Se o cara que acompanha esse canal não reflete melhor sobre sua própria existência, pode desistir. O Ricardo consegue fazer vc ir no seu eu mais profundo e descobrir o que tem por lá.
Que vídeo foda! Tenho 37 anos, casado e 2 filhos. Conheci a redpill quando ainda era chamada de Real nos Fóruns, orkut... há mais de 15 anos, eu quase deixei de ter meus filhos por conta de todo conhecimento que adquiri... não me arrependo nem um pouco de minha família e meus filhos, mas o principal é: depois de muita reflexão, fiz o que eu achei que deveria ser feito. Meu conselho é: Absorvam todo o conhecimento da Red, mas faça o que você quer fazer, tome suas próprias decisões sem ser pelo desfecho da vida alheia ou para se incluir na vontade de terceiros.
Também tenho um filho e uma ótima esposa. Não se sabe se o casamentos será para sempre como planejamos, mas ser pai foi a melhor experiência da minha vida. Temos que usar a Red de forma inteligente, infelizmente muita gente se perde na visão fatalista das coisas.
@@marcosc.6723 Fatalismo não ,as vezes é melhor não entrar no jogo ,pois vc é o único fraco e desprovido de proteção é vc. Alguns avaliam e metem a cara outros já perderam tanto por aí que não querem mais. E todos devem respeitar o espaço do outro.
Justamente, é muito fácil romantizar o que não foi vivido porque dentro da imaginação cabem as fantasias mais lindas e, de fato, temos infinitas possibilidades de dar certo ou errado em qualquer escolha. O lance é assumir e seguir em frente, não se culpar pela falta de informação de 15 anos atrás.
Tenho 40 anos e hoje casado faz 15 anos, 3 filhos, pagando casa e carro tenho muito mais respeito e admiração pelo meu pai. Infelizmente a gente não é capaz de ver o todo mais novos, temos uma visão parcialmente embaçada pela juventude. Meu pai faleceu faz 7 anos e o admiro mais a cada ano que passa, embora eu também aprenda com seus erros.
Cara, exatamente. Perdi meu pai a quase 2 anos. Tenho 27 agora. Mas naquela momento, não tinha a visão do todo. Hoje só consigo admirar ele mais e mais, só que infelizmente, não está mais aqui para eu poder falar pra ele. Gostaria de dar a bença pra ele e respeitar mais, mostrar admiração. Mas são coisas da vida.
@@akhenaton6396 Aprendi com tudo isso não chamar crianças e adolescentes de burros quanto mais estão formando a personalidade. Diferentes das mulheres de hoje minha mãe morreu trabalhando foi o aposto deste homem que deveria dá exemplo , não devo julgar mais é a geração dele é Baby Boomers geração pôs segunda guerra mimado e medroso hoje a coisa piorou pois hoje são filhos e netos desta geração.
@@emersonsantos6232meu pai me chamava de teimoso e reclamava que eu não o escutava, mas morreu justamente de um machucado que ele se recusou a tratar da forma convencional e foi tratar da forma dele na arrogância de achar que sabia de tudo. No leito de morte reconheceu o erro.
Eu acredito que viver é você praticar seu proposito nesse mundo,eu tenho o meu então eu acredito que eu vivo de verdade ao contrario da maioria que vive sem proposito nenhum e só a procura de prazer momentâneo.
Estou com 31 e desde os 23 anos não esquento com a opinião dos outros. Nem da minha família eu ligo mais. Pessoal gosta de ficar dando pitaco na vida dos outros e deixam a deles na mão do sistema.
Tenho 42 anos, fiz minha parte no "protocolo da vida", nasci em família pobre financeiramente, mas rica em valores, criado apenas pela minha mãe e irmãos... cresci, trabalhei/trabalho, comprei minha casa, carro moto, tenho grana, fiz tudo para um dia poder ter minha família, uma esposa honrada, criar/educar meus filhos e depois morrer paz, mas não aconteceu a parte de encontar a esposa e filhos...sigo minha vida em paz, com a sensação de dever da minha parte cumprida.
Certa vez, li algo a respeito, que dizia: Na hora da sua morte, antes de ir para o paraíso, o ser humano terá um encontro com a sua melhor versão possível, caso tivesse feito boas escolhas ao longo da vida... A pergunta é: sentirá orgulho da sua versão em comparação com a melhor versão que poderia ter sido? No meu caso, ainda estou correndo atrás do que almejo como meta / futuro de vida! Ou seja, HOJE, eu não sentiria orgulho... Porém, tenho tempo para ir atrás! O futuro já está acontecendo no hoje.
Rapaz parece que todo mundo que morre vai pro paraíso... Já perceberam que qualquer pessoa que morre as pessoas falam.... "Ele está com Deus agora". Reflitam.
"Na hora da sua morte, antes de ir para o paraíso, o ser humano terá um encontro com sua melhor versão possível caso tivesse feito boas escolhas ao longo da vida..." Isso é algo bem cruel, é como se alguém apontasse na sua cara que é toda merda que passou fosse tudo culpa própria. Geralmente quem se dá bem nessa vida são os espertos que não possuem escrúpulos. Próprio Jesus disse que quem seguisse seus ensinos teria uma vida difícil e que seria odiado nesse mundo.
O arrependimento de algo por não ter tentado, é imensamente maior de tentar e fracassar. Se eu morrer hoje, morro de consciência tranquila, isso não tem preço.
Um lobo solitário não espera o leito de morte pra aprender essa lição. Na verdade, ele sempre teve essa questão interna, mesmo que sem compreender. Certa solidão na infância, mas com a inocência de se permitir embaraçar-se com parte da falsidade do mundo. A rebeldia da juventude é a sua melhor escola. Pois ela começa a revelar as máscaras de cada sujeito. E a maturidade, por volta dos 30 anos, dá a ele todo o entendimento suficiente que será contemplado em uma autoconsciência por volta dos 40. Desenvolvi a sabedoria muito cedo, porque nunca me esqueci do meu pai dizendo da importância de respeitar e ouvir os mais velhos. Apesar de não levar muito a sério a imensa maioria dos brasileiros de qualquer idade, por sermos uma sociedade doente, caótica, fútil, idólatra, violenta, ignorante e imatura, ainda assim procurei extrair algo da experiência. Nem que fosse para observar o que não ser e/ou fazer. Um lobo solitário morre em paz, sem a aprovação do mundo, sem a compreensão do mundo, mas com a conduta que o mundo só irá reconhecer no leito de morte.
Quanto mais vivermos a nossa vida no privado menos teremos que nos preocuparmos com as pressões sociais, que nem sempre é só uma questão de "a vida é minha e faço o que quiser", mas que de fato pode nos prejudicar por conta de pessoas invejosas, mal intencionadas e que sentem prazer em sabotar os outros.
Homem solteiro pode tentar tudo que quiser, homem em relacionamento só pode tentar se for gerar algo em prol do relacionamento. Tem dois tipos de arrependimento: oq vc tentou e deu ruim e oq vc não tentou. A questão é só não envolver outras pessoas, pq além de te impedir de fazer oq quiser, se der merda vai ter culpa em dobro, a sua pessoal e a da pessoa, que se traduz a própria "companheira" te chamando de fracassado 😂
38 anos de idade , dois filhos praticamente criados do primeiro casório , segundo casamento deu errado e hj tenho um legado e pra quem o deixar , moro sozinho e o que venho aprendendo é que não precisamos de ninguém pra sermos felizes , não me arrependo de nada e colhi exatamente o que plantei e muitas vezes não entendia o motivo das minhas dores e hj sei que são pro meu ensinamento , senhores essa vida nos serve pra evolução pra uma próxima , ser melhor a cada dia e procurar fazer o bem é o melhor a se fazer e se nesse processo aparecer alguém virtuoso no caminho bem e se não siga da mesma forma , sempre caminhando pelo certo !
A verdade é que estou chegando nos meus 30 anos mas com a sensação que já estou no fim da vida. Nada mais me satisfaz, estou no automático e esperando a validade vencer. Mas uma coisa eu sempre falo pra mim mesmo e pra quem me conhece, eu fiz e faço minhas escolhas.. Mas irei arcar com as consequências sem culpar ninguém depois, e pra ser sincero eu posso me arrepender muito no futuro, mas foi um futuro em que eu escolhi.
Você está na flor da juventude,se cuidar da saúde viverá muito e bem.Sê forte e corajoso,tenha bom ânimo,essas foram as palavras que Deus deu a Josué.Assista os vídeos da Dr Katia Haranaka
Caramba, mano, sinto o mesmo que você, exatamente o mesmo, e compartilho que tudo é por conta de minhas próprias escolhas. E a única coisa que me resta é cuidar de mim até que a validade vença.
Cara, tenho 30 anos e 2 filhos pequenos. A pouco tempo, descobri que tenho TDAH e meus filhos são autistas. Apenas um conselho de quem nunca teve controle se suas vontades: Aproveite seu agora, esse é seu tempo! Faça o que sempre sonhou fazer, e os outros que se fodam. Se ainda não és pai, não tenha pressa. Deixa pra fazer isso depois dos 40. Sou grato por hoje ter um lar sobre minha cabeça, ainda que de aluguel. No meu caso, o TDAH fudeu com os melhores anos da minha vida e, quando me dei conta do tanto que essa merda me tirou, fico triste. Então, amigo, VIVA ENQUANTO PODE POR QUE VOCÊ NÃO VIVE PRA SEMPRE!
Também tenho a mesma sensação...mas, existe um motivo para isso. Meu pai faleceu em 2019 e minha mãe em 2020. Desde de 2019, parei de fazer uma das coisas que eu mais gostava... que é compor as minhas letras e arranjos. E aos poucos, estou tentando fazer a roda girar novamente. Não sei se ajuda... mas, olhe para o espelho e pergunte para si. O que quero para a minha vida? Por um tempo, acreditei que a razão da minha felicidade seria dinheiro e prosperidade. Hoje, vejo que a razão da minha felicidade... é continuar lutando pelos meus sonhos. Tem nada haver com dinheiro.
Perdi meu coroa cedo e com ele minha mais alta referência. Veião era bruto, estilo antigo, da roça. Minha criação foi na base do t4p4 na orelha. Mas os valores que ele ensinou, não tem como apagar da mente. Se tiver metade do sucesso dele antes de empacotar ficarei feliz. Já fiz muita coisa q ele não teve oportunidade, sou muito grato.
Frases que ouvi de deusas reclamando da vida de casada: "Quando eu era solteira meu pai me dava de tudo, fique pobre depois que casei com você". "Eu vivia lá na casa de meu pai numa boa, você foi me tirou de casa pra me dar esta vida".
Me convidaram para fazer um doutorado fora depois de terminado meu mestrado, tinha filho pequeno, preferi ficar com ele, ele cresceu, tentei contato com o mesmo pessoal e o bonde passou. Não me arrependo, pelo contrário, fiz a escolha certa, não sou doutor mas tenho um filho que se tornou um cara muito massa, está se tornando um homem muito melhor do que eu e curte dividir a vida comigo, me dá satisfação sem eu pedir, conversamos e sinto a amor dele por mim.
Com os meus 11 anos de idade , eu comecei a viver pelas minhas escolhas e hoje não me arrependo. Nasci no meio do islamismo, aos 11 anos tive meu primeiro contato com o cristianismo, as 17 eu tive de confessar a minha fé ao meu pai ( que era um problema) no início fui rejeitada mas a cada dia , fui ganhando respeito dos meus pais em relação a minha crença. Quando fiz a minha faculdade, todos queriam que eu fizesse medicina , mas eu nasci para ser designer e escritora , no início eu estava com medo mas eu fui com meu medo e hoje eu me sinto realizada a fazer o que gosto. Quando comecei a namorar , meu pai não era a favor por causa da faculdade, mas eu insisti até escrevi uma carta já que não tinha coragem , esse ano vou me casar , encontrei alguém parecido comigo ( mesmo valores , sonhos e compromissos) , está talvez seja a melhor escolha que eu fiz na minha vida. Eu não sei o que o futuro me espera , mas estou certa de que farei escolhas que eu decidi viver para minha vida até os últimos dias da minha vida. Eu não precisei aprender de forma amarga sobre a vida , mas eu aprendi observando os fracassos dos outros.
Eclesiastes 12:1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; 13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. 14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.
Eu tenho 30 anos e ano passado decidi morrar sozinho. Todo o aprendizado é pouco perto que o meu eu do futuro poderá me agradecer. Podia ter ido antes mas cada um tem sua trajetória. O arrependimento de não fazer o que queria é maior do que fazer sem pensar. Embira os dois machucam. O processo de desenvolvimento pessoal é chave para tomar as suas proprias decisões, assumindo a responsabilidade por elas. Cada um deve escolhas as sua proprias batalhas.
Vivemos em uma sociedade que tenta o tempo todo impor como devemos nos comportar e agir, viver conforme as próprias convicções e os próprios valores são para poucos, tem que ter muita resiliência para remar contra a maré. O jogo é bruto.
Culpa. Esse vídeo me fez pensar bastante, estou com 45 e a metade da minha vida foi ao lado duas mulheres que não deu certo. Já coloquei muito a culpa nelas . Hoje eu penso que ainda tenho metade de uma vida pra fazer oque quero.
46 anos eu e minha esposa, não tivemos filhos quando podíamos ter, sempre adiando, quando resolvemos adotar, eu sofri um acidente e fiquei paraplégico, dai gastamos o que tínhamos e não tínhamos na minha saúde, minha esposa sempre me cuidando e acabamos não adotando, porque eu não ia conseguir ser um pai ativo e presente e minha esposa ia ter ainda mais trabalho. Enfim estamos cada dia mais sozinhos, ficando mais velhos e doentes, mas o que incomoda, é que a vida ficou sem objetivo, porque lutar, ganhar dinheiro, não temos com deixar nosso "legado".
Tenho a sua idade hoje meu sobrinho eu cuido , mas sempre foi natural termos nossa própria prole. Mesmo ele tendo o mesmo sangue não a mesma programação vinda do genes, mais oque importa é a criação mais tio não é pai.
Eduardo, fui muito impactado pelo seu comentário. Apesar de não saber sua realidade, acredito que um filho seria um a+ na sua história e no seu legado. Acredito que ser um pai ativo, vai muito mais além de pode ser "ativo" como comentou. É passar sua visão de mundo, é instruir e aprender ( pois eles nos ensinam muito). Te desejo forças e que Deus possa te dar o conforto e iluminar seus pensamentos. Abraço
Ricardo, eu já conhecia essa pesquisa mas o olhar que você trouxe sobre ela foi até poético. Muito profundo e necessário esse vídeo. Tendemos à arrogância na juventude, e achamos que vamos fazer escolhas melhores do que nossos ancestrais... Como isso é real! Nada como o tempo para nos mostrar que cada um faz o que é possível com as ferramentas que tem.
Um ser humano talentoso demais esse ricardo. Um video desses salva uma alma perdida que saiba calar a boca e escutar. Sobrenatural o video ricardo parabéns.
Cara eu não perco um vídeo deste canal, e inclusive vou virar membro com ctz, mas se eu fosse mulher assistiria da mesma forma, acho que valorizaria ainda mais, pq entender a forma como a cabeça do homem funciona traria muito mais coerência nas escolhas de ambos, menos arrependimentos ou desilusões.
Não perco um vídeo...não só pra entender a cabeça do homem, mas as reflexões e os pontos de vista trazidos pelo Ricardo não se encontra em nenhum outro canal, muito menos em canais voltados para o público feminino (infelizmente)...
Este livro ANTES DE PARTIR eu tenho ele , um livro muito Verdadeiro e verídico em verdades vividas por pessoas arrependidas de não ter feito o que era pra ser feito .....
Ricardo ontem mesmo recebi em meu número uma ameaça de morte onde tinham meus endereço e meus dados acabei entrando em Pânico por parecer que ia por em risco minha família
Quero fazer algo que mude um bairro, cidade pais, mundo! Seja plantando árvores, criando empresas de sucesso, igrejas, escolas nível mundial, e etc que durem centenas de anos! Algo que melhore a vida das pessoas,
Cara, excelente e necessária reflexão. Vejo que estou muito bem. Quis muito casar e formar família e foi duro admitir que esse não seria o meu destino, mas me fez um bem danado concluir e assumir a minha vida como ela é. Cuido da minha mãe, tenho privacidade e vivo como quero, mas sem jamais desprezar as questões e os debates essenciais, que devem ser feitos. Saber o que é a Esquerda e estar fora dela é um passo indispensável para estar no caminho certo e consciente da sua responsabilidade moral com Deus e consigo mesmo.
Esse é um dos temas que é forte pra mim. Em uma parte da minha vida, não tão distante, pensei ser uma pessoa feita só de arrependimentos. Sempre fui uma pessoa, fácil de se desmotivar, eu queria fazer faculdade de música, mas me disseram que eu não iria ganhar dinheiro com isso e não fiz a faculdade. Hoje não tenho tantas oportunidades como antes e não ganho muito dinheiro, nem com música, e nem com outras coisas. Hoje o pensamento é que eu quero chegar no fim da minha vida e poder dizer que ainda consegui viver e que superei meus arrependimentos e que não vou levá-los comigo, seja pra onde for. Boa noite camaradas.
Sensacional o vídeo! Meu pai era acoólatra jogou oportunidades boas no lixo e morreu cedo. Desde criança procurei a sabedoria dos mais velhos para suprir a falta dessa referência paterna. Uma das lições mais importantes que aprendi foi ser fiel a mim mesmo. Se coloquem em primeiro lugar o tempo todo e não desviem seu caminho pela causa de outras pessoas nunca. Se alguém quiser caminhar junto com você ok mas se a pessoa se cansar ou quiser te moldar simplesmente continue na sua jornada ainda que sozinho!
Eu decidi não terminar minha faculdade, todos me cobram, e se eu termina-la, estarei fazendo para agradar aos outros. As pessoas não entendem isso, parece que todos querem que você viva do jeito delas!
Com 45 anos, graças a Deus tenho plena consciência de que sou responsável por minhas escolhas, e não preciso ir contra mim mesmo para ir de encontro a alguém.
Agradeço todos os dias a minha mãe por nunca ter colocado nenhum tipo de pressão em cima de mim sobre qual caminho seguir na vida, ela sempre esteve la pra me apoiar e dizer " seja lá oq vc quiser fazer, eu vou te ajudar no que puder".
Cara faça oq vc quiser fazer, não fica correndo atrás de coisas que vc não gosta só para ter reconhecimento e prestígio social. Viva a vida do seu modo e sempre com Deus presente nela se vc crer.
Na adolescência eu mentia e fazia coisas para agradar os outros, agora a poucos anos eu já vivo sendo sincero até chegar o limite da grosseria mas fico com leveza e assumo os meus rumos, não culpo os outros por besteiras.
Acho que nosso maior medo não é da morte em sí.......isso....os mais espiritualizados...mas sim o sofrimento que pod envolver a pessoa e aos que estão a sua volta...aos que lhe amam.
Justamente HOJE estava conversando profundamente com meu irmão mais velho....q fiz muitas escolhas erradas e magoei que NÃO MERECIA....Q hoje estou sozinho por "MERECIMENTO".....e etc e etc..... assumindo minhas broncas e elogiando e feliz pelas boas escolhas e conquistas dele... ....e me vêm ESTE VIDEO.
Rapaz... Reflexão perfeita! Guardei na minha mente a seguinte equação: Viver da forma que julgo ser a melhor + senso de auto responsabilidade = VIVER (que é diferente de simplesmente EXISTIR)
Valeu pela mensagem Ricardo, realmente devemos ter ciência do que queremos pra nossa vida. Quando mais jovem eu tinha certeza de que queria encher meu corpo de tatuagens, meu pai sempre me alertava pra possobilidade de arrependimento, comecei a tatuar o braço esquerdo, e 5 meses depois meu pai morreu, depois da morte dele e de ter mais contato com espiritualidade vejo que foi um grande erro de minha parte e aquilo que era pra ser uma realização virou um castigo. Toda vez que olho pro meu braço esquerdo lembro de tudo que passei, porém não culpo ninguém por isso, sou homem e assumo meu erro e aceito as consequências de meus atos.
Vc provavelmente está projetando os arrependimentos que teve em relação a não ter escutado seu pai em outros aspectos nessa tatuagem. É só um desenho, provavelmente bonito , e que hoje todo mundo tem. Parece ter aí outros conflitos e a tatuagem tá sendo um simbolo disso.
@@stefanisilva2493 sim, eu me arrependo de não escutar meu pai, lembro de uma vez que estavamos andando de carro eu e ele, e eu já tinha feito a primeira tatuagem, porém ia fechar o braço. Ele disse, filho nossa cabeça muda, o que agente quer hoje muda com o tempo, eu simplesmente ignorei o que ele disse e falei que já estava decidido. Mas como eu falei, não é só isso, aconteceu muita coisa e também tem motivos espirituais. Eu não sofro, já aprendi a conviver, já faz dois anos que meu pai morreu e tenho que lhe dar com isso. Eu só vejo o quanto ele tinha razão, minha cabeça mudou. Se um dia eu for pai, jamais iria querer isso pro meu filho, o erro do meu pai foi não saber dizer os motivos de não se ter tatuagem, ele apenas tinha um duro preconceito por não gostar (ele era de uma geração antiga, anos 50.) Mas eu sei muito bem o por quê que não se deve fazer.
Sempre me lembro de uma frase que faz todo o sentido pra mim: one day or day one? A gente sempre reclama de fatores externos,as quem leva as consequências da nossa vida somos nós mesmos.
Parabéns meu amigo você disse tudo hoje eu tenho 42 anos de idade e comecei a ler a bíblia e ela abriu a minha mentalidade, antes eu vivia sobre influência de mulheres a ponto de deixar a minha família de lado por causa delas, mas Graças a Deus Ele Deus mim deu a maturidade de encontrar o meu caminho desde já. 🙏🏽🙌🏽🧎🏽 que Deus abençoe a todos vocês aí e que através dele Jesus Cristo vocês possam refazer as suas vidas.
" humildade é uma das maiores virtudes de um homem" Tem um momente de gente aqui que vai ouvir essas palavras e concordar, dando a entender que são humildes, mas muitos não são, apenas vão deixar que essas palavras entrarem por um ouvido e sair pelo outro, e vão sair por aí confindindo auto-valor e confiança com arrogância.
Esse último ano foi sobre isso pra mim, cortei muitas pessoas da minha vida. Eu vi que eu estava destruindo tudo de bom na minha vida, por causa de opiniões de pessoas que nunca me acrescentaram nada. É um caminho sem volta, eu comecei a agir conforme o que eu queria, a paz que isso trouxe é única e as realizações também.
Quando somos jovens no mundo pós moderno,o mundo nos ensina que; 1: voce só precisa do estado para cuidar de voce e das suas necessidades 2: voce nao precisará da sua familia quando for a hora de descarta los 3: deus nao existe! Entao tudo é permitido. pois nao ha mais ninguem acima de nós,Estamos no topo da evoluçao 4: na sociedade ateia e moderna tudo é permitido, "MAS NADA É PERDOADO" 5: incentiva os jovens que eles podem ser oque quiserem. Oque nao é verdade! Apenas alguns poucos que se esforçaram e tem talento serao bem sucedidos. O resto trabalhará como atendente de balcao,repositor de prateleiras ou na cozinhas de restaurantes e fritando burguers. Outros venderam o seu corpo,a sua alma e a sua liberdade pessoal para se aliar ao sistema 6: um jovem passará o resto da vida vivendo apenas para os seus prazeres carnais e sexuais e negando a deus. No leito de morte perceberá que esta sozinho e que sua vida foi vazia em todos os sentidos. Nem sequer ajudou uma alma! Nenhuma bondade na sua vida
Meu plano sempre foi muito claro, primeiro: adquirir cultura, conhecimento e sabedoria (ler, assistir filmes, assistir séries, entender as obras de arte, ouvir músicas). Segundo: desenvolver habilidades (cantar, dançar, tocar instrumento, compor, desenhar, pintar). Terceiro: conhecer o mundo (começando pela cidade que eu nasci, Rio de Janeiro, depois o Brasil todo, depois América do Sul toda e depois o mundo todo). Para realizar esse ideal, eu trabalho em coisas que não gosto muito e junto dinheiro; Não vivo com o plano de aposentadoria, conheço idosos que trabalham e eles me parecem mais saudáveis.
Eclesiastes 12:1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; 13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. 14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.
Eu já me arrependo desde hoje. Tenho 31 anos e estou deixando de viver a vida que eu gostaria, para não abandonar minha mãe, que infelizmente, se tornou um abstáculo para meus objetivos. Estou vivendo minha vida em função dela e estou deixando de buscar a felicidade, para viver uma vida depressiva e agonizante com uma pessoa doente. Tenho medo de deixar o tempo passar, perder minha vida toda, e quando meu fardo finalmente aliviar, talvez eu não tenha mais saúde e capacidade fisica para viver a vida que eu desejo. Os laços emocionais e o apego aos outros, são quase sempre, os maiores obstáculos para se alcançar a felicidade. Siddhartha Gautama já dizia que aqueles que buscam a felicidade deveriam viver sozinhos, e deveriam aprender a apreciar isso.
Se for pra eu ter um único e maior arrependimento no leito de morte, creio que será não ter feito meu melhor enquanto poderia, na condição que estou até então, enquanto eu não tive condições melhores pra poder fazer melhor ainda. Ensinamento que acredito ser o mais relevante do Cortella. E enquanto estou repetindo isso aqui, minha vida está passando toda pela minha cabeça. Tudo que eu poderia ter feito e não fiz por pura preguiça, medo e comodismo. Mas até meu leito de morte, eu ainda tenho o AGORA pra fazer meu melhor e, assim, melhorar minha condição para, então, fazer melhor ainda. Sigamos. MEMENTO MORI.
Esse vídeo encaixa bem com o vídeo recente do Pinho, onde ele fala "e agora que me separei, posso finalmente ter o apartamento minimalista QUE SEMPRE QUIS". Por ter esposa e filha, não era possível
Eu morrerei sabendo que nunca traí a mim mesmo, aos meus sentimentos e as pessoas que eu amo. É isso. Posso ter uma vida desgraçada, mas não deixarei de sentir o que eu quero sentir. Mesmo que isto seja negativo...
Bem interessante! Infelizmente as pessoas vivem muito mais pelos outros do que si mesmos, e não sabem que temos uma alma para alimentar diariamente. Ótimo vídeo!
Assim com Direitos devem andar junto de Deveres, Liberdade deve andar junto da Autoresponsabilidade. Somos livres para fazer e tomar as decisôes que quisermos. Mas seja altamente responsável para arcar com suas consequências.
O lado bom da maturidade é a independência da opinião alheia, principalmente das mulheres, sobre você. Você aprende a ser mais responsável pela sua vida e sabe que se você não fizer nada por você ninguém o fará. Ao mesmo tempo que é um fardo existencial isso é também uma libertação. Pois que agora você pode escolher o seu caminho mais livremente. Quando mais jovem você acaba cedendo a pressões de amigos, das mulheres e da sociedade para ser alguém que aprazível para eles. Mas quando você amadurece você busca fazer coisas mais aprazíveis para você mesmo como projetos de vida salutares, e isso dá mais sentido à sua vida. Maturidade vem com experiência de vida e hoje em dia não precisa muito cometer erros tolos para se tornar experiente e sábio, basta olhar em volta e ver a vida vazia e tola que as pessoas levam.
Caramba eu com 27 anos, esse vídeo me fez parar para refletir, foi doloroso ouvir que tudo que tô fazendo tá errado.. Mas essa mesma dor pode ser a virada que eu precisava para melhorar ...
resumindo , seja sucesso ...ego.....vaidade.... nada valem ao final da vida , ter a honestidade em admitir seus erros e se alegrar com os acertos . e NÃO DAR A MÍNIMA para opiniões alheias ! e ser feliz cada um em sua realidade .
Ótimo canal, ele falou exatamente oque acontece com a sociedade, faz uma escolha errada na vida e sofre as consequências, e depois de velho quer culpar os outros
Sem sombras de dúvidas, acredito que o nosso maior erro enquanto jovens é achar que sabemos de tudo e que conhecemos o mundo melhor do que aqueles que nos puseram nesse mundo. Todos os dias, eu busco aprender algo novo com a minha mãe, lhe peço um conselho para que eu possa enxergar a realidade e viver de maneira mais responsável. Eu tenho muito medo de um dia possivelmente me entregar ao hedonismo e à irresponsabilidade que são fatores por vezes estimulados com a premissa de que "A vida é só uma e você tem que curtir...". Infelizmente, meu pai faleceu há quase oito anos mas ainda sim, absorvo cada lição que ele me ensinou e, não como uma forma de viver a vida dele mas, como uma maneira de viver de acordo com o que acredito. Enfim, obrigado pelo vídeo cara, de verdade.
Concordo que os jovens erram por achar que sabem tudo. Mas isso de "os mais velhos sabem mais" tem um limite. Como disse Renato Russo, "são crianças como você". Tem gente por aí cujos pais fazem m3rda pra car4lho.
@@franksinatra6271 sim mano, sem sombra de dúvidas. Nem sempre a sabedoria é proporcional ao tempo de vida de alguém. Porém, com aqueles em que se nota essa sincronia entre tempo de vida e experiência, sem sombras de dúvidas, vale muito apenas valorizar o que esses têm a ensinar.
É o Memento Mori batendo toda vez. Você sabendo que um dia irá morrer, a qualquer momento já é um chamado altamente ativo para que você preste atenção na forma como está conduzindo a sua vida. Para onde o leme está apontando.
Prezado Ricardo, este vídeo foi espetacular!!!!!! Não sei se é coincidência, mas neste instante, eu (46 anos) e a minha esposa(47 anos) estamos fazendo uma incrível viagem de carro pelos interiores do Nordeste. Desde o litoral de PE até a Chapada da Mesa /MA. Estou tendo o prazer de conhecer vários personagens e ambientes, cultura local, Cachoeiras, contato com animais...etc. Durante a nossa descida do MA em direção a PE, seguimos para São Raimundo Nonato/PI onde estamos tendo o privilégio de conhecer as descobertas arqueológicas da presença do homem Americano ( Serra da Capivara), com dataçōes históricas de mais de 50.000 anos AC... Enfim, o que era uma viajem planejada para 4 dias fora de casa, tornou-se 10 dias ( até agora)!!! Todo o conhecimento que estamos absorvendo, novas amizades com culturas diversas apresentam um valor incalculável!!! Coisas simples como, chegar em uma padaria de um povoado para comer um misto quente, tirar uma foto de uma Aranha Caranguejeira atravessando uma rodovia deserta ( no platô d Serra da Capivara), desatolar um carro( o nosso) em uma estrada de areia, tomar um banho de chuva em mata fechada,,, não tem preço!!!!! E sou grato a Deus por isso!!! Depois de uma série de experiências que eu atravessei com a minha família, eu decidi tomar as minhas decisões de forma CLARA E OBJETIVA!!! Passei a seguir melhor os conselhos de minha avó: OUÇA MAIS E CUIDADO COM A LÍNGUA!!!Deparei com muitas pessoas negativas onde acabei tomando erros de decisão por essa influências, mas isso mudou. Sou grato a Deus por tudo!!!
Vídeo espetacular, faz a gente pensar na vida,ter vontade de evoluir e crescer, dá mesma forma que faz aceitar melhor algumas derrotas,faz parte da vida .
Um livro sobre o assunto pra quem interesse em refletir mais a fundo de modo a se sentir essa pessoa que está no leito de morte é ler o livro ou escutar aqui mesmo no UA-cam, o livro A morte de ivan ilitch - de Tolstoi. É um livro curto abordando essa temática, vale muito a pena ler/escutar.
Isso é algo que aprendi acho que principalmente com os erros dos meus pais, principalmente minha mãe vive amargurada com o passado comentando de coisas que deixou de viver por influência do meu pai na vida dela... E esse objetivo de tentar ser o mais sincero comigo mesmo e buscar a vida que eu de fato quero viver é algo que carrego no coração. Claro que ainda estou em processo de auto descobrimento e a vida que tenho como ideal agora ainda não está completamente formada e pode ainda mudar muitas peças... Mas no futuro mesmo que eu erre jamais colocarei a culpa dessas decisões em qualquer outro além de mim mesmo, pois de fato, carregamos o peso das nossas decisões na vida a todo momento.
Papo reto Ricardo. Precisamos "Assinar a carta" das nossa vida no fim dela, mas pra isso, nós temos que garantir que nossas vidas foram vividas "de acordo com o que escrevemos" e não o que copiamos de terceiros. Gostei muito desse vídeo.
Isso não é catequese religiosa, não é moralismo, não é cagação de regras, mas eu, partindo do príncipio doutrinário que lá sigo, espiritualista, vejo que o ser humano tem uma tendência muito grande ainda a aprender à base da dor. E não só isso, mas também, sofrer e não aprender. E estou falando de mim mesmo, um cara que sofre e possivelmente no leito da morte, sofrendo e me arrependendo ainda assim não aprendendo a lição, e se tivesse mais chances, erraria. O ser humano procura no arrependimento às vezes um tipo conforto de imaginar e remoer sobre sua história como se realmente fosse fazer diferente. Não que não hajam quem faça, mas são poucos. Como o Ricardo diz, eu e todos nós estamos perdendo a coerência em ouvir mais
Cara vc falou sobre leito de morte logo no dia que meu pai morreu , nao tive vivencia com minha mae cresci com ele e estou sofrendo uma dor absurda que nao passa.
Cara, já consegui muita coisas que muitas pessoas sonham em ter. Mas mesmo tendo tudo isso, as vezes me sinto infeliz. Queria ter tido coragem de ter viajado o Brasil todo numa kombi ou em um carro, conhecer os estados, as praias e as pessoas.
Sempre há aquela voz interior que a gente não ouve ou não confia nela e prefere ouvir aos outros e agradar aos outros. Só quem tem auto responsabilidade é capaz de ouvir e agir de acordo com a voz interior.
Se o cara que acompanha esse canal não reflete melhor sobre sua própria existência, pode desistir. O Ricardo consegue fazer vc ir no seu eu mais profundo e descobrir o que tem por lá.
Concordo em gênero, número e grau.
Belas palavras!
Seguimos no objetivo comum. Vamos que vamos!
Aaaiinnn
Cara super inteligente vai lá na Psiquê.
Que vídeo foda!
Tenho 37 anos, casado e 2 filhos. Conheci a redpill quando ainda era chamada de Real nos Fóruns, orkut... há mais de 15 anos, eu quase deixei de ter meus filhos por conta de todo conhecimento que adquiri... não me arrependo nem um pouco de minha família e meus filhos, mas o principal é: depois de muita reflexão, fiz o que eu achei que deveria ser feito.
Meu conselho é: Absorvam todo o conhecimento da Red, mas faça o que você quer fazer, tome suas próprias decisões sem ser pelo desfecho da vida alheia ou para se incluir na vontade de terceiros.
Valeu pelo relato
Exatamente, obrigado pelo seu comentário.
Também tenho um filho e uma ótima esposa.
Não se sabe se o casamentos será para sempre como planejamos, mas ser pai foi a melhor experiência da minha vida.
Temos que usar a Red de forma inteligente, infelizmente muita gente se perde na visão fatalista das coisas.
tenho 24 anos e também quero ser pai, mas admito que não sei se vou ou não, são vários questionamentos sobre isso que vou ter que pensar.
@@marcosc.6723 Fatalismo não ,as vezes é melhor não entrar no jogo ,pois vc é o único fraco e desprovido de proteção é vc. Alguns avaliam e metem a cara outros já perderam tanto por aí que não querem mais. E todos devem respeitar o espaço do outro.
A vdd é que nunca estaremos contentes com nossas escolhas do passado , quem casou se arrepende , quem não se casou se arrepende tbm ...
Justamente, é muito fácil romantizar o que não foi vivido porque dentro da imaginação cabem as fantasias mais lindas e, de fato, temos infinitas possibilidades de dar certo ou errado em qualquer escolha. O lance é assumir e seguir em frente, não se culpar pela falta de informação de 15 anos atrás.
Tenho 40 anos e hoje casado faz 15 anos, 3 filhos, pagando casa e carro tenho muito mais respeito e admiração pelo meu pai. Infelizmente a gente não é capaz de ver o todo mais novos, temos uma visão parcialmente embaçada pela juventude. Meu pai faleceu faz 7 anos e o admiro mais a cada ano que passa, embora eu também aprenda com seus erros.
Meu pai aos 12 anos me chamava de burro, só que morreu de cirrose aos 38 anos. Os homens pôs segunda guerra virou criaturas fracas.
@@emersonsantos6232 Imagine o que o seu pai não diria do pai dele ou do avô.
Cara, exatamente.
Perdi meu pai a quase 2 anos. Tenho 27 agora.
Mas naquela momento, não tinha a visão do todo.
Hoje só consigo admirar ele mais e mais, só que infelizmente, não está mais aqui para eu poder falar pra ele.
Gostaria de dar a bença pra ele e respeitar mais, mostrar admiração.
Mas são coisas da vida.
@@akhenaton6396 Aprendi com tudo isso não chamar crianças e adolescentes de burros quanto mais estão formando a personalidade. Diferentes das mulheres de hoje minha mãe morreu trabalhando foi o aposto deste homem que deveria dá exemplo , não devo julgar mais é a geração dele é Baby Boomers geração pôs segunda guerra mimado e medroso hoje a coisa piorou pois hoje são filhos e netos desta geração.
@@emersonsantos6232meu pai me chamava de teimoso e reclamava que eu não o escutava, mas morreu justamente de um machucado que ele se recusou a tratar da forma convencional e foi tratar da forma dele na arrogância de achar que sabia de tudo. No leito de morte reconheceu o erro.
"Viver é a coisa mais rara que existe, a maioria das pessoas apenas existam."
(Oscar Wilde)
Apenas " existe " só editar que fica show.
@@charlles_Brs_dailyVlog neste caso cabe existem ou existe.
Eu acredito que viver é você praticar seu proposito nesse mundo,eu tenho o meu então eu acredito que eu vivo de verdade ao contrario da maioria que vive sem proposito nenhum e só a procura de prazer momentâneo.
Top essa frase, me fez refletir, obg👍
Estou com 31 e desde os 23 anos não esquento com a opinião dos outros.
Nem da minha família eu ligo mais.
Pessoal gosta de ficar dando pitaco na vida dos outros e deixam a deles na mão do sistema.
Pura verdade
A vida é passageira e devemos nos amar e amar a Deus e ao próximo e isso nos alegrará!
Tenho 42 anos, fiz minha parte no "protocolo da vida", nasci em família pobre financeiramente, mas rica em valores, criado apenas pela minha mãe e irmãos... cresci, trabalhei/trabalho, comprei minha casa, carro moto, tenho grana, fiz tudo para um dia poder ter minha família, uma esposa honrada, criar/educar meus filhos e depois morrer paz, mas não aconteceu a parte de encontar a esposa e filhos...sigo minha vida em paz, com a sensação de dever da minha parte cumprida.
Certa vez, li algo a respeito, que dizia:
Na hora da sua morte, antes de ir para o paraíso, o ser humano terá um encontro com a sua melhor versão possível, caso tivesse feito boas escolhas ao longo da vida...
A pergunta é: sentirá orgulho da sua versão em comparação com a melhor versão que poderia ter sido?
No meu caso, ainda estou correndo atrás do que almejo como meta / futuro de vida!
Ou seja, HOJE, eu não sentiria orgulho... Porém, tenho tempo para ir atrás!
O futuro já está acontecendo no hoje.
De acordo com Jesus Cristo a maioria das pessoas irão para o inferno.
@@Questione. não tá errado
Rapaz parece que todo mundo que morre vai pro paraíso... Já perceberam que qualquer pessoa que morre as pessoas falam.... "Ele está com Deus agora".
Reflitam.
Melhor versão em que sentido? Estético? Econômico? E se realmente existe paraíso, quem garante que o criador liga para essas coisas...
"Na hora da sua morte, antes de ir para o paraíso, o ser humano terá um encontro com sua melhor versão possível caso tivesse feito boas escolhas ao longo da vida..."
Isso é algo bem cruel, é como se alguém apontasse na sua cara que é toda merda que passou fosse tudo culpa própria. Geralmente quem se dá bem nessa vida são os espertos que não possuem escrúpulos.
Próprio Jesus disse que quem seguisse seus ensinos teria uma vida difícil e que seria odiado nesse mundo.
O arrependimento de algo por não ter tentado, é imensamente maior de tentar e fracassar. Se eu morrer hoje, morro de consciência tranquila, isso não tem preço.
Um lobo solitário não espera o leito de morte pra aprender essa lição. Na verdade, ele sempre teve essa questão interna, mesmo que sem compreender. Certa solidão na infância, mas com a inocência de se permitir embaraçar-se com parte da falsidade do mundo. A rebeldia da juventude é a sua melhor escola. Pois ela começa a revelar as máscaras de cada sujeito. E a maturidade, por volta dos 30 anos, dá a ele todo o entendimento suficiente que será contemplado em uma autoconsciência por volta dos 40. Desenvolvi a sabedoria muito cedo, porque nunca me esqueci do meu pai dizendo da importância de respeitar e ouvir os mais velhos. Apesar de não levar muito a sério a imensa maioria dos brasileiros de qualquer idade, por sermos uma sociedade doente, caótica, fútil, idólatra, violenta, ignorante e imatura, ainda assim procurei extrair algo da experiência. Nem que fosse para observar o que não ser e/ou fazer. Um lobo solitário morre em paz, sem a aprovação do mundo, sem a compreensão do mundo, mas com a conduta que o mundo só irá reconhecer no leito de morte.
Parabéns , concordo com você.
Concordo demais com você, que comentário top, guerreiro! 👏👏👏
Se me permite, printarei e salvarei na galeria.
Colocou em um comentário aquilo que eu sempre quis botar pra fora, mas não achava as palavras corretas
Faço das suas palavras as minhas
Quanto mais vivermos a nossa vida no privado menos teremos que nos preocuparmos com as pressões sociais, que nem sempre é só uma questão de "a vida é minha e faço o que quiser", mas que de fato pode nos prejudicar por conta de pessoas invejosas, mal intencionadas e que sentem prazer em sabotar os outros.
Homem solteiro pode tentar tudo que quiser, homem em relacionamento só pode tentar se for gerar algo em prol do relacionamento. Tem dois tipos de arrependimento: oq vc tentou e deu ruim e oq vc não tentou. A questão é só não envolver outras pessoas, pq além de te impedir de fazer oq quiser, se der merda vai ter culpa em dobro, a sua pessoal e a da pessoa, que se traduz a própria "companheira" te chamando de fracassado 😂
Verdade
38 anos de idade , dois filhos praticamente criados do primeiro casório , segundo casamento deu errado e hj tenho um legado e pra quem o deixar , moro sozinho e o que venho aprendendo é que não precisamos de ninguém pra sermos felizes , não me arrependo de nada e colhi exatamente o que plantei e muitas vezes não entendia o motivo das minhas dores e hj sei que são pro meu ensinamento , senhores essa vida nos serve pra evolução pra uma próxima , ser melhor a cada dia e procurar fazer o bem é o melhor a se fazer e se nesse processo aparecer alguém virtuoso no caminho bem e se não siga da mesma forma , sempre caminhando pelo certo !
A verdade é que estou chegando nos meus 30 anos mas com a sensação que já estou no fim da vida. Nada mais me satisfaz, estou no automático e esperando a validade vencer. Mas uma coisa eu sempre falo pra mim mesmo e pra quem me conhece, eu fiz e faço minhas escolhas.. Mas irei arcar com as consequências sem culpar ninguém depois, e pra ser sincero eu posso me arrepender muito no futuro, mas foi um futuro em que eu escolhi.
Você está na flor da juventude,se cuidar da saúde viverá muito e bem.Sê forte e corajoso,tenha bom ânimo,essas foram as palavras que Deus deu a Josué.Assista os vídeos da Dr Katia Haranaka
Ainda há tempo de plantar com sabedoria para colher bons frutos. Acredite!
Caramba, mano, sinto o mesmo que você, exatamente o mesmo, e compartilho que tudo é por conta de minhas próprias escolhas. E a única coisa que me resta é cuidar de mim até que a validade vença.
Cara, tenho 30 anos e 2 filhos pequenos. A pouco tempo, descobri que tenho TDAH e meus filhos são autistas. Apenas um conselho de quem nunca teve controle se suas vontades: Aproveite seu agora, esse é seu tempo! Faça o que sempre sonhou fazer, e os outros que se fodam. Se ainda não és pai, não tenha pressa. Deixa pra fazer isso depois dos 40. Sou grato por hoje ter um lar sobre minha cabeça, ainda que de aluguel. No meu caso, o TDAH fudeu com os melhores anos da minha vida e, quando me dei conta do tanto que essa merda me tirou, fico triste. Então, amigo, VIVA ENQUANTO PODE POR QUE VOCÊ NÃO VIVE PRA SEMPRE!
Também tenho a mesma sensação...mas, existe um motivo para isso.
Meu pai faleceu em 2019 e minha mãe em 2020.
Desde de 2019, parei de fazer uma das coisas que eu mais gostava... que é compor as minhas letras e arranjos.
E aos poucos, estou tentando fazer a roda girar novamente.
Não sei se ajuda... mas, olhe para o espelho e pergunte para si.
O que quero para a minha vida?
Por um tempo, acreditei que a razão da minha felicidade seria dinheiro e prosperidade.
Hoje, vejo que a razão da minha felicidade... é continuar lutando pelos meus sonhos.
Tem nada haver com dinheiro.
Perdi meu coroa cedo e com ele minha mais alta referência. Veião era bruto, estilo antigo, da roça. Minha criação foi na base do t4p4 na orelha. Mas os valores que ele ensinou, não tem como apagar da mente. Se tiver metade do sucesso dele antes de empacotar ficarei feliz. Já fiz muita coisa q ele não teve oportunidade, sou muito grato.
Frases que ouvi de deusas reclamando da vida de casada: "Quando eu era solteira meu pai me dava de tudo, fique pobre depois que casei com você". "Eu vivia lá na casa de meu pai numa boa, você foi me tirou de casa pra me dar esta vida".
Me convidaram para fazer um doutorado fora depois de terminado meu mestrado, tinha filho pequeno, preferi ficar com ele, ele cresceu, tentei contato com o mesmo pessoal e o bonde passou. Não me arrependo, pelo contrário, fiz a escolha certa, não sou doutor mas tenho um filho que se tornou um cara muito massa, está se tornando um homem muito melhor do que eu e curte dividir a vida comigo, me dá satisfação sem eu pedir, conversamos e sinto a amor dele por mim.
Tens o meu respeito 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Aconteceu comigo e meu pai isso aí que você falou, quase choro aqui.Pow eu e ele somos melhores amigos.Não há dinheiro no mundo que compre isso.
Com os meus 11 anos de idade , eu comecei a viver pelas minhas escolhas e hoje não me arrependo.
Nasci no meio do islamismo, aos 11 anos tive meu primeiro contato com o cristianismo, as 17 eu tive de confessar a minha fé ao meu pai ( que era um problema) no início fui rejeitada mas a cada dia , fui ganhando respeito dos meus pais em relação a minha crença.
Quando fiz a minha faculdade, todos queriam que eu fizesse medicina , mas eu nasci para ser designer e escritora , no início eu estava com medo mas eu fui com meu medo e hoje eu me sinto realizada a fazer o que gosto.
Quando comecei a namorar , meu pai não era a favor por causa da faculdade, mas eu insisti até escrevi uma carta já que não tinha coragem , esse ano vou me casar , encontrei alguém parecido comigo ( mesmo valores , sonhos e compromissos) , está talvez seja a melhor escolha que eu fiz na minha vida.
Eu não sei o que o futuro me espera , mas estou certa de que farei escolhas que eu decidi viver para minha vida até os últimos dias da minha vida.
Eu não precisei aprender de forma amarga sobre a vida , mas eu aprendi observando os fracassos dos outros.
Você fez muito bem!
Ser consciente das suas próprias escolhas e assumir a bronca de seja lá o que elas te trouxerem é um dos maiores sinais de amadurecimento.
Eclesiastes 12:1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; 13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. 14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.
Eu tenho 30 anos e ano passado decidi morrar sozinho. Todo o aprendizado é pouco perto que o meu eu do futuro poderá me agradecer. Podia ter ido antes mas cada um tem sua trajetória. O arrependimento de não fazer o que queria é maior do que fazer sem pensar. Embira os dois machucam. O processo de desenvolvimento pessoal é chave para tomar as suas proprias decisões, assumindo a responsabilidade por elas. Cada um deve escolhas as sua proprias batalhas.
Devemos ter o orgulho de não depender de ninguém
Vivemos em uma sociedade que tenta o tempo todo impor como devemos nos comportar e agir, viver conforme as próprias convicções e os próprios valores são para poucos, tem que ter muita resiliência para remar contra a maré. O jogo é bruto.
A música Epitáfio, do Grupo Nacional Titãs, fala justamente isso.
"Devia ter arriscado mais e até errado mais, ter feito o que eu queria fazer..." 🎶 🎵
Culpa. Esse vídeo me fez pensar bastante, estou com 45 e a metade da minha vida foi ao lado duas mulheres que não deu certo. Já coloquei muito a culpa nelas . Hoje eu penso que ainda tenho metade de uma vida pra fazer oque quero.
Na verdade lutamos para viver todos os dias, pois a morte é a única certeza que temos.!
Você pode ter certeza da sua salvação, basta crer em Jesus Cristo.
46 anos eu e minha esposa, não tivemos filhos quando podíamos ter, sempre adiando, quando resolvemos adotar, eu sofri um acidente e fiquei paraplégico, dai gastamos o que tínhamos e não tínhamos na minha saúde, minha esposa sempre me cuidando e acabamos não adotando, porque eu não ia conseguir ser um pai ativo e presente e minha esposa ia ter ainda mais trabalho. Enfim estamos cada dia mais sozinhos, ficando mais velhos e doentes, mas o que incomoda, é que a vida ficou sem objetivo, porque lutar, ganhar dinheiro, não temos com deixar nosso "legado".
Que triste irmão, que Deus te dê todo conforto que necessitar e que a vida sua e sua esposa se completem🙏
Tenho a sua idade hoje meu sobrinho eu cuido , mas sempre foi natural termos nossa própria prole. Mesmo ele tendo o mesmo sangue não a mesma programação vinda do genes, mais oque importa é a criação mais tio não é pai.
Legado é muito mais do que dinheiro.
Sua história, já um legado.
Caramba irmão, força.
Eduardo, fui muito impactado pelo seu comentário. Apesar de não saber sua realidade, acredito que um filho seria um a+ na sua história e no seu legado. Acredito que ser um pai ativo, vai muito mais além de pode ser "ativo" como comentou. É passar sua visão de mundo, é instruir e aprender ( pois eles nos ensinam muito). Te desejo forças e que Deus possa te dar o conforto e iluminar seus pensamentos. Abraço
As pessoas precisam entender que o futuro cria raízes no presente.
Ricardo, eu já conhecia essa pesquisa mas o olhar que você trouxe sobre ela foi até poético. Muito profundo e necessário esse vídeo. Tendemos à arrogância na juventude, e achamos que vamos fazer escolhas melhores do que nossos ancestrais... Como isso é real! Nada como o tempo para nos mostrar que cada um faz o que é possível com as ferramentas que tem.
Um ser humano talentoso demais esse ricardo. Um video desses salva uma alma perdida que saiba calar a boca e escutar. Sobrenatural o video ricardo parabéns.
Cara eu não perco um vídeo deste canal, e inclusive vou virar membro com ctz, mas se eu fosse mulher assistiria da mesma forma, acho que valorizaria ainda mais, pq entender a forma como a cabeça do homem funciona traria muito mais coerência nas escolhas de ambos, menos arrependimentos ou desilusões.
Não perco um vídeo...não só pra entender a cabeça do homem, mas as reflexões e os pontos de vista trazidos pelo Ricardo não se encontra em nenhum outro canal, muito menos em canais voltados para o público feminino (infelizmente)...
Recomendo o livro "Antes de partir: os 5 arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer" da Bronnie Ware.
Este livro ANTES DE PARTIR eu tenho ele , um livro muito Verdadeiro e verídico em verdades vividas por pessoas arrependidas de não ter feito o que era pra ser feito .....
Ricardo ontem mesmo recebi em meu número uma ameaça de morte onde tinham meus endereço e meus dados acabei entrando em Pânico por parecer que ia por em risco minha família
Quero fazer algo que mude um bairro, cidade pais, mundo!
Seja plantando árvores, criando empresas de sucesso, igrejas, escolas nível mundial, e etc que durem centenas de anos! Algo que melhore a vida das pessoas,
Cara, excelente e necessária reflexão. Vejo que estou muito bem. Quis muito casar e formar família e foi duro admitir que esse não seria o meu destino, mas me fez um bem danado concluir e assumir a minha vida como ela é. Cuido da minha mãe, tenho privacidade e vivo como quero, mas sem jamais desprezar as questões e os debates essenciais, que devem ser feitos. Saber o que é a Esquerda e estar fora dela é um passo indispensável para estar no caminho certo e consciente da sua responsabilidade moral com Deus e consigo mesmo.
Esse é um dos temas que é forte pra mim. Em uma parte da minha vida, não tão distante, pensei ser uma pessoa feita só de arrependimentos. Sempre fui uma pessoa, fácil de se desmotivar, eu queria fazer faculdade de música, mas me disseram que eu não iria ganhar dinheiro com isso e não fiz a faculdade. Hoje não tenho tantas oportunidades como antes e não ganho muito dinheiro, nem com música, e nem com outras coisas. Hoje o pensamento é que eu quero chegar no fim da minha vida e poder dizer que ainda consegui viver e que superei meus arrependimentos e que não vou levá-los comigo, seja pra onde for. Boa noite camaradas.
F0da-se o dinheiro. Faça a faculdade de música. Conheço pessoas que entraram na faculdade que sonhavam depois dos 50, 60 anos de idade.
Cara procure a paz interior e o seu desenvolvimento pessoal sempre mesmo contra a vontade e opinião de outras pessoas.
Isso é um saco né mano? Se você não cursar medicina, direito ou sei lá, psicologia, parece que já te olham torto e te desmotivam.
Cara, esse canal é perfeito. Bem interessante o vídeo de hoje. 👏
Sensacional o vídeo!
Meu pai era acoólatra jogou oportunidades boas no lixo e morreu cedo.
Desde criança procurei a sabedoria dos mais velhos para suprir a falta dessa referência paterna.
Uma das lições mais importantes que aprendi foi ser fiel a mim mesmo. Se coloquem em primeiro lugar o tempo todo e não desviem seu caminho pela causa de outras pessoas nunca. Se alguém quiser caminhar junto com você ok mas se a pessoa se cansar ou quiser te moldar simplesmente continue na sua jornada ainda que sozinho!
Eu decidi não terminar minha faculdade, todos me cobram, e se eu termina-la, estarei fazendo para agradar aos outros. As pessoas não entendem isso, parece que todos querem que você viva do jeito delas!
Certa feita, me imaginei sendo perguntado se eu tinha algum arrependimento na vida. Minha resposta: de todas as escolhas que fiz! 🤣
Com 45 anos, graças a Deus tenho plena consciência de que sou responsável por minhas escolhas, e não preciso ir contra mim mesmo para ir de encontro a alguém.
Agradeço todos os dias a minha mãe por nunca ter colocado nenhum tipo de pressão em cima de mim sobre qual caminho seguir na vida, ela sempre esteve la pra me apoiar e dizer " seja lá oq vc quiser fazer, eu vou te ajudar no que puder".
Cara faça oq vc quiser fazer, não fica correndo atrás de coisas que vc não gosta só para ter reconhecimento e prestígio social. Viva a vida do seu modo e sempre com Deus presente nela se vc crer.
Na adolescência eu mentia e fazia coisas para agradar os outros, agora a poucos anos eu já vivo sendo sincero até chegar o limite da grosseria mas fico com leveza e assumo os meus rumos, não culpo os outros por besteiras.
Acho que nosso maior medo não é da morte em sí.......isso....os mais espiritualizados...mas sim o sofrimento que pod envolver a pessoa e aos que estão a sua volta...aos que lhe amam.
tudo isso é muito difícil de saber no momento em que as coisas acontecem. qual profissão escolher, casar ou não.
Conteúdo excepcional
Justamente HOJE estava conversando profundamente com meu irmão mais velho....q fiz muitas escolhas erradas e magoei que NÃO MERECIA....Q hoje estou sozinho por "MERECIMENTO".....e etc e etc..... assumindo minhas broncas e elogiando e feliz pelas boas escolhas e conquistas dele...
....e me vêm ESTE VIDEO.
Rapaz... Reflexão perfeita! Guardei na minha mente a seguinte equação:
Viver da forma que julgo ser a melhor + senso de auto responsabilidade = VIVER (que é diferente de simplesmente EXISTIR)
Faz um vídeo sobre as Crises dos 20 e dos 30. E como isso influencia na vida e formação do carácter do homem.
Valeu pela mensagem Ricardo, realmente devemos ter ciência do que queremos pra nossa vida. Quando mais jovem eu tinha certeza de que queria encher meu corpo de tatuagens, meu pai sempre me alertava pra possobilidade de arrependimento, comecei a tatuar o braço esquerdo, e 5 meses depois meu pai morreu, depois da morte dele e de ter mais contato com espiritualidade vejo que foi um grande erro de minha parte e aquilo que era pra ser uma realização virou um castigo. Toda vez que olho pro meu braço esquerdo lembro de tudo que passei, porém não culpo ninguém por isso, sou homem e assumo meu erro e aceito as consequências de meus atos.
Mano tatuagem não muda caráter de ninguém
@@icarosantana7077 não é questão de mudar caráter, simplesmente não vejo mas sentido em ter tatuagens.
Vc provavelmente está projetando os arrependimentos que teve em relação a não ter escutado seu pai em outros aspectos nessa tatuagem. É só um desenho, provavelmente bonito , e que hoje todo mundo tem. Parece ter aí outros conflitos e a tatuagem tá sendo um simbolo disso.
@@stefanisilva2493 sim, eu me arrependo de não escutar meu pai, lembro de uma vez que estavamos andando de carro eu e ele, e eu já tinha feito a primeira tatuagem, porém ia fechar o braço. Ele disse, filho nossa cabeça muda, o que agente quer hoje muda com o tempo, eu simplesmente ignorei o que ele disse e falei que já estava decidido. Mas como eu falei, não é só isso, aconteceu muita coisa e também tem motivos espirituais. Eu não sofro, já aprendi a conviver, já faz dois anos que meu pai morreu e tenho que lhe dar com isso. Eu só vejo o quanto ele tinha razão, minha cabeça mudou. Se um dia eu for pai, jamais iria querer isso pro meu filho, o erro do meu pai foi não saber dizer os motivos de não se ter tatuagem, ele apenas tinha um duro preconceito por não gostar (ele era de uma geração antiga, anos 50.) Mas eu sei muito bem o por quê que não se deve fazer.
Sempre me lembro de uma frase que faz todo o sentido pra mim: one day or day one?
A gente sempre reclama de fatores externos,as quem leva as consequências da nossa vida somos nós mesmos.
Parabéns meu amigo você disse tudo hoje eu tenho 42 anos de idade e comecei a ler a bíblia e ela abriu a minha mentalidade, antes eu vivia sobre influência de mulheres a ponto de deixar a minha família de lado por causa delas, mas Graças a Deus Ele Deus mim deu a maturidade de encontrar o meu caminho desde já. 🙏🏽🙌🏽🧎🏽 que Deus abençoe a todos vocês aí e que através dele Jesus Cristo vocês possam refazer as suas vidas.
"Cada um faz o melhor que consegue, no tempo de vida que tem, no contexto social em que vive e a partir das influências que recebe."
Bela colocação.
" humildade é uma das maiores virtudes de um homem"
Tem um momente de gente aqui que vai ouvir essas palavras e concordar, dando a entender que são humildes, mas muitos não são, apenas vão deixar que essas palavras entrarem por um ouvido e sair pelo outro, e vão sair por aí confindindo auto-valor e confiança com arrogância.
Ótima reflexão, parabéns 👏
Esse último ano foi sobre isso pra mim, cortei muitas pessoas da minha vida. Eu vi que eu estava destruindo tudo de bom na minha vida, por causa de opiniões de pessoas que nunca me acrescentaram nada. É um caminho sem volta, eu comecei a agir conforme o que eu queria, a paz que isso trouxe é única e as realizações também.
Quando somos jovens no mundo pós moderno,o mundo nos ensina que;
1: voce só precisa do estado para cuidar de voce e das suas necessidades
2: voce nao precisará da sua familia quando for a hora de descarta los
3: deus nao existe! Entao tudo é permitido. pois nao ha mais ninguem acima de nós,Estamos no topo da evoluçao
4: na sociedade ateia e moderna tudo é permitido, "MAS NADA É PERDOADO"
5: incentiva os jovens que eles podem ser oque quiserem. Oque nao é verdade! Apenas alguns poucos que se esforçaram e tem talento serao bem sucedidos. O resto trabalhará como atendente de balcao,repositor de prateleiras ou na cozinhas de restaurantes e fritando burguers. Outros venderam o seu corpo,a sua alma e a sua liberdade pessoal para se aliar ao sistema
6: um jovem passará o resto da vida vivendo apenas para os seus prazeres carnais e sexuais e negando a deus. No leito de morte perceberá que esta sozinho e que sua vida foi vazia em todos os sentidos. Nem sequer ajudou uma alma! Nenhuma bondade na sua vida
😮
Pesado
Meu plano sempre foi muito claro, primeiro: adquirir cultura, conhecimento e sabedoria (ler, assistir filmes, assistir séries, entender as obras de arte, ouvir músicas).
Segundo: desenvolver habilidades (cantar, dançar, tocar instrumento, compor, desenhar, pintar).
Terceiro: conhecer o mundo (começando pela cidade que eu nasci, Rio de Janeiro, depois o Brasil todo, depois América do Sul toda e depois o mundo todo).
Para realizar esse ideal, eu trabalho em coisas que não gosto muito e junto dinheiro; Não vivo com o plano de aposentadoria, conheço idosos que trabalham e eles me parecem mais saudáveis.
É pq eles tem uma ocupação, o corpo está em movimento, sedentarismo leva a morte.
Eclesiastes 12:1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; 13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. 14 Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.
Eu já me arrependo desde hoje. Tenho 31 anos e estou deixando de viver a vida que eu gostaria, para não abandonar minha mãe, que infelizmente, se tornou um abstáculo para meus objetivos. Estou vivendo minha vida em função dela e estou deixando de buscar a felicidade, para viver uma vida depressiva e agonizante com uma pessoa doente. Tenho medo de deixar o tempo passar, perder minha vida toda, e quando meu fardo finalmente aliviar, talvez eu não tenha mais saúde e capacidade fisica para viver a vida que eu desejo. Os laços emocionais e o apego aos outros, são quase sempre, os maiores obstáculos para se alcançar a felicidade. Siddhartha Gautama já dizia que aqueles que buscam a felicidade deveriam viver sozinhos, e deveriam aprender a apreciar isso.
Meu pai é uma pessoa que nem quero ver na minha frente, capacho mas meus avós foram as pessoas foram pessoas incríveis que aprendi muito
Se for pra eu ter um único e maior arrependimento no leito de morte, creio que será não ter feito meu melhor enquanto poderia, na condição que estou até então, enquanto eu não tive condições melhores pra poder fazer melhor ainda.
Ensinamento que acredito ser o mais relevante do Cortella.
E enquanto estou repetindo isso aqui, minha vida está passando toda pela minha cabeça. Tudo que eu poderia ter feito e não fiz por pura preguiça, medo e comodismo.
Mas até meu leito de morte, eu ainda tenho o AGORA pra fazer meu melhor e, assim, melhorar minha condição para, então, fazer melhor ainda.
Sigamos.
MEMENTO MORI.
Esse vídeo encaixa bem com o vídeo recente do Pinho, onde ele fala "e agora que me separei, posso finalmente ter o apartamento minimalista QUE SEMPRE QUIS". Por ter esposa e filha, não era possível
Eu morrerei sabendo que nunca traí a mim mesmo, aos meus sentimentos e as pessoas que eu amo. É isso. Posso ter uma vida desgraçada, mas não deixarei de sentir o que eu quero sentir. Mesmo que isto seja negativo...
Bem interessante! Infelizmente as pessoas vivem muito mais pelos outros do que si mesmos, e não sabem que temos uma alma para alimentar diariamente. Ótimo vídeo!
Assim com Direitos devem andar junto de Deveres, Liberdade deve andar junto da Autoresponsabilidade.
Somos livres para fazer e tomar as decisôes que quisermos.
Mas seja altamente responsável para arcar com suas consequências.
O lado bom da maturidade é a independência da opinião alheia, principalmente das mulheres, sobre você. Você aprende a ser mais responsável pela sua vida e sabe que se você não fizer nada por você ninguém o fará. Ao mesmo tempo que é um fardo existencial isso é também uma libertação. Pois que agora você pode escolher o seu caminho mais livremente. Quando mais jovem você acaba cedendo a pressões de amigos, das mulheres e da sociedade para ser alguém que aprazível para eles. Mas quando você amadurece você busca fazer coisas mais aprazíveis para você mesmo como projetos de vida salutares, e isso dá mais sentido à sua vida. Maturidade vem com experiência de vida e hoje em dia não precisa muito cometer erros tolos para se tornar experiente e sábio, basta olhar em volta e ver a vida vazia e tola que as pessoas levam.
Caramba eu com 27 anos, esse vídeo me fez parar para refletir, foi doloroso ouvir que tudo que tô fazendo tá errado.. Mas essa mesma dor pode ser a virada que eu precisava para melhorar ...
resumindo , seja sucesso ...ego.....vaidade....
nada valem ao final da vida , ter a honestidade em admitir seus erros e se alegrar com os acertos . e NÃO DAR A MÍNIMA para opiniões alheias !
e ser feliz cada um em sua realidade .
Ótimo canal, ele falou exatamente oque acontece com a sociedade, faz uma escolha errada na vida e sofre as consequências, e depois de velho quer culpar os outros
Grande Ricardo Thomé. Valeu, cara!
Mais um vídeo autoral brilhante do Ricardo sem ser react fútil de futilidades de gente fútil. Parabéns.
A cada dia aprendo muito com você, Ricardo! Saúde e felicidades em sua jornada!
O Duarte do A vida é um Xadrez falou isso a um tempo, e você complementou muito bem.
Que vídeo!
Gratidão, Ricardo, pelas reflexões que nos fazem mergulhamos no nosso mais profundo EU!
Ricardo ótimo vídeo. Sugestão é fazer um vídeo da comentarista que respondeu sobre quem não gostava de mulher no futebol.
Por incrível que pareça entrei no vídeo achando que ia ficar na BAD e sai bem,foi bem motivacional.
O professor Olavo de carvalho falava disso também
Sem sombras de dúvidas, acredito que o nosso maior erro enquanto jovens é achar que sabemos de tudo e que conhecemos o mundo melhor do que aqueles que nos puseram nesse mundo. Todos os dias, eu busco aprender algo novo com a minha mãe, lhe peço um conselho para que eu possa enxergar a realidade e viver de maneira mais responsável. Eu tenho muito medo de um dia possivelmente me entregar ao hedonismo e à irresponsabilidade que são fatores por vezes estimulados com a premissa de que "A vida é só uma e você tem que curtir...". Infelizmente, meu pai faleceu há quase oito anos mas ainda sim, absorvo cada lição que ele me ensinou e, não como uma forma de viver a vida dele mas, como uma maneira de viver de acordo com o que acredito. Enfim, obrigado pelo vídeo cara, de verdade.
Concordo que os jovens erram por achar que sabem tudo. Mas isso de "os mais velhos sabem mais" tem um limite. Como disse Renato Russo, "são crianças como você". Tem gente por aí cujos pais fazem m3rda pra car4lho.
@@franksinatra6271 sim mano, sem sombra de dúvidas. Nem sempre a sabedoria é proporcional ao tempo de vida de alguém. Porém, com aqueles em que se nota essa sincronia entre tempo de vida e experiência, sem sombras de dúvidas, vale muito apenas valorizar o que esses têm a ensinar.
É o Memento Mori batendo toda vez. Você sabendo que um dia irá morrer, a qualquer momento já é um chamado altamente ativo para que você preste atenção na forma como está conduzindo a sua vida. Para onde o leme está apontando.
Uma ótima lição de vida essa análise e de como aprender a administrar o tempo e a sua própria vida. Muito bom o conteúdo.
Prezado Ricardo, este vídeo foi espetacular!!!!!! Não sei se é coincidência, mas neste instante, eu (46 anos) e a minha esposa(47 anos) estamos fazendo uma incrível viagem de carro pelos interiores do Nordeste. Desde o litoral de PE até a Chapada da Mesa /MA. Estou tendo o prazer de conhecer vários personagens e ambientes, cultura local, Cachoeiras, contato com animais...etc. Durante a nossa descida do MA em direção a PE, seguimos para São Raimundo Nonato/PI onde estamos tendo o privilégio de conhecer as descobertas arqueológicas da presença do homem Americano ( Serra da Capivara), com dataçōes históricas de mais de 50.000 anos AC... Enfim, o que era uma viajem planejada para 4 dias fora de casa, tornou-se 10 dias ( até agora)!!! Todo o conhecimento que estamos absorvendo, novas amizades com culturas diversas apresentam um valor incalculável!!! Coisas simples como, chegar em uma padaria de um povoado para comer um misto quente, tirar uma foto de uma Aranha Caranguejeira atravessando uma rodovia deserta ( no platô d Serra da Capivara), desatolar um carro( o nosso) em uma estrada de areia, tomar um banho de chuva em mata fechada,,, não tem preço!!!!! E sou grato a Deus por isso!!! Depois de uma série de experiências que eu atravessei com a minha família, eu decidi tomar as minhas decisões de forma CLARA E OBJETIVA!!! Passei a seguir melhor os conselhos de minha avó: OUÇA MAIS E CUIDADO COM A LÍNGUA!!!Deparei com muitas pessoas negativas onde acabei tomando erros de decisão por essa influências, mas isso mudou. Sou grato a Deus por tudo!!!
Vídeo espetacular, faz a gente pensar na vida,ter vontade de evoluir e crescer, dá mesma forma que faz aceitar melhor algumas derrotas,faz parte da vida .
E isso aí, concordo plenamente Tomé eu convivo com verdade eu amo isso pra min é tudo
Meus parabéns pelo seu canal. Eu tenho 57 anos e já me arrependo de decisões que tomei.
Melhor canal!
Excelente reflexão... hoje com 51 eu tenho poucos arrependimentos neste sentido, porém, paguei um preço por ser autêntico.
Um livro sobre o assunto pra quem interesse em refletir mais a fundo de modo a se sentir essa pessoa que está no leito de morte é ler o livro ou escutar aqui mesmo no UA-cam, o livro A morte de ivan ilitch - de Tolstoi.
É um livro curto abordando essa temática, vale muito a pena ler/escutar.
Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mateus 3:2
Falou tudo irmão, cada um faz o melhor no seu contexto e no seu tempo.
Isso é algo que aprendi acho que principalmente com os erros dos meus pais, principalmente minha mãe vive amargurada com o passado comentando de coisas que deixou de viver por influência do meu pai na vida dela... E esse objetivo de tentar ser o mais sincero comigo mesmo e buscar a vida que eu de fato quero viver é algo que carrego no coração.
Claro que ainda estou em processo de auto descobrimento e a vida que tenho como ideal agora ainda não está completamente formada e pode ainda mudar muitas peças... Mas no futuro mesmo que eu erre jamais colocarei a culpa dessas decisões em qualquer outro além de mim mesmo, pois de fato, carregamos o peso das nossas decisões na vida a todo momento.
Papo reto Ricardo. Precisamos "Assinar a carta" das nossa vida no fim dela, mas pra isso, nós temos que garantir que nossas vidas foram vividas "de acordo com o que escrevemos" e não o que copiamos de terceiros. Gostei muito desse vídeo.
Cara que conteúdo forte nesse vídeo. Tiro o meu chapéu e faço referência amigo. Parabéns.
Isso não é catequese religiosa, não é moralismo, não é cagação de regras, mas eu, partindo do príncipio doutrinário que lá sigo, espiritualista, vejo que o ser humano tem uma tendência muito grande ainda a aprender à base da dor.
E não só isso, mas também, sofrer e não aprender.
E estou falando de mim mesmo, um cara que sofre e possivelmente no leito da morte, sofrendo e me arrependendo ainda assim não aprendendo a lição, e se tivesse mais chances, erraria.
O ser humano procura no arrependimento às vezes um tipo conforto de imaginar e remoer sobre sua história como se realmente fosse fazer diferente.
Não que não hajam quem faça, mas são poucos.
Como o Ricardo diz, eu e todos nós estamos perdendo a coerência em ouvir mais
Cara vc falou sobre leito de morte logo no dia que meu pai morreu , nao tive vivencia com minha mae cresci com ele e estou sofrendo uma dor absurda que nao passa.
É o que mais tem hj... vida de fingimentos e copings... a galera quer viver diferente, mas acaba tendo medo e vergonha de ser "o diferente"...
Cara, já consegui muita coisas que muitas pessoas sonham em ter. Mas mesmo tendo tudo isso, as vezes me sinto infeliz. Queria ter tido coragem de ter viajado o Brasil todo numa kombi ou em um carro, conhecer os estados, as praias e as pessoas.
Nota 1000 cara '-' E profundo
Parabéns, Ricardo Tomé! Sem dúvida alguma esse é um dos melhores vídeos desse canal! 👏👏👏
Sempre há aquela voz interior que a gente não ouve ou não confia nela e prefere ouvir aos outros e agradar aos outros. Só quem tem auto responsabilidade é capaz de ouvir e agir de acordo com a voz interior.