Adoro dicionários. Tenho vários. De vários tipos. Por questões afetivas, sou apegado ao Dicionário Aurélio, o grande. Foi o meu segundo Dicionário. Presente de minha mãe. O Primeiro foi do Silveira Bueno, Ediouro, se não me engano.
Eu estou lendo a Divina Comédia de Dante Alighieri e o dicionário é tão necessário para mim quanto a iluminação. Sem um dicionário eu não passaria do primeiro canto.
Preciso comprar um dicionário urgentemente para os meus filhos, tem horas que eles me fazem perguntas que nem eu mesmo sei resoonder, nao faço a menor ideia do significado das palavras que me perguntam, principalmente meu filho mais velho. Quando criança, me lembro que na minha escola todos os professores pediram para os alunos comprarem dicionário e eu tive um que foi muito, muito útil! Hoje com meus filhos na escola, parece que eu estou voltando a estudar do zero novamente junto com eles, e isso está sendo muito bom ❤ a curiosidade deles acba sendo também minha curiosidade. Aprendemos juntos 😊
Comprei um dicionário grande da Houaiss para trabalhar com naming. Valeu pelo vídeo, professor. Achei incrível o fato de ele mostrar até o ano em que a palavra surgiu no vocabulário.
Sou colaborador voluntário do Grande Houaiss, para datação dos verbetes. Considero uma terapia ocupacional, o que faço por pura satisfação pessoal. Tenho mais de 200 dicionários antigos, digitais, muitas obras literárias e científicas, além de consultar dezenas de jornais na Biblioteca Nacional Digital. O livro que me deu msis trabalho foi o de Março Polo, editado em 1502, em caracteres goticos.
Quero mencionar aqui que os tais "corretores automáticos", que algumas vezes nos ajudam, em outras nos atrapalham e nos acomodam. Muitas foram as vezes que publiquei erradamente, palavras que não seria aceitável que eu errasse.😮😮
Li recentemente um livro que conta a história da escrita do Dicionário Aurélio, o grande:"Por Trás das Palavras - As Intrigas e Disputas que Marcaram a Criação do Dicionário Aurélio, o Maior Fenômeno do Mercado Editorial Brasileiro", de Cezar Motta.
Tenho 62 anos e contínuo curioso em aprender coisas novas. Meu humor já foi melhor. Se você juntar um brincalhão, com um curioso, muitas vezes vai ter um fã de trocadilhos, uma vez o trocadilho nada mais que uma associação de idéias que tenham qualquer tipo de similaridade natural ou até forçada. Gostaria de ser chamado por alguém que planeje nossas políticas públicas de ensino, sobre o valor motivacional do trocadilho, nas salas de aula, notadamente, nas aulas de português e línguas estrangeiras. Posso afirmar que muitas fui aos dicionários e enciclopédias pesquisar a etimolgia ou temas específicos, apenas pra fazer trocadilhos.😂😂😂😂
hoje sou poeta das miscelâneas dos( simbolistas , pagenírico , ditirâmbicos , apoteoses , holístico , metafísico e parnasiano)ou seja pego o seu precisíssimo nome e faço composições poéticas ou aforismos ao mesmo tempo faço para todas as pessoas como remédio da auto-estima , más também consigo fazer quaisquer desenhos artísticos e dou aulas de filosofia no podcast com o nome curso de poesia e filosofia por Robson Cristian e Silva , gratidão grande mestre
Nossa! Existem mesmo pessoas que não usam o dicionário quando leem livros? Elas são o que, loucas, por acaso? Não é raro que eu aprenda muito mais com dicionário do que com o próprio livro que eu tô lendo. Quando eu leio um livro qualquer, e me parece algumas palavras desconhecidas e eu consulto o dicionário, fico horas a fio anotando definições, e as palavras difíceis que aparecem na própria definição! - às vezes até esqueço do livro em si que me fez ir no dicionário - nesse processo, eu acabei aprendendo tanta coisa de medicina, direito e até geografia que eu achei que nunca aprenderia na minha vida.
E como existem, Davi! Às vezes até mesmo pela falta de informação. Sou como você: consulto, sou curioso, me perco entre os verbetes, aprendendo novos conceitos... Isso é muito enriquecedor. Grande abraço!
Mds eu sou igual, tinha 2 dicionários grandões que ganhei no fundamental. Aos 16 e 17 anos comecei a ler bastante e nunca dei a devida importância a esses dicionários. Agr eu perdi esses dois e sinto uma falta viu. As vzs procuro os significados no celular mas acabo que me distraio.
O maior rival dos dicionários, nem é a falta de curiosidade, mas um dos 7 pecados capitais, a preguiça. Some -se a isso o bombardeamento de informações e a pressa que nos acompanha de forma ininterrupta. Nesse cenário, era de se esperar que os "buscadores de informações on line" fossem a ferramenta eficaz para colocar os dicionários nas mãos das pessoas, mas esse hábito precisa ser cultivado nas novas gerações. Vejo meu filho, nascido no ano 2000, que aos 24, me pergunta a todo tempo palavras triviais. E o pior é que não é só ele. Certa vez, no meu ambiente de trabalho, onde 100% dos colegas tem o nível de ensino médio ou superior, fui considerado exibido, ao usar a palavra "proporcionalmente". O ocorrido foi há uns 10 anos, mas a perplexidade, será perpétua.😱😱😱
O maior rival dos dicionários, nem é a falta de curiosidade, mas um dos 7 pecados capitais, a preguiça. Some -se a isso o bombardeamento de informações e a pressa que nos acompanha de forma ininterrupta. Nesse cenário, era de se esperar que os "buscadores de informações on line" fossem a ferramenta eficaz para colocar os dicionários nas mãos das pessoas, mas esse hábito precisa ser cultivado nas novas gerações. Vejo meu filho, nascido no ano 2000, que aos 24, me pergunta a todo tempo palavras triviais. E o pior é que não é só ele. Certa vez, no meu ambiente de trabalho, onde 100% dos colegas tem o nível de ensino médio ou superior, fui considerado exibido, ao usar a palavra "proporcionalmente". O ocorrido foi há uns 10 anos, mas a perplexidade, será perpétua.😱😱😱
Por nada meu querido professor. Só gostaria de compartilhar com você que iniciei uma Pós-Graduação na Unicesumar: Metodologia do Ensino da Língua portuguesa e Literatura no contexto educacional. Estou amando professor. Sou seu fã professor. Admiro muito você.
Esse canal me ajudou muito. Realmente eu gosto muito de ler e uso o dicionário para entender o significado em cada frase. Espero poder ampliar mais minha leitura em livros complexos. Gratidão pelo conteúdo
Obrigado pelo video. Li a Epopeia de Gilgamesh e lerei as obras de Homero para iniciar meu estudo individual na literatura. Nao sou um lritor mas tenho isso como objetivo. Simultaneamente, também estudarei gramatica, ja que escrevo na intuição mesmo. Na primeira pagina do Ilíada, mesmo com uma tradução mais atual, vi que necessitava de um dicionário, obrigado pelas dicas. Mais um inscrito.
passei no shopping hoje nas lojas americanas e vi um exemplar do dicionário michaelis na sessão de livros. era o único exemplar que tinha lá. levei na hora antes que alguém passasse lá e levasse. já tinha um tempo que eu estava querendo adquirir um novo dicionário até pq tenho um mini Aurélio escolar bem antigo, defasado e eu queria um novo dicionário com a ortografia atualizada. muito bom, vale muito a pena, tem palavras que no meu antigo não tem apesar de que eu tenho preferência pelo o Aurélio pq tem uma mini enciclopédia no final mais por enquanto está valendo a pena.
Uso o dicionário Aurélio e gosto muito!! Futuramente pretendo adquirir dicionários da língua espanhola. Por enquanto, só tenho o minidicionário Espanhol mas que já supre minhas necessidades.
Tenho o dicionário de espanhol da Porto Editora em tamanho grande (conhecidos como dicionários de mesa). É um bom dicionário. Indico. Grande abraço, Mariana!
Eu geralmente só uso o dicionário físico que tenho aqui, um monte de post-its e mais um pequeno bloco de anotações com palavras que me chamam a atenção, mas decidi usar somente um app online por um tempo para ver como eu me sairia ao escrever e ler. Nisso, cheguei à conclusão de que dicionários online me deixam um pouco... preguiçoso? Ou algo assim. Quando usava o dicionário físico, às vezes me perdia lendo um pouquinho ou só dando aquela olhada ligeira e sem compromisso pelas páginas - demorava pra voltar a ler o livro ou continuar escrevendo minhas ideias mirabolantes no docs? Com certeza. Mas isso sempre me agregava um pouco mais de conhecimento, de uma forma ou de outra. Por exemplo, às vezes eu tenho uma vaga lembrança de uma palavra que seria perfeita para a sentença que estou fazendo, daí eu consulto meu bloco de anotações para procurar essa palavra se estiver de boa, às vezes ainda dou uma volta pelo mar de post-its no meu dicionário; mas só tive a vaga lembrança da palavra porque li o meu monstro de estimação. Com dicionários online (especificamente app's), a procura pela palavra é extremamente rápida mas você não tem mais aquela página cheia de letrinhas... Claro, tem o campo de "sinônimos", "antônimos", "palavras que possam rimar" e etc, mas não é a mesma coisa porque pra ver a definição delas eu tenho que ficar clicando o tempo inteiro em cima das palavras. Isso é tedioso demais para mimkkk. No fim, eu gosto mesmo do meu dicionário e bloco de anotações por gosto pessoal, mas é inquestionável que dicionários onlines me ajudam pra caramba também, talvez só não agreguem tanto a mim quanto uma edição física e cheirosa.
Um entrenimento saudável que o mundo digital nos oferece, são os canais de redes sociais, que comparam e nos apresentam peculiaridades da língua portuguesa do Brasil, de Portugal e de demais países lusófonos. Me divirto com as armadilhas em que podemos cair, por achar que as palavras e expressões são as mesmas em toda parte. 😂😂😂
Professor Wesley rindo km com seu comentário sobre o "pai dos burros". O dicionário que mais gosto é o Aurélio. Todavia acho o Houaiss bem amplo. Sinto que por vezes ele é melhor pra consulta. Confesso que nunca tive muita vontade em consultar outros dicionários. O de bolso é bom. Todavia gosto dos maiores. Todas as vezes que leio autores portugueses mesmo consultando um dicionário de Portugal sinto que não explica tudo. Tem palavras que só um nativo trás ao meu ver clareza. Ao menos comigo é assim. Que fofo seu Ex libri. Dia desses o Paulo Rezzutti fez uma live maravilhosa mostrando alguns ex libri. Professor tb acho que as vezes o conteúdo online é redutivo... Um dicionário pra quem puder ter em casa mesmo que de bolso uma boa... Abraço professor 🙌
Com certeza, Mônica, é melhor o dicionário impresso. Sem contar que as vezes vamos procurar alguma palavra e acabamos encontrando outras e lendo seu significado por curiosidade. Isso amplia muito nosso vocabulário. Grande abraço!
Vc me fez gostar de dicionarios... hj tenho varios (ingles-ingles, portugues-ingles; portugues-espanhol; espanhol-espanhol; portugues-portugues; expressões; analógico; sinonimos; fora os digitais)
A língua portuguesa é igual android. Sempre vai se atualizando. Novos termos foram criados. Por exemplo o adjetivo pejorativo: negacionista. Qual dicionário vc recomenda comprar? Tenho um mini dicionário prático(consulta).
É muito difícil alguém que tenha acesso a todos os dicionários da nossa língua, para poder fazer uma justa comparação, mas temos na casa de meus pais, uma coleção de 5 volumes grandes do *DICIONÁRIO CALDAS AULETE* , e sou fã incondicional desse dicionário, tão pouco badalado em comparação com outros mais falados, como o Houaiss ou o Aurélio. Qual a razão desse desconhecimento? Alguém faz idéia? Por que os tais formadores de opinião não citam muito mais o *CALDAS AULETE?* 😮😮😮😮
@@ed.lima-19 Edson, que eu saiba todos os dicionários são bem amplos, trazendo tanto vocábulos da norma culta quanto também da coloquial. Não conheço, até o momento, um dicionário exclusivo da norma culta. Abraços!
Comprei o HOUAISS gigante, e a edição de 2009 com Novo Acordo, que não é mais fabricada, hoje só querem empurrar o menor, por outra editora (OBS: apesar de ter vindo com CD o meu, este não funciona se vc não tiver o nome + número de série do autor antigo, e ainda assim acho que não vai rodar ou ser útil - em todo caso, tenho uma versão KINDLE do próprio HOUAISS, também), e hoje oscila em 200-400 reais em sebos, tendo mais de 400K definições (nenhuma outra chega a tanto). De fato, não existe dicionário melhor que este (e só vale a pena comprar esta edição, lógico). Só peca por não ter divisão silábica. O Aurélio grandão (que novo custa até mais, R$ 500) não informa a quantidade, mas duvido que seja próximo em qualidade da obra, e vastidão, alcance.
Boa noite Professor. Meu nome é Rodrigo, parabéns pelos seus vídeos. Professor, qual o link onde encontro esse grande dicionário Houaiss pra comprar? Mas quero igual esse. Desde já agradeço sua atenção.
Tenho um dicionário Aurélio século XXI fnde 2002, você acha que este dicionário é bom para ler literatura e autores como machado de Assis e José de Alencar? Já li machado de Assis e encontrei o termo cabriolas de volatim e não sei o que significa.
Infelizmente ainda não conheço a fundo o dicionário de Bechara. Já o folheei na livraria, mas não o suficiente para dizer se indico ou não. Pretendo adquiri-lo futuramente.
@@leandrolima6564 Bacana, Leandro. Pelo nome já liguei ao Sacconi do "Não erre mais" mesmo. Porém, nunca vi esse dicionário citado. Com certeza irei pesquisar a respeito e ver se está disponível para venda.
@@ProfessorWeslleyBarbosa O Sacconi foi publicado há uns poucos anos e a editora não existe mais. É bom, mas tem o defeito de, na Apresentação, criticar todos os demais dicionários. É deselegante e repete um costume antigo de soberba de alguns dicionarístas.
Brasileiro não gosta de leitura porque prefere o folclore à educação. Qualquer leitor sabe que o dicionário é essencial para uma boa compreensão do texto. Além disso, quem usa dele está sempre atual com a Língua Portuguesa ou com qualquer outro idioma, de uma forma geral.
Ganhei um dicionário Houaiss da biblioteca do sesi da minha cidade, tinha vários entre eles o Aurélio, a bibliotecária disse que se não fosse doado iria para a reciclagem :/
Nenhum dicionário no mundo inteiro contém todas as palavras. Todo dia nascem palavras e mesmo nos dicionários digitais é difícil e trabalhoso manter a atualização da nominata. O Grande Dicionario Houaiss é um novo dicionario a cada dia. Hoje pela manhã sugeri novas datas para passaredo e passarada. A atualização foi feita à tarde
Para meu perfil, Houaiss, pois gosto muito de saber etimologia, entender prefixos, sufixos, radicais etc. Em 2017, estava caro, mas num preço dentro da realidade. Agora, rareou e está caríssimo (mesmo os usados) liguei no IAH, mas está fora de catálogo, alegam que está "defasado", mas não está tanto assim. É de 2009, mas já de acordo com o novo acordo ortográfico. Fato é que estão focando agora apenas em assinaturas online (caríssimas), que deixam pessoas de menor poder aquisitivo de fora. Uma pena. Mas isso mostra a falta de incentivo à leitura e à educação no País.
até hoje tenho um mini Aurélio escolar do ano de 2001 algo assim. eu nunca substitui ele por nenhum outro dicionário nem mesmo os que tem no formato digital.
Olá, Vinícius. Possuo antologias sim. Para indicar, preciso saber especificamente o que pretendes. Há antologias da literatura brasileira, da portuguesa, antologias de contos, de poemas, enfim, é bem vasto o campo. Diga sua preferência que, dependendo do caso, posso indicar até mais de uma. Aguardo.
@@viniciussfogo ok, Vinícius. Então deixo as seguintes dicas: primeiro, as antologias publicadas por Massaud Moisés, "A Literatura Brasileira Através dos Textos" e "A Literatura portuguesa através dos Textos". São excelentes antologias. Indico também "O conto brasileiro contemporâneo", de Alfredo Bosi, "As cem melhores crônicas brasileiras", de Joaquim Ferreira dos Santos, "Os cem melhores contos brasileiros do século" e "Os cem melhores poemas brasileiros do século", de Ítalo Moriconi, (esses 3 últimos saem pela editora Objetiva). Também indico a "Antologia comentada de literatura brasileira", de Magaly Trindade Gonçalves e outras autoras. Da literatura portuguesa em específico, fora a citada obra de Massaud Moisés, não conheço outras coisas além de uma antologia de lírica cavalheiresca chamada "Fremosos cantares", que já mostrei aqui no canal, se não me engano no Book Haul de fevereiro. Enfim, espero ter ajudado. Grande abraço!
Olá, Piter! Sem dúvidas, não é uma expressão tida como padrão dentro da gramática normativa. O ideal realmente seria "você ajudará a manter o canal" ou, caso se quisesse mesmo manter a noção de prolongamento do presente, alcançada com o gerúndio, poderia ficar "você ajuda a manter o canal". Trata-se, no entanto, de uma concessão a um vício de linguagem. Essa expressão, da forma como destacaste, é utilizada como "call to action" por muitos "youtubers" e aproxima o canal do público nesse momento inicial de apresentação do vídeo. Parece que expressões padronizadas ajudam tanto no engajamento do público quanto no reconhecimento do algoritmo do UA-cam. Algumas vezes eu substituo-a pelo "ajuda", em alguns poucos vídeos. Na maioria dos casos, tenho adotado a eexpressão mais informal. Obrigado pelo comentário e grande abraço!
Hoje em dia todos querem a informação resumida, condensada, "mastigada" e cada vez mais os jovens não tem paciência em conhecer sequer a grafia precisa das palavras da língua que falamos, quanto mais a semântica ou a etimologia, dos vocábulos. Com isso vão se criando neologismos desnecessários e horrendos, que disvirtuam o idioma. As pessoas nem tem noção do quanto perdem em comunicação, algo tão fundamental para nós homo sapiens sapiens.😮😮😮
Professor meu caro, tu é feio que dói, mas tbm é muito inteligente!! Ganhou mais um escrito! 😂😂😂 haha to só te zuando professor, forte abç, auhsuahsu 🤪
Adoro dicionários. Tenho vários. De vários tipos.
Por questões afetivas, sou apegado ao Dicionário Aurélio, o grande. Foi o meu segundo Dicionário. Presente de minha mãe. O Primeiro foi do Silveira Bueno, Ediouro, se não me engano.
Aceito um de presente kkkk
Eu adoro dicionários, mas pra mim um online já é mais que o suficiente. Priberam, Lexico dictionary, wiktionary
Eu estou lendo a Divina Comédia de Dante Alighieri e o dicionário é tão necessário para mim quanto a iluminação. Sem um dicionário eu não passaria do primeiro canto.
Parabéns professor, seus são de grande importância!
Professor Wesley seu canal foi um achado para mim! Adoro as suas indicações, ajuda demais um estudante de letras! Por favor não pare!
Que legal, Liza. São comentários como o seu que me inspiram a continuar. Muito obrigado e abraços!
Preciso comprar um dicionário urgentemente para os meus filhos, tem horas que eles me fazem perguntas que nem eu mesmo sei resoonder, nao faço a menor ideia do significado das palavras que me perguntam, principalmente meu filho mais velho. Quando criança, me lembro que na minha escola todos os professores pediram para os alunos comprarem dicionário e eu tive um que foi muito, muito útil!
Hoje com meus filhos na escola, parece que eu estou voltando a estudar do zero novamente junto com eles, e isso está sendo muito bom ❤ a curiosidade deles acba sendo também minha curiosidade. Aprendemos juntos 😊
Que bacana, Tamiris! Estudar junto com os filhos é muito importante, e marcante para nós e para eles. Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa obrigada professor👍🏾
Comprei um dicionário grande da Houaiss para trabalhar com naming. Valeu pelo vídeo, professor. Achei incrível o fato de ele mostrar até o ano em que a palavra surgiu no vocabulário.
Exatamente. É incrível mesmo! Grande abraço!
Sou colaborador voluntário do Grande Houaiss, para datação dos verbetes. Considero uma terapia ocupacional, o que faço por pura satisfação pessoal. Tenho mais de 200 dicionários antigos, digitais, muitas obras literárias e científicas, além de consultar dezenas de jornais na Biblioteca Nacional Digital. O livro que me deu msis trabalho foi o de Março Polo, editado em 1502, em caracteres goticos.
Seus vídeos são muito bem explicados, como caloura de Letras tem ajudado muito. Parabéns.
Que bom, Camila. Fico feliz por ler isso. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa gostei muito
Quero mencionar aqui que os tais "corretores automáticos", que algumas vezes nos ajudam, em outras nos atrapalham e nos acomodam. Muitas foram as vezes que publiquei erradamente, palavras que não seria aceitável que eu errasse.😮😮
Li recentemente um livro que conta a história da escrita do Dicionário Aurélio, o grande:"Por Trás das Palavras - As Intrigas e Disputas que Marcaram a Criação do Dicionário Aurélio, o Maior Fenômeno do Mercado Editorial Brasileiro", de Cezar Motta.
Não conhecia. Anotei para futura aquisição.
Tenho 62 anos e contínuo curioso em aprender coisas novas.
Meu humor já foi melhor.
Se você juntar um brincalhão, com um curioso, muitas vezes vai ter um fã de trocadilhos, uma vez o trocadilho nada mais que uma associação de idéias que tenham qualquer tipo de similaridade natural ou até forçada. Gostaria de ser chamado por alguém que planeje nossas políticas públicas de ensino, sobre o valor motivacional do trocadilho, nas salas de aula, notadamente, nas aulas de português e línguas estrangeiras. Posso afirmar que muitas fui aos dicionários e enciclopédias pesquisar a etimolgia ou temas específicos, apenas pra fazer trocadilhos.😂😂😂😂
você acredita que memorizei todas as palavras do dicionário para melhorar meu vocabulário , gratidão grande mestre
Empreendeste uma verdadeira odisseia, Robson! Mas certamente valeu a pena! Grande abraço!
hoje sou poeta das miscelâneas dos( simbolistas , pagenírico , ditirâmbicos , apoteoses , holístico , metafísico e parnasiano)ou seja pego o seu precisíssimo nome e faço composições poéticas ou aforismos ao mesmo tempo faço para todas as pessoas como remédio da auto-estima , más também consigo fazer quaisquer desenhos artísticos e dou aulas de filosofia no podcast com o nome curso de poesia e filosofia por Robson Cristian e Silva , gratidão grande mestre
Nossa! Existem mesmo pessoas que não usam o dicionário quando leem livros? Elas são o que, loucas, por acaso? Não é raro que eu aprenda muito mais com dicionário do que com o próprio livro que eu tô lendo. Quando eu leio um livro qualquer, e me parece algumas palavras desconhecidas e eu consulto o dicionário, fico horas a fio anotando definições, e as palavras difíceis que aparecem na própria definição! - às vezes até esqueço do livro em si que me fez ir no dicionário - nesse processo, eu acabei aprendendo tanta coisa de medicina, direito e até geografia que eu achei que nunca aprenderia na minha vida.
E como existem, Davi! Às vezes até mesmo pela falta de informação. Sou como você: consulto, sou curioso, me perco entre os verbetes, aprendendo novos conceitos... Isso é muito enriquecedor. Grande abraço!
Mds eu sou igual, tinha 2 dicionários grandões que ganhei no fundamental. Aos 16 e 17 anos comecei a ler bastante e nunca dei a devida importância a esses dicionários. Agr eu perdi esses dois e sinto uma falta viu. As vzs procuro os significados no celular mas acabo que me distraio.
@@Gabriellima126-z6leu leio sempre o dicionário aqui no celular mesmo.
O maior rival dos dicionários, nem é a falta de curiosidade, mas um dos 7 pecados capitais, a preguiça. Some -se a isso o bombardeamento de informações e a pressa que nos acompanha de forma ininterrupta.
Nesse cenário, era de se esperar que os "buscadores de informações on line" fossem a ferramenta eficaz para colocar os dicionários nas mãos das pessoas, mas esse hábito precisa ser cultivado nas novas gerações. Vejo meu filho, nascido no ano 2000, que aos 24, me pergunta a todo tempo palavras triviais. E o pior é que não é só ele. Certa vez, no meu ambiente de trabalho, onde 100% dos colegas tem o nível de ensino médio ou superior, fui considerado exibido, ao usar a palavra "proporcionalmente". O ocorrido foi há uns 10 anos, mas a perplexidade, será perpétua.😱😱😱
Eu estou atualmente tentando ler em inglês, portanto estou usando dicionário no celular como app, o aplicativo da Cambridge. Estou amando!
O maior rival dos dicionários, nem é a falta de curiosidade, mas um dos 7 pecados capitais, a preguiça. Some -se a isso o bombardeamento de informações e a pressa que nos acompanha de forma ininterrupta.
Nesse cenário, era de se esperar que os "buscadores de informações on line" fossem a ferramenta eficaz para colocar os dicionários nas mãos das pessoas, mas esse hábito precisa ser cultivado nas novas gerações. Vejo meu filho, nascido no ano 2000, que aos 24, me pergunta a todo tempo palavras triviais. E o pior é que não é só ele. Certa vez, no meu ambiente de trabalho, onde 100% dos colegas tem o nível de ensino médio ou superior, fui considerado exibido, ao usar a palavra "proporcionalmente". O ocorrido foi há uns 10 anos, mas a perplexidade, será perpétua.😱😱😱
Professor maravilhoso. Um encanto. O Brasil precisa de mais professores assim. Todos os dias assisto alguma coisa sua.
Muito obrigado pelo apoio, Valmir! Grande abraço!
Por nada meu querido professor. Só gostaria de compartilhar com você que iniciei uma Pós-Graduação na Unicesumar: Metodologia do Ensino da Língua portuguesa e Literatura no contexto educacional. Estou amando professor. Sou seu fã professor. Admiro muito você.
Ah, que ótimo, Valmir! Desejo muito sucesso nessa pós! Muito obrigado pelo comentário. Abraços!
Esse canal me ajudou muito. Realmente eu gosto muito de ler e uso o dicionário para entender o significado em cada frase. Espero poder ampliar mais minha leitura em livros complexos. Gratidão pelo conteúdo
Obrigado pelo comentário, Andréa! Grande abraço!
Finalmente achei um conteúdo BOM sobre esse assunto. Parabéns, muito bom mesmo. Obrigado!
Obrigado pelo video. Li a Epopeia de Gilgamesh e lerei as obras de Homero para iniciar meu estudo individual na literatura. Nao sou um lritor mas tenho isso como objetivo. Simultaneamente, também estudarei gramatica, ja que escrevo na intuição mesmo.
Na primeira pagina do Ilíada, mesmo com uma tradução mais atual, vi que necessitava de um dicionário, obrigado pelas dicas. Mais um inscrito.
Obrigado, professor!! Suas explicações me ajudaram à compreender melhor o uso do dicionário, e qual dicionário escolher.
Eu tenho o Houaiss pequeno e ajuda-me bastante nas dúvidas diárias.
Que vídeo sensacional.
Sou apaixonada por dicionários. Tenho muitos.❤
passei no shopping hoje nas lojas americanas e vi um exemplar do dicionário michaelis na sessão de livros. era o único exemplar que tinha lá. levei na hora antes que alguém passasse lá e levasse. já tinha um tempo que eu estava querendo adquirir um novo dicionário até pq tenho um mini Aurélio escolar bem antigo, defasado e eu queria um novo dicionário com a ortografia atualizada. muito bom, vale muito a pena, tem palavras que no meu antigo não tem apesar de que eu tenho preferência pelo o Aurélio pq tem uma mini enciclopédia no final mais por enquanto está valendo a pena.
Uso o dicionário Aurélio e gosto muito!! Futuramente pretendo adquirir dicionários da língua espanhola. Por enquanto, só tenho o minidicionário Espanhol mas que já supre minhas necessidades.
Tenho o dicionário de espanhol da Porto Editora em tamanho grande (conhecidos como dicionários de mesa). É um bom dicionário. Indico. Grande abraço, Mariana!
Obrigado pelo vídeo!
Eu geralmente só uso o dicionário físico que tenho aqui, um monte de post-its e mais um pequeno bloco de anotações com palavras que me chamam a atenção, mas decidi usar somente um app online por um tempo para ver como eu me sairia ao escrever e ler.
Nisso, cheguei à conclusão de que dicionários online me deixam um pouco... preguiçoso? Ou algo assim.
Quando usava o dicionário físico, às vezes me perdia lendo um pouquinho ou só dando aquela olhada ligeira e sem compromisso pelas páginas - demorava pra voltar a ler o livro ou continuar escrevendo minhas ideias mirabolantes no docs? Com certeza. Mas isso sempre me agregava um pouco mais de conhecimento, de uma forma ou de outra.
Por exemplo, às vezes eu tenho uma vaga lembrança de uma palavra que seria perfeita para a sentença que estou fazendo, daí eu consulto meu bloco de anotações para procurar essa palavra se estiver de boa, às vezes ainda dou uma volta pelo mar de post-its no meu dicionário; mas só tive a vaga lembrança da palavra porque li o meu monstro de estimação.
Com dicionários online (especificamente app's), a procura pela palavra é extremamente rápida mas você não tem mais aquela página cheia de letrinhas... Claro, tem o campo de "sinônimos", "antônimos", "palavras que possam rimar" e etc, mas não é a mesma coisa porque pra ver a definição delas eu tenho que ficar clicando o tempo inteiro em cima das palavras. Isso é tedioso demais para mimkkk.
No fim, eu gosto mesmo do meu dicionário e bloco de anotações por gosto pessoal, mas é inquestionável que dicionários onlines me ajudam pra caramba também, talvez só não agreguem tanto a mim quanto uma edição física e cheirosa.
Muito bacana, Alex. Obrigado por compartilhar sua experiência. Abraços!
Muito conhecimento nesse video
Um entrenimento saudável que o mundo digital nos oferece, são os canais de redes sociais, que comparam e nos apresentam peculiaridades da língua portuguesa do Brasil, de Portugal e de demais países lusófonos. Me divirto com as armadilhas em que podemos cair, por achar que as palavras e expressões são as mesmas em toda parte. 😂😂😂
Professor Wesley rindo km com seu comentário sobre o "pai dos burros". O dicionário que mais gosto é o Aurélio. Todavia acho o Houaiss bem amplo. Sinto que por vezes ele é melhor pra consulta. Confesso que nunca tive muita vontade em consultar outros dicionários. O de bolso é bom. Todavia gosto dos maiores. Todas as vezes que leio autores portugueses mesmo consultando um dicionário de Portugal sinto que não explica tudo. Tem palavras que só um nativo trás ao meu ver clareza. Ao menos comigo é assim. Que fofo seu Ex libri. Dia desses o Paulo Rezzutti fez uma live maravilhosa mostrando alguns ex libri. Professor tb acho que as vezes o conteúdo online é redutivo... Um dicionário pra quem puder ter em casa mesmo que de bolso uma boa... Abraço professor 🙌
Com certeza, Mônica, é melhor o dicionário impresso. Sem contar que as vezes vamos procurar alguma palavra e acabamos encontrando outras e lendo seu significado por curiosidade. Isso amplia muito nosso vocabulário. Grande abraço!
Vc me fez gostar de dicionarios... hj tenho varios (ingles-ingles, portugues-ingles; portugues-espanhol; espanhol-espanhol; portugues-portugues; expressões; analógico; sinonimos; fora os digitais)
Que legal, João Vitor! Grande abraço!
Bom dia professor!
Parabéns!
Esclarecedor.
Muito obrigado, Samuel! Abraços!
O caminho para escrever bem, e compreender textos.
Exatamente, Ângelo! Obrigado pelo comentário e abraços!
Ótimas dicas, professor! Muito bom!
Muito obrigado, Jairo. Abraços!
Muito bom!
Parabéns professor!
Muito obrigado, Juarez! Abraços!
Novamente, um vídeo muito bom!!!!
Muito obrigado, Weslley.
A língua portuguesa é igual android. Sempre vai se atualizando.
Novos termos foram criados. Por exemplo o adjetivo pejorativo: negacionista.
Qual dicionário vc recomenda comprar?
Tenho um mini dicionário prático(consulta).
Muito bom.
É muito difícil alguém que tenha acesso a todos os dicionários da nossa língua, para poder fazer uma justa comparação, mas temos na casa de meus pais, uma coleção de 5 volumes grandes do
*DICIONÁRIO CALDAS AULETE* ,
e sou fã incondicional desse dicionário, tão pouco badalado em comparação com outros mais falados, como o Houaiss ou o Aurélio. Qual a razão desse desconhecimento? Alguém faz idéia? Por que os tais formadores de opinião não citam muito mais o *CALDAS AULETE?* 😮😮😮😮
Pois eu vejo os Houaiss e os chamo de papais. Nasci no mesmo dia que ele: 15 de outubro, dia do professor. 😂😂😂❤
Dica de ideia para outro vídeo: tipos de diferentes Dicionários.
Ótima dica!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Professor existem dicionários que tratam unicamente da norma culta padrão?
@@ed.lima-19 Edson, que eu saiba todos os dicionários são bem amplos, trazendo tanto vocábulos da norma culta quanto também da coloquial. Não conheço, até o momento, um dicionário exclusivo da norma culta. Abraços!
Eu gosto do livro fisico. Mas no caso de dicionarios eu uso o do tipo online.
Olá, professor Weslley.
Gostei muito do vídeo.
O senhor conhece o Dicionário Sacconi?
Abraços.
Comprei o HOUAISS gigante, e a edição de 2009 com Novo Acordo, que não é mais fabricada, hoje só querem empurrar o menor, por outra editora (OBS: apesar de ter vindo com CD o meu, este não funciona se vc não tiver o nome + número de série do autor antigo, e ainda assim acho que não vai rodar ou ser útil - em todo caso, tenho uma versão KINDLE do próprio HOUAISS, também), e hoje oscila em 200-400 reais em sebos, tendo mais de 400K definições (nenhuma outra chega a tanto). De fato, não existe dicionário melhor que este (e só vale a pena comprar esta edição, lógico). Só peca por não ter divisão silábica. O Aurélio grandão (que novo custa até mais, R$ 500) não informa a quantidade, mas duvido que seja próximo em qualidade da obra, e vastidão, alcance.
Boa noite Professor. Meu nome é Rodrigo, parabéns pelos seus vídeos. Professor, qual o link onde encontro esse grande dicionário Houaiss pra comprar? Mas quero igual esse. Desde já agradeço sua atenção.
Obrigado pelo vídeo. De qual estado do Brasil você é? Meu idioma nativo é o espanhol e quero saber de onde é seu sotaque
Acho que é um dos sotaques Nordestinos
palavra comutaçao
Tenho um dicionário Aurélio século XXI fnde 2002, você acha que este dicionário é bom para ler literatura e autores como machado de Assis e José de Alencar? Já li machado de Assis e encontrei o termo cabriolas de volatim e não sei o que significa.
Eu tenho diversos dicionários
Vale a pena ler um dicionário palavra por palavra para melhorar o vocabulário?
Eu tenho o mini dicionário de Evanildo Bechara. O que acha?
Infelizmente ainda não conheço a fundo o dicionário de Bechara. Já o folheei na livraria, mas não o suficiente para dizer se indico ou não. Pretendo adquiri-lo futuramente.
Professor o senhor recomenda dicionário de regência nominal e verbal?
Olá, Jessy. Recomendo sim. Inclusive tenho aqui em minha biblioteca. Abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Qual seria ele professor?
Olá, Sabrina. São os dicionários de regência verbal e nominal de Celso Luft. Abraços!
O que é uma vetereza ?
O dicionário que eu mais acho coerente com os verbetes é O grande Sacconi.
Infelizmente não conheço, Leandro. Mas fiquei interessado em procurar saber. Obrigado e abraços!
@@ProfessorWeslleyBarbosa O dicionário a qual me refiro é do tamanho desse dicionário Houaiss. O Grande Sacconi é do mesmo autor de "Não erre mais".
@@leandrolima6564 Bacana, Leandro. Pelo nome já liguei ao Sacconi do "Não erre mais" mesmo. Porém, nunca vi esse dicionário citado. Com certeza irei pesquisar a respeito e ver se está disponível para venda.
@@ProfessorWeslleyBarbosa O Sacconi foi publicado há uns poucos anos e a editora não existe mais. É bom, mas tem o defeito de, na Apresentação, criticar todos os demais dicionários. É deselegante e repete um costume antigo de soberba de alguns dicionarístas.
Vale a pena ler um dicionário completamente, de capa a capa, palavra por palavra, junto com seus significados?
Super 👍🤝
Bom dia professor! O senhor recomenda dicionário para regência e sintaxe
Olá, Valmir. Indico os dicionários de regência nominal e verbal de Celso Pedro Luft. São duas obras fundamentais nessa área.
Brasileiro não gosta de leitura porque prefere o folclore à educação. Qualquer leitor sabe que o dicionário é essencial para uma boa compreensão do texto.
Além disso, quem usa dele está sempre atual com a Língua Portuguesa ou com qualquer outro idioma, de uma forma geral.
Ganhei um dicionário Houaiss da biblioteca do sesi da minha cidade, tinha vários entre eles o Aurélio, a bibliotecária disse que se não fosse doado iria para a reciclagem :/
O que significa hostil???
Boa tarde, professor! Existe dicionário da língua portuguesa com sinônimos?
No Aurélio não encontrei as palavras: "comorbidade" e "rifteamento"😔
Verdade, o lado ruim dos dicionários de bolso é esse. Grande abraço, amigo!
Nenhum dicionário no mundo inteiro contém todas as palavras. Todo dia nascem palavras e mesmo nos dicionários digitais é difícil e trabalhoso manter a atualização da nominata. O Grande Dicionario Houaiss é um novo dicionario a cada dia. Hoje pela manhã sugeri novas datas para passaredo e passarada. A atualização foi feita à tarde
Obrigado pela contribuição, Paulo! Grande abraço!
Para meu perfil, Houaiss, pois gosto muito de saber etimologia, entender prefixos, sufixos, radicais etc. Em 2017, estava caro, mas num preço dentro da realidade. Agora, rareou e está caríssimo (mesmo os usados) liguei no IAH, mas está fora de catálogo, alegam que está "defasado", mas não está tanto assim. É de 2009, mas já de acordo com o novo acordo ortográfico. Fato é que estão focando agora apenas em assinaturas online (caríssimas), que deixam pessoas de menor poder aquisitivo de fora. Uma pena. Mas isso mostra a falta de incentivo à leitura e à educação no País.
Comentário perfeito, Frank! Total falta de incentivo à leitura. Obrigado e abraços!
até hoje tenho um mini Aurélio escolar do ano de 2001 algo assim. eu nunca substitui ele por nenhum outro dicionário nem mesmo os que tem no formato digital.
Professor, o senhor possui alguma Antologia? Se sim, recomenda alguma em específico?
Olá, Vinícius. Possuo antologias sim. Para indicar, preciso saber especificamente o que pretendes. Há antologias da literatura brasileira, da portuguesa, antologias de contos, de poemas, enfim, é bem vasto o campo. Diga sua preferência que, dependendo do caso, posso indicar até mais de uma. Aguardo.
@@ProfessorWeslleyBarbosa Tava procurando de literatura brasileira e portuguesa, professor. Se puder me indicar algumas, agradeço e muito!
@@viniciussfogo ok, Vinícius. Então deixo as seguintes dicas: primeiro, as antologias publicadas por Massaud Moisés, "A Literatura Brasileira Através dos Textos" e "A Literatura portuguesa através dos Textos". São excelentes antologias. Indico também "O conto brasileiro contemporâneo", de Alfredo Bosi, "As cem melhores crônicas brasileiras", de Joaquim Ferreira dos Santos, "Os cem melhores contos brasileiros do século" e "Os cem melhores poemas brasileiros do século", de Ítalo Moriconi, (esses 3 últimos saem pela editora Objetiva). Também indico a "Antologia comentada de literatura brasileira", de Magaly Trindade Gonçalves e outras autoras. Da literatura portuguesa em específico, fora a citada obra de Massaud Moisés, não conheço outras coisas além de uma antologia de lírica cavalheiresca chamada "Fremosos cantares", que já mostrei aqui no canal, se não me engano no Book Haul de fevereiro. Enfim, espero ter ajudado. Grande abraço!
@@ProfessorWeslleyBarbosa Muito obrigado, professor! 👊
@@viniciussfogo disponha, Vinícius!
Eu irei reivindicar junto a ABL que seja inserido no dicionário de português o significado da palavra(PATRIOTÁRIO).
Professor, a expressão "você vai estar ajudando a manter o canal" está correta? Não seria correto " você vai ajudar a manter o canal"?
Olá, Piter! Sem dúvidas, não é uma expressão tida como padrão dentro da gramática normativa. O ideal realmente seria "você ajudará a manter o canal" ou, caso se quisesse mesmo manter a noção de prolongamento do presente, alcançada com o gerúndio, poderia ficar "você ajuda a manter o canal". Trata-se, no entanto, de uma concessão a um vício de linguagem. Essa expressão, da forma como destacaste, é utilizada como "call to action" por muitos "youtubers" e aproxima o canal do público nesse momento inicial de apresentação do vídeo. Parece que expressões padronizadas ajudam tanto no engajamento do público quanto no reconhecimento do algoritmo do UA-cam. Algumas vezes eu substituo-a pelo "ajuda", em alguns poucos vídeos. Na maioria dos casos, tenho adotado a eexpressão mais informal. Obrigado pelo comentário e grande abraço!
baixar dicionario portugues
Queria muito um dicionário houaiss,pois não tenho condições de comprar.alguem poderia me ajudar.
Hoje em dia todos querem a informação resumida, condensada, "mastigada" e cada vez mais os jovens não tem paciência em conhecer sequer a grafia precisa das palavras da língua que falamos, quanto mais a semântica ou a etimologia, dos vocábulos. Com isso vão se criando neologismos desnecessários e horrendos, que disvirtuam o idioma. As pessoas nem tem noção do quanto perdem em comunicação, algo tão fundamental para nós homo sapiens sapiens.😮😮😮
Prefiro pegar um vagabundo mesmo, 250 reais em um dicionário é sacanagem, alguns cobram 500 reais
Houaiss é uma bíblia, professor! Kkkkkk
Com certeza! kkk
Professor meu caro, tu é feio que dói, mas tbm é muito inteligente!! Ganhou mais um escrito! 😂😂😂
haha to só te zuando professor, forte abç, auhsuahsu 🤪
Oxe
Ele não é seu tipo? Kkkkkkk
Sem preconceito*
Azideia
Feichar
Feichar
Obrigado pelo vídeo !