Projeto: O essencial na gestão de shows e eventos musicais para o empreendedor iniciante

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 жов 2024
  • Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta:
    Videoaula: O essencial na gestão de shows e eventos musicais para o empreendedor iniciante
    Patrocinado pelo Edital 39/2021 - PROAC - MODALIDADE "D"
    ID: 39/2021-1625.1835.3101
    Duração: 25 minutos
    #proac2021
    Conteúdo da Videoaula:
    Com base na experiência acumulada ao longo de mais de 20 anos de atuação como produtor cultural e gestor de eventos tendo trabalhado em centenas de eventos de grande, médio e pequeno porte com artistas de diversos etilos, amadores e profissionais, abordarei os tópicos elencados abaixo relatando experiências e apresentando pontos importantes que devem ser observados pelo produtor cultural ou músico que está iniciando a carreira com o objetivo de oferecer, de forma simples e direta, ao artista, músico ou gestor de eventos informações e diretrizes básicas, nem sempre óbvias, para quem está se enveredando pelo universo dos eventos com subsídios extremamente importantes ao desenvolvimento da carreira.
    1.Formalização: O tipo de personalidade jurídica que deve ser constituída.
    Existem diversas modalidades de personalidade jurídica de direito privado cada qual com suas especificidades, vantagens e desvantagens. Além das dezenas de códigos de atividade econômica que devem ser determinados no ato da fundação de uma empresa uma série de fatores devem ser observados desde o domicílio fiscal, porte da empresa e tipos de sociedade.
    2. A importância do profissional de contabilidade
    Manter os documentos contábeis e obrigações fiscais em dia com as esferas da administração federal, estadual e municipal para, sempre, ter acesso às certidões negativas de débito dentre outros documentos de comprovação de regularidade da empresa, comumente exigidos pelos contratantes.
    3. Comunicação formal
    A maneira como conversar e se expressar é determinante na impressão que causará ao contratante. A comunicação escrita observando a ortografia, linguagem falada formal, foco no tema e clareza na exposição de ideias são requisitos essenciais para transmitir segurança e profissionalismo.
    4. Orçamento
    A proposta ou orçamento é a primeira formalidade e registro das tratativas devendo englobar todas as despesas necessárias à execução dos serviços.
    5. Contratos
    O que não está combinado e registrado não pode ser exigido nem contestado. Um contrato sucinto que englobe de forma clara as obrigações das partes transmite seriedade e garante segurança ao contratante e prestador de serviço. Informações básicas que devem constar nas cláusulas dos contratos sejam estes firmados junto a uma empresa privada, poder público ou pessoa física.
    6. Maleabilidade
    Para manter-se no mercado é necessário adequar-se às exigências dos contratantes e estar atento às tendências. Cada evento e contratante têm suas especificidades de forma que o músico ou produtor cultural deve estar apto a promover adaptações no formato do show ou serviço sem comprometer o orçamento mantendo a qualidade do trabalho.
    7. Parcerias
    Pessoas físicas ou empresas que atuam no mesmo segmento não devem ser encarados como concorrentes, mas sim como potenciais parceiros. Estabelecer uma relação de confiança e parceria com outros artistas, músicos e produtores culturais pode abrir portas, contribuir para a expansão de suas atividades e agregar conhecimento.
    8. Respeito e valorização do profissional
    Músicos, artistas, atores, técnicos de áudio visual, roadies, motoristas, seguranças, pessoal da limpeza, montadores, eletricistas, garçons, cerimonialistas, entre outros profissionais são componentes necessários à execução de um evento, mas acima de tudo são pessoas, trabalhando com um objetivo comum. É possível e necessário, ser humano, educado e profissional com todos esses agentes garantindo que cada um exerça sua função.
    9. Rider técnico e mapa de palco
    Fornecer um rider técnico detalhado apresentando todas as necessidades ao contratante é de extrema importância para evitar surpresas e garantir a qualidade do show seja para uma apresentação solo ou projeto com vários músicos. Este documento deve ser confeccionado de forma mais detalhada possível, com respaldo de um operador de som profissional. O ideal é que rider técnico e mapa de palco sejam encaminhados juntamente com a proposta/orçamento e após aprovação anexados ao contrato.
    10. Operador de som
    Infelizmente muitas bandas e artistas no início da carreira encaram a contratação de um “técnico de som” para acompanhar seus eventos como uma despesa desnecessária. É preciso entender que a presença desse profissional não se trata de despesa, mas sim de investimento em qualidade e segurança. Este profissional deve ser encarado como um membro do grupo, pois garantirá o volume adequado e qualidade do som direcionado para os músicos no palco bem como ao público.

КОМЕНТАРІ •