Iniciei na programação lá em 2002. Sou jurássico. Comecei com Pascal. Depois fui para C. Hoje trabalho há muitos anos com PHP. Já fiz pequenos projetos com Go. Recomendo muito como sendo uma linguagem para aprendizado. Sintaxe simples. É daquela ideia que, para escrever algo, como um laço de repetição, há somente um modo a ser feito. Quem deseja aprender programação, inicialmente não será necessário se preocupar com processamento paralelo (concorrência). A linguagem traz muito bem o conceito de tipagem. Além disso, a documentação é excelente. Obrigado por ler até aqui. Sucesso!
Estudo Go faz quase 2 anos e nunca tinha visto tanto video de Go como agora, fico feliz que a lang está sendo disseminada. Quando o pessoal descobrir a economia que ela faz na infra de uma empresa, ela fica mais hypada ainda!
Pois eh! Eu fiz o video justamente porque a galera anda buscando muito sobre a linguagem! Eu vejo um ponto positivo na hype, uma comunidade forte faz a linguagem ter mais aderência de mercado e isso é muito bom!
@@nandomax3por exemplo, uma app aonde trabalho era feito em python por que precisava ser desenvolvido rapidamente. Quando tivemos tempo foi reescrito em golang. Para a carga que o app precisava aguentar, em python era necessário 800MB por pod kubernetes e 50% de um núcleo. Em golang com 100MB e 10% do núcleo ele entregou as requisições mais rápido que o python, então não só economizou como foi mais performático, principalmente em serviço concorrente.
Caraca, raro um canal tão honesto e transparente, focam tanto em vender curso que indicam até pra estagiário
4 місяці тому+9
Grato pelo conteúdo, a gente que é fã de Go sente um acalanto vendo nossos influencers falando bem rsrs quando eu comecei a estudar Go, eu tive a sensação de codar em C on steroids
Depois que eu larguei java pra trabalhar com Go a minha qualidade de vida e produtividade aumentaram 200%. Hoje eu digo pra todo mundo que eu sai de uma relação abusiva de 15 anos com o Java
java é como petróleo, e essas linguagens hipyster são como carros elétricos. Sem java muitos empregos seriam perdidos.. essa é a verdade não dita. é pra demorar mesmo, é pra ter bug, é pra gastar mais recursos, é pra necessitar de 5 profissionais em vez de um júnio meia boca com uma IA...
@@Alsteraib985 Java tem mais vaga, Go é mais produtiva e abre a tua mente pra programação assíncrona. Com certeza é melhor vc saber as duas, mas depende de como tá o mercado no teu contexto. Eu não moro no Brasil, e mesmo aqui na minha cidade eu só consegui trabalhar remoto com Go.
@@rafaeldeandradesousa Sim mas pensando na minha sanidade vou aprender Golang só por felicidade. Já estou trabalhando com Java diariamente e a empresa está orientando a criar alguns novos microsserviços em Golang.
Minha equipe usa go, mas faria as seguintes observações: O Mercado é pequeno, não está transformando o mercado. Em muitos sites de marketshare vc verá go abaixo de Visual Basic. A linguagem é muito boa, mas é bem confusa na questão de lidar com os pacotes no primeiro momento. Vc consegue libs melhores que em outras linguagens pq devido a performance há muitas libs para calculos matemáticos e algoritmos complexos. Por outro lado, a quantidade de libs abandonadas é muito grande também. O fato de pagar mais é pq tem menos programadores, tão logo a quantidade de adotantes suba, o salário deve cair. Porém, na contramão dessa balança, é uma linguagem usado geralmente por empresas que pagam bem por terem projetos muito complexos, então isso deve balancear.
Obrigado pelo vídeo sobre Go, golang é a linguagem com que venho aprendendo no dia a dia, e falta bastante conteúdo sobre a mesma, atualmente estou cursando a Pós da Full Cycle que apoia bastante o crescimento da linguagem.
@sabrina854 então, são bem raras as oportunidades que vi pra iniciantes, mas o que parece se destacar é dominar a implementação em micro serviços e conhecimento profundo em aplicações práticas dos channels
Uso Go profissionalmente no meu trabalho a uns 10 meses, é uma excelente linguagem, a curva de aprendizado é super curta pois é uma linguagem simples, porém MUITO poderosa, sem contar que existem muitas vagas excelentes para desenvolvedor Go(porém, mais para senioridades maiores)
pra quem vem do C, C++, Scala... Go se torna até que simples de aprender, diferentemente de quem está acostumado com linguagens sugar como python e javascript, pra quem já manja de paralelismo, concorrência e programação multithreading é uma mão na roda!
Sou front end, utilizo no meu trabalho Js e jquery apenas, sem framework. Quero ir pro backend, pensei em ir direto pro GO que está crescendo, mas pra um objetivo mais próximo e pelas oportunidades pensei em C# e Java, qual delas você recomendaria?
Vai direto pra Go e se especialize nela. Aprender muitas linguagens superficialmente pode resolver seu problema financeiro por um tempo, mas a qualidade de vida vai piorar...
@@jrvidotti eu queria mesmo era largar o front, utilizar o conhecimento adquirido caso precise, mas ir direto pra backend com golang, tenho 1 ano mais ou menos de estudo até procurar uma vaga, sera que da boa?
Pois é, eu lembro dessa linguagem a alguns anos, lembro que em 2018 um amigo estudava Go e ficava meio que de lado ali, uma linguagem mais tímida. Do nada !!! eu ainda estudando Rust na minha vida, começa a torpedear meu LinkedIn com vagas de Go. (づ ̄ 3 ̄)づ
Eu conheco Go tem tempo já, a vdd é que a linguagem é pra um nicho bem específico E esses ambientes requerem alta qualificação, então esqueça você recém formado dificilmente será contrato com Go. As empresas optam por contratar um pleno ou sênior que não sabe NADA da linguagem do que um Junior de fato, nos requisitos nunca estará Go sozinho... Terá muitas ferramentas de DevOps! Quando estava mais por dentro da comunidade via colegas com muita experiência, muitas qualificações as vezes em cargo sênior em python ou nodejs por exemplo, querendo reduzir o salário pegar uma vaga de júnior (pra investir na stack que é mt forte nos EUA e Europa) porém sem conseguir... Anos batendo cabeça, não é definitivamente uma linguagem para iniciantes que querem arrumar emprego. Agora, se for pra estudar para aprender conceitos é excelente.
@@oseiascosta1 "você resumiu tudo." talvez pra 2 anos atras, sim. Tem muito serviço financeiro aqui na Europa sendo feito em Go. Faz tempo que deixou de ser um nicho de DevOps como o colega ai disse. A OLX mesmo, pelo menos fora do Brasil está construindo as coisas com Go. No Brasil, pelo que uns colegas dizem ... Mercado Livre investe bastante na linguagem também.
Pessoal nem sabe direito o que é Computação Distribuída. É necessário estudar muito as bases da coputação pra poder trabalhar bem com linguagens como Elixir, Ocaml e Go.. Trabalhar com concorrência não é fácil..
Go é uma boa lang, o problema é que ao invés de usarem C/C++, o google prefere ficar reinventando a roda. Vejo o mesmo problema que Rust aqui, empresas querendo disseminar uma lang para poderem ter mais controle sobre a lang em si.
Respondendo a pessoa que fez a pergunta no final. Na minha opinião eu diria, que sim você pode, mas depende do seu objetivo. Se você pretende trabalhar em alguma empresa, você provavelmente vai ter que saber java, pois via de regra a empresa terá algo de Java (principalmente no que se trata de Android). Caso você queira aprender para desenvolver os SEUS projetos vai de Kotlin, pois vai te dar muito mais produtividade e menos dor de cabeça. Lembrando, que atualmente Kotlin está na versão 2, ou seja, é um bebe ainda. Ele é muito novo e ainda tem um tempo até as empresas adotarem ele em peso. Basicamente você vai ter que escolher apostar na estabilidade e em algo bem estabelecido, e que Literalmente todo mundo usa, OU escolher o novo que você sabe, que é o destino da maioria dessas aplicações.
Adicionando aqui sobre o cenário backend: 1) Java é muito forte no backend de empresas grandes, se esse é o mercado que você gosta, pode vir pro Java sem medo. Serivços financeiros, serivços bancários, seguradoras, todo mundo vai com Java Spring porque é uma stack muito sólida. 2) Atualmente há um movimento de migrar do Java para o Kotlin no backend, porque o Kotlin apresenta uma sintaxe mais amigável, a curva de aprendizado para um novo dev é bem suave e Kotlin pode ser usado com Spring Boot, que é o maior framework para serviços Java. Assim fica mais fácil trazer novos talentos de outras stacks. 3) O Java levou muito tempo para se adequar a realidade cloud native e container first. O Java EE foi criado para ser rodado como um monolito num servidor que ficaria ligado ad infinitum. Maaaas nos últimos anos o ecossistema Java evoluiu muito nesse quesito, surgiu projetos para melhorar o uso de threads, surgiu o GraalVM que permite compilar um binário contendo uma runtime minimalista do Java built in (igual no Golang) e surgiu frameworks cloud native, como o Quarkus, que implementam os padrões do Java EE considerando o cenário cloud native com containers, eles conseguem fazer o Java rodar com blueprint de memória baixo, fazem o build de imagens mais enxutas e o cold start da aplicação vai de 3 min para segundos.
@@matheusvieira5222 ou, não sei. Geralmente onde se usa Java, não se usa C#. Mas por exemplo no Banco Inter e Banco Itaú, tem times que usam Java e times que usam C#. Se você já sabe C#, foca nele. Se vai aprender uma linguagem nova, acho que vale a pena ir pro Java
Uma dúvida que dá pra virar vídeo talvez, geralmente toda tecnologia vale a pena só depende do objetivo, más tem alguma tecnologia que está ultrapassada e não vale a pena estudar, por exemplo, não vale estudar WPF no c# ou forms, ou outras coisas em outras linguagem, ou alguma linguagem em si que seria melhor evitar "perder tempo"
Vale a pena resaltar que Java é a melhor linguagem para iniciar no mundo da programação, pois tu aprende muito sobre o paradigma orientado a objetos e também ganha a capacidade de trabalhar em qualquer outra linguagem, falo isso por experiência prórpia.
Attekita preciso de sua ajuda, tem alguma dica de qual curso posso iniciar meus estudos? Eu ja sei que quero ser desenvolvedor mobile, saber o back e front, porem vejo tantos cursos e nao sei qual escolher, alguns ate meio dividosos, que consegue emprego em 6 meses, mas enfim, cheguei ate comecar a faculdade de ADS, porem tranquei porque vi que vou ficar um tempão na faculdade e nao vou conseguir um emprego, pois nao ensinam a codar de verdade, e preciso de um emprego, hoje trabalho como motorista de app, mas quero mudar de vida. Se puder me ajudar agradeco muito, pois é tanta gente vendendo curso e prometendo ganhar ate 30k por mas que é dificil acreditar. Se me der um norte eu posso seguir, pois te sigo a algum tempo e confio em você.
Acredito que essas duas linguagens sejam mais difíceis para quem está iniciando. Em termos de vagas e oportunidades aqui no Brasil! Pelo menos no panorama atual!
Não mente porque você que está lendo esse comentário também foi procurar o que é: throughput, borrow checker, debugging e estes termos que iniciante não conhece kkkkkkkkk Não tenha vergonha de assumir....
Acho uma otima linguagem! Eu amo C#, especialmente por ser muito forte no desenvolvimento de games e ser bem versátil! Ahhh quero fazer um vídeo sobre!
concordo a galera nao recomenda Go como linguagem, alguem pretende ser especialista algum dia em desenvolvimento, precisa saber coisas que Go não foca, como o famoso OOP, principalmente no começo, querer aprender uma linguagem que não aborda o principal tema eu diria de como funciona a maior parte dos sistemas hoje, é um tiro no pé, aprenda Go após um Java/C# da vida que será melhor
a maioria está fugindo da responsabilidade de ter que aprender OOP pois acham muito dificil, ai vê o go com um monte de codigo tudo dentro da mesma classe e cheios de ifs eles se sentem em casa
Go esta a caminho da morte, e esta a ser substituido pelo Rust. O Go e muito dificil de se usar, o debugging e um pesadelo. Por isso e que linguagens como o Rust estao tao populares, e grandes agencias como a NSA entre outras empresas famosas falam do Rust.
kkk A morte de Go ta chegando logo em seguida da do Java, C, e PHP. Os principais serviços OpenSources utilizados hoje em dia são escritos em Go, Docker e Kubernetes deram vida a infraestrutura serverless, Rust terá o espaço deles, assim como todas as outras ainda continuaram tendo
Rapaz, o Go vem pra ficar. Em vez de Rust eu ficaria com C++ devido ao meu envolvimento com IA (mais de 90% das coisas IA é C++ por debaixo do capô). E a linguagem tem amadurecido muito na questão de segurança. Larga essa coisa enferrujada aí e abrace a tradição do high-performance. E se ainda precisar de ótimo suporte ao paralelismo, use Fortran (que alimenta boa parte das bibliotecas numéricas do R)
kkkkkk Sim esse ano morre novamente. Go é eterno, a empresa que trabalho existe a 35 anos e estão migrando de Java pra Go. Nem Java e nem Go irão morrer. Mas Golang vai crescer absurdamente.
Estou pensando seriamente eu fazer a POS da Full Cycle em GO, sera que vale a pena ?? Quero muito diversificar meus conhecimentos, já estou pensando em ir pro lado do GO a algum tempo, agora que estou vendo esse video da @AttekitaDev me motivou ainda mais kk
✅ alura.tv/attekitadev
(Use meu link - 15% OFF)
🔥ALURA - A maior escola de tecnologia do Brasil
+ 1500 cursos (Use o link com desconto especial)
Iniciei na programação lá em 2002. Sou jurássico. Comecei com Pascal. Depois fui para C. Hoje trabalho há muitos anos com PHP. Já fiz pequenos projetos com Go. Recomendo muito como sendo uma linguagem para aprendizado. Sintaxe simples. É daquela ideia que, para escrever algo, como um laço de repetição, há somente um modo a ser feito. Quem deseja aprender programação, inicialmente não será necessário se preocupar com processamento paralelo (concorrência). A linguagem traz muito bem o conceito de tipagem. Além disso, a documentação é excelente. Obrigado por ler até aqui. Sucesso!
Estudo Go faz quase 2 anos e nunca tinha visto tanto video de Go como agora, fico feliz que a lang está sendo disseminada. Quando o pessoal descobrir a economia que ela faz na infra de uma empresa, ela fica mais hypada ainda!
Pois eh! Eu fiz o video justamente porque a galera anda buscando muito sobre a linguagem!
Eu vejo um ponto positivo na hype, uma comunidade forte faz a linguagem ter mais aderência de mercado e isso é muito bom!
economia porque ela consegue mais throughput com máquinas menores?
App aonde trabalho que foi migrado de python pra go gasta 10% dos recursos que gastava em python.
@@nandomax3por exemplo, uma app aonde trabalho era feito em python por que precisava ser desenvolvido rapidamente. Quando tivemos tempo foi reescrito em golang. Para a carga que o app precisava aguentar, em python era necessário 800MB por pod kubernetes e 50% de um núcleo. Em golang com 100MB e 10% do núcleo ele entregou as requisições mais rápido que o python, então não só economizou como foi mais performático, principalmente em serviço concorrente.
@@anakinpendragon nu!
Rodo 16 instâncias de serviços escritos em GO com 65% de uso de memória em um servidor com 4GB de memória. É incrível a performance dele.
Comecei aprender go esse ano e sinceramente é incrível.
Tenho 7 ano de XP.
Sempre trabalhei com JS e TS.
Acha que é complicado aprender como primeira linguagem ?
muito obrigado Attekita, você sempre aborda um assunto com muita clareza e objetividade!
Uso GO para automatizar algumas tarefas dos meus escritórios… temos sistemas em win/mac/linux e a portabilidade do GO é uma mão na roda.
Caraca, raro um canal tão honesto e transparente, focam tanto em vender curso que indicam até pra estagiário
Grato pelo conteúdo, a gente que é fã de Go sente um acalanto vendo nossos influencers falando bem rsrs quando eu comecei a estudar Go, eu tive a sensação de codar em C on steroids
Tava devendo esse conteúdo faz um tempo ♥️! Fico feliz que curtiu!
quais as vantagens e desvantagem da golang em relação a react-native?
Depois que eu larguei java pra trabalhar com Go a minha qualidade de vida e produtividade aumentaram 200%. Hoje eu digo pra todo mundo que eu sai de uma relação abusiva de 15 anos com o Java
java é como petróleo, e essas linguagens hipyster são como carros elétricos. Sem java muitos empregos seriam perdidos.. essa é a verdade não dita.
é pra demorar mesmo, é pra ter bug, é pra gastar mais recursos, é pra necessitar de 5 profissionais em vez de um júnio meia boca com uma IA...
To migrando de Java (3 anos trabalhando com Java) pra Go, aprendendo a linguagem ainda. Qual sua opinião ?
@@Alsteraib985 Java tem mais vaga, Go é mais produtiva e abre a tua mente pra programação assíncrona. Com certeza é melhor vc saber as duas, mas depende de como tá o mercado no teu contexto. Eu não moro no Brasil, e mesmo aqui na minha cidade eu só consegui trabalhar remoto com Go.
@@rafaeldeandradesousa Sim mas pensando na minha sanidade vou aprender Golang só por felicidade. Já estou trabalhando com Java diariamente e a empresa está orientando a criar alguns novos microsserviços em Golang.
@@Alsteraib985 oxe, qual a dúvida então ? Manda bala e migra tudo pra Golang quando der, é bem melhor !
Info bem completa de golang, parabéns. Uso primeiramente java, e estou pensando em estudar golang
attekita faz um video sobre react native e se é bom pra quem quer iniciar a programar em mobile!!
Carol, faz um vídeo sobre qual a melhor linguagem para se criar uma API?
Vc fala q meu comentário ajuda o engajamento. E o seu comentário? É o seu comentário q ajuda e muita as nossas vidas. Muito obrigado Carol!
OTIMO CONTEUDO
Minha equipe usa go, mas faria as seguintes observações:
O Mercado é pequeno, não está transformando o mercado. Em muitos sites de marketshare vc verá go abaixo de Visual Basic.
A linguagem é muito boa, mas é bem confusa na questão de lidar com os pacotes no primeiro momento.
Vc consegue libs melhores que em outras linguagens pq devido a performance há muitas libs para calculos matemáticos e algoritmos complexos.
Por outro lado, a quantidade de libs abandonadas é muito grande também.
O fato de pagar mais é pq tem menos programadores, tão logo a quantidade de adotantes suba, o salário deve cair. Porém, na contramão dessa balança, é uma linguagem usado geralmente por empresas que pagam bem por terem projetos muito complexos, então isso deve balancear.
Quero ver a galera indo pra Rust por hype, na hora que pega o borrow checker galera treme na base hahaha
Borrow checker é nível básico em rust e um conceito até que simples de entender, esse definitivamente não é o que vai fazer um dev tremer na base
Obrigado pelo vídeo sobre Go, golang é a linguagem com que venho aprendendo no dia a dia, e falta bastante conteúdo sobre a mesma, atualmente estou cursando a Pós da Full Cycle que apoia bastante o crescimento da linguagem.
Você tá fazendo aprendendo go em algum curso? Ou livros ? Tô querendo entrar nessa tb
@kellykassia341 estou fazendo no curso da full cycle, o Go Expert
@@claytondesousasantos4768 a plataforma dele é boa? Fui pesquisar sobre, não mostra muita coisa…
@@claytondesousasantos4768 Boa noite! Amigo, o que está achando do curso? Vale a pena? Estou pensando em me matricular nele.
Gosto do go e bem versatil ja fiz uma app pra trazer dados de hardware de micro funciona bom demais
Comecei a trabalhar com Go recentemente, bora lá
vc acha que tem oportunidade de estágio com essa linguagem?
@sabrina854 então, são bem raras as oportunidades que vi pra iniciantes, mas o que parece se destacar é dominar a implementação em micro serviços e conhecimento profundo em aplicações práticas dos channels
Uso Go profissionalmente no meu trabalho a uns 10 meses, é uma excelente linguagem, a curva de aprendizado é super curta pois é uma linguagem simples, porém MUITO poderosa, sem contar que existem muitas vagas excelentes para desenvolvedor Go(porém, mais para senioridades maiores)
Poderia falar de Clojure que o Nubank utiliza
Pronto agora vai todo mundo começar a estudar ela kkkkkkk falou que tem uma linguagem subindo no mercado parece que vai todo mundo pra ela é incrivel
Isso é bom na real
Ajudei na hype 😂
Rust tá subindo. Mas o pessoal não costuma passar da introdução kkkkkkkk
@@gab.stabile rs.. olha o React pra tu ver se isso é bom..kkk.. ai pessoal oferece baixa remuneração como 3k pra baixo.
Por isso fiz minha escolha de linguagem e independente do hype vou focar no que já escolhi, e as oportunidades seram bem diferentes.
pra quem vem do C, C++, Scala... Go se torna até que simples de aprender, diferentemente de quem está acostumado com linguagens sugar como python e javascript, pra quem já manja de paralelismo, concorrência e programação multithreading é uma mão na roda!
na verdade, o Go é extremamente parecido com Python. Sair de Python para Golang é uma transição sem muita turbulência.
Sou front end, utilizo no meu trabalho Js e jquery apenas, sem framework. Quero ir pro backend, pensei em ir direto pro GO que está crescendo, mas pra um objetivo mais próximo e pelas oportunidades pensei em C# e Java, qual delas você recomendaria?
Vai direto pra Go e se especialize nela. Aprender muitas linguagens superficialmente pode resolver seu problema financeiro por um tempo, mas a qualidade de vida vai piorar...
@@jrvidotti eu queria mesmo era largar o front, utilizar o conhecimento adquirido caso precise, mas ir direto pra backend com golang, tenho 1 ano mais ou menos de estudo até procurar uma vaga, sera que da boa?
Tenho estudado e considero o GO uma linguagem a mais para ter um conhecimento mais amplo para resolver problemas
Trabalho com Golang a 3 anos e curto muito trabalhar com ela
Boaa!
Go já é o presente! Vide Mercado Livre!!!
Salve Attekita! 🎉
Salvee
Obrigado.
Um abraço.
Valeuuu
Comprei o livro de Go e em ano passado e tá guardado, só esperando a hora certa. 😂
Você não está só 😂
O problema é que quando for a "hora certa, ele provavelmente estará desatualizado e não vai mais valer nada...rs
@@fabiojansen4286 Go eh bem estável.. tenho um programa de 5 anos atrás e ainda roda muito bem o compiler atual..
Eu tô nessa tb jkkkk mas vendo ainda pra comprar…
Pois é, eu lembro dessa linguagem a alguns anos, lembro que em 2018 um amigo estudava Go e ficava meio que de lado ali, uma linguagem mais tímida.
Do nada !!! eu ainda estudando Rust na minha vida, começa a torpedear meu LinkedIn com vagas de Go. (づ ̄ 3 ̄)づ
Golang não é tão simples, mas tem um bom padrão, e se comparar com java, c# e mais simples
Fala do Ruby ou do Elixir ❤
Você manda bem demaissss
Valeuuu
Tá certo.
Eu conheco Go tem tempo já, a vdd é que a linguagem é pra um nicho bem específico E esses ambientes requerem alta qualificação, então esqueça você recém formado dificilmente será contrato com Go.
As empresas optam por contratar um pleno ou sênior que não sabe NADA da linguagem do que um Junior de fato, nos requisitos nunca estará Go sozinho... Terá muitas ferramentas de DevOps!
Quando estava mais por dentro da comunidade via colegas com muita experiência, muitas qualificações as vezes em cargo sênior em python ou nodejs por exemplo, querendo reduzir o salário pegar uma vaga de júnior (pra investir na stack que é mt forte nos EUA e Europa) porém sem conseguir... Anos batendo cabeça, não é definitivamente uma linguagem para iniciantes que querem arrumar emprego.
Agora, se for pra estudar para aprender conceitos é excelente.
você resumiu tudo.
@@oseiascosta1 "você resumiu tudo." talvez pra 2 anos atras, sim. Tem muito serviço financeiro aqui na Europa sendo feito em Go. Faz tempo que deixou de ser um nicho de DevOps como o colega ai disse. A OLX mesmo, pelo menos fora do Brasil está construindo as coisas com Go. No Brasil, pelo que uns colegas dizem ... Mercado Livre investe bastante na linguagem também.
Pessoal nem sabe direito o que é Computação Distribuída. É necessário estudar muito as bases da coputação pra poder trabalhar bem com linguagens como Elixir, Ocaml e Go.. Trabalhar com concorrência não é fácil..
Go é uma boa lang, o problema é que ao invés de usarem C/C++, o google prefere ficar reinventando a roda.
Vejo o mesmo problema que Rust aqui, empresas querendo disseminar uma lang para poderem ter mais controle sobre a lang em si.
Respondendo a pessoa que fez a pergunta no final. Na minha opinião eu diria, que sim você pode, mas depende do seu objetivo.
Se você pretende trabalhar em alguma empresa, você provavelmente vai ter que saber java, pois via de regra a empresa terá algo de Java (principalmente no que se trata de Android).
Caso você queira aprender para desenvolver os SEUS projetos vai de Kotlin, pois vai te dar muito mais produtividade e menos dor de cabeça.
Lembrando, que atualmente Kotlin está na versão 2, ou seja, é um bebe ainda. Ele é muito novo e ainda tem um tempo até as empresas adotarem ele em peso.
Basicamente você vai ter que escolher apostar na estabilidade e em algo bem estabelecido, e que Literalmente todo mundo usa, OU escolher o novo que você sabe, que é o destino da maioria dessas aplicações.
Bom ponto!
Adicionando aqui sobre o cenário backend:
1) Java é muito forte no backend de empresas grandes, se esse é o mercado que você gosta, pode vir pro Java sem medo. Serivços financeiros, serivços bancários, seguradoras, todo mundo vai com Java Spring porque é uma stack muito sólida.
2) Atualmente há um movimento de migrar do Java para o Kotlin no backend, porque o Kotlin apresenta uma sintaxe mais amigável, a curva de aprendizado para um novo dev é bem suave e Kotlin pode ser usado com Spring Boot, que é o maior framework para serviços Java. Assim fica mais fácil trazer novos talentos de outras stacks.
3) O Java levou muito tempo para se adequar a realidade cloud native e container first. O Java EE foi criado para ser rodado como um monolito num servidor que ficaria ligado ad infinitum. Maaaas nos últimos anos o ecossistema Java evoluiu muito nesse quesito, surgiu projetos para melhorar o uso de threads, surgiu o GraalVM que permite compilar um binário contendo uma runtime minimalista do Java built in (igual no Golang) e surgiu frameworks cloud native, como o Quarkus, que implementam os padrões do Java EE considerando o cenário cloud native com containers, eles conseguem fazer o Java rodar com blueprint de memória baixo, fazem o build de imagens mais enxutas e o cold start da aplicação vai de 3 min para segundos.
@@nandomax3E C# tem um mercado vasto igual o Java?
@@matheusvieira5222 ou, não sei. Geralmente onde se usa Java, não se usa C#. Mas por exemplo no Banco Inter e Banco Itaú, tem times que usam Java e times que usam C#. Se você já sabe C#, foca nele. Se vai aprender uma linguagem nova, acho que vale a pena ir pro Java
Uma dúvida que dá pra virar vídeo talvez, geralmente toda tecnologia vale a pena só depende do objetivo, más tem alguma tecnologia que está ultrapassada e não vale a pena estudar, por exemplo, não vale estudar WPF no c# ou forms, ou outras coisas em outras linguagem, ou alguma linguagem em si que seria melhor evitar "perder tempo"
Vale a pena resaltar que Java é a melhor linguagem para iniciar no mundo da programação, pois tu aprende muito sobre o paradigma orientado a objetos e também ganha a capacidade de trabalhar em qualquer outra linguagem, falo isso por experiência prórpia.
show
vamo pra cima
Attekita preciso de sua ajuda, tem alguma dica de qual curso posso iniciar meus estudos? Eu ja sei que quero ser desenvolvedor mobile, saber o back e front, porem vejo tantos cursos e nao sei qual escolher, alguns ate meio dividosos, que consegue emprego em 6 meses, mas enfim, cheguei ate comecar a faculdade de ADS, porem tranquei porque vi que vou ficar um tempão na faculdade e nao vou conseguir um emprego, pois nao ensinam a codar de verdade, e preciso de um emprego, hoje trabalho como motorista de app, mas quero mudar de vida. Se puder me ajudar agradeco muito, pois é tanta gente vendendo curso e prometendo ganhar ate 30k por mas que é dificil acreditar. Se me der um norte eu posso seguir, pois te sigo a algum tempo e confio em você.
olá, estou estudando sobre as linguagens e procurando uma para entrar no mercado ou ser freela. Faria sentido estudar Rust e Go?
Acredito que essas duas linguagens sejam mais difíceis para quem está iniciando. Em termos de vagas e oportunidades aqui no Brasil! Pelo menos no panorama atual!
@@attekitadev obrigada. Seus vídeos são muito bons.
Não. Foque em Js ou Java.
Não mente porque você que está lendo esse comentário também foi procurar o que é: throughput, borrow checker, debugging e estes termos que iniciante não conhece kkkkkkkkk
Não tenha vergonha de assumir....
Karol o que você acha de C# como primeira linguagem?
Acho uma otima linguagem! Eu amo C#, especialmente por ser muito forte no desenvolvimento de games e ser bem versátil! Ahhh quero fazer um vídeo sobre!
@@attekitadev eu acho uma ótima linguagem, estou aprendendo bastante e por favor, gostaria de um vídeo sobre, desde já agradeço.
c# seria uma boa linguagem para tentar entrar no mercado??
Sim, sem dúvida
Eu adoraria q ela fosse promissora mas ainda eh nicho que até o próprio Google ignora
Eu amo GO S2
Você estudou em
Alguma plataforma? Estou procurando, mas quase não acha…
Não largo o Java por nada, más custa nada arranhar essa nova tecnologia.
mantenha-se no Java, domine, e se aprimore nela, veja go apenas com uma curiosidade
C puro também está transformando o mercado kkkkkkkkkkkk
Na true, não da para levar a sério qualquer conteudo com esse tipo de capa...
Faltou falar da braba c#
a media de salario de go e maior porque nao existe go junior, logo os salarios de senior e pleno sao maiores
falar so Go e usar a globo play como exemplo nao e uma boa estrategia
Amo o go mas a comunidade tinha que popularizar codigo mais legivel kkkkk principalmente relativo aos parametros de funcoes kkk
Go, conhecida por ser a primeira linguagem a inventar a roda outra vez.
tudo de novo né
reivenção da roda
Typescript, Dart e Golang aqui
concordo a galera nao recomenda Go como linguagem, alguem pretende ser especialista algum dia em desenvolvimento, precisa saber coisas que Go não foca, como o famoso OOP, principalmente no começo, querer aprender uma linguagem que não aborda o principal tema eu diria de como funciona a maior parte dos sistemas hoje, é um tiro no pé, aprenda Go após um Java/C# da vida que será melhor
a maioria está fugindo da responsabilidade de ter que aprender OOP pois acham muito dificil, ai vê o go com um monte de codigo tudo dentro da mesma classe e cheios de ifs eles se sentem em casa
@@painnagato7617 nao é bem assim tbm, eu não vejo códigos nessa estrutura, go implementa um OOP implicito, implementa interfaces implicitamente e etc
Elixir
❤
♥️
Odiei Go quando usei, acabei migrando pro Elixir
"Apesar de ter surgido a décadas". WHAT? (ok, ja faz mais de 1 década, mas não tem 2)
Eu vim do futuro
@@attekitadev hehehe boa! 😁
credo so de ver prefiro phyton
Ou seja,Go é parecido com Fortran
Mais uma modinha....
Eficiência de memória e Garbage Collector na mesma frase? Kkkkkk... 🤔😅
Né!😂😂😂😂
Aff hype de go não 😂😂😂😂
Eu queria era a hype do swift
@@attekitadev Eu também queria, gosto muito de programar em swift 😀🥰
Go esta a caminho da morte, e esta a ser substituido pelo Rust. O Go e muito dificil de se usar, o debugging e um pesadelo. Por isso e que linguagens como o Rust estao tao populares, e grandes agencias como a NSA entre outras empresas famosas falam do Rust.
kkk A morte de Go ta chegando logo em seguida da do Java, C, e PHP.
Os principais serviços OpenSources utilizados hoje em dia são escritos em Go, Docker e Kubernetes deram vida a infraestrutura serverless, Rust terá o espaço deles, assim como todas as outras ainda continuaram tendo
Go e Rust tem propostas diferentes amigo. Da uma pesquisada mais a fundo antes de soltar um absurdo desse.
Lá vem mais um fã emocionado de Rust, deixa te falar uma coisa, nunca vai substituir C/C++.
Rapaz, o Go vem pra ficar. Em vez de Rust eu ficaria com C++ devido ao meu envolvimento com IA (mais de 90% das coisas IA é C++ por debaixo do capô). E a linguagem tem amadurecido muito na questão de segurança. Larga essa coisa enferrujada aí e abrace a tradição do high-performance. E se ainda precisar de ótimo suporte ao paralelismo, use Fortran (que alimenta boa parte das bibliotecas numéricas do R)
kkkkkk Sim esse ano morre novamente. Go é eterno, a empresa que trabalho existe a 35 anos e estão migrando de Java pra Go. Nem Java e nem Go irão morrer. Mas Golang vai crescer absurdamente.
Estou pensando seriamente eu fazer a POS da Full Cycle em GO, sera que vale a pena ??
Quero muito diversificar meus conhecimentos, já estou pensando em ir pro lado do GO a algum tempo, agora que estou vendo esse video da @AttekitaDev me motivou ainda mais kk
Não. Go quase não tem vaga. Raríssimas vagas pedem.