Para quem não foi moleque ou adolescente no final de 80 inicio de 90 não imagina a alegria que era conseguir decorar e cantar sozinho, ainda mais Faroeste Caboclo.
Na época da escola a gente costumava apostar quem conseguia cantar a música inteira sem errar. Bons tempos. Hoje é essas músicas e dancinhas idiotas de tik tok
2 роки тому+15
E perdurou durante alguns anos ainda. Eu me lembro de um colega de futebol que ficava treinando no ônibus para cantá-la inteira, e isso era por volta de 2005.
O Caetano conta que ficou impressionado à época, como as pessoas escutavam e cantavam, decoravam uma letra tão grande como essa. O mais louco é que eu aprendi ela em 87 aos 12 anos e hoje aos 47 ainda não esqueci....
@@jeamprainha6731 o genial d Faroeste Caboclo foi a mistura de Ritmos uma pena que nem o velho Gonzaga e nem Gonzaguinha gravaram a musica dele. Seria uma boa um Waldonys da vida unir vários sanfoneiros e pegar instrumentistas da Guitarra, do Baixo e Contrabaixo e fazer uma versão com autorização do Guiliano?
Eu era uma das milhares de crianças da época que sabia a letra de cor! E desde então, sempre que passo pela rodoviária de Brasília, canto na minha cabeça "ele ficou bestificado com a cidade, saindo da rodoviária viu as luzes de Natal". Amo
🤘🤘🤘 Eu nunca esqueço que estava na sexta série e rolava de mão em mão 2 folhas de papel almaço com várias partes da letra da música incompletas e cada pessoa que pegava essas folhas tentava escrever partes que tinha escutado no rádio! kkkkk. Ninguém tinha o disco ou a fita e ficávamos esperando tocar no rádio para no outro dia chegar correndo na escola e procurar as folhas para tentar completar a música kkkk. Me lembro que naquela parte "desvirginava mocinhas inocentes e dizia que era crente mas não sabia rezar" ficou por várias semanas errado escrito "mas não sabia beijar" kkkkkkkkkkk. Tempo bom que nao volta mais galerinha!!! 🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘
Pra mim é o maior clássico da Legião, melhor composição de Renato Russo sem sombra de dúvidas, ponto máximo do show da banda. Uma baita de uma história de 9 minutos, letra quilométrica, variação de ritmos, a dinâmica e clima que vão mudando e crescendo com a música... é a obra mais fora da curva da banda.
O que eu amo nessa música é retratar a história de tantos nordestinos que vieram para Brasília, com um sonho de algo melhor ,mas acabaram indo por outros caminhos.
Essa é a música que me fez colocar a Legião num patamar muito superior em relação às outras bandas nacionais. Já contei essa história aqui e farei um breve resumo. Vi todas as bandas nacionais surgirem desde 1982 e ouvia de tudo, desde Blitz, RPM, Camisa de Vênus, Paralamas, Ultraje, etc e também a Legião, é claro. A Legião sempre me cativou e o 1º LP que comprei foi justamente o DOIS. Como eu era anda um pivete de 12 anos em 87 , eu não estava inteirado sobre as bandas, além do que, nem existia acesso a informação como hoje. Certo dia minha mãe me liga do trabalho e diz para eu ligar em tal rádio e ouvir uma música nova que eu iria adorar. Liguei e peguei Faroeste ainda nos primeiros minutos. Fiquei em choque com aquilo, e depois que acabou perambulei por outras rádios até achá-la tocando novamente e assim foi a noite toda. Essa música para mim foi um divisor, uma obra inigualável ainda hoje. Nem mesmo internacionalmente temos artistas ou bandas que conseguiram atingir este nível de composição.
Eu tinha 17 anos e escutei na rádio e pensei exatamente o que vc pensou…lembro de comentar com amigos : “o Renato é um gênio”. E qd soube q ele fizera a música com 18 anos…realmente…ele era bem especial.
@@elias4890 Hurricane! Essa música conta uma longa história, assim como Faroeste, porém ela segue musicalmente igual do início ao fim, não é particionada em atos musicais bem distintos que ditam o clima da história. Essa é uma enorme diferença. Paradise by the Dashboard Light do Meat Loaf já tem essa métrica.
Devo tudo na minha trajetória artística à Fareoste... foi com essa música que decidi virar músico, morar em Brasília, compor. Eu tenho a honra de ter interpretado Renato Russo em Faroeste Caboclo, atuando e cantando "Tédio". Abs! Alex Sanderson.
Irônica e infeliz coincidência foi eu conseguir decorar e cantar ela inteira justamente na noite que o Renato Russo morreu. Eu e minhas irmãs indo andando pro shopping a noite e no trajeto tentando cantar ela inteira sem errar. Quando enfim conseguimos foi uma felicidade. Mas no dia seguinte veio a triste notícia da morte do Renato, como chorei! Era adolescente ainda e era muito fã dele, o considerava um guru, simplesmente marcou a minha infância e juventude. Detalhe que consegui decorar Faroeste, mas nunca consegui decorar Índios(que outra obra prima). Acho que faroeste apesar de bem mais extensa que Índios acaba sendo mais fácil de decorar por se tratar de uma história com princípio meio e fim. Já indios eu nunca sei qual é a ordem.
Eu trabalhava em loja de disco em 1988 e a gente simplesmente pirou com 'Faroeste Caboclo', rsrs. As rádios tocavam 'Que País é Este?' e no som da loja, que era ouvido dentro e fora (quem passava na rua, em frente a loja, ouvia o que a gente estava ouvindo, até porque isso era um chamariz para atrair os clientes), colocávamos 'Faroeste...'. O dono da loja questionou só a primeira vez, mas como o disco começou a sair bem não falou mais nada. As rádios só começaram a tocar 'Faroeste...' umas duas semanas que a gente lá na loja.
Meu caso se assemelha ao seu um pouco, trabalhava numa loja de discos, no caso de cds, mas a música em questão era “HOJE A NOITE NÃO TEM LUAR “… era tocar a música e vender o CD e DVD.
Me lembro de ouvir essa música pela primeira vez quando lançou e eu tinha apenas 12 anos, minha cabeça explodiu ,fiquei alucinado, ficava tentando decorar a letra e meu pai vendo isso ,pediu para a secretária do chefe dele , datilografar a letra toda pra mim, foi um dos momentos mais marcantes da minha adolescência.
lembrar que o sertanejo que Renato cita é pré Leandro Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel - já estavam na estrada, mas o sucesso deles começa em 1989, estourando em 1990
As rádios cortavam trechos da música, não só nos palavrões, daí ela ficava curta, a galera louca pra aprender a letra...... Foi quando uma amiga conseguiu uma xerox da letra do próprio disco!!! Daí eu decorei, nunca mais esqueci!! Claro que depois comprei o disco!! Eu tinha 15 anos! Saudade danada!!! Legião urbana a maior banda de todos os tempos!!! Assisti o filme, .... Sensacional, vale a pena assistir!!
2 роки тому+24
Três coisas: 1 - A primeira vez que ouvi foi uma versão ao vivo na Rádio Transamerica, daqui de RJ, de uma fita pirata de um show em Brasília, acho que no Ginásio Nilson Nelson. 2 - Por falar em Transamerica, foi no "Chá das Cinco" de dezembro de 1987, que Renato Russo fala pela primeira vez sobre a possibilidade de "Faroeste" virar filme. Ele cita a produtora de "Pra frente, Brasil", acho que o nome é RFarias, algo assim, e também a Fernanda Torres, que seria a Maria Lúcia. 3 - Agora uma experiência pessoal que não tenho prova material: Eu ouvi a primeira vez que "Faroeste", versão do estúdio, tocou no rádio. Foi na Rádio Cidade, de manhã bem cedo. Eu fiquei alucinado. E não só eu, porque qual não foi a minha surpresa ao ouvir "as dez mais pedidas", de 18h às 19h, com duas músicas a menos, "Angra dos Reis" caindo da liderança para o segundo lugar e aquela canção outrora "maldita", um hit "cult" dos fãs, entrando direto no primeiro lugar. Ali começou um fenômeno que tomou todas as rádios. "Como disse Carlos Marcelo em "O Filho da Revolução": "Faltando dez minutos para as 19h, Renato Russo era A Voz do Brasil".
Júlio, eu, sendo prof, usei mt essa música em sala. É uma epopeia. Já fiz a separação métrica (escansão): são versos alexandrinos, 12 sílabas métricas.
@@solrachayd Conta a história de vida do João, suas boas e más ações, até o momento de sua morte. Além disso, a estrutura: dá pra separar em 10 (nunca fiz, mas creio que sim) cantos, com cada verso contendo 12 sílabas poéticas - fiz a escansão e comprovei. Por isso as orações são tão longas.
Ouvir "Faroeste Caboclo" pela primeira vez foi uma das experiências musicais mais especiais que eu tive, quando eu vi que a música tinha 9 minutos eu fiquei "Putz, precisava disso, Renato?" (Não era a primeira vez que eu me deparava com uma musica grande, já ouvi até maiores, mas sempre é um choque kkkk) Mas nossa, foi tão legal, eu não sabia nada da historia, nunca que eu ia imaginar que a Maria Lucia ia ficar com o Jeremias, enfim, foram os 9 minutos mais rápidos da minha vida
Não, ele não era gênio. A música é muito mal escrita; não desenrola, não conecta. É interessante que ela vai catando diversas coisas ao decorrer da música, mas dizer que ela é genial é apelar demais.
Eu tinha um orgulho quando lançou esta música pois moro na cidade envolvida e minha casa é 13, ou seja pude falar pra muita gente que eu fui testemunha do ocorrido e geral acreditava.
Essa música mostra mais uma vez a genialidade do Renato .Um jovem com 17 ou 18 anos, escrever desse jeito.Nao vai existir outro igual mesmo Ele era fera
@@hailtonneto7598Deixa ele! A música tem uma estrutura Péssima! É muito desorganizada. Não é ruim, mas é muito mal escrita. Qualquer leitor mediano consegue ver isso.
Era tanta emoção escutar essa música na rádio para curtir o som, mas principalmente tentar decorar a letra porque se tornava um desafio pessoal rs. Eu usava também essa música pra passar o tempo no busão, pois passava por debaixo da catraca e a cada vez que treinava e cantava toda a letra da música já se passava quase 10 minutos, ou seja, as viagens se tornavam mais curtas e empolgantes. Me ajudou muito no tempo de miséria. Amo🤟.
Pra mim Renato russo tinha um música com muita religiosidade entre linhas, faroeste caboclo é um exemplo disso, ele trouxe a história de Cristo para os dias atuais. Isso também se mostra em monte castelo onde ele cita a carta de Paulo aos corintios, em metal contra as nuvem que ele fala de Felipe o belo, índios onde ele fala que sangrou sozinho para trazer todos de volta e dá saudade de tudo que ainda não viu... e tantas outra músicas... era um gênio.
Mesmo sendo bebê na época que a música estourou e conhecendo o Legião e o Renato após a sua morte, sou fã, gosto de todas as músicas que conheço. Meu irmão era muito fã da banda e a primeira música que me lembro foi A Solidão, que meu irmão começou a aprender no violão e acabei aprendendo de tanto ouvir, depois, Faroeste, Será, Eduardo e Mônica, enfim. No início da internet fui procurar mais sobre Renato Russo e o Legião Urbana e descobri que ele não estava mais entre nós. Foi uma descoberta muito triste. O bom da música é que o artista não morre totalmente, sua arte continua para a posteridade. E isso é muito bom.
Curtia MT cantar "Faroeste caboclo" nas rodinhas no 2° grau, em que um colega levava no violão. Eu achava o máximo! O estilo de escrita e composição do Renato, contando histórias com início, meio e fim, entre outras coisas, influenciaram na minha maneira de compor. Apesar de "Faroeste caboclo" não fazer parte do meu setlist, tem um lugar gostoso nas minhas memórias juvenis!
para quem gostava de ouvir Eduardo e Mônica, ouvir essa música foi um prato cheio. Já era raro uma música de 6 min, imagine então uma de 9. Foi muito importante esse tipo de canção, pois o brasil tem muito disso, essa música tem muito de brasil. É simples e fala de nossa cultura. A música é até muito bem feita e mais complexa que a de um repentista, mas nada que destoe. Ela é simples e parece simples. E por isso, atingindo a todos.
Cara, sempre achei que o João de Santo Cristo fosse pobre por causa deste trecho: "não entendia como a vida funcionava, discriminação por causa da sua classe e sua cor". Ou seja, quem iria descriminar um cara de classe média? Essa parte da música dá a entender que ele é um jovem negro e pobre. Mas legal conhecer esse outro lado.
no video falando que Renato indica que João é de classe media ( rico) , eu jamais imaginaria isso.. A letra ( apesar dos furos declarados - e nunca me dei conta deles ), deixa evidente que o João era pobre.... nada indica o contrario, o contexto do inicio da letra evidencia isso , por essa razão que as pessoas se confundem tanto. E mesmo assim, parece agora ter sentido, por que ( nao se trata de preconceito ), Maria Lucia jamais se envolveria com um cara pobre. E então ta ai a explicação ...
@@Luizzzz450pois é...a música também fala "comprar madeira aprendiz de carpinteiro..." e tbm "gastar todo seu dinheiro de rapaz trabalhador" não tem como imaginar o João rico
Eu fiquei assombrado quando li o livro da Cris Fuscaldo, com a história do "erro" do Bonfá. Eu sempre tive certeza de que aquela "caixona" era proposital. Quando eu conheci a história, me pareceu um lance de gênio do Mairton Bahia, e depois, conhecendo mais a fundo a história dele, ficou claro que ele é um produtor genial. O trabalho dele como produtor da Legião precisa ser mais reconhecido, ele era _quase_ um membro da banda, pelo peso de suas contribuições. Por falar em "erros do Bonfá", uma música notável é Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar, que teve uma bateria toda "montada" com edição de fita. O Bonfá não conseguiu fazer um take completo da música, porque o estúdio estava em reforma e fedendo a cola naquele dia. Por isso, tem uns toques nos pratos e umas viradas no meio dos versos, mas eu acho isso brilhante. Isso me inspirou a tentar fazer uns rolos e viradas no momento "errado" nas minhas próprias músicas.
A caixa está ritmicamente bem encaixada no trecho. Essa informação é passada de modo meio equivocado, como se ali tivesse um erro de fato, mas não, não há. Bonfá com certeza pode ter se precipitado na entrada, mas os técnicos de som ajustaram o tempo para soar coerentemente como um contratempo correto. Tanto é, que qualquer baterista ( eu, por exemplo) identifica e executa tal trecho fidedignamente. Eu também achava que era proposital, pois estava correta e bem encaixada, dando até um charme na reentrada, mas isso foi virtude não de Bonfá, mas do Mayrton e equipe
@@UfoManiacs. "A caixa está ritmicamente bem encaixada no trecho. Essa informação é passada de modo meia equivocada, como se ali tivesse um erro de fato, mas não, não há." Pra mim, o erro do Bonfá é meio óbvio: ele achou que aquele trecho seria executado em tempo duplo, ou seja, duas vezes mais rápido (como acontece na parte do "Agora Santo Cristo era bandido"). Quando ele percebeu que o andamento não era esse, ele voltou pro tempo correto, e aí ficou sobrando aquele toque deslocado na caixa. Só que o toque parece "bem encaixado" no ritmo porque ele ia tocar no dobro da velocidade. Por isso, não houve necessidade de mexer na fita. Bastou o reverbão pra fazer parecer proposital. Eu acho o erro totalmente compreensível: a estrutura da música é complicada, eles deviam estar cansados após tantos takes e tantos outros erros. e é fácil se perder na música. Até o Renato esquecia a letra nos shows, e isso que ele escreveu a música.
Era impossível esse clássico não ter feito sucesso,quando bateu no ouvido veio como um tsunami nos adolescentes da época assim como eu que tinha 15 anos...oh tempinho bom!!!
Esse canal é tão f0da! Sempre me pego curioso com a história de várias músicas. Felizmente Júlio veio para ajudar a mim e a muitos outros! Tmj, Júlio!!!!
Eu toco na igreja desde os 12 anos e quando comecei frequentar grupo de jovens e pediram pra levar o violão mas tocar uma sem ser de igreja... Como ensaiava Faroeste em casa, puxei ela... Tremi por 9 minutos, mas o pessoal mais velho me ajudou e cantamos inteira.
Essa música marcou muitas pessoas, me lembro que a primeira vez que a ouvi estava no busão, indo de Tatuí para Guariba ( minha cidade, estudava no conservatório lá ) e desde o primeiro momento tive a impressão de que Renato Russo leu o livro O cabeleira de Franklin Távora, e teve a sua inspiração aí!
Eu lembro q essa canção qd surgiu, arrebatou uma outra fatia de pessoas, q ñ conheciam a banda mas q se tornariam fãs da Legião. Falavam da Legião como se fosse novidades! rs. Mostrei a uma amiga na época, 2 discos anteriores da Legião e ela ficou, tipo, "hã"? E eu pensei: "onde estava essa garota nos últimos 5 anos? Congelada? numa caverna?". rs. Eu me lembro da história do filme. Tb se falava de um filme de 'Eduardo e Monica' na época.
2 роки тому+12
Genial conhecer a história da música q cantei a vida toda. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho 👏🏼
Eu me lembro quando o Faroeste Caboclo chegou nas rádios, fiquei maravilhado com as letras, como que eu não conseguia cantar-la, gravei numa fita, e depois escrevi num carderno da escola, pra mim aprender a cantar, e assim feito, até hoje lembro, e canto ela toda, Renato era realmente genial, viva Legião urbana
Não acho que aquela caixa no contra tempo está errada. Colocando efeito aparece mais ainda. Muito legal os detalhes das bandas que vc explica. genial esse canal
Brasília! Eu era muito jovem mas presenciei mas fatos da música. Luzes de Brasília (encanto pra quem chega), asa norte, ceilândia e principalmente planaltina aonde eu morava. O roconha todos sabiam aonde era - mas só iam a "nata". A história fez parte da minha juventude! Era um Gênio de primeiríssima linha.
Cara esse episódio foi sensacional. Tinha que ser épico como a música mesmo. Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa. Viajei no tempo, lembro desse globo de ouro. Então, nas rádios rolavam também a versão com as mudanças na letra no lugar dos palavrões. Já ouvi as duas versões, com e sem os palavrões.
Eu sou roteirista e ando morto de vontade de escrever um filme sobre essa música, adorei o seu vídeo e vou usar algumas informações e referências quando for fazer a pesquisas e começar a escrever .
Faça, por favor! Moro em Taguatinga, literalmente nas proximidades citada na música (zona da cidade). O que eles fizeram com a própria história do Distrito Federal foi uma vergonha, pra mim. Pelo que dá a entender, a época em que se passa a música Ceilândia, Taguatinga já estavam mais organizadas com casas do "minha casa e minha vida da época". Uma dica para sua pesquisa: procure o arquivo público do DF, eles têm no site institucional diversas fotos de algumas das primeiras cidades do DF.
Mais uma daquelas do Renato, essa música deve te4 mais de 150 estrofes e nenhum refrão, mesmo assim tocou demais nas rádios e não tem ninguém dos anos 80 que não saiba a letra de cor! Isso é para poucos Morri de rir com a curiosidade n10 Bom demais ter um canal tão foda para nós relembrar e até mesmo nos explicar tantas músicas dessa era de ouro do rock nacional, obrigado Julio
Essa é a música que mais amo. Desde a virada de ano de 97/98, a primeira música que ouço no ano é faroeste cabloco. Lembra minha juventude época boa. Amo muito. Viva legião
Uma coisa que faltou mencionar foi a origem do nome Jeremias. Li certa vez, acho que no livro “O Diário da Turma 1976 - 1986 a História do Rock de Brasília” (faz muito tempo que li, então não me lembro direito da história) que Renato Russo apareceu na casa de uma amiga e ela estava ao telefone conversando com um amigo inglês. Renato pediu para falar com ele e acabou falando um monte de besteiras. O tal amigo não gostou da conversa e essa amiga de Renato acabou brigando com ele e, me parece que nem se conversaram mais. O nome do amigo gringo, “Jeremy”. Essa história foi contada pela própria amiga de Renato.
Renato Russo é um gênio e digo isso pq uma mina que eu fiquei me fez curtir a Legião Urbana, já que é a banda favorita dela. Muito massa as curiosidades.
Cantei e batuquei, juntamente com uma multidão, no Japeri (trem), até São Cristóvão, indo pro show em comemoração ao aniversário da Rádio Cidade (ou teria sido da Transamérica?). Inesquecível!
Fui apresentado ao rock nacional ,atraves de minha professora na 4* serie em 98 , com uma prova envolvendo a musica pais e filhos da legiao urbana ....que nostalgico esse canal ...parabens
Parabéns pelo vídeo, muito bem feito e, assim como a música, tem muita história e muitos detalhes. Sensacional a revelação do triângulo amoroso por trás da história.
Cantava essa música na 3°série do começo ao fim, tinha um colega que me ajudava, hoje ele não está mais nesse plano mas sempre que escuto a música lembro da época. Bons tempos...
Eu era e ainda sou apaixonado por esta música , até mesmo depois de adquirir o disco que a contém. Antes disto eu telefonava uma duas ou três vezes para uma rádio FM que existia na minha cidade para poder curtir kkk
O engraçado é quando o Toni Platão foi cantar ela no Tributo ao Renato, deram a folha para ele decorar a música. Kkk Várias folhas. Ele disse: - Esse é um roteiro de uma peça de Teatro kkk
Sobre o filme, também não assisti. Na época do lançamento eu trabalhava na Folha Industrial que é a parte da Folha de São Paulo onde os jornais são impressos. Lembro do dia em que foi feito um material publicitário dos mais incríveis que já vi, era um jornal inteiro feito com noticias como se fossem retratadas na época, fala sobre o trafico, a treta entre Jeremias e João, uma coisa linda de se ver, saiu como se fosse uma edição do "noticias populares". Só procurar no google que se encontra. Eu tinha dois exemplares desse jornal, mas acabei mudando de residência varias vezes e acabei perdendo-os.
Pow ... Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽 Trabalho excepcional me lembrei das Aulas de filosofia que o Professor sempre colocava algum texto de Renato Russo E aí também Virei @Legionario
Parabéns!!! Pelos videos!!!! Sou carioca!!!! Tenho 49 anos!!!! Sou fã!!! Do rock!!!! Nacional dos anos 80!!!! Virei seu fã!!! Gosto de todos os seus videos!!!! Vivo em Portugal!!!! Um abraço!!!
Não conhecia o canal, o vídeo apareceu por acaso como sugestão aqui e como adoro essa música, resolvi assistir. Muito bom o conteúdo, bem contado e ilustrado! Já deixei o like e me inscrevi, que venham muitos vídeos tão bons quanto este!
Essa musica fez parte de toda minha Juventude! tinha 14 pra 15 anos quando escutei a primeira vez em uma radio FM do Rio de Janeiro, se não me engano globo fm, morava no interior de Minas Gerais, depois que escutei a primeira vez, logo nas outras já ficava com papel e caneta tentando copiar a letra! kkkkkk consegui copiar mais depois de varias vezes! Onde 2 anos depois comprei esse LP 3 da Legião Urbana " Que Pais é esse!" Parabéns Júlio excelente trabalho, acredito que vou ver esse vídeo varias vezes tbm! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk🤣🤣🤣👍
Um tempo atrás uma rádio chamada União FM (Novo Hamburgo, RS) tava de aniversário, e passou o dia tocando músicas e outros áudios antigos da história da própria rádio, ela existe desde 1980. Uma das músicas que tocou foi uma versão de Faroeste Caboclo toda retalhada, faltando todas as partes que tinham algum palavrão ou alguma descrição de cena mais violenta, praticamente uma versão pra crianças. Até que foi bem editada, quem nunca ouviu a música não notaria a falta desses pedaços, mas é sempre triste lembrar o motivo de existir uma versão dessas.
Comprei o disco pra ler e decorar a música faroeste caboclo que vinha escrita junto com o disco, aí mano eu parei pra sentir todas as histórias da minha vida e tinha doze anos e hoje com 43 eu sinto todas as músicas na minha fase de pai, homem responsável e sonhador viajante e mano se fosse só sentir saudade mais tem sempre algo mais e falo de cada sentindo da vida para meus filhos com a idade que eu tinha, cada fase vívida nesse mundo e saudade é uma das palavras com o sentido mais lindo do mundo.
Pessoal, vcs aí falando da dificuldade em decorar a letra da música na época que foi lançada e eu aqui rindo aos montes tentando imaginar a agonia e ansiedade da mulecada 😄 Eu consegui decorar em um final de semana, um colega da quinta série na ocasião tinha um "gravador" de fita K7 portatil e gravou do rádio, datilografou a letra e distribuiu cópias passadas no mimiógrafo da escola pra todo mundo! Peguei a minha numa quinta feira, lembro até hoje, como trabalhava durante o dia e estudava a noite o sábado e domingo que se seguiu foi de viagem total naquela letra incrivelmente inpiradora e atraente!
Tinha um primo 2 anos mais novo que eu que guerreávamos para ver quem decorava a letra sem errar! Era engraçado porque apostávamo-nos que o que errasse levava cascudo 😅! Levei ele muitas vezes as lágrimas!
Júlio, na Transamérica, rolou a censura nos palavrões. Eles colocavam uma vinheta da rádio, na hora dos palavrões. Abraços e parabéns pelo seu trabalho.
Renato responde ao repórter da Rádio Cidade na divulgação do disco V (show ao vivo no programa invasão da cidade) sobre o filme "eu posso responder, você conta quantos filmes nacionais foram lançados desde 89".
Sempre tive uma boa memória. Decorar "Faroeste" não foi problema pra mim. Mas a parte que mais tive dificuldades de entender e decorar foi "...se a via-cruxis virou circo, estou aqui!". Ficava caçando a música nas rádios até que gravei uma fita e ficava repetindo. Quando concluí, foi como uma conquista, um TCC. Hoje, meu filho adolescente decorou muito rápido. Também... nem faz idéia do que seja uma fita k7! 😅
A Carmem Teresa a irmã do Renato Russo, Fala em uma entrevista: Quê essa música foi também inspirada na música dos Beatles "Rocky Raccoon". Quê quando você vai ver, Faz sentindo!!!!
Lembro de ter lido sobre ela falando dessa relação com Rocky Raccoon. Também disse que o Álbum Branco era uns dos favoritos deles e que cantavam muito essa música.
A primeira música que aprendi do Legião foi Faroeste e por incrível que pareça tenho uma história muito interessante sobre a minha camiseta que tinha a foto do álbum Que País é Esse.
O Filme é muito bom. Acredito que o Fabrício Boliveira ganhou um prêmio pelo trabalho. A música é um romance brasileiro. Top. Curti demais na adolescência/juventude. Massa seus vídeos com histórias das músicas da Legião. Parabéns.
Mano com toda essa merda acontecendo no país , política polarização etc... Assisto seu canal como vauvula de escape para deixar a mente um pouco mais leve, obrigado irmão valeu.....
Sou seis anos mais nova que Renato Russo, então vivi intensamente essa década de 80. Mesmo assim nunca consegui memorizar e cantar essa música, só refrão e alguns trechos. Assisti ao show do cover de Renato Russo (Guilherme Lemo) vi uma jovem que cantou faroeste caboclo, do começo ao fim. Me amarrei em vê-la cantando.
Eu desconheço outra música nacional de mais de nove minutos e que tenha sido número 1 no Brasil por meses e que até hoje quando toca impressiona pelo tamanho e a riqueza dos detalhes na sua letra extensa. Só mesmo alguém genial cria algo assim.
Faroeste Caboclo tem forte influência do caldeirão cultural das cidades satélites de Brasília, cuja população de candangos é majoritariamente nordestina. especialmente a Ceilândia. Renato, poeta que era, muito possivelmente, teve contato com a literatura de cordel (que era muito comum nas bancas de revista nos anos 70 e 80), com o repente, a embolada e o forró, que eram também comuns no DF. Faroeste Caboclo, o apelido que os radialistas policiais deram à região de Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia, devido ao alto índice de assassinatos por rixas, duelos, sempre por motivos fúteis, é uma genuína LITERATURA DE CORDEL.
Fala Júlio, blz? Parabéns pelo vídeo e parabéns atrasado pelo Podcast, o formato ficou muito legal! Uma outra curiosidade é que na letra original de Faroeste, o Santo Cristo ganhava 3 mil por mês (inclusive tá no encarte assim) e na gravação de estúdio, o Renato mudou para 100 mil. Entre a composição e a gravação, houve o plano cruzado e imagino q o Renato tenha adaptado o valor pra ficar coerente com a moeda da época representando um valor razoável para aquela atividade, além da palavra "cem" soar com mais fluidez que "três". Abraços!
Ótimo vídeo. Dica: Poderia fazer um vídeo especial contando um pouco sobre o André Pretorios, pois creio que este personagem foi extremamente influente dentro do cenário e criação de 3 das 5 principais bandas de Brasília, mas é um personagem praticamente obscuro, não se sabe muito sobre ele, nem fotos tem. Gostaria de saber mais sobre esse músico influente e obscuro.
@@julioettore Poxa, legal Julio, não havia assistido. Top! Gosto muito das suas pesquisas. Sou publicitário, professor e Dir. de cinema. Dirigi o filme das irmãs Galvão pra TV Brazil/TV Cultura. Dirigi e criei tb o programa com o Regis Tadeu Top 100 mais e menos aqui no UA-cam, portanto te digo meu amigo, o seus vídeos são 10! Continue! Adoro as histórias das canções! Grande abc
Quando eu ouvi pela primeira vez a música Faroeste Caboclo foi do lado de fora de uma igreja evangélica. A pessoa gostava muito de rap (evangélico ou não) mas tocou mesmo que algumas pessoas tenham torcido o nariz.. eu achei fantástico uma música com formato de história ou história em formato de música... o problema é que ele não sabia tocar todos os acordes e ficou 9 minutos alternando entre RÉ maior e SOL maior. Pra quem toca violão ou é músico vai entender que foi uma agressão aos ouvidos porque na maioria do tempo os acordes não 'casavam' com a voz.. mas isso me deixou curioso e fui atrás da música pra conhecer. 😆 Demorou um tempo pra aprender a cantar e um tempo maior ainda pra aprender a tocar mas valeu a pena.. uma obra prima.. tá no top 10 Legião Urbana/Renato Russo.
A música é sensacional! Quando ouvi pela primeira vez, fiquei muito impressionado. Demais! Sobre o filme, eu não gostei. Uma parte do filme foi feita MUITO diferente da letra da música. Ótimo vídeo, Júlio! Muito obrigado. Gosto muito do seu trabalho
Mas também era meio óbvio, imagina o noticiário informando sobre um duelo entre dois bandidos? E as pessoas com bandeirinhas aplaudindo isso tudo? É claro que eles adaptaram pra não parecer uma distopia total, assim como jamais um bandido falaria "nunca brinque com um peixes de ascendente em Escorpião".
Eu tenho 24 anos, curto demais o rock nacional. Legião Urbana foi uma das primeiras bandas do rock nacional que eu escutei. graças a minha mãe que me apresentou (e ela é fã demais da banda. Ela até chorou na época da morte de Renato Russo em 96). 'Faroeste Caboclo' foi uma das primeiras músicas que escutei da banda. Eu tinha de 8 para 9 anos na época (lá para 2007/08, quando descobri a extinta MTV Brasil).
SOU PROFESSORA...MAS ENFIM , AMO LEGIÃO URBANA PARA ÁLEM DE QUALQUER BANDA! OBRIGADA AMIGO POR RESGATAR MINHA ADOLESCÊNCIA E TER A CERTEZA DO SER HUMANO QUE SOU HOJE.
Para quem não foi moleque ou adolescente no final de 80 inicio de 90 não imagina a alegria que era conseguir decorar e cantar sozinho, ainda mais Faroeste Caboclo.
Essa geração nunca vai saber
Verdade Hahahahah
era status kkkkkk
Na época da escola a gente costumava apostar quem conseguia cantar a música inteira sem errar. Bons tempos. Hoje é essas músicas e dancinhas idiotas de tik tok
E perdurou durante alguns anos ainda. Eu me lembro de um colega de futebol que ficava treinando no ônibus para cantá-la inteira, e isso era por volta de 2005.
O Caetano conta que ficou impressionado à época, como as pessoas escutavam e cantavam, decoravam uma letra tão grande como essa. O mais louco é que eu aprendi ela em 87 aos 12 anos e hoje aos 47 ainda não esqueci....
Decorei com 12 anos em 92 e tbm nunca esqueci
É impressionante como pode passar anos e eu não consigo esquecer nem um verso dessa incrível música tbem, verdadeira obra de arte
Idem… cinquentei já, e ainda não esqueci 🤣🤣🤣
Tbm aprendi em 88, com 14 anos e nunca esqueci ...
Também decorei em 88,nem tinha Internet pra pegar a letra
Essa é a Bohemian Rhapsody da legião, linda demais como tudo que eles faziam.
Está mais para a Stairway To Heaven do Legião.
Bohemian é pequenininha.
Acho q a metal contra as nuvens tá mais pra bohemian rhapsody
@@STRANGERJONNHYYY concordo.
Nao...não...nao...É "Metal Contra As Nuvens" q é !!!!
@@jeamprainha6731 o genial d Faroeste Caboclo foi a mistura de Ritmos uma pena que nem o velho Gonzaga e nem Gonzaguinha gravaram a musica dele. Seria uma boa um Waldonys da vida unir vários sanfoneiros e pegar instrumentistas da Guitarra, do Baixo e Contrabaixo e fazer uma versão com autorização do Guiliano?
Eu era uma das milhares de crianças da época que sabia a letra de cor! E desde então, sempre que passo pela rodoviária de Brasília, canto na minha cabeça "ele ficou bestificado com a cidade, saindo da rodoviária viu as luzes de Natal". Amo
🤘🤘🤘 Eu nunca esqueço que estava na sexta série e rolava de mão em mão 2 folhas de papel almaço com várias partes da letra da música incompletas e cada pessoa que pegava essas folhas tentava escrever partes que tinha escutado no rádio! kkkkk. Ninguém tinha o disco ou a fita e ficávamos esperando tocar no rádio para no outro dia chegar correndo na escola e procurar as folhas para tentar completar a música kkkk. Me lembro que naquela parte "desvirginava mocinhas inocentes e dizia que era crente mas não sabia rezar" ficou por várias semanas errado escrito "mas não sabia beijar" kkkkkkkkkkk. Tempo bom que nao volta mais galerinha!!! 🤘🤘🤘🤘🤘🤘🤘
fazia isso tbm! kkkkkkkkkkk e nosso nomes quase são iguais!!
@@marciosilverio6794 hahahahahahahaha
E o Jeremias, q eu achava q era traficante de Revólver kkkkkkkkkkkkkkk
Sim. Eu estava na sexta série em BH
A gente escrevia essa letra.
@@marianamartins9244 , somos duas.
Eu sempre escutei "revólver".
Até porque eu era criança, e o termo "renome" nem sequer era tão usual.
Pra mim é o maior clássico da Legião, melhor composição de Renato Russo sem sombra de dúvidas, ponto máximo do show da banda.
Uma baita de uma história de 9 minutos, letra quilométrica, variação de ritmos, a dinâmica e clima que vão mudando e crescendo com a música... é a obra mais fora da curva da banda.
O que eu amo nessa música é retratar a história de tantos nordestinos que vieram para Brasília, com um sonho de algo melhor ,mas acabaram indo por outros caminhos.
Que legal.
Essa é a música que me fez colocar a Legião num patamar muito superior em relação às outras bandas nacionais. Já contei essa história aqui e farei um breve resumo. Vi todas as bandas nacionais surgirem desde 1982 e ouvia de tudo, desde Blitz, RPM, Camisa de Vênus, Paralamas, Ultraje, etc e também a Legião, é claro. A Legião sempre me cativou e o 1º LP que comprei foi justamente o DOIS. Como eu era anda um pivete de 12 anos em 87 , eu não estava inteirado sobre as bandas, além do que, nem existia acesso a informação como hoje. Certo dia minha mãe me liga do trabalho e diz para eu ligar em tal rádio e ouvir uma música nova que eu iria adorar. Liguei e peguei Faroeste ainda nos primeiros minutos. Fiquei em choque com aquilo, e depois que acabou perambulei por outras rádios até achá-la tocando novamente e assim foi a noite toda. Essa música para mim foi um divisor, uma obra inigualável ainda hoje. Nem mesmo internacionalmente temos artistas ou bandas que conseguiram atingir este nível de composição.
Eu tinha 17 anos e escutei na rádio e pensei exatamente o que vc pensou…lembro de comentar com amigos : “o Renato é um gênio”. E qd soube q ele fizera a música com 18 anos…realmente…ele era bem especial.
"Isso" seria o nosso equivalente a obra do Queen "bohemian rhapsody" e outras canções longas de outros artistas internacionais...
Bob Dylan: Hunicane
@@elias4890 Hurricane! Essa música conta uma longa história, assim como Faroeste, porém ela segue musicalmente igual do início ao fim, não é particionada em atos musicais bem distintos que ditam o clima da história. Essa é uma enorme diferença. Paradise by the Dashboard Light do Meat Loaf já tem essa métrica.
Anos 80, tempo que não volta mais
Devo tudo na minha trajetória artística à Fareoste... foi com essa música que decidi virar músico, morar em Brasília, compor. Eu tenho a honra de ter interpretado Renato Russo em Faroeste Caboclo, atuando e cantando "Tédio".
Abs! Alex Sanderson.
Irônica e infeliz coincidência foi eu conseguir decorar e cantar ela inteira justamente na noite que o Renato Russo morreu. Eu e minhas irmãs indo andando pro shopping a noite e no trajeto tentando cantar ela inteira sem errar. Quando enfim conseguimos foi uma felicidade. Mas no dia seguinte veio a triste notícia da morte do Renato, como chorei! Era adolescente ainda e era muito fã dele, o considerava um guru, simplesmente marcou a minha infância e juventude.
Detalhe que consegui decorar Faroeste, mas nunca consegui decorar Índios(que outra obra prima). Acho que faroeste apesar de bem mais extensa que Índios acaba sendo mais fácil de decorar por se tratar de uma história com princípio meio e fim. Já indios eu nunca sei qual é a ordem.
Perfeita Analogia 👏🏾👏🏾👏🏾
Eu trabalhava em loja de disco em 1988 e a gente simplesmente pirou com 'Faroeste Caboclo', rsrs. As rádios tocavam 'Que País é Este?' e no som da loja, que era ouvido dentro e fora (quem passava na rua, em frente a loja, ouvia o que a gente estava ouvindo, até porque isso era um chamariz para atrair os clientes), colocávamos 'Faroeste...'. O dono da loja questionou só a primeira vez, mas como o disco começou a sair bem não falou mais nada.
As rádios só começaram a tocar 'Faroeste...' umas duas semanas que a gente lá na loja.
Meu caso se assemelha ao seu um pouco, trabalhava numa loja de discos, no caso de cds, mas a música em questão era “HOJE A NOITE NÃO TEM LUAR “… era tocar a música e vender o CD e DVD.
Me lembro de ouvir essa música pela primeira vez quando lançou e eu tinha apenas 12 anos, minha cabeça explodiu ,fiquei alucinado, ficava tentando decorar a letra e meu pai vendo isso ,pediu para a secretária do chefe dele , datilografar a letra toda pra mim, foi um dos momentos mais marcantes da minha adolescência.
lembrar que o sertanejo que Renato cita é pré Leandro Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel - já estavam na estrada, mas o sucesso deles começa em 1989, estourando em 1990
As rádios cortavam trechos da música, não só nos palavrões, daí ela ficava curta, a galera louca pra aprender a letra...... Foi quando uma amiga conseguiu uma xerox da letra do próprio disco!!! Daí eu decorei, nunca mais esqueci!! Claro que depois comprei o disco!! Eu tinha 15 anos! Saudade danada!!! Legião urbana a maior banda de todos os tempos!!! Assisti o filme, .... Sensacional, vale a pena assistir!!
Três coisas:
1 - A primeira vez que ouvi foi uma versão ao vivo na Rádio Transamerica, daqui de RJ, de uma fita pirata de um show em Brasília, acho que no Ginásio Nilson Nelson.
2 - Por falar em Transamerica, foi no "Chá das Cinco" de dezembro de 1987, que Renato Russo fala pela primeira vez sobre a possibilidade de "Faroeste" virar filme. Ele cita a produtora de "Pra frente, Brasil", acho que o nome é RFarias, algo assim, e também a Fernanda Torres, que seria a Maria Lúcia.
3 - Agora uma experiência pessoal que não tenho prova material:
Eu ouvi a primeira vez que "Faroeste", versão do estúdio, tocou no rádio. Foi na Rádio Cidade, de manhã bem cedo. Eu fiquei alucinado. E não só eu, porque qual não foi a minha surpresa ao ouvir "as dez mais pedidas", de 18h às 19h, com duas músicas a menos, "Angra dos Reis" caindo da liderança para o segundo lugar e aquela canção outrora "maldita", um hit "cult" dos fãs, entrando direto no primeiro lugar. Ali começou um fenômeno que tomou todas as rádios.
"Como disse Carlos Marcelo em "O Filho da Revolução": "Faltando dez minutos para as 19h, Renato Russo era A Voz do Brasil".
Tenho quarenta anos, minha filha 22, e meu filho 19 , é engraçado eles tentando cantar sem errar a letra nos dias de hoje , esse cara era um gênio!
Júlio, eu, sendo prof, usei mt essa música em sala.
É uma epopeia. Já fiz a separação métrica (escansão): são versos alexandrinos, 12 sílabas métricas.
sério? conta mais pra gnt sobre essa análise.. esses detalhes q só qm eh profissional entende.
@@solrachayd Conta a história de vida do João, suas boas e más ações, até o momento de sua morte. Além disso, a estrutura: dá pra separar em 10 (nunca fiz, mas creio que sim) cantos, com cada verso contendo 12 sílabas poéticas - fiz a escansão e comprovei. Por isso as orações são tão longas.
O que vc disse?
@@michelerodrigues8868 🤔
Muito bom o que você fez.
Ouvir "Faroeste Caboclo" pela primeira vez foi uma das experiências musicais mais especiais que eu tive, quando eu vi que a música tinha 9 minutos eu fiquei "Putz, precisava disso, Renato?" (Não era a primeira vez que eu me deparava com uma musica grande, já ouvi até maiores, mas sempre é um choque kkkk) Mas nossa, foi tão legal, eu não sabia nada da historia, nunca que eu ia imaginar que a Maria Lucia ia ficar com o Jeremias, enfim, foram os 9 minutos mais rápidos da minha vida
Essa música tocou muito no rádio, imagina só. Uma música se 10 min sem refrão, sem frase de efeito e fez enorme sucesso.
Só um gênio mesmo pra escrever uma música como essa com 19 anos
Não, ele não era gênio.
A música é muito mal escrita; não desenrola, não conecta.
É interessante que ela vai catando diversas coisas ao decorrer da música, mas dizer que ela é genial é apelar demais.
Eu tinha um orgulho quando lançou esta música pois moro na cidade envolvida e minha casa é 13, ou seja pude falar pra muita gente que eu fui testemunha do ocorrido e geral acreditava.
Essa música mostra mais uma vez a genialidade do Renato .Um jovem com 17 ou 18 anos, escrever desse jeito.Nao vai existir outro igual mesmo Ele era fera
escrever pessimamente?
@@hailtonneto7598escreve lindamente
@@hailtonneto7598Deixa ele! A música tem uma estrutura Péssima!
É muito desorganizada.
Não é ruim, mas é muito mal escrita.
Qualquer leitor mediano consegue ver isso.
Era tanta emoção escutar essa música na rádio para curtir o som, mas principalmente tentar decorar a letra porque se tornava um desafio pessoal rs. Eu usava também essa música pra passar o tempo no busão, pois passava por debaixo da catraca e a cada vez que treinava e cantava toda a letra da música já se passava quase 10 minutos, ou seja, as viagens se tornavam mais curtas e empolgantes. Me ajudou muito no tempo de miséria. Amo🤟.
KKKSKSKJSKSKDKDKD tbm ficava nessa de cantar no ônibus pra se entretter durante a viagem
Pra mim Renato russo tinha um música com muita religiosidade entre linhas, faroeste caboclo é um exemplo disso, ele trouxe a história de Cristo para os dias atuais. Isso também se mostra em monte castelo onde ele cita a carta de Paulo aos corintios, em metal contra as nuvem que ele fala de Felipe o belo, índios onde ele fala que sangrou sozinho para trazer todos de volta e dá saudade de tudo que ainda não viu... e tantas outra músicas... era um gênio.
Mesmo sendo bebê na época que a música estourou e conhecendo o Legião e o Renato após a sua morte, sou fã, gosto de todas as músicas que conheço. Meu irmão era muito fã da banda e a primeira música que me lembro foi A Solidão, que meu irmão começou a aprender no violão e acabei aprendendo de tanto ouvir, depois, Faroeste, Será, Eduardo e Mônica, enfim. No início da internet fui procurar mais sobre Renato Russo e o Legião Urbana e descobri que ele não estava mais entre nós. Foi uma descoberta muito triste. O bom da música é que o artista não morre totalmente, sua arte continua para a posteridade. E isso é muito bom.
Curtia MT cantar "Faroeste caboclo" nas rodinhas no 2° grau, em que um colega levava no violão. Eu achava o máximo!
O estilo de escrita e composição do Renato, contando histórias com início, meio e fim, entre outras coisas, influenciaram na minha maneira de compor.
Apesar de "Faroeste caboclo" não fazer parte do meu setlist, tem um lugar gostoso nas minhas memórias juvenis!
para quem gostava de ouvir Eduardo e Mônica, ouvir essa música foi um prato cheio. Já era raro uma música de 6 min, imagine então uma de 9. Foi muito importante esse tipo de canção, pois o brasil tem muito disso, essa música tem muito de brasil. É simples e fala de nossa cultura. A música é até muito bem feita e mais complexa que a de um repentista, mas nada que destoe. Ela é simples e parece simples. E por isso, atingindo a todos.
Cara, sempre achei que o João de Santo Cristo fosse pobre por causa deste trecho: "não entendia como a vida funcionava, discriminação por causa da sua classe e sua cor". Ou seja, quem iria descriminar um cara de classe média? Essa parte da música dá a entender que ele é um jovem negro e pobre. Mas legal conhecer esse outro lado.
Exatamente! Mas como o próprio Renato Russo falou, a letra é cheia de furos e, sinceramente, pouco importa
Sempre imaginei João como descendente de indígenas…do norte do Brasil.
no video falando que Renato indica que João é de classe media ( rico) , eu jamais imaginaria isso.. A letra ( apesar dos furos declarados - e nunca me dei conta deles ), deixa evidente que o João era pobre.... nada indica o contrario, o contexto do inicio da letra evidencia isso , por essa razão que as pessoas se confundem tanto. E mesmo assim, parece agora ter sentido, por que ( nao se trata de preconceito ), Maria Lucia jamais se envolveria com um cara pobre. E então ta ai a explicação ...
No filme é pobre...
@@Luizzzz450pois é...a música também fala "comprar madeira aprendiz de carpinteiro..." e tbm "gastar todo seu dinheiro de rapaz trabalhador" não tem como imaginar o João rico
Eu fiquei assombrado quando li o livro da Cris Fuscaldo, com a história do "erro" do Bonfá. Eu sempre tive certeza de que aquela "caixona" era proposital. Quando eu conheci a história, me pareceu um lance de gênio do Mairton Bahia, e depois, conhecendo mais a fundo a história dele, ficou claro que ele é um produtor genial. O trabalho dele como produtor da Legião precisa ser mais reconhecido, ele era _quase_ um membro da banda, pelo peso de suas contribuições.
Por falar em "erros do Bonfá", uma música notável é Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar, que teve uma bateria toda "montada" com edição de fita. O Bonfá não conseguiu fazer um take completo da música, porque o estúdio estava em reforma e fedendo a cola naquele dia. Por isso, tem uns toques nos pratos e umas viradas no meio dos versos, mas eu acho isso brilhante. Isso me inspirou a tentar fazer uns rolos e viradas no momento "errado" nas minhas próprias músicas.
A caixa errada de Faroeste é a minha parte preferida na música 🤘
Nunca achei nenhum erro em ambas as músicas, sempre foram interpretações, na minha visão.
A caixa está ritmicamente bem encaixada no trecho. Essa informação é passada de modo meio equivocado, como se ali tivesse um erro de fato, mas não, não há. Bonfá com certeza pode ter se precipitado na entrada, mas os técnicos de som ajustaram o tempo para soar coerentemente como um contratempo correto. Tanto é, que qualquer baterista ( eu, por exemplo) identifica e executa tal trecho fidedignamente. Eu também achava que era proposital, pois estava correta e bem encaixada, dando até um charme na reentrada, mas isso foi virtude não de Bonfá, mas do Mayrton e equipe
@@UfoManiacs. "A caixa está ritmicamente bem encaixada no trecho. Essa informação é passada de modo meia equivocada, como se ali tivesse um erro de fato, mas não, não há."
Pra mim, o erro do Bonfá é meio óbvio: ele achou que aquele trecho seria executado em tempo duplo, ou seja, duas vezes mais rápido (como acontece na parte do "Agora Santo Cristo era bandido"). Quando ele percebeu que o andamento não era esse, ele voltou pro tempo correto, e aí ficou sobrando aquele toque deslocado na caixa. Só que o toque parece "bem encaixado" no ritmo porque ele ia tocar no dobro da velocidade. Por isso, não houve necessidade de mexer na fita. Bastou o reverbão pra fazer parecer proposital.
Eu acho o erro totalmente compreensível: a estrutura da música é complicada, eles deviam estar cansados após tantos takes e tantos outros erros. e é fácil se perder na música. Até o Renato esquecia a letra nos shows, e isso que ele escreveu a música.
Como sou cego e presto muita atenção nos sons, eu dizia que era um erro, e todos riam de mim!
Agora… Kkkkkkk!
Eu amo que faroeste caboclo fala sobre Brasília, e sobre a minha cidade que nasci e vivo até hoje, Ceilândia ❤
Essa é clássica 👏👏👏👏👏 Nunca mais uma banda do nível de Legião Urbana
Era impossível esse clássico não ter feito sucesso,quando bateu no ouvido veio como um tsunami nos adolescentes da época assim como eu que tinha 15 anos...oh tempinho bom!!!
Esse canal é tão f0da! Sempre me pego curioso com a história de várias músicas. Felizmente Júlio veio para ajudar a mim e a muitos outros! Tmj, Júlio!!!!
Mariane foi bem importante pra essa primeira fase da Legião, impressionante...
Eu toco na igreja desde os 12 anos e quando comecei frequentar grupo de jovens e pediram pra levar o violão mas tocar uma sem ser de igreja... Como ensaiava Faroeste em casa, puxei ela... Tremi por 9 minutos, mas o pessoal mais velho me ajudou e cantamos inteira.
Essa música marcou muitas pessoas, me lembro que a primeira vez que a ouvi estava no busão, indo de Tatuí para Guariba ( minha cidade, estudava no conservatório lá ) e desde o primeiro momento tive a impressão de que Renato Russo leu o livro O cabeleira de Franklin Távora, e teve a sua inspiração aí!
Renato Russo deixou um grande legado ele é único saudades
Eu lembro q essa canção qd surgiu, arrebatou uma outra fatia de pessoas, q ñ conheciam a banda mas q se tornariam fãs da Legião. Falavam da Legião como se fosse novidades! rs. Mostrei a uma amiga na época, 2 discos anteriores da Legião e ela ficou, tipo, "hã"? E eu pensei: "onde estava essa garota nos últimos 5 anos? Congelada? numa caverna?". rs. Eu me lembro da história do filme. Tb se falava de um filme de 'Eduardo e Monica' na época.
Genial conhecer a história da música q cantei a vida toda. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho 👏🏼
Eu me lembro quando o Faroeste Caboclo chegou nas rádios, fiquei maravilhado com as letras, como que eu não conseguia cantar-la, gravei numa fita, e depois escrevi num carderno da escola, pra mim aprender a cantar, e assim feito, até hoje lembro, e canto ela toda, Renato era realmente genial, viva Legião urbana
Não acho que aquela caixa no contra tempo está errada. Colocando efeito aparece mais ainda. Muito legal os detalhes das bandas que vc explica. genial esse canal
Brasília! Eu era muito jovem mas presenciei mas fatos da música. Luzes de Brasília (encanto pra quem chega), asa norte, ceilândia e principalmente planaltina aonde eu morava. O roconha todos sabiam aonde era - mas só iam a "nata". A história fez parte da minha juventude!
Era um Gênio de primeiríssima linha.
Cara esse episódio foi sensacional. Tinha que ser épico como a música mesmo. Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa. Viajei no tempo, lembro desse globo de ouro. Então, nas rádios rolavam também a versão com as mudanças na letra no lugar dos palavrões. Já ouvi as duas versões, com e sem os palavrões.
Essa música foi a minha porta de entrada para Legião Urbana, tardiamente, aos 12 em 1998.
Fico feliz que a base tenha sido difícil para gravar em 2 dias. Por isso, ficou tão boa.
Eu sou roteirista e ando morto de vontade de escrever um filme sobre essa música, adorei o seu vídeo e vou usar algumas informações e referências quando for fazer a pesquisas e começar a escrever .
Faça isso e salve o filme, pois o que fizeram foi uma negação.
Não seria mais um "favela movie"?
@@sidnewsound favela movie foi aquela aberração de 2012, eu quero fazer um filme mais sofisticado, e mais condizente com a composição.
Tem o filme,eu assisti e foi muito bom
Faça, por favor! Moro em Taguatinga, literalmente nas proximidades citada na música (zona da cidade). O que eles fizeram com a própria história do Distrito Federal foi uma vergonha, pra mim. Pelo que dá a entender, a época em que se passa a música Ceilândia, Taguatinga já estavam mais organizadas com casas do "minha casa e minha vida da época". Uma dica para sua pesquisa: procure o arquivo público do DF, eles têm no site institucional diversas fotos de algumas das primeiras cidades do DF.
Mais uma daquelas do Renato, essa música deve te4 mais de 150 estrofes e nenhum refrão, mesmo assim tocou demais nas rádios e não tem ninguém dos anos 80 que não saiba a letra de cor!
Isso é para poucos
Morri de rir com a curiosidade n10
Bom demais ter um canal tão foda para nós relembrar e até mesmo nos explicar tantas músicas dessa era de ouro do rock nacional, obrigado Julio
Essa é a música que mais amo. Desde a virada de ano de 97/98, a primeira música que ouço no ano é faroeste cabloco. Lembra minha juventude época boa. Amo muito. Viva legião
Uma coisa que faltou mencionar foi a origem do nome Jeremias. Li certa vez, acho que no livro “O Diário da Turma 1976 - 1986 a História do Rock de Brasília” (faz muito tempo que li, então não me lembro direito da história) que Renato Russo apareceu na casa de uma amiga e ela estava ao telefone conversando com um amigo inglês. Renato pediu para falar com ele e acabou falando um monte de besteiras. O tal amigo não gostou da conversa e essa amiga de Renato acabou brigando com ele e, me parece que nem se conversaram mais. O nome do amigo gringo, “Jeremy”. Essa história foi contada pela própria amiga de Renato.
11:31 Pois é, quem nunca (eu pelo menos) juntamente como Santo Cristo "não queria saí para ver o mar e as coisas vistas na 📺?!"
Essa tem história aliás ela já é uma história adoro 🎸💓
Renato Russo é um gênio e digo isso pq uma mina que eu fiquei me fez curtir a Legião Urbana, já que é a banda favorita dela. Muito massa as curiosidades.
Cantei e batuquei, juntamente com uma multidão, no Japeri (trem), até São Cristóvão, indo pro show em comemoração ao aniversário da Rádio Cidade (ou teria sido da Transamérica?). Inesquecível!
Fui apresentado ao rock nacional ,atraves de minha professora na 4* serie em 98 , com uma prova envolvendo a musica pais e filhos da legiao urbana ....que nostalgico esse canal ...parabens
Parabéns pelo vídeo, muito bem feito e, assim como a música, tem muita história e muitos detalhes. Sensacional a revelação do triângulo amoroso por trás da história.
A irmã do Renato disse que ele tbm se inspirou na música Rocky Roccoon dos Beatles, é realmente a idéia é muito parecida, é um faroeste.
Cantava essa música na 3°série do começo ao fim, tinha um colega que me ajudava, hoje ele não está mais nesse plano mas sempre que escuto a música lembro da época.
Bons tempos...
Eu também 😂
A canção mais mística de todos os tempos na história da música Brasileira.🎤🎸🤘🏻
Calma lá, Racionais 4:3, O Homem na estrada, Romaria, Disparada, Andança, Tocando em frente vixi tem um montão, mas é uma excelente música.
Eu lembro que pedi pra um amigo que era aficcionado pela Legião escrever pra mim a letra de Faroeste, daí desse aprendi ela todinha... bons tempos
sim eu hum eu conheci legião vendo o fantastico faroeste cabloco creio 1988
Eu era e ainda sou apaixonado por esta música , até mesmo depois de adquirir o disco que a contém. Antes disto eu telefonava uma duas ou três vezes para uma rádio FM que existia na minha cidade para poder curtir kkk
Julio obrigado por fazer esse trabalho investigativo e trazer tanta riqueza de conteúdo para nós, Legionários rs
O erro é simplesmente A PARTE QUE MAIS GOSTO KKK
E quando entra o reggae, amo
O engraçado é quando o Toni Platão foi cantar ela no Tributo ao Renato, deram a folha para ele decorar a música. Kkk
Várias folhas.
Ele disse:
- Esse é um roteiro de uma peça de Teatro kkk
Bem que o julio poderia falar do ojerizah e toni platão.
Toni canta muito!
Sobre o filme, também não assisti. Na época do lançamento eu trabalhava na Folha Industrial que é a parte da Folha de São Paulo onde os jornais são impressos. Lembro do dia em que foi feito um material publicitário dos mais incríveis que já vi, era um jornal inteiro feito com noticias como se fossem retratadas na época, fala sobre o trafico, a treta entre Jeremias e João, uma coisa linda de se ver, saiu como se fosse uma edição do "noticias populares". Só procurar no google que se encontra. Eu tinha dois exemplares desse jornal, mas acabei mudando de residência varias vezes e acabei perdendo-os.
Pow ... Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Trabalho excepcional me lembrei das Aulas de filosofia que o Professor sempre colocava algum texto de Renato Russo
E aí também Virei @Legionario
Parabéns!!! Pelos videos!!!! Sou carioca!!!! Tenho 49 anos!!!! Sou fã!!! Do rock!!!! Nacional dos anos 80!!!! Virei seu fã!!! Gosto de todos os seus videos!!!! Vivo em Portugal!!!! Um abraço!!!
Não conhecia o canal, o vídeo apareceu por acaso como sugestão aqui e como adoro essa música, resolvi assistir. Muito bom o conteúdo, bem contado e ilustrado! Já deixei o like e me inscrevi, que venham muitos vídeos tão bons quanto este!
Essa caixa na hora errada ficou muito legal, pq deu força à quebra da expectativa na história.
Essa musica fez parte de toda minha Juventude! tinha 14 pra 15 anos quando escutei a primeira vez em uma radio FM do Rio de Janeiro, se não me engano globo fm, morava no interior de Minas Gerais, depois que escutei a primeira vez, logo nas outras já ficava com papel e caneta tentando copiar a letra! kkkkkk consegui copiar mais depois de varias vezes! Onde 2 anos depois comprei esse LP 3 da Legião Urbana " Que Pais é esse!" Parabéns Júlio excelente trabalho, acredito que vou ver esse vídeo varias vezes tbm! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk🤣🤣🤣👍
Um tempo atrás uma rádio chamada União FM (Novo Hamburgo, RS) tava de aniversário, e passou o dia tocando músicas e outros áudios antigos da história da própria rádio, ela existe desde 1980. Uma das músicas que tocou foi uma versão de Faroeste Caboclo toda retalhada, faltando todas as partes que tinham algum palavrão ou alguma descrição de cena mais violenta, praticamente uma versão pra crianças. Até que foi bem editada, quem nunca ouviu a música não notaria a falta desses pedaços, mas é sempre triste lembrar o motivo de existir uma versão dessas.
Amo ouvir histórias de quem sabe o que tá falando 👏👏👏 ganhou mais uma inscrita. ❤️😃👍
Comprei o disco pra ler e decorar a música faroeste caboclo que vinha escrita junto com o disco, aí mano eu parei pra sentir todas as histórias da minha vida e tinha doze anos e hoje com 43 eu sinto todas as músicas na minha fase de pai, homem responsável e sonhador viajante e mano se fosse só sentir saudade mais tem sempre algo mais e falo de cada sentindo da vida para meus filhos com a idade que eu tinha, cada fase vívida nesse mundo e saudade é uma das palavras com o sentido mais lindo do mundo.
Pessoal, vcs aí falando da dificuldade em decorar a letra da música na época que foi lançada e eu aqui rindo aos montes tentando imaginar a agonia e ansiedade da mulecada 😄
Eu consegui decorar em um final de semana, um colega da quinta série na ocasião tinha um "gravador" de fita K7 portatil e gravou do rádio, datilografou a letra e distribuiu cópias passadas no mimiógrafo da escola pra todo mundo!
Peguei a minha numa quinta feira, lembro até hoje, como trabalhava durante o dia e estudava a noite o sábado e domingo que se seguiu foi de viagem total naquela letra incrivelmente inpiradora e atraente!
Tinha um primo 2 anos mais novo que eu que guerreávamos para ver quem decorava a letra sem errar!
Era engraçado porque apostávamo-nos que o que errasse levava cascudo 😅!
Levei ele muitas vezes as lágrimas!
Júlio, na Transamérica, rolou a censura nos palavrões. Eles colocavam uma vinheta da rádio, na hora dos palavrões. Abraços e parabéns pelo seu trabalho.
Renato responde ao repórter da Rádio Cidade na divulgação do disco V (show ao vivo no programa invasão da cidade) sobre o filme "eu posso responder, você conta quantos filmes nacionais foram lançados desde 89".
Gosto muito dos seus vídeos. Viajo nas histórias de músicas que são parte da minha vida e da de tantos. Valeu, Júlio!
Sempre tive uma boa memória. Decorar "Faroeste" não foi problema pra mim. Mas a parte que mais tive dificuldades de entender e decorar foi "...se a via-cruxis virou circo, estou aqui!". Ficava caçando a música nas rádios até que gravei uma fita e ficava repetindo. Quando concluí, foi como uma conquista, um TCC. Hoje, meu filho adolescente decorou muito rápido. Também... nem faz idéia do que seja uma fita k7! 😅
Gosto muito da história das nossas músicas e sempre interessante a história por traz de tudo .parabéns pelo canal
Que Honra ter Legião urbana fazendo parte da minha História.
Muito legal saber isso,me emocionei
A Carmem Teresa a irmã do Renato Russo, Fala em uma entrevista: Quê essa música foi também inspirada na música dos Beatles "Rocky Raccoon". Quê quando você vai ver, Faz sentindo!!!!
O duelo final é o mesmo... Muita coincidência!!! 😉
Lembro de ter lido sobre ela falando dessa relação com Rocky Raccoon. Também disse que o Álbum Branco era uns dos favoritos deles e que cantavam muito essa música.
A primeira música que aprendi do Legião foi Faroeste e por incrível que pareça tenho uma história muito interessante sobre a minha camiseta que tinha a foto do álbum Que País é Esse.
Aprendi a cantar faroeste depois de ouvir um grupo de jovens cantando e eu não sabia a letra sendo que eu era mais velho que eles rsrsrs
O Filme é muito bom. Acredito que o Fabrício Boliveira ganhou um prêmio pelo trabalho. A música é um romance brasileiro. Top. Curti demais na adolescência/juventude. Massa seus vídeos com histórias das músicas da Legião. Parabéns.
Mano com toda essa merda acontecendo no país , política polarização etc... Assisto seu canal como vauvula de escape para deixar a mente um pouco mais leve, obrigado irmão valeu.....
Sou seis anos mais nova que Renato Russo, então vivi intensamente essa década de 80. Mesmo assim nunca consegui memorizar e cantar essa música, só refrão e alguns trechos.
Assisti ao show do cover de Renato Russo (Guilherme Lemo) vi uma jovem que cantou faroeste caboclo, do começo ao fim. Me amarrei em vê-la cantando.
Excelente o vídeo, Julio! É um clássico essa música, importante conhecer a história bem contada aqui
Eu desconheço outra música nacional de mais de nove minutos e que tenha sido número 1 no Brasil por meses e que até hoje quando toca impressiona pelo tamanho e a riqueza dos detalhes na sua letra extensa. Só mesmo alguém genial cria algo assim.
Eu assisti uma peça de teatro baseada nessa música, no final dos anos 90. O local nem existe mais, era na rua Cardeal Arco Verde, perto do Eldorado.
Faroeste Caboclo tem forte influência do caldeirão cultural das cidades satélites de Brasília, cuja população de candangos é majoritariamente nordestina. especialmente a Ceilândia.
Renato, poeta que era, muito possivelmente, teve contato com a literatura de cordel (que era muito comum nas bancas de revista nos anos 70 e 80), com o repente, a embolada e o forró, que eram também comuns no DF.
Faroeste Caboclo, o apelido que os radialistas policiais deram à região de Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia, devido ao alto índice de assassinatos por rixas, duelos, sempre por motivos fúteis, é uma genuína LITERATURA DE CORDEL.
Essa música, em 2024 consegue ser atual
Fala Júlio, blz? Parabéns pelo vídeo e parabéns atrasado pelo Podcast, o formato ficou muito legal! Uma outra curiosidade é que na letra original de Faroeste, o Santo Cristo ganhava 3 mil por mês (inclusive tá no encarte assim) e na gravação de estúdio, o Renato mudou para 100 mil. Entre a composição e a gravação, houve o plano cruzado e imagino q o Renato tenha adaptado o valor pra ficar coerente com a moeda da época representando um valor razoável para aquela atividade, além da palavra "cem" soar com mais fluidez que "três". Abraços!
Boa João, valeu!
Eu tinha 14 anos quando decorei essa música. E ainda sei de memória até hoje morando fora do Brasil há 25 anos. Como é possível
Ótimo vídeo. Dica: Poderia fazer um vídeo especial contando um pouco sobre o André Pretorios, pois creio que este personagem foi extremamente influente dentro do cenário e criação de 3 das 5 principais bandas de Brasília, mas é um personagem praticamente obscuro, não se sabe muito sobre ele, nem fotos tem. Gostaria de saber mais sobre esse músico influente e obscuro.
Fala Thiago
Neste vídeo falei um pouco mais sobre ele:
ua-cam.com/video/S3fCsc-zU7U/v-deo.html
Abraços
@@julioettore Poxa, legal Julio, não havia assistido. Top!
Gosto muito das suas pesquisas. Sou publicitário, professor e Dir. de cinema. Dirigi o filme das irmãs Galvão pra TV Brazil/TV Cultura. Dirigi e criei tb o programa com o Regis Tadeu Top 100 mais e menos aqui no UA-cam, portanto te digo meu amigo, o seus vídeos são 10! Continue! Adoro as histórias das canções! Grande abc
@@Prof.T.G.Rosente Valeu, Thiago!
Abraços
@@julioettore por que ele falou de Jesus ter dado ódio ??? Ficou estranho isso! Usar a imagem de Jesus Cristo e citar ódio! 🤔
@@BispoPauloSérgio Olá amigo
Renato não explicou este verso em vida. Infelizmente não interpreto letras, não saberia dizer.
Abraços
Quando eu ouvi pela primeira vez a música Faroeste Caboclo foi do lado de fora de uma igreja evangélica. A pessoa gostava muito de rap (evangélico ou não) mas tocou mesmo que algumas pessoas tenham torcido o nariz.. eu achei fantástico uma música com formato de história ou história em formato de música... o problema é que ele não sabia tocar todos os acordes e ficou 9 minutos alternando entre RÉ maior e SOL maior. Pra quem toca violão ou é músico vai entender que foi uma agressão aos ouvidos porque na maioria do tempo os acordes não 'casavam' com a voz.. mas isso me deixou curioso e fui atrás da música pra conhecer. 😆
Demorou um tempo pra aprender a cantar e um tempo maior ainda pra aprender a tocar mas valeu a pena.. uma obra prima.. tá no top 10 Legião Urbana/Renato Russo.
A música é sensacional! Quando ouvi pela primeira vez, fiquei muito impressionado. Demais! Sobre o filme, eu não gostei. Uma parte do filme foi feita MUITO diferente da letra da música. Ótimo vídeo, Júlio! Muito obrigado. Gosto muito do seu trabalho
Mas também era meio óbvio, imagina o noticiário informando sobre um duelo entre dois bandidos? E as pessoas com bandeirinhas aplaudindo isso tudo? É claro que eles adaptaram pra não parecer uma distopia total, assim como jamais um bandido falaria "nunca brinque com um peixes de ascendente em Escorpião".
Eu tenho 24 anos, curto demais o rock nacional.
Legião Urbana foi uma das primeiras bandas do rock nacional que eu escutei. graças a minha mãe que me apresentou (e ela é fã demais da banda. Ela até chorou na época da morte de Renato Russo em 96). 'Faroeste Caboclo' foi uma das primeiras músicas que escutei da banda. Eu tinha de 8 para 9 anos na época (lá para 2007/08, quando descobri a extinta MTV Brasil).
Cara, eu jurava que essa "Caixa errada" do Bonfá era proposital, no contratempo, só pra dar uma "pimenta" na música, pra "desquadradar" um pouco 😅😅😅
SOU PROFESSORA...MAS ENFIM , AMO LEGIÃO URBANA PARA ÁLEM DE QUALQUER BANDA! OBRIGADA AMIGO POR RESGATAR MINHA ADOLESCÊNCIA E TER A CERTEZA DO SER HUMANO QUE SOU HOJE.