Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/curiosidades-61187508
Muito importante esse assunto, nosso intestino também tem neurônios sabiam? Essa relação cérebro-intestino é incrivelmente poderosa! Cuidem de sua alimentação pessoal! Comida é o que a gente descasca e não o que a gente desembala! Abraços galera e saudações nordestinas do Brasil 🌹😊🙏🏻
Melhor coisa para minha depressão: antidepressivo e vitamina D. O antidepressivo melhorou 80%, mas quando vinha minha tpm eu ficava mal, mesmo tomando ele. Nesse momento, eu tomo 4 mil UI de vitamina D3. Ao longo do dia, eu viro outra pessoa. Meu humor melhora demais. Sempre tomo pela manhã, porque vitamina D, à noite, tira o sono. Outra coisa muito boa é açafrão na comida com um pouco de azeite extravirgem de oliva. Eu tô bem melhor. Tente regular seu sono também. Sono ruim aumenta chances de depressão e ansiedade.
A primeira vez que entrei em depressão. Eu perdi muito peso porque não estava me alimentando corretamente e minha ansiedade e e stress aumentaram bastante. E acabei sofrendo um desmaio. Quando fui ao médico descobri que estava com gastrite. E até hoje meu estômago continua me incomodando bastante. Faz todo sentido essa matéria.
Eu tinha gastrite também. Minha irmã me ensinou um chá, graças a Deus nunca mais senti nada. Eu entendo bem como é essa dor, parece uma faca entrando na barriga é terriveeeel
Gastrite se cura com chá da folha de "espinheira santa". Toma 1 colher de chá da planta em 1 xícara de água(200ml). Tomar 3x ao dia, durante 3 semanas, dar folga de 1 semana e recomeçar.
Sou bióloga, matéria espetacular, já li muitos livros a respeito, sempre tive interesse no assunto, uma sugestão para as pessoas usem fermentados, eu fermento aveia com água uvas passas junto com probioticos em cápsulas como com um pouco de banana e mamão pela manhã somente, depois um café preto sem açúcar, gente açúcar prejudica muito nosso organismo quer ter intestino perfeito não coma açúcar não beba leite e derivados não comam gluten, garanto a vocês o quanto irão melhorar, ou até mesmo curar, esses alimentos são gatilhos de diversas doenças uma delas a depressão, alimentos corretos saudáveis , não há eventos externos que te deixem ou causem depressão, a depressão tem como pano de fundo a destruição da saúde intestinal por esses alimentos que citei, probioticos pessoal fermentem alguns alimentos é uma delícia aveia fermentada, e alguma atividade física que lhe dê prazer.
Descobri recentemente que tenho doença celíaca, fiquei 6 anos sofrendo sem saber e também tive depressão. Para quem não sabe, doença celíaca é quando o glúten contido nos alimentos em geral, mas de origem no trigo, causa inflamação nas paredes do intestino, essa inflamação por sua vez causa dores de cólica terríveis e muitas diarreias, ao ponto de não conseguir ter o controle do próprio intestino e desta forma não ser capaz de fazer tarefas simples como por exemplo ir a lugares que não dispõem de banheiro, exemplo feira livre, banco, ou simplesmente ficar mais de 30 minutos fora de casa, fazer viajem, pegar ônibus etc. Por esse motivo fiquei 6 anos muito limitado, inclusive em relação ao trabalho, por isso desenvolvi a depressão. E quando tive o diagnóstico e comecei a tratar a doença celíaca a depressão simplesmente reduziu a quase zero, então eu concordo com o resultado dessa pesquisa, de que uma tem relação com a outra.
Vi seu comentário fui pesquisar sobre isso, minha mãe tem todos os sintomas e eu acho que ela tenha essa doença, pois consome muito trigo Você fez algum teste a intolerância ao glúten? caso sim,quanto foi o teste? Se puder responder desde já eu agradeço😊
@@cassianecristovao4844 o médico (gastroenterologista) vai pedir exames como calprotectina, endoscopia e colonoscopia, na colonoscopia eles colhem material para biópsia, a junção dos resultados da biópsia e dos outros exames confirmam o diagnóstico. Mas ela nem precisa de exames, basta ela restringir a alimentação, não comer mais nada que contenha glúten ou leite (o leite tem uma proteína chamada caseína, ela também prejudica quem tem doença celíaca). Na hora de comprar os ítens no supermercado, precisa olhar os ingredientes descritos na embalagem e precisa estar escrito NÃO CONTÉM GLÚTEN e se também não pode conter leite ou derivados de leite. Aí ela restringindo a alimentação por uns 3 meses e melhorando os sintomas aí significa que ela tem a doença, sabendo disso ela mantém a restrição alimentar que ela terá outra vida, porquê é muito sofrido passar por isso sem se tratar, é terrível.
Bom dia!!🌻 Simplesmente espetacular a matéria, sou Pedagoga e fiz minha Pós na area da Saúde, e estudo bastante sobre esse assunto, alimentação tem tudo a ver com nosso estado emocional, os alimentos industrializados com muitos condimentos artificiais, estão nos distanciando cada vez mais de uma vida harmônica e com Saúde, temos que dar mais atenção à aquilo que ingerimos. Gratidão pela excelente matéria 🤩🥰💖
sim , o emocional muda o intestino, eu mesmo tive problemas com uma pessoa, sempre me dava gases e flatulência perto dela, isso de maneira cronica talvez tbm pela mudança hormonal , já que era um relacionamento meio complicado, entre tesão e auto controle, ela queria, me provocava e depois nao queria mais, e depois que eu me acalmava começava novamente , o efeito sanfona no sistema circulatório tbm deve ser problemático , serio isso causa um stress , depois de algumas vezes disso acontecer passei a ter gases perto dela, tesão e gases , foi assim até eu terminar com ela de vez
Parabéns a BBC pela reportagem ! Necessário aprimorar esse conhecimento para criar novas abordagens em pacientes com depressão. Importante ressaltar que, conforme aponta também na reportagem, há um aumento brutal nos casos de doenças mentais, a depressão é apenas uma delas. Necessário começar a questionar porque nosso modelo de sociedade está levando tanta gente a ficar doente. Um psiquiatra não pode ficar, somente, prescrevendo remédios para deixar, por um n tempo, a pessoa apta ao trabalho, ao sistema. A análise precisa ser reversa, também.
Muito interessante este vídeo!!! Faço tratamento de depressão, desde o ano 2000, e gostaria muito de me libertar desse mau! Parabéns pelo estudo da ciência ué não demore muito, depressão é muito triste e a ansiedade também. Gratidão 🙏😊 👏👏👏👏👏👏
Essa é uma das evidências da relação mente-corpo. Os antigos místicos e yogis tinham esse conhecimento, por isso ensinavam a ciência da Meditação para a saúde do corpo e da Alma através da re-ligação com o Espírito.
SII aqui também! Eu consegui amenizar os sintomas com mudança alimentar e exercícios. Os exercícios sendo o carro chefe, percebi que mesmo que eu coma porcaria como doces se eu fizer exercícios fica tudo bem. Mas semanas de estresse sedentarismo e alimentação desregrada e até café demais me volta os sintomas da SII.
Será que não seria intolerâncias alimentares? Eu tive diagnóstico de síndrome de intestino irritável, mas na verdade eram várias intolerâncias: ao glúten, ao leite de vaca e à soja.
Descobri que tenho gastrite crônica, e tenho muita dor intestinal e estomacal desde os meus 16 anos. Comecei a sentir os primeiros sintomas de problemas emocionais nessa época Tb e comecei a fazer terapia, mas nunca investiguei nada, nem sobre a barriga, nem sobre a cabeça. No início desse ano comecei a me tratar para depressão e ansiedade pq durante a pandemia meu estado piorou vertiginosamente, e Tb comecei a tratar a gastrite, fiz até endoscopia. Detalhe q tenho só 21 anos. Eu tinha episódios de compulsão alimentar ou então de jejum extremo, e meu funcionamento digestivo era totalmente zoado. Hj estou bem melhor e sigo me tratando, até como melhor e não sinto mais aquela dor horrível. Meu psiquiatra e minha mae já diziam que o intestino é o segundo cérebro.. hj eu até acredito!
O texto comete alguns deslizes, " estado de espírito" é um uso popular que foge na descrição da fisiopatologias da depressão e tag, e o homúnculo para quem não sabe, descobrindo vai rir; mas quanto mais pesquisas mais sabemos como funciona esse complexo sistema cerebral e novos tratamentos podem surgir para diminuir o sofrimento dos que padecem com a depressão .
Minha indicação é comer côco. Comam côco in natura. Estou morando em um lugar que tem 4 coqueiros e minha saúde mudou para melhor. A memória também. Comam côco. Caso exista alguma pesquisa gostaria de conhecer.
Agr faz sentido,Tive um episódio depressivo ano passado e estava com o intestino preso a fezes tava secas só conseguia evacuar con bisnaga. Pena descobri tarde se não tinha cuidado com a alimentação.
Segundo a pesquisa de 20 anos do Dr David Pearlmutter, publicada no livro O perigo do glúten, a diminuição ou se possível a eliminação do consumo de alimentos com base farináceas, e capaz de reduzir ou até mesmo eliminar todos os sintomas da depressão e de muitas doenças neurológicas. Fica a dica.
Não faz sentido, o glúten atual tudo bem, depois de muitos cruzamentos genéticos de grãos mas se grãos/farinhas fizessem tão mal nossa espécie não chegaria até aqui.
Sistema digestivo e humor... tudo a ver. O conhecimento popular cunhou o termo "enfezado". Se eu não estiver enganado e as explicações forem corretas, o intestino preso irá te deixar enfezado. O que deveria ser um sistema de limpeza do organismo (corpo e alma) é tratado como algo sujo. Que pena. No meu ponto de vista, alimentação/bactérias influenciam muito o humor das pessoas. Pessoas que têm restrições alimentares "por teimosia ou por ignorância" tendem a ter episódios de depressão mais frequentes e intensas.
expliquei em casa aos filhos adolescentes, sobre " enfezado". Tempos depois, minha filha ouviu na universidade, e me relatou que lembrou da fala. Rimos muito, e claro, mandei ela cagar, que ia melhorar tudo! Rimos mais uma vez, abrimos outro vinho e amanhecemos brindando. É a vida da que segue
Então tecnicamente falando, o que você consome e ingere na sua alimentação e em como esses alimentos naturais ou processados afetam negativamente a sua microbiota e também seu estômago/intestino, tem uma correlação direta com a saúde mental podendo afetar fortemente o indivíduo a ponto de desenvolver doenças psicológicas? Caramba que insano, então quando minha vó dizia: "Meu filho, você é o que você come" realmente era verdade. Porque esse tipo de conteúdo interessante não é ensinado nas escolas? Vou reclamar com meu professor de biologia kkkk
Isso não é ensinado porque a indústria alimentícia seria prejudicada e se a gente não ficar doente a indústria farmacêutica também não lucra... É um ciclo que só quebra quando a pessoa se concientiza que ela é o que come
Sim, uma coisa afeta a outra... Chama eixo intestino-cerebro (não lembro se citaram no vídeo). Por isso judeus atribuíam ao intestino o que normalmente atribuímos ao "coração", o seja, os sentimentos
Isso são estudos recentes, pra reclamar na escola tem que esperar kkkk. Até atualizarem livros e os professores demora. Além que necessita de mais estudos.
Sou professor de inglês em escola pública, mas sempre que posso faço interligação entre temas e disciplinas diferentes, e principalmente quando se trata de coisas que afetam a saúde. Já abordei esse tema do vídeo em sala de aula.
Sobre a narração... Parece estar gripado, ou com congestão nasal sempre. Será se num é uma infecção bacteriana não tratada que obstruiu as vias aéreas superiores? A qualidade sonora dele não é boa. Sempre tive essa sensação de incômodo ao ouvir essa voz assim. Cuidar da saúde é sempre bom. A propósito, o tema do vídeo é excelente. Primordial! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽
O hormónio responsável pela nossa felicidade e bem estar é 80% produzido no intestino,a depressão é um alerta que o corpo dá sobre o desequilíbrio que existe na nossa flora intestinal causado pelo nosso estilo de vida. Como resolver? Tomar kefir,probioticos e fazer exercício físicos
Tem a questão do estresse tbm, né? Minha rotina dentro de casa, desemprego, só me deixa ainda mais ansioso. Aí logo o sistema digestivo sente. Fezes moles, mal formadas...
E eu entendi é que uma das causas de depressão é distúrbios da microbiota intestinal Agora parece que é o contrário... Minha mente bugou!!! Vou assistir ao vídeo do Dr Samuel dalle laste UA-cam indicou agora, pela segunda vez Vou tentar entender isso... Pois não foi assim que ele falou no vídeo... Ou será que fui eu que entendi tudo errado?
E também parece estar gripado, ou com congestão nasal sempre. Será se num é uma infecção bacteriana não tratada que obstruiu as vias aéreas superiores? A qualidade sonora dele não é boa. Sempre tive essa sensação de incômodo ao ouvir essa voz assim. Cuidar da saúde é sempre bom.
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/curiosidades-61187508
Esse ê o tipo de coisa que deveria ser prioridade no mundo! Estudos, ciência, trabalho, fé e respeito a todos!
Enquanto sociopatas e psicopatas mandarem no mundo, a economia, a sociedade vai servir a morte, crueldade, sofrimento, tudo por poder e dinheiro.
Os brasileiros estão cada vez mais iludidos pela igreja evangélica
Vc ta certo, mas dispenso a fé.
Conheço várias pessoas que tem colite nervosa e são ansiosas e ou deprimidas. O cérebro e o intestino estão, sem dúvida, ligados.
Muito importante esse assunto, nosso intestino também tem neurônios sabiam?
Essa relação cérebro-intestino é incrivelmente poderosa!
Cuidem de sua alimentação pessoal!
Comida é o que a gente descasca e não o que a gente desembala!
Abraços galera e saudações nordestinas do Brasil 🌹😊🙏🏻
Saudações!🙏🏻😘
Saudações 💜🙏
"Comida é a que descascamos não as que desembalamos!" Muito bem, pura verdade!👏👏👏👏
Considerado o segundo cérebro e independente.👍🏼
C0MEntario geNial. Tbm s0u norDEstina... Natal - RN. Mas m0ro em SÃO paul0, capiTal, dEsde 2003. ABs ,, c0m BOLS0NARo 22 ,, AMEim!!! 13:13 Hs, pElou horariou DE BRasilía!!! ( = (
É o que dizem: temos três cérebros
1 - cérebro trino (cabeça)
2 - Coração
3 - intestino
Acho que cada vez mais tem feito sentido isso
Quem diria que um dia saberíamos disso. Intestino é tudo! Quando é doente adoece até a mente.
Melhor coisa para minha depressão: antidepressivo e vitamina D. O antidepressivo melhorou 80%, mas quando vinha minha tpm eu ficava mal, mesmo tomando ele. Nesse momento, eu tomo 4 mil UI de vitamina D3. Ao longo do dia, eu viro outra pessoa. Meu humor melhora demais. Sempre tomo pela manhã, porque vitamina D, à noite, tira o sono.
Outra coisa muito boa é açafrão na comida com um pouco de azeite extravirgem de oliva. Eu tô bem melhor.
Tente regular seu sono também. Sono ruim aumenta chances de depressão e ansiedade.
Obrigada por suas dicas querida. Eu costumo por no leite a noite curcuma=açafrão e mel durmo muito bem.
pode tentar suspender a menstruação com minipilula, apenas não menstruar reduz 100% dos males da TPM e da depressão também.
A primeira vez que entrei em depressão. Eu perdi muito peso porque não estava me alimentando corretamente e minha ansiedade e e stress aumentaram bastante. E acabei sofrendo um desmaio. Quando fui ao médico descobri que estava com gastrite. E até hoje meu estômago continua me incomodando bastante. Faz todo sentido essa matéria.
Passei por isso, quando estava Sendo desrespespeitado and ficava calado.
Eu tinha gastrite também. Minha irmã me ensinou um chá, graças a Deus nunca mais senti nada.
Eu entendo bem como é essa dor, parece uma faca entrando na barriga é terriveeeel
@@raffarodriguez3333 como é esse chá?
@@lorenasouza337 chá de Espinheira Santa. Guarda na geladeira e toma que nem água
Santa cura, nunca mais senti nada.
Gastrite se cura com chá da folha de "espinheira santa". Toma 1 colher de chá da planta em 1 xícara de água(200ml). Tomar 3x ao dia, durante 3 semanas, dar folga de 1 semana e recomeçar.
Quando eu tinha muita crise de ansiedade ficava com meu intestino totalmente desregulado.
Joguinho paia
Tenho ansiedade e estou evacuando muito pouco, deve ter relação.
Só eu ficar ansiosa me dá diarréia na hora, é automático.
Sou bióloga, matéria espetacular, já li muitos livros a respeito, sempre tive interesse no assunto, uma sugestão para as pessoas usem fermentados, eu fermento aveia com água uvas passas junto com probioticos em cápsulas como com um pouco de banana e mamão pela manhã somente, depois um café preto sem açúcar, gente açúcar prejudica muito nosso organismo quer ter intestino perfeito não coma açúcar não beba leite e derivados não comam gluten, garanto a vocês o quanto irão melhorar, ou até mesmo curar, esses alimentos são gatilhos de diversas doenças uma delas a depressão, alimentos corretos saudáveis , não há eventos externos que te deixem ou causem depressão, a depressão tem como pano de fundo a destruição da saúde intestinal por esses alimentos que citei, probioticos pessoal fermentem alguns alimentos é uma delícia aveia fermentada, e alguma atividade física que lhe dê prazer.
,om
O emocional muda demais o intestino. Tive uma matéria na universidade que em dias de prova, havia uma diarréia generalizada entre os alunos.
Toda vez que eu ando de avião ✈️ 😂
@@Fofoquinhaaaa Ai, ai 😂😂😂😂
Kefir, seja de leite ou de água, é uma excelente opção para equilibrar a microbiota intestinal. Também melhora o humor. Tudo a ver!
O que é Kefir?
No mercado livre será que eu consigo
@@dherleyh tem a kombucha também.....pega no UA-cam tem bastante coisa sobre probióticos, vários médicos falam á respeito....
Onde comprar o Kefir??
Descobri recentemente que tenho doença celíaca, fiquei 6 anos sofrendo sem saber e também tive depressão. Para quem não sabe, doença celíaca é quando o glúten contido nos alimentos em geral, mas de origem no trigo, causa inflamação nas paredes do intestino, essa inflamação por sua vez causa dores de cólica terríveis e muitas diarreias, ao ponto de não conseguir ter o controle do próprio intestino e desta forma não ser capaz de fazer tarefas simples como por exemplo ir a lugares que não dispõem de banheiro, exemplo feira livre, banco, ou simplesmente ficar mais de 30 minutos fora de casa, fazer viajem, pegar ônibus etc.
Por esse motivo fiquei 6 anos muito limitado, inclusive em relação ao trabalho, por isso desenvolvi a depressão.
E quando tive o diagnóstico e comecei a tratar a doença celíaca a depressão simplesmente reduziu a quase zero, então eu concordo com o resultado dessa pesquisa, de que uma tem relação com a outra.
Vi seu comentário fui pesquisar sobre isso, minha mãe tem todos os sintomas e eu acho que ela tenha essa doença, pois consome muito trigo
Você fez algum teste a intolerância ao glúten? caso sim,quanto foi o teste? Se puder responder desde já eu agradeço😊
@@cassianecristovao4844 o médico (gastroenterologista) vai pedir exames como calprotectina, endoscopia e colonoscopia, na colonoscopia eles colhem material para biópsia, a junção dos resultados da biópsia e dos outros exames confirmam o diagnóstico.
Mas ela nem precisa de exames, basta ela restringir a alimentação, não comer mais nada que contenha glúten ou leite (o leite tem uma proteína chamada caseína, ela também prejudica quem tem doença celíaca). Na hora de comprar os ítens no supermercado, precisa olhar os ingredientes descritos na embalagem e precisa estar escrito NÃO CONTÉM GLÚTEN e se também não pode conter leite ou derivados de leite.
Aí ela restringindo a alimentação por uns 3 meses e melhorando os sintomas aí significa que ela tem a doença, sabendo disso ela mantém a restrição alimentar que ela terá outra vida, porquê é muito sofrido passar por isso sem se tratar, é terrível.
Ana Maria Primavesi ( gênia da agronomia ) fala em seus livros que até a violência tem a ver com alimentação.
Violência contra animais que são comidos depois. Começa por aí.
Com certeza
Somos o que comemos, diz uma frase....
Bom dia!!🌻
Simplesmente espetacular a matéria, sou Pedagoga e fiz minha Pós na area da Saúde, e estudo bastante sobre esse assunto, alimentação tem tudo a ver com nosso estado emocional, os alimentos industrializados com muitos condimentos artificiais, estão nos distanciando cada vez mais de uma vida harmônica e com Saúde, temos que dar mais atenção à aquilo que ingerimos. Gratidão pela excelente matéria 🤩🥰💖
Nunca vi ninguém alegre ou criativo quando com diarreia ou constipação.
Vc perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, Zé Ruela 😂😂😂😂
@@miltonlombardo5450 jura?
Minha nutricionista diz que o intestino é o nosso segundo cérebro (e às vezes, até o primeiro).
Se cortar, feijão, leite, açúcar, pão, banana nanica,cachaça então pode ter certeza você vai ter uma melhora de 98 por cento
Muito bom,tudo isso é real,alimentação de qualidade é um dos pilares principais da nossa vida.
Parabéns a BBC pela iniciativa do audiobook . De grande importância!!
sim , o emocional muda o intestino, eu mesmo tive problemas com uma pessoa, sempre me dava gases e flatulência perto dela, isso de maneira cronica
talvez tbm pela mudança hormonal , já que era um relacionamento meio complicado, entre tesão e auto controle, ela queria, me provocava e depois nao queria mais, e depois que eu me acalmava começava novamente , o efeito sanfona no sistema circulatório tbm deve ser problemático , serio isso causa um stress , depois de algumas vezes disso acontecer passei a ter gases perto dela, tesão e gases , foi assim até eu terminar com ela de vez
"tesão e gases", sensacional 🤣
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣to com tesão e peidando🤣🤣🤣🤣🤣 foram os peidos que afastou a pessoa,eu não ficaria por perto.
Que belo nome pra uma sitcom
@@patocomum né, kkkk
só nao queira passar por isso
Que situação!🤔
Parabéns a BBC pela reportagem ! Necessário aprimorar esse conhecimento para criar novas abordagens em pacientes com depressão. Importante ressaltar que, conforme aponta também na reportagem, há um aumento brutal nos casos de doenças mentais, a depressão é apenas uma delas. Necessário começar a questionar porque nosso modelo de sociedade está levando tanta gente a ficar doente. Um psiquiatra não pode ficar, somente, prescrevendo remédios para deixar, por um n tempo, a pessoa apta ao trabalho, ao sistema. A análise precisa ser reversa, também.
O texto lido é muito extenso e isso transformou um assunto interessante em algo cansativo de se ouvir e esta critica é construtiva
Vejam também o vídeo sobre Epigenética!
Excelente artigo!
Verdadeiro serviço de utilidade pública👏🏼
Literalmente vale aquele ditado:
Você é o que você come 👍.
Muito interessante este vídeo!!!
Faço tratamento de depressão, desde o ano 2000, e gostaria muito de me libertar desse mau!
Parabéns pelo estudo da ciência ué não demore muito, depressão é muito triste e a ansiedade também.
Gratidão 🙏😊
👏👏👏👏👏👏
Sueli veja os vídeos do autor da própria saúde vc vai gostar lá explica sobre como se cuidar de forma natural ...👍
Como vai o seu entorno ?família ,amigos?ambiente?se for péssimo como o meu ,mude..
Estou ouvindo e entendendo um pouco mais,sobre os problemas de intestino. Excelente!
Essa é uma das evidências da relação mente-corpo. Os antigos místicos e yogis tinham esse conhecimento, por isso ensinavam a ciência da Meditação para a saúde do corpo e da Alma através da re-ligação com o Espírito.
Desenvolvi síndrome do intestino irritável após a pandemia, mais alguém?
Retocolite durante a pandemia
Refluxo durante a pandemia.
SII aqui também! Eu consegui amenizar os sintomas com mudança alimentar e exercícios. Os exercícios sendo o carro chefe, percebi que mesmo que eu coma porcaria como doces se eu fizer exercícios fica tudo bem. Mas semanas de estresse sedentarismo e alimentação desregrada e até café demais me volta os sintomas da SII.
@@Carlos87592 sim, cara, que pesadelo.
Será que não seria intolerâncias alimentares? Eu tive diagnóstico de síndrome de intestino irritável, mas na verdade eram várias intolerâncias: ao glúten, ao leite de vaca e à soja.
Descobri o suplemento alimentar Probians, estou tomando há alguns dias e já estou me sentindo melhor. 😉😊
Eu já percebi que nos dias em que dou boas cagadas diárias sem falhar nenhum dia são exatamente os dias que estou me sentindo melhor emocionalmente.
🤣🤣🤣🤣
O que me ajudou muito, leite fermentado.
Nossa, nunca vi uma pessoa com tanta classe?!!! Parabéns 👏👏👏👏👏
Caramba ... me estudem ... tô com todos os sintomas ... é verdade esse bilhete 😢
Obrigado pelo esclarecimento 👏👏👏
Depois que inseri repolho cru e amendoim na minha dieta como alimento prioritário minha vida melhorou.
Alimentos fermentados para povoar nosso intestino de bactérias do bem.
Sempre em dia com as novidades científicas
Descobri que tenho gastrite crônica, e tenho muita dor intestinal e estomacal desde os meus 16 anos. Comecei a sentir os primeiros sintomas de problemas emocionais nessa época Tb e comecei a fazer terapia, mas nunca investiguei nada, nem sobre a barriga, nem sobre a cabeça. No início desse ano comecei a me tratar para depressão e ansiedade pq durante a pandemia meu estado piorou vertiginosamente, e Tb comecei a tratar a gastrite, fiz até endoscopia. Detalhe q tenho só 21 anos. Eu tinha episódios de compulsão alimentar ou então de jejum extremo, e meu funcionamento digestivo era totalmente zoado. Hj estou bem melhor e sigo me tratando, até como melhor e não sinto mais aquela dor horrível. Meu psiquiatra e minha mae já diziam que o intestino é o segundo cérebro.. hj eu até acredito!
Minha mãe saiu da depre tomando metilcobalamina 400MG, vit D e Metilfolato 400MG.
Dá muita energia. Já tomei pra ver.
Nas crises vc já teve fezes moles, pastosas, amarelas, etc?
Depressão é uma doença muito grave pessoal, procurem tratamento imediatamente se possível.
Muito boa explicações é o meu problema obrigado
Narração e compreensão excelentes de conteúdo imprescindível para a saúde perfeita. Obrigado. Deus sempre louvado!
Excelente matéria. Gratidão 🌹
Grata pela explanação.
O texto comete alguns deslizes, " estado de espírito" é um uso popular que foge na descrição da fisiopatologias da depressão e tag, e o homúnculo para quem não sabe, descobrindo vai rir; mas quanto mais pesquisas mais sabemos como funciona esse complexo sistema cerebral e novos tratamentos podem surgir para diminuir o sofrimento dos que padecem com a depressão .
Linguagem popular Ué
Minha indicação é comer côco. Comam côco in natura. Estou morando em um lugar que tem 4 coqueiros e minha saúde mudou para melhor. A memória também. Comam côco. Caso exista alguma pesquisa gostaria de conhecer.
Mas acredito, que com a alteração da alimentação, afeta mesmo.
isso os orientais sabem faz milênios, intestino, cérebro, coração!!!
A Medicina Ayurvedica explica isso a 5.000 anos ...
@@amiltonmoreira3729 sim, também.
Muito bom este vídeo.
Agr faz sentido,Tive um episódio depressivo ano passado e estava com o intestino preso a fezes tava secas só conseguia evacuar con bisnaga.
Pena descobri tarde se não tinha cuidado com a alimentação.
Parabéns 👏 excelente conteúdo 👏
Disdiose intestinal a dieta fodmap salvou minha vida. Uma semana de dieta já ver a diferença, mais nunca mais volto comer açúcar gulten e lactose.
Segundo a pesquisa de 20 anos do Dr David Pearlmutter, publicada no livro O perigo do glúten, a diminuição ou se possível a eliminação do consumo de alimentos com base farináceas, e capaz de reduzir ou até mesmo eliminar todos os sintomas da depressão e de muitas doenças neurológicas. Fica a dica.
Não faz sentido, o glúten atual tudo bem, depois de muitos cruzamentos genéticos de grãos mas se grãos/farinhas fizessem tão mal nossa espécie não chegaria até aqui.
Livro lançado não é sinônimo de estudo. Onde estão os artigos científicos com revisão por pares desse doutor? Gostaria de saber mais.
Excelente!
Muito bem.
Sistema digestivo e humor... tudo a ver. O conhecimento popular cunhou o termo "enfezado". Se eu não estiver enganado e as explicações forem corretas, o intestino preso irá te deixar enfezado. O que deveria ser um sistema de limpeza do organismo (corpo e alma) é tratado como algo sujo. Que pena. No meu ponto de vista, alimentação/bactérias influenciam muito o humor das pessoas. Pessoas que têm restrições alimentares "por teimosia ou por ignorância" tendem a ter episódios de depressão mais frequentes e intensas.
expliquei em casa aos filhos adolescentes, sobre " enfezado". Tempos depois, minha filha ouviu na universidade, e me relatou que lembrou da fala. Rimos muito, e claro, mandei ela cagar, que ia melhorar tudo! Rimos mais uma vez, abrimos outro vinho e amanhecemos brindando. É a vida da que segue
Então tecnicamente falando, o que você consome e ingere na sua alimentação e em como esses alimentos naturais ou processados afetam negativamente a sua microbiota e também seu estômago/intestino, tem uma correlação direta com a saúde mental podendo afetar fortemente o indivíduo a ponto de desenvolver doenças psicológicas? Caramba que insano, então quando minha vó dizia: "Meu filho, você é o que você come" realmente era verdade. Porque esse tipo de conteúdo interessante não é ensinado nas escolas? Vou reclamar com meu professor de biologia kkkk
Isso não é ensinado porque a indústria alimentícia seria prejudicada e se a gente não ficar doente a indústria farmacêutica também não lucra... É um ciclo que só quebra quando a pessoa se concientiza que ela é o que come
Sim, uma coisa afeta a outra... Chama eixo intestino-cerebro (não lembro se citaram no vídeo). Por isso judeus atribuíam ao intestino o que normalmente atribuímos ao "coração", o seja, os sentimentos
Isso são estudos recentes, pra reclamar na escola tem que esperar kkkk. Até atualizarem livros e os professores demora. Além que necessita de mais estudos.
Comece a ver os vídeos do médico Lair Ribeiro e Katia Haranaka. Faz tempo que eles vem explicando isso
Sou professor de inglês em escola pública, mas sempre que posso faço interligação entre temas e disciplinas diferentes, e principalmente quando se trata de coisas que afetam a saúde. Já abordei esse tema do vídeo em sala de aula.
E o mais interessante é que são parecidos...as dobras dos órgãos 🤔
Tomem o yakult da tampa vede ou da tampa azul.
Vocês podiam fazer uma edição de imagens e músicas para esses vídeos.... acho q daria bem mais views.
Isso são vídeos que tu coloca e vai lavar vasilha, ou tomar um café.
@@victorcarvalho742 exatamente.
Não lembro o artigo e onde li, fazia referencia de casos de autismo com intestino! Algo relacionado...
Sobre a narração... Parece estar gripado, ou com congestão nasal sempre. Será se num é uma infecção bacteriana não tratada que obstruiu as vias aéreas superiores?
A qualidade sonora dele não é boa.
Sempre tive essa sensação de incômodo ao ouvir essa voz assim.
Cuidar da saúde é sempre bom.
A propósito, o tema do vídeo é excelente. Primordial! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽
Tudo esta interligado com o hábito alimentar, não?
Os assuntos são sempre interessantes, mas acho ruim de ouvir; a mim parece q o locutor lê rápido, numa ênfase cansativa de escutar😕.
8:23
"...Novos e melhores soluções"???
NovAs soluções!
Esse nervo vago é um dos que é causa dor de cabeça e ânsia de vomito!
Bom dia!
Bela reportagem.
Quase toda produção de serotonina é no intestino
existem estudos sobre essa influência em autismo
Acredito que , isso pode ser a causa desses shootings In escolas e em locals publicos
O hormónio responsável pela nossa felicidade e bem estar é 80% produzido no intestino,a depressão é um alerta que o corpo dá sobre o desequilíbrio que existe na nossa flora intestinal causado pelo nosso estilo de vida.
Como resolver?
Tomar kefir,probioticos e fazer exercício físicos
Tem a questão do estresse tbm, né? Minha rotina dentro de casa, desemprego, só me deixa ainda mais ansioso. Aí logo o sistema digestivo sente. Fezes moles, mal formadas...
Intestino: nosso segundo cérebro.
Um slide com imagnes e ilustracoes dixaria mais fácil
E eu entendi é que uma das causas de depressão é distúrbios da microbiota intestinal
Agora parece que é o contrário...
Minha mente bugou!!!
Vou assistir ao vídeo do Dr Samuel dalle laste UA-cam indicou agora, pela segunda vez
Vou tentar entender isso...
Pois não foi assim que ele falou no vídeo...
Ou será que fui eu que entendi tudo errado?
Dito e alertado por Dr. Lair Ribeiro faz tempo.🙏
Charlatão mor... kkk
@ari Lair Ribeiro é um charlatão mesmo, pesquise melhor. Saia da bolha…
Agora sim entendo o pensamento do Bozzo
Bom.
Acho que esse tipo de vídeo precisa de uma entonação clara, o narrador parece alterado.
E também parece estar gripado, ou com congestão nasal sempre. Será se num é uma infecção bacteriana não tratada que obstruiu as vias aéreas superiores?
A qualidade sonora dele não é boa.
Sempre tive essa sensação de incômodo ao ouvir essa voz assim.
Cuidar da saúde é sempre bom.
Melhor não comentar! Kkkkk
Agora entendi a minha vida estar toda cag@da
2:02 eu ri com o endróquinas
Como matar a bactéria da depressão no intestino?
Toc toc. Quem é? É a decepção. Entra, você já é de casa.
Demais
Espetacular professor.☭
👏
isso me lembra as dores estomacais do kurt cobain.
Se JA SABEM , KD O REMEDIO QYE VAI CURAR A DEPRESSAO?.
O vídeo disse claramente que ainda não sabem a razão ao certo, a única coisa que eles encontraram foram indícios e não uma relação de causa e efeito.
O louco é que já existe até transolantes de fezes para recuperar o funcionamento intestinal.
Tendi nada
To deprimida, parem de subsmetimar a mente!! Gente autoritária! Que se calem quem diga que é mi mi mi, odio a esses ignorantes!!
Não gostei muito dessa leitura...
Sao bacterias muito depressas.😜😵💫
Tomem sofyl....da Yakult..
Esse narrador parece robô de leitura eletrônica. Da para melhorar isto aí!
Bandido com Bandite se entende...
literalmente o cara pode ficar enfezado...kk
Não é atoa que dizem que o estômago é o segundo cérebro do nosso corpo.
Estômago não, dizem isso do intestino!
Intestino.
Devido à presença de gigantesca comunidade de bactérias.
Essa voz nao é muito agradavel de se escutar!
Só fuma moconha que resolve tudo mkkkkkk
Quer dizer que se o PT não perder, o Brasil pode ficar com depressão?