Torquato Neto foi um grande compositor e poeta piauiense. Participou do movimento da Tropicália. Morreu no dia que completou 28 anos, de forma trágica. . Caetano era um grande amigo, estava em Teresina e foi visitar Sr. Heli, defensor público, e Da. Salomé, professora primária, os pais de Torquato, que era filho único. . "Caetano foi visitar seu Heli. Bateu na porta e seu Heli abriu. Ficaram então a sós, os dois. Um em frente ao outro. Um olhando para o outro. Sem palavras. Porque não havia mesmo o que dizer. Ou talvez nada tivesse mais importância que o gesto de estarem ali. . Foi quando Caetano começou a chorar, e chorar, e chorar, dizendo tudo, nesse lamento. . Sr Heli foi até o jardim, colheu uma rosa e entregou a Caetano. Depois ofereceu Cajuína. Ficaram conversando até o fim da madrugada sobre o menino infeliz ( Torquato ) que cumpriu a sua sina." . do prefácio de Maria Letícia Cavalcanti, no livro Nordeste Identidade Cultural
Aí a pessoa tem a sensibilidade de captar esse momento vivido, traduzir em poesia e musicar. Como um professor me disse uma vez: criar é organizar o caos. Se isso não é a pura arte, o que mais será?
Música linda, bela homangem a Torquato Neto, poeta que a mente não resistiu a opressão dos tempos de ditadura. E ainda há quem defenda a volta desse periodo trevoso.
+Ériko Lima e o revanchismo também não é caminho o exercito de hoje é outro agora mesmo esta no nordeste ajudando a acabar com o mosquito transmissor do vírus zica
+ze ruela entendo amigo, não estou atacando o exercito atual de forma alguma, acho louvavel as atitudes humanitárias deles, to me referindo ao período trevoso que foi a ditadura.
+Periplo Libros Estoy totalmente de acuerdo, me encanta el ambiente de la música crea la poesía maravillosa. Lo siento mi español, utilizando el traductor de google.
Cajuína Caetano Veloso Existirmos: a que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos intacta retina A cajuína cristalina em Teresina
Quanta sensibilidade tem o poeta: sintetizar um momento de tristeza em um obra prima que retrata aquele momento de dor e também de amor, de amizade , de conformação, um amigo confortando a dor outro.
essa música é uma homenagem a um amigo dele que se suicidou, Torquarto. na ocasião ele foi visitar o pai de seu amigo e se emocionou mais que o pai que o acalmou dando uma bebida chamada cajuina! deixou-o respirar na sala e após voltou com uma rosa pequenina e deu-lhe-a!
@@FlavioPhysics no Piauí não é refrigerante kkkkkkkk cajuína é uma bebida cristalizada de caju, mas não é gaseificada, outros estados do nordeste possuem refrigerante de caju
Caetano é uma sumidade da música brasileira e mundial. Ele não canta, mas sim encanta. Ao longo dos meus quase 60 aninhos ouço suas músicas e a cada dia fico mais surpreso com a riqueza musical e melódica das suas canções. Uma delícia tanto a Cajuína, bebida piauiense, quanto a música de Caetano.
A musica "Sozinho" de Penhinha mostra bem esse único do Caetano cantar, interpretar e recitar as letras das musicas. TIM MAIA cantou Sozinho, mas a versão do Caetano que ficou eternizada....
Essa é uma das mais belas composições de Caetano. Acredito que quando se sabe o acontecimento por trás da composição, o sentimento desencadeado pela canção toma outros rumos. Como é bom, também, saber que nosso Torquato ficou eternizado nessa linda canção e que a gostosa cajuína cristalina de Teresina conseguiu afagar o triste coração de Caetano naquele momento de dor.
De torquato Neto, um piauiense esquecido... qual seria o sentido de fazer uma música com cajuina, teresina.... e por aí vai... em minha infância li um diário de uma senhora que revelava muitas coisas... do brasil ao mar del prata.
As batidas do coração estão no arranjo dessa obra-prima: é a celebração da Vida e não da morte. A grandeza da Vida não tolera a insignificância da morte.
***** É curta, como curta deve ser a dose da cajuína: concentrada, muito em pouco, cristalina, com o travor da morte na garganta, equilibrando a doçura da vida, efêmera e frágil.
Que linda homenagem desta preciosidade musical q é Caetano , não somente a Torquato Neto ,mas a todo povo de Teresina, cidade de um povo guerreiro, batalhador e acolhedor! A minha cidade!
Caetano é luz, pessoas assim me fazem ter orgulho da minha terra e das minhas origens! Queria que todos os jovens assim como eu podesse ter a oportunidade de conhecer as músicas dele 🌵💚
Existirmos: a que será que se destina? É um dos meus maiores questionamentos atualmente. Tô tentando entender qual a razão da minha existência e ao mesmo tempo curtindo o som do Caetano que só me faz pensar em amor, felicidade e em ser e fazer o bem! Muita paz ouvindo essa música linda ♡ alguém em 2018?
Caetano, além de poeta é um filósofo nato e nos leva a repensar o fio condutor da nossa vida e existência, como escreveu acima Magali Kleber, muito feliz na sua colocação.
Eu amo o Caetano e as obras de arte que ele compõe e canta! Para mim quem não gosta de Caetano, Betânia, Gil, Belchior, Djavan, Gonzaguinha, Zé Ramalho, Alceu, Baleiro, Lenine( e outr@s desse patamar de sensibilidade) tem problemas seríssimos. Quando esses artistas cantam tocam quem escuta e aprecia de forma transcendente. É uma honra apreciá-los.
Esta música, me trás recordações GRANDONA, do show que o Caetano fez no Verdão. No verdão, só podia assisti show da arquibancada, enquanto acontecia na quadra o espectáculo e a plateia de longe assistia. quando eu e um grupo de teatro, que estava assistindo, resolvemos invadir e assistir na quadra e de perto. Foi uma coisa! Até hoje, quandooooooooo há show só assistimos de perto. foi uma revolução. Obgs, Caetano por nós oferecer essa Mudança! Beijos e muita Cajuina, Terra do Torquato Neto.
não me canso de ver e ouvir...o bordão é algo que alucina,,,o proprio bordão da vida, um fio que nos conduz, sobre o qual inventamos nossa existência. A música me passa isso: uma obstinação e uma utopia...sempre me emociono com essa interpretação e arranjo!
Existirmos : A que será que se destina ? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo E que se acaso a sina Do menino infeliz não se nós ilumina . Tampouco turva-se a lágrima nordestina. Apenas a matéria era tão fina. E éramos olharmos-nos intacta retina A Cajuínacristalina em Teresina. Lá ,la , la ,la .
O interlúdio dessa música ficou um transe musical. Gosto muito da música, e nessa versão, no meio da música, um violoncelo sola em uma escala nova, e a base em uma só nota criaram uma experiência nova em mim. Parabéns a todos os artistas envolvidoa
Eita que essa música me da uma saudade de está lá no boca da noite em Teresina ao lado do teatro 4 de Setembro , Tomando aquela Cachaça Mangueira de Castelo do Piaui misturada com Cajuína que erá distribuída de Graça , Ai que Saudade Minha Linda Teresina.
A friend of his committed suicide during Dictatorship. He went to visit his fhater. Fhater gave in a rose a drink the northeastern region of Brazil. Their eyes watered and they fell silent.
Além da bela homenagem ao poeta piauiense Torquato Neto, ainda lembra a gostosíssima cajuína. Uma bebida típica do Piaui e que eu tive a sorte de beber muitas vezes.
Essa música fala do amigo de Caetano Veloso (Torquato neto) fundador do movimento tropicalismo. Infelizmente o mesmo se suicidou e Caetano anos depois veio a Teresina fazer um show e recebeu a visita do pai de Torquato que lhe deu cajuína e uma flor pequenina, Caetano caiu em lágrimas e transbordou todo as lágrimas represadas de anos. E transformou essa dor em inspiração pra fazer essa música em homenagem a Torquato. O verdadeiro artista transforma tudo em arte até mesmo a dor.
❤Um motivo tão triste tornou se uma obra de arte, um bálsamo para nossa vida. Obrigada, Caetano , Torquato Neto deve está maravilhado em outra dimensão.
Há alguns anos essa versão de Cajuína veio parar nos meus sugeridos do UA-cam e eu ouvi descompromissadamente, ao lado de uma pessoa que gostava muito. Mal percebi quando o solo de violoncelo me arrastou para um estado emocional indescritível de plenitude onde eu não pensava e nem sentia nada além do prazer de estar ouvindo isso. Quando o solo parou, me senti acordando de um sonho. As vezes volto aqui na esperança de sentir aquilo de novo, mas nunca acontece, e o tempo só desgasta tudo.
Grande artista Caetano, apesar de ser um artista consagrado não esquece sua raízes nordestinas, amo tenho orgulho ainda mais.., a cajuína é um refrigerante tipicamente nordestino entre outras coisas que ele cita na música como a rosa..., Adoro e também o que ele falou no programa de Serginho sobre que estar acontecendo no país , defendeu mesmo e falou a verdade..., Tenho orgulho dele lindo!!!!
A cajuína cristalina em Teresina!!!!!! Linda Canção!!!!!! Ahhh e a bebida "cajuína" também é coisa de Deuses, quem nunca tomou vale a pena experimentar!!! Parabéns para Caetano e ao eterno Torquato Neto à quem essa linda canção foi feita!!!
Que emoção meu Deus. Fui criada ouvindo essa música desde criança. Saudades de Pernambuco. Nordeste ... Caetano Veloso e Sensacional. A música é Maravilhosa 👏👏👏🌵🌴♥️🤝🎼🌞🙏🤝🕊
Existimos: a que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina... QUE PUREZA , QUE BELEZA , A QUE SERÁ QUE VIEMOS ... REFLEXÃO PROFUNDA !!!!!!
Passei pelo período militar, da juventude (qdo curtia caetano, Chico e Vinícius, entre outros) Cabelos compridos, gritava: Viva Tchê! E fui sarando aos poucos militando no MDB. Vi as diretas e a anistia. Aí vi os ladrões enganadores e me desiludi. Aos 40 renasci e fui atrás de FHC e Covas, mais ladrões enganadores. Sarei. Enfim... E aqui estou lutando por meus filhos e netos, pela liberdade, por um Brasil melhor. Graças a Deus.
A letra em si é obra prima. Paira entre os grandes poemas escritos na nossa belíssima língua. A música é o coroamento deste texto supremo. Não canso de ouvir, pensar e meditar acerca do mistério contido nestas palavras do mestre Caetano.
Torquato Neto, Nosferato tupiniquim, inspiração deste clássico. As estrelas cruzaram os céus em meio ao carinho das canções e do amor poético que habitou o silêncio de Vinicius de Moraes.
Existirmos: a que será que se destina? Apenas ver as injustiças desse mundo e nos calarmos? Ter uma vida fútil na procura de bens e fama e egoísmo? Ver as atrocidades e mentiras acontecerem debaixo de nosso nariz e não fazermos nada?
Letra: Cajuína Existirmos: A que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos, intacta retina A cajuína cristalina em Teresina Existirmos: A que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos, intacta retina A cajuína cristalina em Teresina Existirmos: A que será que se destina? Pois quando tu me deste a rosa pequenina Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina Do menino infeliz não se nos ilumina Tampouco turva-se a lágrima nordestina Apenas a matéria vida era tão fina E éramos olharmo-nos, intacta retina A cajuína cristalina em Teresina Composição: Caetano Veloso
Torquato Neto foi um grande compositor
e poeta piauiense.
Participou do movimento da Tropicália.
Morreu no dia que completou
28 anos, de forma trágica.
.
Caetano era um grande amigo,
estava em Teresina e
foi visitar Sr. Heli, defensor público,
e Da. Salomé, professora primária,
os pais de Torquato, que era
filho único.
.
"Caetano foi visitar seu Heli.
Bateu na porta e seu Heli abriu.
Ficaram então a sós, os dois.
Um em frente ao outro.
Um olhando para o outro.
Sem palavras.
Porque não havia mesmo o que dizer.
Ou talvez nada tivesse mais importância
que o gesto de estarem ali.
.
Foi quando Caetano começou a chorar,
e chorar,
e chorar,
dizendo tudo,
nesse lamento.
.
Sr Heli foi até o jardim,
colheu uma rosa e entregou a Caetano.
Depois ofereceu Cajuína.
Ficaram conversando até o fim da madrugada
sobre o menino infeliz ( Torquato )
que cumpriu a sua sina."
.
do prefácio de Maria Letícia Cavalcanti,
no livro Nordeste Identidade Cultural
Aí a pessoa tem a sensibilidade de captar esse momento vivido, traduzir em poesia e musicar.
Como um professor me disse uma vez: criar é organizar o caos.
Se isso não é a pura arte, o que mais será?
Isso é música não essa bosta de Pablo Vitar...e cia
Obgda pela descrição
e, amusica na voz de Caetano diz tudo.
Me emocionei lendo sua explicação! Obrigada por compartilhar!
Música linda, bela homangem a Torquato Neto, poeta que a mente não resistiu a opressão dos tempos de ditadura. E ainda há quem defenda a volta desse periodo trevoso.
+Ériko Lima e o revanchismo também não é caminho o exercito de hoje é outro agora mesmo esta no nordeste ajudando a acabar com o mosquito transmissor do vírus zica
+Ériko Lima Hermosa, cada vez que la oigo me dan ganas de llorar. Gracias Caetano, Gracias Brasil por tanta magia...
+Ériko Lima Democracia é algo tão legal,mas tão legal,que permite até que esses idiotas clamem pela volta da ditadura.
+ze ruela entendo amigo, não estou atacando o exercito atual de forma alguma, acho louvavel as atitudes humanitárias deles, to me referindo ao período trevoso que foi a ditadura.
+Periplo Libros Estoy totalmente de acuerdo, me encanta el ambiente de la música crea la poesía maravillosa. Lo siento mi español, utilizando el traductor de google.
Cajuína
Caetano Veloso
Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
"Tão pouco turva-se a lágrima nordestina... apenas a matéria vida era tão fina." Uma preciosidade!
Existirmos: a que será que se destina?
Se a música fosse somente essa frase, já seria uma obra de arte.
Fernando Ramirez exato!
Verdade Fernando
Acabo de pensar o mesmo!!!
caetano genial!
Sim!🎉🎉
Quanta sensibilidade tem o poeta: sintetizar um momento de tristeza em um obra prima que retrata aquele momento de dor e também de amor, de amizade , de conformação, um amigo confortando a dor outro.
Soy española pero me identificó con la música d Caetano...lo supremo no tiene lengua,se siente
Do mesmo jeito sou eu que amo alguns artistas espanhóis e latinos americanos
Poesia pura. Viva a língua portuguesa! Viva a genuína música brasileira!
Imagina a nossa sorte de falar a língua em que fizeram uma música destas. Viva a Língua Portuguesa!
Eu falo espanhol mais fiquei apaixonado pela
poesia de Caetano Veloso
@@jorgemansilla_ eu tb! sou argentina mas apaixonada roxa da lingua portuguesa e cultura brasileira!
Fantástico Aline! Nunca tinha pensado sobre isso. Realmente muita sorte a nossa.
essa música é uma homenagem a um amigo dele que se suicidou, Torquarto. na ocasião ele foi visitar o pai de seu amigo e se emocionou mais que o pai que o acalmou dando uma bebida chamada cajuina! deixou-o respirar na sala e após voltou com uma rosa pequenina e deu-lhe-a!
Percebe-se na entoação poética que se tratava de algo muito além de uma música, mas sim uma Ode ao amigo Torquato, com o veio filosófico de Caetano.
👏🏼👏🏼
poiseeeeeh m
Cajuína é simplesmente refrigerante de Caju. Doce e refrescante, igual a música
@@FlavioPhysics no Piauí não é refrigerante kkkkkkkk cajuína é uma bebida cristalizada de caju, mas não é gaseificada, outros estados do nordeste possuem refrigerante de caju
Caetano é uma sumidade da música brasileira e mundial. Ele não canta, mas sim encanta. Ao longo dos meus quase 60 aninhos ouço suas músicas e a cada dia fico mais surpreso com a riqueza musical e melódica das suas canções. Uma delícia tanto a Cajuína, bebida piauiense, quanto a música de Caetano.
A musica "Sozinho" de Penhinha mostra bem esse único do Caetano cantar, interpretar e recitar as letras das musicas. TIM MAIA cantou Sozinho, mas a versão do Caetano que ficou eternizada....
Caetano é de uma sensibilidade e doçura tão grande que até embeleza o que é triste!
Cette chanson est géniale! Ce chanteur est également très bon "Caetano Veloso".
Esse arranjo e a guitarra de Caetano fazem minha alma chorar 😍🇵🇹🇧🇷❤️
A minha alma também sentiu
Jaques Morelenbaum tb perfeito! Aliás, todos os Musicos em uma sinergia maravilhosa😌
Se a música já era linda, esse arranjo de Jaques Morelenbaum a levou para o patamar dos Anjos!
Arrepiante!!!
Essa é uma das mais belas composições de Caetano. Acredito que quando se sabe o acontecimento por trás da composição, o sentimento desencadeado pela canção toma outros rumos. Como é bom, também, saber que nosso Torquato ficou eternizado nessa linda canção e que a gostosa cajuína cristalina de Teresina conseguiu afagar o triste coração de Caetano naquele momento de dor.
De torquato Neto, um piauiense esquecido... qual seria o sentido de fazer uma música com cajuina, teresina.... e por aí vai... em minha infância li um diário de uma senhora que revelava muitas coisas... do brasil ao mar del prata.
As batidas do coração estão no arranjo dessa obra-prima: é a celebração da Vida e não da morte.
A grandeza da Vida não tolera a insignificância da morte.
Caetano é um orgasmo múltiplo sem volta. Dá pra voltar apenas a plenitude da Vida entre lágrimas que molham meu sorriso na alma.
Que linda música! Saludos de Argentina ❤️🇦🇷🇧🇷
Isso não é uma música, é uma obra prima! É uma pena ela ser tão curtinha... mas o que ela tem de curta tem de poética :)
***** É curta, como curta deve ser a dose da cajuína: concentrada, muito em pouco, cristalina, com o travor da morte na garganta, equilibrando a doçura da vida, efêmera e frágil.
+Abdalan da Gama tocou até na alma da senhorinha do sertão com sua palavras
Abdalan da Gama que comentário lindo!
Música também pode ser obra prima....rs
@@abdalan Que lindo
A música inspirou o título do livro " Viver a que se destina " dos professores e filosofos Leandro Karnal e Mario Sérgio Cortella !
Preciso ler esse livro, desse ser muito legal. Obrigada por compartilhar
essa frase é do Hamlet
O violoncelo sofre a música inteira; melodia linda! Viva a música brasileira!
Que linda homenagem desta preciosidade musical q é Caetano , não somente a Torquato Neto ,mas a todo povo de Teresina, cidade de um povo guerreiro, batalhador e acolhedor! A minha cidade!
😍❤❤❤❤❤
Caetano é luz, pessoas assim me fazem ter orgulho da minha terra e das minhas origens! Queria que todos os jovens assim como eu podesse ter a oportunidade de conhecer as músicas dele 🌵💚
Existirmos: a que será que se destina? É um dos meus maiores questionamentos atualmente.
Tô tentando entender qual a razão da minha existência e ao mesmo tempo curtindo o som do Caetano que só me faz pensar em amor, felicidade e em ser e fazer o bem! Muita paz ouvindo essa música linda ♡ alguém em 2018?
Estamos aqui em 2018 e com o mesmo questionamento!
Caetano, além de poeta é um filósofo nato e nos leva a repensar o fio condutor da nossa vida e existência, como escreveu acima Magali Kleber, muito feliz na sua colocação.
Setembro de 2021. E a vida segue sendo
Maio de 2023
2024 beirando 25... Rsrs Caetano é eterno.
O arranjo dessa versão é matador
Chorro quando ouço essa música. Lindas lembranças de minha Teresina...
Apenas a matéria vida era tão fina...a cajuina cristalina em terezina...Linda música
Eu amo o Caetano e as obras de arte que ele compõe e canta! Para mim quem não gosta de Caetano, Betânia, Gil, Belchior, Djavan, Gonzaguinha, Zé Ramalho, Alceu, Baleiro, Lenine( e outr@s desse patamar de sensibilidade) tem problemas seríssimos. Quando esses artistas cantam tocam quem escuta e aprecia de forma transcendente. É uma honra apreciá-los.
Concordo
Gracias Caetano por poner arte ante estas circunstancias del mundo y de la vida, nuestras vidas.
Saudades de Teresina. Me lembra do belo clube dos diários atrás do Teatro 4 de setembro. Lembranças a cidade verde
+autoneto realmente, a "capital menina" é muito elegante e faceira, abraços da cidade verde!
Tenho um livro de Torquato Neto.
Absurdamente linda a homengem de Caetano pra quem fez Soy loco por ti América!
Música primorosa!
Linda demais essa música.
Caetano é lindo, é pura poesia!
Belíssima homenagem do Caetano ao poeta piauiense! Viva Torquato Neto! Um brinde com a nossa cajuína cristalina Ipiranga do Piauí! 🥂
Esta música, me trás recordações GRANDONA, do show que o Caetano fez no Verdão. No verdão, só podia assisti show da arquibancada, enquanto acontecia na quadra o espectáculo e a plateia de longe assistia. quando eu e um grupo de teatro, que estava assistindo, resolvemos invadir e assistir na quadra e de perto. Foi uma coisa! Até hoje, quandooooooooo há show só assistimos de perto. foi uma revolução. Obgs, Caetano por nós oferecer essa Mudança! Beijos e muita Cajuina, Terra do Torquato Neto.
Nossa, nunca havia escutado essa versão, que maravilha
Existirmos: a que será que se destina?
Não canso de ouvir! Caetano é sublime ❤
boa pergunta! bjss
Essa música me coloca num estado de êxtase!
Vanessa Vieira genial né? hehe.
vida longa a este camararada...depois daqui vou pra Terra e
e dormir bacana kkkk
Ouvi 'Terra' milhões de vezes.
Paulo Ricardo tomara que ele e Maria Betânia viva mais de 100 anos igual a mãe deles
Que arranjo maravilhoso. Belíssimo!
não me canso de ver e ouvir...o bordão é algo que alucina,,,o proprio bordão da vida, um fio que nos conduz, sobre o qual inventamos nossa existência. A música me passa isso: uma obstinação e uma utopia...sempre me emociono com essa interpretação e arranjo!
Lindo pensamento...
Linda sua expressão do sentimento quanto a bela musica, concordo em número, gênero e pessoa!!!!!
Magali Kleber Kleber lindo mesmo, poesia pura
Existirmos :
A que será que se destina ?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo
E que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nós ilumina .
Tampouco turva-se a lágrima nordestina.
Apenas a matéria era tão fina.
E éramos olharmos-nos intacta retina
A Cajuínacristalina em Teresina.
Lá ,la , la ,la .
Expressão perfeita.
estoy impactada con esta melodia y con esta version.
Realmente nossa cajuína é cristalina e deliciosa, minha Teresina em uma bela canção, saudades!
Linda canção, nosso segundo hino Concorda
A interpretação de Renato russo dessa canção é fantástica também. Brilhantes artistas do meu Brasil!
Jaques Morelembaum detona no solo, ao Cello!!!!!!
Esse é músico!
+Tatiana Barros Ele contou um milhão de histórias nesse solo aí... tá doido...
Coisa linda!
Bela observação!
A Beleza é Eterna. Não tem tempo!
Emoção pura.
O interlúdio dessa música ficou um transe musical. Gosto muito da música, e nessa versão, no meio da música, um violoncelo sola em uma escala nova, e a base em uma só nota criaram uma experiência nova em mim. Parabéns a todos os artistas envolvidoa
Eita que essa música me da uma saudade de está lá no boca da noite em Teresina ao lado do teatro 4 de Setembro , Tomando aquela Cachaça Mangueira de Castelo do Piaui misturada com Cajuína que erá distribuída de Graça , Ai que Saudade Minha Linda Teresina.
esse arranjo é de outro mundo, magnífico, magnífico
i don't even speak the language but this is beautiful.. that's the beauty of music
A friend of his committed suicide during Dictatorship. He went to visit his fhater. Fhater gave in a rose a drink the northeastern region of Brazil. Their eyes watered and they fell
silent.
show de interpretação e harmonia musical.
Essa canção é tão bonita que até emociona a gente; lembra a Paraíba!
Terezina é capital do Piauí, amigo ...
Increible!
Hace poco tiempo que escucho a Caetano Veloso
Y no deja de maravillarme, tal como con ésta belleza...
Cajuina
Me arrepia a música inteira, mais ainda na parte do solo do Jacques Morelembaum
Além da bela homenagem ao poeta piauiense Torquato Neto, ainda lembra a gostosíssima cajuína. Uma bebida típica do Piaui e que eu tive a sorte de beber muitas vezes.
Dias de MPB Maravilha !!
Eu tbm
A cajuína é típica (nasceu) no Ceará.
@@leonelcavalcanti8855 sim mas a principal produção e consumo ainda pertence ao Piauí
A música foi feita pro pai dele ,DR.Heli.
É só observar a letra da música.
Obrigado por tudo, Caetano!!!! Essa música é linda demais!!!! Parabéns a esse gênio cujas músicas me acompanham desde a infância!!!!
Essa música fala do amigo de Caetano Veloso (Torquato neto) fundador do movimento tropicalismo. Infelizmente o mesmo se suicidou e Caetano anos depois veio a Teresina fazer um show e recebeu a visita do pai de Torquato que lhe deu cajuína e uma flor pequenina, Caetano caiu em lágrimas e transbordou todo as lágrimas represadas de anos. E transformou essa dor em inspiração pra fazer essa música em homenagem a Torquato. O verdadeiro artista transforma tudo em arte até mesmo a dor.
Caetano simplesmente caetano...
pois até eu com 14 anos já sou fã desde os 6
This song made by Caetano, in honor of his friend Torquato, immortalized his presence in this tumultuous world to this day. long live Caetano Veloso
Que arranjo maravilhooooooooso!!!!!!!!
Exatamente! Essa é a palavra: arranjo!
Linda canção que Caetano compôs quando veio visitar os pais de Torquato Neto e estes lhe ofereceram cajuína.
Minha amada Teresina!!!!
Amo esse Sol! Caetano Veloso! Desde 1968! Sim, eu tinha 8 aninhos! Viva Caetano Veloso! Viva a Bahia!!!❤️💥
Bela canção. Poética.
Aplausos sempre.
Brasil 2019...
❤Um motivo tão triste tornou se uma obra de arte, um bálsamo para nossa vida. Obrigada, Caetano , Torquato Neto deve está maravilhado em outra dimensão.
Verdade.
Linda homenagem do genial Caetano ao poeta e jornalista piauiense Torquato Neto, eterno questionador da Existência Humana...
Há alguns anos essa versão de Cajuína veio parar nos meus sugeridos do UA-cam e eu ouvi descompromissadamente, ao lado de uma pessoa que gostava muito.
Mal percebi quando o solo de violoncelo me arrastou para um estado emocional indescritível de plenitude onde eu não pensava e nem sentia nada além do prazer de estar ouvindo isso. Quando o solo parou, me senti acordando de um sonho.
As vezes volto aqui na esperança de sentir aquilo de novo, mas nunca acontece, e o tempo só desgasta tudo.
Teresina, tão quente quanto as pessoas! Lugar incrível. Cajuína gelada!
Grande artista Caetano, apesar de ser um artista consagrado não esquece sua raízes nordestinas, amo tenho orgulho ainda mais.., a cajuína é um refrigerante tipicamente nordestino entre outras coisas que ele cita na música como a rosa..., Adoro e também o que ele falou no programa de Serginho sobre que estar acontecendo no país , defendeu mesmo e falou a verdade..., Tenho orgulho dele lindo!!!!
Caetano, é um gênio; sem palavras
Não tem como não chorar ouvindo Cajuína e Caetano 😢
A poesia de Caetano arrebata a nossa alma com uma serenidade...
Chego a sentir o cheiro de meu irmão. Ele me deu todo este universo.😢
Obra prima linda de Caetano Veloso. Que orgulho da música brasileira 👏👏👏👏👏👏👏
Sou Manauara mas amo Teresina!!!!!
Obrigada por esse espetáculo de música! Fizeste-me chorar.
A percussão é show os demais instrumentos todos maravilhosos´caetano é história cada música,magnífica.parabéns por postar,Cultura,Música brasileira..
The best!!
Estou encantado e ao mesmo tempo apaixonado 😊
Casa vez q se revela um pouco mais do Caetano, vemos quão bela é sua alma.
Isso é uma obra de arte que nunca terá preço!
Cajuina já é linda, com esse arranjo de cordas ficou sensacional!
A cajuína cristalina em Teresina!!!!!!
Linda Canção!!!!!!
Ahhh e a bebida "cajuína" também é coisa de Deuses, quem nunca tomou vale a pena experimentar!!!
Parabéns para Caetano e ao eterno Torquato Neto à quem essa linda canção foi feita!!!
Que emoção meu Deus. Fui criada ouvindo essa música desde criança. Saudades de Pernambuco. Nordeste ... Caetano Veloso e Sensacional. A música é Maravilhosa 👏👏👏🌵🌴♥️🤝🎼🌞🙏🤝🕊
Tiene algo hipnotico este tema, que artista Caetano Veloso
Caetano, meu mininu!!!!! Te amo pra sempre. Feliz aquela que teve a graça de viver a teu lado.
Existimos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina...
QUE PUREZA , QUE BELEZA , A QUE SERÁ QUE VIEMOS ... REFLEXÃO PROFUNDA !!!!!!
Passei pelo período militar, da juventude (qdo curtia caetano, Chico e Vinícius, entre outros) Cabelos compridos, gritava: Viva Tchê! E fui sarando aos poucos militando no MDB. Vi as diretas e a anistia. Aí vi os ladrões enganadores e me desiludi. Aos 40 renasci e fui atrás de FHC e Covas, mais ladrões enganadores. Sarei. Enfim... E aqui estou lutando por meus filhos e netos, pela liberdade, por um Brasil melhor. Graças a Deus.
Vim relembrar dessa obra após Ju cantar c caetano🌵💓
A letra em si é obra prima. Paira entre os grandes poemas escritos na nossa belíssima língua. A música é o coroamento deste texto supremo. Não canso de ouvir, pensar e meditar acerca do mistério contido nestas palavras do mestre Caetano.
Torquato Neto, Nosferato tupiniquim, inspiração deste clássico. As estrelas cruzaram os céus em meio ao carinho das canções e do amor poético que habitou o silêncio de Vinicius de Moraes.
Excelente! Que saudades das músicas bem elaboradas. Isso sim faz bem a alma.
amo este tema...........me apasiona esa guitarra que él toca.
un GRANDE!!!
Sua melhor letra !!!
Coisa mais linda! Momento lindo no Universo.
Esse poema é muito a cara de Teresina. Hoje em seu aniversário muita representa ...
Existirmos: a que será que se destina? Apenas ver as injustiças desse mundo e nos calarmos? Ter uma vida fútil na procura de bens e fama e egoísmo? Ver as atrocidades e mentiras acontecerem debaixo de nosso nariz e não fazermos nada?
Alguém pode ouvir Caetano e dizer que ele não é o melhor intérprete da música brasileira. VIVA CAETANO!!!
Letra: Cajuína
Existirmos: A que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos, intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
Existirmos: A que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos, intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
Existirmos: A que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina
Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos, intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina
Composição: Caetano Veloso
Amo Caetano...
Uma obra prima ! Existirmos: a que será que se destina ?
Multiplica Caetano! Essa música é de uma delicadeza, sensibilidade tão incrível, esse homem nunca errou na vida.
Linda. Cajuína cristalina na minha TERESINA. Parabéns TERESINA. 168 anos 👏👏👏👏👏
❤❤❤ele podia ter feito só essa canção e já teria mostrado sua genialidade e mais Sensibilidade.
Eu sou dessa época. E quando ouvi a notícia sofri como quem chora pela asa de um anjo partida!