Olá! Espero que tenham curtido o vídeo escrito pelo excelentíssimo Felipe Pepe (@felipepe no twitter). Em Novembro, estamos sendo patrocinados pela Promobit com vários vídeos, então nãodeixem de entrar no site deles e conferir as promoções que são EXCELENTES e mais importante: seguras! Uma equipe de curadoria confere cada promoção para que vocês possam fazer compras sem qualquer preocupação. :) Acesse o site do Promobit: hyperurl.co/Promobit_Nautilus Baixe o app do Promobit: hyperurl.co/Promo_app_Nautilus
Minha experiência com o jogo Disco Elysium em questão é bem diferente daquela do narrador. Jogo pedante, cansativo, pretensioso e completamente enviesado. A glória dele é a construção de local estilo leste europeu, com todas as desgraças. Mas pelo "bias" dos criadores do jogo claramente tal local permaneceria da mesma forma até o fim dos tempos.
O jogo é tão humano que tu sente o tédio do fracasso da vida humana, quando você erra os dados e tem que passar um tempo, se desenvolver para poder tentar novamente. Muito bom.
Excelente vídeo, como de costume, mas eu gostaria de pedir uma coisinha: quando usarem cenas de outros jogos, colocar no cantinho da tela (bem discretamente) o nome do jogo. De vez em quando aparece uma cena realmente interessante e eu gostaria de saber mais sobre esse jogo :)
Para quem viu o vídeo e ficou em dúvida se dava uma chance por conta do jogo estar em inglês, saibam que ele já está disponível em português também. Se o jogo interessou, não perca a chance de jogar, nem que seja para fazer um teste. Sempre que falo sobre ele para alguém, eu alerto que não é um jogo que vai agradar todo mundo realmente. São muitos diálogos extensos, muita leitura e muita calmaria. Apesar disso, é um jogo extremamente intenso emocionalmente uma vez que você consegue se inserir de verdade no contexto, seja para saber o desenrolar da jornada do protagonista, ou a história da cidade de Revachol e de seus habitantes, em sua maioria imperfeitos, quebrados e complexos. Como eu disse, nem todos vão gostar da experiência, e tá tudo bem com isso. Agora, se você tiver a sorte de ser pego, vai ter uma das melhores experiências com jogos eletrônicos da sua vida, assim como eu tive.
A parte na qual o Felipe falou de Dark Souls me lembrou da Jornada do Herói, do Campbell. Embora seja o modelo de construção de MUITAS narrativas (digo, com certa tranquilidade, a maioria), e trazer uma mensagem linda de superação e crescimento, é um tanto quanto distante da realidade da maioria. Esse jogo, assim como outras histórias, fazem parte de um movimento que está ficando mais expressivo com as décadas, e que prefere uma história que não tem aprimoramento ou um destino final; às vezes, o fim e o começo não são tão diferentes: mesmo assim, não se perde a beleza, pois as falhas e as tentativas de se lidar com os próprios erros são igualmente extraordinários.
Tem um documentário excelente chamado "Why Beauty Matters" (Por Que a Beleza importa), do Roger Scruton, que fala justamente sobre a mudança no estado da arte. Basicamente, a partir do século XX os movimentos artísticos começaram a retratar cada vez mais o ordinário, inicialmente como um movimento contracultura, mas posteriormente como uma maneira de fazer uma observação moral da realidade. Enquanto antes do século XX o que importava era o belo, a transcendência espiritual através de uma experiência divina. Campbell foi um pupilo de Carl Jung, este que foi o primeiro indivíduo a analisar as antigas histórias, mitos e religiões da humanidade pelo aspecto psicológico. Foi ele quem percebeu as semelhanças entre as narrativas (por vezes de civilizações que nunca tinham entrado em contato uma com a outra) e notou que existiam padrões nas jornadas dos personagens. Campbell apanhou as informações que já estavam analisadas e compilou no "O Herói de Mil Faces", permitindo que esse conhecimento saísse dos círculos de psicólogos e filósofos para atingir um público geral. A tese do Roger Scruton no documentário é que a humanidade cada vez mais deixa de lado o belo, que é aquilo que traz conforto e ordem para a vida quase sempre caótica. Estaríamos segundo ele abandonando essa fonte inspiradora por uma arte mais introspectiva e as vezes até mesmo feia. É claro que não devemos ignorar a importância do cotidiano, existem obras que o retratam de maneira muito inteligente, nos fazendo refletir sobre nossos posicionamentos. Mas é interessante notar que também não devemos desvalorizar as histórias virtuosas, sobre os antigos mitos que lutam e superam as forças malignas. Afinal, estas são as histórias mais antigas da humanidade, alguma informação profunda sobre a nossa natureza elas devem guardar.
@@raamones1 O que você esta chamando de arte passa longe de ser expressão da humanidade. Forro, sertanejo esse tipo de coisa expressa a humanidade bem melhor. É a expressão de dois gatos pingados com muito tempo. A humanidade procura resolver os problemas do dia-dia, se divertir e melhorar de vida. O abandono do belo passa muito por gente com influencia para se tornar artista mas sem capacidade de fazer algo belo e inovador, Então eles procuram outras formas de se sentir/manter relevantes.
"Disco Elysium é um jogo curto, 25 a 30 horas" isso pra mim é longo pra caramba XD estou mais interessado nesse jogo agora, mas vai ser dificil achar tempo com tantos jogos chegando nesse final de ano :(
O início do enredo e o fato do personagem não lembrar nada e ter que explorar e conversar com outros para ir remontando a sua própria história me lembrou um jogo incrível de Super Nintendo, que marcou muito minha vida, chamado "Shadowrun". Você acorda em um necrotério, tido como morto e também não se lembra de nada. É um jogo fantástico, acredito que o autor possa ter se inspirado um pouco nele também. Vídeo excelente, muito boa a forma como você apresenta o jogo. Parabéns!
Que vídeo excelente. O trabalho de vcs é maravilhoso. Fico encantando com esse olhar afetivo e consequente persuasivo que vcs lançam em todos os trabalhos que realizam
Obrigado pela review, eu já estava muito interessado antes de ver a review, você me convenceu à comprar, espero arrumar tempo pra jogar esse fim de ano.
Talvez agora, com 4 premiaçoes, eles deem uma investida nisso... Mas eles são uma empresa nova com um jogo indie e nosso país leva esse tipo de jogo como jogo de nicho... Seria muito gasto pois o jogo é repleto de textos e mais textos, seria como traduzir um livro interativo... O que demandaria uma equipe boa e cara de tradução pra um país que talvez não chega a valer a pena
Quando me perguntam sobre qual canal de games eu acompanho sempre uso esse como referência! O carinho com o conteúdo e a forma como levam o tema a sério, faz eu me mexer e querer elogiar vocês pelo ótimo trabalho, continuem trazendo esse conteúdo de qualidade!
Parece muito bom, mas estar em inglês é um empecilho pra apreciar ele. Espero que traduzam porque quero conferir. Tu e o Heitor elogiaram tanto que já coloquei na lista de desejos. E o vídeo ficou ótimo como sempre.
Na vdd como é Indie é muito difícil sair em português a não que venda bastante aqui, então é bom já ir aprendendo para apreciar o jogo da melhor forma possível
@@flaviobarbosa9546 aprender inglês demanda tempo e perder horas de jogar videogame, a única coisa que faria eu perder tempo jogando é pra ganhar dinheiro. Hoje o mercado de games oferece jogos com legendas br priorizo eles e não vou me curvar pra um jogo específico que teima em não colocar legendas br por desprezo mesmo pois custo é baixo.
@@flaviobarbosa9546 sim mas estou ganhando dinheiro sem inglês então não me interessa, vc precisa se informar mais tem muito Indie que o jogo custa 30 reais e tem legenda br, inclusive jogos gratuitos tem legenda br, portanto empresas que não coloca legenda br é desprezo puro
Que fantástica a sua apresentação sobre este jogo, sem falar na edição do mesmo. Fiquei com vontade de jogar, só de ver a sua apresentação. Achei interessante.
Oi nautilos. Seria interessante vcs fazerem um video incentivando a galera a votar(no site oficial do game) para disco elysium ser traduzido para o português.
No começo do jogo eu morri duas vezes, uma por falta de físico e outra por vergonha, parei e comecei a refletir se eu deveria carregar um save ou aceitar minha morte, já que foi causada por minhas próprias escolhas, que foi minha escolha final... Obviamente mais a frente no jogo eu me senti compelido a só carregar o save, mas esse momento de reflexão inicial logo no começo já me fez perceber que eu não estava jogando qualquer jogo e me fazer repensar bem minhas escolhas
Wow, que vídeo bem feito! Assisti sobre a gameplay deste jogo algumas semanas atrás e me interessou, no entanto algo me fez não instalar o game. Não sei porque pesquisei novamente sobre o game (o qual eu já tenho) e fui convencido devido ao belo roteiro deste vídeo. Parabéns, vou instalar.
@@__NataN n vejo oq isso tem haver, as premiações de e-sports é dominada por jogos de PC. Vou encarar isso como uma das maiores incoerências da história dessa premiação.
Uma pena que Inglês seja empecilho para muitos Brasileiros, que acabam não apreciando vários tipos de obras por conta disso. Deveríamos cultivar uma cultura maior de aprender Inglês no país, somos extremamente dependentes da vontade de traduzirem tudo pra gente. Depois que aprendi Inglês o acesso a informação que eu tenho é 10x maior, as melhores fontes pra qualquer assunto são em Inglês inevitavelmente. Espero que isso mude em nosso país um dia, minha parte já faço ajudei meu irmão com o inglês, tem 13 anos e já fala um inglês excelente, se eu tiver filhos serão bilíngues desde criança :p
literalmente, empecilho. KH3, q foi adorado na gringa, foi um dos jogos mais odiados no Brasil, justamente pelo fato de ser em inglês. O problema é a preguiça do povo em aprender uma lingua nova
Concordo 100%, eu felizmente nasci de uma família que tem essa mentalidade, aqui somos OBRIGADOS aprender inglês, hoje já sou fluente antes dos 18 anos.
Comprei essa porra desse jogo por causa desse vídeo, agora eu passo o dia discutindo e debatendo comigo mesmo sobre porque chutar uma porta trancada sendo fraco pra caralho não é uma boa ideia.
Achei muito boa a análise, fiquei com vontade de jogar e ao mesmo tempo complexo de produtividade sabendo que não vou ter tempo pra jogar tantas vezes como vou querer pra aproveitar tudo que o game tem pra oferecer!
faz uma analise do ANCESTORS THE HUMANKIND ODYSSEY, ele é um indie de produção ate boa, uma aula de biologia e mesmo assim está bem esquecido pela midia em geral.
@@capivara6094 Conversinha de quem sabe falar meia duzia de palavras em inglês e já se acha o tio sam. O que mais se v~e nesses vídeos é nego dizendo que tem obrigação de falar inglês, como se fosse viável para todo mundo. Concordo que é o idioma global, mas menos ai fera...bem menos.
@@JackAssetsBakin aprender inglês trás mais oportunidades de trabalho, é algo indispensável se vc quer viajar pra fora da América do Sul, existe uma quantidade enorme de conteúdo em inglês, pois todo canal razoavelmente grande em todo tem um canal onde ele traduz os vídeos para inglês, as dublagens em inglês são quase sempre melhores, muitos jogos bons só tem tradução para o inglês, vários filmes só tem em inglês, se você quer ver se uma fonte é confiável ou quer pesquisar algo mais a fundo tá sempre em inglês, se você quer se comunicar com turistas é em inglês, um número enorme de páginas da internet tá em inglês, etc etc etc. Se você não sabe falar inglês, você tá prejudicando MUITO. mas MUITO MESMO a sua vida. basta fazer um cursinho para aprender as conjugações de verbo, memorizar vocabulário através do google tradutor, e em 1 ou 2 anos você já vai ter um bom conhecimento da língua.
Lendo os comentários dá para ter uma noção pq muitas empresas não localizam os jogos em PT-BR. É muito nego tirado a fluente em inglês que acha muito lindo a empresa não localizar os jogos pra forçar o cara aprender inglês.
Assim como muitos aqui, todos jogamos, vivemos, lutamos todos os dias esses desafios na vida real e já da muito stress e pode te levar a esgotamentos mentais. Parece ser muito bom, mas melhor jogar algo mais fantasioso para fugir do dia a dia, do que jogar algo e lembrar do ontem ou amanhã seu. O mesmo para pedir a carteiros, entregadores irem jogar Death Stranding kkkk
Não precisa ser fantasioso pra desestressar, senão ninguém assistia/jogava terror. E ser detetives da polícia no conforto do lar me parece bem empolgante.
@@chimerarj engraçado que RPG é o meu tipo de jogo favorito porém são poucos os RPGs que eu gosto, pelo fato da maioria deles serem bastante clichês tipo sempre terem aquela história de o heroi espadachin que vai salvar o mundo de um bruxo, Dragão ou criatura gigante e ainda fica com a mocinha no final e sempre tem aqueles amigos esquisitos que vão te acompanhar a aventura toda a princesa, o nerd, o fortão e a garota sexy kkkkkk
Achei interessante e entendi a arte, mas quando jogo, quero sair dessa vida, e não assumir outra do mesmo jeito, por isso prefiro os épicos de fantasia. Adorei os gráficos, a posição da câmera, a jogabilidade e a maneira de progressão, mas se fosse uma história de fantasia mesmo, aí seria o que eu tô buscando.
Se curtiu td isso q falou e não conhece o gênero de cRPG, te recomendo e muito conhecer os clássicos como Baldurs Gate, Icewind Dale, Neverwinter Nights ou até os mais recentes como Pillars of Eternity (meu favorito dos citados), Divinity Original Sin (é sensacional tbm) ou Torment: Tides of Numenera. (até encaixaria um dragon age origins) E vai na fé, pq são jogos excelentes todos esses.
Interessante isso, eu já fujo de coisas que não emulam bem a vida Humana. Tanto que eu prefiro mais temas sci fi por aplicar um pouco de fantasia pautada no mundo real, seguindo as nossas regras e nossos problemas.
Exatamente oq eu pensei, podiam aplicar o mesmo conceito, mas em um mundo medieval fantasia. Acho interessante o conceito do personagem ser meio fodido, poderiamos ser um plebeu talvez. A ideia de se passar nos dias de hoje pode ser interessante pra alguns, mas não é minha praia com ctz.
Achei bem interessante. Não tenho mto tempo disponível pra games, mas gosto de ver reviews por saber da riqueza que os games trazem em diversas maneiras. Fiquei com vontade de ler um livro dessa história. Ótimo vídeo!
Os livros citados são muito bons, mas minha experiência com o jogo em questão é bem diferente daquela do narrador (que recebeu $ fazendo a análise). Jogo pedante, cansativo, pretensioso e completamente enviesado. A glória dele é a construção de local estilo leste europeu, com todas as desgraças. Mas pelo "bias" dos criadores do jogo claramente tal local permaneceria da mesma forma até o fim dos tempos.
Olá! Espero que tenham curtido o vídeo escrito pelo excelentíssimo Felipe Pepe (@felipepe no twitter). Em Novembro, estamos sendo patrocinados pela Promobit com vários vídeos, então nãodeixem de entrar no site deles e conferir as promoções que são EXCELENTES e mais importante: seguras! Uma equipe de curadoria confere cada promoção para que vocês possam fazer compras sem qualquer preocupação. :)
Acesse o site do Promobit: hyperurl.co/Promobit_Nautilus
Baixe o app do Promobit: hyperurl.co/Promo_app_Nautilus
Sensacional... Eu fiquei muito curioso sobre esse jogo...
Excelente reviw
*OBS:* Ainda existe esperança de sair a segunda parte de *Castlevania?*
Já me acostumei em estar no banco do passageiro da minha própria mente
Olha, eu sei que vcs devem estar muito atarefados, porem, por favor...
Façam um vídeo sobre Lenin: The Lion...
Uma análise desse jogo tão lindo...
o twitter do Felipe está errado no comentário é @felipepepe :)
Minha experiência com o jogo Disco Elysium em questão é bem diferente daquela do narrador. Jogo pedante, cansativo, pretensioso e completamente enviesado. A glória dele é a construção de local estilo leste europeu, com todas as desgraças. Mas pelo "bias" dos criadores do jogo claramente tal local permaneceria da mesma forma até o fim dos tempos.
O jogo é tão humano que tu sente o tédio do fracasso da vida humana, quando você erra os dados e tem que passar um tempo, se desenvolver para poder tentar novamente. Muito bom.
Excelente vídeo, como de costume, mas eu gostaria de pedir uma coisinha: quando usarem cenas de outros jogos, colocar no cantinho da tela (bem discretamente) o nome do jogo. De vez em quando aparece uma cena realmente interessante e eu gostaria de saber mais sobre esse jogo :)
Colocar na descrição do video também serve, acho uqe dá menos trabalho assim XD
Lindo vídeo, lindo jogo ♥♥♥
Lindo é vc
Lindo são vcs dois S2
@@__NataN lindo sou eu
PQP, QUE COLLAB DESGRAÇADA
Fala sobre o jogo pff
Só pra avisar.
Hoje, dia 1, Julho de 2024, Esse jogo tá saindo por R$ 7,54 na Steam.
comprei, zerei em 60 horas e vou jogar mais
Eu pechei em uma porta e morri 😢, agora tem que começar o jogo do zero 😡
F, to comprando a 18 e uns quebrados na nuuvem
@@brunoabdo2189 ainda assim vale muito a pena
70 conto na PSN, preciso mudar pra PC 😭
Para quem viu o vídeo e ficou em dúvida se dava uma chance por conta do jogo estar em inglês, saibam que ele já está disponível em português também. Se o jogo interessou, não perca a chance de jogar, nem que seja para fazer um teste.
Sempre que falo sobre ele para alguém, eu alerto que não é um jogo que vai agradar todo mundo realmente. São muitos diálogos extensos, muita leitura e muita calmaria. Apesar disso, é um jogo extremamente intenso emocionalmente uma vez que você consegue se inserir de verdade no contexto, seja para saber o desenrolar da jornada do protagonista, ou a história da cidade de Revachol e de seus habitantes, em sua maioria imperfeitos, quebrados e complexos.
Como eu disse, nem todos vão gostar da experiência, e tá tudo bem com isso. Agora, se você tiver a sorte de ser pego, vai ter uma das melhores experiências com jogos eletrônicos da sua vida, assim como eu tive.
Passando por aqui pra avisar que acaba de sair a versão PT-BR 😍
valeu, aonde acho?
Pra PC ou console ?
@@biroadl que eu saiba tem na Steam, não sei quanto a Epic
@@gbicb8633 que eu saiba tem pra PC, agora pra console não faço ideia bro
@@luizgustavovivi4134 Dei uma olhada aqui cara, em outro canal, tem legendas PTBr, para Consoles. Valeu.
A parte na qual o Felipe falou de Dark Souls me lembrou da Jornada do Herói, do Campbell. Embora seja o modelo de construção de MUITAS narrativas (digo, com certa tranquilidade, a maioria), e trazer uma mensagem linda de superação e crescimento, é um tanto quanto distante da realidade da maioria. Esse jogo, assim como outras histórias, fazem parte de um movimento que está ficando mais expressivo com as décadas, e que prefere uma história que não tem aprimoramento ou um destino final; às vezes, o fim e o começo não são tão diferentes: mesmo assim, não se perde a beleza, pois as falhas e as tentativas de se lidar com os próprios erros são igualmente extraordinários.
Tem um documentário excelente chamado "Why Beauty Matters" (Por Que a Beleza importa), do Roger Scruton, que fala justamente sobre a mudança no estado da arte. Basicamente, a partir do século XX os movimentos artísticos começaram a retratar cada vez mais o ordinário, inicialmente como um movimento contracultura, mas posteriormente como uma maneira de fazer uma observação moral da realidade. Enquanto antes do século XX o que importava era o belo, a transcendência espiritual através de uma experiência divina. Campbell foi um pupilo de Carl Jung, este que foi o primeiro indivíduo a analisar as antigas histórias, mitos e religiões da humanidade pelo aspecto psicológico. Foi ele quem percebeu as semelhanças entre as narrativas (por vezes de civilizações que nunca tinham entrado em contato uma com a outra) e notou que existiam padrões nas jornadas dos personagens. Campbell apanhou as informações que já estavam analisadas e compilou no "O Herói de Mil Faces", permitindo que esse conhecimento saísse dos círculos de psicólogos e filósofos para atingir um público geral.
A tese do Roger Scruton no documentário é que a humanidade cada vez mais deixa de lado o belo, que é aquilo que traz conforto e ordem para a vida quase sempre caótica. Estaríamos segundo ele abandonando essa fonte inspiradora por uma arte mais introspectiva e as vezes até mesmo feia.
É claro que não devemos ignorar a importância do cotidiano, existem obras que o retratam de maneira muito inteligente, nos fazendo refletir sobre nossos posicionamentos. Mas é interessante notar que também não devemos desvalorizar as histórias virtuosas, sobre os antigos mitos que lutam e superam as forças malignas. Afinal, estas são as histórias mais antigas da humanidade, alguma informação profunda sobre a nossa natureza elas devem guardar.
@@raamones1 O que você esta chamando de arte passa longe de ser expressão da humanidade. Forro, sertanejo esse tipo de coisa expressa a humanidade bem melhor. É a expressão de dois gatos pingados com muito tempo. A humanidade procura resolver os problemas do dia-dia, se divertir e melhorar de vida.
O abandono do belo passa muito por gente com influencia para se tornar artista mas sem capacidade de fazer algo belo e inovador, Então eles procuram outras formas de se sentir/manter relevantes.
"As luzes da cidade, as ruas, é tudo que você tem, você ainda está vivo e é isso que importa. " Volição
Sobre dar o não dar load quando erra.
Me proporcionou um tiroteio epico em Deus Ex.
Foi manerissimo.
Esse aí vai ser o proximo!
eu sempre tento não dar load, mas eu nunca consigo, é a chance de eu desfazer a merda que fiz assim como na vida real não dar pra fazer
"Disco Elysium é um jogo curto, 25 a 30 horas" isso pra mim é longo pra caramba XD
estou mais interessado nesse jogo agora, mas vai ser dificil achar tempo com tantos jogos chegando nesse final de ano :(
Cara, nem é tão longo assim pois é como ler um livro.
Leia o livro do Metrô 2030 hehehe
Pra um RPG isso é bastante curto.
Kkkkkkkk to com 63 horas e não me arrependo de nada
Eu zerei em 70h...
Disco Elysium definitivamente é meu jogo favorito. O poder dele me impactou tanto que eu divido minha vida antes e depois de ter jogado esse jogokk
O início do enredo e o fato do personagem não lembrar nada e ter que explorar e conversar com outros para ir remontando a sua própria história me lembrou um jogo incrível de Super Nintendo, que marcou muito minha vida, chamado "Shadowrun". Você acorda em um necrotério, tido como morto e também não se lembra de nada. É um jogo fantástico, acredito que o autor possa ter se inspirado um pouco nele também.
Vídeo excelente, muito boa a forma como você apresenta o jogo. Parabéns!
Que vídeo excelente. O trabalho de vcs é maravilhoso. Fico encantando com esse olhar afetivo e consequente persuasivo que vcs lançam em todos os trabalhos que realizam
Terminei o jogo há poucos dias e... Daqueles jogos que te marcam, definitivamente. Se fosse resumir em uma frase: o Tom Waits adoraria esse jogo.
Caramba, eu levei 55h para completar um gameplay. Jogo sensacional. Um dos melhores que já vi.
Como sempre galera da Nautilus vocês estão de parabéns . Canal de ALTISSIMA QUALIDADE e cobrindo o melhor jogo do ano.
Obrigado pela review, eu já estava muito interessado antes de ver a review, você me convenceu à comprar, espero arrumar tempo pra jogar esse fim de ano.
Melhor canal de review. Obrigado pelo cuidado na criação de conteúdo.
Puta jogo... puta analise.
Continuem assim, escolhendo bem seus jogos e fazendo bons vídeos sobre eles.
O que me falta pra comprar esse jogo, é ele ter uma tradução em pt-br
Psé, eu tentei jogar o jogo, más meu inglês não deu conta do recado.
Talvez agora, com 4 premiaçoes, eles deem uma investida nisso...
Mas eles são uma empresa nova com um jogo indie e nosso país leva esse tipo de jogo como jogo de nicho...
Seria muito gasto pois o jogo é repleto de textos e mais textos, seria como traduzir um livro interativo... O que demandaria uma equipe boa e cara de tradução pra um país que talvez não chega a valer a pena
@@SalaDoTiger Teve 4 premiações, Melhor Narrativa, Melhor RPG, Melhor Independente e Melhor Jogo Indie de Estréia.
É... Faltou um kkkk
o que falta é vc tomar vergonha na cara e aprender inglês pra n depender de traduções kkkkkkkkkkk brincadeira mano eu tbm n sei inglês
Da pra vê que vc fez com amor essa análise do Disco Elysium. Parabéns irmão !
Quando me perguntam sobre qual canal de games eu acompanho sempre uso esse como referência! O carinho com o conteúdo e a forma como levam o tema a sério, faz eu me mexer e querer elogiar vocês pelo ótimo trabalho, continuem trazendo esse conteúdo de qualidade!
Ótimo video! O nível do Nautilus é suficientemente crescente pra expectativas cada vez maiores.
Amo o conteúdo de vocês
Levou 4 estatuetas do Peladão de Asas, esse aí se garante mesmo. Parabéns a galera que produziu ele!
Que texto bem escrito e vídeo bem editado. Parabéns rapazes!!
Parabéns pelo canal e pelo trabalho. É de muita qualidade !
Caramba a direção de arte desse canal é de caga pra dentro de tão boa meu deus.
Não é muito a minha praia, mas vou adicionar a minha lista de desejos. Quem sabe no futuro.
Um dos melhores jogos desse ano pra mim... Surreal
Parece muito bom, mas estar em inglês é um empecilho pra apreciar ele. Espero que traduzam porque quero conferir. Tu e o Heitor elogiaram tanto que já coloquei na lista de desejos. E o vídeo ficou ótimo como sempre.
Na vdd como é Indie é muito difícil sair em português a não que venda bastante aqui, então é bom já ir aprendendo para apreciar o jogo da melhor forma possível
Boa oportunidade em aprender ou praticar inglês!
@@yosefcapirotesco2194 tem muito jogo Indie com tradução pt-br, é falta de interesse mesmo
@@flaviobarbosa9546 aprender inglês demanda tempo e perder horas de jogar videogame, a única coisa que faria eu perder tempo jogando é pra ganhar dinheiro. Hoje o mercado de games oferece jogos com legendas br priorizo eles e não vou me curvar pra um jogo específico que teima em não colocar legendas br por desprezo mesmo pois custo é baixo.
@@flaviobarbosa9546 sim mas estou ganhando dinheiro sem inglês então não me interessa, vc precisa se informar mais tem muito Indie que o jogo custa 30 reais e tem legenda br, inclusive jogos gratuitos tem legenda br, portanto empresas que não coloca legenda br é desprezo puro
vídeo incrível, obrigado pela sugestão, adicionei na minha wishlist, parece ser fantástico
Obrigado pelo vídeo. Gostei de conhecer esse jogo através do Nautilus.
Que fantástica a sua apresentação sobre este jogo, sem falar na edição do mesmo.
Fiquei com vontade de jogar, só de ver a sua apresentação. Achei interessante.
VINTE E CINCO HORAS E CURTO
ARRRRRRRGGGGGGGG VCS TAO FUMANDO
BELO VIDEO BRUNO. TE AMO.
Adorei! Sou viciado em RPG, adoros temáticas incomuns, cansa temas fantásticos e o herói sempre salvando o mundo!
Bom, para mim, depende da história...
Eu tbm curto esses tipos de coisa já to ficando enjoado desse negócio do "heroi que sempre salva o mundo"
Não sou fã de games RPG, mas o visual desse game me deixou apaixonado
Vídeo incrível! Narração fantástica! Parabéns!!
Me deu bastante vontade de jogar este jogo, video muito profissional e perfeito como sempre Nautilus, Parabens!
Cara, sua narrativa deixou-me remoendo para jogar este game (não curto games no PC)
Parabéns!!
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, MacOS, ...
Vídeo excelente! Parabéns
terminei esse jogo recentemente e cara... que jogo bom
Vai ficar na lista de desejos até tomarem vergonha na cara e lançar com legenda.
Joguei ontem e fiz um dos finais possíveis, e que jogo senhores, que jogo!!! Obra de arte, sensacional.
Uma obra prima, é aquele tipo de jogo que aparece a cada 30 anos.
Jogos deliciosos q fazem eu me arrepender de n dominar o inglês
Saiu a tradução em português esses dias atrás.
@@Delfanor comprei no dia haha to gostando bastante inclusive
SAIU PT-BR DELE. JOGUEM ESSE JOGO MARAVILHOSO. Nautilus vocês são uns lindos, que faz um excelente trabalho.
Comecei a jogar hoje mano, é normal ficar perdido no começo? são tantas tarefas e toda hora aparece uma nova pra cumprir
Melhor indie do ano e um dos melhores jogos de 2019
GOTTA_ SLEEP_FAST pc
@GOTTA_ SLEEP_FAST chega em 2020 para os consoles
Oi nautilos. Seria interessante vcs fazerem um video incentivando a galera a votar(no site oficial do game) para disco elysium ser traduzido para o português.
Faz uma analise de Oninaki, o jogo é muito pouco conhecido, é um jogo da Square e fala muito de rencarnação é bem legal
To zerando agr e é um dos melhores jogos da minha vida
No começo do jogo eu morri duas vezes, uma por falta de físico e outra por vergonha, parei e comecei a refletir se eu deveria carregar um save ou aceitar minha morte, já que foi causada por minhas próprias escolhas, que foi minha escolha final... Obviamente mais a frente no jogo eu me senti compelido a só carregar o save, mas esse momento de reflexão inicial logo no começo já me fez perceber que eu não estava jogando qualquer jogo e me fazer repensar bem minhas escolhas
Meu deus, piquenique na estrada é perfeito, esse game deve ser tbm
Wow, que vídeo bem feito! Assisti sobre a gameplay deste jogo algumas semanas atrás e me interessou, no entanto algo me fez não instalar o game. Não sei porque pesquisei novamente sobre o game (o qual eu já tenho) e fui convencido devido ao belo roteiro deste vídeo. Parabéns, vou instalar.
Poxa cara acho muito legal a forma de abordagem de vocês bjo comentário dos jogos, tudo muito inteligente, vocês estão de parabéns
Cara, os vídeos do Nautilus são quase poéticos. Muito bom!
Meu canal favorito, junto de elegante que é um de analise tipo o seu só que de cinema, e o Arnaldo dk pra da aquela relaxada
Quem está aqui depois da the game awards da like!
NataN mentira q tu tmb está neste canal! 😂😂😂😂 caramba! Jogos carro! Só falta culinária e jardinagem! Ai desisto 😂😂😂
NataN já sei está no canal dika da naka. Kkkkkk
Como diabos ele ganha de The Outer Worlds como RPG mas n está indicado aos melhores do ano ?
@@__NataN n vejo oq isso tem haver, as premiações de e-sports é dominada por jogos de PC. Vou encarar isso como uma das maiores incoerências da história dessa premiação.
Não.
Faz The Outer Worlds
comprei o jogo por causa de vcs muito obrigado, to apaixonado.
que jogão. Muito marcante. me pego pensando sobre ele todo o tempo. Meu herry eh um hobo cop.
Uma pena que Inglês seja empecilho para muitos Brasileiros, que acabam não apreciando vários tipos de obras por conta disso. Deveríamos cultivar uma cultura maior de aprender Inglês no país, somos extremamente dependentes da vontade de traduzirem tudo pra gente. Depois que aprendi Inglês o acesso a informação que eu tenho é 10x maior, as melhores fontes pra qualquer assunto são em Inglês inevitavelmente. Espero que isso mude em nosso país um dia, minha parte já faço ajudei meu irmão com o inglês, tem 13 anos e já fala um inglês excelente, se eu tiver filhos serão bilíngues desde criança :p
literalmente, empecilho. KH3, q foi adorado na gringa, foi um dos jogos mais odiados no Brasil, justamente pelo fato de ser em inglês. O problema é a preguiça do povo em aprender uma lingua nova
Concordo 100%, eu felizmente nasci de uma família que tem essa mentalidade, aqui somos OBRIGADOS aprender inglês, hoje já sou fluente antes dos 18 anos.
Ansioso ao extremo por um ou mais vídeos do canal sobre a obra prima chamada Death stranding 🙏🏼
São poucos os conteúdos que eu vejo e eu realmente digo "Eu gostei desse vídeo e do jogo".
Comprei essa porra desse jogo por causa desse vídeo, agora eu passo o dia discutindo e debatendo comigo mesmo sobre porque chutar uma porta trancada sendo fraco pra caralho não é uma boa ideia.
Achei muito boa a análise, fiquei com vontade de jogar e ao mesmo tempo complexo de produtividade sabendo que não vou ter tempo pra jogar tantas vezes como vou querer pra aproveitar tudo que o game tem pra oferecer!
Conteúdo de qualidade. Meus parabéns!
faz uma analise do ANCESTORS THE HUMANKIND ODYSSEY, ele é um indie de produção ate boa, uma aula de biologia e mesmo assim está bem esquecido pela midia em geral.
Finalmente em PT- BR
O Heitor do Motherchip também tá falando muito bem desse jogo, mas vou me controlar e esperar o preço abaixar um pouco.
Vim ver o pessoal falando do jogo e tomei um spolier absurdo veio hasuahsuahsuahsuahsuahsua
Muito boa a contextualização do jogo com a história do país, me faz repensar a narrativa brasileira e seus possíveis desdobramentos.
Me senti jogando com o coringa!
Show mano, gostei das suas impressões, vc é top
Queria tanto que ele tivesse traduzido para português.
aprender inglês é cada vez mais indispensável.
@@capivara6094 jogar disco elysium está me fazendo praticar inglês na marra.
@@capivara6094 As empresas localizarem os jogos em outros idiomas também!
@@capivara6094 Conversinha de quem sabe falar meia duzia de palavras em inglês e já se acha o tio sam. O que mais se v~e nesses vídeos é nego dizendo que tem obrigação de falar inglês, como se fosse viável para todo mundo. Concordo que é o idioma global, mas menos ai fera...bem menos.
@@JackAssetsBakin aprender inglês trás mais oportunidades de trabalho, é algo indispensável se vc quer viajar pra fora da América do Sul, existe uma quantidade enorme de conteúdo em inglês, pois todo canal razoavelmente grande em todo tem um canal onde ele traduz os vídeos para inglês, as dublagens em inglês são quase sempre melhores, muitos jogos bons só tem tradução para o inglês, vários filmes só tem em inglês, se você quer ver se uma fonte é confiável ou quer pesquisar algo mais a fundo tá sempre em inglês, se você quer se comunicar com turistas é em inglês, um número enorme de páginas da internet tá em inglês, etc etc etc.
Se você não sabe falar inglês, você tá prejudicando MUITO. mas MUITO MESMO a sua vida.
basta fazer um cursinho para aprender as conjugações de verbo, memorizar vocabulário através do google tradutor, e em 1 ou 2 anos você já vai ter um bom conhecimento da língua.
Acabei de zerar (dezembro de 2023). Cabeça explodindo até agora. Valeu cada minuto 🤯
Quem sabe, se as coisas derem certo no final do ano, eu terei muito tempo pra jogar esse e Tales of Berseria...
Lendo os comentários dá para ter uma noção pq muitas empresas não localizam os jogos em PT-BR. É muito nego tirado a fluente em inglês que acha muito lindo a empresa não localizar os jogos pra forçar o cara aprender inglês.
Vou começar esse jogo que parece ser bem foda
Mais um que vai para biblioteca!! Valeu !!
Ainda não joguei, mas esse vídeo me fez achar o jogo incrível
Voltando para dizer que zerei a um tempo e foi um dos melhores jogos que joguei.
Que cenários lindos !
Assim como muitos aqui, todos jogamos, vivemos, lutamos todos os dias esses desafios na vida real e já da muito stress e pode te levar a esgotamentos mentais. Parece ser muito bom, mas melhor jogar algo mais fantasioso para fugir do dia a dia, do que jogar algo e lembrar do ontem ou amanhã seu. O mesmo para pedir a carteiros, entregadores irem jogar Death Stranding kkkk
Não precisa ser fantasioso pra desestressar, senão ninguém assistia/jogava terror. E ser detetives da polícia no conforto do lar me parece bem empolgante.
@@chimerarj engraçado que RPG é o meu tipo de jogo favorito porém são poucos os RPGs que eu gosto, pelo fato da maioria deles serem bastante clichês tipo sempre terem aquela história de o heroi espadachin que vai salvar o mundo de um bruxo, Dragão ou criatura gigante e ainda fica com a mocinha no final e sempre tem aqueles amigos esquisitos que vão te acompanhar a aventura toda a princesa, o nerd, o fortão e a garota sexy kkkkkk
@@chimerarj talvez esse seja um dos motivos de eu ter gostado desse jogo o Disco elysium (acho que é assim que se escreve)
Mais um RPG que para a lista de jogar hahahaahhahaha
Achei interessante e entendi a arte, mas quando jogo, quero sair dessa vida, e não assumir outra do mesmo jeito, por isso prefiro os épicos de fantasia.
Adorei os gráficos, a posição da câmera, a jogabilidade e a maneira de progressão, mas se fosse uma história de fantasia mesmo, aí seria o que eu tô buscando.
Se curtiu td isso q falou e não conhece o gênero de cRPG, te recomendo e muito conhecer os clássicos como Baldurs Gate, Icewind Dale, Neverwinter Nights ou até os mais recentes como Pillars of Eternity (meu favorito dos citados), Divinity Original Sin (é sensacional tbm) ou Torment: Tides of Numenera. (até encaixaria um dragon age origins)
E vai na fé, pq são jogos excelentes todos esses.
Vc é um policial com amnesia e que esta investigando um assassinato?
Uau.. que inveja...
Me senti um merda agora
Interessante isso, eu já fujo de coisas que não emulam bem a vida Humana. Tanto que eu prefiro mais temas sci fi por aplicar um pouco de fantasia pautada no mundo real, seguindo as nossas regras e nossos problemas.
Melhor jogo da Steam para "sair da casinha" que joguei foi Forgotton Anne. A história é envolvente e artisticamente o jogo é lindo.
Exatamente oq eu pensei, podiam aplicar o mesmo conceito, mas em um mundo medieval fantasia. Acho interessante o conceito do personagem ser meio fodido, poderiamos ser um plebeu talvez.
A ideia de se passar nos dias de hoje pode ser interessante pra alguns, mas não é minha praia com ctz.
Achei bem interessante. Não tenho mto tempo disponível pra games, mas gosto de ver reviews por saber da riqueza que os games trazem em diversas maneiras. Fiquei com vontade de ler um livro dessa história. Ótimo vídeo!
Os livros citados são muito bons, mas minha experiência com o jogo em questão é bem diferente daquela do narrador (que recebeu $ fazendo a análise). Jogo pedante, cansativo, pretensioso e completamente enviesado. A glória dele é a construção de local estilo leste europeu, com todas as desgraças. Mas pelo "bias" dos criadores do jogo claramente tal local permaneceria da mesma forma até o fim dos tempos.
Fala sobre Luige's Mansion 3 que jogo lindo. ❤
Que coisa linda! Vou começar a jogar isso pra ontem!
Mandou bem. Referências a Kafka sempre superam, mas um vídeo ensaio sobre games com referencia à literatura acaba comigo. Valeu!
parece ser muito bom vou testar , valeu Nautilus tmj.
um dos melhores jogos de 2019, pelo que parece......
Acabei de comprar depois de ter deixado esse jogo um tempão na minha lista de desejo.
Alguém poderia me ajudar a encontrar o arquivo onde está os diálogos? Para traduzir.
Estou loco para ver voces falarem de death strading
“ Jogue sem ver nenhum spoiler “ - Vocês soltaram um spoiler no video, obrigado.
Ótimo video como sempre! Obrigado
Mano, esse livro é muito bom, me interessei demais pelo game agora!
Inaceitável um jogo não vim em Pt Br!
Leve em conta que são uma pequena empresa indie, mas anunciaram hj no Twitter deles que a próxima att trará localização PT/BR
Namoral, apenas joguem, que bagulho incrível
Bruno eu te amo