Concordo, ele esmirilhou, e quando coloca 1ª dá até impressão que a alavanca vai sair na mão. Tive uma Vemaguete Caiçara 1965 azul, uma perua de acabamento mais simples e porta traseira com abertura lateral. Lembro-me até hoje de seu ronco característico e também quando uma vez fui na beira de um rio quando quebrou uma cruzeta, encaixei a cruzeta na mão e ela foi embora.
Eu tive uma Vemaguet 1965 muito linda , um dia veio um parente idoso que no passado teve também uma DKW e tinha mais esperiencia , e eu todo feliz fui mostrar minha camioneta , liguei o motor quando o senhor escutou o barulho do motor ele disse o motor está serroteando , ele está a perigo , uma semana depois o motor trancou e eu jamais facilitava o óleo na gasolina , o motor DKW não pode ter barulho de tinido de ferro , tem que ter só o chiado das correias , senão é rolamento pifado , mais cedo ou mais tarde ele tranca , no mais é um excelente carro .
Sensacional, o carrinho está um show, e o Bellote não consegue deixar de sorrir o tempo todo na tocada do DKW, bacana demais, fez até vários punta-tacco, isso com a alavanca do câmbio situada no volante hehehehe. Tocada competente, parabéns Bellote, legal demais.
Muito Legal ! Esse DKW já me pertenceu a muitos anos atrás e alegro-me em encontra-lo em tão excelente forma, conheço cada um de seus parafusos de tantos cuidados que lhe dispensei, fazia uma manutenção assídua e eu tinha varias peças sobressalentes inclusive até um virabrequim embuchado com rolamentos Timkem , que eu levava quando fazia longas viagens com ele (com medo de ficar na mão, o que nunca aconteceu) vendi todo o meu arsenal de peças para um velho mecânico do Planalto Paulista muitos anos depois que vendi o DKW para uma amigo. Ainda tenho guardada um par de cruzetas originais Alemã que escapou do meu lote de peças. Que saudades !!!
Realmente um carro lindo e de história inigualável,o barulho deste carro em alta rotação é coisa que só sentindo pra saber o tão quanto é gostoso de ouvir e guiar,tá de parabéns demais Renato sobre todos os vídeos do seu canal,antes assistia e dava Like mais agora vou comentar em todos,um grande abraço de um admirador imenso de seu canal !
Fred Lemos fizeram um elefante branco.. agora o tal pq olímpico tá abandonado... se bem q o autódromo também tava largado.. mas se sabem q vai ter o tal Rock um Rio.. mas eu preferiria o autódromo por causa da moto gp
Meu pai tinha uma Vemaguet,carro que me deixou duas lembranças marcantes,uma quando nos deixou na mão em plena BR em uma pequena viagem dominical e outra por ter resistido bem quando uma pick up Chevrolet sem freios tentou violentamente cortar a pequena maravilha ao meio,todos saímos inacreditavelmente com ferimentos leves,após o acidente meu pai comprou uma Belina e nunca mais ouvimos falar em problemas mecânicos tanto que ele comprou outra Belina em 1978 e esta resistiu a tudo até estacionar na garagem de casa onde se encontra até hoje,carro sólido como uma rocha e econômico como poucos,coisa que a Ford não sabe mais fazer.
Prezado Sr. Renato, Esse belo exemplar de Belcar 66 merece os ajustes que são necessários no trambulador, e no cabo da seletora. Como o Sr. pôde constatar, as marchas ímpares da alavanca estão muito para baixo, e foi necessário tirar a borracha da alavanca e cortar parte da capa do volante. Provavelmente fizeram isso porque a ré não deveria estar entrando, ao invés de mexer na regulagem do terminal do cabo da seletora, compensaram a folga, mudando a posição do trambulador na estria, e puxando o conjunto todo para baixo.
Estimado e Competente Jornalista, creio que houve um erro de exposição ao dizer que o câmbio do DKW Belcar/Vemaguet tem configuração contrária dos Ford Galaxie (e demais americanos e europeus com alavanca na coluna de direção: entre nós os mais comuns Linha Dodge Dart/Charger e Opala com banco inteiriço, Aero-Willys e Simca, sem citar picapes e veículos de uso misto, que só possuem 3 marchas à frente e uma a ré - câmbio universal): eles também tem as ímpares pra baixo e a par para cima mais a ré. Apenas que o DKW possui 4: ímpares também para baixo, pares para cima e ré ao lado da segunda, estilo "perna de cachorro". Sem esquecer os FNM (JK e demais modelos) que por muitos anos possuíam 5 marchas na coluna de direção também! Entre alguns acessórios de fábrica: roda livre, embreagem Saxomat, teto solar corrediço de lona e faróis de longo alcance. Existiu um modelo luxo (edição limitada que possuía alguns deste itens). Pode-se de dizer que era invertido em relação aos câmbios de quatro marchas instalado entre os bancos (VW Sedan 1200 e Renault Gordini, só para citar um modelo da época, já que o Dauphine só tinha 3 e era na mesma posição do universal instalado na coluna de direção). Mas quero deixar bem claro que sou apaixonado pelos seus vídeos e espero ver mais clássicos, principalmente nacionais em suas reportagens. Um fraternal abraço, desejo de sucesso e muitos quilômetros pela frente. P.S.: Achar que um 2 tempos estava fumando era uma dúvida comum, mas depois sabia-se que era uma característica devido a mistura da gasolina com o óleo no tanque - depois surgiu o Lubrimat (1964 junto com a mudança de abertura das portas dianteiras que antes eram do tipo "suicida"), equipamento com reservatório que misturava sózinho o óleo junto ao motor eliminando a necessidade de fazer direto no tanque de combustível: filtro de ar e escapamento corretos são vitais para esse motor, que melhorou substancialmente quando adotou um modêlo nôvo, pois inicialmente usava o 1000SP, que retornou na Pracinha (1965 à 1966) modêlo da Vemaguet, (antes Caiçara 1963 à 1965) bem simplificado vendido financiado pela Caixa Econômica Federal, junto com o Teimoso (Willys-Renault), Simca Profissional em 1965 (antes Alvorada em 1963) e VW Sedan 1200 Pé-de-Boi (1965) . Curiosiodade: Observem que os levantadores dos vidros são os mesmos adotados pela VW na linha 1600: VW 4 Portas (Zé-do-Caixão), Variant, TL e Karmann-Ghia (no TC também).
Parabens Renato pelas tuas materias.Voce tem conhecimento suficiente para trazer para os dias de hoje o que a juventude moderna nao viveu nas decadas passadas.Quem nao conhece carros antigos e so ver seus videos que fica conhecendo com riqueza de detalhes.Abraço.
Aprendi a dirigir com 9 anos, em uma DKW ,Belcar 1964 Azul claro com teto branco, rodas cromadas e reclinador nos bancos dianteiros individuais, 2 Tempos e se esquecer de colocar o Óleo na Gasolina, fundi o motor, 3 cilindros, 3 bobinas e 3 platinados, quero ver quem acerta o ponto desse motor hoje, porta suicida ou deixa ver abria ainda pela frente , em 65 66 67 porta normal . Walter .
Olá Gabriela, também aprendi a dirigir num Belcar 1961, primeiro carro de passeio que meu falecido pai comprou. Meu pai era mecânico e o nosso Belcar eu coloco no ponto de Olho fechado, pois são 40 anos com o mesmo. Minha última viajem com ele em Maio de 2016, foi de Valinhos SP até Olímpio Noronha MG. Viajem inesquecível, pois eu fui lá especialmente para buscar o carro para o meu pai vê-lo, pois ele estava falando muito no carro, foi a melhor coisa que fiz, pois passados 15 dias ele faleceu. Um abraço.
Visitar essa postagem foi como fazer uma viagem nostálgica às melhores lembranças. Tive a oportunidade de pilotar um DKW nas corridas realizadas na década de '60 em Petrópolis e Juiz de Fora. Era incrível durante os "pegas" olhar para o lado e ser ultrapassado por corredores da Equipe Willys como Bird Clemente, Wilson Fittipaldi, Chiquinho Lameirão e meu ídolo Luís Pereira Bueno. O carro não era meu. Pertencia ao meu amigo e sócio Léo Flávio Aires. Mas ele era meio "amarelão" e eu era conhecido como "pé de chumbo" e andava mais rápido. VEMAG significava Veículos e Máquinas Agrícolas. Estranhei o Bellote não mencionar uma característica que só o DKW tinha: a roda livre. O sistema permitia, por meio de uma alavanca abaixo do painel, suprimir o "freio motor" e as rodas de tração ficarem livres, sem o efeito da redução. A pretensão era economizar combustível mas deixava o carro mais perigoso pois seu sistema de frenagem, a tambor, não era confiável. Ele também não mencionou, pelo tempo da filmagem ou porque talvez não saiba, como era complicado regular os três platinados desse carro que também tinha três bobinas. Um espanto! Abraços a todos.
+Apt Castelo meu amigo castelo vç com certeza fez parte da historia automobilistica brasileira,para nós do canal do bellote é um prazer imenso,gostariamos q o sr nos contasse mais estorias dessa epoca auréa do nosso automobilismo
+El gagon Cabrone Maledito - Olá. De fato aconteceram muitas histórias, algumas trágicas, como os dois acidentes fatais na corrida de 1968, em Petrópolis, que resultaram na proibição das corridas de ruas locais, e depois nacionais. Outras curiosas e até melancólicas como o fim do tal DKW, vendido em Juiz de Fora com sua caixa de marchas estourada, cheia de serragem. Quando o comprador descobriu o arranjo andou procurando o vendedor para tirar satisfações, obrigando o cidadão a mudar de endereço. O espaço não permite contar todas elas mas há uma divertida. Havia um rapaz chamado Cesar Gama, tricampeão brasileiro de acrobacia de aeromodelismo, que tinha um DKW com o costume de dar um estampido quando era desligado. Daí desenvolveu o hábito de assustar as pessoas nos pontos de ônibus apontando o dedo e desligando a chave de ignição. O susto era geral mas essa brincadeira não podia acabar bem. Certo dia em plena Av. Brasil, via de entrada e saída do Rio, e já naquele tempo cercada de favelas, repetiu o gesto. Não prestou. Um cara sacou um trabuco e mandou bala. O Cesar se agachou e arrancou com o carro (e o DKW não era de arrancar rápido...) mas aprendeu a lição. Nunca mais repetiu a façanha. Deu sorte. Abraços.
Apt Castelo realmente castelo o kra encher a caixa de marcha de serragem é sabotagem das piores,e o cesar quase se lascou hein kkkkkkkk,essas estorias veridicas são dignas de um livro,vç ja pensou nessa possibilidade?um abraço amigo castelo
+El gagon Cabrone Maledito Valeu, parceiro! Na verdade alguns desses "causos" tive a oportunidade contar nos fotologs especializados que existiam no site do Terra. Eram cordiais encontros virtuais de apreciadores de variados assuntos, inclusive sobre automóveis. Inexplicavelmente o Terra desapareceu com as fotos e com os preciosos comentários, legítimos registros e depoimentos da memória nacional Uma verdadeira hecatombe cultural! Fazer o quê? As atuais "mídias sociais" andam estranhas, agressivas e com assuntos inseridos sem qualquer ligação com o tema da postagem. Acho que está faltando bom senso às pessoas. De todo o modo fica a sugestão. Foi um prazer interagir com você. Abraços. Em tempo: Fiz outros registros em outras postagens do Bellote e inclusive certa vez ele gentilmente me esclareceu uma dúvida. No Puma conversível fiz uma intervenção divertida mas meu registro desapareceu.
Apt Castelo meu amigo castelo realmente eu ja tinho lido alguns post bem legais no terra,e esse site simplesmente sumiu,tinha uma estoria com fotos falando sobre o episodio q o saudoso crispin fez um milagre ao fazer um retentor de borracha de chinela pra salvar a corrida de um fusca,o crispin foi um dos q impúlsionaram a carreia vitoriosa dos dkw,um abraço meu amigo e vamo fuçar mais a net a procura desses causos q enobrecem o nosso automobilismo tupiniquim
verdade isso..muita coisa nova q claro são muito emocionantes , mas nada é igual a conhecer , ou matara saudade dos carros da geração passada . Esse e o diferencial da Garagem
Em Diadema, numa travessa da av Piraporinha, tem uma oficina que só trabalha com DKW, e na av Robert Kennedy em São Bernardo do Campo tem uma loja de escapamentos chamada Zé Taquara que tem um Belcar rodando até hoje, e ele fez um difusor de escape acionado por cabo.
Aprendi a dirigir em 72 numa belcar verde com interior igual a essa. Tinha 12 anos o carro era de um tio meu. Que era taxista. Quando descobriu em vez de brigar comigo me deu a canja de dirijir de casa até a escola. Em um percurso de 2 km. Lembro ainda do brilho nos olhos e o sorriso quando eu dava 1 acelerada na troca de marcha. Meu pé não chegava até o curso para troca de marcha. Entrava quase que no tempo. O saudade de ambos.
Adorava dirigir este carro muito confortável. O legal é que com a roda livre acionada não era preciso usar a embreagem para mudar as marchas, só usava para dar a saída ou dar ré. Vejo o Bellote usando a embreagem, ele está com a roda presa ou não conhece este recurso. Mesmo assim valeu...
Lembro , que quando eu era criança , na praça central da minha cidade , havia vários deles usados como táxi , saudades desse carro , gostei muito , parabéns .
bellote sou radialista na bahia em feira de santana e apaixonado por automoveis. parabens pelo canal. aproveito pra sugerir uma materia com os vw ze do caixao vedete dos taxistas cariocas. parabens e sucesso sempre.
Bela matéria Bellote; meu vizinho tinha uma Vemaguet branca...achava muito estranha. Hoje sei da importância desse carro; e um recado...no Brasil não tem montanha.
Esqueceu de falar da roda-livre e do saxomat, embreagem semi-automática. Tive 3 modelos, sendo que meu sonho até hoje é um candango..... Já fiz muita coisa nesses motores que são uma maravilha pra tirar muitos cavalos a mais gastando quase nada..... Agora quanto ao consumo era grande.... Fiz experiencias com um fissoure com álcool e não fiquei decepcionado... Abraços e Obrigado pelo vídeo!
Show de bola Bellote !!! Meu tio em Lavras/ MG teve uma versão perua e a gente apelidava de ´´Leléte ´´. Nós éramos pequenos e não sabíamos falar Vemaguete !
Gostaria de tecer um comentário para aqueles que tiveram experiências ruins com a marca DKW, no passado: Realmente o DKW não seria um carro para o Brasil, visto que tinha pouca tolerância à falta de manutenção e/ou falta de manutenção adequada. Realmente, os sistemas de distribuição e transmissão eram pouco tolerantes ao regime de quebra-galhos reinante nas oficinas daquela época. Como dizia um amigo meu, que trabalhalhou na Vemag:- "Bem regulado e lubrificado é o melhor carro do mundo; bagunçado, uma carrocinha de pipoca é melhor". Já tive, ao longo de minha vida, 23 DKWs, e os problemas mecânicos começaram a reduzir, na proporção em que o conhecimento sobre a manutenção começou a aumentar.
lindo de mais esse carro super estiloso,motor 2 tempos com vira em rolamentos!!! O bom que esse carro vejo todos os dias,pois o dono mora a 30 metros da minha casa!!!
pouuttss foi nostálgico isso ahuahauhau, meu tio tinha uma Belcar S 1967, vermelha de capota branca, era o máximo andar com ela, esse modelo ja vinha com o famoso lubrimat, abraço
Super show, incrível .inclusive, o nome "vemaguete" vem da "VEMAG" (que significava "veículos e máquinas agrícolas") e foi inicialmente e revenda, autorizada e representante da "DKW" no Brasil
mas essa pipoqueira deixou muita saudade .... a fumaceira branca, o ronco , as pipocadas, os morros que ele não conseguia subir carregado...> todo mundo tinha que descer pro decave poder subir o morro.... muita histórias engraçadas com esse carrinho
Sensacional o câmbio de 4 marchas no volante, geralmente são três, dirigi uma vernaneio do exército 6cc três marchas no volante durante 1 ano. Saudade daquela pimenta verde, veraneio verde oliva
Esse carro é bem interessante mesmo.........O motor 2 tempos já era um diferencial......outro detalhe seria a tração dianteira....algo muito pouco explorado naquela época! Houve uma versão básica da perua também com acabamentos bem simples chamada "Pracinha" e o mais interessante acho seria o sistema roda-livre que segundo alguns donos deixava o carro solto.....como embreagem! Muito bacana essa matéria Renato.........parabéns!
Adoro o DKW Belcar com 3 cilindros, 2 tempos, gosto do barulho desse motor. Há um ano vi em Ribeirão Preto a DKW Vemaguette. Quero ter uma. O motor do DKW e de alta rotação. Faz um vídeo da DKW Vemaguette
Kkkk parece que vai tá lutando pra pilotar , mais é um show, da os parabéns para o dono e agradece ele por nós da o privilégio de ver uma jóia como essa .
+Arthur Ribeiro na época, o DKW nao perdia muito em velocidade para carros grandes como opala e maverick.. era usado em corridas, e bom, por ser um carro com o motor menor consumia menos gasolina, e resultava em menos paradas para abastecer..
Não. Foi um "simbolo" adotado pela Auto-Union (a dona da marca DKW).Ou seja, o desempenho de um DKW, de 3 cilindros, equivaleria, em termos de desempenho, a um de seis cilindros da época.
Gostei da matéria. Possui três Vemaguet. Duas 1965 e Uma 1966. Se me permite, o amigo deveria usar de menas violência na condução. Pois é muito "gostoso" de dirigir. Até mesmo o Candango.
Lkkkkkkkkk Meu Deus do Céu kkkkk meu visinho tinha um deses eu gostava muito do barulho desse motor. Muito bom essas materias com esses clasicos das Antigas.
Bellote, admiro mto seu trabalho, ainda mais pelo fato de saber que é fã de Mopar. Gostaria de saber se é possivel você fazer alguns videos relacionados a caminhões antigos também. É bem interessante pois vendo esse video, lembrei que aqui no Brasil tinha o FNM com a reduzida que tinha que acionar na troca de marcha. Pois bem, fica a dica ai e mais uma vez, parabéns pelo canal.
Lembrei do meu primeiro carro , um opala Standard 4 portas 4 cilindros a gasolina com câmbio na coluna, a diferença é que o opala a primeira é embaixo a segunda em cima e a terceira embaixo
Que barulho lindo desse motor, me remete a minha infância nos anos 60 e 70.
Concordo, ele esmirilhou, e quando coloca 1ª dá até impressão que a alavanca vai sair na mão. Tive uma Vemaguete Caiçara 1965 azul, uma perua de acabamento mais simples e porta traseira com abertura lateral. Lembro-me até hoje de seu ronco característico e também quando uma vez fui na beira de um rio quando quebrou uma cruzeta, encaixei a cruzeta na mão e ela foi embora.
Arra, até q enfim um Dkw. Esse sim é um clássico do Brasil.
Cara, meu feriado já começou maravilhosamente bem assistindo a esse vídeo! Sou fã de carteirinha do DKW, grande pequena maravilha!
Eu tive uma Vemaguet 1965 muito linda , um dia veio um parente idoso que no passado teve também uma DKW e tinha mais esperiencia , e eu todo feliz fui mostrar minha camioneta , liguei o motor quando o senhor escutou o barulho do motor ele disse o motor está serroteando , ele está a perigo , uma semana depois o motor trancou e eu jamais facilitava o óleo na gasolina , o motor DKW não pode ter barulho de tinido de ferro , tem que ter só o chiado das correias , senão é rolamento pifado , mais cedo ou mais tarde ele tranca , no mais é um excelente carro .
Eu tive um belcar Rio 66 vendi 75 dos melhor carro da época tem saudade se eu pudesse compraria um belcar 66
Sensacional, o carrinho está um show, e o Bellote não consegue deixar de sorrir o tempo todo na tocada do DKW, bacana demais, fez até vários punta-tacco, isso com a alavanca do câmbio situada no volante hehehehe. Tocada competente, parabéns Bellote, legal demais.
Muito Legal ! Esse DKW já me pertenceu a muitos anos atrás e alegro-me em encontra-lo em tão excelente forma, conheço cada um de seus parafusos de tantos cuidados que lhe dispensei, fazia uma manutenção assídua e eu tinha varias peças sobressalentes inclusive até um virabrequim embuchado com rolamentos Timkem , que eu levava quando fazia longas viagens com ele (com medo de ficar na mão, o que nunca aconteceu) vendi todo o meu arsenal de peças para um velho mecânico do Planalto Paulista muitos anos depois que vendi o DKW para uma amigo. Ainda tenho guardada um par de cruzetas originais Alemã que escapou do meu lote de peças. Que saudades !!!
Belas lembranças 👍🏻👍🏻
É o ronco mais bonito do Brasil.
Verdade! O ronco e a fumacinha azul são fantásticos!
Parece um pum
Um dos carros da minha infância, lá na década de sessenta. Quando vi um fiquei olhando, admirando.
Realmente um carro lindo e de história inigualável,o barulho deste carro em alta rotação é coisa que só sentindo pra saber o tão quanto é gostoso de ouvir e guiar,tá de parabéns demais Renato sobre todos os vídeos do seu canal,antes assistia e dava Like mais agora vou comentar em todos,um grande abraço de um admirador imenso de seu canal !
Dkw e diferente em tudo e mérito de ser o primeiro 3 cilindros do Brasil!!
Tinha até corrida delas antigamente no falecido autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
Esse carro é muito legal!
+Fred Lemos O que ouve com esse autódromo?
+Lucas Jardim Acabaram com ele para fazerem um "sei lá o quê" para as Olimpíadas. Enfim...
Fred Lemos fizeram um elefante branco.. agora o tal pq olímpico tá abandonado... se bem q o autódromo também tava largado.. mas se sabem q vai ter o tal Rock um Rio.. mas eu preferiria o autódromo por causa da moto gp
Meu pai tinha uma Vemaguet,carro que me deixou duas lembranças marcantes,uma quando nos deixou na mão em plena BR em uma pequena viagem dominical e outra por ter resistido bem quando uma pick up Chevrolet sem freios tentou violentamente cortar a pequena maravilha ao meio,todos saímos inacreditavelmente com ferimentos leves,após o acidente meu pai comprou uma Belina e nunca mais ouvimos falar em problemas mecânicos tanto que ele comprou outra Belina em 1978 e esta resistiu a tudo até estacionar na garagem de casa onde se encontra até hoje,carro sólido como uma rocha e econômico como poucos,coisa que a Ford não sabe mais fazer.
Tem gente que acha que motor de 3 cilindros com bobina individual é coisa moderna...
Uma sugestão de carro para testar: Gordini
Prezado Sr. Renato, Esse belo exemplar de Belcar 66 merece os ajustes que são necessários no trambulador, e no cabo da seletora. Como o Sr. pôde constatar, as marchas ímpares da alavanca estão muito para baixo, e foi necessário tirar a borracha da alavanca e cortar parte da capa do volante. Provavelmente fizeram isso porque a ré não deveria estar entrando, ao invés de mexer na regulagem do terminal do cabo da seletora, compensaram a folga, mudando a posição do trambulador na estria, e puxando o conjunto todo para baixo.
meu avô teve uma dkw, mas fooi vendida muito antes de eu nascer. parabéns pela matéria
N.Y. É um barulho sensacional, fora de série. Mesmo não "andando muito" era um ronco gostoso de ouvir.
Saudades da minha infância.
Estimado e Competente Jornalista,
creio que houve um erro de exposição ao dizer que o câmbio do DKW Belcar/Vemaguet tem configuração contrária dos Ford Galaxie (e demais americanos e europeus com alavanca na coluna de direção: entre nós os mais comuns Linha Dodge Dart/Charger e Opala com banco inteiriço, Aero-Willys e Simca, sem citar picapes e veículos de uso misto, que só possuem 3 marchas à frente e uma a ré - câmbio universal): eles também tem as ímpares pra baixo e a par para cima mais a ré. Apenas que o DKW possui 4: ímpares também para baixo, pares para cima e ré ao lado da segunda, estilo "perna de cachorro".
Sem esquecer os FNM (JK e demais modelos) que por muitos anos possuíam 5 marchas na coluna de direção também!
Entre alguns acessórios de fábrica: roda livre, embreagem Saxomat, teto solar corrediço de lona e faróis de longo alcance.
Existiu um modelo luxo (edição limitada que possuía alguns deste itens).
Pode-se de dizer que era invertido em relação aos câmbios de quatro marchas instalado entre os bancos (VW Sedan 1200 e Renault Gordini, só para citar um modelo da época, já que o Dauphine só tinha 3 e era na mesma posição do universal instalado na coluna de direção).
Mas quero deixar bem claro que sou apaixonado pelos seus vídeos e espero ver mais clássicos, principalmente nacionais em suas reportagens.
Um fraternal abraço, desejo de sucesso e muitos quilômetros pela frente.
P.S.: Achar que um 2 tempos estava fumando era uma dúvida comum, mas depois sabia-se que era uma característica devido a mistura da gasolina com o óleo no tanque - depois surgiu o Lubrimat (1964 junto com a mudança de abertura das portas dianteiras que antes eram do tipo "suicida"), equipamento com reservatório que misturava sózinho o óleo junto ao motor eliminando a necessidade de fazer direto no tanque de combustível: filtro de ar e escapamento corretos são vitais para esse motor, que melhorou substancialmente quando adotou um modêlo nôvo, pois inicialmente usava o 1000SP, que retornou na Pracinha (1965 à 1966) modêlo da Vemaguet, (antes Caiçara 1963 à 1965) bem simplificado vendido financiado pela Caixa Econômica Federal, junto com o Teimoso (Willys-Renault), Simca Profissional em 1965 (antes Alvorada em 1963) e VW Sedan 1200 Pé-de-Boi (1965) .
Curiosiodade: Observem que os levantadores dos vidros são os mesmos adotados pela VW na linha 1600: VW 4 Portas (Zé-do-Caixão), Variant, TL e Karmann-Ghia (no TC também).
Ótimos comentários!
Parabéns
Parabens Renato pelas tuas materias.Voce tem conhecimento suficiente para trazer para os dias de hoje o que a juventude moderna nao viveu nas decadas passadas.Quem nao conhece carros antigos e so ver seus videos que fica conhecendo com riqueza de detalhes.Abraço.
Aprendi a dirigir com 9 anos, em uma DKW ,Belcar 1964 Azul claro com teto branco, rodas cromadas e reclinador nos bancos dianteiros individuais, 2 Tempos e se esquecer de colocar o Óleo na Gasolina, fundi o motor, 3 cilindros, 3 bobinas e 3 platinados, quero ver quem acerta o ponto desse motor hoje, porta suicida ou deixa ver abria ainda pela frente , em 65 66 67 porta normal . Walter .
Assinta o video do tonella, ele acerto facilmente o ponto de um dkw.
O Belotti não falou nem usou a roda-livre
Olá Gabriela, também aprendi a dirigir num Belcar 1961, primeiro carro de passeio que meu falecido pai comprou. Meu pai era mecânico e o nosso Belcar eu coloco no ponto de Olho fechado, pois são 40 anos com o mesmo. Minha última viajem com ele em Maio de 2016, foi de Valinhos SP até Olímpio Noronha MG. Viajem inesquecível, pois eu fui lá especialmente para buscar o carro para o meu pai vê-lo, pois ele estava falando muito no carro, foi a melhor coisa que fiz, pois passados 15 dias ele faleceu. Um abraço.
Isso aí, bom pai, excelente filho
Visitar essa postagem foi como fazer uma viagem nostálgica às melhores lembranças. Tive a oportunidade de pilotar um DKW nas corridas realizadas na década de '60 em Petrópolis e Juiz de Fora. Era incrível durante os "pegas" olhar para o lado e ser ultrapassado por corredores da Equipe Willys como Bird Clemente, Wilson Fittipaldi, Chiquinho Lameirão e meu ídolo Luís Pereira Bueno. O carro não era meu. Pertencia ao meu amigo e sócio Léo Flávio Aires. Mas ele era meio "amarelão" e eu era conhecido como "pé de chumbo" e andava mais rápido. VEMAG significava Veículos e Máquinas Agrícolas. Estranhei o Bellote não mencionar uma característica que só o DKW tinha: a roda livre. O sistema permitia, por meio de uma alavanca abaixo do painel, suprimir o "freio motor" e as rodas de tração ficarem livres, sem o efeito da redução. A pretensão era economizar combustível mas deixava o carro mais perigoso pois seu sistema de frenagem, a tambor, não era confiável. Ele também não mencionou, pelo tempo da filmagem ou porque talvez não saiba, como era complicado regular os três platinados desse carro que também tinha três bobinas. Um espanto! Abraços a todos.
+Apt Castelo meu amigo castelo vç com certeza fez parte da historia automobilistica brasileira,para nós do canal do bellote é um prazer imenso,gostariamos q o sr nos contasse mais estorias dessa epoca auréa do nosso automobilismo
+El gagon Cabrone Maledito - Olá. De fato aconteceram muitas histórias, algumas trágicas, como os dois acidentes fatais na corrida de 1968, em Petrópolis, que resultaram na proibição das corridas de ruas locais, e depois nacionais. Outras curiosas e até melancólicas como o fim do tal DKW, vendido em Juiz de Fora com sua caixa de marchas estourada, cheia de serragem. Quando o comprador descobriu o arranjo andou procurando o vendedor para tirar satisfações, obrigando o cidadão a mudar de endereço. O espaço não permite contar todas elas mas há uma divertida. Havia um rapaz chamado Cesar Gama, tricampeão brasileiro de acrobacia de aeromodelismo, que tinha um DKW com o costume de dar um estampido quando era desligado. Daí desenvolveu o hábito de assustar as pessoas nos pontos de ônibus apontando o dedo e desligando a chave de ignição. O susto era geral mas essa brincadeira não podia acabar bem. Certo dia em plena Av. Brasil, via de entrada e saída do Rio, e já naquele tempo cercada de favelas, repetiu o gesto. Não prestou. Um cara sacou um trabuco e mandou bala. O Cesar se agachou e arrancou com o carro (e o DKW não era de arrancar rápido...) mas aprendeu a lição. Nunca mais repetiu a façanha. Deu sorte. Abraços.
Apt Castelo realmente castelo o kra encher a caixa de marcha de serragem é sabotagem das piores,e o cesar quase se lascou hein kkkkkkkk,essas estorias veridicas são dignas de um livro,vç ja pensou nessa possibilidade?um abraço amigo castelo
+El gagon Cabrone Maledito Valeu, parceiro! Na verdade alguns desses "causos" tive a oportunidade contar nos fotologs especializados que existiam no site do Terra. Eram cordiais encontros virtuais de apreciadores de variados assuntos, inclusive sobre automóveis. Inexplicavelmente o Terra desapareceu com as fotos e com os preciosos comentários, legítimos registros e depoimentos da memória nacional Uma verdadeira hecatombe cultural! Fazer o quê? As atuais "mídias sociais" andam estranhas, agressivas e com assuntos inseridos sem qualquer ligação com o tema da postagem. Acho que está faltando bom senso às pessoas. De todo o modo fica a sugestão. Foi um prazer interagir com você. Abraços. Em tempo: Fiz outros registros em outras postagens do Bellote e inclusive certa vez ele gentilmente me esclareceu uma dúvida. No Puma conversível fiz uma intervenção divertida mas meu registro desapareceu.
Apt Castelo meu amigo castelo realmente eu ja tinho lido alguns post bem legais no terra,e esse site simplesmente sumiu,tinha uma estoria com fotos falando sobre o episodio q o saudoso crispin fez um milagre ao fazer um retentor de borracha de chinela pra salvar a corrida de um fusca,o crispin foi um dos q impúlsionaram a carreia vitoriosa dos dkw,um abraço meu amigo e vamo fuçar mais a net a procura desses causos q enobrecem o nosso automobilismo tupiniquim
verdade isso..muita coisa nova q claro são muito emocionantes , mas nada é igual a conhecer , ou matara saudade dos carros da geração passada .
Esse e o diferencial da Garagem
sensacional, aprovado, DKW foi a primeira mecanica que aprendi,
Em Diadema, numa travessa da av Piraporinha, tem uma oficina que só trabalha com DKW, e na av Robert Kennedy em São Bernardo do Campo tem uma loja de escapamentos chamada Zé Taquara que tem um Belcar rodando até hoje, e ele fez um difusor de escape acionado por cabo.
Aprendi a dirigir em 72 numa belcar verde com interior igual a essa. Tinha 12 anos o carro era de um tio meu. Que era taxista. Quando descobriu em vez de brigar comigo me deu a canja de dirijir de casa até a escola. Em um percurso de 2 km. Lembro ainda do brilho nos olhos e o sorriso quando eu dava 1 acelerada na troca de marcha. Meu pé não chegava até o curso para troca de marcha. Entrava quase que no tempo. O saudade de ambos.
Adorava dirigir este carro muito confortável. O legal é que com a roda livre acionada não era preciso usar a embreagem para mudar as marchas, só usava para dar a saída ou dar ré. Vejo o Bellote usando a embreagem, ele está com a roda presa ou não conhece este recurso. Mesmo assim valeu...
Agora sim, um vídeo mais detalhado. Valeu por nós escutar
Lembro , que quando eu era criança , na praça central da minha cidade , havia vários deles usados como táxi , saudades desse carro , gostei muito , parabéns .
Sensacional!!! Carros como este são a alma do canal!! Bellote...muita gente como eu pedindo o Gol GTS...VC só promete.
Renato, Parabéns pelo trabalho e obrigado por nos proporcionar estes momentos bons, sobre carros.
Que carro apaixonante! Show!👏👏👏👏👏👏👏
Esse carro é um ícone da nossa história! E uma gracinha.
"tem coisas na vida que valem muito a pena" , "dirigir um DKW é uma delas " . Belote.
bellote sou radialista na bahia em feira de santana e apaixonado por automoveis. parabens pelo canal. aproveito pra sugerir uma materia com os vw ze do caixao vedete dos taxistas cariocas. parabens e sucesso sempre.
Aposto que 95% das pessoas acham que o carro está fumando...
+Marco S. bem, ele está
+Pedro Guilherme Jungbluth como é uma caracteristica, e nao um defeito, entao não está
brincadeira... é porque fumar = fazer fumaça, portanto está fumando..
+Pedro Guilherme Jungbluth. conhece 2 tempos ?
Conheço, porque?
mais bonito que o VW UP!
Sem comparação amigo, esse exemplar é show de bola. huehuehue
+Leandro Camargos Se o ronco do 3cc do up já é bonito, esse é fantástico.
Marcel Brunelli 3cil*
Kkkkkk. Verdade!
Extraordinário
Show de bola Renato, vou compartilhar o seu vídeo no Grupo Hard Core Motor Custom Club.
Bellote, onde vc consegue essas maravilhas, gostei demais desse DKW, me trás boas lembranças (mesmo eu tendo 35anos)
parabéns!!!
Meu Avô tinha um desses, minha Mãe conta muitas histórias da época...
Bela matéria Bellote; meu vizinho tinha uma Vemaguet branca...achava muito estranha. Hoje sei da importância desse carro; e um recado...no Brasil não tem montanha.
Nossa que saudade que me deu, quando criança andei à bordo de vários desses.
Esqueceu de falar da roda-livre e do saxomat, embreagem semi-automática. Tive 3 modelos, sendo que meu sonho até hoje é um candango..... Já fiz muita coisa nesses motores que são uma maravilha pra tirar muitos cavalos a mais gastando quase nada..... Agora quanto ao consumo era grande.... Fiz experiencias com um fissoure com álcool e não fiquei decepcionado... Abraços e Obrigado pelo vídeo!
Show de bola Bellote !!! Meu tio em Lavras/ MG teve uma versão perua e a gente apelidava de ´´Leléte ´´. Nós éramos pequenos e não sabíamos falar Vemaguete !
Bellote, parabéns pelo canal. Gosto muito quando são apresentados esses modelos clássicos. Estou aguardando o vídeo do Fissori. Abraço.
Gostaria de tecer um comentário para aqueles que tiveram experiências ruins com a marca DKW, no passado: Realmente o DKW não seria um carro para o Brasil, visto que tinha pouca tolerância à falta de manutenção e/ou falta de manutenção adequada. Realmente, os sistemas de distribuição e transmissão eram pouco tolerantes ao regime de quebra-galhos reinante nas oficinas daquela época. Como dizia um amigo meu, que trabalhalhou na Vemag:- "Bem regulado e lubrificado é o melhor carro do mundo; bagunçado, uma carrocinha de pipoca é melhor". Já tive, ao longo de minha vida, 23 DKWs, e os problemas mecânicos começaram a reduzir, na proporção em que o conhecimento sobre a manutenção começou a aumentar.
lindo de mais esse carro super estiloso,motor 2 tempos com vira em rolamentos!!!
O bom que esse carro vejo todos os dias,pois o dono mora a 30 metros da minha casa!!!
Que coisa nostálgica. Meus tios usavam muito essas Decas...
o bellote disse tudo,andar nesses carros é realmente sensacional,otima materia,parabéns
pouuttss foi nostálgico isso ahuahauhau, meu tio tinha uma Belcar S 1967, vermelha de capota branca, era o máximo andar com ela, esse modelo ja vinha com o famoso lubrimat, abraço
Se você abrir mão dos clássicos eu abro mão do canal, Bellote hahahaha
Só conheci seu canal por causa deles!! Grande abraço!!
Super show, incrível .inclusive, o nome "vemaguete" vem da "VEMAG" (que significava "veículos e máquinas agrícolas") e foi inicialmente e revenda, autorizada e representante da "DKW" no Brasil
Perdia a conta de quantas vezes ele disse:Fantástico; as coisas simples sempre serão as melhores... Bons tempos!!!
mas essa pipoqueira deixou muita saudade ....
a fumaceira branca, o ronco , as pipocadas, os morros que ele não conseguia subir carregado...> todo mundo tinha que descer pro decave poder subir o morro.... muita histórias engraçadas com esse carrinho
De todos os modelos clássicos esse é meu preferido!
Que saudades que dá!!!!!!
Bellote o carro que meu pai Mario Munhóz Filho aprendeu a dirigir!!! Fantástico!!!
Tche ganhou mais um inscrito, que baita canal. Eu que aprendi a dirigir numa " dedéca " assim, o velho e bom DKW . Um abraço tche
Meu primeiro carro a DECA 64, dei muito couro nela, só usava em roda livre e óleo 2t de mamona. Saudades.
Legal, muito legal esse carro. Andei muito neles.
Classico... adorava esse modelo. Pai de amigo meu teve um inteirinho preto, muito legal. Outro teve uma Vemaguet branca e azul, classica tambem.
A melhor matéria da Garagem!
Esse é um carro que eu adoraria dirigir.
Sensacional o câmbio de 4 marchas no volante, geralmente são três, dirigi uma vernaneio do exército 6cc três marchas no volante durante 1 ano. Saudade daquela pimenta verde, veraneio verde oliva
Dkv era um carro top nos anos 60e70 eu fis uma viagem de 12 horas com um Dkv do interior de São Paulo ao interior do Paraná
Esse carro é bem interessante mesmo.........O motor 2 tempos já era um diferencial......outro detalhe seria a tração dianteira....algo muito pouco explorado naquela época! Houve uma versão básica da perua também com acabamentos bem simples chamada "Pracinha" e o mais interessante acho seria o sistema roda-livre que segundo alguns donos deixava o carro solto.....como embreagem!
Muito bacana essa matéria Renato.........parabéns!
Nem me lembrava mais deste comentário.....
Meu vizinho tinha uma preta e branca, impecável ,mas acordava a turma toda quando subia o morro de manhã kkkk bem barulhento!
É um carro lindo.
Este é dos carros mais bonitos de todos os tempos!
Eu amo esse ronco !
Esqueceu de falar do maior virtude do carro. A incrível estabilidade. Incomparável... até hoje...
Adoro o DKW Belcar com 3 cilindros, 2 tempos, gosto do barulho desse motor. Há um ano vi em Ribeirão Preto a DKW Vemaguette. Quero ter uma. O motor do DKW e de alta rotação. Faz um vídeo da DKW Vemaguette
Ai se eu pudesse ter um desses, é muito lindo, sonhar ainda não precisa pagar.
Meu pai teve o primeiro e o segundo carros nacionais. São muito belos estes carros
mais uma vez, um video ESPETACULAR.
Um dos melhores que ví !!!
Top! Esse carro é o meu sonho!!
Apaixonante esse ronco! Melhor que o de liquidificador quebrado dos a ar.
Está belcar azul está linda. Tive 2 vemaguet , 66 verde inteira linda .comprei a outra e depois desmanchei, Zago d Itapui região d Jáu.
Esperei tanto por esse carro
Este ronco do DKW lembra muito os carros do Leste Europeu. Quem já ouviu um Wartburg ou um clássico Trabant, da antiga RDA, é exatamente o mesmo som.
"depois que pega o jeito é gostoso de andar"
No caso, ele ainda não pegou. Braço duro pra usar esse câmbio, deu até dó.
Também notei, ele usou muita força para passar as marchas, o medo dele quebrar a alavanca deve ser alto.
Realmente, um excesso que poderia ter causado um estrago no trambulador.
Kkkk parece que vai tá lutando pra pilotar , mais é um show, da os parabéns para o dono e agradece ele por nós da o privilégio de ver uma jóia como essa .
Adorei kkk não sabia dessa do primeiro carro nacional, 3 cilindros, 2 tempos com 1 bobina pra cada :-)
O que seria esse 3=6? Está relacionado com o barulho do motor de 3 cilindros que lembraria um de 6?
propagandas da epoca insinuava que 3 cilindros dois tempos valiam 6 cilindros quatro tempos
+adaan alexandre Obrigado pelo escalrecimento. Um abraço.
+Arthur Ribeiro na época, o DKW nao perdia muito em velocidade para carros grandes como opala e maverick.. era usado em corridas, e bom, por ser um carro com o motor menor consumia menos gasolina, e resultava em menos paradas para abastecer..
tem uma combustão a cada 120 graus do vira igual a um 6 canecos
Não. Foi um "simbolo" adotado pela Auto-Union (a dona da marca DKW).Ou seja, o desempenho de um DKW, de 3 cilindros, equivaleria, em termos de desempenho, a um de seis cilindros da época.
Ronco gostoso de ouvir, parece até um esportivo!
Mais um grande video Bellote , grande abraço.
"Das Kleine Wunder" A pequena maravilha!
Gostei da matéria.
Possui três Vemaguet. Duas 1965 e Uma 1966.
Se me permite, o amigo deveria usar de menas violência na condução. Pois é muito "gostoso" de dirigir. Até mesmo o Candango.
Esse carro é muito bonito...
Lkkkkkkkkk Meu Deus do Céu kkkkk meu visinho tinha um deses eu gostava muito do barulho desse motor.
Muito bom essas materias com esses clasicos das Antigas.
Minha paixão. ♥️♥️♥️
Meu sonho é ter um desse.
faltou mencionar o sistema de roda livre... legal o vídeo.
CARRO APAIXONANTE!!!
Que carro lindo meu Deus
Bellote, admiro mto seu trabalho, ainda mais pelo fato de saber que é fã de Mopar. Gostaria de saber se é possivel você fazer alguns videos relacionados a caminhões antigos também. É bem interessante pois vendo esse video, lembrei que aqui no Brasil tinha o FNM com a reduzida que tinha que acionar na troca de marcha. Pois bem, fica a dica ai e mais uma vez, parabéns pelo canal.
a preparação desse motor e igual mobilete , mexendo nas janelas . motores 2t de jetski , ultraleves com 2 cilindros hoje chega nos 100cv
Top demais meu tio teve duas Vemaguet uma cor de laranja e outra azul e teto branco.
Lembrei do meu primeiro carro , um opala Standard 4 portas 4 cilindros a gasolina com câmbio na coluna, a diferença é que o opala a primeira é embaixo a segunda em cima e a terceira embaixo