O próximo episódio trará uma curiosidade que, quem ouviu a primeira temporada da nossa série de podcasts "Que História", certamente conhece! Quer ouvir algo fascinante? Clique aqui: ua-cam.com/video/Wancqoyarfo/v-deo.html
Mas é, estudei no CEFET de 2006 a 2008, e o que foi exposto na reportagem não é nenhuma novidade para mim, aliás era comum colocarem para na época assistirmos, pagador de promessas, Olga, Pixote, o que é isso companheiro e até cidade de Deus. Se não fazem isso hoje em dia eu realmente sinto muito por essa geração.
Aqualidade da produção jornalista brasileira é impressionante, essa série está impecável, digo isso enquanto historiador. Tenho procurado em outros paises produções jornalisticas contando a história desses paises mas não se encontra, e quando encontro carece de qualidade. Parabéns a estes grandes profissionais.
A BBC "Brasil" é apenas uma sucursal da sede britânica. Eles são teleguiados pelo MI6, a organização de inteligência, espionagem, propaganda e SUBVERSÃO nos países de interesse do Reino Unido.
Os próprios estados unidos apoiaram essa ditadura, e sinceramente, essa nota da BBC é limitada e não muito forte, e é um revisionismo histórico, cara pra explicar a ditadura e a questão social dos camponeses do Brasil é melhor ler o que os historiadores brasileiros do campo "progressista" escreveram e escrevem, é gritante o nível de diferença da análise
@@mago12654 Na moral que eu achei ao contrario, que esse video destaca demais o apoio dos Estados Unidos ocultando o fato de que a elite brasileira efetivamente se empenhou a conseguir esse apoio. O autoritarismo e os golpes militares já eram dados por aqui por conta própria antes. A questão é que, assim como na França, onde até recentemente o passado colaboracionista com o nazismo foi propositalmente esquecido, o nosso passado onde boa parte da sociedade civil apoiava ou era condescendente com ditaduras é propositalmente esquecido. Nas vésperas de 64, posições de extrema direita se tornaram hegemônicas na elite. Boa parte da classe média branca e católica ia nas marchas lideradas pela TFP e o legado do integralismo era bem vivo e essas pessoas votavam em políticos que haviam sido integralistas. E boa parte dos generais de 64 haviam participado do Estado Novo e eles eram bem ativos na política desde as revoltas tenentistas. Se você não analisa a longa duração, você tende a acreditar que o Brasil sempre foi um pais com ideais democráticos e não observa, que inclusive até hoje, uma parte consideravel da elite e algo como metade da classe média ainda não aderiu aos ideais iluministas. O Bolsonarismo deixa isso bem claro: de 30 a 40% da população é de extrema direita e não acredita em coisas como direitos humanos, presunção de inocência, separação entre poderes, igualdade, liberdade, fraternidade e acham que até mesmo o republicanismo liberal mais moderado é "comunismo". Isso não foi resultado de propaganda anticomunista dos Estados Unidos. Isso já existia aqui. Aliás, outra coisa que sempre foi ocultada são nossas semelhanças com "esse grande outro" que são os Estados Unidos. Mas existe algo que nos une: o legado asqueroso da escravidão e o reacionarismo da elite agrária branca que nos dois paises sempre fomentaram o extremismo de direita, desde muito antes da esfera de influência de Washington se extender para cá. E isso é muito claro quando nós sabemos que Vargas enviou comunistas judeus para serem executados pelos nazistas ou vemos a política de navios prisões da Republica Velha. A verdade é que inclusive o Brasil tem um passado de tolerância e amizade com nazistas. A questão é que apontar isso fere a identidade nacional das pessoas, mas nós enquanto sociedade fomos cumplices de todos esses regimes, e também fomos condescendentes com Bolsonaro.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 voce tem razão, e a parada sutil e verdadeira é que existe a fação autoritária de direita que está no controle tanto nos EUA como no Brasil. é simplório dizer que os EUA são um monólito em seus valores, sim fações em controle da máquina de guerra e política externa nos EUA cometeram atrocidades mundo afora, do Vietnã e Jakarta ao Iraq, mas outras fações nos promoveram por exemplo o apoio da eleição do Lula recentemente. se a fação do Trump estivesse no poder não tenho dúvida que ele teria direcionado as forças diplomáticas, militares e paramilitares dos EUA a apoiar o golpe bolsonarista. vale notar que as Forças Militares Conjuntas dos EUA publiaram uma nota durante a tentativa de golpe nos EUA em 2020 de que não apoiariam a ruptura que o Trump queria. requer esforço intelectual reconhecer quem são seus aliados e quando são seus aliados. e porque. muito bom seu post diferenciando.
Obrigada pelos comentários, pessoal. Lembrando que o objetivo aqui não era fazer uma análise do que levou à ditadura, mas, sim, das relações entre o tema é a formação da imagem do Brasil no exterior. Vamos considerar aqui um documentário ou uma série sobre o regime militar.
Parabéns BBC pelo material. Uma verdadeira aula sobre um dos períodos mais importantes da história brasileira contemporânea. Usarei este vídeo nas minhas aulas. Continuem produzindo este material incrível!!!❤
mas tome cuidado com os ativistas da extrema direita nas salas de aula , vc pode ter problemas , saude e paz , juntos venceremos , sem anistia aos golpistas.
É incrível a importância do meu amado estado de Pernambuco tem pro Brasil, tudo de importante que se passa nesse Brasil obrigatoriamente tem que passar por Pernambuco!
Os politicos da esquerada, principalmente do Nordeste sempre lutou para desenvolver o Brasil mas a elite do Nordeste e das regiões Sul e Sudeste sempre sabotam o Nordeste e o Brasil. A Bandeira da Paraíbatem em destaque a palavra: *NEGO* Bandeira de Paraíba representa o maior símbolo de residência, pois se *NEGOU* ao colonialismo que o Sudeste e Sul junto com os Europeus e EUA impôs ao Nordeste por mais de 70 anos, com a política do Cafe com Leite e todos os golpes que aconeceram antes e depois.
Trabalho desta Moça é muito encantador. Possui uma lindeza de pessoa de alma. Vejo como jornalismo artístico, intrínseco. Não passa apenas informações mas conexões neurais.
18:10 Pequena correção, tiveram sim filmes brasileiros com repercussão internacional depois de O Cangaceiro: Pagador de Promessas recebeu a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes em 62. "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" ganhou o prêmio de Melhor Direção também em Cannes em 69. E "Os Fuzis", "Brasil ano 2000" e "A Queda" receberam o Grande Prêmio do Juri no Festival de Berlim em 64, 69 e 78, respectivamente. Sem falar da obra de Nelson Pereira dos Santos e principalmente Glauber Rocha, que apesar de não terem sido premiados, são respeitados por cineastas do mundo todo. Existe um vídeo de 30 minutos do Martin Scorsese exaltando "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" no UA-cam.
Olá, @guilhermemartinelli9442, realmente, você traz uma lista peso pesado de bons filmes que, sim, tiveram repercussão e ganharam importantes prêmios de cinema - citamos Os Fuzis e Glauber Rocha. Nossa pesquisa, no entanto, apontou que o grau de repercussão com o grande público de Pixote foi além do impacto dessas outras obras, servindo como um marco mais determinante na formação da imagem do Brasil no contexto dessa série. Mas deveríamos ter sido menos incisivos no roteiro porque sabemos também que estamos lidando aqui com questões bastante subjetivas. Agradecemos seu tão bem informado comentário e vamos ficar mais ligados no próximo e evitar simplificações que causam ruído!
A série é fantástica! Excelente para termos mais conhecimento sobre nosso país, digo isso pois me chama a atenção a quantidade de pesquisadores estrangeiros, "brasilianistas", os caras lá fora sabem mais sobre nós do que nós mesmos, aliás, tenho uma experiência familiar que comprova isso, certa vez conversando com um primo norte americano eu aprendi mais sobre a história do Brasil do que com os contos de fábula que aprendi na escola. Em resumo, estudar, conhecer, debater, tudo isso agrega muito valor para nós, o brasileiro precisa muito disso para se livrar destes discursos polarizados e defender sua identidade, ainda somos vistos como personagens de uma animação da Disney ou como trogloditas de uma terra violenta.
Demoramos mais do que gostaríamos com essa série e pedimos imensas desculpas! Não sei se vocês sabem, mas Felix Lima (que edita os vídeos) e Camilla Mota acabaram trabalhando intensamente nas eleições (inclusive para a BBC internacional) e isso, além de outros projetos, complicaram a vida dessa BBC News Brasil que não tem tantos recursos assim.
Encantado com esse doc. de fato o Brasil sempre despontou como um país promissor, + infelizmente nunca conseguimos cruzar essa linha, e a grande barreira sempre foi a política seja ela, de direita/esquerda, acima/abaixo quaisquer q seja, sempre visa interesses proprios, escusos ou seletivos, q foi e é o câncer da nossa nação.
País promissor sempre foi, porem sempre foi sabotado desde o ínicio, primeiro a colonização que foi por muito tempo, segundo os britânicos que foi a nossa pedra no sapato e de muitos países, e agora os EUA que interferem constantemente em nosso país. Se alguém perde pode ter certeza que outro ganha e infelizmente sempre que o Brasil da um passo para atrás alguém que tem a hegemonia dá um passo a frente. Não é ocasional nosso atraso é intencional, devemos estar atentos a esses interesses de outras potências.
@@alexlima8042 Já estudou as mais variadas formas de colonização ? tem isso na escola, tem a colonização exploratória e a colonização de povoamento dentre outras... Isso sem comentar como funciona o imperialismo e forma de dominação comercial em detrimento de outras nações.
@@vulcano17 Balela do caramba, tanto país se desenvolveu vivendo sob a interferência limítrofe com grande potências. A realidade que o Brasil não se desenvolveu principalmente por nossa incompetência
Pois fique sabendo que a nossa jovem democracia está sob uma ditadura PT e STF, com direito a censura presos politicos fraude eleitoral convisco de património perseguições a politicos da oposição e etc...
Parabéns Camila, seu trabalho é impecável. O olhar que você é capaz de imprimir de um lado da história que temos pouquíssimo acesso e somos desincentivados a acessar é impressionante. Seria incrível acompanhar algum tipo de programa completamente seu. Parabéns Parabéns e parabéns.
BBC faz campanha aberta do governo britânico.. quer preservação ambiental brasielira para posteriormente ou via ONG explorar nossas reservas ambientais.. eita povo ganancioso
Nordeste mostra como a educação é importante e como ela foi a salvação para a invisibilidade dos nordestinos na época, região com muita força e história, onde lutaram pelos seus direitos, e mesmo com os problemas regionais, fome e seca ainda assim foram atrás de estudos e trabalho, parte essencial na construção do Brasil de hoje
"Ditadura À Brasileira: 1964 - 1985 - A democracia golpeada à esquerda e à direita". O livro do professor Villa está entre os melhores sobre o assunto.
a didadura foi implantada com o apoio dos políticos da direita e Centrão. todas essas famílias receberam cargos políticos e ajudaram implantar a ditadura de 1964 ACM na Bahia, Collor em Alagoas, Bolsonaro no Rio de Janeiro, Maluf em São Paulo, Sarney no Maranhão, Lyra em Alagoas, etc. Os principais partidos que apaiava a ditadura, hoje mudaram a sigla: PP, União Brasil
@@Balacypax nao vai nesse papo nao ..o Villa critica e agrada a todos os lados porque ele faz uma analise historica, e nao politica...Villa é um grande historiador, não obstante u dos unicos professores na UFSCar (Federal de São Carlos) a não ter posição politica.
Antes do golpe de 1964, o Brasil emergia no mundo como um polo geo-politico ; cultural e econômico , único no mundo ; nisso país vinha , desde o século dezenove , sendo influenciado pelo intelecto europeu ; lembremos de : Heitor Vila lobos , Carlos Gomes , Alberto Nepomuceno , Padre Nunes e outros tantos , (música clássica ); Di Cavalcante , Aleijadinho , mestre Athayde , Antônio Francisco Lisboa , Portinari e outros gênios ; na música pop : Vinícius , Tom Jobim , Chico Buarque, João Gilberto e muito mais . Aí , com o golpe de estado , fomentado intencionalmente pelos EUA , por interesses escudos ; nossa nação foi vilipendiada pelos desmandos dos norte americanos , os militares fantoches , escancaram as portas para a entradas de uma "cultura " da violência e da morte , enfiada "güéla abaixo " na mente de nossos jovens , ao mesmo tempo que suprimia o que era nosso , perseguindo , prendendo , torturando e matando nossos criadores . Por isso , hoje , vivemos em um dos países mais desiguais e violentos do planeta .
Os politicos da esquerada, principalmente do Nordeste sempre lutou para desenvolver o Brasil mas os coroneis do Nordeste e das regiões Sul e Sudeste sempre sabotam o Nordeste e o Brasil. A Bandeira da Paraíbatem em destaque a palavra: *NEGO* Bandeira de Paraíba representa o maior símbolo de residência ao colonialismo que o Sudeste e Sul junto com os Europeus e EUA impôs ao Nordeste por mais de 70 anos, com a política do Cafe com Leite e todos os golpes que aconeceram antes e depois.
ate mesmo Getúlio Vargas menosprezou os nordestinos, pois distribuiu as terras do Centro Oeste para os moradores da região Sul e Sudeste e concentrou todas as indústrias na região Sudeste e Sul. Nordeste e nordestinos passou a ser os novos servicais, mão de obra barata para exploração.
que democracia? basta olhar ao seu redor e ver o que vem ocorrendo. aqui não já mais democracia, se oponha a esse governo pra vc ver para onde vc vai..... brasil em declive essa é a realidade.
eu sou um nordestino que odeia policia e o exército. so voto em políticos que apoiam reforma de terras e demarcação das terras indígenas e quilombolas.
@@minhabandeirasempreseraver7265 também só voto em político se ele apoia a reforma agrária e que proteja nossas comunidades dos povos das florestas. Sobre ódio as instituições de seguranças, devo admitir que nunca consegui admirá-las, o coorporativismo impera na mentalidade desses profissionais, não os odeio mas também não tenho nenhum tipo de admiração.
Sempre me doi tanto quando percebo que mesmo tendo estudos amazônicos o conteúdo estudado ainda é muito focado no sul e sudeste, boa parte desse periodo não teve nada citado sobre o norte ou nordeste no meu período escolar.
Uma coisa que falam muito é que a ditadura deixou dividas de bilhões, o que é verdade. Porém, OMITEM que a Ditadura também herdou dívidas de bilhões dos governos anteriores como as dívidas deixadas com a construção de Brasília.
Ótima série, muito equilibrada abordagem do período sem omitir o caráter autoritário e a violência política da ditadura civil-militar. Poderia abordar o papel da CIA no financiamento dos think tanks IBAD e IPES e no processo eleitoral com a ADEP para formação de opinião pública contra políticas nacionalistas que se confundiam com propostas esquerdistas e reformistas e que mais adiante levariam às conspirações golpistas de 1964.
Citaram muito o estado de Pernambuco no início e deixaram passar alguns detalhes importante sobre como a repressão(tortura) foi bastante enfática em cidades do Estado, como Recife, para justamente reprimir os movimentos da região.
@@NikaLidkaSendo que a tortura quem praticava eram os militares? Vocês cachorrinhas de militar são sem noção. Que você falasse alguma coisa que os militares não gostassem e você seria torturado ou pior, seu mesquinho
Eu chorei de alegria quando Sting e cacique juntos ,conseguiram através do presidente tirar os garimpeiros de lá, infelizmente até hoje os indígenas sofrem, como se não bastasse designação pelos colonizadores e doenças,sou neta de italianos e vó indígena corta meu coração 😢😢,eles são os verdadeiros donos da Terra e tem seus direitos que muitas não entendem com ganância,sem eles cuidando da floresta ,imaginem, não existiriam mais florestas e animais , precisamos cuidar melhor do nosso país, natureza, água,somos parte também natureza,e sem morremos😢😢😢
Se o regime civil que já não conseguia resolver os problemas e Fidel apoiando grupos paramilitares, ninguém deveria ficar surpreso ou indignado com a onda de golpes militares e não apenas no Brasil.
@@helio3906 parece que vc ñ assistiu o episódio. O EUA não viveu um regime militar por causa dos grupos financiados por Moscou, ou pelas ameaças dos grupos terroristas financiados por países do oriente médio. Os comunistas brasileiros não tinham qualquer força ou articulação para tomar o poder. Eles ñ queriam é a reforma agrária do João Goulart, ñ queriam que os trabalhadores tivessem mais direitos, e foi isso que motivou os empresários e fazendeiros a tramar o golpe. Can@lhas... c@nalhas...c@nalhas... como bem disse o grande Tancredo Neves.
O civil está no lucro? Deixou muitos ladrões e terroristas, que lutavam pela "liberdade" bilionários e milionários, enquanto quebram consecutivamente o Brasil economicamente. O único presidente que o povo conseguiu eleger (Bolsonaro) sem a influência da extrema imprensa e políticos, o sistema deu um golpe e colocou o maior mafioso do Brasil, na cadeira da presidência.
O próximo episódio trará uma curiosidade que, quem ouviu a primeira temporada da nossa série de podcasts "Que História", certamente conhece! Quer ouvir algo fascinante? Clique aqui: ua-cam.com/video/Wancqoyarfo/v-deo.html
.
Excelente
😊
Indico a vcs o atlas do Kim Paim.
Que série incrível.
Isso deveria ser colocado nas escolas.
Nem dá, porque dirão que é doutrinação
@@umgaymenezes infelizmente para muitos a "realidade" está só na tela do celular, em conversas do whatsapp. 😞
Mas é, estudei no CEFET de 2006 a 2008, e o que foi exposto na reportagem não é nenhuma novidade para mim, aliás era comum colocarem para na época assistirmos, pagador de promessas, Olga, Pixote, o que é isso companheiro e até cidade de Deus. Se não fazem isso hoje em dia eu realmente sinto muito por essa geração.
Se colocar na escola, o professor apanha sendo chamado de comunista
PRA QUE?? PRAS CRIANÇAS SEREM AINDA MAIS DOUTRINADAS?
Aqualidade da produção jornalista brasileira é impressionante, essa série está impecável, digo isso enquanto historiador. Tenho procurado em outros paises produções jornalisticas contando a história desses paises mas não se encontra, e quando encontro carece de qualidade. Parabéns a estes grandes profissionais.
A BBC "Brasil" é apenas uma sucursal da sede britânica. Eles são teleguiados pelo MI6, a organização de inteligência, espionagem, propaganda e SUBVERSÃO nos países de interesse do Reino Unido.
Muito obrigada, Humberto!
A BBC é inglesa
Está procurando errado então, produções francesas são de dez em qualquer documentário jornalístico brasileiro
@@fabioazevedorodrigues93 onde pondo acompanhar? Boa tarde!
BBC, traduza essa série para o inglês. Pessoas do mundo precisam compreender o Brasil para depois não falarem groselha.
Os próprios estados unidos apoiaram essa ditadura, e sinceramente, essa nota da BBC é limitada e não muito forte, e é um revisionismo histórico, cara pra explicar a ditadura e a questão social dos camponeses do Brasil é melhor ler o que os historiadores brasileiros do campo "progressista" escreveram e escrevem, é gritante o nível de diferença da análise
@@mago12654
Na moral que eu achei ao contrario, que esse video destaca demais o apoio dos Estados Unidos ocultando o fato de que a elite brasileira efetivamente se empenhou a conseguir esse apoio. O autoritarismo e os golpes militares já eram dados por aqui por conta própria antes. A questão é que, assim como na França, onde até recentemente o passado colaboracionista com o nazismo foi propositalmente esquecido, o nosso passado onde boa parte da sociedade civil apoiava ou era condescendente com ditaduras é propositalmente esquecido. Nas vésperas de 64, posições de extrema direita se tornaram hegemônicas na elite. Boa parte da classe média branca e católica ia nas marchas lideradas pela TFP e o legado do integralismo era bem vivo e essas pessoas votavam em políticos que haviam sido integralistas. E boa parte dos generais de 64 haviam participado do Estado Novo e eles eram bem ativos na política desde as revoltas tenentistas. Se você não analisa a longa duração, você tende a acreditar que o Brasil sempre foi um pais com ideais democráticos e não observa, que inclusive até hoje, uma parte consideravel da elite e algo como metade da classe média ainda não aderiu aos ideais iluministas. O Bolsonarismo deixa isso bem claro: de 30 a 40% da população é de extrema direita e não acredita em coisas como direitos humanos, presunção de inocência, separação entre poderes, igualdade, liberdade, fraternidade e acham que até mesmo o republicanismo liberal mais moderado é "comunismo". Isso não foi resultado de propaganda anticomunista dos Estados Unidos. Isso já existia aqui. Aliás, outra coisa que sempre foi ocultada são nossas semelhanças com "esse grande outro" que são os Estados Unidos. Mas existe algo que nos une: o legado asqueroso da escravidão e o reacionarismo da elite agrária branca que nos dois paises sempre fomentaram o extremismo de direita, desde muito antes da esfera de influência de Washington se extender para cá. E isso é muito claro quando nós sabemos que Vargas enviou comunistas judeus para serem executados pelos nazistas ou vemos a política de navios prisões da Republica Velha. A verdade é que inclusive o Brasil tem um passado de tolerância e amizade com nazistas. A questão é que apontar isso fere a identidade nacional das pessoas, mas nós enquanto sociedade fomos cumplices de todos esses regimes, e também fomos condescendentes com Bolsonaro.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031
voce tem razão, e a parada sutil e verdadeira é que existe a fação autoritária de direita que está no controle tanto nos EUA como no Brasil. é simplório dizer que os EUA são um monólito em seus valores, sim fações em controle da máquina de guerra e política externa nos EUA cometeram atrocidades mundo afora, do Vietnã e Jakarta ao Iraq, mas outras fações nos promoveram por exemplo o apoio da eleição do Lula recentemente. se a fação do Trump estivesse no poder não tenho dúvida que ele teria direcionado as forças diplomáticas, militares e paramilitares dos EUA a apoiar o golpe bolsonarista.
vale notar que as Forças Militares Conjuntas dos EUA publiaram uma nota durante a tentativa de golpe nos EUA em 2020 de que não apoiariam a ruptura que o Trump queria.
requer esforço intelectual reconhecer quem são seus aliados e quando são seus aliados. e porque.
muito bom seu post diferenciando.
@@ladymorwendaebrethil-feani4031
Ótima análise.
Obrigada pelos comentários, pessoal. Lembrando que o objetivo aqui não era fazer uma análise do que levou à ditadura, mas, sim, das relações entre o tema é a formação da imagem do Brasil no exterior. Vamos considerar aqui um documentário ou uma série sobre o regime militar.
Excelente
Excelente série!!! Uma série para brasileiros que não tem medo da verdade.
Exatamente.
Obrigada, Marcelo!
Parabéns BBC pelo material. Uma verdadeira aula sobre um dos períodos mais importantes da história brasileira contemporânea. Usarei este vídeo nas minhas aulas. Continuem produzindo este material incrível!!!❤
Que bom, André! E estamos sempre abertos a sugestões de temas!
mas tome cuidado com os ativistas da extrema direita nas salas de aula , vc pode ter problemas , saude e paz , juntos venceremos , sem anistia aos golpistas.
MARAVILHOSA reportagem! Assisti todos os episodios do 1 ao 5. Aguardando ansiosamente o proximo.
Obrigada, Daniela! Que bom saber. O sexto e último episódio está no forno!
Toda essa série de vídeos está me apresentando perspectivas que nunca tinha tido contato. Uma excelente peça de jornalismo.
Muito obrigada pelo reconhecimento e pela audiência!
Mais uma informação de Utilidade Pública, somos gratos a todos que fazem por nós todos. Direitos e Paz 🕊️ !
Muito bom mesmo, só tomar cuidado com o viés ideológico pois não se falou do patrocínio da Rússia a esses ditos guerrilheiros.
Direitos e paz... somente após a morte, o extermínio e o exílio de meus inimigos ideológicos!
@@sempedagio infelizmente temos pessoas como vc, analfabetas funcionais que inventam mentiras a cada 2 minutos
É incrível a importância do meu amado estado de Pernambuco tem pro Brasil, tudo de importante que se passa nesse Brasil obrigatoriamente tem que passar por Pernambuco!
Os politicos da esquerada, principalmente do Nordeste sempre lutou para desenvolver o Brasil mas a elite do Nordeste e das regiões Sul e Sudeste sempre sabotam o Nordeste e o Brasil.
A Bandeira da Paraíbatem em destaque a palavra: *NEGO* Bandeira de Paraíba representa o maior símbolo de residência, pois se *NEGOU* ao colonialismo que o Sudeste e Sul junto com os Europeus e EUA impôs ao Nordeste por mais de 70 anos, com a política do Cafe com Leite e todos os golpes que aconeceram antes e depois.
Terra do glorioso presidente maior do país, Luiz Inácio
@@Antifasc sim sim
@@Antifasc O maior corrupto do mundo.
Trabalho desta Moça é muito encantador. Possui uma lindeza de pessoa de alma. Vejo como jornalismo artístico, intrínseco. Não passa apenas informações mas conexões neurais.
Eu amo essa série ❤
Uma luz necessária, pois milhões de brasileiros não conhecem a sua própria história recente.
Que série maravilhosa! Ansioso pelo próximo episódio.
Obrigada! O sexto e último está no forno!
18:10 Pequena correção, tiveram sim filmes brasileiros com repercussão internacional depois de O Cangaceiro: Pagador de Promessas recebeu a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes em 62. "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" ganhou o prêmio de Melhor Direção também em Cannes em 69. E "Os Fuzis", "Brasil ano 2000" e "A Queda" receberam o Grande Prêmio do Juri no Festival de Berlim em 64, 69 e 78, respectivamente.
Sem falar da obra de Nelson Pereira dos Santos e principalmente Glauber Rocha, que apesar de não terem sido premiados, são respeitados por cineastas do mundo todo. Existe um vídeo de 30 minutos do Martin Scorsese exaltando "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" no UA-cam.
Olá, @guilhermemartinelli9442, realmente, você traz uma lista peso pesado de bons filmes que, sim, tiveram repercussão e ganharam importantes prêmios de cinema - citamos Os Fuzis e Glauber Rocha. Nossa pesquisa, no entanto, apontou que o grau de repercussão com o grande público de Pixote foi além do impacto dessas outras obras, servindo como um marco mais determinante na formação da imagem do Brasil no contexto dessa série. Mas deveríamos ter sido menos incisivos no roteiro porque sabemos também que estamos lidando aqui com questões bastante subjetivas. Agradecemos seu tão bem informado comentário e vamos ficar mais ligados no próximo e evitar simplificações que causam ruído!
Meu pernambuco, na vanguarda do progresso sempre. Como amo ser nordestino e melhor ainda pernambucano!!
Aí votam errado até hoje e vem pro sul busca de emprego
@@meus123 nunca precisei ir pra sul pra conseguir emprego. Muda o disco minion
Material jornalístico de altíssima qualidade. Parabéns e obrigado BBC.
Parabéns BBC , pelo documentário. Por mais documentários assim..
A série é fantástica! Excelente para termos mais conhecimento sobre nosso país, digo isso pois me chama a atenção a quantidade de pesquisadores estrangeiros, "brasilianistas", os caras lá fora sabem mais sobre nós do que nós mesmos, aliás, tenho uma experiência familiar que comprova isso, certa vez conversando com um primo norte americano eu aprendi mais sobre a história do Brasil do que com os contos de fábula que aprendi na escola.
Em resumo, estudar, conhecer, debater, tudo isso agrega muito valor para nós, o brasileiro precisa muito disso para se livrar destes discursos polarizados e defender sua identidade, ainda somos vistos como personagens de uma animação da Disney ou como trogloditas de uma terra violenta.
Que aula! Obrigada BBC News Brasil!
Ps:Camilla que bom que voltou🤗
Obrigada, Edna!!
@@BBCNewsBrasil 🤭🤗☺️
Parabéns a BBC pela reportagem! A ditadura, um passado tão próximos mas que sabemos tão pouco.
Camila e BBC parabéns por esse trabalho primoroso❤️
Essa série de documentários está impecável. Uma obra de arte em forma de informação e conhecimento. Parabéns ao idealizadores. Máximo respeito 👏👏👏
Bom demais ler isso, Vinícius!
Que perfeição essa produção da BBC!
Parabéns!
Até que enfim!! Ja estava esperando um tempão
Demoramos mais do que gostaríamos com essa série e pedimos imensas desculpas! Não sei se vocês sabem, mas Felix Lima (que edita os vídeos) e Camilla Mota acabaram trabalhando intensamente nas eleições (inclusive para a BBC internacional) e isso, além de outros projetos, complicaram a vida dessa BBC News Brasil que não tem tantos recursos assim.
Só uma forma de mostrar interesse mesmo.
Vcs fazem um excelente trabalho, continuarei assistindo a todos os vídeos.
Que documentário foda, parabéns BBC 👏👏👏👏👏👏
Excelente vídeo .Produção indispensável para nós brasileiros que não conhecemos a nossa história.
Parabéns pelo excelente trabalho da BBC Brasil 👏👏
Encantado com esse doc. de fato o Brasil sempre despontou como um país promissor, + infelizmente nunca conseguimos cruzar essa linha, e a grande barreira sempre foi a política seja ela, de direita/esquerda, acima/abaixo quaisquer q seja, sempre visa interesses proprios, escusos ou seletivos, q foi e é o câncer da nossa nação.
País promissor sempre foi, porem sempre foi sabotado desde o ínicio, primeiro a colonização que foi por muito tempo, segundo os britânicos que foi a nossa pedra no sapato e de muitos países, e agora os EUA que interferem constantemente em nosso país. Se alguém perde pode ter certeza que outro ganha e infelizmente sempre que o Brasil da um passo para atrás alguém que tem a hegemonia dá um passo a frente. Não é ocasional nosso atraso é intencional, devemos estar atentos a esses interesses de outras potências.
@@vulcano17esse papo de colonização é papo furado, vários países foram colonizados e hoje são muito mais ricos que a gente
@@alexlima8042 Já estudou as mais variadas formas de colonização ? tem isso na escola, tem a colonização exploratória e a colonização de povoamento dentre outras...
Isso sem comentar como funciona o imperialismo e forma de dominação comercial em detrimento de outras nações.
@@vulcano17 Balela do caramba, tanto país se desenvolveu vivendo sob a interferência limítrofe com grande potências. A realidade que o Brasil não se desenvolveu principalmente por nossa incompetência
@@vulcano17Sequer existe isso de "colonização de exploração" e "povoamento". O objeto da metrópole é sempre explorar a colônia
Quanto saber em 20 minutos, melhor que todo meu ensino médio.
Uma época onde ARTISTAS precisavam fugir do país, e eu ainda tenho que ouvir gente dizendo que foi bom.
Pois os que admiram e até sentem saudade desse regime se submeteram, e por isso, não sofreram com a repressão.
Artistas de hoje são um bando de carniça
So sabem remover o significado do facismo
A maioria não estudou a história, não a vivenciou, simplesmente repete algo que ouviu de alguém na família ou líder de outra ordem...
Um período muito difícil para nossa jovem democracia. Que não se repita nunca mais.
Pois fique sabendo que a nossa jovem democracia está sob uma ditadura PT e STF, com direito a censura presos politicos fraude eleitoral convisco de património perseguições a politicos da oposição e etc...
Volta sim
Excelente e muito informativa essa série. Bbc news Brasil sempre trazendo conteúdo interessante.
Documentário excelente e muito necessário!
Matéria sensacional!
maravilha, vcs sempre arrebentando tanto no conteúdo, quanto na apresentação!
Finalmente voltou. Estava UA-cam até me pediu para parar de repetir os outros
Parabéns Camila, seu trabalho é impecável. O olhar que você é capaz de imprimir de um lado da história que temos pouquíssimo acesso e somos desincentivados a acessar é impressionante. Seria incrível acompanhar algum tipo de programa completamente seu. Parabéns Parabéns e parabéns.
Aqui no UA-cam vc pode ver varias sessões da comissão da verdade, basta procurar que há muito material sobre a ditadura.
Muito obrigada, Bruno!
Parabéns pelo Jornalismo de qualidade! Já passou da hora de entendermos a
História do nosso país que não nos é contada.
BBC faz campanha aberta do governo britânico..
quer preservação ambiental brasielira para posteriormente ou via ONG explorar nossas reservas ambientais.. eita povo ganancioso
Muito obrigada, @liviacubayachi2723. A gente fica feliz demais com o reconhecimento!
Como disse Ulisses Guimarães: nós temos nojo da ditadura!!!
Os militares salvaram o Brasil do socialismo. Obrigado militares.
Eu tenho nojo da República
A menos que seja ditadura de esquerda....
Muito boa pena q acabou
@@marioluizsardinhatavares7485 vai pastar gado!
Nordeste mostra como a educação é importante e como ela foi a salvação para a invisibilidade dos nordestinos na época, região com muita força e história, onde lutaram pelos seus direitos, e mesmo com os problemas regionais, fome e seca ainda assim foram atrás de estudos e trabalho, parte essencial na construção do Brasil de hoje
Acabei de maratonar esta série, muito boa!
Parabéns a Todos envolvidos!!! Excelente explicação e performance !!!!
Pra quem está assistindo em 2024, fica a recomendação do filme "Ainda Estou Aqui".
Esse doc é uma aula, mto obrigado.
Lindo documentário, vc é uma jornalista fantástica
UMA SUPER PRODUÇÃO! PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS.
Jornalismo de verdade. Parabéns BBC
"Ditadura À Brasileira: 1964 - 1985 - A democracia golpeada à esquerda e à direita". O livro do professor Villa está entre os melhores sobre o assunto.
a didadura foi implantada com o apoio dos políticos da direita e Centrão.
todas essas famílias receberam cargos políticos e ajudaram implantar a ditadura de 1964 ACM na Bahia, Collor em Alagoas, Bolsonaro no Rio de Janeiro, Maluf em São Paulo, Sarney no Maranhão, Lyra em Alagoas, etc.
Os principais partidos que apaiava a ditadura, hoje mudaram a sigla: PP, União Brasil
@BrunaLopesS2oi
Villa, aquele jornalista sensacionalista q critica ou passa pano em politico de acordo com sua conveniencia
@@Balacypax nao vai nesse papo nao ..o Villa critica e agrada a todos os lados porque ele faz uma analise historica, e nao politica...Villa é um grande historiador, não obstante u dos unicos professores na UFSCar (Federal de São Carlos) a não ter posição politica.
Acreditar que 64 foi uma ditadura e se esquecer de como estava para precisar desse regime militar
É impressionante que em toda a história do Brasil sempre arrumam um jeito de resolver as coisas na base do ARBÍTRIO ou na virada de mesa.
BBC dando mais um show de profissionalismo!
Que série!!
Nordeste é o pilar da democracia do Brasil.
É uma pena que seja uma região tão pobre
@@lucasvilasanticosta1888 faz parte do projeto, bolsonaro perdeu aqui no 1⁰ turno e viu o que ele fez no 2⁰!
Democracia ? Vc assistiu uma série diferente dessa ai de cima ? Uma grande FAMÍLIA domina a política até hj acorda
Aqui em pernambuco.
@@tiagoamparo6453nordeste vai continuar sendo pobre, por culpa do socialismo de m3rd@!
Excelente essa compilação de fatos.
Essa série é muito boa!!! Parabéns a equipe da BBC pelos vídeos 👏🏻👏🏻👏🏻.
Valeu, George!
Negar os fatos é uma característica do militarismo.
E do Lulismo também.
@@cabralinvest Mané terraplanista🐂🐂🐂
@@minhabandeirasempreseraver7265 ???
@@cabralinvest 🐂
@@minhabandeirasempreseraver7265 ???
Antes do golpe de 1964, o Brasil emergia no mundo como um polo geo-politico ; cultural e econômico , único no mundo ; nisso país vinha , desde o século dezenove , sendo influenciado pelo intelecto europeu ; lembremos de : Heitor Vila lobos , Carlos Gomes , Alberto Nepomuceno , Padre Nunes e outros tantos , (música clássica ); Di Cavalcante , Aleijadinho , mestre Athayde , Antônio Francisco Lisboa , Portinari e outros gênios ; na música pop : Vinícius , Tom Jobim , Chico Buarque, João Gilberto e muito mais . Aí , com o golpe de estado , fomentado intencionalmente pelos EUA , por interesses escudos ; nossa nação foi vilipendiada pelos desmandos dos norte americanos , os militares fantoches , escancaram as portas para a entradas de uma "cultura " da violência e da morte , enfiada "güéla abaixo " na mente de nossos jovens , ao mesmo tempo que suprimia o que era nosso , perseguindo , prendendo , torturando e matando nossos criadores . Por isso , hoje , vivemos em um dos países mais desiguais e violentos do planeta .
Influência cultural europeia , desde o século dezessete .
O Brasil era o país subdesenvolvido mais industrializado do Mundo !!!
Os politicos da esquerada, principalmente do Nordeste sempre lutou para desenvolver o Brasil mas os coroneis do Nordeste e das regiões Sul e Sudeste sempre sabotam o Nordeste e o Brasil.
A Bandeira da Paraíbatem em destaque a palavra: *NEGO* Bandeira de Paraíba representa o maior símbolo de residência ao colonialismo que o Sudeste e Sul junto com os Europeus e EUA impôs ao Nordeste por mais de 70 anos, com a política do Cafe com Leite e todos os golpes que aconeceram antes e depois.
ate mesmo Getúlio Vargas menosprezou os nordestinos, pois distribuiu as terras do Centro Oeste para os moradores da região Sul e Sudeste e concentrou todas as indústrias na região Sudeste e Sul.
Nordeste e nordestinos passou a ser os novos servicais, mão de obra barata para exploração.
Quemanda não estudar ! 😅😂
Lindo documentário !Muito orgulho do Brasil , difícil os caminhos mais um país lindo ….
Parabéns Camila e responsáveis, a série é incrível!
Feridas que nunca vão cicatrizar , pois a história se repete neste País de maneira consciente.
Esse episodio tem semelhanças com o cenário atual, felizmente a democracia dessa vez venceu
que democracia? basta olhar ao seu redor e ver o que vem ocorrendo. aqui não já mais democracia, se oponha a esse governo pra vc ver para onde vc vai..... brasil em declive essa é a realidade.
Não sei se, mas, aqui no interior do Nordeste ainda perdura uma certa animosidade do campones mais modesto em relação a figura da polícia e do Estado.
eu sou um nordestino que odeia policia e o exército.
so voto em políticos que apoiam reforma de terras e demarcação das terras indígenas e quilombolas.
@@minhabandeirasempreseraver7265 também só voto em político se ele apoia a reforma agrária e que proteja nossas comunidades dos povos das florestas. Sobre ódio as instituições de seguranças, devo admitir que nunca consegui admirá-las, o coorporativismo impera na mentalidade desses profissionais, não os odeio mas também não tenho nenhum tipo de admiração.
@@flaviopereiradealencar9563 tamos juntos.
@@minhabandeirasempreseraver7265 odeia a polícia por que deve ser bandido.
Brasileiro até hoje tem medo da polícia e a polícia ainda é arbitrária.
BBC precisamos de vcs! Que documentário
Sempre me doi tanto quando percebo que mesmo tendo estudos amazônicos o conteúdo estudado ainda é muito focado no sul e sudeste, boa parte desse periodo não teve nada citado sobre o norte ou nordeste no meu período escolar.
excelente matéria.
Parabéns à jornalista pelos documentários.
3:53 AHHH, Por isso que aqui em Caruaru tem um bairro chamado Vila Kennedy. Obrigado, BBC.
Que coisa maravilhosa. De assistir chorando o primor do trabalho.
já assistir muitos documentários sobre esse assunto mais não sabia desses detalhes sombrios da história brasileira.
Uma coisa que falam muito é que a ditadura deixou dividas de bilhões, o que é verdade. Porém, OMITEM que a Ditadura também herdou dívidas de bilhões dos governos anteriores como as dívidas deixadas com a construção de Brasília.
Ótima série, muito equilibrada abordagem do período sem omitir o caráter autoritário e a violência política da ditadura civil-militar. Poderia abordar o papel da CIA no financiamento dos think tanks IBAD e IPES e no processo eleitoral com a ADEP para formação de opinião pública contra políticas nacionalistas que se confundiam com propostas esquerdistas e reformistas e que mais adiante levariam às conspirações golpistas de 1964.
Citaram muito o estado de Pernambuco no início e deixaram passar alguns detalhes importante sobre como a repressão(tortura) foi bastante enfática em cidades do Estado, como Recife, para justamente reprimir os movimentos da região.
você diz dos rebeldes que torturava policias e civis? fiquei meia confusa com essa de "tortura"
Represao de comunista
@@NikaLidkagalera esquece que até aqueles que queriam deixar o movimento de lado eram mortos sem piedade .. não existem vítimas dessa história.
@@NikaLidkaSendo que a tortura quem praticava eram os militares? Vocês cachorrinhas de militar são sem noção. Que você falasse alguma coisa que os militares não gostassem e você seria torturado ou pior, seu mesquinho
@@rogeriocavalin9949de onde vocês tiram essas idiotices?????
Ansioso pelo último episódio! Vocês mandam bem demais.
Parabens pelo documentário
Essa série está excelente! Parabéns pelos conteúdos de qualidade e bem construídos, BBC. Materiais tão raros nos materiais tão rasos de atualmente
Excellent! Thank you, BBC!
Parabéns bbc, gosto muito de acompanhar os vídeos que vocês fazem, justamente por essa qualidade de informação.
Grata por essa matéria esclarecedora 👍 3:16
Muito bom documentario🎉🎉🎉
Está bem legal a série. Principalmente pelas imagens de arquivo estrangeiras e a pesquisa num geral. Parabéns aos envolvidos!
Série incrível e muito bem produzida. Parabéns BBC e Camila, sou fã do jornalismo de vocês ❤
Aprendi mais com 5 episódios do q como uma vida escolar inteira em História.
Ótimo documentário! Gostei de quando ele diz: as autoridades ou são corruptas ou são incompetentes.
Maravilhoso
Parabéns
Parabéns por esse documentário 🎉
Eu chorei de alegria quando Sting e cacique juntos ,conseguiram através do presidente tirar os garimpeiros de lá, infelizmente até hoje os indígenas sofrem, como se não bastasse designação pelos colonizadores e doenças,sou neta de italianos e vó indígena corta meu coração 😢😢,eles são os verdadeiros donos da Terra e tem seus direitos que muitas não entendem com ganância,sem eles cuidando da floresta ,imaginem, não existiriam mais florestas e animais , precisamos cuidar melhor do nosso país, natureza, água,somos parte também natureza,e sem morremos😢😢😢
A melhor reporte da BBC Brasil, parabéns Camila. ❤😊
O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio;
de quem terei medo?
- Salmo 27:1🤎🎉
sensacional essa série
Parabéns, BBC ❤️
Reportagem espetacular!
Nao haveria a possibilidade de legendar essa série para o inglês? Moro no exterior e adoraria mostrá-la a amigos estrangeiros.
A própria plataforma faz o serviço de tradução automática para o idioma do qual o telefone é cadastrado. Pela região...
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻
Série Excelente. Parabéns!
Grato Cami❤
O regime militar é uma das maiores vergonhas da história desse país.
Se o regime civil que já não conseguia resolver os problemas e Fidel apoiando grupos paramilitares, ninguém deveria ficar surpreso ou indignado com a onda de golpes militares e não apenas no Brasil.
@@helio3906 parece que vc ñ assistiu o episódio.
O EUA não viveu um regime militar por causa dos grupos financiados por Moscou, ou pelas ameaças dos grupos terroristas financiados por países do oriente médio.
Os comunistas brasileiros não tinham qualquer força ou articulação para tomar o poder. Eles ñ queriam é a reforma agrária do João Goulart, ñ queriam que os trabalhadores tivessem mais direitos, e foi isso que motivou os empresários e fazendeiros a tramar o golpe.
Can@lhas... c@nalhas...c@nalhas... como bem disse o grande Tancredo Neves.
Parte V muito aguardada
Série maravilhosa.. ❤
O governo militar deixou o Brasil cheio de dívidas, essa é a verdade.
O civil está no lucro? Deixou muitos ladrões e terroristas, que lutavam pela "liberdade" bilionários e milionários, enquanto quebram consecutivamente o Brasil economicamente. O único presidente que o povo conseguiu eleger (Bolsonaro) sem a influência da extrema imprensa e políticos, o sistema deu um golpe e colocou o maior mafioso do Brasil, na cadeira da presidência.
Vc acha que as crises de petróleo ajudaram no endividamento?
@@luizeduardogomespinto846 Em 2015 tivemos uma crise de petróleo, logo em seguida tiraram a Dilma, culparam ela inclusive pela crise.
@@rafaftvtcrgy7997 o sr/sra acha que a crise do petróleo em 2015 foi tão intensa quanto as duas ocorridas nos anos 1970?
INCLUSIVE A FARIDICASIVIDA PÚBLICA VEM DESSE TEMPO E NUNCA ACABA POIS TEMOS A MAIOR TAXA DE JUROS A GALÁXIA!!!
Até hoje há quem ache que o mundo naquela época no país era as mil maravilhas,coitados
Ótimo vídeo!
Massa demais, chamar uma gringa pra falar sobre a ditadura do Br. Top demais !!!