Ola sou de Floripa e a ponte de Hercílio Luz continua no processo de restauração desde os anos 80, mas nos últimos 3 anos o trabalho foi intensificado na reforma, mas ainda não é possível passagem de carros nem de pedestres. Melhor canal, parabéns!
IBERÊ...Parabéns a vc e a toda a sua produção! Realmente vcs são foda... e um dos poucos canais aqui do youtube que realmente valem a pena assistir, muita imformação e sempre com bons conteúdos👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Salve Iberê ;) Exatamente a nossa querida velha senhora ponte Hercílio Luz aqui de Florianópolis ainda está de reforma, mas jaja daqui uns anos podemos finalmente andar sob ela! Abraços tudo de bom! Valeu ;)
Iberê, esses vídeos estão ficando muito bons. A ponte que você falou não caiu pela força do vento, mas por ter entrado em ressonância por causa dele. Se for interessante, poderia fazer um vídeo sobre ressonância e como ela pode interferir no ambiente. Criando ou destruindo coisas. Parabéns à todos da equipe e continuem com os trabalhos, show de bola. Abraço!
Bem legal Iberê. Desse assunto, um fenômeno interessante é a ressonância. Os ventos que derrubaram a ponte de Takoma eram na casa de 65km/h, portanto não eram fortes, mas a vibração provocada pelo vento constante coincidiu com a frequência natural da ponte e levou ao colapso. Existem relatos de pontes que ruíram com a frequência de vibração da marcha de soldados em travessia. E é o mesmo fenômeno que quebra taças de cristal por exemplo. Acho que o fenômeno vale um vídeo, e claro, o comentário vale um joinha! Hehehe
Fale sobre como funciona um colisor de partículas visitando o da unicamp no manual do mundo, e nesse canal fale sobre o por que os microondas tem um tela com furos. Eu já sei de ambos, mas muita gente tem curiosidade. Continue com seu excelente conteúdo Iberê.
Sou de Florianopolis, é sim estão restaurando a bastante tempo mas agora estamos vendo alguma evolução tem vários guindastes em volta. Vlwww Iberê, ótimo vídeo.
Gabriel Viana eu também sempre quis saber como são feitas pontes desde sua construção e montagem Com pilastras com base no mar ou rio grande como o rio Paraíba do sul SP como é as que cortam aqui em Lorena
na água está a fundação, no caso desta obra se eu não me engano foi estaca.. sobre as estacas se constrói um bloco de fundação, e sobre o bloco sobe o pilar, no nível da pista é a superestrutura ( laje e no caso de uma ponte estaiada: pilone ou mastro) . a concretagem dentro da água, acontece utilizando uma estaca metálica ( um tubo de aço vazio, depois vai enchendo de concreto, o concreto é mais denso do que a água e expulsa a água de dentro da camisa, depois tem uma camada de concreto que passa para depois ser demolida, denominada de " concreto podre" com as várias estacas se tem a fundação que , como já disse, ficarão unidas pelo bloco de fundação
Antes eu ia ruim nas materias da escola depois que conheci o manual do mundo e o vlog do manual do mundo comecei a ir melhor muito legal esses dois canais .Parabéns
Eai Iberê, sou de floripa rsrs essa ponte já está uma novela eles já estão reformando esperamos que em breve possamos passar por ela para ir para o continente. Adoro seus vídeos !!
Outra vantagem das pontes estaiada é o gasto com aço. Em quanto na ponte estaiada tem apenas cabos na diagonal, na ponte pênsil, além dos cabos na vertical, é necessário outro cabo com espessura ainda maior ligando os mastros da ponte. Muito legal essa série "Aprendi hoje". Parabéns...
Iberê, boa noite, tem uma ponte Pênsil em Ribeirão Claro PR que atravessa o Rio Paranapanema entre os estados do PR e São Paulo, muito legal. Um forte abraço
Ibere, foi inaugurada uma ponte nova em Santa Catarina em 2015 chamada Ponte Anita Garibaldi em Laguna - SC , é a segunda maior do Brasil em curva, com 2,8KM de extensão em pista dupla, com 400 metros de vão central suspensos por 60 cabos de aço e duas torres que atingem mais de 50 metros de altura.
Iberê faz um bora vê na Usiminas. Como é fabricado o aço. Tenho certeza que vão gostar. O processo da siderúrgia e muito grande e top de mais de se vê.
Iberê, fala das pontes em Arcos, e também dos arcos que hoje são substituídos por vigas, aqueles arcos feitos com tijolos, é bem legal falar sobre o principio dela 😉
Uma curiosidade sobre a Ponte Octávio Frias de Oliveira: é a única ponte estaiada do mundo que possui duas pistas curvas sustentadas por um único mastro. Amo o vosso canal, Iberê e Mari. Sigam sempre com esse ânimo maravilhoso! P.S.: Ainda quero ver o submarino hahahaha
Amo pontes!!! estudava engenharia e agr mudei p arquitetura, continuo gostando muito de pontes, suas diferentes formas para melhorar sua utilidade, vencer vãos cada vez maiores, sem contar na estética da própria ponte como tbm sua capacidade de modificar a estética do lugar, prova disso são vários cartões postais de cidades famosas q são suas pontes.
Ponte Hercílio Luz continua em obras, onde pôs restauração servirá apenas para pedestres e ciclistas, porém em Santa Catarina possuímos a ponte Anita Garibaldi(segunda maior do Brasil) que tem alguns pontos que são estaiados.
ontem eu assisti o video de como funciona uma geladeira frost free,no qual tem a explicação de como aconteçe a condesação,e hoje o professor explicou,sendo mais facil de entender,valeu Iberê.
eu amo este vlog, olha que nao sou muito fa de vlogs, mas sou muito fa deste e indo para angra, nao deixe de passar na INB, a fabrica das pastilhas de uranio em resende-RJ, onde moro;
Ibere, a ponte Hercílio Luz está sendo reformada, no momento atual ela está suspensa (erguida por macacos hidráulicos) e estão retirando todos os cabos para a troca dos mesmo (barras de olhais), inclusive é possível visitar a obra (eu mesmo visitei no ano passado).
Caramba, não acredito que estavam tão perto de mim. Moro a 20 minutos desta fábrica, e inclusive já trabalhei na fábrica em frente a esta (da Novo Nordisk).
Na divisa do Paraná com São Paulo, entre Ribeirão Claro (PR) e Chavantes (SP) tem uma muito bonita, construída na década de 20. O nome dela é Ponte Alves Lima, em homenagem ao seu idealizador, o fazendeiro Manoel Antônio Alves Lima. Hoje ela é tombada como patrimônio histórico pelos estados de São Paulo e Paraná e a grande beleza dela é que o piso e as laterais são revestidos em madeira.
Ibere!!! Explica ai para nos qual a diferença de corrente continua e corrente alternada??? E qual agente usa em casa.. E tb qual voltagem e mesmo para se usa 110v ou 220v..vlw.. Vc e 10!!!
Alternada: A polaridade varia em positivo e negativo, várias vezes por segundo. Contínua: A polaridade não muda, um fio sempre vai ser positivo (+) e o outro negativo ( - ). Na tomada de casa se usa corrente alternada, mas um carregador de celular por exemplo transforma ela em corrente contínua.
Cada lugar do Brasil tem a sua voltagem específica, geralmente nas cidades grandes se usa 110v, e em lugares com menos população se usa 220v. Onde moro se usa 220v
Explica também quais são os cálculos que fizeram chegar nessas tensões, e pq quando dividimos 380 por √3 obtemos 220, e quando dividimos 220 por √3 obtemos 127. Seria bem legal.
Corrente Alternada: Cada potencial vai variar entre positivo e negativo, mais ou menos 60 vezes por segundo. Eh essa que utilizamos em casa. Corrente contínua: Cada potencial será sempre positivo ou negativo, nunca alterando. Vc encontra normalmente em carregadores de celular, baterias de cabo e fontes para equipamentos eletrônicos. Sobre a questão de qual tensão eh o certo utilizar, vai variar de estado para estado. Depende de como sua companhia de energia distribui, no Paraná por exemplo, em um padrão trifásico, chegam 3 fazes 127v e 1 neutro. Já em alguns estados como Santa Catarina, em um padrão trifásico encontramos 3 fazes 220v e 1 neutro. Então não tem certo nem errado. A maioria dos profissionais preferem utilizar 220v por questões de rendimento, e menos corrente em cada potencial, porém, todos equipamentos, desde interruptores até as cargas tem que ser bipolar, encarecendo a instalação.
uma curiosidade um pouco confusa, só adicionando informação ao que o samuel explicou muito bem, é que nos estados em que chega alimentação de 127v em cada fase, para montar uma tomada 127v voce vai precisar de uma fase 127v e um neutro, para uma tomada 220v você vai precisar de 2 fases diferentes de 127v, ou seja o neutro é substituído por outra fase.
Sou de Florianópolis, nasci em 2000. Meu sonho é andar na ponte Hercílio Luz. Ponte que sua restauração custando o mesmo valor de algumas pontes iguais novas...
Fala sobre estalar os dedos se pode se é saudavel e tals já vi vários vídeos falando que faz bem outros que faz mal faz um vídeo pra tirar essa dúvida de vez pf
Vão enrolar a reforma da ponte de floripa até ela cair naturalmente ou por algum desastre. Abraço Iberê, adoro e compartilho seus vídeos, são conhecimentos incríveis que vocês passam! Obrigado.
Borave na Usina Nuclear! já estou sabendo! foi falado hoje por aqui. Aguardamos ansiosos! Vai gostar muito! É muito interessante! espetáculo da engenharia, tudo haver com o canal!
Bom dia Iberê, seria interessante explicar que a ponte de Tacoma caiu devido ao fenômeno de ressonância causada pelo vento. Inclusive o assunto ressonância é interessante de abordar no Manual do Mundo.
Muito boa explicaçao...complementando o que vc falou no vídeo, que a força atuante nos cabos tem duas componentes uma na horizontal e uma na vertical, seria interessante complementar que no eixo do Pilar atua somente uma força vertical pois as componentes horizontais se anulam e a resultante é uma força vertical pra baixo, deixando o Pilar solicitado basicamente a compressão apenas...
Me responderam, que da hora...Hahaha... sou fã do manual do mundo, sem dúvida um dos melhores conteúdos do youtube... Fala sobre o fenômeno que acontece na cerveja quando vc retira do frezzer abre a garrafa, se vc encostar a mão no meio da garrafa o líquido congela quase que instantaneamente...dei essa sugestão no vídeo de ontem, não sei se chegou a ver, e não sei a seria interessante "cerveja" ser citado no canal, mas é um fenômeno bem legal...
só para ficar mais claro, as forças horizontais são anuladas no sentido global da estrutura ( como qualquer estrutura, se não não iria ficar parada lá) porém localmente (como nas partes do tabuleiro) as forças são atuantes e cumulativas quanto mais se aproximam do pilar e incidem grandes forças horizontais em sentidos opostos no ponto de encontro entre o tabuleiro e o pilar, por isso a necessidade da maior resistência comentada pelo Iberê, além que um erro de cálculo pode provocar que o tabuleiro se rompa ou até mesmo "corte" o pilar.
Exatamente iago, só escrevi algo de mais fácil entendimento, não quis colocar uma informação muito técnica, pra fácil entendimento de quem não é da área ...hahaha...
Iberê. Vi um documentário uma vez, de uma ponte que estavam construindo na Sérvia se nãoe engano. Que um dos desejos, era que os cabos não atrapalhasse a vista dos carros que estivessem em cima dela. Ou seja. Os caronas iriam poder admirar a paisagem sem que houvessem cabos atrapalhando a visão. Ai surgiu a ideia de razer a ponte estaiada, pois os cabos ficam no centro.
Fala Iberê. Reza a lenda que em dezembro deste ano a ponte Hercílio luz será aberta ao público, mas inicialmente somente poderá ser utilizada por pedestres e ciclistas, depois de tornará uma via exclusiva de ônibus para ajudar no fluxo da cidade.
Caramba eu tô achando massa esses vídeos, podendo aprender cada dia mais um pouco com o manual do mundo😀
CyberTech News. Ne
IBERÊ POR FAVOR ENSINA FAZER UM CILINDRO DE OXIGÊNIO CASEIRO PARA RESPIRAR DEBAIXO D'ÁGUA?
IBERÊ POR FAVOR ENSINA FAZER UM CILINDRO DE OXIGÊNIO CASEIRO PARA RESPIRAR DEBAIXO D'ÁGUA?
Só olhei o subway
Por que vocês Não vai ir na São Paulo
Iberê, continua com esse canal. Tá muito legal e da pra aprender coisas novas
Ola sou de Floripa e a ponte de Hercílio Luz continua no processo de restauração desde os anos 80, mas nos últimos 3 anos o trabalho foi intensificado na reforma, mas ainda não é possível passagem de carros nem de pedestres. Melhor canal, parabéns!
IBERÊ...Parabéns a vc e a toda a sua produção! Realmente vcs são foda... e um dos poucos canais aqui do youtube que realmente valem a pena assistir, muita imformação e sempre com bons conteúdos👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Esse canal e muita massa
Amo esse canal👏👏👏👏👏👏👏
Salve Iberê ;) Exatamente a nossa querida velha senhora ponte Hercílio Luz aqui de Florianópolis ainda está de reforma, mas jaja daqui uns anos podemos finalmente andar sob ela! Abraços tudo de bom! Valeu ;)
Iberê, esses vídeos estão ficando muito bons.
A ponte que você falou não caiu pela força do vento, mas por ter entrado em ressonância por causa dele.
Se for interessante, poderia fazer um vídeo sobre ressonância e como ela pode interferir no ambiente. Criando ou destruindo coisas.
Parabéns à todos da equipe e continuem com os trabalhos, show de bola.
Abraço!
Excelente colocação...!!! Nem tudo que se vê na arquitetura é beleza meu jovem Iberê. Abraço
Bem legal Iberê. Desse assunto, um fenômeno interessante é a ressonância. Os ventos que derrubaram a ponte de Takoma eram na casa de 65km/h, portanto não eram fortes, mas a vibração provocada pelo vento constante coincidiu com a frequência natural da ponte e levou ao colapso. Existem relatos de pontes que ruíram com a frequência de vibração da marcha de soldados em travessia. E é o mesmo fenômeno que quebra taças de cristal por exemplo. Acho que o fenômeno vale um vídeo, e claro, o comentário vale um joinha! Hehehe
Vídeo TOP novamente. Diferença entre as pontes. Essa eu nem imaginava. Parabéns ao canal e sucesso em suas carreiras.
Não podemos andar pela Hercílio Luz ainda, uma pena.
Lucas Augustinho mas a promessa é pra terminar esse ano, a ponte tá sendo reformada ja!
Os canais do ibere sao os melhores, dando oportunidade de aprender gratis, e de um jeito muito divertido
Na divisa de São Paulo com o parana (Norte) perto de Ourinhos-SP e Ribeirão claro-PR tem uma ponte pênsil, muito legal!!!
Parabéns a toda a produção do Manual do Mundo continue fazendo esse belíssimo trabalho que vocês fazem
Ótima explicação! 👏👏👏👏
Fale sobre como funciona um colisor de partículas visitando o da unicamp no manual do mundo, e nesse canal fale sobre o por que os microondas tem um tela com furos. Eu já sei de ambos, mas muita gente tem curiosidade. Continue com seu excelente conteúdo Iberê.
Sou de Florianopolis, é sim estão restaurando a bastante tempo mas agora estamos vendo alguma evolução tem vários guindastes em volta. Vlwww Iberê, ótimo vídeo.
Como são feitos os pilares dentro do mar? Sempre quis saber isso
Vinícius Costa Obrigado pela explicação, nunca entendia como era feito
Gabriel Viana eu também sempre quis saber como são feitas pontes desde sua construção e montagem
Com pilastras com base no mar ou rio grande como o rio Paraíba do sul SP como é as que cortam aqui em Lorena
O canal da engenharia
Lá você vê bem explicado.
na água está a fundação, no caso desta obra se eu não me engano foi estaca.. sobre as estacas se constrói um bloco de fundação, e sobre o bloco sobe o pilar, no nível da pista é a superestrutura ( laje e no caso de uma ponte estaiada: pilone ou mastro) . a concretagem dentro da água, acontece utilizando uma estaca metálica ( um tubo de aço vazio, depois vai enchendo de concreto, o concreto é mais denso do que a água e expulsa a água de dentro da camisa, depois tem uma camada de concreto que passa para depois ser demolida, denominada de " concreto podre" com as várias estacas se tem a fundação que , como já disse, ficarão unidas pelo bloco de fundação
Antes eu ia ruim nas materias da escola depois que conheci o manual do mundo e o vlog do manual do mundo comecei a ir melhor muito legal esses dois canais .Parabéns
Oi
Muito bom o seu canal.
Bom, tem a Ponte Pensil em São Vicente, litoral de SP. Construida no ano de 1914.
O meu pai é engenheiro e trabalhou com pontes estaiadas, foi bem legal aprender mais sobre isso aqui.
Quero ver esse borave de Angra!!
Faço Engenharia Civil e estou esse semestre estudando Pontes, Iberê falou tudo certinho!!
Iberê é muito legal esse vlog aprendi várias coisas com o manual e o vlog
Aprendi 2 tipos de pontes novos, oque "fazem" (Esqueci a palavra) e a diferença dos 2! Gostei muito. Obrigado!!!
Na verdade, Ponte estaiada não é só por beleza, é pra aparecer na globo também
hahahahhahaha
ASUASHAUSHAUHSAUSHUAS
Eai Iberê, sou de floripa rsrs essa ponte já está uma novela eles já estão reformando esperamos que em breve possamos passar por ela para ir para o continente. Adoro seus vídeos !!
Outra vantagem das pontes estaiada é o gasto com aço.
Em quanto na ponte estaiada tem apenas cabos na diagonal, na ponte pênsil, além dos cabos na vertical, é necessário outro cabo com espessura ainda maior ligando os mastros da ponte.
Muito legal essa série "Aprendi hoje". Parabéns...
Iberê, boa noite, tem uma ponte Pênsil em Ribeirão Claro PR que atravessa o Rio Paranapanema entre os estados do PR e São Paulo, muito legal. Um forte abraço
Que legal! Vcs leram meu e-mail! Arquitetura e engenharia são uma arte! Valeu!
Siiiiiiim! Foi o seu! :-)
Ibere, foi inaugurada uma ponte nova em Santa Catarina em 2015 chamada Ponte Anita Garibaldi em Laguna - SC , é a segunda maior do Brasil em curva, com 2,8KM de extensão em pista dupla, com 400 metros de vão central suspensos por 60 cabos de aço e duas torres que atingem mais de 50 metros de altura.
Iberê o vídeo da super terça foi top demais parabéns!
Iberê faz um bora vê na Usiminas. Como é fabricado o aço. Tenho certeza que vão gostar. O processo da siderúrgia e muito grande e top de mais de se vê.
Iberê, fala das pontes em Arcos, e também dos arcos que hoje são substituídos por vigas, aqueles arcos feitos com tijolos, é bem legal falar sobre o principio dela 😉
Moramos em Montes Claros. Se soubesse iria levar meus filhos para te conhecer. Somos fãs do seu trabalho
Gosto de mais desse vlog e do manual do mundo meu avô morava aí mudou pra cá recentemente esse ano
Tô muito ansioso para saber mais sobre o submarino!! 😁
Uma curiosidade sobre a Ponte Octávio Frias de Oliveira: é a única ponte estaiada do mundo que possui duas pistas curvas sustentadas por um único mastro. Amo o vosso canal, Iberê e Mari. Sigam sempre com esse ânimo maravilhoso! P.S.: Ainda quero ver o submarino hahahaha
Iberê eu sou de Teofilo Otoni MG ,mais precisamente Lajinha ,vc passou perto de mim .
Iberê sempre esclarecendo nossas dúvidas 😁😁😁😁
Iberê. Sou de Caraguatatuba SP.
Aki só temos a Balsa mesmo.
Mas também adoraria ganhar um coraçãozinho de vocês. Rsrsrs
Quando voltar no Aeroporto de confins avisa cara. Eu moro do lado. Quero te da um abraço. Sou teu fã.
EU OUVI BORAVE NA USINA NUCLEAR?
Tomara que ele faz um borave na usina nuclear
Ele podia subir lá em cima daqls treco tipo ) (, e filmar lá dentro.
Kakakaka zoa isso n deve ser viável
Muito bom Iberê!! =) Não pare com esse formato de vídeo, continue. Força!!
Iberê sempre renovando nossos conhecimentos vlw Iberê vc é no cara
Amo pontes!!! estudava engenharia e agr mudei p arquitetura, continuo gostando muito de pontes, suas diferentes formas para melhorar sua utilidade, vencer vãos cada vez maiores, sem contar na estética da própria ponte como tbm sua capacidade de modificar a estética do lugar, prova disso são vários cartões postais de cidades famosas q são suas pontes.
Aprendendo muito depois de termina o colegial 👏👏👏👏
Em Paranaíba - MS tem uma ponte estaiada bem grande. É admirável passar por ela!
eu to assistindo da Suiça, eu adoro vcs, vcs são demais
Muito bom ver esse canal crescer
Ponte Hercílio Luz continua em obras, onde pôs restauração servirá apenas para pedestres e ciclistas, porém em Santa Catarina possuímos a ponte Anita Garibaldi(segunda maior do Brasil) que tem alguns pontos que são estaiados.
Iberê adoro seus vídeos cada vídeo um coisa a mais
ontem eu assisti o video de como funciona uma geladeira frost free,no qual tem a explicação de como aconteçe a condesação,e hoje o professor explicou,sendo mais facil de entender,valeu Iberê.
Parabéns pelos vlogs, aprendizagem todo dia!
Ibere, também podia ter falado da ponte 25 de abril em Lisboa, que é muito parecida a de São francisco. Abraço de Portugal!!
Fui para Floripa no fim de janeiro, a ponte Hercílio Luz estava em obras! Não sabia que ela era antiga, muito menos que estava sendo restaurada.
Gostei, canal "novo" tá massa, Iberê está dando uma boa atenção a nós
eu amo este vlog, olha que nao sou muito fa de vlogs, mas sou muito fa deste e indo para angra, nao deixe de passar na INB, a fabrica das pastilhas de uranio em resende-RJ, onde moro;
Tai mais um aprendizado show so aqui no ((MANUAL DO MUNDO))..!! abraço IBERE e boa viagem...
Aqui em Florianópolis a ponte está sendo restaurada, já não tem mais risco iminente de queda, mas tudo anda a passos lentos.
Sem contar que já gastaram o suficiente pra fazer uma ponte NOVA e com muito maior capacidade. De resto, tá "tranquilo"
Ibere, a ponte Hercílio Luz está sendo reformada, no momento atual ela está suspensa (erguida por macacos hidráulicos) e estão retirando todos os cabos para a troca dos mesmo (barras de olhais), inclusive é possível visitar a obra (eu mesmo visitei no ano passado).
SOU DE FLORIANÓPOLIS A PONTE ERCILIO LUZ AINDA ESTÁ INTERDITADA EM PLENO 2019.
Caramba, não acredito que estavam tão perto de mim. Moro a 20 minutos desta fábrica, e inclusive já trabalhei na fábrica em frente a esta (da Novo Nordisk).
Cara, eu sou de moc, jamais imaginaria que você viesse “por essas bandas”!
Na divisa do Paraná com São Paulo, entre Ribeirão Claro (PR) e Chavantes (SP) tem uma muito bonita, construída na década de 20. O nome dela é Ponte Alves Lima, em homenagem ao seu idealizador, o fazendeiro Manoel Antônio Alves Lima. Hoje ela é tombada como patrimônio histórico pelos estados de São Paulo e Paraná e a grande beleza dela é que o piso e as laterais são revestidos em madeira.
Muito bom, traga mais assuntos de engenharia
Q legal estou adorando os vlogs
Ibere!!! Explica ai para nos qual a diferença de corrente continua e corrente alternada??? E qual agente usa em casa.. E tb qual voltagem e mesmo para se usa 110v ou 220v..vlw.. Vc e 10!!!
Alternada: A polaridade varia em positivo e negativo, várias vezes por segundo.
Contínua: A polaridade não muda, um fio sempre vai ser positivo (+) e o outro negativo ( - ).
Na tomada de casa se usa corrente alternada, mas um carregador de celular por exemplo transforma ela em corrente contínua.
Cada lugar do Brasil tem a sua voltagem específica, geralmente nas cidades grandes se usa 110v, e em lugares com menos população se usa 220v. Onde moro se usa 220v
Explica também quais são os cálculos que fizeram chegar nessas tensões, e pq quando dividimos 380 por √3 obtemos 220, e quando dividimos 220 por √3 obtemos 127. Seria bem legal.
Corrente Alternada: Cada potencial vai variar entre positivo e negativo, mais ou menos 60 vezes por segundo. Eh essa que utilizamos em casa.
Corrente contínua: Cada potencial será sempre positivo ou negativo, nunca alterando. Vc encontra normalmente em carregadores de celular, baterias de cabo e fontes para equipamentos eletrônicos.
Sobre a questão de qual tensão eh o certo utilizar, vai variar de estado para estado. Depende de como sua companhia de energia distribui, no Paraná por exemplo, em um padrão trifásico, chegam 3 fazes 127v e 1 neutro. Já em alguns estados como Santa Catarina, em um padrão trifásico encontramos 3 fazes 220v e 1 neutro. Então não tem certo nem errado. A maioria dos profissionais preferem utilizar 220v por questões de rendimento, e menos corrente em cada potencial, porém, todos equipamentos, desde interruptores até as cargas tem que ser bipolar, encarecendo a instalação.
uma curiosidade um pouco confusa, só adicionando informação ao que o samuel explicou muito bem, é que nos estados em que chega alimentação de 127v em cada fase, para montar uma tomada 127v voce vai precisar de uma fase 127v e um neutro, para uma tomada 220v você vai precisar de 2 fases diferentes de 127v, ou seja o neutro é substituído por outra fase.
Iberê, posta mais vídeos falando sobre o andamento da construção do Sub. Salve!
Muito, não sabia disso eu achava que era só por beleza mesmo, valeu Iberê
muito bom esses videos sempre aprendendo com você
Iberê eu adoro esse vídeos seus são muito bons.
Sou de Florianópolis, nasci em 2000. Meu sonho é andar na ponte Hercílio Luz. Ponte que sua restauração custando o mesmo valor de algumas pontes iguais novas...
Fala sobre estalar os dedos se pode se é saudavel e tals já vi vários vídeos falando que faz bem outros que faz mal faz um vídeo pra tirar essa dúvida de vez pf
Vão enrolar a reforma da ponte de floripa até ela cair naturalmente ou por algum desastre. Abraço Iberê, adoro e compartilho seus vídeos, são conhecimentos incríveis que vocês passam! Obrigado.
Borave na Usina Nuclear! já estou sabendo! foi falado hoje por aqui. Aguardamos ansiosos!
Vai gostar muito! É muito interessante! espetáculo da engenharia, tudo haver com o canal!
A ponte de Florianópolis ainda está sendo restaurada! Sim é verdade rss. Parabéns pelo canal que sucesso mano
Faz um aprendi hoje sobre pneus... pneu de rua, pneu de pista, pneu de pista seca, pista molhada e tudo mais... bem interessante
assisto vcs todo o dia
A CADA DIA UMA NOVA DESCOBERTA E UM APRENDIZADO.
Canal muito top!!! Curto d++++++
Gostei seus vídeos são muito bom.
Bom dia Iberê, seria interessante explicar que a ponte de Tacoma caiu devido ao fenômeno de ressonância causada pelo vento.
Inclusive o assunto ressonância é interessante de abordar no Manual do Mundo.
🏅🥇é isso q os vlogs meresem
Alô Iberê, fala sobre os favos de mel das abelhas serem em forma de hexágonos, isso tem um motivo interessante!
Puts, queria receber meu coraçãozinho hein... Esses vídeos diários são incríveis! Jaraguá do Sul, SC aqui! ❤
Muito boa explicaçao...complementando o que vc falou no vídeo, que a força atuante nos cabos tem duas componentes uma na horizontal e uma na vertical, seria interessante complementar que no eixo do Pilar atua somente uma força vertical pois as componentes horizontais se anulam e a resultante é uma força vertical pra baixo, deixando o Pilar solicitado basicamente a compressão apenas...
Sensacional!!! Não tinha lido isso nas minhas pesquisas :-)
Me responderam, que da hora...Hahaha... sou fã do manual do mundo, sem dúvida um dos melhores conteúdos do youtube...
Fala sobre o fenômeno que acontece na cerveja quando vc retira do frezzer abre a garrafa, se vc encostar a mão no meio da garrafa o líquido congela quase que instantaneamente...dei essa sugestão no vídeo de ontem, não sei se chegou a ver, e não sei a seria interessante "cerveja" ser citado no canal, mas é um fenômeno bem legal...
só para ficar mais claro, as forças horizontais são anuladas no sentido global da estrutura ( como qualquer estrutura, se não não iria ficar parada lá) porém localmente (como nas partes do tabuleiro) as forças são atuantes e cumulativas quanto mais se aproximam do pilar e incidem grandes forças horizontais em sentidos opostos no ponto de encontro entre o tabuleiro e o pilar, por isso a necessidade da maior resistência comentada pelo Iberê, além que um erro de cálculo pode provocar que o tabuleiro se rompa ou até mesmo "corte" o pilar.
Exatamente iago, só escrevi algo de mais fácil entendimento, não quis colocar uma informação muito técnica, pra fácil entendimento de quem não é da área ...hahaha...
Aqui em Florianópolis a Ponte Hercílio Luz está no processo de restauração e será aberta definitivamente ao público em dezembro de 2018.
Já estão passando na Ponte Hesilho luz em Florianópolis
eu sou de Angra...MT feliz pelo borave ....manda salve
A mari pode fazer vlog tbm!! Seria legal o dia que o Iberê não puder ela ter algo na manga, fica bom pra todo mundo!
Estudo Engenharia Civil e esse lance de pontes são muito interessantes
Qualidade e informação pra gente
Show esse vlog, mas pra mim oq mais chamou atenção, foi a loja de bebidas ao fundo, com cervejas artesanais!😎😂🍻
Tô louco para ver esses Borá ver que vão sair pois são temas muito interessante
Iberê. Vi um documentário uma vez, de uma ponte que estavam construindo na Sérvia se nãoe engano. Que um dos desejos, era que os cabos não atrapalhasse a vista dos carros que estivessem em cima dela. Ou seja. Os caronas iriam poder admirar a paisagem sem que houvessem cabos atrapalhando a visão. Ai surgiu a ideia de razer a ponte estaiada, pois os cabos ficam no centro.
Iberê, vc veio na minha cidade, Montes Claros. Deu sorte, pq veio na época de frio
vc esteve em Montes Claros, minha cidade !!!!!
Sou seu fã
Iberê, que tal falar do processo de desalinização da água?? Seria interessante saber como funciona
Fala Iberê.
Reza a lenda que em dezembro deste ano a ponte Hercílio luz será aberta ao público, mas inicialmente somente poderá ser utilizada por pedestres e ciclistas, depois de tornará uma via exclusiva de ônibus para ajudar no fluxo da cidade.
Faz um vídeo sobre compensado, MDF, MDP, compensado marítimo etc. Qual a diferença entre cada um deles?