Eu sou border e depois que comecei a fazer terapia minha vida mudou. Ainda sinto a impulsividade tomando meu corpo mas já consigo controlar, respirar e continuar. Quem tiver border e tiver a possibilidade de ir ao psicólogo eu recomendo ir. Há uma saída gente!!!
Sou border, tenho depressão e fobia social. Me identifico muito com sua trajetória. Sou cristã, esposa, mãe, tenho duas gatas e uma cachorra, sou médica e empresária. Falo tres idiomas, estou rumo ao quarto. Tenho inúmeros desafios. As vezes me sinto gloriosa outras vezes me sinto muito cansada de tudo. No meu dia a dia, percebo que nossas limitações e vivências nos permitem ser profissionais difereciadas, ter um feeling distinto, mais apurado e mais humano. Aceito minha condição e tiro muito proveito do meu distanciamento social para focar meus conhecimentos. E sei q no momento d3 interagir isso fara a diferença. Parabéns pelo seu relato. Por tirar o melhor do que poderia ser o pior. Obrigada por seus exemplos.Sao muito encorajadores. Deus te abençoe, te honre cada dia mais e prospere abundantemente o seu caminhar.
@@ErineteLeite libertador esse seu relato! Muito obrigada por essa palestra! O tipo de conteúdo que vou ver várias vezes! Muito sucesso e que vc seja luz e cura!
Você NAO É DOENTE! DOENTE FOI SEU PAI! Você é sequelada da doença do alcoolismo da qual seu pai era portador. Doença, QUERIDA, sofre quem sofre a falta de Amor. Você resgatou o Amor por si própria, e hoje você é mais saudável que uma comunidade inteira de intelectuais, médicos e professores. Acredite: só o Amor concede a saúde integral! Continue amando assim apaixonadamente a si, a sua filha, seus alunos e clientes, e perceba quanta saúde você distribui à sua volta! PARABÉNS!
Eu chorei tanto com suas palavras. Eu passei por um trauma que deixou 5 estrelas a mais no céu. Desenvolvi depressão e outros problemas mais. Eu queria tanto continuar os estudos. Noites em prantos e lágrimas. Desespero. Após traumas, a vida da gente muda completamente e, infelizmente, outras pessoas não nos entendem. Obrigada por essa fala, tocou de modo singular meu coração! Abraço.
Só pela coragem de falar em público já é uma vencedora fora todas as conquistas, muito admirável mesmo. Parabéns. Tenho Transtorno Bipolar diagnosticado aos 33 anos. Não é fácil mas consegui criar alguns mecanismos para conviver com a doença. Trabalho na área da saúde e meu filho escolheu como profissão justamente a psicologia e às vezes ele me fala..." mãe é para entender a sua cabecinha...". Não há o que entender é emocional e fisiológico. Nos aceitar e viver bem é o que importa. E já ia esquecendo precisa terapia. Muita terapia😉
Já sofri muito por ouvir isso do meu marido, e sofrendo para encontrar a medicação certa para o tratamento de transtorno bipolar, em um momento de vulnerabilidade absurda. Hoje em dia estou a passos largos para a estabilização faço isso por mim principalmente, e por quem verdadeiramente me ama. Hoje estou mais forte mentalmente, e se um dia me chamarem de louca novamente, vou dizer que realmente sou muito louca, louca de pedra e só quem já enlouqueceu um dia sabe da força que tem.
Acredito que muitas pessoas recebem diagnósticos equivocados no Brasil de borderline, quando na verdade são sintomas de estresse pós traumatico complexo, que muitos profissionais de saúde mental não estudam a fundo, nem traumas de modo geral profissionais de saúde mental no Brasil entendem. Basta o paciente dizer que tem ideação suicida e se auto mutila que em 15 minutos recebe DIAGNÓSTICO de borderline no Brasil. Muitas pessoas não tem resultados no tratamento porque não se trata de borderline, mas sim trauma e estresse pós-traumático complexo.
Eu sempre notei que eu era diferente, que havia algo errado em mim. Ate que depois de mais de 20 anos descobri q sou boder, além de ter ansiedade tb. Eu nunca consegui terminar nenhum curso que comecei, nunca parei em emprego. Sempre me senti incapaz . Essa semana quase desisti da vida, pq é um enorme vazio que sinto. E ninguem acredita em mim quando falo que tenho transtorno mental. Isso me faz querer me isolar de todos. Eu sempre quis faze psicologia, mas me sinto velha ( to com 36 anos) , mas esse video me deu uma luz e espero ser feliz daqui pra frente pq eu estou com poucas forças.
Maria, eu tenho 51 anos e faço psicologia .vou te responder usando uma frase que uma psicóloga falou pra qdo fiz o mesmo comentário sobre a idade para estudar. Ela me disse: “ enquanto houver sonhos, a idade definitivamente não é empecilho ”
@@carlinhosm3678 Nao fiz , mas ainda tenho esperança de fazer. Comecei a me tratar ha um mes c medicamento para controlar minhas oscilações de humor e depressão. Nao iria conseguir estudar sem me tratar. Obg por perguntar 😉
@@mariasantana2168 Vai estabilizar e ficar bem melhor, tenho certeza.. É bem difícil começar algo e terminar, né? Agora vai com tudo, boa sorte! Tô por aqui....😘🙏🏼❤️
oi! estudo psicologia, atualmente estou no 2 semestre. faz alguns anos que vi sua palestra e sempre lembro dela, de como me identifiquei e sempre quando penso o como sou solitária eu lembro que em algum momento você também diz isso. por muitos anos eu achei que não conseguiria estudar. sempre sofri no colégio, desisti no ensino médio pq tinha muitas crises de pânico e me formei pelo EJA online mas cá estou em agora, no 2 semestre, apaixonada pelo meu curso. no momento consegui regular minha dificuldade de atenção com remédios, mas tive que abandonar de ter um emprego. sou feliz pq tenho esse privilégio de poder estudar por um tempo sem ter a obrigação de trabalhar até me regular. até o momento minha maior dificuldade é aprofundar relações, não consigo fazer ou manter amizades então é algo que prefiro evitar a tentativa e o estresse. sua palestra é inspiradora para mim, outra bpd como eu conseguiu se formar. já chorei muito e tive muitas dificuldades, sei que ainda terei muitas outras mas eu voltarei aqui daqui uns anos para dizer que me formei ;) sucesso para você! te admiro.
Vc é maravilhosa. Muitíssimo acima da média, e linda, não importa se vc não se acha linda, é linda, é belíssima mesmo que não se ache....e muito capaz, muito inteligente e muito gente boa.... vc não é só o lado bom da força, vc é o lado ótimo da força ,vc é inspiração
Tenho diagnóstico Borderline há 5 anos e demorei 11 anos pra me formar, sempre passando por diversas faculdade se cursos. Sei como deve ter sido importante essa formação a vc. Parabéns pela palestra! ---- PS: felizmente ela consegue trabalhar. Lidar com público é um pesadelo pra mim e me dá muitos gatilhos. Como aqui onde moro não tem muitas opções, sigo desempregado...
Fui diagnosticada com transtorno de personalidade boderline há 10 anos mais ou menos. Iniciei tratamento psicológico e medicamentoso. Porém qd fui encaminhada p o tratamento em grupo parei de frequentar o psicólogo, pois além de n saber me comunicar, eu n consigo manter contato com pessoas desconhecidas sendo pessoalmente. É difícil demais manter o foco em algo e admiro muito Erinrte por ter conseguido trilhar o caminho do conhecimento apesar das dificuldades q surgiram em seu caminho.
Parabéns! Assisto muito TED e posso dizer que o seu relato é um dos melhores que já vi. Vejo que vários profissionais possuem preconceito, para lutar contra as doenças que eles deveriam combater, é triste, mas é realidade. Isso vale para médicos e qualquer área da saúde, lamentável, mas histórias como a sua mostram que esse mundo, um dia poderá ser melhor. Sucesso. .
Parabéns Erinete sou mãe de um borderline de apenas 21 anos e com várias tentativas de suicídio e o meu coração transbordou de alegria com sua vitória e suas conquistas, guerreira. Parabéns de verdade.
Preciso sempre voltar assistir essa palestra para não esquecer o quanto podemos ser maiores do que qualquer limitação que a doença mental nos impõe. Você é um grande exemplo! Através dessa palestra está sendo um divisor de água em minha vida.
Gente que depoimento lindo, que pessoa guerreira apesar da vida ter sido dificil e do transtorno mental, não desistiu . Que belo exemplo de persistência, parabens pra essa guerreira .
Que belo seu exemplo de vida e superação. Eu convivo com o transtorno afetivo bipolar, porém tenho sonhos acadêmicos e profissionais e sua palestra foi inspiradora! Apesar de todo o tratamento medicamentoso, psiquiátrico e psicoterapêutico, enfrento uma guerra interna diária! Só quem tem um transtorno mental me entenderá!
Obrigada. Não tenho diagnóstico fechado, mas tomo quetiapina e paroxetina, aparentemente transtorno bipolar. Não consigo estudar, não consigo organizar meus pensamentos, quase perdi meu casamento devido à crises horríveis q eu tinha fora do casamento antes de me tratar Já tinha tido vontade de cursar psicologia C meu marido, mas nem cheguei a me inscrever no Enem Você me inspirou, muito obrigada!
Gostei muito do vídeo! Eu tbm sou estudante de psicologia e recentemente recebi o diagnóstico de borderline. Espero conseguir dar a volta por cima de tudo isso e conseguir formar uma boa carreira
Sempre vejo esse testemunho de vida, e admiro ela demais, esse transtorno de personalidade dói demais e ela ainda viveu intempéries desde a infância e venceu na vida de maneira exemplar!
Que linda história de superação dessa moça, que ótimo que ela buscou o autoconhecimento e assim conseguir não se machucar e não machucar os outros. Porque infelizmente tem muitas pessoas Bordeline que não procuram ajuda e são pessoas muito dependentes emocionalmente, são ciumentas, grudentas, possessivas, e até violentas com o parceiro, qdo este não corresponde de forma imediata as suas necessidades egoistas, parecem crianças birrentas, são um inferno na vida do parceiro. Minha irmã teve uma filha com um rapaz Bordeline, e ele batia nela, era muito inseguro, baixa autoestima, impulsivo, controlador e depois pedia perdão chorando, dizia que amava, pedia perdão de joelhos e depois começava toda essa tortura psicológica de novo em cima da minha que entrou em depressao por causa dele, enfim ela teve que fugir dele junto com a bebê pra ela não acabar sendo maltratada por ele, isso aconteceu aqui no Japão. Hoje ele está preso no Brasil e foi condenado a 11 anos de prisão porque ele apunhalou a atual mulher dele que estava grávida, ele usou 3 facas diferentes, o cara enlouqueceu de vez, ficamos sabendo disso vendo as notícias do Brasil daqui do Japão, minha teve um livramento. Qdo vejo o caso do Jhonny Deep com a Amber Heard que também e Bordeline, neste caso ela era que abusava dele, que horror, esse caos me fez reviver a história da minha irmã e meu ex-cunhado, ainda bem que minha irmã fugiu dele, pq talvez se ela não tivesse fugido, ela teria sido a mulher escaqueada e talvez ele tivesse conseguido matá-la. Infelizmente as personalidades bipolar, bordeline, narcisista e psicopata compartem entre si alguns traços de personalidade em menor ou maior escala, dependendo do nível da patologia (leve, moderado ou grave), e se e adicionado a isso outras comorbidade, aí a relação com essas pessoas pode ser muito perigosa. Mas também conheci outros borderline que como essa moça conseguiram ter autoconhecimento, buscaram ajuda e conseguiram lidar bem e ter uma vida mais estável com suas emoções e mais felizes e com bem-estar físico e mental. Os remédios e a terapia ajuda muito. Sucesso pra essa moça, ela é uma guerreira.
Sinto pelo que sua irmã e toda sua família passou, infelizmente a maioria das pessoas que tem problemas não procura ajuda, e dizer que o transtorno é a razão pela qual você de certa forma é se isentar da própria responsabilidade no comportamento deletério que apresenta.
Muito obrigado por compartilhar sua história de vida e por fazer com que pessoas, assim como eu, que tem esse transtorno percebam que não estamos sozinhos
Oi Fernanda, como você esta? Sei que.. minha opinião não foi pedida mas.. Fernanda, eu confesso que..não sei o que você está passando.. mas ..as coisas vão melhorar! Sei que...as vezes pensamos que não vão mas.. as coisas sempre melhoram! Você faz tratamento/terapia?
Me identifiquei com ela Tenho todos esses sintomas E ainda deixei a faculdade por causa da fobia social ,em quatro cursos em anos diferentes,tambem atraves do enem com boas notas principalmente redaçao Novamente prestei o vestibular e passei na faculdade publica para o curso de direito. Adoro estudar o que me atrapalha é a fobia social Tenho depresao As vezes penso por que existir na solidao qual sentido? Sao muitos pensamentos que me rodeiam E sofria bullyng na infancia por ser calada chamavam-me de muda Minha familia nao me insentiva, acham que tenho negatividade ,que meu comportamento é mau espiritual, e antisocial Nao enxergam que preciso de apoio Ainda ninguen sabe que começarei em direito,pois senao vinrao com palavras negativas para mim que eu nao irei conseguir Sei que preciso de acompanhamento psicologico e é o que pretendo fazer para sair dessa zona de limitaçoes. Obrigado para quem leu ate aqui ,uma parte da minha historia.
Parabéns! Parece q vc estava descrevendo minha vida. Já tinha pesquisado muito sobre o meu problema, inclusive com profissionais renomados. Mas nunca entendi tão bem depois da sua explicação. Sim, temos um transtorno de personalidade que até o momento não foi achada a cura, mas não podemos nos “engessar”, colocar “limites” saudáveis nas nossas vidas. Costumo dizer que todo dia mato um leão por dia. E eh exatamente assim que me sinto.
Apaixonante! Me emocionei muito com sua história, não pelos obstáculos, mas por sua fabulosa força interior! Você não tem problemas mentais! pode estar classificada como tal, pode ser até verdade no aparato físico que chamamos corpo, nesta dimensão, mas sua alma é Fodástica! Que grande Ser você é!!! Continue vivendo e sendo a gigante que você é, pois este mundo precisa de "loucos" (MUITO ENTRE ASPAS) assim para receber a cura!!!
qie Linda vc, eu ate me congelei com seuperfil ser muito identico ao meu, mas eu nao concordo que seja bordeline..tenho 42 anos..sua intelijgencia e acima da media.. mas tb temos os reflexos e todo peso jogado em nos..muita luz!
Que História Linda, Parabéns por toda sua história, é mais que uma história de superação é uma lição de vida sobre limites , nossos preconceitos com os transtornos mentais , minha mãe sofre de esquizofrenia e muitas vezes a julguei e a tratei com falta de amor e depois que passei a entender um pouco sobre a doença dela vi o quão guerreira ela era e mesmo com a doença sempre me ensinou sobre amor mais que qualquer outra pessoa hoje a vejo como uma Mulher incrível que amo demais♥️♥️
Não tenho transtorno Borderline mas algumas coisas me identifiquei. Odeio trabalhar em público, tanto que vivo pulando de serviço porque não suporto conversar com pessoas, no meu último emprego eu tive vontade de soltar a caixa que eu estava carregando(que estava cheia de desodorantes) em cima do meu pé para quebrá-lo e eu poder sair dali. Gosto de trabalhar sozinha e sou autodidata, mas certas coisas tenho dificuldade de aprender porque minha mente não presta atenção, mas aprendo super rápido as coisas práticas. Tenho depressão e as vezes ansiedade, e tenho problema com barulhos altos, já tentei fazer faculdade várias vezes, sempre saltando de uma para outra porque não consigo identificar minha personalidade e fico ouvindo a opinião alheia ao invés de olhar para dentro de mim, faço tratamento com psiquiatra e também descobri hipotireoidismo, que ajudou a ferrar muito com meu cérebro.
Nossa , eu amo TED X assito muitos e esse em especial me impactou profundamente ( de forma positiva , claro rs) Sua história de vida sem duvidas ira impulsionar muitas pessoas !
Parabéns pela história! Muito lindo! E parabéns pela palestra. Me senti tocado pois sofro de ansiedade e síndrome do pânico e suas palavras e sua história me ajudaram a lidar um pouco com isso.
Obrigada por contar sua história, também tenho o diagnóstico de border e seu relato me deu muita força! Me identifiquei com muitos aspectos da sua fala! Um abraço pra ti
Puxa, como gostaria de conversar com vc, sou bem parecida, me formei em psicologia mas acredito que minha auto-sabotagem foi mais forte e não consigo trabalhar na área, estou achando que tenho border e estou em busca de um diagnóstico e tratamento, mas não posso pagar por isso, estou aguardando um atendimento em faculdade (inclusive na que me formei) estou morrendo de medo, tanto de não conseguir vaga, como de conseguir também 😪 no entanto estou estudando bastante sobre border já que estou numa fase bem ruim agora e só quero ficar sozinha. História de vida linda a sua, me inspira, muito obrigada!
Parabéns, Erinete! Que história mais linda e cheia de superação. Eu, como alguém que convive com o transtorno bipolar e que também é apaixonada por psicologia, me senti muito inspirado pela sua trajetória. Gratidão pelas suas expansões e quebras de limites 🌻
Sou Borderline e tenho Depressão grave (F32.2). Estou no meio de uma crise e uma desesperança completa! Estou ficando sozinha, meu amigo tá indo dormir fora pra não ficar perto de mim. ( Moramos juntos). Meu pai faleceu há 3 meses, acabei de sair de uma internação por anorexia e bulimia, usei sonda e devido o nível de desidratação estou com problemas musculares. Sou estudante da Universidade Federal de Pernambuco e amanhã vou me despedir dos meus amigos e da Universidade, pois mais uma vez eu não consigo continuar.
Luciana, você voltou pra UFPE? Pretende voltar? Também sou estudante de lá, desisti de hotelaria, mas só deu certo os semestres que fiz à distância, durante o EAD
Só uma pessoa usada por Deus consegue se conectar tão bem, inspirar e ajudar aos outros mesmo através de um video. Gratidão. Vc não recebeu muito da vida mas vc transformou o 1,00 em 1 milhão e compartilha conosco sua energia boa. Exemplar!!!!
Nossa! Estou emocionada, sou TAB mãe de TDAH e sei exatamente o que vc passou e passa… você é simplesmente INSPIRADORA ! Sim quem tem um transtorno consegue entender realmente o que o outro sente. Parabéns, sucesso sempre 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Fui diagnosticada com "traço borderline", o que seria um "jeitão" de ser, uma border leve. Sou focada, estudei, me formei, exerci, depois fiz concurso público e me aposentei na idade certa da época. Hoje estou muito bem financeiramente mas não tenho amigos. Tenho dificuldade de estreitar laços. Sou impulsiva e intolerante, às vzs agressiva e isso afastou as pessoas. A emoção que mais sinto é raiva. Estou procurando uma terapia voltada para o borderline, que é a Dialética, criada por uma psicóloga borderline. Viver as coisas simples da vida são difíceis pra mim. Moro sozinha e as vezes bebo pra me anestesiar.
Estou assistindo e pensando na raiva que eu tenho de ter isso sem motivo aparente. Na raiva das pessoas que entenderam e nada disseram e das que não entenderam e me abandonaram, sem me dar chance...mas se tem uma coisa que aprendi é que devemos esperar menos dos outros e amar o quanto der. Isso talvez nos ajude a nos acolher. A primeira pessoa que precisa nos acolher somos nós, mas daí precisamos entender e validar o que sentimos. Saiba que o que você sente é válido e legítimo. Isso tem atenuado um pouco a minha raiva de mim, do borderline e do mundo.
Eu sou border e depois que comecei a fazer terapia minha vida mudou. Ainda sinto a impulsividade tomando meu corpo mas já consigo controlar, respirar e continuar. Quem tiver border e tiver a possibilidade de ir ao psicólogo eu recomendo ir. Há uma saída gente!!!
Como eu queria ter essa força
Além de corajosa ela é muito inteligente e linda sim! Parabéns e que Deus continue te abençoando a abençoar pessoas 🙏
Sou border, tenho depressão e fobia social.
Me identifico muito com sua trajetória. Sou cristã, esposa, mãe, tenho duas gatas e uma cachorra, sou médica e empresária. Falo tres idiomas, estou rumo ao quarto.
Tenho inúmeros desafios. As vezes me sinto gloriosa outras vezes me sinto muito cansada de tudo.
No meu dia a dia, percebo que nossas limitações e vivências nos permitem ser profissionais difereciadas, ter um feeling distinto, mais apurado e mais humano.
Aceito minha condição e tiro muito proveito do meu distanciamento social para focar meus conhecimentos. E sei q no momento d3 interagir isso fara a diferença.
Parabéns pelo seu relato. Por tirar o melhor do que poderia ser o pior.
Obrigada por seus exemplos.Sao muito encorajadores.
Deus te abençoe, te honre cada dia mais e prospere abundantemente o seu caminhar.
Que comentário incentivador .
Muito bonita a sua história
Obrigada por compartilhar!
Obrigada por seu relato! Eu descobri recentemente meu diagnóstico e relatos como o seu me ajudam!
@@ErineteLeite libertador esse seu relato! Muito obrigada por essa palestra! O tipo de conteúdo que vou ver várias vezes! Muito sucesso e que vc seja luz e cura!
Como ser mãe????
Conhecedor= quem conhece a dor. Uma profissional que conhece de estudar e de vivenciar!
Você NAO É DOENTE! DOENTE FOI SEU PAI!
Você é sequelada da doença do alcoolismo da qual seu pai era portador.
Doença, QUERIDA, sofre quem sofre a falta de Amor.
Você resgatou o Amor por si própria, e hoje você é mais saudável que uma comunidade inteira de intelectuais, médicos e professores.
Acredite: só o Amor concede a saúde integral!
Continue amando assim apaixonadamente a si, a sua filha, seus alunos e clientes, e perceba quanta saúde você distribui à sua volta!
PARABÉNS!
Eu chorei tanto com suas palavras. Eu passei por um trauma que deixou 5 estrelas a mais no céu. Desenvolvi depressão e outros problemas mais. Eu queria tanto continuar os estudos. Noites em prantos e lágrimas. Desespero. Após traumas, a vida da gente muda completamente e, infelizmente, outras pessoas não nos entendem. Obrigada por essa fala, tocou de modo singular meu coração! Abraço.
Que você consiga continuar seus estudos e realizar seus sonhos!!!
sinto muito pelo que você passou. espero que dê tudo certo para ti! ❤
Só pela coragem de falar em público já é uma vencedora fora todas as conquistas, muito admirável mesmo. Parabéns.
Tenho Transtorno Bipolar diagnosticado aos 33 anos. Não é fácil mas consegui criar alguns mecanismos para conviver com a doença. Trabalho na área da saúde e meu filho escolheu como profissão justamente a psicologia e às vezes ele me fala..." mãe é para entender a sua cabecinha...". Não há o que entender é emocional e fisiológico. Nos aceitar e viver bem é o que importa.
E já ia esquecendo precisa terapia. Muita terapia😉
A história dela é parecida com a minha, mas mais grave e mais complicada. O plantio pode ser com lágrimas, mas a colheita sempre vem e com alegria. ❤️
' a maldição pode ser uma benção '
Ninguém entende mas ser chamada de "louca" e um dos piores gatilhos 😞😞😭😭
E eu fiz isso várias vezes...nunca imaginei que a mulher que eu amava sofria disso...😰
" Ainda bem que você não pensa em ter filhos, você é maluca mesmo"
@@alanramos2703 nunca é tarde para aprender e mudar, para ser melhor.
Já sofri muito por ouvir isso do meu marido, e sofrendo para encontrar a medicação certa para o tratamento de transtorno bipolar, em um momento de vulnerabilidade absurda. Hoje em dia estou a passos largos para a estabilização faço isso por mim principalmente, e por quem verdadeiramente me ama. Hoje estou mais forte mentalmente, e se um dia me chamarem de louca novamente, vou dizer que realmente sou muito louca, louca de pedra e só quem já enlouqueceu um dia sabe da força que tem.
Pra mim é um elogio, sou diferente os outros que se danem
Acredito que muitas pessoas recebem diagnósticos equivocados no Brasil de borderline, quando na verdade são sintomas de estresse pós traumatico complexo, que muitos profissionais de saúde mental não estudam a fundo, nem traumas de modo geral profissionais de saúde mental no Brasil entendem. Basta o paciente dizer que tem ideação suicida e se auto mutila que em 15 minutos recebe DIAGNÓSTICO de borderline no Brasil. Muitas pessoas não tem resultados no tratamento porque não se trata de borderline, mas sim trauma e estresse pós-traumático complexo.
Isso também. Deve ser mais fácil diagnosticar uma personalidade "quebrada" do que CPTS-D.
Eu sempre notei que eu era diferente, que havia algo errado em mim. Ate que depois de mais de 20 anos descobri q sou boder, além de ter ansiedade tb. Eu nunca consegui terminar nenhum curso que comecei, nunca parei em emprego. Sempre me senti incapaz . Essa semana quase desisti da vida, pq é um enorme vazio que sinto. E ninguem acredita em mim quando falo que tenho transtorno mental. Isso me faz querer me isolar de todos. Eu sempre quis faze psicologia, mas me sinto velha ( to com 36 anos) , mas esse video me deu uma luz e espero ser feliz daqui pra frente pq eu estou com poucas forças.
Maria, eu tenho 51 anos e faço psicologia .vou te responder usando uma frase que uma psicóloga falou pra qdo fiz o mesmo comentário sobre a idade para estudar. Ela me disse: “ enquanto houver sonhos, a idade definitivamente não é empecilho ”
@@anaclaudiapereira1179 sim concordo. Mas gostaria de fazer pra sair da area que trabalho, e sei q psicologia não tem mto mercado
Espero que esteja bem.. está fazendo Psicologia? Como está?
@@carlinhosm3678 Nao fiz , mas ainda tenho esperança de fazer. Comecei a me tratar ha um mes c medicamento para controlar minhas oscilações de humor e depressão. Nao iria conseguir estudar sem me tratar. Obg por perguntar 😉
@@mariasantana2168 Vai estabilizar e ficar bem melhor, tenho certeza.. É bem difícil começar algo e terminar, né? Agora vai com tudo, boa sorte! Tô por aqui....😘🙏🏼❤️
oi! estudo psicologia, atualmente estou no 2 semestre. faz alguns anos que vi sua palestra e sempre lembro dela, de como me identifiquei e sempre quando penso o como sou solitária eu lembro que em algum momento você também diz isso. por muitos anos eu achei que não conseguiria estudar. sempre sofri no colégio, desisti no ensino médio pq tinha muitas crises de pânico e me formei pelo EJA online mas cá estou em agora, no 2 semestre, apaixonada pelo meu curso. no momento consegui regular minha dificuldade de atenção com remédios, mas tive que abandonar de ter um emprego. sou feliz pq tenho esse privilégio de poder estudar por um tempo sem ter a obrigação de trabalhar até me regular. até o momento minha maior dificuldade é aprofundar relações, não consigo fazer ou manter amizades então é algo que prefiro evitar a tentativa e o estresse.
sua palestra é inspiradora para mim, outra bpd como eu conseguiu se formar. já chorei muito e tive muitas dificuldades, sei que ainda terei muitas outras mas eu voltarei aqui daqui uns anos para dizer que me formei ;) sucesso para você! te admiro.
A mulher é o exemplo de determinação. Pqp, inacreditável! Manda bala Erinete!
É tão raro a gente ver histórias verdadeiras. Me emocionei quando ela disse que o segundo marido foi embora e ela passou fome.
Tbm me emocionei nessa parte
Como é bom lhe ouvir! Sou psicóloga e border, fico muito feliz quando vejo esse tema ganhando espaços de fala! É necessário falarmos sobre o tema
"Eu tentei suicídio 3x, deu para ver que não consegui." Kkkk meu Deus ela foi ótima.
Graças a Deus não deu.... como está?
Vc é maravilhosa. Muitíssimo acima da média, e linda, não importa se vc não se acha linda, é linda, é belíssima mesmo que não se ache....e muito capaz, muito inteligente e muito gente boa.... vc não é só o lado bom da força, vc é o lado ótimo da força ,vc é inspiração
Tenho diagnóstico Borderline há 5 anos e demorei 11 anos pra me formar, sempre passando por diversas faculdade se cursos. Sei como deve ter sido importante essa formação a vc. Parabéns pela palestra!
----
PS: felizmente ela consegue trabalhar. Lidar com público é um pesadelo pra mim e me dá muitos gatilhos. Como aqui onde moro não tem muitas opções, sigo desempregado...
Como vc está hj
Que ser humano especial!!!
Fui diagnosticada com transtorno de personalidade boderline há 10 anos mais ou menos. Iniciei tratamento psicológico e medicamentoso. Porém qd fui encaminhada p o tratamento em grupo parei de frequentar o psicólogo, pois além de n saber me comunicar, eu n consigo manter contato com pessoas desconhecidas sendo pessoalmente.
É difícil demais manter o foco em algo e admiro muito Erinrte por ter conseguido trilhar o caminho do conhecimento apesar das dificuldades q surgiram em seu caminho.
Insista e não desista porque existe melhora significativa com tratamento adequado.
Parabéns! Assisto muito TED e posso dizer que o seu relato é um dos melhores que já vi.
Vejo que vários profissionais possuem preconceito, para lutar contra as doenças que eles deveriam combater, é triste, mas é realidade.
Isso vale para médicos e qualquer área da saúde, lamentável, mas histórias como a sua mostram que esse mundo, um dia poderá ser melhor. Sucesso.
.
Muito obrigada!
Parabéns Erinete sou mãe de um borderline de apenas 21 anos e com várias tentativas de suicídio e o meu coração transbordou de alegria com sua vitória e suas conquistas, guerreira. Parabéns de verdade.
Que história, menina! Inspiradora. Gratidão por compartilhar. Esquenta não: "de perto, ninguém é normal." Você é vencedora sob vários aspectos. 😘
Preciso sempre voltar assistir essa palestra para não esquecer o quanto podemos ser maiores do que qualquer limitação que a doença mental nos impõe. Você é um grande exemplo! Através dessa palestra está sendo um divisor de água em minha vida.
Obrigada
Tenho borderline e isso me motivou muito, no momento também pretendo fazer psicologia. ❤️
Sonho da minha vida
Parece que vc está me descrevendo
Gente que depoimento lindo, que pessoa guerreira apesar da vida ter sido dificil e do transtorno mental, não desistiu . Que belo exemplo de persistência, parabens pra essa guerreira .
Que belo seu exemplo de vida e superação. Eu convivo com o transtorno afetivo bipolar, porém tenho sonhos acadêmicos e profissionais e sua palestra foi inspiradora! Apesar de todo o tratamento medicamentoso, psiquiátrico e psicoterapêutico, enfrento uma guerra interna diária! Só quem tem um transtorno mental me entenderá!
Sim
Estamos junto, ser bipolar é complicado, força!!!
Sim verdade. Te entendo
Vc se expressa e fala tão alinhado que parece estar lendo. Parabéns!
Vc n tem limites mesmo, Dra., o mundo é seu ‼👏🏽👏🏽👏🏽💖🌟
Sempre que eu ficar mal vou assistir esse video.
Muito obrigado pela força Erinete ❤
“Tudo sempre tem o lado bom.”
Sua história é inspiração pra mim..muito obrigada,eu sou bordeline e sofro muito pra atingir objetivos...obrigada mil vezes 💙
Erinete que mulher incrível você é mana!! Sinta-se abraçada fortemente e amorosamente, muito forte seu relato que coragem, que força! ❤️
❤️
Sou enfermeira e tenho boderline e me senti representada por Erine
Obrigada. Não tenho diagnóstico fechado, mas tomo quetiapina e paroxetina, aparentemente transtorno bipolar.
Não consigo estudar, não consigo organizar meus pensamentos, quase perdi meu casamento devido à crises horríveis q eu tinha fora do casamento antes de me tratar
Já tinha tido vontade de cursar psicologia C meu marido, mas nem cheguei a me inscrever no Enem
Você me inspirou, muito obrigada!
Vai em frente moça!
Gostei muito do vídeo! Eu tbm sou estudante de psicologia e recentemente recebi o diagnóstico de borderline. Espero conseguir dar a volta por cima de tudo isso e conseguir formar uma boa carreira
Sempre vejo esse testemunho de vida, e admiro ela demais, esse transtorno de personalidade dói demais e ela ainda viveu intempéries desde a infância e venceu na vida de maneira exemplar!
Que linda história de superação dessa moça, que ótimo que ela buscou o autoconhecimento e assim conseguir não se machucar e não machucar os outros. Porque infelizmente tem muitas pessoas Bordeline que não procuram ajuda e são pessoas muito dependentes emocionalmente, são ciumentas, grudentas, possessivas, e até violentas com o parceiro, qdo este não corresponde de forma imediata as suas necessidades egoistas, parecem crianças birrentas, são um inferno na vida do parceiro. Minha irmã teve uma filha com um rapaz Bordeline, e ele batia nela, era muito inseguro, baixa autoestima, impulsivo, controlador e depois pedia perdão chorando, dizia que amava, pedia perdão de joelhos e depois começava toda essa tortura psicológica de novo em cima da minha que entrou em depressao por causa dele, enfim ela teve que fugir dele junto com a bebê pra ela não acabar sendo maltratada por ele, isso aconteceu aqui no Japão. Hoje ele está preso no Brasil e foi condenado a 11 anos de prisão porque ele apunhalou a atual mulher dele que estava grávida, ele usou 3 facas diferentes, o cara enlouqueceu de vez, ficamos sabendo disso vendo as notícias do Brasil daqui do Japão, minha teve um livramento. Qdo vejo o caso do Jhonny Deep com a Amber Heard que também e Bordeline, neste caso ela era que abusava dele, que horror, esse caos me fez reviver a história da minha irmã e meu ex-cunhado, ainda bem que minha irmã fugiu dele, pq talvez se ela não tivesse fugido, ela teria sido a mulher escaqueada e talvez ele tivesse conseguido matá-la. Infelizmente as personalidades bipolar, bordeline, narcisista e psicopata compartem entre si alguns traços de personalidade em menor ou maior escala, dependendo do nível da patologia (leve, moderado ou grave), e se e adicionado a isso outras comorbidade, aí a relação com essas pessoas pode ser muito perigosa. Mas também conheci outros borderline que como essa moça conseguiram ter autoconhecimento, buscaram ajuda e conseguiram lidar bem e ter uma vida mais estável com suas emoções e mais felizes e com bem-estar físico e mental. Os remédios e a terapia ajuda muito. Sucesso pra essa moça, ela é uma guerreira.
Sinto pelo que sua irmã e toda sua família passou, infelizmente a maioria das pessoas que tem problemas não procura ajuda, e dizer que o transtorno é a razão pela qual você de certa forma é se isentar da própria responsabilidade no comportamento deletério que apresenta.
Que história linda,eu estou aqui chorando 😭😭😭 parabéns pra você! Você é guerreira 👏👏👏👏👏
Melhor palestra de todas as maravilhosas deste canal. Que bom ouvir essa história tão inspiradora...
obrigada
Parabéns 🎊👏🎊
Fácil de se enxergar uma heroína. È uma triste história mas que moldou uma grande Mulher.
Nossa, chorei junto com ela. Que mulher incrível!!!
Essa mulher é incrível . Vou ver esse vídeo todo vez que me sentir mal.
Essa é uma verdadeira heroína!
Superação!!
Muito obrigado por compartilhar sua história de vida e por fazer com que pessoas, assim como eu, que tem esse transtorno percebam que não estamos sozinhos
Eu sou bordline, e acho que não vou resistir. Não aguento mais, me identifiquei 100% com a palestra.
Oi Fernanda, como você esta?
Sei que.. minha opinião não foi pedida mas..
Fernanda, eu confesso que..não sei o que você está passando.. mas ..as coisas vão melhorar! Sei que...as vezes pensamos que não vão mas.. as coisas sempre melhoram! Você faz tratamento/terapia?
Olá Fernando como vc está?
Vai dar tudo certo ♥
É vdd é duro e quem n tem acha q é bobagem
Fernanda você consegue não desista ta bem? Se precisar conversar estou aqui. Fique com Deus ❤️
Parabéns por não desistir de você e por me proporcionar essa palestra incrível.
❤
Me identifiquei com ela
Tenho todos esses sintomas
E ainda deixei a faculdade por causa da fobia social ,em quatro cursos em anos diferentes,tambem atraves do enem com boas notas principalmente redaçao
Novamente prestei o vestibular e passei na faculdade publica para o curso de direito.
Adoro estudar o que me atrapalha é a fobia social
Tenho depresao
As vezes penso por que existir na solidao qual sentido?
Sao muitos pensamentos que me rodeiam
E sofria bullyng na infancia por ser calada chamavam-me de muda
Minha familia nao me insentiva, acham que tenho negatividade ,que meu comportamento é mau espiritual, e antisocial
Nao enxergam que preciso de apoio
Ainda ninguen sabe que começarei em direito,pois senao vinrao com palavras negativas para mim que eu nao irei conseguir
Sei que preciso de acompanhamento psicologico e é o que pretendo fazer para sair dessa zona de limitaçoes.
Obrigado para quem leu ate aqui ,uma parte da minha historia.
como está @elianas.5129? Espero que tenha conseguido iniciar uma terapia, ajuda muito! Boa sorte em seu novo curso!
Sinta-se abraçada, você vai conseguir!!!!!
Que palestra linda.
PARABÉNS você é uma guerreira
Adorei.ficaria te ouvindo o dia inteiro.o rigada
A palestra mais linda que já assisti, que superação
Parabéns! Parece q vc estava descrevendo minha vida. Já tinha pesquisado muito sobre o meu problema, inclusive com profissionais renomados. Mas nunca entendi tão bem depois da sua explicação. Sim, temos um transtorno de personalidade que até o momento não foi achada a cura, mas não podemos nos “engessar”, colocar “limites” saudáveis nas nossas vidas. Costumo dizer que todo dia mato um leão por dia. E eh exatamente assim que me sinto.
Você é incrível, também sou border;
Uau! Que referência!
Parabéns Erinete !!! Te compreendo!!! Parabéns por lutar pelo seus sonhos, e não ter desistido. Você é prova viva de que não existe limites!!!!
Eu chorei ao ouvir vc descrevendo minha vida !!!🥺
Gratidão!!! Sensacional sua História....
E viva a Empatia, o presente, e superar....
Gente que mulher maravilhosa... Gostaria de ver mais palestras dela. ❤️me ajudou tanto com suas palavras, parabéns. Deus te abençoe!
Apaixonante! Me emocionei muito com sua história, não pelos obstáculos, mas por sua fabulosa força interior! Você não tem problemas mentais! pode estar classificada como tal, pode ser até verdade no aparato físico que chamamos corpo, nesta dimensão, mas sua alma é Fodástica! Que grande Ser você é!!! Continue vivendo e sendo a gigante que você é, pois este mundo precisa de "loucos" (MUITO ENTRE ASPAS) assim para receber a cura!!!
que coragem! que história!!
Simmmmm!!! Você é FOD@!!! e fofinha também. Força e delicadeza e um só ser. Parabéns, Erinete! pela superação de cada dia.
Obrigada😊
Mim identifiquei com essa palestra
a Erinete me inspira
Maravilhosa a sua história.Parabéns!Muito sucesso.Uma verdadeira guerreira.
qie Linda vc, eu ate me congelei com seuperfil ser muito identico ao meu, mas eu nao concordo que seja bordeline..tenho 42 anos..sua intelijgencia e acima da media.. mas tb temos os reflexos e todo peso jogado em nos..muita luz!
Você é linda e maravilhosa,adorei ouvir a sua história.
Que exemplo!
Parabéns!
Parabéns. Palestra linda e emocionante.Gratidão por compartilhar sua linda história.
ow chorei, muito massa sua história! parabéns!
Emocionante. É assim que se faz a diferença.
ARRASOU!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que História Linda, Parabéns por toda sua história, é mais que uma história de superação é uma lição de vida sobre limites , nossos preconceitos com os transtornos mentais , minha mãe sofre de esquizofrenia e muitas vezes a julguei e a tratei com falta de amor e depois que passei a entender um pouco sobre a doença dela vi o quão guerreira ela era e mesmo com a doença sempre me ensinou sobre amor mais que qualquer outra pessoa hoje a vejo como uma Mulher incrível que amo demais♥️♥️
Não tenho transtorno Borderline mas algumas coisas me identifiquei. Odeio trabalhar em público, tanto que vivo pulando de serviço porque não suporto conversar com pessoas, no meu último emprego eu tive vontade de soltar a caixa que eu estava carregando(que estava cheia de desodorantes) em cima do meu pé para quebrá-lo e eu poder sair dali. Gosto de trabalhar sozinha e sou autodidata, mas certas coisas tenho dificuldade de aprender porque minha mente não presta atenção, mas aprendo super rápido as coisas práticas. Tenho depressão e as vezes ansiedade, e tenho problema com barulhos altos, já tentei fazer faculdade várias vezes, sempre saltando de uma para outra porque não consigo identificar minha personalidade e fico ouvindo a opinião alheia ao invés de olhar para dentro de mim, faço tratamento com psiquiatra e também descobri hipotireoidismo, que ajudou a ferrar muito com meu cérebro.
Maravilhosa muito esclarecedor
Parabéns ,vc é maravilhosa!
Linda história. E a protagonista também !
Nossa , eu amo TED X assito muitos e esse em especial me impactou profundamente ( de forma positiva , claro rs) Sua história de vida sem duvidas ira impulsionar muitas pessoas !
Parabéns pela história! Muito lindo!
E parabéns pela palestra.
Me senti tocado pois sofro de ansiedade e síndrome do pânico e suas palavras e sua história me ajudaram a lidar um pouco com isso.
Nossa obrigada, minha intenção é ajudar que bom que consegui!!!
Sensacional
Que mulher incrível ♥️
ainda bem que ela conseguiu
me emocionei, excelente relato de uma força surpreendente
Obrigada por contar sua história, também tenho o diagnóstico de border e seu relato me deu muita força! Me identifiquei com muitos aspectos da sua fala! Um abraço pra ti
Puxa, como gostaria de conversar com vc, sou bem parecida, me formei em psicologia mas acredito que minha auto-sabotagem foi mais forte e não consigo trabalhar na área, estou achando que tenho border e estou em busca de um diagnóstico e tratamento, mas não posso pagar por isso, estou aguardando um atendimento em faculdade (inclusive na que me formei) estou morrendo de medo, tanto de não conseguir vaga, como de conseguir também 😪 no entanto estou estudando bastante sobre border já que estou numa fase bem ruim agora e só quero ficar sozinha.
História de vida linda a sua, me inspira, muito obrigada!
Parabéns por suas superações. Eu particularmente nunca senti que alguém fosse me atacar. Sempre foi ao contrário, com palavra de todos os tipos.
Chegou a doer no coração pq senti e sinto tudo o que ela disse.
Parabéns, Erinete! Que história mais linda e cheia de superação. Eu, como alguém que convive com o transtorno bipolar e que também é apaixonada por psicologia, me senti muito inspirado pela sua trajetória. Gratidão pelas suas expansões e quebras de limites 🌻
Parabéns por sua doçura, espontaniedade para falar, se
expressa muito bem👏👏👏
É linda, corajosa, batalhadora...
Deus abençoe muito, muito.
Obrigada.
Obrigada!
Nossa adorei essa moça muito corajosa em fala em publico
Sou Borderline e tenho Depressão grave (F32.2). Estou no meio de uma crise e uma desesperança completa! Estou ficando sozinha, meu amigo tá indo dormir fora pra não ficar perto de mim. ( Moramos juntos). Meu pai faleceu há 3 meses, acabei de sair de uma internação por anorexia e bulimia, usei sonda e devido o nível de desidratação estou com problemas musculares. Sou estudante da Universidade Federal de Pernambuco e amanhã vou me despedir dos meus amigos e da Universidade, pois mais uma vez eu não consigo continuar.
Luciana, você voltou pra UFPE? Pretende voltar? Também sou estudante de lá, desisti de hotelaria, mas só deu certo os semestres que fiz à distância, durante o EAD
Que palestra linda ! Parabéns Erinete!
Só uma pessoa usada por Deus consegue se conectar tão bem, inspirar e ajudar aos outros mesmo através de um video. Gratidão. Vc não recebeu muito da vida mas vc transformou o 1,00 em 1 milhão e compartilha conosco sua energia boa. Exemplar!!!!
Obrigada
Erinete, que lindeza te ouvir. Você é incrível e quanta superação. Eu agradeço por compartilhar. Deus te abençoe.
Que exemplo pra todos nós border ou não
Que incrível essa mulher!!!!!! Exemplo, com certeza!
Nossa! Estou emocionada, sou TAB mãe de TDAH e sei exatamente o que vc passou e passa… você é simplesmente INSPIRADORA ! Sim quem tem um transtorno consegue entender realmente o que o outro sente. Parabéns, sucesso sempre 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que história que poderia ate ser triste mais muito linda. Parabéns mil vezes pra vc.
Fui diagnosticada com "traço borderline", o que seria um "jeitão" de ser, uma border leve. Sou focada, estudei, me formei, exerci, depois fiz concurso público e me aposentei na idade certa da época. Hoje estou muito bem financeiramente mas não tenho amigos. Tenho dificuldade de estreitar laços. Sou impulsiva e intolerante, às vzs agressiva e isso afastou as pessoas. A emoção que mais sinto é raiva. Estou procurando uma terapia voltada para o borderline, que é a Dialética, criada por uma psicóloga borderline. Viver as coisas simples da vida são difíceis pra mim. Moro sozinha e as vezes bebo pra me anestesiar.
Estou assistindo e pensando na raiva que eu tenho de ter isso sem motivo aparente. Na raiva das pessoas que entenderam e nada disseram e das que não entenderam e me abandonaram, sem me dar chance...mas se tem uma coisa que aprendi é que devemos esperar menos dos outros e amar o quanto der. Isso talvez nos ajude a nos acolher. A primeira pessoa que precisa nos acolher somos nós, mas daí precisamos entender e validar o que sentimos. Saiba que o que você sente é válido e legítimo. Isso tem atenuado um pouco a minha raiva de mim, do borderline e do mundo.
Espero que você consiga, realmente o tratamento adequado faz muita diferença.
Espero de coração que você esteja melhor... ❤
Amei essa palestra. Os limites foram feitos para serem superados show!