futuro rei da França, Luís XVI, quando ainda era uma criança. Quando chegou à França para se casar, aos 14 anos, ela foi recebida com hostilidade pela corte francesa, que a considerava estrangeira e uma ameaça ao trono. Ao longo de seu casamento com Luís XVI, Maria Antonieta enfrentou uma série de desafios e dificuldades. Ela teve dificuldades para se adaptar à corte francesa e suas tradições, e sua falta de familiaridade com as complexidades da política francesa a tornou impopular entre o povo francês. Além disso, a reputação de extravagância de Maria Antonieta, incluindo seu amor pela moda e pelo luxo, contribuiu para sua impopularidade. Quando a Revolução Francesa eclodiu em 1789, Maria Antonieta e sua família foram capturados e presos na Torre do Templo. Eles foram mantidos em condições precárias e isolados do mundo exterior. Durante o processo revolucionário, Maria Antonieta perdeu seu marido e seus dois filhos mais velhos, que foram executados pelo governo revolucionário. Ela mesma foi condenada à morte e guilhotinada em 1793, aos 38 anos. Apesar de sua infelicidade, Maria Antonieta é lembrada como uma figura icônica da história da França. Sua imagem como rainha extravagante e desatenta às necessidades do povo tem sido questionada por muitos historiadores modernos, que argumentam que ela foi vítima de uma propaganda negativa em meio à instabilidade política e econômica da França pré-revolucionária.
@@JeffersonATR que pensamento anarquista, Jefferson. Concordando ou não, é assim que funciona uma monarquia. E não é porque uma pessoa é membro da família real, que ela está imune a sofrer. Esqueceu da princesa Diana?
DEUS É BOM PARA NOS, NASCEMOS NESTA ÉPOCA , PRATICA, ALEGRE, E COM MAIS HIGIENE !
Acho que tem funcionário público de Brasília se inspirando em Versalhes!
Adorei a "comparação" do BigBrother com Versailles; apesar de nunca assistirmos ao programa, impossível não termos conhecimento pelo que ouvíamos de amigos.
A vida da Corte em Versailles não deve ter sido fácil. Por mais luxo e beleza que existiam.
Maria Antonieta tinha toda razão de abominar a etiqueta de Versailles.
Paulo suas aulas são muito encantadoras! Que serviço à nossa Cultura Brasileira você presta! Muito Obrigada!
JAMAIS voltaria no tempo para passar por tantos aperreios como esses…. Ótimo vídeo… parece que muitos costumes continuam os mesmos…rs
Tive a oportunidade de ir a Versailles algumas vezes....fica mais fácil imaginar este circo todo vendo as instalações 😅😅😅😅😅.
Conheci o palácio e o lindo jardim de Versalhes e a cidade. Magnitude!
Mas, deveria ser uma tortura viver naqueles tempos difíceis!
Também conheci Versalhes...a ostentação....soberba....em cada detalhe....
Cruzes! Imagine se já existissem as redes sociais 😂😂
Adoro esse burburinho da corte francesa , mas bem complicado viver naquela época né? Mas adoro essas histórias.
Paulo você poderia fazer um vídeo falando sobre a etiqueta daqui do Brasil
Eu estou cada vez mais convencida que o minimalismo é tendência de evolução humana 😊
Falou tudo
Falou tudo e mais um pouco
Simplesmente fantástico, Versalhes 👏👏👏👏
Nessa época eu preferia ser camponesa!! Kkk Agora entendo as descrições dos romances franceses deste período. Muito legal poder relacionar os conhecimentos deste vídeo com os romances lidos.
Quais descrições, fiquei curiosa.
@@marinarodrigues8944 também fiquei 😅
Paulo, anota a sugestão de um vídeo sobre as histórias das casas de campo inglesas e o que elas significam para a hierarquia social. Além de render um vídeo lindo esteticamente com as imagens, as histórias de muitas tem personagens bem curiosos. :)
Up!
Sim, por favor
Jane Austen que o diga, nos romances da época é nítida a importância social das casas de campo.
Vi várias citações no livro Nêmesis, de Peter Evans, sobre a rica vida social , as badalações e os amores proibidos nas casas de campo inglesas.
E o pior era manter esses nobres todos às custas do trabalho dos miseráveis. As intrigas eram imensas, e havia muitas mortes por envenenamento. Sem vida privada, e o rei Luís 14 ainda era cheio de amantes... kkkkkkk
iqual aqui no brasil, nos paga imposto para os politicos fica no lucho
@@gregoryrodriguesdeoliveira4766 os políticos representam os empresários, esses sim são os que se aproveitam do trabalho remunerado precariamente com condições humilhantes.
@@gregoryrodriguesdeoliveira4766 me lembrei da corte atual do Brasil tambem muito parecida
Não acho amantes mulher mas uma bichona
@@Fefa212 você tem que ser empresária um dia se você come veste e usa papel higiênico quase sempre e economias que levaram décadas para ser investida enquanto o povo pobre obs: mais feliz tomam cerveja sambam churrasco praia carnaval descansando sábado e domingo todo camelo e um digno empresário o estado e um empresário você consome se veste você e uma empresaria
Me fez lembrar da cena do filme Maria Antonieta que tinha a hierarquia sobre quem iria vesti-la... 😅
Que chatice era a vida dessas pessoas. Excelente video!
Muito bom seu vídeo! Acabei de conhecer e já gostei muito dos detalhes e o cuidado com as informações.
Inscrito pode sugerir tema? A higiene em Versalhes! Deveria ser difícil manter um lugar como aquele funcionando...
Eu odiaria viver lá, mas adoraria passar uma temporada por lá para observar e participar de todo esse "teatro". Não posso deixar de observar também a astúcia e inteligência do Rei Sol!
Paulo, parabéns e obrigado pelo vídeo! Adoro os conteúdos produzidos por você e sobre esse especificamente, eu procuro há anos mais detalhes sobre a etiqueta própria de Versalhes, encontrando muita coisa repetida e rasa. Agradeceria se pudesse compartilhar comigo as fontes utilizadas na pesquisa. Obrigado mais uma vez:
ps: lembrando que a lei sutuária sobreo o tamanho dos vestidos femininos e a proibição de se repetir as roupas eram em si um próprio incentivo para a industria da seda na França (não sei se o termo industria nessa inteção que quis usar está errado, mas acho que me fiz compreendido KKK).
Quando visitei Versalhes, pela primeira vez, pensei, que Cortiço enorme e luxuoso 😅, depois li a respeito dessa corte e seu rei, vi a série Versalhes, na Netflix, e fui confirmando minha constatação inicial, agora depois dessa explicação, tenho certeza sobre o cortiço de luxo 😂😂😂😂
O quê se faz normalmente em um cortiço, onde se vive aglomerados, FoFoca e as regras de etiqueta era ótimo para passar o tempo 😂😂😂😂 pobre povo francês que tinha que trabalhar muito para sustentar esse cortiço 😢
Sem contar a total falta de higiene que havia no local. No palácio não havia banheiros. Era normal fazer as suas necessidades fisiológicas até nos corredores da morada real.
Ansiosa pela live! Amo a corte de Versalhes
Estive em Versalhes....tanta opulência, que nossos olhos se perdem em querer observar tudo...e pensar que eram na realidade uns miseráveis 😮😮
Seja ótimo ouvi-lo falar sobre a História da África para além dos impactos do colonialismo. Parabéns pelo canal!
Parece que muitas pessoas ainda se comportam como nobres. Esperam que sejam tratadas de forma diferenciada. Que abram portas, etc...
Que aula sensacional ❤Quanta etiqueta pra viver em Versalhes, eu adoro a Maria Antonieta ❤
Minha nossa! Que loucura. Quanta frivolidades. Não é a toa que o povo se revoltou e resultou na revolução. Ótima live professor Paulo. 😊
Paulo, vc falando e eu lembrando da série Versailles.
A corte francesa do século 18 é realmente esplêndida e cheio de intriga, sempre admirei mais o período q abrange o reinado de Luis XV ao qual acho q essa corte chega ao ápice. Ah E o rei que admitiu o nobre q se transvestia e posteriormente virou Espião/espiã, não foi o Luis XVI mas o seu avô.
Depois desse vídeo eu entendo perfeitamente os revolucionários por terem decapitado a nobreza 😂
Já visitei o palácio de Versalhes, é de facto sumptuoso.Os jardins são belos e minuciosamente desenhados.
Por isso a Antonieta enlouqueceukkk
Ela não enlouqueceu, ela foi decapitada.
Quem enlouqueceu foi D.Maria de Portugal, mãe de D. João VI
Versalhes e realmente Magnífico;e seus vídeos tbem.
Muito Obgada;Professor!👏
Excelente vídeo!
Excelente material!
Meu Sem Or, tudo isso é inacreditável. A futilidade definitivamente não é um privilégio contemporâneo.
Paulo, faz vídeo sobre o destino manifesto do EUA.
Nós,do "futuro",sempre achamos que não teria condição de viver naquela época.
Eles não tinham pra onde correr a não ser aceitar aquele sistema.
Eu queria estar lá.
Ótimo vídeo professor!
Com certeza eu não conseguiria viver em um ambiente desse jeito cheio de "etiquetas". Sou da simplicidade e seria uma camponesa então. 😅
Professor, sou fã do seu canal!
Eu não teria dinheiro pra alugar um punhal, imagina uma espada 😂😂😂😂
Com certeza Eu gostaria de ficar invisível. Só para observar. Pode parecer futilidades, mas tinha grande significado político, econômico, religioso, etc. Abraço Paulo Rezzutti. Muito obrigada pelo vídeo.
Realmente um verdadeiro big brother
Seus vídeos são incríveis! É verdade que todos assistiam ao rei no momento em que ele usava o banheiro?
Perfeita descrição, sou descendente do Cardeal Mazzarino (Júlio, Giulio, o Italiano). Gostaria de um episódio sobre sua vida e história, que é muito interessante. Um economista e estrategista além da sua época, fiel até a morte à Luis XIV e que o aconselhou a tomar o poder e não ter mais Ministros.
Comecei assistir essas suas aulas hoje, estou encantada! Não vou perder mais...❤
Visitando Versalhes, entendemos o porquê da revolução...aliás, uma revolução que se perdeu no seus objetivos e virou um período de crimes, roubos e vinganças!
Aquilo era um penico cheio até a boca
Perdeu os objetivos? O objetivo sempre foi esse, um golpe arquitetado por Pessoas próximas como é o caso do primo do rei e a corja dele!
@@josuedagraca2734 concordo com você em número e grau. 700 quartos e zero banheiro. Estive lá
Como previsto pelo Edward Burke (o pai do pensamento conservador), vários anos antes.
Valeu!
Obrigado!
Eu conheço esse palácio, andei por boa parte do jardim, é lindo por dentro, um luxo só.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos
Amo seus vídeos
Que loucura tudo isso!
Paulo, você despertou em mim um interesse na história que nem na época da escola eu tinha.
Adoro seus vídeos (e também os da Cláudia) e tenho quase todos os seus livros. Parabéns por fazer isso com tanto amor e profissionalismo. Excelente vídeo.
Obrigada!
Canal maravilhoso, parabéns. Merci!
SAO VICENTE. BAIXADA. GRAÇAS A DEUS NASCI NO BRASIL, E SOU PLEBEIA! CHATO PRA CARAI SER NOBRE! KKKK! OBRIGADA.
Jamais iria visitar esse lugar . Ótimo vídeo
Obrigado!
Eu assisti a série Versales na Netflix é muito interessante de como eram os costumes da época, mas o vídeo que vc está explicando é muito mais interessante. Parabéns pelo seu canal, uma verdadeira lição de história.
Arrasou! O vídeo foi ótimo.😊
Eu "bebo e como", cada vídeo seu, professor! 😂😂😂😂😂
Sabe como é. ....depois de velha, a gente sente mais vontade de conhecer tudo , principalmente, do passado.
Gratidão, professor.
AMO.SEUS VÍDEOS.
E TAMBÉM DOS OUTROS MESTRES EM HISTÓRIA, QUE PARTICIPAM COM VOCÊ.
GRATIDÃO 😊👍🙏💖
Agora vou olhar o filme "Maria Antonieta" com mais atenção hahaha comp sugestão: gostaria de ver um video sobre a guerra das rosas. Todos os q encontro são muito rasos e curtos (ao contrario da guerra)
Obrigada Paulo por nos apresentar de forma tão agradável, mais um excelente vídeo 👏🏻👏🏻🙏🏻🤗💚
Queria fazer parte dos nobres medianos pra poder participar da vida social de versalhes e ainda ter minha própria casa privada fora do palácio, melhor dos dois mundos amooo
Estive algumas vezes este Palácio Explorei bem quando morei em Paris
Ótimo, muito divertido! Acho fascinante (e muito bizarro!) ver vestígios desse circo até hoje, como na corte britânica e outras menos votadas: reverências, pronomes de tratamento e regras de precedência.
Assistam a série "Versalhes". Lembro que qualquer um que reclamasse ou estranhasse toda essa etiqueta, alguém dizia, com orgulho: "isso é Versalhes"
Achei a comparação espetacular 😂😂😂, só que as intrigas envolviam geopolítica e não as baboseiras
Boa noite. Ainda bem que nasci em outra época. Obrigada por dividir seus conhecimentos conosco.
Olá Paulo, boa noite!
Rapaz, eu fiquei entediado (no bom sentido evidentemente), entediado só de ouvir sua explicação, agora imagina viver num lugar assim, tu é doido!
Maria Antonieta tinha razão, isso era ridículo e insuportável!
Sugiro um relato sobre a última sultana da Turquia!
Paulo, boa noite! Parabéns pelos seus vídeos e pelo seu canal! Fabuloso!
EU QUERIAL VOLTAR DE NOVO PAULO. EU ESTAVA LÁ
Que tristeza 😢😞😢 obrigada meu Deus por ter Nascida NA DÉCADA de 80 🙏🙏❤️ Eu ir morrer 😢😢
Paulo, seria interessante um vídeo sobre as instalações de Versalhes!
Realmente Seria interessante Ver um Vídeo Sobre Filipe l Duque De Orleans O irmão de Luís XIV E Fundador Da Casa de Orleans E Ancestral Do Último Rei Da França Luís Filipe l E Da Família imperial Brasileira.
Nessa época eu iria preferir trabalhar na cozinha do Palácio como lavadora de pratos....kkkkk, a louça era simplesmente magnífica!
Bom dia! Parabéns pelo seu trabalho, adoro. Se a Marie Antoinette achava as regras muito pesadas e duras da corte, eka que fosse ver as regras da vida do povo para ver o que era realmente a vida. Viva a República 😍
Rezzuti , a série "Versailles" que está na 3ª temporada na Netflix mostra como era a corte ,assim como vc está retratando , adorei a Série, muita esgrima ,orgias ,tramas ,assassinatos por envenenamento , ataques a corte , e a beleza do Barroco e rococó do palacio
Boa Tarde Paulo Rezzutti @@@luishipolito FEIRA DE SANTANA
Esse lugar é magnífico! Foi inesquecível a visita por lá.
Está parecendo até o centro de São Vicente SP! 😮😮😮😮
Paulo, você é excelente! Parabéns pelo seu canal.
Obrigado pelo elogio!
Magníficos já um superlativo absoluto.... não comporta o advérbio MAIS....
Contudo, SEUS vídeos são excelentes, didácticos e educativos, num país pouca , ou nenhuma tradição de de estudo e leitura.
Impecável este vídeo aula!
Obrigado Paulo, pôr dividir seu conhecimento!
Paulo, hoje consegui lembrar, mas não poderei acompanhar a live, infelizmente. Amanhã assistirei. Beijos ❤
O Palácio de Versailles é magnífico!! Todo luxuoso e extravagante. Mas que difícil todas essas etiquetas, devia ser exaustivo repetir isso diariamente.
Estou maratonando os teus vídeos! Bons demais! Parabéns, Paulo!
Paulo … faça um video falando sobre a higiene desse povo todo lá de Versalhes 🙏🏻
Amo seus vídeos, sou apaixonada por essa viagem no tempo que vc nos conduz, porém não gostaria de viver enclausurada, mesmo se fosse em meio ao luxo!
Obrigada!
Versailles se tornou um destino para mim depois de ler os livros de Maurício Druon. Fui e me imaginei fazendo parte da corte. Após sua tão clara descrição... jamais! Não gosto de complicar o que tem complicação suficiente!!! 😂
Excelente vídeo. Inacreditável como as pessoas aguentavam essa vida.